geografia-2013 -...

6
GEOGRAFIA 40 UEFS - 2013.1 GEOGRAFIA-2013.1 40 UEFS - 2013.1 Questões de 21 a 40 Questão 21 I. Constitui a porção do espaço apropriada para a vida, que é vivida, experimentada, reconhecida, e cria identidade para indivíduos e grupos, através de laços afetivos. II. É um espaço definido e delimitado a partir de relações de poder, dominação e apropriação, que nele se instalam. Os conhecimentos acerca dos elementos de análises utilizadas pela Geografia para interpretar a sociedade e suas relações, permitem afirmar que os conceitos I e II se referem, respectivamente, a A) lugar e região. B) lugar e território. C) paisagem e região. D) território e espaço geográfico. E) espaço geográfico e paisagem. Questão 22 Os processos morfogenéticos são responsáveis pela esculturação das formas de relevo. Sobre a ação da dinâmica externa na morfogênese do modelado terrestre, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas. ( ) A formação de deltas ocorre quando um rio, escoando para o mar ou para o lago, deposita uma carga detrítica maior que a carregada pela erosão. ( ) O escoamento pluvial começa a aparecer quando a velocidade da infiltração é menor que a quantidade de água precipitada. ( ) Os tômbolos se colocam acima do nível normal da maré alta e, à medida que se estendem, vão separando do mar parcelas de água, que se transformam em lagoas litorâneas, como Patos e Mirim, no Brasil. ( ) As características do modelado refletem as condições climáticas sob as quais se desenvolve a topografia. A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a A) V V F V B) V F F V C) V F V F D) F F V F E) F V F V Questão 23 A análise dos climogramas e os conhecimentos sobre climas e seus elementos permitem afirmar: A) A amplitude térmica, em I, é menor que em II. B) O climograma I é típico do hemisfério Norte, e o II pertence ao hemisfério Sul. C) O clima representado em I é o semiárido do sertão nordestino brasileiro, apresentando baixa pluviosidade o ano todo. D) A vegetação xerófita e caducifólia ocorre em I, e a atuação regular de massas de ar quentes ocorre, o ano todo, em II .

Upload: lythien

Post on 07-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

GEO

GR

AFI

A40 UEFS - 2013.1 GEOGRAFIA-2013.140 UEFS - 2013.1

Questões de 21 a 40

Questão 21

I.

Constitui a porção do espaço apropriada para a vida, que é vivida, experimentada, reconhecida, e cria identidade paraindivíduos e grupos, através de laços afetivos.

II.

É um espaço definido e delimitado a partir de relações de poder, dominação e apropriação, que nele se instalam.

Os conhecimentos acerca dos elementos de análises utilizadas pela Geografia para interpretar a sociedade e suasrelações, permitem afirmar que os conceitos I e II se referem, respectivamente, a

A) lugar e região.B) lugar e território.C) paisagem e região.D) território e espaço geográfico.E) espaço geográfico e paisagem.

Questão 22

Os processos morfogenéticos são responsáveis pela esculturação das formas de relevo.Sobre a ação da dinâmica externa na morfogênese do modelado terrestre, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nasfalsas.

( ) A formação de deltas ocorre quando um rio, escoando para o mar ou para o lago, deposita uma carga detrítica maiorque a carregada pela erosão.

( ) O escoamento pluvial começa a aparecer quando a velocidade da infiltração é menor que a quantidade de águaprecipitada.

( ) Os tômbolos se colocam acima do nível normal da maré alta e, à medida que se estendem, vão separando do marparcelas de água, que se transformam em lagoas litorâneas, como Patos e Mirim, no Brasil.

( ) As características do modelado refletem as condições climáticas sob as quais se desenvolve a topografia.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

A) V V F VB) V F F VC) V F V FD) F F V FE) F V F V

Questão 23

A análise dos climogramas e os conhecimentos sobre climas e seus elementos permitem afirmar:

A) A amplitude térmica, em I, é menor que em II.B) O climograma I é típico do hemisfério Norte, e o II pertence ao hemisfério Sul.C) O clima representado em I é o semiárido do sertão nordestino brasileiro, apresentando baixa pluviosidade o ano todo.D) A vegetação xerófita e caducifólia ocorre em I, e a atuação regular de massas de ar quentes ocorre, o ano todo, em

II.

