jornal toyota empilhadeiras – diagrama edição 07

12
TMHM recebe a visita do Sr. Tetsuro Toyoda Chairman da TOYOTA Industries Corporation visitou a primeira fábrica de empilhadeiras da TOYOTA no Brasil. Pág. 9 FATOS MARCANTES MÁQUINAS EM DESTAQUE Máquina da Série 8 com capacidade de 3,5 a 8,0 toneladas Banco TOYOTA do Brasil: caminhando junto com você Para atender às necessidades de seus clientes, a TOYOTA ampliou a linha de equipamentos da Série 8 comercializada no Brasil. Pág. 6 Realizar negócios de forma simples, ágil e dedicada faz parte da filosofia do Banco TOYOTA. Pág. 5 Edição 7 | www.tmhm.com.br MUNDO TOYOTA Compromisso com o Brasil: TOYOTA agora com FINAME As empilhadeiras à combustão da Série 8, com capacidade de 2,5 a 3,0 toneladas, podem ser adquiridas com o FINAME. Pág. 3

Upload: vuduong

Post on 10-Jan-2017

240 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Toyota Empilhadeiras – Diagrama edição 07

TMHM recebe a visita do Sr. Tetsuro ToyodaChairman da TOYOTA Industries Corporation visitou a primeira fábrica de empilhadeiras da TOYOTA no Brasil. Pág. 9

FATOS MARCANTES MÁQUINAS EM DESTAQUE

Máquina da Série 8 com capacidade de 3,5 a 8,0 toneladas

Banco TOYOTA do Brasil: caminhando junto com você

Para atender às necessidades de seus clientes, a TOYOTA ampliou a linha de equipamentos da Série 8 comercializada no Brasil. Pág. 6

Realizar negócios de forma simples, ágil e dedicada faz parte da filosofia do Banco TOYOTA.Pág. 5

E d i ç ã o 7 | w w w . t m h m . c o m . b r

MUNDO TOYOTA

Compromisso com o Brasil: TOYOTA agora com FINAME

As empilhadeiras à combustão da Série 8, com capacidade de 2,5 a 3,0 toneladas, podem ser adquiridas com o FINAME.Pág. 3

Page 2: Jornal Toyota Empilhadeiras – Diagrama edição 07

OPORTUNIDADE

O Diagrama é uma importante ferramenta de comunicação para estreitar o relacionamento da TOYOTA com seus parceiros e fornecedores. Nosso foco é compartilhar com você, leitor, todas as nossas novidades, lançamentos e conquistas.

Hiroyuki OgataPresidente

Nós, da TOYOTA Empilhadeiras, acreditamos no mercado brasileiro e estamos trabalhando com muito afinco para conquistar a liderança

nacional e nos tornarmos a número 1 do País, como já somos em outros países. Por isso, passamos a oferecer, em 2014, mais uma opção de financiamento.

Com o início da produção nacional, nos creden-ciamos ao Banco Nacional de Desenvolvimento Eco-nômico e Social (BNDES) para financiamento, por meio do FINAME, dos modelos com capacidade de 2,5 e 3,0 toneladas. Com o FINAME, nossas empi-lhadeiras podem ser adquiridas com taxas de juros de 4,5% a.a., para as empresas com faturamento bruto de até R$ 90 milhões, e de 6% a.a para empresas com faturamento bruto superior a este valor.

Para garantir que o maior número de consumido-res tivesse acesso a esta nova opção de pagamento, ela-boramos uma campanha de divulgação do FINAME. Foram veiculados anúncios em revistas especializa-das, criados novos catálogos e disparado um e-mail marketing. Também foi disponibilizado um espaço dedicado ao FINAME em nosso website.

Continuaremos a crescer no Brasil. A nossa matriz no Japão (TOYOTA Industries Corporation) aprovou o investimento de 73 milhões de reais para a segunda fase do projeto de expansão da fábrica de empilhadeiras da TOYOTA no Brasil. O inves-timento é destinado ao aumento da capacidade produtiva da fábrica, desenvolvimento da cadeia de fornecimento do segmento e inclu-são de novos processos produtivos na planta, além do projeto de ampliação da gama de produtos com fabricação nacional.

Planejamos ainda implantar em curto prazo o cartão BNDES

e estamos estudando outras formas de financia-mento. Estas ações fazem parte de um processo contínuo para oferecer o melhor aos nossos clientes, além de conquistarmos novos consumidores, que terão acesso à qualidade dos nossos produtos e ser-viços com condições mais acessíveis de pagamento.

Visando motivar os vendedores de máquina, peças e serviços e estimular a superação de metas, para atingir os mais elevados padrões de performance, lançamos campanhas de incentivo de vendas com o tema da Copa do Mundo, aproveitando o clima de comemoração que os jogos do mundial acendem.

Este ano, também investiremos em nossos fun-cionários. A princípio, criamos a Universidade Cor-porativa TOYOTA para oferecer aulas e-learning (por internet) e presenciais que abordem compe-tências específicas.

