latinports boletim informativo janeiro-abril de 2011

22
Janeiro-Abril 2011 Ano 3, No. 1 O Libro do Ministro de Portos do Brasil Uma Análise Logística dos Portos Brasileiros MUITO A NAVEGAR: LATINPORTS PRESENTE EM PORT FINANCE INTERNATIONAL BRAZIL EM JUNHO SUPERPORTO AÇU, BRASIL, NO TOP 10 DE INFRA-ESTRUTURA GRUPO HUTCHISON INGRESSA À LATINPORTS ATRAVÉS DE SUBSIDIÁRIAS MEXICANAS Veja mais ... Veja mais ... Veja mais ...

Upload: latinports

Post on 19-Jan-2015

106 views

Category:

Business


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Latinports Boletim Informativo Janeiro-Abril de 2011

Janeiro-Abril 2011Ano 3, No. 1

O Libro do Ministro de Portos do Brasil

Uma Análise Logística dos Portos BrasileirosMUITO A NAVEGAR:

LATINPORTS PRESENTE EM PORT FINANCE INTERNATIONAL BRAZIL EM JUNHO

SUPERPORTO AÇU, BRASIL, NO TOP 10 DE INFRA-ESTRUTURA

GRUPO HUTCHISON INGRESSA À LATINPORTS ATRAVÉS DE SUBSIDIÁRIAS MEXICANAS

Veja mais ... Veja mais ... Veja mais ...

Page 2: Latinports Boletim Informativo Janeiro-Abril de 2011

CONTEÚDOJaneiroAbril2011

O Libro do Ministro de Portos do BrasilMuito a Navegar: Uma análise logística dos Portos Brasileiros

Latinports Presente em Port Finance InternacionalBrazil em Junho

Superporto de AÇU, Brasil, No Top 10de Infra-estrutura

Grupo Hutchison Ingressa à Latinports através de subsidiárias MexicanasNovos Membros Vinculados

Notícias Portuárias Latino-americanas

Capacitação

Correio

Editorial

InícioGuindastes de Cais em Lázaro Cárdenas Terminal Portuário de Contêineres, México

DesignJulian [email protected]

Page 3: Latinports Boletim Informativo Janeiro-Abril de 2011

CONTEÚDO EditorialJaneiro - Abril 2011

O anO de 2011 cOmeçOu especialmente prOlíficO para a latinpOrts. O GrupO HutcHisOn, o maior operador portuário do mundo, ingressou formalmente à Associação através de sua filial latino-americana com sede no México, e se afiliaram novos membros dos Estados Unidos e Europa. Além disso, representando o setor portuário latino-americano, fomos convidados a participar como conferencistas em vários importantes eventos regionais e mundiais: TOC Ásia em Tianjin, Euromoney Seminars em Miami, Andean Infraestructure Summit em Bogotá e Argus Americas Coal Summit em Nova Orleans (com uma média de uma conferência por mês), ainda que por problemas de agenda tivemos que deixar de participar das duas primeiras. Em Maio e Junho vamos apoiar o 12° Congresso Portos Brasil 2011 e Port Finance Infrastructure Brazil, este último evento onde também o diretor-executivo de Latinports apresentará uma palestra sobre a Declaração de Brasília 2010: Avaliação e Perspectivas do Sistema Portuário na Região. Mais tarde vamos começar à organização dos seminários especializados de nossa associação com o denominado Navegação e Controle de Inundações no Rio Magdalena, que será realizado no mês de julho em Bogotá com o apoio da Associação Colombiana de Logística, o primeiro de vários que realizaremos anualmente, em diversos países, sobre os diferentes ramos da atividade portuária.

Em virtude do grande impulso da associação, no final do mês de fevereiro o diretor executivo se reuniu, no Rio de Janeiro, com o presidente do comitê executivo, Richard Klien, para planejar o agitado ano de 2011 e consolidar os sucessos obtidos para o nosso próximo grande evento anual, que se realizará em Cartagena/Bogotá no mês de outubro. Nessa viagem o diretor executivo da associação teve a oportunidade de também se reunir com o ex-ministro de portos, Pedro Brito (postulado a diretor da Agência Nacional de Transporte Aquático, Antaq), que manifestou sua satisfação pelo trabalho realizado pela Latinports e reiterou todo o seu apoio.

Este reconhecimento do setor portuário e de infra-estrutura à Latinports nos enche de orgulho e nos obriga a ser cada vez mais proativos em favor do fortalecimento do setor, razão pela qual a partir desta edição apresentamos a nova imagem do boletim, mais moderno e funcional, para que nossos afiliados fiquem constantemente informados sobre o progresso portuário da nossa região.

Até a próxima!

[email protected]

www.latinports.org

Julian palaciodiretor executivo

Page 4: Latinports Boletim Informativo Janeiro-Abril de 2011

O Libro do Ministro de Puertos do BrasilMUITO A NAVEGAR: Uma Análise Logística

dos portos Brasileiros

cOm a dedicatória “cOm carinHO e Grande admiraçãO pOr seu trabalHO”, o ex-ministro Pedro Brito fez a entrega ao diretor executivo da Latinports do livro escrito e publicado antes de finalizar sua transcendental gestão, que terminou com a do governo do presidente Lula em 31 de dezembro de 2010. Como muito bem escreveu no prefácio do livro o legendário ex-ministro de finanças Antonio Delfim Netto (responsável pelo chamado ‘milagre econômico brasileiro’ de décadas atrás), “o título peca por modéstia, pois sua análise não se restringe aos sistemas portuários mas vai mais além, e na realidade trata com total amplitude os problemas logísticos de toda a infra-estrutura física brasileira, compreendendo os portos marítimos e seus acessos, o insignificante aproveitamento da navegação fluvial para o transporte de cargas, a ausência de uma coordenação mínima no planejamento das malhas rodoviárias e linha férrea e a ampliação do sistema aeroportuário”. … Que em geral são os mesmos em toda a América Latina, acrescentamos nós, motivo pelo qual o livro adquire uma importância regional.

