leia as intruÇÕes abaixo} - comperve.ufrn.br · considerando a afirmação acima, observe os...

19
LEIA AS INTRUÇÕES ABAIXO 1. Este caderno consta de uma folha a ser utilizada para a transcrição do texto definitivo da Redação e de trinta questões de múltipla escolha assim distribuídas: Conhecimentos Específicos, de 01 a 22, e Didática, de 23 a 30. 2. Caso o caderno esteja incompleto ou apresente qualquer defeito, solicite ao fiscal da sala as providências cabíveis. 3. Utilize o verso da capa e qualquer espaço em branco para rascunhos e não destaque nenhuma folha. 4. A duração das provas é de quatro horas, já incluído o tempo destinado ao preenchimento da Folha de Respostas e à transcrição do texto definitivo da Redação para a respectiva folha. 5. Terminada a prova, entregue o Caderno de Provas e a Folha de Respostas ao fiscal de sua sala. 6. A desobediência a qualquer uma das determinações constantes nestas instruções, na Folha de Respostas e na Folha de texto definitivo da Redação poderá implicar a anulação das provas do candidato. Nome (letra de forma) Nº da Inscrição @ @ Número da Turma Assinatura @ @ }

Upload: lydan

Post on 23-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: LEIA AS INTRUÇÕES ABAIXO} - comperve.ufrn.br · Considerando a afirmação acima, observe os climogramas I, II e III que seguem. As médias de precipitação e temperatura apresentadas

LEIA AS INTRUÇÕES ABAIXO

1. Este caderno consta de uma folha a ser utilizada para a transcrição do texto definitivo da Redação e de trinta questões de múltipla escolha assim distribuídas: Conhecimentos Específicos, de 01 a 22, e Didática, de 23 a 30.

2. Caso o caderno esteja incompleto ou apresente qualquer defeito, solicite ao fiscal da sala

as providências cabíveis. 3. Utilize o verso da capa e qualquer espaço em branco para rascunhos e não

destaque nenhuma folha. 4. A duração das provas é de quatro horas, já incluído o tempo destinado ao

preenchimento da Folha de Respostas e à transcrição do texto definitivo da Redação para a respectiva folha.

5. Terminada a prova, entregue o Caderno de Provas e a Folha de Respostas ao

fiscal de sua sala. 6. A desobediência a qualquer uma das determinações constantes nestas

instruções, na Folha de Respostas e na Folha de texto definitivo da Redação poderá implicar a anulação das provas do candidato.

Nome (letra de forma) Nº da Inscrição

@@ @@

Número da Turma Assinatura

@@ @@

}}

Page 2: LEIA AS INTRUÇÕES ABAIXO} - comperve.ufrn.br · Considerando a afirmação acima, observe os climogramas I, II e III que seguem. As médias de precipitação e temperatura apresentadas
Page 3: LEIA AS INTRUÇÕES ABAIXO} - comperve.ufrn.br · Considerando a afirmação acima, observe os climogramas I, II e III que seguem. As médias de precipitação e temperatura apresentadas

UFRN-FUNPEC – COMPERVE 1

Imagine-se concorrente a um prêmio nacional de redação, destinado a professores licenciados, cujo tema seja o perfil do profissional de educação no séc. XXI.

Para o cumprimento dessa tarefa, fizeram-se algumas exigências que cabem a você atender: o texto deve ser redigido em prosa e no padrão culto da língua; estar desenvolvido entre 30 a 45 linhas; expor argumentos em defesa do ponto de vista defendido (e, se possível, contra-argumentos em relação a outro(s) ponto(s) de vista); e apresentar um título condizente com a abordagem.

OBSERVAÇÕES 1. Util ize para rascunho de seu texto o verso da capa. 2. Transcreva seu texto, após elaborado, para o espaço destinado. 3. Não assine seu texto.

