legislativo distribuiÇÃo gratuita · o presidente cláudio costa (ao ... sinal verde para...

12
Órgão Oficial de Comunicação da Câmara Municipal de Ponte Nova Ano XIII – Edição nº 41 – 10/04/2012 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Legislativo Legislativo PONTENOVENSE A Câmara abriu espaço para ouvir as manifestações dos artistas. Os desdobramentos das ações já aconteceram com a realização de outros dois encontros. Grupo já avalia projeto de Lei de Incentivo Cultural. Págs. 6 e 7. Itinerante debateu a cultura em Ponte Nova Comitiva pontenovense foi ao presidente do TJ reivindicar melhorias para a justiça local. O presidente Cláudio Costa (ao centro) garantiu que em até três meses instala nova vara na Comarca. A solenidade acontece desde 2010 objetivando a valoriza- ção e o respeito às mulheres pontenovenses, através daquelas que se destacam em sua atuação social ou profissional. Vara de Execução Criminal em até 3 meses Solenidade na Câmara homenageia 10 mulheres Sinal verde para construção da sede própria do INSS Comitiva regional reivindica atendimento a produtores rurais Câmara abre comemorações pelos 150 anos Câmara explica suspensão de projetos de incentivo econômico Pág. 5 Pág. 11 Pág. 12 Pág. 4 Pág. 11 Pág. 2 Anos Anos 1862 - 2012

Upload: ngominh

Post on 14-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Legislativo DISTRIBUIÇÃO GRATUITA · O presidente Cláudio Costa (ao ... Sinal verde para construção da sede própria do INSS Comitiva regional reivindica atendimento a produtores

Órgão Oficial de Comunicação da Câmara Municipal de Ponte NovaAno XIII – Edição nº 41 – 10/04/2012

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

LegislativoLegislativoPONTENOVENSE

ACâmara abriu espaço para ouvir as manifestações dos artistas. Os desdobramentos das ações já aconteceram com a realizaçãode outros dois encontros. Grupo já avalia projeto de Lei de Incentivo Cultural. Págs. 6 e 7.

Itinerante debateu a cultura em Ponte Nova

Comitiva pontenovense foi ao presidente do TJ reivindicarmelhorias para a justiça local. O presidente Cláudio Costa (aocentro) garantiu que em até três meses instala nova vara naComarca.

A solenidade acontece desde 2010 objetivando a valoriza-ção e o respeito às mulheres pontenovenses, através daquelasque se destacam em sua atuação social ou profissional.

Vara de ExecuçãoCriminal em até 3 meses

Solenidade na Câmarahomenageia 10 mulheres

Sinal verde paraconstrução da sede

própria do INSS

Comitiva regionalreivindica atendimento a

produtores rurais

Câmara abrecomemorações pelos

150 anos

Câmara explicasuspensão de projetos de

incentivo econômicoPág. 5 Pág. 11 Pág. 12 Pág. 4

Pág. 11 Pág. 2

AnosAnos

1862 - 2012

Page 2: Legislativo DISTRIBUIÇÃO GRATUITA · O presidente Cláudio Costa (ao ... Sinal verde para construção da sede própria do INSS Comitiva regional reivindica atendimento a produtores

LegislativoPONTENOVENSE

Legislativo

LegislativoPONTENOVENSE

LegislativoÓRGÃO OFICIAL DE COMUNICAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE NOVA - ANO XIII – EDIÇÃO Nº 41 – 10/04/20122

EXPEDIENTE Mesa Diretora:

Conselho Editorial:

José Rubens Tavares (PSDB) – PresidenteAntonio Carlos Pracatá de Sousa (PSD) – Vice-PresidenteJosé Mauro Raimundi (PP) – Secretário

Ana Maria Ferreira Proença (PV), Antonio Carlos Pracatá de Sousa (PSD), DivinoMarcelino dos Anjos (PV), Halaôr Xavier de Carvalho (PSDB), Jadir Martins da FonsecaJúnior (PP), José Gonçalves Osório Filho (PSD), José Mauro Raimundi (PP), José

Rubens Tavares (PSDB), Nilton Luís de Paula (PPS) e Wagner Mol Guimarães (PV).

Andreza Ferreira Bargas de Queiroz

Gráfica D & M: (31) 3817-5236Processo nº 05/2011 - Pregão nº 04/2011 – Pregoeiro: Edinei dos Santos

Assessora jurídica:Reportagens, fotografias, edição e revisão:

Impressão e diagramação:

Afonso MauroPinho Ribeiro, Juliana Ferreira de oliveira, Paulo Henrique de Carvalho e RonaldoFernandes Salomé.

Av. Dr. Cristiano de Freitas Castro, 74, Chácara Vasconcellos - Ponte Nova –MGFone/fax: (31)3817-2017ou3817-1461-E-mail: [email protected]: www.camarapontenova.mg.gov.br

Com o plenário repleto de convidados, aCâmara Municipal de Ponte Nova realizou no dia8 de março, Sessão Solene em Homenagem àsMulheres, alusiva ao dia Internacional da Mulher.A solenidade, de iniciativa de José RubensTavares, acontece desde 2010 objetivando avalorização e o respeito às mulherespontenovenses, através daquelas que se destacamem sua atuação social ou profissional.

Cada vereador indicou uma homenageada, queteve o nome avaliado por uma comissão especialdesignada pela Mesa Diretora. A Mesa Diretora,além de seus integrantes, José Rubens Tavares(presidente), Antonio Carlos Pracatá de Sousa(vice-presidente) e José Mauro Raimundi(secretário) contou com as presenças do secretáriomunicipal de Governo, Eduardo Bemfeito,representando o Executivo, e da sargento Roseli

Mulheres são homenageadas na CâmaraCoelhoAlves, da Polícia Militar.

As dez agraciadas de 2012 foram: AdileiaSenra Resende, indicada pela vereadora AnaMaria Ferreira Proença; Imaculada Monteiro deCarvalho, indicação de Nilton Luís de Paula;Maria de Lourdes Cândido Ribeiro, indicada porJosé Osório Gonçalves Filho; Maria de LourdesDias, indicada por Wagner Mol Guimarães; Mariado Carmo Teixeira Tavares, indicada por JadirMartins da Fonseca Júnior; Miracy Ferreira doNascimento Real, indicada por Antonio CarlosPracatá de Sousa; Neuza Nassibelli Lazarini daSilva, indicada por Halaôr Xavier de Carvalho;Paula de Castro Solar, indicada por José RubensTavares; Regina Coeli Baptisteli Trindade,indicada por Divino Marcelino dos Anjos; eWaldete Moreira Raimundi, indicada pelovereador José Mauro Raimundi.

Cada homenageada recebeu das mãos dovereador que a indicou um certificadoespecialmente confeccionado pelográfico Walter Portela.

designer

José Rubens Tavares e a sua indicada Paulade Castro Solar

Antonio Carlos Pracatá de Sousa homenageouMiracy Ferreira do Nascimento Real

José Mauro Raimundi indicou Waldete MoreiraRaimundi, mãe do vereador

Ana Maria Ferreira Proença homenageouAdileia Senra Resende

Regina Coeli Baptisteli Trindade, indicada por,Divino Marcelino dos Anjos

Halaôr Xavier de Carvalho e a sua indicada,Neuza Nassibelli Lazarini da Silva

Jadir Martins da Fonseca Júnior e a suahomenageada, Maria do Carmo Teixeira Tavares

José Osório Gonçalves Filho e a sua indicada,Maria de Lourdes Cândido Ribeiro

Nilton Luís de Paula homenageou ImaculadaMonteiro de Carvalho

Wagner Mol Guimarães e a sua indicada, Mariade Lourdes Dias

Page 3: Legislativo DISTRIBUIÇÃO GRATUITA · O presidente Cláudio Costa (ao ... Sinal verde para construção da sede própria do INSS Comitiva regional reivindica atendimento a produtores

3ÓRGÃO OFICIAL DE COMUNICAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE NOVA - ANO XIII – EDIÇÃO Nº 41 – 10/04/2012LegislativoPONTENOVENSE

Legislativo

A Câmara Municipal de Ponte Nova recebeu, em 29 defevereiro, ofício da 4ª Promotoria de Justiça com informesobre o prédio da Gerência Regional de Saúde (GRS),interditado desde meados de maio de 2008 em decorrênciade deslizamento de terra no local. O barranco caiusoterrandosalas, umamotoe8carros daGRS.

Conforme o promotor de Justiça, Umberto deAlmeidaBizzo, curador da Defesa do Urbanismo e da Habitação eMeio Ambiente do Ministério Público, uma Ação CivilPública nº 0521 09 094043-3 foi ajuizada em 30/11/2009contra o Estado cobrando providência para acabar com odeslizamento.

O comunicado de Bizzo à Câmara responde ao vereadorNilton Luís de Paula que, no dia 13 de fevereiro, fez indicaçãobuscando informações sobre o assunto na Secretaria deEstadodeSaúdeenaSecretariadeEstadodeGoverno.

Câmara e MP atentosà interdição de

prédio do EstadoO presidente da Câmara Municipal de Ponte Nova,

vereador José Rubens Tavares, em 8 de março, recebeuvisita de cortesia da Analista de Relacionamento,Lucimar Teixeira Ferreira e do Coordenador Técnicode Relações Institucionais da SAMARCO, JoséRicardo Ferreira. Os dois conheceram as dependênciasda Câmara e conversaram com José Rubens sobreassuntos diversos relacionados à cidade de Ponte Nova.

Aproveitando a oportunidade o presidente da Câmarasolicitou apoio da SAMARCO no sentido de liberarrecursos para reformar o Posto Policial do BairroPacheco, já que o mesmo se encontra desativado e emsituação precária e sua reativação já está autorizada peloComando da Polícia Militar condicionada a préviareforma.

Os representantes da SAMARCO sinalizarampositivamente quanto ao apoio. A reforma deveráacontecer em breve com a participação da comunidadee do Conselho de Segurança Pública e IntegraçãoSocial.

Apoio para reformar posto policial no Pacheco

O Posto Policial, depois de reformado, atenderá moradoresdos Bairros Pacheco, Progresso, Vale Suiço, São Geraldo e

Conjunto Abdala Felício.

Tribuna Livre

A Tribuna Livre daCâmara Municipal dePonteNovarecebeu,em9 de fevereiro, opres iden te da 7 ªSubseção da Ordem dosAdvogados do Brasil(OAB), Luis ÂngeloFerreira do Nascimentoque se inscreveu parafalar sobre os trabalhosdesenvolvidos pelai n s t i t u i ç ã o n omunicípio.

Entre as ações de sua gestão, Luis Ângelo destacou

Presidente da OAB abre a Tribuna Livre em 2012a criação da “Comissão de Direitos Humanos eAssuntos Penitenciários” e a realização do “CircuitoJurídico”, agendado para o dia 30 de março, emcomemoração aos 80 anos da OAB.

Ele também pediu apoio dos vereadores no sentidode se implantar a Vara de Execuções Criminais emPonte Nova “para amenizar e aliviar o problema doJudiciário local”. A reivindicação, inclusive, já foi feitaao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), masaté o presente momento não se tem notícia sobre oconquista do pleito.

Os vereadores interagiram com a visitante sobre otema apresentado. O tesoureiro da OAB, GetúlioFrança Paixão, esteve no plenário para acompanhar aparticipação de Luis Ângelo.

O servidor públicomunicipal Marinho Filhoda Silva usou a TribunaL i v r e d a C â m a r aMunicipal na reunião dodia 16 de fevereiro parafalar sobre a Lei Federalnº 8.159/91 que dispõesobre a Política Nacionalde Arquivos Públicos ePrivados e a Portaria255/90 do Ministério daE d u c a ç ã o q u eregulamenta a guarda em a n u s e i o d edocumentos acadêmicosno Brasil.

Marinho apresentoude seu trabalho realizado no arquivo da Escola

Municipal Senador Miguel Lanna, Bairro São Pedro. Oarquivo contém documentos como histórico escolar,requisições, diário de classe, ficha cadastral, entreoutros, que, constantemente, são requisitados por ex-alunos para alguma serventia. Ele explicou que seinscreveu para falar na Tribuna para chamar a atençãode todos para a proteção de arquivos públicos, pois, “umhomem sem história é um homem sem identidade, émesma coisa de ver um homem sem cabeça”.

Debateram com o convidado os vereadores JoséMauro Raimundi, Ana Maria Ferreira Proença, HalaôrXavier de Carvalho, Nilton Luís de Paula e AntonioCarlos Pracatá de Sousa.

slides

Arquivo público foitema na Tribuna Livre

Marinho foi à Tribuna paradefender a proteção de

arquivos públicos

Inscrito para falar naTribuna Livre da CâmaraMunicipal em 29 defevereiro sobre o seutrabalho à frente daSecretaria Municipal deP l a n e j a m e n t o eD e s e n v o l v i m e n t oEconômico, GuilhermeCastanheira Magalhãescomuniciou aos vereadoreso seu desligamento da

prefeitura, para retornar à atividade profissional nainiciativa privada.

