josélina.transporte escolar 1

10
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO- UEMA CAMPUS SANTA INÊS CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Transporte Escolar: adaptações em veículos que promovam o acesso com segurança à escola Santa Inês 2016 Acadêmica: Josélina Cardoso Campos Orientadora: Profª Ms. Sandra Regina Passinho

Upload: universidade-estadual-do-maranhao

Post on 09-Feb-2017

11 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Josélina.transporte escolar 1

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO- UEMACAMPUS SANTA INÊS

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Transporte Escolar: adaptações em veículos que promovam o acesso com segurança à escola

Santa Inês2016

Acadêmica: Josélina Cardoso CamposOrientadora: Profª Ms. Sandra Regina Passinho

Page 2: Josélina.transporte escolar 1

TRANSPORTE ESCOLAR

Um dos grandes motivos que levam os alunos a faltarem às aulas e mesmo a abandonarem a escola é a dificuldade de chegar até o colégio. Por isso é que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) define que os estados e municípios devem ser responsáveis pelo transporte escolar das crianças que estudam na rede pública de ensino. O Governo Federal, por sua vez, é o responsável por prestar assistência técnica e financeira aos estados e municípios para que esse direito seja garantido.Isso quer dizer que os alunos com necessidades especiais, como os cadeirantes, por exemplo, tem o direito de usar o sistema de transporte escolar para estudar.

Page 3: Josélina.transporte escolar 1

NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1998 Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:VII - atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde. (redação dada pela Emenda Constitucional nº 59, de 2009).

NA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL – Nº 9.394/96 Art. 10. Os Estados incumbir-se-ão de:VII - assumir o transporte escolar dos alunos da rede estadual. (Incluído pela Lei nº 10.709,de 31/7/2003).

Art. 11. Os municípios incumbir-se-ão de:VI - assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal (incluído pela Lei nº 10.709,de 31/7/2003).

O TRANSPORTE ESCOLAR NA LEGISLAÇÃO VIGENTE

Page 4: Josélina.transporte escolar 1

LEI Nº 9.503/97 – CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO

Art. 21. Compete aos órgãos e entidades executivos rodoviários da União, dos estados, do DistritoFederal e dos municípios, no âmbito de sua circunscrição:I - cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito, no âmbito de suas atribuições;II - planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, de pedestres e de animais, epromover o desenvolvimento da circulação e da segurança de ciclistas;

Art. 24. Compete aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos municípios, no âmbito de suacircunscrição:I - cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito, no âmbito de suas atribuições;II - planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, de pedestres e de animais, epromover o desenvolvimento da circulação e da segurança de ciclistas;

Page 5: Josélina.transporte escolar 1

PNATE – PROGRAMA NACIONAL DE APOIO AO TRANSPORTE DO ESCOLAR

Instituído pela Lei nº 10.880, de 9 de junho de 2004, com o objetivo de garantir o acesso e a permanência nos estabelecimentos escolares dos alunos do ensino fundamental público residentes em área rural que utilizem transporte escolar, por meio de assistência financeira, em caráter suplementar, aos estados, Distrito Federal e municípios.

PROGRAMA CAMINHO DA ESCOLA Criado pela Resolução nº 3, de 28 de março de 2007, e consiste na concessão, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), de linha de crédito especial para a aquisição, pelos estados e municípios, de ônibus zero quilômetro com capacidade para 23 ou mais passageiros/estudantes e de embarcações novas.

AÇÕES DO GOVERNO FEDERAL

Page 6: Josélina.transporte escolar 1

DICAS PREVENTIVAS

PRÉ-REQUISITOS DO CONDUTOR

Idade superior a 21 anos; Habilitação para dirigir veículos na categoria D; Se pilotar embarcações, deve ser habilitado na Capitania dos Portos; Ter sido submetido a exame psicotécnico com aprovação especial para transporte de alunos; Ter se formado em curso de Formação de Condutor de Transporte Escolar; Possuir matrícula específica no Detran ou Capitania dos Portos; Não ter cometido falta grave ou gravíssima nos últimos doze meses.

PRÉ-REQUISITOS DO TRANSPORTE Cintos de segurança em boas condições e para todos os passageiros; Seguro contra acidentes; Para que o transporte de alunos seja mais seguro, o ideal é que os veículos da frota tenham nomáximo sete anos de uso; Registrador de velocidade (tacógrafo); Apresentação diferenciada, com pintura de faixa horizontal na cor amarela nas laterais e traseira,contendo a palavra Escolar na cor preta.

Page 7: Josélina.transporte escolar 1

OCORRÊNCIAS QUE CAUSAM PREJUÍZO AO ERÁRIO

Indícios de conluio entre os licitantes. Indícios de restrições à competitividade. Indícios na condução do processo licitatório de possível ocorrência de licitação forjada. Indícios de contratação e / ou aquisição com preços acima dos praticados no mercado local. Não utilização da modalidade de licitação adequada ao volume total de contratação e / ou aquisição previsível. Impropriedades em contratações diretas. Veículos e / ou condutores que realizam o transporte escolar não atendem aos requisitos legais para condução de escolares, nos termos do artigo 136 a 138, todos da Lei nº 9.503, de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro).Ausência de identificação do programa ou convênio nas notas fiscais.

Page 8: Josélina.transporte escolar 1

ADAPTAÇÃO DE CADEIRAPara transporte que garanta a segurança e conforto do aluno, com: fixação da cadeira no banco original, apoio para os pés e cinto de segurança.

CADEIRA ADPTADA PARA TRANSPORTE

Confeccionada com estrutura de madeira, forrada com espuma, revestida com tecido impermeável e cinto de segurança.

ADAPTAÇÕES EM VEÍCULOS

Page 9: Josélina.transporte escolar 1

DEGRAU MÓVELConfeccionado em madeira com borracha antiderrapante na superfície, servindo de complemento para escada no veículo não adaptado.

PLATAFORMA ELEVATÓRIAPara acesso de cadeirantes. É importante que a escola garanta acessibilidade ao transporte escolar de todos os alunos.

Page 10: Josélina.transporte escolar 1

REFERÊNCIAS

CARVALHO, Adriana. Transporte escolar: saiba o que diz a lei sobre esse direito. Disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/direito-transporte-escolar-730758.shtml. Acessado em: 11/10/2016.EDUCAÇÃO, FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA. Guia do transporte escolar. Disponível em: http://www.fnde.gov.br. Acessado em: 11/10/2016. VELOZO, Marcos Laska. Transporte escolar gratuito adaptado, um direito de todos os estudantes. Disponível em:. http://datamarcos.blogspot.com.br/2014/12/rodomarcos-transporte-escolar-gratuito.html. Acessado em: 11/10/2016.