laboratório da uesc cria gabinete de computador com casca ... · a sociedade de ensino superior...

8
EXTENSÃO Pesquisa sobre a hipertensão arterial nos idosos é feita pelo Núcleo de Estudos do Envelhecimento. Página 4 PÓS-GRADUAÇÃO A Capes aprovou o projeto de Doutorado Interinstitucio- nal entre a UESC e a Universi- dade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Página 5 Jornal da Universidade Estadual de Santa Cruz Ano X - Nº 98 15 a 31 de OUTUBRO/2008 Página 3 NOVOS CURSOS EaD tem novos cursos na UESC Página 6 LITERATURA Escritor grapiúna ganha prêmio nacional Página 2 REDAÇÃO UPT premia as melhores redações BOLSA PERMANÊNCIA UESC benecia 477 estudantes. Página 3 Laboratório da UESC cria gabinete de computador com casca de côco COMUNICAÇÃO IV SEMANA será de 24 a 28 de novembro PESQUISA U m computador cujo gabinete tem as suas partes ex- ternas feitas com bra de casca de côco e resina. Esse é um dos resultados do proje- to de compósitos poliméricos com bras vegetais desenvol- vido pelo Laboratório de Po- límeros e Sistemas (LAPOS) da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Segundo o professor Cel- so Fornari Júnior, coordena- dor do LAPOS, "além das pro- priedades físicas desses novos materiais, a destinação das cascas de coco pós-consumi- das terá direcionamento mais nobre, ao contrário do depó- sito ou aterro sanitário. Es- ses materiais compósitos po- derão gerar maior oportuni- dade à comunidade agrícola com o aproveitamento e agre- gação de valor à bra de côco e outras bras vegetais, bem co- mo a oportunidade da indústria em explorar esses novos mate- riais com propriedades impor- tantes.” O projeto de compósitos poliméricos com bras vegetais foi iniciado em 2005, com o in- sentivo da FAPESB, e ganhou apoio também de indústrias do Pólo de Informática de Ilhéus e da própria UESC. “O objetivo é desenvolver novos materiais de engenharia que são capazes de suprir a necessidade da indús- tria. As bras vegetais apresen- tam um grande potencial para utilização porque têm proprie- dades importantes, como baixa densidade, baixo custo, elevada resistência à tração e ao desgas- te", assegura Fornari. Com o acompanhamen- to de alunos do curso de En- genharia de Produção e Sis- temas, ele explica que esses compósitos apresentam im- portantes vantagens em rela- ção aos materiais convencio- nais, como a diminuição de peso, a resistência ao desgaste e a biodegradabilidade. A VI Semana de Comunica- ção da UESC vai acontecer de 24 a 28 de novembro, abordando o tema Comu- nicação & Pós-modernida- de. Promovido pelo curso de Comunicação Social, o evento está com inscrições abertas. Outras informa- ções no site www.uesc.br. A fibra de coco in natura, após tratamento, pode tomar várias formas. Gabinete para computadores é uma delas. Página 5 CAPES Nova estrutura para produção cientíca Alunos da equipe do professor Fornari envolvidos com a pesquisa de aproveitamento de fibras vegetais P N E c BOLS

Upload: truongnhu

Post on 23-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

EXTENSÃO

Pesquisa sobre a hipertensão arterial nos idosos é feita pelo Núcleo de Estudos do Envelhecimento.Página 4

PÓS-GRADUAÇÃO

A Capes aprovou o projeto de Doutorado Interinstitucio-nal entre a UESC e a Universi-dade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Página 5

Jornal da Universidade Estadual de Santa Cruz Ano X - Nº 98 15 a 31 de OUTUBRO/2008

Página 3NOVOS CURSOSEaD tem novos cursos na UESC

Página 6LITERATURAEscritor grapiúna ganha prêmio nacional

Página 2REDAÇÃOUPT premia as melhores redações

BOLSAPERMANÊNCIAUESC benefi cia 477 estudantes.

Página 3

Laboratório da UESC cria gabinete de computador com casca de côco

COMUNICAÇÃO IV SEMANA será de24 a 28 de novembro

PESQUISA

Um computador cujo gabinete tem as suas partes ex-

ternas feitas com fi bra de casca de côco e resina. Esse é um dos resultados do proje-to de compósitos poliméricos com fi bras vegetais desenvol-vido pelo Laboratório de Po-límeros e Sistemas (LAPOS) da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC.

Segundo o professor Cel-so Fornari Júnior, coordena-dor do LAPOS, "além das pro-priedades físicas desses novos materiais, a destinação das cascas de coco pós-consumi-das terá direcionamento mais nobre, ao contrário do depó-sito ou aterro sanitário. Es-ses materiais compósitos po-derão gerar maior oportuni-dade à comunidade agrícola com o aproveitamento e agre-gação de valor à fi bra de côco

e outras fi bras vegetais, bem co-mo a oportunidade da indústria em explorar esses novos mate-riais com propriedades impor-tantes.”

