lavras-sul em ação - nº 35 - 2012-2013

12
BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO Rua Dra Damina n 0 CALENDÁRIO CÍVICO CALENDÁRIO DE COMPANHEIRISMO ATA DA REUNIÃO ANTERIOR NOTÍCIAS DO CLUBE NOTÍCIAS DO DISTRITO ROTARY INTERNATIONAL FUNDAÇÃO ROTÁRIA INFORMAÇÃO ROTÁRIA PROGRAMAÇÃO DISTRITAL PROGRAMAÇÃO MENSAL DO CLUBE DÓLAR ROTÁRIO 08/12 R$ 1,97 . Destaques da se A Volume I Reuniões às quintas-feiras, às 20h 0 126 – Centro – 37.200-000 Lavras – Minas Gerais – Brasi 1 emana: A Assembleia Distrital será em Lavras em de 2013 Todos os postos estratégicos de cada clube de presentes, oportunidade em que todo devidamente capacitados e reciclados para o ano rotário 2013/2014 Rotary Club de Lavras-Sul tem projeto ap Subsídios Equivalentes Subsídios Equivalentes ajudam clubes implementar projetos humanitários internacion I – ano 04 – nº 35– 04 de abril de 2013 il m 13 de abril evem estar os serão desafio do provado para e distritos a nais.

Upload: rotary-distrito-4560

Post on 15-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Lavras-Sul em ação - nº 35 - 2012-2013

BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

Rua Dra Damina n0

CALENDÁRIO CÍVICO

CALENDÁRIO DE COMPANHEIRISMO

ATA DA REUNIÃO ANTERIOR

NOTÍCIAS DO CLUBE

NOTÍCIAS DO DISTRITO

ROTARY INTERNATIONAL

FUNDAÇÃO ROTÁRIA

INFORMAÇÃO ROTÁRIA

PROGRAMAÇÃO DISTRITAL

PROGRAMAÇÃO MENSAL DO CLUBE

DÓLAR ROTÁRIO 08/12 R$ 1,97

.

Destaques da semana:

A Assembleia Dis

Volume I

Reuniões às quintas-feiras, às 20h 0 126 – Centro – 37.200-000 Lavras – Minas Gerais – Brasil

1

Destaques da semana:

A Assembleia Distrital será em Lavras em 13 de abril de 2013

Todos os postos estratégicos de cada clube devem estar presentes, oportunidade em que todos serão devidamente capacitados e reciclados para o desafio do ano rotário 2013/2014

Rotary Club de Lavras-Sul tem projeto aprovado Subsídios Equivalentes

Subsídios Equivalentes ajudam clubes e distritos a implementar projetos humanitários internacionais.

Volume I – ano 04 – nº 35– 04 de abril de 2013

Brasil

al será em Lavras em 13 de abril

estratégicos de cada clube devem estar presentes, oportunidade em que todos serão devidamente capacitados e reciclados para o desafio do

o aprovado para

Subsídios Equivalentes ajudam clubes e distritos a implementar projetos humanitários internacionais.

Page 2: Lavras-Sul em ação - nº 35 - 2012-2013

BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

Calendário Cívico

http://www.arteducacao.pro.br/comemorativas.htmhttp://www.ufrj.br/pr/conteudo_pr.php?sigla=INFOGER_DATAS

Calendário de Companheirismo31 Mar

• Daniel, filho do Companheiro

01 Abr • Casamento de Companheiro Lourenço

06 Abr • Daniel, filho da Companheir

08 Abr • Companheiro Paulo de Souza• Casamento do Companheiro Johnson Campideli Fonseca e Flávia

09 Abr • Patrícia, filha dos Companheiros Dilma Inês Chaves Reis e Marcos Pizzolante de Pádua

10 Abr • Thiago, neto do Companheiro Celso

Data

28 Mar • Dia do Diagramador; Dia do Revisor

29 Mar • Sexta-feira da Paixão;

30 Mar • Dia Mundial da Juventude

31 Mar • Páscoa; Dia da Integração Nacional

01 Abr • Dia da Mentira; Dia da Abolição da Escravidão dos Índios

02 Abr • Dia Internacional do Livro Infanto

04 Abr • Dia Nacional do Parkinsoniano

07 Abr • Dia do Corretor; Dia do Médico Legista

08 Abr • Dia do Correio; Dia Mundial do Combate ao Câncer

09 Abr • Dia Nacional do Aço

10 Abr • Dia da Engenharia

Volume I

2

http://www.arteducacao.pro.br/comemorativas.htm http://www.ufrj.br/pr/conteudo_pr.php?sigla=INFOGER_DATAS

