jornal pinhais em páginas

16
Justiça Eleitoral diploma prefeito Luizão, vice Marly Paulino e vereadores eleitos de Pinhais Na última terça feira (18) foram diplomados pela Justiça Eleitoral o prefeito reeleito de Pinhais Luizão Goulart (PT), sua vice Marly Paulino (PDT) e os 17 vereadores que foram eleitos no último mês de outu- bro. O Evento aconteceu na Câmara Municipal de Pinhais. Centenas de pessoas compa- receram. Quem conduziu a entrega dos diplomas foi a Juíza da 188ª Zona Eleitoral de Pinhais, Már- cia Regina Hernandez de Lima. Em seu discurso ela destacou a responsabilidade que os re- cém eleitos estão assumindo com a cidade. "Peço a todos vocês, que hoje ganham o di- ploma, que trabalhem com se- riedade, que cumpram com suas promessas de campanha, que assumam com responsa- bilidade as atribuições que es- tão recebendo", enfatizou. Página 03 Cantata de Natal reúne centenas de pessoas no Bosque Municipal Quase mil vozes, entre alunos e educadores da rede municipal de ensino de Pi- nhais, emocionaram a todos que puderam conferir a Cantata de Natal deste ano. Página 02 Reeleita vice prefeita de Pinhais é exemplo de atuação feminina no cenário político regional Marli Paulino foi a primeira mulher eleita vereadora no município de Pinhais em 1996. Página 03 Sindtramp convida ex associados a retirarem seu FGTS Página 05 SPC da ACIPI, Credibilidade e Segurança para as suas vendas Página 06 Comércio de Pinhais tem muitas opções para as compras natalinas Página 07 Piloto de Pinhais é campeão paranaense de motocross Página 07 Gustavo Fruet e Luizão reuniram 22 prefeitos em Pinhais Página 10

Upload: carlos-eduardo-lukaszevski

Post on 24-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Jornal mensal

TRANSCRIPT

Justiça Eleitoral diploma prefeito Luizão, viceMarly Paulino e vereadores eleitos de Pinhais

Na última terça feira (18)foram diplomados pela JustiçaEleitoral o prefeito reeleito dePinhais Luizão Goulart (PT),sua vice Marly Paulino (PDT)e os 17 vereadores que forameleitos no último mês de outu-bro. O Evento aconteceu naCâmara Municipal de Pinhais.Centenas de pessoas compa-receram.

Quem conduziu a entregados diplomas foi a Juíza da 188ªZona Eleitoral de Pinhais, Már-cia Regina Hernandez de Lima.Em seu discurso ela destacoua responsabilidade que os re-cém eleitos estão assumindocom a cidade. "Peço a todosvocês, que hoje ganham o di-ploma, que trabalhem com se-riedade, que cumpram comsuas promessas de campanha,que assumam com responsa-bilidade as atribuições que es-tão recebendo", enfatizou.

Página 03

Cantata de Natal reúnecentenas de pessoas no

Bosque Municipal

Quase mil vozes, entre alunos e educadores da rede municipal de ensino de Pi-nhais, emocionaram a todos que puderam conferir a Cantata de Natal deste ano.

Página 02

Reeleita vice prefeita dePinhais é exemplo deatuação feminina no

cenário político regional

Marli Paulino foi a primeira mulher eleita vereadora nomunicípio de Pinhais em 1996. Página 03

Sindtrampconvida ex

associados aretirarem seu

FGTSPágina 05

SPC da ACIPI,Credibilidade e

Segurançapara as suas

vendasPágina 06

Comércio dePinhais tem

muitas opçõespara ascomprasnatalinas

Página 07

Piloto dePinhais écampeão

paranaense demotocross

Página 07

Gustavo Fruete Luizãoreuniram

22 prefeitosem Pinhais

Página 10

www.pinhaisempaginas.com.brwww.pinhaisempaginas.com.br

EXPEDIENTE

02 | DEZEMBRO 2012 PINHAIS EM PÁGINAS

É uma publicação independenteque circula em Curitiba e Região Metropolitana

CNPJ: 15.573.675/0001-05Rua Rio Paraná, 179 - Weissópolis - Pinhais - Tel.: 3033-4084

E-mail: [email protected]@pinhaisempaginas.com.br

Diretor: Carlos Eduardo LukaszevskiDepartamento Comercial: Angela Vengue - Tel.: 9177-2368

Jornalista Responsável:

Tatiana Carla de Souza | 0009445/PR

As matérias ou artigos assinadosnão expressam necessariamente a opinião do jornal

Cantata de Natal reúne centenasde pessoas no Bosque Municipal

Projeto qualifica jovens em Pinhais

Quase mil vozes, entre alu-nos e educadores da rede muni-cipal de ensino de Pinhais, emo-cionaram a todos que puderamconferir a Cantata de Natal desteano. No Bosque Municipal, naúltima quinta-feira (13), centenasde pessoas estavam reunidas,para prestigiar o evento. E as lu-zes que enfeitam o local nesseperíodo fizeram do momento algoainda mais especial, o que com-pletou a magia natalina.

O projeto Coral Música Viva,coordenado pela Secretaria Mu-nicipal de Educação foi implan-tado em Pinhais no ano de 1998,nas unidades de ensino da redemunicipal. E tem como principalobjetivo oferecer mais um recur-so lúdico que auxilia no desen-volvimento educativo do aluno.O Coral é composto por 40 alu-nos de cada escola municipal dePinhais, que realizam ensaios se-manais, orientados por um pro-fessor regente. Cada escola temseu cronograma e todo ano umatemática diferente é abordada,este ano a escolha foi "Celebran-do Jesus".

O Prefeito Luizão Goulartparabenizou todos os alunos eprofessores responsáveis por tor-nar a realização da Cantata pos-sível. "As crianças que estão aquihoje, seus pais e educadores, to-dos de alguma forma, contribuí-ram para que essa linda apresen-tação acontecesse", declarou.Luizão aproveitou também parae elogiar e destacar a importân-cia do trabalho da Secretaria

Municipal de Educação, nesse eem tantos outros eventos que re-aliza, e principalmente todo oaprendizado passado durante oano. "Essa é a conclusão de maisum ano de realizações", finalizouo prefeito, desejando um FelizNatal a todos.

Bem próxima das crianças,tirando dezenas de fotos da suapequena, estava a mãe de Ga-briela de nove anos, Lirian Bor-ges da Silva. Gabriela é aluna daEscola Municipal Maria Chal-coski e este é o primeiro ano queela participa da Cantata. A mãeconta que ela não queria perdernenhum ensaio. "Sempre tinhaque dar um jeito de levá-la paraensaiar, caso contrário ela fica-va triste". Lirian estava visivel-mente emocionada e contou quefoi mágico ver sua filha cantar,para ela e para tantas outras pes-soas. "Esse momento é extrema-mente especial, e a estruturamontada para esta apresentação,deixou tudo ainda mais bonito",completou.

Sentada junto aos seus cole-gas do coral, ao final do evento,estava a também aluna da EscolaMunicipal Maria Chalcoski, Juliade 11 anos, que continha o brilhonos olhos, com um ar de orgu-lho, somado a sensação de devercumprido. "Fiquei com um pou-co de vergonha, mas não estavanervosa", revelou Julia. "Adoroparticipar dos ensaios, está é aprimeira vez que me apresento naCantata", contou Julia que acres-centou que seus pais estavam lápara prestigiá-la.

A coordenadora do projetoMúsica Viva, Nerilda Fucio semostrou bastante contente como desempenho das crianças. "Oempenho de cada um dos cola-boradores da Educação e tambémdos alunos, tornou tudo isso pos-sível, e trouxe o sucesso que tan-to esperávamos", declarou a re-gente. "Acompanhar toda a pre-paração durante o decorrer doano e ver tudo se concretizar nes-te dia, é emocionante", revelouNerilda.

O Coral Música Viva é composto por

]40 alunos de cada escola municipal de Pinhais

Um total 102 pessoas entreadolescentes do ProJovem e pes-soas cadastradas nos CRAS dePinhais, tiveram a oportunidadede agregarem mais conhecimen-to às suas vidas. Entre os dias 05de setembro a 24 de outubro, aPrefeitura de Pinhais por meioda Secretaria de Assistência So-cial, em parceria com o Centrode Integração Empresa Escola(CIEE), ofertaram oito cursoscom diferentes abordagens. Olocal das aulas foi a Associaçãoda Sanepar.

Sempre as quartas-feiras pelamanhã e pela tarde, os alunos quesão cadastrados no CRAS domunicípio, puderam presenciar asaulas ministradas pelo professorEleonai Taborda. "Os assuntosabordados durante o período,serão úteis na hora do ingressono mercado de trabalho, além decontribuir para manter um bom

emprego", destacou o professor.Os cursos tiveram uma cargahorária total de 28 horas para asturmas da manhã e 32 horas paraas turmas de tarde.

Na data de encerramentodo Programa Projovem Ado-lescente foram entregues oscertificados aos alunos partici-pantes dos cursos ofertadosem parceria com o Centro deIntegração Empresa Escola -

CIEE. Os temas trabalhados emsala de aula foram os seguin-tes: A Arte do Bem Falar, Em-preendedorismo, Trabalho emEquipe, Como se Tornar umLíder, Marketing Pessoal - AArte de se Relacionar Bem, In-teligências Múltiplas no Suces-so Pessoal e Profissional, Ati-tudes Comportamentais Certaspara o Sucesso Profissional eDicas para Entrevista.

A Prefeitura de Pinhais por meio da Secretaria de Assistência Social, em

parceria com o CIEE, ofertaram oito cursos com diferentes abordagens

No último dia 24/11 foi re-alizado em Piraquara a come-moração do "Dia do Rio",evento criado e anualmente de-senvolvido pelo Rotary Clubda cidade. As comemoraçõesforam de fundamental impor-tância para a conscientizaçãoda população do município.Uma palestra realizada na Igre-ja Assembléia de Deus reuniuaproximadamente 1500 pesso-as na terça feira dia 20/11. Nosábado, dia 24/11, pela ma-nhã, aconteceu um encontrocom os escoteiros do G.E.Guardião das Águas com ochefe Karam e o Secretário deMeio Ambiente da cidade. Naocasião foi realizado um atoCívico e um passeio com apro-ximadamente 250 crianças (es-coteiros) e visitantes. À noite,às 19 h o Padre Dirceu Rud-nik e a equipe litúrgica da Pa-róquia Senhor Bom Jesus dosPassos conduziram a realiza-ção de uma missa solene alu-siva ao evento. Já no dia 25/11 (domingo) às 9 h deu-se asaída para a Caminhada e paraa Pedalada Internacional daNatureza de Piraquara quecontou com 399 e 150 parti-cipantes, respectivamente.

Patrico e Luiz - Intercambistas do Mexico

Svem Intercambista da Alemanha

Gabriele - Equipe Distrital de Intecambio

Neli Ivanoski - Departyamento de Turismo de Piraquara

Vendramini - Rotary Club Cidade Industrial

Aroldo Biss - Rotary Club de Piraquara

Cesar, Regina e Mailton - Rotary Club Fazenda Rio Grande

Piraquara comemoraDia do Rio

Origens do eventoOs Rotarianos de Piraquara

no ano de 1991 pensando em sus-tentabilidade tiveram a feliz idéiade criar um projeto para auxiliarna conservação dos rios, o "Diado Rio", que é comemorado anu-almente no dia 24 de novembro.O projeto desde sua criação foiresponsável por muitas mudan-ças ambientais principalmente naconscientização da necessidadede preservação do planeta.