GEO

GR

AFI

A

UEFS - 2013.1 41

E) O climograma II caracteriza um clima temperado, cujoperíodo chuvoso se concentra no verão e na primavera.

Questão 24

Tendo-se por base os conhecimentos sobre a inter-relaçãodos fatores bióticos e abióticos da paisagem brasileira, écorreto afirmar:

A) Os relevos residuais que formam os inselbergs estãopresentes nas paisagens típicas das florestaslatifoliadas e perenifólias.

B) As espécies de savana encontram-se distribuídasconforme os níveis altimétricos do relevo nos ambientesmais áridos do país.

C) As florestas pluviais ocorrem em áreas de clima úmido,cujo relevo arredondado foi moldado pela ação dointemperismo químico.

D) A vegetação xerófita ocorre no domínio de soloslixiviados, cuja rede hidrográfica perene e endorreica éalimentada pela elevada pluviosidade anual.

E) Os solos rasos e pedegrosos abrigam uma vegetaçãoherbácea e pouco diversificada, encontrada emambientes semiúmidos e de relevo falhado.

Questão 25

Com base na análise do mapa e nos conhecimentos sobrecorrentes marítimas, pode-se afirmar que

A) I corresponde à corrente do Golfo do México que, aoatingir o litoral da América anglo-saxônica, evita ocongelamento das águas oceânicas e dos GrandesLagos.

B) II é a chamada corrente de Falklands, que tem seumovimento completamente alterado pelo fenômeno doEl Niño.

C) III, a corrente de Humboldt, influi sobre o clima dascostas norte do Chile, diminuindo a temperatura etornando as precipitações escassas nessa região.

D) IV corresponde à corrente da Califórnia que, por seruma corrente quente, acarreta a formação do desertodo Colorado, no sudoeste dos Estados Unidos.

E) I, II, III e IV são frias e de superfície, uma vez que seoriginam da subida das águas profundas.

Questão 26

Os conhecimentos sobre intemperismo permitemafirmar:

A) A intensidade do intemperismo químico, tendo aschuvas como agente, é maior quanto mais íngremefor o terreno.

B) O intemperismo constitui-se um processo amplo demodelagem e de esculturação do relevo terrestre, noqual se encontram interligadas a erosão e asedimentação de materiais.

C) A tremoclastia e a crioclastia são processosrelacionados ao intemperismo químico, pois sereferem à fragmentação da rocha sem alterar suacomposição mineralógica.

D) A ação da temperatura, enquanto agente físico dointemperismo, é mais intensa em regiões desérticas,em razão das elevadas amplitudes térmicas queocorrem nesses ambientes.

E) A meteorização mecânica ocorre, principalmente, emregiões de clima tropical úmido, v isto que ocomportamento efêmero de seus elementos acelerao processo de decomposição da rocha.

Questão 27

A alternativa que indica a sequência correta dascaracterísticas dos diversos tipos predominantes devegetação original brasileira, segundo a direção Sul-Norte,no trajeto destacado no mapa pelo segmento AB, é a

A) Constituída predominantemente por gramíneas earbustos de pequeno porte / sofreu o maior grau dedevastação em termos percentuais do país / possuiuma vegetação remanescente que guarda inúmerasespécies de plantas endêmicas.

B) Devastação relacionada à imigração eslava e àprodução de papel e celulose / caracteriza-se pelapresença de pequenos arbustos e árvores retorcidascom casca grossa / apresenta vários tipos de matacom espécies latifoliadas e perenes.

C) Reúne espécies encontradas em todas as regiõesbrasileiras, formando um conjunto atípico e adaptadoàs condições locais / constituída por um conjunto de

GEO

GR

AFI

A42 UEFS - 2013.1

floresta de coníferas, homóclitas e aciculifoliadas /apresenta uma vegetação herbácea e rarefeita, Aalternativa que indica a sequência correta dascaracterísticas dos diversos tipos predominantes devegetação original brasileira, segundo a direção Sul-Norte, no trajeto destacado no mapa pelo segmentoAB, é a

A) Constituída predominantemente por gramíneas earbustos de pequeno porte / sofreu o maior grau dedevastação em termos percentuais do país / possuiuma vegetação remanescente que guarda inúmerasespécies de plantas endêmicas.

