real - setembro 2011

60
Reino Unido - Setembro 2011 - nº 105 CULTURA Brazilian Film Festival • CRÔNICA O Amor Globalizado IRLANDA Talento à brasileira viajar é preciso

Upload: na-real-comunicacao-ltd

Post on 30-Mar-2016

266 views

Category:

Documents


38 download

DESCRIPTION

Real magazine September 2011 issue

TRANSCRIPT

Page 1: Real - Setembro 2011

Reino Unido - Setembro 2011 - nº 105

CULTURA Brazilian Film Festival • CRÔNICA O Amor Globalizado IRLANDA Talento à brasileira

viajar é preciso

Page 2: Real - Setembro 2011
Page 3: Real - Setembro 2011

3setembro 2011

Índi

ce

20 32 36GuiaTurismo Cinema Cultura

Tempo de viajar 3° BrazilianFilm Festival

Crônica: o amorglobalizado

Editorial

Revista Real - nº 105 - Setembro 2011 Fone: 020 8534 6183www.revistareal.com

Editor-chefeRégis [email protected]

Diagramação e FinalizaçãoRaf Comunicação

IlustraçãoEdvaldo Jacinto Correia

CapaFotos Embratur

Fotógrafo Rafael Bastos (Reino Unido)

Marketing e Comercial Adriana [email protected]@revistareal.com

Jean Marcelo Consolmagno [email protected]

RedaçãoBete Kiskissian (Reino Unido)Carine Vargas (Reino Unido)Giovana Zilli (Reino Unido)Maria Oller (Reino Unido)

ColaboradoresAlberto Luiz Schneider (Brasil)Carla Beraldo (Irlanda)Devaldo Gilini Júnior (Brasil)Rogério Fischer (Brasil)

Real na web:www.revistareal.com

DistribuiçãoBR Jet [email protected]

Painel dos leitores 7

Reino Unido 8

Irlanda 18

Guia Turismo 20

Dream Trip 30

Cultura 32

Agenda 38

42 Flash

46 Wow!

48 Aventura

50 Visão do Brasil

52 Motores

54 Classificados

57 Mônica

O conteúdo dos anúncios e informes publicitá-rios são de responsabilidade dos anunciantes

Navegar é preciso, viver não é preciso”, já dizia, lá pelos idos da Roma antiga, o general romano Pompeu, frase cele-

brizada séculos mais tarde pelo poeta português Fernando Pessoa e cantada em verso por Caetano Veloso. Tal qual era importante se lançar ao mar numa época em que o império romano expan-dia as suas fronteiras, viajar é preciso para a saúde e o equilíbrio mental nos estressantes dias modernos. Conhecer novos lugares ou revisitar velhos destinos quebra a rotina e renova nossa energia.

Foi pensando nisso que dedicamos a capa de setembro ao tema “turismo”. Você vai encontrar nesta edição desde dicas “locais”, com passeios que podem ser feitos numa folga de final de semana, viajando à Irlanda; até um giro pela Euro-pa ou uma programada viagem ao Brasil. Com a vantagem de pagar bem menos por passagens e estadia se agendar a sua viagem com antecedência.

E que tal, na próxima viagem ao Brasil, colocar no roteiro uma cidade ou esta-do que você ainda não conhece? Num país repleto de atrações e beleza como o nosso, fica até difícil enumerar tantas opções. Poderíamos falar da Amazônia, do Pantanal, do Parque dos Veadeiros, da Chapada Diamantina, do interior de Minas Gerais, de Canoa Quebrada, de Morro de São Paulo, de Jericoacoara ...

São tantos e tantos destinos no Brasil que preferimos sugerir alguns que muitos podem achar “batido”, como o Rio de Janeiro e Salvador, mas que na verdade muito brasileiro que mora por aqui não conhece. Até porque, num país conti-nental como o nosso, não é tão fácil (e barato) viajar do Sul ao Nordeste para conhecer Salvador, por exemplo. Ou sair de Goiás, no centro do país, para andar pelas dunas da Joaquina, em Santa Cata-rina, ou procurar a garota de Ipanema na capital carioca.

Não importa o seu destino. Não im-porta quantos dias ou semanas você vai ter de férias. O importante é programar o próximo roteiro. Afinal, viajar é preciso.

Boa trip! E até outubro.

Régis QuerinoEditor-chefe

Page 4: Real - Setembro 2011

4 setembro 2011

Page 5: Real - Setembro 2011

5setembro 2011

Page 6: Real - Setembro 2011

6 setembro 2011

Page 7: Real - Setembro 2011

7setembro 2011

Car

tas

Capoeira com descon-to aos leitores da RealOlá Amigos da Real,Nós, do Grupo Capoei-ra Arte, estamos inician-do classes em outubro

no Westminister Academy Sport Centre, em Nothing Hill, e gostaríamos de oferecer aos seus leitores e funcionários desconto de 50% na mensalidade. O valor por aula será de 8 libras e para os leitores e funcioná-rios da Real será de 4 libras. Caso haja interesse por vocês, pedimos apenas apoio na divulgação.

Francisco CasarotiCapoeira Arte UK- Londres

077 2477 7285 www.capoeirauk.ning.com

Guia Pitú Verão 2011Parabéns pelo Guia Verão, na edição de agosto. Já conhecia o Richmond Park, onde fui algumas vezes, mas o Bushy Park foi uma grata surpresa. Foi mais fácil ver

os cervos e meus filhos adoraram ver os animais bem de perto. Deu vontade de dar comida a eles, mas fomos alertados por um monitor no parque para não tentar. Apesar dos animais estarem meio acostumados com a presença humana, são selvagens e podem reagir de maneira agressiva. Abraço a todos.

Anselmo Tomaz de Castro Londres

Fórum lusófonoAcontece no dia 19 de setembro, às 19h30, na sala 8 do Lambeth Town Hall (Brixton Hill SW2 1RW), o fórum “Little Portugal – Mais e Melhor”, reunião do empresa-riado falante da língua portuguesa que atua na zona sul de Londres, a chamada Little Portugal, área que com-preende Stockwell e Vauxhall, no council de Lambeth. A iniciativa pretende criar um espaço de debate e troca de ideias com o objetivo de promover a região junto à sociedade londrina.

Adelina PereiraLondres

Page 8: Real - Setembro 2011

8 setembro 2011

REINO UNIDOR

eino

Uni

do

Curso de inglês gratuito para não-europeus

Se você mora no Reino Unido legalmente há no máximo cinco anos e não tem cidadania euro-peia, tem a chance de estudar inglês e conhecer mais sobre o país de graça. Através do projeto ‘Integration for Education Project’, você pode se habilitar a cursar o ‘English for Speakers of other Lan-guages’ (ESOL) e participar de vi-sitas a exibições, museus e biblio-tecas. Os cursos são ministrados no WKC Soho Centre, às segun-das e quartas, das 13h às 16h, e no WKC Regent’s Park Centre, às terças e quintas, das 10h às 13h. Novas turmas começam no dia 13 de setembro. Para mais informa-ções contate Cheryl Rhyner pelo telefone 020 7963 4115 ou email [email protected].

‘Fantasia Brasileira’ com o guitarrista Celso Machado

O guitarrista, cantor e percus-sionista brasileiro Celso Machado fará uma aparição rara no Reino Unido, nos dias 16 e 17 de setem-bro, no Bolivar Hall, 54, Grafton Way, London W1T 5DL. Aclamado como um dos guitarristas mais importantes da nova geração no Brasil, Machado “converte sua voz e seu corpo inteiro... em uma

Plenária discute propostas contra o tráfico de pessoas

Será realizada no dia 8 de setembro, às 17h, nas depen-dências do Consulado-Geral do Brasil em Londres, a reunião Plenária Livre para discussão de propostas para o II Plano Nacio-nal de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (II PNETP) . O obje-tivo da consulta pública é o de colher sugestões sobre o tema de modo a enriquecer o rol de ações que o Governo Brasileiro buscará implementar nos próximos anos nas esferas de prevenção do tráfico, investigação e interdição e assistência às vítimas. Por “tráfico de pessoas”, entende-se “o recru-tamento, o transporte, a transfe-rência, o alojamento ou o aco-lhimento de pessoas, recorrendo à ameaça ou uso da força ou a outras formas de coação para fins de exploração. A exploração inclui a exploração da prostituição ou outras formas de exploração sexual, o trabalho ou serviços forçados. Mais informações sobre o II PNETP, escreva para [email protected].

Abras convoca voluntários de várias áreas

A Abras, Associação Brasileira no Reino Unido, está convocando voluntários para diversas áreas, como assistentes socias, intér-pretes, psicólogos, advogados, tradutores e profissionais que atuam na área administrativa. Os interessados em integrar a equipe podem enviar um currículo para o email [email protected] com uma pequena carta contando o motivo pelo qual gostaria de trabalhar na associação. Se preferir, podem ir pessoalmente até a Abras e preen-cher o formulário do voluntário. A associação funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 10h às 17h, e está localizada na 59 Station Road, Lon-don, NW10 4UX, perto da estação de Willesden Junction.

Cursos de português brasileiro na Canning House

Conhece algum gringo que gostaria de aprender português? É casado(a) ou namora um(a) estrangeiro(a) que gostaria de se aprofundar nos conhecimentos de nossa língua? A Canning House está com inscrições abertas para cursos de português brasileiro em vários níveis: iniciante, inter-mediário, elementar e avançado. Os cursos terão duração de dois meses, iniciando a partir do dia 26 de setembro e indo até o dia 30 de novembro, dependendo do nível escolhido. Para membros da Canning House, o custo é de £185 e para não-membros, £200. As inscrições podem ser feitas através do email [email protected] ou pelo telefone 0207 235 2303, ramal 221. Mais informações no site www.canninghouse.org.

verdadeira orquestra “(The Detroit News). Os guitarristas de nível avançado terão também a oportu-nidade de frequentar oficinas com o brasileiro, recebendo orientação pessoal do próprio. Este é um evento da ILAMS, organizado pela Embaixada da República Boliva-riana da Venezuela e Produções KAPA, com o apoio da Embaixada do Brasil. O concerto solo aconte-ce dia 16, às 19h30; masterclas-ses (oficinas a serem confirmadas), dia 17, às 15h e concerto de gala, também no dia 17, às 19h30. A en-trada é livre, sem reserva necessá-ria. Informações: 077 6273 1010 e [email protected].