No mesmo ano criou-se emPiraquara a lei municipal 098/91, que oficializa dia 24 de no-vembro o "Dia do Rio". Em1995 foi criada a lei estadual11275 que em seu Art. 2º. Tema seguinte redação: o PoderPúblico, em conjunto com acoletividade, promoverá even-tos alusivos à data, com a fina-lidade de fiscalizar a qualidadeda água, apresentando e asse-gurando soluções para a preser-vação e conservação dos pro-cessos ecológicos essenciais àsadia qualidade de vida, emmeio ambiente ecologicamenteequilibrado, o projeto encontra-se na ONU em estudo do "DiaMundial do RIO" centenas decidades também criaram suaslei e nesta data realizam ações.

www.pinhaisempaginas.com.brPINHAIS EM PÁGINAS

Justiça Eleitoral diploma prefeito Luizão, viceMarli Paulino e vereadores eleitos de Pinhais

DEZEMBRO 2012| 03

Na última terça feira (18)foram diplomados pela JustiçaEleitoral o prefeito reeleito dePinhais Luizão Goulart (PT),sua vice Marli Paulino (PDT) eos 17 vereadores que forameleitos no último mês de outu-bro. O Evento aconteceu naCâmara Municipal de Pinhais.Centenas de pessoas compa-receram. Entre elas amigos efamiliares dos políticos eleitos eautoridades do município comoo secretário de Governo Luka-la Nóbrega, a secretaria de Saú-de Vilma Serra, o secretario deDesenvolvimento EconômicoJosé Zeitel, o secretario de Cul-tura, Esporte e Lazer RicardoAugusto Pinheiro, secretario deAdministração José Martins, osecretario de Finanças Francis-co Xavier e o secretario Desen-volvimento Sustentável DaviLachowski. Também estiverampresentes o presidente da As-sociação Comercial, Industriale Empresarial de Pinhais (Aci-pi) Ivaldo Sá Barreto, o 2° Te-nente Pedro da Policia Militar, ochefe da Seção Eleitoral de Pi-nhais Sandro Ferreira Pinto ede Piraquara vieram o verea-dor eleito Edson Baianinho(PHS) e o prefeito ProfessorMarquinhos (PDT).

Quem conduziu a entregados diplomas foi a Juíza da 188ªZona Eleitoral de Pinhais, Már-cia Regina Hernandez de Lima.Em seu discurso ela destacoua responsabilidade que os re-cém eleitos estão assumindocom a cidade. "Peço a todosvocês, que hoje ganham o di-

ploma, que trabalhem com se-riedade, que cumpram comsuas promessas de campanha,que assumam com responsa-bilidade as atribuições que es-tão recebendo", enfatizou.

O primeiro a receber o di-ploma foi o vereador Binga(PPS) que foi o candidato maisvotado entre os que disputavamuma cadeira na Câmara. Emseu discurso Binga tambémressaltou que é fundamental queos vereadores eleitos cumpramcom os compromissos queassumiram com seus eleitores."Parabenizo todos os vereado-res eleitos, quero parabenizartambém o prefeito Luizão pelasua expressiva vitória e queroressaltar que precisamos refle-tir sobre a responsabilidade queestamos assumindo com a po-pulação de Pinhais e que preci-samos cumprir com o que pro-metemos durante nossa cam-panha". No decorrer da soleni-dade os outros 16 vereadores

eleitos foram diplomados.Por fim receberam os di-

plomas a vice prefeita de Pi-nhais Marli Paulino (PDT) e oprefeito Luizão Goulart (PT).Luizão declarou que vive ummisto de realização e expectati-va, parte pelo trabalho já feito eparte pelo que ainda há de sefazer. "Agradeço a toda a popu-lação de Pinhais pela confiançadepositada em nossa adminis-tração. Agradeço também àminha família, em especial asminhas filhas. Quero tambémfazer uma menção a minhavice Marly Paulino que tem fei-to um grande trabalho, discreto,mas eficiente", destacou. O pre-feito enfatizou que é grande aresponsabilidade de todos osvereadores eleitos. "Nossa ad-ministração é muito bem avali-ada, é função de vocês nos aju-darem a manter esse trabalho,de modo geral temos feito muitacoisa em nossa cidade e paraque essas ações continuem

precisamos do comprometi-mento de todos os vereadoreseleitos", ressaltou.

Promessas de muitotrabalho

Os vereadores diploma-dos durante o evento promete-ram se empenhar e trabalharmuito para que a cidade de Pi-nhais continue prosperando. AriValdir (PSDC) revelou que temgrandes expectativas para ospróximos quatro anos. "Querofazer um bom mandato, o pre-feito Luizão fez um ótimo traba-lho e tenho certeza que nós, daCâmara Municipal, daremostodo o suporte para que issocontinue nos próximos anos".Joãozinho Ribeiro (PSB) des-tacou que há muito ainda parase fazer em nosso município."Ainda temos alguns problemasprincipalmente na saúde, a Câ-mara de Vereadores precisa terautonomia para trabalhar pelacidade, precisamos atentar aos

projetos mais importantes e elesprecisam vir ao encontro dasmaiores necessidades de Pi-nhais".

Airton (PSC) crê que aboa relação entre prefeitura eCâmara vai continuar nos pró-ximos anos. "Acredito quecontinuaremos a ter um bomdiálogo com a prefeitura, que-ro trabalhar para trazer a po-pulação para a Câmara, paraque a comunidade acompa-nhe de perto a atuação de seuvereador", revelou. Tavinho(PT) destacou que a cidadecontinuará crescendo a partirde 2013. "Muito já foi feito emPinhais, faremos um trabalhovoltado aos maiores proble-

mas do município, que hojesão na área da saúde".

O recém eleito vereadorEdson Baianinho (PHS) veio dePiraquara para acompanhar asolenidade. Baianinho revelouque a última eleição formou umagrande parceria entre Pinhais ePiraquara. "A junção mais fortedos últimos 12 anos é a feitaentre PT/PDT e PHS. TantoPinhais quanto Piraquara temmuito a ganhar com essa par-ceria. Vejo Pinhais hoje comouma referência em economia,comercio e industrias. Piraqua-ra ainda deixa a desejar emmuitas coisas, mas vamos tra-balhar muito para reverter essequadro", conclui.

Binga (PPS)Professora Rosa Maria (PT)

Silvio Star (PPS)Joãozinho Ribeiro (PSB)

Gilberto (PT)Airton (PSC)Tavinho (PT)

Jane Carteira (PR)Seu Oswaldo da Igreja (PT)

Leonildo Gordo (PRB)Zezinho (PMDB)

Marcia Ferreira (PMDB)Prof Demetrio (PP)Ari Valdir (PSDC)Marcinho (PDT)

Passarinho (PSC)Cecilia Padovan (PDT)

Ela foi a primeira mulhereleita vereadora no municípiode Pinhais em 1996. Reeleitanas eleições de 2000 e 2004.Em 2006 foi a primeira candi-data a deputada estadual denossa cidade e ficou como se-gunda suplente. Assumiu oposto de vice prefeita de LuizãoGoulart (PT) em 2009. Em 2010foi a candidata a deputada esta-dual mais votada de Pinhais com21 mil votos. Em 2013 ela vaiassumir o cargo de vice de nos-so município pela segunda vez.Marli Paulino (PDT) é sem dú-vidas a mulher mais atuante nocenário político de nossa região.

Formada em Gestão Pú-blica e Gerência de Cidades,

Reeleita vice prefeita de Pinhais é exemplo deatuação feminina no cenário político regional

mãe de dois filhos, avó, donade casa e maratonista. A multi-facetada Marli Paulino é exem-plo do crescimento feminino nomeio político nos últimos anos."Decidi concorrer a uma vagana Câmara de Vereadores dePinhais em 1996 e fui bem vo-tada, tomei gosto pela política,depois me reelegi, fui candidataa deputada e não saí mais davida pública", revela.

Na vida política Marli foiautora de diversos projetos.Entre eles o de combate e pre-venção ao câncer de mama."Esse projeto surgiu em 2003,acontece todos os anos aqui emPinhais no mês de abril, bus-camos conscientizar muitas

mulheres através de diversasações, e tem dado muito certo",enfatiza.

Vice de um dos prefeitosproporcionalmente mais vota-dos do Brasil Marli revela queaprendeu e aprende muito comLuizão. "Aprendo muito comele, sua proximidade com acomunidade, seu jeito de fazeruma administração participativa,ouvindo a população, me inspi-ra muito", conta. Marli vê a ci-dade de Pinhais como um mu-nicípio próspero, mas que ain-da tem alguns desafios. "Cres-cemos muito em todos os seto-res nos últimos anos, mas ain-da temos alguns problemas, asaúde é com certeza o maior

deles, mas acredito que a par-ceria com o Gustavo Fruet vairender frutos concretos paraPinhais, todos nós vamos ga-nhar com isso".

Em 2013 o município dePinhais terá quatro mulherescomo vereadoras. Marli acre-dita que a força feminina no ce-nário político regional e nacionalsó tem a crescer. "As mulhe-res têm ganhado cada vez maisespaço na política, em Pinhaisnão é diferente, o Luizão sem-pre confiou no trabalho dasmulheres e além de mim comovice, escolheu várias outras for-ças femininas para comandarsecretarias e departamentos daprefeitura", finaliza.

MarliPaulino é exemplo do crescimento

feminino no meio político nos últimos anos

Além do prefeito Luizão Goulart

(PT), da vice prefeita Marli

Paulino (PDT) foram diplomados

os seguintes vereadores:

Também receberam o documento os 17 vereadores escolhidos

pela população para compor o legislativo municipal entre 2013 e 2016

www.pinhaisempaginas.com.br PINHAIS EM PÁGINAS04 | DEZEMBRO 2012

www.pinhaisempaginas.com.brDivulgue sua empresa!

3033-4084

www.pinhaisempaginas.com.brPINHAIS EM PÁGINAS DEZEMBRO 2012| 05

Em 2003 surgiu em Pi-nhais o Sindicato dos Tra-balhadores na Movimenta-ção de Mercadorias e Ar-mazenamento de Pinhais(Sindtramp). Com serieda-de e competência, o sindi-cato busca cada vez maisaperfeiçoar a qualidadedos serviços prestados, namovimentação de merca-dorias em geral, como:sacaria a Granel, perfila-dos de alumínio, caixariasem geral e produtos quí-micos e outros serviçoscorrelatos em armazéns,(conferentes, operadoresde empilhadeiras, serviçosgerais, repositores, con-servação e limpeza), en-fim tudo ligado à logísti-ca, movimentação e ar-mazenamento de produ-tos.

Hoje cerca de 150 as-sociados prestam serviçopara o Sindtramp todos osdias. O sindicato atendetrabalhadores e empresasde Colombo, Piraquara,Pinhais e Quatro Barras.Os operários têm assegu-rados pelo Sindtramp di-

Sindtramp convida ex associados a retirarem seu FGTSversos direitos como: re-pouso semanal remunera-do, 13° salário, férias + 1/3, FGTS, além de refeiçãoe convênio farmácia (des-conto de 15 a 20%) e Clini-ca Medica, com exames econsultas com preços re-duzidos.

As empresas que con-tratam os serviços do Sin-dtramp também têm di-versas vantagens: Garan-tia de serviços prestados;Especialização do manu-seio de mercadorias; Ine-xiste a falta do trabalha-dor ao trabalho; Deman-da conforme necessidade,ou seja, a empresa contra-ta apenas o que precisa,não havendo ociosidadede trabalho; Flexibilidadepara horários de trabalho;Contratação do trabalha-dor conforme característi-cas dos produtos e ou dasEmpresas, pode ser por:toneladas, diárias; Substi-tuição do Associado emgozo de férias; Não existeAviso Prévio; Não existemulta 40% do FGTS.

O diretor presidente

Unibaldo Vidotti, convidaos trabalhadores avulsosque já prestaram serviçopara o sindicato às empre-sas tomadoras, a compa-recer em sua sede pararetirada da Declaração deAfastamento, e assim, da-rem entrada no saque doF.G.T.S. (Fundo de Garan-

tia por Tempo de Serviço)."Muitos trabalhadorestêm direito ao Fundo deGarantia, mas não sabem.É preciso que eles venhamao sindicato, com o extra-to do FGTS, retirado nasagências da Caixa Econô-mica Federal e a Carteirade Trabalho".

O secretário Alceu Fe-lix Rodrigues Jr, salientaainda que muitos dessestrabalhadores sequer re-tiraram suas Carteiras deTrabalho do RH do Sin-dtramp e ainda não devol-veram o Uniforme da En-tidade, que é de uso ex-clusivo em serviço.

