jp turismo ed 21 net

12
Setembro 2014 - Ed. 21 Distribuição gratuita Parque Pág. 11 Eco Parque Ciro Simão É um daqueles parques pú- blicos que vale a pena visitar. Pág. 05 Gastronomia Sabores de Portugal na Castello Branco Pág. 10 Turismo Fazenda histórica e de lazer em Itu Construída há mais de 400 anos (1595), época em que cir- culavam por estas bandas, além dos índios, os Bandeirantes. Venha conhecer a 22ª Expo São Roque Com o tema “A História do Vinho” a festa destaca os produtos tradicionais da cidade: alcachofras e vinhos que podem ser consumidos das mais variadas formas. A 22ª Expo São Roque tem atividades que agradam toda a família e ocorre no Recanto da Cascata. Eventos Santuário de São Miguel Arcanjo se pre- para para homenagem ao seu padroeiro Se você é devoto do Arcanjo São Miguel e ainda não conhece a pacata e ordeira São Miguel Arcanjo, aqui está um bom motivo para você visitar a cidade, que agora abriga o Santuário, tem outros tantos encantos e bons motivos para lhe receber. Pág. 06 Pág. 09 Fomos convidados para degustar em primeira mão o generosíssimo prato Paleta de Cordeiro que acaba de entrar no cardápio da casa.

Upload: procurando-turismo

Post on 03-Apr-2016

241 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

Edição nº 21 do Jornal Procurando Turismo

TRANSCRIPT

Page 1: Jp turismo ed 21 net

Setembro 2014 - Ed. 21 Distribuição gratuita

Parque Pág. 11Eco Parque Ciro Simão

É um daqueles parques pú-blicos que vale a pena visitar.

Pág. 05GastronomiaSabores de Portugal na Castello Branco

Pág. 10TurismoFazenda histórica e de lazer em Itu

Construída há mais de 400 anos (1595), época em que cir-culavam por estas bandas, além dos índios, os Bandeirantes.

Venha conhecer a22ª Expo São Roque

Com o tema “A História do Vinho” a festa destaca os produtos tradicionais da cidade: alcachofras e vinhos que podem ser consumidos das mais variadas formas. A 22ª Expo São Roque tem atividades que agradam toda a família e ocorre no Recanto da Cascata.

EventosSantuário de São Miguel Arcanjo se pre-para para homenagem ao seu padroeiro

Se você é devoto do Arcanjo São Miguel e ainda não conhece a pacata e ordeira São Miguel Arcanjo, aqui está um bom motivo para você visitar a cidade, que agora abriga o Santuário, tem outros tantos encantos e bons motivos para lhe receber.

Pág. 06 Pág. 09

Fomos convidados para degustar em primeira mão o generosíssimo prato Paleta de Cordeiro que acaba de entrar no cardápio da casa.

Page 2: Jp turismo ed 21 net

Visite a Capela do Bom Jesusda Prisão em Ibiúna. Vai que é boa!

Conheça a gruta do Santuárioem Ibiúna

02Dicas

Dicas

Passeio Passeio de barco: Um atrativo bem bacana narepresa de Itupararanga

Você conhece a represa de Itupararanga? Não? Deveria. A represa não só é uma beleza como também tem um lago lindo de águas não poluídas com canal principal de 26 km de extensão e 192 km de margens, em uma área de 936 km². É um dos principais atra-

tivos turísticos e de lazer da re-gião. Só para se ter uma ideia, o lago principal da represa se faz presente nas cidades de Mairinque, Ibiúna, Sorocaba, Votorantim e São Roque.

Entre outras excelentes op-ções de lazer há praias públi-cas, onde geralmente se reú-nem famílias dispostas a pegar um bronze e fazer um bom churrasquinho, encontram--se ao longo de suas margens

muitos bares e restaurantes e até o Iate Clube de São Ro-que. Mas o que mais atrai visi-tantes até a represa, sem dúvi-da nenhuma, são os esportes aquáticos que se pode praticar por lá. Muita gente aproveita os fins de semana mais enso-larados para velejar, passear de jet ski, praticar stand up, esquiar em lanchas e passear de barco. Uma beleza de lu-gar, com paisagens incríveis e lazer gratuito para quem qui-ser aproveitar.

A nossa sugestão para você que ainda não conhece a re-gião é a seguinte: Duas embar-cações realizam passeios turís-ticos belíssimos pela represa. A escuna Txai, que tem en-dereço de embarque em Mai-rinque e um Catamarã que é administrado pela empresa de Turismo Receptivo, a Sakura Viagens, com embarque em Ibiúna. Os passeios realiza-dos geralmente nos finais de semana e feriados duram em média 3 horas, com serviço de bordo, parada em cacho-

eira e tudo mais. Ambas as opções são boas, ainda que a infraestrutura de embarque, no geral, seja bem simples e o acesso às embarcações seja por estrada de terra.

O itinerário de navegação passa além das cidades acima ci-tadas, como também por condo-

mínios espetaculares da região que podem ser observados das embarcações. É um passeio mui-to divertido, com direito a mer-gulho e de visual encantador.

*A escuna estará em funciona-mento a partir do dia 25 de Setem-bro 2014 até o fim de Janeiro 2015.

Represa de Itupararanga Capela do Bom Jesus da Prisão em Ibiúna

End.: A capela fica na confluência da Avenida São Sebastião com a Rua XV de Novembro, no centro de Ibiúna.

