jornal sul das gerais - edição 86

12
Machado, Minas Gerais 20 de abril de 2012 Fechamento às 23h57, 19/04 Ano II - 86ªEdição Cidade JEMG/2012 já tem campeões Página 9 Caravana da Saúde no Sul de Minas Página 7 Show Paulinha Vasconcelos Página 12 EDITORIAL FOTO DA SEMANA PITACOS OPINIÃAO FICA A DICA BLOGANDO IDEIAS 02 02 02 03 10 10 Balaio Machado dá adeus a Prof. Cleuton Página 11 Gerais do Sul Página 7 APAC RECOMEÇA ATIVIDADES Página 10 “A Revolução dos Bichos em Para Estudantes e Para Escolas” PISO GARANTIDO “Prefeito Roberto Abobrinha, sanciona lei e garante novo Plano de Cargos e Carreira dos profissionais da educação municipal, aten- dendo reivindicação de décadas. Reajuste ga- rante piso salarial nacional do magistério.” Página 5 Flash Esporte Página 10

Upload: pedro-cotrim

Post on 20-Jul-2015

545 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Machado, Minas Gerais 20 de abril de 2012 Fechamento às 23h57, 19/04Ano II - 86ªEdição

Cidade

JEMG/2012já tem

campeões

Página 9

Caravana daSaúde no

Sul de Minas

Página 7

Show Paulinha

Vasconcelos

Página 12

EDITORIAL

FOTO DA SEMANA

PITACOS

OPINIÃAO

FICA A DICA

BLOGANDO IDEIAS

02

02

02

03

10

10

BalaioMachado

dá adeus aProf. Cleuton

Página 11

Gerais do Sul

Página 7

APAC RECOMEÇA ATIVIDADES

Página 10

“A Revolução dos Bichos em Para

Estudantes e Para Escolas”

PISOGARANTIDO“Prefeito Roberto Abobrinha, sanciona lei e garante novo Plano de Cargos e Carreira dos

profissionais da educação municipal, aten-dendo reivindicação de décadas. Reajuste ga-

rante piso salarial nacional do magistério.”

Página 5

FlashEsporte

Página 10

Sexta-Feira, 20 de abril de 201202

Uma publicação deMaxi Mídia LtdaCNPJ: 13.493.090/0001-41em parceria com Editora Sul das Gerais CNPJ: 14.888.086/0001-45Diretor Geral: Marcos Dias Rodrigues Jornalista Responsável: Pedro Quinto Cotrim

ExpedienteProjeto Gráfico:Cor Comunicação - (35) 8816 - 5693Tiragem: 2000 exemplaresRedação: Travessa Prof. Maria Justi-na, nº20 - Centro - Machado/MGFones: (35)3295-1467 / 8874-3013Site:www.jornalsuldasgerais.com.brE.mail: [email protected]

Os textos e artigos assinados por seus autores e/ou colunistas, são de inteira res-ponsabilidade do autor, não expressando a opinião deste jornal.

De segunda à sexta, das 8h00 às 9h00, na Rádio Nova (87,9), você acompanha o programa jornalís-tico BOM DIA MACHADO, com apresentação do Professor Marcos Cuba. Todas as notícias que in-fluenciam a vida dos machadenses você fica sabendo no BOM DIA MACHADO e você pode participar dando sua opinião, fazendo sua critica, pelo telefone: 3295-2874.

Uma metáfora para explicar como o carisma de al-guns políticos se sobrepôs a corrupção!

[ A água da loucura ]

Um poderoso feiticeiro querendo destruir um reino, colocou uma poção mágica no poço onde todos os seus habi-tantes bebiam. Quem tomasse aquela água, ficaria louco. Na manhã seguinte, a população inteira bebeu, e to-dos enlouqueceram. O rei – que tinha um poço só para si e sua família, onde o feiticeiro não

conseguira entrar – tentou con-trolar a população. Baixou uma série de medidas de segurança e saúde pública, mas não havia mais policiais ou inspetores, pois eles também haviam bebi-do a água envenenada. Quando os habitantes daquele reino tomaram conhe-cimento dos decretos, ficaram convencidos de que o rei enlou-quecera, e agora estava escre-vendo coisas sem sentido. Aos gritos, foram até o castelo e exi-giram que renunciasse à coroa. Desesperado, o rei prontificou-se a deixar o trono, mas a rainha o impediu, dizen-

do: “vamos agora até a fonte, e beberemos também. Assim, fi-caremos iguais a eles”. E assim foi feito: o rei e a rainha beberam a água da loucura, e começaram imedia-tamente a dizer coisas sem sen-tido. Na mesma hora, os seus súditos se arrependeram: ago-ra que o rei estava mostrando tanta sabedoria, por que não deixá-lo governando o país? O país continuou em calma, embora seus habitantes se comportassem de maneira muito diferente de seus vizi-nhos. E o rei pode governar até o final dos seus dias.

O jornalista macha-dense Júlio Olivar, atual se-cretário estadual da educação e turismo do estado de Ron-dônia, recebeu este mês, das mãos do governador Confúcio Moura, a comenda:

FOTO DA SEMANA

FRASE DA SEMANA

"“Uma masmorra com Cristo é um trono, e um trono sem Cris-

to é um inferno”

PITACOS(Martinho Lutero)

GRANDE OFICIAL DA OR-DEM DA MEDALHA MA-RECHAL RONDON Esta é a mais alta condecora-ção oferecida naquele estado. Parabéns Júlio Olivar! Muito merecido!

Posse O prefeito Roberto Abobrinha anunciou a nova secretária de administração de Machado, a experiente e competente funcionária de carreira Ana Paula Maciel Campos Caixeta.

Posse II Fábio Eduardo Leite, mais conhecido como Leiti-nho, também assumiu a se-cretaria de esporte de Macha-do. Consta que nas primeiras semanas de trabalho fez mais que todos os demais em três anos. Leitinho que é presiden-te do Clube dos 30 e empre-sário tem sido extremamente elogiado no meio esportivo.

Super Secretário Quem tem feito uma revolução, isto nas duas secre-tárias que gerencia, é Angelo José de Oliveira. As mudanças e melhorias já são sentidas em todo município. Angelo é se-cretário de obras e agricultu-ra. Quando elogiado o secreta-rio cita o empenho e dedicação de toda a sua equipe, nas duas pastas.

Desincompatibilidade A competente Ivanise deixou uma importante ge-rência, da Secretaria de Tra-balho e Desenvolvimento So-cial, para ser pré-candidata a uma vaga na Câmara Munici-pal.

Trajetória Ivanise, que integrava a equipe do governo petista desde 2008, passou a coman-dar esta gerência no começo do governo e foi responsável por grandes avanços na pasta.

Na Rabeira Partidos políticos tra-dicionais da cidade estão com grandes dificuldades para conseguir montar chapas competitivas de vereadores.

