jornal são judas edição 192

16
www.usjt.br Na linha de frente págs. 8 e 9 Estes alunos fazem parte de um grupo que assume as tarefas de representantes de turma, conversando com os colegas de sala, reunindo-se com coordenadores e diretores, levantando questões e apresentando propostas. Nesse processo, o mais importante é procurar solucionar os problemas rapidamente, por meio do diálogo. Saiba como eles dão conta dessa rotina no dia a dia acadêmico. Vocação_ O ex-aluno Jonas de Oliveira e Silva Pinto, graduado em Engenharia Elétrica, atua no Centro de Pesquisa da ABB, em Pequim, na China. Saiba como ele dribla as dificuldades com a língua e acumula experiência. Pág. 12 Múltiplos Saberes_ A São Judas realiza o Encontro com o Futuro, um dia inteiro dedicado aos alunos do 3º ano do Ensino Médio, oferecendo informação e orientação sobre carreira e mercado de trabalho. Pág. 14 UNIDIVERSIDADE ANO XXIII Nº 192 agosto/2013 JORNAL SÃO JUDAS PUBLICAÇÃO MENSAL

Upload: interconectados-sao-judas

Post on 11-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Publicação Mensal da Universidade São Judas

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal São Judas Edição 192

www.usjt.br

Na linha de frentepágs. 8 e 9

Estes alunos fazem parte de um grupo que assume as tarefas de representantes de turma, conversando com os colegas de sala, reunindo-se com coordenadores e diretores, levantando questões e apresentando propostas. Nesse processo, o mais importante é procurar solucionar os problemas rapidamente, por meio do diálogo. Saiba como eles dão conta dessa rotina no dia a dia acadêmico.

Vocação_ O ex-aluno Jonas de Oliveira e Silva Pinto, graduado em Engenharia Elétrica, atua no Centro de Pesquisa da ABB, em Pequim, na China. Saiba como ele dribla as dificuldades com a língua e acumula experiência. Pág. 12

Múltiplos Saberes_ A São Judas realiza o Encontro com o Futuro, um dia inteiro dedicado aos alunos do 3º ano do Ensino Médio, oferecendo informação e orientação sobre carreira e mercado de trabalho. Pág. 14

unidiVerSidade

ANO XXIIINº 192agosto/2013 JORNAL SÃO JUDAS

PUBLICAÇÃO MENSAL

Page 2: Jornal São Judas Edição 192

JORNAL DA UN IVERS IDADE SÃO JUDAS2

Trabalho e dedicação

Comemorando - A aluna Sara Cristina publicou, na página do Interconectados do Facebook, foto que fez na Praça da Cultura, no Saguão do Térreo da unidade Mooca, com a legenda: “Ano passado eu era visitante, hoje sou aluna da São Judas! E estou de férias!”. Ela postou na última semana de junho. Sara, desejamos agora uma boa volta às aulas!

Titãs no SJ Festival Music – O festival de música da Universidade São Judas está com inscrições abertas de 5 de agosto a 24 de outubro e este ano tem tudo para bombar: as 12 melhores bandas ou conjuntos vão fazer um grande show com os Titãs! Acesse o regulamento em www.saojudasmusic.com.br/index.php/Regulamento.

ed

ito

ria

l

VocaçãoLi a reportagem que o Jornal São Judas publicou sobre minha trajetória, desde a graduação, na edição 191. A matéria “Biologia de corpo e alma” ficou belíssima, eu adorei. Parabéns! Agradeço pela delicadeza no relato de minha vida profissional. Todos os meus amigos e parentes leram e elogiaram a redação. Agradeço de coração!Marilize Crepaldi, ex-aluna do curso de Ciências Biológicas JSJ – Marilize, nós é que agradecemos pelo seu depoimento. Desejamos a você muitas conquistas profissionais e pessoais. Mantenha contato conosco e envie notícias sobre realizações futuras!

envie um e.mail para [email protected].

ca

rt

as

O Jornal São Judas é uma publicação mensal do Departamento de Comunicação e Marketing da Universidade São Judas Tadeu, gratuita e dirigida a toda a comunidade. unidade Mooca: Rua Taquari, 546. CEP 03166-000 - São Paulo - SP. unidade Butantã: Av. Vital Brasil, 1000. CEP 05503-001 - São Paulo - SP - Fone: (11) 2799-1677. Supervisão: Maria Luiza Mesquita. Conselho editorial: Anderson Fazoli, Angelo Zanini, Antonio José da Silva, Beatriz Dionísio, Caio Pereira Santucci, Carla Witter, Durval Luiz da Silva, Fernando Duch, Giovana Ganeo e Júlio César Lucchi. São Judas é produzido pela Folie Comunicação Ltda. Av. Água Fria, 1892 - CEP 02332-001 - São Paulo - SP - Fone: (011) 2203-3892/ 2953-6347. editora e Jornalista responsável: Mirian Meliani Nunes - Mtb 23761. Coordenação Editorial: Frideriki Karathanos. redação: Ana Paula Ramos e Tatiana Karpovas. revisão: Prof. Everaldo José de Campos Pinheiro. direção de arte/diagramação: PaulaLyn Carvalho. Produção Fotográfica: Ana Paula Ramos. Fotografia: Sergio Carvalho. Foto/Capa: Sergio Carvalho. Tiragem: 10.000 exemplares. Reprodução permitida sob autorização prévia, desde que citada a fonte. Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo obrigatoriamente a posição do jornal.

ex

pe

die

nt

e

o q

ue

ro

lou

Os representantes de turma assumem um papel muito importante no dia a dia acadêmico. Eles dialogam com os colegas de sala, levantam as questões mais importantes, conversam com coordenadores de cursos e diretores de faculdades. Criam pontes de participação e troca, capazes de facilitar as soluções. Mas, para quem precisa estudar e trabalhar, com todas as atribuições decorrentes, nem sempre a rotina é assim tão fácil.

O Jornal São Judas entrevistou vários representantes para saber como eles dão conta de seus afazeres individuais e ainda assumem responsabilidades coletivas com disposição e competência. Leia a reportagem na seção unidiversidade.Nesta edição, você ainda fica sabendo por que está surgindo uma nova geração de escritores, na seção Sarau Multimídia. Em Vocação, conhece o ex-aluno de Engenharia Elétrica que está do outro lado do mundo, em plena China, trabalhando em uma das mais importantes corporações de sua área. E aproveite para saber o que é o encontro com o Futuro, que acontece nos dias 28 de setembro, na unidade Mooca, e 5 de outubro, na unidade Butantã. Serão dois dias inteiros, cada um deles em uma unidade, dedicados à apresentação da Universidade para os alunos do 3º ano do Ensino Médio, oferecendo orientação sobre carreira e mercado de trabalho. Avise seus amigos e familiares em fase pré-vestibular!

Boa leitura!

VEJA UM RESUMO dOS POSTS E dAS hiSTóRiAS OnlinE MAiS inTERESSAnTES.

Participe e conecte-se com outros alunos, professores, ex-alunos e vestibulandos. acesse www.interconectadossaojudas.com.br e conte a sua história. Ou siga no Twitter, Facebook, Orkut, Youtube e Flickr.

acesse o Portal da universidade: www.usjt.br

informe-se sobre um dos temas mais atuais e importantes, a sustentabilidade: www.usjt.br/universo_sustentavel/

Page 3: Jornal São Judas Edição 192

agosto_2013 3

Paloma Américo Costa Gomes é aluna do mestrado em Filosofia, e sua área de pesquisa está plenamente alinhada com os valores que sempre defendeu. O tema é “a ética baseada no princípio da igual consideração de interesses, segundo Peter Singer”, que inclui ética animal. A ideia veio de sua paixão pelos bichos e de uma palestra a que assistiu sobre vivissecção, logo após a graduação em Filosofia, que a deixou impressionada. A vivissecção é o ato de dissecar um animal ainda vivo com o propósito de realizar estudos de natureza anatomo-fisiológica.

