junho de 2011: desafios da vida

16
OBSTÁCULOS QUE VIRAM DEGRAUS Manobras na escorregadia estrada da vida As Complicações do Progresso Circunstâncias em mutação: Aproveite-as ao máximo Lugares Desérticos Beco sem saída ou a porta para o destino? MUDE SUA VIDA. MUDE O MUNDO.

Upload: activated

Post on 28-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Como reagimos aos revezes dá vida afeta grandemente quão rápido nos recuperamos. Reduza seu tempo de dar a volta por cima e seja mais feliz.

TRANSCRIPT

Page 1: Junho de 2011: Desafios da Vida

OBSTÁCULOS QUE VIRAM DEGRAUSManobras na escorregadia estrada da vida

As Complicações do ProgressoCircunstâncias em mutação: Aproveite-as ao máximo

Lugares DesérticosBeco sem saída ou a porta para o destino?

MUDE SUA V I DA . MUDE O MUNDO .

Page 2: Junho de 2011: Desafios da Vida

Volume 12, Número 6

C O N TATO P E S S OA L

Na noite de 9 de dezembro de 1914, uma explosão deflagrou um incêndio em um grande laboratório em West Orange, no estado americano de Nova Jersey. Pelo menos dez prédios foram destruídos, transformando em cinzas anos de pesquisa e desen-volvimento. Somente as perdas de bens tangíveis

foram estimadas em 7 milhões de dólares, o equivalente a 148 milhões de dólares, em valores de hoje — algo em torno de R$ 250 milhões. “Lá se foram todos os nossos erros” — declarou o fundador e CEO do laboratório, assistindo às chamas. “Apesar de ter 67 anos de idade — disse a um jornalista do New York Times — recomeçarei amanhã.” Na primeira edição do dia seguinte, o jornal publicou a convocação para os 7 mil funcionários do laboratório se apresenta-rem imediatamente ao trabalho, para dar início à reconstrução. Praticamente qualquer um ficaria abalado com bem menos, mas os anos de tentativas e erros condicionaram Thomas Edison a ver tragédias como oportunidades.

Na maioria dos casos, os reveses que sofremos não são nem de longe tão catastróficos, mas têm duas coisas em comum com o que aconteceu ao grande inventor. A primeira é que, qualquer que seja a natureza do evento, temos de decidir como reagiremos a ele. A segunda é que, dependendo dessa decisão, esses acontecimentos nos influenciarão para melhor ou para pior.

No primeiro plano, o pensamento positivo e a força de vontade são duas forças poderosas capazes de fazer com que as circunstâncias mais difíceis se tornem benéficas para os por elas afetados, mas quando evocamos a ajuda do Deus todo-poderoso, nossas chances de obter um resultado positivo aumentam exponencialmente. “Pois os olhos do Senhor estão atentos sobre toda a terra para fortalecer aqueles que Lhe dedicam totalmente o coração.”1

No segundo plano, se pedirmos a Deus para usar cada desafio que encon-tramos para nos ajudar a nos tornar pessoas melhores, Ele nos atenderá. Na verdade, uma de Suas orações preferidas é: “Faça de mim uma pessoa melhor”.

Mário Sant’AnaPela Contato

1. 2 Crônicas 16:9

© 2011 Aurora Production AG. www.auroraproduction.com Todos os direitos reservados. Impresso no Brasil. Tradução: Mário Sant'Ana e Tiago Sant'AnaA menos que esteja indicado o contrário, todas as referências às Escrituras na Contato foram extraídas da “Bíblia Sagrada” — Tradução de João Ferreira de Almeida — Edição Contemporânea, Copyright © 1990, por Editora Vida.

Contamos com uma grande variedade de livros, além de CDs, DVDs e outros recursos para alimentar sua alma, enlevar seu espírito, fortalecer seus laços familiares e proporcionar divertidos momentos de aprendizagem para os seus filhos.

Para adquirir nossos produtos, obter mais informações, ou se tornar um assinante da Revista Contato, visite nossos sites, escreva-nos ou ligue gratuitamente para nossa central de atendimento.

Assinaturas, informações e produtos:www.contato.org ou www.lojacontato.com.brE-mail: [email protected]

Ligue grátis: 0800-557772

Endereço postal:Contato CristãoCaixa Postal 66345São Paulo — SPCEP 05311-970

Editor Mário Sant'AnadEsign Gentian Suçidiagramação Angela HernandezProdução Jessie Richards

2

Page 3: Junho de 2011: Desafios da Vida

“Devastada” é pouco para descrever como me sen-tia quatro anos atrás. Circunstâncias além do meu controle pareciam conspirar contra mim. Não posso dizer que recebi bem a notícia de que havia sido demitida do emprego ao qual me dediquei integralmente quase quatorze anos. Meu estado emocional se alternava entre raiva e depressão e não conseguia antever meu futuro imediato nem como minha família ficaria sem a receita com a qual estávamos acostumados. Se o Sol brilhou naquele verão, não me lembro.