Page 9: Real - Setembro 2011

9setembro 2011

Page 10: Real - Setembro 2011

10 setembro 2011

Page 11: Real - Setembro 2011

11setembro 2011

Page 12: Real - Setembro 2011

12 setembro 2011

Rei

no U

nido

O fotógrafo brasileiro André Camara foi convida-do para participar da série de curtas-metra-gens “See Britain through my eyes”, produzida pelo governo britânico para promover o país

no período que antecede os Jogos Olímpicos e Parao-límpicos de Londres 2012. A campanha retrata morado-res do país, britânicos ou estrangeiros, que falam sobre as suas experiências na moderna Grã-Bretanha. O vídeo de André Camara foi lançado para coincidir com o Dia Mundial da Fotografia, no dia 19 de agosto. No filme, André descreve os seus 20 anos vivendo em Londres, em que testemunhou e fotografou os prin-cipais eventos e cenas da história britânica recente. André viajou por todo o mundo e, cada vez que retorna ao Reino Unido, afirma continuar a ser tocado pelo respeito britânico pelas regras e pela consideração aos outros, que se reflete em coisas simples do cotidiano, como o ato de ficar de à direita nas escadas rolantes. Em sua carreira, André testemunhou em primeira mão o que ele descreve como a resistência britânica, a forma como o povo reage a situações adversas, como no

A Grã-Bretanha, pela lente e ótica de um brasileiro

Há 20 anos morando em Londres, o fotógrafo André Camara foi convidado a participar da série “See Britain through my eyes”

Da Editoria

atentado do IRA, o exército republicano irlandês, em Londres, em 1993, ou nos ataques terroristas de 2005. O brasileiro produziu fotografias lendárias dos atenta-dos em Londres, em 7 de julho de 2005, como a de uma mulher saindo da estação de metrô com o rosto queimado usando uma máscara branca, imagem que ganhou as manchetes de primeira página em jornais de todo o mundo.Sempre procurando o próximo desafio, André está agora voltando a sua atenção para os Jogos Paraolím-picos de 2012. Ele tem uma prótese de perna e vem treinando intensivamente, na esperança de se qualificar para a equipe brasileira de remo paraolímpico e com-petir em Londres, em 2012.

TrajetóriaAndré nasceu em 1969 e começou a trabalhar como fotógrafo aos 15 anos, no Jornal do Brasil, no Rio de Janeiro, dividindo o seu tempo entre a escola e o trabalho, até começar a fazer o curso de história na PUC. Entre seus primeiros feitos está o de fotografar a Copa do Mundo de 1986. Aos 17 anos, ele fotografou uma guerra entre traficantes de drogas em uma favela carioca - as imagens poderosas provocaram protestos nacionais e intervenção policial. Vinte anos depois, es-sas imagens serviram de inspiração para o filme ‘Cida-de de Deus”, do diretor Fernando Meirelles. André tem trabalhado para as agências de notícias Associated Press e Reuters e para o jornal The Times, entre outros veículos. Ele foi o único fotógrafo em Bagdá, no Iraque, por vários meses durante a primeira Guerra do Golfo e ganhou o seu primeiro prêmio pela cobertura do atentado do IRA em Londres. Assista ao vídeo de André Camara:http://youtu.be/2ToLNpM-kFU

O fotógrafo André Camara e uma de suas imagens que marcaram os atentados em Londres, em 2005

Page 13: Real - Setembro 2011

13setembro 2011

Page 14: Real - Setembro 2011

14 setembro 2011

Nome: Danielle de Andrade MartinsIdade: 29 anos

Local de origem: Alta Floresta, Mato Grosso

Por que você resolveu vir morar em Londres?Porque além de ficar perto do meu namorado de longa distância – atualmente marido -, eu queria aperfeiçoar meu inglês, ter a experiência de viver em outro país e conhecer outras culturas.

Há quanto tempo você está aqui?Há quatro anos e meio.

Como foi a primeira reação ao chegar? O que você mais estranhou?Eu já havia vindo para Londres a passeio, mas quando vim para ficar tudo era novo de uma certa forma, pois eu tinha uma rotina muito diferente da que eu tinha no Brasil: dividia quarto com duas pessoas aqui, e por estar estudando período integral, às vezes trabalhava à noite e fins de semanas prolongados.

O que mais gosta e o que não gosta na cidade?Gosto muito da grande diversidade cultural, de ter tantas opções de lugares e coisas para fazer, como ir a teatros, restaurantes, parques, exibições, etc. Não gosto dos dias cinzentos, congelantes e com longos períodos noturnos na época do inverno.

Qual o seu lugar predileto em Londres?Só um não dá, tenho vários. Além da vista magnífica da cidade a partir de Greenwich, gosto muito de caminhar por Southbank, apreciando o rio Tâmisa e a mistura de edificações antigas e modernas. Tenho que mencionar também a ótima atmosfera de Camden Town.

Fale da sua rotina. Trabalha? Estuda?Tenho uma barraca de roupas femininas em Camden Lock, trabalho como tradutora freelance e sou intér-prete voluntária. Faço um curso de intérprete e estou sempre tentando aprender algum idioma - atualmente estudo espanhol e faço um exchange de português por francês com uma parisiense. Após um longo dia de trabalho, geralmente saio com meu marido ou meus amigos para me distrair.

Você já passou por alguma situação difícil, algu-

ma “roubada” por aqui? Roubada não, mas no início tive uma época difícil divi-dindo quarto. Enfim, tudo conta como experiência!

Como conheceu a Real? Que seção ou assunto você mais gosta na revista?Conheci a partir dos pontos de distribuição em res-taurantes brasileiros. Gosto das matérias que saem na seção Visão do Brasil.

Tem alguma sugestão ou tema de interesse que gostaria de ler nas páginas da Real?De repente mais matérias na citada seção.

Alguma dica para os recém-chegados em Lon-dres?Que aproveitem as opções de lazer e cultura, pois a cidade é rica nesse sentido, mesmo para aqueles que não podem ou não querem gastar. E também que aprendam o inglês, pois é muito relevante para interagir e abrir portas no mercado de trabalho.

A experiência está valendo a pena?Muito.

O que você mais sente falta do Brasil? A combinação de sol e água - seja mar, cachoeira ou piscina - e, claro, minha família, amigos e aquele calor humano e espontaneidade que o nosso povo tem!

Pretende voltar para o Brasil?Simmmmmm!!!

Rei

no U

nido

Page 15: Real - Setembro 2011

15setembro 2011

Page 16: Real - Setembro 2011

16 setembro 2011

S erá realizado em Londres, de 9 a 11 de setembro, o 4° Encontro da Rede de Brasi-leiros e Brasileiras na Europa, no ICO Con-ference Centre, 22 Breners Street, London

W1T 3DD (estações Tottenham Court Road, Oxford Circus e Goodge Street). As inscrições custam £20, incluindo almoço no sábado, dia 11. Confira a programação:

Dia 9, das 14h às 17h - Inscrições17h10 às 17h20 - Embaixador Marcus de Vincenzi – Cônsul Geral em Londres17h20 às 17h40 - Ministra Luiza Lopes – SGEB – Pres-tação de contas do Governo Brasileiro17h40 às 18h - Dra. Yara Evans – Brasileiras e Brasilei-ros em Londres, 201018h às 18h30 - Produtora Ana Paula Figueiredo: relato sobre produção e apresentação do vídeo “Hair

Rei

no U

nido

Da Editoria

Expectation”18h30 às 18h40 - Relato da programação do sábado

Dia 10, 10h às 10h30 - Plenária 10h30 às 13h – Trabalhos das Mesas Temáticas: Cultura e Educação, Gênero e Assistências Consular e Social, Imigração e Direitos Humanos e Trabalho, Previdência Social e Saúde14h30 às 18h - Apresentação de relatórios

Dia 11, das 10h às 14h - Pendências dos trabalhos da véspera, escolha do local do Encontro 2013, eleição da Nova Coordenação da Rede Europeia, discussão sobre representação política, com ênfase no CRBE e Conselhos de Cidadania. Mais informações sobre o evento através do email [email protected] ou contate a Casa do Brasil em Londres, 020 7580 0133.

Encontro em Londres vai ter painéis sobre educação, cultura e trabalho e previdência social

Page 17: Real - Setembro 2011

17setembro 2011

Page 18: Real - Setembro 2011

18 setembro 2011

IRLANDAIrl

anda

É verão em Dublin e no meio da Grafton Stre-et, reduto dos artistas, ouço aplausos unísso-

nos. Vestido com a camiseta do São Paulo Futebol Clube, Carlos da Silva balança a Terra de James Joyce. Natural de São Paulo, mas carioca de coração, viveu a infância na Cidade da Garoa e mudou-se para o Rio. Teve poliomielite aos seis meses e ficou paraplégico. Aos 22 anos começou a fazer embaixadinhas com as muletas. Hoje, aos 39, continua na ativa e já rodou o mundo. O tempo acabou com a insegurança e também driblou a deficiência física. Nesta entrevis-ta, o pai de Laura e Nicole fala do lado bom da vida e dá uma aula de determinação.

Real - Quando você come-çou a fazer as embaixadinhas com as muletas? Foi uma brincadeira que virou trabalho ou o trabalho se transformou numa brincadeira?

Carlos - Faz algum tempo que comecei, mas profissionalmente tem 22 anos. Foi em 1989 na cidade de Zurique, na Suíça. A paixão de todo brasileiro pelo futebol está no sangue e isso é inquestionável. Faço o que todo conterrâneo gosta de fazer, ou seja, exibição com uma bola de futebol (risos). A única diferença é que meu jeito de executar é diferente e percebi que isso poderia ser um trabalho também. Acho que a brin-cadeira virou coisa séria.

Real - Como é a sua rotina? Quanto tempo se dedi-ca a essa atividade?

Carlos - Faço em média mais de 50 mil embai-xadinhas por dia. No começo ficava nove meses por ano viajando e me apresentando. Hoje dedico quatro meses a essa atividade e os outros oito fico no Brasil. Sou graduado em Química, mas atuo como guia turísti-co, pois tenho uma empresa de turismo adaptado para Portadores de Necessidades Especiais (PNEs).

Real - Em quantos lugares já se apresentou?

Talento à brasileira Em entrevista à Real, o químico Carlos da Silva dá

uma aula de perseverança e altruísmoCarla Beraldo

PE

RF

IL

Carlos - Passei por mais de 20 países e mais de 100 cidades gingando futebol.

Real - Como você fi-cou paraplégico? O que é mais complicado na vida de alguém que tem necessida-des especiais: adaptar-se ao mundo ou o mundo adaptar--se a ele?

Carlos - Tive poliomielite aos seis meses de idade e sou paraplégico desde muito novo, então não tive tantos problemas de adaptação, já que minha vida sempre foi assim. Uma coisa importante é saber que o mundo não moverá uma agulha para me-lhorar sua vida. A sociedade não liga, as autoridades idem. Portanto, temos que andar de cabeça erguida e seguir a vida olhando para a frente, sem querer que as pessoas sintam pena e desejar ser respeitado, porque o ser hu-

mano se adapta, basta acreditar em si mesmo.

Real - Por gentileza, conte para os leitores da Real do que você mais se orgulha.

Carlos - No Brasil sou o primeiro portador de necessidades especiais a tirar uma carteira de habilita-ção com todas as categorias. Ou seja, desde que seja adaptado, posso dirigir qualquer tipo de veículo. Passei pela avaliação da junta médica, passei pelos testes e isso me orgulha muito.

Real - Com a sua experiência de vida, o que mais te impressionou nessas viagens?

Carlos - Aprendi que apesar de diferentes, os seres humanos são muito parecidos. As pessoas têm sonhos e almejam felicidade. Já rodei vários países do mundo, conheci diferentes culturas, doutrinas religiosas, idio-mas, crenças, filosofias, costumes e tudo isso só serviu para confirmar o que eu já acreditava: o melhor lugar do mundo para se viver é aquele onde você consegue viver em paz consigo mesmo, seja no Brasil, no Japão ou na Alemanha, o importante é ter paz e respeito e ser feliz.