Entre as atividades da sua gestão Guilherme destacou o

Secretário se despede na Tribuna Livreinício da construção do novo CDI, incentivo para ainstalação da nova sede dos Laticínios Porto Alegre, aatração para Ponte Nova de empresa de beneficiamento depedra sabão que está em fase final de conclusão e outrasmicroempresas.

Os vereadores Nilton Luís de Paula, José GonçalvesOsório Filho, Divino Marcelino dos Anjos, José MauroRaimundi, Halaôr Xavier de Carvalho, Antonio CarlosPracatá de Sousa e José Rubens Tavares manifestaram-sedesejando sucesso para a nova empreitada de Guilherme.Amaioria dos secretários municipais compareceu ao plenárioparaacompanharaTribunaLivre.

Acesse o site da Câmara, www.camaraponteno-va.mg.gov.br, e ouça a íntegra do pronunciamento deGuilherme Castanheira na reunião do dia 29 de fevereiro.

Guilherme (4º à frente da dir/esq.),vereadores e secretários

Luis Ângelo Ferreira seinscreveu para falar sobre asatividades desenvolvidas pela

instituição

Diretora quer evitar fechamento de escolaum engano. Enquanto nossa escola ficou vazia, outras estãocomexcessosdealunosemsalasdeaula”.

Os vereadores presentes na reunião se solidarizaramcom a diretora e manifestaram apoio para evitar ofechamento da tradicional escola. José Gonçalves Osóriosugeriu o envio de indicação ao secretário municipal deEducação, Gilberto Santana, sugerindo a realização deestudo sobre a distribuição de alunos nas escolas da redepública. Com aprovação do plenário, o presidente José

AdiretoradaEscolaEstadualGovernadorBiasFortes,RisaMaria de Oliveira, participou da Tribuna Livre da CâmaraMunicipal, dia 22 de março. Ela teme pelo fechamento daEscolaporfaltadealunosepediu“ajuda”aosvereadores.

Adiretora comentou que enquanto o Bias Fortes está comum número pequeno de alunos outras escolas estão superlota-das. A explicação para isso, conforme Risa é um “supostoengano” na distribuição de alunos feita por uma Comissãonomeada pela Rede Municipal de Ensino. “Parece que houve

R u b e n s T a v a r e sdesignou os vereadoresJosé Mauro Raimundi,José Gonçalves Osório eAna Maria FerreiraProença, para umaComissão que busquerespostas e solução parao caso.

A diretora Risa de Oliveira pediuajuda dos parlamentares paraevitar o fechamento da escola

Page 4: Legislativo DISTRIBUIÇÃO GRATUITA · O presidente Cláudio Costa (ao ... Sinal verde para construção da sede própria do INSS Comitiva regional reivindica atendimento a produtores

LegislativoPONTENOVENSE

LegislativoÓRGÃO OFICIAL DE COMUNICAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE NOVA - ANO XIII – EDIÇÃO Nº 41 – 10/04/20124

A Biblioteca Maria de Abreu, da CâmaraMunicipal, foi contemplada, em 12 de fevereiro,com uma encadernação contendo todas as edições de

Biblioteca Maria de Abreu recebe coleção da Folha e doação de livros2011 do Jornal Folha de Ponte Nova.Com 24 anos de fundação, a Folhacircula em todas as cidades quecompõem a região do Vale doPiranga e cobre, semanalmente, osacontecimentos do legislativo.

Já no dia 6 de janeiro, o taxistaAntônio Bazzoli doou dezenas delivros. No acervo doado, títulos dal i tera tura nacional e vár iasenciclopédias. Antônio explicou queos livros foram usados por sua filha,Denise Mara Soares Bazzoli,professora da Universidade Federalde Viçosa, ainda quando estudava em

Ponte Nova. “Foi sugestão dela de fazer essadoação”, disse ele.

ACâmara Municipal encaminhou à Prefeitura cercade duas toneladas de donativos para repassar às vítimasdo transbordamento do rio Piranga que aconteceu nodia 3 de janeiro. Naquela ocasião, o rio subiu cerca de 6metros acima do seu nível normal inundando comércioe centenas de casas próximas de suas margens.

Para ajudar, vereadores e funcionários lançaram acampanha “Câmara Solidária” obtendo imediataresposta da população já que diversas pessoas de váriospontos da cidade se dirigiram à sede do PoderLegislativo levando sua contribuição e solidariedade.

A doação não ficou restrita só ao município. Acidade de Rio Doce também se solidarizou enviando,em 11 de janeiro, quase duas toneladas demantimentos. Os donativos vieram em ônibus da

Câmara arrecada quase 2 toneladas para vítimas da enchente

Corrente humana foi formada para descarregar quase duastoneladas de donativos vindos de Rio Doce

www.camarapontenova.mg.gov.brE fique por dentro de tudo que

acontece na sua cidade.

Acesse nosso site

Prefeitura de Rio Doce e uma “correntehumana”, formada pelas crianças daConferência de Crianças e Adolescentes(CCA) da Sociedade São Vicente de Paulo, daGuarda Mirim de Rio Doce, de algunsintegrantes da Polícia Militar de Rio Doce eservidores municipais da Câmara de PonteNova, descarregou as mercadorias.

De acordo com o cabo Marcos AntônioProença da Polícia Militar de Rio Doce osdonativos foram arrecadados, durante dois dias,com a ajuda da comunidade, de comerciantes,da Sociedade São Vicente de Paulo, da GuardaMirim com apoio da Polícia Militar e PrefeituradeRioDoce.

Na reunião do dia 5 de março, a CâmaraMunicipal de Ponte Nova aprovou as contasda Prefeitura Municipal relativas ao ano de2004. A decisão dos vereadores referendou aposição do Tribunal de Contas do Estado deMinas Gerais (TCE). A votação só não foiunânime por causa da abstenção de HalaôrXavier que deixou o plenário sob o argumentode que fazia parte daquela gestão.

Antes de serem apreciadas pelosvereadores, as contas foram analisadas pelaComissão Permanente de Orçamento eTomada de Contas, que elaborou relatóriodefendendo a aprovação do parecer doTribunal de Contas. A Comissão é presididapelo vereador José Mauro Raimundi e temcomo integrantes os vereadores Halaôr Xavierde Carvalho e Divino Marcelino dosAnjos.

No parecer, a Comissão verificou alegalidade da gestão orçamentária, financeirae patrimonial, especialmente no que se refereà observância dos limites de gastos de pessoal(40,84% e 38,75 no Executivo e 2,09% noLegislativo, em relação à receita correntelíquida do Município, atendendo à Lei deResponsabilidade Fiscal - LC 101/2000),assim como em relação aos percentuaismínimos de gastos nas áreas de educação esaúde, onde se aplicaram, respectivamente,30,33% e 16,24% das receitas de impostos,atendendo aos dispositivos da ConstituiçãoFederal.

A Câmara Municipal de Ponte Nova recebeu, em23 de março, representantes de empresaspontenovenses, incluídas em projetos de lei doExecutivo, propondo a cessão de áreas e serviços deterraplanagem, para dar explicações sobre o motivo dasuspensãodas propostas.

O presidente da Câmara Municipal, José RubensTavares, afastando qualquer conotação política, disseque a suspensão dos projetos só aconteceu em razãodas vedações constantes na Lei Federal 9.504/97 queestabelece normas para as eleições. Corroboraramcom a fala do presidente os vereadoresAntonio CarlosPracatá de Sousa, Halaôr Xavier de Carvalho e DivinoMarcelinodosAnjos.

Parecer jurídico da Câmara, assinado pelaassessora Andreza Ferreira Bargas de Queiroz,alertou os representantes das ComissõesPermanentes que por se tratar de ano eleitoral não épermitido a distribuição gratuita de vantagens aqualquer pessoa por parte da administração pública,sem qualquer distinção, para não interferir noequilíbrio do pleito eleitoral, salvo calamidadepública. O parecer destacou que consulta respondida

Esclarecimentos sobre projetos de incentivo

O encontro serviu para sanar dúvidas sobre a suspensão datramitação dos projetos de lei

pelo Tribunal Regional Eleitoral ressaltou aproibição de qualquer incentivo ou benefício durantetodo o exercício, ainda que a lei autorizativa tenhasido aprovada em ano anterior.

José Rubens explicou, ainda, que a continuidadeda tramitação e a consequente aprovação dosprojetos importam em ato de improbidadeadministrativa tanto do prefeito quanto dosvereadores, além de nulidade dos projetos. Eletambém informou que a Prefeitura, com recursospróprios, continuará executando os serviços deinfraestrutura no novo distrito industrial.

Câmara aprovacontas de 2004

Inaugurada em 11/08/2005, na presidência deWagner Mol Guimarães (PV), a Biblioteca Maria deAbreu conta com acervo de mais de 4 mil volumes eatende estudantes de segunda a sexta-feira de 12 às18 horas, disponibilizando acesso à internet,empréstimo de livros e espaço para estudos epesquisas.

Aexpectativa é que com a conclusão das obras deampliação da sede da Câmara a biblioteca recebanovos investimentos, permitindo prestar melhoresserviços aos estudantes e demais usuários.

Na foto, a funcionária do jornal, Paula Souza Fortunato, e GuilhermeGomes, servidor da Câmara.

Page 5: Legislativo DISTRIBUIÇÃO GRATUITA · O presidente Cláudio Costa (ao ... Sinal verde para construção da sede própria do INSS Comitiva regional reivindica atendimento a produtores

5ÓRGÃO OFICIAL DE COMUNICAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE NOVA - ANO XIII – EDIÇÃO Nº 41 – 10/04/2012LegislativoPONTENOVENSE

Legislativo

Os vereadores José Rubens Tavares e José MauroRaimundi e o assessor legislativo, Edinei dos Santos,receberam, em 16 de fevereiro, comitiva do InstitutoNacional do Seguro Nacional (INSS) composta pelagerente executiva, Sibele Machado de SouzaMonteiro, pelo chefe da Agência Ponte Nova,Alfredo Pizani Leal, e o chefe da Seção de Logística,Alexandre Casadei Maciel. O objetivo do encontrofoi sanar dúvida sobre a Lei Municipal que autorizoudoação de área à autarquia para construção de sedeprópria em Ponte Nova.

A Câmara emitiu uma certidão de vigência dareferida lei de doação de área com 1.200 metrosquadrados, localizada na Avenida Ernesto Trivelatoentre o Terminal Rodoviário e a Justiça do Trabalho,o que possibilitará ao Instituto iniciar as obras.

De acordo com Sibele Monteiro, com a posse dacertidão, a previsão é de que a obra, orçada em cercade R$ 1 milhão, seja iniciada no 2º semestre de 2012.Ela ressaltou que a nova sede “será moderna, ampla ede fácil acessibilidade” e, que ao deixar de pagaraluguel, o INSS em 5 anos irá recuperar o valorinvestido.

Sinal verde para a construção da sede própria do INSS

“Todos (INSS e Hemominas) saíram ganhando. Aárea próxima à Cemig será de grande valia para oHemominas, pois ficará estrategicamente perto doHospital Arnaldo Gavazza. Já o INSS ganhou umaárea plana e próxima do terminal Rodoviário e deoutros órgãos federais como o Banco do Brasil eCaixa Econômica Federal que são muito utilizadospelos usuários do INSS”.

Alfredo recorda que o médico-perito do INSS e,também, na época, vereador municipal, JoséAnselmo Vasconcellos, se empenhou com a direçãodo INSS para conseguir dobrar de tamanho a novaárea proposta pela Prefeitura. “E conseguimosduplicar a metragem”, disseAlfredo. “Agora a verbajá está confirmada e em breve daremos início àsobras”, acrescentou. O projeto já está pronto e a sededepois de inaugurada trará acessibilidade e melhoratendimento aos segurados, além de gerar economiade recursos públicos já que a sede atual funciona emimóvel alugado.

A agência de Ponte Nova do INSS abrange umapopulação estimada de 152.986 pessoas e a média deatendimentos mês é de 600 segurados. “Aprevidência paga benefícios que são muitoimportantes para a economia destas cidades”,finalizouAlfredo.