Se o seu destino de via-gem for Ibiúna e você for assíduo frequentador da ci-dade, certamente você já viu em suas passagens por lá essa beleza arquitetônica localiza-da bem no centro da cidade. Agora, para quem nunca foi a gente indica uma visita a Capela do Bom Jesus da Pri-são. A capela foi construída no ano de 1928, por um ita-liano chamado João Silves-

tre, natural da cidade de Tu-rin (Itália), e foi inaugurada no dia 28 de Agosto daquele mesmo ano. A obra, de tão bonita e bem feita, foi con-templada no dia 2 de maio de 2001, com o Tombamen-to Municipal. Aberta a visi-tação pública, sugerimos que você aproveite a sua viagem para visitar e contemplar essa obra de valor histórico incontestável.

Catamarã: (15) 3248-2697Escuna Txai: (15) 99758-3883/ (15) 7248-2358

Diretor: Robson SantanaEditor: Alexandre BarrosoTextos: João Mendes, Mario Sérgio Ribeiro, Juliana Boechat, Kako Motta, Paula Figueiredo. Fotos: Serapião Neto, Albeto Tadeu, Bia Marques, Haroldo Santanna, Claudio Rocha, Rob Santana, Roque Gabriel Rodrigues.

Diagramação e artes: Fabiano Oliveira / Rafael SoerJornalista: Alexandre Barroso MTB 37.258 Revisão: Priscila BoccatoInternet: Amanda SantanaTiragem: 25 mil exemplaresDistribuição: Pedágios da CCR ViaOeste

EXPEDIENTE

Contato (11) 4713-1562 • [email protected] • www.procurandoturismo.com.br

Tá aí um lugar de beleza rara. Quando for a Ibiúna, visite a Gruta do Santuário

de São Sebastião. Pelo caminho você encontra pedras rochosas esculpi-das pela natureza, trilhas e ainda, vai desfrutar de uma vista privilegiada da Mata Atlântica. Vale à pena con-ferir! A gruta fica na Estrada do Mu-rundu (até o km 14.5), seguir pelo

Bairro do Pocinho. Todo mundo lá sabe onde é. Não tem erro.

Page 3: Jp turismo ed 21 net
Page 4: Jp turismo ed 21 net

04

Iporanga é sem dúvida a ‘Ca-pital das Cavernas’. Fundada em 1576, guarda em seu município centenas de cavernas além de inúmeras cachoeiras e é cortada por rios magníficos, como o Rio Ribeira de Iguape e o Rio Betari. Muito bem cuidada, sinalizada e receptiva, a Iporanga tem hoje

mais de 80% de seu território re-coberto por Mata Atlântica em estado original e não por acaso, faz do “ecoturismo” sua princi-pal fonte de renda.

Reconhecida como Patri-mônio da Humanidade pela Unesco, a cidade tem um nú-cleo populacional estimado em

pouco mais de cinco mil habi-tantes que vivem basicamente do turismo e da prestação de serviços e mão de obra à pre-feitura e aos meios de hospeda-gens (Pousadas e Campings).

O centro histórico é tomba-do pelo Condefaht e entre outras atrações que vale a pena conhe-cer, a Igreja Matriz construída no início do século XX é boa pedida e o Museu, com artefatos e mó-veis históricos da região, não se pode deixar de ver. Mas o grande atrativo sem dúvida nenhuma é o PETAR (Parque Estadual Tu-rístico do Alto Ribeira).

O Parque com mais de 300 cavernas, dezenas de cachoeiras, trilhas, comunidades tradicionais e quilombolas, sítios arqueológi-cos e paleontológicos é realmente um verdadeiro paraíso escondi-do entre vales e montanhas e na maior porção de Mata Atlântica preservada do Brasil.

Criado por um decreto em 1958 (Governo do Estado de SP), com cerca de 35 mil hecta-res de Mata Atlântica preserva-da, tornou-se depois da década de 90 um dos locais mais per-feitos para a prática de alguns esportes radicais com espeleo, rapel, bóiacross, cascading, bike e, de algumas atividades como educação ambiental e fotogra-fia da natureza.

No Petar você irá encontrar

várias espécies de aves, mamífe-ros de grande porte: como pacas, antas e bugios; e muitas espécies de bromélias, orquídeas e palmi-to juçara. Além é claro de uma imensa quantidade de córregos e rios com águas cristalinas.

As cavernas existentes ofe-recem vários níveis de desa-fios. Há desde cavernas com enormes rios, com escaladas, mergulhos e rapeis às cavernas com estruturas turísticas, como escadas, passarelas e pontes.

Existem no parque Quatro Núcleos de Visitação, todos possuem a finalidade de facili-tar o controle dos visitantes e de proteger de forma mais or-ganizada esse rico patrimônio.

Eles estão localizados estrategi-camente pela área total do par-que, como o Núcleo do Ouro Grosso, que fica no Bairro da Serra (Iporanga) e serve de base de apoio para cursos de monitoria ambiental, seminá-rios, reuniões e de alojamento para escolas públicas. Somente 12 cavernas do PETAR estão abertas pra visitação. Mais in-formações e contato com os monitores, agende antecipa-damente pelo site www.caver-nasdopetar.com.br ou procure uma agência de turismo local.