Peter Singer, segundo Paloma, é um filósofo australiano que atua na área da ética prática, tratando questões a partir de uma perspectiva utilitarista. O utilitarismo leva em consideração, basicamente, a preferência daquele que é envolvido e pode ser afetado. Segundo Singer, “uma ação contrária à preferência de qualquer ser é errada – a menos que essa preferência seja superada, em termos do seu valor, pelas preferências contrárias”. No livro Libertação Animal (2010), ele apresenta as condições degradantes e humilhantes em que vivem os animais, para satisfazer prazeres gastronômicos e realizar pesquisas científicas. “Primeiramente, Singer desenvolve o argumento de que a sociedade humana aceita o especismo, da mesma maneira que aceitava o racismo ou o sexismo. Por especismo, entende-se uma forma preconceituosa de comportamento diante de outras espécies animais. Assim como no racismo, o especismo é fundamentado em aparências, ou seja, o indivíduo ou o ser, por ser diferente, não é incluído na esfera moral. Singer recorre às exigências formais da ética para estabelecer o `princípio da igual consideração de interesses´ que traçará o caminho de sua proposta ética em defesa dos outros animais”, argumenta Paloma. Ela espera que seu trabalho cumpra o papel de conscientização, para que o tema possa ser mais abordado pela academia. “Muitos filósofos ainda não percebem essa importância, justamente por vivermos num mundo ‘especista’”, acredita. Como dá aulas para alunos do Ensino Médio, Paloma também espera que sua pesquisa possa ser usada em escolas. A aluna participa de grupos em redes sociais que lutam contra os maus tratos aos animais. Ela também faz parte do grupo Veddas – Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade, trabalhando para promover a defesa dos direitos animais e difundir os argumentos em favor de uma alimentação e estilo de vida livres da exploração de seres sencientes, ou seja, todos os seres que são capazes de sentir e sofrer.

q u a l é a s u a ?

Paloma cosTa Gomes coNfirmou seu comPromisso

com a defesa dos aNimais Na Pesquisa que deseNvolve

No mesTrado em filosofia.

os direiTos dos aNimais

Site | Pensamento Animal www.pensamentoanimal.com.br; Critica na Rede www.criticanarede.com.br.

Autores relacionados à ética animal | Peter Singer, Tom Regan e Sonia Felipe.

check in

Paloma Américo Costa Gomes sempre teve interesse especial pelos animais. Ao assistir a uma palestra sobre vivissecção, ficou chocada com o tratamento dado aos animais e decidiu direcionar seu mestrado em Filosofia para o tema da ética animal.

perfil

Page 4: Jornal São Judas Edição 192

JORNAL DA UN IVERS IDADE SÃO JUDAS4

JuveNTude e moderNidade No simPósio mulTidisciPliNar

No Período de 13 a 20 de seTembro, acoNTece o

Xviii simPósio mulTidisciPliNar que abordará o Tema

JuveNTude e moderNidade.

e n t r e l i n h a s

Realizado bienalmente, o Simpósio Multidisciplinar da Universidade São Judas traz muitas novidades na divulgação da produção científica e cultural desenvolvida por toda a comunidade acadêmica. Neste ano, em especial, o olhar científico será dirigido à análise do papel do jovem na sociedade, seus anseios, dúvidas e a nova forma de relacionar-se e compreender o mundo. O tema será debatido ao longo do evento, com a participação de alunos e professores da graduação e Pós-graduação Lato e Stricto Sensu, que apresentarão seus estudos durante as mesas-redondas, as comunicações orais e os mini-cursos nas diferentes áreas do saber. O Simpósio também receberá inúmeros convidados de outras universidades e instituições, a fim de trocar experiências e saberes.

A escolha do tema revela a preocupação da São Judas com a formação integral de seus alunos, ao trazer para a academia debates que refletem as demandas da contemporaneidade. Entre os principais, o professor Antônio José da Silva, diretor do Centro de Pesquisa, cita as questões de gêneros, os conflitos étnicos e religiosos, as desigualdades sociais, questões relacionadas à cultura e educação, cidadania, exclusão e inclusão, modos de produção coletivos e associativos e também de consumo.

Paralelamente à programação principal, serão realizados o Viii Colóquio Às Margens da Filosofia, a Mostra de Livros em Língua inglesa, a Mostra de Compêndios Bílingues, o XXiii Concurso de Poesia, o Viii Colóquio do Mestrado em arquitetura e urbanismo, a Iii Mostra de Trabalhos de Metodologia da Pesquisa dos Cursos de Ciências Biológicas, Farmácia e nutrição, a iii Jornada Pedagógica, o iV encontro de extensão e o iii encontro de Pós-graduação em Ciências do envelhecimento. Além desses eventos, haverá Mesas Temáticas de Educação Física. Neste ano, os ouvintes não precisarão fazer inscrição prévia para participar do Simpósio. Os alunos da São Judas devem apenas apresentar a carteirinha no início de cada evento para efetivar a participação e ter direito ao certificado. Já os ouvintes de outras instituições devem se dirigir à Secretaria do Simpósio para fazer o cadastro. Fiquem atentos! Só será permitida a entrada no evento com a apresentação do documento exigido.

Gostou?Veja mais no Portal www.usjt.br, Central de Mídia, no link do Jornal São Judas.

O QuÊ?

Realização do XVIII

Simpósio Multidisciplinar da

Universidade São Judas.

QuEM?

Alunos, professores e

pesquisadores da São

Judas e convidados.

QuANdO?

De 13 a 20 de setembro

POr QuÊ?

Para debater as

perspectivas que

envolvem a juventude na

contemporaneidade.

PARTICIPE DO CONCURSO DE POESIA

Mostre o poeta que existe dentro de você e inscreva-se

para a 23ª edição do Concurso de Poesia até o dia 30

de agosto.

As melhores poesias serão selecionadas por uma

comissão formada por professores do curso de Letras.

O resultado será divulgado na cerimônia final do

XVIII Simpósio Multidisciplinar, em sessão solene de

premiação, no dia 20 de setembro, às 19 horas, no

Auditório do Térreo da Unidade Mooca.

Lembre-se: cada candidato poderá concorrer com até

três poesias, que deverão ser enviadas em formato

PDF, junto com a inscrição que será feita no Portal São

Judas. Os vencedores ganharão prêmios em livros.

Para saber mais e inscrever-se, acesse http://www.

usjt.br/concursodepoesia/ .

PROF. ALBERTO MESqUITA

FILhO, na abertura do Simpósio

Multidisciplinar de 2011.

Page 5: Jornal São Judas Edição 192

agosto_2013 5

e n t r e l i n h a s

semaNa de ciêNcias ecoNômicasDe 5 a 7 de agosto, alunos e professores de Ciências Econômicas realizam a sua Semana de Curso. Nas Unidades Mooca e Butantã, poderão assistir a palestras com a participação de profissionais renomados, debatendo os principais temas e tendências da área.

Joomla day em JulhoA São Judas sediou o Joomla day São Paulo, evento que reuniu profissionais de publicidade, marketing, webdesigners, consultores de TI e programadores para uma série de palestras e quatro oficinas sobre o uso dessa ferramenta. Nos dias 5 e 6 de julho, os participantes debateram os melhores usos do Joomla, considerado um dos principais sistemas de gestão de conteúdo, pois permite a produção de blogs, sites e revistas eletrônicas com design customizado.