Corrobora o expresso pelo ex-ministro Antonio Delfim Netto o fato de que o livro começa com o capítulo denominado “Logística: A Palavra-Chave” e onde, em uma declaração de avançada e inusitada franqueza, mais além do político, o ministro Pedro Brito se atreveu a sugerir que a Secretaria de Portos, iniciada e desenvolvida por ele, se transforme em Ministério de Logística dado que esta área está dividida entre diversos ministérios, “o que não parece sensato”.

pedro britoMinistro de Puertos do Brasil 2007-2010

Janeiro - Abril 2011

Page 5: Latinports Boletim Informativo Janeiro-Abril de 2011

A seguir algumas frases do livro que levarão a pensar o setor portuário latino-americano:

logística: a palavra-chave:

- Em quase toda a Europa existem centros de logística em que os meios ferroviário, rodoviário e principalmente hidroviário se conectam, e as cargas são redistribuídas de acordo com o destino, para exportação ou para distribuição no mercado interno, harmoniosamente, como uma orquestra bem articulada.

- Por si só, um porto não tem sentido se não fizer parte de uma rede, de uma cadeia, de um sistema.

buques cada Vez mayores:

Santos, que é o maior porto da América Latina, será o Super Post Panamax, do tipo Santa do armador alemão Hamburg-Sud, com 8.600 TEUs, e para isso os portos brasileiros estão sendo preparados.

marco regulador:

- Quando se começa a investir de forma consistente na infra-estrutura, na melhoria e na construção de estradas, ferrovias, portos e hidrovias, naturalmente são criadas as bases que permitem, em seguida, o desenvolvimento de sistemas integrados e a aplicação da inteligência logística e do conceito de rede que os países líderes já estão adotando.

- …o empresário só investe seu dinheiro se estiver plenamente convencido de que a legislação e as regras são plenamente consistentes e duradouras…Um investimento em porto é sempre uma aposta a longo prazo, algo para um horizonte de cinco décadas.

firmeza institucional:

- Devemos superar nossa tendência histórica de valorizar mais a forma que o conteúdo, de sobrepor os meios aos fins, de privilegiar o processo e não o objetivo.

“…e não morreu ninguém”:

- Minha consciência objetiva é que não se tem como construir uma estrutura 100% eficiente se não se conta com uma equipe técnica formada por profissionais habilitados desde o ponto de vista de formação executiva e de forma especializada no setor.

- Lembro-me bem de uma observação de Dilma Rousseff, então ministra da Casa Civil (hoje presidente da República), que nos deu muito apoio nesse projeto de formar unicamente equipes técnicas. Depois que o processo foi concluído e as mudanças estavam consolidadas, ela disse: ‘Você formou suas equipes apenas com critério técnico, sem ceder às pressões políticas, e não morreu ninguém’.

- O ‘Emma Maersk’ (o maior porta-contêiner do mundo, que pode transportar entre 13.000 e 15.000 TEUs), não freqüenta os portos sul-americanos por causa das limitações dos nossos portos, senão, principalmente, por uma questão de logística global,que flui, de forma predominante, no sentido leste-oeste, no eixo Ásia-Europa-Estados Unidos. Os fluxos no sentido norte-sul são complementares e de restringida participação no comércio global transportado em contêineres.

- Cada porto deve estar preparado para os navios que o demandem e não para a eventualidade de uma vez por ano receber um navio de 15.000 TEUs, como o ‘Emma Maersk’. O tamanho do maior navio que demandará o porto de

Janeiro - Abril 2011

Page 6: Latinports Boletim Informativo Janeiro-Abril de 2011

- Tenho absoluta certeza de que os bons resultados obtidos nos três primeiros anos de atuação da Secretaria de Portos devem ser creditados à possibilidade que tivemos de montar equipes técnicas, sem ingerências políticas.

uma nova matriz logística:

- Na Europa e em outras regiões do mundo, o transporte fluvial chega a ser mais importante que o transporte por estrada e devemos pensar em fazer essa transformação no Brasil, onde o transporte por estrada tem um peso maior, apesar de ser o mais caro e o mais contaminante… Trata-se de mudanças na matriz do transporte que vão aumentar a eficiência, baratear a logística e contaminar menos o meio ambiente, tanto com o trem como com as hidrovias. É claro que muito investimento deverá ser feito para que isso se concretize, mas não há outro caminho e os benefícios sociais e econômicos serão compensadores.

eliminando Obstáculos:

- Quando é que o operador vai se sentir estimulado a instalar equipamentos maiores e mais modernos? Quando o porto, sob o ponto de vista de infra-estrutura, justifique esse investimento (dragagem e acesso aos portos -ferrovias, estradas e hidrovias- entre outros).

- A Secretaria de Portos promoveu o conceito de dragagem por resultados, o que significa dizer que a empresa que vence a licitação para a dragagem de aprofundamento terá a responsabilidade contratual de cuidar da manutenção por um período de até seis anos… Ou seja, são feitos o aprofundamento e a manutenção simultaneamente para garantir que essa profundidade seja mantida nos próximos anos, por meio de uma única licitação e um único contrato.

- Outra importante alteração legal foi a que permitiu a participação de empresas internacionais nas licitações de dragagem, o que antes não era possível. O mercado não se limita às obras nos portos marítimos públicos, pois será necessário dragar hidrovias…

- Um dos principais desafios impostos à Secretaria de Portos foi a definição de prioridades, considerando-se a inevitável limitação de recursos e a necessidade de recuperar o tempo perdido. Iniciamos, então, pelo que era mais urgente, pelos obstáculos que entravavam o desenvolvimento do setor portuário brasileiro, independentemente do planejamento a médio e longo prazo que começávamos a desenvolver. Na lógica portuária existe um conceito claro: quando se elimina um obstáculo, outro aparece, ou seja, existe uma fila de obstáculos.

Janeiro - Abril 2011

Page 8: Latinports Boletim Informativo Janeiro-Abril de 2011

Enfim, Planejamento Levado Adiante:

- É possível que o maior legado deixado ao país pela Secretaria de Portos em seus primeiros três anos de atuação seja o planejamento estratégico a longo prazo. A meta imposta a seus técnicos foi desafiadora: pensar em como deveriam ser os portos brasileiros nos próximos 20 anos, com base nas demandas objetivas da economia do país e nos interesses da sociedade... Como resposta a essa demanda, a Secretaria de Portos decidiu elaborar o Plano Nacional de Logística Portuária para as próximas duas décadas.