Ti-ti-ti É grande o burburi-nho político nos bancos da Praça Antonio Carlos, sente--se que algo de novo esta no ar.

Insônia A oposição não tem conseguido pregar o olho. É que a “trairagem” anda cor-rendo solta para tudo quanto é lado.

Regra Três Tem candidato que-rendo ceder aliados e partidos apoiadores, para criar terceiro nome de candidato a prefeito. Acha que assim garante mais tranquilamente sua vitória. Estaria disposto ir até mais longe com este apoio? O tem-po dirá se isto irá acontecer e se dará certo.

BOPE Já no PDT o atual ve-reador e pré – candidato, Ge-léia, citou na tribuna da câ-mara municipal que recebeu, por vias transversas, ameaça a sua integridade física. Não disse de quem e nem como, mais todo cuidado é pouco.

Nas Núvens Nessa miscelânea toda da oposição, até quem estava apagado resolveu aparecer. O PTB, anda bastante assa-nhadinho, sonhando até com a possibilidade de virar can-didato a vice em certa chapa. Tem cacique torcendo o nariz.

Paraguaçu Em Paraguaçu o PT não vai lançar candidatura própria para a prefeitura. O partido deve compor aliança com os adversários do prefei-to Gantus Nasser, que é candi-dato a reeleição.

EM TERRA DE LOUCOS O CARISMA SE SOBREPÕE À CORRUPÇÃAO?

Sexta-Feira, 20 de abril de 2012 03

colunistasCaros Leitores:

O tópico restauração da fé me refiro ao atentado feito com a imagem verdadeira de Nossa Senhora Aparecida por um cidadão desconhecido e de-sequilibrado, dentro da Basí-lica de Aparecida em tempos passados. No dia do atentado, muitas pessoas presenciaram o fato, mas não puderam fa-zer nada para impedir isto porque eles temiam em serem atingidos por aquele indivi-duo que estava armado, fora de si.A imagem ficara fragmenta-da em 165 pedaços sendo que a cabeça da santa virou quase um pó, mas a Diocese de Apa-recida conseguiu uma artista de nome Maria Helena para restaurar a imagem no ponto que fosse possível. E acredi-tem esta senhora conseguiu este que foi mais um milagre de Nossa Senhora. Quando apresentaram os pedaços a restauradora, ela ficou desa-nimada com o que viu, mas ela pediu a Nossa Senhora que lhe desse a chance de ope-rar o trabalho que seria mais um milagre da própria Nos-sa Senhora. E tudo se con-sumou, hoje a imagem está novamente restaurada e per-feita. Quando apresentaram através da Revista de Apare-cida, a nova imagem está res-taurada, todas as pessoas que veem a imagem, elas ficam admiradas porque tem se a impressão que aquela ima-gem nunca fora atingida por qualquer tipo de atentado. Quase todo o nosso povo sabe da história do aparecimento desta imagem no Rio Paraí-ba em 1717 a três pescadores humildes daquela região de Aparecida, e nós brasileiros que cultuamos e muito Nossa Senhora Aparecida, ficamos muito felizes por sabermos que a imagem verdadeira con-tinua lá para todos venerarem quando forem a Aparecida.

Falando sobre reflexão, hoje precisamos fazer reflexões em nossa vida espiritual, então como uma pessoa religiosa poderia interpretar um fato de uma imagem tão milagro-sa a de Nossa Senhora Apa-recida chegar a ser atingida por alguém tão desalmado, a tentar tomar em pó uma ima-gem desta? A restauradora, Sra. Maria Helena, ela que se diz religiosa, ela a fez sentir agraciada por um milagre, ela andava com a religião dela um pouco desativada, e ela aos poucos ao ver outro milagre da santa, ela começou a sen-tir um algo novo em sua alma, uma alegria imensa a cada pe-dacinho da santa colocada no lugar, principalmente quando foi terminada a parte da cabe-ça da santa colocada no lugar e, ela disse com muita emoção que as lágrimas brotaram nos seus olhos, pois voltou a se transformar em cabeça, quase um pó deixado pelo atentado. A parte mais importante das reflexões, é que precisamos dar muito valor aos atos de milagres que vão acontecendo pelos séculos afora, aqueles que têm fé firme e verdadeira, eles não conformam com cer-tas pessoas que ainda fazem questionamentos sobre os mi-lagres acontecidos pondo dú-vidas quanto à veracidade e, isto é duvidar da própria ver-dade, e esta verdade é Deus. Portanto, meus irmãos reli-giosos, vamos, sobretudo, dar mais valor aos milagres que estão acontecendo em nosso meio social, porque isto é dar autenticidade a nossa própria condição de verdadeiros fi-lhos de Deus, e irmãos verda-deiros de Nosso Senhor Jesus Cristo.E salve Nossa Senhora Apa-recida, e salve o nosso povo, e salve o nosso Brasil. e que sal-ve também a nossa fé...

Frei Gilvander Luís MoreiraBelo Horizonte, MG, Brasil, 23 de março de 2012.

Dia 24 de março de 2012 celebramos 32 anos de martírio de dom Oscar Romero, arcebispo da arquidiocese de San Salvador, capital de El Salvador. Nomeado bispo por ser considerado con-servador, passou por um proces-so de profunda conversão e assu-miu a causa dos pobres. Sentiu profundamente o assassinato do padre Rutílio Grande, seu secre-tário, e de milhares de lideranças camponesas, de Comunidades Eclesiais de Base, que se levan-tavam contra a ditadura militar imposta sobre El Salvador. Eis, abaixo, 16 anúncios e denúncias que ecoaram a partir da boca de Romero nas suas ho-milias. Através da Rádio a men-sagem de Romero encontrou aco-lhida nos corações de tanta gente que segue vivendo se inspirando no ensinamento e testemunho li-bertador de Romero. 1. “Irmãos, eu gostaria de gravar no coração de cada um esta ideia: o cristianismo não é um conjunto de verdades nas quais devemos acreditar, de leis que devem ser cumpridas, de proibições! Assim se torna mui-to repugnante. O cristianismo é uma pessoa, que me nos amou tanto, que pede nosso amor. O cristianismo é Jesus Cristo e o evangelho.” (06/11/ 1977) 2. “Que maravilha será o dia que cada batizado com-preender que sua profissão, seu trabalho, é um trabalho sacerdo-tal; que, assim como eu celebro a missa no altar, cada carpinteiro celebra sua missa na sua carpin-taria, cada profissional, cada mé-dico com seu bisturi, a mulher na feira, no seu lugar de trabalho… estão fazendo um ofício sacerdo-tal. Quantos motoristas que escu-tam esta mensagem no seu táxi. Tu, querido motorista, junto ao volante do seu táxi és um sacer-dote se trabalhas com honradez, consagrando a Deus seu táxi, le-vando uma mensagem de paz e de amor a teus clientes que vão no seu automóvel.” (20/11/1977) 3. “Uma religião de mis-sa dominical, mas de semanas injustas não agrada ao Deus da Vida. Uma religião de muita reza, mas de hipocrisias no cora-ção não é cristã. Uma Igreja que instala só para estar bem, para ter muito dinheiro, muita como-didade, porém que não ouve os clamores das injustiças não é a verdadeira igreja de nosso Divi-no Redentor.” (04/12/1977) 4. “Ainda quando nos chamem de loucos, ainda quando nos chamem de subversivos, co-