Área onde a nova sede do INSS será construída fica entre aRodoviária e a Justiça do Trabalho

A Câmara aprovou. Agora é lei!Diversas proposições de lei tramitaram no

primeiro trimestre de 2012 na Câmara Municipalde Ponte Nova. Os projetos foram analisadospelas comissões permanentes da Câmara e depoisdiscutidos e votados em plenário. Abaixo, umasíntese das novas leis de Ponte Nova,sancionadas pelo prefeito municipal e cujosconteúdos podem ser acessados na íntegra noportal da Câmara na internet no endereçowww.camarapontenova.mg.gov.br.

Sancionada pelo prefeito municipal em 18 dejaneiro, a Lei nº 3.648/2012 promoveu alteração nanomenclatura e no nível salarial do chefe de DivisãoS-III de Planejamento Orçamentário, transformandoem chefe de Departamento de PlanejamentoOrçamentário. Com isso, haverá maior valorizaçãode um técnico experiente para desempenhar afunções deste cargo. Ressalte-se, ser o profissionalformado e preparado para fornecer aos gestorespúblicos as informações atualizadas e exatas queirão demonstrar o resultado da execução do Plano

Melhoria salarial para técnico orçamentário

Plurianual, da Lei de Diretrizes Orçamentárias, dapeça Orçamentário-Financeira, das mutaçõespatrimoniais e demais relatórios, através da emissãode levantamentos gerenciais, subsidiando a avaliaçãoe acompanhamento do planejamento para aconsecutiva tomada de decisão. Na discussão noplenário, o projeto teve voto contrário do vereadorWagnermolGuimarães.

A Lei 3.647/2012 sancionada pelo prefeitomunicipal em 18 de janeiro dotou o orçamento daPrefeitura Municipal de Ponte Nova com o valor deR$ 295 mil para atender despesas de pagamento aoINSS do mês de dezembro/2011 que não puderamser empenhadas por insuficiência de índice para asuplementação no final do exercício de 2011.

Sancionada pelo prefeito municipal em 18 dejaneiro, a Lei 3.646/2012 cria mais 15 vagas deauxiliar de serviços gerais no quadro de funcionáriosda Prefeitura no concurso público promovido pelo

Crédito para pagamento do INSS

Mais vagas de auxiliar de serviços

Executivo. As vagas a serem criadas são parasubstituição de funcionários contratados, nãohavendo impacto financeiro, uma vez que não hádisponibilidadede recursos para tal.

A Lei 3.645/2012 sancionada pelo prefeitomunicipal em 18 de janeiro cria três cargos naSecretaria de Educação (chefe de Divisão MIIIPedagógico, chefe de Divisão de Pessoal e chefede Divisão MIIIAdministrativo) em detrimento docargo de secretário adjunto que foi extinto. Nadiscussão do Plenário, o projeto teve votocontrário do vereador Wagner Mol Guimarães.

Sancionada pelo prefeito municipal em 18 dejaneiro, a lei 3.644/2011 altera a tabela salarial,com revisão salarial de 14,13% para todos osservidores da Prefeitura. Também foi reajustado oauxilio alimentação mensal de R$ 4,50 para R$6,00 e o adicional de assiduidade - de 3% para 4%para os servidores em geral.

Novos cargos para a Semed

Reajuste salarial para servidores municipais

A história de luta pelasede própria do INSS emPonte Nova

No final da década de 70, oe n t ã o I n s t i t u t o d eAdministração Financeira dePrevidência e AssistênciaSocial (IAPAS), hoje INSS,funcionava em sua sedeprópria, na rua DoutorLeonardo/Centro Histórico,mas em local reduzido enecessitava de novo imóvelmais amplo.

No ano de 1979 o IAPASconseguiu da Prefeitura, com oprefeito da época, Antônio Bartholomeu, doação deárea no Bairro Palmeiras, próximo à sede da Cemig.No entanto, como explicou Alfredo Pizzani Leal,chefe da Agência do INSS (Ponte Nova) aoLegislativo Pontenovense, “não havia verbaespecíficaparaconstruí-la”.

Em 1998, já com o nome de INSS, a Agência dePonte Nova alugou um imóvel emPalmeiras para atender a umademanda de 16 municípios. Alfredoexplicou que enquanto aguardava aliberação de verba, o setor jurídicolutava para manter a posse do imóveldiante de várias investidas vindas deterceiros.

Já no ano de 2006, o então prefeitoLuis Eustáquio Linhares reverteu adoação da área localizada emPalmeiras e repassou à FundaçãoHemominas para, também, construir asua sede. Em troca, o INSS ganhououtra área em novo endereço: naAvenida Ernesto Trivellato.

Alfredo frisou que a mudança deendereço foi até positiva para o INSS.

José Rubens, José Anselmo, Sibele Monteiro, Alexandre Casadei, JoséMauro e Alfredo Leal. Comitiva anunciou início das obras ainda neste ano

Page 6: Legislativo DISTRIBUIÇÃO GRATUITA · O presidente Cláudio Costa (ao ... Sinal verde para construção da sede própria do INSS Comitiva regional reivindica atendimento a produtores

LegislativoPONTENOVENSE

LegislativoÓRGÃO OFICIAL DE COMUNICAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE NOVA - ANO XIII – EDIÇÃO Nº 41 – 10/04/20126

A reunião itinerante que a Câmara Municipal dePonte Nova realizou no auditório do Colégio DomHelvécio, em 15 de março, contou com boa presençade público e com várias manifestações dos presentes.

Em relação às reuniões itinerantes anteriores, nasquais se discutiram trânsito, segurança e saúde, o temacultura contou com número maior de pessoas inscritaspara manifestações e que assistiram às sugestões ecríticas de agentes culturais. A novidade foi aparticipação de intérpretes da Língua Brasileira deSinais (libras) da Faculdade Unipac, já que dois alunosda faculdade, portadores de deficiência auditivaparticiparam do evento. Fizeram a tradução de toda areunião os professores Willian Silvino da Silva e MariaRegina Pimenta.

O tema cultura foi definido para a primeira reuniãoitinerante de 2012 atendendo sugestão do professorEmerson de Paula, na coluna “O Leitor Escreve” dojornal Folha de Ponte Nova. O objetivo da reunião foialcançado com manifestações livres sobre o cenárioatual, os projetos e expectativas quanto às atividadesculturais possibilitando o debate e a troca deinformações entre artistas, promotores culturais erepresentantes de instituições e empresas.

Além da presença de todos os vereadores, a Mesados Trabalhos contou com as participações dosecretário Municipal de cultura, Gilson José deOliveira, e do professor Emerson de Paula e dosincentivadores culturais, João Mattos e LuizRaimundo de Oliveira.

O primeiro pronunciamento foi do músico BrunoFelga. Ele sugeriu a realização de evento para explicaro funcionamento das leis federal e estadual deincentivo à cultura e cobrou a implantação de leimunicipal e apoio do poder público para divulgação

Itinerante debateu a cultura em Ponte Nova

das leis de incentivo, pois a maioria dos empresáriosdesconhece a dedução de imposto de renda ao apoiarum projeto cultural. “Entrem de cabeça nessa batalha”,pediu Felga.

O músico Wesley Costa Melo, professor da Escolade Música Percepção Musical, parabenizou a Câmarapela realização do evento e cobrou “mais interesse denossos dirigentes”. Para ele o encontro “parece maisjogo político e independente do resultadocontinuaremos a levar à frente a cultura mesmo semapoio,” disse.

Já o historiador Luis Gustavo Santos Cota sugeriu acriação de uma fundação municipal de cultura paraauxiliar a secretaria de Cultura na captação de recursos.Outra sugestão foi a elaboração de um cadastro artísticoculturaldisponívelna internetpara facilitaros contatos.

O artista plásticoAirton Pirtz cobrou profissionalizaçãona gestão da Secretaria de Cultura, orçamento mais digno,mais espaço cultural e mais fiscalização da Câmara emeventosculturaisrealizadospelaPrefeitura.

Aluno de Pedagogia da Unipac e instrutor de Libras,Willian Silvino da Silva chamou a atenção dos políticospela falta da 'cultura surda' no município. Ele se disseindignado e pediu mais respeito aos deficientesauditivos.

A presidente da Academia de Letras de Ponte Nova(Alepon), Wilma Maria Quintiliano, fez relato da

história da Academia e convidou a todos paraprestigiarem a “Manhã Poética – Circulando a Poesia”,que aconteceu no dia 24 de março, às nove horas, naPraça Cid Martins Soares, em Palmeiras. Elapresenteou os vereadores com um livro de Antologiapublicado pelaAlepon.

Integrante da Associação dos Artesãos de PonteNova, Ana Lúcia de Souza pediu aos pontenovensesque prestigiem a feira semanal que acontece aossábados na Praça de Palmeiras e que tambémvalorizem os artistas da terra.

O aluno da Unipac e instrutor de Libras, MauroLúcio de Sousa, cobrou mais atenção dos órgãospúblicos na promoção da linguagem em Libras. “Acomunicação não acontece, principalmente com o

surdo. Vereadores e o prefeito não pensam nos surdos”,lamentou Mauro para citar, também, que os surdos“ficam sempre boaindo” em eventos públicos

Integrante da Associação dos Moradores do BairroAna Florência, o ex-vereador Anísio Silva Filho pediuempenho para que se consiga espaço no bairro parareimplantar a Casa da Cultura. Conforme Anísio, aCasa funcionava em imóvel da extinta Usina, “masseus proprietários tomaram o imóvel de volta”.

A ex-secretária municipal de Cultura AdairLiberatto pontuou que a cultura deveria ser tratada damesma maneira que a saúde e a educação. Favorável a“continuidade” dos trabalhos mesmo após aalternância de mandatos, ela sugeriu que a escolha,

Bruno Felga sugeriu a divulgação das leis federal eestadual de incentivo à cultura

Airton Pirtz, entreoutras cobranças,pediu profissionalizaçãonagestãodaSecretariadeCulturaeorçamentomais digno

Wesley Costa Melo cobrou mais interesse culturaldos políticos

Luis Gustavo Santos Cota sugeriu a criação de umafundação municipal de cultura para auxiliar aSecretaria de Cultura na captação de recursos

Ana Lúcia de Souza pediu a valorização dos artistasda terra

Anísio Silva Filho pediu a reativação da Casa daCultura em Ana Florência

Willian Silvino da Silva chamou a atenção dospolíticos pela falta da 'cultura surda'

Emerson de Paula (em pé) cobrou maior gestão para com a Secretaria de Cultura.

Page 7: Legislativo DISTRIBUIÇÃO GRATUITA · O presidente Cláudio Costa (ao ... Sinal verde para construção da sede própria do INSS Comitiva regional reivindica atendimento a produtores

7ÓRGÃO OFICIAL DE COMUNICAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE NOVA - ANO XIII – EDIÇÃO Nº 41 – 10/04/2012LegislativoPONTENOVENSE

Legislativo

para a Secretaria de Cultura, seja de pessoas “quetenham entendimento da área para que a produçãocultural chegue às pessoas de maneira mais efetivatodos os dias e não somente em eventos”.

Fechando a participação dos inscritos, o músicoNelson Cardoso Junior cobrou mais espaço para aapresentação dos músicos locais e preferência, porparte da Prefeitura, na contratação de bandas locais emeventos municipais e, também, a realização de festivaisde músicas.

Em sua manifestação, Emerson de Paula, nacondição de ex-integrante do quadro de servidores daSecretaria de Cultura, cobrou maior gestão do prefeito

com a Secretaria de Cultura. Ele manifestou seu desejode que se eleja um vereador que olhe mais para a culturanas próximas eleições e cobrou da Câmara afiscalização de eventos realizados pela Prefeitura. Eletambém criticou a decisão do prefeito de retirar apoio equase cancelar o show de Milton Nascimento em 2011,mesmo após ampla divulgação.

O empresário João Mattos elogiou a “atitudelouvável” da Câmara ao realizar a reunião itinerantesobre cultura e sugeriu à classe artística mais diálogocom os vereadores. “Muitas vezes cobramos daCâmara, mas quantos de nós já participamos de umasessão promovida pela Câmara? Às vezes tem quepartir da gente”, frisou.

Discurso similar teve Luiz Raimundo de Oliveira.Ele ofereceu o auditório da OAB para apresentaçõesartísticas e sugeriu a mobilização de todos para arrumarmeios de motivar a comunidade a participar doseventos.

O secretário municipal de Cultura, Gilson deOliveira, alvo das principais críticas, destacou adescentralização da cultura como um dos maioresatributos de sua gestão. Disse, também, que asmanifestações da noite foram “pessimistas”, pois ocalendário artístico é imenso e com programaçãoexistente quase que em todos os finais de semana. Eleconsiderou como “aprendizado” as vezes em quenecessitou debater com o prefeito municipal sobre asatividades da Secretaria. Ele anunciou para breve ainauguração do Centro de Memória e de projeto quetrata sobre a lei municipal de incentivo à cultura.

