lei orgânica da saúde | andréa paula · lei orgânica da saúde | andréa paula nova...

5

Upload: truongngoc

Post on 09-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Lei Orgânica da Saúde | Andréa Paula · Lei Orgânica da Saúde | Andréa Paula nova Constituição Federal, tornando o acesso à saúde direito de todo cidadão de forma gratuita
Page 2: Lei Orgânica da Saúde | Andréa Paula · Lei Orgânica da Saúde | Andréa Paula nova Constituição Federal, tornando o acesso à saúde direito de todo cidadão de forma gratuita
Page 3: Lei Orgânica da Saúde | Andréa Paula · Lei Orgânica da Saúde | Andréa Paula nova Constituição Federal, tornando o acesso à saúde direito de todo cidadão de forma gratuita

É proibido reproduzir ou comercializar 3 www.estudioaulas.com.br

Lei Orgânica da Saúde | Andréa Paula

LEI 8.080/90 CONTEÚDO COMUM A TODOS OS CARGOS: ANALIS-

TA E TÉCNICO

01. O Brasil institucionalizou o direito à saúde a todos os cidadãos brasileiros com a promulgação da Consti-tuição Federal em 1988, quando criou o Sistema Único de Saúde (SUS). Em relação à organização, direção e gestão do SUS, analise:

I. Os municípios poderão constituir consórcios para desenvolver, em conjunto, as ações e os serviços de saúde que lhes correspondam.II. Serão criadas comissões intersetoriais de âmbito estadual, subordinadas ao Conselho Estadual de Saúde e integradas pelos Comitês de Saúde.III. No nível federal, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá organizar-se em distritos, de forma a integrar e a articular recursos, técnicas e práticas voltadas às ações de saúde.

Conforme análise, marque a alternativa correta.A) Somente a afirmativa I está correta.B) Somente a afirmativa II está correta.C) Somente as afirmativas I e II estão corretas.D) Somente as afirmativas II e III estão corretas.E) Todas as afirmativas estão corretas.

02. A formulação de políticas públicas de saúde exige do poder público a capacidade de coordenação, de controle e de articulação intersetorial, para a imple-mentação de soluções dos problemas relacionados à saúde, bem como para a melhoria do acesso universal e integral da população aos serviços públicos de saú-de. Em relação a esse tema, julgue os itens:

I. A organização do SUS prevê a realização de pla-nejamento de saúde integrado e ascendente, do nível local ao federal.II. A participação da iniciativa privada no SUS ocor-re mediante a celebração de contrato ou convênio.III. A prestação de serviços pela iniciativa privada, sob o comando da direção nacional do SUS, não se submete aos princípios de regionalização e hierarquização da rede de serviços.IV. É permitida a participação, direta ou indireta, de empresas ou de capitais estrangeiros na assis-tência à saúde.

03. A Lei n.º 8.080/1990, conhecida como a Lei Orgâni-ca da Saúde, foi criada para regular, em todo o territó-rio nacional, as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito público ou privado. Com base nessa lei, assinale a opção correta. 

a) Os princípios e diretrizes da Lei n.º 8.080/1990 incluem a divulgação de informações quanto ao potencial dos serviços de saúde e a sua utilização pelo usuário, a participação da comunidade e a uti-lização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática.b) Em sua regulamentação, ficou estabelecido que a iniciativa privada não poderá participar do SUS. Cabe ao Estado regularizar a organização da saúde do país e não à iniciativa privada.c) A Lei estabelece que as comissões intersetoriais articularão políticas e programas de interesse para a saúde, cuja execução envolva somente as áreas com-preendidas no âmbito do SUS.d) Segundo a referida lei, a vigilância nutricional e a orientação alimentar se encontram em nível diferente de saúde, não estando, portanto, incluídas no campo de atuação do SUS.e) De acordo com a Lei, saúde do trabalhador corres-ponde a um conjunto de ações que visam a integrali-dade por meio das ações de promoção e a proteção da saúde do trabalhador, não abrangendo a participação na normatização, fiscalização e controle dos serviços de saúde do trabalhador nas instituições e empresas privadas.

04. Com base no que dispõe a legislação sobre o SUS, julgue os itens, relativos ao planejamento e à organi-zação dos serviços de saúde.

a. À direção nacional do SUS compete elaborar, em cooperação com os estados, os municípios e o Distrito Federal, o planejamento estratégico nacional, utili-zando instrumentos básicos de planejamento como o plano de saúde, a programação anual de saúde e o relatório anual de gestão.b. Os objetivos do SUS incluem a prestação de assis-tência às pessoas, por intermédio de ações de promo-ção, proteção e recuperação de saúde e a realização integrada dando ênfase as atividades assistenciais sem descartar as atividades preventivas.c. Os serviços de saúde do SUS, da rede própria ou conveniada são obrigados a permitir a presença, junto à parturiente, de um acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto ime-diato, devendo esse acompanhamento ser escolhido pelo chefe do serviço de obstetrícia da unidade de saúde onde a parturiente estiver internada.d. A maioria dos problemas sanitários do país é re-solvida pelos serviços hospitalares, o que justifica a priorização desses serviços em relação à atenção primaria em saúde.