O tesoureiro AlceuGarcia do Nascimento(Batata), orienta às Em-presas de Pinhais, quepossuem em seu quadrode funcionários, empre-gados registrados nas fun-ções de: movimentadoresde mercadorias, carrega-dores ou ajudantes de mo-toristas, repositores, con-ferentes, balanceiros,costuradores, pesadores,que em 2013 entregare-mos o boleto para recolhi-mento da ContribuiçãoSindical Urbana , que cor-responde à um dia de tra-balho, que será desconta-do dos trabalhadores nafolha de abril de 2013, eque a assistência a homo-logação é gratuita, sedará a partir desta data,mediante agendamentoprévio.

Desejamos aos ami-gos, associados e seus fa-miliares, colaboradores,clientes, e futuros clien-tes, um feliz natal e tor-cemos para que 2013 sejao ano das grandes realiza-ções.

Secretário Alceu Felix Rodrigues Jr, tesoureiro Alceu Garcia do Nascimento (Batata) e o diretor

presidente Unibaldo Vidotti

www.pinhaisempaginas.com.br PINHAIS EM PÁGINAS

ACIPI Associação Comerciale Industrial de Pinhais

SPC da ACIPI, Credibilidade eSegurança para as suas vendasPalavra do

PresidenteIvaldo Filho Sá Barreto

Reforma Tributária:uma questão de

educação e cidadania

06 | DEZEMBRO 2012

Empresários e sociedade civil organizada se mobilizaramno último dia 05, em São Paulo, num grande evento de apoio atransparência de impostos reforçando a posição e o anseio dasentidades representativas de classe, apoiadas pela Confedera-ção das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil(CACB), Confederação Nacional das Indústrias (CNI) entre ou-tras. Na luta pela inclusão do valor dos impostos na nota fiscal. Aideia, além de singela, é simples: ela parte do princípio de que oconsumidor não sabendo quanto paga de impostos no que com-pra e sendo também contribuinte desconhece o que deveriareceber de retorno, através de serviços públicos.

Ao saber quanto paga sobre o que consome, o consumidorverá a real dimensão da carga tributária do País e do peso dostributos na formação dos preços. Consciente deste valor, ele vai lutarpela reforma tributária. Trata-se de uma equação matemática. Por-tanto se a presidenta Dilma Rousseff não vetar a lei 1472, aprovadadia 13 de novembro último pelos deputados depois de sete anos detramitação. Se instalará um novo capítulo na história do País e come-çará a sair da gaveta a vital e necessária reforma tributária.

Sem ela, continuaremos sendo os campeões no desperdí-cio de tempo e órfãos de serviços públicos: As empresas brasi-leiras gastam 2.600 horas anuais, ou 108 dias trabalhando parapagar a parte do governo no seu negócio. Na Suíça são 15horas e no Chile, 316 horas. Temos 60 tipos de tributos, umaverdadeira avalanche de siglas. O Instituto Brasileiro de Planeja-mento Tributário (IBPT) calculou que entre a Constituinte de 1988até outubro passado, foram editadas 290.932 (Duzentas e No-venta Mil...) normas somente na área tributária. Daria um livrode sete toneladas. Seguindo neste rumo de grandeza, neste anoque se finda,trabalhamos cinco meses só para pagar impostos.

Não dá para esquecer que 37% do preço de um pacotede bolacha são impostos e que na entrada de cinema, eleschegam a 30%. No açúcar, a alíquota é de 32% do valor e nacasa popular, 48%. Os exemplos estão aí e não temos dúvi-das de que a transparência tributária é tão importante quanto alei da ficha limpa ou a lei de responsabilidade fiscal.

Por esta razão, estamos pedindo para a presidenta DilmaRousseff não vetar a lei 1472. Com ela, ganham todos porqueao tomar conhecimento do quanto paga de impostos o consu-midor terá consciência de que também é contribuinte. E nestacondição, poderá avaliar melhor se os serviços públicos ofe-recidos pelo Estado têm qualidade compatível com o imensovolume de recursos arrecadados pelo Fisco. Portanto, trata-se de uma lei que também é educativa e cidadã.

O Nosso ProdutoA Associação Comercial,

Industrial e Empresarial de Pi-nhais - ACIPI, utiliza o serviçode Informações de crédito daBase Operadora administradapela Federação das Associa-ções Comerciais do Paraná -FACIAP, desenvolvidaem par-ceira com o SPC Brasil e Se-rasa Experian. O SPC da BaseOperadora FACIAP/SPC BRASIL/SERASA representa

Márcia Stoppa, atendimento ao

cliente do Departamento de

SPC/ACIPI

Agência da Jucepar em Pinhais - Facilidade e agilidadepara empresários e contadores do Município

O escritório da Agência Re-gional da Junta Comercial emPinhais vem registrando um au-mento significativo no atendimen-to aos empresários e contado-res do Município. Desde a suaabertura já foram realizados maisde 2.500 atendimentos.

Desde o dia 27/11/2012, osEmpreendedores Individuaispodem utilizar o Portal do Em-preendedor para realizar proces-sos de alteração e baixa de seusregistros. Anteriormente, paraalterar ou cancelar o registro, oempreendedor individual preci-sava dar entrada pessoalmenteem uma das unidades da Juce-par no Estado e posteriormenteinformar a alteração à ReceitaFederal, Prefeitura Municipal eReceita Estadual. No novo for-mato todas estas questões serãoresolvidas diretamente no Portaldo Empreendedor, tornandomais fácil e ágil todo este proces-so.

Além do registro de empre-sas mercantis, autenticação delivros, a Agência Regional dePinhais - Junta Comercial doParaná - também emite Certidõescom informações cadastrais dasEmpresas.

Certidões fornecidas pelaJunta Comercial

CERTIDÃO SIMPLIFICADAConstará nesta certidão in-

formações básicas das empre-sas sediadas no Paraná, tais

como: Nome Comercial, Ende-reço, Data de Constituição, Só-cio (exceto na Sociedade Anôni-ma/ Cooperativa), Capital Soci-al, Administradores, Situação daempresa (ativa, extinta, falida,etc), filiais no Estado ou fora,Número e data do último arqui-vamento.

Não constará nesta Certi-dão: nº de telefone da empresa,endereço dos sócios, nomes desócios que não fazem mais parteda sociedade, data de ingressodos sócios, denominações ante-riores, anotações sobre registrode empregados, dados patrimo-niais das empresas.

As finalidades mais comunsda Certidão Simplificada são:participação em Licitações Públi-cas; obtenção de empréstimos efinanciamentos para pessoa jurí-dica; instruir processos judiciais,comprovação de existência le-gal da empresa, etc.

Prazo: entregue na hora.

VALOR R$ 18,40 para pedidosnas Agências Regionais da Re-gião Metropolitana de Curitiba.

CERTIDÃO ESPECÍFICANesta certidão serão certifi-

cadas as informações especifica-das pelo requerente, seguidasdas referências aos respectivosatos, números e datas de arqui-vamentos na Junta Comercial doParaná. Cada certidão específi-ca conterá até 03 informações so-licitadas. Fazem parte deste mo-delo de certidão: Certidão Ne-gativa, Certidão Específica deLivros Mercantis, Certidão deLeiloeiros, Tradutores Públicose Agentes Auxiliares do Comér-cio.

Exemplos: Verificar períodoem que determinado sócio fezparte de uma sociedade; verifi-car endereço residencial de só-cios; verificar histórico de arqui-vamentos da empresa; obter in-formações sobre nomes anterio-res da empresa; verificar perío-do em que determinado sócio fezparte da administração ou gerên-cia da empresa, etc.

Prazo: 08 dias úteis, parapedidos realizados nas Agênci-as Regionais localizadas na Re-gião Metropolitana de Curitiba. CERTIDÃO DE INTEIRO TEOR

A Certidão de Inteiro Teor éa Cópia reprográfica, autentica-da, do ato arquivadona JuntaComercial do Paraná. O reque-rente poderá solicitar a fotocópia

de um único ato ou de todos osatos arquivados pela empresa.

Prazo: 08 dias úteis, parapedidos realizados nas Agênci-as Regionais localizadas na Re-gião Metropolitana de Curitiba.

Para requerer as Certidões,basta acessar o site oficial daJUCEPAR no endereçowww.juntacomercial.pr.gov.br,no item guias e formulários, emi-tir e pagar as guias no Banco desua preferência e dirigir-se àAgência Regional de Pinhaispara protocolar o pedido.

Importante: Antes de efetu-ar o pagamento das guias, certi-fique-se que a empresa possuiregistro na JUCEPAR.

Alguns tipos empresariaisnão possuem registro na Juntacomo: SociedadesSimples(antiga sociedade civil);Associações; Sindicatos; PartidosPolíticos; Clubes;Igrejas; Ongs;Sociedades de Profissionais Li-berais; Escolas; Órgãos Gover-namentais, etc.

ServiçoA unidade está localizada

na Rua Somália, 35, no centrode Pinhais.

Horário de Atendimento aoPúblico:

Segunda à sexta-feiradas09h às 12h e das 13h às 16h30.

Mais informações pelo tele-fone (41)3033-3166, no [email protected] ou nosite www.jucepar.pr.gov.br

hoje o mais forte e competitivocadastro de Informações deCrédito do País, com informa-ções integradas em todo o todoterritório Nacional, além de maisprodutos e informações para asua segurança.

Realizando consultasatravés da ACIPI

Os serviços de consultasda ACIPI estão disponíveis

para as empresas associadase também no balcão para não-associados e pessoas físicase jurídicas. As consultas dis-ponibilizadas aos lojistas e as-sociados são realizadas dire-tamente no sistema integradoda base operadora, mediantea utilização de login e senha deacesso, 100% via web, emtempo real, garantindo agilida-de e segurança.

Lucélia Silva, relatora Suplente

do Escritório Regional da

JUCEPAR na ACIPI

www.pinhaisempaginas.com.brPINHAIS EM PÁGINAS DEZEMBRO 2012| 07

O Natal está próximo ecomeça nas lojas a correriaatrás dos presentes para ami-gos e familiares. Mas por queenfrentar filas de estaciona-mento, ou ônibus lotados, du-rante as compras do fim doano em meio ao caos do cen-tro de Curitiba? O comércio dePinhais oferece variadas ofer-tas e muitos produtos para ascompras natalinas.

Nosso município tem, se-gundo levantamento da Secre-taria de Desenvolvimento Eco-nômico, 2678 comércios nasmais variadas áreas. São mi-lhares de lojas de confecções,presentes, bijuterias, calçados,eletroeletrônicos, brinquedosentre muitos outros. A AvenidaIrai, a Camilo di Lelis e a JacobMacanhan são exemplos deaglomerados de lojas com mi-lhares de produtos prontospara agradar todos os gostos.Além das lojas nas principaisvias, há comércios espalhadospor todos os bairros e tambémnossa Feira Municipal, quefunciona todos os domingos aolado do Bosque e oferece umainfinidade de produtos. Segun-

Comércio de Pinhais tem muitasopções para as compras natalinas

do Genésio Siqueira Jr., dire-tor do Departamento de Apoioà Indústria e Comércio de Pi-nhais, o mercado de nossa ci-dade é cada dia mais variado."Pinhais não deixa nada a de-sejar para outras cidades noquesito comércio, nós da pre-feitura estamos trabalhandopara que os comerciantes se

capacitem mais, em 2013 va-mos oferecer cursos de capa-citação de gerência de negóci-os, vitrinismo entre outros, paraque nossas lojas fiquem cadavez mais atraentes", destaca.Para Genésio a vinda de umaunidade do Sebrae para nos-sa cidade é outra importantealternativa para nossos lojistas

darem um "up" em seu negó-cio.

Ivaldo Sá Barreto, presi-dente da Associação Comer-cial, Industrial e Empresarial dePinhais (Acipi), também afirmaque nosso comércio não dei-xa a desejar em relação às lo-jas de Curitiba. "Não há dife-rença nem nos preços, temos

de tudo aqui, muitas lojas emuitos produtos", ressalta. Ival-do acredita que os comercian-tes precisam se unir e fazerações conjuntas para fortale-cer e fomentar o mercado lo-cal. "De pouco adianta os lojis-tas de nossa cidade realizaremcampanhas isoladas, eles pre-cisam participar de uma cam-panha maior, como a que rea-lizamos em 2011, nossos co-merciantes precisam ser re-presentados por uma institui-ção e a Acipi é uma ótima al-ternativa para quem quer tersubsídios para fazer seu ne-gócio crescer", afirma.