- Destaca-se outro estudo para o projeto de acesso ao porto de Santos, que hoje se encontra congestionado pela circulação de quase 15.000 caminhões por dia. É absolutamente impensável triplicar esse fluxo para 45.000 caminhões se forem

libertação de fronteiras e investigação de Oportunidades nos portos do brasil

Com o apoio da Latinports, Associação Brasileira dos Terminais Portuários ABTP e United Kingdom Trade & Investment, esta conferência vai apresentar uma compreensão aprofundada de soluções inovadoras de financiamento e conselhos práticos em torno dos desafios e oportunidades no dinâmico setor portuário brasileiro. Os peritos da indústria vai colocar um holofote sobre os portos do Brasil e seus planos de expansão e desenvolvimento; ao mesmo tempo, investigar oportunidades de crescimento e investimento, prestando atenção aos desafios e riscos.

Mais de 150 delegados das portas e nos sectores conexos são esperadas para assistir. Além, ele dará uma excelente oportunidade para conhecer o potencial de capital e parceiros de negócios, tais como funcionários do governo, altos executivos das autoridades portuárias, operadores portuários e os terminais e as indústrias legais e bancárias, envolvidos tanto em investir em portos ou em terceirização de investimento.

O diretor-executivo da latinports, Julián palacio, apresentará uma conferência sobre avaliação e perspectivas do sistema portuário na región, em conformidade com as conclusões da declaração de brasília de 2010.

mantidas as mesmas condições de acesso. Torna-se urgente, portanto, mudar toda a matriz de acesso ao porto de Santos, reduzindo-se a presença de caminhões e aumentando a participação de outros sistemas de transporte, fundamentalmente hidrovias, dutovias e ferrovias, e principalmente com a criação de plataformas logísticas fora do porto. Assim, no caso de Santos, o grande obstáculo no futuro imediato será o acesso.

- A ausência de planejamento no passado travou o desenvolvimento do setor portuário brasileiro. Hoje foi implantado no Brasil um sistema sem precedentes de planejamento a médio e longo prazo, que de forma coordenada, integrada e em harmonia com uma série de outras providências, representará um lucro em eficiência logística que o país necessita conquistar para competir em condiciones de igualdade com os melhores portos do mundo.

Latinports Presente em Port Finance International Brazil em Junho

Janeiro - Abril 2011

Page 9: Latinports Boletim Informativo Janeiro-Abril de 2011

Também serão oradores, entre outros:

• Fernando Fialho, Director General, National Agency of Waterway Transportation – Antaq• Sérgio Paulo Perrucci de Aquino, City Secretary of Port and Maritime Affairs, Santos• João Emilio Freire Filho, Adviser to the Board, Associação Brasileira dos Terminais Portuários• Walter Kemmsies, Chief Economist, Moffatt & Nichol• Michel Donner, Port & Maritime Consultant (formerly World Bank)• Robert Grantham, Commercial Director, Port of Itajai

Segundo a firma Competitiveness Group Long Term Assets, contratada pela revista América Economia, o porto de Açu, com um investimento de US$5.500 milhões (superior à ampliação do Canal de Panamá), ocupa o sétimo lugar no ranking das principais obras de infra-estrutura na região.

Localizado no município de São João da Barra, na região norte do estado do Rio de Janeiro, o Superporto de Açu, do grupo EBX, é um terminal portuário privado de uso público que se destaca como o maior investimento em infra-estrutura portuária das Américas. Em fase de construção, o empreendimento contará com até 30 postos de movimento de produtos, como siderúrgicos, petróleo, carvão, mineral de ferro, granéis líquidos e carga geral. Com uma profundidade inicial de 21 metros, com possível expansão para 26 metros, o superporto terá uma ponte de 2.9 quilômetros de extensão (já concluída), que permitirá a chegada dos maiores navios do mundo, como o Capesiza, VLCCs e Chinamax.

• Marc Evertse, Port of Rotterdam International (PORint), Sr Project Manager• Jean-Marc Daniel Aboussouan, Infrastructure Chief, IDB – Inter American Development Bank• Gustavo Gusmao, Senior Manager Corporate Finance - Public Sector, Ernst & Young Terco• Marcos Pinto, Ocean Engineering Department, USP (University of Sao Paulo)

Para obter mais informações e uma cópia da agenda, entre em contato com

[email protected]

www.portfinanceinternational.com

O empreendimento, previsto para começar a operar em 2012, está em construção desde outubro de 2007 e foi projetado com base no moderno e eficiente conceito de porto-indústria. Na área adjacente ao superporto será construído um Complexo Industrial em uma área de 90 quilômetros quadrados, onde serão instalados diversos tipos de indústrias (siderúrgicas, cimenteiras, uma termo-elétrica, pólo metal-mecânico). Próximo às baías de Campos, Santos e Espírito Santo, e com fácil acesso às regiões mais desenvolvidas do país, o Superporto de Açu servirá de centro logístico para as regiões Centro-Oeste e Sudeste. O superporto terá um enorme Complexo Industrial contíguo, onde serão instalados diversos tipos de indústrias, como siderúrgicas, plantas de pellets de mineral de ferro e unidade de tratamento de petróleo, além de uma área para armazenamento e mobilização de produtos.

Também serão oferecidos serviços complementares prestados por empresas especializadas em expedição, integração intermodal, armazenagem e despacho de alfândega. Este moderno conceito, conhecido como one-stop-shop, oferece às empresas instaladas no Complexo Industrial todos os serviços necessários para a produção e fluxo dos seus produtos. Além disso, as indústrias poderão contar com energia a serem fornecidas pela termo-elétrica da MPX, empresa do grupo EBX, que atuará em

Superporto de AÇU, Brasil, No TOP 10 de Infra-estrutura

Janeiro - Abril 2011

Page 10: Latinports Boletim Informativo Janeiro-Abril de 2011

sinergia com outra empresa do grupo que instalará plantas térmicas, com a primeira fase a carvão a 2.100 MW e a segunda fase a gás a 3.300 MW. Um corredor logístico de 45 quilômetros, composto por linhas de transmissão, dutos de água, gás e telecomunicações, ferrovia e estrada, unirá o Superporto de Açu à cidade de Campos, localizada no norte do estado do Rio de Janeiro, a 286 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro.