Carlos diz que já se apresentou em mais de 100 cidades pelo mundo afora

Page 19: Real - Setembro 2011

19setembro 2011

Page 20: Real - Setembro 2011

20 setembro 2011

As Cataratas do Iguaçu atraem o segundo maior número de visitantes estrangeiros ao Brasil Cr

édito

: Chr

istian

Kne

pper

/Em

brat

ur

Page 21: Real - Setembro 2011

21setembro 2011

Da Editoria

O final de ano vai se aproximando e desde já é difícil não pensar no período de festas, quando muita gente viaja ao Brasil, se aventura por um país europeu ou aproveita para conhecer um pouco

mais do Reino Unido ou da Irlanda. Para garantir preços mais acessíveis de passagem e estadia em hotéis, nada melhor do que planejar e agendar a sua viagem com antecedência. Foi pensando nesse aspecto e conhecendo o “lema brasileiro” de deixar tudo para a última hora que a Real resolveu elaborar um Guia de Viagens e Turismo, onde você vai encontrar sugestões e informações básicas sobre destinos turísticos no Brasil e na Europa. Tudo para você se programar a tempo de curtir merecidas férias em algum lugar especial. Pagando menos por isso.Para facilitar a sua missão, nesta época do ano é comum que as agências de viagem e companhias aéreas ofereçam descontos e tarifas especiais, proporcionando economia de umas boas libras ou euros para quem programa o seu roteiro meses antes do embarque. E para aqueles que não fazem questão de viajar entre o Natal e o Ano Novo, marcar a viagem para novembro ou início de dezembro é garantia de gastar muito menos.

Dream TripNão importa se as suas férias serão de um mês, uma semana ou um básico final de semana prolongado. Fugir da rotina, deixar as preocupações do dia-a-dia de lado e viajar para conhecer outra cidade ou país estão entre os melhores remédios para se livrar do estresse. Portanto, cuide da sua saúde mental e bote o pé na estrada.Programe-se, arrume as malas e faça como alguns leitores da Real que participaram da sessão “Dream Trip”. Não são necessárias muitas palavras para descrever as sensações de felicidade. As imagens muitas vezes falam por si só. Cenários paradisíacos, sorrisos na face e a satisfação de relaxar em merecidos dias de descanso e lazer.

Boa viagem!Info: www.turismobrasil.gov.br/promocional

Programe as suas férias!Numa época em que o mundo só fala em economia,

agendar a próxima viagem com antecedência é garantia de pouparumas boas libras ou uns bons euros

Page 22: Real - Setembro 2011

22 setembro 2011

Fernando de Noronha

Florianópolis

Foz do Iguaçu

Verdadeiro paraíso na costa de Pernambuco e considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, o arquipélago composto por 21 ilhas mantém praticamente intocáveis as suas magníficas praias. Tudo graças a uma política ambiental que permite a presença de apenas 700 visitantes ao mesmo tempo. Localizado a 545 km de Recife, Fernando de Noronha é o lugar ideal para mergulhar, surfar, observar a fauna

Também conhecida como a Ilha da Magia, Floripa é um dos mais concorridos destinos turísticos do Brasil. Se você ainda não conhece Florianópolis, vai se encantar com algumas das 42 praias da cidade. Para quem gosta de agito, o destino é o norte da ilha e praias como Jurerê, Canasvieiras e Ingleses. Aos que pretendem se jogar nas ondas, o rumo é leste, em direção às praias de Mole, Moçambique e Joaquina. Quem busca tranquilidade deve rumar ao sul e escolher, entre outras, Pântano do Sul ou Armação. Independente do seu tipo de praia, não deixe de visitar a Lagoa da Conceição num final de tarde, onde você poderá relaxar vendo o pôr-do-sol e provar as delícias da culinária local.

Info: www.guiafloripa.com.br/turismo

O segundo destino turístico brasileiro mais visitado pelos estrangeiros que vão ao Brasil não poderia ficar fora do nosso Guia. Foz do Iguaçu recebe mais de um 1 milhão de turistas por ano e só perde para o Rio de Janeiro em número de gringos, segundo a Embratur. Afinal, o Parque Nacional do Iguaçu, também tombado pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade, é onde se situam as Cataratas do Iguaçu.

A disposição dos 19 grandes saltos proporciona a melhor vista para quem observa o cenário a partir do lado brasileiro. Barcos levam os turistas bem próximos às quedas. A Usina de Itaipu, a maior hidrelética do mundo em produção de energia, e o Parque das Aves, com cerca de 1.100 aves de diversas partes do mundo, também são atrações imperdíveis.

Info: www.fozdoiguacu.pr.gov.br/turismo

Cap

a

Vista área do Morro dos Dois Irmãos Foto

: Ren

ata

Vict

or/E

mbr

atur

marinha e curtir o mar cristalino. Esqueça das atribulações do dia-a-dia na cidade e se deixe

perder através de caminhadas pela ilha e visitas à Baía dos Golfinhos ou à Baía do Sancho, numa vista de tirar o fôlego. Há voos para Fernando de Noronha partindo de Recife-PE e Natal-RN.

Info: www.feriasbrasil.com.br/pe/fernandodenoronha

Page 23: Real - Setembro 2011

23setembro 2011

Page 24: Real - Setembro 2011

24 setembro 2011

Cap

a

Rio de Janeiro

Salvador

Cidade mais conhecida do Brasil, o Rio de Janeiro, como já bem disse Gilberto Gil, continua lindo. Cenário paradisíaco e um dos mais belos cartões postais do mundo, a capital carioca conquista o turista por suas belezas naturais e a simpatia de seu povo. Com temperaturas amenas durante quase todo o ano, a eterna Cidade Maravilhosa também reserva ao visitante um das mais concorridas festas de Réveillon. Se você pretende passar a virada para 2012 por lá, essa é a época do ano para agendar passagem e estadia para garantir preços mais em conta.

Quando o tema é diversão, não faltam opções de programas e atrações para se visitar no Rio: Pão de Açúcar, Morro do Corcovado, os Arcos da Lapa, o Jardim Botânico... Sem falar nas famosas praias de Ipanema e Copacabana, cantadas em verso e prosa, e um dos símbolos da cidade, o Maracanã, atualmente em reforma para ser o palco da final da Copa de 2014 e sede oficial dos Jogos Olímpicos de 2016.

Info: www.rioguiaoficial.com.br

Praia de Copacabana

Foto

: Chr

istian

Kne

pper

/Em

brat

ur

Um dos destinos turísticos brasileiros mais conhecidos no exterior, Salvador reserva ao visitante o calor acolhedor de seu povo e temperaturas de 25 graus em média durante todo o ano. Com 51 km de praias urbanas, incluindo a beleza poética de Itapõa e a praia do Farol da Barra, Salvador também é famosa por suas tradicionais festas de rua, que compreendem os ritos do candomblé e da devoção cristã, além da capoeira e do Carnaval dos trios elétricos.

As atrações da cidade incluem o Centro Histórico, considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Além das encantadoras ruas do Pelourinho, entrar no centro de Salvador é uma experiência arquitetônica inesquecível. Igrejas e casas coloniais testemunham um passado que ainda está presente em cada esquina destas ruas mágicas de paralelepípedos.

Tudo isso sem falar na deliciosa gastronomia, com seus vatapás e acarajés, um variado artesanato que deixa o turista perplexo no Mercado Modelo e a bela vista do Elevador Lacerda. Não à toa, Salvador será uma das 12 sedes da Copa de 2014!

Info: www.saltur.salvador.ba.gov.br

Pelourinho

Foto

: Chr

istian

Kne

pper

/Em

brat

ur

Page 25: Real - Setembro 2011

25setembro 2011

Page 26: Real - Setembro 2011

26 setembro 2011

A capital da República Checa parece uma cidade tirada de um conto de fadas, cheia de ruelas românticas e torres pontiagudas.

Relógio astronômico.Este relógio é simplesmente lindo! Desde 1490, às 8h e

às 20h, os bonecos do relógio anunciam as horas, atraindo muitos turistas.

Ponte de Carlos IVConstruída no século XIV em estilo gótico, possui

30 estátuas, que comemoram as vidas de santos e personagens importantes da vida checa. Nos seus extremos encontram-se duas torres, a da pólvora e a da ponte.

Castelo de PragaFoi construído no ano 870. Dentro do conjunto do

castelo destacam-se a Catedral de São Vito, que é o edifício mais antigo do castelo, e a Rua de Ouro, dentro do castelo, a mais visitada em Praga. O seu nome provém dos ourives que a habitaram. Franz Kafka viveu durante os anos 1916 e 1917 no número 22 desta rua.

EuropaMaria Oller

Paris

Roma

Praga

Torre EiffelO melhor ponto para se

observar e tirar fotografias da Torre Eiffel é a partir dos jardins e chafarizes do Trocadero. Vale a pena subir na torre e desfrutar da vista deslumbrante da cidade.

Île de la CitéVisite a catedral de Notre Dame, marco de peregrinação

do mundo medieval desde o século 12.

BastilleAntiga prisão política do império francês. A queda da

Bastilha, no 14 de julho de 1789, é o principal feriado francês.

LouvreA moderna pirâmide de vidro faz um contraste gritante

com o antigo Palais do Louvre, sede da corte francesa desde o século 13. Você precisará de dias para explorar bem o Museu do Louvre.

Champs-ÉlyséesUma das mais famosas avenidas do mundo, com suas

lojas e cafés.

Arco do Triunfo Monumento construído em 1836 para comemorar as

vitórias de Napoleão. Fica na praça Charles de Gaulle.

Sacre CoeurConstruída em 1870 , de arquitetura bizantina e

romana. Não deixe de visitar esta bonita basílica localizada no Monte Martre, o mais alto da cidade.

Cap

a

ColiseuAnfiteatro construído de 70

DC a 90DC, usado como palco de lutas de gladiadores. À noite, a iluminação é um espetáculo à parte.

Fontana de TreviA Fonte de Trevi fica no final do Aqua Virgo, um

aqueduto construído no ano 19 AC e que traz água de uma fonte a 20 quilômetros de Roma.

Fórum RomanoO Fórum Romano era o centro da Roma Imperial e onde

aconteciam as eleições romanas e se reunia o Senado.  

Castel Sant’AngeloO Castel Sant’Angelo, às margens do rio Tibre e a

poucos minutos da Basílica de São Pedro, é um passeio imperdível. Construído por Adriano em 123 DC para ser o seu mausoléu, o prédio foi depois transformado em uma fortaleza.

Museu do VaticanoColeção de arte impressionante, com artefatos romanos,

etruscos e de toda a coleção de presentes que os papas já receberam durante os seus reinados. Dá acesso à Capela Sistina, a jóia de Michelângelo, que apesar de escura, impressiona pela riqueza de detalhes.

O que você não pode perder em três grandes capitais

Page 27: Real - Setembro 2011

27setembro 2011

Page 28: Real - Setembro 2011

28 setembro 2011

BrayEm Bray, todas as informações são escritas em duas línguas, o inglês e o gaélico (“táxi” é tacsaí). Ao mesmo tempo em que mantém as tradições irlandesas, o grande número de jovens dá um toque cosmopolita à pequena província, o que a torna tão excêntrica. A orla marítima é muito bonita e há espaço para praticar esportes, fazer piquenique, apreciar a paisagem ou curtir os bares e restaurantes que compõem a arquitetura georgiana. Uma opção interessante é o Bar Harbour, conhecido pelas sessões de música ao vivo e por ser point de músicos de renome, como Bono Vox e The Edge, do U2. O nome da cidade significa colina ou elevação, referindo-se à inclinação gradual do terreno a partir da ponte Dargle até Vevay Hill. Haja pernas para caminhar do Cliff que vai de Bray a Greystones. A subidinha é cansativa e leva cerca de meia hora, mas a visão é magnífica. Para quem gosta de literatura, a casa de James Joyce é parada obrigatória.