05. O SUS foi criado em 1988 com a promulgação da

Page 4: Lei Orgânica da Saúde | Andréa Paula · Lei Orgânica da Saúde | Andréa Paula nova Constituição Federal, tornando o acesso à saúde direito de todo cidadão de forma gratuita

É proibido reproduzir ou comercializar 4 www.estudioaulas.com.br

Lei Orgânica da Saúde | Andréa Paula

nova Constituição Federal, tornando o acesso à saúde direito de todo cidadão de forma gratuita. De acordo com o Ministério da Saúde, o SUS tem cerca 6,1 mil hospitais credenciados, 45 mil unidades de atenção primária e 30,3 mil equipes de saúde da família (ESF). A respeito do SUS, assinale a opção correta.

a) Os princípios do SUS incluem a integralidade de assistência, entendida como um conjunto articulado e contínuo de ações e serviços de cunho exclusivamente curativos e individuais, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.b) Quanto à iniciativa privada de assistência à saúde, é permitida a participação direta e indireta de empresas e de capitais estrangeiros na assistência à saúde no País, conforme a Constituição Federal de 1988.c) Compete ao SUS, nos termos da lei, fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano.d) O dever do Estado de garantir a saúde se baseia na gestão de políticas que visem à diminuição de riscos de doenças ou agravos e na geração de condições que garantam o acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recu-peração. Por ser de maior abrangência, o dever do Estado exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.

06. Com base nas Leis n.º 8.080/1990, julgue os itens subsequentes.

a. De acordo com a Lei n.º 8.080/1990, o trabalho e o transporte estão excluídos do grupo de fatores determinantes e condicionantes da saúde.b. No campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), está prevista a execução de apenas três ações: de vigilância sanitária, de vigilância epidemiológica e de saúde do trabalhador.c. De acordo com a Lei n.º 8.080/1990 e a Constitui-ção Federal de 1988 (CF), a direção do SUS é única, sendo exercida pelo Ministério da Saúde no âmbito dos estados, do Distrito Federal (DF) e dos municípios.d. O Conselho Nacional de Secretários de Saúde e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde terão representação no Conselho Nacional de Saúde.

07. Uma das principais políticas do SUS assegura que cidadãos tenham acesso a serviços de saúde em todos os níveis. Essa política doutrinária define-se por:

a) Equidade.b) Integralidade.c) Descentralização.d) Universalidade.

08. Para o estabelecimento de valores a serem trans-feridos a Estados, Distrito Federal e Municípios, será utilizada a combinação de critérios, relacionados no artigo 35 da Lei nº 8.080/1990, os quais serão objeto de análise técnica de programas e projetos. Assinale a alternativa que não apresenta um dos critérios de que trata a referida norma.

a) Perfil epidemiológico da população a ser coberta.b) Desempenho técnico, econômico e financeiro no período anterior.c) Previsão do plano quinquenal de investimentos da rede.d) Ressarcimento do atendimento a serviços prestados para outras esferas de governo.e) Criação dos conselhos e das conferências em saúde.

09. A lei 8.080/90 definiu princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Julgue os itens a seguir a considerando esses princípios e diretrizes:

a) Organização dos serviços públicos de modo a evitar duplicidade de meios para fins idênticos. b) Ênfase na descentralização dos serviços para os municípios.c) Integralidade de assistência, dando ênfase aos serviços preventivos e coletivos.d) Divulgação de informações quanto ao potencial dos serviços de saúde e sua utilização pelo usuário. e) Acolhimento ao usuário, com ênfase na estratifi-cação de risco.

10. A Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, é tam-bém definida como arcabouço jurídico constitucional do Sistema Único de Saúde (SUS). A este respeito, jul-gue os itens a respeito das competências da direção estadual do SUS.

a) Promover a descentralização, para os Municípios, dos serviços e das ações de saúde.b) Colaborar na fiscalização das agressões ao meio ambiente que tenham repercussão sobre a saúde hu-mana e atuar, junto aos órgãos municipais, estaduais e federais competentes, para controlá-las.c) Prestar apoio técnico e financeiro aos Municípios e executar, supletivamente, ações e serviços de saúde.d) Gerir laboratórios públicos de saúde e hemocen-tros.e) Formar consórcios administrativos intermunicipais.

Page 5: Lei Orgânica da Saúde | Andréa Paula · Lei Orgânica da Saúde | Andréa Paula nova Constituição Federal, tornando o acesso à saúde direito de todo cidadão de forma gratuita

SCRN 708/709 Bloco B lote 09, Entrada 30, Sobreloja, Asa Norte(61) 3033 8475 | 3447 3633

www.estudioaulas.com.br

Taguatinga: (61) 3024-3060QSA 25 – Pistão Sul – Taguatinga – Ao lado do Posto ALE

Ceilândia: (61) 2194-8032QNN 02 – Lote 04 – Ceilândia Sul – Ao lado do Subway

Asa Norte: (61) 4103-2526SCRN 708/709 Bloco B Entrada 30 – 1° e 2° Andar – Asa Norte

Águas Claras: (61) 3597-8003Avenida Pau Brasil, Lote 06, Loja 09, Edifício E Business

Guará: (61) 3381-0204QE 04 – Conj. E Lote 174 Guará 01 DIB (Entrada do Colégio JK entre a QE 04 e QI 08)

www.espacocampus.com.br