O projeto de compósitos poliméricos com fi bras vegetais foi iniciado em 2005, com o in-sentivo da FAPESB, e ganhou apoio também de indústrias do Pólo de Informática de Ilhéus e da própria UESC. “O objetivo é desenvolver novos materiais de engenharia que são capazes de suprir a necessidade da indús-tria. As fi bras vegetais apresen-

tam um grande potencial para utilização porque têm proprie-dades importantes, como baixa densidade, baixo custo, elevada resistência à tração e ao desgas-te", assegura Fornari.

Com o acompanhamen-to de alunos do curso de En-genharia de Produção e Sis-temas, ele explica que esses compósitos apresentam im-portantes vantagens em rela-ção aos materiais convencio-nais, como a diminuição de peso, a resistência ao desgaste e a biodegradabilidade.

A VI Semana de Comunica-ção da UESC vai acontecer de 24 a 28 de novembro, abordando o tema Comu-nicação & Pós-modernida-de. Promovido pelo curso de Comunicação Social, o evento está com inscrições abertas. Outras informa-ções no site www.uesc.br.

A fi bra de coco in natura, após tratamento, pode tomar várias formas. Gabinete para computadores é uma delas.

Página 5CAPESNova estrutura para produção científi ca

Alunos da equipe do professor Fornari envolvidos com a pesquisa de aproveitamento de fi bras vegetais

PNEc

BOLS

2 Jornal da UESC Ano X Nº 98 - OUTUBRO 2008

REDAÇÃO VENCEDORA DO CONCURSO DO PROJETO UNIVERSIDADE PARA TODOS

E-mail: [email protected]

Acuso o recebimento e agradeço a gentileza da remessa de exemplares das edições 91, 92 e 93 – Ano X, do Jornal da Universidade Estadual de Santa Cruz e felicito essa instituição pela qualidade da publicação. Maurício Azêdo, presidente da Associação Brasileira de Imprensa.

-o-o-o-o-o-o-

A Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá vem, através deste, solicitar a doa-ção do periódico JORNAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ – UESC para que o mesmo seja incorporado ao nosso acervo. Luiza Crevelaro – Biblioteca Centro I – Rio de Janeiro, RJ.

Pedido atendido, Luiza.

Concurso de redação premia os melhores

Editado pela Assessoria de Comunicação Ascom

Distribuído gratuitamente

Telefone:(73) 3680-5027

www.uesc.br

E-mails:[email protected]

Reitor: Prof. Antonio Joaquim Bastos da Silva. Vice-reitora: Profª Adélia Pinheiro. Editor: Edvaldo P. de Oliveira – Reg. Prof. nº 530 DRT/BA. Redatores: Jonildo Glória e Valério Magalhães. Fotos: Geraldo Borges, Marcos Maurício e Jonildo Glória. Prog. Visual: George Pellegrini. Diagr. , Infográ-fi cos/Ilustr.: Marcos Maurício. Sup. Gráfi ca: Luiz Farias. Fotolito: Cristovaldo Caitano. Antonio Vitor. Impressão: André Andrade e Davi Macêdo. Acabamento: Nivaldo Lisboa / Eva Damaceno. End.: Rod. BA-415, Km 16 (trecho Ilhéus-Itabuna) – CEP 45662-000-Ilhéus-BA.

Premiação

É notório o momento de mudanças, transformações e transparências no sistema de governo vigente no Estado. En-tretanto, ainda se faz necessário o cumprimento da lei do apren-diz como oportunidade para o jovem no mercado de trabalho, a diminuição da carga tributá-ria, e o resgate da qualidade do ensino público.

A formação educacional, junto com a capacitação profi s-sional tem sido uma das gran-des exigências do meio-técni-co científi co informacional dos nossos dias. Mas, a juventude sem experiências tem encon-trado barreiras para o ingresso no mercado de trabalho. É de vital importância o apoio dos órgãos competentes do estado, no intuito de fazer cumprir esta lei – a qual dar chances ao jo-vem aprendiz conseguir o pri-meiro emprego.

Por outro lado, a carga tri-butária é motivo de reclama-ções, principalmente do peque-no e médio empresário, comer-ciantes, e outros profi ssionais liberais. Os mesmos não tem conseguido manter suas ativi-dades devido aos autos e mui-tos impostos existentes no es-tado. A diminuição dos tributos junto com o incentivo e fi scali-zação, reprimindo a comercia-

Aluno: José Renato dos Santos MatosIES: Universidade Estadual de Santa CruzMunicípio: IlhéusProfessor-monitor: Daiane Classifi cação: 1º lugar

lização ilegal como: pirataria, seria uma forma dos pequenos e médios empreendedores so-breviverem.

