jp turismo ed 25 net

16
Cidade Pág. 14 Julho 2015 - Ed. 25 Distribuição gratuita Pág. 05 Gastronomia Temporada de Fondue no Restaurante Cascudo E porque é inverno, fomos atrás de um restaurante bacana que servisse um bom fondue para lhes sugerir aqui no interior. O Restaurante Cascudo. Cotia Conheça a Floresta Estadual de Manduri. Uma volta ao passado no Museu Ferroviário de Bauru. Bauru O Templo Zu Lai, está a pouco mais de 30 Kms de São Paulo. Mandiru Pág. 04 Pág. 10 Pág. 06 Itapeva, a cidade dos Cânions e dos Sítios Arqueológicos no interior de São Paulo A região tem como principais atrativos os Cânions Pirituba e Itanguá, hoje considerado o oitavo maior do mundo em extensão. Compras Pág. 08 Road Shopping Nova área dos banheiros é entregue no Road Shopping. Pág. 04 Turismo Um oásis verde em Itu Um verdadeiro oásis verde o charmoso Bosque Alceu Ge- ribello, que é também um Centro de Educação Ambiental.

Upload: procurando-turismo

Post on 22-Jul-2016

226 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Cidade Pág. 14

Julho 2015 - Ed. 25Distribuição gratuita

Pág. 05GastronomiaTemporada de Fondue no Restaurante Cascudo

E porque é inverno, fomos atrás de um restaurante bacana que servisse um bom fondue para lhes sugerir aqui no interior. O Restaurante Cascudo.

Cotia

Conheça a Floresta Estadual de Manduri.

Uma volta ao passado no Museu Ferroviário de Bauru.

Bauru

O Templo Zu Lai, está a pouco mais de 30 Kms de São Paulo.

Mandiru

Pág. 04

Pág. 10

Pág. 06

Itapeva, a cidade dos Cânions e dos Sítios Arqueológicos no interior de São Paulo

A região tem como principais atrativos os Cânions Pirituba e Itanguá, hoje considerado o oitavo maior do mundo em extensão.

Compras Pág. 08Road ShoppingNova área dos banheiros é

entregue no Road Shopping.

Pág. 04TurismoUm oásis verde em Itu

Um verdadeiro oásis verde o charmoso Bosque Alceu Ge-ribello, que é também um Centro de Educação Ambiental.

02

Diretor: Robson SantanaEditor: Alexandre BarrosoTextos: João Mendes, Mario Sérgio Ribeiro, Juliana Boechat, Kako Motta, Paula Figueiredo. Fotos: Serapião Neto, Albeto Tadeu, Bia Marques, Haroldo Santanna, Claudio Rocha, Rob Santana, Roque Gabriel Rodrigues.

Diagramação e artes: Fabiano OliveiraJornalista: Marco Amando MTB 49.248Revisão: Priscila BoccatoInternet: Amanda SantanaTiragem: 20 mil exemplaresDistribuição: Pedágios da CCR ViaOeste

EXPEDIENTE

Contato (11) 4713-1562 • [email protected] • www.procurandoturismo.com.br

Procurando Turismo no site e no Facebook

Da redação Na Estrada

Com mais de 500 mil exemplares distribuídos gratuitamente nas rodo-vias, nosso jornal também pode ser acompanhado pelo site (www.procuran-doturismo.com.br) e com-partilhado no Facebook (facebook.com/Procuran-doTurismo). Por lá a gente divulga as dicas com notí-cias atualizadas diariamen-te de hospedagem, gastro-nomia, parques, praias, cachoeiras, campings, sho-ws, cidades, eventos públi-cos e de iniciativa privada.

Todos os dias do ano a nossa equipe, parceiros e colaboradores, comparti-

lham promoções, dicas de passeios e as notícias legais de visitar no interior. Um espaço para você também interagir, publicando e com-partilhando suas viagens. Participe e fique por dentro de tudo de bom que aconte-ce no interior de São Paulo.

Acesse, curta e compartilhe: facebook.com/ProcurandoTurismo

• Não faça qualquer co-m e n t á r i o sobre sua viagem com pessoas estra-nhas.

• Não deixe as luzes acesas, pois elas dão a dica de que não tem nin-guém em casa. Além disso, você terá uma surpresa desa-gradável quando a conta de luz chegar.

• Não deixe joias ou di-nheiro em casa, mesmo dentro de cofres. Utilize o cofre de bancos.

• Para o caso de alguma emergência, deixe um tele-fone de contato com um vi-zinho de confiança ou o ze-lador do prédio. Ligue para eles de vez em quando, para saber se está tudo bem.

• Só deixe a chave com pes-soas de absoluta confiança.

• Evite colocar cadeado do lado externo do portão, pois você estará indicando que os moradores estão ausentes.

• Feche as portas e as jane-las com trincos e trancas, deixe apenas pequenas janelas basculantes entrea-bertas para o ar circular e evitar mofo, reforce a por-ta da frente com fechadu-ras auxiliares.

• Desligue a chama-piloto do aquecedor a gás ou a chave do aquecimento elé-trico de água.

• Desligue a campainha. Assim, você deixa em dú-vida quem vier a usá-la somente para verificar se você está em casa.

• Tire das tomadas os apa-relhos de som, TVs, com-putadores e outros eletro-domésticos, a fim de evitar

os efeitos de uma eventu-al sobrecarga elétrica, feche o registro ge-ral da água.

• No caso de ausências pro-longadas, para demonstrar a presença de pessoas, peça a um parente para visitar

sua casa, entrar com o car-ro na garagem, abrir jane-las, regar seu jardim etc.

• No caso de residências com jardim na frente, con-trate alguém para mantê-lo limpo, evitando o aspecto de abandono.