ESPAÇO DESTINADO À TRANSCRIÇÃO DO TEXTO DEFINITIVO DA REDAÇÃO

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

REDAÇÃO

Page 4: LEIA AS INTRUÇÕES ABAIXO} - comperve.ufrn.br · Considerando a afirmação acima, observe os climogramas I, II e III que seguem. As médias de precipitação e temperatura apresentadas

UFRN-FUNPEC – COMPERVE 2

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

Não assine seu texto

Page 5: LEIA AS INTRUÇÕES ABAIXO} - comperve.ufrn.br · Considerando a afirmação acima, observe os climogramas I, II e III que seguem. As médias de precipitação e temperatura apresentadas

UFRN-FUNPEC – COMPERVE 3

Conhecimentos Específicos Geografia - 01 a 22 01. O tratado de Assunção, firmado em março de 1991, constitui formal e juridicamente o

Mercado Comum do Sul - Mercosul, que tem como uma de suas metas a

A) promoção da livre circulação de capitais serviços e pessoas, uniformizando todas as tarifas alfandegárias para os produtos importados fora de sua área de comércio.

B) integração de seus países membros, proporcionando condições adequadas de desenvolvimento e uma política comercial comum para os países membros.

C) criação de uma zona de livre comércio, eliminando as tarifas alfandegárias entre os seus países membros com base na atração de capital estrangeiro.

D) unificação das leis de mercado e a livre circulação de pessoas e mercadorias entre todos os países do continente.

02. A intensa emissão de poluentes oriundos das indústrias, dos transportes e das

demais atividades que promovem a queima de carvão mineral e de derivados do petróleo tem contribuído para a ocorrência, com mais intensidade, de um determinado fenômeno atmosférico que provoca vários danos à sociedade, destacando-se a destruição de importantes monumentos históricos.

O fenômeno atmosférico a que o texto faz referência é denominado de

A) inversão térmica.

B) efeito estufa.

C) chuvas ácidas.

D) efeito tampão. 03. O avanço da tecnologia, em especial dos transportes e das comunicações, permitiu

às grandes corporações a adoção de novas estratégias de fabricação de seus produtos, dentre as quais se podem destacar a

A) informatização e automação das atividades da indústria e o aumento crescente da oferta de trabalho.

B) decomposição do processo produtivo e a dispersão espacial das diversas etapas de produção em uma escala mundial.

C) homogeneização da produção e consumo em nível mundial e a eliminação das barreiras de caráter cultural e informacional.

D) a reafirmação da Divisão Internacional do Trabalho e uma produção, consumo e distribuição de mercadoria de caráter nacional.

04. Considerando o nível de desenvolvimento econômico dos países, podemos

denominá-los de paises desenvolvidos, e países subdesenvolvidos. Dentre as várias características dos países desenvolvidos pode-se mencionar

A) Implementação de políticas públicas voltadas para as áreas social e cultural, eliminando a possibilidade de ocorrência de conflitos sociais.

B) elevado investimento em ciência e tecnologia, possibilitando o desenvolvimento de um parque industrial diversificado e a produção de tecnologia de ponta.

C) concentração da população nas cidades, apresentando um crescimento populacional acentuado, com baixos índices de longevidade.

D) ausência de população pobre, em virtude dos investimentos sociais implementados pelo Estado, oriundos dos lucros da economia.

Page 6: LEIA AS INTRUÇÕES ABAIXO} - comperve.ufrn.br · Considerando a afirmação acima, observe os climogramas I, II e III que seguem. As médias de precipitação e temperatura apresentadas

UFRN-FUNPEC – COMPERVE 4

05. A distribuição da População Economicamente Ativa (PEA) reflete a estrutura econômica de um país, o desenvolvimento de sua economia e o grau de evolução das atividades urbanas.

A tabela abaixo mostra dados relativos à PEA em diferentes países.