Em contra partida, é de su-ma importância o investimen-to no ensino público, pois sem uma educação de qualidade ja-mais alcançaremos o êxito em outras áreas. Capacitação de professores, concurso públi-co em lugar de seleção pública temporária, cobrar do gover-no federal a aplicação urgente do “Plano de Desenvolvimento da Educação”. Enfi m, políticas públicas no objetivo de mudar este quadro acumulado à deca-das na educação da Bahia.

Logo, com a aplicação de medidas como: a inclusão do jovem no mercado de traba-lho, a diminuição dos tributos e o investimento em educação. Poderemos construir um esta-do forte, com índice de desen-volvimento humano alto, se-melhante a países de primei-ro mundo. Assim, estaremos trilhando os caminhos de uma Bahia para todos nós.

Nota da editoria: O texto acima foi mantido na sua forma original, uma vez que o regula-mento do concurso não permi-te qualquer correção. Matéria ao lado sobre o assunto.

José Renato dos Santos Matos foi o primeiro

colocado no Concurso de Redação dos Alunos do Universidade Para Todos Ano 2007, na área geoe-ducacional da Universi-dade Estadual de Santa Cruz - UESC, promovido pelo Governo do Estado da Bahia, através da Se-cretaria de Educação, em parceria com as quatro universidades estaduais baianas.

A premiação de todos os classifi cados aconte-ceu no dia 11 de outubro, na UESC. José Renato ganhou como prêmio um computador completo, inclusive com impresso-ra, ofertado pelo gover-no estadual. Em 2º e 3º lugares, respectivamen-te, fi caram Katiane Ca-ribé de Jesus e Domin-gas Santana, alunas do programa Universidade Para Todos de Ibicaraí. Até o 5º lugar, os classi-fi cados foram premiados

com livros. Aluno do Colégio Es-

tadual de Ubatã, Ma-tos freqüentou o UPT do Colégio da Polícia Mi-litar (CPM), em Ilhéus. Foi aprovado no vestibu-lar 2008, da UESC, on-de cursa Geografi a. Atu-almente, é funcionário da empresa Bueno. A sole-nidade de premiação foi precedida, no dia 10, de palestra sobre orientação vocacional e profi ssional para os alunos do UPT 2008, pela professora Pa-tricia Matos Machado, re-presentante da SEC/Co-des – Coordenação do Ensino Superior, no Co-légio Polivalente de Ita-buna. A entrega dos prê-mios foi prestigiada pelo pró-reitor de Extensão da UESC, Raimundo Bon-fi m, professora Alba Lú-cia Gonçalves e Suzie Fa-rias, gerente de Integra-ção Comunitária da Pro-ex, pela coordenação do UPT e alunos do pré-ves-tibular de 2008.

José Renato, ao centro, ladeado pelas funcionárias da Proex, Súzie e Alessandra, pela prof Alba Lúcia e o pró-reitor Raimundo Bonfi m.

3 Jornal da UESCAno XNº 98 - OUTUBRO2008 OUTUBRO

O processo seletivo p a -

ra os cursos de Ensino a Dis-tância (EaD) nas áreas de Biologia, Físi-ca, Letras e Pe-dagogia, já está em andamen-to na UESC. As inscrições, aber-tas no dia 20 de outubro, podem ser feitas até às 20 horas de 7 de novem-bro próximo, via Inter-net, pelo site www.uesc.br. Podem se inscrever professores do quadro efetivo da rede pública de ensino, em efetiva re-gência de classe, no en-sino médio e fundamen-tal, bem como os porta-dores de certifi cado de conclusão de ensino mé-dio ou equivalente. A taxa de inscrição, no valor de R$60,00, pode ser reco-lhida em qualquer banco, por meio de boleto ban-cário disponível no site da Universidade.

Para atender a essa clientela, foram criados vários pólos formativos e uma oferta de 1.695 va-gas. Para licenciatura em Biologia estão sendo ofe-recidas 35 vagas para ca-da um dos pólos de Amar-gosa, Ibicuí, Ibotirama, Ilhéus, Itabuna, Itapetin-ga, Seabra, Valença e Vi-

Graduaçã[email protected]

EAD/UESC JÁ ATENDE NAS ÁREAS DE BIOLOGIA, FÍSICA, LETRAS E PEDAGOGIA

ENSINO A DISTÂNCIA Instalado novo processo seletivo

"Os estudantes sele-cionados receberão bolsa permanência".

