lavras-sul em ação - nº 28 - 2012-2013

14
BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO Rua Dra Damina n 0 CALENDÁRIO CÍVICO CALENDÁRIO DE COMPANHEIRISMO ATA DA REUNIÃO ANTERIOR NOTÍCIAS DO CLUBE NOTÍCIAS DO DISTRITO ROTARY INTERNATIONAL FUNDAÇÃO ROTÁRIA INFORMAÇÃO ROTÁRIA PROGRAMAÇÃO DISTRITAL PROGRAMAÇÃO MENSAL DO CLUBE DÓLAR ROTÁRIO 08/12 R$ 2,06 Destaques da se O em apr Volume I – an Reuniões às quintas-feiras, às 20h 0 126 – Centro – 37.200-000 Lavras – Minas Gerais – Brasi 1 emana: 28a Reunião Ordinária do Rotary Club de Lavras-Sul foi seguida de Assembleia Rotary Club de Lavras-Sul encontra-se m Assembleia permanente para preciação da reforma do seu estatuto. no 04 – nº 28– 07 de fevereiro de 2013 il

Upload: rotary-distrito-4560

Post on 09-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

Rua Dra Damina n0

CALENDÁRIO CÍVICO

CALENDÁRIO DE COMPANHEIRISMO

ATA DA REUNIÃO ANTERIOR

NOTÍCIAS DO CLUBE

NOTÍCIAS DO DISTRITO

ROTARY INTERNATIONAL

FUNDAÇÃO ROTÁRIA

INFORMAÇÃO ROTÁRIA

PROGRAMAÇÃO DISTRITAL

PROGRAMAÇÃO MENSAL DO CLUBE

DÓLAR ROTÁRIO 08/12 R$ 2,06

Destaques da semana:

O Roem Assembleia permanente para apreciação da reforma do seu estatuto.

Volume I – ano 04

Reuniões às quintas-feiras, às 20h 0 126 – Centro – 37.200-000 Lavras – Minas Gerais – Brasil

1

Destaques da semana:

28a Reunião Ordinária do Rotary Club de Lavras-Sul foi seguida de

Assembleia

O Rotary Club de Lavras-Sul encontra-se em Assembleia permanente para apreciação da reforma do seu estatuto.

ano 04 – nº 28– 07 de fevereiro de 2013

Brasil

BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

Calendário Cívico

Calendário de Companheirismo10 Fev

• Alessandra, filha do Companheiro

11 Fev • Maria Cristina, esposa do

12 Fev • Casamento da Companheira • Valéria, filha do Companheiro

14 Fev • Valdir Tenório, esposo da

Data

10 Fev • Dia do Atleta Profissional

11 Fev • Dia do Zelador

12 Fev • Carnaval

13 Fev • Cinzas

Volume I – ano 04

2

Calendário de Companheirismo

o Companheiro José Alair Couto e Maria Delly

Maria Cristina, esposa do Companheiro Eduardo Augusto Anacleto

Companheira Ana Vânia C. de Brito e Valdir o Companheiro Juventino Júlio de Souza

Valdir Tenório, esposo da Companheira Ana Vânia C. de Brito

Eventos

Dia do Atleta Profissional

ano 04 – nº 28– 07 de fevereiro de 2013

BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO Volume I – ano 04 – nº 28– 07 de fevereiro de 2013

3

ATA da Reunião do dia 31 de janeiro de 2013 No dia trinta e um do mês de janeiro de dois mil e treze, na sede social provisória do Rotary Club de Lavras-Sul, situada à Rua Dra. Damina, 126 – Município de Lavras, Minas Gerais, realizou-se a vigésima oitava reunião ordinária do ano rotário 2012-13, seguida de Assembleia, às 20 horas com a presença do Presidente Lourenço Ricardo de Oliveira.

Mesa: A mesa diretora foi composta pelo Presidente Companheiro Lourenço Ricardo de Oliveira; Companheira 1ᵃ secretária Chrystiani Souza Paiva Capelli; Companheiro Antônio César de Pádua, Companheiro Carlos Frederico Leite Corrêa e Companheiro Juventino Júlio de Souza.

Visitantes: Companheiro José Altair Rosa Botelho do Rotary Club de Lavras, Companheira Ângela Mourão Sá Vitorino, Presidente do Rotary Club Cidade Nova de Belo Horizonte, e o Sr. Waldir Oliveira Campos.

Protocolo: Após a composição da mesa diretora, o Presidente Lourenço Ricardo de Oliveira declarou aberta a reunião e convidou a todos para que de pé saudassem a Bandeira do Brasil e demais Bandeiras. Em seguida a Companheira Priscilla Rochele Barrios, 2ª Diretora de Protocolo, fez a leitura dos calendários cívico e de companheirismo.