DISTRIBUIÇÃO DA (PEA)

País PEA total

(em milhões) Agropecuária

(%) Indústria

(%) Serviços

(%) Estados Unidos 140,6 2,6 23,1 74,4

Brasil 76,3 24,1 21,1 54,8

China 743,2 47,4 20,4 32,2

Índia 431,1 61,6 17,1 21,3

Japão 67,8 5,2 31,6 63,2

México 38,3 24,2 22,4 53,4

/Adaptado de SENE, E.de; MOREIRA, J.C. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Ática, 2002. p. 350.

Analisando os dados da tabela, pode-se afirmar que

A) a maior participação da PEA mexicana no setor de serviços expressa avanços tecnológicos na agropecuária e na indústria.

B) a participação da PEA brasileira no setor industrial − 21,1% − reflete uma elevada produtividade do setor agropecuário.

C) os índices de participação da PEA indiana no setor de serviços sinalizam para o avanço tecnológico do setor industrial.

D) os índices de participação da PEA da China na agropecuária, superior a 20%, indica baixa produtividade do setor.

06. Em um mapa, representando a divisão política do Brasil, a distância entre São Paulo e Belo Horizonte é de 2cm. Sabendo-se que a distância real entre essas duas cidades é de aproximadamente 500Km, pode-se afirmar que a escala utilizada no mapa foi

A) 1:25.

B) 1: 2.500.

C) 1: 25 000.000.

D) 1:250. 000.

Page 7: LEIA AS INTRUÇÕES ABAIXO} - comperve.ufrn.br · Considerando a afirmação acima, observe os climogramas I, II e III que seguem. As médias de precipitação e temperatura apresentadas

UFRN-FUNPEC – COMPERVE 5

07. Os domínios morfoclimáticos resultam da combinação de diversos elementos da

natureza. Os quadros I e II apresentam características de domínios morfoclimáticos brasileiros.

I II

Formado por vegetais do tipo xerófitos. Possui escassez de precipitação e altas temperaturas. Conta com uma biodiversidade bastante ameaçada devido à intensa presença do homem.

Formado pela associação de arbustos com gramíneas.

Bastante apropriado para a criação de gado.

Nas últimas décadas, vem sendo utilizado intensamente para o plantio de soja.

As características apresentadas nos quadros I e II correspondem, respectivamente,

aos domínios morfoclimáticos do(da)

A) caatinga e do cerrado.

B) cerrado e da caatinga.

C) caatinga e da floresta tropical.

D) cerrado e da floresta temperada.

08. A distribuição das precipitações e temperaturas no decorrer do ano constituem-se em parâmetros importantes na caracterização do tipo climático de um dado local.

Considerando a afirmação acima, observe os climogramas I, II e III que seguem.

As médias de precipitação e temperatura apresentadas nos climogramas I, II e III são, respectivamente, características dos tipos climáticos

A) semi-árido, tropical e subtropical.

B) subtropical, semi-árido e tropical.

C) tropical semi-árido, subtropical e equatorial.

D) subtropical, tropical de altitude e tropical úmido.

I II III

MOREIRA, I. Espaço geográfico: geografia geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2002. p. 388.

Page 8: LEIA AS INTRUÇÕES ABAIXO} - comperve.ufrn.br · Considerando a afirmação acima, observe os climogramas I, II e III que seguem. As médias de precipitação e temperatura apresentadas

UFRN-FUNPEC – COMPERVE 6

09. A partir dos anos de 1970, as regiões brasileiras passaram a vivenciar um intenso processo de urbanização. Sobre esse processo, pode-se afirmar que:

A) a região Norte foi a que apresentou a maior urbanização do país, devido à implementação dos grandes empreendimentos estatais.

B) a região Sul apresentou uma urbanização lenta ao longo do período, em virtude do desmonte da propriedade familiar e do baixo índice de mecanização da lavoura.

C) a região Nordeste é a que apresentou a menor urbanização do país, em virtude da elevada capitalização que ocorreu no campo.