munistas e todos os adjetivos que se dirigem a nós, sabemos que não fazemos nada mais do que anunciar o testemunho subver-sivo das bem-aventuranças, que proclamam bem-aventurados os pobres, os sedentos de justiça, os que sofrem.” (11/05/1978) 5. “Muitos querem que o pobre sempre diga que é “vonta-de de Deus” que assim sobrevi-va. Não é vontade de Deus que uns tenham tudo e outros não tenham nada. Não pode ser de Deus. A vontade de Deus é que todos os seus filhos e filhas sejam felizes.” (10/09/1978) 6. “É ridículo dizer que a Igreja se tornou marxista. Po-rém há um “ateísmo” mais pró-ximo e mais perigoso para nossa igreja: o ateísmo do capitalismo, quando os bens materiais se tor-nam ídolos e substituem Deus.” (15/09/1978) 7. “Uma igreja que não sofre perseguição, mas que des-fruta privilégios e o apoio de coi-sas da terra – Tenham Medo! – não é a verdadeira igreja de Jesus Cristo.” (11/03/1979) 8. “Quantos existem que não dizem ser cristãos, porque não têm fé…! Têm mais fé no seu dinheiro e em suas coisas do que no Deus que criou tudo.” (03/06/1979) 9. “Para que servem be-las estradas e aeroportos, belos edifícios e grandes palácios, se foram construídos com o sangue de pobres que jamais vão desfru-tá-los?” (15/07/1979) 10. “Não nos cansemos de denunciar a idolatria da ri-queza, que faz consistir a gran-deza da pessoa humana no ter e esquece que a verdadeira gran-deza é ser. A pessoa humana não vale pelo que tem, mas pelo que é e faz.” (04/11/1979) 11. “Devemos buscar o menino Jesus, não nas imagens bonitas de nossos presépios. De-vemos buscá-lo entre as crianças desnutridas que foram dormir esta noite sem ter o que comer, entre os pobres vendedores de jornal que dormiram muito mal.” (24/12/1979) 12. “Que maravilha será o dia em que uma socieda-de nova, em vez de armazenar e guardar egoisticamente, se parti-lhe, se reparta e se alegrem todos, porque todos nos sentimos filhos do mesmo Deus! Que outra coisa quer a palavra de Deus neste am-biente salvadorinho senão a con-versão de todos para que nos sin-tamos irmãos?!!!” (27/01/1980) 13. “Não é um prestígio

para a Igreja estar bem com os poderosos. Prestígio para a igre-ja é sentir que os pobres a sen-tem como sendo sua, sentir que a igreja vive uma dimensão na terra, chamando todos, também os ricos, à conversão e à salvação a partir do mundo dos pobres, porque eles são unicamente os bem-aventurados.” (17/02/1980) 14. “Se denuncio e con-deno a injustiça é porque é minha obrigação como pastor de um povo oprimido e humilhado... O Evangelho me impulsiona a de-fender meu povo e em seu nome estou disposto a ir aos tribunais, ao cárcere e à morte.” 15. “Tenho estado amea-çado de morte frequentemente. Tenho que dizer-lhes que como cristão não acredito na morte, mas na ressurreição: se me ma-tam, ressuscitarei no povo salva-dorenho. Digo isso sem nenhu-ma vanglória, mas com grande humildade. Como pastor, estou obrigado, por mandato divino, a dar minha vida por aqueles que amo, que são todos os salvadore-nhos, inclusive por aqueles que vão assassinar-me. Se chegarem a cumprir as ameaças, desde já ofereço a Deus meu sangue pela redenção e pela ressurreição de El Salvador. O martírio é uma graça de Deus, que não creio me-recer. Porém se Deus aceita o sa-crifício de minha vida, que meu sangue seja semente de liberdade e sinal que a esperança se torna realidade. Minha morte, se aceita por deus, seja para a libertação do meu povo e como testemu-nho de esperança no futuro. Vo-cês podem dizer, se chegarem a me matar, que perdôo e bendigo aqueles que me matarem. Desta maneira se convencerão que per-dem seu tempo. Um arcebispo morrerá, porém a igreja de Deus, que é o povo, nunca perecerá.” (março de 1980) 16. “O Reino já está mis-teriosamente presente na nossa terra. Quando vier o Senhor, se consumará sua perfeição. Esta é a esperança que alenta a nós os cristãos. Sabemos que todo esforço para melhorar a socie-dade, sobretudo quando está tão metida na injustiça e no pecado, é um esforço que Deus bendiz, que Deus quer, que Deus exige de nós.” (24/03/1980) Dom Oscar Romero vive em todas as lutas libertárias!

A RESTAURAÇÃAO DA FÉ

Prof. José Guilherme BarbosaDespachante e Professor de Inglês

De segunda à sexta, das 8h00 às 9h00, na Rádio Nova (87,9), você acompanha o programa jornalístico BOM DIA MA-CHADO, com apresentação do Profes-sor Marcos Cuba. E você pode parti-cipar dando sua opinião, fazendo sua critica, pelo telefone: 3295-2874.

MENSAGEM LIBERTADORA DE DOM OSCAR ROMERO

Sexta-Feira, 20 de abril de 201204

Uma soma de cultura e sa-beres! Está é uma das caracte-rísticas de José Caixeta. Neste último final de semana reuniu amigos, familiares, enfim ad-miradores da sua biografia, para comemorar seu natalí-cio e agradecer a DEUS sua milagrosa cura. Depois de uma farto e delicioso almoço, acompanhado de saboroso bolo, o aniversariante inau-gurou e consagrou em uma de suas propriedades uma cape-

la oferecida a N.S. Aparecida, padroeira católica no Brasil.

Além de um grande radia-lista, empresário rural e ho-teleiro, José Caixeta é um ex-celente anfitrião, casa cheia, vários convidados, dentre eles Reverendíssimo Cônego Wal-ter Maria Pulccinelli, contou varias histórias e após, pediu a benção do novo santuário de propriedade da família Caixe-ta.

JOSÉ CAIXETA FESTEJA SEU ANIVERSÁRIO

COORDENADOR DO PROJETO NOVOS RUMOS VISITA APAC

O juiz e coordenador esta-dual do Projeto Novos Ru-mos, Dr. Luiz Carlos Rezen-de e Santos visitou a sede da APAC na comarca de Macha-do, isto após sua reforma e posse da nova diretoria.