Os cursos permitem um aprendizado alinhado entre as metas individuais e a estratégia da organi-zação. O projeto visa expandir a curto prazo a oferta dos cursos para os stakeholders (público estratégico), tornando-se centro de referência do grupo TOYOTA na América do Sul.

E, voltando ao futebol, boa torcida e um ótimo Campeonato Mundial para todos!

Empilhadeiras TOYOTA agora com FINAME

Áreas de vendas e assistência técnica

A TOYOTA Material Handling Mercosur – Brasil está selecionando profissionais das áreas de vendas e assistência técnica para fazer parte de seu corpo de co-laboradores nas unidades de São Paulo (SP), Campinas (SP), Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG).

Cadastre o seu CV no site: www.vagas.com.br/toyotaempilhadeiras

EDITORIAL

/ToyotaEmpilhadeira @Toyotaempilhad

O Diagrama é uma publicação da TOYOTA Material Handling Mercosur – Brasil, distribuído gratui-tamente a todos os clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores.

Coordenação editorial:Activa Comunicação

Edição: Danielle Franco – Mtb 57.591Redação: Fernanda Barrelo, Bruna Alves, Aryane Costa e Thalita BattistinRevisão: Fatima Capucci

Projeto gráfico e Diagramação:Graphic Designers

Coordenação da publicação:Yawara Sakai, Roberto Ueda e Patrícia Machado

Colaboraram com esta edição: André Tamane (Fotografia)

O jornal Diagrama é impresso na Planform.A tiragem desta edição é de 5 mil exemplares.

Para participar do Diagrama envie um e-mail para: [email protected]

Acesse: www.tmhm.com.br

Apoio:

EXPEDIENTE

@Toyotaempilhadeiras

2 www.tmhm.com.br

Page 3: Jornal Toyota Empilhadeiras – Diagrama edição 07

BNDES FINAME e investimento no Brasil

MUNDO TOYOTA

Reforçando o compromisso com o Brasil, a TOYOTA tem redobrado esforços para expandir a atuação e participação no mer-

cado brasileiro. Em outubro de 2013, a primeira fábrica de empilhadeiras no Brasil iniciou a pro-dução da Série 8, empilhadeira a combustão mais vendida no mundo. Recentemente, a TOYOTA se credenciou ao Banco Nacional de Desenvol-vimento Econômico e Social (BNDES) para o financiamento com o FINAME dos modelos com capacidade de 2,5 e 3,0 toneladas.

O FINA ME é um financiamento oferecido pelo BNDES e pode ser solicitado por intermédio do próprio banco de relacionamento das empresas, caso estejam credenciados. Por meio dele, podem ser adquiridos equipamentos novos, de fabrica-ção nacional, com taxas de juros de 4,5% a.a. para as empresas com faturamento bruto até R$ 90 milhões; para empresas com faturamento bruto superior a este valor, a taxa é de 6% a.a, conforme divulgado pelo BNDES.

Segundo o chefe de Planejamento Corpora-tivo da TOYOTA, Ronaldo Nagai, “com esta nova opção é possível ofertar aos nossos clientes um pro-duto mais acessível, com alto padrão de qualidade e tecnologia japonesa, com vários benefícios para

pagamento: pelo FINAME, por exemplo, as ta x as de juros são menores e a carên-cia e o prazo são bem maiores, podendo chegar até a 120 meses”. A TOYOTA dispo-nibiliza as seguintes linhas de FINA ME: PSI, Leasing e Modermaq.

Já está em planejamento o aumento da produção local para disponibilizar outros modelos, como ex plica Naga i: “O objet ivo da TOYOTA é aumentar a produção nacional a curto e médio prazos, para ofertar uma gama maior de produ-tos aos nossos clientes, com o financiamento do BNDES. Além disso, também estão sendo estudadas outras possibilidades de finan-ciamento. Planejamos ainda habilitar em curto prazo o cartão BNDES. Nosso objetivo é atingir o maior número de clientes, para que eles possam experimen-tar o máximo da qualidade dos produtos e serviços TOYOTA, com condições mais acessíveis a todos”.

A ampliação da fábrica faz parte dos planos da TOYOTA o que, consequentemente ,

aumentará as oportunidades de emprego na região. Este é o atual foco da TOYOTA: agregar valor à produção nacional, de

acordo com os mesmos padrões de qualidade das máquinas pro-duzidas nas demais fábricas no mundo, e atender cada vez melhor

nossos clientes.Com o objetivo de prestar

esclarecimentos aos interessados pelo FINAME, foi criado um FAQ que está disponível no nosso site www.tmhm.com.br e também um e-mail: [email protected], por meio do qual os clientes podem

entrar em contato e esclarecer eventuais dúvidas.A TOYOTA também elaborou uma campa-

nha de divulgação do FINAME. Foram veiculados anúncios em revistas especializadas, criados novos catálogos e disparado um e-mail marketing, além de disponibilizar um espaço dedicado ao FINAME no website da empresa.

Ronaldo Nagai

A obtenç ão de c ré d ito pelo FINAME é similar às de outras linhas de crédito. A empresa interessada pode solicitar o financiamento por meio do seu banco de relacionamento. A lista com as instituições financeiras creden-ciadas está disponível no site do BNDES, que será a intermediária.