Desespero era algo contra o que o antigo rei de Israel, Davi, teve de lutar muitas vezes. Algumas delas se encontram registradas no Livro dos Salmos e posso me identificar com sua angústia. “Das profundezas a Ti clamo, ó Senhor! Ó Senhor, ouve a minha voz!”1 “Desde o fim da terra clamo a Ti, por estar abatido o meu coração; leva-me para a rocha que é mais alta do

um estilo de vida mais simples, menos pressão, menos complicações e a opor-tunidade de perseguir novos interesses.

Então, um encontro fortuito abriu as portas para um programa de capacitação e toda uma nova carreira — uma oportunidade que não surgiria se eu ainda estivesse no meu antigo emprego. Estou mais feliz e realizada na minha nova situação e minha família em uma situação melhor do que antes. Foi uma grande mudança de direção que eu provavel-mente não teria feito se não houvesse sido forçada a isso, mas o que parecia ser o fim, tornou-se um recomeço.

Subi sobre a Rocha e Ele me segurou.

Chris Hunt é membro da Família Internacional na Inglaterra.

1. Salmo 130:1–2

2. Salmo 61:2

3. Romanos 8:18, parafraseado

Chris Hunt

que eu.”2 Havia uma rocha da qual eu podia depender, sobre a qual poderia reconstruir minha vida: Jesus Cristo.

Desempregada, passei a ter mais tempo. Mergulhei na Palavra de Deus, meditei nas Suas promessas e pensei nEle em minhas caminhadas, enquanto trabalhava no jardim e nas horas de descanso. Aos poucos, minha mente e meu espírito recobraram a paz. Meus problemas deixaram de parecer tão graves depois que corrigi meu foco nas verdades e valores eternos. Por fim, concordei com o Apóstolo Paulo, que disse que as dificuldades que temos hoje são insig-nificantes quando comparadas com os bons momentos que logo virão.3

A vida aos poucos ficou novamente ocupada quando consegui um emprego de meio-expediente. A redução na nossa renda familiar nos fez mudar para uma casa menor, o que exigiu alguns ajustes, mas teve suas vantagens:

A ROCHA

3

Page 4: Junho de 2011: Desafios da Vida

1. Gênesis 3:19

2. Apocalipse 1:8

3. Malaquias 3:6

4. Salmo 119:89

5. Josué 23:14

6. Hebreus 13:8

7. Êxodo 3:14

8. Salmo 46:4

tUDo mUDa, mAs J ESUS nuNcA

David Brandt Berg

IMUTÁVELVirginia Brandt Berg

Quando Deus enviou Moisés para liderar o êxodo dos filhos de Israel que estavam no Egito, disse-lhe: “Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.”7 O nome de Deus é “EU SOU” — não “EU ERA”, mas “EU SOU”. Como é maravilhoso saber isso! Como é reconfortante! Que segurança isso traz!

“Há um rio cujas correntes alegram o coração dos homem.”8 Tantas coisas mudam na vida, tantas nascentes secam e tantas fontes de prazer evaporam, mas a alegria e a paz dos cristãos não se extinguem, pois vêm de um manancial superior e eterno: o Deus imutável.

Virginia Brandt Berg (1886–1968) foi evangelista, pastora e mãe de David Brandt Berg.

AS COMPLICAÇÕES DO PROGRESSO

Maria Fontaine

Como o dia segue a noite, a luz vem depois das trevas. O sol nasce, mas também se põe. A chuva cai mas tem de voltar a subir. Como “és pó, e ao pó tornarás,”1 tem de haver nascimento, vida, morte e ressur-reição continuamente. O ciclo tem de se concluir, o círculo perfeito da eternidade, para completar a criação de Deus, da qual Ele é o arquiteto, o princípio e o fim, o alfa e o ômega.2

Deus está em movimento. É um Deus vivo. Nunca para. Está sempre fazendo algo, realizando, falando, efetuando mudanças em todas as esferas da criação. Nunca está imóvel, exceto em relação a Si próprio. “Eu, o Senhor, não mudo”3, exceto em relação à Sua Palavra: “Ó Senhor, a Tua palavra é eterna; ela está firmada no Céu.”4 e com respeito ao futuro e Suas promessas aos Seus filhos — “nem uma só palavra caiu de todas as boas coisas que a vosso respeito falou o Senhor vosso Deus. Todas vos sobrevieram, nem uma delas falhou.”5

Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje, e eternamente. Tudo muda, mas Jesus nunca.6

Comigo habita, ó Deus, a noite vem!  As trevas descem, eis, Senhor, convém Que me socorra a Tua proteção!Oh, vem fazer comigo habitação!

Breve, Senhor, terei meu fim mortal; É tão fugaz a vida terreal!Tem tudo aqui mudança e corrupção!  Oh, vem fazer comigo habitação!— Henry Francis Lyte (1793–1847)

David Brandt Berg (1919–1994) foi o fundador da Família Internacional.

4

Page 5: Junho de 2011: Desafios da Vida

O progresso pode ser algo ambíguo. Ao mesmo tempo que é maravilhoso por nos aproximar de nossas metas, a mudança intrínseca ao ato de progredir pode ser causa de desconforto, instabilidade e inse-gurança. Queremos os benefícios, mas preferiríamos saltar a difícil fase de transição — uma ideia agradável, mas não factível.

