jornal via real setembro

16
Barbacena JORNAL VIA REAL - ANO 3 Nº 26 - SETEMBRO DE 2012 - CIRCUITO ESTRADA REAL Chiericato Comperes comemora conquistas Pág. 2 Festa do Ruralista é atração em Alfredo Vasconcelos Pág. 4 Exposição : É você que faz política Pág. 12 Matriz de Nossa Senhora da Piedade Casa Grande promove seu primeiro Baile de Debutantes Pág. 8 Acompanhe informações do Via Real no blog jornalviareal.blogspot.com.br Ariane, Rainha - 2011; Larissa, Super Broto - 2011; Vitória, Simpatia - 2012; Natâny, Super Broto - 2012; Bruna, Rainha - 2012 e Lorelayne, Brotinho - 2012 XVIII Festival de Morangos, Rosas e Flores Libertas FM realiza Maratona Escolar Festa do Sagrado Coração de Jesus, na Comunidade da Terça A quarta Festa do Sagrado Coração de Jesus, na Comunidade da Terça, em Senhora dos Remédios, aconteceu de 2 a 5 de agosto e reuniu fiéis de várias comunidades vizinhas. A Libertas FM mais uma vez inova em sua programação. Com muito empe- nho e dedicação por parte de toda equipe da Rádio, do Departamento Muni- cipal de Educação e da Escola Municipal Belisário Moreira a partir do mês de setembro os ouvintes poderão acompanhar o “Maratona Escolar”, um progra- ma voltado aos alunos dos nonos anos da escola. Pág. 3 Pág. 6 Pág. 7 Uma noite de muito glamour na eleição da Rainha da Agricultura Pág. 5 Rua Ângelo Bertolin, 15 - Centro - Alfredo Vasconcelos - MG

Upload: igor-max

Post on 22-Jun-2015

1.383 views

Category:

Documents


7 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal via real setembro

Espaço Estrada Real

BarbacenaJORNAL VIA REAL - ANO 3 Nº 26 - SETEMBRO DE 2012 - CIRCUITO ESTRADA REAL

Chiericato

Comperescomemoraconquistas

Pág. 2

Festa do Ruralista é atração

em Alfredo Vasconcelos

Pág. 4

Exposição : É você que faz política

Pág. 12

Matriz de Nossa Senhora da Piedade

Casa Grande promove

seu primeiro Baile de

DebutantesPág. 8

Acompanhe informações do Via Real no blog jornalviareal.blogspot.com.br

Ariane, Rainha - 2011; Larissa, Super Broto - 2011; Vitória, Simpatia - 2012; Natâny, Super Broto - 2012; Bruna, Rainha - 2012 e Lorelayne, Brotinho - 2012

XVIII Festival de Morangos, Rosas e Flores

Libertas FM realiza Maratona Escolar

Festa do Sagrado Coração de Jesus, na Comunidade da Terça

A quarta Festa do Sagrado Coração de Jesus, na Comunidade da Terça, em Senhora dos Remédios, aconteceu de 2 a 5 de agosto e reuniu fiéis de várias comunidades vizinhas.

A Libertas FM mais uma vez inova em sua programação. Com muito empe-nho e dedicação por parte de toda equipe da Rádio, do Departamento Muni-cipal de Educação e da Escola Municipal Belisário Moreira a partir do mês de setembro os ouvintes poderão acompanhar o “Maratona Escolar”, um progra-ma voltado aos alunos dos nonos anos da escola.

Pág. 3

Pág. 6

Pág. 7

Uma noite de muito glamour na eleição da Rainha da Agricultura

Pág. 5

Rua Ângelo Bertolin, 15 - Centro - Alfredo Vasconcelos - MG

Page 2: Jornal via real setembro

Via Real 2

O Presidente da COOPERATIVA AGROPECUÁRIA DE ALFREDO VASCONCELOS – COOPRAV, no uso das atribuições que lhe confere o inciso IV, do art. 52 do Estatuto So-cial, convoca os seus 55 (cinquenta e cinco) cooperados em condições de votar, para com-parecer à Assembleia Geral Extraordinária, que fará realizar nas dependências do Centro Catequético da Matriz de Nossa Senhora do Rosário, sito na Praça Nossa Senhora do Ro-sário, nº25, Centro, nesta cidade de Alfredo Vasconcelos, Estado de Minas Gerais, por não haver acomodações suficientes na sede social, às 19 (dezenove) horas do dia 21/09/2012 (sexta-feira), em primeira convocação, com 2/3 (dois terços) dos seus cooperados; em segunda convocação às 20 (vinte) horas, com metade mais um dos seus cooperados e em terceira convocação às 21 (vinte e uma) horas com o mínimo de dez cooperados, para tratar do seguinte assunto: a) Eleição e posse do Conselho Fiscal.

Alfredo Vasconcelos, 27 de agosto de 2012.

LEANDRO RODRIGUES DE OLIVEIRA Presidente da COOPRAV

Jornal Via RealAno 3 - nº 26 - setembro de 2012

Contato: (32) 9983-1514 / (32) 8411-8877

DireçãoSilvio Antônio Estevam

Jornalista responsávelMárcio Cleber 22564-Mtb/RJ

Participação: Estagiário Anderson Dávila

Design gráfico e artes: Christian Santos

Tiragem: 4000 (quatro mil) exemplares

Todas as matérias publicadas neste jornal são de inteira responsabilidade de seus autores

e-mail: [email protected]

Impressão: Sempre Editora LTDA

A questão da boa-fé atine mais propriamente à interpre-tação dos contratos. O código italiano já estabelecera que, no desenvolvimento das tratativas e na formação do contrato, as partes devem portar-se com boa-fé (artigo 1.337). Esse disposi-

tivo serviu, certamente, de inspiração para nosso novo Código Civil. O aspecto guarda muita importância com relação à responsabilidade pré-contratual.

Coloquialmente, podemos afirmar que esse princípio se estampa pelo dever das partes de agir de forma correta antes, durante e depois do contrato. Isso porque, mesmo após o cumprimento de um contrato, podem sobrar-lhes efeitos residuais.

Importa, pois, examinar o elemento subjetivo em cada contrato, ao lado da conduta objetiva das partes. A parte contratante pode estar já, de início, sem a intenção de cumprir o contrato, antes mesmo de sua elaboração. A vontade de descumprir pode ter surgido após o contrato. Pode ocorrer que a parte, poste-riormente, veja-se em situação de impossibilidade de cumprimento. Cabe ao juiz examinar em cada caso se o descumprimento decorre de boa ou má-fé. Ficam fora desse exame o caso fortuito e a força maior, que são examinados previamente, no raciocínio do julgador, e incidentalmente podem ter reflexos no descumprimento do contrato.

Na análise do princípio da boa-fé dos contratantes, devem ser examinadas as condições em que o contrato foi firmado, o nível sociocultural dos contratan-tes, seu momento histórico e econômico. É ponto da interpretação da vontade contratual.

Diz-se que o novo Código Civil constitui um sistema aberto, predominando o exame do caso concreto na área contratual. Trilhando técnica moderna, esse estatuto erige cláusulas gerais para os contratos. Nesse campo, realça-se o artigo 420, e especificamente o artigo 421 que faz referência ao princípio basilar da boa-fé objetiva, a exemplo do código italiano acima mencionado: “Os contra-entes são obrigados a guardar, assim na conclusão do contrato, como em sua execução, os princípios de probidade e boa-fé”.