A palestra de abertura, ministrada pelo consultor e blogueiro Márcio Okabe, foi dirigida aos jornalistas que atuam ou pretendem atuar com gestão de conteúdo em sites de notícias, mídias sociais ou revistas eletrônicas. Márcio destacou dez razões para a utilização da ferramenta, sendo a principal delas a facilidade de aplicação. O Prof. Jorge Pirolla, docente do curso de Sistemas de Informação, também participou do evento, narrando para a plateia como se dá a aplicação do Joomla na área acadêmica. Ele informou que na São Judas o aluno tem contato com a ferramenta já no primeiro ano do curso de Sistemas de Informação, possibilitando o desenvolvimento de pequenos trabalhos na área destinada, por exemplo, a comerciantes que desejam disponibilizar seus produtos para a venda online. “A aplicação desta e de outras ferramentas, apoiadas por um bom conteúdo teórico, tem garantido a colocação dos alunos no mercado antes mesmo de concluírem a graduação”, disse.

semaNa de admiNisTração e comércio eXTerior

De 26 a 30 de agosto, acontece a Semana de administração de empresas e de Comércio exterior, nas unidades Mooca e Butantã. O evento promove atividades e palestras relacionadas ao mercado de trabalho, divulgação de estudos setoriais, tendências e informações sobre os principais aspectos que envolvem as áreas de Administração e Comércio Exterior. Entre elas, questões ligadas à exportação e importação e a necessidade de melhoria da infraestrutura portuária para a competitividade dos produtos brasileiros. As palestras terão início às 8 horas e às 19 horas. Confira programação no portal www.usjt.br.

ANA

FUCC

IA

PalesTra em coNvêNio com fiesPNo dia 25 de junho, foi realizada, na Unidade Mooca, a palestra Plano de negócios – empreendedorismo, ministrada pelo professor Newton Jadon, do curso de graduação em Administração e empresário do setor têxtil há 35 anos. A palestra faz parte da programação de convênio firmado pela Fiesp com as 20 maiores universidades do Estado de São Paulo, incluindo a São Judas, com o propósito de integrar o setor produtivo e as instituições de ensino superior.

O Programa integração universidade empresa pretende desenvolver melhorias na gestão de negócios e ampliação da competitividade, e é mantido pelo DEMPI (Departamento da Micro, Pequena e Média Indústria) da Fiesp. O objetivo da palestra foi analisar o processo empreendedor em função das peculiaridades do fenômeno do empreendedorismo no Brasil, com foco na importância no planejamento e estrutura de negócios. Na apresentação, o professor falou sobre o plano de negócios e contou suas experiências na indústria e no comércio. “Com planejamento se faz a oportunidade. hoje, os empreendedores buscam o conhecimento e estão aprendendo a planejar”, disse o professor.

O blogueiro MÁRCIO OKABE (acima)

e as oficinas (ao lado) foram algumas

das atrações do JOOMLA DAy.

Page 6: Jornal São Judas Edição 192

JORNAL DA UN IVERS IDADE SÃO JUDAS6

aluNos auXiliam Na suPercoPa Os alunos do curso de Educação Física estão participando ativamente de todo o processo de organização da 2ª Supercopa de Futsal, evento que integra o calendário esportivo do São Judas Comunidade CuP 2013. Além do futsal, a CUP 2013 promove campeonatos nas modalidades de vôlei, xadrez, ginástica, judô e natação, nas categorias feminino e masculino.

O torneio de futebol de salão, iniciado em 18 de maio e com término previsto para o próximo dia 10 de agosto, conta com a participação de mais de 20 escolas do Ensino Médio da capital. Os alunos respondem, por exemplo, pela organização dos desfiles de abertura e elaboração de planilhas repassadas aos técnicos das equipes com dados sobre o jogo, conta o Prof. Nicolino Bello, um dos responsáveis pela disciplina de Futsal na São Judas. Segundo o docente, “a participação e a vivência têm sido de grande valor para o processo ensino-aprendizagem. Eles têm se saído muito bem”. A aluna Larissa Zinovieff Persolo, do 2º ano, confirma a importância da atuação. Responsável pelas escalas e pela elaboração das planilhas dos times, ela diz que leva em conta “a logística e a abordagem de diferentes públicos, em uma experiência que contribui para a formação profissional”. Daniel Martins da Silva, do 1º ano, afirma que está satisfeito em poder contribuir com a realização do campeonato.

Um de seus papeis é transmitir aos treinadores de cada equipe as falhas cometidas pelos jogadores em campo, como erros de passes e finalizações. “Com essas informações, eles podem corrigir a equipe a cada nova partida”, diz. Nos meses de agosto e setembro, acontece o campeonato de vôlei e, em outubro e novembro, as disputas de xadrez, ginástica, judô e natação.

PROF. STEVE COOPER, da

Universidade de Stanford (EUA).

Professor de sTaNford No buTaNTã

O Prof. Steve Cooper, docente do departamento de Ciência da Computação da universidade de Stanford (eua), esteve no dia 28 de maio na unidade Butantã para divulgar o software educacional Alice. A ferramenta vem sendo utilizada na aplicação de conceitos abstratos considerados de difícil compreensão por grande parte dos alunos, tornando o aprendizado da Programação Orientada ao Objeto uma diversão ao se valer do ambiente virtual em 3D. O mais interessante é que o Alice não serve apenas para os alunos do curso de Ciência da Computação, mas também para os que estão no Ensino Médio e Fundamental, considerando a complexidade de cada etapa. Ao “brincar” com a ferramenta, o aluno cria cenários e dá movimento aos objetos, entendendo pouco a pouco os conceitos que permitem essa dinâmica. Na Universidade São Judas, o Alice vem sendo utilizado na disciplina de Introdução à Lógica de Programação e Orientação a Objetos, possibilitando a criação de movimentos complexos e detalhados, segundo o Prof. Carlos Eduardo Dantas de Menezes.

e n t r e l i n h a s

feira do esTudaNTeA São Judas participa da 8ª edição da Feira do Guia do estudante, que acontece nos dias 23, 24 e 25 de agosto, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, das 9h às 19h. Neste ano, a Universidade contará com um estande de 100 metros quadrados para receber estudantes e familiares interessados em conferir quais os cursos e a estrutura que a instituição tem a oferecer. Além de contar com uma equipe treinada para dar informações e tirar dúvidas, os visitantes terão à disposição folders com informações sobre os cursos, atividades interativas, brindes e materiais promocionais. Está prevista, ainda, uma atração especial. Em 2012, quem compareceu ao estande da São Judas pôde tirar fotos e participar de uma fotonovela para a rede interconectados São Judas. No local, os visitantes poderão se inscrever para o Vestibular 2014 e para o evento encontro com o Futuro (veja pág.14).

PROF

. CAR

LOS

EDUA

RDO

DANT

AS D

E M

ENEZ

ES

Page 7: Jornal São Judas Edição 192

agosto_2013 7

e n t r e l i n h a s

são Judas ParTiciPa do baTIdealizado pelo Instituto Bloomberg, de origem norte-americana, o BaT (Bloomberg aptitude Test) avalia e certifica o nível de aptidão na língua inglesa apresentado por alunos e ex-alunos dos cursos de Administração, Economia, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção que desejam se destacar no mercado ou procurar uma experiência profissional no exterior. A prova de aptidão será realizada no próximo dia 17 de agosto, nas unidades Mooca e Butantã. Os alunos classificados participarão de curso preparatório para o Exame BAT, ministrado na própria Universidade, aos sábados, nos dias 24 e 31 de agosto, 14 e 21 de setembro e 5 de outubro. Aqueles que concluírem o curso receberão certificado, válido como horas complementares. O Exame BAT acontece no dia 19 de outubro, em local a ser divulgado. Os aprovados receberão certificado de proficiência em inglês, e os melhores classificados poderão receber convite para atuar profissionalmente em um dos países em que a empresa ou as suas coligadas operam. Os alunos da unidade Butantã devem se inscrever para a prova de aptidão até o dia 5 de agosto, e os alunos da unidade Mooca até o dia 8 de agosto, nas Coordenadorias do curso de Administração de Empresas.

aTualização Na maTuridadeO programa Universidade Aberta à Maturidade inicia as atividades do segundo semestre no dia 6 de agosto. As aulas acontecem às 3as e 5as feiras, das 14h às 17h, e às 4as feiras, das 14h às 16h. Neste módulo, nos meses de agosto e setembro, serão oferecidas aulas sobre as condições naturais do território brasileiro, com o professor Carlos Barletta Júnior, e a guerra do Paraguai, com o professor Moacir Assunção. Em outubro e novembro, serão ministradas aulas sobre Música Popular Brasileira: bossa nova e tropicália, com o professor Walter Franco Lopes da Silva, e relações internacionais do Brasil: da guerra do Paraguai aos dias de hoje, com o professor Joimar de Castro Menezes. Além dos módulos fixos de aula, o curso também realiza atividades extraclasse, como visitas a museus e exposições. O Projeto Universidade Aberta à Maturidade existe na São Judas desde 1994.

