l9099 3

2
  Art. 9º Nas causas de v alor até v inte salários mí nimos, as partes comparecerão pessoal mente, podendo ser assistidas por advogado; nas de valor superior, a assistência é obrigatória.  § Sendo facultativa a ass is tência, se uma das partes comparecer assistida por adv ogado, ou se o réu for pessoa jurídica ou firma individual, terá a outra parte, se quiser, assistência judiciária prestada por órgão instituído junto ao Juizado Especial, na forma da lei local.  § O Juiz alertará as partes da conv eniência do patrocínio por adv ogado, quando a causa o recomendar.  § 3º O mandato ao adv ogado poderá ser v erbal, salvo quanto aos poderes especiais.  § 4º O réu, sendo pess oa jurídica ou ti tular de firma individual, poderá ser representado por preposto credenciado.  § 4 o  O réu, sendo pess oa jurí dica ou tit ular de firma indiv idual, poderá ser repr esentado por preposto credenciado, munido de carta de preposição com poderes para transigir, sem haver necessidade de vínculo empregatício. (Redação dada pela Lei nº 12.137, de 2009)  Art. 10. Não se admitirá, no process o, qualquer forma de interven ção de terc eiro nem de ass is tênci a.  Admitir- se-á o litisconsórcio.  Art. 11. O Ministério Público intervirá nos casos prev ist os em lei. Seção IV Dos atos processuais  Art. 12. Os atos processuais serão públicos e pode rão realizar-se em horário noturno, conforme dispuserem as normas de orga nização judic iária.  Art. 13. Os atos process uais serão v álidos sempre que preencherem as finalidades para as quais forem realizados, atendidos os critérios indicados no art. 2º desta Lei.  § 1º Não se pronunciará qualquer nulidade sem que tenha hav ido prejuízo.  § A prática de atos processuais em outras comarcas poderá ser solic itada por qualquer meio idôneo de comunicação.  § Apenas os atos considerados essenciais serão registrado s resumidamente, em notas manuscritas, datilografadas, taquigrafadas ou estenotipadas. Os demais atos poderão ser gravados em fita magnética ou equivalente, que será inutilizada após o trânsito em julgado da decisão.  § As no rmas locais disporão sobre a conserv ação das peças do processo e demais documen tos q ue o instruem. Seção V Do pedido  Art. 14. O processo instaurar- se-á com a apresentação do pedido, escrito ou oral, à Secretaria do Juizado .  § 1º Do pedido const arão, de forma si mples e em linguagem acessível:  I - o nome, a qualificação e o endereço das partes;  II - os fatos e os fundamentos, de forma suc inta;  III - o objet o e seu v alor.  § É lícit o formular pedido genérico quando não for poss ív el determinar, desde logo, a ext ensão da obrigação.

Upload: cgtinoco

Post on 04-Nov-2015

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

L9099 3

TRANSCRIPT

  • 13/07/2015 L9099

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9099.htm 3/15

    Art. 9 Nas causas de valor at vinte salrios mnimos, as partes comparecero pessoalmente, podendo serassistidas por advogado; nas de valor superior, a assistncia obrigatria.

    1 Sendo facultativa a assistncia, se uma das partes comparecer assistida por advogado, ou se o ru forpessoa jurdica ou firma individual, ter a outra parte, se quiser, assistncia judiciria prestada por rgoinstitudo junto ao Juizado Especial, na forma da lei local.

    2 O Juiz alertar as partes da convenincia do patrocnio por advogado, quando a causa o recomendar.

    3 O mandato ao advogado poder ser verbal, salvo quanto aos poderes especiais.

    4 O ru, sendo pessoa jurdica ou titular de firma individual, poder ser representado por prepostocredenciado.

    4o O ru, sendo pessoa jurdica ou titular de firma individual, poder ser representado por prepostocredenciado, munido de carta de preposio com poderes para transigir, sem haver necessidade de vnculoempregatcio. (Redao dada pela Lei n 12.137, de 2009)

    Art. 10. No se admitir, no processo, qualquer forma de interveno de terceiro nem de assistncia.Admitir-se- o litisconsrcio.

    Art. 11. O Ministrio Pblico intervir nos casos previstos em lei.

    Seo IV

    Dos atos processuais

    Art. 12. Os atos processuais sero pblicos e podero realizar-se em horrio noturno, conforme dispuseremas normas de organizao judiciria.

    Art. 13. Os atos processuais sero vlidos sempre que preencherem as finalidades para as quais foremrealizados, atendidos os critrios indicados no art. 2 desta Lei.

    1 No se pronunciar qualquer nulidade sem que tenha havido prejuzo.

    2 A prtica de atos processuais em outras comarcas poder ser solicitada por qualquer meio idneo decomunicao.

    3 Apenas os atos considerados essenciais sero registrados resumidamente, em notas manuscritas,datilografadas, taquigrafadas ou estenotipadas. Os demais atos podero ser gravados em fita magntica ouequivalente, que ser inutilizada aps o trnsito em julgado da deciso.

    4 As normas locais disporo sobre a conservao das peas do processo e demais documentos que oinstruem.

    Seo V

    Do pedido

    Art. 14. O processo instaurar-se- com a apresentao do pedido, escrito ou oral, Secretaria do Juizado.

    1 Do pedido constaro, de forma simples e em linguagem acessvel:

    I - o nome, a qualificao e o endereo das partes;

    II - os fatos e os fundamentos, de forma sucinta;

    III - o objeto e seu valor.

    2 lcito formular pedido genrico quando no for possvel determinar, desde logo, a extenso daobrigao.