Bolsa de Permanência já benefi cia 477 estudantes

Márcia Roseli

tória da Conquista. Pa-ra a licenciatura em Fí-sica está sendo ofereci-do igual número de vagas para cada um dos pólos de Brumado, Ilhéus, Ita-

buna, Itapetinga, Je-quié, Remanso, Va-

lença e Vitória da Conquista.

Na licenciatura em Letras são disponi-

bilizadas 50 vagas para cada um dos pólos de Ala-goínhas, Barreiras, Ibicuí, Ilhéus, Ipiaú, Irecê, Itabu-na, Itapetinga, Jequié, Sea-bra e Vitória da Conquista.

Igual número de vagas em Pedagogia está sendo ofere-cido para cada um dos pó-los de Alagoínhas, Amargo-sa, Barreiras, Ibicuí, Ilhéus, Ipiaú, Itabuna, Itapetinga, Jequié, Remanso e Vitó-ria da Conquista. Esses cur-sos do EAD oferecidos pe-la UESC resultam de par-ceria com a Universidade Aberta do Brasil, Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação e o Governo da Bahia. Infor-mações: Geseor (73) 3680-5035/3680-5036, e-mail [email protected].

Do total de 691 alunos inscritos pela internet para concorrer à seleção da Bol-sa de Permanência, recen-temente criada pela Reitoria da UESC, apenas 485 entre-garam a documentação exi-gida no protocolo geral da Universidade. Desses, 477 foram aprovados para rece-ber o auxílio, que integra um elenco de ações relacionadas ao programa de Assistência Estudantil, que está sendo implementado na institui-ção, com recursos próprios.

Os critérios estabeleci-dos para acesso à Bolsa fo-ram: ser aluno matriculado em um dos cursos de gradu-ação oferecidos pela UESC e ter renda familiar per capi-ta mensal de até um salário mínimo. São priorizados ín-

dios e remanescentes de qui-lombos reconhecidos, respecti-vamente, pela Funai e Funda-ção Palmares, e os portadores de necessidades especiais (au-ditiva, visual ou motora).

Os estudantes seleciona-dos receberão a Bolsa de Per-manência no valor de R$215, de outubro a dezembro des-te ano. Segundo Márcia Ro-seli, assessora de Assistên-cia Estudantil, trata-se de um “passo inicial da nova políti-ca de assistência ao estudan-te da gestão atual da UESC, que tem como outras priorida-des a reabertura do restauran-te universitário e, a médio pra-zo, viabilizar assistência à saú-de e moradia para estudantes da instituição. Neste sentido, é imprescindível o estabeleci-mento de uma Política Esta-

dual de Assistência Estudan-til, com alocação de recursos, pelo Governo do Estado, espe-cífi cos para este fi m”, afi rma.

Mar

cos

Mau

rici

o

Ger

ald

o B

org

es

Assistência Estudantil

4 Jornal da UESC Ano X Nº 98 - OUTUBRO 2008

Extensã[email protected]

A hipertensão arterial no idoso é, muitas vezes, desconhecida

A pesquisa envolveu pessoas com idade acima de 60 anos.

De quê morrem nossos velhos?

Olimpíada de Matemática

Etapa fi nal será no campusA X Olimpíada de Mate-

mática do Sul da Bahia sele-cionou 1.450 alunos – do to-tal de 39 mil inscritos - da 5ª a 8ª séries, de escolas de mu-nicípios da região de abran-gência da UESC, durante a segunda etapa da competi-ção, realizada em setembro último A terceira e última etapa será realizada na Uni-versidade, quando serão re-velados e premiados os ven-cedores da Olimpíada. A ce-rimônia de premiação es-tá prevista para o dia 8 de novembro, no auditório do Centro de Arte e Cultura, no campus universitário.

Os três melhores alu-nos de cada município, por série, receberão me-dalhas de ouro, prata e bronze. Independente da série, o melhor alu-no de cada comunida-de receberá também uma placa de honra ao mérito. E todos os alunos que obtiverem uma nota não inferior a 5,0, na segunda eta-pa, receberão também certifi cados pelo bom desempenho.

O objetivo do pro-jeto é promover a mo-bilização de estudan-

tes e professores em prol da Matemática, resgatando a importância do raciocínio ló-gico e, acima de tudo, estimu-lar o prazer de aprender e en-sinar matemática. Este ano, na fase inicial da competição, participaram mais de 39 mil alunos, de 104 escolas de 15 municípios sul baianos. Des-se contingente, cerca de 40% participaram da segunda etapa. A Olimpíada de Ma-temática do Sul da Bahia é um projeto do Departamen-to de Ciências Exatas e Tec-nológicas, sob a coordenação dos professores Erinalva Ca-

lasans da Silva, Jo-sé Carlos Chagas e

José Reis Dama-ceno Santos.