O magistrado, que é um entusiasta deste sistema de cumprimento penal disse do seu encantamento com a recuperação da essência da APAC nesta comarca e tam-bém se pôs à disposição da comunidade de modos geral, em cooperar com esta nova e revolucionária proposta.

Durante a visita ele foi acompanhados pelos juizes locais, Dres. Fernando Tam-burini e Claudio Hescket e pelo atual presidente da

APAC-Machado, Wellington Teodoro de Lima, da JFW Transportadora.

Projeto Novos Rumos - Me-todologia APAC

O Projeto Novos Rumos na Execução Penal foi criado no ano de 2001 pelo Tribunal de Justiça do Estado de MG, buscando a humanização no cumprimento das penas pri-vativas de liberdade mediante a aplicação do método APAC.

As APACs (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado) são inspiração do Advogado e Professor paulis-ta Mário Ottoboni – tratando--se de uma Pessoa Jurídica de Direito Privado que adminis-tra Centros de Reintegração Social de presos.

Ao lado da família e amigos, o grande defensor da Cultura Raiz Brasileira, festeja mais um ano de vida!

Nova Diretoria da APAC de Machado, apresenta sua sede, recém reformada, para coordenador do Projeto Novos Rumos.

Sexta-Feira, 20 de abril de 2012 05

PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS DA EDUCAÇÃAO ESTÁ SANCIONADO

Com reajuste de até 24%, Prefeitura de Machado elabora e sancio-na Plano de Cargos e Carreiras para os professores municipais e

outros profissionais da educação

Nesta semana, o prefeito Ro-berto Camilo Ófão Morais san-cionou a Lei Complementar nº 87, de 17 de abril de 2012, que estabelece o Plano de Cargos e Carreiras dos profissionais da educação. Com o Plano em vigor, profissionais da educa-ção – professor de educação básica no fundamental (1º ao

5º ano), professores de educa-ção física na educação básica, professores de informática na educação básica, superviso-res, diretores e vice-diretores de escolas da Rede Municipal de Ensino – tiveram seus sa-lários atuais reajustados, em até 24%, caso dos professores de educação básica, com pós-

-graduação, além de se estabe-lecer a progressão de acordo com o tempo de trabalho.

A elaboração deste Plano de Carreira, específico para educadores municipais, era uma reivindicação antiga da classe, bem como o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores públicos mu-nicipais, do Executivo, elabo-rado e colocado em vigor no início deste ano. Na ocasição, além de reajuste salarial e re-dução dos cargos comissiona-dos, a Prefeitura reajustou em até 60% o salário de alguns funcionários, que recebiam menos de um salário mínimo. Agora, todos os funcionários da Prefeitura Municipal de Machado recebem mais que R$620,00. Também foi apro-vado o reajuste dos funcioná-rios do SAAE, autarquia mu-nicipal em até 30%.

MACHADO ATENDE BEM

Na última sexta-feira, 13, foi realizado no auditório da Prefeitura Municipal de Ma-chado o Seminário ‘Melhorias em Saúde Para Bem Atender’ – Apresentando o Programa Machado Atende Bem.

O programa visa trabalhar a humanização do atendimento na saúde municipal, a fim de dar mais qualidade de vida para os usuários do SUS em

Machado. Este programa é fruto da mudança da gestão da saúde no município, que agora, por ser plena, permite que a própria Prefeitura dire-cione as verbas conquistadas para os programas realizados em machado.

Estiveram presentes no evento, servidores públicos municipais, secretários, a ve-readora Alvina Ferreira, o

Campanha de humanização no atendimento da saúde, apresenta o sistema municipal para população.

MACHADO RECEBETRATOR E CAMINHÃAO

Na última semana, Macha-do recebeu mais um veículo, trata-se de um trator Massey Fergusson 292, traçado, com opção para concha ou lâmi-na. Em março, a Prefeitura já havia recebido um caminhão Ford Cargo 1517, com caçam-ba. Ambos os veículos estão à disposição da Secretaria Municipal de Agricultura e trabalhando na manutenção das estradas rurais, abertura de terreiros de café, dentre

outras demandas. Também servirão de apoio para a Se-cretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, na pa-vimentação de vias urbanas e ações de infraestrutura do município.

A conquista destes veículos se deu a partir de uma emen-da do deputado Federal Odair Cunha, junto ao Ministério da Agricultura. A verba total para a aquisição destes veícu-los foi de 300 mil reais.

prefeito Roberto Camilo Ór-fão Morais, o vice-prefeito José Miguel de Oliveira e o atual provedor da Santa Casa de Caridade, Dr. Lúcio Vieira Júnior.

O Seminário foi dividido em palestras com representantes dos diversos setores da Se-cretaria Municipal de Saúde. Também aconteceu uma de-monstração de primeiros so-corros, com uma equipe vin-da de Varginha.

O prefeito Roberto Camilo Órfão Morais, ao abrir o Se-minário comentou sobre os investimentos em saúde no município: “nunca se investiu tanto em saúde na história de Machado e isto se deve pelo compromisso e carinho que esta administração tem pelo povo daqui”.

VEM AÍ, VACINAÇÃAOCONTRA A GRIPE!

No próximo dia 25 de maio, acontece em Machado e em todos os municípios do Brasil a Campanha nacional de Vaci-nação contra a Gripe (Influen-za). Devem ser vacinadas pes-soas com mais de 60 anos, gestantes e crianças de até seis meses a dois anos de idade.

Segundo a vigilância epide-miológica da Prefeitura Mu-nicipal de Machado, preten-de-se vacinar cerca de 6 mil pessoas, dos grupos citados

acima. Com a vacina, o cida-dão se torna imune a uma sé-rie de tipos de gripes (influen-za).

A Prefeitura de Machado realiza mensalmente cam-panhas de saúde, dentre as quais, campanha contra a hepatite B, campanha perma-nente contra dengue, Campa-nha Nacional de Vacinação Infantil, dentre outras. Sendo uma a cada mês, exceto a con-tra dengue, que é permanente.

Prefeitura recebe trator e caminhão e aumenta a sua frota

Prefeitura de Machado prepara campanha de vacinação contra a gripe

Sexta-Feira, 20 de abril de 201206

CONTATO:(35) 3295-6060(35) 3295-6011

Machado/MG

TOLERÂNCIA ZERO PARA BÊBADO AO VOLANTE

A comissão de juristas do Senado que discute o novo Código Penal aprovou ontem a tolerância zero para quem dirigir embriagado. A inten-ção é endurecer a lei seca, reti-rando a previsão de prisão só para quem estiver com mais de 6 decigramas de álcool por litro de sangue. O texto prevê ainda a utilização de “qual-quer meio de prova em direi-to admitida” para comprovar embriaguez. A proposta vai além do projeto aprovado pela Câmara na semana passada, que não alterava o índice de tolerância.

