jornal online

10
OLHAR CRISTÃO Não marque nada para o dia 02 de setembro. Seu compromisso será em Rancho Alegre D’Oeste 01 de agosto de 2012 Um espaço aberto e democrático a serviço da comunidade Pág. 08 Micro e pequenos empresários de Campo Mourão já podem se inscrever no Empretec para tentar uma vaga na turma de 2012 Terceira página Pág. 02 Município se destaca na produção de leite - Concluído prolongamento da Avenida Dom Pedro II - Distrito de Primavera ganhará Centro Comunitário - Festival de Música Sertaneja - Município ganha Academia da Saúde Pág. 09 e 10 Juranda Pág. 09 Por que passamos por tantas aflições? Olhar Cristão O próprio Jesus deixou bem claro que não seria nada fácil, portanto, a porta é estreita e bem estreita (Mateus 6: 13-14). Independente da religião ou da condição social, todos nós passamos por situações adversas. Uns dos motivos das nossas aflições são resultantes das nossas próprias atitudes ou decisões. Colhemos o que plantamos! Pág. 04 Agora é pra valer! Beto Costa e Pedro Coelho começam a campanha Pág. 02 Goioerê Rancho Alegre D’Oeste

Upload: ediclaudio-editorialradiogospelhotmailcom

Post on 24-Mar-2016

262 views

Category:

Documents


26 download

DESCRIPTION

JORNAL ONLINE

TRANSCRIPT

Page 1: JORNAL ONLINE

OLHAR CRISTÃO

Não marque nada para o dia 02 de

setembro. Seucompromisso será emRancho Alegre D’Oeste

01 de agosto de 2012

Um espaço aberto e democrático a serviço da comunidade

Pág. 08

Micro e pequenos empresários de Campo

Mourão já podem se inscrever no Empretec

para tentar uma vaga na turma de 2012

Terceira página

Pág. 02

Município se destaca naprodução de leite

- Concluído prolongamento da Avenida Dom Pedro II

- Distrito de Primavera ganhará Centro Comunitário

- Festival de Música Sertaneja

- Município ganha Academia da Saúde

Pág. 09 e 10

Juranda

Pág. 09

Por que passamos por tantas aflições?Olhar Cristão

O próprio Jesus deixou bem claro que não seria nada fácil, portanto, a porta é estreita e bem

estreita (Mateus 6: 13-14). Independente da religião ou da condição social, todos nós passamos

por situações adversas. Uns dos motivos das nossas aflições são resultantes das nossas próprias

atitudes ou decisões. Colhemos o que plantamos! Pág. 04

Agora é pra valer!

Beto Costa e Pedro Coelhocomeçam a campanha Pág. 02

Goioerê

Rancho Alegre D’Oeste

Page 2: JORNAL ONLINE

OPINIÃOCampo Mourão, 01 de agosto de 20122PARANÁ NOTÍCIAS

www.jornalparananoticias.com.br

“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossoscaminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado,

para sempre, à margem de nós mesmos”. Fernando Pessoa

Foi realizado nasexta-feira, 27, na ACENGum grande evento que mar-cou o lançamento da cam-panha do prefeito Beto Cos-ta do Democratas a reelei-ção. Cerca de 1000 pessoasparticiparam do evento quecontou com a presença devárias lideranças políticasdo estado.

Marcaram presençaos deputados estaduais Pe-dro Lupion (DEM), RoseLitro (PSDB), Welton Wel-ter (PT) e Leonaldo Para-

Beto Costa e Pedro Coelho começam a campanha

nhos do PSC, além do se-nador Sérgio Souza doPMDB.

Na oportunidade foiapresentado um vídeo doprefeito Beto Costa, ondeeram mostradas as princi-pais obras realizadas nessagestão, bem como algunsdepoimentos de moradorese empresários, ratificandoapoio a reeleição de Beto.

Beto Costa lembroucomo era Goioerê antes deseu mandato e que foi pre-ciso implantar um modelo

de administração empresa-rial para devolver credibi-lidade à prefeitura. “Passa-mos por muitas dificulda-des, mas com calma e mui-to trabalho a nossa cidadesaiu do caos que se encon-trava, obtivemos muitasconquistas, mas eu sei quehá um longo caminho apercorrer, por isso, decidicolocar meu nome nova-mente para que o povo deGoioerê possa avaliar.

O vice prefeito JoséTorres do PT disse que oapoio do Governo Federalfoi de suma importânciapara o projeto que Beto tempara Goioerê. “Estamos nocaminho certo, pois temoso apoio da presidente daRepública e agora tambémo apoio do governo do es-tado” - disse Torres

Beto Costa convocoutodos os simpatizantes desua candidatura a abraçaremeste projeto e ganhar as ruasda cidade. “Agora a campa-nha começou”, disse ele.

Foi inaugurado noúltimo dia 23, em Goioerê,o comitê de campanha doPPS. Com o slogam “Goio-erê Pode Mais”, a coligaçãoé encabeçada pelos candida-tos Pedro Coelho (prefeito)e Fuad Kfuri (vice). O comi-tê fica na Avenida BentoMunhoz da Rocha, esquinacom a Rua Francisco Scar-pari.

O evento contou coma presença do coordenadorregional do PPS, deputadoestadual Douglas Fabrício(PPS), que ao lado dos can-didatos a prefeito, vice e ve-readores percorreu algumasruas em cima de um cami-nhão de som, caracterizadopara a campanha. Ao pedirvotos para Pedro e Fuad, oparlamentar enfatizou que acampanha deve ser pautadana humildade e firmeza.

“Quero continuar aju-dando Goioerê como depu-tado e com o Pedro e o Fuadna prefeitura tenho certeza

que facilitará muito nossotrabalho”, destacou o depu-tado, ao agradecer a im-prensa de Goioerê por di-vulgar seu trabalho.

O deputado federalRubens Bueno encaminhouuma mensagem em audio-visual, exibido em um telãono momento da inaugura-ção do comitê.

Pedro Coelho disse que estáentusiasmado com a campa-nha e preparado para admi-nistrar a cidade. Sobre acampanha, lembrou do res-peito ao adversário. “Peço aDeus que ilumine a nossacampanha e também donosso adversário, que não énosso inimigo”, ressaltou ocandidato.

FIQUE POR DENTRO

Um mo-torista do Se-nado ganhamais para di-rigir um au-

tomóvel do que um oficial daMarinha para pilotar umafragata!

Um ascensorista daCâmara Federal ganha maispara servir os elevadores dacasa do que um oficial daForça Aérea que pilota umMirage.

Um diretor que é res-

VOCÊ É O REPÓRTERVEJA QUE INTERESSANTE!

“Como diz um texto bíblico: Maldito o homem que confia em outro homem”

O vereador goioerense Enézio Ferreira Lima - Makena, falando ao programa Gérson de Brito sobre a“puxada de tapete” que levou nessa eleição. Makena ficou sem coligação para disputar a próxima

eleição, segundo ele, o partido (PDT) não se articulou, inviabilizando a sua candidatura. O vereadore companheiro de partido Sebastião Palito também ficou a ver navios.

*Agora cá entre nós, acabou faz tempo a inocência na política, candidato nenhum quer ser caboeleitoral de puxadores de voto. Ou o candidato se organiza com antecedência ou ta fora!

ponsável pela garagem doSenado ganha mais que umoficial – General do Exérci-to que demanda uma RegiãoMilitar ou uma grande fra-ção do Exército.

Um diretor sem dire-toria do Senado, cujo títuloé só para justificar o salário,ganha o dobro do que umprofessor universitário fede-ral concursado, com mestra-do, doutorado e prestigio in-ternacional.

Um assessor de 3° ní-

vel de um deputado, quetambém tem um título parajustificar seus ganhos, masque não passa de um “aspo-ne” ou um mero estafeta decorrespondência s, ganhamais que um cientista e pes-quisador da Fundação Os-valdo Cruz, com muitosanos de formado, que dedi-ca o seu tempo buscando cu-ras e vacinas para salvar vi-das.

O SUS paga a ummédico por uma cirurgia

cardíaca com abertura depeito de peito, a importân-cia de R$ 70,00, bem me-nos que uma diarista cobrapara fazer uma faxina emum apartamento de doisquartos em uma cidadegrande.

Precisamos urgente-mente de um choque demoralidade Três Poderesda União, estados e muni-cípios, acabando com osoportunismos e cabides deemprego.