Secretaria: A Companheira Secretária Chrystiani Souza Paiva Capelli informou que estão sendo providenciadas as carteirinhas do Clube e solicitou que todos entreguem uma foto 3x4 na próxima reunião, ou enviar por e-mail até o dia 14/02/2013.

Administração do Clube: Companheiro Luciano José Pereira agradeceu ao Companheiro Carlos Frederico Leite Corrêa pela atenção quando esteve doente e ao Companheiro Virgílio Augusto Resende Bandeira por ter informado aos Companheiros por e-mail sobre o falecimento de seu tio.

Companheirismo: O Presidente Lourenço Ricardo de Oliveira convidou a todos para o Café Rotário na sexta-feira na Casa do Pão.

O Companheiro Virgílio Augusto Resende Bandeira falou sobre o falecimento da Sra. Nilza, viúva do saudoso Companheiro Carlos Frederico Hermeto Bueno. Comunicou que no dia 16/02/2013 acontecerá o GATS, em Lavras, que será o primeiro treinamento do seu ano rotário e informou os nomes dos Companheiros que irão compor a Governadoria 2013-14: Paulo Marcos de Paula Lima –

Secretário Executivo Distrital; Marino do Couto Moraes – Tesoureiro Distrital; José Luiz Rigato – Comissão do Desenvolvimento do Quadro Associativo - Subcomissão de Retenção; Eduardo Augusto Anacleto – Governador Assistente da área XII; Magno de Sousa – Coordenador do Planejamento Estratégico; Carlos Frederico Leite Corrêa, Sélem Vilela de Oliveira e Priscilla Rochele Barrios - Protocolo; Wilson Raimundo Costa, Maria Raquel Isnard Moulin, Johnson Campideli Fonseca, Gustavo Pereira da Silva e Talestre Maria do Carmo Mário – Comissão de Eventos. Agradeceu aos Companheiros pelo apoio.

Neste momento o Presidente Lourenço Ricardo de Oliveira encerrou a Reunião Ordinária e deu início à Assembleia para apreciação do Estatuto do Clube.

O Companheiro Antônio César de Pádua informou sobre a necessidade de reforma do estatuto para atender ao Código Civil de 2012, sob pena de nulidade da instituição. Falou também das exigências de Rotary International.

O Companheiro Juventino Júlio de Souza fez as suas considerações iniciais e procedeu à leitura das páginas 1 a 5 com as alterações já realizadas. Foram feitos alguns questionamentos por Companheiros. Foi solicitado que o estatuto seja reenviado a todos. Decidiu-se que a aprovação do estatuto será realizada após a completa leitura e discussão do mesmo, e, portanto, estaremos em Assembleia permanente até que se encerre a apreciação do estatuto.

O Presidente Lourenço Ricardo de Oliveira informou a frequência provisória de 90,4%. Agradeceu o jantar preparado pelo Companheiro Luciano José Pereira e comunicou que o próximo jantar será oferecido pelo Companheiro Gustavo Pereira da Silva.

Ata lavrada pelo companheiro Luiz Carlos Gonçalves Costa.

Companheiros confraternizando após a Assembleia

BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO Volume I – ano 04 – nº 28– 07 de fevereiro de 2013

4

INTERCAMBISTAS DA INGLATERRA CHEGAM EM ABRIL: INSCREVA SEU CLUBE COMO ANFITRIÃO

Atenção clubes do distrito: o Comp. Saulo Borges, chairman da Subcomissão Distrital de IGE está comunicando a todos os clubes que em abril e maio deste ano estaremos anfitrionando os intercambistas do IGE proveniente do distrito 1270, na Inglaterra.

O distrito 1270 é o mesmo que recebeu (e muito bem, diga-se de passagem) a última equipe de Intercâmbio de Grupos de Estudos oriundo do nosso distrito.

Conforme todos devem se lembrar, a equipe brasileira tinha como líder o Comp. Antônio Sérgio de Souza, do Rotary Club de Itapecerica, além dos seguintes membros: Fernando de Assis Teixeira – Indicado pelo Rotary Club de

Arcos, Vander Maia Vilela – Indicado pelo Rotary Club de Boa Esperança, Juliana Moreira Magalhães – Indicada pelo Rotary Club de Lavras, Lorenza Bruschi H. Xavier – Indicada pelo Rotary Club de Itaúna Cid. Educativa.

Quem teve contato com o grupo pôde testemunhar os depoimentos dos integrantes, quando voltaram surpresos e maravilhados com a acolhida a todos, aliada à intensa e utilíssima programação elaborada pelos companheiros rotarianos daquele distrito.