A iniciativa é a segunda rea-ção no Congresso à posição to-mada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) de que o mo-torista só pode ser processado penalmente por embriaguez ao volante se houver compro-vação do índice de álcool por meio do bafômetro ou de exa-me de sangue. Como ninguém pode ser obrigado a promover provas contra si, a interpreta-ção do Judiciário inviabilizou a lei seca. Para o presidente do colegiado, Gilson Dipp, que também é ministro do STJ, o texto resolve definitivamen-

te o problema. “Nós tiramos o porcentual. Esta é a grande questão. Foi nisso que o STJ se baseou.”

Assim como o texto apro-vado pela Câmara na semana passada, a proposta da co-missão do Senado também amplia as possibilidades de prova. O objetivo é converter o bafômetro e o exame de san-gue em contra provas a servi-ço do condutor. “Se o condu-tor quiser contestar e mostrar não estar embriagado poderá fazer o bafômetro ou o exame de sangue”, diz Dipp.

O texto do colegiado causou polêmica. Alguns integrantes consideraram que a inova-ção levaria a uma inversão do ônus da prova, uma vez que caberia ao condutor demons-trar, pelo exame de sangue ou pelo teste do bafômetro, não estar alcoolizado. A maioria, porém, aprovou o endure-cimento da lei. A comissão apresentará em maio o texto final.

No início de março, os juris-tas já haviam aprovado outra proposta contra quem bebe e dirige. Homicídios de trânsi-to cometidos por motoristas

alcoolizados, envolvidos em racha ou flagrados em excesso de velocidade seriam enqua-drados dentro de uma figura chamada “culpa gravíssima”, que poderia resultar entre 4 e 8 anos de prisão. Atualmente, esses crimes são considerados como homicídio culposo, com pena máxima de três anos.

Reações. A ideia dos juris-tas de concentrar crimes de trânsito no Código Penal di-vide especialistas. “O objetivo de haver crimes no Código de Trânsito Brasileiro foi retirá--los do Código Penal. Eu es-tranho invadirem a compe-tência do Código de Trânsito Brasileiro. De qualquer for-ma, isso retira o fator quanti-tativo de álcool no sangue, o que resolve esse assunto” , diz o advogado especialista em trânsito Marcos Pantaleão, defendendo a manutenção de regras para que provas teste-munhais sejam aceitas.

Outro advogado, Marcelo Januzzi, da Ordem dos Ad-vogados do Brasil, concorda com as críticas ao uso do ba-fômetro como defesa. “O ônus da prova é de quem acusa”, ressalta.

ANABOLIZANTES APREENDIDOS SERIAM PARA SUL DE MINAS

Um suspeito de contraban-dear anabolizantes foi preso na manhã desta quinta-feira (16) na Rodovia Cândido Por-tinari (SP-334), em Brodowski (SP). Segundo informações da Polícia Rodoviária o suspeito de 40 anos seguia de Campo Grande (MS) para Alfenas (MG), mas o medicamento te-

ria sido importado do Para-guai.

O material foi encaminha-do para a Polícia Federal de Ribeirão Preto (SP). O dele-gado Edson Geraldo de Sou-za explicou que a apreensão - 20 ampolas de Stanozolol e seis de Duradestoland - seria distribuída em academias.

“Trata-se de uma pessoa de classe média que muito pro-vavelmente utilizaria em prá-ticas esportivas. Inclusive nós temos a desconfiança de que um dos medicamentos é abor-tivo”, completou.

O homem foi encaminhado para Centro de Detenção Pro-visória (CDP) de Ribeirão.

Comissão jurídica que discute novo código penal, aprova tolerância zero para quem dirige embriagado

Enquanto trabalhavam na área externa do Presídio lo-cal, dois presos aproveitaram um aparente descuido da segurança e fugiram. O fato ocorreu na segunda-feira, 9 de abril, em horário não infor-mado.

Integrando a escolta dos de-tentos em serviço, um agente penitenciário informou que notou a fuga durante a con-tagem dos homens que traba-lham em diversos setores da área externa. Ele ainda alegou que a dupla escapou prova-velmente por um corte encon-trado na tela de proteção, nos

fundos da instituição que fica na Rodovia Ottoni Ferreira Barbosa. O local fica a cerca de 3,5km do perímetro urba-no de Alfenas e a aproxima-damente 8km de Fama.

Os foragidos são Alex Fer-reira Fontenele, de 27 anos, e José Sérgio Júnior, 21. Além de registrar a ocorrência, a Polí-cia Militar ajudou no rastrea-mento dos suspeitos e passou as informações dos mesmos para um possível reconheci-mento pelos componentes das equipes em patrulha. O caso também já está com a Polícia Civil, para investigação.

FUGA DO PRESÍDIOFuga possivelmente aconteceu por

buraco encontrado em tela da cerca

OAB RJ

Maykon Martins - Jornal dos Lagos

Suspeito foi preso com 26 ampolas de medicamento que seriam distribuído em academias de Alfenas, diz delegado.

G1 Ribeirão e Franca

Sexta-Feira, 20 de abril de 2012 07

ALUNOS FAZEM APITAÇO NA REITORIA DA UNIFAL

Estudantes da Universida-de Federal deAlfenas (Unifal) fizeram um protesto nesta terça-feira (17) na Reitoria da instituição. Eles fizeram um apitaço e usaram megafones. Os alunos permaneceram no prédio da direção por cerca de uma hora.

Cerca de 500 alunos da universidade paralisaram as aulas no campus de Alfenas (MG). Os acadêmicos fizeram uma carta destinada ao reitor da Unifal com as reivindica-ções e caminharam pelo cam-pus pedindo a paralisação de outros cursos que ainda não haviam aderido ao movimen-

to.Entre os pedidos dos alunos

estão a implantação de ônibus intercampis, a contratação de mais professores e a aquisição de insumos e equipamentos para alguns cursos, principal-mente os da área de saúde.

De acordo com os alunos, o reitor Paulo Márcio de Fa-ria não estava presente e eles foram recebidos pelo vice--reitor, Edmir Silvestre Perei-ra Júnior, e pelo pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucio-nal, Tomás Dias Santana.

Segundo os universitários, uma nova manifestação está

prevista para o período notur-no. Além de Alfenas, a Unifal possui campus em Varginha e Poços de Caldas.

ReitoriaDe acordo com o pró-reitor,

a direção encaminhou um documento aos alunos escla-recendo cada uma das rei-vindicações e estabelecendo prazos para que elas sejam atendidas, mas que a questão do transporte e segurança dependem de acordos com a prefeitura. O pró-reitor ainda afirmou que as conversas com a administração municipal es-tão avançadas.