Dinheiro queaqui se gasta aqui fica

Monzer é árabe e temuma loja de confecções naAvenida Irai. Três pessoas tra-balham em sua loja e todas sãode Pinhais. Para ele é impor-tante que a comunidade com-pre nas lojas de sua cidade,pois assim o dinheiro acaba fi-cando no lugar onde vivem. Ocomerciante revela tambémque as vendas estão boas esó não vende quem não tem

produtos para vender. "Quemtem produto vende, só nãovende quem não tem merca-doria", enfatiza.

Genésio Siqueira afirmatambém que quando alguémcompra em uma loja de Pi-nhais parte do dinheiro acabasendo revertido em melhoriaspara a própria cidade. "Os im-postos, arrecadados atravésdo comércio, são revertidosem pavimentação de ruas, ilu-minação pública, investimentoem segurança, além de outrasbenfeitorias para nosso muni-cípio", esclarece.

Marisa de Souza é ven-dedora de uma loja de móveisna Avenida Jacob Macanham.A jovem afirma que parte dosalário que ganha acaba gas-tando nas lojas da região. "Com-pro muita coisa aqui, nas lojasperto do local onde trabalho, seo movimento cair fico desem-pregada e as outras lojas per-dem uma cliente", conta.

Nesse final de ano presti-gie o comércio local, quemsabe o presente que você pre-cisa comprar esta aí, perto dasua casa.

Nesse final de ano prestigie o comércio local

O piloto de motocrossGustavo Oliveira, da cidadede Pinhais, conquistou nosdias 24 e 25 de novembro emCalifornia/PR, o título de cam-peão paranaense de moto-cross na categoria Intermedi-ária, destinada para pilotos decategorias menores que es-tão iniciando com motos de250cc importadas.

Gustavo Oliveira, ousimplesmente Guga, já haviaconquistado um Bicampeona-to do Paranaense de Velo-cross na categoria 85cc. Esteano, além de subir de catego-ria, foi seu primeiro campeo-nato de motocross. "Já haviaparticipado de provas de mo-tocross, mas confesso quenão era meu forte, mas comotraçamos a meta de sermoscampeões dessa categoria,mesmo sem experiência namodalidade, me dediqueimuito aos treinamentos. Es-

Piloto de Pinhais é campeãoparanaense de motocross

tou muito feliz”, comenta Gusta-vo.

O início de temporada nãofoi muito animador, mas aospoucos os resultados melhora-ram chegando a conquistarduas vitórias na temporada eoutras colocações que lhe per-mitiram chegar a final com con-fiança.

Gustavo Oliveira dominouos treinos livres e classificatóri-os de sábado. Nos treinos deaquecimento fez o segundotempo, mas com boa estraté-

gia montada para a corrida.Dada a largada, Gustavo

pulou na frente, mas sofreu umaqueda ainda na primeira volta eteve que se concentrar em umacorrida de recuperação. Vindodas últimas posições em umritmo impressionante, Gustavoprecisava pelo menos do se-gundo lugar na corrida parasegurar a taça de campeão,devido aos resultados de seusadversários. Quando recebeua placa de última volta, Gustavoencostou no segundo colocado

e conseguiu a ultrapassagemfaltando apenas uma curvapara a bandeirada final e sal-tou para seu primeiro título demotocross. Muita festa entrepiloto, equipe e amigos.

O título coroou um ano demuito trabalho, perseverançae aprendizado para um pilotode apenas 15 anos. "Pelo es-forço nos treinos e tudo queapresentei na temporada, acre-dito que sou tão merecedorquanto qualquer outro compe-tidor”, explicou Gustavo.

"Agradeço muito as pes-soas que me ajudaram nestatemporada. Ao meu pai (DetroitService) e os patrocinadores -Dash que forneceu os adesivosda moto, ao Serginho que meauxiliou na preparação da sus-pensão, a Usifort que me patro-cinou com uma moto novinha eao pessoal da XTORE com osequipamentos. Obrigado a todosvocês”, diz Gustavo.

Secretaria de Saúdecontabiliza os avanços

nos últimos quatro anosAssim que assumiu a ad-

ministração do município de Pi-nhais, em 2009, o prefeito Lui-zão Goulart assumiu também ocompromisso de priorizar inves-timentos na área da saúde. Re-abrir o Hospital Municipal, am-pliar as equipes da Saúde daFamília, reestruturar as unidadesde saúde, aproximar os servi-ços à comunidade... Estas eramalgumas das metas da Secreta-ria Municipal de Saúde no iniciodo mandato. Após quatro anos,hoje a equipe pode contabilizaras conquistas e planejar novasações para atender esta impor-tante e preocupante área.

Na semana passada, di-retores dos Departamentos quecompõem a Secretaria Muni-cipal de Saúde apresentaramrelatórios sobre as atividades decada setor. Avanços como adescentralização do cartãoSUS, as reformas e constru-ções, o trabalho de conscienti-zação junto a comunidade e amelhoria no atendimento bási-

co foram alguns dos destaquesdas apresentações.

Segundo a secretária deSaúde, Vilma Serra, o trabalhodesenvolvido pelos servidorespor meio de uma rede integradade saúde vem se tornando ogrande referencial para que Pi-nhais avance gradativamente noque diz respeito à saúde. "Nos-sa equipe obteve excelentes re-sultados, pois vem desenvolven-do seu trabalho com planejamen-to e sintonia", destacou.

Ao fim da apresentação dosdiretores, a secretária de Saúdeentregou ao prefeito, Luizão Gou-lart um relatório contendo as prin-cipais ações realizadas nos últi-mos quatro anos. A prestaçãode contas realizada na semanapassada contou também com apresença do Conselho Munici-pal de Saúde. Lembrando que aPrefeitura tem realizado pontual-mente as audiências públicasquadrimestrais específicas paraa prestação de contas na áreada saúde.

www.pinhaisempaginas.com.br PINHAIS EM PÁGINAS08 | DEZEMBRO 2012

EM ESCLARECIMENTOS AOS DOCENTES, DISCENTES, EGRESSOS E COLABO-RADORES

1. A direção e os empregados da FAPI – Faculdade de Pinhais foram surpreendidos nestasemana com a divulgação da matéria referente a Operação que prendeu o Sr. Marcos Paterno,diretor do ITDE, e mais de vinte e quatro pessoas envolvidas com cursos de Educação à Distânciaque teriam causados prejuízos de ordem financeira à diversas instituições de ensino, dentre elas aFAPI.

2. A FAPI ainda não teve conhecimentos do teor do inquérito policial instaurado mas já estáapurando os fatos para poder prestar maiores esclarecimentos sobre a demanda em si.

3. A FAPI atua na educação presencial há doze anos e esta devidamente regularizada peranteo MEC.

4. Na modalidade à distância, a FAPI atuou por cinco anos ofertando o Curso de Pedagogia, oqual foi reconhecido pelo MEC em 2010 através da Portaria n. 26 (DOU 26/03/2010).

5. Tanto a Instituição como os cursos ofertados estão devidamente regulamentados pelo MECe os diplomas por ela emitidos são registrados por Universidades credenciadas e possuemvalidade em todo o território nacional.

6. Em sua história, a FAPI formou inúmeros profissionais que hoje se destacam na área daeducação e têm obtido excelentes classificações em concursos públicos.

7. Os egressos e alunos que ainda estiverem cursando quaisquer dos cursos de Graduaçãoofertados não terão qualquer prejuízo quanto a sua certificação.

8. Ao contrário do que foi noticiado por um veículo de comunicação, o Sr. Marcos AurélioPaterno, diretor do ITDE, nunca foi professor ou participou de qualquer forma do quadro docente daFAPI, não tendo, em momento algum, exercido qualquer função na condição de professor naInstituição.

9. Da mesma forma, o ITDE não iniciou suas atividades na FAPI e nunca estabeleceu escri-tório ou filial nesta Instituição.

10. Conforme amplamente noticiado, a FAPI é vítima das irregularidades investigadas, sendoque o maior prejuízo sofrido pelos atos praticados pelo ITDE foi a suspensão pelo MEC docredenciamento da modalidade EAD o que está sendo discutido judicialmente.

12. A FAPI mantém permanente diálogo com todas as instituições da sociedade, está e estarásempre aberta a prestar todas as informações à população.

FAPI, formando lideranças para o mundo do trabalho.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

www.pinhaisempaginas.com.brPINHAIS EM PÁGINAS DEZEMBRO 2012| 09

ANUNCIAR FAZ TODA DIFERENÇA.

SEJA VISTO E LEMBRADO!

Anuncie - 3033-4084

www.pinhaisempaginas.com.br PINHAIS EM PÁGINAS10 | DEZEMBRO 2012

PRE-SAL DISCUSSÕES APIMENTADAS As reivindicações dos governadores dos estados

do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo sobre adivisão de royalties do petróleo (Pré-Sal), não estãolevando em conta o motivo que levou o Brasil a ampli-ar seu mar territorial na década de 1970, ou seja, “inte-resses econômicos, a pesca, o meio ambiente e o con-trole das atividades estrangeiras de investigação cien-tífica e econômica em áreas próximas às costas brasi-leiras.

Segundo dados colhidos na Revista Brasileira deGeofísica: “No mar territorial, o Estado costeiro exercesoberania ou controle pleno sobre a massa líquida e oespaço aéreo sobrejacente, bem como sobre leito e o sub-solo deste mar. O mar territorial brasileiro de 200 m.m.-instituído pelo Decreto-lei nº 1.098, de 25 de março de1970 – passou a ser de 12 m.m., com a vigência da Lei nº8.617”. Rev. Bras. Geof. vol.17 n.1 São Paulo Mar. 1999

O texto da Lei acima aponta que o Mar Territorialpertence à Nação e não somente a determinados estadosbrasileiros; isso significa que o petróleo existente na áreado Pré-Sal é de propriedade da Nação como um todo.

DILMA ROUSSEFF FUTURASCONCESSÕES SERÃO ALTERADAS

A presidenta Dilma Rousseff (PT) quando discorreusobre o destino das futuras concessões do Pré-Sal disseque as regras da distribuição dos royalties aprovadas pe-los deputados valerão para explorações futuras.

GOVERNADOR EPARLAMENTARES FLUMINENSES

IRÃO APELAR AO TSE PELOS ROYALTIESA declaração de Dilma desagradou o governador Ser-

gio Cabral (PMDB) e parlamentares fluminenses de di-versos partidos políticos que prometem recorrer ao Su-premo Tribunal Federal (TSE) para garantir a atual legis-lação.

OS ESTADOS DO RIO EESPÍRITO SANTO FICAM COM MAIOR FATIA

Segundo Wellington Dias (PT-PI), autor da PLS 448/2011 e que apóia o destino dos recursos à educação, dis-se que pela regra vigente, os estados do Rio de Janeiro eEspírito Santo ficam com a maior fatia do bolo do PRÉ-SAL, ou seja, com mais da metade dos valores dos royal-ties enquanto todos os outros estados ficam com menosde 47%.

MINISTRA GLEISI HOFFMANN EXPLICASegundo Gleisi Hoffmann (PT), a presidenta Dilma

procurou conservar a maior parte do que foi deliberadono Congresso Nacional. “Veto ao artigo 3º, resguardaexatamente os contratos em exercícios e redistribuiçãodos royalties ao longo do tempo”, disse.

ALOISIO MERCADANTE:O FUTURO ESTA NA EDUCAÇÃO

O Ministro da Educação Aloísio Mercadante (PT)disse que a decisão da presidenta Dilma em destinar osroyalties das concessões futuras para a educação abran-gendo todas as prefeituras e estados é um fato histórico;na educação está o futuro do Brasil.