• Suspenda, pelo período da viagem, as assinaturas de jornais e revistas sema-nais. Deixar acumular pa-pel na porta de casa signi-fica que não tem ninguém em casa. Peça ao vizinho para recolher a correspon-dência. Quando ele viajar, preste o mesmo favor.

•E tenha uma boa viajem!

Fonte: www.dihitt.com.br

Vai viajar? Veja alguns cuidados que você pode tomar para proteger a sua residência de surpresas indesejadas

Você está saindo para viajar por alguns dias ou semanas com toda a família? Vai deixar sua casa sozinha? Então fique esperto, é nessas ocasiões que acontecem a maioria dos roubos em residências.

foto

s.sta

rmed

ia.co

m

Em pleno bairro Brasil existe um verdadeiro oásis verde. Trata-se do charmo-so Bosque Alceu Geribello, que é também um Centro de Educação Ambiental, destinado a todas as pes-soas que querem aprender sobre natureza, qualidade de vida e sustentabilidade. O local é palco de várias atividades que envolvem também cultura, saúde e lazer, como por exemplo, a Feira de Orgânicos reali-zada aos sábados ou cami-nhadas organizadas.

Atualmente, conta com uma pista para caminhada com saibro, curva de nível para evitar o acúmulo de água nas raízes das plantas e destruição da pista de

caminhada, inventário ar-bóreo das árvores do local e Centro de Educação Am-biental com salas especiais inseridas no espaço verde, tudo adaptado para por-tadores de deficiência. Há também o serviço de Wi--Fi gratuito, disponível em todo o espaço do parque, e muitas mesas e cadeiras para um delicioso descan-so, piquenique, leituras ou mesmo para usar o laptop. O nome do parque home-nageia Alceu Geribello, que teve o cuidado de preservar este pedaço da Mata Atlân-tica, que fazia parte de sua propriedade, quando neste espaço foram realizados os loteamentos dos quais se originaram o bairro.

04Parque

Fonte: www.itu.com.br

Foto

: Osv

aldo

Cri

sto –

Ace

rvo

Flor

esta

Nac

iona

l de I

pane

ma

Bosque Alceu Geribello: Um oásis verde em Itu

Educação Ambiental: Várias atividades para crianças e esco-las, mediante agendamento. Tudo no parque é reaprovei-tado. Há inclusive uma má-quina de moagem dos galhos e folhas que viram composta-gem. Uma Biblioteca Ambien-tal também integra o bosque, com material catalogado por temas como jardinagem, agri-cultura, fauna, flora, lixo, etc.

Academia ao ar livre: Vários equipamentos para exercícios físicos, que ficam espalhados em um local sombreado e arborizado, convidando os

visitantes a cuidar da saúde e apreciar a fauna e flora.

Danças Circulares: Ativida-de gratuita, a roda semanal de danças ocorre todas as quintas--feiras das 10h às 11h30. As ro-das são focalizadas por Debo-rah Dubner. “O intuito dessa atividade é promover alegria, bem estar e outras qualidades que ajudam a trazer mais vida e inspiração para o nosso co-tidiano. A roda está aberta a qualquer pessoa, com ou sem conhecimento em qualquer tipo de dança, estão todos con-vidados”, avisa a focalizadora.

Feira de Orgânicos: A pri-meira feira de produtos orgâ-nicos de Itu ocorre todos os sábados, das 9 às 12 horas, no Bosque, a feira já é ponto de encontro das pessoas que buscam uma vida saudável e sustentável, que moram no bairro ou mesmo em lugares mais distantes. Organiza-da pela Secretaria de Meio Ambiente em parceria com produtores orgânicos certi-ficados e distribuidores. Lá você irá encontrar verduras, legumes, raízes, frutas, sucos, grãos e cereais, conservas, entre outros produtos.

O bosque é um verdadeiro oásis verde em meio ao bairro Brasil em Itu • End.: Rua Niterói, 133 - Bairro Brasil - Itu/SP • Horário: De segunda à sexta das 8 às 17h.

Sábado e domingo das 8 às 12h. • Fone: (11) 4023-2711 • www.facebook.com/BosqueAlceuGeribello

Algumas atividades realizadas no Bosque

Foto

s itu

.com

.br /

face

book

/Bos

queA

lceu

Ger

ibel

lo

O local é palco de diversas atividades que envolvem cultura, lazer e saúde, o bosque também possui serviço de WI-FI

Museu Ferroviário Regional de Bauru

Lazer

A grande diversidade de riquezas naturais e históricas fazem do Parque Ecológico da Barreira ser um dos mais procurados da regiãoLocomotiva a vapor nº 1 da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e o espaço interno do museu

Museu

• End.: Rua 1º de Agosto, Quadra 1 - Centro - Bauru/SP• Horário: de Terça à Sexta das 8h30 às 17h, Sábados das 8h30 às 13h30 • Tel.: (14) 3212-8262 • hotsite.bauru.sp.gov.br/museuferroviario

Foto

s fa

cebo

ok -

Mus

eu F

erro

viár

io R

egio

nal d

e Bau

ru -

MFR

B

Foto

div

ulga

ção

Coo

rden

ador

ia d

e Tur

ism

o do

mun

icip

io d

e Ita

raré

• Localização: Rod. Francisco Alves Negrão (SP-258), 312 - Vila Jurandir - Itararé/SP• Horário: das 8h às 18h • Tel.: (15) 3532-0405 • Posto de Informações Turísticas - Tel.: (15) 3531-4329

Fontes: coordenadoriaturismoitarare.blogspot.com.br / valedoitarare.com.br

Parque Ecológico da Barreira em Itararé

Parque Ecológico da Barreira, Gruta da Barrei-ra, Gruta da Santa ou sim-plesmente Barreira, como é popularmente conhecida, destaca-se pela peculiar bio-diversidade, recursos natu-rais, fendas, cascatas, poços esculpidos pelas águas e o maravilhoso espetáculo proporcionado pela revoada das andorinhas no final da tarde, quando elas retornam para o abrigo dos paredões rochosos, onde encontram--se seus ninhos.