GalwayA pequena cidade da costa oeste irlandesa, com quase 70 mil habitantes, é conhecida pelo Festival de Artes. Numa visita por lá, não deixe de conhecer o teatro Druid e de tomar uma cerveja preta no tradicional pub Tigh Neachtain. Os Cliffs of Moher (foto), conjunto de penhascos que se

Cap

a

Belezas da IrlandaCarla Beraldo

Foto: Jonathan Hession/Tourism Ireland Imagery

estendem por oito quilômetros, são outra grande atração e foram finalistas das Sete Maravilhas do Mundo da Natureza. A O’Brien Tower é o ponto mais alto, 214 metros de altura ao nível do mar, construída em 1835 por Cornelius O’Brien, descendente do primeiro Rei da Irlanda, Brian Boru. Apesar de funcionar como observatório dos Cliffs, o local é pequeno e o topo da torre é muito apertado para se ter uma boa vista. De qualquer maneira, assistir ao pôr do sol nos Cliffs é apreciar a beleza da natureza em um dos lugares mais bonitos do mundo.

HowthLocalizada na península de Howth Head, fica a 13 quilômetros ao norte de Dublin. A vila de pescadores é famosa pela culinária e pela feira de produtos fresquinhos que ocorre todos os domingos, bem ao estilo do Mercado Municipal de São Paulo, onde os cheiros, cores e sabores se misturam à arquitetura local. Assim como Bray, Howth também tem um grande porto e a orla é rodeada por cafés e bares. Existem vários observatórios dos pequenos arquipélagos e da costa pode-se ver os leões marinhos. Há também o Howth Castle, que vale a pena ser visitado, assim como a fascinante vista dos pequenos cliffs. Você pode ir a pé pela trilha que percorre toda a montanha, ir de ônibus (31, 31b e 31c, percurso de 45 minutos) ou Dart, sentido norte, cujo trajeto é percorrido em meia hora.

Page 29: Real - Setembro 2011

29setembro 2011

Page 30: Real - Setembro 2011

30 setembro 2011

Cap

a

V iajar sempre nos reserva momentos de prazer e alegria. Alguns leitores da Real comentam em depoimentos as suas viagens do sonhos, aquelas que ficaram marcadas por algum motivo especial,

seja pela beleza do lugar visitado, pelo reencontro de velhos amigos ou por faze-los voltar às origens.

Dream Trip

“A minha viagem dos sonhos foi para San Felice del Benaco, na Itália, porque é a terra das minhas raízes!”

Maurício Zerneri

“Conhecer Veneza, na Itália, foi um sonho de juventude realizado!”Eliete Bertolini

“Orlando, na Flórida (Estados Unidos), foi a minha viagem dos sonhos.

Simplesmente poque é o

melhor lugar do mundo!!!”Mark Young

“Minha viagem inesquecível foi ao Brasil.

Celebramos o noivado em Vitória - minha

primeira vez em Vitória - e Vila Velha

conhecendo a família de meu esposo. A

foto é no morro do Moreno, em Vila

Velha. O lugar é lindo e encanta qualquer

pessoa que visita a cidade e o local.”

Kenia Corona (ao lado do marido, Alisson Corona)

Page 31: Real - Setembro 2011

31setembro 2011

“Minha viagem inesquecível foi para os

Alpes Suíços, pela surpresa

de conhecer uma beleza

natural inimaginável!”Uliane Zerneri

“Eu e minha esposa pela terceira vez em Ibiza, na Espanha. Lugar de alegria, pessoas bonitas, céu azul, águas transparentes/cristalinas e o mais lindo pôr do sol.”Renato Rezende (com a esposa )

“Pisa, uma cidade pequena com monumentos grandiosos!!!!!”

Ana Jucélia Bonotto

Page 32: Real - Setembro 2011

32 setembro 2011

BrazilianFilmFestivaltraz convidadosespeciais

Cul

tura

O melhor do cinema contemporâneo brasilei-ro estará em exibição no Bafta e no Odeon Cinema Covent Garden, de 6 a 10 de se-tembro, durante a 3ª edição do Brazilian Film

Festival of London. Além da programação de longas e curtas-metragens inéditos no circuito britânico, vários produtores e diretores estarão falando a respeito de suas produções como convidados especiais do evento. O bate-papo com o público acontecerá sempre após a exibição dos filmes (confira a programação completa no anúncio da página desta edição)

Confira o perfil dos convidados especiais do festival produzido pela Inffinito: Leonardo Monteiro de Barros, produtor do filme de abertura “O Homem do Futuro”, dia 6, às 20h30, no Bafta

Produtor de cinema e TV e sócio da Conspiração Filmes. Foi gerente e diretor de gravadoras nacionais e internacionais e, desde que se associou à Conspiração, vem contribuindo na formulação de um novo cinema

CULTURA

Diretores, atores e produtores vão participar de debates e sessões Q&A com o público após as exibições de seus filmes

Da Editoria

brasileiro. Carioca nascido em 1962, estudou filosofia na UFRJ, formou-se em administração de empresas na Cândido Mendes e fez cursos de espe-cialização em marketing na Northwestern University e gerência na London Business School. Foi diretor mundial de marketing da Deutsche Grammophon em Hamburgo (Alemanha) e diretor de marketing da gravadora BMG. Na Conspiração, produz longas metragens,documentários e especiais musicais para TV. Em fevereiro de 2008, mudou-se para Hamburgo, na Alemanha, de onde comanda as operações interna-cionais da Conspiração Filmes.

Paula Barreto, produtora do filme de encerramento “O Casamento de Romeu e Julieta”, dia 10, às 19h, no Odeon Covent Garden)

Filha dos produtores Lucy Barreto e Luiz Carlos Barreto e irmã dos cineastas Bruno Barreto e Fábio Barreto, nasceu no Rio de Janeiro e formou-se em Co-municação pela CUP (atual UniverCidade). Atualmente é membro do Sindicato Interestadual da Indústria do

Elza

Page 33: Real - Setembro 2011

33setembro 2011

Audiovisual (SICAV), do Rio de Janeiro. No final dos anos 90, passou a se envolver mais nas duas produ-toras da família, a L.C. Barreto e a Filmes do Equador. Com sua entrada, as empresas passaram a produzir também para TV, vídeo, DVD e Internet.

Foi uma das responsáveis pelo processo de recuperação e digitalização de todos os filmes pro-duzidos pela L.C. Barreto em seus mais de 40 anos de existência. A partir de 2002, passou a produzir diretamente filmes para cinema, envolvendo-se em projetos como “A Paixão de Jacobina” (2002), de Fábio Barreto, “O Caminho das Nuvens” (2003), de

Vicente Amorim, “O Casamento de Romeu e Julie-ta” (2005), de Bruno Barreto, “Polaróides Urbanas’ (2007), de Miguel Falabella, “Caixa Dois” (2007), de Bruno Barreto e “O Homem que Desafiou o Diabo” (2007), de Moacyr Góes.

Seu projeto mais recente é o longa-metragem “Lula – O Filho do Brasil”, que abriu a segunda edição do Brazilian Film Festival of London, ano passado no Bafta, uma série para TV que se chama “Amálgama Brasil”, e ainda o documentário “Águas do Brasil”.

Toniko Melo, diretor de “VIPS”, em cartaz no Odeon Covent Garden, dia 9, às 20h30)

Diretor formado em RTVC pela FAAP em 1982. Começou a carreira na produtora Olhar Eletrônico, onde atuou como diretor, câmera e montador de programas para a televisão, documentários e video-clipes de artistas como Legião Urbana, Blitz e Cae-tano Veloso. A partir de 1989, passou a atuar como diretor de filmes publicitários e, em 1993, começou a trabalhar na produtora O2 Filmes. Como diretor de publicidade, já recebeu prêmios importantes, alguns

deles em premiações internacionais como o festival Ojo de America, em Buenos Aires, e o Festival de Cannes de Publicidade. Em 2008 dirigiu episódios da série Som & Fúria para a TV Globo, com produ-ção da O2 Filmes e direção geral de Fernando Mei-relles. Em 2010 lançou seu primeiro longa-metragem “VIPs”, vencedor de quatro troféus no Festival do Rio de 2010, entre eles o de melhor filme.

Izabel Jaguaribe, diretora do documentário “Elza”, em cartaz no Odeon Covent Garden, dia 9, às 18h30)

Diretora de comerciais, videoclipes e programas

de TV que estreou na direção de longa-metragem em 2003 com o documentário “Paulinho da Viola – Meu Tempo é Hoje”, produzido pela Videofilmes, vencedor do prêmio Margarida de Prata da CNBB. Começou como assistente de direção de Walter Salles no longa-metragem “A Grande Arte” (1991). Entre 1991 e 1996 foi diretora de comerciais e vide-oclipes na Videofilmes. Carioca de 1968, formou-se em comunicação social pela PUC do Rio de Ja-neiro, foi assistente de direção no longa-metragem “Mil e Uma” (1996), de Suzana Moraes, e na minis-série “Agosto”, dirigida por Paulo José, exibida na Rede Globo. De 1996 a 2002, além de sócia, foi di-retora de comerciais e videoclipes da Conspiração Filmes, com trabalhos feitos para grandes agências de publicidade e artistas da MPB.

Também confirmaram presença no festival os atores Daniel de Oliveira (“Boca do Lixo”) e Tammy Di Calafiori (“A Supremacia de Felicidade”) e os diretores Ernesto Baldan, que dirigiu “Elza” junto com Izabel Jaguaribe, e Malu de Martino, diretora de “Como Esquecer”.

VIPS

O Homem do Futuro

Romeu e Julieta

Page 34: Real - Setembro 2011

34 setembro 2011

ColunistadaReallançalivrosobreafamília

Cul

tura

Da Editoria

O jornalista Devaldo Gilini Junior, que escreve a Coluna “Motores”, está lançando o seu primeiro livro – “A mãe, o filho e a corren-te – Histórias sobre famílias”, em formato

impresso e e-book, pelo Clube de Autores. A obra reúne textos sobre a vida em família, principalmente, a relação entre pais e filhos.

“Viver em família é difícil. Os relacionamentos pes-soais são complicados. Pais e filhos não se entendem. Os jovens estão virando presas fáceis para as drogas. Casais não conseguem conviver em harmonia. A inter-net é um mal que está corrompendo nossos jovens. A família corre perigo todos os dias. Ninguém consegue controlar os estudantes que maltratam professores e transformam a escola em um inferno. Mas todas estas questões têm solução”, afirma o autor.

“Este livro é sobre estes e outros assuntos que interessam a toda a família. Ensina a conviver em harmonia, a entender seus pais e seus filhos. Não desanimar, aprender a usar as ‘ferramentas’ que a própria vida nos dá e conquistar a plenitude familiar. Aprenda como viver bem com as pessoas que estão ao seu lado e ajude a salvar você e sua família antes que seja tarde demais. É um livro moderno, de fácil leitura e entendimento. São lições para toda a família. Espero que este seja o primeiro de uma série. Tenho outros, na mesma linha, já engatilhados, esperando a impressão”, explica o jornalista.