COLUNAPOLÍTICA

Representantes de 26 mu-nicípios, entre eles, 22 prefeitos,da Região Metropolitana deCuritiba participaram na noitedesta segunda-feira (3) de umareunião realizada no municípiode Pinhais. O evento, organi-zado pelo prefeito anfitrião, Lui-zão Goulart, (PT) contou coma presença do futuro prefeito deCuritiba, Gustavo Fruet (PDT).

O principal foco do encon-tro foi o início da busca por solu-ções para problemas comunsenfrentados pelos municípios,como lixo, saúde, meio ambi-ente, habitação e transporte.“Minha trajetória política tem forteligação com a região metropoli-tana. Por isso, insisti para queeste primeiro encontro aconte-cesse antes mesmo da posse.Chegou o momento de sairmosdo discurso e finalmente avan-çarmos em algumas questões”,comentou Fruet.

Já o prefeito Luizão, desta-cou a necessidade de os muni-cípios se organizarem em tor-no de um melhor relacionamen-to. “Temos problemas comunsque nunca foram resolvidos.Acho que esta é a primeira vezque um prefeito de Curitiba par-ticipa de uma reunião como estaconosco, agora precisamosdar continuidade e trabalhar for-te pela integração”, afirmou oprefeito de Pinhais.

Sobre o transporte coleti-vo, Fruet destacou a necessi-dade da manutenção do subsí-dio do Governo do Estado, quehoje beneficia usuários de Curi-

Fruet e Luizão reuniram22 prefeitos em Pinhais

Prefeitos da Região Metropolitanaquerem melhorar a integração com Curitiba

tiba e dos municípios vizinhos.“Este subsídio tem forte carátersocial, já que muitos trabalha-dores são beneficiados com amanutenção do valor da tarifa.A expectativa é de que o valordeste subsídio chegue a R$ 80milhões em 2013. Nos próxi-mos dias devo ter uma reuniãocom o governador para tratardeste e de outros assuntos”.

O prefeito eleito de Curitibaafirmou que é preciso buscaruma solução para a destinaçãodo lixo ainda no primeiro se-mestre de 2013. “Estive no Tri-bunal de Contas e recebi infor-mações sobre a emperrada li-citação para implantação doSistema Integrado de Aprovei-tamento de Resíduos Sólidos(Sipar). Esta é uma bomba-re-lógio que teremos que desar-mar”, lembrou.

Fruet disse ainda que par-cerias na área de meio ambi-ente podem trazer mais recur-sos federais para a região. “Ogoverno federal tem linhas de

financiamento para projetoscom participação de ao menosdois municípios. Temos que nosagilizar para captar estes inves-timentos”, destacou.

Projetos conjuntos tam-bém são fundamentais na áreada habitação. “Curitiba temacesso a linhas de financiamen-to, mas praticamente já não temespaço físico. Isso pode serresolvido com projetos conjun-tos”, finalizou.

Uma nova reunião entreos prefeitos da região metropo-litana deve acontecer já em ja-neiro.

Participaram do evento:Adrianópolis, prefeito João

Manoel (PT), Agudos do Sul,vice-prefeito Osni Pires (PDT)Almirante Tamandaré, prefeitoAdnei Siqueira (PSD), BalsaNova, prefeito, Luiz Claudio doPMDB, Bocaiúva do Sul, pre-feito Antônio Ruppel do PSD,Campina Grande do Sul, pre-feito Luiz Assunção do PSB,Campo do Tenente, prefeito Jor-

ginho Quege do PMDB, Cam-po Largo, prefeito Affonso Gui-marães, do PT, Contenda, pre-feito Carlão, do PMDB, Colom-bo, prefeito Zé Vicente, do PSC,Fazenda Rio Grande, secretá-rio de Administração, Valdir Fa-lat, Itaperuçu, prefeito NeneuArtigas do PDT, Lapa, prefeitaLeila Klenk, do PT, Piraquara,prefeito Professor Marquinhos,do PDT, Quatro Barras, prefei-to Loreno Tolardo, do PSD, Qui-tandinha, prefeito Rato, doPMDB, Piên, prefeito GilbertoDranka do PSD, Rio Negro,vice-prefeito Professor James,Milton Paizani do PSDB, SãoJosé dos Pinhais, prefeito, LuisCarlos Setim do DEM, Tijucasdo Sul, prefeito Gringo do PP,Tunas do Paraná, prefeito, Joeldo PSDB, Pinhais, prefeito Lui-zão Goulart e Curitiba, prefeitoGustavo Fruet. Além dos elei-tos, participaram também osatuais prefeitos de Quitandinha,Neco Prado e de Campo doTenente, Celso Wenski.

CHICÃO SOMAVILLACientista Político

O principal foco do encontro foi o início da busca por

soluções para problemas comuns enfrentados pelos municípios

Prefeitura de Pinhais recebe prêmioparanaense de qualidade na gestão

O prefeito de Pinhais, Lui-zão Goulart recebeu na noite daúltima terça-feira (11) o prêmioparanaense de qualidade nagestão. A indicação foi feita peloInstituto Brasileiro de Qualidadee Produtividade - IBQP e pre-miou o município pelo desem-penho da Secretaria de Finan-ças com seu modelo eficientede gestão. A Prefeitura de Pi-nhais foi a única entre as Prefei-turas do Estado que recebeu apremiação junto com grandesempresas do Paraná.

A avaliação foi feita por oitocritérios de excelência: Lideran-ça; Estratégias e Plano; Cida-

dãos (Clientes); Sociedade; In-formações e conhecimento;Pessoas; Processos e Resul-tados. O diretor-presidente doIBQP, Sandro Nelson Vieiradestacou a participação da Se-cretaria de Finanças e disse queo resultado da premiação des-creve exatamente o momentoque vive o município de Pinhais."O prefeito Luizão fez 93,7% dosvotos: este número retrata agestão bem avaliada que estaadministração possui", desta-cou.

O Prêmio Paranaense deQualidade na Gestão consisteem um ciclo de premiação que

visa reconhecer organizaçõespúblicas e privadas adeptas daspráticas de gestão estabeleci-das pelo Modelo de Excelên-cia da Gestão - MEG da FNQ,estimulando a inovação, a pro-dutividade e a qualidade dentrodo ambiente de trabalho. Podemconcorrer ao prêmio quaisquerorganizações públicas, priva-das e do terceiro setor, que pos-suam regularidade fiscal e es-tatutária, desde que possuamsede no Paraná. A avaliaçãopode se dar em dois níveis:Compromisso com a Excelên-cia (250 pontos) e Rumo à Ex-celência (500 pontos).

Para o prefeito Luizão Gou-lart, o prêmio valoriza aindamais o desempenho da admi-nistração municipal que hojeserve de exemplo para váriascidades. "Temos que enaltecero trabalho dos nossos servido-res que ajudam a fazer de Pi-nhais esta cidade modelo", des-tacou. Para o prefeito, todosganham quando a cidade é bemgerida. "O trabalho hoje desen-volvimento por especialistastécnicos em gestão contribuipara que possamos analisar asdiretrizes e executar com res-ponsabilidade os recursos donosso município", completou.

www.pinhaisempaginas.com.brPINHAIS EM PÁGINAS

Indo além de mim mesmo

João Policeno Oliveira Neto

João Policeno Oliveira Neto

Governo credencia hospitaispara a Rede Mãe Paranaense

DEZEMBRO 2012| 11

Programação

Neuro Linguística

Pessoas preocupadas com a vida que levam, às vezescomentam que têm uma vida comum,normal demais ou mui-to rotineira. Acham que muitas vezes é impossível fazeremmudanças necessárias para alterarem suas vidas.

Só poderemos alterar os resultados de nossas vidas, seagirmos de forma diferente. Nunca teremos resultados dife-rentes se agirmos sempre da mesma forma.

Tem pessoas que vivem tão intensamente seus proble-mas, que nunca têm uma solução, pois o foco é sempre noproblema. Com atitude e ousadia podemos sair da normalida-de em nossas vidas, o impossível não é um fato, é umaopinião. As pessoas envelhecem quando os lamentos substi-tuem os sonhos. Inovar não é necessariamente criar o inéditoe sim dar vitalidade ao antigo.

Tem pessoas que lamentam o passado, pensam só nofuturo, mas nunca estão no presente. Nós somos o resultadode nossas escolhas,de nossas conquistas. Somos produtosde nós mesmos e responsáveis por nossas atitudes.

Devemos sempre lembrar que o presente é o futuro emconstrução, então viva a vida, como se fosse o primeiro dia.Participe do presente, faça aquilo que se propôs a fazer, seentregue de corpo e alma nos projetos. Se empenhe 120% noseu trabalho, dê o seu melhor, não importa o que você faça,busque pela excelência nos seus resultados. Vá além e suasconquistas serão só uma questão de tempo.

Tem pessoas que vivem dizendo, que só serão felizes,quando se formarem, ou quando se casarem, quando adqui-rirem aquele carro maravilhoso. Muitos gastam o que nãopodem, para comprar o que não precisam e para exibirempara pessoas que nem ao menos conhecem.

Seja feliz com o que tem. Ame o que conquistou! Come-more suas conquistas, não se lamente pelo que não tem.

Feliz não é aquele que tem mais dinheiro, mas sim quetem menos necessidade de comprar. Somos melhores doque pensamos ser. Descubra suas capacidades, invista ne-las, invista em você mesmo, agregue valores na sua pessoa,estude mais, leia mais. O conhecimento liberta e constrói es-truturas na sua vida que ninguém destrói.

Não leve a vida tão a sério, você não sairá vivo dela,ria mais, brinque mais, não carregue lixo na sua cabeça. Riade si mesmo quando as coisas não derem certo, seja felizconsigo mesmo. Se desapegue de rancor, de mágoa, per-doe, tenha pelo menos um dia do amor. Ligue para quem faztempo que você não fala, diga que a ama, agradeça semprequem te faz bem e pratique sempre a gratidão, pois esta é aessência da vida.

Precisamos criar raízes, não âncoras. A âncora nosleva a mediocridade, as raízes nos alimentam e nos nutrem.Se você não tem dúvidas você está mal informado, quemacha que sabe tudo já envelheceu.

A humildade nos faz questionar o que não sabemos enos impulsiona a buscar mais conhecimento e sabedoria. Aarrogância nos impede da busca, nos faz envelhecer; nãonos renova e ficamos parados no tempo.

Não se esqueça que o primeiro cliente da sua vida évocê. Se você não estiver bem consigo mesmo, dificilmentealguma coisa dará certo na sua vida.

Precisamos fazer algumas práticas na vida para ser-mos melhores,ensinar o que se sabe , praticar o que se ensi-na e perguntar o que se ignora.

E teremos que agregar em nossos valores, generosi-dade mental, coerência ética, humildade intelectual, para po-dermos ser uma forma mais límpida de sermos seres huma-nos. Vá atrás dos seus sonhos, não importa o qual. Seja seupróprio líder, comande a sua vida. As pessoas tem o poderque nos damos a elas, não deixe que ninguém interfira neles,seja o verdadeiro dono dos seu sonhos.

Faça mais e melhor por você, vá além!

O Governo do Paraná estácredenciando hospitais e ma-ternidades para atuarem comoretaguarda para o programaRede Mãe Paranaense, noatendimento a casos de gesta-ção de risco habitual e risco in-termediário. O objetivo é quetoda gestante saiba, desde o iní-cio do pré-natal, em que mater-nidade terá seu bebê. A Secre-taria da Saúde estima que 150maternidades atendam ao edi-tal que estabelece os critériospara seleção.

As gestantes de alto riscojá são atendidas pelos hospitaisvinculados ao Hospsus (pro-grama de apoio aos hospitaispúblicos e filantrópicos), queatendem na área de alta com-plexidade. Agora, como formade incentivo para a qualidade doparto, a secretaria repassarápara as unidades credenciadasR$ 180 por parto de risco habi-

tual realizado e R$ 270 por par-to de risco intermediário reali-zado, além dos recursos pre-vistos na tabela SUS. “Em2012, por meio do HospSUS,estabelecemos e repassamosrecursos para hospitais de re-ferência para gestação de altorisco. Agora vamos ampliar oincentivo para que todas as ges-tantes tenham a segurança de

serem bem assistidas na horado parto”, afirma a superinten-dente de Atenção à Saúde,Márcia Huçulak.