Para ver mais fotos e ma-téria completa, visite o nos-so site: www.procurandoturismo.com.br

Cidade

O centro histórico tombado pelo Condefaht vale a visita pelos imóveis históricos do local

Foto

s div

ulga

ção

Foto

s Eco

cave

/Pet

ar/Jú

nior

Pet

ar

Iporanga: A capital das Cavernas é também um destino Ecoturístico dos bons para visitar

Como chegar: Rodovia Régis Bitencour até Jacupiranga. Siga para Eldorado e continue em direção a Iporanga. São 308 quilôme-tros. Site da prefeitura: www.iporanga.sp.gov.br

Votorantim tem o seu desenvolvimento focado na indústria, em especial nos setores de cimento, celulo-se e telecomunicações, mas se encontram por lá alguns bons pontos turísticos bas-tante visitados. Entre ou-tros, vale conhecer o com-plexo ecológico da Serra de São Francisco cuja área preservada abriga a Capela da Penha, o Cemitério dos Índios, a Represa de Itupa-raranga, a Barragem San-ta Helena, a Cachoeira da Chave, a Cascata Votocel e o Parque do Matão com setenta mil metros quadra-

dos e duzentos animais. Votorantim possui também antigos casarões, igrejas e ca-pelas que bem atendem ao chamado turismo histórico. Informe-se na cidade. Além de bem sinalizada, todo mun-do é prestativo e receptivo quando a gente chega lá.

Mar

cos F

erre

ira

Dica

A cidade possui casarões antigos, igrejas e capelas que atendem ao chamado turismo histórico

Represa ItupararangaSecretaria de esportes e lazer: (15) 3353-8682

Conheça as boas opções de turismo em Votorantim

Cachoeira

O Petar, Parque Es-tadual Turístico Alto Ribeira,(em Iporanga SP) é um dos parques mais antigos do Estado de São Paulo, criado em 1958, com uma área de 35.712 hectares, com o intuito de proteger e conservar o rico patrimônio natural da re-gião do Alto Ribeira. En-tre mil opções de cavernas e cachoeiras, sugerimos uma para essa semana: a Cachoeira Sem Fim.

Através de uma trilha, percorre-se o trecho que leva às três quedas que a compõem. A maior das quedas tem 6 metros de altura e é ótima para a prática de rapel. Todas as quedas são lindas e for-mam piscinas, um convi-te (quase obrigatório) a um banho refrescante (e põe refrescante nisso). A cachoeira leva esse nome meio esquisito porque segundo os moradores lo-cais, jamais foi encontrada a nascente que produz esse turbilhão de água limpa, cristalina e saudável.

O passeio é muito mais seguro se for feito acompa-nhado de uma equipe espe-cializada. Indicamos aqui a Ecocave, agência de turis-mo qualificada, que realiza

os passeios nas cavernas do Petar a mais de 11 anos e conhece como ninguém todos os “buracos” seguros da serra de Iporanga.

Prepare-se para aventu-ras incríveis e um dia de total alegria na cachoeira. Mas vá com tempo para pelo menos um fim de se-mana. O parque tem mui-to mais para você curtir do

que a sua própria imagina-ção pode esperar. A gente foi e saímos de lá deslum-brados com tanta beleza.

Como chegar: Rodovia Régis Bitencour até Jacupi-ranga. Siga para Eldorado e continue em direção a Iporanga. São 308 quilô-metros, mas encontra-se fartura em hospedagens e restaurantes.

Foto

Eco

cave

Localização: A cachoeira fica a 11 km de Iporanga no sentido do Bairro da Serra. • Tel.: (15) 3556-1574 • Site: www.cavernasdopetar.com.br

Um banho de alegria no Petar

A Cachoeira Sem Fim tem esse nome porque os moradores nunca conseguiram encontrar sua nascente.

Page 5: Jp turismo ed 21 net

A novidade para a qual fomos honradamente convi-dados para degustar em pri-meira mão é simplesmente divina. O generosíssimo prato é essa Paleta de Cordeiro (lan-çamento do mês) que se vê na foto e que acaba de entrar no

cardápio da casa. Nada mais nada menos que um quilo e duzentas gramas de uma es-tonteante e suculenta carne, deliciosamente cozida. Olha, é inenarrável! Por mais que eu tente descrever, qualquer adjetivo que se coloque aqui para explicar do que se trata, ainda vai ser menos do que de fato é a consistência, o sabor, o perfume e o enorme prazer que se promove dentro da gente desde a primeira garfa-da. A carne chega tão macia que derrete suavemente na boca. Um escândalo de gosto. Óbvio, gemi e repeti pelo me-nos mais umas duas vezes o

prato. Impossível não compa-rar, mas quando vi o tamanho da travessa que nos chegou à mesa, me senti um verdadeiro gaulês e lembrei-me de ime-diato do lendário personagem Obelix. A Paleta de Cordeiro, acompanhada de batata sou-

té, cebola e palmito assados, leva ainda alho, salsa e azeito-nas pretas e vem acompanha-da de molho Demi-glace (um molho próprio para pratos de carne) e arroz branco. Diz a lenda que é prato para duas pessoas, mas muito cá entre nós, serve até três pessoas na boa, sem ninguém passar aperto, pelo contrário, satis-faz aos mais gulosos comilões que nem eu. Garanto. A re-ceita foi desenvolvida pelo famoso chef de cozinha Fábio Andrade, especialmente para o Rancho. Pilotado na oca-sião pelo chef Cássio, o prato é feito a partir de uma mari-

nada de açúcar, sal e páprica. Tudo isso descansa em média 12 horas, antes de ferver com um molho especial e ir de fato para o cozimento que dura algo em torno de 6 horas e ainda passa por uma churras-queira, regado com o próprio

caldo, engrossado ao rum e a manteiga. Segredos à parte, o fato é que essa maravilha de receita chega à mesa formida-velmente deslumbrante.