Essa disposição constitui modalidade que a doutrina convencionou deno-minar cláusula geral. Essa rotulação não nos dá perfeita ideia do conteúdo. A cláusula geral não é, na verdade, geral. O que primordialmente a caracteriza é o emprego de expressões ou termos vagos, cujo conteúdo é dirigido ao juiz, para que este tenha um sentido norteador no trabalho de hermenêutica, de inter-pretação. Trata-se, portanto, de uma norma mais propriamente dita genérica, a apontar uma exegese.

A ideia primordial é no sentido de que, em princípio, contratante algum in-gressa em um conteúdo contratual sem a necessária boa-fé. A má-fé inicial ou interlocutória em um contrato pertence à patologia do negócio jurídico e como tal deve ser examinada e punida. Toda cláusula geral remete o intérprete para um padrão de conduta geralmente aceito no tempo e no espaço. Em cada caso o juiz deverá definir quais as situações nas quais os partícipes de um contrato se desviaram da boa-fé. Na verdade, levando-se em conta que o direito gira em torno de tipificações ou descrições legais de conduta, a cláusula geral traduz uma tipificação aberta.

Como o dispositivo do artigo 421 se reporta ao que se denomina boa-fé ob-jetiva, é importante que se distinga da boa-fé subjetiva. Na boa-fé subjetiva o manifestante de vontade crê que sua conduta é correta, tendo em vista o grau de conhecimento que possui de um negócio. Para ele há um estado de consciência ou aspecto psicológico que deve ser considerado.

A boa-fé objetiva, por outro lado, tem compreensão diversa. O intérprete parte de um padrão de conduta comum, do homem médio, naquele caso con-creto, levando em consideração os aspectos sociais envolvidos. Desse modo, a boa-fé objetiva se traduz de forma mais perceptível como uma regra de condu-ta, um dever de agir de acordo com determinados padrões sociais estabelecidos e reconhecidos.

Há outros dispositivos no novo código que se reportam à boa-fé de índole objetiva. Assim dispõe o artigo 112: “Os negócios jurídicos devem ser interpre-tados conforme a boa-fé e os usos do lugar de sua celebração”.

Ao disciplinar o abuso de direito, o artigo 186 do novo estatuto estabelece: “Também comete ato ilícito o titular de um direito que, ao exercê-lo. excede ma-nifestamente os limites impostos pelo seu fim econômico ou social, pela boa-fé ou pelos bons costumes”.

Desse modo, sob o prisma do novo código, há três funções nítidas no con-ceito de boa-fé objetiva: função interpretativa (artigo 112); função de controle dos limites do exercício de um direito (artigo 186) e função de integração do negócio jurídico (artigo 421).

Em qualquer situação, porém, não deve ser desprezada a boa-fé subjetiva, de-pendendo seu exame sempre da sensibilidade do juiz. Não se esqueça, contudo, que haverá uma proeminência da boa-fé objetiva na hermenêutica, tendo em vista o novo descortínio social que o novo Código Civil assume francamente.

Tanto nas tratativas como na execução, bem como na fase posterior de res-caldo do contrato já cumprido (responsabilidade pós-obrigacional), a boa-fé objetiva é fator basilar de interpretação. Dessa forma, avalia-se sob a boa-fé objetiva tanto a responsabilidade pré-contratual, como a responsabilidade con-tratual e a pós-contratual. Em todas essas situações sobreleva-se a atividade do juiz na aplicação do direito ao caso concreto. É no campo da responsabilidade pré-contratual que avulta a importância do princípio da boa-fé objetiva, espe-cialmente na hipótese de não justificada conclusão dos contratos.

Rafael Francisco de Oliveira é Advogado,Especialista em Direito Civil e Processual Civil,

Associado Efetivo do Instituto dos Advogados de Minas Gerais e Membro da Academia Barbacenense de Ciências Jurídicas.

Boa-fé Objetiva no contratoNo dia 30 de agosto foi realizada uma

assembleia da Comperes (Cooperativa Mista de Produtores Rurais Regional Res-saquinha LTDA). Estiveram presentes co-operados, lideranças políticas da região e assessores dos deputados Padre João (José Maurício) e Reginaldo Lopes (Cristiano). A assembleia foi festiva devido à contem-plação do projeto juntamente à Conab no

valor de R$ 328.499,82 no qual ajudará a classe ruralista do município. Ronaldo Braga, técnico da Emater, comunicou que o essencial para um bom funcionamento seria o que realmente estava acontecendo, a união de todos e transparência do Con-selho Administrativo. O presidente refor-çou a importância de uma mercadoria de alta qualidade para melhor atendimento.

Comperes comemora conquistas

Edital de convocação - COOPRAV - Alfredo Vasconcelos/MGEDITAL DE CONVOCAÇÃO – CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA COOPERATIVA AGROPECUÁRIA DE ALFREDO VASCONCELOS – COOPRAV –

CNPJ(MF) 12.498.810/0001-07.

Gilmar, Márcio, Denilson, Cristiano e Amadeu

Page 3: Jornal via real setembro

Via Real3

O XVIII Festival de Morangos, Rosas e Flores de Al-fredo Vasconcelos foi um verdadeiro sucesso e contou com a presença de moradores de várias cidades da re-gião. Todos tiveram o prazer de se encantar ao apreciar as belas rosas e flores, os deliciosos bombons, pavês, tortas e derivados de morangos, o artesanato produzi-do na cidade pela empresa Meninas Gerais, os quadros do pintor Waguinho, os criativos tratores ornamenta-dos, a Rainha, Brotinho, Super Broto e as princesas do Festival.

O desfile e coroação da Rainha do Festival ocorre-ram no sábado, dia 11, no Poliesportivo Leodário Vi-cente. O ambiente foi preparado com muito requinte, beleza e bom gosto para receber as candidatas, fami-liares e apreciadores. As jovens deram um show em beleza e simpatia. Bruna dos Santos Ribeiro foi eleita Rainha do Festival e Vitória Lopes Ferreira recebeu o título de Garota Simpatia. A animação ficou por con-ta da Banda Super Som C&A. No domingo, dia 12, aconteceu o desfile e coroação do Broto e Super Broto do Festival. Todos ficaram maravilhados ao assistir o desfile das lindas meninas. Lorelayne Lelis de Souza foi eleita Brotinho e Natâny Dias Goulart recebeu o título de Super Broto do Festival.

O evento teve início dia 16, no Parque de Exposi-

ções Ana Maria Rodrigues, com abertura dos estandes, venda de morangos e derivados, rosas, flores e artesa-nato. A noite foi agitada pelo show de Felipe & Dante. No dia 17 aconteceu a abertura oficial e os shows com Maria Cecília & Rodolfo e Banda Sô Parente. Dia 18 os tratores ornamentados chegaram ao parque e demons-traram a imensa criatividade dos ornamentadores. À noite, os shows de Victor & Léo e Lorraine Garcia em-balaram os presentes. No domingo, 19, o público apre-ciou o desfile das meninas e jovens que concorreram ao título de Broto, Super Broto e Rainha do Festival, a apresentação das vencedoras e o desfile dos tratores ornamentados de morangos, rosas e flores, que parti-ciparam do concurso. A animação da noite ficou por conta de Gusttavo Lima.