Hutchison port Holding HpH, um dos mais importantes operadores portuários do mundo, ingressa com força na Latinports através da Internacional de Contenedores de Veracruz-ICAVE e da Lázaro Cárdenas Terminal Portuario de Contenedores-LCTPC, ambas do México, onde está a sede da organização para a América Latina.

O Grupo tem interesses em mais de 25 países ao longo da Ásia, Oriente Médio, Europa, América e Austrália. Atualmente opera 306 cais em mais de 50 portos ao redor do mundo. Em 2009, o Grupo Hutchison manejou mais de 65.3 milhões de TEUs no mundo.

internacional de contenedores de Veracruz icaVe

para a bacia do Atlântico, costa leste das Américas do Norte e do Sul, Europa e África.

A ICAVE se tornou a principal operadora portuária de contêineres no México ao incrementar significativamente seus movimentos de carga, hoje em dia operando 80% dos contêineres do porto de Veracruz, o que representa 20% dos contêineres manejados em todos os portos do México.

lázaro cárdenas terminal portuaria de contenedores - lctpc

Localizada no estado de Michoacán, na costa leste da República Mexicana, a LCTPC iniciou operações em 19 de novembro de 2003. Atualmente a LCTPC se encontra em fase de construção e desenvolvimento do maior terminal de contêineres do Sistema Portuário Mexicano, em um terreno virgem com frente de água sobre o canal norte do porto de Lázaro Cárdenas, que terá uma superfície total de 122 hectares, com 1.480 metros de frente de água e capacidade dinâmica de até 2.6 milhões de TEUs. Este novo terminal está sendo desenvolvido em três grandes fases, das quais a primeira, única do seu tipo, iniciou as operações em 28 de novembro de 2007.

ICAVE, empresa manobrista constituída por meio do programa de privatização e reestruturação portuária iniciado no México em 1994 como o primeiro terminal portuário operado pelo setor privado do país. Localizada na zona 2 do porto de Veracruz, iniciou suas operações em 1995, com infra-estrutura e equipamento adequado para manejar todos os tipos de carga em contêiner, servindo como principal saída das mercadorias

Grupo Hutchison Ingressa à Latinports através de subsidiárias Mexicanas

Janeiro - Abril 2011

Page 11: Latinports Boletim Informativo Janeiro-Abril de 2011
Page 12: Latinports Boletim Informativo Janeiro-Abril de 2011

Novos Membros Vinculados

Capacitação

liebHerr nenZinG crane cO.liebherr port equipment

e-tecHnOlOGies sOlutiOns cOrp.e-tech simulations

Fundada em 1949 em Nenzing, Áustria, a Liebherr-Werk Nenzing GmbH www.liebherr.com produz e distribui um amplo programa de diferentes linhas de produtos, como gruas para barcos, gruas móveis para portos e gruas para plataformas de perfuração, bem como gruas marítimas, gruas para plataformas de sondagem, gruas móveis portuárias, e também gruas sobre correntes universais e gruas sobre correntes de elevação.

Para maiores informações, favor contatar Anton Wasler na filial de Miami, através do correio eletrônico [email protected] ou pelos telefones 1-305-8890176 (fixo) e 1-305-7467155 (celular) .

port finance international brazil15 e 16 de junho de 2011, Río de Janeirowww.portfinanceinternational.comcathy@portfinanceinternational.com

navegação e controle de inundações no rio magdalena, 8 de Julho de 2011, Bogotáwww.latinports.org [email protected]

A e-Tech Simulation www.etechsimulation.com é uma divisão da e-Technologies Solutions Corp., empresa estadunidense estabelecida em West Palm Beach, Flórida, com mais de 18 anos de experiência no fornecimento de ferramentas para capacitação profissional, acadêmica e tecnológica para a industria das bibliotecas digitais na América Latina e Caribe. Está enfocada exclusivamente à área de simulação, desenvolvendo e fabricando simuladores para distintas industrias, entre elas a portuária, como método de treinamento para aprendizes e/ou aperfeiçoamento de pessoal experiente.

Para maiores informações, favor contatar Jairo Leiva, a través do correio eletrônico [email protected] o ou pelo telefone 1-561-6973222

Janeiro - Abril 2011

Page 13: Latinports Boletim Informativo Janeiro-Abril de 2011

Notícias Portuárias Latino-americanasBrasila logística necessita “investimento pesado” em Hidrovias e ferrovias

Em recente entrevista à Brasil Econômico, o ex-ministro de portos Pedro Brito, comentou sobre os obstáculos da logística portuária e defendeu uma mudança na matriz de transporte. Para isso, com a eliminação do obstáculo gerado pela baixa profundidade dos portos, obtida pelo programa de dragagem, o desafio do governo é a ampliação da inter-modalidade no transporte, com a ampliação dos investimentos em hidrovias e ferrovias. Junto a essa mudança na matriz, Brito defende a criação de zonas de apoio logístico fora da área portuária, para que os contêineres entrem e saiam em barcaças. “Temos que ter boas rodovias e, principalmente, investir pesadamente em hidrovias e ferrovias”, disse Brito.

estiveram parados em 2009 e 2010 devido aos efeitos da crise mundial.

Log-in tem um plano de investimentos de US$0.8 bilhões para renovação da frota, que prevê embarcações maiores para substituir as atuais (duas delas chegarão em setembro). Criada em 2007, desde então a empresa mostra um crescimento anual de 28% em volume. “Consideramos que esse mercado tem um potencial de crescimento muito forte”, disse o presidente da Log-in, Vital Jorge. Em matéria complementar, o Valor destaca que cerca de 188 milhões de toneladas mobilizadas pelos portos brasileiros em 2010 foram de cabotagem, o que representou um aumento de 6% em relação ao ano de 2009. De acordo com dados da Agência Nacional de Transporte Aquático, Antaq, apesar da frota de cabotagem estar crescendo, a família de navios brasileiros ainda é insuficiente para atender a demanda. Por isso o número de pedidos de autorização para fretamento de embarcações estrangeiras aumentou em 2010, atingindo um valor de US$126 milhões. Hoje está em trâmite na Antaq pedido de autorização para navegação de cabotagem de três empresas: Marítima Navegação, Brasfels e Martin Leme Serviços.