Calendário de Companheirismo

Companheiro Márcio Sales Pereira

Casamento de Companheiro Lourenço Ricardo de Oliveira e Magali

Companheira Maria Raquel Isnard Moulin

Companheiro Paulo de Souza Casamento do Companheiro Johnson Campideli Fonseca e Flávia

Patrícia, filha dos Companheiros Dilma Inês Chaves Reis e Marcos Pizzolante de Pádua

Thiago, neto do Companheiro Celso Furtado e Vilma

Eventos

Dia do Revisor

; Chegada dos primeiros jesuítas ao Brasil (1549)

Dia Mundial da Juventude

Dia da Integração Nacional; Golpe militar (1964)

Dia da Abolição da Escravidão dos Índios (1680)

Dia Internacional do Livro Infanto-juvenil

Dia Nacional do Parkinsoniano

Dia do Corretor; Dia do Médico Legista

Dia do Correio; Dia Mundial do Combate ao Câncer

Volume I – ano 04 – nº 35– 04 de abril de 2013

Patrícia, filha dos Companheiros Dilma Inês Chaves Reis e Marcos Pizzolante de Pádua

Chegada dos primeiros jesuítas ao Brasil (1549)

Page 3: Lavras-Sul em ação - nº 35 - 2012-2013

BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO Volume I – ano 04 – nº 35– 04 de abril de 2013

3

ATA da Reunião do dia 21 de março de 2013 No dia vinte e um do mês de março de dois mil e treze, na sede social provisória do Rotary Club de Lavras-Sul, situada à Rua Dra. Damina, 126 – Município de Lavras, Minas Gerais, realizou-se a trigésima segunda reunião ordinária do ano rotário 2012-13 às 20 horas com a presença do Presidente Lourenço Ricardo de Oliveira.

Mesa: A mesa diretora foi composta pelo Presidente Companheiro Lourenço Ricardo de Oliveira; Companheira 1ᵃ secretária Chrystiani Souza Paiva Capelli, Companheiro Juventino Júlio de Souza e Companheiro Virgílio Augusto Resende Bandeira.

Convidados: Inese Saknite e Zdenko Somorovzky

Protocolo: Após a composição da mesa diretora pela Companheira Priscilla Rochele Barrios, 2ª Diretora de Protocolo, a reunião foi aberta pelo Presidente Lourenço Ricardo de Oliveira que convidou a todos que de pé saudassem o Pavilhão Nacional. Foram lidos os calendários cívico e de companheirismo.

Secretaria: A Compaheira Chrystiani Souza Paiva Capelli solicitou que os Companheiros entreguem a foto 3x4 para a carteirinha do Clube e mostrou o modelo. Falou sobre o bom aproveitamento do PETS e parabenizou os Companheiros que participaram realizando palestras e a orientação do Governador Assistente.

Prestação de serviços: Companheiro Paulo Henrique Capelli deu informações sobre a Campanha do trânsito e falou sobre a criação de uma biblioteca na Fazendinha do Senhor Jesus.

Companheirismo: O Companheiro Gustavo Pereira da Silva falou sobre o Companheirismo na Fazenda do Companheiro José Alair Couto e solicitou a confirmação dos Companheiros para fretar o ônibus.

O Presidente Lourenço Ricardo de Oliveira falou sobre o Café Rotário. Falou sobre a cirurgia do Companheiro Gilberto de Oliveira Jr que está passando bem.

Palestra: O convidado Zdenko Somorovzky falou sobre seu país, a Eslováquia, apresentando imagens e informações muito interessantes. Ele é voluntário do CEDET.

O Companheiro Governador Eleito 2013 - 2014 Virgílio Augusto Resende Bandeira agradeceu aos Companheiros da Comissão Distrital que participaram do PETS. Convocou a todos para a Assembleia Distrital no dia 13 de abril no Instituto Gammon e pediu que compareçam, principalmente aqueles que farão parte da próxima gestão do Clube e os componentes da equipe distrital.

A Companheira Chrystiani Souza Paiva Capelli leu a correspondência enviada ao Companheiro Léo Fernandes Ávila sobre o seu desligamento.