B) Devastação relacionada à imigração eslava e àprodução de papel e celulose / caracteriza-se pelapresença de pequenos arbustos e árvores retorcidascom casca grossa / apresenta vários tipos de matacom espécies latifoliadas e perenes.

C) Reúne espécies encontradas em todas as regiõesbrasileiras, formando um conjunto atípico e adaptadoàs condições locais / constituída por um conjuntode floresta de coníferas, homóclitas e aciculifoliadas/ apresenta uma vegetação herbácea e rarefeita,devido ao desenvolvimento da pecuária extensiva.

D) Abriga gramíneas típicas de florestas esparsas edisseminadas entre arbustos / formada por trêsestratos e vegetação decídua e semidecídua / maiorameaça vem das queimadas para renovação daspastagens.

E) Cobertura semi-homogênea, espaçada eentremeada por outras espécies de vegetação / ocorte da vegetação deu lugar a processo dedesertif icação e salinização do solo / possuiespécies halófitas e pneumatófitas. devido aodesenvolvimento da pecuária extensiva.

D) Abriga gramíneas típicas de florestas esparsas edisseminadas entre arbustos / formada por trêsestratos e vegetação decídua e semidecídua / maiorameaça vem das queimadas para renovação daspastagens.

E) Cobertura semi-homogênea, espaçada eentremeada por outras espécies de vegetação / ocorte da vegetação deu lugar a processo dedesertif icação e salinização do solo / possuiespécies halófitas e pneumatófitas.

Questão 28

I.

Esculpida em terrenos cristalinos antigos e situadaentre áreas de planalto, compreende uma extensa árearebaixada predominantemente aplanada, constituindosuperfície de erosão, que secciona uma grandediversidade de litologias e arranjos estruturais. Essasuperfície apresenta relevos residuais, quase sempreassociados às litologias do cristalino.

II.

Esculpida principalmente em sedimentos da borda dabacia sedimentar, mas em contato com relevo esculpidoem terreno cristalino, possui forma alongada eapresenta modelados diversos, em função da influênciatectônica, da variação litológica e dos graus de atuaçãodos processos erosivos dos mais variados ambientespaleoclimáticos.

Os textos I e II se referem, respectivamente, às unidadesdo relevo brasileiro:

A) Planaltos e chapadas dos Parecis / Depressão MarginalNorte-Amazônica.

B) Planícies e tabuleiros litorâneos / planaltos e chapadasda Bacia do Parnaíba.

C) Depressão Periférica Sul Rio-Grandensse / planaltos echapadas da bacia do Paraná.

D) Planaltos e serras do Atlântico Leste-Sudeste / planíciedo Pantanal Mato-Grossense.

E) Depressão Sertaneja e do São Francisco / DepressãoPeriférica da Borda Leste da Bacia do Paraná.

Questão 29

Quase todos os climas do Brasil são controlados pormassas de ar quentes e úmidas.Sobre as massas de ar que influenciam o clima brasileiro,é correto afirmar:A) A atuação da MEC se restringe à região Centro-Oeste,

durante todas as estações do ano.B) A estação da estiagem, na caatinga nordestina, está

relacionada à penetração no território brasileiro da MTC,quente e seca.

C) O clima tropical úmido é controlado, principalmente,pela MTA, que provoca chuvas orográficas nos litoraissudeste e sul.

D) A MPA, durante o inverno, atinge o continente americano,acarretando, dentre outros fenômenos, a friagem, nosestados do sul do país.

E) A MEA é responsável pelo deslocamento dos ventosalíseos e, na sua área de atuação, se estende daAmazônia ao Nordeste, onde ocasiona chuvasconvectivas e quedas bruscas de temperatura.

Questão 30

Sobre a questão hídrica, no Brasil, é correto afirmar:

A) A Região Norte apresenta o maior déficit hídrico do país.B) A escassez de água no Nordeste é, tão somente,

atribuída às características geoambientais específicasda região.