No concurso dos tratores ornamentados, em 1º lugar ficou o trator ornamentado pelos jovens Renato Sebastião da Silva Júnior e Jéssica Carmen da Silva, o tema escolhido por eles foi “Recanto de Minas”. Eles buscaram valorizar Minas Gerais. Em 2º lugar ficou o trator ornamentado de Eloísio José Campos, o tema abordado foi “Plantando com Magia”. Em 3º lugar ficou o trator de Carlos Ferreira de Souza e José Sávio de Sou-za, o tema trabalhado foi “Morangos de Vasconcelos”. Em 4º lugar ficou o trator de Cleber Marciano e Jussara

Marciano, o tema escolhido foi “Instrumento de Tra-balho do Produtor Rural”. Em 5º lugar ficou o trator de Ubaldo José Bertolini, o tema abordado foi “Harpa - A Voz dos Anjos”. Em 6º lugar ficou o trator de Alber-to Angelo dos Santos, o tema trabalhado foi “Senna, o Brasileiro, o Herói, o Campeão”. Em 7º lugar ficou o tra-tor de Getúlio Viol, o tema escolhido foi “Maria Bonita e Lampião”. Em 8º lugar ficou o trator de Josemar João da Silva, o tema abordado foi “Chaves”. Em 9º lugar fi-cou o trator de Sheila Magda Brandão Loschi e o tema trabalhado foi “Maravilhas que Encantam”.

XVIII Festival de Morangos, Rosas e Flores

Candidatas no momento da apresentação Participantes do desfile

Bruna, Rainha do Festival, junto ao prefeito Olacir e à primeira dama RosaNatâny, Super Broto do Festival Lorelayne, Broto do Festival

Trator Ornamentado vencedor do concurso - Sítio São Sebastião

Felipe & Dante Maria Cecília & Rodolfo

Victor & Léo ao lado de Lidiane, secretária de Cultura, e Juliana Gusttavo Lima

Vitória, Garota Simpatia - 2012

Roberto Viol e Raquel Medeiros, apresentadores do desfile

Jéssica e Renato, vencedores do concurso de tratores ornamentados, junto ao prefeito Olacir e a sua esposa Rosa

Estande da APRAV

Alfredo Vasconcelos

Page 4: Jornal via real setembro

Via Real 4

A Associação do Distrito de São José de Pou-so Alegre realizou, entre os dias 24 a 26 de agos-to, a XXI Festa do Ruralista e o IX Concurso Leiteiro no Distrito de Pouso Alegre, município de Alfredo Vasconcelos.

O Torneio Leiteiro contou com a participa-ção de treze produtores rurais. O vencedor do Concurso foi Rogério Luiz Ribeiro de Melo, participando com a vaca Barra Mansa, que ob-teve uma produção de 30,720 kg de leite. O des-taque deste ano foi para a participação de uma novilha (Estrela), fruto do Programa de Inse-minação Artificial de propriedade do Senhor Divino José de Oliveira.

Além do tradicional desfile e eleição da Rai-nha, teve também o desfile de Carros de Boi

com a participação de 40 carros do município e região. Outro momento importante foi a Ca-valgada e o Concurso de Marcha, com a parti-cipação de diversos animais da comunidade e região.

O novo Presidente da Associação do Distrito de São José do Pouso Alegre, Senhor Antônio Martins Ferreira Armond, destacou ter ficado muito satisfeito com os resultados obtidos e agradeceu o apoio da administração municipal e funcionários, colaboradores e patrocinadores, que contribuíram para o sucesso do evento. O evento teve o apoio da Prefeitura e Câmara Mu-nicipal, Polícia Militar, Tadeu (Técnico da Ema-ter em Alfredo Vasconcelos), Emater e Produ-tores Rurais do Município.

Ingredientes • 1latadeleitecondensado• 1latadecremedeleite• 2latasdeleitecomum• 2gemas• 1colherdesopadeamidodemilho• 1xícaradechádemorangopicado• 1colherdechádebaunilha• 100gdechocolatemeioamargo• 1pacotedebolachamaizena• 1xícaradechádechantilly• Morangoechantillyparadecorar

Modo de Preparo Numa panela, coloque o leite conden-

sado, o leite (reserve um pouco), as gemas levemente batidas, a baunilha e o amido de milho misturado no leite reservado

Mexa até engrossar Desligue e junte o creme de leite com o

soro Divida o creme obtido igualmente em

dois refratários 1º Creme: No primeiro refratário, junte o chocolate

raspado com o creme ainda quente Mexa até derreter totalmente 2º Creme: No segundo refratário, junte ao creme

chantilly e uma xícara de chá de morangos picados

Misture e reserve Montagem: Num refratário, coloque o segundo cre-

me, as bolachas, o creme de chocolate (pri-meiro creme), bolachas, o segundo creme, o primeiro creme, segundo creme e decore com morangos.

Se preferir coloque chantilly no saco de confeitar (bico pitanga médio) e decore. Por fim enfeite com morangos.

Leve à geladeira.

Pavê de morango com chocolate Festa do Ruralista é atração em Alfredo VasconcelosAlfredo Vasconcelos

Page 5: Jornal via real setembro

Via Real5

Rua Wilson de Souza, nº 73 Bairro Volta Grande - Ressaquinha

Mercado EskinãoA sua melhor opção!

frutas, legumes, frios e mercearia

Disk Eskinão(32) 3361-1483

Rua Ranulfo de Melo, 35 ABairro Estação - Carandaí - MG

ME

FAZENDINHAAGUADA

No calçadão, Centro de Ressaquinha

A sociedade de Carandaí parou na noite do dia 25 de agosto para apre-ciar um de seus tradicionais e luxu-osos eventos, a eleição da Rainha da Agricultura 2012. Uma noite de muito glamour quando reinou a beleza e a simpatia da mulher de Carandaí.

Quem foi coroada Rainha da Agri-cultura 2012 foi a bela Victória Ca-mila. O título de primeira Princesa ficou com Izabella Salim e o de se-gunda Princesa com Isadora Bertolin. A garota Simpatia da noite foi Letícia Souza (escolhida pelas candidatas). Já Daniela Rezende foi eleita Garota Popular, escolhida por meio de uma votação via internet. Através da Rádio Fama foi escolhida como Garota Co-municação, Karina Pacheco.

Antes do desfile oficial para eleger a Rainha da Agricultura, o público foi brindado com um desfile de misses e misteres de várias cidades da região, o que deixou o evento ainda mais ele-gante.

Já está marcado para o dia 27 de outubro a eleição do Mister Carandaí, que este ano terá o estilo cowntry, com total parceria da Buphallos Jeans. Ou-tras informações podem ser adquiri-das pelo telefone (32) 9117-1111.

Uma noite de muito glamour na eleição da Rainha da AgriculturaCarandaí

Page 6: Jornal via real setembro

Via Real 6

João Paulo Ferreira de Assis é Professor de História da EE Deputado Patrús de Sousa, em Carandaí, e autor da História do Município de

Senhora dos Remédios.