Sobre o autorDevaldo Gilini Junior é jornalista profissional des-

de 1986. Atua na mídia impressa, televisiva e digital, em diversas funções, destacando-se como repórter, produtor e editor. Atualmente é jornalista do quadro efetivo da Câmara Municipal de Ibiporã, no Paraná, e editor do blog “Sport Cars”, com atuação nas mídias sociais (twitter, orkut e facebook) e colunista da Real. Trabalhou na Folha de Londrina, Jornal de Londrina, TV Cidade-SBT, TV Tropical e RICTV – Record. Gra-duado pela Universidade Estadual de Londrina, tem especialização “Master em Jornalismo para Editores”, pelo Centro de Extensão Universitária de São Paulo e Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra (Espanha). Mantém, desde 2007, a coluna “Ponto de Vista” no jornal “O Farol”, informativo da Paróquia São José, Rolândia - PR, onde escreve arti-gos, principalmente, sobre a família.

Serviço“A mãe, o filho e a corrente –Histórias sobre famílias”Devaldo Gilini JuniorEdição do Clube de AutoresVendas: [email protected] ou pelo sitewww.clubedeautores.com.br/book/48507- A_mae_o_filho_e_a_corrente

Page 35: Real - Setembro 2011

Da Editoria

Acontece de 12 a 17 de setembro, no Fair-field Halls (Park Lane, Croydon, Surrey CR9 1DG), em Croydon, a exibição “Brazil in Lon-don”, com uma seleção de obras de artistas

de vários estados brasileiros, promovida pelo Brazilian Group e pela Byron Mendes Produções. A abertura, num coquetel no dia 12, às 18 horas, contará com a presença de vários artistas.

Segundo os organizadores, a exposição pretende criar um diálogo entre vários segmentos, mantendo uma temática livre,incentivando e possibilitando a am-pla criação em diversos estilos. Conexão, intercâmbio e reflexão estão entre as propostas do evento, que se-guirá posteriormente para a Galeria Everarts, em Paris.

A Brazil in London vai expor obras de 21 artistas brasileiros: Sheyla Ataíde, Ana Isis, Betty Fallot, Byron Mendes, Claudiana, Elisabete Borges, Jane Bastos,

Brasileirosexpõem noFairfieldHalls

Obras de 21 artistas de vários estados do Brasil vão ser reunidasna exibição “Brazil in London”, em Croydon

Telma Nalini, Tetê Lacerda, Thereza Theodora, Caiê Visintin, Cilene Cooke, Kim Mattos, Mariah Nejar, Margot Carvalho, Nancy Safatle, Sebbastião Xant, De Candidas, Leonardo Miranda, Lucya Rousset e Solange Kammenetz.

Sobre os organizadoresO Brazilian Group, grupo de artistas brasileiros da

escultora Sheyla Ataíde, com experiência de quase duas décadas de intercâmbio de eventos artísticos entre Brasil e Estados Unidos, e a Byron Mendes Produções, que tem organizado eventos na Europa, se associaram na realização da exposição “Brazil in London”. O projeto se propõe a criar condições para que os artistas apresentem os seus trabalhos em ou-tros países, abrindo novos mercados para as diversas expressões de arte pictórica brasileira.

Page 36: Real - Setembro 2011

36 setembro 2011

Oamorglobalizado Crônica por Sandra Lobo

Cul

tura

Nos tempos atuais, encontrar um amor não é tão simples assim. Complicações decor-

rentes da modernidade e do uso que fazemos dessa mesma mo-dernidade ultrapassaram fronteiras e encheram o ser humano de sonhos, mas também de dúvidas, problemas e incertezas. Na comu-nicação entre os futuros amantes,

quando as paqueras eram olhos nos olhos e o frisson consistia no toque das mãos, a coisa era bem mais fácil. Falando em tempos ainda mais remotos, apenas a visão de um tornozelo desnudo era capaz de causar um tremen-do alvoroço em alguns homens. Simples assim. Hoje, estamos na era da internet, e o ser humano foi atingido em cheio pela febre dos computadores. Não vivemos mais sem os celulares, computadores, máquinas digitais, câmeras digitais. Até o amor se digitalizou! Será?

O amor hoje passa inevitavel-mente pelos cyber cafés (que, apesar do nome, não servem café,

coisa que nunca entendi) com seus scraps, e-mails e salas de bate--papo. Sendo assim, quem é que não paquerou via internet, sem conhecer, sem ao menos saber qual a cara do parceiro do outro lado? Paquerar na internet é como navegar em um mar turbulento sem timoneiro, e ainda por cima, sem lua, uma vez que não temos garantias sobre a pessoa que está do outro lado, nem seu sexo, nem sua idade, e muito menos o seu caráter. Quem viu o filme “Closer” sabe muito bem disso.

Mas falando nesse assunto tão complexo, que é a junção da informática e amor, nada melhor

Page 37: Real - Setembro 2011

37setembro 2011

do que ilustrar contando um fato real. Aliás, antes de começar é bom dizer que esse fato se passou em uma internet, dentre as muitas que existem na região de Balneá-rio Camboriú, no estado de Santa Catarina, meu lar de adoção.

Eis o fato: Certa vez, num desses dias de

feriados modorrentos, o sujeito, já nos seus cinquenta anos, entrou no cyber café em que uma amiga minha trabalhava, pedindo para usar uma máquina:

- Tem máquina livre aí? - Tem sim senhor... a hora é

três reais, o tempo mínimo de uso é vinte minutos, por um real.

- Pode deixar tempo livre? - Claro senhor, pode usar a

máquina quatro. E lá se foi o sujeito. Puxou a

cadeira, olhou para um lado, olhou para outro e começou a digitar. Dois minutos depois, reclama com a atendente:

- Moça, não tá entrando, tá

travado. Minha amiga, paciente, vai

uma, duas, três vezes auxiliar o senhor que estava prestes a iniciar uma conversa dentro daquele uni-verso cyber.

Passaram-se uma hora, duas horas e o homem nada de levan-tar daquela cadeira, de ir embora. Pelo contrário, parecia absorto naquele mundo, naquela tela. Passaram-se mais duas horas, gente entrando, gente saindo e ele lá, compenetrado. Minha amiga olhava de soslaio e coçava a cabeça, já preocupada com um possível prejuízo, pois a conta já estava passando dos dez reais.

Cinco horas e quinze reais de-pois, o tal senhor chama a aten-dente:

- Moça, moça, vem cá! - Pois não senhor. - Olha só, eu vou te contar uma

estória; porque pelo que percebi estou há cinco horas sentado aqui nesta internet, coisa que nunca

fiz na minha vida. Tá vendo essa mulher aqui? Encontrei ela no site Par Perfeito. Adicionei no mes-senger... conversamos, conversa-mos, conversamos... aí convidei a mulher pra ir pra minha casa, e ela aceitou. E faz dois minutos, depois de cinco horas conversando, que ela me disse que essa foto é de 25 anos atrás! Olha só o que eu escrevi agora: “Boa noite e até amanhã, vou dormir!”

Pois é, o amor na era da internet tem dessas coisas. Você marca encontro com um príncipe e pode encontrar um sapo. Apesar de toda a tecnologia, a tarefa não fi-cou mais fácil. Globalizou, mas não resolveu. E aí? E aí que o amor à moda antiga e o corpo a corpo continuam valendo. Mas o que importa mesmo, ainda que com uma mãozinha torta da informática, é amar. Como diria o velho poe-ta português Fernando Pessoa: “Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena”.

Page 38: Real - Setembro 2011

38 setembro 2011

Agen

daAGENDA

Dublin Todas as sextas-feiras no Turks Head (Temple Bar), das 21h

às 3h. A entrada é free até as 23h. 353 870520541 - 872766845 – 876468029

botecobrasileiro.facebook

Londres A balada que se tornou o mais novo

point dos brasileiros em Londres. Todos os sábados, das 21h às 4h, no Athene Place, 73 Shoe Lane EC4A 3BQ.

Reservas e informações: 020 7583 8602 e 079 8449 6533 www.santafelondres.com

Baladas

Música ao vivo de quarta a domingo. Às quartas, MPB no estilo jam session, das 20h às 0h30 (músicos são bem-

vindos!) Às quintas, roda de choro das 20h às 0h30. Às sextas, MPB das 20h às 23h e forró pé de serra, das 23h às 3h. Aos sábados, o melhor do sertanejo ao vivo, das 21h às 23h30, e

pagode e DJ, das 0h às 3h.No domingo, pagode das 20h às 0h.

126 South Lambeth Road, Vauxhall, LondonSW8 1RBReservas: 020 7622 3602

[email protected] - www.tapiocahouse.co.uk

Aos sábados à noite, o melhor da música brasileira.3 Bell Lane, London E1 7LA - Reservas: 020 7247 5479

[email protected] - www.bankete.co.uk

O tradicional boteco brasileiro de Londres tem som ao vivo às sextas, sábados e domingos, com grupos e músicos

apresentando o melhor da MPB e bossa nova. Às sextas e sábados, a partir das 20h, e aos domingos, a partir das 15h. 10 Kings Gate Place, Kilburn, London NW6 4TA, das 12h às

23h. Reservas: 020 7604 [email protected] - www.barracocafe.co.uk

Programação variada de shows ao vivo de quarta a domingo, com músicos e DJs brasileiros, como Rudy Rocha, Giba &

Friends, Gui Tavares, Neto Pio, Marcelo Nunes e DJs Sampa e Cyro, além de apresentações de músicos internacionais. Confira a agenda completa no site do Made in Brasil. 12

Inverness Street, Camden Town, London NW1 7HJReservas: 020 7482 0777

[email protected] - www.made-in-brasil.co.uk

Uma das casas noturnas brasileiras mais tradicionais de Londres tem uma programação variada e vibrante durante toda a semana. De segunda a domingo, um ritmo diferente para embalar a noite: Guanabara Social Club (às segundas), bossa nova lounge (às terças), roda de samba (às quartas),

balada house (às quintas), Favela Blocparty (às sextas), Brazil Rocks (aos sábados) e forró (aos domingos). Veja programação

completa na página 39. Parker Street, Corner of Drury Lane, London WC2B 5PW

Reservas: 020 7242 8600www.guanabara.co.uk

Bares e Restaurantes

Page 39: Real - Setembro 2011

39setembro 2011

Page 40: Real - Setembro 2011

40 setembro 2011

Agen

daAGENDA

Agen

da

FestivalMayor’s Thames Festival

A edição 2011 do Mayor’s Thames Festival promete ser a maior de todos os tempos, com uma vasta programação cultural, artística e

gastronômica que tomará conta dos arredores do rio londrino, entre a Westminster Bridge e a Tower Bridge, nos dias 10 e 11 de setembro,

em Londres. Vale a pena conferir a programação gratuita, que terá grupos musicais de vários países do mundo, comida, parada de

Carnaval e queima de fogos. Acesse a programação completa no site: www.thamesfestival.org/weekend/events

Shows Gilberto Mauro

em Londres

O compositor e pianista mineiro Gilberto Mauro se apresenta no dia 17 de setembro, às 19 horas, no Thanet Community

Centre (Herbert Street - NW5 4HD), em Londres. No trabalho de compositor, ritmos brasileiros dos mais tradicionais e interioranos recebem novas possibilidades de leitura, se fundindo na erudição

de Mauro, que não dispensa o jazz, o rock e cria inúmeros matizes de cores e imagens sonoras em marcantes melodias. Há dois anos fazendo concertos na Europa, Gilberto Mauro se apresenta na capital britânica com o seu grupo, formado por Saulo Fergo (guitarra), D’Artgnan Oliveira (bateria), Michael

Fletcher (saxofone) e Colin Somervell (contrabaixo). A abertura do show estará a cargo do Nossa Voz, de Londres.