Neste parque o visitante poderá encontrar diversas cavidades do rio Itararé, cha-

madas de poços, onde é pos-sível tomar banhos refrescan-tes. O poço da Figueira , da Crus e da Sanga são os mais visitados. É possível também fazer trekkings leves e obser-var vários tipos de aves.

Itararé esteve presente em importantes momentos da história do Brasil, com destaque para a antiga rota dos tropeiros que passava pelo local, origem inclusi-ve do termo “barreira”, ten-do em vista que no início do século passado existia um posto que registrava e cobrava pela passagem de muares que vinham de Via-

mão (RS) e se dirigiam para a feira de Sorocaba. O local foi também onde os paulis-tas cavaram suas trincheiras nas revoluções de 30 e 32. A estrada de ferro também pas-sou por lá: suas ruínas e suas histórias contribuem para a diversidade de riquezas que fazem do Parque Ecológico Gruta da Barreira um dos atrativos mais procurados e reconhecidos da região.

O local conta com sani-tários, lanchonete, fontes de água potável, área para estacionamento e sinaliza-ção dos principais pontos turísticos.

Instalado junto à Esta-ção Ferroviária, no centro da cidade, o Museu Ferro-viário oferece ao visitante uma volta ao passado glo-rioso das ferrovias brasi-leiras, com exposição de fotografias, documentos, peças originais, maquetes e recriação de ambientes que remetem aos tempos da construção da NOB (Estrada de Ferro Noro-este do Brasil), até o final dos anos 30.

Além de um passeio histórico através de curio-sidades e peças de grande

valor artístico, a exposi-ção permanente “As ferro-vias e o desenvolvimento urbano” proporcionam uma aula completa so-bre a importância das ferrovias como alavanca de progresso, influência social e econômica de Bauru e das regiões onde estavam instaladas.

O museu também pos-sui em seu espaço interno uma praça onde são rea-lizados eventos culturais, com palco e bancos, e uma parte de um carro de passageiro reformado.

E porque é inverno, fo-mos atrás de um restaurante bacana que servisse um bom fondue para lhe sugerir aqui no interior. Encontramos um “daqueles:” Restaurante Cas-cudo (nome que homenageia o escritor nordestino, Luís da Câmara Cascudo), localizado na Villa Darcy Penteado, em São Roque. Fundado em 2004, o Cascudo se propõe a resgatar um pouco da cultura brasileira. Um lugar onde até os pratos descritos no cardá-pio tem nome de artistas.

“A ideia é essa, uma casa aonde as pessoas vêm para alimentar o corpo e a alma,” comenta Renata Rivetti (só-cia diretora) com orgulho do trabalho que desenvolve. O espaço é mesmo uma pro-posta bem bacana, durante o dia você vai ao Cascudo e,

além de comer bem, se qui-ser, passa horas desfrutan-do dos jardins, biblioteca e galeria de arte. Tudo muito bem planejado. Tem até re-des espalhadas para você se refestelar depois do almoço e desfrutar de uma lindíssima paisagem ao ar livre, respi-rando ar puro da montanha, ou até tirar um cochilinho enquanto as crianças se di-vertem. Muito agradável.

A nossa sugestão, que, aliás, tivemos o prazer de de-

gustar no Cascudo, é o “Fes-tival de Fondue” completo. Um mix-triplo-fondue de carne, queijo e chocolate. É isso mesmo, acredite se qui-

ser, mas vêm as três versões sequênciais para a mesa. É irresistível e lindamente servi-do. Um charme bom de ver e ainda melhor de comer. To-dos borbulhantes, saborosos e cheirosíssimos. Uma loucu-ra! Pão italiano e palitinhos de parmesão chafurdados no queijo suíço viram um man-jar dos deuses. O de carne, di-ferentemente do que se costu-ma ver por aí, vem na chapa e não na panelinha com óleo. Muito chique, é mais saudá-

vel e a apresentação desse “re-chaud” é impecável. Come--se antes mesmo de provar o sabor, com os olhos. Uma beleza. Obviamente que para finalizar, vem o de chocolate (desejo de consumo de to-dos nós), acompanhado de frutas frescas, marshmallow, farofa doce de amendoim e bolinho (tudo feito na casa). Hummmm... Difícil esquecer essa farra gastronômica. Es-baldei-me com os morangos e bananas mergulhados no chocolate amargo. A gente passa dias sentindo o prazer de comer tão bem.

Nem vou me alongar com a entrada: Serve-se um cou-vert, com caldinho, pães e ainda acompanham três mo-lhos: de carne, legumes e ba-tatas. Os caldinhos também são de matar. Opções como o de mandioquinha com ca-marão, o caldo verde e o de cebola, pode-se considerar “coisa de outro mundo”. En-tre tantas opções de cardápio oferecidas, o cordeiro é “o tal”. . Feito como manda o figurino (de origem indígena)

fica por 8 horas (durante a noite) assando num buraco. É. Isso mesmo! Verdadeira-mente um buraco quente no chão de terra. Chega a mesa

deliciosamente derretendo. Acho mesmo desnecessário falar mais, já que imagino, se bobear você vai babar aí no nosso jornal antes mesmo de chegar ao restaurante...

Então, já percebeu do que se trata? Não? O cardápio é recheado de excelentes op-ções, com massas, peixes, car-nes e tudo o mais que você

imaginar. Como o nosso ob-jetivo é o de apenas te sugerir o prato de inverno, saiba que tem mais um montão de op-ções deliciosas para escolher. E o melhor, é super em conta e todos os pratos servem dois, sem miséria.