O Presidente do Clube agradeceu ao Companheiro Paulo Henrique Capelli pelo jantar e informou que após 35 reuniões alguns Companheiros não atenderam sua solicitação de realizar o rodízio, onde todos participam semanalmente e como alguns Companheiros estavam já repetindo, voltaria a ser por ordem alfabética convidar os faltosos. E iniciou pela Companheira Adriane Coutinho Barbosa Bandeira que informou indisponibilidade de tempo e em sequência ao Companheiro Eduardo Augusto Anacleto que ratificou que nesta gestão não fará. O próximo jantar será de responsabilidade do Companheiro Luiz Carlos Gonçalves Costa. A frequência provisória foi de 74% na reunião.

Ata lavrada pelo companheiro Luiz Carlos Gonçalves Costa.

ROTARY CLUB DE LAVRAS-SUL TEM PROJETO APROVADO PARA SUBSÍDIOS EQUIVALENTES

PELA FUNDAÇÃO ROTÁRIA

Nosso clube teve aprovado em primeiro lugar, o projeto apresentado para o curso de cabeleireiro, do projeto "Galpão Cidadão" da Fundação Padre Dehon

Page 4: Lavras-Sul em ação - nº 35 - 2012-2013

BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO Volume I – ano 04 – nº 35– 04 de abril de 2013

4

Assembleia Distrital acontecerá no dia 13 de abril

Com certeza, todos os presidentes 2013/2014 que estiveram no Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos – PETS neste sábado, dia 16 de março, voltaram motivados, sensibilizados e compromissados a retornar a Lavras no próximo dia 13 de abril, sábado, juntamente com sua equipe para os treinamentos, debates e workshops que se realizarão na Assembleia Distrital.

Trata-se de um momento dos mais importantes e determinantes para que um novo ano rotário se consolide pleno de êxito e grandes realizações.

No evento, todos os postos estratégicos de cada clube devem estar presentes, oportunidade em que todos serão devidamente capacitados e reciclados para o desafio do ano rotário 2013/2014.

O casal governador Virgílio Bandeira e Adriane espera com ansiedade que, a exemplo do que ocorreu no GATS e no PETS, a Assembleia Distrital seja mais um bem-sucedido encontro de trabalho com vistas ao companheirismo e à prestação de serviços comunitários em todo o distrito.

É de vital importância o comparecimento de todos os detentores de cargos estratégicos da administração 2013/2014. Tendo em vista a rotatividade que acontece anualmente na liderança rotária, são necessários esforços especiais para assegurar que os mais de 30.000 líderes de clubes recebam treinamento apropriado para a realização daquelas tarefas que passarão a ser de sua responsabilidade.treinamento acontecerá no recinto do Instituto Presbiteriano Gammon.O início está previsto para às 7h30, com recepção, inscrição e café da manhã e, a partir das 8h30 a instalação de seminários de treinamento para os cargos e funções a seguir elencados.

A partir das 11h40 um pequeno almoço será servido aos participantes e, às 12 horas haverá a instalação efetiva da Assembleia Distrital, momento em que todos os presidentes de comissões e principais cargos já terão participado dos workshops previstos.

O sucesso de cada Rotary Club é freqüentemente determinado por sua total representação e por uma participação ativa na Assembleia Distrital.

Sigamos em frente. Lembrem-se: “Viver Rotary – Transformar Vidas” é o nosso desafio maior. O sucesso de cada Rotary Club é frequentemente determinado por sua total representação e por uma participação ativa na Assembleia Distrital.

http://rotary4560.org.br/portal2/

Page 5: Lavras-Sul em ação - nº 35 - 2012-2013

BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO Volume I – ano 04 – nº 35– 04 de abril de 2013

5

Abril - Mês da Revista Rotária Todo rotariano deve ser assinante da revista oficial (The Rotarian) ou da revista regional (no nosso caso a Brasil Rotário). Mais da metade dos rotarianos de todo o mundo recebe uma das 30 revistas regionais, produzidas independentemente em 24 idiomas pelos próprios rotarianose distribuídas em mais de 130 países. Ao todo, a circulação de revistas rotárias é de 780.000 exemplares. Cada uma veicula matérias de interesse local, mas também artigos e fotografias de interesse internacional extraídas da The Rotarian.

Destinadas à divulgação do Rotary pelo mundo e incentivo à leitura dos sócios e membros da comunidade sobre nossas atividades, este importante meio teve um começo simples mas de peso. Em Janeiro de 1911 foi publicada por Paul Harris a primeira edição (na época chamada de "The National Rotarian") desta obra que hoje é publicada em mais de 23 línguas e em possui 32 segmentos regionais. Em 1912, durante a Convenção Internacional, foi decidido que o nome passaria para “The Rotarian”, principal publicação de Rotary no mundo, principalmente para os países de língua inglesa. Em fevereiro de 1995, a revista registrou sua milionésima publicação.