Continuação dos critérios para votar bem

No artigo do mês passado nós havíamos discorrido sobre os critérios da fidelidade partidária, sobre o candidato estar respondendo ação civil pú-blica ou ter sido condenado por improbidade administrativa, e sobre ter tido contas rejeitadas. Lembramos que uma condena-ção por improbidade ou um parecer pela rejeição de suas contas não inabilita necessariamente o candidato ao seu voto. Cabe a você, eleitor, procurar se informar sobre os candidatos que fo-ram lançados nas respectivas convenções partidárias. Deixamos por derradeiro um dos mais importantes critérios: que é o da honestidade na hora de fazer campanha. Ser honesto em cam-panha não é comprar votos e nem fazer promessas que não pode realizar. Muito menos ao falar nos comícios demonstrando des-conhecimento de como funciona uma câmara municipal, tipo: ‘’eu quero estar com o Dr. Fulano na cama da prefeitura’’, como se a câmara fosse um mero órgão onde o prefeito manda e os vereadores obedecem.

Prezado eleitor, FUJA DE QUEM COMPRA VOTOS. Não se aproveite da eleição para auferir benefícios, pois além de ser crime tipificado no artigo 299 do Código Eleitoral (Lei 4737/65) pode complicar o candidato que pagou, e você que recebeu. Leiamo-lo: Art.299 - Dar, oferecer, prometer, solicitar ou rece-ber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita. Sim, você pode se complicar, pois nada impede de o candidato que comprou seu voto registrar em papel a prova do ilícito, e este papel, por exemplo, por descuido do candidato, chegar ao conhecimento do TRE. Pois se você aproveita da eleição para fazer um negócio, quando precisar do vereador ou do prefeito, eles bem que po-derão te responder: - EU COMPREI O SEU VOTO E PAGUEI MUITO BEM PAGO. Portanto, NÃO TE DEVO NADA. E aí você ficará quatro anos arrependido. Aliás, o candidato com-prador que diz isso ao vendedor do voto que lhe pede um favor está DANDO UMA MAGISTRAL LIÇÃO DE CIVISMO. Ora, compra de voto é um negócio, ilícito, mas é negócio. Logo, ele se EXAURE no momento em que o eleitor dá o voto ao que lhe deu benefício pecuniário ou não. Ah! pense muito ANTES DE VENDER O VOTO pois há o ditado, assombração sabe para quem aparece. Porque um candidato propenso a comprar votos não procura professores, advogados, médicos, dentistas e outros profissionais dotados de cultura geral? Porque eles têm consci-ência que essas pessoas sabem que se trata de um crime. Houve candidato que entregava envelopes com uma nota de 50 reais dentro. Mas ele tinha o cuidado de não apresentar esses enve-lopes a pessoas cultas. Só o fazia para aqueles que uma vida de labores desde a infância não lhes deu oportunidade para estudar até níveis mais altos.

Outro critério que você tem de adotar é o das promessas. Há candidatos que até se fantasiam para aparecer no horário eleitoral da televisão. Um candidato assim não pode merecer o voto do prezado eleitor, pois seria um escárnio para uma ci-dade, eleger alguém que diz: - m[...]a por m[...]a vote no c*c*. Cuidado com promessas mirabolantes, impossíveis de cumprir. O Prefeito diz: eu vou fazer isso, isso e aquilo. Só que ao falar como se fosse um ditador, ele esquece que para suas promessas serem cumpridas, ele precisa contar com o beneplácito dos ve-readores. Da mesma forma um candidato a vereador prometer muitas coisas precisa saber que para ele cumprir, é preciso não só da concordância do prefeito, como de seus pares. NÃO SE ESQUEÇAM: PROMESSA DE CANDIDATO É TÍTULO EXE-CUTIVO. Prometeu, tem que cumprir. Cuidado com promessa de prefeito tipo: “eu vou fazer a reforma agrária’’. Se algum can-didato disser isso no palanque, saiba que ele está prometendo algo que não poderá fazer, até porque REFORMA AGRÁRIA É COMPETÊNCIA DA UNIÃO.

Ainda uma última palavra: sempre exija dos candidatos a prefeito o compromisso de realizar obras públicas desde o início do mandato. Isto é salutar para o desenvolvimento do municí-pio e para uma melhor qualidade de vida. Prefeito (e aqui estou falando genericamente para 5.566 prefeitos municipais) tem que trabalhar os quatro anos, não só o último ano. Enrolar três anos e só passar a trabalhar no último ano é desonesto. Você já pen-sou se o TSE baixa uma norma tolhendo os prefeitos de traba-lharem no último ano? Quem ficou em brancas nuvens não vai poder trabalhar às pressas para ganhar votos.

A sua turma está aqui!

contato(32) 3361-1465

visite nosso site www.famafm.com.br

Agora também atendendo aos clientes do Bradesco

A quarta Festa do Sagrado Coração de Jesus, na Comu-nidade da Terça, em Senhora dos Remédios, aconteceu de 2 a 5 de agosto e reuniu fiéis de várias comunidades vizinhas. No domingo, dia da Festa, teve a procissão de cavaleiros que saiu de Senhora dos Remédios

e o destino final foi a Comu-nidade da Terça. Em seguida houve leilão de prendas e logo após foi celebrada a missa de encerramento pelo Padre Ju-lião, pároco da comunidade. Um animado forró agitou o público depois que encerrou a parte religiosa.

Festa do Sagrado Coração de Jesus, na Comunidade da Terça

Fiéis reunidos no evento Padre Julião celebrando a missa Sagrado coração de Jesus

Depois de realizarem uma manifestação na BR 040, próximo ao km 678, solicitando melhorias com o intuito de proporcionar mais segurança naquela região, os moradores já começaram a ver os primei-ros resultados. No local já foi feita a redução de pista de duas faixas para uma faixa. Segundo a morado-ra Patrícia, uma das representantes do movimento, dentro das reivindicações dos moradores ainda pre-cisam ser realizadas sinalização vertical e horizontal, guard rail e tapetes sonorizadores.

A manifestação dos moradores aconteceu depois

que uma mulher perdeu sua vida em um trágico acidente naquele local. Um dia após o fechamento da edição 25 do Jornal Via Real, representantes do Denit, juntamente com o prefeito Frede Silvério, de Ressaquinha, reuniram-se com representantes do movimento para ouvir o que os moradores estavam solicitando, que seria a diminuição dos riscos de acidentes no local. O prefeito disse que não medirá esforços para que todas as melhorias naquele local sejam realizadas. Já com o Denit não conseguimos contato para que pudesse falar sobre o assunto.

Manifestação de moradores consegue primeiros resultados

Ressaquinha

Senhora dos Remédios

Jorge Fotógrafo

G

Cel.:

Jorg

e F

otóg

rafo

Page 7: Jornal via real setembro

Via Real7

Saúde e lazer para você!

Musculação, Jump , step localizada, taekwondo, muay thai, ballet, danças.