A resistência à mudança é um impulso natural, mas podemos vencê-la e escolher ser proponentes de mudança.

Uma dica para surfar a onda de mudança é não tentar se proteger dela, esperando o pior. Um surfista não levanta a prancha para tentar deter a onda, mas, antes que ela o alcance, começa a remar na mesma direção em que a onda está avançando, para que quando ela o

alcance, o leve. Sua confiança de que a onda o levantará e levará produz uma experiência fascinante.

Durante qualquer tempo de mudança, é vital apegar-se ao Deus infalível e ao amor onisciente. Lembre-se que Ele está no controle e que busca o que é melhor para você. Independentemente do que tenha acontecido ou possa vir a suceder, Deus é a sua constante.1 É seu pastor celestial2 e não o guiará para os caminhos do mal.3 Seu amor por você jamais diminuirá.4 Sua força e poder jamais esvaecerão.5

Quando você tem a certeza de que conta com esse tipo de poder do seu lado, pode lidar com os altos e baixos da vida positiva-mente. Crer na promessa de que “todas as coisas concorrem para o bem daqueles que

amam a Deus”,6 o faz pensar em termos de possibilidades, em vez de problemas. Que oportunidades essa situação faz surgir? Como Deus pode ajudá-lo a transformar em positiva uma situação potencialmente negativa? É o que chamam de fé confiante.

Esse tipo de fé se constrói no tempo despendido com Deus lendo Sua Palavra, compartilhando o coração com Ele, ouvindo o que Ele tem a dizer e louvando-O pela Sua bondade. Mas quem se deixar envolver demais na busca da solução de um problema, em prejuízo às necessidades do seu espírito, não terá a fé que precisa em tempos de mudança. Dedique algum tempo a Deus todos os dias e trate-o como sagrado. Esses momentos de comunhão pessoal com Ele fortalecerão e renovarão seu espírito.7 Então você estará pronto para qualquer coisa, porque terá a certeza de que Deus o ajudará.

Maria Fontaine e seu marido, Peter Amsterdam, são diretores da Família Internacional.

1. Malaquias 3:6

2. Salmo 23:1

3. Jeremias 29:11

4. Jeremias 31:3

5. Judas 25

6. Romanos 8:28

7. Isaías 40:31

AS COMPLICAÇÕES DO PROGRESSO

Maria Fontaine

Um dos paradoxos da vida é que queremos que as coisas melhorem, mas não que mudem. —David Brandt Berg

5

Page 6: Junho de 2011: Desafios da Vida

Lugares Desérticos — Deve ser difícil viver em um

lugar tão isolado. Você não se sente solitário e entediado? — quis saber.

— Não, senhora, porque Deus está aqui. Posso vê-lo na vida silves-tre… (e começou a enumerar), nos camaleões, nos coiotes, nas cascavéis, nos papa-léguas perseguindo lagartos, nas águias douradas buscando lebres de cauda preta… E é deste solo seco e arenoso que Ele nos dá a deliciosa pitaia e os nopales (tipo de cacto).

Sua sinceridade e entusiasmo foram tão refrescantes quanto inesperados.

Mais tarde, continuando a travessia do que parecia ser uma

Levante e siga

em frente

região devastada e sem fim, pensei nas palavras daquele rapaz e me lembrei de outras pessoas que Deus encontrou em lugares desérticos.

Agar fugiu para o deserto, mas aí foi encontrada e abençoada por Deus (Gênesis, capítulo 16).

Moisés recebeu sua vocação de Deus no Deserto do Sinai (Êxodo 3:1–10), onde também, tempos depois, lhe deu os Dez Mandamentos

(Êxodo 19:1,3).Elias se refugiou em uma região estéril e aí ouviu a voz

de Deus (1 Reis 19:7–8,13).João Batista viveu no deserto até ser chamado por Deus para preparar o caminho para o Messias (Lucas 1:80; 3:2).

Jesus foi tentado e derrotou Satanás

durante um retiro no deserto, antes de dar início ao Seu ministério junto às massas (Mateus 4:1).

Deus enviou Felipe para explicar a salvação para o eunuco etíope em uma estrada no deserto (Atos 8:26–39).

Você está passando por um “deserto” — uma experiência seca, difícil e desolada? Tenha coragem. Deus está no deserto.

Marie Boisjoly é membro da Família Internacional no México.

O deserto e os lugares secos se alegrarão; o ermo exultará e florescerá como a rosa […] eles verão a glória do Senhor, a excelência do nosso Deus.—Isaías 35:1–2

Marie Boisjoly

Camino tedioso. ¡No se duerma! (Estrada monó-tona. Não durma!) Não era a primeira placa desse tipo que víamos. Já fazia algumas horas, tudo à nossa volta na travessia do deserto mexi-cano de Chihuahuan — o terceiro maior no Hemisfério Ocidental — era expansões áridas que pareciam não ter fim, ponteadas por cactos e uns arbustos aqui e ali.