O espaço localizado na Villa Darcy Penteado, em São Roque, roteiro nobre do turismo local, tem mais de 10 mil metros de área e guarda também uma capela lindinha, onde se realizam ca-samentos e festas reservadas. Um sonho de lugar!

O restaurante além de muito bem apresentado e sofisticado, é cheio de refe-rências à cultura, do tipo, poesias, quadros, livros e esculturas, música brasileira de altíssima qualidade ao vivo tocada e cantada em

bom tom. Ou seja, muito mais que um restaurante onde se degusta boa gastro-nomia, o Cascudo tem um perfil de espaço diferente, uma experiência cultural bem sucedida, onde se mis-turam gastronomia, arte e até biblioteca. Um show de ambientação. Visite e depois esqueça, se for capaz!

05Gastronomia

Texto: Alexandre Barroso

• End.: Rua Luis da Câmara Cascudo, 3301 - Villa Darcy Penteado - São Roque/SP (acesso pelo Km 55 da Rod. Raposo Tavares) • Horários: Quinta: 12h às 16h, Sexta e Sábado: 12h às 16h / 20h às 11h, Domingo: 12h às 16h • Tels.: (11) 4713-5582 / 4714-2041 • www.restaurantecascudo.com.br

Um mix-triplo-fondue de carne, queijo e chocolate. Quer mais? Fondue de chocolate, acompanhado de frutas frescas.

Cascudo: Mais que um restaurante, um espaço cultural e gastronômico

Conheça a Floresta Estadual de Manduri

06História

Foto

s div

ulga

ção

A sede é usada para aulas de ecologia e meio ambiente, já as trilhas podem render boas fotos

Ribeirão Água do Carreiro

Parque

Foto

Div

ulga

ção

/ Fac

eboo

k H

orto

Flo

resta

l de M

andu

ri

• End.: Rua do Horto Florestal, s/nº - Horto FlorestalManduri/SP • Fones: (14) 3356-1621 e (14) 3356-1622• E-mail: [email protected] • www.facebook.com/hortomanduri

O número de pessoas em busca das atividades de aventura tem crescido mui-to em todo o país, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo (Abeta), gira em torno de 6 milhões de pessoas , en-tre turistas brasileiros e es-trangeiros que aproveitam o contato com a natureza para praticar alguma mo-dalidade de aventura no Brasil. Estão entre as prin-cipais opções de atividades: rafting, boia-cross, canio-nismo, cachoeirismo, cami-nhadas, rapel, arvorismo, cicloturismo, quadriciclo e a tirolesa. Brotas, Boituva,

Iporanga, São Pedro, Pira-jú e Socorro estão entre as mais procuradas.

Adrenalina e as belíssi-mas paisagens preservadas são alguns dos ingredientes desse tipo de turismo que tem sempre caráter recrea-tivo e não competitivo. As atividades, que podem ser feitas em terra, água ou ar, exigem algum preparo físico, muita disposição e claro, coragem. A oferta é grande. Cabe a você esco-lher a que mais lhe agrada e o nível de dificuldade que deseja enfrentar.

O número de interes-sados nessas práticas é tão

grande hoje em dia, que qualquer pequena cidade no interior, tem opção de ativi-dade esportiva de aventura. A boa ideia é sair do confor-to de sua rechonchuda pol-trona e cair no mundo com alegria, prazer e disposição. Faz muito bem para o cére-bro, para o condicionamen-to físico e principalmente para o convívio saudável com a família. Escolha qual-quer uma dessas opções de atividade ou de cidade e vai. O interior é farto.

Confira no nosso site (procurandoturismo.com.br), tem sempre uma cidade pertinho de você.

O interior oferece bons destinos para o turismo de aventura

Com mais de 1.485 hec-tares de muita fauna e flora, a Floresta Estadual de Man-duri está situada no municí-pio de Manduri (conhecida como a “Capital do Verde”), interior de São Paulo.

O ecossistema é de mata atlântica e a predo-minância no seu interior é de floresta estacional se-midecidual. Traduzindo: a floresta possui dupla esta-cionalidade climática: uma estação com chuvas inten-sas de verão, seguida por um período de estiagem.

Quanto à fauna, o par-que conta com a presença

de diversos animaizinhos, que encantam adultos e crianças: bugio, macaco-pre-go, capivara, jaguatirica, vea-do-catingueiro, além de aves como o jacu e o sanhaço.

E não é só isso! O Hor-to Florestal tem um área de lazer conhecida como Ca-racol com churrasqueiras, roda d’água, playground, trilhas para caminhadas e trekking, um local onde o visitante possa contemplar os lagos, trilhas e viveiro de mudas; uma forma de ofere-cer à comunidade conheci-mento e educação ambien-tal direta com a natureza.

Fonte: permitaseviver.com.br

07Parque da Mina do Ouro

em Araçariguama

Entrada que dá acesso ao interior da histórica Mina do Ouro de Araçariguama

Parque

Foto

Div

ulga

ção

/ Fac

eboo

k Pa

rque

da

Min

a do

Our

o

História

Foto

s fac

eboo

k.co

m/tr

opei

roso

roca

ba

O prédio que foi de propriedade de Brigadeiro Tobias possui diversas peças históricas da época do tropeirismo

O Casarão de Brigadeiro Tobias foi construído no iní-cio do século XIX em taipa de pílão, teve como proprie-tária Dona Gertrudes Pires de Albuquerque e depois seu filho, o Brigadeiro Tobias.

Hoje é a sede do “Cen-tro Nacional de Estudos do Tropeirismo” cujo objetivo é o incentivo à pesquisa em âmbito nacional sobre o tropeirismo, sua influên-cia na economia brasileira e sua importância como meio de consolidação de nossas fronteiras.