D) a região Sudeste foi a que apresentou um maior índice de urbanização no país, tendo em vista o estágio avançado da modernização econômica da região.

10. “O aproveitamento de momentos vagos no calendário agrícola ou o encurtamento

dos ciclos vegetais, a velocidade da circulação de produtos e informações, a disponibilidade de crédito e a preeminência dada à exportação constituem, certamente, dados que vão permitir reinventar a natureza, modificando solos, criando sementes e até buscando, embora pontualmente, impor leis ao clima”.

SANTOS, M.; SILVEIRA, M.L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI.São Paulo: Record, 2001. p.118.

As idéias contidas no texto nos permite afirmar que a

A) a apropriação da natureza por meio da técnica possibilitou a produção de novos produtos agrícolas, voltados para o mercado interno, eliminando o conflito entre exportação e agricultura.

B) a modernização da agricultura brasileira incorporou inovações técnicas e organizacionais que contribuem para a criação de um novo uso do tempo e uma nova forma de uso do solo.

C) a velocidade da circulação de produtos e informações proporcionou a criação de um mercado heterogêneo, fortalecendo as atividades periféricas do capital.

D) a inovação tecnológica permitiu à agricultura brasileira moderna uma utilização do solo de forma mais contínua e homogênea, promovendo uma maior produtividade nas diversas regiões do país.

11. No mundo atual, paralelamente ao movimento de integração entre os países,

ocorrem, também, movimentos separatistas provocados por fatores de caráter cultural, político e religioso. Nesse contexto, destaca-se o conflito envolvendo a nação considerada como a maior do mundo que não possui Estado e, portanto, sem território, ocupando áreas territoriais de vários países, dentre elas as da Turquia e as do Iraque.

As informações acima se referem aos

A) Bascos.

B) Curdos.

C) Zapatas.

D) Palestinos.

Page 9: LEIA AS INTRUÇÕES ABAIXO} - comperve.ufrn.br · Considerando a afirmação acima, observe os climogramas I, II e III que seguem. As médias de precipitação e temperatura apresentadas

UFRN-FUNPEC – COMPERVE 7

12. Segundo a estrutura etária dos países, podemos classificá-los em países em fase de envelhecimento, países de população adulta e países jovens.

Tratando-se especificamente dos países jovens, como, por exemplo, os países da África subsaariana, pode-se dizer que

A) apresentam uma pirâmide etária com uma base larga e um ápice estreito, em virtude do baixo percentual de idoso e a baixa expectativa de vida.

B) possuem alto percentual de jovens e uma elevada taxa de crescimento vegetativo, sendo representados por pirâmides de base estreita.

C) apresentam uma pirâmide etária com base e ápice estreitos, devido às baixas taxas de natalidade e à baixa expectativa de vida.

D) contam com uma grande percentagem de jovens e adultos, daí porque a pirâmide etária apresenta base e ápice com as mesmas dimensões.

13. A invenção do televisor, dos satélites de comunicação e do telefone móvel

constitui-se em um marco importante no processo de desenvolvimento e expansão das comunicações. Sobre esse processo, pode-se afirmar que

A) aconteceu de forma desigual, aumentando ainda mais as diferenças entre os países desenvolvidos e os subdesenvolvidos.

B) teve um amplo alcance social, mesmo nos países subdesenvolvidos, uma vez que estava dissociado do poder aquisitivo da população.

C) aumentou a fluidez do espaço geográfico, promovendo a maior concentração das atividades econômicas.

D) promoveu a universalização do tráfego telefônico e o aumento da comunicação entre os países, eliminando as barreiras políticas e econômicas.

14. A construção da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, na região do Vale do Açu-RN, possibilitou a implementação da modernização da agricultura irrigada, provocando mudanças socioespaciais. Dentre essas mudanças, podem-se destacar;

A) a reestruturação das relações de poder e o fortalecimento e organização política dos produtores familiares.

