vox julho 2014

4
O jornal do Cursinho da Poli julho/2014 O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem revolucionado a educação e se tornou a principal forma de acesso dos estudantes ao ensino superior brasileiro. Neste ano, 8,7 milhões de candidatos esperam conquistar uma vaga nas principais universidades do país. Mais do que um simples exame e uma certificação de ensino médio, a nota obtida é computada na seleção de universidades federais e também pode substituir o vestibular em algumas faculdades privadas. Além disso, a prova se tornou pré- requisito para aqueles que não conseguiram passar em universidades públicas e pretendem pleitear uma vaga numa escola privada por programas de acesso ao ensino superior ou de financiamento público. Conheça as variadas funções do exame: O Sistema de Seleção Unificada (SISU) seleciona candidatos para vagas em instituições federais e estaduais de ensino superior. O processo seletivo acontece duas vezes por ano. O Programa Universidades Para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo de 50% a 100% em instituições particulares. A seleção acontece duas vezes por ano e leva em conta a renda do candidato. Lançado em 2013, o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnologia (Sisutec) oferece vagas gratuitas em cursos técnicos em instituições públicas e privadas. Os candidatos são selecionados com base na nota obtida no Enem. O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) é uma alternativa para quem precisa estudar numa faculdade privada mas não tem como pagar. Para se inscrever, basta ter feito o Enem e ter se matriculado numa faculdade conveniada ao programa. A nota do Enem também é usada pelo Ciência Sem Fronteiras, programa que oferece bolsas de estudo para intercâmbio no exterior destinado a alunos de graduação e pós-graduação. Se ainda tem dúvidas, o Vestibulógico está pronto para te atender. Em foco Enem: muito mais que um vestibular editorial O recesso chegou ao fim e agora, mais do que nunca, é hora de se organizar. O 2º semestre é puxado, o tempo é mais curto e, portanto, manter o foco e a dedicação aos estudos é a chave para entrar na universidade. Nesta edição, preparamos um rico material de orientação que vocês, pré-universitários, devem ficar atentos a partir de agora. Aos que têm dificuldade para traçar um cronograma de estudos, recomendo procurar a orientação educacional. Aliás, é importante saber que a preparação não se resume à quantidade de tempo, mas inclui a qualidade do estudo. Desejo boas-vindas aos novos alunos das turmas de agosto e recomendo: visitem regularmente o site e o facebook do Cursinho da Poli, onde se publicam diariamente notícias sobre vestibulares, cursos e atividades extraclasse. Um excelente início de semestre a todos. Um abraço Professor Giba Chegou o segundo semestre. hora de se preparar Pág. 2 É tempo de se organizar Exame se consolida como a principal forma de acesso ao ensino superior. saiba como:

Upload: cursinho-da-poli

Post on 06-Apr-2016

223 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Editorial Professor Giba: É tempo de se organizar; Em Foco: Enem, muito mais que um vestibular; Prepare-se: Cuidados com o segundo semestre; Fala, Professor: A preparação também deve incluir saberes para tranquilizar a mente.

TRANSCRIPT

Page 1: Vox Julho 2014

JORNALO jornal do Cursinho da Poli julho/2014

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem revolucionado a educação e se tornou a principal forma de acesso dos estudantes ao ensino superior brasileiro. Neste ano, 8,7 milhões de candidatos esperam conquistar uma vaga nas principais universidades do país.

Mais do que um simples exame e uma certificação de ensino médio, a nota obtida é computada na seleção de universidades federais e também pode substituir o vestibular em algumas faculdades privadas. Além disso, a prova se tornou pré-requisito para aqueles que não conseguiram passar em universidades públicas e pretendem pleitear uma vaga numa escola privada por programas de acesso ao ensino superior ou de financiamento público.

Conheça as variadas funções do exame:

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) seleciona candidatos para vagas em instituições federais e estaduais de ensino superior. O processo seletivo acontece duas vezes por ano.

O Programa Universidades Para Todos (Prouni)

oferece bolsas de estudo de 50% a 100% em instituições particulares. A seleção acontece duas vezes por ano e leva em conta a renda do candidato.

Lançado em 2013, o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnologia (Sisutec) oferece vagas gratuitas em cursos técnicos em instituições públicas e privadas. Os candidatos são selecionados com base na nota obtida no Enem.

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) é uma alternativa para quem precisa estudar numa faculdade privada mas não tem como pagar. Para se inscrever, basta ter feito o Enem e ter se matriculado numa faculdade conveniada ao programa.

A nota do Enem também é usada pelo Ciência Sem Fronteiras, programa que oferece bolsas de estudo para intercâmbio no exterior destinado a alunos de graduação e pós-graduação. Se ainda tem dúvidas, o Vestibulógico está pronto para te atender.