Por outro lado, os operadores de bandeira brasileira Mercosul Lines e Log In, sócios em um serviço chamado “Cabotagem Manaus”, iniciaram escalas semanais em Itajaí, com operações no Terminal APM. Este serviço fazia escala originalmente no porto de Imbituba no Sul do Brasil. As razões para a mudança foram expressas pelo Sr. João Batista Momesso, Gerente Comercial da Mercosul: “a mudança para Itajaí se deve à sua posição geográfica e à concentração de fornecedores de serviços na região, o que permitirá à linha oferecer soluções logísticas porta a porta para todo o Brasil”. A partir de agora a rotação deste serviço será a seguinte: Itajaí, Manaus, Paranaguá, Santos, Suape e Pecem. Eles esperam manejar uma média de 2.500 contêineres mensais, que consistem principalmente de carga produzida no estado de Santa Catarina,

cresce cabotagem e atrai multinacionais

Segundo um artigo do informativo Valor, o crescimento da cabotagem fez com que ela voltasse a ser uma opção viável para as empresas de grandes volumes que apostam na racionalização logística. Agora os desafios são aumentar a oferta de embarcações e melhorar a infra-estrutura portuária. “O potencial da cabotagem é enorme; depende da disponibilidade dos operadores em investir em mais linhas”, afirma Darlan Carvalho, diretor de logística do mercado interno da Brasil Foods, que atualmente transporta por navio apenas 4% das 2.5 milhões de toneladas mobilizadas no mercado interno anualmente. Segundo Carvalho, “Se houvesse mais capacidade nas rotas marítimas, com certeza esse índice aumentaria”. O jornal conta que a frota de navios porta-contêineres dedicados à cabotagem com freqüência regular na costa brasileira é de 20 embarcações e a maioria planeja ampliação neste ano: a Maestra terá duas unidades a mais este semestre; e a Aliança reativará dois navios que

Janeiro - Abril 2011

Page 14: Latinports Boletim Informativo Janeiro-Abril de 2011

Notícias Portuárias Latino-americanastais como, frango congelado, ladrilhos, papel e celulose.

Outro operador de cabotagem fez sua escala inaugural no complexo portuário de Itajaí. A Maestra Navegação e Logística, uma empresa totalmente controlada pela Triunfo Investments. O Maestra Atlántico (antigo Lloyd Atlántico) fez sua primeira escala no Terminal Portonave em 7 de abril, e em breve a ele se juntará o Maestra Mediterrâneo (antigo Neptunia Mediterrâneo), e possivelmente mais outros dois navios. A intenção da linha é prestar serviços aos portos de Itajaí, Santos, Suape e Manaus.

US$27 milhões, comparado com os US$3 milhões do ano passado. O investimento durante o período foi de US$28.5 milhões. A Folha, Valor e Brasil Econômico informam também que a empresa revisou a previsão de investimentos para 2011 no país ao passar de US$86.5 milhões para US$117 milhões, com especial atenção ao terminal de Imbituba. De acordo com uma nota da Tribuna, para a empresa o aumento operacional é um reflexo do forte crescimento do comércio exterior brasileiro, da valorização do real e de seus investimentos em infra-estrutura, tecnologia e mão-de-obra. Valor traz mais detalhes do balanço trimestral de da Santos Brasil, destacando que as receitas líquidas do trimestre chegaram a US$221 milhões; o Ebidta alcançou US$60 milhões (crescimento de 88%). De acordo com a publicação, o diretor executivo de relações com investidores da companhia, Marcos Tourinho, afirmou que a empresa aumentou a previsão Ebidta para 2011 em US$52 milhões, em um total de US$306 milhões. A Tribuna, além disso, informou que o Terminal de Contêineres Santos Brasil fechou o mês de março com dois recordes históricos de produtividade: 60.71 movimentos por hora/navio em média, e 23.94 movimentos por hora/grua, os quais, segundo a empresa, foram produto de investimentos em capacitação de pessoal e tecnologia de ponta.

planos de expansão da libra no porto de santos

O informativo Tribuna destacou o comentário do presidente da Libra Terminais, Wagner Biasoli, sobre a intenção da empresa de aumentar suas operações no complexo portuário santista: “A Libra quer se ampliar e qualquer outra área no Porto de Santos é importante neste processo.” Coerente com o anterior, Biasoli comentou que a empresa vai disputar a área de Prainha, à margem esquerda do porto de Santos, para movimento de contêineres, já tendo sido autorizada a estudar sua implantação, como também é o caso da NF Motta, LPC-Latina e Locafrio.

imprensa destaca crescimento do terminal de contêineres santos brasil

A divulgação dos resultados do grupo no primeiro trimestre teve uma positiva acolhida nas publicações Valor, Folha, A Tribuna y Brasil Econômico. Uma reportagem do Valor destaca o aumento de 50% nos ingressos como conseqüência do crescimento no movimento de carga. Um artigo da Folha chama a atenção sobre o volume mobilizado, boa parte no porto de Santos (227.000 contêineres no trimestre, o que representa um crescimento de 31% em comparação com o mesmo período de 2010). O Brasil Econômico também destaca o investimento de US$ 117 milhões previsto para este ano.