B) a capitalização dos produtores familiares e sua inserção no mercado internacional, por meio da produção de fruticultura.

C) o surgimento do trabalhador assalariado temporário e o desmonte da produção familiar tradicional.

D) o acesso à terra por um número elevado de produtores familiares e o aumento das culturas alimentares.

Page 10: LEIA AS INTRUÇÕES ABAIXO} - comperve.ufrn.br · Considerando a afirmação acima, observe os climogramas I, II e III que seguem. As médias de precipitação e temperatura apresentadas

UFRN-FUNPEC – COMPERVE 8

15. A partir dos anos de 1970, emergiu um novo modelo de desenvolvimento industrial graças às novas tecnologias desenvolvidas nesse setor industrial. Essas novas tecnologias

A) facilitaram o acesso da população pobre ao mercado de trabalho e de equipamentos eletrônicos.

B) promoveram o desenvolvimento da produção de alimentos, eliminando o problema da fome.

C) produziram uma intensa concorrência científica, dificultando a dispersão dos meios de comunicação.

D) possibilitaram uma maior diversificação da produção, facilitando uma maior dispersão espacial.

16. O elevado consumo de mercadorias desencadeado na sociedade capitalista tem

provocado a produção intensiva de resíduos sólidos (lixo), constituindo-se num grave problema ambiental, com demandas de solução urgente, tanto no que se refere ao tratamento como ao manejo desses resíduos.

Sobre o tratamento e manejo dos resíduos sólidos, pode-se afirmar que

A) a reciclagem dos resíduos sólidos tem sido apontada pelos estudiosos como uma solução para a problemática da produção do lixo, uma vez que permite o seu reaproveitamento.

B) a incineração é a forma mais adequada para o tratamento do lixo, por não provocar nenhum tipo de impacto ao meio ambiente e por ser uma das soluções mais baratas.

C) o aterro sanitário é a mais cômoda e a mais simples forma de manejo do lixo, sem oferecer riscos de contaminação ao meio ambiente.

D) o aterro sanitário e a incineração têm se constituído nas formas de manejo e de tratamento do lixo mais adotadas pelos gestores públicos, tendo em vista os baixos custos dessas opções.

Page 11: LEIA AS INTRUÇÕES ABAIXO} - comperve.ufrn.br · Considerando a afirmação acima, observe os climogramas I, II e III que seguem. As médias de precipitação e temperatura apresentadas

UFRN-FUNPEC – COMPERVE 9

17. Os dados da tabela abaixo expressam os índices de população que se encontra

abaixo da linha nacional de pobreza nas regiões brasileiras.

Regiões brasileiras %população abaixo da linha nacional de pobreza Norte 39,61 Nordeste 52,86 Centro-Oeste 34,62 Sudeste 26,61 Sul 18,12 Adaptado de MAGNOLI, D.; ARAÚJO, R. Projeto de ensino de geografia: natureza, tecnologia e sociedades. São Paulo: Moderna, 2001. p. 230

De acordo com os dados da tabela, o Nordeste é a região que apresenta os índices de pobreza mais elevados. Dentre os fatores que explicam essa realidade, pode-se apontar a

A) elevada dependência do crescimento urbano em relação ao rural, tendo em vista a expansão da produção canavieira.

B) intensificação do processo de modernização e de industrialização da agricultura nordestina, promovida por incentivos do Estado.

C) maior concentração da população na zona urbana, intensificando as atividades terciárias.

D) forte presença do minifúndio e do latifúndio, que bloquearam o desenvolvimento regional.

18. A superfície terrestre é constituída por terras emersas, oceanos e mares. As

terras emersas apresentam um relevo modelado tanto por agentes externos como internos. Nas áreas de cl ima árido e de cl ima quente e úmido, destaca-se um agente externo modelador do relevo terrestre que provoca a desagregação das rochas e a formação de solos, por meio de processos químicos, f ísicos e biológicos. O agente externo modelador do relevo terrestre a que o texto se refere é denominado de

A) lixiviação.