Em focoEnem: muito mais que um vestibular

editorialO recesso chegou ao fim e agora, mais do que nunca, é hora de se organizar. O 2º semestre é puxado, o tempo é mais curto e, portanto, manter o foco e a dedicação aos estudos é a chave para entrar na universidade.

Nesta edição, preparamos um rico material de orientação que vocês, pré-universitários, devem ficar atentos a partir de agora.

Aos que têm dificuldade para traçar um cronograma de estudos, recomendo procurar a orientação educacional. Aliás, é importante saber que a preparação não se resume à quantidade de tempo, mas inclui a qualidade do estudo.

Desejo boas-vindas aos novos alunos das turmas de agosto e recomendo: visitem regularmente o site e o facebook do Cursinho da Poli, onde se publicam diariamente notícias sobre vestibulares, cursos e atividades extraclasse.

Um excelente início de semestre a todos.

Um abraço

Professor Giba

Chegou o segundo semestre.hora de se preparar Pág. 2

É tempo de se organizar Exame se consolida como a principal forma de acesso ao ensino superior. saiba como:

Page 2: Vox Julho 2014

2

Prepare-se

Depois de um mês de férias, é hora de “apertar o cinto” e seguir adiante, rumo à meta de passar no vestibular. Muitos ainda não conseguiram administrar sua

rotina e agora têm ainda a responsabilidade de pôr em prática o cronograma.

Se você tem um objetivo, o jeito é se esforçar, perseverar e ter disciplina para vencer os obstáculos e não desanimar no meio do caminho. Quem está chegando agora deve se organizar para, em seis meses, estudar o conteúdo exigido nas provas.

Mas você não está sozinho nessa! A equipe do Cursinho da Poli tem algumas dicas para ajudá-lo.

• Fique atento às datas de inscrição e das provas.

• Não adianta se matar de estudar: você também precisa se alimentar bem. É importante comer alimentos saudáveis e preparar o organismo para enfrentar a maratona do fim do ano.

• Organize suas finanças: prestar vestibular

implica o pagamento das taxas de inscrição. Para quem não tem condições financeiras, existe a possibilidade de conseguir isenção, mas é preciso ficar ligado no período de fazer a solicitação.

• Se você acha que não tem tempo para estudar, procure o Vestibulógico e o Psicossocial para estabelecer um cronograma de estudos. Estamos juntos nessa!

• Toda prova exige conhecimento específico e informações gerais sobre o que acontece no país e no mundo. Agora, é hora de praticar a leitura e a argumentação escrita, como exigem as redações. Leia revistas e jornais, acompanhe nossas edições do VOX, que sempre trazem conteúdos sobre atualidades.

• Visite regularmente nosso site e facebook, onde há informações sobre vestibulares anteriores, indicação de palestras, cursos oferecidos pelos professores e futuras atividades.

• Finalmente, lembre-se de que é preciso ter um tempo para relaxar e descansar. Participe de nossas atividades culturais, oficinas, sessões de cineclube e palestras, que vão ampliar seu universo cultural e fornecer uma base para concluir o processo de estudos com maturidade e uma formação diferenciada, que lhe será exigida na faculdade.

Seja bem-vindo e vamos juntos vencer mais essa etapa!

Cuidados com o segundo semestre

ITAInscrições: 1/8 a 15/9Prova: 9/12 a 12/12

Convest (Unicamp) Inscrições: 11/8 a 11/9Prova 1ª fase: 23/11Prova 2ª fase: 11/1 a 13/1/2015

FUVEST (USP e Santa Casa)Inscrições: 22/8 a 8/91ª fase: 30/112ª fase: 4/1 a 6/1/2015

VUNESP (Unesp)Inscrições: 15/9 a 10/10Prova 1ª fase: 16/11Prova 2ª fase: 14/12 e 15/12

UNIFESP*Inscrições: 22/9 a 24/10Prova: 11/12 e 12/12

MACKENZIEInscrições: 25/9 a 12/11Prova: 1/12 e 2/12

PUC-SPInscrições: 10/10 a 18/11Prova: 7/12

ENEMInscrições: encerradasProva: 8/11 e 9/11

*Vestibular misto (realização do Enem obrigatória)

confira as Datas dos principais vestibulares

Page 3: Vox Julho 2014

Nessa fase de estudos, é conhecida a ansiedade dos estudantes frente à atmosfera que envolve o Cursinho. Mas, também surgem

as dificuldades para organizar a rotina ao longo dos meses, sem contar a necessidade de se conciliar relações pessoais com família e amigos, dinheiro, às vezes doença e, principalmente, trabalho – questões que se interpõem e vão além do domínio dos conteúdos exigidos nas provas. Diferentemente daquele de 30 anos atrás, o jovem de hoje está mais ansioso e estressado e mais exposto a fatores que comprometem sua qualidade de vida (susceptível à obesidade, ao sedentarismo, ao consumismo, ao alcoolismo e ao tabagismo).