Podem participar deste edi-tal hospitais públicos, filantrópicose privados, localizados em mu-nicípios que estão sob gestãoestadual do Sistema de Saúde,que foram pré-qualificados pe-los secretários municipais e re-

gionais de saúde e que não re-cebem recursos do HospSUSpara referência de gestação dealto risco. Os hospitais que es-tão localizados nos municípiosem gestão plena do Sistema deSaúde serão contemplados comoutra forma de repasses.

AvaliaçãoAs maternidades inscritas

serão avaliadas pela Secreta-ria da Saúde, Federação dasSantas Casas de Misericórdiado Paraná, Federação dos Hos-pitais do Paraná, Sociedade deGinecologia e Obstetrícia, So-ciedade de Pediatria, Conselhode Secretários Municipais deSaúde e pelo Conselho Esta-dual de Saúde.

O edital de chamamentopúblico está publicado no site daSecretaria da Saúde e os inte-ressados deverão encaminhartodos os documentos exigidosaté o dia 17 de janeiro de 2013.

As gestantes de alto risco já são

atendidas pelos hospitais vinculados ao Hospsus

Aprovada punição mais rigorosapara quem dirigir alcoolizado

O projeto de lei que pre-vê medidas mais rigorosaspara quem for flagrado diri-gindo embriagado foi aprova-do hoje (18) pelo plenário doSenado. Pelo projeto, tam-bém passam a servir comoprova a “perícia, o vídeo, tes-temunho ou outros meios deprova admitidos em direito".Caso o condutor não concor-de com o que for constatado,pode solicitar uma contrapro-va, como teste do bafômetro,por exemplo. Hoje, a infraçãosó pode ser atestada por exa-me de sangue ou teste dobafômetro, que podem serrecusados pelo motoristasuspeito de embriaguez aovolante. A matéria segue ago-

ra sanção presidencial.Um entendimento entre o

presidente da Comissão deConstituição e Justiça (CCJ),senador Eunício Oliveira

(PMDB-CE), e o relator do pro-jeto, senador Ricardo Ferraço(PMDB-ES), permitiu que eleabrisse mão, na última sema-na, do substitutivo que previa a

chamada tolerância zero paraa condução de veículo sobqualquer concentração alco-ólica. Com isso, o projeto apro-vado manteve os teores alco-ólicos limitados pela lei.

As mudanças no Códi-go de Trânsito Brasileiro do-bram a multa para quem forpego dirigindo com qualquerteor de álcool no sangue. Amultar, que hoje é R$ 957,70,passa para R$ 1.915,40, ese o motorista for reincidenteem um período 12 meses,ela dobra de valor. O crimede conduzir o veículo sobembriaguez só é constatadopor uma concentração igualou superior a 0,6 grama deálcool por litro de sangue.

Projeto aprovado manteve os teores alcoólicos limitados pela lei

Mantega admite reajusteda gasolina para o consumidor em 2013

O ministro da Fazenda,Guido Mantega, indicouque a Petrobras “certamen-te” irá fazer um reajuste nopreço da gasolina em 2013,com impacto na bomba.Segundo ele, não se tratade uma medida excepcio-nal, já que houve um rea-juste este ano no preço doscombustíveis.

O reajuste em 2012, noentanto, não foi sentida pelosconsumidores porque o go-verno terminou “zerando” aContribuição de Intervençãodo Domínio Econômico(Cide), um tributo cobradosobre o preço do produto.

Deixando claro que fa-lava como ministro da Fa-zenda e não como presi-

dente do Conselho Admi-nistrativo da Petrobras,Mantega disse que, no mo-mento adequado, a Petro-bras fará o anuncio.

“O preço vai subir. Ha-verá um aumento no mo-mento adequado. Se sou-besse, não diria, porquemexe com o mercado.Mas, podemos dizer tam-

bém que o preço do óleono mercado internacionalpode cair. O que é umapossibilidade. Então, temosque olhar todas as variá-veis”, disse.

Guido Mantega fezhoje um balanço do anopara os jornalistas de eco-nomia que acompanham oMinistério da Fazenda.

www.pinhaisempaginas.com.br PINHAIS EM PÁGINAS

Toda edição o Cheff Rogério Filhodará dicas e receitas do mundo

gastronômico. Visandoassim harmonizar boa leitura ao

prazer da boa culinária

Pesquise e economize nascompras para a ceia de Natal

Rogério Filho é curitibano, formado pelo CentroEuropeu, especialista em Massas e Risotos. Cheffdesde 2009 na Pizzaria & Restaurante Minha Casa

Arroz à Grega

12 | DEZEMBRO 2012

É durante a compra de ali-mentos para as ceias de fim deano que o orçamento acabapesando e o preço dos produ-tos assustando o consumidor.Pode chegar a 30% a variaçãode custo entre os principais ali-mentos, de um supermercadopara o outro.

O levantamento é feito dia-riamente pelo Disque Econo-mia, serviço da Prefeitura deCuritiba que compara os pre-ços dos produtos natalinos em14 supermercados da cidade.

O economista e coordena-dor do Disque Economia, Hen-ry Paulo Lyra, diz que o preçodos produtos deve ser obser-vado individualmente. “A diferen-

ça do preço, que é alta, é maiorem produtos pouco consumi-dos durante o resto do ano. Issoporque os supermercados nãoquerem ficar com alimentos es-tocados”, afirma.

É o que acontece com be-

bidas e com o tender, que atin-gem respectivamente uma va-riação de 67% e 60% de umsupermercado para o outro. Jáo preço do panetone pode au-mentar até 88%. O correto, se-gundo o economista, é estocar

os alimentos não perecíveis etambém alguns tipos de frutasmais duráveis. “Frutas cítricas,farofas e panetones podem serguardados até o dia. E deixarpara comprar na data o quedeve ser consumido rapida-mente”, diz Lyra.

Outras dicas são- Fazer uma lista seguindo

perfil da família.- Prever tempo a mais

para as compras.- Pesquisar em mercados

pequenos.- Observar o prazo de va-

lidade dos produtos.- Conferir os preços pro-

mocionais no caixa, conformeanunciado.

123 mil pessoas devem deixar a cidade pela RodoviáriaA Urbs – Urbanização de

Curitiba S/A, que administra aRodoferroviária de Curitiba, es-tima que cerca 123 mil pesso-as deverão deixar a cidade, emaproximadamente quatro milônibus, a partir desta segunda-feira (17), até o próximo sába-do, dia 22.

O movimento que antece-de as festas natalinas, nessesseis dias, é cinco por centomaior que o registrado no mes-mo período do ano passado,quando 118 mil viajantes deixa-ram o terminal A média diáriade saídas em dias normais éde cerca de 400 coletivos, trans-portando em torno de dez milpassageiros.

Nesta segunda-feira (17),como também na terça (18), aprevisão é que, em cada umdesses dias, 12 mil pessoasdeixem Curitiba, transportadas,respectivamente, em 400 ôni-bus. O movimento aumenta naquarta-feira (19), com 15 milpessoas viajando em 500 ôni-bus.

Já quinta-feira (20) e sá-bado (22), sairão da Rodofer-roviária, respectivamente, 800carros com 24 mil embarques,enquanto o maior movimento

deverá ser registrado na sexta-feira (21), quando 1.100 ônibussaem do terminal, com 36 milpassageiros.

DestinosNos dias que antecedem

o Natal, as cidades do interiordo Paraná têm a preferência de42% de quem viaja. O litoral ca-tarinense e algumas cidades in-terioranas são o destino de ou-tros 2%, enquanto 18% se diri-gem à costa litorânea do Para-ná. A capital paulista e municípi-os como Santo André, SãoBernardo, São Caetano, Gua-rulhos Campinas, Ourinhos,Santos, Sorocaba, têm procu-ra de cerca de 12% de quemdeixa uritiba, enquanto o RioGrande do Sul e Rio de Janeiro

são escolha de 3%, respecti-vamente, de quem viaja no feri-adão.

DesembarquesEm virtude das obras de

revitalização da Rodoferroviáriade Curitiba, a Urbs, a exemplode feriados anteriores, como 7de setembro, 2 e 15 de novem-bro, alerta que todos os passa-geiros que chegam a cidade naquinta-feira (20) e sexta-feira(21), obrigatoriamente desem-barcam, das 21h à meia-noite,na rua General Carneiro, ao ladodo Mercado Municipal, no tre-cho entre as avenidas Sete deSetembro e Presidente AffonsoCamargo. Nesses dias e horá-rios não haverá desembarquesem qualquer uma das platafor-

mas internas do terminal. Masos embarques de passageirosserão feitos normalmente nasplataformas das alas interesta-dual, em obras, e estadual.

Quem desembarca na ruaGeneral Carneiro, contará coma orientação dada pelos fiscaisde transporte da Urbs e a segu-rança da Polícia Militar. A áreacontará com sinalização mos-trando a disponibilidade de doispontos de táxi – um, na avenidaPresidente Affonso Camargo,nos fundos do Mercado Muni-cipal, entre as ruas da Paz eGeneral Carneiro, e na avenidaSete de Setembro, no trechoentre as ruas General Carneiroe da Paz.

Em virtude do grande mo-vimento de passageiros, a Urbsrecomenda que adquiram an-tecipadamente as passagensvia internet, retirando-as na horado embarque no guichê da pró-pria empresa transportadora,evitando filas e congestiona-mentos no terminal. Esses pas-sageiros também devem seapresen tar em média 30 minu-tos antes do embarque, muni-dos de documento de identifica-ção com foto e o bilhete da pas-sagem.

Ingredientes3 xícaras de arroz6 xícaras de água1 caixa de passasQueijo parmesão ralado5 colheres de ervilhaManteigaÓleoPimentão, cebola, salsa, cebolinha verde e cenouraSalModo de preparo:Leve uma panela ao fogo com água, sal e um pouco de

óleo. Quando a água ferver, coloque o arroz lavado e escorri-do. Mexa o suficiente, diminua o fogo e deixe a água secar. Aí,então, retire o arroz do fogo, tampe bem e deixe por maisalgum tempo até ficar completamente pronto. À parte, leve umacaçarola ao fogo com a manteiga e aí frite as passas e aservilhas. Jogue, em seguida, em uma travessa grande. Juntea cebolinha verde, a cenoura, o pimentão, a cebola - cortadosem pequenos pedaços - a salsa e o parmesão. Junte, por fim,o arroz cozido, misturando tudo cuidadosamente

www.pinhaisempaginas.com.brPINHAIS EM PÁGINAS DEZEMBRO 2012| 13

Há cerca de um mês Pi-nhais ganhou a primeira loja es-pecializada em esmaltes eacessórios para unhas: a Es-malteria Curitiba- Pinhais. Comum ambiente agradável e defácil acesso, a esmalteria ofe-rece variedades em cores, es-tilos e preços.

O cuidado com as unhasjá não se resume tão somenteaos tratamentos básicos. A in-vasão de esmaltes coloridos nomercado, com efeitos diferen-tes e até com perfumes, mos-

Esmalteria Curitiba traza Pinhais uma lojaespecializada em

acessórios para as unhastra que ir à manicure ou reser-var uma hora para cuidar dasunhas em casa, passou a sertão importante quanto escolhera composição da roupa no diaa dia, pois o pigmento coloridovirou um acessório de moda.

Nos últimos anos o desejode se expressar através docolorido das unhas e a buscapela inovação têm levado os fa-bricantes a oferecerem umagama extensa de produtos eacessórios. Com a multiplica-ção das cores e nomes diverti-

dos dos vidrinhos, o consumoaumentou e a exigência dasmulheres também. Para aten-der esse público e trazer as úl-timas novidades do segmento,existe agora em nossa cidadea Esmalteria Curitiba- Pinhais.

O objetivo da loja vai alémde vender esmaltes. Temcomo prioridade atender as cli-entes conforme o estilo de cadauma, indicando cores, acessó-rios, tratamentos e as últimastendências para as unhas, atra-vés de uma consultoria.