Valor apresenta comentários de Richard Klien, presidente do conselho de administração, e do diretor de relações com investidores, Marcos Tourinho. “Foi um excelente resultado, não apenas econômico-financeiro mas também operacional”, disse Klien; segundo ele, os resultados foram determinados em grande parte pelo maior volume de contêineres mobilizados, especialmente no terminal de Santos, mas também contribuíram os reajustes nos preços das tarifas dos serviços prestados, como o armazenagem de contêineres de importação. Tanto o Valor como o Brasil Econômico dão conta do lucro líquido trimestral, que foi de

Janeiro - Abril 2011

Page 15: Latinports Boletim Informativo Janeiro-Abril de 2011

Notícias Portuárias Latino-americanasdiferentes serviços prestados para a indústria de petróleo e gás, em dez anos essa porcentagem poderá chegar a 50%”, prevê Baião. prevé o presidente do Wilson Sons Cesar Baião.

controvérsia sobre licença prévia à triunfo para mega terminal em santos

O Terminal Portuário Brites, do grupo Triunfo, recebeu a licença prévia para construção em um terreno de 190 hectares à margem esquerda do canal de Santos, ainda que é possível que tenha dificuldade em obter a autorização da Agência Nacional de Transporte Aquático, Antaq, pois, segundo o informativo Valor, a lei de portos prevê que somente empresas com um mínimo de carga própria construam terminais privados, o que não é caso da Triunfo; adicionalmente, segundo a Tribuna, o Conselho de Administração Portuária CAP do porto de Santos vai recorrer ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Ibama, para suspender a licença ambiental de instalação do terminal, pois a área onde vai ser construído é estratégica para o porto e não pode ser separada dos projetos de expansão em estudo (“uma área como aquela não pode ser tratada de forma independente” disse o presidente do CAP, Sérgio Aquino, que também vai recorrer à Antaq para impedir que a autorização seja expedida de forma independente).

No entanto, a empresa buscará sócios embarcadores nas modalidades de cargas que serão movidas, com a finalidade de se encaixar na legislação; adicionalmente, a decisão de apostar em uma estrutura exclusiva para cabotagem, também é uma forma da Triunfo não competir com terminais de contêineres de uso público que já disputam o mercado de longo curso no porto de Santos, pois se trata de atender a um nicho menos valorizado em épocas de picos de movimento. Segundo os planos da Triunfo, o Brites deve ser um mega terminal com capacidade para mobilizar 870.000 contêineres, dois milhões de toneladas de graneis sólidos e

Wilson sons investe na expansão de terminal em salvador

De acordo com o presidente, Cezar Baião, a empresa planeja investir mais de US$400 milhões em 2011 e 2012 para sustentar a estratégia de crescimento apoiada em boa parte no segmento de petróleo e gás, sem incluir potenciais aquisições. “É investimento em crescimento orgânico” e a estratégia vai continuar enfocada no atendimento ao comércio exterior brasileiro, via terminais portuários no mercado doméstico mediante a oferta de serviços logísticos, e no segmento de petróleo e gás, que ganha cada vez mais espaço. “Durante o ano de 2010 as receitas da empresa tiveram origem nos

Por outro lado, de acordo com o informativo A Tribuna, a Libra Logística assinou com as empresas Komatsu, Wobben e Brasken, contratos anuais cujo valor total é de US$17.5 milhões, para o manejo de suas cadeias logísticas de exportação em Santos, Cubatão e Campinas, respectivamente, as quais investirão cerca de US$37.5 milhões. No caso particular de Santos (Teval) serão ganhos 100.000 metros quadrados de armazenagem. Desde o mês de abril a Brasken está enviando resinas termoplásticas para Teval e Cubatão; a Wobben Windpower, que produz equipamentos para plantas de energia eólica, poderá armazenar uma média de 40 pás eólicas; e de sua , a japonesa Komatsu, que produz tratores, retro-excavadoras e outros maquinários pesados, já registrou uma economia de 18% em seus custos.

Além disso, devemos mencionar o recorde de produtividade do terminal que em 06 de fevereiro, de acordo com a Container Management - América Latina do abril, atingiu um pico de 105,6 movimentos por hora, bem acima dos 85,4 movimentos alcançados em janeiro. Essa conquista se deveu, segundo a empresa, à aquisição de dois guindastes de cais novo que atuam lá desde dezembro do ano passado.

Janeiro - Abril 2011

Page 16: Latinports Boletim Informativo Janeiro-Abril de 2011

Notícias Portuárias Latino-americanas4.5 milhões de toneladas de etanol, para o que está previsto investimento de um bilhão de dólares. A expectativa é gerar 1.200 empregos diretos e iniciar operações em 2013.

Na exportação, há um ano um contêiner do Brasil para a China estava custando US$1.300 e hoje não existe dificuldade em obtê-lo por US$800.

carga boliviana registra forte crescimento no porto de arica

O transporte de carga boliviana no porto de Arica, localizado no extremo norte do Chile, incrementou-se substancialmente nos últimos anos. Em 2010, a carga boliviana aumentou 19% e chegou a cerca de 1,5 milhões de toneladas, o que representa aproximadamente 73% das transferências do porto durante o ano, cifra esta que deverá incrementar-se ainda mais com a conclusão da renovação da ferrovia Arica-La Paz.

No total, o porto mobilizou 2,13 milhões de toneladas de carga no ano passado, um crescimento de 20% em relação a 2009. O manejo de 130.884 TEUs durante todo o ano representou um incremento de 20% sobre o total de 2009.

Com Máximo Rendimento em 2010, Itajaí se aproximou a um milhão de teus

Com um recorde de 954.036 TEUs manejados em 2010, ultrapassou os projetados 800.000 TEUs para o final desse ano. Esse volume representa 61% de incremento em comparação com o rendimento do ano de 2009. O número total de contêineres cheios manipulados aumentou de forma acentuada, em 98%, enquanto o descarregamento de contêineres vazios aumentou quase 15%. O total de contêineres de exportação cresceu 50%, enquanto os vazios mostraram um incremento de 117%.

mega-navios da maersk line começam a chegar ao país

A Maersk informou que sua nova frota de mega-navios começará a chegar ao Brasil em maio, a través de seis embarcações com capacidade nominal de 8.000 TEUs e 1.707 entradas para contêineres refrigerados, que serão empregados no tráfico com a Ásia. O primeiro a chegar será o Maersk Lima, ao porto de Sepetiba no Rio de Janeiro, e em seguida a Santos. A frota deverá estar completa em agosto e, além de Sepetiba e Santos, está garantida uma escala em Paranaguá.

Hoje, a Maersk realiza o tráfico para Ásia em um serviço semanal conjunto com a Hamburg Süd. No total são 12 portas-contêiner (a metade de cada armador), com oferta nominal de 5.500 TEUs, mas com a substituição dos 12 navios, o serviço terá um incremento de 37% na oferta de espaço, chegando a 90 mil TEUs.

Atualmente o mercado tem um excesso de oferta de capacidade e pressão sobre os fretes, pois antes da crise de 2008 vários armadores fizeram pedidos a estaleiros e a maior parte das embarcações está sendo entregue este ano.