Não marque nada para o dia 02 de setembro.Seu compromisso será em Rancho Alegre D’Oeste. Adquira seu convite pelo fone 9808 2786

PROMOÇÃO: RÁDIO COMUNITÁRIA

Mande seu desabafo! E-mail: [email protected]

Confira a galeria de fotos pelo site www.jornalparananoticias.com.br

Mais de 1000 pessoas foramao evento na ACENG

Deputado estadual, Douglas Fabricio, participouda carreata com Coelho e Fuad

O comitê do PPS foi inauguradono último dia 23

Beto Costa lança campanha para reeleição Pedro Coelho inaugura comitê do PPS

A coligação de Beto Costa conta com oito partidos

A Reforma consertada

A tão sonhada Reforma Política deverá acon-tecer o ano que vem, ou em 2014 ou sabe-se lá Deusquando. A grande verdade é que existe um grandejogo de interesse político, e como no Brasil, “pra tudoexiste um jeitinho” a reforma pode até sair do papel,mas bem diferente da que foi apresentada no anopassado, digamos que seria a “uma reforma conser-tada”, talvez o nome não seria bem esse, mas comoprimeiramente os políticos vão analisar se são viá-veis para eles, e aí, com certeza, poderá haver mui-tas mudanças. Alguns temas polêmicos vão mexercom os nervos deles, como por exemplo, a que prevêo fim da reeleição e a ampliação dos mandatos depresidente da República, governador e prefeito - quepassariam de quatro para cinco anos. (praticamentedescartado)

O fim das coligações em eleições proporcio-nais. A proposta admite coligações partidárias ape-nas em eleições para presidente da República, go-vernador e prefeito - as chamadas eleições majori-tárias. Más estuda-se um jeito para “agradar a to-dos” como, por exemplo, uma coligação com dois outrês partidos que obrigatoriamente terá que ser man-tida por três anos, assim, uma eleição municipal se-ria a base para uma eleição a nível estadual e federalou também vice versa deixando a municipal por úl-timo. E também entra aí uma troca de partido semperder o mandato e algunas cositas más...

Outra coisa que vai dar o que falar será umaproposta pra unificar todas as eleições. No mesmoano haveria todas as eleições, de “mamano a caduca-no”, ou melhor, de vereador a presidente da Repú-blica. Más olha só, não para por aí, seria eleiçõescom três meses de diferença uma da outra. Deve serpara não confundir o eleitor certo? Errado. Elesquerem mais espaço de propaganda política, imagi-na todos dividindo um horário no rádio e na televi-são? E a carraiada se som? Hum... Aí me veio umacoisa na cabeça, então seriam seis meses de propa-ganda política no rádio e na TV?

Mas calma essa mudança provavelmente de-verá passar por mais um plebiscito, igual aquele quea gente votou na questão do desarmamento lembra?É isso aí, então que venha mais uma eleição paradecidir quando será a eleição.

Ed Cláudio

Page 3: JORNAL ONLINE

Guia Comercial PerimetralTancredo Neves

Empresas

CIDADES 3www.jornalparananoticias.com.brPARANÁ NOTÍCIAS

Campo Mourão - PR

Sebrae abre inscrições para oEmpretec, em Campo Mourão

Micro e pequenosempresários de CampoMourão já podem se ins-crever no Empretec paratentar uma vaga na turmade 2012. As inscrições de-vem ser feitas até o dia 10de agosto no escritório doSebrae local (na rua SantaCruz, 1.085). Informaçõespelo telefone (44) 3523-2500 ou 0800 570 0800.

As entrevistas indi-viduais serão agendadas

Programa é reconhecido por mudar a visão e o comportamento dos participantes

entre 13 e 17 de agosto.Segundo o consultor doSebrae, Sandro Nasser deSanti, as entrevistas acon-tecerão na entidade e ob-jetivam conhecer o perfildos candidatos para a for-mação da turma de formamais homogênea. “Incen-tivo os empresários e em-preendedores da micror-região de Campo Mourãoa aproveitarem essa opor-tunidade porque será rea-

lizada uma única ediçãodo Empretec em 2012”,alerta.

Referência em maisde 30 países, o Empretecé reconhecido por trans-formar a visão e o com-portamento empresarialdos participantes. A capa-citação, desenvolvida pelaOrganização das NaçõesUnidas (ONU) e aplicadano Brasil pelo Sebrae, tem60 horas de duração e

será realizada de 3 a 8 desetembro.

A proposta do Em-pretec, explica Sandro deSanti, é estimular e poten-cializar as habilidadesempreendedoras individu-ais, para que se conver-tam em maior capacidadede obter sucesso nos ne-gócios. Para isso serãoaplicadas atividades vi-venciais e interativas, comjogos, exercícios e debates,que transformam o com-portamento e a atitude doempresário.

A alteração de con-duta, sugerida pelo pro-grama, é baseada em dezcaracterísticas. São elas:iniciativa e busca de opor-tunidades; capacidade decorrer riscos calculados;persistência; comprome-timento; estabelecimentode metas; capacidade deplanejar e monitorarações; capacidade parabuscar e utilizar informa-ções; persuasão e rede decontatos; independência eautoconfiança; exigênciade qualidade; e eficiência.

“O método deaprendizado é de altaqualidade e desafia o par-ticipante a inovar no diaa dia de sua empresa.

Além disso, aperfeiçoa operfil de liderança e as ha-bilidades de negociação ede gestão de empresa, ga-rantindo maior segurançanas tomadas de decisões”,reforça Sandro de Santi. Oconsultor acrescenta ain-da que, há mais de dezanos, a entidade leva oEmpretec para CampoMourão porque o municí-pio conta com um núme-ro expressivo de micro epequenas empresas, alémde apresentar uma fre-quente e significativaquantidade de abertura deempreendimentos. “A in-tenção é melhorar o de-sempenho do empreende-dorismo”, enfatiza.

Em Campo Mourão,o Empretec conta com aparceria da AssociaçãoComercial e Industrial(Acicam), Sindicato Em-presarial do Comércio Va-rejista, Coordenadoria Re-gional da Federação dasIndústrias do Estado doParaná (Fiep), Sindicatodas Indústrias Metalúrgi-cas, Mecânicas e de Mate-rial Elétrico (Sindimetal),Cooperativas de Créditodo Brasil (Sicoob) e Siste-ma de Crédito Cooperati-vo (Sicredi).

Seminário discute meio ambiente na ComcamO deputado estadual Douglas Fabrício (PPS) participou da abertura do seminário

O encontro realizadopela Secretaria Estadualdo Meio Ambiente, no dia24, na sede da Comcam,em Campo Mourão, tevea presença do secretárioestadual Jonel Iurk, alémdo presidente do Institu-to das Águas, Márcio Nu-nes, superintendente ma-crorregional/Maringá,Paulino Mexia e equipestécnicas dos órgãos ambi-entais ligados ao governodo Estado.

O objetivo, segundoo secretário, é levar aosmunicípios informaçõesessenciais sobre a PolíticaEstadual de Resíduos Só-lidos, Política Estadual deSaneamento Ambiental,Programa Bioclima Para-ná e Lei Complementar àConstituição 140. As reu-

niões são destinadas aosgestores municipais deáreas ligadas ao meio am-biente, acadêmicos e soci-

edade civil.Ao parabenizar o secretá-rio pelo trabalho no co-mando da Secretaria, o

deputado Douglas lem-brou que a região neces-sita muito do apoio do go-verno. “Nos últimos 10

anos perdemos 15 mil ha-bitantes e por isso temostrabalhado em um projetode desenvolvimento regio-nal, onde a Comcam estáengajada liderada pelo pre-feito Fábio, de Ubiratã”,ressaltou o deputado.

Ele também agrade-ceu as ações do governoBeto Richa, especialmentenas áreas da saúde e habi-tação e também pediuapoio do secretário tam-bém na área educacional,na luta para que CampoMourão seja a sede da fu-tura universidade estadu-al. “Temos pedido apoio detodos os secretários e o go-vernador tem sido umgrande parceiro porquesabe da importância do in-terior”, acrescentou o par-lamentar.

Juiz nega afastamento, mas bloqueia bens de TureckO prefeito Nelson

Tureck, o ex-chefe doDepartamento de Com-pras, Carlos Singer, e aempresa EmbracolTransportes estão comparte de seus bens blo-queados. A decisão daJustiça saiu na semana

passada e atende pedidofeito em abril pelo Mi-nistério Público. A in-disponibilidade dos bensé até o limite de R$ 1,1milhão. Uma ação doMP, de 2008, acusa irre-gularidades na licitaçãodo transportes escolar.

A mesma decisão ne-gou o pedido para o afas-tamento do prefeito epara a suspensão do con-trato da prefeitura com aEmbracol, empresa res-ponsável pelo transpor-te escolar em CampoMourão. O juiz alegou

que o contrato que o Mi-nistério Público acusa deirregularidades já venceue que se houve problemasna licitação seguinte issodeve ser fruto de outraação. Uma nova audiênciafoi marcada para o dia 14de setembro.

O prefeito Nelson Tureck, o ex-chefe do Departamento de Compras, Carlos Singer, e a empresa Embracol Transportes estão com parte de seus bens bloqueados

Vereador pede atendimento edivulgação da coleta seletiva

Através de Requerimento o Vereador e Ad-vogado Sidnei Jardim questionou a Prefeitura so-bre o Serviço da Coleta Seletiva de Lixo Reciclável.

O vereador informa que vem recebendo re-clamações de vários munícipes sobre a realizaçãodesse serviço, estes que informaram que em muitasvezes, o “caminhão especial” não passa para reco-lher os materiais, desestimulando à população a fa-zer a separação destes e colaborar com o meio am-biente.

O vereador questiona se todos os bairros domunicípio estão sendo atendidos pelo sistema de Co-leta Seletiva e se há um sistema de divulgação ápopulação dos dias e horários da Coleta.

Segundo Jardim, a proposição já foi aprovadaem Plenário e encaminhada à Prefeitura para pres-tação de esclarecimentos.

Campo Mourão, 01 de agosto de 2012

CAMPO MOURÃO

Não marque nada para o dia 02 de setembro.

