leitura orante

15
A LEITURA ORANTE

Upload: cursilho-ged-taguatinga-df

Post on 15-Jun-2015

790 views

Category:

Spiritual


5 download

DESCRIPTION

Aula apresentada na escola vivencial no dia 14/09/2011. Professor, economista e contador José Humberto Delalibera.

TRANSCRIPT

Page 1: Leitura orante

A LEITURA ORANTE

Page 2: Leitura orante

Leitura orante• Como reflexão um dos métodos mais antigos de

leitura e meditação da Palavra de Deus: a leitura orante, ou a “lectio divina”.

• O Concílio Vaticano II já dizia que “só pela luz da fé e meditação da Palavra de Deus, pode alguém, sempre e por toda a parte, reconhecer Deus, em quem vivemos e nos movemos e somos (At 17,28), procurar em todo o acontecimento a Sua vontade, ver Cristo em todos os homens”.(Vat. II, Apostolicam Actuositatem, 4).

Page 3: Leitura orante

A partir deste trecho, podemos deduzir que a leitura e a meditação da Palavra de Deus se tornam fundamentais para quem está em busca da própria vocação e do próprio chamado. É a Palavra que forma e dá vida ao Cristo em nós, que aos poucos irá nos revelar o plano e o projeto de Deus em nossa vida.

Page 4: Leitura orante

Tratando-se de um chamado divino, a vocação é algo de sobrenatural, que não pertence ao humano. É Deus quem chama, Foi Ele que pensou em nós desde a fundação do mundo para colaborarmos com o seu Reino. Quando Jesus diz “não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi” (Jo 15,16), queria justamente sublinhar isso.

Page 5: Leitura orante

A leitura orante da Bíblia, portanto, torna-se um meio, um instrumento para aprofundar o que Deus quer da minha vida dia após dia, é um exercício que me ajuda, aos poucos, a interiorizar as mesmas atitudes e comportamentos que foram do próprio Jesus, que obedeceu ao Pai até o último momento da sua existência.

Page 6: Leitura orante

A coisa mais importante será encontrar um tempo durante o dia, para dedicar-se à leitura e à meditação da Palavra de Deus. O lugar pode ser a igreja ou até mesmo um quarto da casa ou um lugar sossegado, como nos sugere o próprio Jesus quando nos diz: “... quando orares, entra no teu quarto e, fechando a tua porta, ora ao teu Pai que está lá, no segredo...”. (Mt 6,6)

Page 7: Leitura orante

O texto a se refletir ou meditar pode ser o Evangelho ou a leitura do dia, ou qualquer leitura da Bíblia que relate uma vocação, um chamado a partir de Abraão, os profetas... até chegar ao Novo Testamento, com a vocação de Maria, os apóstolos etc...

Page 8: Leitura orante

INICIANDO

Antes de começar a “lectio divina”, fazer um momento de silêncio pensando que vou encontrar o Senhor. Peço a Deus perdão pelas minhas ofensas porque a pureza do coração e a humildade são características fundamentais para entrar na leitura do texto bíblico.

Page 9: Leitura orante

Num segundo momento, coloco-me na presença de Deus, rezo um Pai Nosso tentando olhar-me como Deus me olha. No fim, peço ao Pai o dom do Espírito Santo porque a Bíblia é um livro inspirado por Deus e, portanto, deve ser lido e interpretado com a ajuda do Espírito Santo.

Page 10: Leitura orante

PRIMEIRO PASSOA leitura do textoA leitura consiste em alimentar-se da Palavra. Ela deve ser feita com atenção, com serenidade, sem subestimar o que pode parecer secundário, interpretando corretamente o sentido histórico. É importante ler e reler o texto, tentando compreender o que se acabou de ler, procurando questionar-se sobre o sentido das palavras e prestando atenção sobre o que elas querem nos dizer.

Page 11: Leitura orante

SEGUNDO PASSO

A meditaçãoAtravés da meditação se examina a Palavra, se guarda no coração como fez Maria, que “conservava cuidadosamente todos os acontecimentos e os meditava no seu coração” (Lc 2,19).

O objetivo deste passo É chegar ao conhecimento da verdade que está contida na Palavra. O termo usado por muitos autores aqui é “mastigar e ruminar” o texto bíblico para aprofundar e penetrar nas palavras e mensagens. Atrás de cada palavra está o Senhor que me fala.

Aqui é importante recordar Outros passos bíblicos paralelos, a compreender e confrontar o texto com a minha vida ou com experiências do passado, estimular o desejo de saber o que Deus quer de mim...

Page 12: Leitura orante

TERCEIRO PASSO

A oraçãoVou ofertar na oração o que a leitura e a meditação do texto me fizeram conhecer e desejar. Neste momento falo com o Senhor de amigo para amigo sobre aquilo que o Espírito me inspirou.

A oração, portanto, se torna uma entre as possíveis respostas ao apelo do Senhor, é uma reação que segue ao toque que Deus operou no meu coração através da sua Palavra.

E assim a Palavra de Deus se torna uma Luz para o meu caminho, é algo que orienta os meus passos, o meu viver. Conforme estou vivendo a minha vida, posso pedir neste diálogo com Deus que Ele me oriente, posso pedir-lhe perdão pelas minhas ofensas, louvá-lo e agradecê-lo.

Se estiver pensando no meu futuro, posso aproveitar deste momento para pedir-lhe Luz necessária para fazer a sua vontade e encontrar o caminho que Ele desde sempre traçou para mim.

Page 13: Leitura orante

1.ª SEMANA: Estudo do tema• Sugerimos que convidem um assessor.• Em grupos (máximo 5 componentes) discutir as seguintes questões:

1)Por que lemos tão pouco a Palavra de Deus?2) É importante “mastigar” e “ruminar” a Palavra de Deus? Por quê?Plenário• Escolher uma leitura para fazer a “lectio divina” na próxima semana!

2.ª SEMANA: Espiritualidade(Sugerimos que este encontro seja feito em um local diferente e que possa ter duração mais longa):• Ao longo do encontro realizar a experiência da “lectio divina”.• Ao final, todos podem escrever uma oração ofertando aquilo que meditaram através da leitura.• Pode-se ainda fazer uma celebração na qual todos possam ler suas orações.

Page 14: Leitura orante

4.ª SEMANA: Vida de Grupo• Fazer uma grande celebração/caminhada envolvendo toda a comunidade.• No local de partida cada um faz uma leitura (individual).• Durante a caminhada vai-se meditando a Bíblia.• Finalizar com um grande louvor à Bíblia.

3.ª SEMANA: Compromisso• Retomar a meditação feita na semana anterior.• De dois em dois, ir a uma casa e conversar com uma família sobre a meditação realizada.• Partilhar os frutos produzidos pela experiência meditativa da semana anterior e da visita à família.• Organizar a caminhada da próxima semana.

Page 15: Leitura orante

Palestra: José Humberto DelaliberaPalestra: José Humberto DelaliberaArte: ElianaArte: Eliana