Então, sob às mais diversas pressões, os estudantes podem se ver tomados por incertezas ou, pior, por apatia, desânimo e angústia, às vezes a ponto de interromper os estudos e buscar outras opções. Diante desse cenário, que recursos temos para ajudá-los, para reacender aquela chama que iluminou um sonho, para resgatar aquela força inicial capaz de superar obstáculos?

Penso que uma estratégia preventiva que pode ser eficaz é a de preparar a mente de modo a torná-la minimamente refratária a pensamentos e ações não positivas. Hoje, dispomos de conhecimentos que, transformados em técnicas, ajudam nessa reelaboração e na formação de uma boa resistência mental; por exemplo, a programação neurolinguística, a yoga, o teatro, a dança, o cultivo de bonsais etc. Contudo, uma atividade a que a maioria dos estudantes pode ter fácil acesso e sem nenhum custo é a prática de um esporte.

Inicialmente, devem reaprender posturas corporais, por exemplo, a sentar-se na carteira de maneira adequada para melhorar a concentração – que, na perspectiva biológica, trata-se de permitir o fluxo contínuo de sangue bem oxigenado ao encéfalo. Depois, podem partir para algumas formas de relaxamento e alongamento muscular (aumento da capacidade torácica, oxigenação dos tecidos, fortalecimento dos vasos e do coração). Dominados esses

saberes, podem caminhar e, quem sabe, correr, em níveis leve e moderado, sempre respeitando seus limites individuais e procurando superá-los aos poucos.

Em todos esses casos, é muito importante procurar integrar o corpo à mente e permitir que ela comande o corpo da maneira esperada. A afirmação pode parecer estranha, mas a psicologia e a ciência do esporte também fragmentaram seus conhecimentos e, cada uma em sua “especialidade”, dissociaram o corpo da mente.

Proponho aqui a integração da bioquímica, da fisiologia, da psique e do esporte e usá-la a favor dos alunos, na identificação e na preparação do que vem pela frente: preocupação, ansiedade e estresse.

A ideia não é formar atletas, mas sim, a partir de vivências corporais relativamente fáceis, alcançar a consciência e procurar reelaborar o plano mental para transformar em positivos os pensamentos não positivos.

3

Fala ProfessorA preparação para os vestibulares também deve incluir saberes para tranquilizar a mente

“uma estratégia preventiva que pode ser eficaz é a de preparar a mente de modo a torná-la minimamente refratária a pensamentos e ações não positivas.”

Edson Futemaprofessor de biologia

Page 4: Vox Julho 2014

Expediente:Esta é uma publicação gratuita do Cursinho da PoliDiretores: Gilberto Alvarez e Fabio SatoProjeto: Ex-Libris Comunicação Integrada (11) 3266 6088Jornalista Responsável: Jayme Brener [MTB: 19.289]Reportagem: Lúcio Morais, Jussara Moreira Projeto gráfico e diagramação: Ricardo Villar MartinsContato: Cursinho da Poli (11) 2145-7654 / [email protected] cursinhodapoli.org.br4

Confira a programação completa nos murais ou em nosso site (www.cursinhodapoli.org.br)

9 a 27 de setembro – Curso de História da ArteO curso tem o objetivo de preparar os alunos para a prova de habilidades específicas da carreira de Artes Visuais (em algumas instituições é chamada de Artes Plásticas), considerando especialmente os programas da Fuvest, Unesp e Unicamp. As aulas acontecem aos sábados, das 12h30 às 13h50, no período de 09 de agosto a 27 de setembro, na Unidade Lapa. Investimento: R$ 150,00 Informações na Secretaria de Alunos

o que vai rolar...

29, 30 e 31 de agosto - Estudo do Ambiente Cananéia (Ilha do Cardoso e Marujá) A proposta é estabelecer novos diálogos com o espaço e desenvolver um olhar crítico e investigativo sobre a realidade. Todas as atividades são acompanhadas e orientadas pelos professores do Cursinho da Poli e têm material didático de apoio. Atividade aberta a alunos e não-alunos. Inscrições, valores e condições na recepção das unidades.

19 de julho (início) - Curso de Permacultura: um novo modo de se viver Permacultura é “um sistema de planejamento para a criação de ambientes humanos sustentáveis. A técnica propõe uma ética de cuidado com a Terra e com as pessoas. Sempre aos sábados, das 9h às 13h, o curso começa no dia 19 de julho e termina em outubro. Inscrições gratuitas na Secretaria de Alunos.

24 de agosto - JTP - Jornada de Trajetórias ProfissionaisO evento reúne dezenas de profissionais para conversar com estudantes sobre mercado de trabalho, dificuldades de sua profissão, como é a rotina, qual é a base salarial, qual é o melhor perfil para cada área etc. Inscrições gratuitas na Secretaria de Alunos. Atividade aberta a alunos e não-alunos.