Nova comPosição da reiToriaNo final do primeiro semestre, ocorreram alterações na composição da Reitoria da Universidade São Judas Tadeu. O professor José Reinaldo Altenfelder Silva Mesquita, que antes ocupava o cargo de Pró-reitor de Graduação, foi nomeado Reitor no dia 20 de junho e, para o cargo de Pró-reitor de Graduação, foi nomeado o professor Luís Antônio Baffile Leoni.

Parceria com ceNTroPaula souza

Nos próximos vestibulares, para ingresso em 2014, ex-alunos das ETECs, das FATECs e funcionários do Centro Paula Souza que desejarem ingressar na Universidade São Judas terão condições especiais para os cursos de graduação. A parceria entre as duas instituições foi firmada recentemente e oferecerá mensalidades com descontos permanentes, proporcionando principalmente aos egressos de Escolas Técnicas do Estado de São Paulo ligadas ao Centro Paula Souza uma boa oportunidade de acesso ao ensino superior de qualidade. Para mais informações, acesse o Portal da Universidade: www.usjt.br.

Page 8: Jornal São Judas Edição 192

JORNAL DA UN IVERS IDADE SÃO JUDAS8

u n i D I v e r s i d a d e

a voz dos aluNos

Iniciativa, disciplina, autocontrole, responsabilidade e percepção adequada em relação aos anseios da classe, além de capacidade de diálogo e uma boa dose de paciência para enfrentar tensões e conflitos. Essas são algumas das características requeridas para ser um bom representante de turma.

Os alunos que assumem esse papel durante o ano letivo são eleitos por meio de voto direto, e tornam-se peça-chave no apoio ao trabalho docente, cabendo a eles transmitir informações relacionadas às disciplinas, como temas e datas para a elaboração de trabalhos, de provas e a divulgação de material de apoio que possa agregar valor às aulas.

Os representantes também contribuem para manutenção e organização dos aparelhos dentro e fora da sala de aula, cuidando para que estejam sempre em boas condições de uso, informando sobre a ocorrência de lâmpadas queimadas, falta de equipamentos e materiais nos laboratórios, sanitários e corredores. Mas não é só. Eles também atuam como porta-vozes junto à coordenação e à diretoria dos cursos, contribuindo de forma efetiva para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem para que todos tenham garantido o aproveitamento das aulas e uma formação adequada.

VAlORizE O SEU REPRESEnTAnTEApesar do empenho desse time, que se dispõe a dedicar parte do próprio tempo para dar andamento às questões coletivas do curso, não são todos os alunos que prestam atenção ao importante trabalho desenvolvido. Sem a participação dos representantes, muitas das melhorias observadas a cada ano na Universidade certamente não teriam sido postas em prática. O Prof. Rosário Antônio D´Agostino, diretor da Faculdade de Letras, Artes, Comunicação e Ciências da Educação, ressalta que, ao comparecerem às reuniões agendadas com os coordenadores e diretores, os representantes têm a oportunidade de avaliar a estrutura oferecida pela Universidade e opinar sobre a qualidade do corpo docente. Dessa forma, observa a Profª Elizabeth Mieko Egashira, coordenadora dos cursos de Ciências Biológicas e de Nutrição, é possível tomar conhecimento do que está ocorrendo e procurar intervir com agilidade. Cabe ressaltar que nem sempre as questões apontadas pelos alunos e levadas até os coordenadores e diretores são de fácil e rápida resolução, demandando uma série de procedimentos. Por outro lado, existe a disposição para o diálogo. Os representantes de turma Fernanda Viganó, Rodrigo Buriti da Costa, respectivamente, do 1º e 3º anos de Letras - Tradutor e Intérprete, Neide dos Reis Silva, do 4º ano de Farmácia, e yara Rocha Pinheiro de Melo, do 1º ano de Letras, contam que nunca saem de uma reunião sem uma explicação plausível, seja ela positiva ou negativa.

eleiTos Pelos coleGas Por voTo direTo, os representantes de sala cumPrem imPorTaNTe PaPel deNTro da

uNiversidade. além de aPoiarem os doceNTes Nas realizações das aTividades e Na divulGação de comuNicados,

aTuam como PorTa-vozes dos esTudaNTes JuNTo à coordeNação e direToria dos cursos, coNTribuiNdo de

forma efeTiva Para a melhoria do eNsiNo.

Ao lado, da esq. para dir.: KELLy CRISTINE DA SILVA, FERNANDA

VIGANó, RODRIGO BURITI DA COSTA, JAqUELINy PASqUINO VITELLI

E LARySSA MARRA PALhARES.

Page 9: Jornal São Judas Edição 192

agosto_2013 9

u n i D I v e r s i d a d e

EnCOnTRO MARCAdODe modo geral, as reuniões com coordenadores e diretores acontecem duas vezes ao ano, uma a cada semestre. Período em que os alunos podem estabelecer uma pauta com questões relativas às aulas e à infraestrutura, que são encaminhadas para os responsáveis técnicos pelos laboratórios, além de questões relativas aos professores e aos cursos. Os coordenadores, por sua vez, costumam reunir-se com os diretores para discutir as demandas, dando continuidade ao processo.

O relacionamento entre direção, coordenação e representantes costuma ser bastante cordial e transparente, dizem Manoel da Silva Xavier e Jaqueliny Pasquino Vitelli, alunos do 3º e 4º anos de Farmácia, e Emi Iwahashi Ferreira, do 2º ano de Tradutor e Intérprete. Por conta da responsabilidade, e para não deixar passar nada em branco, Patricia Dorea de Araujo, do 2º ano de Ciências Biológicas, criou um grupo no Facebook para estimular a comunicação entre os alunos.

O Prof. Floriano Jonas César, coordenador de Filosofia, diz aproveitar os encontros semestrais para fazer um balanço do curso. Na sua opinião, a prática tem sido eficaz, pois os representantes fornecem “subsídios que podem melhorar o conteúdo das disciplinas, a dinâmica das aulas e as atividades extracurriculares”.

SEPARAndO O JOiO dO TRigOO discernimento é fundamental para separar questões relevantes de outras. Para isso, Thaisa Adrielle Pereira, do 4º ano de Turismo, adotou uma estratégia. “Encaminho, via e-mail, questionários para que os meus colegas respondam. Elaboro um gráfico e avalio as respostas”, explica. quase como uma análise Swot. quando surge uma ideia interessante, passa adiante. O diálogo franco e a postura colaborativa demonstrada pelos representantes de turma são essenciais para a melhoria do ensino, e têm garantido o bom retorno, como avaliam Ícaro Christian Ghesso, do 4º ano de Direito, e Kelly Cristine da Silva, do 2º ano de Nutrição. Ícaro conta que um dos problemas ocorridos no ano passado foi a superlotação da sala, questão prontamente resolvida pela direção do curso. Outro caso mencionado por Kelly foi a falta de feedback que quase deixou a turma sem o projeto “Sexta às Seis”, oferecido uma vez por mês, em horário de pré-aula, com o objetivo de apresentar e debater temas de interesse, estejam ou não ligados ao curso. Após uma conversa direta com a coordenação, o projeto retornou.

QUAl O VAlOR dA ExPERiênCiA?Um ponto comum destacado pelos representantes ouvidos pelo Jornal São Judas diz respeito ao amadurecimento adquirido no decorrer do processo. A aluna Daniele Jardim Feriani, do 4º ano de Educação Física, resume: “a responsabilidade é grande, pois você fala por toda a sala. Mas é o tipo de compromisso que nos ajuda a ter outro olhar em relação ao curso e à Universidade, pois passamos a conviver e a observar os bastidores”. Mas o que isso significa exatamente?