Pouco depois, paramos em um posto de abastecimento, a única construção de qualquer tipo que víamos havia mais de uma hora. Pude então esticar as pernas. Enquanto meu marido pagava o combustível, puxei conversa com o jovem frentista.

— Você é daqui? — Sim, senhora.

CAMINO TEDIOSO. ¡NO SE DUERMA!

6

Page 7: Junho de 2011: Desafios da Vida

Se acha que cometeu erros, pegou estradas que não devia e até falhou terrivelmente nisso ou naquilo, está em boa companhia. Foi o que fizeram muitos dos heróis de Deus sobre os quais lemos na Bíblia, mas também aprenderam de seus erros. E Deus veio a eles, em meio aos seus sonhos fracassados e esperanças desapontadas e lhes deu nova razão para viver. É o que Ele pode fazer quando abrimos mão de nossos próprios planos e projetos, para tentar os dEle. Dá-nos metas para nos ajudar a crescer, nos mover na direção certa e depois nos ajudar a alcançá-las. Dê-lhes uma chance. Deixe-O lhe dar as boas coisas que reserva para você. — Nana Williams

Aprenda com o passado, viva o presente e tenha esperança para o futuro. — Albert Einstein

Nunca abandone a esperança. Um dia, verá que tudo se ajeitará. O que você sempre desejou final-mente se concretizou. Você olhará para trás e rirá do que passou e se perguntará: “Como consegui passar por tudo isso?” — Anônimo.

Faça aquilo que acha que não consegue fazer. Falhe. Tente de novo. Melhore na segunda tentativa. As pessoas que jamais tropeçam são as que nunca correm risco. Este é o seu momento. Vá com tudo. — Oprah Winfrey

Já tentou? Já falhou? Não importa. Tente de novo. Falhe de novo. Falhe melhor. — Samuel Beckett

Não desperdice energia tentando esconder o fracasso. Aprenda com seus erros e parta para o próximo desafio. Falhar é normal. Se não estiver falhando, não está crescendo. — H. Stanley Judd

Não sou julgado pelo número de vezes que falhei, mas por quantos sucessos alcancei. O número de êxitos que obtive é diretamente proporcional ao das vezes em que falhei e continuei tentando. — Tom Hopkins

A adversidade desafia os limites do desempenho aceito. Até que uma pessoa aprenda com a experiên-cia que é capaz de superar a adversidade, hesita em se desafiar a superar os próprios limites. O fracasso leva a pessoa a repensar o status quo. — John C. Maxwell

Dedique-se a um sonho. Ninguém que tenta fazer algo grandioso e falha é um fracasso total. Por quê? Ele pode viver para sempre na certeza de ter vencido na mais importante batalha da vida, ao derrotar o medo de tentar. — Robert H. Schuller

Qualquer coisa maravilhosa pode acontecer naquela pequena margem de tempo em você não desiste, mas continua acreditando. — David Brandt Berg

Levante e siga

em frente

PARA PENSAR

7

Page 8: Junho de 2011: Desafios da Vida

seriam prejudiciais a nós mesmos ou aos outros. Muitas vezes, pedimos pedras que nos parece pães, enquanto Ele tenta nos dar um pão que, por conta de nossas limitações, pensamos serem pedras.2

Os momentos mais escurosOs propósitos de Deus nem sempre são imedia-tamente claros, mas pode ficar tranquilo que Ele zela por você e que de alguma maneira as coisas o beneficiarão no fim. Nos momentos difíceis, de confusão, de decepções ou de angústias, apegue-se à certeza de que Deus o ama. Seu amor é eterno e infalível. Aconteça o que acontecer, por mais tenebrosas que pareçam as circunstâncias, por mais renhida que seja a batalha, por mais longo e escuro que seja o túnel e severo o sofrimento, Ele o ama. Ele não poupa amor nem o distribui sob medida, mas o derrama copiosa e livremente.

Mesmo nas maiores provações, Deus é “um amigo mais chegado do que um irmão.”3 “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque Tu estás comigo; a Tua vara e o Teu cajado me consolam.”4 Ele está com você na escuridão, na hora da dor, na confusão e na angústia. Isso porque Ele ama você e quer ajudá-lo a superar as dificuldades.

ADAPTAÇÃO DOS ESCRITOS DE

DAVID BRANDT BERG

Na próxima vez em que você se sentir desanimado e sem motivação, poder á estar prestes a descobrir quão próximo e atento Deus está, pois é pelas experiências mais difíceis da vida que aprendemos que Ele está sempre ao nosso lado. Ele nos ama, quer apenas o que for o melhor para nós e é capaz de fazer com que tudo que aconteça conosco se converta em benefícios para nós — inclusive os problemas. Cada dificuldade ou decepção pode se tornar um degrau para alcançar-mos níveis mais elevados.

O amoroso plano de DeusDeus prometeu na Sua Palavra que “todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus.”1 Jamais permitirá que coisa alguma acon-teça a você, Seu filho ou filha, que não seja para o seu bem. Apesar de muitos eventos não parecerem grandes benefícios no momento, descobrirá com o tempo, se ainda não descobriu, que de alguma forma foram bons para você.