No Brasil, temos nossa edição regionalizada, a "Brasil Rotário", iniciada em 14 de novembro de 1924, foi lançada como o boletim "Notícias Rotárias", marco inicial da Brasil Rotário. Em 1928, o boletim Notícias Rotárias mudou de nome, tornando-se Rotary Brasileiro, e passou a incluir notícias de outros clubes pioneiros no país, como os Rotary Clubs de São Paulo, Santos, Belo Horizonte, Juiz de Fora e Niterói.

Rotary tem demonstrado ao longo dos anos saber adaptar-se às novas tecnologias e presentemente, põe à disposição de todos os Clubes, diariamente, informações que nos permitem estar atualizados sobre Rotary e as suas ações pelo mundo.

A missão dessas publicações é divulgar continuamente a mensagem do Rotary; publicar avisos, notícias oficiais e decisões importantes do conselho diretor do Rotary International e dos curadores da Fundação Rotária; além de divulgar projetos relevantes implementados pelos clubes e as mensagens do presidente do RI.

Em 1928, o boletim Notícias Rotárias mudou de nome, tornando-se Rotary Brasileiro, e passou a incluir notícias de outros clubes pioneiros no país, como os Rotary Clubs de São Paulo, Santos, Belo Horizonte, Juiz de Fora e Niterói.

A Revolução de 30 trouxe o Estado Novo de Getúlio Vargas e um período de intensa industrialização no país. No ritmo de crescimento da economia, o Rotary se expandiu, com a fundação de clubes em diversos estados. Na última edição de Rotary Brasileiro da década, em dezembro de 1939, foi registrada a presença de 62 clubes no país. As ações comunitárias de muitos deles eram um dos assuntos daquela edição. De lá pra cá muita coisa mudou no Brasil e no mundo e muito disso foi divulgado em nossas revistas. Em 1951 a revista Rotary Brasileiro mudou seu nome para Brasil Rotário, sempre nos informando e alertando para ações visando o bem de nossas comunidades e do mundo. Apesar da internet estar ganhando cada vez mais popularidade como veículo de comunicação, a maioria dos rotarianos ainda prefere a mídia impressa.

Por isso tudo e pela história dessa publicação secular, prestamos nossas homenagens nesse mês a essa relevante publicação que nos mantém atentos e prontos para dar de si antes de pensar em si.

Page 6: Lavras-Sul em ação - nº 35 - 2012-2013

BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO Volume I – ano 04 – nº 35– 04 de abril de 2013

6

Mensagem presidencial para o mês de abril

Prezados companheiros rotarianos,

Como o Rotary é internacional, quando eu viajo a serviço da organização normalmente falo inglês. Porém, quando estou em Evanston, conto com a ajuda de uma intérprete de japonês para garantir que minha comunicação com os funcionários seja a melhor possível.

Foi uma experiência nova para mim falar em japonês e ouvir minhas palavras repetidas em outro idioma. Até hoje acho a interpretação um trabalho interessante, pois aprendo novas formas de me expressar em inglês e tenho uma ideia de como é não falar japonês.

Um dos momentos mais interessantes ocorreu quando eu ainda era presidente eleito e participei de uma reunião com funcionários do Rotary. Para garantir que todos nós nos entendêssemos bem, pedi para a intérprete de japonês me ajudar na reunião. Como resultado, a reunião foi agradável e produtiva.

Depois da reunião, uma funcionária me disse: “Ouvi você repetir a palavra ichiban várias vezes. O que significa ichiban?” Expliquei que não se tratava se uma filosofia ou pensamento complicado. Ichiban

simplesmente significa ser o melhor.

Esta experiência me fez pensar. Entre todas as palavras que usei e repeti em japonês, a que mais chamou a atenção daquela funcionária foi ichiban. Eu mesmo não havia percebido o quanto tinha usado esta palavra. Mas para mim, a palavra ichiban é essencial para descrever o que sinto sobre o meu trabalho como rotariano e presidente do RI.

Precisamos ser ichiban nos nossos serviços rotários. Isso significa que devemos fazer e ser o melhor, trabalhar o máximo possível – não para nosso próprio benefício, mas para ajudar o próximo e transformar a vidas das pessoas.