Para mais informações acesse:www.tmhm.com.br

Como eu consigo o FINAME?

3

Page 4: Jornal Toyota Empilhadeiras – Diagrama edição 07

Opinião do campoO Team Work está agradando muito a equipe, segundo Franklin Rodrigues Ribeiro, mecânico pleno

da TOYOTA Empilhadeiras: “Estou gostando muito dessas reuniões. Passamos o dia atendendo os clien-tes e não tínhamos muitas oportunidades de participar do que está acontecendo na TOYOTA e hoje nós estamos interagindo mais com a equipe de todas as outras áreas. Hoje sei da grande importância do meu trabalho para a empresa”, destaca.

Para Ribeiro, o programa traz ainda mudanças no tratamento com o cliente e resultados: “Agora percebo que não sou um técnico comum e sim da TOYOTA, o que mudou minha postura com o cliente. Sinto-me mais seguro e percebo neles a satisfação do meu trabalho. Essa valorização é muito importante”.

Técnicos de campo reunidos no Team Work.

TOYOTA wAY

Team Work: integração da

equipe de campo

A TOYOTA Empilhadeiras sabe que a valo- rização de seus profissionais é fundamen-tal para o crescimento da Companhia, e

que a qualidade do serviço de pós-venda é deter-minante para o sucesso de nossos colaboradores e a fidelização de nossos clientes. Pensando nisso, lan-çamos o programa Team Work, que reúne nossos técnicos de campo para um bate-papo, buscando melhor treinamento e entrosamento de equipe.

Desde janeiro de 2014, a equipe de técnicos de Diadema (SP) realiza reuniões semanais com todos os membros para discutir assuntos per-tinentes à área, sanar dúvidas e realizar troca de experiência entre todos. Visando incentivar ainda mais o trabalho, colaboradores de outros departa-mentos são convidados a participar dessas reuniões.

“Nossos técnicos de campo passam o dia inteiro atendendo clientes na rua e eles nunca participa-vam do que estava acontecendo na TOYOTA, então, vimos a necessidade dessa integração, deles

entenderem a importância de seu trabalho na empresa e poderem se relacionar com todas as áreas”, afirma Filipe Novacoski, líder de Serviços.

Já conversamos com as equipes Fiscal e de Recursos Humanos (RH). O RH, por exemplo, abordou questões como marcação de ponto e benefícios. Também nos reunimos com as áreas de Planejamento no Pós-vendas e Motivacional”, explica Novacoski.

O programa Team Work tem como objetivo entrosar socialmente nossos técnicos de campo com todas as áreas da TOYOTA Empilhadeiras e mostrar para esses colaboradores o impacto de seu trabalho em todos os setores.

Além da aproximação profissional e social com toda a equipe da TOYOTA Empilhadeiras, o Team Work também vai atualizar nossos técni-cos de campo com novidades do mercado e novas estratégias para melhorar a qualidade de atendi-mento aos clientes.

KAIZEN

Aplicando a própria filosofia que incentiva, o Programa Se Ligue está em um processo de melhoria, inclusive com uma nova líder

de projeto e novos membros no Comitê do Pro-grama. Promovido pela TOYOTA Empilhadeiras, o Se Ligue foi criado com o objetivo de incentivar a prática do Kaizen, um dos princípios do Sistema TOYOTA de Produção (TSP).

Para o Kaizen, sempre é possível fazer melhor e nenhum dia deve passar sem que alguma melhoria tenha sido implantada.

O Kaizen é um processo diário, que visa aumentar a produtividade, além de humanizar o ambiente de

trabalho e também identificar e eliminar desperdícios nos negócios.

“É importante que todos tragam sugestões com qualidade, que impactem no dia a dia dos funcioná-rio da empresa e estamos pensando em um método que auxilie a todos neste objetivo.”, explicou Nayara Xavier, analista de Recursos Humanos.

Nayara Xavier

Reformulação do Programa Se Ligue

4 www.tmhm.com.br

Reformulação do Programa Se Ligue

Page 5: Jornal Toyota Empilhadeiras – Diagrama edição 07

5

Page 6: Jornal Toyota Empilhadeiras – Diagrama edição 07

As mais vendidas no mundo

Ideal para alturas menos elevadas

Ampliação da linha da Série 8

SWE-140

MÁQUINAS EM DESTAQUE

Para atender às necessidades de seus clientes, oferecendo o que há de melhor, a TOYOTA moder-nizou a linha de equipamentos que comercializa no Brasil. Já estão disponíveis para o mercado empilhadeiras da Série 8 com capacidade de até 8,0 toneladas.

As empilhadeiras da Série 8 são as mais vendidas no mundo e possuem os mais modernos sistemas de segurança, como Sistema de Detecção de Presença do Operador (OPS) e o Sistema de Estabilidade Ativo (SAS), que compõem um sistema de segurança completo, formado por diversos sensores que monitoram constantemente a operação da empilhadeira. Eles atuam de forma preventiva e reduzem significativamente o risco de tombamento das empilhadeiras.