Segundo os alunos, significa ter plena consciência daquilo que é desejável e o que é possível. “Algumas reivindicações exigem tempo para serem atendidas. Não por falta de atitude da Universidade, mas por estarem relacionadas à estrutura curricular e envolverem resoluções de outras instâncias”, observa Laryssa Marra Palhares, do 2º ano de Design.Em casos como esses, a Profª Paula de Vincenzo se mostra atenciosa e disposta a encontrar soluções. “quando alguma mudança não é possível, ela nos explica a razão”, afirma Camila Dantas Mora, aluna do 2º ano de Arquitetura.

Page 10: Jornal São Judas Edição 192

JORNAL DA UN IVERS IDADE SÃO JUDAS10

n o t a 1 0

Ainda durante a graduação em Nutrição, o interesse de Ana Paula Ramos pelo estudo de micro-organismos alinhou-se à preocupação com vigilância sanitária, qualidade e segurança dos alimentos. Por esse motivo, optou pelo curso de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão da Qualidade em alimentos para desenvolver um projeto que relacionasse esses temas.A ex-aluna, sob orientação da professora e coordenadora do curso, Dra. Andrea Barretto, observou durante as pesquisas o quanto o tema micro-organismos é amplo e como precisaria de muito tempo para desenvolver um manual ou guia sobre assunto.

Por esse motivo, levando em consideração que o Brasil é o maior exportador e o terceiro maior produtor do mundo de carne de frango, a nutricionista direcionou sua pesquisa para os “Principais micro-organismos patogênicos encontrados em carnes de frango”, tema de sua monografia.

Com base em estudos científicos que apontam como os micro-organismos podem fazer tanto bem quanto mal para a nossa saúde, Ana Paula procurou destacar em seu projeto os principais micro-organismos, como Salmonella, Listeria, Clostridium botulinum, Campulobacter, Staphilococcus aureus, Coliformes fecais e Escherichia coli, encontrados na carne de frango. Durante a pesquisa, a ex-aluna enfrentou desafios. “É muito difícil conseguir informações recentes e precisas de autores confiáveis, a fim de conscientizar e instruir todos os envolvidos no processo de produção, armazenamento, distribuição e manuseio do frango. Além disso, devemos estar atentos ao impacto gerado no meio ambiente ao longo dessa cadeia”, explica.

Gostou?Veja mais no Portal www.usjt.br, Central de Mídia, no link do Jornal São Judas.

Pós-Graduada em GesTão da qualidade em alimeNTos, a eX-aluNa aNa

Paula ramos baseou sua moNoGrafia No esTudo dos micro-orGaNismos

PaToGêNicos eNcoNTrados Na carNe de fraNGo.

de olho Nos micro-orGaNismos

Ana Paula concluiu que a informação e o conhecimento são os principais recursos para uma vida melhor e com mais qualidade. “A carne de frango é um alimento saudável, pobre em gorduras, desde que consumida sem pele. Também é rica em aminoácidos indispensáveis e pode ser consumida por todas as faixas etárias”, explica.Para a nutricionista, o estudo ofereceu o levantamento de informações capazes de oferecer mais segurança e confiança no modo de agir, explicar e informar os clientes sobre o que consumir, como escolher o melhor produto e para onde dirigir a atenção durante a compra. Aponta, ainda, os procedimentos corretos no modo de preparar o frango, usufruindo de todas as propriedades nutricionais.Ela destaca que a pesquisa só foi possível com o apoio e orientação da professora Andrea. “Sempre com opiniões sinceras e coerentes, tempo disponível para me atender, tirando todas as dúvidas e inseguranças, a professora realmente apoiou todo o processo de elaboração. Contar com uma orientadora experiente e competente proporcionou tranquilidade na realização de um projeto muito importante nessa etapa de especialização e na minha vida”, disse a ex-aluna.Para ela, só é possível realizar um bom projeto se houver intimidade com o tema a ser desenvolvido. “É preciso pesquisar, conversar muito com os orientadores e conseguir o máximo de informação, sem nunca deixar para a última hora. Desenvolvendo o trabalho com calma e tempo, o resultado final é positivo. No meu caso, espero ajudar as pessoas no que diz respeito à segurança alimentar”, finaliza Ana Paula.

O QuÊ?

Desenvolveu estudo

sobre os principais

micro-organismos

patogênicos encontrados

na carne de frango.

QuEM?

Ana Paula Ramos,

formada em 2012, na

Pós-Graduação Lato

Sensu em Gestão da

qualidade em Alimentos.

POr QuÊ?

Para apontar processos

preventivos contra

a contaminação dos

alimentos, dentro do

âmbito da segurança

alimentar.

COMO?

Por meio de monografia,

desenvolvida sob

orientação da

coordenadora Andrea

Barreto, do curso de

Pós-graduação Lato Sensu

em Gestão de qualidade

em Alimentos.

Page 11: Jornal São Judas Edição 192

agosto_2013 11

uma Nova Geração de escriTores

eles surGiram com força No ceNário NacioNal,

usaNdo a liberdade e o alcaNce oferecidos Pela

iNTerNeT Para fazer suas ideias Girarem o muNdo.

s a r a u m u l t i m í d i a

Durante muito tempo, os jovens talentos que desejavam viver da escrita tiveram suas chances de realizar o sonho reduzidas. Afinal, era necessário ter uma boa história, escrever sem receber nada por isso e bater de porta em porta até que algum editor acreditasse que o livro merecia ser publicado. Muitos autores famosos não experimentaram o reconhecimento em vida, pois seus livros só foram publicados postumamente ou eram lidos em círculos muito restritos. Nessa lista, consta gente como J.R.R. Tolkien, o hoje endeusado autor da trilogia O Senhor dos anéis, e ninguém menos que Franz Kafka.

Mas a verdade é que isso está mudando rapidamente. A internet transformou completamente esse panorama, facilitando o acesso de jovens escritores a espaços nos quais podem mostrar seu talento livremente, sem regras. Muitas vezes, o texto começa a ser escrito como brincadeira ou uma forma de abrir-se para o mundo e acaba sendo lido por muitas pessoas, até mais do que atingiria por meio de um livro impresso. Assim, pouco a pouco, escritores que guardavam seus rascunhos em segredo, começam a aparecer, para sorte dos leitores.Tainã de Vasconcelos Moreira, aluna da turma de 2012 de Publicidade e Propaganda, da unidade Butantã, possui um blog (http://tainavasconcelos.blogspot.com.br) desde os 18 anos, quando ingressou na São Judas. “Eu precisava de uma válvula de escape e o blog é uma terapia, um grito de liberdade. Sempre escrevi tudo sobre meu cotidiano, falava coisas que pessoalmente não conseguia dizer e não citava nomes”, conta.

Para sua surpresa, muita gente começou a ler sua página e ela passou a receber e-mails de quem nem conhecia. “Foi meu primeiro feedback, a primeira vez que pessoas desconhecidas deram suas opiniões”, lembra. O retorno positivo recebido pela internet despertou em Tainã a ideia de que, talvez, a literatura pudesse ser um caminho para ela. “Todo o incentivo veio daquele blog prematuro, que mais parecia um diário, mas marcou uma transição muito importante”, declara. O blog continua ativo e, no momento, ela se dedica a lançar um livro. “Acho que o futuro como escritora pode começar assim. Escrevo mais contos e crônicas, pois a intensidade de emoções que uma breve história pode causar me apaixona”, diz.

POESiA E diáRiO dE ViAgEMSidney Alves Rosa Junior, aluno da turma de 2008 do curso de Tradutor e Intérprete, começou a escrever há cerca de oito anos e mantém um Tumblr (http://novos-horizontes.tumblr.com/) há cerca de dois. A prática começou pouco antes de fazer uma viagem de mochila pela Europa. A ideia era escrever uma espécie de diário de viagens, mas o projeto acabou tomando proporções maiores. “hoje, a página tem minhas poesias, fotografias, ideias ou apenas coisas que acho interessantes”, conta. “Geralmente, escrevo poesias. Algumas vezes, arrisco compor uma canção ou pensamentos livres”, detalha.