As respostas de Deus às nossas orações são infinitamente perfeitas, mas, às vezes, Ele não nos atende como queremos porque vê à frente e sabe que se concedesse alguns dos nossos desejos, estes

OBSTÁCULOS QUE VIRAM

DEGRAUS

8

Page 9: Junho de 2011: Desafios da Vida

QUAN DO AS CO ISAS VÃO MALAbi F. May

Habacuque, profeta do Antigo Testamento, conhecia o significado de confiar em Deus mesmo nas piores situações.

Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide, ainda que o produto da oliveira falhe, e os campos não produzam mantimento, ainda que as ovelhas sejam exterminadas, e nos currais não haja gado, todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. O Senhor é a minha força; torna os meus pés como os das corças, e me faz andar sobre os lugares altos — Habacuque 3:17–19

Se tivesse nascido 2.500 mais tarde, talvez escrevesse:

Ainda que as fábricas fechem,E as fazendas quebrem;Mesmo que a economia fracasse,E aumente o desemprego;Apesar da inflação das moedasE da perda das poupanças;Ainda assim podemos nos regozijar no Deus vivo e amorosoPois digno é de confiança;Ele me guardará;Seu amor me ajudará a superar as dificuldadesE a avançar para coisas melhores.

Ele não gosta de vê-lo sofrer ou infeliz, mas sabe que essas experiências o ajudarão a se tornar a pessoa melhor que Ele sabe você pode ser.

Caminho para a glóriaAo chegar ao fim da vida e olhar para tudo que lhe aconteceu, verá quanto Deus o amou e quão bem cuidou de você, especialmente nas horas mais difíceis. Entenderá, então, que as pedras na estrada não foram lá postas para você tropeçar, mas para que fossem degraus para coisas melhores.

Apesar das curvas perigosas dessa estrada, lembre-se que Jesus está ao seu lado. Ele se importa com você e fará com que até as “piores” situações se transformem em benefícios para você. Essa é sua promessa.

Para saber mais sobre a superação das provações desta vida, adquira o livro Superando Obstáculos, pelos endereços disponibilizados na página 2.

1. Romanos 8:28

2. Ver Mateus 7:7–11.

3. Provérbios 18:24

4. Salmo 23:4

OBSTÁCULOS QUE VIRAM

DEGRAUS

9

Page 10: Junho de 2011: Desafios da Vida

Contempla toda a natureza enquanto dança, Sob a poderosa lei da mudança.

—Robert Burns (1759–1796)

A Vista da Minha Janela

OR AÇ ÃO DA SERENIDADEDeus, conceda-me

a serenidade para aceitar aquilo que não posso mudar, a coragem para mudar o que me for possível e a sabedoria para saber discernir entre as duas.Dê-me também paciência para as coisas que demoramGratidão por tudo que tenhoTolerância para com os que travam outras lutasA liberdade para viver além dos limites do meu passado,A habilidade para sentir Seu amor por mim e o que existe entre as pessoas,A força para levantar e tentar de novo, mesmo quando parece não haver esperança.

—Reinhold Niebuhr (1892–1971)

Abi F. May

Cada mês, a cada estação, a vista da minha janela muda constantemente.

No Hemisfério Norte, em janeiro, as árvores perdem as folhas e a grama fica murcha, áspera e marrom.

Em março, surgem sinais de nova vida. Rebentos aparecem nos ramos, as flores lutam para brotar no solo encharcado, onde ainda se veem restos das geadas das primeiras horas da manhã. Os pássaros voltam e põem-se a trabalhar na busca por alimentos e na construção de seus ninhos. As encostas dos morros distantes ganham um tom verde pálido, pintado pela grama que nasce dos restos marrons da relva do ano anterior.

Em maio, as flores já estão plenamente desabrochadas. Novas folhas podem ser vistas todos os dias. As árvores e os arbustos vivem cheios de sons e atividade. Parece que um tapete verde viçoso se espalhou sobre todo espaço não ocupado. Os montes parecem vivos com tanta movimentação. Numa encosta, cordeiros que não desgrudam das mães. Em outras imediações, vacas se alimentam em pastos vigorosos.

Julho. Todas as árvores estão cobertas por um grosso dossel de folhas. As floreiras do jardim nos fundos do meu quintal estão no auge da vida, como se recobertas por mantos com estampas ama-relas, cor-de-rosa e brancas. O verde esmeralda do gramado serve de fundo para as pequenas margaridas brancas com rostinhos amarelos e brilhantes. E tudo ao som das canções entoadas pelos pássaros que saltam de galho em galho.

Chega setembro. As folhas antes totalmente verdes começam a ganhar tonalidades douradas e vermelhas. O som nostálgico da relva crescida embalada pela brisa é o arauto do fim de uma estação.

Em outubro, as folhas despencam das árvores. Das pou-cas flores sobreviventes cada vez mais pétalas são roubadas pelas rajadas do vento frio outonal.

Novembro. As encostas dos morros se esvaziaram mais uma vez. Refugiam-se em outras bandas os animais e as árvores estão desnudas, exceto pela fina camada de neve que nelas se assentou, e um ou outro resquício de verde mais resistente.