A casa, para quem ainda não conhece, é um casarão lindíssimo, que reproduz exatamente um casario tí-pico de Portugal. O salão tem 235 lugares. Funciona de segunda a segunda-feira, e a partir das 6 da manhã. Super bem frequentado, o restaurante espalha os famosos azulejos portu-gueses pra todos os lados e ainda dispõe de um orga-nizadíssimo empório que

oferece dezenas e dezenas de doces, geleias, azeites (os melhores), queijos (dos tradicionais aos exclusivos) e demais frios de alta qua-lidade. Tem a venda pra-tos, travessas e bandejas de porcelana, talheres, copos de cristal e claro, o famoso galo português e mais uma infinidade de produtos ge-nuinamente portugueses que enchem os olhos de qualquer um. Nem preci-so dizer que mais uma vez não me contive e, na saída, fiz uma festa. Só para se ter uma ideia, o Rancho 53, consome 6.000 quilos de bacalhau mensalmente. Seja qual for a sua prefe-

rência gastronômica, saiba que vai encontrar também, entradas maravilhosas: alheiras, bolinhos de baca-lhau sequinhos e generosos e mais um montão de boas opções. Na hora da sobre-mesa, bom... já era de se prever: Os doces mais de-liciosos da terrinha. Cada um melhor que o outro. Quindins, pasteizinhos de Santa Clara, outros tantos de Belém, fios de ovos, pe-tit gateau português. É de se arrepender depois, mas o que mais fazer se não cair de boca diante dessas irresistíveis tentações? Fica aqui a nossa indicação do mês. Vai que é boa!

05Texto: Alexandre Barroso

Gastronomia Rancho 53: Um delicioso pedaço de Portugal em plena Castello Branco

End.: Rod. Castello Branco, Km 53 - Araçariguama/SP • Seg. à Sab. das 6hàs 22h, Dom. das 6h às 21h • Tel.: (11) 4136-1381 • www.rancho53.com.br

A Paleta de Cordeiro acaba de entrar no cardápio do Rancho 53 e é simplesmente divino

O salão tem 235 lugares e funciona de segunda a segunda

A casa reproduz exatamente um casario típico de Portugal

Mais uma vez não resisti à tentação e cometi (outra vez) o pecado da gula: Mas quem há de resistir às belezas e aos sabores de Portugal? Sim, fomos almoçar no Rancho 53: O charmoso e aconchegante restaurante, considerado “Um pedacinho de Portugal”, em plena rodovia Castello Branco. Ainda que a gente ande muito pelo interior e por causa disso, conhecemos incríveis endereços gastronômicos dos mais diversos tipos e gêneros, sem exagero, o Rancho 53 nos surpreende a cada visita que fazemos.

Page 6: Jp turismo ed 21 net

06

EventoTexto e fotos: Assessoria de impressa

A 22ª Expo São Roque ocorre no Recanto da Cascata, na Estância Turística de São Roque, localizada a 60 km de São Paulo. O Recanto da Cascata conta com 50 mil m² e promove aos visitantes um verdadeiro contato com a natureza. Com um grande jardim natural de flores e bela cascata, o espaço é ideal para toda a família. O recinto possui ainda fraldário, posto de enfermagem, segurança, cadeiras de rodas e acessibilidade para deficientes físicos.

Infraestrutura completa para lhe receber bem

Conhecida como a “terra do vinho”, a cida-de realizará no próximo mês de outubro a tradi-cional festa de alcacho-fras e vinhos promoven-do uma incrível viagem pelo seu universo.

O evento promovido pelo Sindusvinho – Sindi-cato da Indústria do Vinho de São Roque apresenta a cada ano uma temática diferente, cenografando e desenvolvendo inúmeras atividades de dança, shows musicais, teatro, gastrono-mia e lazer no Recanto da Cascata, bem no centro da cidade. A festa desse ano promete muitas novida-des, já que a temática faz uma viagem bem criativa pela história do vinho. Nossa sugestão é a de que você embarque em uma incrível viagem que vai

te levar desde os primór-dios da humanidade até os dias atuais. O homem das cavernas e Nóe - per-sonagem bíblico - iniciam a aventura. Passando pelo Egito, o evento conta com a presença de atores vesti-dos de faraós e outros de escravos, com trajes típi-cos bem marcantes.

Personagens mitoló-gicos como Dionísio (co-nhecido Deus do vinho), terão um destaque nas apresentações durante o evento. A Cleópatra e Marco Antonio, figuras notáveis da história pelo romance arrebatador que tiveram, não poderiam deixar de estar presentes, já que o casal represen-ta até hoje na história a mais literal tradução do Império Romano. Figu-ras não menos históricas

e famosas como Napoleão Bonaparte e Brás Cubas também farão parte das apresentações, inseridos em momentos como a Guerra da Bastilha e o Descobrimento das Amé-ricas. Já Pedro Vaz de Bar-ros, bandeirante portu-guês, ganhará destaque na festa, não só pela biogra-fia, mas principalmente porque foi ele o fundador da cidade de São Roque.