Vale destacar ainda que o mecanismo da Série 8 é preparado para todo tipo de operação, pois possui capacidade para até 8,0 toneladas, além de toda sua segurança e durabilidade.

Segundo o gerente-geral de vendas, Roberto Ueda, “esses novos modelos TOYOTA completaram a linha da Série 8, voltada para ergonomia, segu-rança, durabilidade e produtividade”.

Todas essas característ icas proporcionam um funcionamento estável, aumentando a eficiência da operação.

A SWE-140 é uma das paleteiras mais utilizadas no Brasil. A máquina alcança a altura de 4,8 m e possui capacidade nominal para 1,4 toneladas, sendo própria para uso em armazéns, depó-

sito de produtos farmacêuticos, lojas, indústrias, supermercados e locais que não exigem grandes alturas de elevação.

O equipamento conta com exclusivas torres de visibilidade total e lar-gura otimizada, permitindo excelente visibilidade em todas as situações, além do mostrador digital que informa ao operador a quantidade de horas trabalhadas, códigos de erros e nível de carga da bateria.

Segundo destaca Andersen Torres, responsável pela equipe de vendas BT, “a segurança é um item de destaque na paleteira, que possui

um exclusivo sistema de suspenção, o que permite manter o equipa-mento no piso sempre de forma uniforme. Este equipamento é ideal para clientes que buscam produtividade, ergonomia e baixo custo de manutenção”.

Cascade Brasil está de sede nova

A Cascade Brasil, líder mundial em acessórios e garfos para empilhadeiras que faz parte do grupo TICO – TOYOTA Industries, trans-

feriu, no final do ano passado, a sede da empresa de Santos (SP) para São Bernardo do Campo, na região do ABC paulista. “São Bernardo é um polo indus-trial muito forte e de fácil acesso pelas rodovias, o que facilita a retirada das mercadorias e o contato com nossos clientes”, explica o gerente-geral da Cascade no Brasil, Ramatis Pedrosa Fernandes.

A nova sede também conta com um show room para auxiliar no trabalho dos colaboradores da Cascade, oferecendo condições para que os con-sultores de vendas consigam apresentar melhor os produtos para os clientes. “Todas as empilhadeiras possuem acessórios e o show room possibilita que o vendedor mostre para o cliente o diferencial de cada item comercializado”, revela Fernandes. Os acessó-rios para empilhadeiras expostas no show room de São Bernardo são Garra para Bobina de Papel, Push / Pull e Posicionador Duplo de Garfos.

Fundada em 1943, nos EUA, a empresa, além de fornecer acessórios para movimentação de cargas, oferece consultoria técnica para informar qual equi-pamento é mais indicado para o serviço, além de trei-namentos para os operadores e manutenção corretiva das empilhadeiras e acessórios.

PARCEIROS e FORNECEDORES

Fachada da nova sede da Cascade

Show room

6 www.tmhm.com.br

Page 7: Jornal Toyota Empilhadeiras – Diagrama edição 07

CLIENTES EM DESTAQUE

CLIENTES EM DESTAQUE

O Grupo Dínamo, empresa especializada em armaze-nagem e preparo de cafés para exportação, é cliente da TOYOTA Empilhadeiras há vários anos. A primeira

empilhadeira adquirida pelo Grupo foi um modelo à combustão com capacidade para 2,5 toneladas. Em 2014, esta parceria ganhou força com o credenciamento da TOYOTA ao FINAME, financia-mento oferecido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econô-

mico e Social (BNDES).O Grupo já tinha 20 empilhadeiras TOYOTA e adqui-

ram mais sete máquinas da Série 8 pelo FINAME, em abril deste ano. “Estamos bastante satisfeitos, a máquina

TOYOTA tem características exclusivas, além de ter um consumo de gás inferior as demais maquinas

no mercado, seu desempenho operacional é bas-tante satisfatório. Além disso, estar credenciado ao FINAME foi fundamental na decisão da compra.”, explicou Luiz Alberto A. Levy Jr., diretor Comercial do Grupo Dínamo.“Com certeza a entrada da TOYOTA dentro

do programa FINAME trará uma nova dimensão para o mercado de empilhadeiras”, finalizou Levy Jr.

Grupo Dínamo e TOYOTA Empilhadeiras

ATN Log: parceria fortalecida pelo FINAME

A AT N L O G , empresa que oferece serviços

de logística e armaze-nagem, e a TOYOTA Empilhadeiras são parceiras desde 2010, quando foi comprada a primeira empi-lhadeira à combustão da TOYOTA. Nestes quatro anos, foram adquiridas mais cinco máquinas e este ano foram compradas mais duas da Série 8, com o FINAME, financiamento oferecido pelo BNDES.

Para Álvaro Antônio Macedo, diretor da ATN LOG, a disponibilidade do FINA ME foi fator importante na decisão de compra: “As máquinas são de excelente performance, econômicas e de manu-tenção fácil e a custos muito coerentes em relação à produção entregue. E com este de financiamento, sem dúvida, há um grande divisor de águas, visto que se trata de um recurso mais barato, com carên-cias interessantes e prazos também muito bons”.