CARAVANA DA SAÚDE NO SUL DE MINAS

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais inicia, na pró-xima quinta-feira (26/4/12), a interiorização da Caravana da Saúde, campanha de coleta de assinaturas para apresenta-ção à Câmara dos Deputados de projeto de lei de iniciati-va popular, que determina a aplicação mínima de 10% da receita corrente bruta da União na saúde pública. A reunião será realizada às 10 horas, na Câmara Municipal de Poços de Caldas (Rua Jun-queiras, 454, Centro). Partici-parão parlamentares, gestores públicos e representantes de diversas entidades da socie-dade civil. Estarão presentes o presidente da ALMG, depu-tado Dinis Pinheiro (PSDB), e o presidente da Comissão de Saúde da ALMG, deputado Carlos Mosconi (PSDB), entre outros.

A Caravana da Saúde, da ALMG, foi lançada no último dia 13 de abril e faz parte do movimento nacional por mais recursos para a saúde, de ini-ciativa da Associação Médica Brasileira (AMB), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Academia Nacional de Me-dicina (ANM). Em Minas, conta com o apoio da Associa-ção Médica de Minas Gerais (AMMG), Associação Minei-ra de Municípios (AMM), Fe-deração das Indústrias do Es-tado de Minas Gerais (Fiemg), OAB-MG, entre outros.

“Demos início a uma ver-dadeira maratona, com o ob-jetivo de mudar a história da saúde pública no Brasil”, afir-ma o deputado Dinis Pinhei-ro. Ele lembra que a média de gastos com a saúde no País é semelhante a de países pobres da África, em torno de 8% do

Produto Interno Bruto (PIB). “De que adianta o Brasil ter a sexta maior economia do mundo, se esse dinheiro não beneficia o cidadão, oferecen-do a ele, por exemplo, saúde de boa qualidade?”, questio-na.

O deputado Carlos Mosconi explica que a regulamentação da Emenda Constitucional 29, sancionada em janeiro passa-do, obriga os Estados a inves-tirem 12% de suas receitas na saúde e os municípios, 15%. O mínimo de 10%, previsto para a União, foi vetado pela pre-sidente Dilma Rousseff. “O Governo Federal, detentor de maior parte dos recursos, não possui percentual definido. Nossa campanha quer recom-por o texto original”, afirma. Em 1995, quando era deputa-do federal, Mosconi foi autor da proposição inicial que re-sultou na Emenda 29.

Assinaturas – A meta geral do movimento é reunir 1,5 mi-lhão de assinaturas em todo o País até 30 de junho. Em Po-ços de Caldas, a Prefeitura e a Câmara Municipal da cidade disponibilizarão formulários. Para participar, o cidadão deve assinar o abaixo-assi-nado, informando seu nome completo, endereço e título de eleitor. Depois do Sul de Minas, a Caravana da Saúde segue para o Triângulo Minei-ro, com chegada prevista em Uberaba no dia 23 de maio.

Cerca de 500 alunos se manifestaram pedindo melhorias na instituição.

G1 Sul de Minas

Projeto de Lei de iniciativa popular vem ao Sul de MG.

COOPERATIVISMO

E CRÉDITO

Garantir recursos e presta-ção de serviços a custos com-patíveis com o agronegócio, no momento exato de suas necessidades, para a expan-são de suas atividades e o contínuo incremento de suas relevantes funções no cresci-mento sustentado, tem sido um dos principais objetivos do cooperativismo de crédito em nossa região. A história do cooperativismo de crédito se confunde com a historia do café.

Nos momentos mais difíceis da cafeicultura, nos últimos 10 anos, com os aviltados pre-ços do café praticados pelo mercado internacional e a constante alta dos custos de produção, o cooperativismo de crédito rural, braço forte do produtor, atuou no apoio direto e indireto aos cafeicul-tores; brigando por crédito, disponibilizando novos recur-sos, auxiliando na solução de problemas, oferecendo o me-lhor atendimento e as melho-res condições no alongamen-to dos prazos de suas dividas, entre tantas outras atitudes. A progressiva e constante tec-nificação da cafeicultura, com notória melhoria na produti-vidade e redução dos custos, também tem tido participação

efetiva das cooperativas de crédito.

O papel do cooperativismo de crédito na economia tem recebido elogios de todos os segmentos de nossa socie-dade, principalmente do Go-verno Federal. Haja visto as recentes noticias veiculadas na imprensa a respeito da redução das taxas de juros e sua conseqüência positiva na economia (leia-se: custos bancários). O cooperativismo de crédito já pratica, há anos, essa política de menores taxas e tarifas, beneficiando todos os seus cooperados.

O progresso de Varginha e região (nossa melhora na qualidade de vida) está dire-tamente relacionado com a riqueza do café e sua perma-nente injeção de recursos nos diversos setores de nossa eco-nomia, levando a todos gran-des benefícios. O trabalho realizado pelas cooperativas de crédito no apoio à cafeicul-tura, a injeção de milhões de reais no segmento, o retorno da produção com distribui-ção de riquezas e incremento da economia determina uma parceria que deu certo. Fomos todos beneficiados.

As cooperativas de crédito são instrumentos de importância crucial para o agronegócio.

Correio do Sul

Sexta-Feira, 20 de abril de 201208

BOLA CHEIA: Presbíte-ro Célio (2ª IPI) – Nós, de Machado, com toda certeza precisamos de pessoas como o Célio da Caiana, hoje, pres-bítero da 2ª IPI de Machado; um incentivador do esporte no município. Luta como nin-guém para realizar seus tor-neios e campeonatos. Corre feito louco atrás de material, patrocínio para seus eventos

e para os garotos da esco-linha de futebol da Caiana. Parabéns meu irmão e amigo Célio, continue a lutar para o bem de nosso município que com certeza Deus, nosso Pai, o recompensará! BOLA MURCHA: Drogas – Parece que tudo o que tem sido feito contra as drogas de uma for-ma geral, como: Crack, Cocaí-na, Bebida em excesso, dentre

outras, não tem surtido efeito algum. Cada dia mais pesso-as, desde crianças, adultos e às vezes até os mais velhos, estão se entrando nesse meio, quase que sem volta das dro-gas. Pessoas tiram suas pró-prias vidas, ou tiram a vida de outros por nada ou quase nada quando se fala em dro-gas; até parece que a vida não tem valor algum, e uns míse-

ros “trocados” em dinheiro valem mais, mais muito mais que a vida humana. Isso é ab-soluta falta de Deus no cora-ção. Somente Deus consegue preencher o vazio que existe dentro das pessoas por com-pleto, tudo mais é só engana-ção. Então, diga não às drogas e “sim” a Deus, e sua vida mu-dará com toda certeza!