Seu compromisso será em Rancho Alegre D’Oeste

Adquira seu convite pelo fone 9808 2786

PROMOÇÃO: RÁDIO COMUNITÁRIA

Page 4: JORNAL ONLINE

Campo Mourão, 01 de agosto de 20124 www.jornalparananoticias.com.brPARANÁ NOTÍCIAS

Guia Comercial

Campo Mourão - PR

Empresas

A1OLHAR CRISTÃO

O próprio Jesus dei-xou bem claro que não se-ria nada fácil, portanto, aporta é estreita e bem es-treita (Mateus 6: 13-14).Independente da religiãoou da condição social, to-dos nós passamos por si-tuações adversas. Uns dosmotivos das nossas afli-

ções são resultantes dasnossas próprias atitudesou decisões. Colhemos oque plantamos!

“Não erreis; Deus nãose deixa escarnecer; porquetudo o que o homem semear,isto também ceifará.”(Gálatas 6: 7)

E outro, natural-mente, é a perseguição

que os cristãos sofrem porservir a Deus.

“Sabemos que somosde Deus e que todo o mundoestá no maligno.” (1 João 5:19)

“Se o mundo vosaborrece, sabei que, primei-ro do que a vós, me aborre-ceu a mim.” (João 15: 18)

Essas situações ser-vem para que possamossaber até onde vai a nossafé, o nosso conhecimento,as nossas fraquezas, nos-sas qualidades, nosso ta-lento, enfim; nossos limi-tes.

Portanto, Deus usatodas essas situações paranos capacitar e assim, as

“Em que vós grande-mente vos alegrais, ainda queagora importa, sendo neces-sário, que estejais por umpouco contristados com vá-rias tentações, para que aprova da vossa fé, muito maispreciosa do que o ouro queperece e é provado pelo fogo,se ache em louvor, e honra, eglória na revelação de JesusCristo.” (1 Pedro 1: 6-7)

“Foi-me bom ter sido afligi-do, para que aprendesse osteus estatutos.” (Salmo 119:71)

“Pois tu, ó Deus, nosprovaste; tu nos afinaste comose afina a prata.” (Salmo 66:10)

Antes de ser afligido,andava errado; mas agoraguardo a tua palavra. Tu ésbom e abençoador; ensina-meos teus estatutos.” (Sal-mo119: 67-68)

“Bem-aventurado é ohomem a quem tu repreen-des, o SENHOR, e a quemensinas a tua lei.” (Salmo 94:12)

“E não somente isto,más também nos gloriamosnas tribulações, sabendo quea tribulação produz paciên-cia; e a paciência, a experi-ência; e a experiência, a es-perança. E a esperança nãotraz confusão, porquanto oamor de Deus está derrama-do em nossos corações pelo oEspírito Santo que nos foidado.” (Romanos 5: 3-5)

perseguições que sofre-mos nos fazem cada vezmais fortes, pois sabemosque as lágrimas nos ensi-nam muito mais do que osorriso, que as adversida-des nos encorajam aindamais para vencermos osdesafios que encontramospela frente.

“Em tudo somos atri-bulados, mas não angustia-dos; perplexos, mas não de-sanimados; perseguidos, masnão desamparados; abatidos,mas não destruídos.” (2Coríntios 4: 8-9)

Muitas vezes pas-samos por situações queparecem incompreensí-veis em nossas vidas, masDeus esta sempre pele-jando por nós em qual-quer situação, o poder deDeus se aperfeiçoa nasfraquezas, então se faznecessário que passamospor tribulações.

”E disse-me: A mi-nha graça te basta, porqueo meu poder se aperfeiçoanas fraquezas...” (2 Corín-tios 12: 9)

É como se estivés-semos em um campo de

Por que passamos por tantas aflições?“No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo eu venci o mundo.” (João 16: 33)

batalha (batalha espiritu-al) cada peleja que a gen-te vence, subimos maisum degrau, assim, saímosmais experientes, mais ca-pacitados para receber-mos as nossas bênçãos.

“Porque não temos quelutar contra a carne e sangue,mas, sim, contra os príncipesdas trevas deste século, contraas hostes espirituais da mal-dade, nos lugares celestiais.”(Efésios 6: 12)É um pensamento lógico,sem luta não a vitória, semvitória não a benção!

“Porque todo o que énascido de Deus vence o mun-do; e esta é a vitória que ven-ce o mundo a nossa fé.” (1João 5: 4)

À aflição de espíritoé campo de batalha, treina-mento pesado para a guer-ra (espiritual), é onde de-senvolvemos a nossa fé e anossa paciência.

O apóstolo Tiago es-creveu da seguinte manei-ra: “Meus irmãos , tendegrande gozo quando cairdesem várias tentações, sabendoque a prova da vossa fé pro-duz a paciência.” (1: 2-3)

Vamos ver mais alguns versículos bíblicosQuando somos afli-

gidos ou provados em al-guma coisa nada mais éque um aprimoramento nanossa vida espiritual, issoé muitíssimo importante.Na verdade, são muitasperguntas que no decorrerda nossa caminhada nósvamos encontrando as res-postas na medida em quevamos dando os primeirospassos no evangelho.

Todas essas indaga-ções servem para mostrara nossa pequenez diante doPai, e a nossa incapacida-de de andar sozinho, poisprecisamos dEle com nos-so Pai, Amigo e Conselhei-ro o nosso refúgio e forta-leza em quem devemosconfiar.

“...Ele é meu refúgio,a minha fortaleza, e nele con-fiarei.” (salmo 91: 2)

Fomos criados parasermos vitoriosos! Fomoscriados por Alguém quenão conhece derrota, bas-ta uma palavra dEle, etudo pode mudar, a qual-quer hora, a qualquer mo-mento, então, devemos es-perar no SENHOR, poisEle tem sempre o melhorpara nós e nada pode serfeito sem a sua autoriza-ção, ou seja, Deus sabe oque precisamos, pois Elesonda os corações e sabe oque realmente você estádesejando ou em que estápensado.

“Todo caminho do ho-mem é reto aos seus olhos, maso SENHOR sonda os cora-ções.” (Provérbios 21: 2)Saiba que a nossa vitória jáfoi decretada quando Eledeu seu Filho amado paraser sacrificado por nós, eque nada e ninguém podemudar essa história. Ago-ra cabe a nós tomarmosposse dessa vitória, rees-crever o nosso nome nova-mente no livro da vida,aceitando Jesus como nos-so único e fiel salvador. An-dando em seus caminhos,dando a Ele toda honra etoda glória que só Ele me-rece.

Podendo assim, ficardiante da proteção daquE-le que tudo pode, receben-do reposta das nossas ora-ções e crendo que o melhorde Deus está reservadopara nós, e que é infinita-mente melhor do que tudoque possamos imaginar,tanto aqui como na eterni-dade.

Bem-aventurados osque sofrem perseguições porcausa da justiça, porque delesé o Reino de Deus.” (Mateus5: 10)

Chegará um dia emque todas as dores, todas astristezas, todas as injusti-ças serão aniquiladas, e anossa morada será no céucom o Nosso Senhor Jesus.

‘’E Deus limpará deseus olhos toda lágrima, e não

haverá mais morte, nempranto, nem clamor, nem dor,porque já as primeiras coisassão passadas.” (Apocalipse21: 4)

ConclusãoPodemos ver que to-

das as pessoas são afligidas,umas porque são fiéis aDeus, outras, porque agemde maneira errada e aí sãoobrigadas a sofrerem asconseqüências, e também,existem aqueles que estãoa serviço de Satanás e cla-ro... não ficarão sem suasdevidas aflições. A grandediferença entre os fiéis e osoutros é a maneira de en-carar as provações.

“Então, vereis outravez a diferença entre o justo eo ímpio; entre o que serve aDeus e o que não serve.” (Ma-laquias 3: 18)

Essas três palavrasconfundem muitos es-tudantes da Bíblia,principalmente aque-les que estão inician-do. Na verdade os trêstermos correspondemao mesmo povo. He-breus, israelitas e ju-deus são nomes dadosao povo que na Bíbliaé descrito como povo“escolhido de Deus”.Alguns homens queconhecemos bastantefizeram parte dessepovo: Abraão, Moisés,Davi e até Jesus. Bom,vamos então explicarcom um pouco mais dedetalhes cada uma dasexpressões:

Hebreus: É uma de-signação que se aplicaa Abraão e seus des-cendentes. Abraão foiquem deu início a essepovo. A primeira pes-soa a ser chamada dehebreu na Bíblia foiAbraão. “Porém veioum, que escapara, e ocontou a Abrão, o he-breu…” (Gn 14. 13).Até o momento emque Deus mudou onome de Jacó, filho deIsaque, esse povo (ain-da pequeno) era cha-mado de hebreus.

Israelitas: Após o en-contro de Jacó, filho deIsaque, com Deus, Estelhe mudou o nome paraIsrael, e a partir daí essepovo também começoua ser chamado de israe-litas. Isso se deu com osdescendentes dos 12 fi-lhos de Israel (Jacó), quegeraram as famosas 12tribos de Israel. Até aquiexistem dois nomes parao mesmo povo (hebreuse israelitas).