O “Centro Nacional de

Estudos do Tropeirismo” atua ainda na divulgação da vida e obra do Brigadei-ro Rafael Tobias de Aguiar, suas atividades como ad-ministrados de Registro de animais de Sorocaba e tesoureiro da Real Fábrica de Ferro de São João de Ipanema, bem como sua participação na política do império e na revolução li-beral de 1842.

O prédio é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado.

• End.: Rua José Sarti, s/nº - Brigadeiro Tobias - Sorocaba/SP • Horário: de terça à sexta-feira das 10h às 16h, sábados e domingos das 9h às 14h. • Fone: (15) 3236-6856 • www.facebook.com/tropeirosorocaba

Casarão do Brigadeiro Tobias: Uma parte da história do interior do Estado

Tropeiro era o condutor de tropas de muares e cavalos da cidade de Viamão/RS até Sorocaba/SP. Essa atividade foi responsável pela funda-ção de inúmeras cidades nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Para-ná além de ajudarem a fazer brotar várias das atuais cida-des do Brasil. As cidades de Taubaté, Sorocaba, Viamão, Santana de Parnaíba, Cas-tro, Cruz Alta e São Vicente são algumas das pioneiras que se destacaram pela ativi-dade de seus tropeiros.

Curiosidade

• End.: Parque da Mina, s/nº - Cintra GordinhoAraçariguama/SP • Horário: terça a domingo das 8h às 17h• Fone: (11) 4204-1443 • Entrada e estacionamento gratuito.

O parque abriga o “Mu-seu de Araçariguama”, “Mu-seu da Mina”, parquinho para as crianças, viveiro de pássaros, capela Santa Bar-bara e a “Mina de Ouro”.

No museu do parque você poderá conhecer através de painéis e exposição de obje-tos um pouco mais sobre a cidade e a mina do ouro.

Apesar da entrada no parque ser gratuita a porta que dá acesso a mina fica trancada por motivos de segurança, mas sempre tem um guia para orientar os visitantes, para entrar na mina é necessário uma lan-

terna e só pode ser percor-rida por 100 metros pois o restante está soterrado.

A Mina do Ouro é um patrimônio histórico pois foi descoberta em 1590 pelo bandeirante Affonso Sardinha, que encontrou ouro nas proximidades do Morro do Vuturuna, e está entre as primeiras do Brasil, tem também um grande valor pelo seu sítio geológico pois é uma das únicas onde é possível fa-zer visitação no Estado de São Paulo. Araçariguama fica no Km 50 da rodovia Castello Branco.

Fonte: agendasorocaba.com.br

De olho no futuro e se preparando para atender os mais exigentes dos visitan-tes, o Road Shopping en-trega mais uma fase de suas obras de revitalização, in-vestindo no que há de mais moderno em banheiros.

A ala nova impressiona já no corredor de acesso, muito amplo e com um acabamento que dispensa comentários. O bom gosto já aparece na escultura co-locada na parede e bancos de madeira espalhados por todo o corredor para a aco-modação de nossos clien-tes. Podemos também, destacar iluminação com lâmpadas de leds, mostran-do evidente preocupação com a sustentabilidade.

Já os banheiros são um caso à parte, amplos e mo-dernos, totalmente novos e com um belo paisagis-mo no jardim de inverno.

“Posso dizer que podem ser considerados a princi-pal loja âncora do shop-ping e foram tratados com

toda a atenção por nossos arquitetos”, disse o diretor Sr. Marco Botelho, que continua, “todos que pa-

ram no empreendimento vão sempre aos banheiros e na praça de alimentação, por isso nos preocupamos

em trabalhar e melhorar primeiro estes dois espa-ços, pois a primeira fase de reformas foram feitas exatamente na praça de ali-mentação e agora os novos banheiros, e depois serão as obras do Mall”, conclui.

Esta nova ala traz tam-bém, um novo espaço para a família, é o Family Room, criado para atender as neces-sidades dos pais em apoio ao atendimento de crianças e be-bes, com fraldário, forno de micro-ondas e banheiros pre-parados para os pequeninos.

E para finalizar tem também os banheiros ex-clusivos, para pessoas com necessidades especiais, bem amplos e com toda estrutura necessária para atendê-los.

“Venha nos visitar e co-nhecer a nova ala do Road Shopping”. finaliza Mar-cos Botelho.

08Compras Com a conclusão da segunda fase, o Road Shopping entregou no dia 14 de julho a melhor infraestrutura de banheiros da Castello Branco

Sanitários FemininoSanitários Masculino

Family Room Banheiros Exclusivos

Espaço especialmente projetado para atendimento de pessoas com necessidades especiais

Amplos e modernos, totalmente novos e com um belo paisagismo no jardim de inverno

Criado para atender as necessidades dos pais em apoio ao atendimento de crianças e bebes

Amplos e modernos, ilumindos com lâmpadas de led, evidenciam a preocupação com a sustentabilidade

09Com a conclusão da segunda fase, o Road Shopping entregou no dia 14 de julho a melhor infraestrutura de banheiros da Castello Branco

Fundado em feve-reiro de 1996, o Road shopping foi o pioneiro neste conceito de em-preendimento à beira da rodovia, conta com mais de 10.000 metros quadrados de área cons-

truída, estacionamento para mais de 300 veícu-los, esta estrutura conta com um grande mix de lojas como supermerca-do, lotéricas, farmácia, flores e plantas, outlets de roupas entre outros.