No dicionário, ichiban significa “melhor”. Mas no Rotary, “melhor” significa muito mais. Significa aplicar o ideal Dar de Si Antes de Pensar em Si em tudo o que fazemos. Significa olhar para os nossos próprios empenhos e nos concentrarmos no que podemos fazer e não em quanto isto nos custará. Assim, nos sentiremos inspirados a fazer muito mais. Nosso trabalho é garantir que o serviços rotários sejam ichiban – e assim possamos promover a Paz Através do Servir.

Sakuji Tanaka

Presidente 2013/2013 do Rotary International

http://rotary4560.org.br/portal2/?p=6469

Page 7: Lavras-Sul em ação - nº 35 - 2012-2013

BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO Volume I – ano 04 – nº 35– 04 de abril de 2013

7

Seminários da Fundação Rotária: doravante, imprescindíveis para os clubes

O Comp. Cláudio Police Spiguel (foto), chairman distrital da Fundação Rotária, demonstrando elevado interesse e compromisso pela causa, já tem programado para o próximo ano rotário os dois Seminários Distritais que serão realizados: um na ‘área sul’ do distrito e outro na ‘área norte’. O primeiro deles acontecerá já no dia 27 de julho de 2013, na cidade de Elói Mendes e o segundo encontro será na cidade de Arcos, no dia 09 de novembro de 2013.

Todo esse planejamento prévio, inclusive com a divulgação da realização dos dois eventos, tem uma razão das mais nobres: é imprescindível para os clubes a participação nos seminários, caso contrário, o clube não estará qualificado para os projetos de subsídios da Fundação Rotária, projetos que doravante, estarão sob a égide do Plano Visão de Futuro, tão divulgado e propalado no âmbito rotário.

Vale frisar que devemos ficar atentos às novas diretrizes que, diga-se de passagem, não são diretrizes distritais, são regras instituídas pelo RI, tudo na intenção de agilizar, valorizar e dar mais consistência aos projetos a serem implantados, a partir de agora.

Assim, vamos abordar – até a exaustão – o tema, a fim de que nenhum dos clubes do distrito venha a perder a oportunidade de ser um potencial candidato aos projetos de subsídios da Fundação Rotária.

É bom que os novos presidentes tenham em mente as seguintes orientações:

1. O clube que não se fizer representar por pelo menos o seu presidente de Comissão da Fundação Rotária em um dos Seminários, não poderá se qualificar para participar de Projetos de Subsídios em 2014-15.

2. Tendo em vista que o MDE – Memorando de Entendimento para 2014-15, deve ser assinado pelo presidente 2013-14 e pelo presidente-eleito 2014-15, a sugestão da Comissão Distrital da Fundação Rotária é que pelo menos esse “time” composto por TRÊS rotarianos(as) (presidente 2013-14, presidente-eleito 2014-15 e, presidente da Comissão da Fundação Rotária) compareça a um dos seminários. O MDE devidamente assinado pode ser entregue pelos representantes do clube na mesa de registro em qualquer dos dois eventos, ou enviados por e-mail para a Subcomissão Distrital de Subsídios ([email protected]) até 31 de janeiro de 2014.

3. Considerando que a frequência na participação em eventos distritais e o número de participantes nestes encontros, são agora parte do critério de seleção de projetos para os Subsídios Distritais, é preciso que motivemos e encorajamos outros(as) rotarianos(as) dos clubes que tenham interesse no assunto a comparecer, aumentando seu conhecimento, e colocando o clube em situação mais favorável naquele processo de seleção.

4. Nada impede que os clubes se façam representar EM AMBOS os Seminários Distritais (talvez por rotarianos/ representantes diferentes).

http://rotary4560.org.br/portal2/?p=6465

Page 8: Lavras-Sul em ação - nº 35 - 2012-2013

BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO Volume I – ano 04 – nº 35– 04 de abril de 2013

8

Imagem Pública

ENCONTRE NOVOS ASSOCIADOS NAS REDES SOCIAIS

Com ajuda das mídias sociais, levou menos de dois meses para o Rotary Club de Edmond Boulevard, EUA, tornar-se operante e oficialmente parte do Rotary.

Os rotarianos Michelle Schaefer e Hal Stevens se reuniram no início de abril para elaborar uma estratégia de mídia social e, no final de maio, o novo Rotary Club foi oficialmente fundado.

Os dois usaram Facebook e LinkedIn para recrutar associados. “Mais de 25 pessoas nos mandaram e-mails com formulários assinados dentro de duas semanas do dia em que enviamos as mensagens pelo Facebook e LinkedIn”, conta Stevens, presidente fundador do clube. Eles selecionaram possíveis associados através da análise de perfis no Facebook e de interação com pessoas por meio de mensagens no LinkedIn.