C) A agricultura irrigada corresponde ao setor econômicoque menos consome água, pois é praticada apenas noSertão nordestino.

D) A eutrofização, que leva à morte de animais e plantas,pela falta de oxigênio e luz, comprometendo a qualidadeda água, é um dos fenômenos que mais expõe osmananciais.

E) O maior reservatório subterrâneo de água doce nãopoluída do planeta está localizado na porção ocidentaldo Brasil, onde a densidade demográfica é alta, mas odinamismo econômico, incipiente.

Questão 31

A rede hidrográfica brasileira apresenta, dentre outrascaracterísticas,

A) predomínio de rios com baixo potencial hidráulico edrenagem endorreica.

B) predomínio de foz em delta e, no sul do país, lagos deorigem tectônica e de grande profundidade.

C) rios com regime de alimentação pluvial, drenagemexorreica e, predominantemente, de planalto.

D) ocorrência de rios intermitentes, além dos domínios do

GEO

GR

AFI

A

UEFS - 2013.1 43

semiárido, e baixo potencial hidrelétrico no Sul e Sudeste do país.E) presença de rios autóctones em todos os ecossistemas e ocorrência de regime nival, sobretudo nas elevadas

altitudes do Norte do país.

Questão 32

A partir da análise da tabela e dos conhecimentos sobre solos brasileiros, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nasfalsas.

( ) Os latossolos e argissolos se distribuem em, aproximadamente, 58% do território nacional, são solos ácidos eprofundos, altamente intemperizados, e, em certos casos, saturados por alumínio.

( ) A erosão laminar é facilmente percebida nos solos dos cerrados, uma vez que, após o período chuvoso, pode-seobservar a presença de sulcos de profundidades variadas no solo.

( ) Os cambissolos do Sertão nordestino, de todos os solos brasileiros, é o mais intemperizado, porque ocorre nassuperfícies mais antigas e em relevo plano ou levemente ondulado.

( ) A maior parte dos solos da Amazônia situa-se em locais bem drenados, regionalmente denominados de terra firme,sendo esses solos pobres em nutrientes.

A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é.a

A) F F V VB) F V F VC) V F V FD) V F F VE) V V F F

Questão 33

A partir da análise das pirâmides etárias e dos conhecimentos sobrepopulação brasileira, é correto afirmar:

A) A pirâmide I é típica da primeira fase de transição demográfica brasileira.B) O crescimento vegetativo, na pirâmide II, é elevado, em decorrência da

rápida queda da mortalidade.C) O alargamento do topo das pirâmides revela um aumento progressivo

da população economicamente ativa.D) As transformações observadas na base das pirâmides, ao longo do

tempo, revelam o declínio do número médio de filhos por mulher e,consequentemente, da natalidade.

E) O modelo de transição demográfico, previsto para 2040, indica que ocrescimento natural continuará em expansão e a população idosa deveráser majoritária, todavia o número de ativos deverá aumentar.

GEO

GR

AFI

A44 UEFS - 2013.1

Questão 34

A crise econômica mundial e as revoltas populares da“Primavera Árabe” constituem-se dois fatores queafetam o movimento de imigração no mundo.

Entre os fatores relacionados à crise econômicamundial, pode-se corretamente apontar

A) as diferenças culturais, linguísticas e religiosas entreos imigrantes e as populações dos países de destino.

B) a adoção e o endurecimento de medidas restritivasà entrada de imigrantes.

C) o insucesso dos programas de estímulo à imigração,principalmente nos países periféricos.

D) a desativação do Espaço Schengen.E) o desemprego estrutural.

Questão 35

Dentre as características da agricultura de jardinagem,pode-se identificar

A) o uso intensivo do solo e de mão de obra abundante.B) a não utilização de adubos e de outros recursos

técnicos.C) o uso de intensa mecanização e a produção

especializada.D) o predomínio de grandes propriedades e a prática de

queimadas.E) o cultivo de flores tropicais e a utilização de mão de

obra reduzida.

Questão 36

“Os efeitos da globalização, devido aos novos padrõesde localização industrial e de abertura econômica,fizeram-se sentir mais profundamente no Brasil apartir da década de 90 do século XX”.

Considerando-se a informação e os conhecimentossobre a industrialização brasileira no período referido,marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.