Judeus: Muito tempose passou e depois queo povo (hebreu/israelita)voltou do cativeiro, amaioria dos que volta-ram era da tribo de Judá,e ficou corrente chamaresse povo de judeus. Otermo “judeu” também éusado para designar osseguidores do judaísmo.Hoje, os descendentesque ainda restam dessepovo são comumentechamados de judeus. Osnomes hebreus e israe-litas são pouco usadosem nosso tempo. Por André Sanches

O que significahebreus,

israelitas ejudeus

O livro será distribuídogratuitamente nos

presídios

Page 5: JORNAL ONLINE

5Campo Mourão, 01 de agosto de 2012A2

Guia ComercialCampo Mourão - PR

Empresas

OLHAR CRISTÃO

O massacre que acon-teceu na última semanaem um cinema na cidadede Aurora, no Colorado(EUA), durante uma pré-estreia do filme novo fil-me do Batman, tem sidoum dos assuntos mais co-mentados nos últimosdias. Entre discussões so-bre a responsabilidade datragédia e lembranças detristeza e luto pelo ocor-rido, encontra-se o teste-munho de uma jovem cris-tã de 22 anos, que sobre-viveu de forma milagrosaao ataque.

Petra Anderson,membro da Igreja Presbi-teriana de Cherry Creek,liderada pelo pastor BradStrait, estava no cinemacom um grupo de amigosno momento do tiroteio efoi atingida por quatro dis-

paros. Três balas atingi-ram o braço da jovem, e aquarta atingiu seu rosto,perto do nariz, atraves-sando seu crânio e alojan-do-se perto da nuca.

A jovem foi levadaao hospital, onde passoupor mais de cinco horas decirurgia. Devido à gravi-dade do ferimento, Petrafoi para a sala de cirurgiacom duas equipes médicasdiferentes, e passou porem procedimentos pararemover fragmentos deossos, limpar o tecido ce-rebral danificado e fecharas feridas para reduzir achance de infecção.

De acordo com oThe Christian Post, Straitcontou que durante as ho-ras que Petra esteve nasala de cirurgia ele e a fa-mília da jovem passou

chorando e orando porsua vida, visto que seu es-tado era muito grave.

- O prognóstico eraincerto, se viver, Petra po-derá perder a fala, o mo-vimento, e a capacidade depensar, devido a danos ce-rebrais consideráveis.Com Kim, a mãe de Petra,nós simplesmente chora-mos nos abraçamos e ora-mos – contou o pastor emseu blog.

Depois da cirurgia,os médicos informaramque Petra foi salva graçasa um pequeno defeito denascença em seu cérebro.Para o pastor Brad Strait,o que os médicos chama-ram de defeito é um ver-dadeiro milagre, prepara-do por Deus desde a for-mação da jovem no ven-tre de sua mãe.

- Eu acredito que elanão só foi protegida porDeus, mas que ela estavarealmente preparada paraisso – disse Kim Anderson,irmão de Petra, concor-dando com o Strait.

- Um pequeno canalatravessa seu crânio, comoum pequeno orifício emuma tábua, indo de umlado a outro. Isso só foipossível perceber pelas to-mografias. O trajeto dabala percorreu exatamen-te a trajetória desse canal,causando o mínimo de es-trago possível. Qualqueroutra pessoa teria morri-do instantaneamente ou,no máximo, ficado em es-tado vegetativo – explica-ram os médicos.

- Ela poderia ter per-dido todos os tipos de fun-ção, a bala atravessou seu

cérebro – afirmou a mãe dajovem.

Quase uma semanaapós a cirurgia Petra jáestá falando e andando,conforme sua irmã publi-cou no Facebook, e sua re-cuperação está sendo vis-ta como um milagre pelamídia norte-americana,que discute as possibilida-des de a bala percorrerexatamente o mesmo localde um defeito de nascença

Outro milagre de li-vramento relacionado aomassacre foi noticiado pelojornal LA Times. De acor-do com a publicação o pas-tor Ed Taylor, da IgrejaCalvary Chapel de Auro-ra, comemorou pela vidade 33 membros de suaigreja que estavam na salade cinema, e não foramatingidos pelos disparos. Redação Gospel`+

O massacre que aconteceu em um cinema na cidade de Aurora, no Colorado

Grupo de hindus extremistas obrigacristãos a adorarem outros deuses

Eles foram agredidos e ainda expulsos da aldeiaonde viviam no distrito de Dakshin Bastar, na Índia.

Grupo de hindus ex-tremistas obriga cristãos aadorarem outros deuses

De acordo com oministério Portas Abertas,no mês de junho cristãosde uma aldeia no Estadode Chhattisgarh, na Índia,foram obrigados a partici-parem de rituais hindus e

depois disso foram expul-sos do local onde viviam.

O ato aconteceu nodistrito de Dakshin Bas-tar, 150 extremistas hin-dus levaram 15 cristãospara o templo Pendevi e aliforam obrigados a adoraras divindades daquela re-ligião. As informações fo-

ram passadas por Akhi-lesh Edgar, da AliançaEvangélica da Índia, quetambém confirmou que osraptores chegaram aagredir os cristãos.

Depois de serem ex-pulsos da aldeia, os cris-tãos foram pedir ajudapara o pastor John Nag,conhecido por trabalharem defesa dos cristãos, quefoi até a Associação Evan-gélica da Índia pedir ajudapara Asaram Bech, que écristão e que oferece suacasa para a realização de

reuniões de oração.Eles tentaram falar

com o líder da aldeia, su-plicando para que essas 15pessoas pudessem voltarpara suas casas, mas o lí-der se recusou a permitir oretorno dessas pessoas.Diante da resposta negati-va os aldeões expulsos serefugiaram na aldeia dopastor Nag.

Todos os cristãosque sobrem perseguiçõesna Índia podem procurara Associação Evangélicada Índia para prestar quei-

xa, já que muitos ficamcom medo de ir até a polí-cia com medo de causaruma tensão religiosa. Ór-gãos como esses traba-lham em diversas regiõesdo mundo para ajudar eapoiar aqueles que sãoperseguidos por causa dafé.

Não deixe de orarpela Igreja Perseguida,acesse o site do ministé-rio Portas Abertas e vejaa classificação dos paísesde acordo com o grau deperseguição.Fonte Portas Abertas

A origem das 12 tri-bos de Israel está descritaem Gênesis 29, 30 e 35.16-22. Ali vemos descri-tos os nascimentos dos 12filhos de Jacó que tambémtinha o nome de Israel.Esses doze filhos foram:Rubén, Simeão, Levi,Judá, Dã, Naftali, Gade,Asser, Issacar, Zebulom,José e Benjamim.

Mas esses 12 no-mes ainda não correspon-dem exatamente às 12 tri-bos de Israel. Mais tarde,depois da fuga do povo de

Israel do Egito, Deus defi-ne que a tribo de Levi se-ria uma tribo separadapara servi-lo (principal-mente como sacerdotes eem ministérios diversos noculto a Deus), e que nãoteria um território especí-fico na terra prometida. Nolugar dela e no lugar deJosé, assumem o posto detribos de Israel Manassése Efraim.

A partir daí, o povode Israel é organizado em12 tribos (povos), sendo:

(1)Rubén, (2)Simeão,(3)Judá, (4)Dã, (5)Naftali,(6)Gade, (7)Asser, (8)Issa-car, (9)Zebulom, (10)Ma-nassés, (11)Efraim e(12)Benjamim. Dentrodessa organização as pes-soas da tribo de Levi vivementre seus irmãos, cum-prindo as ordens de Deusde serem separados para oministério do Senhor. En-tão não são contados entreas 12 tribos.

E é baseado nessas12 tribos que todo o terri-

tório da terra prometida édividido (essa história estáno livro de Josué. Vejamapa abaixo). Mais tarde,já no livro dos Reis, temosa história de como essas 12tribos se uniram sob umamonarquia, onde reinaramSaul, Davi, Salomão, 12 tri-bos de israel, mapa, divisãoda terra.

Após a morte de Sa-lomão, as 12 tribos se divi-diram e formaram dois rei-nos: Reino do Sul (Judá eBenjamim), que teve como

capital Jerusalém. E rei-no do Norte: (as outras 10tribos). Que teve como ca-pital Samaria. Cada umdesses reinos tinha o seupróprio rei. Após essa di-visão nunca mais houveuma unificação das 12 tri-bos de Israel. Os dois rei-nos (Do Norte e do Sul)sempre tiveram proble-mas de inimizade.

De forma resumidaseria essa a história a res-peito das 12 tribos de Is-rael.

Em toda a Bíblia ouvimos muito falar a respeito das 12 tribos deIsrael. Mas quem são essas tribos?De onde elas surgiram? O que

elas representam na Bíblia?

Exercitando o Conhecimento

www.jornalparananoticias.com.brPARANÁ NOTÍCIAS

Milagre: Confirao testemunho dacristã quesobreviveu aquatro tiros nomassacre na estréiado novo filme doBatman

Page 6: JORNAL ONLINE

Guia ComercialCampo Mourão - PR

Empresas

6 Campo Mourão, 01 de agosto de 2012

Eleições 2012: Assembleia de Deusquer eleger mais de 5.000 vereadores

Igreja que mais cres-ce no Brasil e com a mai-or representação na ban-cada evangélica do Con-gresso, a Assembleia deDeus tem como meta ele-ger um vereador em cadauma das 5.565 cidadesbrasileiras.Para isso, a igreja cita oCenso. Dos 42 milhões deevangélicos, 12 milhõessão da Assembleia, 4 mi-lhões a mais do que em2000.

Essa parcela já en-contra ressonância políti-ca. Dos 76 deputados fe-derais da Frente Parla-mentar Evangélica, 24 sãoda Assembleia de Deus.