Macedo finaliza: “Até o momento todo o processo de financiamento do BNDES foi conduzido de forma satisfatória. A parceria crescerá, pois a ATN LOG pretende renovar a sua frota no segundo semestre de 2014, também com o FINAME. Além da já conceitu-adíssima marca, estamos muito satisfeitos com a pres-tatividade e flexibilidade demonstradas pelas equipes técnica e comercial da TOYOTA que conhecem o produto e estão mesmo sempre à disposição para nos mostrar as melhores soluções e aplicações”.

HM Empilhadeiras e TOYOTA Empilhadeiras: juntas no Sul de Minas

Em parceria com a TOYOTA Empilhadeiras desde 1998, a HM Empilhadeiras abriu, em janeiro de 2014, um novo Posto Autorizado

de Serviço, localizado na cidade de Pouso Alegre (MG), com uma área de 500 metros quadrados, “A ideia é ficar-mos mais próximos dos clientes do Sul de Minas, expandindo ainda mais o nosso atendimento, pois esta é uma região que está em pleno crescimento”, explica Anésio Marcelino de Oliveira, presidente da HM Empilhadeiras.

Com a nova unidade, será

possível intensificar o atendimento e assistência aos clientes da região, ampliando assim a atuação da TOYOTA no mercado local. “Estávamos atuando apenas com vendas em Pouso Alegre e utilizávamos

o suporte de Campinas. A partir de abril deste ano, estamos com a equipe completa em Minas Gerais, com assistência técnica e peças”, explicou Anésio.

“O novo Posto fortalecerá ainda mais a parceria da HM Empilha-deiras com a TOYOTA e com os clientes”, finalizou o presidente da HM Empilhadeiras. Anésio Marcelino de Oliveira

POSTOS AUTORIZADOS

Unidade Machado, Minas Gerais

7

Page 8: Jornal Toyota Empilhadeiras – Diagrama edição 07

Projeto UCTMHM – Universidade Corporativa TMHM

No ano passado, a TOYOTA Empilhadei-ras deu início ao Projeto UCTMHM (TOYOTA Material Handling Merco-

sur), como complementação de um programa de Educação Continuada já existente na empresa.

A Universidade Corporativa TMHM foi criada para oferecer aulas e-learning (por internet) e presenciais que abordem competências específicas. Os cursos, totalmente gratuitos, permitem um aprendizado alinhado entre as metas indivi-duais com a estratégia da organização e está dividido em núcleos temáticos voltados à Gestão e Negócios, Vendas, Engenharia, Tecnologia, Liderança, Cultura e Cida-dania Corporativa.

‘’A Universidade é aberta para todos os f uncioná-rios da TMHM e clien-tes. Também estamos fechando uma parceria com o SENA I, para atender a comunidade local e trabalhar com

a formação de jovens para a área técnica. Esse é um trabalho que visa formar, agregar e reter

os potenciais talentos na empresa. Além disso, queremos oferecer um ambiente

de aprendizado contínuo aos nossos colaboradores, pois a troca e promo-

ção do conhecimento fazem parte da nossa filosofia’’, afirma a ana-lista de Planejamento Corporativo, Elaine Jacomo.

A Universidade Corporativa está planejando formas de expandir a oferta dos cursos para os stakeholders (público estratégico), tornando-se centro de referência do gr upo

TOYOTA na América do Sul.

Festa de final de ano da TOYOTA Empilhadeiras

Mais um ano se concretizou e, para comemo-rar os objetivos alcançados, a TOYOTA realizou a sua festa de fim de ano em clima

de descontração. Desta vez, para os funcionários de Diadema, Artur Nogueira e Campinas em um novo local: a fábrica da TOYOTA em Artur Nogueira (SP).

Já no início da festa, o presidente da TOYOTA, Hiroyuki Ogata, saudou todos os presentes em seu discurso de abertura. Os chefes e gerentes também se apresentaram e cumprimentaram os participantes pela presença no evento. Durante

a festa, houve o tão esperado sorteio de prêmios, acompanhado do Show de Talentos, com a apresen-tação de vários funcionários.

Maurício Guer-rei ro, do De pa r-tamento de TI de D i a d e m a , t o c o u sa xofone, Moi sés Modesto Braga, da área de Movimenta-ção de Materiais de

Artur Nogueira, tocou e cantou. Os funcionários Bráulio Cunha de Sena e Felipe da Costa Mota fizeram apresentação do ritmo Beat Box. Ainda no

Show de Talentos, Bráu-lio cantou a música tema da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), junto com a equipe que a compõe.

FATOS MARCANTES

Moisés Braga

Elaine Jacomo

Maurício Guerreiro

Equipe recebe prêmio de reconhecimento

Felipe Mota e Bráulio de Sena

Bráulio de Sena e Equipe da CIPA

8 www.tmhm.com.br

Page 9: Jornal Toyota Empilhadeiras – Diagrama edição 07

TOYOTA do Brasil recebe a visita de Toyoda-san

A TOYOTA Empilhadeiras teve o imenso prazer de receber a visita do Sr. Tetsuro Toyoda, chairman da TOYOTA

Industries Corporation. Durante sua estadia, foram realizadas várias

apresentações sobre a TOYOTA Material Handling Mercosur, visita à primeira fábrica de empilhadeiras da TOYOTA no Brasil, e a cerimônia do plantio sim-bólico de uma árvore.