Ingressos: £5Info: 0207 284 4186 / 077 3793 8082

Brazil in Tune Show musical no dia 18 de setembro marca o encontro de talentosos músicos brasileiros. De São Paulo, Dani Turcheto, em

tour pela Europa, apresenta “Madeira Torta”, seu segundo disco de samba e samba-jazz, lançado este ano com a participação de Mauro Refosco e Dennis Litchman. De Londres, Gui Tavares, músico brasileiro que atua no Reino Unido desde 2000, leva ao palco as influências da bossa nova e da MPB, ao lado de convidadas especiais, como Rebeca Vallim, Roberta Maldonado e

Lucia Viola. O final da noite ficará a cargo do DJ Mozhey, com ritmos afro-brasileiros. Local: Proud Camden, Stabels Market, Chalk Farm Road, London NW1 8AH

Ingressos: £4 (antecipado) e £6 (no local)Info: [email protected]

Azymuth no Ronnie Scotts

A legendária banda brasileira Azymuth faz dose dupla na tradicional casa noturna londrina, Ronnie Scotts (47 Frith Street,

Soho, W1), no dias 6 e 7 de outubro. Combinando funk, soul e jazz com samba, a Azymuth foi responsável pela criação de um novo gênero musical, apelidado de “samba doido”. Em 35 anos de estrada e mais de 20 discos lançados, o trio José Roberto

Bertrami, Ivan Conti e Alex Malheiros tem deliciado gerações de fãs e tocado com alguns dos maiores nomes da música popular brasileira. O álbum mais recente da banda, “Aurora”, foi lançado em abril passado e mereceu, entre outras, uma crítica da BBC, que o destacava como “um daqueles raros álbuns que de tão consistentemente envolventes e bem sequenciados, chega a

ser injusto ter que escolher as melhores faixas.”Quando: 6 e 7 de outubro, às 20h30(com show de abertura, às 19h15)

Ingressos: de £20 a £30Reservas: 020 7439 0747 //  www.ronniescotts.co.uk

Page 41: Real - Setembro 2011

41setembro 2011

Page 42: Real - Setembro 2011

42 setembro 2011

No ritmo do verãoVerão é tempo de reunir os amigos para um bom bate-

papo, ao sabor das delícias da culinária nacional e no embalo de uma boa música brasileira.

Nesse ritmo, o Flash deu um giro pela noite verde e amarela em

Londres e Dublin para conferir o pique da galera na estação mais

quente do ano. E animação e festa não faltaram no Bankete e Guanabara, em Londres, e no Boteco Brasileiro, em Dublin.

Flas

hFLASH

A atriz Giordanna Forte ataca de DJ no Boteco Brasileiro

Boteco

Boteco

BotecoBoteco

Bankete

Guanabara Galera reunidano Bankete

Page 43: Real - Setembro 2011

43setembro 2011

Page 44: Real - Setembro 2011

44 setembro 2011

Noite de gala no Press Award InternationalSucesso há 14 anos nos Estados Unidos, o Brazilian International Press Award e o Focus-Brazil foram realizados em Londres nos dias 5 e 6 de agosto, no Hilton Canary Wharf Hotel. No dia 6, a premiação do Press Award reuniu centenas de pessoas,

numa noite de gala no salão de eventos do hotel, que contou com a participação do Embaixador do Brasil em Londres, Roberto Jaguaribe, do Embaixador Eduardo Gradilone, sub-secretário para as Comunidades Brasileiras do Exterior, e do cantor e

compositor Marcos Valle, que fez um show e também foi homenageado na ocasião. Comandado pelo idealizador, o jornalista Carlos Borges, da Plus Media & Marketing, de Fort Lauderdale, na Flórida (EUA), o Press Award premiou entidades e pessoas

que trabalham em prol da cultura brasileira no Reino Unido. A Real foi um dos veículos brasileiros premiados no evento.

Flas

h

A professora Else Vieira celebra o prêmio

Thalita Pascual, da Globo Internacional

Representantes da London School of Samba

Michael Mohallem, da Abep

Ciro Pellicano, da Globo Internacional

José Resinente, do Naz Vidas

Page 45: Real - Setembro 2011

45setembro 2011

Ana Souza, da Abrir, e Graciano Soares, do Breacc

O Embaixador Roberto Jaguaribe e esposa

Marcus Fumagalli , da BR Jet

Rose Chamberlain e Fernanda Franco

O público se divertiu nanoite de premiação

London School of Capoeira

Marcos Valle animou a festa

Page 46: Real - Setembro 2011

46 setembro 2011

As novas das celebridadesAs novas das celebridades

Pers

onal

idad

esPERSONALIDADES

Carol Freitas

Bless you Rey!Este ano não vem sendo fácil para Reynaldo Gia-

necchini. Meses atrás, o bonitão se envolveu em um problema com seu ex-empresário por conta de um valioso imóvel e agora foi diagnosticado com câncer (o mesmo que acometeu a presidente Dilma, linfoma não Hodgkin. O ator, que já esteve internado, sofreu com uma hemorragia mas já recebeu alta. Giane enviou um comunicado pela Rede Globo dizendo estar prepara-do para a luta e que conta com o carinho de todos. A peça “Cruel”, onde ele é o ator principal, foi cancelada e em nenhum momento foi cogitada pela equipe a ideia de substituição, já que Giane, além de atuar, também foi um dos idealizadores do projeto. Só nos resta torcer para o talentoso sair logo dessa!

A mesma praça, o mesmo banco...Carlos Alberto de Nobrega, dono da “Praça é Nossa”, do

SBT, admitiu em entrevista assistir humorísticos de outras emissoras e soltou a língua ao falar do programa ‘’A Turma do Didi’’, de Renato Aragão. Ele disse que ainda vê no programa concorrente esquetes que criou há 30 anos, comenta com os netos o que irá acontecer e não dá outra, acontece! O humoris-ta diz que o humor brasileiro está velho e que não levaria ao ar hoje muita coisa que escreveu no início da carreira. Keep on updating, then...

Tudo verde!A banda pop Restart fez uma parceria com a IBF -

Instituto Brasileiro de Florestas. No acordo, para cada produto comprado no site oficial da banda será plan-tada uma muda de árvore (em uma área específica), e quem fizer a compra poderá ver o local do plantio. A parceria faz parte de uma iniciativa do grupo e será uma ação permanente na loja da banda. Comprar as músicas talvez não seja exatamente a dica dessa coluna, mas como a causa é séria, renovar o guarda--roupas com calças bem coloridas não é uma má ideia. Isn’t it!?

Ah, se essa moda pega...Parece que o último filme de Tom Hanks

junto de Julia Roberts, “Larry Crowne”, não agradou muito. Um casal que estava em um posto de gasolina nos EUA encontrou com Hanks e foram logo contar que haviam acabado de assistir seu filme. Curioso, o ator perguntou se haviam gostado e a resposta: “Não!” Depois dessa só restou ao ator tirar 25 dólares de sua carteira e entregar aos desapontados. O filme foi recebido com mui-tas críticas pelos americanos e vem sendo fracasso nas bilheterias de todo o mundo.

Ronaldo, o fenômeno da vizinhança

Felizes são os vizinhos do ex-jogador Ronaldo, em um edifício da Zona Sul do Rio de Janeiro, onde o ex--atacante é o dono de uma cobertura de 900 metros quadrados, com oito suítes e piscina. O Fenômeno, que não andava contente com o estado do prédio, incompatível com o apartamento luxuoso dele, resolveu bancar sozinho a reforma, já que os vizinhos do cra-que não quiseram participar do racha para melhoria do imóvel. A obra, que vai alterar a fachada e melhorar a garagem e os sistemas elétrico e hidráulico do edifício de frente para o mar, terá um custo de aproximada-mente R$ 1 milhão, que somados aos R$ 2 milhões da reforma do apartamento do ex-jogador no mesmo endereço, chega a R$ 3 milhões.

Insensato CoraçãoApesar dos altos e baixos durante toda a trama,

“Insensato Coração”, última novela das 9 da Globo, agradou! A última semana foi marcada com pontos altos na audiência, afinal todos estavam curiosos para saber quem matou Norma (Glória Pires). Mas quem arrasou mesmo foi o casal Bibi (Maria Clara Gueiros) e Douglas (Ricardo Tozzi), a dupla cômica que cativou os telespectadores. Parabéns aos autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares, que apesar do início com baixos índices de audiência para os padrões globais, soube-ram dar a volta por cima e fechar com chave de ouro. Well done!

Foto

: Divu

lgaç

ão

Page 47: Real - Setembro 2011

47setembro 2011

Essa foi péssima! O ator francês Gerard Depardieu, que atuou em diversos filmes como “Cyrano de Bergerac”, “Green Card” e “102 Dálmatas”, ao ser avisado por uma comissária da companhia aérea Air France que teria que esperar aproximadamente 15

minutos para utilizar o banheiro, não pensou duas vezes, de-sabotou as calças e fez xixi em pleno corredor do avião. Por conta desse ato ‘de aperto’, a aeronave teve que retornar e teve um atraso de duas horas para a limpeza do carpete. O ator permaneceu no voo. Behave yourself, Depardieu!

Beyoncé roubou a cena do MTV Video Music Awards deste ano, exibindo suas novas cur-vas em um vestido vermelho e anunciando a gravidez. A can-tora interpretou ‘’Love on Top’’

e declarou: ‘’quero que sintam o amor que está crescendo dentro de mim’’, acariciando a barriga. O marido de Beyoncé, o rapper Jay-Z, se emocionou na apresentação da esposa. Congrats for the baby, Bey!

O que as celebs andam dizendo por aí:

Susto!Os fãs paulistanos de Ivete Sangalo levaram um susto na estreia de sua turnê ‘’Madison Square’,’ na Arena

Anhembi. Após duas músicas, um dos camarotes desabou e mais de 40 pessoas se feriram gravemente. Após o acidente, todos foram retirados dos camarotes e o local foi isolado. Com a chegada do Corpo de Bombeiros, Ivete voltou ao palco, acalmou o público e prosseguiu com o espetáculo. The show must go on, Axé!

Macho Man!A cada ano que passa Lady Gaga se mostra mais excên-

trica. A cantora, que no ano passado surpreendeu ao usar um vestido feito com carne na premiação da MTV, dessa vez se transformou em um homem: seu alter ego conhecido como Joe Calderone. Na hora de receber seus prêmios de melhor vídeo feminino e melhor vídeo com mensagem por ‘’Born this Way’’, a cantora, que passou all the time caracterizada, disse: “queria muito agradecer pela Lady Gaga, que não veio. Sei que se ela estivesse aqui iria gostar de agradecer os seus monstrinhos. Eu sou abençoado de estar aqui. Não importa quem você é: gay, lésbica ou transexual, você nasceu assim.”

“Espero que meus filhos tenhammuito orgulho.”Adriane Galisteu, sobre seu mais recente ensaio nu para a Playboy

“Adoro ser submissa.”Rihanna, lambuzada de chantili em ensaio sensual

para a revista italiana Max.

“Aquilo é um pelotão de fuzilamento.”José Luiz Datena comentando o programa “Brasil Urgente”,

apresentado por ele mesmo, em entrevista para a Hebe.