Para ele, a internet foi uma ferramenta fomentadora da prática da escrita. “Com a internet, tudo ficou mais ágil. Apenas um clique, o texto está lá, para quem quiser ler ou para quem eu quero que leia”, declara Sidney. Ele não se prende a nenhum tema, no mesmo caminho de Tainã. “Costumo escrever sobre o que se passa comigo no momento, uma ideia, um sentimento, uma indignação”, diz.Sua intenção é reunir poemas e pensamentos em um livro, mas sem muita pretensão, somente pela realização pessoal de tê-lo publicado. “Acredito que meu futuro como escritor não seja muito diferente do que é agora. É claro que seria perfeito ser reconhecido e poder trabalhar com isso, mas talvez a obrigação de escrever levasse a uma espécie de produção em massa, tirando toda a legitimidade do texto ou sua essência”, acredita. Aluno do 4º ano de Direito, na unidade Butantã, Lucimar Justino começou a escrever aos 15 anos, teve um poema publicado num jornal de sua cidade, Cunha, no interior de São Paulo, ganhou medalha num concurso literário e, em 2003, publicou o primeiro livro, Gritos de Liberdade, pela Papel & Virtual Editora. Também em 2003, optou pela internet e publicou textos no site Usina de Letras até 2005, quando decidiu criar um blog (www.micropoema.blogspot.com.br), que ele considera seu livro aberto. “É um local em que posso mexer como e quando quiser, escrevendo sem intervenções. Não gosto de criar amarrado, tenho preferência por versos livres, dinâmicos, vivos, de forma a fazer fluir as emoções pelas palavras, pelo tom e pelo modo de colocá-las no papel”.O retorno instantâneo, com os cometários dos leitores, como citado por Tainã, também o agrada, e ele considera que é um incentivo a continuar escrevendo. Entretanto, ainda pretende publicar mais livros e, sem deixar a internet de lado, quem sabe um e-book?

Gostou?Veja mais no Portal www.usjt.br, Central de Mídia, no link do Jornal São Judas.

Page 12: Jornal São Judas Edição 192

JORNAL DA UN IVERS IDADE SÃO JUDAS12 JORNAL DA UN IVERS IDADE SÃO JUDAS12

ARqU

IVO

PESS

OAL

v o c a ç ã o

do ouTro lado do muNdo

JsJ Você também participou da elaboração de um livro das Centrais Elétricas de Furnas. Fale sobre essa experiência.Jonas – Trata-se de uma nova edição do livro Equipamentos Elétricos, editado por Furnas em 1984, que será publicado em outubro, em um trabalho conjunto com a ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). Fui convidado a escrever o capítulo dedicado aos Transformadores de Potencial.

JsJ Quais fatores foram essenciais para tantas conquistas?Jonas - Creio que elas decorrem de um conjunto deles, a começar pela minha dedicação aos estudos, durante o período de graduação na São Judas. Além de conhecimento técnico apurado, o contato com as pessoas na empresa também contribuiu. Eles atuaram como facilitadores, permitindo que eu aproveitasse as oportunidades.

JsJ Qual a sua impressão da China e os desafios enfrentados?Jonas - A primeira vez que estive na China, em novembro de 2012, fiquei muito impressionado com a infraestrutura oferecida: trem ultrarrápido, rodovias de alta qualidade e aeroportos gigantes, sem falar que o país é extremamente seguro. quanto ao modo de ser dos chineses, diria que as principais características são a humildade e o respeito. Em relação aos desafios, o maior, sem dúvida, é a comunicação. Na empresa, as pessoas falam inglês. Mas na rua dificilmente encontro alguém que fale. Às vezes, a simples tarefa de pegar um táxi torna-se quase impossível.

JsJ Que recado deixa para os alunos?Jonas - Aproveitem os professores da São Judas, que são excelentes, e os amigos. Os tempos de faculdade são uma fase que deixa muitas saudades. E se, por acaso, alguém da Universidade estiver de passagem por Pequim, será um prazer mostrar um pouco desse lugar.

Graduado em eNGeNharia eléTrica,

Jonas de oliveira e silva pinto

aTua No ceNTro de Pesquisa da abb,

em Pequim, Na chiNa.

JsJ Como avalia a formação oferecida pela São Judas? Jonas Pinto – O curso é excelente, alinhado à necessidade do mercado. quando olho para trás, percebo o quanto a escolha foi correta. Alguns professores foram de grande importância para a minha formação, como Alexandre Brincalepe, Norberto Augusto Jr, Alberto Akio Shiga e Carlos Alberto Pegollo.

JsJ Conte-nos a sua trajetória profissional e sobre o convite para atuar na China. Jonas - Estou na ABB há nove anos. Comecei como estagiário e nesse período tive a oportunidade de trabalhar com projetos e reparos de transformadores para instrumentos na área de alta tensão e engenharia de cálculo, atuando na área de transformadores de potência. Até recentemente, ocupei a função de engenheiro de aplicação de transformadores para instrumentos de alta tensão, quando fui convidado a trabalhar por um período de dois anos no Centro de Pesquisa da ABB, em Beijing (Pequim, para nós), como especialista em transformadores para instrumentos. havia a necessidade de desenvolver um produto que já vinha pesquisando e que está alinhado com a necessidade de mercado, focado em soluções globais. A cada 15 dias viajo aproximadamente 1.000 Km, cerca de três horas de trem bala, para uma visita à fábrica onde o produto que desenvolvo será produzido.

Filho de engenheiro, desde criança Jonas de Oliveira e Silva Pinto foi incentivado pelo pai a seguir seus passos. O apoio paterno em todas as etapas da carreira levou o rapaz a concluir a graduação em Engenharia Elétrica em 2007 e continuar os estudos com Mestrado em Sistemas de Potência na USP. Recentemente, aceitou o convite para trabalhar em Pequim, na China, onde atua como especialista em transformadores para instrumentos no Centro de Pesquisa da ABB, empresa de origem suíça que opera em mais de 100 países, incluindo o Brasil, e é líder em tecnologia para os setores de energia e automação.

JONAS DE OLIVEIRA E SILVA

PINTO na Cidade Proibida, em

Pequim, China.

Page 13: Jornal São Judas Edição 192

agosto_2013 13

m ú l t i p l o s s a b e r e sm ú l t i p l o s s a b e r e s

reiGimar ferreira oliveira saiu da bahia com o ProPósiTo de ProsPerar em

são Paulo. foi aluNo do ProJeTo SabereS e SaboreS e hoJe aTua como 1º

coziNheiro do seTor de coziNha queNTe, No NovoTel JaraGuá.

quase um ChEF

Com uma mochila nas costas e apenas R$ 200,00 na carteira, Reigimar Ferreira Oliveira deixou Feira de Santana, no interior da Bahia, em 2010, com a intenção de vencer em São Paulo. Aqui, morou com os tios por pouco mais de dois anos, até conquistar a independência financeira, obtida com disciplina e dedicação à arte da gastronomia. Aos 23 anos, atuando como 1º Cozinheiro do setor de Cozinha quente no Novotel Jaraguá, ele sonha agora tornar-se um chef reconhecido.

Reigimar foi aluno do projeto Saberes e Sabores, da Pró-reitoria de Extensão, mantido pela São Judas em parceria com a Unibes (União Israelita-Brasileira do Bem Estar Social). A iniciativa prepara jovens para atuar profissionalmente nas cozinhas de bares, padarias, hotéis e restaurantes.

Na intenção de dividir seus conhecimentos e trajetória com os demais alunos do projeto, ele esteve na Universidade para uma aula-palestra no dia 12 de junho. Na ocasião, ensinou como preparar um jantar completo, com prato de entrada (salada capresi ao molho pesto), prato principal (costelinha ao molho barbecue com arroz crocante e maçã caramelada) e sobremesa (mousse de morango).

“A gASTROnOMiA TORnOU-SE MinhA VidA”Reigimar conta que, ao concluir o Ensino Médio, percebeu que não teria chance de prosperar em sua cidade natal e, por isso, aos 19 anos, decidiu vir para São Paulo em busca de oportunidade.