Desde o fim de 2010 os valores dos serviços com a Ásia e costa leste da América do Sul vêm caindo, depois da recuperação iniciada em 2009. No caso de Brasil, há um ano um contêiner importado da China custava US$4.500 e hoje pode sair por US$1.900. Segundo dados da consultora Datamar, as importações marítimas brasileiras partindo de Pequim cresceram 42% entre fevereiro de 2010 e fevereiro de 2011, alcançando 51.337 TEUs.

Chile

Janeiro - Abril 2011

Page 17: Latinports Boletim Informativo Janeiro-Abril de 2011

Notícias Portuárias Latino-americanasBogotá. O projeto busca conectar a rede ferroviária Carare com a Linha Férrea Central, formando assim uma rede que transportaria cerca de 30 milhões de toneladas de carvão por ano.

A ferrovia começará no estado central de Cundinamarca, passará pelos estados de Boyacá e Santander, e finalmente chegará ao sul do estado de Cesar, antes de se conectar com a costa na zona norte. O projeto Carare demandará um investimento próximo dos US$670mn. A Linha Férrea Central, após sua falida concessão em 2008, necessitará cerca de US$1.160mn. Ambas a linhas terão um único operador e a iniciativa será uma das mais ambiciosas do plano nacional de desenvolvimento da Colômbia, formando a maior rede ferroviária do país, destacou a vice-ministra em sua apresentação, acrescentando que “esperamos ter o grande projeto já estruturado dentro de dois anos, para que avancemos com a licitação”.

entra em operação o terminal de contêineres de buenaventura

No mês de janeiro iniciou suas operações o novo terminal (TCBuen), com capacidade estimada de 260.000 TEUs no primeiro ano, incrementando a capacidade total do porto de Buenaventura em 30%. Último projeto de terminal do operador mundial TCB da Barcelona, o TCBuen representou um investimento de US$250 milhões na primeira fase de quatro etapas estimadas, tornando-se o segundo maior porto da costa pacífica colombiana. A abertura formal do terminal será em 13 de maio com a presença do presidente da república, Juan Manuel Santos.

ministério de transporte fará associação público-privada para rede ferroviária

O Ministério de Transporte da Colômbia está elaborando um projeto de associação público-privada (APP) de US$1.830mn para uma rede ferroviária, que permitirá o transporte de carvão aos portos do Atlântico, disse a vice-ministra de Transportes, María Constanza García, no marco do evento Business News Américas-Andean Infrastructure Summit recentemente realizado em

arica implementará sistema portuário comunitário em setembro

O porto chileno de Arica planeja implementar a primeira versão de um novo sistema portuário comunitário em setembro deste ano, conforme informou a estatal Empresa Portuária Arica. A Comunidade Portuária Arica (CPA), composta por várias entidades públicas e privadas envolvidas no porto, está investindo cerca de US$148.000 para desenvolver a primeira fase do protótipo do sistema, sendo o primeiro porto público do Chile a implementar este tipo de sistema.

A primeira fase permitirá o monitoramento do trafego de carga, a fim de que a CPA possa identificar os pontos de congestão no porto. Além disso, o software permitirá rastrear contêineres para importações bolivianas e oferecer tutorias a usuários do porto e clientes da rede logística, detalhando o processo de manejo de carga e as agências envolvidas em cada fase. A meta da EPA é que os clientes possam rastrear sua própria carga desde qualquer ponto da rede logística, além de manejar contas, solicitar cotizações, tratar com agências governamentais, como a alfândega, e realizar pagamentos on-line.

Colômbia

Janeiro - Abril 2011

Page 18: Latinports Boletim Informativo Janeiro-Abril de 2011

Notícias Portuárias Latino-americanasA Câmara Nacional de Bananeiros também apresentou uma demanda contra o Estado e solicitou ao governo anular a concessão, conforme informou o diário local A Nação. A Câmara reclama que o governo não contava com os estudos técnicos, financeiros e ambientais apropriados para a iniciativa e que os custos no novo terminal elevarão em 130% as tarifas, comparadas às atuais no terminal de Moín-Limón.

O titular do Ministério de Obras Públicas e Transportes, Francisco Jiménez, defendeu em seu momento a concessão e assinalou que haviam sido concluídos os estudos de factibilidade e que o processo licitatório foi executado de acordo com a legislação.

Este projeto é a segunda iniciativa portuária privada em grande escala que obtém avanços no último mês, já que o governo há pouco autorizou a Americas Gateway Development Corporation (Amega) a iniciar a segunda etapa dos estudos para um terminal de transferência de US$900 milhões, também na província de Limón.

Governo autoriza a Amega a iniciar projetos do terminal de transferência em moín

O Governo da Costa Rica completou os últimos passos necessários para que a Americas Gateway Development Corporation, Amega, inicie a segunda etapa dos estudos para um novo terminal de transferência próximo ao porto de Moín, na província de Limón. A Amega recebeu a aprovação final depois da designação de uma contra-parte governamental para o projeto e depois de aceitar que um fideicomisso contrate uma consultora independente de engenharia que atue como auditor.

O governo selecionará um auditor independente dentro das próximas três semanas, o qual será contratado a través de um fideicomisso constituído pela Amega. O desembolso será incluído

a apm terminals iniciará construção de terminal de contêineres em 2013

No dia primeiro de março a presidente da república, Laura Chinchilla, assinou com a APM o acordo de concessão para construção e operação do novo porto, e nos próximos 18-24 meses a firma holandesa deverá completar os projetos finais e obter as licenças ambientais para o projeto. O novo porto será parte importante de um corredor logístico na zona norte do Caribe e terá um papel-chave no desenvolvimento e competitividade do país, assinalou Chinchilla em uma conferência de imprensa.

O Conselho Nacional de Concessões (CNC) adjudicou a licitação à APM, único proponente para o projeto, depois de adiar a data inicial de adjudicação programada para fins de janeiro. A oferta econômica inclui uma tarifa portuária inferior ao preço de referência aprovado pelo regulador nacional de serviços públicos, Aresep. Nos 120 dias seguintes à data da adjudicação, a APM deve concluir determinadas condições do contrato, constituir a companhia local, capitalizá-la, mudar a garantia de licitação por uma garantia de construção, e uma ampla gama de assuntos administrativos.