Encontro de presidentes da TOYOTA no Brasil

Com a expansão da TOYOTA no mercado brasileiro, por meio do início da produção no Brasil e da inauguração de novas filiais,

o País tem conquistado uma grande importância para os negócios da TOYOTA mundialmente.

Diante deste cenário, aconteceu o encontro de presidentes na fábrica da TOYOTA Empilhadei-ras. O evento discutiu, temas de interesse comum entre todos os envolvidos, inclusive a estratégia de atendimento dos clientes mundiais da TOYOTA.

Os participantes também visitaram as instalações da fábrica e alguns clientes estratégicos .

Marcaram presença os presidentes da TOYOTA Material Handling North America (TM HNA), TOYOTA Material Handling Europe (TMHE), TOYOTA Material Handling Group (TMHG), TOYOTA Material Handling International (TMHI), além do presidente da TOYOTA Material Handling Mercosur (TMHM).

Presidentes da TOYOTA reunidos na fábrica

Sr. Tetsuro Toyoda, chairman da TOYOTA Industries Corporation discursa para os funcionários

Sr. Tetsuro Toyoda chairman da TOYOTA Industries Corporation em cerimônia de plantio de uma árvore na fábrica em Artur Nogueira

II Semana Interna de Prevenção e Acidentes de Trabalho

Sob o tema “A segurança está em suas mãos!”, a sede em Diadema (SP) realizou, em outu-bro, a II Semana Interna de Prevenção e Aci-

dentes de Trabalho (SIPAT). Durante o evento, os colaboradores participaram de palestras e ao final foi promovido um quiz animado, visando analisar entendimento dos participantes acerca dos temas abordados. Para promover um clima mais descon-traído, foram criados dois personagens: Bem e Mal.

“Eu gostei muito das atividades da SIPAT, acre-dito que esse evento seja tão importante para os

funcionários quanto para a empresa, porque a conscientização sobre prevenção gera resultados importantes para todos. Além das palestras, acon-teceram atividades diferentes, como massagem, música e ginástica, que agradaram a todos. O que eu mais gostei foi do quiz nos departamentos, os personagens foram muito engraçados e criativos”, relatou Alline Amorin, do Departamento Fiscal.

Esta edição da SIPAT também contou com um convite personalizado, ilustrado com um dese-nho feito pelo colaborador Júlio Novaes.

Abertura da II SIPAT Massagem

Quiz nos departamentosApresentação de capoeira

9

Convite da II SIPAT

Page 10: Jornal Toyota Empilhadeiras – Diagrama edição 07

FATOS MARCANTES

Abertura da fábrica para os familiares

TOYOTA lança campanhas de incentivo 1º Encontro de Distribuidores da América Latina

Após a abertura oficial da fábrica da TOYOTA, em Artur Nogueira (SP), foi realizado um evento especial para receber

os familiares dos colaboradores que trabalham no local. Os visitantes foram divididos em pequenos grupos e participaram de uma visita guiada, que percorreu desde o Departamento de Segurança do Trabalho até o Departamento da Qualidade, conhecendo assim todas as etapas do processo de

montagem das máquinas.Depois do tour, todos foram recepcionados

com um café especial e as crianças puderam se divertir em brinquedos instalados especialmente para elas. “Este evento teve o intuito de promover a interação entre os colaboradores e aproximar suas famílias do ambiente de trabalho”, explicou Alessandra Micillo, analista de Recursos Huma-nos da fábrica.

Equipe TOYOTA reunida na frente da fábrica da TOYOTA em Artur Nogueira

A sede da TOYOTA Empilhadeiras, em Artur Nogueira (SP), recebeu o 1º Encon-tro de Distribuidores da Região da Amé-

rica Latina. Participaram deste encontro profissionais dos

principais distribuidores do mercado do Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Venezuela, além de funcionários da TOYOTA Material Handling International (TMHI) e da TOYOTA Material Handling Mercosur – Brasil. A Cascade, empresa do grupo TOYOTA que comercializa aces-sórios para empilhadeiras, também marcou presença, apresentando o portfólio de produtos disponíveis e a estrutura da empresa.

Cada um dos representantes dos países apre-sentou dados sobre os seus mercados e as estratégias utilizadas. Durante o evento foi ministrado um treinamento técnico sobre produtos da TOYOTA e foram discutidas também forma de atuação global das contas corporativas atendidas pelos países participantes, visando oferecer um serviço de mais qualidade.

Os participantes tiveram a oportunidade de visi-tar a fábrica da TOYOTA, em Artur Nogueira, veri-ficando toda a sua estrutura, além de acompanhar o processo produtivo das máquinas TOYOTA.

Após o sucesso das campanhas de incentivo realizadas em 2013, a TOYOTA lançou a campanha Show de Bola TOYOTA

Empilhadeiras, direcionada para os vendedores de máquinas da TOYOTA e também para os Postos Autorizados de Serviço da TOYOTA.