“As pessoas estão cada vez mais interessadas em aprender detalhes sobre esse fascinante mundo que agrega muitos aman-tes e apreciadores. As atrações prometem entu-siasmar os participantes, não poupamos esforços e nos empenhamos para agradar o público”, afir-ma Cláudio Góes, presi-dente da instituição.

Vem aí a 22 ª edição da Expo São Roque. Aproveite a ocasião para visitar a Estância Turística mais charmosa do interior! Mais de 500 mil pessoas já visitaram a

Expo São Roque nesses 22 anos da festa

Page 7: Jp turismo ed 21 net

07

• Local: Recanto da Cascata - Av. Antônio Maria Picena, 34 - São Roque/SP • Data: de 10 de outubro a 02 de novembro, (sempre as sextas, sábados e domingos) • Horário: das 10h às 22h (Domingos até às 20h) • Preços: as sextas-feiras - R$ 6,00 / Sábados e domingos - R$ 20,00

• Estacionamento: R$ 12,00 • Informações: (11) 4712-3231 • www.exposaoroque.com.br

Vem aí a 22 ª edição da Expo São Roque. Aproveite a ocasião para visitar a Estância Turística mais charmosa do interior!

Na 22ª Expo São Roque as atrações serão voltadas para o público de todas as idades. Todos conhecerão esse universo através do tea-tro “Conhecendo a História do Vinho”, que ocorre às 13h e às 19h, todos os dias. Os personagens que apre-

sentam a história estarão interagindo com os visitan-tes na festa.

Diversos estandes distri-buídos pelo evento trazem opções de venda de doces caseiros, roupas e até arti-gos para a casa. Garantindo a diversão para a melhor

idade: o Baile da Saudade acontece sempre as sextas, às 15h. A atividade promete agradar a todos com músi-cas temáticas dos anos 50, 60 e 70. Além disso, a festa conta com uma programa-ção especial com Orquestra Sinfônica e a Banda Déca-

das. Haverá também apre-sentações de dança com o grupo Brasitale.

Nem é preciso dizer que se você vem de carro para a festa, nem pense em beber. Direção e be-bida, além de proibido, não combinam.

Como todos os anos, a tradicional Pisa da Uva é ponto alto da festa, uma das mais importan-tes atrações do evento. Se você for um entusias-ta do assunto poderá até participar dessa tradição milenar pisando junto com a sua família e fi-lhos nas uvas resgatando o processo de elaboração do vinho de seus antepas-sados. Além disso, have-

rá uma competição para definir quem produz o líquido dos Deuses mais rápido. A ação é acompa-nhada de música ao som tarantela, música típica Italiana. O vencedor do desafio recebe um prêmio exclusivo da organização da 22ª Expo São Roque. A atração acontece todos os dias, sempre no mesmo horário: às 17h e atrai visi-tantes de todas as regiões.

Confira as principais atrações da festa

A festa tem um destaque especial na gastronomia. No recinto é possível encontrar alcachofras das mais variadas formas e em pleno período de safra. No Mercado da Al-cachofra, elas podem ser en-contradas congeladas, in na-tura, em patês, em conservas etc. Além disso, os visitantes poderão degustar pratos dis-tintos preparados com a flor como lasanhas, risotos, pas-

téis, strogonoff, alcachofra à milanesa, recheada e muitos outros nos três restaurantes distribuídos no evento.

No Espaço Gourmet, ha-verá workshops ministrados pelo renomado chef Osley José, que ensinará diversas receitas que utilizam a al-cachofra como ingrediente principal. Os cursos aconte-cem aos sábados e domingos às 12h, 14h e 16h.

O destaque em gastronomia fica por conta das receitas com alcachofra

Pisa da Uva: Uma tradição que todo mundo pode participar!

Page 8: Jp turismo ed 21 net

08 Visite em Embu das Artes o

Instituto Portucale de Cerâmicas Luso-Brasileira

O acervo é composto por mais de 500 peças em sua maioria produzidas em Portugal

Museu

Foto

div

ulga

ção

Se o seu destino de pas-seio for Embu das Artes, aproveite a viagem e conhe-ça o Instituto Portucale de Cerâmica Luso-Brasileira, sua história, seu acervo, seus trabalhos. O acervo é com-posto por mais de 500 peças produzidas em sua maioria por fábricas portuguesas da região do Porto (Norte de Portugal), abrigando tam-bém exemplares fabricados no Brasil, nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, entre outros. A coleção é resultado da iniciativa, per-severança, sensibilidade e organização de um colecio-nador que consegue dar for-

ma a um recorte histórico, no caso a produção da ce-râmica portuguesa do final do século XVIII ao início do século XX e sua relação com o Brasil – a cultura material luso-brasileira no período do Romantismo.

O museu também loca espaços e objetos, agenda vi-sitas orientadas para profis-sionais, estudantes e público em geral e, futuramente, os interessados no tema pode-rão se inscrever em cursos de conservação, restauro, história da arte e cerâmica.

Mas atenção: As visitas só podem ser realizadas com agendamento prévio.

End.: Rua Taji Takahashi, 785 - Chác. Marajoara - Embu das Artes/SP • Tel.: (11) 4704-4072 • Site: pt.institutoportucale.com.br

Museu da Música em Itu: Um Programapara quem gosta de história!