TORNEIO INTEGRAÇÃAOCHEGA AO FINAL

O Torneio Integração Caia-na/Beira-Rancho teve seu encerramento no domingo passado e o resultado das partidas finais foram: 3º e 4º lugares - Jardim 01 x 00 Con-servadora Alfenas (a equipe da Conservadora não compa-receu, caracterizando assim um W x O) e na Final - Lago Azul 2 x 0 Alfenas, que se-gundo alguns assistentes, foi um jogo muito disputado, mas também com muitas reclama-ções e jogadas mais duras, mas l Lago Azul venceu e sa-grou-se campeão. O Artilhei-ro da competição foi Maycon do Beira Rancho com 5 gols marcados; o Goleiro Menos Vazado foi Alan do Lago Azul com 6 gols sofridos e o Atle-

SOB NOVA DIREÇÃAO MAIS UMA VEZ

A secretaria de esportes da Prefeitura de Machado, está sob nova coordenação nova-mente, agora quem assumiu a secretaria foi Fábio Eduardo Leite (Leitinho), o atual presi-dente do Clube dos 30.

Em uma reunião com toda equipe de funcionários da área de esportes na semana passada, foi apresentado o

ta Destaque foi Marques do Lago Azul que segundo a or-ganização foi um atleta muito disciplinado e aplicado. Célio, organizador do evento agra-dece primeiro a Deus, depois a todos que compareceram no campo do Beira Rancho e prestigiaram o encerramento do evento. Agradece ao Café Diadema, Oficina Taraboli, Comercial Machadense, Su-permercado Alves e PSC da 3ª IPI pelo apoio como patro-cinadores da premiação dos jogos e, também, ao Leitinho, Sr. Hélio e Canarinho que in-centivaram a realização desta competição e aos órgãos de imprensa escrita e falada pela divulgação do evento.

FASE LOCAL DO JEMG 2012 JÁ TEM CAMPEÕES

Começou na última 2ª feira a Fase Local do JEMG 2012 com a participação de sete escolas do município que estão disputando as modali-dades de quadra (Basquete, Futsal, Handebol e Voleibol) mais o Xadrez nos Módulos I e II. Os jogos estão “pegando fogo” no ginásio Poliesporti-vo Presidente Tancredo Ne-ves todas as tardes a partir das 14h00min horas. Os pri-meiros campeões já saíram;

no Handebol Masculino I e Basquete Masculino I a escola campeã foi o CIC. Já na moda-lidade de Xadrez tivemos no Módulo I Feminino Ana Sil-veira do Unicol como campeã individual e o CEFEM cam-peão por equipe; no Módulo I Masculino Rodrigo do CE-FEM foi o campeão individu-al e o CIC o campeão por equi-pes. Compareçam aos locais de jogos e prestigiem o evento!

Estará acontecendo no tem-plo da 5ª IPI (Bairro Santa Luiz) neste sábado (21) a par-tir das 20h00min horas o “I Conexão de Talentos”, que consiste em apresentações de músicas inéditas ou não por bandas da região, apresenta-ções de grupos teatrais e ou de coreografia. Compareçam por lá e prestigiem o evento que está sendo coordenado pelo Samuel (Sodinha).

I CONEXÃAO DE TALENTOS

novo secretário pelo profes-sor Souza Netto, secretário de educação, que afirmou que o planejamento de ações para o restante do ano, que havia sido programado, será manti-do e até melhorado. Em breve teremos já, várias ações sendo implantadas dentro de Ma-chado na área de esportes. A secretaria de esportes estará

funcionando em plena par-ceria com as secretarias de educação, obras e agricultura. Desejamos ao Leitinho felici-dades nessa nova empreitada e nos colocamos a disposição, tanto pessoal como profissio-nalmente para qualquer tipo de auxílio, como sempre o te-mos feito.

IX FESTARTE DA 3ª IPI

A 3ª Igreja Presbiteriana Independente de Machado estará começando o seu FES-TARTE (Festival de Artes) na edição 2012 com os concur-sos: VI de Adaptação Musical e IX Concurso de Poesia Gos-pel Inédita. Se você faz parte de alguma igreja evangélica e deseja participar do even-to, informe-se pelos telefones 9133 6110 e 8809 0639 ou pelos e-mails jesustuca@uol.

com.br ou [email protected]. As inscrições vão até o final de maio e os con-cursos serão realizados no início de junho. No 2º semes-tre teremos a continuação do evento com os Concursos de Desenho Artístico, de Pintu-ra em Telas, Trabalhos Ar-tesanais e Festival de Música Gospel Inédita. Aguardem e participem!

Sexta-Feira, 20 de abril de 2012 09

Sexta-Feira, 20 de abril de 201210

A DICAFica

BLOGANDONesta coluna, traremos toda

semana um blogueiro diferen-te para mostrar seus textos e ideias e divulgar o seu Blog. Esperamos que você aprecie os pensamentos dos nossos co-lunistas.*

*Se você tem um blog e gostaria de divulgar os seus textos, mande um e-mail para [email protected]

A Prefeitura Munici-pal de Machado divulgou esta semana a programação e os valores dos ingressos para a Exposição Agropecuária de Machado, a Expam/ 2012. A festa começa dia 25 de abril, com portões abertos e um grande show de rock-samba, do grupo Sambô. Nos outros dias, muita festa e diversão, com Fernando e Sorocaba, Jei-to Moleque, Otávio Augusto e Gabriel e para fechar, a apre-sentação mais esperada de todas: Michel Teló, dia 29 de

“Divulgada programação da

Expam/2012”

Anny Caroliny Oliveira DominguesMineira da cidade de Machado/MG, 24 anos, advogada, musicista, blogueira, escritora e poeta. Acompanhem seu blog: http://obyronismo.blogspot.com/

Hoje traremos um trecho do discurso do porco Major, líder dos animais na fa-mosa história do es-critor inglês George Orwell.

A REVOLUÇÃAO DOS BICHOSDizem que o poeta nada mais é que um grande mentiroso, um ator dos melhores, aquele que acredita no personagem e veste o figurino a qualquer hora do dia, aquele que tem falas im-provisadas a seu favor, toque o poeta, beije o poeta, ame o poeta e saberás, saberás a in-tensidade de todo e qualquer sentimento.O poeta carrega uma explosão de sentimentos no peito, as ve-zes confuso intriga, as vezes calmo seduz, as vezes simples-mente flerta e se declara boê-mio, se declara homem de sorte nenhuma.Ame o poeta por uma vida e te-rás a cada dia um novo amor, o poeta é um mutante, ame o po-eta por um dia e nunca mais se esqueça das palavras cordiais, da forma articulada de lidar com os sentimentos, seja a mu-lher do poeta pelo menos uma vez na vida.