Rua aurélio possa, n 18, calçadão centro - ressaquinha

fone: (32) 3341-1414

Leitores... a Paz do Senhor! Chamamos o mês de setembro de “Mês da Bíblia”, porque no seu dia 30 é comemorado o dia de São Je-rônimo. Vamos aprender qual a importância de São Jerônimo para a Bíblia: Eusébio Sin-

frônio Jerônimo nasceu em Strídon (Itália – 347) e mor-reu em Belém (Israel – 420). Monge do Cristianismo, foi para o deserto da Síria para estudar Hebraico. Dotado de admirável sabedoria e inteligência, foi, em Roma, secretá-rio do Papa Dâmaso I, e, por sua sugestão, depois da morte deste, empreendeu uma tarefa hercúlea: traduzir a Bíblia dos originais em Hebraico (1º Testamento) e em Grego (2º Testamento) para o Latim (Língua oficial da Igreja), tendo levado 20 anos nesta missão. Ela foi totalmente traduzida e com comentários, à mão, pois obviamente na época não havia outro meio senão o manuscrito. São Jerônimo reu-niu os originais que puderam ser encontrados, e formando um conjunto destes os traduziu para um único texto que passou a ser oficialmente a Palavra de Deus Inspirada. Esta tradução ficou conhecida pela palavra latina VULGATA, que quer dizer edição, tradução de leitura popular (vulgus = comum). Com base nesta tradução do ano de 400 é que temos a nossa Bíblia atual.

São Jerônimo é o padroeiro dos Secretários(as) e Bibliotecários(as). Em suas imagens aparece como um Car-deal ou um eremita, sempre escrevendo e por vezes acom-panhado de um Leão. Escritos dizem que uma vez no mo-nastério apareceu um Leão com uma pata erguida. Todos os monges correram de medo, menos Jerônimo, que lavando a pata ferida, retirou os espinhos que machucavam o Leão. Ele ficou domesticado e servia ao monastério como guarda.

São Jerônimo morreu no dia 30 de setembro e a Igreja Católica dedica o dia do santo como o dia em que a pessoa deixa a vida terrena para a vida eterna.

Na Umbanda é conhecido como Xangô, o deus do re-lâmpago.

A Bíblia Vulgata, foi o primeiro livro impresso da his-tória, trabalho realizado na Prensa de Gutemberg (inventor da imprensa) por volta de 1456.

Antes da Vulgata, porém, tivemos a SEPTUAGINTA, tradução das escrituras na qual 72 Rabinos – líderes reli-giosos do Judaísmo - (sendo 6 de cada uma das 12 tribos de Israel) traduziram simultaneamente o 1º testamento dos originais em Hebraico para o Grego Koiné. (sécs. III a I a.C.), em Alexandria, no Egito.

73 livros formam o Cânon (Lista) Sagrado. 46 no 1º testamento e 27 no 2º testamento. São considerados por estudiosos, livros inspirados, ou seja, escritos por mãos hu-manas, mas inspirados por Deus. Por este motivo os escritos sagrados nunca precisam ser “revistos ou atualizados”, pois o que ali está escrito, permanece útil, eficaz, e de mensagem real por toda a vida. Em outras palavras a Bíblia nunca fi-cou e nem ficará desatualizada. O que acontece são apenas traduções para as línguas e correções gramaticais de acordo com as regras e/ou mudança de ortografia de cada língua.

É o Livro Sagrado do Judaísmo (somente o 1º test.) e do Cristianismo (1º e 2º tests). Você, leitor que é cristão, co-nhece o Sagrado Livro da sua Religião? Costuma ler e rezar na Bíblia todos os dias?

Pois bem, entendendo porque o mês de Setembro é o mês da Bíblia, agora somos todos convidados a neste mês intensificar o nosso conhecimento do Livro Sagrado, lendo e rezando a Bíblia todos os dias.

Shalom!Amin Feres é Ressaquinhense, Advogado e Filósofo. Assessor Jurídico da Procuradoria do Município de Belo Horizonte e Professor de Ensino Religioso em Colégios Católicos de BH.

Participe desta coluna, envie perguntas, sugestões, críticas para [email protected]

A Libertas FM mais uma vez inova em sua programação. Com muito empenho e dedica-ção por parte de toda equipe da Rádio, do De-partamento Municipal de Educação e da Esco-la Municipal Belisário Moreira a partir do mês de setembro os ouvintes poderão acompanhar o “Maratona Escolar”, um programa voltado aos alunos dos nonos anos da escola.

Foram meses de empenho por parte dos alunos, professores e equipe pedagógica e quatro semanas de competição. As gravações aconteceram na sede da própria escola e ago-ra passarão por um processo de edição para que os ouvintes tenham um programa agradá-vel e de qualidade no rádio. O programa, que contou com três partes, sendo ‘Respondendo as perguntas’, ‘Ao pé da letra’ e ‘Envelope pre-miado’, fez com que os alunos se empenhassem bastante. Confira abaixo um resumo das regras do programa:

Respondendo as perguntasNesta primeira parte do jogo os alunos de

cada equipe tiveram que responder as 20 per-guntas selecionadas pela equipe pedagógica, sendo 10 referentes ao livro lido por cada tur-ma, 5 de Língua Portuguesa e 5 de conheci-mentos gerais e atualidades.

Ao pé da LetraEsta foi a segunda parte do jogo que con-

sistia em soletrar corretamente as palavras de acordo com a ortografia oficial da Língua Por-tuguesa. Foram 10 palavras para cada equipe e os alunos escolhidos para soletrar puderam mostrar suas habilidades no conhecimento das palavras de nossa Língua.

Envelope PremiadoEsta foi a última parte do jogo, mas também

a mais emocionante. O jogo baseou-se no se-guinte: o jogador ficou de frente a 26 envelopes que continham valores de 1 a 1000 pontos, en-tão teve que selecionar um destes, que perma-neceu junto dele até o final do jogo. Caso o jo-gador não topasse a proposta do “negociador” no decorrer do programa o seu prêmio seria o contido neste envelope.

Durante as gravações dos programas a Rá-dio Libertas FM sorteou diversos brindes aos alunos, professores e funcionários da escola. As quatro turmas também receberam troféus. A equipe que conquistou o primeiro lugar re-cebeu o prêmio de R$ 500,00 oferecido pela rádio através dos patrocinadores que apoiaram o programa. Já a equipe que conquistou o se-gundo lugar recebeu o prêmio de R$ 200,00.

O programa, comandado por Aderson de Paula, irá ao ar pela Libertas FM a partir de 15 de setembro, às 12h30, logo após a Propa-ganda Eleitoral Gratuita. O Maratona Escolar também terá reprises às terças-feiras, às 9h da manhã, e às quintas-feiras, 14h. A final será apresentada no dia 6 de outubro e, assim como os demais programas, também terá reprises. Esta é uma parceria da Rádio Libertas FM, De-partamento Municipal de Educação e Escola Municipal Belisário Moreira.

Turmas participantes: Luiz Galdino (Azul Escuro), Pedro Antônio de Oliveira (Azul Claro), Marcos Rey (Verde), Josué Guimarães (Branco)

Equipe da rádio: Aderson de Paula, Ítalo Costa, Luciano The Luck

Libertas FM realiza Maratona EscolarRessaquinha

Page 8: Jornal via real setembro

Via Real 8

FESTIVAL CULTURAL VI Casa Grande - MG

Realização:

Prefeitura Municipal de Casa Grande

Secretaria Municipal de Cultura, esporte, Turismo e Lazer

Apoio:

Cras ( Centro de Referencia a Assistencia Social )

Secretaria Municipal de Educação

BARRACAS COM COMIDAS TÍPICAS E ARTESANATO LOCAL.