Schaefer e Stevens estavam interessados em criar um clube de várias gerações, usando toda a tecnologia disponível. “Sabia que era possível começar um clube rapidamente utilizando as redes sociais”, diz Stevens, que havia organizado três Rotaract Clubs em seu distrito com ajuda do Facebook. “As mídias sociais nos ajudam a ter contato com um público diverso que não necessariamente conhece o Rotary, a obter sua opinião e responder às suas dúvidas de forma imediata”, explica Schaefer, que é a governadora indicada do Distrito 5750 para 2014-15.

Stevens enfatiza a importância de promover o engajamento ao utilizar o Facebook como ferramenta de recrutamento. Poste fotos dos projetos do clube e informações sobre palestrantes das reuniões, por exemplo. No LinkedIn, ele recomenda fazer parte de grupos que tenham associados locais e responder a perguntas no espaço de mensagens para dar destaque ao seu clube.

Stevens também sugere que um associado do clube seja responsável por administrar as contas no Facebook, LinkedIn e Twitter. E acrescenta: “Se quiser atrair novos associados que sejam participativos e o ajudem a promover seu clube, uma estratégia de mídia social é essencial.”

Fonte: ROTARY LEADER -Novembro/2012.

PROCURANDO PARCERIAPARA UM PROJETO? Através do ProjectLink é possível se conectar com outros Rotary Clubs para fazer projetos em diversas áreas. Para dar ou buscar assistência em projetos. Clique no site abaixo para entrar na página inicial do ProjectLink e saiba mais: http://www.rotary.org/pt/ServiceAndFellowship/MakeConnections/ProjectLINK/Pages/ridefault.aspx Conheça também o site www.matchinggrants.org, que foi desenvolvido por um distrito americano, onde também é possível buscar parceiros para projetos ou escolher um dos que estão nele e ser um parceiro internacional.

Page 9: Lavras-Sul em ação - nº 35 - 2012-2013

BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO Volume I – ano 04 – nº 35– 04 de abril de 2013