Mar

cos

Mau

rici

o

Levando-se em con-ta o perfi l epide-miológico da nos-

sa população idosa, em que as doenças consideradas crônicas ocupam um espaço relevante na vida desse seg-mento, os dados apontam os problemas cardiorrespirató-rios e acidente vascular cere-bral como as principais cau-sas que levam à morte de quase 65% dos idosos. Isto é o que demonstra a pesqui-sa desenvolvida pela profes-sora Evani Moreira Pedrei-ra dos Santos, do Núcleo de Estudos do Envelhecimento da UESC. A esses dois fato-res, ela acrescenta: septice-mia, mal-súbito, necrose pe-riano retal, neoplasia malig-na do esôfago, falência múl-tipla dos órgãos e meningite bacteriana.

A pesquisa envolveu pes-soas com idade acima de 60 anos e foi desenvolvida por alunos da disciplina Socio-logia Aplicada à Saúde, no

curso de Enfermagem. O le-vantamento foi feito em li-vros de registro de óbitos dos cartórios de Ilhéus e Ita-buna, e considerou aspectos como idade, sexo, profi ssão e causa da morte, nos anos de 2005/2006. Foram pes-quisados 60 casos – 34 ho-mens (56%) e 26 mulheres (43%), com idade variando entre 60 e 81 anos. As doen-ças de maior incidência assi-naladas como causas de óbi-to são as que, além da mor-talidade, “são determinan-tes de grande impacto na qualidade de vida das pes-soas idosas, principalmente porque, quase sempre, po-dem acarretar incapacida-des e dependências”.

A professora Evani Pe-dreira considera que fato-res de riscos, como a hiper-tensão arterial e o diabetes mellitus, controláveis atra-vés de ações medicamento-sas e educativas, requerem, cada vez mais, avaliação

mais acurada em torno das estratégias usadas pelos pro-fi ssionais da saúde em pro-gramas de saúde coletiva. E defende a inclusão, nas salas de espera de quaisquer es-

paços, em especial dos con-sultórios médicos, de infor-mações sobre essas doenças e de orientações educativas constantes, pelos meios de comunicação disponíveis.

Flagrante de uma aluna executando a prova.

alu-io,

me-a e te -

r-

mm

-----

lasans da Silva, Jo-sé Carlos Chagas e

José Reis Dama-ceno Santos.

Ger

ald

o B

org

es

5 Jornal da UESCAno XNº 98 - OUTUBRO2008

Pós-Graduação

Capes: nova estrutura e novas missõesA produção científica no Brasil cresceu quatro vezes

Com a oferta de 15 vagas, o início do Dinter está pre-visto para março de 2009

A Comissão de Con-sultores da área de Socio-logia da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pes-soal de Nível Superior (Ca-pes) aprovou o projeto de atendimento de uma tur-ma especial do Doutora-do Interinstitucional (Din-ter), pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências So-ciais em Desenvolvimento, Agricultura e Socieda-de, da Universidade Fede-ral Rural do Rio de Janei-ro (UFRRJ), a ser ofereci-do à Universidade Estadual de Santa Cruz. O programa da UFRRJ é referência no

[email protected]

O professor doutor Luciano Azevedo Neto, coordenador-

geral de Programas Estratégi-cos da Diretoria de Programas e Bolsas no País (DPB), da Coor-denação de Pessoal de Nível Su-perior (Capes), visitou a UESC, no início de outubro, quando realizou uma palestra sobre a produção científi ca no Brasil e divulgou a estrutura recente-mente adotada pela Capes e su-as novas missões, em que se in-cluem os programas considera-dos estratégicos, dentre os quais o da chamada pública de apoio às ICTs. Referiu-se, também, à questão específi ca da forma-ção continuada de professores do ensino básico, atribuição de duas diretorias recém-criadas na atual estrutura da Capes e ao Edital Pró-Administração, a ser lançado.

Ele disse da importância para a Capes estar em contato com uma região do interior da Bahia. Creditou isso ao desdo-bramento do evento da Anpad, ocasião em que a professo-ra doutora Liliane de Queiroz Antonio, o convidou para co-nhecer a UESC, “uma univer-sidade nova, porém de grande potencial e muitos talentos”, para explanar sobre o proces-so de avaliação e a sistemati-zação de ações e responsabili-dade dos editais da Capes. Em seguida, exibiu um vídeo ins-titucional em que os princi-

pais dirigentes da instituição discorreram sobre a produção científi ca no Brasil, que cres-ceu quatro vezes mais do que nos demais países.