Abrindo a fala dos vereadores, José MauroRaimundi achou importante a crítica feita sobre aLíngua Brasileira de Sinais. Já Wagner Mol Guimarãesressaltou que a maioria das ações reivindicadas éprerrogativa do Executivo, “mas que não exime aCâmara de cobrar”.

O vereador Divino Marcelino dos Anjos cobroumais recurso municipal para a Secretaria de Cultura.Ana Maria Ferreira Proença cobrou mais união daclasse artística, pois, mesmo a Câmara divulgandoamplamente o evento, “nem todos artistas se fizerampresentes”.

O vice-presidente da Câmara Antonio CarlosPracatá de Sousa convidou os artistas a se inscreveremna Tribuna Livre “para manifestarem seusdescontentamentos ou ações”.

Nilton Luís de Paula comentou sobre a importânciadas reuniões itinerantes, pois muitas sugestões sãoapresentadas.

O presidente da Câmara, José Rubens Tavares,encerrando a reunião. colocou o Legislativo municipalà disposição para novos encontros e sinalizou sobreparceria com a Prefeitura e a OAB para a realização da2ª Conferência Municipal de Cultura. Ele determinoupara o dia 20 de março a realização de uma reunião comrepresentantes dos artistas e promotores culturais, doConselho Municipal de Cultura, da SecretariaMunicipal de Cultura e da Câmara Municipal paradefinir os encaminhamentos possíveis a partir dasdemandas apresentadas durante a reunião itinerante,para nivelar informações entre os interessados eorganizar um novo evento, em no máximo 30 dias, afim de buscar respostas e encaminhamentos àsreclamações, sugestões e demandas apontadas pelos“fazedores de cultura”.

Além da avaliação positiva sobre o vento, tanto devereadores quanto de artistas, a reunião itinerante sobrea Cultura repercutiu no Facebook da Câmara. Ohistoriador Luiz Gustavo ressaltou que o encontro foiimportante “no sentido de se construir o diálogo com opoder público em relação às suas demandas. Mas, quesó irá redundar em caminhada quando nosorganizarmos”.

Wesley Costa Melo também concordou expondoque “agora é hora de dar constância a esse diálogo e nãodeixar essas vozes se abafarem”. Felipe Polescadestacou a importância de se levar à Câmara e àSecretaria de Cultura as possibilidades oferecidas peloGoverno Estadual e o Governo Federal e ações defomento cultural que deram certos em outrosmunicípios para que possam ser implantadas.“Devemos levar o conceito de economia criativa paradentro da Secretaria de Cultura. Realmente quinta-feirafoi um dia muito importante para a cultura de PonteNova, mas o mais importante é o que iremos fazer apartir de agora”.

Também no Facebook o cineasta e etnomusicólogo,Délcio Teobaldo, pontenovense há anos radicado noRio de Janeiro, ouviu a íntegra da reunião e avalioucomo “corajosa” a atitude dos promotores da reunião edos que participaram dela. “O debate me surpreendeu.É gratificante perceber que a ideia teve adesões edesdobramentos. Esta reunião é um claro exemplo.Falta, como vocês identificaram e reivindicaram muitobem, ações práticas. Acompanho com orgulho eesperança”. Já Antônio Inácio “Boneca”, comentandoa manifestação de Délcio, disse que se reportou a suajuventude: “Vi em cada jovem daqueles presentes nareunião, eu, você, e muitos outros da época e do outrolado as mesmas caras e pessoas da mesma época,sempre prometendo e sempre iludindo e obscurecendoos sonhos da meninada pontenovense, que como você,João Bosco e Tunai têm a mesma capacidade e buscamuma oportunidade de sofrerem e sentirem o prazer e ogozo que é ser diferente”.

Nelson Cardoso Júnior reivindicou mais espaço paraa apresentação dos músicos locais

Luiz Raimundo de Oliveira sugeriu a mobilização detodos para arrumar meios que motivem a

comunidade a participar dos eventos

Mauro Lúcio de Sousa cobrou mais atenção dosórgãos públicos na promoção da linguagem em

Libras

Gilson de Oliveira destacou a descentralização dacultura como um dos maiores feitos de sua gestão

Para Adair Liberatto a cultura deveria ser tratada damesma maneira que a saúde e a educação.

João Mattos sugeriu à classe artística mais diálogocom os vereadores

Wilma Maria Quintiliano fez relato da história daAlepon

Incentivo à cultura será

discutido em 25 de abrilDando continuidade às discussões iniciadas na

reunião itinerante sobre a cultura em Ponte Nova,representantes do setor cultural voltam a se reunir nodia 25 de abril, às 13:30 horas, na Câmara Municipal.Na pauta, a apresentação do texto final da minuta doProjeto de Lei Municipal de Incentivo a Cultura.

Em duas reuniões, em 20 e 29 de março, foipossível iniciar o nivelamento das informações entrepopulação, “fazedores de cultura” e autoridadesligadas ao assunto. Conselheiros, vereadores einteressados tiveram acesso à minuta do projeto deincentivo, possibilitando melhorar o conteúdo e aaplicabilidade da futura lei, através do debatedemocrático.

Page 8: Legislativo DISTRIBUIÇÃO GRATUITA · O presidente Cláudio Costa (ao ... Sinal verde para construção da sede própria do INSS Comitiva regional reivindica atendimento a produtores

LegislativoPONTENOVENSE

LegislativoÓRGÃO OFICIAL DE COMUNICAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE NOVA - ANO XIII – EDIÇÃO Nº 41 – 10/04/20128

Indicações apresentadas pelos vereadores no mês de fevereiro de 2012ANA MARIA FERREIRA PROENÇA - PV

ANTONIO CARLOS PRACATÁ DE SOUSA - PSD

Na reunião do dia 6 de fevereiro, a vereadora solicitou àPrefeitura o calçamento das ruas do Quintas Passa-Tempo eRecanto do Bom Clima; asfaltamento da Rua FarmacêuticoAntônio Duarte Lanna; corte de árvore localizada na subida da RuaMinas Gerais, bem como a colocação de grades nos bueiros domesmo local; reparos nas estradas que dão acesso àscomunidades de Chopotó, Serra dos Pinheiros e Quebra Canoa;capina e retirada de terra e reparos na rede de esgoto na Rua JoãoEvangelista de Almeida; informações sobre o início das obras nasRuas Murilo de Oliveira Leite, Eugênia Teixeira Bráulio e parte daJoão Sette; reparos no sinal de TV; informações se já foi iniciada aretirada da terra da Rua Manoel Mayrink Neto no Bairro NovoHorizonte e verificar a situação da ponte da comunidade de Lajedo Piranga.

Na reunião do dia 13 de fevereiro, a vereadora reiterou pedidoà Prefeitura para a troca de manilhas no local de acesso ao SítioBraúna, perto do posto, uma vez que a ponte caiu e estáimpedindo a passagem dos moradores; retirada de terra na RuaPedro Nunes Pinheiro, nº 517, na Vila Oliveira; retirada de terradeixada por obra da Prefeitura na Rua Renato Barsante, 359, noBairro São Geraldo; limpeza geral com retirada de entulhos noRibeirão Vau-Açu, na Rua Pedro Nunes Pinheiro e limpeza até ofinal da rua; vistorias na residência da Rua Jari, nº 254, econstrução de abrigo no ponto de ônibus localizado na entrada doSítio Mafra, Zona Rural. À empresa São Jorge Auto Bus solicitou adisponibilização de transporte coletivo para as comunidades deRanchos Novos e Cedro.

Na reunião do dia 27 de fevereiro a vereadora pediu àPrefeitura providências para a situação da Rua Pedro NunesPinheiro, pois foi feita uma canaleta ao lado do nº 610 e quandochove a água invade as residências. Solicitou ainda, a poda deuma árvore de grande porte existente próximo ao mesmo local;solicitou visita social na Rua Francisco Godoy Alvarenga, nº 220,onde a Srª. Sônia Maria Petronilho mora com quatro filhosmenores, em situação precária.

Na reunião do dia 6 de fevereiro, o vereador reivindicou àPrefeitura reparos na Rua Meridional; reparos e melhorias naponte da comunidade do Córrego do Ouro, nas proximidades dapropriedade da família Rodrigues, bem como encascalhar algunstrechos das estradas que dão acesso ao Córrego do Ouro e LagoaSeca; reparos na ponte localizada na comunidade de Caiana,próximo à propriedade de Mario Contador; serviços de “tapa-buraco” nas ruas do bairro Santo Antônio, priorizando o local quedá acesso ao início do bairro Fortaleza; moção de congratulaçõesà equipe organizadora da “Festa de São Sebastião” realizada pelascomunidades de Vale Azul, Lagoa Seca e Córrego do Ouro e,também, à equipe da Festa de São Sebastião pela comemoraçãoao dia do padroeiro de nossa cidade.

Na reunião do dia 13 de fevereiro solicitou à Prefeituramelhorias na Rua Jared Pires, bairro Bom Pastor, sendo elas:“tapa-buracos”, retirada de terra do barranco que caiu na rua,término da canalização da rede pluvial, recolocação docalçamento e retirada de entulho; capina, limpeza e retirada deentulho nas ruas Jardim, Lirio, Cravo e Rosa, no bairro SantaTereza; capina, tapa-buracos e limpeza das ruas Nair AugustaPires, Pedro Nunes Pinheiro, Desembargador Paula Mota e napracinha do bairro Vila Oliveira; ao Dmaes requereu reparos narede de esgoto da Rua Jared Pires, bairro Bom Pastor, próximo àresidência da Sra. Bete e à Cemig orçamento para instalação deum poste equipado com lâmpada Vapor de Mercúrio de 100 Wattsna Rua Lírio, bairro Santa Tereza. À empresa São Jorge Auto Buspediu informações sobre o motivo pelo qual o ônibus que atendeao Bairro Santo Antônio não está circulando em sua "parte alta"(Rua Francisco Abrantes Fortuna).

Na reunião do dia 27 de fevereiro requereu à Prefeituraprovidenciar “tapa-buracos” na Rua Marcos Rodrigues Pereira,próximo ao nº 65, no bairro São Judas Tadeu; “tapa-buracos” narua Sebastião Francisco de Oliveira, esquina com a rua ProfessorRaimundo Martiniano Ferreira; informações se a obra do muro decontenção às margens do ribeirão Vau-Açu (bairro Vila Oliveira) jáfoi concluída e recebida pela Secretaria Municipal de Obras.Solicitou ainda informar o valor já pago à empreiteira responsávele encaminhar a esta Casa cópias das medições realizadas; reparosna iluminação da ponte da Barrinha, onde as lâmpadas estãoapagadas desde a enchente passada; “aprumar” um posteinstalado na praça próxima à ponte na Rua Getúlio Vargas, pois hárisco de queda; instalação de mais um braço de iluminação

pública em posteação existente nas travessas Eloi Fraga e ElviraGuimarães, esquina com a Rua da Bahia, no bairro TriânguloNovo. Também enviou moção de congratulações à diretoria eleitada Sociedade Esportiva Primeiro de Maio e ao Sr. José Venânciode Sousa (Pindeco), pela passagem do aniversário.

No dia 29 de fevereiro pediu informações ao Dmaes sobre oatual estágio do concurso público realizado pela Autarquia,confirmando a data prevista para homologação.

