lance o pão

7
Lance seu pão sobre as águas Objetivo da palavra – levar os irmãos a não desistirem do propósito de Deus. Insistir em continuar crendo e lutando para que cada um seja o vencedor que Deus planejou. Introdução O mundo diz: “quem não arisca não petisca”. No mundo, o ariscar é uma forma insegura de ter alguma coisa. Você não tem certeza que poderá conquistar, no entanto, você tentará. Pelo menos temos uma virtude nisso, a passividade é colocada de lado. Em nossa vida cristã temos algo parecido com isso. Nunca podemos esquecer que o mundo é uma falsificação das coisas de Deus. Parece com a verdade, porém, está longe da verdade. É o que chamamos de sofismas. No mundo você arrisca e pode ter vitória ou um grande prejuízo. No Senhor, a palavra que usamos não é “arriscar”, mas “se dispor”. Por quê? Porque nunca é um risco confiar no Senhor. No Senhor, a vitória é certa. Então, o ditado certo é “quem não se dispõe, não conquista”. Você tem se disposto a conquistar sua herança no Senhor? O que nos impede de dispormos O diabo vai se empenhar para que não conquistemos a nossa herança no Senhor. Normalmente quais são estas armas? O que nos faz parar em nossa vida cristã? São tantas as coisas que temos dificuldades em relacionar todas. Pelo menos algumas nós temos certeza que são poderosas armas usadas por ele: decepções, rejeições, falta de perdão, análise natural da situação, avaliação errada de si mesmo, falta de apoio, medo de errar e assim por diante. São experiências frustrantes que nos param no meio do caminho de nossas futuras conquistas. Qual é o objetivo dessas armas malignas? Parar você. Imobiliza-lo. Fazer você se tornar um ser à beira do caminho. Tirando você do caminho, ele terá oportunidade de acabar com sua vida. Devemos nos dispor a que? 1

Upload: rosedomax

Post on 18-Dec-2014

278 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Lance o pão

Lance seu pão sobre as águas

Objetivo da palavra – levar os irmãos a não desistirem do propósito de Deus. Insistir em continuar crendo e lutando para que cada um seja o vencedor que Deus planejou.

Introdução

O mundo diz: “quem não arisca não petisca”. No mundo, o ariscar é uma forma insegura de ter alguma coisa. Você não tem certeza que poderá conquistar, no entanto, você tentará. Pelo menos temos uma virtude nisso, a passividade é colocada de lado.

Em nossa vida cristã temos algo parecido com isso. Nunca podemos esquecer que o mundo é uma falsificação das coisas de Deus. Parece com a verdade, porém, está longe da verdade. É o que chamamos de sofismas. No mundo você arrisca e pode ter vitória ou um grande prejuízo. No Senhor, a palavra que usamos não é “arriscar”, mas “se dispor”. Por quê? Porque nunca é um risco confiar no Senhor. No Senhor, a vitória é certa. Então, o ditado certo é “quem não se dispõe, não conquista”. Você tem se disposto a conquistar sua herança no Senhor?

O que nos impede de dispormos

O diabo vai se empenhar para que não conquistemos a nossa herança no Senhor. Normalmente quais são estas armas? O que nos faz parar em nossa vida cristã? São tantas as coisas que temos dificuldades em relacionar todas. Pelo menos algumas nós temos certeza que são poderosas armas usadas por ele: decepções, rejeições, falta de perdão, análise natural da situação, avaliação errada de si mesmo, falta de apoio, medo de errar e assim por diante. São experiências frustrantes que nos param no meio do caminho de nossas futuras conquistas.

Qual é o objetivo dessas armas malignas? Parar você. Imobiliza-lo. Fazer você se tornar um ser à beira do caminho. Tirando você do caminho, ele terá oportunidade de acabar com sua vida.

Devemos nos dispor a que?

Aqui existe outro problema. No mundo se arisca em qualquer coisa. Mas no Senhor em que devemos nos dispor? Em qualquer direção? Em qualquer coisa? Não. Somente naquilo em que há lastro na palavra de Deus. O que é lastro? É a palavra proferida por Deus em relação a você.