9

A frequência em Rotary e a Cibernética: uma provocação Os novatos em Rotary, como é de costume e boa política, não tardam a receber dos veteranos a orientação necessária quanto à importância da freqüência. Frequência, principalmente, no que diz respeito às reuniões plenárias semanais do clube a que vinculados, porém, extensiva, evidentemente, a outros eventos promovidos com a ingerência direta ou indireta do Rotary. De fato, salta aos olhos que Rotary não faria sentido algum, institucionalmente falando, sem o congraçamento e a interação periódica dos seus afiliados. Foi, aliás, com esse espírito que, nos idos de 1905, o norte-americano Paul Harris surgiu com a idéia de criar a organização, a única com assento fixo na ONU. A freqüência, pois, se analisada for a par de balizamentos sérios, permite muito mais do que a pausa salutar da semana para descontrair, para fugir um pouco do estresse, para atualizar a conversa, para trocar impressões dos mais variados assuntos. A freqüência é muito mais do que isso: ela torna o clube uma realidade tangível, e não uma abstração, prosa e não ficção, emprestando-lhe, enfim, uma dinâmica e um rosto próprios, atribuindo-lhe identidade e personalidade únicas. Ser sócio com boa ou excelente freqüência não implica em uma cortesia, muito menos em uma opção do indivíduo, mas sim em um compromisso pelo bem estar de algo mais amplo, se verdadeiramente o indivíduo possui a compreensão sincera do que significa Rotary. Nesse panorama, conquanto as entenda e as respeite, não posso concordar, ao menos não inteiramente, com as críticas ao cyberclub rotário, dentre elas, a de que ele signifique o começo do fim para o futuro do movimento em si, ao relativizar a figura da “freqüência”. É que, se de um lado, tem cabimento afirmar que a freqüência condiciona a existência e a longevidade de qualquer clube físico de Rotary, de outro lado, ela não se pode pretender imune a certos temperamentos carreados pela modernidade, sobretudo, no que alude aos sócios na faixa dos 30 aos 40 anos de idade, o que é o meu caso. Com efeito, manter uma taxa de freqüência próxima aos 100% em Rotary considerado o atual mercado de trabalho e às exigências da livre competição, notadamente para a dita faixa etária de sócios, é cada vez mais difícil. Tomando como exemplo a minha área profissional que á a advocacia, em cotejo com o horário das plenárias de meu clube, o Recife - Boa Vista, do Distrito 4500, que abrange das 12h30min às 13h30min, basta referir que, nesse exato intervalo, o Judiciário está iniciando suas atividades, não sendo incomum que, também nesse período, o advogado se sinta premido a se deslocar até o Fórum ou aos Tribunais para a obtenção de cópias, protocolização de petições ou recursos, audiências, sustentações orais em julgamentos etc. Acrescente-se que o sócio que se encaminha para a plenária saindo, por exemplo, de pontos mais afastados daquele onde ocorrem as reuniões, necessita ausentar-se do seu local de partida com antecedência de, no mínimo, meia hora, gastando outra meia hora para retornar, o que o mantém afastado de sua ocupação por nada menos do que duas horas. Não é pouca coisa. Mesmo, contudo, com esses complicadores, agora em 2011 quando completo uma década de rotarianismo, venho procurando ser 100% de freqüência, recuperando via cyberclub, no máximo, uma reunião mensal (em circunstâncias atípicas, duas). O cyberclub funciona, para muitos, como uma outra opção para evitar frequência descrescente, imaginando que, da mesma maneira que se torna difícil estar no próprio clube semanalmente, também não é simples fazê-lo em outros clubes físicos. O que se mostra fundamental, no âmago desse debate, é, pois, buscar criar mecanismos que coíbam freqüências 100% artificiais de recuperantes do cyberclub, na medida em que situações como tais consubstanciam distorção inadmissível em Rotary, e, aí sim, depõem contra o próprio cyberclub. No quadro atual, é cada vez maior o número de sócios com pouco comparecimento físico, alguns, inclusive, que há vários meses, até mesmo mais do que isso, não aparecem nos seus clubes, mas que, nada obstante, são 100% de frequência ou quase isso, na medida em que recuperam suas ausências pelo cyberclub. Não me parece que os idealizadores do cyberclub concordem com esse uso da ferramenta, menos ainda aqueles que presidem clubes rotários, governadorias distritais e o próprio RI. Fica, assim, a provocação do tema, na esperança do provocador de que ele gere frutos aproveitáveis, que conduzam a um Rotary cada vez mais forte e numeroso. Artigo do Companheiro Gustavo Henrique de Brito Alves Freire do RC Recife – Boa Vista – Distrito 4500

Page 10: Lavras-Sul em ação - nº 35 - 2012-2013

BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO Volume I – ano 04 – nº 35– 04 de abril de 2013

10

DATA EVENTOS

13 Abr 2013 Assembleia Distrital – Lavras - MG

21 a 26 Abr 2013 Conselho de Legislação – Chicago – Illinois - USA

24 a 26 Mai 2013 Conferência Distrital – Caxambu - MG

23 a 26 Jun 2013 Convenção Internacional do RI – Lisboa - Portugal

06 Jul 2013 Posse do Governador Distrital 2013-2014 – Lavras - MG

Programação Mensal do Rotary Club de Lavras-Sul

DATA EVENTO

04 Abr Reunião ordinária

11 Abr Reunião ordinária

18 Abr Reunião ordinária

25 Abr Reunião ordinária

Programação Distrital e de Rotary International

ABRIL ABRIL ABRIL ABRIL –––– MÊS DA REVISMÊS DA REVISMÊS DA REVISMÊS DA REVISTA ROTÁRIA

CAMPANHAS REALIZADAS PELO ROTARY CLUB DE LAVRAS-SUL na gestão 2012-2013

16/ago Doação de tênis ao time de vôlei - Projeto Arremesso para Novo Horizonte; 16/set - Doação de 520 litros de leite e vários medicamentos à Casa do Vovô; 17/dez - Doação de R$1.200,00 em alimentos à Fazendinha do Padre Israel; 19/dez - Doação de 600 brinquedos para crianças carentes; 25/fev – Doação de lanches na Escola Municipal em Itirapuan; Plantio de 250 mudas de arvore nativa atendendo desafio do Governador Aristides; Doação mensal de 500,00 ao Galpão Cidadão para manutenção do professor de caratê; Doação mensal de 330,00 a Fazendinha do Padre. Israel (AREST); Projeto Livro Circulante - diariamente são recebidos e repassados livros à comunidade; Campanha do agasalho.

Page 11: Lavras-Sul em ação - nº 35 - 2012-2013

BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO Volume I – ano 04 – nº 35– 04 de abril de 2013

11

Missão do Rotary

Nós servimos ao próximo, difundimos a integridade e promovemos boa vontade, paz e compreensão mundial por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitários.