Na reunião do dia 6 de fevereiro, o vereador requereu àPrefeitura reforma no meio-fio da Rua Trombetas, nº 34, bemcomo retirada de entulhos em vários pontos da rua, no Bairro SãoPedro; reforma no calçamento das Ruas Jari, São Lourenço e RioNegro (nº 258), no Bairro São Pedro; encascalhar a Rua Orion, nº9, no Bairro Cidade Nova; melhorias na Rua Santa Efigênia, noBairro de Fátima; tapamento de um buraco na Rua Paulo Gomes,no Bairro São Pedro, pois está impedindo a passagem deveículos; reparos no meio-fio da Rua João Mayrink, nº 1.241, bemcomo serviços de capina em toda rua, no Bairro Cidade Nova;reparos no asfalto da Rua Francisco Godoy Alvarenga, no BairroTriângulo; providências para um poste desativado na Rua JoãoMayrink, nº 1.169, pois a rede elétrica está condenando outroposte, trazendo riscos para a população; verificar a situação deuma casa abandonada na Rua Jari, nº 700, esquina com a Rua SãoLourenço, bem como determinar demolição de uma casa na RuaSão Lourenço, nº 691, pois coloca em riscos a residência vizinha;calçamento ou asfaltamento da Alameda Triângulo Verde, naRasa; a designação de um servidor para fazer limpeza (varrição)nas ruas do Bairro Residencial Fortaleza; limpeza no lote situadoem frente à Praça do Bairro Palmeirense, na Rua José PinheiroBrandão; recapeamento com asfalto e construção de rede pluvialna Rua Edson Nogueira Gomes, no Bairro Novo Horizonte;reiteração de pedido para calçamento da Rua do Campo, na Rasa;colocação de rede de proteção na quadra da creche do BairroPacheco; construção de muro de contenção na Rua Jari, 319,Bairro São Pedro; calçamento e construção de rede pluvial naTravessa Sagitário; capina na Rua Vitória; calçamento na rua quedá acesso à caixa d'água do Bairro Novo Horizonte, bem como aconstrução de mata-burro e aproximadamente 50 metros de redepluvial; construção de aproximadamente 50 metros de redepluvial na Rua Cel. Emílio Martins, próximo à igreja NossaSenhora de Fátima; reiteração de pedido de reforma e sinalizaçãode todos redutores de velocidade; colocação de cobertura noponto final de ônibus da comunidade de Chopotó; vistorias nascasas localizadas na estação do Chopotó, pois o estado dasmesmas coloca em riscos as famílias que residem no local;colocação de cascalho no “Morro do Rossi”, no Chopotó;calçamento e construção de rede pluvial nas Ruas Santa Mônica,Nossa Senhora Aparecida e Santa Lúcia, no Pontal; reiteração depedido para construção da sede própria do posto de saúde doPontal; reiteração de pedido de calçamento da rua que dá acessoao cemitério do Pontal; vistoria social na residência da Srª.Sebastiana Augusta, na Rua João Mayrink, nº 1.265, com objetivode verificar os motivos do corte da pensão da mesma;informações se estão sendo tomadas providências para ainstalação de Tiro de Guerra em Ponte Nova e remoção de umposte instalado na Rua Carlos Gomes, Bairro Esplanada. Namesma data solicitou à empresa de telefonia a instalação detelefone público na comunidade de Chopotó e instalação detelefone público no Bairro Santa Lúcia, Distrito do Pontal; ofícioao Ministério do Exército para solicitar informações sobre quaisos procedimentos e condições para implantação em nossoMunicípio do serviço militar obrigatório (tiro de guerra). ofícios àsempresas Pontenet e Interpont, para sugerir serviço de sinal deinternet no Distrito do Pontal; moção de pesar à Srª Conceição efamiliares, pelo falecimento de seu esposo Sr. Wilson e moção depesar aos familiares do Sr. Alvarino Gomes (Sítio Penha -Guaraciaba), em razão de seu falecimento.

Na reunião do dia 13 de fevereiro solicitou à Prefeituracolocação de lixeiras nas ruas do Bairro Bom Pastor; construçãode redutores de velocidade nos Bairros Palmeirense, São Pedro eFátima; troca de três lâmpadas na Rua Gustavo Julião, Bairro SãoPedro; remoção de um poste na Rua Guarani, nº 314; construçãode rede pluvial na Travessa Orion, nº 440, Bairro Cidade Nova econstrução de rede pluvial na Rua João Mayrink, 1.053; realizaçãode vistoria por técnicos da Defesa Civil e engenheiro em umaresidência situada à Rua São José, 343, próxima a um loteabandonado e construção de muro de contenção na Rua SantaEfigênia, próximo ao nº 782, pois a atual situação oferece risco

DIVINO MARCELINO DOS ANJOS - PV

aos transeuntes e moradores de residências vizinhas ao local.Na reunião do dia 27 de fevereiro pediu à Prefeitura

informações se há projeto para construção de rede de esgoto naRua Edson Nogueira Gomes, fundos com o sítio do Sr. João Belo;visita social do CRAS na Rua Edson Nogueira Gomes, poisexistem duas famílias em situação de riscos no local; informaçõessobre quando será colocado o alambrado no campo de futebol do“Carecão” e quando será inaugurado o vestiário do mesmocampo, bem como verificar a possibilidade de designar umzelador para trabalhar no local; construção de uma passarelaligando a rodoviária ao Posto Rio Doce; informações se há projetode abertura de via pública interligando a Rua Santo Antônio e aRua Carangola, na galeria existente nas proximidades doSupermercado Poupy; construção de rede pluvial e melhorias nacomunidade do Bom Será; construção de cinco metros de meio-fio na Rua João Mayrink, nº 388, bem como rede pluvial na mesmarua, nº 1055, Bairro Cidade Nova; construção de rede pluvial naTravessa Sagitário, Bairro Cidade Nova; construção de muro decontenção na Av. Amazonas esquina com a Rua Jari, Bairro SãoPedro; reforma na escadaria do Beco do China, Bairro São Pedro;conclusão do calçamento da Rua Sargaços, bem comodeterminar serviço de limpeza duas vezes por semana na mesmarua; colocação de massa asfáltica no Bairro Ana Florência; com osvereadores José Mauro Raimundi e Halaôr Xavier de Carvalho,integrantes da Comissão de Orçamento e Tomada de Contas,requereu informações já requisitadas através dos ofícios nos809/2011, 951/2011, 1.144/2011 e 1.1186/2011, atinentes adenúncia sobre irregularidades quanto ao uso de veículospertencentes ao Município, cuja cópia foi devidamente remetidaàquele Poder:

I – Quais setores e quais os respectivos responsáveis pelasprovidências atinentes ao pagamento de seguro obrigatório etaxas de licenciamento dos veículos;

II – especificamente quanto aos veículos relacionados nadenúncia, quais sejam, aqueles de placas HLF-2932, HMN-4246,HMN-6757, e as multas aplicadas aos referidos veículos:

a) se as multas das infrações de trânsito foram quitadas,enviando cópia do comprovante de pagamento, inclusive doscomprovantes de descontos em folha, se houver (Autos deInfração – AITs: L028445030, L028472631, L028472701,0000000428, AB01974580, AB00925918, A027434419,A027633801, AB00652961, AB03904044, AB03909049,AB04183520);

b) qual o servidor era o condutor do veículo quando daaplicação das multas, esclarecendo o cargo do servidor e a qualsetor e secretaria está vinculado, enviando cópia dos mapas decontrole de viagens das respectivas datas;

c) informar o motivo da viagem;d) se houve apuração de responsabilidade do condutor, com

cobrança da multa, enviando cópias dos documentos pertinentes;e) se foram observados pelo Executivo as determinações do

Código de Trânsito, identificando para o órgão de trânsito ocondutor responsável pela infração;

f) a quem coube o pagamento das multas aplicadas por “nãoidentificação do condutor” relacionadas na denúncia (Autos deInfração – AITs: L028445030, L028472631, L028472701,0000000428, AB01974580, AB00925918, A027434419,A027633801, AB00652961, AB03904044, AB03909049,AB04183520), e sendo o poder público, encaminhar oscomprovantes de pagamento e os documentos pertinentes nocaso de haver desconto em folha dos respectivos responsáveis.

Os vereadores detacaram que o ofício SEGOV nº 661/2011não trouxe todos os dados solicitados, sendo necessárioesclarecer também que as informações requisitadas serestringem aos veículos relacionados na denúncia e não a todosde propriedade do Município, não constituindo, portanto, grandequantidade de documentos, conforme afirmado na referidaresposta. Divino requereu da São Jorge Auto Bus a possibilidadede disponibilizar uma linha de ônibus para fazer o trajeto BairrosBom Pastor, Nova Almeida, São Pedro e Cidade Nova, atendendopedido de moradores.

Na reunião do dia 29 de fevereiro pediu informações àPrefeitura sobre a situação da área verde do bairro NovaCopacabana. Conforme moradores, a área pública está sendoocupada por particulares.

Na reunião do dia 6 de fevereiro, o vereador reiterou àPrefeitura providências urgentes com relação à Praça dePalmeiras e seu entorno para coibir a circulação de bicicletas em

HALAÔR XAVIER DE CARVALHO - PSDB

Page 9: Legislativo DISTRIBUIÇÃO GRATUITA · O presidente Cláudio Costa (ao ... Sinal verde para construção da sede própria do INSS Comitiva regional reivindica atendimento a produtores

9ÓRGÃO OFICIAL DE COMUNICAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE NOVA - ANO XIII – EDIÇÃO Nº 41 – 10/04/2012LegislativoPONTENOVENSE

Legislativo

alta velocidade; poda de árvores, capina, retirada de terra eentulho das ruas, reforma do calçamento e construção de sistemade drenagem do acúmulo de água às margens do RibeirãoOratórios, num local denominado “Volta da Lagoa”, em AnaFlorência; reparos em alguns postes de iluminação pública aolongo da Avenida Custódio Silva que foram atingidos pelas águasda última cheia do Rio Piranga, especificamente aquele localizadoem frente à antiga sede da Gerência Regional de Saúde, que seencontra desprotegido, com grande probabilidade de queda;limpeza de ruas (retirada de terra, desobstrução de bueiros,lavagem das vias), sujas em consequência das últimas enchentescom utilização de mão-de-obra dos detentos do ComplexoPenitenciário; informações sobre quais providências foramtomadas para assegurar ao Município a propriedade do imóvel nobairro Ana Florência, onde está localizado o Centro de Zoonoses ese as atividades do Centro de Zoonoses estão sendo realizadosnormalmente; informar a real situação do processo de legalizaçãoda cascalheira localizada na comunidade de Dioguinho, junto àSupram, e se houve uma pesquisa sobre a quantidade e qualidadede cascalho existente no local que justificasse tal investimento. AoDER pediu informações sobre a programação para reparo emtrecho da estrada Ponte Nova – Barra Longa, próximo àpropriedade do Sr. José Cláudio Vilar.

Na reunião do dia 13 de fevereiro sugeriu à Prefeitura aelaboração e execução de projeto visando arborização dosconjuntos habitacionais construídos no âmbito do programa“Minha Casa, Minha Vida”; estudo técnico e ação no sentido deprovidenciar manilhamento da estrada da comunidade doDioguinho, que dá acesso à propriedade do Sr. José Paulo, entreoutras, e informações sobre a fase em que se encontra o estudoque seria feito pela Secretaria de Saúde visando disponibilizaratendimento médico aos moradores da localidade de Lagoa Secae comunidades vizinhas.

Na reunião do dia 27 de fevereiro o vereador requereu àPrefeitura estudo e ação visando à reforma do calçamento noinício da Rua Bom Jesus.

Na reunião do dia 6 de fevereiro, o vereador solicitou àPrefeitura o corte de uma árvore situada na Rua São Geraldo, 874,no Bairro Primeiro de Maio. Também enviou moções decongratulações à Raissa Moreira Bonfioli e Samir Moreira Mucci,pela passagem de seus aniversários.

Na reunião do dia 13 de fevereiro o vereador envioucongratulações, em nome da Casa, à Defensoria Pública de PonteNova, pela aquisição de veículo próprio após anos de luta ereivindicações, e à Murad Motos, pela realização de “Rua de Lazer”noBairroPrimeiro de Maio nodia12/02.

Em 27 de fevereiro o vereador congratulou-se com o vereadorJosé Osório, pela passagem deseuaniversário.

Na reunião do dia 6 de fevereiro, solicitou à Prefeitura o corte deuma árvore na Rua João Pinto de Godoy, em frente ao nº 151, Vau-Açu; poda ou corte de um Pinheiro na Rua São José, nº 14, Vau-Açu;capina e retirada de entulhos em todas as ruas do Distrito de Vau-Açu; capina e limpeza geral na escadaria que liga o Bairro Central aoBairro São Geraldo, bem como na Rua Ipanema, no Bairro Central,nos Bairros Copacabana, Esplanada e no Conjunto HabitacionalAbdalla Felício; reforma no calçamento da Rua Pedro Crivelari, emfrente ao nº 53, no Bairro Triângulo, bem como na rodoviária velha,próximo ao ponto de táxi; a instalação de gabinete dentário no postode saúde da comunidade do Passa-tempo; informações se sãorealizadas vistorias nos hidrantes do município, informando, ainda,se a Prefeitura ou o Dmaes possuem mangueiras adequadas parautilização; se há projeto de implantação da CIPA (Comissão Internade Prevenção de Acidentes); se foi feito laudo de insalubridade paraas funções de cozinheiras de creches e escolas, e auxiliares deserviços gerais que estão em desvio de função, sem nenhum tipo deequipamento de proteção e se existem estudos de umacompensação para as servidoras fora de suas funções; retirada deentulho e capina na Rua Marcos Giardini, próximo à estação decaptação de água do Dmaes; disponibilização via São Jorge AutoBus, de transporte coletivo no mínimo duas vezes por semana para alocalidade de Lajes do Piranga, com retorno próximo à capela dolocal. Ao Dmaes solicitou informar se há profissional Técnico emSegurança no Trabalho prestando serviço nesta autarquia, e, emcaso negativo, informar se tem previsão para tal providência. Envioumoção de pesar aos familiares do Sr. José Gomides, em razão deseu falecimento. Na mesma data solicitou à Prefeitura junto com overeador Nilton Luís de Paula melhorias urgentes na ponte que dáacesso ao Bairro Copacabana, pois está balançando e causandovertigemnas pessoas,principalmentenasmais idosas.