B) erosão eólica.

C) intemperismo.

D) tectonismo.

Page 12: LEIA AS INTRUÇÕES ABAIXO} - comperve.ufrn.br · Considerando a afirmação acima, observe os climogramas I, II e III que seguem. As médias de precipitação e temperatura apresentadas

UFRN-FUNPEC – COMPERVE 10

19. Os dias e as noites, bem como a diferença de horários entre os diversos pontos

longitudinais, são uma decorrência do movimento de rotação da Terra. Desse modo, a Terra possui 24 fusos horários, sendo o meridiano de Greenwich a referência para os acertos de relógios em todo o Planeta. Tomando por base as informações acima, adicionadas aos próprios conhecimentos sobre os fusos horários faça a leitura da figura abaixo, observando a localização dos pontos A, B, C e D, assinalados no mapa. Considerando que, no ponto A, são 14 horas, então, nos pontos B, C e D, são, respectivamente,

A) 05 horas, 09 horas e 21 horas.

B) 21 horas, 17 horas e 09 horas.

C) 09 horas, 17 horas e 21 horas.

D) 17 horas, 21 horas e 05 horas. 20. A globalização do capital não é um processo recente. Ela se inicia já nos séculos

XV e XVI com a expansão marítima comercial européia, continuando nos séculos seguintes. Porém, esse processo de globalização não aconteceu de uma mesma forma ao longo do tempo, de modo que a globalização, na atualidade, se diferencia da ocorrida no início da expansão do capitalismo. Dentre os elementos que diferenciam a globalização atual da globalização que ocorreu no século XVI, destaca-se a

A) aprofundamento da Divisão Internacional do trabalho, tendo como suporte a modernização da produção e a ação protetora do Estado.

B) diminuição da influência do mercado externo tendo em vista a ampliação do mercado interno de cada Estado-Nação.

C) emergência de blocos econômicos nacionais, possibil i tando o aumento do fluxo de mercadorias e o fortalecimento econômico.

D) redução das barreiras entre os mercados nacionais, com vistas a internacionalização das finanças e da produção.

C

B

A

D

Page 13: LEIA AS INTRUÇÕES ABAIXO} - comperve.ufrn.br · Considerando a afirmação acima, observe os climogramas I, II e III que seguem. As médias de precipitação e temperatura apresentadas

UFRN-FUNPEC – COMPERVE 11

21. Segundo dados do IBGE, a partir dos anos de 1950, o Brasil inicia um processo

de crescimento populacional bastante acelerado, somente vindo sofrer uma desaceleração a partir dos anos de 1990. Dentre os fatores responsáveis por esse crescimento demográfico, pode-se apontar

A) o fortalecimento das políticas demográficas estatais, com vistas à redução da natalidade.

B) o crescimento da produção de alimentos, com o desenvolvimento da chamada revolução verde.

C) a melhoria nas pesquisas genéticas, com a descoberta de técnicas de fertilização humana.

D) a revolução tecnológica, com a descoberta dos antibióticos e a melhoria das condições sanitárias.

22. O processo de industrialização no Brasil se especializou regionalmente de forma

diferenciada. Assim sendo, cada região brasileira teve o seu processo de desenvolvimento industrial associado a diversos fatores de ordem social, cultural e política.

No que diz respeito à industrialização da região Sul brasileira, pode-se dizer que esse processo

A) se dinamizou a partir da implementação de pólos industriais articulados com o Sudeste, produzindo bens intermediários.

B) se realizou por meio da transferência de capitais originários do Sudeste e de incentivos fiscais do Governo Federal, priorizando a produção de bens de capital.

C) se estruturou, tendo por base indústrias tradicionais, oriundas de capitais locais voltadas para a produção de bens não duráveis.