Agora chegou a hora de darmos a nossa contrapartida, recebendo com galhardia, carinho e espírito rotário os integrantes do grupo inglês.

Os intercambistas ingleses deixarão seu país no próximo dia 27 de abril e aqui no Brasil, notadamente no distrito 4560, ficarão até o dia 1º de maio, data prevista para o retorno do grupo.

Ainda não temos notícias sobre a composição do grupo visitante, mas, tão logo tenhamos acesso, publicaremos neste site.

Por hora, fica a convocação do Comp. Saulo Borges, chairman da Subcomissão Distrital de IGE, para que aqueles clubes (principalmente os que patrocinaram algum intercambista à Inglaterra) se manifestem o quanto antes, a fim de que uma bem elaborada e intensa programação (à altura da elaborada ao grupo brasileiro) seja agendada.

Conheça um pouquinho de como foram os intercambistas do distrito bem recebidos na Inglaterra, assistindo a um clipe elaborado pelo distrito e hospedado no YouTube em http://www.youtube.com/watch?v=KY-mHMObxM4&feature=youtu.be.

BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO Volume I – ano 04 – nº 28– 07 de fevereiro de 2013

5

A mensagem do casal governador 2013/2014 Virgílio e Adriane

O governador eleito Virgílio Bandeira e sua esposa Adriane estão de volta. E voltaram maravilhados com o que viram, ouviram, viveram. Trazemos hoje para os companheiros a mensagem do casal, a fim de que possamos ter uma pequena noção do que nos espera para o próximo ano rotário: muito trabalho, muito ‘Dar de Si Antes de Pensar em Si’, enfim: VIVER ROTARY e TRANSFORMAR VIDAS. Acompanhem a mensagem do casal governador, nas palavras da futura coordenadora distrital Adriane Bandeira:

Companheiros da Família Rotary,

Acabamos de voltar, eu e meu marido, o Governador 2013/14, do Distrito 4560, Virgílio, de nosso treinamento e Assembleia Internacional, realizada em San Diego, com TODOS os Governadores do ano 2013/14. São mais de 530, com seus cônjuges. Do Brasil, fomos 38, todos acompanhados. Esta semana nos serviu para fixarmos as 6 metas propostas para o ano rotário, que são :

- Apoio à Educação; - Fornecimento de Água Limpa; - Promoção da Paz; - Salvar Mães e Crianças; - Fortalecer Economias Locais; - Combater Doenças.

E como faremos isso? VIVENDO ROTARY E TRANSFORMANDO VIDAS. Como isso é possível? Engajando-nos, vivendo a Prova Quádrupla, sendo um exemplo para a sociedade na qual vivemos, e, a partir daí, mudando vidas ao nosso redor, ajudando ao mais próximo, apoiando, colaborando, nos unindo em clubes, interclubes, distritos, países, e pelo mundo todo.

Devemos, mais do que nunca, doar á Fundação Rotária. O Presidente de Rotary Internacional, Sakuji Tanaka e o Presidente 2013/14, Ron Burton, enfocaram que falta muito pouco para que a Pólio seja erradicada. Faltam 3 países, com uma média de 100 casos/ano em cada. O Presidente Ron Burton, uma pessoa muito carismática, que não perdia a oportunidade de almoçar conosco, fazendo o próprio prato na fila das refeições (constantemente interrompido por pessoas que o veneram e querem mais uma foto… claro que ele deve ter se alimentado muito mal nesta semana…) fez um apelo para que cada Presidente eleito de cada clube faça uma doação antes de assumir em julho, seguindo o exemplo de seus Governadores que o fizeram. E entrem para a Primeira Turma, é assim que ele denominou os Governadores 13/14, The First Class.

A Assembleia é um exemplo de tolerância e companheirismo, onde pessoas dos mais diversos países, com as mais diversas religiões, etnias, hábitos alimentares, hábitos de convivência, ficam juntas, no mesmo espaço físico, vivendo em harmonia, onde só o que importa é fazer amigos, saber dos trabalhos dos outros, apoiar, amar.

A delegação brasileira é um caso à parte… somos os mais esperados, os mais festejados. Todos com quem conversamos têm um desejo enorme de vir ao Brasil, querem conhecer, querem sambar, querem tomar caipirinha, mas também querem ajudar na vacinação, querem ir nas favelas, querem ver adultos e crianças sendo alfabetizados. Querem saber de saneamento básico, acesso ao posto de saúde, escolas etc. Eles nos respeitam e se assustam com nossa espontaneidade. Estávamos sob o risco iminente de uma epidemia de gripe que tem matado muitas pessoas na Califórnia, então tínhamos vidrinhos de álcool distribuídos para limparmos as mãos depois de apertar a mão de outra pessoa. Pois todas as brasileiras, inclusive eu, sempre dávamos beijinhos nos outros, é assim que nos tratamos aqui, não seria diferente em uma viagem.

BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO Volume I – ano 04 – nº 28– 07 de fevereiro de 2013

6

A hospitalidade brasileira também se fez presente em todos os dias, pois, no segundo dia já eram as brasileiras que recebiam o restante das mesas, fazendo as vezes de anfitriãs. Ao final, quase havia briga para sentar com cada um de nós, pois seria diversão na certa. E os responsáveis em colocar ordem nas mesas simplesmente desistiram de fazer isso.

Os bailes, festas e apresentações também foram muito divertidos, e, claro, o grupo brasileiro sempre era esperado e festejado. Antes das entradas “oficiais” nos salões, já nos reuníamos e começávamos a cantar músicas de letra fácil, e todos queriam vir tirar fotos e filmar aquela bagunça organizada (organizada porque nos mandavam ficar em um só espaço, sem fazer trenzinho pelos outros grupos). Muitos trocaram suas camisetas da seleção, suas roupas de festas com outras pessoas que desejavam e ficavam pedindo a troca.

Bom, espero ter conseguido passar um pouco da emoção e do clima presentes no treinamento, e agora, mãos à obra. Dia 16 de Fevereiro começam os treinamentos de Governadores Assistentes e Equipe Distrital. Que Deus nos ajude e ilumine. Contamos com a ajuda de cada rotariano do Distrito 4560, que, como diz o Rotaract, é o distrito que bomba!!!

Adriane Coutinho Barbosa Bandeira

Coordenadora Distrital das ASR

Distrito 4560

http://rotary4560.org.br/portal2/?p=5941

Indicado o governador para o ano rotário 2015/2016

O Governador do Distrito 4560 do Rotary International, Aristides Beraldo Garcia,

nos termos do Manual de Procedimento, mais precisamente em seu artigo 13,

seção13.020.6, tem a honra de INFORMAR a todos os interessados que a Comissão

de Indicação selecionou o companheiro do Rotary de Divinópolis-Leste, Paulo

Roberto Ramos (na foto abaixo ao lado com sua esposa Marilene), para o cargo de

governador 2015/2016.

BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO Volume I – ano 04 – nº 28– 07 de fevereiro de 2013

7

Mensagem do presidente Tanaka para o mês de fevereiro

Prezados companheiros rotarianos,

Em dezembro, falei no primeiro dos três Fóruns Rotary pela Paz Global que planejamos para este ano rotário. O evento, que teve como tema “Paz Sem Fronteiras”, foi realizado em Berlim, onde se encontra o Relógio da Paz, uma obra de arte de 3 metros de altura e mais de 2 toneladas. Em um dos seus lados estão escritas as palavras: O tempo derruba todos os muros.

O relógio foi inaugurado em 9 de novembro de 1989, mesmo dia da queda do Muro de Berlim. Foi uma coincidência maravilhosa quando os ponteiros do relógio começaram a se mover ao mesmo tempo em que se foi dada a ordem para a abertura da fronteira entre Berlim Oriental e Ocidental. As palavras escritas no relógio haviam se tornado realidade.

No Rotary, nós não dividimos o nosso trabalho por nação, cultura ou idioma. Não nos importamos com o que está escrito em seu

passaporte. O que importa é que você acredita em Dar de Si Antes de Pensar em Si. Porém, mesmo no Rotary, é fácil pensar em termos de países ou comunidades. Pensamos em projetos que poderão ajudar alguém em nossa comunidade, ou em outros que ajudarão alguém na Alemanha, Quênia ou África do Sul. Ás vezes pensamos em diferentes tipos de fronteiras e acreditamos que o projeto ajudará jovens, idosos, famintos, pobres, doentes ou deficientes.

O ideal Dar de Si Antes de Pensar em Si não conhece fronteiras. Quando servimos, o impacto não se limita à nossa ou a outra comunidade que estamos ajudando. Não estamos ajudando apenas os jovens, os idosos, as escolas ou um orfanato. Quando servimos, estamos ajudando toda a humanidade. O impacto do que fazemos se multiplica.

Quando optamos por Dar de Si Antes de Pensar em Si, estamos fazendo uma escolha. Estamos escolhendo colocar as necessidades de outras pessoas acima de nossos próprios desejos. Estamos dizendo: “Seus problemas são meus problemas, e me importo o suficiente para ajudá-lo”.