A bíblia diz em Jeremias 1:12 que o Espírito do Senhor vela para que Sua palavra seja cumprida. Se há uma palavra do Senhor em certa direção, então se disponha naquela direção sem qualquer sentimento de insegurança de sua parte. Se não há, então aguarde que primeiro a palavra seja proferida.

Você pode falar: “pastor, parece tão improvável que aquela palavra do Senhor se cumprirá a meu respeito”. Pois eu te digo, há uma palavra do Senhor? Então, avance com segurança nessa direção. Creia, você nunca será deixado na mão pelo Senhor.

Aceite o desafio

Em Eclesiastes 11:1 o Senhor diz: “lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás”. Há algo mais improvável do que isso? Você já jogou algum pedaço de pão sobre a água?

1

Page 2: Lance o pão

O que aconteceu? Normalmente ele se derrete todo. Como então depois de muitos dias nós ainda podemos achá-lo? Nós podemos achá-lo, somente porque foi o Senhor quem disse.

Se o Senhor disser que uma mula vai falar, você pode crer porque isso vai acontecer. Se Ele falar que o sol ou a terra vai girar ao contrário, você pode crer porque isso vai acontecer. Se Ele falar que um mar inteiro vai abrir só para que você possa passar, você pode crer porque isso vai acontecer. Como isso acontece? Vamos meditar nesse versículo de Eclesiastes.

Lança o teu pão

O pão fala daquilo que nos alimenta. Nossos princípios, nossos sentimentos, nossos desejos, nossos pensamentos, nossa consciência, nossos prazeres (casamentos, filhos, trabalho, empresas, células, etc), nossas convicções pessoais e assim por diante.

Só lançará o pão, aquele que concluir que seu pão já não é muito bom. Que ele está duro e embolorado. Que não é mais possível alimentar-se dele. Enquanto você achar que é possível comê-lo, com certeza você não lançará. Essa convicção é necessária.

Saia do âmbito natural e confie em Seu Pai espiritual. Lance sobre Ele tudo aquilo que você usa para se alimentar e espere por Ele. Abra mão de seu alimento natural.

Sobre as águas

A palavra não manda jogar seu pão sobre pessoas, sobre coisas ou sobre instituições. Elas nada podem fazer. Manda lançar sobre as águas. As águas apontam para a palavra de Deus. O seu alimento deverá antes de ser ingerido passar pelo crivo das águas da palavra de Deus.

A palavra de Deus é o seu vigilante sanitário sobre o que você deve se alimentar. Suas esperanças não devem ser sobre suas convicções pessoais, mas sim estribadas nas promessas de Deus para você.

Depois de muitos dias

É um processo. Poderá ser hoje o retorno como poderá ser daqui a algum tempo. A única certeza é que acontecerá. Mais cedo ou mais tarde é fato que se fará.

O acharás

Primeiro – Isso aponta para uma atitude ativa de procurar e não uma atitude passiva de esperar. Há algo que precisa ser feito por você antes de encontrar seu pão novamente. Quantos se convertem e nunca lêem a bíblia para saber qual caminho deve andar? Ele pensa “isso é função do líder”. Errado. Isso é sua função.

É necessário essa pró-atividade na busca do pão para poder acha-lo. Ele não virá ao seu encontro. Você irá encontra-lo, enquanto o busca. Essa é a promessa.

Depois que você coloca diante do Senhor o seu alimento, você deve ir atrás de tudo quanto diz respeito a ele. A bíblia diz sobre esse assunto? Então busque saber o que ela diz. Existe alguém que já fez o mesmo? Então, quero ouvi-lo para saber suas experiências e assim por diante.

2

Page 3: Lance o pão

Um tempo de solitude diante do Senhor deverá fazer parte dessa busca. Todos os dias você deve ter um tempo com Deus para saber o que Ele pensa sobre aquilo. Você precisa de tempo junto com o Senhor para aprender com Ele sobre o que colocou em Sua presença.