D) se expandiu a partir da chegada de capitais internacionais de incentivos fiscais para a industrialização têxtil e de equipamentos eletrônicos.

Page 14: LEIA AS INTRUÇÕES ABAIXO} - comperve.ufrn.br · Considerando a afirmação acima, observe os climogramas I, II e III que seguem. As médias de precipitação e temperatura apresentadas

UFRN-FUNPEC – COMPERVE 12

Page 15: LEIA AS INTRUÇÕES ABAIXO} - comperve.ufrn.br · Considerando a afirmação acima, observe os climogramas I, II e III que seguem. As médias de precipitação e temperatura apresentadas

UFRN-FUNPEC – COMPERVE 13

Didática 23 a 30 23. Em uma aula de Geografia na 4ª série,

a professora trabalha na perspectiva da “construção de conhecimentos”, iniciando com o diagnóstico das idéias prévias das crianças, a exemplo da figura ao lado. Nesse sentido, o diagnóstico das idéias prévias visa à

A) construção de novas representações do objeto de estudo a partir das representações anteriores.

B) substituição das idéias prévias pelo conhecimento científ ico como única verdade.

C) construção de novas representações do objeto de estudo que sejam compreendidas por todos os alunos da mesma forma.

D) participação das crianças na busca de informações no livro didático. 24. Uma didática que leva em conta as idéias de Paulo Freire sobre a Educação,

promove atividades na sala de aula que desenvolvam nos alunos capacidades de

A) aceitar sempre as idéias do professor.

B) perguntar, argumentar e ref let ir de forma crít ica.

C) reproduzir os conteúdos escolares.

D) questionar sempre as idéias do grupo.

CAMPOS, M.C.C. Didática de ciências: o ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo: FTD,1999. p.79.

Page 16: LEIA AS INTRUÇÕES ABAIXO} - comperve.ufrn.br · Considerando a afirmação acima, observe os climogramas I, II e III que seguem. As médias de precipitação e temperatura apresentadas

UFRN-FUNPEC – COMPERVE 14

25. Leia a conversa de Calvin e Hobbes na seguinte charge:

Considerando as orientações dos PCNs, para se trabalhar as idéias de Calvin e Hobbes no diálogo, o professor deve promover situações de aprendizagem que A) preparem futuros cidadãos segundo as diretrizes do Estado e os Projetos

Pedagógicos da Escola.

B) possibilitem ao aluno se reconhecer como cidadão, com possibilidades e responsabilidades, e participar nos diferentes problemas sociais.

C) atendam somente aos interesses individuais dos alunos, segundo as diretrizes dos Projetos Pedagógicos e os diferentes problemas sociais.

D) respeitem os valores morais dos alunos, sem promover mudanças no intuito de atingir as finalidades educativas.

26. A figura abaixo representa uma situação de ensino-aprendizagem na sala de

aula.

Essa situação expressa a Didática na perspectiva da:

A) Pedagogia Libertadora idealizada por Paulo Freire.

B) Escola Nova baseada na teoria de John Dewey.

C) Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos fundamentada em J.C. Libâneo.

D) Educação Bancária, caracterizada por Paulo Freire.

VECCHI, G.de; GIORDAN, A. As origens do saber. 2 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. p.217.

Page 17: LEIA AS INTRUÇÕES ABAIXO} - comperve.ufrn.br · Considerando a afirmação acima, observe os climogramas I, II e III que seguem. As médias de precipitação e temperatura apresentadas

UFRN-FUNPEC – COMPERVE 15

27. A Didática estuda as formas de organizar os processos do ensino –

aprendizagem no contexto escolar. As decisões didáticas para o planejamento de atividades de ensino devem considerar as reflexões teóricas de outras áreas disciplinares devido à complexidade dos problemas didáticos. Algumas dessas disciplinas estão representadas no quadro abaixo por meio das letras X, Y, Z e K e acompanhadas de seu objeto de estudo.