Desde sua aquisição por um grupo de empre-endedores em maio de 2009, ele vem passando por um processo de re-vitalização. Na primeira fase das obras, foi entre-gue a praça de alimen-

tação. Com sua amplia-ção houve uma melhor distribuição das lojas, ficou mais bonita este espaço tem mais de 350 lugares para atender, ainda melhor, os visitan-tes e clientes do Road

Shopping. Com nomes consagrados como Mc Donald’s, Habib’s, Bur-ger King, Subway, ain-da conta com várias de opções restaurantes, lan-chonetes, doceria, paste-laria entre outros.

Mais sobre o Road Shopping

• Mais de 60 opções de lojas • Nova Praça de Alimentação • Novos Banheiros - Banheiro Familiar (Family Room) • Central de Bancos• Apoio ao Cliente • Câmeras de Segurança • Wi-Fi Zone • Supermercado • Drogaria • Lotérica • 300 vagas de estacionamento • Arena de Eventos

- capacidade 9.000 pessoas • End.: Rodovia Castello Branco Km 72,5 • Fone: (11) 4026-5050 • www.roadshopping.com.br

Conhecer um templo budista é o tipo de progra-ma que todo mundo deveria fazer um dia. Mesmo que você não seja praticante e ainda que não pretenda ser devoto, ter a oportunidade de vivenciar um lugar desses é perfeito por diversos moti-vos: contemplar, passear, co-nhecer a cultura e fazer um balanço de vida. Respira-se tranquilidade num templo budista e isso além de não fazer mal nenhum ainda proporciona boas reflexões, meditações e paz de espírito.

O Budismo é uma filoso-fia de vida baseada integral-mente nos ensinamentos de Buda que pretende revelar “a verdadeira face da vida e do universo”. Segundo cons-ta, quando pregava, Buda não pretendia converter as pessoas, mas iluminá-las. É uma religião de sabedoria, que defende a generosida-de, onde conhecimento e inteligência predominam. O Budismo traz paz inte-rior, felicidade e harmonia a milhões de pessoas durante sua longa história de mais de 2.500 anos. É mesmo uma filosofia de vida, um outro modo de ver as coisas do co-tidiano e que busca a paz, se-renidade, alegria, sabedoria,

liberdade e compaixão para com o mundo.

O Templo Zu Lai, loca-lizado a pouco mais de 30 quilômetros de São Paulo, é um entre muitos templos do Monastério Fo Guang Shan espalhados pelo mundo. Tem suas raízes no Budismo Mahayana, cuja tradição en-fatiza que a natureza búdica está ao alcance de todos.

Seus praticantes empenham--se em aplicar os ensinamen-tos do Buda no cotidiano, advindo daí a denominação: Budismo Humanista. Seu objetivo é propagar os prin-cípios do Monastério Fo Guang Shan, divulgando o Budismo e beneficiando a todos, através de quatro es-tâncias básicas da vida: Edu-cação, cultura, beneficência

social e purificação espiri-tual. Aberto a visitação pú-blica de terça a domingo, sugerimos aqui que você faça uma visita para conhe-cer o conceito e o lugar má-gico que é. Podem-se ouvir palestras, conhecer mais a fundo os ensinamentos,

assistir a vídeos documen-tários ou apenas admirar a magia desse lugar.

Já vale a pena a viagem só pela arquitetura do templo e pela paisagem toda (aliás, rende ótimas fotografias). Os grandes espaços vazios, as flores e os jardins, as es-culturas monumentais e um clima equilibrado e harmo-nioso fazem do passeio mais que uma viagem. Um espe-táculo bonito de se ver, gos-toso de sentir. Impressiona!

Entre os atrativos mais procurados e que a gente (por mais céticos que seja) não deixa de fazer, é atirar moedinha na fonte dos de-sejos (eu não perdi a oportu-nidade). Segundo a crença, atrai bons fluídos. O templo tem restaurante (vegetaria-no, claro) aberto até a hora do almoço e é muito bem recomendado. A lanchonete fica aberta o dia todo com pão chinês, quibe vegetaria-no, esfiha de escarola e yakis-soba. Ou seja, pra quem gos-ta, um prato cheio. E para quem nem conhece esse tipo de alimentação, é uma divertida descoberta de no-vos prazeres gastronômicos.

10Religioso

Texto: Alexandre BarrosoZu Lai, um templo Budista aberto a visitação em Cotia

• End.: Estrada Municipal Fernando Nobre, 1.461 - Cotia/SP• Tel.: (11) 4612-2895 • www.templozulai.org.br

Foto

s div

ulga

ção

13Roteiro das Adegas de São Miguel Arcanjo você precisa conhecerRoteiro

Adegas

Conhecida como a “capi-tal nacional das uvas finas”, São Miguel Arcanjo, tem a base de sua economia o setor agrícola, com o predomínio óbvio do cultivo de uvas do tipo Itália e Rubi. Vale o desta-que para a uva Niágara, culti-vada no município, responsá-vel hoje por 40% da produção do Estado de São Paulo e pos-so dizer que onde há uva há vinho, desta vez fomos conhe-cer o Roteiro das Adegas, que reúne as adegas produtoras de vinhos caseiros.

Já nas adegas, que, diga--se de passagem, são uma atração à parte nesta cidade, com um ambiente simples e acolhedor, elas trazem a simplicidade como aliada na preservação das histórias contadas com muito orgu-lho por seus donos.

Eles vieram, em maioria, do interior do Paraná por conta da lavoura das uvas e se firmaram na cidade que com a produção das frutas começaram a desenvolver o vinho para consumo pró-

prio e chamavam os amigos para saborearem a bebida, dando início a uma prática que parece comum entre a maioria das histórias que ou-vimos, “produzíamos para nosso próprio consumo”, nos disse dona Ilda proprie-tária da adega Bonjour, “foi

quando nossos amigos co-meçaram a pedir para que nós vendêssemos as garrafas, depois vieram os amigos dos amigos e assim começamos a produzir para vender e em 1991 abrimos nossa adega”.