A vice-reitora Adélia Pi-nheiro destacou a presença do professor Luciano Neto, num momento em que a Capes, dentre outras ações, está con-templando aquelas voltadas para a educação básica e a gra-

Prof. Luciano Azevedo Neto (Capes), falou para o público formado por prefessores, alunos e servidores da Universidade.

Doutorado Interinstitucional UFRRJ/UESC

Projeto visa formardoutores em ciências sociais

campo da sociologia agrária, tendo merecido o conceito 5 (máximo), na avaliação trie-nal 2004/2006. O seu corpo docente permanente é alta-mente qualifi cado, constituí-do por lideranças em suas li-nhas de pesquisa, o que o ha-bilita para a transferência de sua experiência acumulada para outra instituição de ensi-no superior.

O projeto, entre as duas instituições visa formar dou-tores em ciências sociais, com ênfase no estudo das questões agrárias para o quadro docente da UESC, envolvendo três de-partamentos: Ciências Econô-

micas, Filosofi a e Ciências Humanas e Ciências Agrá-rias e Ambientais. A trans-versalidade entre as ciências sociais (antropologia, ciência política e sociologia), a eco-nomia, as ciências agrárias e estudos ecológicos está ade-quada ao desenvolvimento regional – agricultura e de-senvolvimento, movimen-tos sociais agrários, natureza e cultura, requerendo a for-mação de docentes e pesqui-sadores nesse domínio. Com a oferta de 15 vagas, o início do Dinter está previsto para março de 2009, segundo a proposta aprovada.

duação, e do quanto isso é sig-nifi cativo para a UESC. O pro-fessor Júlio Cascardo, pró-rei-tor de Pesquisa e Pós-Gradua-ção, pôs em evidência as ações da Diretoria de Programas em setores como a nanotecnologia e a biotecnologia, referindo-se também à importância das áreas de humanas, como admi-nistração, educação e outras.

O professor Almecia-

no Maia, diretor do Departa-mento de Ciências Econômi-cas, teceu considerações sobre os editais, em especial ao Pró-Administração, a ser lançado em breve, cujo objetivo geral é estimular a realização de pro-jetos conjuntos de pesquisa e de apoio à capacitação docen-te, utilizando os recursos hu-manos e a infra-estrutura dis-poníveis nas IES.

Licí

nia

Ber

dag

ue

6 Jornal da UESC Ano X Nº 98 - OUTUBRO 2008

O projeto da Editus começou a ser

executado em 1997.

Cyro de Mattos ganha prêmio da UBEEscritor integrado na moderna literatura brasileira

Cultura/[email protected]

O escritor sul baiano Cyro de Mattos ganhou

o Prêmio Maria Alice de Lucas, da União Brasilei-ra de Escritores (UBE), Seção do Rio de Janeiro, com o livro O Menino e o Trio Elétrico, publica-do pela Editora Atual, em 2007, na Coleção Mindi-nho e Seu Vizinho. Fize-ram parte da comissão jul-gadora os escritores Luís Gomdim de Araújo Lima, Stella Leonardos e Mar-garida Finkel. A láurea foi entregue ao escritor grapi-úna (de Itabuna) no dia 31 de outubro, no Teatro Ray-mundo Magalhães Júnior, da Academia Brasileira de Letras.

O Menino e o Trio Elétrico conta a história de Chapinha, um menino negro e pobre, que mora com a mãe e vó Pequena numa casa acanhada, pas-sando difi culdades. Leva a vida vendendo amendoim nos ônibus e, por mais que ele deseje, não consegue realizar o sonho de com-

A Editus publicou também os seguintes livros de Cyro de Mattos: O Mar na Rua Chile, Prêmio Indicação do Jabuti, da Câ-mara Brasi-leira do Livro; Vinte Poemas do Rio, com tradução para o inglês de Ma-nuel Portela, Doutor em Cul-tura Inglesa pe-la Universidade de Coimbra, Por-tugal; O Conto em Vinte e Cin-co Baianos, anto-logia; O Triunfo de Sosígenes Costa, Prêmio Marcos Almir Madeira, da União Brasi-leira de Escritores (Rio), em parceria com o professor e es-critor Aleilton Fonseca; e A Casa Verde, com tradução para o inglês de Luiz Angélico, Professor Emérito da UFBA. Cyro teve ainda seu livro Vinte Poemas do Rio in-dicado para o vestibular da UESC, no triênio 2004, 2005 e 2006, bem como textos inseridos nas revis-tas Especiaria, Memorialidades e do Centro de Es-tudos Portugueses Hélio Simões. Sua obra tem sido objeto de estudos nos cursos de Letras e Comunica-ção Social. E, em dezembro do ano passado, foi ho-menageado pelo Núcleo de Arte da UESC com a te-atralização de seu livro Oratório de Natal.

prar um abadá para brin-car no carnaval de Salva-dor, num desses blocos de arromba, puxados por um trio elétrico e animado por cantores famosos.

