jornal oficial - madeira de 2005...2005/08/03  · 3 de agosto de 2005 ii 3 número 148 natal,...

24
Quarta-feira, 3 de Agosto de 2005 II Série Número 148 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Sumário SECRETARIAREGIONAL DO TURISMO E CULTURA Aviso SECRETARIAREGIONAL DOS ASSUNTOS SOCIAIS Despacho SECRETARIAREGIONAL DA EDUCAÇÃO Despacho n.º 82/2005 Despachos Anúncio de Concurso SECRETARIAREGIONAL DO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS Despacho n.º 73/2005 Aviso

Upload: others

Post on 01-Feb-2021

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • Quarta-feira, 3 de Agosto de 2005

    IISérie

    Número 148

    REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA

    JORNAL OFICIAL

    Sumário

    SECRETARIAREGIONAL DO TURISMO E CULTURAAviso

    SECRETARIAREGIONAL DOS ASSUNTOS SOCIAISDespacho

    SECRETARIAREGIONAL DA EDUCAÇÃODespacho n.º 82/2005DespachosAnúncio de Concurso

    SECRETARIAREGIONAL DO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAISDespacho n.º 73/2005Aviso

  • 2 3 de Agosto de 2005IINúmero 148

    SECRETARIAREGIONALDO TURISMO E CULTURA

    DIRECÇÃO REGIONAL DOS ASSUNTOS CULTURAIS

    Aviso

    Por despacho do Secretário Regional do Turismo eCultura, de 2005-07-21:

    - M A R I A E M Í L I A DE FREITAS T E I X E I R A, T é c n i c oProfissional Principal da carreira técnico--profissional de microfilmagem do quadro depessoal da Direcção Regional dos A s s u n t o sCulturais - promovida, na sequência de concurso, àcategoria de Técnico Profissional Especialista damesma carreira do referido quadro de pessoal,ficando posicionada no escalão 1, índice 269, doregime geral.

    Funchal, 25 de Julho de 2005.

    O DIRECTOR REGIONAL, EM EXERCÍCIo, Diva ManuelaCorreia Freitas

    SECRETARIAREGIONALDOS ASSUNTOS SOCIAIS

    DIRECÇÃO REGIONALDE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DOSRECURSOS

    Despacho

    Na sequência da deliberação do Conselho deAdministração da Direcção Regional de Gestão eDesenvolvimento dos Recursos, de 15 de Março de 2004,publicada na II série, n.º 61 do JORAM de 26 de Março de2004, em que me foram delegadas competências compoderes de subdelegação e de harmonia com o disposto nosartigos 35.º a 41.º do Código do ProcedimentoAdministrativo, subdelego as seguintes competências:

    a) Na chefe de Secção de Reembolsos do SistemaRegional de Saúde, Ana Paula Câmara PestanaBarradas, a autorização do pagamento dosreembolsos ou comparticipações de cuidados desaúde, até ao limite de 700 (setecentos euros);

    b) Na chefe de Secção de Reembolsos da ADSE,Trindade Duarte Abreu Menezes, a autorização dopagamento dos reembolsos ou comparticipações decuidados de saúde, até ao limite de 700 (setecentoseuros).

    O presente despacho produz efeitos reportados a 15 deMarço de 2004, considerando-se ratificados os actosentretanto praticados.

    Funchal, 21 de Julho de 2005.

    O DIRECTOR DE SERVIÇOS DE CONTRATUALIZAÇÃO, JoséJoão Ribeiro Rodrigues

    SECRETARIAREGIONALDAEDUCAÇÃO

    Despacho n.º 82/2005

    Calendário Escolar 2005/2006

    O calendário do ano escolar constitui um elementoindispensável à organização e planificação do ano escolar,

    permitindo a execução do projecto educativo de cada escolae, consequentemente, possibilitando o desenvolvimento do planoanual de actividades.

    A sua aprovação deve não só considerar as especificidadesregionais como também o interesse das famílias e da sociedadeem geral.