A Expedição TOYOTA, realizada no ano passado, foi direcionada para os vendedores de máquinas da TOYOTA e distribuiu prêmios men-salmente. Os colaboradores Celso Barreto e Amauri de Oliveira alcançaram as metas globais da cam-panha e, como prêmio, embarcarão para o Japão. O objetivo da viagem, além de conhecer a matriz, é estar em contato com a cultura japonesa, tão pre-sente entre os valores e princípios da TOYOTA.

Para este ano, a campanha Show de Bola TOYOTA Empilhadeiras, pretende estimular toda a equipe de vendas a atingir os mais altos graus de perfor-mance. Os partici-

pantes que alcançarem as metas mensais ganharão prêmios e os que atingirem a meta total ganharão como prêmio ingressos da Copa para assistir aos jogos em camarote.

Para a equipe de pós-vendas, foi criada a cam-panha “Vem para o jogo”, que pretende motivar os participantes a cuidar de seus clientes. Par-ticiparão da campanha os vendedores de peças, consultores de serviços, técnicos e supervisores. A pontuação será dividida em três categorias: Meta TOYOTA, venda de pneus da marca Continental e avaliação do cliente. Os prêmios contemplam ingressos para os jogos do mundial e um aparelho de Blu-Ray.

“Achei ótima esta Campanha, pois é uma forma indireta de venda. Por exemplo, uma empresa está precisando de itens de revisão. Isto é uma ótima oportunidade para oferecer pneus, pois é um item de desgaste, que, mesmo não sendo necessário naquele momento, é oportuno o cliente comprar e deixar

em estoque, aproveitando o valor promocional“, relatou Tuany Scarabelli

C. Bueno, vendedora do Pós-venda.

10 www.tmhm.com.br

Page 11: Jornal Toyota Empilhadeiras – Diagrama edição 07

TOYOTA pelo Brasil

A TOYOTA Empilhadeiras está com novo site no ar. Além de fornecer mais informações sobre a empresa, seus produtos e serviços, o novo site também vai gerar mais interatividade com o mercado.

As mudanças permitem que os clientes naveguem com mais facilidade e conheçam em detalhes todos os produtos e serviços da TOYOTA Empilhadeiras. “Acreditamos no poder da internet e na sua importância atual, por isso estamos constantemente melhorando a nossa atuação na web e criamos este novo site , que tem como objetivo gerar mais interatividade com os diversos público da TOYOTA”, salienta Patrícia Frota Machado, chefe de Marketing da TOYOTA Empilhadeiras.

Pelo novo site também é possível conhecer mais sobre a TOYOTA, entrar em contato com a empresa pelos diversos canais criados e fazer download do jornal Diagrama.

TOYOTA de cara nova na Web

Belo Horizonte (MG)

São José dos Pinhais (PR)

Recife (PE)

Campinas (SP)

A TOYOTA está investindo constantemente em suas filiais, fixadas em regiões estratégicas, visando a amplia-ção e conquista de novos mercados. Para isso, colocou à disposição de seus clientes uma equipe de Vendas e Pós-vendas focada nestes mercados, para atender com mais qualidade as demandas locais.

Campinas conta com uma equipe de 40 profissionais que estão à disposição para atender diversos clientes, como 3M, Ajinomoto, Arcor, Schaeffler Group e Aeroporto de Viracopos, entre tantos outros. “A conquista do FINAME foi muito importante para a nossa região, por isso, a equipe de vendas está focada em buscar novos clientes. Além disso, nosso Pós-vendas está mais estruturado e com profissionais qualificados para atender a demanda deste mercado que estamos conquistando a cada dia”, relatam Daniel T. Madeira, chefe de Vendas da Filial Campinas e Rodrigo Ferrarezzo, supervisor de Pós-vendas.

A filial do Paraná conta com estrutura completa para atendimento de serviços de manutenção, reforma e venda de peças de reposição para garantir a satisfação de seus clientes, como Condor, Denso, Volvo, Jtekt, Braslift, entre outros, e buscar novos clientes.

Com o FINAME, “pretendemos conquistar a fatia do mercado que utiliza o Financiamento via BNDES em conjunto com a força de Vendas e Pós-vendas. Este ano, pretendemos aumentar o market share da TOYOTA na região”, relatam Ângela Koike, chefe de Vendas e Carlos Alberto Almeida, supervisor de Pós-vendas, da filial Paraná.

A filial pernambucana tem alcançando grande representatividade na região. A Tramontina, Engarrafamento Pitú, Alpargatas e Terphane são alguns dos clientes conquistados pela equipe de Vendas desta filial, composta por 14 profissionais. “Atualmente, a TOYOTA é bem conhecida na região e tem conquistado novos clientes. Estamos realizando visitas em empresas nos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte e pretendemos participar de feiras e eventos na região. Nosso objetivo é fazer com que a TOYOTA se torne a 1ª no Nordeste”, expli-cam João Bosco Galindo, key account e Marcelo Ferreira da Silva, supervisor de Pós-vendas, ambos da filial de Recife.