Segundo – Como ele encontrará o pão novamente? Da mesma forma que ele o jogou? Não. Agora o pão estará completamente encharcado com água, ou seja, com a palavra de Deus. Você abre mão de seu alimento natural, o lança na presença de Deus e o Senhor o mudará completamente. O Senhor entranhará em seu pão os princípios Dele.

Você deve estar preparado para essa mudança. Nunca mais será o mesmo pão. Agora ele estará diferente. Se você procurar o mesmo pão, nunca o acharás.O padrão é outro. Deus não quer mudar sua vida, Ele quer mata-la e dar outra a você. Deus não vai fazer um remendo no seu alimento, Ele irá dar outro alimento. Você está preparado para isso?

Uma questão de fé

Para que isso aconteça tem que ter fé no Senhor. É necessário confiar que Ele cuida de você melhor do que você mesmo. É necessário confiar que Deus nunca falhará. Que a palavra Dele é a única coisa que subsiste independente de qualquer coisa. Afinal, você vai lançar sobre ele o que você tem.

Não devemos ser como Tomé que esperou ver para crer. Jo 20:24-25,27-29. O Senhor nos desafia a crer para ver. Às vezes você pode pensar que seu pão é muito duro ou muito difícil para ser cheio das águas da palavra de Deus e dessa forma ser restaurado. Isso é uma mentira do diabo. Não há nada demasiadamente difícil que Deus não possa fazer. Gn 18:14.

Há muita palavra de Deus nos esperando

Nos tempos de Elias (I Reis 17:8-16) houve uma fome grande sobre a terra. Elias foi enviado a uma mulher viúva em Sarepta. Chegando lá ele a encontrou à porta da cidade. Pediu-lhe que fosse buscar um copo d’água para ele, quando ela saía para fazer isso, ele lhe falou ainda: “traga também um bolo para mim.” Ela respondeu que não tinha comida e com a única que existia, ela faria um bolo para ela e o filho e depois esperaria a morte. Nesse momento Elias trouxe uma palavra para aquela mulher: “faça o que você tem para mim em primeiro lugar e depois faça para você e seu filho e te digo que não acabará nem a farinha e nem o azeite de sua casa até que acabe a fome na terra”. Que palavra estranha. Primeiro use o que você tem em meu benefício e depois você terá fartura. Completamente diferente da normalidade que diz: primeiro você faz o milagre e depois eu compartilharei com você o que você me der. No entanto, aquela mulher foi e fez o que Elias mandou ela fazer. E nunca faltou mais comida naquela casa.

Você está com dificuldades? Talvez não seja a mesma da mulher. Talvez sejam outros tipos de dificuldades. O que você vai fazer? Aquela mulher iria fazer o natural, ou seja, tem só um pouco de farinha e azeite, então o certo é fazer um pedaço de bolo, comer e esperar a morte. Não é isso o que a maioria faria? Mas eis que entrou a palavra de Deus para ela. Ela optou em cumprir a palavra mesmo que lhe fosse estranha.

A promessa de uma família decente

Quantos são convertidos e tem um casamento completamente fora do padrão de Deus. Deixe-me falar o que é um casamento fora do padrão de Deus. É um casamento onde falta alegria, falta prazer, falta companheirismo, falta confiança, falta transparência e coisas do gênero. Será que tem um casamento que tem tudo isso? Tem. Eu tenho isso com minha esposa. Foi sempre assim? Não. Um

3

Page 4: Lance o pão

dia nós lançamos nosso pão sobre as águas da palavra de Deus e saímos a procurá-lo novamente e o encontramos completamente mudado, encharcado pela palavra. Há uma promessa de Deus para todos os casados. Promessa de paz, harmonia e alegria. É uma palavra estranha num contexto como o que vivemos em nossa sociedade? Pode ser, mas é verdadeira. No meio de tanta fome aquela viúva de Sarepta tinha fartura em casa. No meio de tantos fracassos de casamentos, o seu, pode ser um êxito completo. Lance o seu pão sobre as águas.