Serviço:

A Esmalteria Curitiba está localizada na rua América do Norte, 43A - Centro -

Pinhais - Fone: 3653-8191 - www.esmalteriacuritiba.com.br

ANUNCIAR FAZ TODA

DIFERENÇA.

SEJA VISTO E LEMBRADO!

Anuncie - 3033-4084www.pinhaisempaginas.com.br

www.pinhaisempaginas.com.br PINHAIS EM PÁGINAS14 | DEZEMBRO 2012

Polícia Militar de Pinhais prendejovem de 24 anos com arma de fogo

Na tarde do último dia 11, por volta das 15h55,enquanto realizavam o policiamento preventivo de ro-tina pelo bairro Pineville, os policiais suspeitaram daatitude de um jovem que andava pela Avenida AyrtonSenna da Silva, proximidades do terminal de Pinhais.O que chamou a atenção da equipe policial foi o fatode o suspeito estar trajando uma blusa de frio sendoque naquele momento fazia muito calor. Ao realizar aabordagem os policiais na cintura do suspeito um re-vólver calibre 38 com quatro munições intactas.

Em virtude do flagrante por porte ilegal de armade fogo, os policiais deram voz de prisão e conduzi-ram o criminoso à DP de Pinhais para as medidas ca-bíveis.

Policia Militar intensifica ações deprevenção a crimes no final do ano

A Polícia Militarde Pinhais iniciou noinício deste mês opoliciamento de re-forço na cidade coma finalidade de pro-porcionar mais se-gurança á popula-ção. Este é um pe-ríodo em que existe uma grande movimentação emtoda a área comercial da cidade, e as pessoas aprovei-tam para realizar as compras de fim de ano, e comisso, os marginais aproveitam para agir. A Polícia Mili-tar intensificará as abordagens a veículos e pessoas sus-peitas, além de reforçar o patrulhamento em locais es-tratégicos do município. Em qualquer situação de sus-peita, as pessoas podem entrar em contato com a Polí-cia Militar de Pinhais através do telefone 3669-7077.

Algumas orientações da Polícia Militar duranteas compras do fim do ano:

- Lembre-se: Um alvo fácil é sempre o mais pro-curado e por isso, cada cidadão precisa redobrar osseus cuidados e a atenção para que não possa ser víti-ma de marginais;

- Não comentar sobre o seu salário com pessoasdesconhecidas ou de pouco convívio;

- Evitar conversa com pessoas estranhas dentroou fora de banco ou caixas eletrônicos;

- Se precisar transportar muito dinheiro, procureandar acompanhado e de preferência, peça a compa-nhia de parentes ou de amigos;

- No transporte coletivo, procure utilizar o cartãotransporte ou levar o dinheiro trocado;

- Cuide de objetos que despertam a atenção dospunguistas (batedores de carteira), como bolsas, car-teiras, correntes, pulseiras, telefone celular e outroseletrônicos;

- Evite ficar junto à porta de embarque e desem-barque, pois é o local mais propício para a prática dospunguistas;

- Mantenha a bolsa na frente junto ao corpo;- Não carregue muito dinheiro e não deixe a car-

teira ou outros objetos no bolso de trás.É a Polícia Militar trabalhando para garantir a segu-

rança e tranqüilidade da comunidade de bem de Pinhais. PM Pinhais: 3669-7077 E-mail:

[email protected]

Até o final do ano serão ins-taladas em Pinhais 45 câme-ras de monitoramento em di-versos pontos da cidade. Osaparelhos vigiarão as principaisvias da cidade: Avenida JacobMacanhan, Avenida Irai, Ave-nida Maringá, Avenida Camilodi Lellis, além de alguns bairrosda cidade. As câmeras gravamem HD, tem Zoom Óptico de 20x e Dama Giro de 360°. Ospostes onde serão fixados osaparelhos já foram colocados.

Pinhais inaugura Centro daJuventude no bairro Maria Antonieta

Está feito. Com quase doismil metros quadrados de áreaconstruída, o Centro da Juven-tude em Pinhais foi oficialmenteentregue à população na manhãdo dia (4). Além da comunida-de, que somava algo em tornode 800 pessoas, e de represen-tantes da esfera religiosa, o even-to também contou com a pre-sença de várias autoridades domunicípio, entre secretários evereadores, além do prefeito,Luizão Goulart, da secretária deestado da Família e Desenvolvi-mento Social, Fernanda Richa,e do coordenador geral de Rela-ções Institucionais da Secreta-ria nacional da Juventude, Mar-cio Carvalho. Pronto, o espaçoirá promover a cidadania e aconvivência, além de contribuirpara a formação pessoal, soci-al, profissional e cultural dos jo-vens da cidade.

Em seu discurso, na aber-tura do evento, o prefeito LuizãoGoulart destacou os benefíciosque o novo espaço irá propor-cionar aos moradores, princi-palmente com a oferta de ativi-dades voltadas ao público jo-vem. "É imprescindível que asnossas crianças e adolescen-tes tenham opções de desen-volvimento saudável, porque éisso que vai protegê-los de situ-ações de risco", argumenta.Breve, ele agradeceu a presen-ça de todos e o apoio dispensa-do pelos executivos estadual efederal na implementação deprojetos na cidade, o que, se-gundo ele, só tende a trazerbenefícios permanentes à po-pulação. "Quando os governosatuam em conjunto, quem ga-nha é sempre o povo".

Também chamado ao pal-co, o coordenador geral de Re-lações Institucionais da Secre-taria Nacional da Juventude,Marcio Carvalho, elogiou a ini-ciativa e falou sobre a importân-cia em incluir a comunidade nadiscussão de assuntos de inte-resse comum. "Desde a ma-nutenção até a gestão adminis-trativa dos equipamentos públi-cos, entendemos que tudo trans-corre de modo infinitamentemelhor quando as pessoas aju-dam a construir e gerir essasunidades", defende. "Ainda maisem se tratando de uma estrutu-ra como essa que, entre outrosbenefícios, visa primordialmen-te atuar como um instrumentode prevenção à violência emarginalização dos nossos jo-vens", completa.

Depois dele, a secretáriade estado da Família e Desen-volvimento Social Fernanda Ri-cha iniciou sua fala com con-

gratulações ao prefeito Luizãopela expressiva votação verifi-cada no último pleito. Logo emseguida, ela definiu a preocu-pação do governo do estadoem desenvolver projetos des-sa envergadura. "Trabalhamoscom a política do respeito. Àsdiferenças, às opiniões e àsnecessidades", define. "Esta-mos certos de que, pronto, oCentro da Juventude de Pinhaisserá o ambiente perfeito para aemancipação intelectual, sociale ideológica dos jovens da ci-dade. Assim, se Pinhais me-lhora, melhora também o Pa-raná e, por consequência, tam-bém o Brasil".

A obra é a 17ª unidadeinaugurada no estado e foi exe-cutada por meio da parceriaentre o governo do Paraná e aPrefeitura de Pinhais. Ao todo,foram investidos cerca de R$2,2 milhões na construção docentro em si e na aquisição dosequipamentos necessários aoseu funcionamento. Concluída,a estrutura - de 1.964,19 m2 -conta com auditório, coordena-ção, administração, copa, co-zinha, vestiários, sanitários,três salas multiuso, biblioteca,sala multimídia, depósito, qua-dra coberta, anfiteatro e pistade skate.

BenefíciosSegundo a secretária de

Assistência Social e vereadoraeleita, Márcia Ferreira, respon-sável pela pasta que fará a ges-tão do Centro da Juventude, oobjetivo é torná-lo uma referên-cia de inclusão e democracia,de modo a possibilitar aos ado-lescentes a produção e o aces-so a bens culturais e artísticos."Os jovens serão incentivadosa participar de atividades soci-ais, esportivas, tecnológicas eprofissionalizantes, além de de-senvolverem e integraremações que favoreçam a cons-trução de uma sociedade maisequilibrada", lembra.

Já a coordenadora do novoespaço, Maria Vitória Caleme,

falou sobre a expectativa inicialde atendimentos, que é de 450jovens. "Além de todos os ser-viços de que esses adolescen-tes poderão desfrutar, eles tam-bém terão, aqui, uma ágoramoderna", enfatiza. "Noutraspalavras, eles terão um pontode encontro onde poderão dis-cutir e sugerir ações; atitudespró-ativas que farão a diferençapara si próprios e para toda acomunidade. É isso que funda-menta a metodologia de traba-lho que vamos adotar, a Freiri-ana (Paulo Freire), que parte dapremissa de que o diálogo é abase de um efetivo desenvolvi-mento".

Como participarPara participar, os interes-

sados deverão se dirigir até oCentro da Juventude munidosde certidão de nascimento oucarteira de identidade e com-provante de residência, e pre-

encher uma ficha cadastral. Oingresso nas atividades desen-volvidas no local poderá serconcomitante e não obedece-rá a critérios de seleção, masdependerá da disponibilidadede vagas. Como propõe a cri-ação de um ambiente demo-crático e inclusivo, as regrascotidianas de funcionamento doambiente serão determinadaspor meio do diálogo entre ospróprios usuários e a equipetécnica de gestão, que serácomposta por profissionais deServiço Social, Psicologia ePedagogia.

Público-alvoEmbora priorize a faixa da

população com idades entre12 e 18 anos, o público-alvogeral do Centro da Juventudeengloba também as pessoasde 19 a 29 anos. De acordocom dados do censo 2010 doInstituto Brasileiro de Geogra-fia e Estatística (IBGE), a cida-de possui 41.819 habitantes nafaixa etária de 10 a 29 anos,considerada jovem, o que cor-responde a 35,74% do total dehabitantes.

ServiçoO Centro da Juventude está

localizado no bairro Maria Anto-nieta, na esquina das ruas Ataul-fo Alves e João Mendes Batista,próximo ao Caic. O horário deatendimento no local será, inici-almente, das 8h às 12h e das13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Mais informações no tele-fone (41) 3912-5225.

O prefeito Luizão Goulart destacou os benefícios que o novo

espaço irá proporcionar aos moradores, principalmente com a

oferta de atividades voltadas ao público jovem

Pinhais ganhará 45 câmerasde monitoramento em diversos

pontos da cidade

Para acompanhar as gra-vações feitas pelas novas câ-meras a Guarda Municipal dePinhais ganhará uma nova salade monitoramento. Doze moni-tores exibirão as imagens gra-vadas 24 h por dia. A respon-sabilidade pelo monitoramentoé da GM que recentemente for-mou 24 novos guardas, fechan-do o ano com 80 agentes. Alémdas novas câmeras a cidade jáconta com 400 que vigiam osprédios públicos do município.

www.pinhaisempaginas.com.brPINHAIS EM PÁGINAS

HORÓSCOPOÁriesO trabalho vai render mais

que de costume se conseguirformar equipes com pessoasque tenham os mesmos objeti-vos que você. Prefira trabalharcom pessoas mais competen-tes e habilidosas se deseja con-quistar os melhores resultados.

TouroAtividades colaborativas e

todo tipo de trabalho em equipeestarão favorecidos hoje. Então,não hesite em pedir ajuda. Po-rém, não deve se expor maisdo que o necessário. Não mis-ture trabalho e vida pessoal.

GêmeosProcure analisar melhor

as situações deste dia. Talvezseja preciso rever procedimen-tos e reavaliar o que pensa arespeito de certas pessoas.Seja tolerante com os erros dosoutros ? reconheça tambémseus acertos.

CâncerConvém ser prudente em

seus contatos e amizades. Ati-tudes e palavras imparciais se-rão úteis para não se envolverem fofocas ou mal-entendidos.Mas você esbanjará vigor físi-co e determinação no trabalho.

LeãoVocê vai contar com boa

disposição física e mental. Apro-veite para concluir tarefas im-portantes no trabalho. Paramanter seu pique em alta, exer-cite-se e movimente seu cor-po. Já nas relações pessoais,dobre a cautela com fofocas.

VirgemReflita bastante antes de

realizar mudanças neste mo-mento. Também será reco-mendável ter cautela antes dese comprometer com certasideias mirabolantes. Informe-sedireito para, depois, tomar deci-sões.