Mudança é a marca da natureza. Que possamos dar boas vindas às mudanças, com a mesma dignidade e graça vistas no mundo que nos cerca.

Abi F. May é membro da Família Internacional e articulista da Revista Contato.

10

Page 11: Junho de 2011: Desafios da Vida

P: Prefiro estabilidade e rotina às grandes mudanças dramáticas. Entretanto, ultimamente, os últimos têm sido inevitáveis. Isso é inquietante. Como posso aprender a lidar com circunstâncias dinâmicas sem ficar tão abalado?

R: Você tem razão: mudanças são inevitáveis. Na verdade, a vida é uma sequência interminável de curvas e voltas. Tornar-se um adulto demora cerca de 20 anos. Para se chegar a ser a pessoa que Deus deseja é preciso a vida inteira. Ajudar nossos filhos a lidar com as dores de crescimento causa em nós mudanças tão significativas quanto as que eles vivenciam. Quando as pessoas que nos são mais próximas passam por mudanças muito pro-fundas, também somos afetados. Transformações macro como as que ocorrem na economia, na política ou no ambiente também têm seu impacto em nós. Não pode-mos fugir das mudanças, mas podemos nos beneficiar ao máximo delas. Veja como:

Identifique as condições. Separe os aspectos sobre os quais você exerce algum controle dos demais e entregue todos a Deus que, em última análise, controla todas as coisas.

Entenda as condições. Faça a diferença entre os aspectos práticos e os emocionais, e lide com cada um segundo seus respectivos méritos. Juntos, podem ser difíceis de enfrentar, mas individualmente se tornam, de um modo geral, administráveis.

Mantenha a mente aberta. O que você tem feito ou como tem agido pode ter produzido bons resultados até agora, mas pode haver alternativas melhores.

Evoque a ajuda de Deus. As circunstâncias podem ser demais para você, mas não para Ele. “Para os homens isto é impossível, mas para Deus tudo é possível.”1 Esse é o fator Deus.

Permaneça positivo. Concentre-se nas oportunida-des, não nos obstáculos.

Dê e receba apoio. É muito possível que você não seja a única pessoa envolvida na questão. Comunique-se com os demais e encontre formas que gerem benefícios que possam ser compartilhados por todos.

Tenha paciência. O progresso é, muitas vezes, um processo de três passos: um passo para trás e dois para frente.

Pense no longo prazo. “Aquele [Deus] que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus.”2

1. Mateus 19:26 2. Filipenses 1:6

P&RRESPOSTAS ÀS SUAS

PERGUNTAS

Abalado pelas mudanças da vida

UMA OR AÇ ÃO PAR A OS TEMPOS DE MUDANÇ APai celeste, Sua criação está em constante transformação —estações e ciclos em perpétuo movimento. Ajude-me a fluir assim, sem medo de abrir mão de meus hábitos e rotinas para fazer descobertas. Em vez de me esconder na segurança do que me é familiar, ajude-me a me aventurar em territórios desconhecidos, a não estagnar, mas progredir e continuar a crescer. Acima de tudo, ajude-me a mudar nas maneiras que Você quer que eu mude, para me tornar tudo que Você sabe que posso ser.

11

Page 12: Junho de 2011: Desafios da Vida

Peça a ajuda de Deus.Os justos clamam, e o Senhor

os ouve; livra-os de todas as suas angústias. — Salmo 34:17

No dia da minha angústia clamarei a Ti, pois me responderás. — Salmo 86:7

Cheguemo-nos, pois, com confiança ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno. — Hebreus 4:16

Confie em Deus para resolver o problema.

Estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra. Não te deixarei até que tenha cumprido aquilo que te tenho dito. — Gênesis 28:15

Em Ti confiarão os que conhecem o Teu nome, pois Tu, ó Senhor, nunca desamparaste os que Te buscam. — Salmo 9:10

Portanto, não lanceis fora a vossa confiança, que tem uma grande recompensa. Necessitais de perseve-rança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. — Hebreus 10:35–36

Lembre-se e anime-se com a fidelidade de Deus.

Embora as montanhas se desviem, e os outeiros tremam, contudo o meu constante amor não se desviará de ti. — Isaías 54:10

Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus. — Romanos 8:28

Tendo por certo isto mesmo, que Aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará. — Filipenses 1:6

Agradeça-Lhe por atender às suas orações.