Cyro e a Editus – Es-critor já integrado na mo-derna literatura brasilei-ra, com vários prêmios respeitáveis, autor de 35 livros, entre volumes de contos, crônicas, poesia e literatura infanto-juve-nil, publicado no exterior, Cyro de Mattos contribuiu para a consolidação edito-rial da Editus (Editora da UESC). O projeto da Edi-tus começou a ser execu-tado em 1997, com o lan-çamento dos livros Ber-ro de Fogo e Outras Histó-rias, de Cyro de Mattos, e Dicionareco das Roças de Cacau, de Euclides Neto. O livro de Cyro de Mattos, lançado pela Editus, ga-nhou depois o Prêmio Vâ-nia Souto de Carvalho, da Academia Pernambucana de Letras.

Cyro é membro da Aca-demia de Letras da Bahia,

OUTROS LIVROS DO ESCRITOR

da Academia de Letras de Ilhéus, Instituto Geográ-fi co e Histórico da Bahia e do Centro de Estudos Fernando Pessoa, de São Paulo. Recebeu a Meda-lha do Mérito do Governo

da Bahia e integrou - como convidado - a delegação brasileira no III Encontro Internacional de Poetas, promovido pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em 1998.

Escritor integr

7 Jornal da UESCAno XNº 98 - OUTUBRO2008

Com a medida, a língua portu-guesa será alterada em 0,8% dos vocábulos no Brasil e 1,3% em Portugal. No caso do MEC, inicia-se agora um processo de substituição dos livros didá-ticos. À medida que os livros atuais forem substituídos, os novos já serão redigidos com a nova ortografi a.

Acordo ortográfi co

O Brasil já tem um novo Acordo Ortográfi co da Língua Portuguesa. A reforma repre-senta a simplifi cação e o apri-moramento da língua nos paí-ses da comunidade lusitana e será implementada a partir de 1º de janeiro de 2009. Até 2012, vamos conviver com a ortogra-fi a atual e a prevista no acordo.

Biomedicina

[email protected]

Biomédico Estrada parque

O Brasil já tem um novo Acordo Ortográfico da

Lingua Portuguesa

A professora Car-la Cristina Roma-no foi eleita coorde-nadora do Colegiado do Curso de Biome-dicina, com mandato de dois anos. A pos-se aconteceu no dia 9, juntamente com a vice-coordenadora, professora Jane Lima dos Santos.

O projeto de extensão in-titulado Dia do Biomédico na Comunidade será uma das atividades que marcará a da-ta dedicada a esse profi ssio-nal da área das Ciências Bioló-gicas. O evento, aprovado pe-lo DCB, está previsto para o dia 20 de novem-bro, em Itabuna, pelos alunos do curso. O objetivo é proporcionar atendimento am-bulatorial gratui-to a, pelo menos, 250 pessoas no decorrer daquele dia, em praça pú-

O secretário da Educa-ção do Estado, Adeum Sauer, foi eleito Personalidade Edu-cacional 2008. A solenidade de premiação aconteceu dia 21, na Reitoria da UFBA, em Salvador. Foram agraciados também os professores Jor-ge Portugal e Roberto Santos e, na categoria instituição, o Conselho Estadual de Educa-ção (CEE). Criado pelo jornal “Folha Dirigida”, em parceria com as associações baianas de Educação (ABE) e de Impren-sa (ABI), o prêmio está em sua terceira edição na Bahia e, es-te ano, prestou homenagem à educadora baiana Amélia Ro-drigues, falecida em agosto de 1926. Poetisa, romancista, contista e teatróloga, Amélia

blica. Exames rápidos, como de glicose, colesterol, triglicérides, aferição de pressão arterial, tipo sanguíneo e práticas de educa-ção em saúde com palestras, se-rão realizados. O projeto é coor-denado pela professora Cristina Romano.

Personalidade do Ano

é considerada uma das mais completas literatas baianas de todos os tempos.

Estimular a consciência crítica e participativa da comunida-de local para o desenvolvimento de ações que valorizem a paisa-gem ao longo da estrada que liga os municípios de Ilhéus, Uruçu-ca e Itacaré, no Sul da Bahia, foi a proposta do seminário “Qua-lifi cação da Paisagem ao Longo da Estrada Parque: ações pontu-ais na vila Sargi”. O evento, realizado neste mês de novembro (21 a 23), aconteceu no km 30 da rodovia BA-001, ligando Ilhéus a Itacaré. Iniciativa da UESC, com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o seminário incluiu mesas de discussões com temas relacionados com o desenvolvimento sustentável. Entra-ram também na pauta temas como ecoturismo, fauna silvestre e geração de lixo. A estrada parque está integrada ao Parque Esta-dual Serra do Conduru, área de preservação ambiental.