O Rotary faz com que a paz seja possível atendendo às necessidades que causam conflito, como água potável ou saneamento, nutrição ou cuidados médicos. Quando essas necessidades são sanadas, são criadas oportunidades e esperança. A esperança não tem fronteiras. Ela é o jardim onde a paz pode crescer.

A Paz Através do Servir traz à tona o que temos de melhor. É um ideal que revela as fronteiras que criamos ao nosso redor e nos ajuda a derrubá-las.

Sakuji Tanaka

Presidente do RI – 2013/2013

BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO Volume I – ano 04 – nº 28– 07 de fevereiro de 2013

8

Fevereiro: Mês da Compreensão Mundial PAZ E COMPREENSÃO SE INICIAM EM NOSSO PRÓPRIO MEIO

Fevereiro é um mês muito especial no calendário rotário de todo mundo. É o mês dedicado à Paz e Compreensão Mundial. E não por uma simples coincidência, também é o mês de aniversário do RI.

Em 23 de fevereiro de 1905, data da fundação do Rotary, seus quatro fundadores, Paul Harris, Sylvester Schiele, Hiram Shorey e Gustavus Loehr logo perceberam que a criação daquela organização se destinaria a, também, fomentar a paz e a compreensão mundiais. Paul e seus amigos começaram a pensar ‘alto’. É um sentimento e um almejo de todo homem de princípios ver um mundo muito mais justo, livre de guerras, conflitos, turbulências sociais.

Tudo isso é muito bonito, altivo da parte de qualquer rotariano. Porém, será que estamos aptos a, pessoalmente, dentro do espírito rotário, fomentar estas ideias começando dentro de nosso próprio lar, ou, dentro de nosso próprio clube?De que adianta fazermos ecoar as palavras ‘PAZ’ e ‘COMPREENSÃO’, se ambas são necessariamente derivativas em primeiro lugar do exemplo pessoal de cada rotariano?!

Cada um de nós deve ser espelho para o seu semelhante, deve ser exemplo, não só na teoria, mas muito mais na ação concreta de cada indivíduo.

Não adianta rogarmos pela paz mundial, se não somos capazes de praticá-la dentro do próprio meio em que vivemos.

Paz e compreensão no mundo devem começar pelo ‘nosso mundo’, ou seja, nos ambientes em que quotidianamente convivemos: em nosso trabalho, entre os amigos, familiares, no meio social, no nosso Rotary Club e, sobretudo, devem ser transparecidas para qualquer um que se aproxime de nós.

Falar de paz e compreensão e não praticá-las com o nosso próximo, com o nosso familiar, com o nosso companheiro, é no mínimo hipocrisia. É preciso pensar que o mundo pode começar onde estamos pisando, e continua sendo o nosso mundo por todos os lados em que olharmos.

No mês dedicado à compreensão e paz mundial procuremos refletir um pouco se não estamos apenas preocupados com as grandes guerras e conflitos, e nos esquecendo das pequenas guerras que diariamente temos travado com nossos cônjuges, filhos, familiares, amigos, companheiros, funcionários, enfim: com o nosso próximo.

Tenhamos consciência de que, se cada um de nós, mas cada um mesmo – no mundo inteiro – fizer a sua parte, a paz e a compreensão deixarão de ser apenas utopia, dando lugar à mais pura e verdadeira realidade: a realidade do amor, da convivência harmônica de todos os povos, a começar – é evidente – pelo pequeno e mais importante mundo que faz parte da nossa vida diária: o nosso próprio MEIO.

Comp. Geraldo Bertolucci Júnior

Comissão Permanente de Imagem Pública

Rotary Club de Lavras

BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO Volume I – ano 04 – nº 28– 07 de fevereiro de 2013

9

Liderança do Rotary para a erradicação da pólio

A Índia livre da paralisia infantil é prova que o Rotary é capaz de superar os maiores desafios de saúde, de acordo com Bruce Aylward, diretor-geral assistente para Pólio, Emergências e Colaboração de Países da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ao falar durante a Assembleia Internacional do Rotary de 2013 em San Diego, EUA, Bruce elogiou o trabalho do Rotary em levar o mundo prestes a erradicar a poliomielite, mas lembrou os governadores eleitos que será preciso a liderança deles para terminar o trabalho.

Bruce mencionou os recentes assassinatos de agentes da saúde no Paquistão e disse que a OMS está trabalhando para ampliar seu apoio na comunidade islâmica, a fim de garantir a segurança de voluntários e trabalhadores assistenciais.

“O programa de erradicação continua a voltar ao normal”, afirmou. “Garanto que, da mesma forma em que mudamos nossa estratégia antes, faremos também no Paquistão”.