Para intensificar o trabalho na região mineira “foi contratada uma nova vendedora no início de 2014 e estamos em processo de contratação de mais um profissional, o que deve acontecer nos próximos meses. O objetivo é expandir nossa carteira de clientes e aumentar a participação no mercado de Minas Gerais”, informa Dener Oliveira, chefe de Vendas da Filial Belo Horizonte. Os principais clientes locais são Fiat, Case New Holland e Walmart. Em breve, será inaugurada a unidade física na região, para oferecer mais um espaço aos clientes.

Acesse e confira: www.tmhm.com.br

11

Page 12: Jornal Toyota Empilhadeiras – Diagrama edição 07

A área de Pós-vendas da TOYOTA tem atuado na conscientização de seus clientes para rea-lizar a manutenção adequada das empilhadei-

ras da marca, utilizando sempre peças originais. Tal preocupação não é em vão. Manter a originalidade da máquina garante que seu desempenho não se altere com o tempo de uso, além do controle rigoroso de qualidade das peças, que traz segurança a todos os fun-cionários que operam as empilhadeiras TOYOTA.

Para atender a esta demanda, a TOYOTA conta com o Setor de Planejamento de Peças, que possui cerca de 26 mil itens cadastrados. A equipe, liderada pelo gerente-geral, Eduardo Matsubara, é composta por 13 colaboradores que são responsáveis pela aná-lise de demanda dos clientes, solicitação de compra dos fornecedores locais e do Japão, EUA, Suécia e China, além da verificação da rotatividade da peça para os pedidos.

“Esta área é uma das mais importantes dentro do Pós-vendas, pois é um departamento necessário para a movimentação da receita da empresa e reflete na satis-

fação do cliente, já que se a máquina parar de funcionar e não tivermos a peça em estoque, é possível ocasio-nar o descontentamento do cliente”, explica Rodrigo Massaki Shiki, da equipe de Planejamento de Peças.

Para aumentar esse controle, o setor está mudando alguns parâmetros em relação aos pedi-dos. Isso foi possível com a ajuda do grupo de Pla-nejamento do Japão, que apresentou alguns modelos e ex plicações que pode-riam ser utilizadas para um melhor controle de estoque e de pedidos.

“Cada vez mais percebe-mos a importância do con-trole efetivo de estoque e a área de Pós-vendas tem cres-

cido constantemente. Somente no ano passado, atingi-mos 35% de crescimento, o que reflete diretamente em nossas compras, por isso, estudamos implementar um novo sistema avançado diretamente do Japão, além de outros estudos referentes a novos fornecedores locais, reduzindo o tempo de entrega para nosso cliente”, completou Shiki.

Valmir T., Lucas L., Emerson S., Vagner S., Ismael T., Jupiraci R.,

Bárbara S., Vanessa M. e Luniê G.

EQUIPE TOYOTA

Em 2006, Maurício Prado Curcio ini-ciou sua trajetória

na TOYOTA Empi l ha-deira, ao ser indicado pelo amigo Marcelo Lahoz, da equipe de Vendas. Atualmente, ele é vendedor

externo de máquinas nas regiões Oeste e Centro- Oeste de São Paulo.

Ao falar sobre a área em que atua, Curcio mostra que tem boa desenvoltura com suas tarefas: “Atuar na área de Vendas é um grande desafio, pois o mer-cado exige muita capacitação técnica e motivação para lidar com as instabilidades e as ações realizadas pelos concorrentes’.

Curcio também está satisfeito em fazer parte do

quadro de colaboradores da TOYOTA. Para ele, “é motivo de muito orgulho, por se tratar de uma marca reconhecida mundialmente, com produtos diferen-ciados e que possui grande compromisso com a qua-lidade” explica.

Na sua opinião, a TOYOTA Empilhadeiras é uma grande oportunidade para seu desenvolvi-mento profissional, o que o motiva a buscar novos objetivos e metas para o futuro.

Tr a b a l h a n d o h á quase 10 anos na TOYOTA Empi-

lhadeiras, o líder do Depar-tamento de Almoxarifado, Valmir Tinelli, tem uma

longa trajetória no grupo TOYOTA.Sempre atuando na área de estoque, Tinelli

começou na TOYOTA Automóveis há 22 anos. Ele também trabalhou em concessionárias do Grupo e viu quando a primeira empilhadeira da marca chegou ao Brasil: “Chamou a atenção no estoque, porque era novidade, bem mais moderna que as empilhadeiras que víamos por aqui”, relembrou.

Poucos meses depois, Tinelli foi convidado a traba-lhar na TOYOTA Empilhadeiras.

“Sinto muito orgulho de trabalhar em uma empresa multinacional e com grande nome no mer-cado, como a TOYOTA. Estou aqui desde o começo e vi o quanto a empresa cresceu. No começo eram apenas 500 itens em estoque e hoje temos mais de nove mil”, contou.

Maurício Prado Curcio

Valmir Tinelli

PÓS-VENDAS

Planejamento de peças da TOYOTA

12 www.tmhm.com.br