Mar

cos

Mau

rici

oM

arco

s M

auri

cio

lICÍN

IA b

ERD

AG

UE

8 Jornal da UESC Ano X Nº 98 - OUTUBRO 2008

Concurso Bahia de Todas as LetrasNOVE TRABALHOS CLASSIFICADOS NA TERCEIRA EDIÇÃO

o objetivo do curso é formar especialistas para atuar nas atividades de pesquisa

[email protected]

Mar

cos

Mau

rici

o

UESC implanta especialização em História do Brasil

O concurso Bahia de Todas as Le-tras, realização

conjunta das editoras Via Lit-terarum e Editus/UESC, sele-cionou os nove melhores tra-balhos, com média igual ou su-perior a 7,0, nas áreas de conto, poesia e peça teatral. O even-to, aberto a autores inéditos nascidos ou radicados no Es-tado da Bahia, tem o patrocí-nio da Fundação Chaves. O ob-jetivo dessa iniciativa, que che-ga ao terceiro ano consecutivo, é revelar novos valores no cam-po da produção literária e esti-mular o hábito da leitura como objeto de prazer e desenvolvi-mento intelectual.

Foram classifi cados, na categoria contos, em 1º lugar, com média 8,0, Uma vida a dois, de autoria de Jocenil-son Ribeiro dos Santos (pseu-dônimo Palatus), natural de Jaquaripe, BA e residente em Feira Santana e, A mulher morta, de Manoel Souza das Neves (pseudônimo Hesse), nascido e residente em Santo Antonio de Jesus, BA. Em 2º lugar, com média 7,8, o conto Moça à janela, de Francisco Carlos Suzart Amorin (pseu-dônimo Macário Crasso), nas-cido em Feira de Santana e re-sidente em Salvador.

Na categoria poesia foram classifi cados cinco poemas. Em 1º lugar, com média 8,8, Três quadros barrocos, de Silvério da Silva Duque (pseu-dônimo Oséias Dias), nascido e residente em Feira de Santa-na; em 2ª colocação, com mé-dia 8,0, Muitos problemas com o preço de um, de Bru-no Albuquerque C. de Olivei-ra (pseudônimo Di Albuquer-

que), nascido em Itabuna e re-sidente em Salvador; e, em 3º lugar, com média 7,0, Outras notas, de Andréa Conceição Costa (pseudônimo Anafl ulin), nascida e residente em Salva-dor. Outros poemas, classifi -cados com média 7,0: Lágri-mas de um rio que chora, de Maria do Rosário Silva Li-ma (pseudônimo Zayra Lima), nascida em Livramento de Nossa Senhora, BA e residente em Itabuna; e Fluxoesia, de Ângelo Araújo Carneiro (pseu-dônimo Angel), nascido e resi-dente em Feira de Santana.

Apenas um trabalho foi

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Exten-são - Consepe - da UESC aprovou a implantação de curso de pós-graduação, em nível de especialização, em História do Brasil, pa-ra graduados em História e cursos afi ns, de longa dura-ção e reconhecidos. Com a oferta de 25 vagas, no mí-nimo, e 30, no máximo, o objetivo do curso é formar especialistas para atuar nas atividades de pesquisa e ensino de História do Bra-sil, a partir da abordagem de metodologias, técnicas e teorias clássicas e atuais, construindo o pilar para a implantação de uma pós-graduação stricto sensu na citada área.

Com início previs-to para março de 2009, o curso terá duração de três

Pós-graduação

Especialização em História do Brasil semestres e um total de 420 horas de carga horária. No momento de ingresso, o es-tudante deverá se vincular a uma das seguintes linhas de pesquisa: Cultura e Socieda-de; Economia, Política e So-ciedade; Educação, Histó-ria e Sociedade. O corpo do-

cente será constituído de 17 professores, sendo oito mestres e nove doutores. A Reitoria da Universida-de publicará edital fi xando calendário de inscrição, se-leção e provas, além de ou-tras instruções para orien-tação dos interessados.

classifi cado na categoria pe-ça teatral, com a média 7,5, A Máscara de Ja-no, de Hebert de Almeida Rocha (pseudônimo Har), nascido e residen-te em Feira de San-tana. Na categoria ensaio literário não houve participante. As duas editoras estão se empenhando agora na produção da anto-logia contendo os traba-lhos classifi cados.

Mar

cos

Mau

rici

o

nae-om

A Ja-t deocha Har),siden-e San-tegoria io não cipante.ras estão do agora da anto-

o os traba-dos.

Uma das antologias resultantes do Bahia de Todas as Letras

Mar

cos

Mau

rici

o