O primo foi o responsável por levá-lo à Unibes, onde conheceu a coordenadora de Capacitação Profissional da entidade, Profª Marisol Parrilla, que o inseriu no projeto Saberes e Sabores. Na Universidade, ele conheceu a sua segunda fada madrinha, por acaso quase com o mesmo nome, a Profª Marissol Richter, responsável pelas aulas práticas de gastronomia. “As duas foram essenciais na minha vida. A Marisol da Unibes foi uma mãe para mim, ofereceu apoio e ajuda, inclusive financeira, para que concluísse o curso. E a Marissol da São Judas foi a minha inspiração. Ela não só fez aflorar o gosto pela culinária, como me presenteou com cadernos de receitas e livros de gastronomia, fundamentais no meu desenvolvimento. Graças às duas, a gastronomia tornou-se a minha vida”, contou o rapaz.Ao concluir o curso, ele foi indicado para uma vaga na cozinha do Novotel Jaraguá, onde começou lavando pratos, tirando o lixo e cuidando para manter o ambiente organizado e asseado. Ao ser promovido a Auxiliar de Cozinha, passou a ajudar na montagem dos pratos servidos no bufê do hotel.

Finalmente, recebeu uma promoção e chegou a 2º Cozinheiro do setor da Cozinha quente. hoje, atua como 1º Cozinheiro, abaixo apenas do Subchefe e do Chefe-executivo no comando da equipe responsável pelo bufê servido aos hóspedes e participantes de eventos realizados nas dependências do hotel. Para alcançar o sonho de se tornar Chef, Reigimar planeja fazer faculdade na área.

aprendizado e ação social O projeto Saberes e Sabores é uma das atividades da Pró-reitoria de Extensão, em que a Universidade cumpre importante papel junto à comunidade, oferecendo oportunidades de capacitação para jovens de baixa renda, ao mesmo tempo em que aperfeiçoa o aprendizado prático dos alunos do curso de Nutrição, que atuam como monitores.Cursando o 3º ano de Nutrição, Byanka Pereira Borges está adorando a experiência, não apenas por colocar em prática muitos dos conceitos adquiridos em sala de aula, mas também pela oportunidade de compartilhar seus conhecimentos com os jovens do projeto e testar novas receitas. “O curso de Nutrição aborda a importância da dieta alimentar na promoção da saúde, o que é essencial para uma boa atuação em qualquer campo, seja na cozinha industrial, escolar ou hospitalar. Já no Saberes e Sabores, além da técnica aplicada à gastronomia, temos uma preocupação com a beleza do prato. Somos guiados pelos aromas e pelas sensações. Ao permitir ao aluno a possibilidade de ter as duas experiências, a São Judas coloca-se à frente das demais instituições”, avalia Byanka.

Page 14: Jornal São Judas Edição 192

JORNAL DA UN IVERS IDADE SÃO JUDAS1414

m ú l t i p l o s s a b e r e s

a são Judas realiza, Nos dias 28 de seTembro, Na uNidade mooca,

e 5 de ouTubro, Na uNidade buTaNTã, o encontro com o Futuro,

dedicado à aPreseNTação da uNiversidade aos aluNos do 3º aNo do

eNsiNo médio.

eNcoNTro marcado com o fuTuro

Os estudantes que comparecerem à Universidade São Judas nas datas previstas poderão conferir a estrutura oferecida por uma das melhores instituições de ensino superior da cidade de São Paulo, que recebeu nota máxima (Conceito 5) da Comissão de Avaliação Institucional do MEC. Serão realizadas visitas monitoradas às salas de aulas, biblioteca, laboratórios e estúdios de Rádio e TV. Os visitantes também terão a oportunidade de conversar com os docentes e conhecer aspectos interessantes da trajetória profissional de cada um deles. Os professores também devem falar sobre as perspectivas do mercado de trabalho e as tendências em cada uma das áreas. E, ainda, dar orientações importantes para a escolha acertada do curso e da carreira, a partir de uma exposição clara e objetiva sobre as características das áreas e disciplinas envolvidas.

Para tanto, as coordenadorias dos cursos estão preparando atividades especiais, com palestras, plantão de dúvidas, apresentação dos diferenciais da Universidade em relação às demais instituições, projeção de vídeos, mostra de experimentos e trabalhos desenvolvidos por alunos e distribuição de folders de cursos contendo informações gerais sobre a área e a estrutura oferecidas.Além disso, os estudantes terão informações sobre o amplo Programa de Bolsas oferecido pela São Judas. Adicionalmente, poderão tirar suas dúvidas em relação ao ProUni e ao Fies - Financiamento Estudantil, programas oficiais do governo federal.

Trata-se de uma grande oportunidade para informar-se sobre as possibilidades de carreira e abrir os horizontes para novas profissões. Avise seus amigos e familiares, lembrando que os estudantes devem falar com a direção de suas escolas para agendar a visita.

concurso de poesia para o ensino médio A universidade São Judas promove a 2ª edição do Concurso de Poesia, dirigido aos alunos do Ensino Médio. A iniciativa faz parte do Programa são Judas Comunidade que, no ano passado, contou com a participação significativa de escolas, pais e amigos dos participantes.Segundo o Prof. Everaldo Pinheiro, docente no curso de Letras e integrante da Comissão do Júri, as poesias que concorreram em 2012 apresentaram ótimo nível. E, assim como no ano passado, a universidade dará liberdade ao jovem na escolha do tema, uma forma de deixá-lo à vontade e incentivar a sua participação. “Todo ato que envolve a exposição do pensamento por meio da escrita desenvolve o raciocínio, apura a emoção e lapida o escritor”, observa o professor, ao ressaltar a importância do evento.O júri selecionará os dez melhores trabalhos, que serão apresentados em sessão solene, em data a ser divulgada. Além dos autores das três melhores poesias, a escola e os professores envolvidos também serão premiados com tablets, livros e certificados. Quem quiser participar, deve inscrever seu trabalho gratuitamente no site www.saojudaspoesia.com.br.

QuANdO?

Dia 28 de setembro, na

Unidade Mooca (Rua

Taquari, 546), e dia 5

de outubro, na Unidade

Butantã (Av. Vital Brasil,

1000), no período das 10h

às 17h.

O QuÊ?

Encontro com o Futuro,

evento programado pela

Universidade São Judas

para a apresentação

dos cursos e da

estrutura oferecida pela

Universidade.

POr QuÊ?

Para se informar sobre

as possibilidades de

carreira, conhecer a

estrutura oferecida

pela Universidade e as

perspectivas de mercado

em cada uma das áreas

de atuação.

Page 15: Jornal São Judas Edição 192

agosto_2013 15

m ú l t i p l o s s a b e r e s

direiTo e comércio eleTrôNico

aGeNda oNliNe Para área da saúde

Professora da uNiversidade de Toulouse aNalisa

as quesTões Jurídicas relacioNadas ao comércio

eleTrôNico.

aluNos recém-formados coNTam aGora com

os serviços do coNsulTaclick.

ANA

FUCC

IA

A professora Céline Castets-Renard, docente responsável pela disciplina de Direito Privado, na Universidade de Toulouse (França), especialista em assuntos do Direito Eletrônico e nas relações envolvendo Direitos Autorais, ministrou palestra para alunos e professores do curso de Direito, na Unidade Mooca, no dia 29 de maio.

Durante a abertura, o professor Fernando Aguillar, diretor da Faculdade de Direito, afirmou que a exposição da convidada se insere no contexto do debate sobre Direito e Desenvolvimento, desta vez com foco nas execuções jurídicas ligadas à inovação tecnológica, mais especificamente na área de comércio eletrônico. “Muitas atividades comerciais são, hoje, desenvolvidas dentro de ambiente tecnológico digital. Grande parcela da população consome diferentes produtos por via eletrônica. quais seriam, então, as consequências jurídicas desse tipo de comércio eletrônico?”, indagou.