( ) O processo de privatização das indústrias de base,defendido pelo neoliberalismo, serviu de instrumentopara a aquisição de novos empréstimos junto àsinstituições internacionais.

( ) O processo de desconcentração de unidadesprodutivas foi acentuado, como parte de umaestratégia para expandir as indústrias multinacionaisno território brasileiro.

( ) O modelo de substituição das importações sebaseou, pela primeira vez, na internacionalizaçãodo mercado interno.

( ) A industrialização foi incentivada, com base no novomodelo de plataformas de exportação, responsávelpela atual Divisão Internacional do Trabalho do país.

A alternativa que indica a sequência correta, de cimapara baixo, é a

A) V F V FB) F F V VC) V V F VD) F F V FE) V V F F

Questão 37

As áreas urbanas [...] vão mudar consideravelmente nospróximos anos. A tendência, de acordo com o professorde Geografia da Universidade de Brasília Aldo Paviani,é que, com o crescimento acelerado da população e aespeculação imobiliária, as cidades acabem formandouma só região metropolitana, assim como ocorre emSão Paulo e Belo Horizonte. (AS ÁREAS..., 2012).

O fenômeno urbano descrito é denominado de

A) aglomeração urbana.B) metrópole distrital.C) periurbanização.D) megalópole.E) conurbação.

Questão 38

Considerando-se a mensagem contida na charge e osconhecimentos sobre transportes no Brasil, marque V nasafirmativas verdadeiras e F, nas falsas.

( ) O transporte de cargas, do final do século XIX até osdias atuais, foi feito por ferrovias e pela navegação, razãopela qual as rodovias se encontram, atualmente, empéssima situação.

( ) O estado de conservação das rodovias brasileiras ébastante precário, considerando-se serem essas oprincipal meio de transporte de passageiro e de cargano país.

( ) A melhoria da malha de transporte é fundamental paraevitar contratempos no escoamento da produção.

( ) O equilíbrio da matriz de transporte somente foi alcançadaapós a criação do Plano Nacional de Logística deTransportes, de modo que a situação retratada nacharge não faz mais parte da realidade brasileira.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima parabaixo, é a

A) F V V FB) V V F FC) F V F VD) F F V VE) V F V F

GEO

GR

AFI

A

UEFS - 2013.1 45

Questão 39

A divisão do Brasil em regiões geoeconômicas é umaproposta de estudo do espaço brasileiro com base emtrês grandes unidadesterritoriais: Amazônia, Nordeste eCentro-Sul.

Em relação a essa divisão regional, é correto afirmar:

A) Adota a delimitação político-administrativa, de modoque nenhum estado pertence a duas ou mais regiões.

B) Inclui todo o Estado do Maranhão no ComplexoAmazônico, devido ao seu baixo dinamismo econômicoregional.

C) Apresenta como critério de regionalização,principalmente, os aspectos naturais, baseados noconceito de regiões homogêneas.

D) Utiliza como critério o processo de formação históricoe econômico, associado à modernização brasileira,através de suas atividades produtivas.

E) Engloba o Estado de Minas Gerais, em sua totalidade,no Complexo Nordestino, tendo em vista suascaracterísticas climatobotânicas e morfoclimáticas.

Questão 40

Com base nos conhecimentos sobre a geograf iaeconômica da Região Nordeste, marque V nas afirmativasverdadeiras e F, nas falsas.

( ) Uma das maiores obras de infraestrutura do país, oComplexo Industrial Portuário de Suape representa opolo industrial mais completo do Nordeste.

( ) Considerado o maior complexo industrial integrado dohemisfério Sul, o Polo Petroquímico de Camaçari reúne,dentre outras, várias indústrias químicas epetroquímicas.

( ) A Rodovia Transnordestina, um dos mais importantesprojetos do PAC, integrará estados nordestinossituados entre o interior de Pernambuco e o litoral doPiauí.

( ) O parque industrial cearense atua, principalmente, naprodução metalúrgica, de produtos químicos e de refinode petróleo.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima parabaixo, é a

A) V F F VB) F F V FC) V V F FD) F V F VE) V V V F

GABARITO

Anotações de Sala