O museu instalado no mesmo lugar onde hoje também abriga a PRO-TUR (Associação Pró-De-senvolvimento do Turismo da Estância Turística de Itu), por si só já é motivo de visita, visto que é uma obra construída em 1890 e o prédio é tombado pelo CONDEPHAAT como patrimônio material do Estado de São Paulo. Mas como se não bastasse sua importância pelo seu valor arquitetônico e histórico, o museu promove ações musicológicas de pesquisa, preservação e comunica-ção dos referenciais musi-cais das diversas comuni-dades, mostras e guarda em seu acervo conjuntos documentais de composi-tores, instrumentistas de Itu e instituições de Itu. É de expressiva relevância para a história da música brasileira, remontando mais de 150 anos de histó-ria, obras datadas desde a década de 1850. Entre tan-tas outras, estão lá as cole-ções do Coro da Igreja do Bom Jesus, constituído no exercício da música sacra entre as décadas de 1890 a 1990, a Coleção do Padre

Robert Godding, jesuí-ta que viveu em Itu entre 1948 e 1978 e foi professor de música no Colégio São Luiz (SP) e a coleção de Luiz Gonzaga da Costa Jú-nior, professor de música no Instituto de Educação

Regente Feijó (1935-1967). Desde que o Museu foi criado, em 2007, seu obje-tivo é preservar e divulgar seu acervo, em forma de concerto, mostras tempo-rárias e projetos educativos em escolas e instituições.

Museu

Foto

s div

ulga

ção

End.: Rua Floriano Peixoto, 480 - Centro - Itu/SP• Horário: Segunda à Sexta das 8h às 12h e das 14h às 18h • Entrada franca • Tel.: (11) 4013-0604 • [email protected]

Page 9: Jp turismo ed 21 net

09Cidade Santuário de São Miguel Arcanjo se prepara para a grande

homenagem ao seu padroeiroSe você é devoto do Arcan-

jo São Miguel e ainda não co-nhece a pacata e ordeira São Miguel Arcanjo, aqui está um bom motivo para você visitar a cidade, que além de abrigar o Santuário, tem outros tantos encantos e bons motivos para lhe receber. Encontram-se no município, o Parque Estadual Carlos Botelho, o Parque do Zizo, o Parque da Onça Parda, a Lagoa do Guapé, belíssimas cachoeiras, trilhas, áreas de lazer, a Rota do Vinho e vá-rias outras atrações turísticas que você poderá desfrutar por ocasião das comemorações em homenagem ao padroeiro.

As festividades em louvor a São Miguel Arcanjo acontecem entre os dias 20 e 29 de setem-bro, com a realização de mis-sas, benção dos veículos, show de evangelização com Olívia

Ferreira e uma grande procis-são que se realiza na segunda feira, dia 29 de setembro, às 16 horas. Haverá como de costu-me, quermesse todas as noites com salgados, doces, bolinho de frango e outras tantas de-lícias típicas da boa culinária local. Você não pode perder

essa oportunidade de visitar e conhecer o novo Santuário de São Miguel Arcanjo. Cha-me seus amigos e familiares, monte seu grupo de romeiros e conheça de perto a incrível his-tória do milagre de São Miguel Arcanjo nesse município.

A paróquia São Miguel Ar-canjo, a conhecida igreja ma-

triz da cidade de São Miguel Arcanjo (SP), construída na dé-cada de 1950, foi oficialmente elevada à condição de Santuá-rio no dia 21 de Setembro de 2013. A missa de elevação da igreja que recebe anualmente fiéis de todo o país e do mun-do, naquela data foi presidida pelo bispo da Diocese de Ita-

petininga (SP), Dom Gorgônio Alves da Encarnação. Festejado por todos, o evento foi cheio de emoção, atraiu centenas de fiéis e contou com a intensa dedicação do entusiasta páro-co da matriz, o padre Márcio Giordany Costa de Almeida.

“Há muito tempo desejá-vamos esse título. Com a ele-vação a santuário, passamos a oferecer uma vida de fé maior à população. Aumentamos a quantidade de missas, os horá-rios de atendimentos e os ho-rários de confissões. A igreja tem hoje uma vida espiritual ainda maior. Fomos abençoa-dos. Foi à concretização de um sonho e uma alegria imensa para todos nós devotos de São Miguel Arcanjo”, comentou ele. “E é com muita satisfação que estamos preparando nos-sos corações para a celebração do nosso padroeiro e conta-mos com a presença de tantos que são os romeiros e devotos de São Miguel Arcanjo que virão a nossa cidade para pres-tar sua homenagem”, comple-mentou Pe. Márcio Almeida feliz com a esperada data.

O Código de Direito Canônico (CDC) diz: “Sob a denominação de Santuário, entende-se a igreja ou ou-tro lugar sagrado, aonde os fiéis em grande número, por algum motivo especial de piedade, fazem peregri-nações com a aprovação do Ordiná-rio local (Bispo)” (Can. 1230).