“Temos igrejas em95% das cidades. Isso fa-vorece a divulgação doscandidatos”, diz o pastorLélis Marinhos, presiden-te do conselho político na-cional da Convenção Ge-ral das Igrejas Assembleiade Deus no Brasil (CGI-

ADB).As ações dos mais

de 100 mil pastores da As-sembleia estão subordina-das a duas organizações: aCGIADB e a conhecidacomo Ministério de Ma-dureira, no Rio de Janei-ro.

As duas seguem amesma doutrina e adotamestratégias eleitorais sepa-radas, mas atuam em blo-co no Congresso.

O investimento napolítica é parte de umatransição em curso na As-sembleia. “Antes, ouvir rá-dio ou ver TV era pecado.Hoje entendemos que sãoveículos extraordináriospara pregar o evangelho”,diz o pastor Abner Ferrei-ra, da Convenção Nacio-nal.

As concessões deTV e rádio estão na pautados parlamentares da ban-cada. Outra prioridade élutar contra temas critica-

dos pela doutrina, como oaborto.

“A Assembleia deDeus atrai fiéis com o dis-curso da austeridade, dadefesa da família”, diz o ci-entista político Cesar Ro-mero Jacob, autor do“Atlas da Filiação Religi-osa”.

Em 2000, havia 26,2milhões de evangélicos nopaís, em 2010, o númerosobe para 42,3 milhões.Apesar do crescimento deevangélicos, o Brasil ainda

segue com maioria católi-ca.

Segundo o IBGE,existem 123,3 milhões decatólicos no Brasil, o quecorresponde a cerca de64,6% dos brasileiros.

Nas regiões Norte eNordeste, o instituto regis-trou que o número de ca-tólicos caiu, ao mesmotempo, em que o percentu-al de evangélicos cresceu.

Comparando osCensos de 2000 e de 2010,a representatividade evan-

gélica no Norte saiu de19,8% (2000) para 28,5%(2010).

Já no Nordeste, o nú-mero subiu de 10,3% para

16,4%.

Veja o crescimentodos evangélicos

Segundo os dados doCenso Demográfico elabo-rado pelo Instituto Brasi-leiro de Geografia e Esta-tística (IBGE), o númerode evangélicos no Brasilaumentou 61,45% em 10anos.

Evangélicos

1980 – 6,6% da população

1991 – 9% da população

2000 – 26,2 milhões (15,4%

da população)

2010 – 42,3 milhões (22,2%

da população)

Tenho às vezesmuita dificuldade demeditar na Palavra, masem mim existe uma von-tade muito grande deaprender mais dela. Oque me atrapalha é a dorde cabeça e o sono quesinto somente quandome disponho a ler a Bí-blia. Não consigo meconcentrar de jeito ne-nhum. O que fazer paravencer essa situação?Como ler a Bíblia e ven-cer essa situação?

Caro leitor, em pri-meiro lugar tenho que elo-giar a sua vontade de mer-gulhar no estudo da Pala-vra de Deus. São cada vezmais raras as pessoas quebuscam de todo o coraçãoconhecer a Palavra deDeus. Analisando sua dú-vida, quero fazer algumasponderações que, certa-mente, ajudarão a você e aoutras pessoas:

Estudar a Bíblia não écomo estudar um livroqualquer

Muitas pessoas nãoentendem bem porqueconseguem ler outros li-vros com tranquilidade,mas quando abrem suasBíblias começam a sentirsono ou mesmo dor de ca-

A3OLHAR CRISTÃO

VOCÊ PERGUNTA:beça e até mesmo desmo-tivação. Isso pode aconte-cer por diversos fatores,mas um deles, que consi-dero o mais importante, éporque a Bíblia não é umlivro qualquer e nem co-mum. A leitura e busca daprática da palavra de Deusdetona uma guerra dentrode nós e no mundo espiri-tual:

“Porque a carne mi-lita contra o Espírito, e oEspírito, contra a carne,porque são opostos entresi…” (Gl 5.17).

Se existe uma guer-ra é certo que sentiremosimpactos dessa guerra.Quais armas a carne usa-rá para minar as forças donosso espírito? Não duvi-do que possa usar o sonoe outros efeitos físicospara desestimular essabusca pela vontade deDeus. Assim, para venceruma guerra espera-se queestejamos preparados comas nossas armas em mãos!

Quais armas possousar para vencer essabatalha?

Deus nos deu inte-ligência para analisarmossituações, montarmos pla-nos e vencermos. Na ba-talha para se ler a Palavrade Deus, considero que

precisamos tomar algu-mas atitudes para vencera guerra que a carne im-põe para nos fazer desis-tir. Vou compartilhar al-gumas dessas armas comvocês:

ORAÇÃO - Ore an-tes de ler a Bíblia e clamepela ajuda de Deus. Peçapara Ele abrir sua mente,atiçar a sua memória, au-mentar a sua vontade e teajudar a praticar aquiloque lê. Peça para afastarqualquer coisa que venhaa atrapalhar esse momen-to.

FÉ - A oração deveser acompanhada de fé.Creia que Deus pode teajudar e coloque diantedele todas as suas dificul-dades. Diga a ele que estásentindo sono, dor de ca-beça, etc. Creia que Ele ti-rará isso de você e deixa-rá o caminho livre para oseu estudo.

As condições de leitu-ra são favoráveis?

É preciso entenderque temos também queagir com inteligência emnossa leitura. Se você estálendo deitado na cama,como vai querer não tersono? Se estiver lendo nofinal de seu dia, totalmen-te cansado e desejando ar-dentemente ir logo para acama descansar, como vaiquerer não ter dor de ca-

beça? Se está lendo emfrente a TV, como não vaiquerer ter dificuldade deconcentração? Condiçõesdesfavoráveis vão fazersua leitura ir por águaabaixo. Avalie como temsido sua leitura e busqueeliminar as condições des-favoráveis que te atrapa-lham.

Crie condições favorá-veis

Você deve pensarem pelo menos quatrocondições favoráveis antesde ler efetivamente a Bí-blia. Primeira: Lugar. Vocêdeve preparar um lugar fa-vorável, calmo, confortá-vel e privado. Esse será oseu lugar de meditação,preparado especialmentepara o estudo. Segunda:Horário. Você deve ter umplano com um horário fixoem sua rotina para o estu-do da Palavra. Isso ajuda-rá a criar o hábito. Tercei-ra: Seu melhor momentodo dia. Cada organismo éde um jeito. Ache o seumelhor horário para estu-dar. Se você é do tipo quejá acorda no “pique”, o pe-ríodo da manhã é ótimopra você ler. Já se vocêacorda lento e demora adespertar, o período damanhã será horrível paravocê. Avalie-se e ache o

seu melhor momento dodia. Quarto: Tenha um pla-no de leitura. Sem um pla-no sua leitura fica impro-dutiva. Se não souber mon-tar um plano, temos doisartigos que te ajudarão amontá-lo:

Agora só depende deseu esforço e capacidade desuperar os desafios! Vá emfrente e não desista! Vocêjá sabe como ler a Bíblia,agora é sua vez de vencer!É importante que saibaque sempre haverão difi-culdades, mas você deveestar atento para vencê-las. Lembre-se: Deus estáte ajudando.

“não temas, porque eusou contigo; não te as-sombres, porque eu souo teu Deus; eu te forta-leço, e te ajudo, e te sus-tento com a minha des-tra fiel.” (Is 41. 10)

André Sanchez Tem29 anos e é casado hásete anos com Daniela.Ama escrever e estudar aBíblia. É membro da Igre-ja Presbiteriana Bela Jeru-salém, onde atua comopresbítero, ministro de lou-vor e professor da EscolaD o m i n i c a l . S i t e :www.esbocandoideias.com

Certo jovem crentese preparava para uma via-gem. Quando seu amigoveio buscá-lo, perguntou-lhe:

- Já arrumou suascoisas, vamos? Tudo pron-to?

- Quase, respondeuele, só falta pôr mais umascoisinhas na mala, e come-çou a ler uma lista:

* um mapa* uma lâmpada* uma bússola

* um espelho* alguns livros de

poesia* algumas biografi-

as* uma coletânea de

cartas antiga* um livro de cânti-

cos* um livro de histó-

rias* um prumo

* um martelo* uma espada* um capaceteA essas alturas, o amigojá estava apavorado:- Mas, cara, o carro já está

cheio, não vai dar para você levartudo isso!

- Acalme-se, está tudo aqui, emostrou-lhe sua Bíblia.

Toda Escritura é divinamenteinspirada e proveitosa para ensinar,para repreender, para corrigir, para ins-truir em justiça. (II Timóteo 3.16)

Ilustração

MALA CHEIA

O Loydi Hotel está localizado naregião central de Campo Mourão, ci-dade predominantemente agrícola,sede da maior Cooperativa do Brasil.

A cidade nos últimos anos tematraído empresas de grande portecomo: Colacril, VRI e Tyson do Bra-sil.

Estamos preparados para oferecer a você conforto e tranqüilidade em suaviagem seja a negócios ou lazer.

Conheça os nossos serviços e faça a sua reserva, teremos o maior prazerem recebê-lo.

Av. Irmãos Pereira, 1000 -Centro Campo Mourão - ParanáFone: (44) 3523-1835

Muitas vezes se fe-chamos para a vida e nãopercebemos detalhes quepodem mudar a situação,às vezes uma pequena fen-da, uma centelha...

Um pouco de luz...,é suficiente para vermos asaída.