    Por outro lado, torna-se imperioso a sua conciliação com oCalendário Escolar Nacional, tendo em linha de conta quer arealização dos exames nacionais, quer o número de dias deactividades escolares.

    Finalmente, deve o Calendário Escolar ser um argumento queincentive o desenvolvimento de projectos de enriquecimentosocial, cultural e científico, bem como, ser um elementomotivador de um estreitamento de relações entre a escola e as o c i e d a d e .

    Assim, tomando em atenção as considerações precedentes eouvidos os parceiros sociais, determino, ao abrigo do n.º 3 doDecreto-Regulamentar Regional n.º 5/2005/M, de 8 de Março, os e g u i n t e :

    1 - No ano escolar 2005/2006, as actividades lectivas dosalunos dos ensinos básico e secundário iniciam-se a 26de Setembro de 2005, devendo o número de dias dasactividades escolares ter, necessariamente, um mínimode 169 dias.a) Consideram-se actividades escolares, para

    efeitos do cômputo dos 169 dias, as actividadeslectivas desenvolvidas com os alunos na escolaou fora dela, as acções previstas no plano anualde actividades que englobem os alunos dosestabelecimentos de ensino, a Festa doDesporto Escolar e as demais actividades queocorram no mesmo período que esta.

    2 - As unidades de educação pré-escolar, no ano lectivo de2005/2006, iniciam as actividades educativas com ascrianças no dia 26 de Setembro de 2005.a) As unidades de educação pré-escolar, de acordo

    com o estipulado na alínea m) do artigo 37.º, doDecreto Legislativo Regional n.º 25/94/M, de19 de Setembro, funcionam durante 11 (onze)meses e encerram ente Julho e Setembro por umperíodo de um mês a fixar pelas Direcçõesdestes Estabelecimentos, ouvidas as famílias eos órgãos do poder local, devendo esta decisãoser comunicada à Direcção Regional deEducação, até 30 de Abril de 2006.

    b) Em casos devidamente justificados e mediantedespacho do Secretário Regional de Educação eatendendo aos interesses da comunidadeeducativa, poderão as unidades de educaçãopré-escolar referidas na alínea a) do n.º 2 teroutro regime de funcionamento durante operíodo do Ve r ã o .

    c) A interrupção da actividade das unidades deeducação pré-escolar nos períodos do Natal,Carnaval e Páscoa, é fixado de acordo com oestabelecido para as unidades de ensino ondeestão incluídas.

    3 - As actividades educativas com crianças das creches eestabelecimentos de educação pré-escolar devem terinício na data previamente definida nos termos doDecreto Legislativo Regional n.º 25/94/M, de 19 deS e t e m b r o .a) A interrupção da actividade docente nos

    estabelecimentos de educação, nas épocas do

  • 3 de Agosto de 2005 3IINúmero 148

    Natal, Carnaval e Páscoa é definida de acordocom o artigo 16.º do Decreto LegislativoRegional n.º 25/94/M, de 19 de Setembro.

    4 - Aduração dos períodos lectivos, para os ensinos básicoe secundário, deve observar as seguintes datas:

    a)

    a) 9.º e 12.º anos a de 9 de Junho, emconformidade com o calendário dos examesn a c i o n a i s .

    b) nos restantes anos do ensino secundário a 23 deJ u n h o .

    5 - As interrupções das actividades escolares dos alunos,dos ensinos básico e secundário, ocorrem nas seguintesd a t a s :

    a)

    b) AFesta do Desporto Escolar para os 1.º, 2.º e 3.ºciclos do Ensino Básico e para o EnsinoSecundário ocorrerá de 10 a 12 de Maio de2 0 0 6 .

    c) Nos dias consagrados à Festa do DesportoEscolar os estabelecimentos de ensino devemo rg a n i z a r, para os alunos que não participem noprojecto do Desporto Escolar, actividadesescolares que englobem o desenvolvimento deprojectos no âmbito de outras áreasdisciplinares, nomeadamente das expressões,das ciências, das línguas e das tecnologias, bemcomo para projectos que impliquem aparticipação dos encarregados de educação.