Quando abordou o sucesso da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio (IGEP), na qual o Rotary e a OMS colaboram com o Unicef e o Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Bruce citou a Índia, que não teve nenhum registro de pólio em dois anos. Em fevereiro, a OMS retirou a Índia da lista de países endêmicos, comprovando o contrário do que especialistas insistiam em dizer: que a doença não poderia ser erradicada naquele país. Se os testes de casos de pólio relatados até 13 de janeiro continuarem a ter resultados negativos, a OMS irá declarar que a Índia interrompeu a transmissão do vírus selvagem da pólio pelo segundo ano consecutivo.

A poliomielite continua endêmica em apenas três países: Afeganistão, Nigéria e Paquistão; mas pelo fato de países não endêmicos continuarem em risco de casos importados desses três países, as vacinações devem continuar em todos os lugares, para garantir que a paralisia infantil seja erradicada no mundo todo.

As principais responsabilidades do Rotary na IGEP incluem continuar promovendo a defesa da causa, um dos fatores mais importantes nessa reta final da campanha. Além de ter contribuído mais de US$1 bilhão à iniciativa desde 1985, o Rotary ajudou a arrecadar mais de US$9 bilhões em apoio de governos doadores. Tal esforço é crucial para chegarmos ao fim dessa batalha, pois a IGEP precisa de US$700 milhões este ano.

Bruce enfatizou ainda que a erradicação da pólio está muito próxima, e pediu aos rotarianos que trabalhem juntos para atingir essa meta.

Ele concluiu seu discurso dizendo: “Vocês receberam a maior oportunidade da história para eliminar essa doença, e só podemos acabar esse trabalho com a liderança do Rotary”.

(Site do RI)

BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO Volume I – ano 04 – nº 28– 07 de fevereiro de 2013

10

Morre Elizabeth Demaray, tesoureira do RI Rotary News -- 29 de janeiro de 2013

A tesoureira do RI, Elizabeth Demaray, de Sault Ste. Marie, Michigan, EUA, morreu

em 25 de janeiro.

Associada do Rotary Club de Sault Ste. Marie desde 1988, Demaray serviu como

presidente do seu clube duas vezes. Seu marido, Ken, é ex-presidente do Rotary Club de Chippewa County (Sault Ste, Maire) Sunrise e ex-governador assistente.

Elizabeth Demaray foi indicada a tesoureira do RI pelo presidente Sakuji Tanaka,

sendo a primeira mulher a ocupar esta posição no Rotary. Além de servir como diretora

do RI, ela também serviu como governadora de distrito, membro de comissão e de

força-tarefa, coordenadora regional de desenvolvimento do quadro associativo do RI, e

líder de treinamento. Como membro do Conselho Diretor do RI, ela serviu nas

comissões Executiva e de Programas.

“A Betsy serviu ao Rotary de várias maneiras durante sua vida rotária. Ela foi uma

rotariana dedicada e uma grande líder", disse o presidente Tanaka. "Eu e todos os

diretores que tiveram o privilégio de trabalhar com ela, sentiremos sua falta. Ela e seu marido nos inspiraram com sua coragem e determinação durante os desafios enfrentados no último ano com sua saúde."

Demaray trabalhava no ramo imobiliário e, junto com seu marido, era proprietária de várias empresas, incluindo uma firma

de avaliação, um escritório de contabilidade, uma loja de produtos esportivos, e uma academia de ginástica. Ela serviu como

presidente do Conselho Imobiliário e do United Way de sua comunidade. Ela foi também curadora do Lake Superior State

University Foundation e do War Memorial Hospital. Na década de 80, ela foi nomeada uma das cinco principais empresárias

do estado de Michigan.

Demaray foi Benfeitora da Fundação Rotária e membro da Sociedade de Doadores Testamentários. Ela e seu esposo, Ken,

tiveram dois filhos, Eric e Tina, e quatro netos.

http://www.rotary.org/pt/mediaandnews/news/pages/130125_news_demaray.aspx

BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO Volume I – ano 04 – nº 28– 07 de fevereiro de 2013

11

INFORMAÇÃO ROTÁRIA

Qual a sua Classificação? A classificação do associado é o princípio que orienta a construção do quadro associativo de um Rotary Club. Diante disso, a lista de classificações do clube deve representar bem as atividades empresariais e/ou de prestação de serviços desenvolvidas na comunidade que o acolhe. Uma análise da lista de classificações permite avaliar algumas questões.

O clube é representativo do corpo profissional que atua na sua comunidade? Essa comunidade conta com alguma ocupação útil que não esteja representada no clube?

Tais observações espelham a dimensão real do clube, ao mesmo tempo que indicam as ações a serem adotadas para eliminar lacunas e apoiar o desenvolvimento do quadro associativo, em sincronia com a mobilidade sócioeconômica de sua região.