Já o sr. Paulo Bonjour proprietário da adega Monte

Alto, filho de dona Ilda, nos disse que no ano de 2003 resolveu fazer seu próprio vi-nho e que comprou seu sítio começando a produzir, e que engarrafa por volta de 3000 litros de vinho por ano e se es-pecializou na produção de vá-rios tipos de vinho, todos com

uvas de seu próprio cultivo.Na adega Limirio co-

nhecemos o sr. Adevaldo, que com seu jeito simples e acolhedor nos contou sua história, “venho do interior do Paraná por conta da uva e comecei a fazer o vinho tinto seco, com a influência dos amigos, os vendia em minha casa bem como os doces, licores e queijo que é, também, de minha pro-dução e como vi nisso um bom negócio, resolvi mon-tar uma loja e já faço isso a seis anos e estou aqui na loja a quatro anos” finaliza. E posso acrescentar que é bem charmosa e completa. Passa-mos também pelas adegas Zafalon e Torre Alta e todas bem estruturadas para rece-ber bem o turista e oferecer produtos de boa qualidade.

Todas as adegas tam-bém oferecem suco de vi-nho de produção própria e artesanal, que tem um sa-bor único. Tudo é muito bom, mas lembre-se se beber não dirija.

Vinícola Zafalon

End.: Estrada Municipal São Pedro - Gleba Pedra BrancaTel.: (15) 3379-3265(15) 99746-4790

Vinícola Monte Alto

End.: Rod. Neguinho Foga-ça (SP-139), Km 82 - Bairro Abaitinga - Tel.: (15) 99711-7299 / (15) 99717-9251

Vinícola Bonjour

End.: Rod. Neguinho Foga-ça (SP-139), Km 81 - Bairro Abaitinga - Tel.: (15) 3379-9139 / (15) 99807-6735

Vinícola Vale de Meron

End.: Rod. Neguinho Foga-ça (SP-139), Km 80 - Bairro Abaitinga - Sítio UirapuruTel.: (15) 99802-5669

Vinícola Torre Alta

End.: Rod. Neguinho Foga-ça (SP-139), Km 96,7Bairro TurvoTel.: (15) 99715-5946

Vinícola Limírio

End.: Rod. João S. T. Fran-ça, Km 28 - Bairro BrejauvaTel.: (15) 99705-6478(15) 98148-4863

Vinícola Boa Vista

End.: Sítio 3 NetinhosBairro Boa VistaTel.: (15) 3379-5268

End.: Av. Nestor Fogaça, 328 - Centro - São Miguel Arcanjo / SPTel.: (15) 3279-1059 / 3279-3959www.pousadavilladamata.com.br

Pousada Villa da MataMata Atlântica Restaurante e Pousada

End.: SP 139, ao lado do Parque Estadual Carlos Botelho - São Miguel Arcanjo / SPTel.: (15) 3279-1874/ 99772-7442

14Cidade

Atrações do município

Localizada a pouco mais de 250 quilômetros de São Paulo, Itapeva, surgiu no início do século XVIII como um bairro rural de Sorocaba. O povoamento da vila teve seu início com a instalação de um pouso de tropeiros, muito comum na época dos Bandeirantes. Itapeva – que significa pedra chata em tupi guarani, conta hoje com aproximadamente 90 mil habitantes muito gentis e receptivos. A região tem como principais atrativos os Cânions Pirituba e Itanguá,

hoje considerado o oitavo maior do mundo em exten-

são. Passeio mais que obri-gatório para quem curte si-

lêncio, aventura e paisagem. Aquele tipo de turismo que

a gente faz só para guardar na memória e em fotos, as ima-gens incríveis que a natureza nos proporciona ao redor do planeta. Por lá encontram-se simplesmente 45 cachoeiras, cinco cavernas e oito sítios arqueológicos, dentre eles alguns com inscrições rupes-tres, além de importantes sí-tios históricos como a Fazen-da Pilão D’Água, Catedral de Santana, Capela do Carmo. Destino mais que convidati-vo para os amantes do ecotu-rismo, turismo de aventura e do turismo histórico-cultural.

A cidade dos Cânions e dos Sítios Arqueológicos no interior de São Paulo

Cânion Pirituba

1 - Cânion Pirituba

O Cânion Pirituba está locali-zado em Itapeva, numa área de transição entre Cerrado e Mata Atlântica. É aqui onde se loca-liza uma de suas extremidades que se estendem até o estado do Paraná. Distante apenas a 40 km do centro da cidade, o Cânion é uma formação em arenito que constitui em um raro Sítio Geomorfológico no Brasil, é um depósito glacial marinho que se fundiu ao lon-go de milhares de anos. Neste passeio você poderá contemplar os mirantes com seus paredões de até 120 m de altura e se re-frescar nas cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas. Para este passeio há três níveis de roteiros: intenso, moderado e leve. Procure uma agência de eco-turismo local para acompanhá-lo.

2 - Catedral Sant’Ana

Construída a partir de 1785 por 40 escravos numa técnica deno-minada “taipa” que significa tapar. Em 1968, então a igreja recebeu o título de Catedral.

Atualmente conta com espaços harmônicos e obras de relevan-te valor artístico e histórico.

3 - Casa da Cultura

A Casa da Cultura, ou Ca-sarão como é chamado, foi construída em 1881 pelos es-cravos e suas paredes são de taipa. Pertencente ao poder público, abriga hoje a “Casa da Cultura Cícero Marques” onde são realizados vários eventos culturais.

4 - Parque Pilão d’Água

A Fazenda Pilão d’Água tem um relevante valor histórico. Abriga até hoje o Casarão, a Senzala, os muros de pedras e outros vestígios do tempo dos escravos, que os construíram. No parque você também irá en-contrar a Casa do Artesão com artesanatos confeccionados em madeira, bambu e sementes.