“Meu pai demorou cinco anos para me elogiar.”

Fiuk sobre Fábio Jr., no lançamento de seu primeiro disco solo.

“Só faço sexo para procriar.”Mr. Catra, funkeiro carioca, para o apresentador Danilo Gentili

no “Agora é Tarde”, da Band

“Já tomei um porre de Lexotan e tive que fazer lavagem estomacal.”

Thayla Ayala, atriz, para a revista Follow

“É a primeira vez que tenho vontade de fazer essa loucura.”

Dalton Vigh, sobre seu casamento com a atriz Camila Czerkes, em entrevista à revista Contigo!

“Podemos não ter os melhores serviços de saúde, mas temos raça.”

Claudia Leitte, comentando em seu show nos EUA sobre o sistema público de saúde e o povo brasileiro.

“O sexo agora é infinitamente melhor.”Cantor Erasmo Carlos, falando sobre sua vida

sexual em entrevista.

“Artista eu sou no palco. Nas ruas eu sou um verme como outro qualquer.”

Zeca Pagodinho, em entrevista ao quadro“O Que Vi da Vida”, do Fantástico

That’s all guys! Enjoy the last days of Summer. See you in October

Page 48: Real - Setembro 2011

48 setembro 2011

AVENTURAAv

entu

ra

Seguimos nossa viagem do Caribe à Austrália a bordo do veleiro Valhalla. Na Polinésia France-sa, saímos de Hiva Oa, nas Ilhas Marquesas, rumo a Rangiroa, localizada em Tuamotus,

um arquipélago de atóis poucos metros acima do nível do mar. Tahiti, Moorea e Bora Bora, também na região, estão no estágio intermediário de formação de atóis, cercados de corais que estão começando a afundar de volta ao oceano. Dentro de pouco tempo (geologicamente falando) é provável que o homem veja o desaparecimento desses atóis. Um dos motivos

é o aquecimento global, que inibe o crescimento de corais, que já se podem ver descoloridos em muitas praias do Pacífico.

Chegamos em Rangiroa pela manhã, na hora exata em que a maré estava parada, para começar a encher. Nessas ilhas com canais pequenos, você tem que acer-tar o momento de entrar no canal, por causa da forte correnteza contra, que pode até arrastar o barco para a bancada de areia. No dia seguinte, vimos um barco demorar mais de uma hora para percorrer uma distância de 300 metros contra a forte correnteza no mesmo local.

Na rota do ValhallaNa penúltima perna da viagem do Caribe à Austrália, a tripulação do

Valhalla passou por Rangiroa e Bora BoraCaio Rinaldi

Veleiro enfrenta a correntezaem Rangiroa

Andrés, do Valhalla, em passeio de bote em Bora Bora

Tripulação bate-papo num boteco em Rangiroa

Page 49: Real - Setembro 2011

49setembro 2011

Passamos quatro dias nessa ilha, cuja única vila fica a 12 quilômetros de distância da ancoragem (não ima-ginávamos que o pequeno atol tivesse esse tamanho). As pessoas nesses lugares são realmente incríveis, a maioria te convida pra comer em suas casas mesmo sem te conhecer. E oferecem pousada para passar a noite e até uns meses se você quiser!

Depois de fazer alguns amigos, degustar ótima co-mida, tomar cerveja, praticar surfe e descansar, tivemos que zarpar, dessa vez com destino ao Tahiti, o maior porto por onde passaríamos na viagem. Mas, devido ao mau tempo e ventos contra, desviamos o rumo para Bora Bora, localizada a 240 km do Tahiti.

Bora Bora Mundialmente conhecida como um dos melhores

destinos para quem viaja para lua de mel, Bora Bora é cercada de pequenas ilhas de corais, areias brancas, água verde piscina e hotéis caros, com bangalôs em estilo palafita sobre o mar. Arraias, tubarões, tartaru-

gas e outros animais nativos da região não são muito tímidos em Bora Bora. Costumam ficar próximos aos turistas nos passeios para observação e, às vezes, até nos hotéis à beira-mar.

Chegamos em Bora Bora bem na época do Heiva, festival onde se celebra o solstício de inverno (dia do ano em que a noite é mais longa) durante todo o mês de julho. Nativos de várias ilhas da região se encontram em um espetáculo de música, dança e arte. Algumas apresentações emocionam de tanta beleza. Homens e mulheres se vestem em trajes tradicionais e, ao som de tambores, protagonizam uma dança de sedução entre macho e fêmea, celebrando a vida com a natureza.

Passamos uma semana nesta ilha maravilhosa, e cara, para continuarmos nossa viagem rumo à Aus-tralia, ainda com paradas previstas em Niue, Tonga e Vanuatu. Fique sabendo sobre o final da nossa aventu-ra na próxima edição. Paz e proteção.

Siga o Valhalla: crinaldi-valhalla.blogspot.com

Os bangalôs em Bora Bora

Participantes do Heiva Simpáticas moradoras de Bora Bora

Page 50: Real - Setembro 2011

50 setembro 2011

BRASIL

Visão do Brasil

Em setembro temos a “semana da pátria”, como nos ensinaram os livros didáticos. Mário de Andrade

já disse que “pátria é o acaso de migrações e do pão-nosso onde Deus der”. As nações são criações históricas e culturais e nunca uma essência “natural”, nem mesmo uma essência cultural. Ao contrário, são criações humanas complexas, tribu-tária de uma trama política e históri-ca construída e reconstruída através dos tempos. Os próprios mapas são móveis e as fronteiras (ou a ausência delas) mudam ao longo do tempo. O certo, porém, é que a nações existem e existem sobre um lugar. E nesse lugar tem história.

Todos já ouviram frases como: “a descoberta do Brasil”, “o Brasil, quando os portugueses chega-ram...”, “quando os holandeses invadiram o Brasil...”, etc. Textos como esses derivam de equívo-cos, oriundos da ausência de uma consciência histórica mais apurada, inclusive nos meios escolares e cultivados. São malefícios herdados historiografia tradicional, interes-sada em explicar a nação, mesmo quando ela ainda não existia.

O Brasil, simplesmente, não existia em 1500, quando a esquadra de Cabral aportou em algum ponto da costa atlântica da América do Sul. Eram aqueles apenas territórios de um continente novo (do ponto de vista europeu). Os habitantes do vasto continente não eram os “verdadeiros” brasileiros, eram, sim, verdadeiros indígenas de diferentes nações, falando línguas e cultivando distintas tradições e, sobretudo, sentindo-se tupis, tupinambás, gua-ranis, xavantes, ianomâmis, etc.

Não se pode falar em “Brasil--colônia” nem 1630, quando os

Bras

il

a formação histórica do territórioholandeses ocuparam Pernambuco e áreas adjacentes. Havia a América portuguesa que, do ponto de vista da ocupação européia, não era um continente, mas um arquipélago. Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro ou São Vicente (São Paulo) eram apenas portos, muitas vezes mais conectados a Lisboa do que uns em relação aos outros. Apenas São Paulo de Piratininga contava com um pequeno núcleo de povoamento fixo, habitada por (poucos) brancos, mes-tiços e índios a viver longe da costa atlântica. Quando os bandeirantes paulistas acharam ouro, no que viria a ser Minas Gerais, entre 1693 e 1695, a partir daí houve um grande impulso rumo aos sertões vastos e profundos da América portuguesa.

Quando esses territórios, es-sas gentes e essas culturas viriam formar uma “unidade”, cujo o nome seria, para simplificar, “Brasil”? Só com a Independência, em 1822. Antes disso havia uma vaga consci-ência entre os lusos-americanos, de que algo os diferenciava dos lusita-nos de além-mar. É a partir da In-dependência que o Brasil começou a se inventar como um país unido. Unidade política que aconteceu na América portuguesa, não foi possível à América espanhola, que se frag-mentou em dezenas de países. Não devemos esquecer, porém, que a possibilidade do Brasil se fragmentar foi enorme ao longo de toda história.

Mas porque, afinal, o Brasil não se “desmontou”? Não há respostas definitivas para isso. Existem, no en-tanto, hipóteses. Para o historiador Fernando Novais, o Brasil permane-ceu unido porque havia um con-senso entre as elites das diferentes partes da América portuguesa em torno da escravidão, o que tornaria

a forma monárquica e escravocrata conveniente aos donos do poder, parafraseando Raimundo Faoro. Em quase todo o mundo hispânico, a escravidão terminou com as inde-pendências. Entre nós, sobreviveu quase todo o século XIX. A explica-ção de Novais, portanto, faz sentido, mas não esgota o problema.

Desde o início da colonização portuguesa cunhou-se a noção de “ilha-Brasil”. De acordo com essa imaginação, o território português na América seria definido geografica-mente pelos cursos dos rios Para-guai, Uruguai, Guaporé e Mamoré e pelo vale drenado pelos afluentes do rio Amazonas. Em outras palavras, as possessões portuguesas iriam do Amazonas ao Prata, alargando-se ao Oeste. Concebido como um todo geográfico e geometricamente de-finido e quase insular. Observemos que essa formulação não corres-ponde nem obedece ao tratado de Tordesilhas. Esta antiga narrativa, baseada em relatos e mapas de viajantes, funcionou como mito da origem (territorial) do Brasil – inter-pretado, ou imaginado, para falar como Benedict Anderson, como uma unidade natural, que a Indepen-dência só consagraria.

A ideia de que o Brasil é uno desde sempre é tão profunda que o próprio Fernando Novais e boa parte da melhor historiografia brasileira do século XX utilizaram a expressão “Brasil-Colônia”, como se tivesse havido desde os tempos coloniais uma unidade política nesses vastos territórios. A América portuguesa, no chamado período colonial, dividia--se em “Estado do Maranhão”, que compreendia o Ceará, Maranhão e o Grão-Pará” (Amazônia) e o “Estado do Brasil”, que ia do Rio Grande (do

O taman

Page 51: Real - Setembro 2011

51setembro 2011

veis) em nossa formação histórica, mas a força (política) de mitos e o empenhado em vir a ser, concorreu, em algum grau, para a montagem do Brasil. A história não é a cinza morta do passado, mas o fogo vivo que cozinhou o tempo e nos fez como somos. Seríamos outros, se a história fosse outra. E os tempo futuro há de ser o que os homens fizerem dele, a partir dos limites, das possibilidades, dos interesses e das circunstâncias.

Alberto Luiz Schneideré Doutor em História pela Unicamp. Foi Professor da Tokyo University of

Foreign Studies e pesquisador Asso-ciado do Departamento de Português

e Estudos Brasileiros do King’s College London. Atualmente é pós-doutorando

no departamento de História da Universi-dade São Paulo – USP.

Alberto Luiz Schneider

a formação histórica do territórioNorte) até a Colônia de Sacramento (Uruguai), passando por São Pedro do Rio Grande (do Sul). O “Estado do Maranhão” uma dignidade jurídi-ca e administrativa separada do “Es-tado do Brasil” em 1621-8. O Ceará uniu-se novamente ao “Brasil” em 1656. Os dois “Estados” só foram unificados em 1774, sob a égide das reformas do Marques Pombal. Mesma data em que a capital do “Estado do Brasil” foi transferida de São Salvador da Bahia de Todos os Santos para São Sebastião do Rio de Janeiro. (Estado do Brasil, Estado do Maranhão ou Estado das Índias é como os portugueses da época nomeavam suas colônias).