A partir de parceria estabelecida com a ConsultaClick, alunos recém-formados dos cursos de Fisioterapia, Nutrição, Educação Física e Psicologia terão direito a utilizar gratuitamente, durante um ano, uma ferramenta muito útil para o início de suas carreiras. Trata-se de uma plataforma digital dirigida a profissionais da área da Saúde, que promete maior visibilidade no início da carreira, simplificando a gestão de agendas e a divulgação de currículos. O ConsultaClick é um portal de agendamento de consultas, em atividade no Brasil, Portugal e Espanha. Por meio de um programa, os profissionais podem criar um perfil, publicar seus currículos, colocar as horas disponíveis para atendimento de pacientes, avisá-los de possíveis atrasos ou imprevistos, mantendo uma lista atualizada de seus clientes e consultas. Os pacientes,

por sua vez, poderão usufruir das facilidades de ter acesso online a essas informações, marcando consultas com os profissionais de sua preferência ou pesquisando aqueles mais próximos, com acesso a currículo e sem constrangimentos.Na opinião do professor Luís Antonio B. Leoni, Pró-reitor de Graduação, esta é uma ideia muito inteligente. “O ConsultaClick facilita a vida do paciente que procura uma consulta com urgência e também oferece exposição e inserção para os novos profissionais em questão”, ressalta. A parceria foi estabelecida pela Pró-reitoria de Extensão durante o mês de maio e, segundo o professor Fernando Duch, o departamento de Integração Universidade-Empresa realizará o contato entre ex-alunos e o ConsultaClick.

Em sua exposição, a professora Céline falou sobre o processo de legalização do comércio eletrônico na França e em toda União Europeia, onde existe a livre circulação de mercadorias entre 27 países, em que os comerciantes vendem produtos para diversos países sem pagar impostos de importação e exportação.

Além disso, fez uma comparação entre o Direito europeu e o Direito brasileiro na área do comércio eletrônico. “Na Europa, como também no Brasil, o meio digital é um motor para o comércio e o consequente desenvolvimento econômico. As diretivas europeias, por exemplo, dão ao país uma margem de manobra, promovendo regras mínimas de proteção ao consumidor”, explicou a professora.Em sua opinião, mesmo com a crise atual na Europa, ainda há muito espaço para o crescimento eletrônico, situação semelhante à existente no Brasil, em que as expectativas de ampliação de oportunidades de negócios são altas.

Page 16: Jornal São Judas Edição 192

JORNAL DA UN IVERS IDADE SÃO JUDAS16

v o c ê f a z

aGosTo01/08 Aula inaugural do curso de Pós-graduação Lato Sensu. No Aud. da Reitoria, das 19h às 22h.

01, 08, 22 e 29/08 Treinamento Clube Escola Mooca. Na Sala T 04 S, das 9h às 11h e das 13h30 às 17h.

03 e 10/08 Palestra de Administração e Comércio Exterior. No Aud. do Térreo, das 8h às 12h.

03,07,10,17,24 e 31/08 Jogos Comunidade São Judas CUP. No Ginásio de Esportes, das 8h às 17h.

05 a 09/08 Semana de Ciências Econômicas. No Aud. do Térreo, das 19h30 às 21h30.

08/08 Colação de Grau Especial. No Aud. da Reitoria, das 19h às 22h.

08, 14, 15 e de 21 a 29/08 Ensaio da banda dos

funcionários SIPAT. No Aud. do Térreo, das 14h às 16h.

10/08 Participação da Universidade São Judas na Feira do Vestibular. No Colégio Arquidiocesano, das 9h às 17h.

10 e 17/08 Palestra de Administração de Empresas. No Aud. do Butantã, das 8h às 13h.

10, 17, 24 e 31/08 Palestra sobre o Direito da Infância e da Juventude. No Aud. da Reitoria, das 13h às 17h.

13/08 Curso de Manipuladores de Alimentos 2013 Covisa e USJT. Na Sala 701 A, das 13h30 às 17h.

14/08 Mesa redonda do curso de Pedagogia e Formação de Professores. No Aud. da Reitoria, das 19h às 22h.

17/08 Participação da Universidade São Judas em Feira do Vestibular. No Colégio Santa Catarina, das 9h às 17h.

19/08 Gestão Pública do Turismo. No Aud. da Reitoria, das 19h às 22h.

21/08 Palestra Fiesp “Carreiras e Desenvolvimento Profissional”. No Aud. do Butantã, das 19h às 22h.

23, 24 e 25/08 Participação da Universidade São Judas na Feira Guia do Estudante. No Pavilhão do ExpoCenter Norte, das 8h às 19h.

24/08 Dia do Psicólogo. No Aud. do Térreo, das 8h às 12h.

26 a 30/08 Semana da Administração e Comércio Exterior. Nos Auds. do Térreo e Reitoria, das 8h às 12h e das 19h às 22h.

27/08 Palestra do Projeto SOS Direito “Aquisição da Propriedade imóvel por meio de registro imobiliário”. No Aud. da Reitoria, das 14h às 17h.

a g e n d a

COnFira a aGenda aTuaLizada nO POrTaL www.uSJT.Br

unidade Mooca unidade Butantã Externa

Aluna do 3º ano de Jornalismo na unidade Butantã, Bruna Porto Santos, de 20 anos, tornou-se voluntária em uma associação de defesa dos direitos da criança e do adolescente, na periferia de Taboão da Serra, após perder um colega de sala na escola em que estudava.

Bruna comoveu-se com as palavras de Marcos Rocha, pai do rapaz, que postou um vídeo no youtube (Apenas uma ideia), falando sobre a perda do filho em função do envolvimento com drogas. Ela decidiu conhecer o trabalho realizado pela organização A FIRMA (Associação Favela, Igualdade e Respeito ao Menor Adolescente), presidida por Marcos, e se engajou na luta de combate às drogas e à criminalidade, em 2011.

O projeto da ONG nasceu antes mesmo da morte do rapaz, em 2000. No início, a proposta era apenas a oferta de atividades recreativas para crianças e jovens do bairro, como forma de mantê-los afastados da criminalidade. Ao ver o próprio filho perder a batalha para as drogas, Marcos tomou para si a responsabilidade de alertar os jovens, na tentativa de minimizar os efeitos causados pelo envolvimento e uso de entorpecentes. Bruna tornou-se uma das voluntárias, ajudando na preparação e divulgação de palestras sobre o tema, nas escolas do Jardim Leme.Para arrecadar fundos para a Associação e intensificar as ações junto à comunidade, foi criada a marca A FIRMA, que comercializa bonés e camisetas. A venda dos produtos e as doações recebidas de comerciantes e empresários da região contribuíram para a montagem da sede onde, em breve, serão oferecidas oficinas de informática, dança, muay thai e alfabetização de jovens e adultos.

Por ser estudante de Jornalismo, Bruna tem ajudado na produção de releases e envio de e-mails para difundir o trabalho e ampliar a arrecadação de fundos. “O Marcos é responsável pelo contato com os comerciantes e as empresas, e eu pela elaboração dos textos e a divulgação das ações, além de ajudar os demais voluntários na produção de palestras e eventos, como a Festa das Crianças, realizada anualmente”, conta.

A participação na Associação a fez amadurecer como pessoa e cidadã. “Ao final das palestras, muitos jovens vêm nos procurar e juntam-se à causa”, observa Bruna, ao comentar que isso também se verifica entre os usuários, que buscam reduzir o consumo. “Saber que posso fazer a diferença na vida deles e da comunidade é muito gratificante”, diz.

A aluna também tem aproveitado a oportunidade para aprimorar os seus textos e divulgar o trabalho da ONG entre os colegas e professores da faculdade. “Estou produzindo um jornal com matérias e fotos que registram as ações do coletivo, para a disciplina do Profª Iêda Lima dos Santos”, conta, com entusiasmo.

aPoio a criaNças e adolesceNTes

a ParTiciPação

voluNTária GaraNTiu

a bruNa PorTo saNTos

coNsciêNcia social

e amadurecimeNTo,

além de ProPorcioNar

eXPeriêNcia

ProfissioNal.

ARqU

IVO

PESS

OAL

FESTA dAS CriANçAS, realizada

pela ONG em 2012.