5 - Cachoeiras

O município conta com 45 ca-choeiras, com cerca de 2 a 50

metros de altura apropriadas para a prática de rapel e al-gumas podem ser visitadas mediante a autorização pré-via. Informe-se na secretaria de turismo na prefeitura lo-cal e só entre nesse tipo de programa acompanhado de agentes autorizados ou com especialistas.

6 - Parque Rupestre Água Limpa

Distante apenas 14km do centro de Itapeva, a Fazen-da da “Nona” Zina Frac-caroli, é uma propriedade produtora de grãos. Com seus 330 alqueires de área, possui algumas joias como 90 alqueires de mata nativa com rica biodiversidade en-tre seus paredões rochosos, o rio Taquari-Guassú, uma linda cachoeira com 30 me-tros de queda e açudes. Seu diferencial é um antigo abri-go indígena com inscrições rupestres que remetem aos povos Kaingangs que ocu-param a região sudoeste do estado a mais de 2000 anos.

Como chegar: Partindo da capital paulista, o acesso ao município pode ser feito através da Rod. Castello Branco, até as cidades de Sorocaba ou Tatuí, seguindo à cidade de Itapetininga, ponto de encontro com a SP-127, prosseguindo até Capão Bonito e posteriormente até Itapeva pela SP-258, passando por Taquarivaí. • Secretaria Municipal da Cultura e Turismo: (15) 3522-3875 / (15) 3522-2859 • www.itapeva.sp.gov.br

1

3

5

2

4

6

Catarina Fashion Outlet tem circuito arvorismo e escaladas nas férias

Com belezas e muitas cores, o X Festival de Orquídeas e Plantas Ornamentais de São Roque ocorre entre os dias 31 de julho a 02 de agosto, das 9h às 18h, no Recanto da Cascata, um dos pontos turís-ticos da cidade que mais chama a atenção dos visitantes. O local foi escolhido para comemorar uma década, pois o recinto conta com 50 mil m² cercado pela Mata Atlân-tica, que além da beleza, promove contato direto com a natureza, com trilha ecológica e uma linda cascata formada pelas águas do ri-beirão Carambeí.

Esse ano o destaque é a or-quídea Odontoglossum, de ori-gem colombiana, a planta nati-va de locais elevados se adaptou perfeitamente no solo da região e é um dos destaques na come-moração de uma década do fes-tival. Além de cores intensas e com um aroma inconfundível, a Odontoglossum encanta a to-dos por parecer pintada a mão.

Com fascinantes orquídeas de diversas cores e tamanhos, o even-to traz também o SOS Orquídeas, espaço aberto ao público para sanar dúvidas a respeito das plantas, que é também um grande diferencial do festival, pois une especialistas com visitantes interessados em cultivar

ou até mesmo com curiosidades so-bre o plantio. O evento conta com uma ampla infraestrutura para aten-der a todos, desde praça de alimen-tação, artesanatos locais e até doces caseiros para serem saboreados du-rante a apreciação das plantas.

Além de contemplar uma das plantas consideradas mais bonitas do mundo, o evento conta com no-vidades na comemoração de uma década, serão mais de 25 exposito-res e workshops gratuitos, sábados e domingo às 15h, com diversos temas, desde formas de cultivo sus-tentável, utilizando telhas, garrafas

pet’s e outros produtos recicláveis, até ensinar os visitantes a cultivar corretamente as orquídeas, cuidan-do do bem estar das flores.

Um dos momentos mais espe-rados pelos orquidófilos é o concur-so, que recebe várias categorias de orquídeas e atraí competidores de todo o Brasil. “Além do reconheci-mento, os orquidófilos dividem sua terapia, sua paixão pelas plantas e saem daqui orgulhosos e com mais empenho em apresentar suas orquí-deas no próximo ano”, ressalta Lú-cia Nogueira, presidente da Associa-ção Orquidófila de São Roque.

15EventoAventura

Texto: Assessoria Imprensa

Foto

div

ulga

ção

Foto

div

ulga

ção

X Festival de Orquídeas e PlantasOrnamentais leva cores a São Roque

• Local: Recanto da Cascata - Avenida Antônio Maria Picena, 34 - São Roque/SP• Data: de 31 de julho a 02 de agosto • Horário: das 9h às 18h • Entrada Franca

Um circuito de arvoris-mo e uma torre para escala-das garantem a diversão da garotada em férias no Cata-rina Fashion Outlet. Insta-lada no espelho d’água da praça principal do shop-ping desde abril, a atração, que já teve mais de 3 mil participantes, será prorro-gada até o dia 16 de agosto.

Destinado a crianças a partir de três anos (1,20m de altura) e adultos, o circui-to conta com duas trilhas: a infantil com 26 metros de extensão, dois metros de

altura e quatro pontes dife-rentes, a serem percorridas com o auxílio de um cabo, e a adulta que ostenta o dobro da extensão e altura de três metros. A torre de escalada simula uma rocha com 7,5 metros de altura e diversas opções de rotas de subida e níveis de dificuldade.

Para garantir total segu-rança, instrutores treinados acompanharão todo o per-curso, utilizando procedi-mentos e itens de seguranças obrigatórios, como capacete e cinto de segurança.

Circuito de arvorismo e escalada • End.: Rodovia Castello Branco, km 60 - São Roque/SP • Funcionamento: domingo a quinta das 12h às 21h / sexta e sábado até 22h • Valores: Aventura (R$20), Infantil (R$15), Escalada (R$15) e Combo Escalada e Arvorismo (R$25) • Tel.: (11) 4130-4800 • www.catarinaoutlet.com.br