Os olhos se abrem ejá podemos ver: o caminhoque está à frente.

Não devemos temer,e sim permitir que o cora-ção possa nos guiar.

Não desperdicemosenergias em coisas que es-vaziam o ser, que possamroubar a luz do seu olhar.

Temos que abando-

Pequenas atitudes, grandes diferençasnar o que nos faz sofrer, oque não nos deixa verquem realmente somos.

Se deixarmos seracolhido pelas mãos calo-rosas do amor, sentiremosque ai está a alegria, o pre-enchimento, a confiança.

Todo pensamentosem amor, tem que serdesfeito para que possa-mos contemplar a sua ver-dadeira realidade, uma re-alidade onde a luz é pre-sente,

Mostrando que oamor é maior que tudo eque só através dele, pode-mos realizar o crescimen-to em sua plenitude para

sermos felizes.Nessa situação cabe

plenamente as atitudes docoração, e não da razão.Refletir para agir é sem-pre uma boa opção, me-lhor pensar antes que searrepender depois e tardedemais.

Rose Rudnick

PARA REFLETIR...

Page 7: JORNAL ONLINE

DICAS CULINÁRIA

Campo Mourão, 01 de agosto de 2012www.jornalparananoticias.com.brPARANÁ NOTÍCIAS

Guia ComercialCampo Mourão - PR

Empresas

Ingredientes

ASTRA SEDAN PRATA G. 2003 COMPLETOR$ 24.0000,00

ASTRA HATCH EL. 4P PRETO - 2005 COMPLETOR$ 26.000,00

CELTA LIFE PRATA 4P F, 2009 COMPLETO/-DHR$ 21.900,00

CELTA SPIRIT 2P PRATA G. 2004 BÁSICO R$ 17.500,00

CELTA SPIRIT 2P PRATA F. 2011 VE/TE/AL/DT/LT/AQ/DH R$ 25.800,00

CORSA WIND PRATA G. 2001 AC/DH/LT/DTR$ 16.500,00

CORSA SEDAN M PRATA G. 2001 AQ/DT/LT/TE/ALR$ 13.500,00

CORSA SEDAN M PRATA G. 2001 AQ/ DT/ TE/ ALR$ 14.500,00

CORSA SEDAN SUPER VERDE G. 1999 DT/LT/AQR$ 14.500,00

CORSA CLASSIC SEDAN CINZA MET. F. 2007 AL/TER$ 18.000,00

FIESTA GL 4P AZUL G. 2000 DT/TE/AL/LT/AQR$ 12.000,00

MONZA CLASSIC SL/E BORDO G. 1992 COMPLETO (PAINEL DIGITAL) R$ 9.900,00

GOL CL 1.6 VERDE MET. G. 1991 BASICO R$ 6000,00

OMEGA CD 4.1 AZUL MET. G. 1997 COMPLETO +TETO R$ 21.000,00

Av. JONH KENNEDY, 168 – LAR PARANÁ CAMPO MOURÃO - PR FONE: (44) 3529-3377 / 3016-2372

OMEGA CD 3.0 AZUL MET. G. 1993 COMPLETO +TETO + COURO R$ 16.000,00

OPALA LUXO 6CC VERDE MET. A. 1980 AQ/TE/AL/DHR$ 7.500,00

PARATI 16V CINZA MET. G. 1999 BÁSICAR$ 12.000,00

PALIO ELX VERDE MET. G. 1999 COMPLETO – ARR$ 13.000,00

PALIO FIRE 2P BRANCO F. 2006 OPCIONAIS (AL, TE,AC) R$ 16.500

307 SEDAN PRES. PRATA F. 2010 R$ 38.000,00

S-10 DELUXE CINZA MET. G. 1997 COMPLETAR$ 26.000,00

S10 CS PRATA G. 2000 AR/DR R$ 19.900,00

TEMPRA 2.0 8V CINZA MET. G. 1997 COMPLETO R$8.500,00

VECTRA GLS VERDE MET. G. 1997 COMPLETOR$ 16.000,00

OFERTA DA SEMANACORSA CLASSIC PRATA G. 2006 AQ/DT R$ 15.700,00

VECTRA GLS VERDE MET. 1997 COMPLETOR$16.000,00

MOTOSCOMET PRETA GT650 G. 2008 CONSERVADAR$ 18.500,00

CG 125 FAN CINZA MET. 2008 BASICA R$ 3.300,00

SUSUKI AN 125 BORDO G. 2006 R$ 2.800,00

1 peça de fraldinha pesando cerca de 800g 300g de linguiça calabresa picante desmanchada 2 dentes de alho descascados e triturados

1 xícara de chá de sal grosso

Modo de preparo

Escolha uma peça alta de fraldinha, bem servida de gordura. Faça um corte nosentido do comprimento da peça, sem separar as duas metades. Misture o sal grossocom o alho triturado e salpique um pouquinho dessa mistura na parte interna dafraldinha. Recheie com a linguiça desmanchada e feche como se fosse um pastel.Costure as bordas para não vazar o recheio.Massageie a peça já costurada com o que restou da mis-tura Del sal grosso com o alho triturado, envolva em 2voltas de papel celofane especial para churrasco e leveà grelha a uma distância de 35cm do braseiro forte du-rante 30 minutos.Retire com cuidado o papel celofane e deixe mais 5minutos só para dourar.

O novo Pastor de uma igreja tradicionalíssi-ma estava tão ner-voso, no seu primeiro sermão, que

quase não conseguia falar.No domingo

seguinte, perguntouao seu líder direto,

um dos bispos chefesda igreja, como pode-ria fazer para relaxar, eeste lhe sugeriu que napróxima vez, colocasseumas gotas de vodka na

água, e que depois de uns goles estaria mais relaxa-do. No domingo seguinte aplicou a sugestão e sen-tiu-se tão bem, que poderia falar alto até no meio deuma tempestade, de tão feliz e descontraído que seencontrava. Depois do culto super “abençoado”, re-gressou à área administrativa da igreja e encontrouuma carta do bispo dizendo:

“Prezado pastor:- Na próxima vez coloque gotas de Vodka na

água e não gotas de água na Vodka- Não coloque limão e açúcar na borda da taça- A tolha da mesa da santa ceia não deve ser

usada como guardanapo- Existem 10 mandamentos e não 12- Existiram 12 Apóstolos e não 10- Não nos referimos a Cruz como “aquele T

grande”.- Não nos referimos ao nosso Salvador Jesus

Cristo e seus Apóstolos como “JC e sua Banda”- Davi derrotou Golias com um estilingue e

uma pedra, e nunca teve nenhuma relação sexualcom ele

- Não nos referimos a Judas como “FDP”- O Pai, O Filho e O Espirito Santo não são

“O Velho, o Júnior e o Aparecido”- Judas não enforcou Jesus, e Tiradentes não

tem nada a ver com a história- O pão da Santa Ceia não é chiclete, portanto

evite tentar fazer bolas e ficar mascando-o- Backstreet Boys não estava na relação de

música do coro- A iniciativa de chamar o público para louvar

foi muito plausível, mas fazer trenzinho e correr pelaigreja, não

- Limite-se a sermões sobre religião e evitefalar do Corinthians

- Nunca pregue sentado na escada do altar,muito menos com o pé sobre a Bíblia Sagrada

- O pão da Santa Ceia deve ser distribuídopara o povo e não usado de aperitivo para acompa-nhar o vinho

- Nem Bruce Willis nem Sharon Stone esta-vam na Reencarnação de Cristo

- Aquele pregado na cruz era Jesus Cristo enão Raul Seixas

- Edir Macedo não é o discípulo amadoBelém onde Jesus Nasceu não fica no Rio Gran-

de do Sul- Judas vendeu Jesus no Sinédrio e não no mer-

cado persaPelos 45 minutos de culto que acompanhei, no-

tei essas falhas. Lembro-te que um culto leva em tor-no de 1 hora e não 2 tempos de 45 minutos.

Espero que tais falhas sejam corrigidas já parao próximo domingo.

Atenciosamente, o bispo. PS: Aquele sentadono canto do altar, ao qual se referiu como “travestide saia”, era eu”

O Pastor exagerou na dose

Fraldinha Recheada com Linguiça

Peste Negra provocou a maior e mais trágica pan-demia da história, a doença se propagou pelo mun-do há 2.000 anos a partir da Ásia, diz estudo

Um soldador americano de 59 anos contraiu umaversão da peste negra (tam-bém chamada de bubônica),causada pela bactéria Yersi-nia pestis – presente nas pul-gas de roedores – e respon-sável pela morte de um ter-ço da Europa no fim da Ida-de Média.

Paul Gaylord pegou adoença ao tentar retirar um

rato da boca de seu gato, Charlie, que se engasgoucom o roedor e acabou morrendo depois disso. O ame-ricano vive no estado do Oregon, e já perdeu a ponta

dos dedos das mãos e os de-dões do pé. Além de não termais como ganhar a vida, otrailer onde ele mora está in-festado de ratos.

Em uma foto tirada nodia 11 de julho pela família,o soldador aparece em um

hospital da cidade de Bend para tentar se recuperarda peste..

Americano contrai versão de peste que dizimou Europa na Idade Média

NO PASSADO

VVVVVOCÊ SABIAOCÊ SABIAOCÊ SABIAOCÊ SABIAOCÊ SABIA

Em 2015será implantandodispositivonos em carros novos

Parlamento Europeu aprovou resolução para que, a partir de 2015, carros novossejam equipados com tecnologia para ligação automática para serviços de resgate.