Na reunião do dia 13 de fevereiro o vereador e a vereadora AnaMaria Ferreira Proença enviaram, em conjunto, moção de pesar

JADIR MARTINS DA FONSECA JÚNIOR - PP

JOSEGONÇALVESOSÓRIO FILHO - PSD

ao Secretário Municipal de Educação Professor Gilberto SilvaSantana, em razão do falecimento de seu irmão. Também envioumoção de pesar ao Sr. Durval Quirino e familiares, em razão dofalecimento de seu filho.

Na data de 27 de fevereiro, o vereador pediu à Prefeiturainformações sobre o andamento do processo para queoperadores de máquinas voltem a receber prêmio porconservação de veículos. Na oportunidade, solicitou, também,análise da possibilidade de se reajustar o valor do benefício(atualmente R$120,00) para R$200,00, conforme acordado emreunião entre Prefeito e servidores da área. Também quer saberpor qual motivo o benefício de licença-prêmio por assiduidaderequerido por servidores lotados na Secretaria Municipal deEducação não tem sido concedido. Ele sugeriu alteração no artigo93 da Lei 1.522/90 (Estatuto dos Servidores Públicos de PonteNova), passando-se a conceder 3 meses de “férias-prêmio” acada 5 anos ininterruptos de exercício, mantendo-se apossibilidade de converter metade do período em espécie. Namesma data solicitou a realização de reforma na quadra do BairroSão Geraldo. Enviou moção de congratulações aos Srs. JoséIdelfonso Nogueira, Mauro Silvestre de Sousa e Paulo FranciscoClaro pela realização de evento, levando a palavra de Deus atravésda música evangélica, a vários locais e residências da cidade.

Na reunião do dia 6 de fevereiro, o vereador solicitou àPrefeitura reforma na praça do bairro Sumaré, localizada entre asruas dos Prefeitos e dos Professores; construção de praça noencontro das ruas dos Prefeitos com Jornalistas, também noSumaré; reformas nas praças da Vila Oliveira e do Centro (PraçaGetúlio Vargas); limpeza geral nas ruas do Bairro Sumaré;informações sobre quais medidas foram tomadas em relação àinadimplência contratual da empresa Carvalho e Santos,relativamente ao serviço de pavimentação de ruas no bairroSumaré. Com os vereadores Nilton Luís de Paula e Halaôr Xavierde Carvalho enviou moção de pesar aos familiares do Sr. MiltonGonçalves Teixeira, em razão de seu falecimento.

Na reunião do dia 13 de fevereiro solicitou à Prefeiturainformações sobre o estágio das obras da “Farmácia de Minas”,com esclarecimentos sobre a data de liberação dos recursos e ovalor recebido, o valor da contrapartida, a empresa responsávelpela execução, o cronograma de execução, os valores já pagos e oresponsável pela fiscalização da obra, encaminhando cópia docontrato, do extrato bancário da conta movimento do convênio erelatório de movimentação do empenho. Requereu ainda, no casode paralisação das obras, informar quais as justificativas e asprovidências adotadas; providências quanto à situação que hámuito tempo causa transtornos ao proprietário e aos usuários deuma padaria situada na Rua Presidente Antônio Carlos, próximoao antigo "Cine Vitória": neste local constantemente escorre águae forma-se uma poça, fazendo com que os veículos que transitamna via joguem água dentro do estabelecimento, e capina no BairroSumaré e retirada dos restos de uma árvore que foi cortada. Emnome da Casa, enviou moção de pesar aos familiares do Sr.Adelso Rodrigues de Lima, em razão de seu falecimento.

Na reunião do dia 27 de fevereiro pediu à Prefeitura arealização de poda de uma árvore situada na Rua RobertoParentoni, em frente à residência de nº 112 e limpeza na TravessaPortela (Centro). Enviou as seguintes moções de pesar: a Srª.Maria Pedro Ferreira (esposa), ao Sr. Sebastião Félix Ferreira(filho) e familiares, pelo falecimento do Sr. Nicodemos VirgilinoFerreira; à Srª. Edna Aparecida de Lima Teixeira (esposa) eCarmem Guimarães Teixeira (mãe e familiares, pelo falecimentodo Sr. José Roberto Teixeira) e à Srª. Maria Vera Guedes Antunes(esposa) e Sandra Maria Guedes Antunes (filha) e familiares, pelofalecimento do Sr. Ângelo Custódio Antunes.

Na reunião do dia 13 de fevereiro requereu à Prefeitura açõesque possibilitem a instalação no terminal rodoviário de PonteNova de caixas eletrônicos de instituições bancárias. Tambémenviou moção de congratulações ao major Ronaldo Silvafelicitando por ter assumido no dia 9 de fevereiro de 2012 ocomando da 12ª Companhia de Polícia Militar Independente deMeio Ambiente e Trânsito. Enviou moção de congratulações aoDemutran, ao Comandante da Polícia Militar, Capitão Jayme, aoDelegado Regional da Polícia Civil, dr. João Octacílio, e suasrespectivas equipes, pelo excelente trabalho realizado no“Carnapacheco”.

Na reunião do dia 27 de fevereiro o vereador congratulou-secom o Jornal Folha de Ponte Nova pela doação à biblioteca daCâmara das edições de 2011 do jornal encadernadas. Felicitougerente e funcionários da Caixa pela abertura de Casa Lotérica noBairro Pacheco.

JOSÉ MAURO RAIMUNDI - PP

JOSÉ RUBENS TAVARES - PSDB

NILTON LUÍS DE PAULA - PPS

WAGNER MOL GUIMARÃES - PV

Na reunião do dia 6 de fevereiro solicitou à Prefeitura o cortede uma árvore de grande porte que está causando danos àresidência de nº 125 da Rua Meridional, com fundos para RuaSanto Antônio, em frente ao nº 523 (“Volta da Banana”). Enviouofício ao secretário de Estado de Governo e ao secretário deEstado de Defesa Social, solicitando que intervenham junto aoDetran pela ativação da motopista para a realização de exames dehabilitação de condutores de motocicletas.

O vereador solicitou, na reunião do dia 13 de fevereiro,informações à Prefeitura, à Secretaria de Estado da Saúde e àSecretaria de Estado do Governo, sobre quais medidas estãosendo tomadas com referência ao deslizamento de terra einterdição do prédio da GRS e residências vizinhas. À Secretariade Estado de Saúde pediu informações sobre o andamento daconstrução e o processo de instalação da Farmácia de Minas emPonte Nova. Ao Codema sugeriu a realização de estudos sobre aviabilidade de extração de areia e cascalho dentro do perímetrourbano da cidade como medida de desassoreamento e prevençãoàs enchentes. Também solicitou o envio de cópia da indicação nº66/2012, de sua autoria, ao Ministério Público, para que aqueleórgão esteja ciente de que a Câmara Municipal busca junto aosórgãos competentes informações sobre a situação de interdiçãodo prédio da Gerência Regional de Saúde em decorrência dedeslizamento de terra.

No dia 27 de fevereiro requereu ao Dmaes informações paraque num prazo de 15 dias, envie cópia da ata da reunião doConselho Deliberativo da autarquia em que se decidiu sobre omais recente aumento na tarifa de água. Também pediu nomesdos atuais conselheiros, as entidades que representam e se sãoremunerados por reunião, e em caso positivo, o valor recebido.Felicitou o Sr. Antonio Bartolomeu Barbosa, vice-presidente doCONSEPIS, pela passagem de seu aniversário.

Na reunião do dia 29 de fevereiro enviou ofício ao presidentedo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Piranga para solicitarinformações sobre a situação atual da cobrança sobre o uso daságuas em nossa região. A população e, principalmente, osprodutores rurais estão desinformados sobre o assunto.

Na reunião do dia 29 de fevereiro os vereadores Wagner MolGuimarães, Halaôr Xavier de Carvalho e José Gonçalves OsórioFilho, integrantes da Comissão de Finanças, e Legislação eJustiça, solicitaram à Prefeitura cópia do edital, termo dereferência, propostas comerciais, atas de julgamento, planilhasatualizadas de preços e contratos referentes aos processoslicitatórios realizados em 2012, destinados à contratação deinfraestrutura para eventos.

Na reunião do dia 6 de fevereiro requereu à Prefeitura ainstalação de um ponto de ônibus na Av. Francisco Vieira Martins,no entroncamento com a Rua Santo Antônio, a pedido demoradores.

Na reunião do dia 13 de fevereiro requereu à Supram/Zona daMata informações sobre a situação atual do processo delicenciamento da Usina de Reciclagem de Lixo proposta peloInstituto Tecnológico de Desenvolvimento Comunitário.

Na reunião do dia 27 de fevereiro reiterou pedido à Prefeiturapara a realização de melhorias no final da Rua Joaquim MachadoGuimarães, próximo ao nº 1.400, pois no período chuvoso foramformadas valas de barro no local, trazendo transtornos aosmoradores e transeuntes; informação se existe controle comrelação a reclamações e denúncias efetuadas junto ao Setor dePosturas da Prefeitura Municipal e quais foram as denúncias ereclamações efetuadas no mês de fevereiro/2012 e quaisprovidências foram tomadas; solicitou os nomes dos servidoresque protocolaram pedido de pagamento de férias-prêmio duranteo exercício de 2011, bem como a data dos requerimentos de cadaservidor e quando foram efetuados os respectivos pagamentos;sugeriu em razão da denúncia formulada a esta Casa sobre uso deveículos como “mesa de bar”, a adequada orientação dosmotoristas e condutores de veículos do Município, adotando asmedidas de proteção adequadas, mesmo quando estacionados,de forma a evitar danos e o uso indevido por terceiros, comorelatado na denúncia; também quer saber se todos os veículos daSecretaria Municipal de Saúde encontram-se devidamentelicenciados e com pagamento das taxas pertinentes em situaçãoregular, encaminhando, ainda, relação geral de veículos utilizadosnos serviços administrativos e de saúde pela referida secretariamunicipal.

Na reunião do dia 29 de fevereiro solicitou à Prefeitura,através da Cemig, a instalação de iluminação pública no últimoposte à direita na Rua Zizita Rolla, próximo ao entroncamento coma Rua Coronel Soares, Bairro Vale Verde.

Page 10: Legislativo DISTRIBUIÇÃO GRATUITA · O presidente Cláudio Costa (ao ... Sinal verde para construção da sede própria do INSS Comitiva regional reivindica atendimento a produtores

LegislativoPONTENOVENSE

LegislativoÓRGÃO OFICIAL DE COMUNICAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE NOVA - ANO XIII – EDIÇÃO Nº 41 – 10/04/201210

Indicações apresentadas pelos vereadores no mês de março de 2012ANA MARIA FERREIRA PROENÇA - PV

ANTONIO CARLOS PRACATÁ DE SOUSA - PSD

Na reunião do dia 5 de março, a vereadora solicitou à Prefeitura aconstrução de redutor de velocidade na Rua Evaristo FernandesPinto, em frente ao nº 191, no Bairro São Geraldo. Ao comandante daPolícia Militar, Capitão Jayme Alves da Silva, sugeriu a designação depoliciamento para o Bairro Nova Almeida, no horário das 21 horas às23:00, pois devido à existência de uma casa abandonada, suspeita-seque esteja sendo usada como esconderijo de vândalos para a práticade assaltos.

Na reunião do dia 12 de março solicitou à Prefeitura: a colocaçãode redutor de velocidade na Rua Pe. João do Monte Medeiros, emfrente ao nº 311; poda de árvores na Chácara Passa-Tempo, pois hámuitas árvores com galhos muito altos, podendo causar danos à redeelétrica. Em conjunto com o vereador Nilton Luís de Paula pediu arecuperação de balaústres danificados pela enchente nas pontespróximas ao Bancoob e ao Banco do Brasil.

Na reunião do dia 19 de março a vereadora enviou moção decongratulações ao presidente do Consepis, Washington de SouzaPascini, pela elaboração de jornal informativo da entidade que divulgaà população pontenovense o brilhante trabalho desenvolvido pelaentidade, com transparência e dedicação. Na mesma data requereu àPrefeitura: vistoria para definir poda ou corte de árvores no SítioMafra, onde uma árvore coloca em risco as residências da Sra.Lurdinha e do Sr. Jurandir e na Chácara Passa-tempo, onde váriasárvores correm risco de cair sobre casas e afetar a rede elétrica;construção de redutor de velocidade na altura do nº 311 da Rua PeJoão do Monte Medeiros; informar quando serão iniciados ostrabalhos de reparos no calçamento e colocação de massa asfáltica naRua dos Ferroviários (Bairro Esplanada), assim como nas RuasEugênia Teixeira Bráulio e Murilo de Oliveira Leite (Bairro Pacheco).