Um futuro vitorioso

Muito estão empenhados em construir um futuro. Outros estão emprenhados em construir uma “falta de futuro”. Parece estranho, mas deixe-me explicar. Quantos tem opção de estudarem e não o fazem? Quantos não tem alvos? Quantos não trabalham por que não querem? Quantos não se qualificam quando tem oportunidades? Quantos acordam mais cedo para terem mais tempo para não fazer nada? Quantos tem empresa de fundo de quintal não porque começaram agora, mas porque tem cabeça de fundo de quintal? Sabem o que eles estão fazendo? Construindo uma falta de futuro.

Às vezes você não está fazendo isso, mas está permitindo que alguém debaixo de sua responsabilidade faça isso, como seus filhos, por exemplo. Deus te chamou para conquistar, para prosperar, para ser vitorioso. Quantas promessas de Deus estão te esperando? “Ah pastor! Aquela promessa é muito estranha”. Não seja natural, lance seu pão sobre as águas da palavra de Deus e vai procurá-lo depois. É certo que você o encontrará. Deixe de ser passivo.

Células vivas e poderosas

Porque algumas células sempre multiplicam e outras não? Porque tem pessoas que sempre mandam gente para o impacto e outras nunca fizeram isso? “Ah pastor! É porque tem terrenos mais pedregosos que outros”. Continua se enganando e sendo natural, vamos ver onde isso vai dar.

Há uma unção de Deus sobre você. A unção de multiplicação foi recebida por você. Lembra da fonte a jorrar para a vida eterna, pois é, cadê a fonte? Esta aí bem dentro de você, use-a. “Mas pastor não parece estranho eu abordar alguém e falar do amor de Deus? Eu não vou parecer meio fanático?” É, realmente parece estranho, com certeza vão te chamar de fanático, porém pessoas deixarão de ir para o inferno e passarão a morar nos céus.

Lembro-me quando o Pr Marcelo Sato e sua esposa Marilia começaram uma célula em sua casa. Sabe com quantas pessoas? Só os dois. Depois de seis meses, a célula tinha mais de 12 pessoas freqüentando a célula. Como pode ser isso? Eles fizeram aquelas coisas que parecem estranhas. Lance seu pão sobre as águas.

Vida espiritual abundante

Quantos se converteram e nem batizar querem? Quantos são batizados nas águas e ainda não foram batizados no Espírito Santo? Quantos só tem o dom de línguas operando em suas vidas? Isso é anemia espiritual. Um dia um rapaz convertido me procurou e disse: “Pastor ou o senhor me batiza ou o senhor me batiza”. Eu pensei: “esse converteu mesmo”. Isso é conseqüência de vigor espiritual.

Certa vez uma senhora viúva me procurou para dizer que queria mais de Deus e queria fazer mais do que estava fazendo. Eu falei: “minha irmã tenha toda liberdade de fazer a obra de Deus”. Ela fez uma reunião onde pregou a palavra de Deus e uma mulher que há dois anos estava desviada dos

4

Page 5: Lance o pão

caminhos do Senhor veio a se arrepender e a reconciliar-se com o Senhor. Isso é lançar o pão sobe as águas. São aquelas coisas entranhas que Deus ama quando seus filhos fazem. ConclusãoJá se passaram seis meses nesse ano de 2013, muitos ainda não começaram o ano, “não deu tempo”. Faltam seis meses para o final do ano, acho que já passou do momento de você tomar uma atitude em relação a seu propósito de vida, então se posicione agora. Faça pelos menos um alvo para você conquistar até o final do ano. Lance seu pão sobre as águas e saia a procura dele, com certeza até o final do ano você o encontrará. É estranho isso? Não se importe é Deus quem garante.

Que Deus te abençoe.

De seu irmão em Cristo, Pr Wilson Oliveira da Silva em 21 de julho do ano 2013 depois que Cristo partiu. Alegro-me de ter tanto tempo que Ele partiu, pois isso significa que hoje está mais perto Dele voltar.

5