Em 2015, o Parlamento Europeu quer que todos os carros novos alertemautomaticamente os serviços de emergência em caso de um acidente, por meio deum serviço conhecido como eCall.

O Parlamento aprovou uma resolução neste sen-tido, e pediu à Comissão Européia a criação da lei.

A introdução do eCall, projetado para automa-ticamente ligar para o número de emergência europeu112 quando um carro bate, permitiria que os serviçosde resgate chegassem mais rápido, salvando até 2,5 milvidas por ano e reduzindo a gravidade dos ferimentos

de 10% a 15% por cento, de acordo com o Parlamento.A chamada pode ser disparada por sensores a bordo, tais como os do airbag,

ou por qualquer ocupante do carro por meio de um botão.Os sistemas eCall também usarão satélites e localização via antenas para de-

terminar a posição do carro acidentado. Com base nisso, o sistema entra em contatocom o centro de emergência mais próximo, e também vai enviar um conjunto míni-mo de dados (MSD), que inclui a hora, a direção em que o veículo estava viajando,identificação do carro, indicação se a chamadal foi acionada automatica ou manu-almente e informações sobre um eventual prestador de serviços.

Enviar os dados extras ajuda a reduzir mal-entendidos e a eliminar barreiraslinguísticas entre os ocupantes do veículo e o operador, defende a proposta.

Primeira lei de trânsito limitavaa velocidade em 10 km/h

A primeira lei de trânsito chamava-se Lei da Bandeira Vermelha e foi pro-mulgada em 1836, na Inglaterra. Além de limitar em dez quilômetros por hora avelocidade máxima, obrigava a que o carro fosse precedido por um homem portan-do uma bandeira vermelha para alertar os pedestres, a no mínimo 60 metros dedistância.

NO FUTURO

DICAS DE CULINÁRIA

7

Page 8: JORNAL ONLINE

PARANÁCampo Mourão, 01 de agosto de 20128 www.jornalparananoticias.com.brPARANÁ NOTÍCIAS

Das Agências Guia Comercial ServiçosCampo Mourão - PR

EmpresasRicha anuncia concurso paracontratação de 6.000 PMs

O governador BetoRicha afirmou nesta últi-ma semana que até o finaldeste ano o governo esta-dual deverá lançar concur-so público para a contra-tação de 6.000 policiais mi-litares. O anúncio foi feitodurante a instalação demais duas Unidades Para-ná Seguro (UPS) na Cida-de Industrial de Curitiba(CIC), no conjunto Caiuáe na Vila Nossa Senhorada Luz.

Richa afirmou que ogoverno está fazendo um

grande esforço para re-compor os efetivos das for-ças policiais e modernizartodo o sistema de segu-rança pública. Em maio,foram integrados às cor-porações da Polícia Civil ePolícia Militar 3.120agentes. “Herdamos umacompleta situação de des-mantelo e com o progra-ma Paraná Seguro coloca-mos em prática um planode ações de reestruturaçãoda segurança pública”, dis-se.

De acordo com o

governador, o reforço dopoliciamento na CIC éprioritário porque a re-gião é uma das mais vio-lentas do Estado e temgrande densidade popula-cional.

O bairro conta com170 mil habitantes e teráquatro UPS e um Bata-lhão de Polícia Militar.“Cerca de 200 policiaiscivis e militares trabalha-rão de forma integrada epermanente na CIC, queé o maior bairro do Para-ná”, disse Richa.

Beto Richa pretende reestruturar a segurança pública do estado

Adesão a plano federal assegura R$ 170milhões para enfrentamento do crack

O Governo do Para-ná e o município de Curi-tiba assinaram em Brasí-lia, o termo de adesão aoprograma do governo fe-deral Crack, é PossívelVencer. No plano apresen-tado pelo Estado estãoprevistos investimentos deaproximadamente R$ 170milhões.

Os recursos vãopossibilitar a criação deleitos psiquiátricos emhospitais gerais, constru-ção de novos Centros deAtenção Psicossocial Ál-cool e Drogas 24 horas;novas unidades de acolhi-mento destinadas ao públi-co adulto e infantil e con-sultórios de rua.

“Com a assinatura,são fortalecidas ações paraaumentar a oferta de tra-tamento de saúde e aten-ção aos usuários drogas,para enfrentar o tráfico eas organizações crimino-

sas e ampliar atividades deprevenção”, disse o vice-governador Flávio Arns,que representou o gover-nador Beto Richa na sole-nidade. “O combate às dro-gas é uma prioridade donosso governo”.

Segundo o ministroda Saúde, Alexandre Padi-lha, que assinou o termo deadesão do Estado ao pla-no federal, o município deCuritiba irá receber R$100 milhões. Com os no-vos recursos a administra-ção municipal quer poten-cializar as ações já realiza-das, reforçando a integra-ção das diversas iniciativasnas áreas de saúde, segu-rança e ação social.

O governo estadualvai implantar quatro Cen-tros de Tratamento de Ál-cool e Drogas do Paraná(Cetrads) até 2014. O pri-meiro deverá ser instaladoem Cascavel e atenderá jo-

vens que tenham entre 12e 25 anos, especialmenteusuários de crack. Os ou-tros ficarão em Curitiba,Londrina e Maringá.

HISTÓRIA – Atu-

almente o Paraná contacom 95 Centros de Aten-ção Psicossocial Álcool eDrogas. A criação dos cen-tros faz parte da reformapsiquiátrica de 2001, que

priorizou o atendimentoambulatorial para evitar ainstitucionalização dospacientes, que em muitoscasos acabavam isoladosda sociedade.

O deputado estadu-al Leonaldo Paranhos(PSC) protocolou hoje naJustiça Federal, em Curi-tiba, uma ação civil públi-ca com pedido de liminarpara que o Ministério daSaúde destine vacinaspara imunização emer-gencial de toda a popula-ção paranaense contra agripe “A”. O objetivo éevitar o avanço da doen-ça e, sobretudo, a ocor-rência de mais mortesalém das 25 já registra-das oficialmente. “Nãonos importa se o índicede mortalidade é conside-rado baixo ou alto.

No nosso entendi-mento, nenhuma mortedeveria ocorrer por faltade vacinação. Afinal, saú-de é dever do Estado eum direito inalienável docidadão. É o mínimo queo Estado pode e deve fa-

Paranhos pede na Justiça vacinação detoda a população do Paraná contra gripe A

zer”, argumenta Para-nhos.

Na justificativa oparlamentar enfatiza aopoder judiciário que os“índices de mortes provo-cadas pela gripe cresce-ram 64,2% na semana queantecede à data de 16 dejulho, segundo boletim daSecretaria de Estado daSaúde (SESA)”. O docu-mento cita ainda que nes-se período havia mais de1.600 pessoas infectadasnos três estados da Re-gião Sul, número que re-presenta 77% de todos oscasos registrados no paísaté aquela data.

Outro argumentoimportante apresentado àJustiça está baseado nainformação de que 100%das mortes ocorridas atéagora pela gripe A no Pa-raná são de pessoas entre20 e 49 anos, portanto,

que não compõem o gru-po de risco atendido pelavacinação - mulheresgrávidas, crianças de seismeses a dois anos, idosose pessoas debilitadas pordoenças e, recentementeincluídas, as crianças dedois a cinco anos. “Preci-samos entender que dian-te de uma doença letaltoda a população compõegrupo de risco e a prote-ção das pessoas é umaobrigação do Estado”, en-fatiza o parlamentar, quetambém preside a Comis-são Especial de Fiscaliza-ção do SUS na Assem-bleia Legislativa do Para-ná (CEF-SUS).

Na ação civil apre-sentada hoje, o pedido deliminar é reforçado porprincípios constitucionais,como o direito à saúde,“direito este que deve sergarantido mediante aces-

so universal e igualitárioàs ações e ao serviço desaúde, em todos os níveis,bem como mediante aten-dimento integral ao indi-víduo, abrangendo a pro-moção, preservação e re-cuperação da saúde”.

Ao final, a ação

pede que a União Fede-ral seja condenada a pa-gar multa diária de R$ 10mil reais, caso não cum-pra a obrigação da ime-diata destinação de vaci-nas contra a gripe “A”para atender a toda a po-pulação paranaense.

A Liquigás de Rancho Alegre d’Oesteestá sob nova direção, atendendo todacomunidade, na cidade e no sítio, en-trega imediata.

Convênio com ASSERRAD, APROMILK

Atendemos todos os dias, inclusive aos sá-bados, domingos e feriados.

Direção: Paulo Barbosa (Não fechamos para almoço)

Disk Gás 9961 0682 – comercial 3556 1043.

Liquigás

O governo estadual vai implantar quatro Centros deTratamento de Álcool e Drogas do Paraná (Cetrads) até 2014.

Deputado estadual Leonaldo Paranhos(PSC), preocupado com o avanço da gripe “A”

Não marque nada para o dia 02 de setembro

A promoção será da Rádio Comunitária com o apoio do Jornal Paraná Notícias

Seu compromisso será em Rancho Alegre D’Oeste,

venha saborear um dos pratos mais concorridos

da Comcam. O almoço será no pavilhão de

eventos do parque de exposição. A Tilápia no

Tacho é o prato típico de Rancho Alegre.