Entre 1580 e 1640 as monar-quias portuguesa e espanhola foram unificadas sob a égide dos Filipes de Espanha. As Coroas não foram fundidas, mas o rei de Espanha era também rei de Portugal, e de Madri comandava as duas monarquias ca-tólicas. Se nesses remotos tempos a ideia de fronteira era algo abstrata, ficaram ainda mais com a união das duas Coroas ibéricas, facilitando a presença de comerciantes por-tugueses, muitos deles cristãos--novos, em diferentes lugares do mundo hispano-americano, como Veracruz de Ignacio de la Llave (México) ou Real de Nuestra Señora Santa María del Buen Ayre (Argenti-na). Facilitou também a presença de castelhanos na América portuguesa, especialmente em São Paulo

A imaginação acerca dos bandei-rantes também serviu ao discurso da unidade do Brasil. Autores como Afonso Taunay, Cassiano Ricardo e mesmo o importante historiador português Jaime Cortesão contribuíram para

formular a leitura segundo a qual as bandeiras seriam verdadeiras epopeias da construção nacional. Segundo essas narrativas, os ban-deirantes paulistas, colonizadores do continente, legitimaram a noção de “ilha-Brasil”. Nesse sentido, os bandeirantes seriam obscuros e anônimos trabalhadores da unidade brasileira, antecipando os esforços diplomáticos futuros.

Não podemos negar a potência explicativa da formulação de Novais, nem excluir a influência de antigas construções mitológicas, pois a his-tória é um inventa-mundos, a operar de acordo com circunstâncias, interesses, possibilidades e mesmo acasos. A diplomacia portuguesa, desde a era colonial, e a brasileira, a partir da Independência – o Barão do Rio Branco que o diga – trabalha-ram tenazmente para tornar a noção de “ilha-Brasil” em razão (histórico--geográfica) de Estado, mobilizada em tornar possível uma unidade política que estaria impressa numa mitológica “realidade geográfica”, anterior à colo-nização, anterior mesmo à própria história. O consenso escravocrata de que falava Novais certamente deitou raízes (profundas e terrí-

O tamanho do Brasil:

Foto

: Mar

io R

ober

to D

uran

Orti

z

Page 52: Real - Setembro 2011

52 setembro 2011

Turis

mo

Mot

ores

Inovação e tecnologiaa serviço do homem

Do velho Romi-Isetta ao modelo Audi de R$ 1 milhão,os modelos que fizeram e fazem a cabeça de muita gente

MOTORES

O Romi-Isetta foi o primeiro carro fabricado em série no Brasil, produzi-

do de 1956 a 1961 (cerca de 3 mil unidades) pelas Indús-trias Romi S.A., fundada em 1930 por Américo Emílio Romi e Carlos Chiti. A Romi buscou na Itália o projeto do Iso Isetta, desenvolvido pelo engenheiro aeronáutico Ermenegildo Preti e seu cola-borador Pierluigi Raggi para a empresa italiana Iso s.p.a, de Milão. Em 5 de setem-bro de 1956, era oficialmente lançado o Romi-Isetta, com uma caravana composta pelos primeiros 16 carros de passeio produzidos no Brasil, que seguiram pelas principais ruas de São Paulo. O Romi-Isetta incorpo-

rou conceitos tecnológicos de aviação e aerodinâmica muito avançados, e possui várias características mar-cantes, como estilo único: a porta frontal única, o motor transversal localizado entre--eixos e dimensões extre-mamente compactas, que conferem ao veículo notável agilidade, aliada a consumo de combustível muito redu-zido. O Romi-Isetta pode transportar dois adultos e

uma criança, atinge velocidade máxima em torno de 85 km/h e tem consumo de 25 km/l. Hoje, com as ques-tões ambientais, urbanísticas e energéticas, volta-se a falar do Romi-Isetta, cujos conceitos inovadores vêm sendo aplicados em veículos urbanos de nova geração.

Picape Harley-Davidson A Ford lançou uma nova série especial da F-150

Harley-Davidson nos Estados Unidos, picape perso-nalizada que dá sequência à parceria de sucesso en-tre as duas marcas, iniciada em 1999. Desde então, a Ford já produziu 17 versões Harley-Davidson da Série F, a linha de veículos mais vendida do mundo. A Ford F-150 Harley-Davidson 2012 traz detalhes de acabamento em couro de cobra, novo grafismo nas laterais, novas rodas e pintura especial. A frente da picape tem grade de seis barras cromadas, com o

emblema Harley-Davidson, aparência rebaixada e ro-das de alumínio de 22 polegadas. A picape também oferece uma série de opções de tecnologia, incluindo uma tela de 4,2 polegadas no painel controlada por botões na direção e uma tela de 8 polegadas touch screen para o sistema de navegação, temperatura e rádio por satélite Sirius, com comandos de voz. É equipada ainda com teto-solar, câmera de visão traseira, bancos traseiros aquecidos, iluminação ambiente, sistema de partida remota, tomada de 110 V e pedais com ajuste elétrico.

Page 53: Real - Setembro 2011

53setembro 2011

Chegou o novo Fiat 500Ícone mundial, o novo Fiat 500 chega ao Brasil cheio

de novidades que ressaltam a modernidade que faz par-te da história do modelo desde o lançamento do Cinque-cento original, em 1957. Este novo Fiat 500 representa, também, a volta da marca Fiat para os EUA. Produzido, México, na fábrica da Chrysler, o Fiat 500 incorpora to-dos os mecanismos de segurança exigidos pela regula-mentação americana. Foram 16 meses de preparação, entre investimentos, implementação de novos processos instalação de equipamentos e treinamento de mais de 2 mil trabalhadores até o início efetivo da produção. Hoje, o novo Fiat 500 já é comercializado nos EUA, Canadá e México. É o primeiro modelo da marca no Brasil a rece-ber revolucionário motor 1.4 16V com tecnologia Mul-tiAir — criada e patenteada pela Fiat Powertrain —, que privilegia potência, torque, economia e baixas emissões.

Devaldo Gilini Júnior [email protected] - londrina.odiario.com/blogs/sportcars

Primeiro SportCross do BrasilAliando as virtudes ideais para um veículo urbano,

como praticidade, segurança e agilidade, com as de um legítimo e moderno utilitário esportivo, o Suzuki SX4 inaugura uma nova categoria, a SportCross. A versatilidade e o conjunto único do Suzuki SX4 reúnem a agilidade dos hatchbacks, o desempenho dos espor-tivos, o espaço interno de um monovolume, a tração nas quatro rodas e a segurança de um SUV (Sport Utility Vehicle). Essas características fizeram com que

o carro fosse classificado de diversas maneiras. Há quem prefira definí-lo como hatchback, 4x4 compac-to, off road, utilitário 4x4, minivan, SUV ou mesmo um legítimo crossover. Essa realidade abriu espaço para uma nova categoria de mercado, à qual a Suzuki define como SportCross, em razão das características exclu-sivamente combinadas pelo SX4: o desempenho e o design de um esportivo, a suspensão de um crossover, o espaço interno dos monovolumes e a tração e versa-tilidade de um SUV.

Audi de R$ 1 milhãoPela primeira vez na história da marca, a Audi lança

um carro de R$ 1 milhão no Brasil, o superesportivo R8 GT. A produção do modelo está limitada a 333 unida-des no mundo, somente três para o mercado brasileiro. A versão top de linha entre os superesportivos desen-volve 560 hp de potência. O R8 GT acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos e atinge 320 km/h de velocidade máxima. Graças às novas tecnologias para redução de peso, o carro ficou 100 kg mais leve que a versão convencional e pesa somente 1.525 kg. No interior, os bancos de competição com quatro pontos de fixação contam com uma estrutura de fibra de vidro reforçada com fibra de carbono. Até o para-brisa do R8 GT é mais fino. Policarbonato foi aplicado na separação do habitáculo e do compartimento do motor, bem como na sua cobertura, feita com fibra de carbono reforçada com plástico. O sistema de freio de carbono/cerâmica também foi aliviado, bem como detalhes como o coletor de admissão e isolação do motor, até tapeçaria.

Page 54: Real - Setembro 2011

54 setembro 2011

Cla

ssifi

cado

s

COSTURAS E REFORMASVICTORY DIVINE

Faz, reforma, ajusta, conserta, roupas etc; do social ao esportivo; cortinas e enxovais; alfaiataria em geral; faz

remendos invisíveis, barra original em jeans...O melhor do Reino Unido em Londres para você

078 9678 [email protected]

CLEANING e LIMPEZAPós-Construção; Limpeza de Casas e Empresas

(leves e pesadas), Manutenção; Limpeza de Carpetes(Secagem de Carpetes); Remoção de Itens, Coleta de

Doações (roupas, bolsas, calçados, bijuterias em geral…)Honestidade e bom preço

07906 966 [email protected]

DOCTOR COMPUTERAPENAS £30 Manutenção e

instalações em geralPC, LAPTOP & MAC

Fábio 07513 71 49 06

ADRIANA FORESTI - 07960232529 - [email protected]

TRADUTORA ITALIANA TRADUÇÃO JURAMENTADA, CERTIFICADA,

SIMPLES, LEGALIZAÇÃOITALIANO - INGLÊS - PORTUGUÊS

MARCINHO REMOVALMelhor preço e

serviço de transporteem toda Londres

079 5816 9505

Então me ligue agora e comecea perder peso hoje mesmo!!!*

QUER EMAGRECER?

Tel.: 077 7379 5556

100% natural e sem contra-indicações.Cobrimos todo o UK.*

*taxas de entrega podem ser aplicadas.Consulte-nos para maiores informações.

Aceitamos todos os cartões de crédito

TRADUTOR DEDOCUMENTOS PARA

HOME OFFICE

0800 633 598574 Queensway, Londres W2 3RL

Sale of top two �oor �at with services (messenger, housekeeping, reception, security, etc.)

104m2 of living space on two �oors Excellent location, 200 metres from Ibirapuera Park, between

Ibirapuera and Iguatemi Shopping Centres and surrounded by the best bars and restaurants. 

Price: £270,000 (two hundred and seventy thousand pounds)

Sonia 079 3012 7502

TOP TWO FLOOR FLATVila Nova Conceição - SÃO PAULO - BRAZIL

DIA DE APOIO CONTRA A OBESIDADEOBESIDADEMÉTODO INFALÍVEL PARA PERDA DE PESO(COMBINAÇÃO DE TRATAMENTOS NATURAIS E ESTÉTICOS)

NESTE DIA A CONSULTA É FREE(NÚMERO DE CONSULTAS LIMITADO)

GARANTA A SUA, LIGUE PARA: VANESSA CASI - 078 0960 4536

Informação,entretenimento

e divulgaçãode sua marca

Anuncie aqui020 8534 [email protected]

Page 55: Real - Setembro 2011

55setembro 2011

CIDADANIA ITALIANA CALABRIASomos especializados em reconhecimento da

cidadania italiana na Itália.Competência, honestidade, conforto e SOL!!!!

Preços acessíves! Con�ra!

Contato por email: [email protected]: 075 3374 9097

Skype: cidadania.calabria

Page 56: Real - Setembro 2011
Page 57: Real - Setembro 2011

57setembro 2011

MÔNICA

Môn

ica

Page 58: Real - Setembro 2011
Page 59: Real - Setembro 2011

59setembro 2011

Page 60: Real - Setembro 2011