Realmente, a lista das classificações, quando bem elaborada e atualizada, ajuda o clube a alcançar as suas metas orgânicas e operacionais. Logo, devemos estar atentos para a necessidade de revisões periódicas da lista e, se preciso for, recomendar os ajustes ditados pela realidade de cada momento.

Tais observações passam despercebidas pelo rotariano que, mesmo integrado no seu clube, não costuma prestar atenção aos aspectos rotineiros que suportam a vitalidade da nossa instituição.

De fato, no nosso cotidiano, quando da visita a outro clube, somos solicitados a preencher a ficha de recuperação, onde informamos a nossa classificação. Nesse momento não soará bem um título impróprio, tendo em vista que esta informação poderá, eventualmente, ser utilizada pelo diretor de protocolo para fazer apresentações entre pessoas com interesses profissionais semelhantes.

Nos clubes mais apegados às tradições rotárias, é prática corrente a autoapresentação, exercício facilitador do entrosamento dos novos associados e visitantes; ferramenta de formação do companheirismo que sustenta as ações do clube. Nesses momentos, o presidente solicita a cada companheiro que se levante e se apresente, dizendo o seu nome, o nome de seu clube e sua classificação. Em 15 minutos de conversa ganha-se uma cumplicidade saudável. Claro que, em clubes com maior número de associados, esta prática pode comprometer a agenda de uma reunião. Entretanto, muitas vezes, o presidente vê-se às voltas com a busca de uma alternativa para suprir a falta imprevista de um palestrante. Por que não usar o tempo disponível para a prática da autoapresentação nestas ocasiões? Todos sairão ganhando, até um ou outro companheiro mais tímido que dará o seu primeiro passo na arte de falar em público.

E como podem ser compostos os termos que definem a classificação de um rotariano?

A seção 1, do artigo 8, do Manual de Procedimentos, edição de 2010, afirma que “A classificação será aquela que descreve a atividade principal e reconhecida da firma, companhia ou instituição à qual o associado esteja ligado, ou aquela que descreve a atividade principal e reconhecida da sua empresa ou profissão, ou a natureza da atividade de prestação de serviços à comunidade”.

Do disposto, podemos depreender que a classificação não é o título da profissão do associado, ou o seu cargo na empresa, ou a razão social da sua empresa, cabendo à Comissão de Classificações a busca da descrição que melhor identifique a atividade de um associado. “Medicina, Pediatria” soa melhor que “Médico Pediatra”, da mesma forma que “Justiça, Promotoria Pública” em relação a “Promotor de Justiça”, ou “Farmácia, Manipulação” em lugar de “Farmacêutico”.

Complementando, um engenheiro que mantém o seu próprio escritório de prestação de serviços, poderá ter a sua classificação descrita como “Engenharia Mecânica, Projetos (ou consultoria, ou assistência técnica, etc.)”. Outro engenheiro trabalhando numa empresa deve ter a sua classificação identificada com o ramo de atividade desta empresa e a sua atividade formal no âmbito da mesma, por exemplo: “Indústria Petrolífera, Manutenção”.

Finalmente, é recomendável que o companheiro procure, no seu cartão de associado, o título atribuído à sua classificação e faça uma reflexão sobre a identidade do mesmo com a sua principal atividade profissional. Em caso de dúvida, troque ideias com o diretor da Comissão de Classificações do seu clube.

* O autor é Julio Cesar da Silveira, associado ao Rotary Club de Contagem-Cidade Industrial (D.4760)

BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO Volume I – ano 04 – nº 28– 07 de fevereiro de 2013

12

DATA EVENTOS

16 Fev 2013 GATS – Seminário de Treinamento da Equipe Distrital – Lavras - MG

16 Mar 2013 PETS – Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos – Lavras - MG

14 Abr 2013 Assembleia Distrital – Lavras - MG

21 a 26 Abr 2013 Conselho de Legislação – Chicago – Illinois - USA

24 a 26 Mai 2013 Conferência Distrital – Caxambu - MG

23 a 26 Jun 2013 Convenção Internacional do RI – Lisboa - Portugal

06 Jul 2013 Posse do Governador Distrital 2013-2014 – Lavras - MG

Programação Mensal do Rotary Club de Lavras-Sul

DATA EVENTO

07 Fev Reunião ordinária

14 Fev Reunião ordinária

18 Fev Reunião do Conselho Diretor

21 Fev Reunião ordinária

28 Fev Reunião ordinária

Programação Distrital e de Rotary International

FEVEREIROFEVEREIROFEVEREIROFEVEREIRO –––– MÊS DAMÊS DAMÊS DAMÊS DA COMPREENSÃO MUNDIALCOMPREENSÃO MUNDIALCOMPREENSÃO MUNDIALCOMPREENSÃO MUNDIAL

Datas de Companheirismo – R.C. Lavras-Sul

23/02 – Comp. José Oscar de Paiva Vieira

23/03 – Comp. José Alair Couto

BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO Volume I – ano 04 – nº 28– 07 de fevereiro de 2013

13

Missão do Rotary

Nós servimos ao próximo, difundimos a integridade e promovemos boa vontade, paz e compreensão mundial por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitários.