Café Rotário

25/03/2011

Todas as sextas-feiras às 07h30

na Casa do Pão.

Venha participar deste momento de

Companheirismo!

Luiz Carlos Gonçalves Costa e EGD Juventino Júlio de Souza

Agenda do presidente do clube em abril

-Planejar e realizar reunião do conselho diretor do clube. -Promover participação na conferência distrital.

-Enviar relatório mensal de frequência à governadoria distrital até 15 dias após a última reunião do mês.

-Conduzir programação do clube sobre a The Rotarian ou revista regional.

-Monitorar metas e projetos para o desenvolvimento do quadro social.

Page 12: Lavras-Sul em ação - nº 35 - 2012-2013

BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

ROTARY

CLUB de

LAVRAS-SUL

41 anos

Rua Dra Damina n0 126 – Centro– 37.200-000

Lavras – Minas Gerais – Brasil

ANO ROTÁRIO 2012PRESIDENTE DE ROTARY INTERNATIONAL:

GOVERNADOR DO DISTRITO 4560:

GOVERNADOR ASSISTENTE DA ÁREA 4:

PRESIDENTE DO CLUBE :

CONSELHO DIRETOR

PRESIDENTE:

VICE-PRESIDENTE:

PAST-PRESIDENTE:

SECRETÁRIA:

TESOUREIRO:

DIRETOR DE PROTOCOLO:

INSTRUTOR DO

MEMBROS:

COMISSÃO DO QUADRO ASSOCIATIVO:

COMISSÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS:

COMISSÃO DE FUNDAÇÃO ROTÁRIA:

COMISSÃO DE ADMINISTRAÇÃO DO CLUBE:

COMISSÃO DE

COMISSÃO DE BANCO DE CADEIRA DE RODAS:Hermínio da Cunha Amorim Filho

CONSELHEIROS: Juventino Júlio de Souza RESPONSÁVEIS PELO BOLETIM:

Créditos Figuras:1) Calendário: 2) Calendário de Companheirismo:

rotary.lavrassul

Volume I

12

ANO ROTÁRIO 2012-2013 PRESIDENTE DE ROTARY INTERNATIONAL: Sakuji Tanaka

GOVERNADOR DO DISTRITO 4560: Aristides Beraldo Garcia

GOVERNADOR ASSISTENTE DA ÁREA 4: Carlos Frederico Leite Corrêa

PRESIDENTE DO CLUBE : Lourenço Ricardo de Oliveira

CONSELHO DIRETOR

PRESIDENTE: Lourenço Ricardo de Oliveira

PRESIDENTE: Marcos Pizzolante de Pádua

PRESIDENTE: Gustavo Pereira da Silva

SECRETÁRIA: Chrystiani Souza P. Capelli

TESOUREIRO: Marcos Antônio Cherezi

DIRETOR DE PROTOCOLO: Sélem Vilela de Oliveira

INSTRUTOR DO CLUBE: Juventino Júlio de Souza – Governador 1997-98

MEMBROS: Carlos Frederico Leite Corrêa

José Alair Couto

Luiz Carlos Gonçalves Costa

Antônio César de Pádua

Paulo de Souza

COMISSÃO DO QUADRO ASSOCIATIVO: Dilma Inês Chaves Reis

COMISSÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: Paulo Henrique Capelli

COMISSÃO DE FUNDAÇÃO ROTÁRIA: José Luiz Rigato

COMISSÃO DE ADMINISTRAÇÃO DO CLUBE: Luciano José Pereira

COMISSÃO DE IMAGEM PÚBLICA DE ROTARY: Magno de Souza

COMISSÃO DE BANCO DE CADEIRA DE RODAS:Hermínio da Cunha Amorim Filho

CONSELHEIROS: Juventino Júlio de Souza – Governador 1997-98 Marcos Pizzolante de Pádua Paulo Henrique Capelli RESPONSÁVEIS PELO BOLETIM: Maria Raquel Isnard Moulin Lourenço Ricardo de Oliveira Luiz Carlos Gonçalves Costa Alessandra Teixeira da Silva

Créditos Figuras: 1) Calendário: www.folhadeitalva.com.br 2) Calendário de Companheirismo: www.brasil-rotario.com.br

Volume I – ano 04 – nº 35– 04 de abril de 2013

COMISSÃO DE BANCO DE CADEIRA DE RODAS:Hermínio da Cunha Amorim Filho