Área de Conhecimento

Disciplina Objeto de estudo

X a cultura e suas relações com os contextos da aprendizagem

Y as relações sociais

Z as formas de aprendizagem

K as relações da escola com o Estado

As disciplinas X, Y,Z e K são, respectivamente,

A) a Psicologia da Aprendizagem, a Sociologia, a Antropologia e a Polít ica Educacional.

B) a Sociologia, a Psicologia da Aprendizagem, a Polít ica Educacional e a Antropologia.

C) a Antropologia, a Sociologia, a Psicologia da Aprendizagem e a Polít ica Educacional.

D) a Polít ica Educacional, a Antropologia, a Sociologia e a Psicologia da Aprendizagem.

28. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e o

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infanti l explicitam que os objetivos:

A) ao serem formulados a partir dos conteúdos necessários para o

desenvolvimento das capacidades cognitivas reconhecem as relações dialéticas entre objetivos e conteúdo.

B) ao indicarem as capacidades a serem desenvolvidas pelos alunos, orientam a seleção de conteúdos como meio para o desenvolvimento dessas capacidades, reconhecendo as relações dialéticas entre os objetivos e conteúdos.

C) ao indicarem as finalidades a serem atingidas, por todos os alunos, com o mesmo nível de assimilação determinam que a avaliação é comum para todos os educandos.

D) ao orientarem as atividades que deve o professor desenvolver na sala de aula garantem a assimilação dos conteúdos pelos educandos.

Page 18: LEIA AS INTRUÇÕES ABAIXO} - comperve.ufrn.br · Considerando a afirmação acima, observe os climogramas I, II e III que seguem. As médias de precipitação e temperatura apresentadas

UFRN-FUNPEC – COMPERVE 16

Contexto de produção do saber escolar

Contexto de produção do saber escolar

Cultura Popular

Esquema IV

29. A seleção dos conteúdos escolares é uma das tarefas básicas e foco de

diferentes reflexões da escola. Numa discussão de grupo de professores, foram construídos diferentes esquemas que expressam a constituição do saber escolar.Os esquemas se apresentam a seguir:

O esquema que melhor representa uma visão sobre o conteúdo escolar, segundo Zabala (2002), é

A) I.

B) II.

C) III.

D) IV.

Contexto de produção do saber escolar

Saber Escolar Referência sobre a realidade

Transposições Didáticas

Conhecimento Popular

Outros tipos de saber

Conhecimento Científico

Conhecimento do Senso Comum

Esquema I

Transposições Didáticas

Esquema III Cultura Erudita (Saber Escolar)

Processo de substituição para

Senso comum

Transposições Didáticas

Processo de substituição para

Transposições Didáticas Contexto de produção do saber escolar

Esquema II Saber Escolar (Conhecimento científico)

Senso Comum (conhecimento prévio)

Cultura Erudita

Saber Popular

Senso comum Saber Escolar

Page 19: LEIA AS INTRUÇÕES ABAIXO} - comperve.ufrn.br · Considerando a afirmação acima, observe os climogramas I, II e III que seguem. As médias de precipitação e temperatura apresentadas

UFRN-FUNPEC – COMPERVE 17

30. Os métodos, estratégias, técnicas e recursos para o ensino são alguns

elementos que compõem a prática didática. Um professor que orienta seu trabalho profissional usando esses elementos de forma crít ica pode

A) garantir a formação de alunos disciplinados e obedientes às exigências da escola e da família.

B) participar das discussões que visam adotar, no contexto da escola, os saberes teóricos produzidos pelos pesquisadores na área da Didática.

C) garantir a assimilação dos conteúdos pelos alunos, segundo o Programa Oficial definido pelo Estado.

D) participar da construção de seus saberes profissionais, procurando inovar sua prática no contexto da instituição escolar, considerando o Projeto Pedagógico.