14/09Sexta 15/09

Sábado 16/09Domingo

do B

rasil

21h:

22h:

FESTIVAL DE DANÇA E MÚSICA

SHOW: FELIPE E DANTE

EXPOSIÇÃO DE ORQUÍDEAS

21h:

22h:

FESTIVAL DE DANÇA E MÚSICA

SHOW: MASTER BANDA SHOW

07H: APRESENTAÇÃO DAS FOLIAS REGIONAIS

15.30 h: MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS E PROCISSÃO

JULGAMENTO E PREMIAÇÃO DAS ORQUÍDEAS

21h: SHOW: CHAPAHALLS DO BRASIL

17h: SHOW: PADRE CLÉCIO ALENCAR

A cidade de Casa Gran-de está sempre criando e inovando em seus eventos. A maior novidade que já movimenta a cidade é o Pri-meiro Baile de Debutantes de Casa Grande, que acon-tecerá no dia 22 de setem-bro. O palco deste evento

que promete agitar a noite será no Ginásio Poliespor-tivo, às 22h30. O traje da noite deverá ser o ‘passeio completo’. O evento tem como parceira a Prefeitura Municipal de Casa Grande. Você não pode ficar fora desta novidade!

Casa Grande promove seu primeiro Baile de Debutantes

^ ^

Casa Grande

Page 9: Jornal via real setembro

Via Real9

Núcleo Dr. Nasser Feres

Ressaquinha - Rua Juca Fonseca, 04 - Centro Tel.: (32) 3341-1412 Cristiano Otoni - Rua Prof. Mário R. Pereira, 351 - Centro Tel.: (32) 3724-1232 Carandaí - Rua Ludgero Baêta Neves, 48 - Centro Tel.: (32) 3364-3344

E-mail: [email protected]

Especialista em promover sorrisos !

Odontologia Integrada

Que tipo de escova devo usar?

Não é fácil decidir qual o tipo de escova usar, já que o mercado oferece inúmeros tipos, formas e tamanhos. Contudo, lembre-se de que:

• A maior parte dos dentistas concordaque as escovasmacias sãomais eficientespara remover a placa bacteriana e os resídu-os de alimentos. De preferência, a escova deve também ter cabeça pequena para poder mais facilmente alcançar todas as áreas da boca, como por exemplo, os dentes posteriores.• Comrelaçãoaotipodecabo(porexemplo, flexível ou não), formatoda cabeça da escova (retangular, cônica etc.) e estilo de cerdas (com pontas planas, arredondadas, em diferentes níveis etc.), escolha o que for mais confortável para você. O importante mesmo é

usar uma escova que se ajuste bem à sua boca e alcance todos os dentes.• Para muitas pessoas, especialmenteaquelasque têmdificuldadespara escovar oudestreza manual limitada, a escova elétrica é uma boa alternativa porque limpa melhor os dentes.

Quando devo trocar minha escova den-tal?

Quando gasta, a escova pode dani-ficar a gengiva. Troque sua escovade dentes a cada três meses ou quando perceber que ela começa a ficar desgastada. Além disso,é muito importante trocar de escova depois de uma gripe ou resfriado para diminuir o risco de nova infecção por meio dos germes que aderem às cerdas.

A escolha da escova certa

Page 10: Jornal via real setembro

Via Real 10

Carros 0 Km e seminovosOs melhores carros 0 km e seminovos

você encontra aqui!

Marketing: Ofereceremos todo apoio na criação de artes para logotipos, cartazes de eventos,

cartões de apresentação, publicidade via carro

de som, criação de sites e diagramação para

publicações.

Computação: Formatação, manutenção,

otimização de sistemas, drivers,

softwares, turbinação de celulares e micros

em geral.

Está aberta em Ressaquinha a loja que trará soluções para sua divulgação e seu computador!

Avenida dos Inconfidentes, nº 494 - Centro Ressaquinha - MG

fone: (32) 9958-30153341-1421

Próximo ao Auto Posto Ressaquinha

VEREADOR

ODAIR FERREIRA

COLIGAÇÃO “JUNTOS SOMOS MAIS”: PTN / PR / PRB / PTC

EM DEFESA DO CIDADÃO

“O COMUNICADOR EMOÇÃO”“O COMUNICADOR EMOÇÃO”1901919019

CAND

IDAT

O CN

PJ: 1

6.088

.695/0

001-4

5 -CN

PJ: 1

9.490

.150/0

001-5

9TIR

AGEM

: 50.0

00 - G

RÁFIC

A

[email protected] [email protected]

Page 11: Jornal via real setembro

Via Real11

No dia 13 de agosto aconteceu a oficina do Peas Juventude com o tema Afe-tividade e Sexualidade. Sob a coordenação da profes-sora Tânia e com o apoio da professora Carla Loschi e dos alunos Rita e Waldi-nei, cerca de trinta jovens se reuniram, no anfiteatro da escola, para refletirem sobre Afetividade e Sexua-lidade.

Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário - Alfredo Vasconcelos

Diretora: Eliane Resende Souza. Vice-diretor: Erivelto Ferreira Teles.Especialistas em Educação Básica: Andrea Cristina Bianchetti da Silva; Elzinéia Fátima dos Reis Santana; Mércia Gonçalves de Paiva.

O CONSEP, através do Presidente, o Sr. Ivo Flávio, no dia 1 de agosto, conseguiu com o apoio da administra-ção municipal de Alfredo Vasconcelos, a realização da

iluminação pública na Rua Alaíde Bianchetti. Os mora-dores desta rua ficaram mui-to satisfeitos, o sonho da rua toda iluminada tornou-se realidade. Antes da ilumina-

ção, a rua era frequentada por pessoas que utilizavam o lo-cal para usar drogas e pessoas desconhecidas aproveitavam para quebrar vidros das jane-las da escola.

A pedido da direção da Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário, o Consep Alfredo Vasconcelos/MG conseguiu

realizar mais uma obra de iluminação pública

Aconteceu, no dia dez de agosto, na Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário, a Gincana Cultural do Dia do Estudante. O evento foi idealizado e organiza-do pelo professor Bryan e con-tou com o apoio da direção, das especialistas, dos professores e dos demais servidores da escola.

De acordo com o professor

Bryan, “O evento é uma gran-de oportunidade para os alunos competirem de forma sadia e di-vertida”.

Os alunos participaram da Gincana com bastante entusias-mo. O 3º ano 9 foi o campeão do primeiro turno e o 8º ano 1 sa-grou-se campeão na disputa do terceiro turno.

Com o objetivo de esti-mular a leitura e a escrita, as professoras de Língua Portu-guesa dos 6º anos da Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário, Marlene e Ana Lau-ra, estão promovendo um Intercâmbio de Cartas com alunos da Escola Estadual Embaixador José Bonifácio, de Barbacena.