Dai graças ao Senhor, pois Ele é bom; o Seu amor dura para sempre. — Salmo 107:1

Não andeis ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e pela súplica, com ações de graças, sejam as vossas petições conhecidas diante de Deus; E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus. — Filipenses 4:6–7 1. Romanos 10:17; Salmo 18:30

LEITURA QUE ALIMENTA

CONTROLE de crise

Medite nas promessas de Deus.Mas o amor do Senhor é de

eternidade a eternidade sobre aqueles que […] guardam a Sua aliança. — Salmo 103:17–18

Tu és o meu refúgio e o meu escudo; espero na Tua palavra. — Salmo 119:114

Pois tudo o que outrora foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança. — Romanos 15:4

Existe uma maneira de não perder a esperança mesmo em meio a uma crise. Quanto mais lermos e absorvermos a Palavra de Deus, mais crescerá nossa fé e mais confiare-mos que Ele cuidará de nós.1

12

Page 13: Junho de 2011: Desafios da Vida

Ninguém me prometeu que seria fácil. E não é. Mas é também muito recompensador ver meus filhos crescer, tomar decisões importantes por si próprios, construir o próprio destino como seres humanos independentes, fortes e de boa convivência. Também gosto da pessoa que passei a ser. Meus filhos me tornaram mais humano, mais flexível e mais questionador. — Pai anônimo

As crianças nos mantêm na linha. O riso delas evita que nossos corações endureçam. Seus sonhos não nos deixam perder a iniciativa de tornar o nosso mundo melhor. São os melhores

disciplinadores que a humanidade já viu. — Rainha Rania, da Jordânia,

em entrevista para a revista Hello

Não sei onde eu estava com a cabeça quando pensei que, quando me tornasse mãe, todas as habilidades simplesmente surgiriam espontaneamente em mim. Não demorou para eu aprender que, além de ser uma fonte de alegrias incontáveis para minha vida, criar filhos é trabalho árduo. Ser mãe exige que eu ajuste minhas aspirações e prioridades para atender à minha nova realidade. Todo dia é um processo de aprendizagem, enquanto me adapto às necessidades dos meus filhos. — Katiuscia Giusti

Se visto como a gestão do crescimento de uma criança, o trabalho de um pai ou de uma mãe pode ser frustrante e cansativo. Entretanto, quando entendemos que é uma oportunidade de crescimento pessoal para os adultos, pode ser uma das experiências mais criativas e ricas que a vida nos dá. Oferece-nos a chance de melhorar e ampliar nossos horizontes pessoais, pois procuramos ser modelos para as crianças do que gostaríamos

que elas se tornassem. Para muitos, os filhos nos são uma chance de

nos tornarmos os pais que gostaríamos que tivésse-

mos tido. — Jack C. Westman, M.D.

Espaço dos pais

Crescer Juntos

Se eu fosse criar meu filho de novo,Cuidaria da sua autoestima primeiro e da casa depois.Faria mais pinturas com dedo e apontaria menos o dedo.Corrigiria menos e acalentaria mais.Olharia menos para o relógio e mais para ele.Daria mais passeios e empinaria mais pipas.Não seria tão séria. Brincaria mais.Correria mais pelos campos e admiraria mais as estrelas.Daria menos safanões e mais abraços — Diane Loomans

Assim como as crianças, os pais também crescem. Da mesma forma que ficamos atentos para ver o que nossos filhos farão com suas vidas, eles nos observam para ver o que faremos com as nossas. Não há como eu mandar meus filhos almejarem as estrelas. Tudo que posso fazer é eu própria fazer isso. — Joyce Maynard

13

Page 14: Junho de 2011: Desafios da Vida

12

34

5Who? (Quem?)“Todo ser que respira louve o Senhor.”1 Você está respi-rando? Então vale para você também.

What? (Quê?)Neste contexto, “louvar” significa “respeito ou reverência resultante da gratidão”. O louvor é uma celebração da bondade e da graça divinas. Desvia nossa atenção dos nossos problemas para concentrá-la na natureza e personalidade de Deus. Não é exatamente o mesmo que agradecer-Lhe. Quando damos graças a Deus, reconhecemos as coisas que Ele fez por nós, mas O louvamos pelo que Ele é, pelas virtudes que Ele personifica, independentemente das circunstâncias.

Where? (Onde?)Em qualquer lugar. Bem aí, onde você está, é um excelente lugar.

When? (Quando?)Quem não fica feliz quando alcança uma meta, conquista um prêmio, consegue um novo emprego, recebe um aumento, tem um filho ou ganha um neto? Não é natural louvar quando falhamos, somos demitidos, achamo-nos em dificuldade financeira ou ficamos doentes. Louvar a Deus sem ter vontade é difícil, mas é justamente nesses momentos quando nossos lou-vores são mais necessários e podem surtir os melhores efeitos.

Why? (Por quê?)A Bíblia nos diz que toda a criação louva a Deus,2, pois Ele merece ser louvado. “Anunciai de dia em dia a Sua salvação. Proclamai entre as nações a Sua glória, entre todos os povos as Suas maravi-lhas. Pois grande é o Senhor, e mui digno de louvor.”3

O louvor nos traz benefícios também. Força-nos a ir diante de Deus,4 fortalece nosso relacionamento com Ele,5 e nos fortifica espiritualmente.6 Conforme concentrarmos nossos pensamentos em Deus e O louvamos pela Sua bondade, Ele renova nossos espíritos, aumenta nossa fé e nos enche com paz e satisfação. O louvor coloca nossos problemas em perspectiva.7

How (Como?)Silenciosamente, no seu coração, ou em voz alta. Fale com Deus. Ore, cante, grite e até pule de alegria. Faça o que sentir vontade de fazer para expressar sua gratidão. Se não souber pelo que louvar, aqui vão algumas ideias para começar:

Louve Deus pela Sua graça.8

Louve-O pela Sua bondade.9

Louve-O pelo Seu cuidado.10

Louve-O pela salvação.11

Pratique!Qual é o problema mais grave que você está encontrando atualmente? Descreva-o para si próprio em poucas palavras. Se preferir, escreva. Só não gaste muito tempo nessa parte. Em seguida, coloque isso em segundo plano em seus pensamentos. Para isso, louve a Deus pelas coisas boas que Ele fez por você no passado, assim como pelas Suas promessas de cuidar de você hoje e no futuro.