Na história bíblica apare-cem muitos lugares sagrados, em geral ligados a uma teo-fania, erguidos pelo povo de Deus (à semelhança dos san-tuários politeístas dos povos seus contemporâneos), situa-

dos quase sempre em lugares altos (Monte Horeb, Betel, Silo, Gabaon, etc.). Antes da construção do Templo de Je-rusalém (Salomão), a Arca da Aliança (na sua tenda) era um santuário ambulante. Com a pregação dos profetas contra o perigo de idolatria, e com a reforma religiosa do rei Josias (séc. VII a.C.), concentrando o culto no Templo, os santuários de Israel e de Judá perderam a sua importância em favor do Templo. Na Igreja atual, os santuários são lugares sagrados (igrejas e/ou outros espaços) onde, com aprovação do Or-dinário (Bispo), os fiéis, por motivo de piedade, acorrem em peregrinação. Podem ser diocesanos, nacionais ou inter-nacionais, competindo, conso-ante os casos, ao Ordinário do lugar, à Conferência Episcopal ou à Santa Sé aprovar os es-tatutos (CDC 1230-1234). A

Igreja reconhece a importância dos santuários sobretudo para alimentar e purificar a pieda-de popular, procurando que neles os peregrinos encontrem à disposição os meios de santi-ficação, nomeadamente a cele-bração da Penitência, da Euca-ristia e de outros sacramentos e sacramentais, e tempos fortes de pregação, de oração e de co-munhão de fé e de caridade.

A motivação de nosso pe-dido a Dom Gorgônio, bispo Diocesano, sobre o Santuário é fruto de um processo. Reconhe-cemos em primeiro lugar, que o povo de São Miguel Arcanjo é um povo extremamente devota-do ao seu padroeiro. Existe orgu-lho nas pessoas ao se referirem à São Miguel Arcanjo, à Igreja, à imagem do Santo, etc. Em se-gundo lugar, reconhecemos um grande número de pessoas que procuram a cidade para prestar algum tipo de homenagem a este

Arcanjo. Com maior frequência durante a novena, sim; mas esta “peregrinação” acontece ao lon-go de todo o ano. Em terceiro lugar, existia uma expectativa do povo Sãomiguelense a respei-to do Santuário há mais de 15 anos. Em quarto lugar, acredi-tamos que a cidade de São Mi-guel Arcanjo tem potencial para tornar-se uma cidade acolhedora de um Santuário: é o único mu-nicípio do país a chamar-se “São Miguel Arcanjo” e a possuir uma paróquia e santuário; sob o mes-mo título se não estou enganado (pois há uma dificuldade em ter esse dado por exato) só existe um santuário de São Miguel Arcanjo no país, o de Bandeirantes-PR. Diante de todo esse processo histórico, decidimos solicitar ao Bispo a autorização para elevar a Igreja Matriz de São Miguel Ar-canjo a Santuário Diocesano. É um caminho que está começan-do e que há muito a ser feito!

No dia 21 de Setembro de 2013, a Igreja Matriz da Paróquia São MiguelArcanjo, foi elevada à condição de Santuário Diocesano

Pe. Márcio Almeida - Pároco

Santuário de São Miguel Arcanjo • End.: Praça Tenente Urias, s/nº - Centro - São Miguel Arcanjo/SP • Tel.: (15) 3279-4141 / (15) 99668-4141• Site: www.santuariosaomiguelarcanjo.com • Hotsite: www.festadopadroeiro.santuariosaomiguelarcanjo.com

Page 10: Jp turismo ed 21 net

10Turismo Rural

Se você quer passar um dia bem diferente com lazer, cultura, ótima gastronomia e história, nossa sugestão é para que você visite a Fazen-da Concórdia, aberta para visitação e hospedagem há quatro anos, em Itu. Uma fazenda produtora de café, construída há mais de 400 anos (1595), época em que circulavam por estas bandas, além dos índios, os Bandei-rantes. Pertinho de São Pau-lo e com acesso fácil, a fazen-da é um excelente programa para a família toda. Aberta a visitação (com agendamento antecipado) nela você pode-rá se hospedar, promover eventos ou simplesmente passar um dia agradabilíssi-mo e cheio de boas histórias, contadas pelos herdeiros da família: Francisco Nunes Neto (o “Chiquito”) e Roseli Nunes (um casal gentilíssi-mo e pra lá de animado).

O “Day Use” inclui café da manhã, almoço e lanche da tarde para todo mundo, passeio monitorado pelo ca-fezal, visita a um museu com equipamentos, peças e má-quinas de beneficiamento do café do final do século XVIII, visita a senzala, as tulhas, um tour pela trilha da mata, ba-nho na cachoeira, banho de piscina, utilização do redário e utilização da casa sede.

Fomos lá conhecer e po-demos garantir que é um programa bacanérrimo. Você será recepcionado com um delicioso café da fazenda, leite fresco, quei-jo, pão caseiro feito no dia, bolo de fubá, bolo de laranja, geleia, manteiga e sucos. Na hora do almoço (feito no tradicional fogão

à lenha) você poderá degus-tar um saboroso cardápio caipira (12 tipos de pratos diferentes): arroz, feijão, pernil de porco, frango en-sopado, quibebe de abóbo-ra, mandioca frita, polenta, macarrão alho e óleo, faro-fa, cuscuz, torresmo e sala-das diversas. Uma comida genuinamente caipira com aquele sabor incomparável e exclusivo, típico de fazen-da. Acredite tudo feito no dia e no fogão à lenha, bem na sua frente. As sobreme-sas são um capítulo à parte: tem doce de abóbora, doce de mamão, um exclusivo pudim de café (ma-ra-vi--lho-so!) e um espetacular manjar com calda de vinho. Se você ainda acha pouco, saiba que o cafezinho é de produção própria, moído e torrado no dia. E tem mais: Se você não estiver dirigin-

do, poderá ainda degustar licores incríveis e de fabrica-ção caseira. A boa notícia é que se você quiser, poderá levar essas delícias todas para casa. A fazenda tem tudo para venda no local.