Café Rotário 01/02/2013

Todas as sextas-feiras às 07h30 na Casa do Pão.

Venha participar de mais este momento de

Companheirismo!

BOLETIM LAVRAS-SUL EM AÇÃO

ROTARY

CLUB de

LAVRAS-SUL

41 anos

Rua Dra Damina n0 126 – Centro– 37.200-000

Lavras – Minas Gerais – Brasil

ANO ROTÁRIO 2012PRESIDENTE DE ROTARY INTERNATIONAL:

GOVERNADOR DO DISTRITO 4560:

GOVERNADOR ASSISTENTE DA

PRESIDENTE DO CLUBE :

CONSELHO DIRETOR

PRESIDENTE:

VICE-PRESIDENTE:

PAST-PRESIDENTE:

SECRETÁRIA:

TESOUREIRO:

DIRETOR DE PROTOCOLO:

INSTRUTOR DO CLUBE: Juventino Júlio de Souza

MEMBROS:

COMISSÃO DO QUADRO ASSOCIATIVO:

COMISSÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS:

COMISSÃO DE FUNDAÇÃO ROTÁRIA:

COMISSÃO DE ADMINISTRAÇÃO DO CLUBE:

COMISSÃO DE IMAGEM PÚBLICA DE ROTARY:

COMISSÃO DE BANCO DE CADEIRA DE RODAS:Hermínio da Cunha Amorim Filho

CONSELHEIROS: Juventin RESPONSÁVEIS PELO BOLETIM: Luciano José Pereira

Créditos Figuras:1) Calendário: 2) Calendário de Companheirismo:

rotary.lavrassul

Volume I – ano 04

14

ANO ROTÁRIO 2012-2013 PRESIDENTE DE ROTARY INTERNATIONAL: Sakuji Tanaka

GOVERNADOR DO DISTRITO 4560: Aristides Beraldo Garcia

GOVERNADOR ASSISTENTE DA ÁREA 4: Carlos Frederico Leite Corrêa

PRESIDENTE DO CLUBE : Lourenço Ricardo de Oliveira

CONSELHO DIRETOR

PRESIDENTE: Lourenço Ricardo de Oliveira

PRESIDENTE: Marcos Pizzolante de Pádua

PRESIDENTE: Gustavo Pereira da Silva

SECRETÁRIA: Chrystiani Souza P. Capelli

TESOUREIRO: Marcos Antônio Cherezi

DIRETOR DE PROTOCOLO: Sélem Vilela de Oliveira

INSTRUTOR DO CLUBE: Juventino Júlio de Souza – Governador 1997-98

MEMBROS: Carlos Frederico Leite Corrêa

José Alair Couto

Luiz Carlos Gonçalves Costa

Antônio César de Pádua

Paulo de Souza

COMISSÃO DO QUADRO ASSOCIATIVO: Dilma Inês Chaves Reis

COMISSÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: Paulo Henrique Capelli

COMISSÃO DE FUNDAÇÃO ROTÁRIA: José Luiz Rigato

COMISSÃO DE ADMINISTRAÇÃO DO CLUBE: Luciano José Pereira

COMISSÃO DE IMAGEM PÚBLICA DE ROTARY: Magno de Souza

COMISSÃO DE BANCO DE CADEIRA DE RODAS:Hermínio da Cunha Amorim Filho

CONSELHEIROS: Juventino Júlio de Souza – Governador 1997-98 Marcos Pizzolante de Pádua Paulo Henrique Capelli RESPONSÁVEIS PELO BOLETIM: Luciano José Pereira Maria Raquel Isnard Moulin Lourenço Ricardo de Oliveira Luiz Carlos Gonçalves Costa Alessandra Teixeira da Silva

Créditos Figuras: 1) Calendário: www.folhadeitalva.com.br 2) Calendário de Companheirismo: www.brasil-rotario.com.br

ano 04 – nº 28– 07 de fevereiro de 2013

COMISSÃO DE BANCO DE CADEIRA DE RODAS:Hermínio da Cunha Amorim Filho