1. Salmo 150:6

2. Salmo 148:7–10; 19:1; 148:2–3

3. 1 Crônicas 16:23–25

4. Salmo 100:4

Os 5 Ws do Louvor

Um Exercício Espiritual

e um H

5. Provérbios 8:17

6. Salmo 28:7

7. Salmo 43:5

8. Efésios 1:6

9. Salmo 135:3

10. Salmo 117

11. Efésios 2:8–9

14

Page 15: Junho de 2011: Desafios da Vida

O CAMINHO DE CASA

Scott Montrose

Escutava Frankie Miller cantar “A Long Way Home” (Um longo caminho até em casa), quando a letra (tradução livre abaixo) ganhou um significado pessoal.

Oh, falta muito para chegar em casaSozinho à noiteAs canções já acabaramE a vida chegou ao fim;Falta muito para chegar em casa

Somente vocêPode sentir todas as milhasQue já viajeiA caminho de casa

Já tinha ouvido essa canção muitas outras vezes, mas dessa foi diferente. Parece mesmo que falta muito para chegar em casa para alguém perdido na vida, como era o meu caso

Tudo começou com uma decisão errada, que guiou a outra. Quando dei por mim, lá ia minha vida, ladeira abaixo. Preso nos espinheiros do egoísmo e do orgulho, sentia um abismo entre Deus e eu.

OS BR AÇOS DO PAI Deus nunca nos rejeita nem retira Seu amor. Sempre tem esperança por nós, por mais que nos desviemos. Por isso, se você se sentir longe de Deus, precisa apenas abrir o coração para receber Seu amor e perdão.1 Se tomar o caminho de Deus, se voltar a Ele e começar a tentar encontrar o caminho para casa, o Pai virá correndo para você, de braços abertos, para recebê-lo.2 — David Brandt Berg

Dê o primeiro passo para encontrar o caminho para os amorosos braços de Deus, faça a seguinte oração:

Jesus, quero conhecê-lO e vivenciar seu amor. Abro meu coração e O convido a entrar. Amém.

O primeiro passo para o retorno aos braços de meu Pai foi admitir para mim mesmo e para Ele que eu tinha arruinado as coisas e que precisava de Sua ajuda. Isso não fez o tempo voltar nem corrigiu tudo de um momento para o outro. Eu ainda tinha muito chão pela frente, mas foi um começo.

Então, na voz rouca de Frankie, escutei “You’re the Star” (tradução livre abaixo).

Você me deu esperançaQuando tudo ao meu redor estava

perdido,E não parecia fazer sentido tentar. …

A estrada está tão claraDesde que você entrou na minha

vida. …

Você é a estrelaA luz brilhanteO amanhecer …

A luz da aurora…Você é a estrelaAcima da tempestade.

Outra canção que ouvi vezes incon-táveis, mas que naquele momento

1. Isaías 1:18; 1 João 1:9

2. Lucas 15:18–24

parecia ter sido escrita especialmente para mim. O amor de Deus é a estrela, a luz que atravessou minha escuridão, para guiar pela tempestade. Ele me deu esperança, quando eu não tinha nenhuma, propósito quando eu estava sem rumo e a vontade de seguir em frente. De repente, a estrada não parecia tão longa.

Scott Montrose é membro da Família Internacional na Inglaterra.

15

Page 16: Junho de 2011: Desafios da Vida

Quando a pessoa chega ao fundo do poço, quando as decepções tomam o lugar dos sonhos e tudo pelo que tanto lutou desmorona, existe a tentação de ceder ao desespero que pode chegar, em casos extremos, ao desejo de dar fim a tudo.

Nessas horas, precisa lembrar que foi criado por um motivo, em nada simplista nem transitório, mas multifacetado e complexo. Estar vivo significa que há mais que pode ser feito, algo que você foi criado para realizar e sempre haverá mais a aprender. O fim de um sonho não significa que todos os sonhos acabaram. Assim como as estações vêm e vão em seus ciclos, os períodos de êxitos ou reveses, realizações ou decepções, êxtases e monotonias começam e termi-nam. A hora da angústia não durará indefinidamente.

Quanto antes Me pedir para lhe mostrar o que tenho reservado para você, mais rápido se renovarão sua inspiração e senso de propósito. O melhor talvez esteja logo ao virar da esquina, mas você nunca vai saber se parar por aqui. Segure Minha mão e deixe-Me guiá-lo a uma nova fase e sentimento de realização.

COM AMOR, JESUS

as faces da vida