O novo terminal de contêineres, na província oriental de Limón, estará localizado a cerca de 10 quilômetros dos atuais portos Moín e Limón, e compreende uma área de construção de 1.500 metros quadrados. Terá capacidade para receber navios Panamax com até 65.000 toneladas de carga e para manejar 2,7 milhões de TEUs em quatro etapas, começando com 1.3 milhões de TEUs. O terminal vai requerer um investimento de US$992 milhões.

No entanto, o projeto tem enfrentado certa oposição desde que foi adjudicado à AMP, pois o sindicato de trabalhadores da autoridade portuária do Atlântico, Japdeva, criticou a adjudicação da concessão.

Costa Rica

Janeiro - Abril 2011

Page 19: Latinports Boletim Informativo Janeiro-Abril de 2011

Notícias Portuárias Latino-americanasO porto da Unión custou US$183 milhões e sua construção foi concluída em junho do 2008, a cargo do consórcio Toa-Jan De Nul. O porto multipropósito é especializado no manejo de contêineres com capacidade para 850.000 TEUs em sua primeira fase, e 1,7 milhões de TEUs após uma segunda e terceira fase de desenvolvimento. Uma tentativa anterior de dar em concessão o Unión fracassou em 2009, depois de que a Assembléia rejeitou um projeto de lei que estipulava um modelo de concessão. Por esse motivo, a Cepa começou a operar parcialmente o porto em junho do ano passado.

Projeto de Ponte Atlântica da Autoridade do canal de panamá custará us$350 milhões

A ACP licitou uma consultoria para terminar de desenhar uma nova ponte reforçada de grande longitude no lado atlântico do Canal de Panamá. A consultora entregará os desenhos finais, as especificações de construção e o custo estimado de construção, que não deveria superar os US$350 milhões. A adjudicação da licitação está prevista para fins de abril e espera-se licitar a construção da ponte em fevereiro de 2012. O construtor terá 270 dias úteis a partir da notificação da adjudicação para executar os trabalhos.

A estrutura deve ter uma altura de 75m sobre o canal, considerando-se a possibilidade de um quarto jogo de comportas, com uma vida útil de 100 anos. O projeto também compreende o desenho de vias de acesso para cada lado do canal, além de outras pontes que possam vir a ser requeridas como parte dessas vias.

Cepa finalizará concessão de porto da Unión em julho do 2012

A Comissão Executiva Portuária Autônoma de El Salvador, operador portuário nacional, espera finalizar a concessão do porto da Unión em julho do 2012. Já foi apresentado à Assembléia Legislativa um projeto de lei para concessão do porto, que deverá ser analisado pela comissão especial da Fazenda em breve. Uma vez que o projeto seja aprovado, as autoridades começarão a elaborar os documentos da licitação.

O objetivo do governo é dar o porto em concessão a um operador internacional, para que se torne um pólo internacional de carga. Operadores portuários como a DP World, APM Terminals, Ports of America e SAAM expressaram interesse na iniciativa.

nos custos de desenvolvimento do projeto da empresa, que investirá cerca de US$15 milhões para completar os planos detalhados que cobrem aspectos técnicos, legais, financeiros e ambientais do projeto, além de preparar os rascunhos das bases da licitação para o novo terminal. A Amega espera completar os estudos em maio do 2012 e, uma vez apresentados os desenhos, o governo tem três meses para revisar os planos e lançar a licitação para a concessão.

O terminal de transferência, que vai requerer um investimento aproximado de US$900 milhões, terá capacidade para manejar 2 milhões de TEUs anuais com um cais de 1 quilômetro, um canal de acesso de 19 metros de profundidade para o porto de Moín e um atracadouro para três navios porta-contêiner com capacidade de cerca de 15.000 TEUs.

El Salvador

Panamá

Janeiro - Abril 2011

Page 20: Latinports Boletim Informativo Janeiro-Abril de 2011

Notícias Portuárias Latino-americanasEm março deste ano, a APM também assinou um acordo com o governo da Costa Rica para a construção e operação de um terminal de contêineres na província oriental de Limón.

Governo considera declarar de interesse público porto de us$3.500 milhões

O governo do Uruguai se inclina a declarar de interesse público uma iniciativa privada para a construção de um porto de águas profundas no estado de Rocha no primeiro semestre do presente ano, o qual faria parte de um corredor bi-oceânico que receberia carga do Uruguai, Brasil e Paraguai, e cujos estudos detalhados de factibilidade são esperados para apresentação ao governo no final de março. A Compañía Oriental de Desarrollo e Inversiones, empresa que representa o consórcio que opera o porto espanhol de La Coruña, composto pela ACS, OHL e outros, apresentou o projeto privado de US$3.500 milhões ao presidente José Mujica em 31 de dezembro.

contrato do cais norte seria fechado meados do ano

A agência peruana ProInversión adjudicou, em primeiro de abril, a concessão do terminal a um consórcio liderado pelo operador portuário holandês APM Terminals, que espera fechar o contrato de concessão no porto peruano de Callao em maio ou junho deste ano. O grupo, que também inclui a firma holandesa Callao Port Holding e a peruana Central Portuária, foi adjudicado graças à tarifa oferecida para serviços portuários especiais, superando a oferta do outro único concorrente, um grupo formado pela Hutchinson Port Holdings (HPH), Port Investment Limited e Sino Invest.

O contrato de concessão estipula um investimento de US$749mn no terminal, que inclui a modernização e melhoria dos atracadouros 1, 2, 3, 4 e 5 do porto de Callao, o de maior atividade no país. A APM Terminals opera instalações de contêineres em 34 países, e atualmente trabalha em 13 projetos de novos terminais ou projetos de expansão, em zonas de rápido crescimento no mundo.

Com carinho e grande admiração por seu trabalho

pedro britoEx Ministro dos PuertosBrasil

Recebemos comentários bastante positivos nas enquetes, e você foi citado como um dos mais interessantes conferencistas.

carrie shapiroConference ProducerArgus Americas Coal SummitNew Orleans, USA

Peru

Correio

Uruguai

Janeiro - Abril 2011