Convite antecipado no comércio de Rancho Alegre, ou pelo

A animação será da dupla Tony e Ricardo e Banda

Cel: 9808 2786

Page 9: JORNAL ONLINE

CIDADES Campo Mourão, 01 de agosto 2012 9www.jornalparananoticias.com.brPARANÁ NOTÍCIAS

Guia Comercial ServiçosCampo Mourão - PR

Empresas

Sob o comando de Giselle e Ronaldo, o restaurante do Moacir localizado na áreacentral de Campo Mourão. O restaurante vem a cada diase tornando um ótimo ponto de encontro, não só do mou-rãoenses, mas de toda região, é comum encontrar pessoasde outras cidades que vem na maior cidade da Comcamresolver assuntos de trabalho e até mesmo para fazer com-pras. É nessa onda de crescimento da nossa região que orestaurante do Moacir se tornou referência em Campomourão.

Fone (44) 3017 - 1141 Rua Santa Catarina, 2120 – Campo Mourão PR

EMPRESA DESTEMPRESA DESTEMPRESA DESTEMPRESA DESTEMPRESA DESTAAAAAQQQQQUEUEUEUEUEEMPRESA DESTEMPRESA DESTEMPRESA DESTEMPRESA DESTEMPRESA DESTAAAAAQQQQQUEUEUEUEUE

Da Redação

Rancho Alegre D’Oeste se destacana produção de leite

Nos últimos anos apecuária de leite ganhouimportância econômicaem Rancho Alegre, forta-lecendo a renda de peque-nos produtores rurais.

A Apromillk, (Asso-ciação dos Produtores deLeite de Rancho AlegreD’Oeste) conta com apro-ximadamente 98 associa-dos, sendo que 22 de Ran-cho Alegre, também fazemparte da associação produ-tores de Juranda, QuartoCentenário, Moreira Salese Goioerê.

Nessa época de in-verno o recebimento estágirando em torno de 200mil litros por mês, masexiste a expectativa dechegue até 300.000 no ve-rão. Hoje o rebanho de va-cas em lactação está emtorno de 1400 cabeças.

Vários produtores jápossuem um resfriador napropriedade, mas a prefei-tura também disponibili-zou um local apropriadopara o recebimento do lei-te dos produtores que mo-ram perto da cidade e tam-bém para aqueles que ain-

da não adquiriram um res-friador.

A produção de leitedo município tem o totalapoio da prefeitura quetambém fornece a estrutu-ra necessária para os pro-dutores. Esses investimentos nãose deu por acaso, mas simgraças aos programas deincentivo desenvolvidospela administração muni-cipal, como a implantaçãodo PIA – Programa de In-seminação Artificial, quepossibilitou a melhoriagenética do rebanho, au-mentando a produtividadede leite.

Com a contrataçãode um médico veterináriopara acompanhar o traba-lho dos produtores, me-lhorou a qualidade do lei-te. Também houve inves-timentos por parte da pre-feitura, como cascalha-mento das estradas e car-readores dos sítios.

O prefeito ValdineiPelói, salienta que o desen-volvimento da pecuária deleite no município não sedeu de forma isolada, mas

por meio de um conjuntode ações que foram desen-volvidas com o objetivo degerar renda para as peque-nas propriedades e issoestá sendo conseguido.

“O objetivo é dar to-tal apoio a esses produto-res que de uma forma con-sistente tem injetado di-nheiro no comércio da ci-dade, com certeza, iremos

ajudar esses pro-dutores a melho-rarem a qualida-de de vida e comisso ajudar no de-senvolvimentode nossa cidade”– disse o prefeitoPelói.

Apromillk - (Associação dos Produtores de Leite de Rancho Alegre D’Oeste)

JURANDA

Prolongamento da Avenida Dom Pedro IIA administração mu-

nicipal de Juranda acabade concluir mais uma im-portante obra para me-lhorar o acesso na regiãodos conjuntos habitacio-nais Antônio Roman ePaulo Mazur. Um proje-to que veio de encontrocom as necessidades dapopulação.

Para realização daobra foram investidos re-cursos do Governo Fede-ral e do município, a áreaasfaltada conta com umaextensão de 2.216m².

A prefeita Leilaesteve presente no térmi-no da obra e diz que den-tro de poucos dias a esta-

remos fazendo reuniãocom as famílias dos con-juntos habitacionais An-tonio Roman e Paulo Ma-zur, para conversar comas mesmas sobre as gale-rias e pavimentação asfál-tica no restante dos doisconjuntos habitacionais etambém no Jardim Ban-deirantes.

“O município estase desenvolvendo paraessa direção e estava pre-cisando dessa obra paramelhorar o acesso nessaregião, já que estamos ci-entes dos transtornos queos moradores enfrentamem dias de chuva por cau-sa do barro”.

Distrito de Primavera ganhará Centro Comunitário

Os últimos dias a pre-feita Leila Miotto Amadeiesteve visitando o local

Juranda ganha Academia da Saúde

onde vai ser implantado aAcademia da Saúde. Já coma terraplanagem feita as

obras darão início o maisbreve possível.

Este é um programado Governo Federal, novalor de R$ 180.000,00,sem contra partida do mu-nicípio, esta sendo implan-tada ao lado da creche noConjunto Bandeirantes,atendendo a toda popula-ção com uma brilhante es-trutura.

A Academia da Saú-

de tem como objetivo prin-cipal contribuir para a pro-moção da saúde da popu-lação a partir da implan-tação de pólos com infra-estrutura, equipamentos equadro de pessoal qualifi-cado para a orientação depráticas corporais e ativi-dade física e de lazer emodos de vida saudáveis.

Segundo a prefeitaLeila essa é mais uma im-

portante conquista para omunicípio, pois uma obracom essa magnitude, sóira trazer benefícios paraos munícipes. “Este proje-to tem como foco a saúde,buscando o bem estar decada um, manter hábitosde vida saudáveis podeevitar vários problemas desaúde, e a Academia daSaúde vem com esse pro-pósito.” Comenta Leila.

Manoel Barbosa, produtor de leite e também presidente da Apromilk

A estrutura CentroComunitário do Distritode Primavera contará comum excelente espaço, alémde serem realizados diver-sos cursos como de arte-sanatos e muitos outros,atividades de lazer e con-fraternizações dos mora-dores, e atenderá mais de600 pessoas.

O planejamento dasconstruções foi elaboradodurante audiência pública

realizada pela prefeita Lei-la Miotto Amadei que ou-viu as reivindicações dacomunidade, onde firmoucompromisso em cons-truir um local adequadopara realização de encon-tros dos moradores.

O Centro Comuni-tário terá um espaço de150 metros quadrados deprédio com salão multiu-so, e serão investidos maisR$ 97.000,00, recursos es-

ses da alienação de bens.“Estamos buscando

cumprir o que promete-mos aos moradores doDistrito de Primavera eestamos deixando-o cadavez mais belo para os mes-mos, como para quem pas-sa por ele, já que o mesmoé cortado por uma rodo-via estadual e muitas pes-soas passam diariamentepelo distrito”, destaca aprefeita.

Estrutura do Centro Comunitário do Distrito de Primavera

A prefeita Leila Miotto esteve visitando as obras

Page 10: JORNAL ONLINE

10 PARANÁ NOTÍCIAS

5° Festival de Música Sertanejareuniu grande público em Juranda

Com um dos me-lhores níveis dentre asquatro edições anterioresrealizadas, o 5º Festivalde Música Sertaneja deJuranda (FEMUSJUR)realizado no último do-mingo, no auditório doCentro Cultural, acaboucomplicando o trabalhodos jurados que tiveramtrabalho para escolher asmelhores interpretações.

O Festival, coorde-nado pela Divisão de Edu-cação e Cultura, que tema frente à secretária Ma-ria Izabel Franco, teve aparticipação de candidatosde diversos municípios daregião, inclusive de SantaCatarina. A secretária atri-bui esse sucesso a organi-zação do evento que bus-ca sempre melhorar paraagradar a todos.

Este ano os partici-pantes do município de Ju-randa tiveram um grande

destaque no evento, comtrês belas apresentações,já a Dupla Pamela Bandei-ra e José Novak que inter-pretaram a música Nuvem

de Lágrima, de Chitãozi-nho e Xororó, recebendoo premio de 4º colocado noconcurso que contou commais de 30 participantes.

A prefeita Leila Mi-otto Amadei prestigiou oevento, e no uso da pala-vra agradeceu a presençade todos e parabenizou o

auto nível dos participan-tes, “Fico contente comevento. Agradeço à parti-cipação das pessoas que

Um grande público participou do festival

vieram de toda a região emeus parabéns a todospelo excelente nível musi-cal”, destaca Leila.

A Classificação Final ficou a seguinte

1º lugar R$ 1.000,00 - Sá Vicentine de Chapecó

2º lugar R$ 800,00 - Suelem Cristina de Altamira doParaná

3º lugar R$ 400,00 - Feltrin e Evandro de Campo Mou-rão

4º lugar R$ 300,00 - Pamela Bandeira e José Novak daCidade de Juranda

5º Lugar R$ 200,00 - Daiane e Thiago de Quarto Cente-nário e Goioerê

7 º Lugar R$ 100,00 - Ana Gabriela e Izadora de Janiópolis

Primeiro Colocado - Sá Vicentine

www.jornalparananoticias.com.br

JURANDA

Prefeita Leila prestigiou o evento

Campo Mourão, 01 de agosto 2012