Intercâmbio através de cartas

Gincana do Dia do Estudante movimenta escolaAlunos do 6º ano 6 apresentando suas cartas Alunos do 6º ano 9 escrevendo suas cartas

Peas Juventude realiza aprimeiraoficinasobre

Afetividade e Sexualidade

Antes

Depois

Antes

Depois

Desfile dos alunos com temas geométricos

Professor Bryan com os alunos do 8º ano 1 Professor Bryan e alunos realizando uma prova da Gincana Cultural

Torcida animadaTurma do 3º ano 9, campeã da Gincana Cultural no primeiro turno

Turma do 8º ano 1, campeã da Gincana Cul-tural no 3º turno, com a Orientadora Mércia

Page 12: Jornal via real setembro

Via Real 12

O Parlamento Jovem da Câmara Munici-pal, em parceria com a Escola do Legislati-vo e o Centro de Apoio às Câmaras (Ceac) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, realizou no período de 7 a 17 de agosto, na Escola Estadual Deputado Patrús de Sousa, a

exposição “É você que faz política”, com o ob-jetivo de estimular a participação política dos jovens. A exposição tratou das diferentes di-mensões da política e da forma como ela está presente no nosso cotidiano. Seu conteúdo propiciou uma reflexão sobre os preconceitos

existentes em relação a essa temática e buscou resgatar a ideia de que política é uma forma de estar presente no mundo. Além da cidade de Carandaí, a exposição estará em cartaz nos municípios que participaram do Parlamento Jovem de Minas 2012.

Exposição : É você que faz política

AtosoficiaisdaCâmaraMunicipaldeCarandaíPROJETOS DE LEI

Nº Iniciativa Ementa Lei Municipal1910 Executivo Dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária de 2013 e dá outras providências. 2033

INDICAÇÕES AO EXECUTIVO MUNICIPALNº Assunto58 Criação de Ponto de Táxi no Bairro Vale Verde.59 Recomposição do calçamento da Rua José Gama, Bairro Crespo.60 Retirada de terra acumulada na Rua Cônego Cota, Bairro Centro.61 Construção de meio-fio na Rua Vereador José Barbosa, Bairro Crespo e Rua José Vingo da Silva, Comunidade do Campestre.62 Recomposição do calçamento da Rua Antônio Carlos Sansoni, Bairro Acampamento.63 Pavimentação do prolongamento da Rua Paulo Baptista Gravina, entre as Ruas Deputado José Bonifácio e Rubem do Vale Amado, com os

bloquetes que estão sendo retirados da Rua Presidente Vargas.64 Pavimentação das ruas principais das Comunidades dos Moreiras e Campestre, com os paralelepípedos que estão sendo retirados das Ruas

Crispim Jaques Bias Fortes e Praça Raul Soares.65 Canalização do Córrego Capão do Melo, no trecho remanescente localizado entre a Rua João Blazutti e a Avenida Brasil.66 Recomposição dos quebra-molas das Ruas Juiz Osvaldo Abritta, no Bairro Cruzeiro e Imaculada Conceição, entre as residências de

números 183 e 189, Bairro Centro.67 Iluminação do Viaduto, localizado na extensão da Rua Vereador João Henriques Pinto, Bairro Praia e edificação de uma passarela, paralela à

Ponte do citado local.

REQUERIMENTOSNº Assunto72 Convite da Comissão de Participação Popular ao Sr. Antônio Pereira Martins para prestar esclarecimentos sobre denúncias encaminhadas à

Câmara.

PORTARIASNº Assunto26 Declara vacância de cargo de vereador, de acordo com o ofício 914-15/12 – SACOM/COS,SJU, de 21/7/2012, do Tribunal Regional Eleitoral

de Minas Gerais.27 Concede férias à servidora Elaine Miranda Melo Baeta.28 Concede férias ao servidor Luciano Rodrigues Pereira.

Carandaí

Page 13: Jornal via real setembro

Via Real13

ParabénsAo empresário Ander-son Moraes, de Ca-randaí, pelo seu ani-versário comemorado no dia 29 de agosto.

O bom senso adverte: Vender seu voto é prejudicial ao desenvolvimento do município.

O sábio Mestre GuruMestre Guru medita mergulhado em seus profundos pensamentos.

Seguido pelo seu fiel discípulo, Tapir, vive uma vida de meditações, e nunca, de forma alguma, utiliza suas mãos.

Um dia após acordar de suas medi-tações. Conversa com Tapir.Tapir, em qual época do ano as pes-soas são felizes umas com as outras, distribuem abraços e presentes e querem ser amigos acima de tudo?

No natal mestre?Não Tapir, na época de campanha eleitoral!

Ainda falta muito para você compre-ender os homens e se tornar um mes-tre Tapir!

À empresária Aparecida Ma-ria dos Santos, proprietária da loja Cida Novidades, em Carandaí, pelo seu aniversá-rio, que ocorreu no dia 7 de agosto.

Ao jovem Edyslan Chierica-to, que representou o mu-nicípio de Ressaquinha no concurso Mister Minas Ge-rais.

Ao pequeno Sa-muel, que comple-tou seu primeiro aninho de vida no dia 30 de julho.

Page 14: Jornal via real setembro

Via Real 14

Contrato nº 078/2012Partes: MUNICÍPIO DE ALFRE-

DO VASCONCELOS DULCINÉIA EDUARDA

OLIVEIRA ALVARENGAObjeto: Prestação de serviços de

Agente Administrativo.Prazo: 181(cento e oitenta e um)

dias.Valor: R$ 1.141,00 (mensal) Dotação Orçamentária

02.01.02.04.122.0104.2006 – 3.1.90.04.00 Manutenção Despesa Se-cretaria Geral.

Data: 04/07/2012.

Contrato nº 079/2012Partes: MUNICÍPIO DE ALFRE-

DO VASCONCELOS JOSIANE SUTÉLIA MA-

TOS BARBOZA PINTOObjeto: Prestação de serviços de

Agente Comunitário, em substituição a servidora Cláudia de Oliveira, afas-tada por motivo de Licença Saúde .

Prazo: 105 (cento e cinco) dias.Valor: R$ 733,00 (mensal)Dotação Orçamentária

02.04.02.10.301.0131.2048 – 3.1.90.04.00 Manutenção Despesas Estratégia Saúde Família - ESF.

Data: 04/07/2012.

Contrato nº 080/2012Partes: MUNICÍPIO DE ALFRE-

DO VASCONCELOS MÁRCIO ROSENI DE

SOUZA

Objeto: Prestação de serviços de Motorista, em substituição ao servi-dor Ailton Oliveira da Silva, afastado por motivo de Licença à candidatura a cargo eletivo.

Prazo: 98 (noventa e oito) dias.Valor: R$ 1.141,00 (mensal) Dotação Orçamentária

02.04.01.10.122.0129.2042 – 3.1.90.04.00 Manutenção Despesas Administrativas Saúde.

Data: 04/07/2012

Contrato nº 081/2012Partes: MUNICÍPIO DE ALFRE-

DO VASCONCELOS CONCEIÇÃO APARECI-

DA PORTESObjeto: Prestação de serviços de

Técnica de Enfermagem, em substi-tuição à servidora Rosângela Cristina Ferreira, afastada por motivo de Li-cença para candidatura à cargo eletivo.

Prazo: 93 (noventa e três) dias.Valor: R$ 1.428,00 (mensal) Dotação Orçamentária

02.04.02.10.301.0130.2043 – 3.1.90.04.00 Manutenção Despesas Assistência Médica e Odontológica

Data: 09/07/2012.

Contrato nº 082/2012Partes: MUNICÍPIO DE ALFRE-

DO VASCONCELOS ROSENIL DOS REIS Objeto: Prestação de serviços de

Operário I, em substituição ao servi-dor José Luiz Goularte, afastado por

motivo de Licença para candidatura a cargo eletivo.