A Concórdia funciona da seguinte forma: Day

Use para famílias e grupos de no mínimo 10 pessoas. Eventos, recepções, casa-mentos e hospedagem com agendamento prévio. Mas se você chegar de surpre-sa, em qualquer dia e sem aviso prévio, no mínimo a conversa boa e o cafezinho,

eles vão te servir acompa-nhado de uma receptivida-de calorosa e afável. Acre-dite você vai se apaixonar pela fazenda e vai virar ami-go pra sempre desse casal genial.Leia matéria ainda mais completa e galeria de fotos no site: www.procurandoturismo.com.br.

Conheça, visite e hospede-se numa fazenda histórica e de lazer em Itu

End.: Estrada da Concórdia Km 6 (Acesso pela Rod. Dom Gabriel Bueno Paulino Couto, Km 85)Bairro Pedregulho - Itu/SP • Tel.: (11) 96488-4095 • www.facebook.com/faz.concordia

Texto e fotos: Alexandre Barroso

Page 11: Jp turismo ed 21 net

11Conheça a Seicho No Ie de Ibiúna:

Um templo para o encontro com a paz interior Eco Parque Ciro Simão em Duartina reúne

tudo que você gosta para passar o dia ao ar livre

O Eco Parque Ciro Simão é um daqueles parques públicos que vale a pena visitar. Bem cui-dado tem lá uma represa cheia de peixes prontinha para os apreciadores de uma boa pesca, com autorização do município para pesca 24horas, passarelas sob as águas, playground infan-til, quiosques, praça de alimenta-ção, vestiários, palco para shows, pista de caminhada, quadra de futebol, um lindíssimo bosque dos Ipês (com nada mais nada menos que 2.500 pés de ipê), es-paço para realização de eventos, pista e clube de aeromodelismo. Está em pleno momento de im-plantação de uma pista de skate e de um campo de bocha.

Atualmente o local é ponto de encontro dos amantes da natureza e em sua boa estru-tura promove-se grandes festi-vidades, como: Aniversário da cidade, Shows, Reveillon, o Eco Fest Rodeo Show, eventos es-portivos e culturais, tornando--o assim, além de um bonito cartão postal de Duartina, um local de atividades constantes para a população e seus visitan-tes. Se você está na região de Bauru e procura lazer ao ar livre gratuito, aí está um lugar bem bacana para você levar a sua tur-ma para passar bons momentos de descontração. Vai que é boa!

Saiba o que pode e o que não pode no parque

O Eco Parque “Ciro Simão” é aberto a todos, 24 horas por dia, com vigia municipal. A pes-ca também é permitida durante todo o dia, que pode ser realizada com varas de pesca de qualquer tipo, linha de diâmetro livre, car-retilhas, molinetes de qualquer tipo, tamanho e peso, peças de recolhimento de peixes, iscas naturais e artificiais de qualquer tipo, sendo que é expressamente proibida a pesca com redes, tarra-fas, arpões, espinhéis, bicheiros, chuveirinho, anzol de lambada ou outro material predatório.

Os piqueniques são permiti-dos no espaço verde do Eco Par-

que, desde que não haja a mani-pulação de alimentos, como: assar carnes e derivados, usar fogareiro e similares, limpar peixes, etc.

Os animais são permitidos no parque, mas tem de estar de coleira com guia (nunca soltos) e os mais arredios (e que puderem apresentar algum tipo de risco), deverão circular com focinheira.

É proibido nadar ou prati-car qualquer atividade náutica no lago. Também é proibido obstruir, por qualquer motivo, a passagem de pedestres na pista de caminhada e passarela.

O Eco Parque Ciro Simão está localizado ao lado da ave-nida de acesso ao núcleo José Sebastião Pupo, em Duartina, região de Bauru, SP.

Parque

Foto

div

ulga

ção

Possui uma represa cheia de paixes com autorização municipal para pesca 24h

End.: Rua Rafael Massa, 334 - Duartina/SP

Religioso

Recebe acima de 40 mil pessoas em suas amplas depêndencias nos 40 eventos anuais F

otos

div

ulga

ção

End.: Estrada Vicinal Seicho-No-Ie, 1350- Bairro PaiolIbiúna/SP • Tel.: (15)3241-1632 • E-mail: [email protected]

Localizada a cerca de 70 quilômetros da capital paulis-ta, a Seicho No Ie de Ibiúna recebe acima de 40 mil pessoas em suas amplas dependências nos 40 eventos anuais que realiza. É lá que estão localizados o Santuário Hoozo do Brasil e o Monumen-to em Memória dos Anjinhos Anônimos, os dois monumentos mais solenes da Sei-cho No Ie do Brasil. Aberta a visitação, conta com alojamen-

tos feminino e masculino, refeitório e estacionamentos para 1.000 automóveis, 300 ônibus, lanchonete, livraria e muito verde.

Monumentos belíssimos que valem a pena ser apreciados

Page 12: Jp turismo ed 21 net