LibraSuas ideias vão fervilhar e

você terá sucesso garantido!Por isso, explore a abundanteenergia mental em benefício doseu trabalho. Todavia, tenhacautela para não se distrair comoutros interesses e perder ofoco.

EscorpiãoA semana começa com

boas vibrações para organizaras contas, conferir compromis-sos e resolver assuntos mate-riais. Há chance de faturar umdinheiro extra com algo que fi-zer em sua própria casa. Cli-ma tranquilo com os parentes.

SagitárioMomento indicado para

trocar ideias e experiênciascom irmãos, primos e vizi-nhos. Seu jeito expressivo econvincente vai aproximarpessoas, apaziguar conflitos efavorecer seus contatos. Masnão misture vida pessoal comtrabalho.

CapricórnioO Sol acentua sua intuição

e você pode acertar em suasescolhas se levar em conta seusexto sentido. Interesses finan-ceiros podem ser bem-enca-minhados, desde que aja dis-cretamente. Cuide com maisatenção da saúde.

AquárioDia indicado para se con-

centrar em seus planos e obje-tivos. No trabalho, a coopera-ção dos colegas estimulará seurendimento. Porém, cautelapara não se dispersar com ide-ais fora da sua realidade à tar-de.

PeixesTire mais proveito da sua

energia mental, que estaráabundante. Poderá resolverquestões importantes em seutrabalho. Bom momento parafinalizar tarefas que estão emandamento e abrir espaço paranovas atividades, que vão le-vantar seu ânimo.

1ª Quinzena de DEZEMBRO 2012| 15

CLASSIFICCLASSIFICCLASSIFICCLASSIFICCLASSIFICADOSADOSADOSADOSADOSDIVERSOS

VENDE-SE um salão debeleza completo com clientelaformada. Tel.: 3668-0411 - 3667-1501 ou 9907-7152 falar comSueli.

OPORTUNIDADE. Ven-de-se auto peças em Piraqua-ra. Estoque com valor abaixodo custo. Há mais de 10 anosno local. Clientela formada eótima localização. Negocianoso ponto ou o estoque. Tratarcom Antônio. Tel.: 9938-8046ou Willian, tel.: 8440-1673.

TERRENOVendo Terreno no Guari-

tuba 6,50x39m, R$ 27.000,00.Aceita proposta. Aceito propos-ta. Tel.: 3668-5021 ou 9174-8650 com Douglas.

WEISSÓPOLIS - Vendoterreno na rua Rio Cubatão, aolado do número 1274, 480m deesquina, com 01 casa de 6 pe-ças. R$ 110.000.00. Tel.: 9873-

QUER VENDER, COMPRAR, TROCAR, ALUGAR? LIGUE E PARTICIPE: 3033-4084... SEU MELHOR NEGÓCIO ESTÁ AQUI!

1709 com José.WEISSÓPOLIS - Vendo

terreno, 400m com casa de 8peças. R$ 90.000,00. Tel.: 3344-1975 ou 9964-0245 com Ana.

FAZENDASÍTIO em Faxinal, 20 al-

queires, sendo 17 alq meca-nizado pronto para plantio desoja a 6km da rodovia. R$65.000,00 o alqueire. 50% avista e 50% a combinar. Valortotal R$ 1.300.000,00. Tel.:9974-6042.

FAZENDA 170 alq emBorrazopolis. 40 alq para plan-tio de soja e o restante em pas-to. R$ 30.000,00 o alqueire.50% a vista e 50% a combinar.Valor total R$ 5.100.000,00. Tel.:9974-6042.

SÍTIO de 12 alqueires emMarumbi. Sendo 05 alq parasoja, 07 alq de pasto, todo cer-cado. R$ 35.000,00 o alqueire.Entrada + 1. Tel.: 8854-9476.

PITANGA - Fazenda 122alq, toda em pasto. 25km doasfalto. R$ 20.000,00 o alquei-re. Entrada + 02. Valor total R$2.440.000,00. Tel.: 9186-1773.

EMPREGOSSEJA CONSULTORA

para Avon e Natura. Ganherenda extra sem sair de casa.Tel.: 3673-3330 | 8407-4482horário da noite ou pelo e-mail:[email protected].

OFEREÇO-ME para tra-balhar como diariasta ou em-pregada doméstica mensal.Possuo referências. Tel.: 3557-3212 ou 9277-4840.

OFEREÇO-ME para tra-balhar como diariasta. Tel.:9957-0750 falar com Selma.

PRECISA-SE DE ESTO-FADOR, com experiência emcorte e costura, montagem desofá, automóveis. Rua Rio Pa-ranapanema, 700. Tel.: 3653-2355 ou 8521-9981 com Davi.

PRECISA-SE de auxiliarde carga e descarga. Tratar naSindtramp, rua Antônio Gonçal-ves Dias, 1498 - Vargem Gran-de - Pinhais. Tel.: 3669-9024.

OFEREÇO-ME para traba-lhar como técnica em enferma-gem ou cuidadora de idosos,com referência e experiência.Tel.: 3667-7659 ou 9949-41085.

OFEREÇO-ME para tra-balhar como recepcionista, au-xiliar administrativo ou assistentecomercial, com referência, ex-periência e hab. A e B. Tel.:3667-7659.

OFEREÇO-ME para traba-lhar em lanhouse ou recepcio-nista. Débora 9929-7189

ALUGA-SESobrado mobiliado, con-

tendo: 3 quartos, sendo 2 suí-tes, lavado, sala conjugada,cozinha, lavanderia, garagempara 2 carros. R$ 1.200,00. Tel.:8808-3255.

SINE PINHAISVagas Descrição de vaga15 Almoxarife2 Assistente de vendas22 Auxiliar de cozinha55 Auxiliar de linha de produção85 Caixa (supermercado)1 Fiscal de caixa11 Garçom2 Gerente de produção1 Impressor flexográfico4 Mecânico de motocicletas13 Oficial de serviços gerais37 Repositor - em supermercados1 Técnico eletrônico em geral

Os interessados devem dirigir-se à Rua 19 de Novembro, nº.175, Centro das 08h às 17h portando os documentos e carteira detrabalho. Tel.: (41) 3667-0982 ou pelo e-mail [email protected].

VAGAS DE EMPREGO ABERTAEmpresa de Confecção Feminina. 3 Vagas para Costureira. 1

Vaga para Auxiliar de Costura. Trabalho de segunda a sexta-feiradas 8h as 18h. Excelente acesso as principais rodoviárias. Possi-bilidade de aprendizado contínuo e construção de uma carreiraprofissional. A combinar: salário, auxílio refeição, auxílio vale-trans-porte. Agende entrevista.Helthon Feldmann - fone: (41) 9623-3663Tim. Ou via email - [email protected]

ANUNCIE... LIGUE... 3033-4084

www.pinhaisempaginas.com.br PINHAIS EM PÁGINAS16 |DEZEMBRO 2012

Do nascimento de um so-nho à extinção de uma granderainha da história. De 2000 a2012. E entre uma coisa e ou-tra, alegrias pueris, contos denatal, fantasias, balé, cinema,meio ambiente, patriotismo eevolução. E isso basicamente.Não entendeu?

Essa foi a mistura quecompôs o espetáculo anual daCia de Dança de Pinhais, apre-sentado nesta semana no audi-tório do Centro de Formaçãodos Profissionais da Educação(Cenforpe). O evento, que já setornou tradição entre alunos, fa-miliares e colaboradores, con-seguiu alcançar, outra vez, oinesperado. Inovou com a repe-tição. Com um remake dos me-lhores momentos vividos pelogrupo ao longo de 12 anos deexistência. Saudosismo? Não. Aprova de que o que é bom deve,sim, permanecer absolutamen-te vivo na memória.

No palco, aproximada-mente 160 aprendizes fizerama sua parte. Dançaram, gira-ram, deslizaram... voaramcompassados por quase duashoras e, como é típico dos gran-des artistas, sem tirar o sorrisono rosto por um minuto sequer.

'Nossa História': espetáculo revive trajetória da Cia de Dança de PinhaisInterpretaram, todos e cada um,as 17 cenas que nortearam oespetáculo, além das apresenta-ções de abertura e de encerra-mento. E, como num sonho, reu-niram um sem número de emo-ções e sensações em um únicopalco: o cenário que, simples,nunca esteve tão sofisticado.

Segundo o diretor de Cul-tura, Laércio Sobral, mais doque uma apresentação, a mos-tra de encerramento da Cia deDança em 2012 representa aconsagração de um período demuitas alegrias. "Buscar essesmomentos da história do grupoe apresentá-los ao público éuma forma de demonstrarmoso quanto a cultura pode acres-centar ao desenvolvimento deum povo", argumenta. "É nítidoo crescimento que consegui-mos ao longo de todo esse tem-po e, justamente por isso, deci-dimos comemorar".

De fato, o espetáculo foiuma grande festa. E com direi-to a tudo, inclusive surpresas.Qual não foi admiração da pla-teia ao ver, pela primeira vez, aprofessora e coreógrafa do gru-po, Luciana Senise, junto deseus pupilos em seu ambientenatural, o palco. À frente do pú-

blico em dois momentos essen-ciais, ela interpretou emociona-da a cena que ilustra as aulasde balé e a evolução de suasalunas, e um trecho da coreo-grafia final, Tango, cujo temamusical é nada menos que acanção Pa Bailar (Bajofondo)."Algo para se aplaudir de pé",definiu ligeira uma espectadoraanimada.

Para o secretário de Cul-tura, Esporte e Lazer do muni-cípio, Ricardo Pinheiro, que,grato, saudou tanto os alunosquanto os pais, pela confiançadepositada em anos de com-panhia, o evento foi uma home-nagem. "São vocês que carre-gam essa proposta, que nos

permitem continuar com essetrabalho tão bonito que, felizmen-te, podemos apresentar ano aano", destacou. "Tanto quanto adança, essa união também con-fere um brilho único a este mo-mento".

Outra novidade, a ediçãodeste ano contou com duasexibições e isso em virtude dadisponibilidade de espaço parao grande público. Ao todo, cer-ca de 1.300 espectadores as-sistiram à apresentação e revi-veram os grandes momentosda companhia. "É o coroamen-to de muito esforço, da dedica-ção de todas as pessoas en-volvidas, desde alunos, a pro-fessora, servidores e estagiári-

os", argumentou o prefeito Lui-zão. "Não há palavras para de-finir a sensação que nós, da pla-teia, temos ao testemunhar umaobra como essa", conclui. Aofinal do espetáculo, foi ele quementregou uma placa de home-nagem do Departamento deCultura à coreógrafa LucianaSenise que, generosa, dividiu omomento com todos os que aajudaram nessa empreitada.

TemaA ideia de contar a trajetó-

ria da Cia de Dança de Pinhaissurgiu por ocasião da intençãodo grupo em promover um re-gistro de sua existência. Nessalinha, segundo Kátia Lainetti,uma das principais organizado-

ras e mestre de cerimônias doevento, nada melhor do queresgatar essa história a partir deonde ela surgiu, ou seja, a Se-cretaria de Educação. "O quemuita gente sabe é que hojesomos uma companhia orga-nizada e consolidada. Mas e aorigem disso tudo?", questiona."Por isso é que partimos para odesafio de reconstruir o desen-volvimento de algo que come-çou lá atrás, timidamente, emuma escola da rede municipal,e que se tornou uma referênciade cultura não apenas na nos-sa cidade, mas em toda a re-gião", finaliza.

Cia de Dança de PinhaisFundada no ano 2000, a

oficina é comandada pela pro-fessora e coreógrafa LucianaSenise desde a sua criação.Atualmente conta com cerca de160 alunos, com idades entresete e 21 anos, que se apre-sentam com coreografias vari-adas e também na mostra prin-cipal realizada ao final de cadaano. As aulas, que vão do balletclássico ao contemporâneo,são ministradas na academiaao lado do ginásio Poliesportivoe também no Centro CulturalWanda dos Santos Mallmann.

Ao todo, cerca de 1.300 assistiram à apresentação e reviveram os grandes momentos da companhia