“Homem. O homem é nosso verdadeiro e único inimigo. Retire-se da cena o homem, e a causa principal da fome e da sobrecarga de trabalho desa-parecerá para sempre.O Homem é a única criatura que consome sem produzir. Não dá leite, não põe ovos, é fraco demais para puxar o arado, não corre o que dê para pegar uma lebre. Mesmo as-sim, é o senhor de todos os animais. Põe-nos a moure-jar, dá-nos de volta o mínimo

para evitar a inanição e fica com o restante. Nosso tra-balho amanha o solo, nosso estrume o fertiliza, e, no en-tanto, nenhum de nós possui mais que a própria pele. As vacas, que aqui vejo à minha frente, quantos litros de leite terão produzido neste ano? E que aconteceu a esse leite, que poderia estar alimentando robustos bezerrinhos? Des-ceu pela garganta dos nossos inimigos. E as galinhas, quan-tos ovos puseram neste ano,

e quantos se transformaram em pintinhos? Os restantes foram para o mercado, fazer dinheiro para Jones e seus homens. E você, Quitéria, diga-me onde estão os quatro potrinhos que deveriam ser o apoio e o prazer da sua ve-lhice. Foram vendidos com a idade de um ano --nunca mais você os verá. Como paga por seus quatro partos e por todo o seu trabalho no campo, que recebeu você, além de ração e baia?”

O POETA

abril, coroando mais esta edi-ção da Expam.A Expam/ 2012 também traz rodeio, parque de diversões, praça de alimentação, palco dois, com atrações locais e no domingo, dia 29, às 10 horas, uma grande cavalgada. Segue a programa-ção oficial:Dia 25/04: Grupo Sambô (com portões abertos)Dia 26/04: Fernando e Soro-caba (ingresso: R$ 50,00)Dia 27/04: Jeito Moleque (in-gresso: R$30,00)

Dia 28/04: Otávio Augusto e Gabriel (ingresso: R$ 30,00)Dia 29/04: Michel Teló (in-gresso: R$ 50,00)

Camarotes:Camarote avulso: R$ 100,00Camarote fechado (pacote): R$ 160,00 Locais de Venda em Ma-chado:Madri ModasMarirrô CalçadosClube da Casa paranaense#Ficaadica

Viva um conto breve, viva uma história de amor eterno nos braços daquele que sem-pre trará palavras belas para descrever o momento, se sin-ta a personagem principal do poema, saiba que é pra ti, seja a inspiração, a força, o pensa-mento fixo.O poeta cruza vida a passos longos, e sinceramente vive aquilo que daria um bom texto, uma bela poesia, mas enfim, se queres mais faça com que um poeta se apaixone por ti, tenha versos sinceros, mas nunca acredite nele quando ele disser que te esqueceu, mesmo que ele siga o roteiro de bom ator que é, mesmo que ele escreva sobre outras belas mulheres. As vezes ele apenas precisa se manter vivo, e um poeta que não escreve e não se mantem sentindo é um homem morto.

Sexta-Feira, 20 de abril de 2012 11

Aqui você acompanha semanalmente as vagas disponíveis no SINE/Machado:

SINE/ Machado oferece cursos profissionalizantes:

Dois cursos gratuitos estão com inscrições abertas no SINE/Machado

A Prefeitura de Machado, através da unidade do SINE (Sis-tema Nacional de Emprego), oferece dois cursos profissio-nalizantes na cidade. São os cursos auxiliar administrativo e vendedor profissional.Os cursos, que serão ministrados pelo SENAC, serão gratui-tos e com vagas limitadas. Para realizar a inscrição, o inte-ressado deve se dirigir até a unidade do SINE, localizada ao lado do Bolsa Família, na Praça Antônio Carlos (fundos), de segunda a sexta-feira, do meio-dia às cinco horas da tarde.Lembrando que a inscrição é gratuita e as vagas limitadas.

* Cozinheira;* Garçon;* Açogueiro;* Forneiro;* Costureira de máquina indus-trial;* Agente Habilitado;* Vendedor Pracista;* Conferente de carga e descarga;* Operador de Sistema de Infor-mática;

* Vendedor com conhecimento em peças automotivas;* Balconista de loja;* Vendedor;* Motorista;* Faxineira;* Ajudante de Serralheiro;* Frentista;* Serralheiro.

CLEUTON

Machado perdeu nesta se-mana o querido professor Cleuton Pereira Gonçalves.

Professor de tantos macha-dense, mestre de tantos jo-vens, o professor foi membro da Academia Machadense de Letras, fundador do Jornal Folha Machadense, ex-secre-tário Municipal de Educação, vice-prefeito de Machado na

gestão 1989- 1992, um dos fundadores da Fumesc, den-tre outros destaques de uma vida dedicada a educação.

O Jornal Sul das Gerais lem-bra-se deste importante cida-dão machadense e presta suas condolências à família.

Vá em paz, professor Cleu-ton...

Na última quarta-feira, 18, as escolas municipais e cen-tros de educação infantil de Machado, comemoraram o Dia Nacional do Livro Infan-til (dia 18 de abril) e o Dia do Índio (dia 19 de abril). Nas

comemorações, os alunos rea-lizaram apresentações artísti-cas sobre os temas.

Um bom exemplo foi o Cen-tro de Educação Infantil Vovó Donana, no Jardim do Lago, que, fez uma homenagem ao

escritor Monteiro Lobato, importante representante da literatura infantil brasileira e aniversariante do dia. Os ín-dios também foram lembra-dos nas apresentações artís-ticas.

EDUCAÇÃAO COMEMORA DIAS DO ÍNDIO E DO LIVRO

Monteiro Lobato é homenageado em Centro de Educação Infantil, no dia do livro infantil. O dia do índio também é

comemorado

Sexta-Feira, 20 de abril de 201212

Tudo o que “começa” no Flash continua em nosso site. Visite nossa página na internet e veja mais fotos e informações sobre todos estes eventos.

www.jornalsuldasgerais.com.brflashDESTAQUES DO SUL DAS GERAIS

MEMORIAL

Elza Coelho - Nado borboleta em competição no MEC

(Foto retirada da Comunidade Machado, Sauda-de e Nostalgia - Facebook)

DO ESPORTE

De segunda à sexta, das 8h00 às 9h00, na Rádio Nova (87,9), você acompanha o programa jornalístico BOM DIA MA-CHADO, com apresentação do Profes-sor Marcos Cuba. E você pode parti-cipar dando sua opinião, fazendo sua critica, pelo telefone: 3295-2874.

A palavra que mais se aproxima da sensação machadense Paulinha Vasconcelos é Fenômeno, que significa (s. m.). 1. Tudo o que está sujeito à acção dos nossos sentidos ou nos impressiona de um modo qualquer (física ou moralmente). 2. Tudo o que na natureza é momentâneo e su-cede poucas vezes. 3. Tudo o que é extraordinário, raro ou novo; coisa surpreendente. 4. Pessoa de dotes extraordinários.

Parabéns pelo show e sucesso!!