Na reunião do dia 26 de março a vereadora solicitou à Prefeitura atroca dos redutores de velocidade construídos na Rua Cel. EmilioMartins, pois são muito altos e informar se será construída umacreche no Bairro São Geraldo ou se será ampliada a unidade do BairroPacheco para absorver satisfatoriamente toda a demanda.

Na reunião do dia 5 de março solicitou à Prefeitura reparos nosredutores de velocidade da Rua Coronel Emílio Martins, Bairro deFátima; serviços de tapa-buracos e contenção de erosão na Rua JoãoMayrink, próximo aos números 405 a 425, no Bairro Cidade Nova;informações sobre a programação para colocação de massa asfálticana Rua Carangola e calçamento da Alameda Triângulo Verde, uma vezque os projetos já foram aprovados nesta Casa em 2011; reparos naestrada que dá acesso à comunidade do Gentio, pois está em situaçãoprecária em alguns trechos, prejudicando a passagem do ônibusescolar, demais veículos e transeuntes; fechamento de lote próximo àcasa das bombas, devido ao vandalismo e invasão no local e paraproporcionar maior segurança aos funcionários que trabalham noperíodo noturno. Ao DER solicitou a recolocação de cais na ponte doPontal.

Na reunião do dia 12 de março solicitou o corte de uma árvorelocalizada na propriedade de D. Dora, na região de Caiana, pois hárisco de queda, podendo atingir a residência do caseiro; retirada deterra e melhorias na estrada no córrego de Dioguinho; informações,no prazo máximo de 15 dias, se os contratos de financiamentoautorizados pelas Leis Municipais nº 3.325/2009, nº 3.392/2009, nº3.401/2010, nº 3.426/2010, nº 3.525/2010, nº 3.534/2011 e nº3.578/2011 foram efetivados, detalhando o número do contrato definanciamento, a data de assinatura, o valor contratado, o valor járecebido pelo Município (administração direta e indireta), as obrasrealizadas – indicando o local - e/ou bens adquiridos, a data dacontratação da obra e de aquisição dos bens, o número do processode licitação, o fornecedor e o valor da obra ou bem. Requereu, ainda,que seja encaminhada cópia de extrato consolidado da conta bancáriade movimentação dos recursos de cada financiamento, assim comoextrato do pagamento do empréstimo onde conste no mínimo o valorcontratado, a data de início, as parcelas já pagas e o saldo devedoratualizado; reparos na estrada próxima à propriedade do Sr. HeitorRaimondi, no distrito do Vau-Açu. Na mesma data enviou moção decongratulações à empresa SEGVIDA Consultoria Especializada emSegurança do Trabalho, pela conquista do Prêmio MPE Brasil,entregue pelo SEBRAE às micro e pequenas empresas quepromovem o aumento da qualidade, da produtividade e dacompetitividade, pela disseminação de conceitos e práticas degestão.

Na reunião do dia 19 de março Pracatá pediu informação àPrefeitura para saber quando haverá médico para atender aosusuários do PSF-Triângulo Velho, em substituição ao médicoCristiano Cunha, que se desligou recentemente. Solicitou informarainda o motivo pelo qual o Agente de Saúde não está visitandoperiodicamente as residências desta área e os motivos que levaram àfalta de medicamentos no CAPS que já acontece há algumassemanas, segundo usuários. Ao Dmaes solicitou reparos na rede deesgoto da Rua Manuel Alves da Silva, próximo ao nº 156. Enviou

moção de pesar aos familiares da Sra. Maria Vera França, em razão deseu falecimento. Aos responsáveis pelo Residencial Fortaleza, pediuinformação para saber o motivo pelo qual não foi instalada extensãode rede de energia elétrica no Bairro, e quando o serviço seráexecutado. O vereador destacou que quando fez este questionamentono ano de 2011 (a pedido de novos moradores e proprietários queainda não conseguiram levar energia elétrica às suas residências eobras), foi informado pelos empreendedores que a extensão seriaprovidenciada em fevereiro/2012, o que não se cumpriu.

Na reunião do dia 26 de março, enviou moção de pesar aosfamiliares da Sra. Fernanda Pinto Marinho, em razão de seufalecimento. À Prefeitura pediu reparos e retirada de terra na estradada localidade rural de Paiol; informações sobre a eventual locação deimóvel para abrigar a recentemente criada Secretaria Municipal deEsportes e Juventude, encaminhando cópia do eventual contrato delocação e as razões de não instalação da Secretaria em imóveis depropriedade do Município, já que o Executivo adquiriu os prédios dasfaculdades FACCO e da FACH/FAVAP.

Na reunião de 5 de março pediu à prefeitura: ambulância paraatender os pacientes que fazem fisioterapia; redutor de velocidade naAv. Dom Bosco com Francisco Vieira Martins; projeto de urbanizaçãopara o Bairro Bom Pastor; construção de cemitério e capela velório;reiterou pedido para providenciar iluminação e operação tapa-buracos na estrada que dá acesso ao Complexo Penitenciário.

Na reunião do dia 12 de março pediu à Prefeitura corte de árvorelocalizada próximo ao nº 367 da Rua Pedro Nunes Pinheiro; corte deduas árvores localizadas em frente ao nº 667 da Rua Coronel EmilioMartins; recapeamento com massa asfática na ponte que liga osbairros Triângulo e Palmeiras; colocação de redutores de velocidadeem todas as ruas onde for necessário, visando evitar acidentes comoos inúmeros já ocorridos. Também enviou moção de pesar ao Sr.Paulo César Filho, em razão ao falecimento de sua mãe Sra. Maria dasGraças.

Na reunião do dia 19 de março pediu informação à Prefeitura parasaber sobre o andamento dado à reforma do Passa Cinco e se serãonovamente disponibilizados vigias para a segurança do parque.

Na reunião do dia 26 de março solicitou à Prefeitura a análise dapossibilidade de instalar unidade de saúde para atender aosmoradores dos Bairros Cidade Nova, Bom Pastor e Palmeirense,retirada de terra em vários pontos da Rua Cel. Emilio Martins,construção de muro de contenção em frente à capela velório no Bairrode Fátima e análise da possibilidade de contratar mais um engenheiropara atender mais rapidamente os pedidos de projetos e planilhas.

Na reunião do dia 5 de março solicitou à Prefeitura que tomeprovidências quanto aos frequentes casos de veículos circulando ànoite com som extremamente alto, perturbando o sossego daspessoas em suas residências; limpeza (capina, poda, retirada de terrae entulho) das ruas do Distrito do Vau-Açu; melhorias na pontelocalizada na comunidade de “Ripa”, com berço e encabeçamento;fiscalizar se há técnico credenciado para a poda de árvores que estásendo feita de forma inadequada, por empreiteira da CEMIG, emfrente ao Sacolão Badalo; limpeza de área para realização da 1ªCavalgada em Ana Florência, na 1ª quinzena do mês de abril.

Na reunião do dia 19 de março o vereador parabenizou eagradeceu a Academia de Letras de Ponte Nova (Alepon) pelaqualidade dos livros entregues aos vereadores durante a reuniãoitinerante realizada no dia 15/05. O vereador destacou que as obrasproporcionam ao leitor conhecer os objetivos da entidade e “voltar aopassado” através de belos poemas.

Na reunião do dia 5 de março solicitou reforma no calçamentodas Ruas Santo Antônio e São Geraldo (próximo ao nº 480), no BairroPrimeiro de Maio. Felicitou Danilo de Castro, Secretário de Estado deGoverno e Carlos Alberto Martins pela passagem de seusaniversários.

Na reunião do dia 12 de março solicitou à Prefeitura poda dasárvores localizadas na Rua Presidente Antônio Carlos; moção depesar ao Sr. José Trani, em razão do falecimento de sua esposa Sra.Hormezinda Trani e moções de congratulações a Maria AuxiliadoraMartins pela passagem de seu aniversário.

Na reunião do dia 19 de março enviou moções de congratulaçõesao Sr. Geraldo Silva pela merecida homenagem recebida da OABpelos 34 anos de trabalho como projetista do extinto Cine Brasil, quefuncionou até a década de 80 no local onde atualmente se encontra asede da entidade.

Na reunião do dia 5 de março pediu à Prefeitura os nomes dasruas que serão beneficiadas com a colocação de massa asfáltica nosbairros Triângulo Velho e Novo; limpeza e capina na Rua Pedro

DIVINO MARCELINO DOS ANJOS - PV

HALAÔR XAVIER DE CARVALHO - PSDB

JADIR MARTINS DA FONSECA JÚNIOR - PP

JOSE GONÇALVES OSÓRIO FILHO - PSD

Crivelari, do nº 270 ao 396.Na reunião do dia 12 de março sugeriu à Prefeitura a alteração da

lei municipal que cria o adicional por manutenção de veículos,incluindo-se entre os servidores beneficiados os motoristas doDmaes; e perguntou quando iniciará a colocação de redutores develocidade pelas ruas da cidade, visto que segundo o diretor doDemutran, já foi encaminhada pelo departamento à SEMOB a relaçãode locais onde é necessária a execução deste serviço. Ao Dmaes pediuinformações se foram tomadas providências para que a empreiteiraresponsável pelos serviços executados na Rua Domingos VidalBarbosa, bairro Esplanada, recomponha satisfatoriamente ocalçamento no local, visto que a rua já apresenta inúmeros buracos eestá “afundando” em alguns trechos. Também questionou secoordenadores de turmas que trabalham em área insalubre recebemadicional por insalubridade e se o 13º salário destes servidores incluigratificação de função. À empresa São Jorge solicitou adisponibilização de mais um veículo para atender ao bairroPalmeirense, pois com o aumento da demanda em decorrência daentrega das moradias populares no Bairro Bom Pastor, o ônibus temcirculado superlotado, o que prejudica a segurança e o conforto dospassageiros.

Na reunião do dia 19 de março, o vereador solicitou à Cemiglimpeza do lote de propriedade da companhia ao lado do nº 725 daRua Pe. João do Monte Medeiros (Bairro São Geraldo), pois no localhá muito mato e entulho, prejudicando os moradores do entorno. AoDmaes pediu a limpeza e capina ao redor do reservatório de águalocalizado no Bairro São Geraldo.

Na reunião do dia 5 de março pediu à Prefeitura a reconstrução deponte que havia na comunidade de “Vão Grande”, em área afetadapelas cheias de janeiro/2012; e a recolocação de cais na beira-rio,destruídos pela enchente.

Na reunião do dia 12 de março solicitou a construção deredutores de velocidade ao longo da Rua João Pinto de Godói, distritode Vau-Açu. Também enviou moção de pesar aos familiares do Sr.Ademir Azêdo Carneiro, em razão de seu falecimento e, pelo mesmomotivo, aos familiares do Sr. Antônio de Pádua Marques.

Na reunião do dia 5 de março pediu à Prefeitura iluminação para aponte da Barrinha e a colocação de mata-burro na Fazenda Caatinga.

Na reunião do dia 12 de março sugeriu à Prefeitura estudostécnicos na ponte de concreto que liga Palmeiras ao Triângulo já queparte da ferragem da ponte encontra-se exposta podendo trazerconsequências que afetem a estrutura da mesma, e reparos nocalçamento da Rua Santo Antônio, pois próximo ao nº 1.549 o asfalto“estourou”, levando ao desnivelamento da via. Ao DER pediu arecolocação de ondulação transversal no alto da Rasa, pois jáocorreram dois acidentes após a retirada do redutor de velocidadeque havia no local, sendo um, inclusive, com vítima fatal. Solicitouainda, a recuperação do guard rail que foi danificado.

Na reunião do dia 19 de março pediu à Prefeitura e ao Banco Itaúinformação sobre a data prevista para reativação dos caixaseletrônicos instalados na rodoviária velha, no pátio da Prefeitura epróximo à Câmara Municipal. À Prefeitura solicitou a relação deservidores que ocupam cargos comissionados exercendo funções dechefia, informando os respectivos cargos, remunerações eatribuições. Ao Demutran pediu a instalação de placa indicando“estacionamento proibido” na Rua Farmacêutico Antônio DuarteLana, no trecho entre as Ruas Carlos Marques e Cônego Trindade. Aosresponsáveis pelo programa “Fantástico”, da Rede Globo deTelevisão, parabenizou pela reportagem apresentada no dia 18/03sobre desvio de verbas públicas na área da saúde no Rio de Janeiro.