Prazo: 93 (noventa e três) dias.Valor: R$ 622,00 (mensal) Dotação Orçamentária

02.05.01.15.122.0179.2065 – 3.1.90.04.00 Manutenção Despesas Plano Diretor.

Data: 09/07/2012Contrato nº 085/2012Partes: MUNICÍPIO DE ALFRE-

DO VASCONCELOS ANDRÉ HERÁCLEO DE

AZEVEDOObjeto: Prestação de serviços de

Técnico de Enfermagem, em substi-tuição à servidora Lílian Carla Ber-tolini, afastada por motivo de férias regulamentares.

Prazo: 30 (trinta) dias.Valor: R$ 1.428,00 (mensal) Dotação Orçamentária

02.04.02.10.301.0130.2043 – 3.1.90.04.00 Manutenção Despesas Assistência Médica e Odontológica

Data: 01/08/2012.

Contrato nº 088/2012Partes: MUNICÍPIO DE ALFRE-

DO VASCONCELOS GLÁUCIA MARIA DO

CARMO SILVAObjeto: Prestação de serviços de

Auxiliar de Serviço Escolar, em substi-tuição à servidora Elane Aparecida de Carvalho Marques, afastada por moti-vo de Licença Médica.

Prazo: 40 (quarenta) dias.

Valor: R$ 622,00 (mensal) Dotação Orçamentária

02.03.02.12.361.0122.2038 – 3.1.90.04.00 Manutenção Despesas Servidores Apoio - FUNDEB

Data: 09/08/2012

PORTARIA Nº 490, de 05 de julho de 2012.

“EXONERA DO CARGO EM COMISSÃO”

O Prefeito Municipal de Alfredo Vasconcelos, no uso de suas atribui-ções legais, e, de conformidade com as Leis em vigor, pela presente Portaria,

Resolve:ART. 1º - Fica exonerada à senho-

ra Beatriz Aparecida Silva Ribeiro, do cargo em comissão de Chefe de Gabi-nete.

ART. 2º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, pro-duzindo efeitos a partir do dia 06 de julho de 2012.

ART. 3º - Revogam-se as disposi-ções em contrário.

Gabinete do Prefeito, 05 de julho de 2012.

OLACIR ELY DA SILVAPrefeito Municipal

PORTARIA Nº 494, de 09 de julho de 2012.

“EXONERA E NOMEIA DE CARGO EM COMISSÃO”

O Prefeito Municipal de Alfredo Vasconcelos, no uso de suas atribui-

ções legais, e de conformidade com as Leis em vigor, pela presente Portaria,

Resolve:ART. 1º - Fica exonerada a senho-

rita Fátima Josilene Benfica, do cargo em comissão de Chefe de Seção de Compras e nomeada para o cargo em comissão de Chefe de Gabinete.

ART. 2º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

ART. 3º - Revogam-se as disposi-ções em contrário.

Gabinete do Prefeito, 09 de julho de 2012.

OLACIR ELY DA SILVAPrefeito Municipal

PORTARIA Nº 495, de 09 de julho de 2012.

“NOMEIA PARA CARGO EM COMISSÃO”

O Prefeito Municipal de Alfredo Vasconcelos, no uso de suas atribui-ções legais, e de conformidade com as Leis em vigor, pela presente Portaria,

Resolve:ART. 1º - Fica nomeada à senhori-

ta Láila Marielle Benfica, para exercer o cargo em comissão de Chefe de Se-ção de Compras.

ART. 2º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

ART. 3º - Revogam-se as disposi-ções em contrário.

Gabinete do Prefeito, 09 de julho de 2012.

OLACIR ELY DA SILVAPrefeito Municipal

AtosOficiaisdaPrefeituraMunicipaldeAlfredoVasconcelos

Page 15: Jornal via real setembro

Via Real15

A Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Alfredo Vas-concelos, convida os fiéis a participa-rem da Festa da Padroeira 2012. Na programação, haverá um preparatório com a oração do terço durante o mês de setembro nos bairros, todos os dias, organizada pelos moradores.

Do dia 27 de setembro até 05 de outubro, a partir das 18h30, aconte-cem as celebrações, sendo que em to-dos os dias haverá a oração do terço, Santa Missa, Novena e Coroação, com presença de padres convidados e tudo

feito por comunidades da paróquia, movimentos paroquiais e represen-tantes dos bairros da cidade.

Dia 06 de outubro será o dia festivo em homenagem à Padroeira, as ativi-dades iniciam-se às 08h30 com bên-ção do carro andor que percorrerá, em carreata, os bairros da cidade e às 18h30 haverá a procissão com o carro andor que sairá da Matriz em direção ao Ginásio Poliesportivo municipal para a missa festiva e a coroação de Nossa Senhora do Rosário.

Leandro Reis – Pastoral da Comunicação

Começa em setembro a Festa da Padroeira Nossa Senhora do Rosário, em Alfredo Vasconcelos

O Departamento de Trânsito, Órgão Executi-vo de Trânsito de Minas Gerais, integrante da es-trutura da Polícia Civil, pela Portaria n° 488/2012, estabeleceu os seguintes prazos para o licencia-mento de 2012, observando-se que o veículo so-mente será considerado licenciado estando qui-tados os débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculadas ao ve-ículo, conforme dispõe o parágrafo 2°, do artigo 131, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB):

Algarismo(s) Final(is) mês: 1 e 2 maio / 3 e 4 junho / 5, 6 e 7 julho / 8, 9 e 0 agosto.

Antes de sair com o veículo, observar, para fins de fiscalização, que até o último dia dos me-ses acima indicados, o condutor deverá portar os seguintes documentos: CRLV/2011, no original,

e autorização para Conduzir Ciclomotor - ACC, Permissão para Dirigir ou Carteira Nacional de Habilitação - CNH, no original.

Para recebimento do Certificado de Licencia-mento Anual/2012, os débitos, acaso existentes, devem estar quitados (IPVA, Seguro Obrigatório, Taxa de Licenciamento e multas).

Havendo débito e/ou irregularidade cadastral, o CLA/2012 não será emitido, disso sendo o pro-prietário do veículo informado, desde que o en-dereço esteja devidamente atualizado.

Para maior tranquilidade dos proprietários de veículos automotores, registrados no Estado de Minas Gerais, informamos, ainda, que comuni-camos a todos os Órgãos e Entidades do Sistema Nacional de Trânsito, inclusive de outros Estados,

por meio do Denatran, da escala de licenciamen-to de 2012.

O certificado de Registro e Licenciamento dos veículos deste ano de 2012 será enviado pelos Correios, com Aviso de Recebimento (AR). Em caso de não recebimento da documentação, basta consulta junto ao site www.detrannet.mg.gov.br - “consulta situação do veículo” para informações sobre o motivo do não licenciamento, ou ainda, para o acompanhamento junto aos correios - www.correios.com.br, da entrega ou não do do-cumento.

Consulte o site www.detrannet.mg.gov.br acerca do licenciamento de seu veículo e outras dúvidas, tanto na área de veículos como habili-tação.

Atenção ao licenciamento anual de veículos (CLA ou CRLV) ANO 2012

Rua Sizenando Teixeira de Carvalho, nº 20 - Bairro Crespo

Page 16: Jornal via real setembro

Via Real 16

´´

11/0

9