Na reunião do dia 26 de março o vereador enviou oficio ao Chefeda Policia Civil Dr. João Otacílio, parabenizando-o, bem como suaequipe, pelo sucesso na operação antídoto, e ainda agradeceu o apoiodo 12º Departamento e equipe da Inspetoria Geral de Belo Horizonteatravés do Inspetor Geral Wagner. Ao Dmaes solicitou a troca datampa da galeria em frente ao numero 88 da Rua Francisco AbrantesFortuna, pois está quebrada, podendo trazer risco de acidentes.Também ao Dmaes pediu informações sobre as despesas daautarquia com a Agência Nacional das Águas (ANA) referentes àoutorga pelo uso da água. O vereador quer saber desde quando equanto a autarquia paga pelo uso da água captada do rio Piranga e depoços artesianos.

Na reunião do dia 5 de março pediu à Prefeitura informações dequantos metros lineares de meio-fio foram construídos pela SEMOB,em junho/2011 até a presente data, nas Ruas João Alves de Oliveira eErnesto Trivellato; limpeza geral na área próxima à quadra da EscolaJoão Guimarães, na Rasa, para realização de evento.

JOSÉ MAURO RAIMUNDI - PP

NILTON LUÍS DE PAULA - PPS

WAGNER MOL GUIMARÃES - PV

Page 11: Legislativo DISTRIBUIÇÃO GRATUITA · O presidente Cláudio Costa (ao ... Sinal verde para construção da sede própria do INSS Comitiva regional reivindica atendimento a produtores

11ÓRGÃO OFICIAL DE COMUNICAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE NOVA - ANO XIII – EDIÇÃO Nº 41 – 10/04/2012LegislativoPONTENOVENSE

Legislativo

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais,desembargador Cláudio Costa, garantiu, perante comitivapontenovense, no dia 15 de março, em Belo Horizonte,que em até 3 meses instala na Comarca de Ponte Novauma Vara de Execução Penal.

O desembargador disse que a implantação em PonteNova é prioridade pelo grande volume de processos emtramitação, superior em quase 4 vezes ao volume médiopadrão de outras comarcas.

A notícia agradou a comitiva pontenovense, uma vezque este anseio vem desde 2007 após a ocorrência dachacina na Cadeia Pública quando 25 detentos foramcarbonizados em incêndio e com a instalação, em 2009, deComplexo Penitenciário. Estes acontecimentos foramuma das citações de ofício entregue ao desembargador, em15 de março, assinado em conjunto pelo presidente daCâmara Municipal, José Rubens Tavares, pelo prefeitomunicipal, João Antônio Vidal de Carvalho e referendadopelo secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro,articulador do encontro.

O pleito é continuidade de reivindicação iniciada pela7ª Subseção da OAB/MG, seguida por recente ofícioassinado pela juíza de Direito Dayse Mara SilveiraBaltazar, da Vara Criminal e da Infância e Juventude dePonte Nova, no qual comprova-se a necessidade de umavara de execução com a apresentação de númeroselevados do acervo processual “que não impressionam aquem não conhece a realidade da vara, que tem sob sua

Comitiva vai ao TJ pedir melhoriaspara o judiciário pontenovense

responsabilidade um complexo penitenciário comaproximadamente 1.070 presos”, como citou a juíza.

A reunião foi agendada pelo secretário de Estado deGoverno, Danilo de Castro, e contou com as presenças dopresidente da Câmara Municipal, José Rubens, do prefeitoJoão Carvalho, do assessor legislativo, Edinei dos Santos,do secretário municipal de Governo, Eduardo Bemfeito,da juíza de Direito, Dayse Mara, e do conselheiro estadualda OAB, Francisco Rodrigues da Cunha Neto.

A Corregedoria do TJ, em visita prevista paraacontecer ainda no mês de abril, avaliará as instalaçõesdestinadas à nova Vara no Fórum de Ponte Nova.

Ao centro, o desembargador disse que a implantação emPonte Nova é prioridade pelo grande volume de processos

em tramitação

O secretário de Estado de Meio Ambiente eDesenvolvimento Sustentável de Minas Gerais,Adriano Magalhães Chaves, dia 9 de março, recebeu naCidade Administrativa do Governo de Minas umacomitiva liderada pelo prefeito de Ponte Nova, JoãoAntônio Vidal de Carvalho.

A comitiva levou ao secretário demandas dosagropecuaristas da região, buscando minimizar oimpacto da transferência para Viçosa, no final do anopassado, de serviços como autorizações ambientais,licenças e outras atividades relacionadas ao meio rural,que eram solicitados ao Instituto Estadual de Florestas(IEF), em Ponte Nova.

Acomitiva se organizou a partir de uma indicação dovereador Halaôr Xavier que, em novembro de 2011,sugeriu à Prefeitura unir forças com a Câmara e entidadesde classe para esclarecer a situação, já que as questõesrelacionadas ao Meio Ambiente não estavam mais entreas atribuições do IEF e que os produtores da região queprecisassem de serviços como autorização para queimasde cana ou pastagens, limpeza de pastos, intervenção emárea APP, corte de árvores isoladas e regularização dereserva legal entre outros, teriam que resolver seusproblemas na unidade mais próxima daSuperintendência Regional de Meio Ambiente eDesenvolvimento Sustentável (SUPRAM) já quenãoexisteumaemPonteNova.

No documento entregue ao Secretário (1), osrequerentes informam que a decisão do Governodo Estado deixou um expressivo número deprodutores rurais com dificuldade de chegar aonovo local, já que o escritório de Viçosa ficadistante do perímetro urbano, impossibilitando oacesso de usuários do transporte coletivo, o caso damaioria dos produtores rurais.

Aexpectativa dos solicitantes era que o escritóriodo IEF de Ponte Nova pudesse atender as demandaspelo menos uma vez por semana a fim de facilitarpara os produtores. Porém o secretário informou

Reivindicado atendimento a produtores ruraisque a Lei Complementar 140 publicada pelo GovernoFederal no final de 2011 definiu que as licenças eautorizações ambientais são de competênciamunicipal e a Lei Delegada 180 de Minas Gerais levoua um redimensionamento da Secretaria de MeioAmbiente em todo o Estado definindo o papel dostécnicos de cada setor e disse que “o melhor caminho éo município se organizar e montar um escritório comum grupo técnico para atender aos procedimentosprevistos naLeiComplementar140”.

O Secretário admitiu que as mudanças estão“gerando um certo desconhecimento da sociedade.Então precisamos fazer um trabalho de comunicaçãopara informar como ficou esse arranjo em todas asregiões do Estado.” Ele disse que é interessante que osmunicípios se estruturem para isso. Outrapossibilidade é criar uma estrutura regional junto àAssociação Microrregional de Municípios do Vale doRio Piranga (AMAPI) que poderá atender aospequenos produtores rurais dos municípios da região.

O Secretário se comprometeu a encaminhar nos

próximos dias toda a orientação necessária com oscritérios para que o município se habilite a realizar asatividades de licenciamento e também asinformações de como viabilizar o atendimentoregional. Ele disse ainda que a Secretaria de Meioambiente será parceira e apoiará a Prefeitura e aAssociação de Municípios na criação de umescritório avançado em Ponte Nova que atenda aospleitos dos municípios da região.

Sob o comando do prefeito Joãozinho de Carvalho,a comitiva regional foi composta por José RubensTavares, presidente da Câmara de Ponte Nova,Francisco Augusto de Castro Gomes, presidente doSindicato dos Produtores Rurais de Ponte Nova eRegião, José Alfredo Padovani, secretário deDesenvolvimento Rural de Ponte Nova, SebastiãoMauro Lopes, presidente da Minascana, HalaôrXavier de Carvalho, vereador e funcionário do IEF,Ary Soares Martins filho, conselheiro da UsinaJatiboca e José Antônio, presidente da ComissãoInternadeMeioAmbientedaJatiboca.

(1) Assinaram o ofício representantes daPrefeitura de Ponte Nova, Câmara de PonteNova, Sindicato dos Produtores Rurais de PonteNova e Região, Associação dos Plantadores deCana de Minas Gerais/Minascana, CooperativaMista dos Plantadores de Cana de MinasGerais/Coplacan, Associação Microrregionalde Municípios do Vale do Rio Piranga(AMAPI), Conselho de Desenvolvimento RuralSustentável de Ponte Nova, OrganizaçãoAmbiental Puro Verde, Conselho Municipal deConservação e Defesa do Meio Ambiente dePonte Nova, Companhia Açucare i raPontenovense/Usina Jatiboca, SomartAdministração e Participações LTDA eSindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool deMinas Gerais.

Os vereadores José Rubens Tavares (PSDB),José Mauro Raimundi (PP), José GonçalvesOsório (PSD) e Divino Marcelino dos Anjos(PV) recepcionaram, em 20 de março, o vereadorda cidade de Alvinópolis, Renilton Novais(PDT).

Renilton conversou muito com os quatroparlamentares pontenovenses. Além deconhecer a estrutura da Câmara, o vereador leualguns projetos e outras proposições que podemser aplicadas em sua cidade.

Vereador de Alvinópolisvisita à Câmara

José Osório, José Rubens, Divino e José Maurorecepcionaram Renilton, parlamentar da cidade de

Alvinópolis

O secretario Adriano Magalhães (ao centro) recebe reivindicações dosrepresentantes dos produtores rurais da região

Page 12: Legislativo DISTRIBUIÇÃO GRATUITA · O presidente Cláudio Costa (ao ... Sinal verde para construção da sede própria do INSS Comitiva regional reivindica atendimento a produtores

LegislativoPONTENOVENSE

LegislativoÓRGÃO OFICIAL DE COMUNICAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE NOVA - ANO XIII – EDIÇÃO Nº 41 – 10/04/201212

Para iniciar as comemorações pelos 150 anos deinstalação da Câmara Municipal de Ponte Nova seráemitido um selo personalizado e um carimbocomemorativo, em parceria com os Correios.Aideia daMesa Diretora da Câmara é destacar a importância dacomemoração por meio da filatelia.

A decisão saiu de uma reunião, em 23 de março,entre o presidente da Câmara, José Rubens Tavares, e oassessor legislativo Edinei dos Santos com osrepresentantes dos Correios, David Tavares eAndersonChevitarese, da Agência Central dos Correios de PonteNova.

O selo personalizado e o carimbo serão lançadosdurante a reunião plenária do dia 26 de abril abrindo aprogramação das comemorações pelo sesquicentenárioda presença do Poder Legislativo na história e nastransformações de Ponte Nova.

O carimbo comemorativo é marca filatélicadestinada a divulgar e perpetuar datas e eventosimportantes. O carimbo será utilizado nascorrespondências postadas na Agência de Correios dePonte Nova durante 30 dias no período de 26 de abril a26 de maio.

Após a utilização, o carimbo passa a compor oacervo do Museu Postal dos Correios, como peça dereferência em pesquisas históricas, iconográficas e doregistro do acontecimento assinalado. É muitoutilizado por colecionadores chamados demarcofilistas, que desenvolvem suas coleções comselos e postais de expressivo valor histórico esociocultural. A imagem do carimbo em formatocircular tem diâmetro de 32 milímetros.

O selo escolhido pela Câmara e editado pelosCorreios terá duas partes.Aprimeira, com a bandeira deMinas Gerais tremulando ao vento e mesclada com asmontanhas de Minas; a outra com a logomarcacomemorativa pelos 150 anos da Câmara com as cores

Selo comemorativo pelos 150 anos da Câmara de Ponte Nova

da bandeira de Ponte Nova e a imagem do casarão sededo Poder Legislativo ao fundo.

O selo personalizado já vem porteado no valor do 1°porte comercial em vigor (atualmente R$ 1,10). Atiragem do selo é de 1.500 unidades que serão utilizadaspara o envio das correspondências da Câmara durante oano comemorativo. As comemorações continuam em 25

de maio quando será realizada uma Sessão Solene para aoutorga da Comenda dos 150 anos do Legislativo.Depois, em data a ser agendada, será inaugurada aampliação do prédio da Câmara com novas instalaçõesparaoplenárioeparaaBibliotecaMariadeAbreu.

Acompanhe todas as informações sobre o PoderLegislativo pelo www.camarapontenova.mg.gov.br.

DIA DA CIDADANIADIA DA CIDADANIA

Informações sobre o casamento comunitário noCartório de Registro Civil das Pessoas Naturais

Tel: (31) 3817-3162 - Magnata Center

Casamento comunitário,orientações e esclarecimentos

de diversos órgãos.12 de maio de 8 às 12 horas

Praça de Palmeiras

Realização: DefensoriaPública com

apoio do Rotary