    6 - Os momentos de avaliação dos alunos ocorrem duranteos períodos de interrupção da actividade lectiva.

    7 - No período em que decorre a realização dos examesnacionais as escolas devem garantir o normalfuncionamento das actividades lectivas dos anos deescolaridade não sujeitos a exame.

    8 - As escolas que, por motivo justificado, não puderemgarantir o cumprimento do número anterior, devemapresentar a situação à Direcção Regional de Educação,até ao 1.º dia útil do 3.º período, para decisão.

    9 - Os prazos de inscrição para admissão a provas de exameelaboradas a nível nacional, bem como o calendário dosexames nacionais serão fixados pelo Ministério daE d u c a ç ã o .

    10 - Os exames Regionais do 6.º ano do ensino básico,nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática,terão lugar na última semana de Junho.

    11 - Actividades após o encerramento do ano lectivo:a) Compete aos conselhos escolares, nas escolas

    do 1.º ciclo do ensino básico e aos conselhospedagógicos nas escolas dos 2.º e 3.º ciclos doensino básico e do ensino secundário, definir oscritérios e as actividades escolares de Verão, deforma a contemplar, entre outros:i) apoio pedagógico aos alunos;ii) actividades de cariz lúdico-cultural e

    de ocupação de tempos livresdestinadas a alunos, encarregados deeducação, corpo docente e nãodocente, a ocorrer durante as pausaslectivas, enquadradas quer através dosseus próprios recursos técnicos,logísticos e humanos, quer através deparcerias estabelecidas com entidadesdo poder local ou do movimentoassociativo de índole cultural,recreativa e desportiva, desde que taisiniciativas não representem dispêndiode recursos financeiros do estabele-cimento e revistam caracter facultati-vo, seja para os participantes seja paraos que venham a assegurar oenquadramento técnico de tais activi-dades, no caso de serem docentes.

    Secretaria Regional de Educação, 22 de Julho de 2005.

    O SE C R E T Á R I O RE G I O N A L D A ED U C A Ç Ã O, Francisco JoséVieira Fernandes

    DIRECÇÃO REGIONALDE PLANEAMENTOE RECURSOS EDUCAT I V O S

    D e s p a c h o

    Considerando que o Decreto Regulamentar Regional n.º14/2005/M, de 19 Abril, o qual veio aprovar a estrutura org â n i c ada Direcção Regional de Planeamento e Recursos Educativos,fez depender da Subdirectora Regional a Direcção de Serviçosde Tecnologias e Sistemas de Informação e a Divisão da A c ç ã oSocial Escolar;

    Considerando que para uma maior celeridade eoperacionalidade dos serviços urge delegar competências;

    Assim, nos termos do estatuído nos números 1 e 2 do artigo35.º do Código de Procedimento Administrativo, aprovado peloDecreto-Lei n.º 442/91, de 15 de Novembro, com as alteraçõesintroduzidas pelo Decreto-Lei n.º 6/96, de 31 de Janeiro,determino o seguinte:

    1 - Ficam delegadas na minha Subdirectora Regional, Dr. ªMaria João da Silva Barreto de Araújo, e relativamenteà Direcção de Serviços de Tecnologias e Sistemas deInformação e à Divisão da Acção Social Escolar,referidas, respectivamente, nos artigos 4.º e 20.º doDecreto Regulamentar Regional n.º 14/2005/M, de 19Abril, competências para exercer, designadamente, osseguintes poderes:a) Autorização da realização de despesas com

    obras e aquisições de bens e serviços até aomontante de 5.000,00, e todo o processoadministrativo a eles inerentes.

    b) Em geral, autorizar, ou se for caso disso,determinar a prática de quaisquer actos que

    Período Início Termo

    Ensino Básico 1.º 26 de Setembro de 2005 16 de Dezembro de 2005

    E 2.º 2 de Janeiro de 2006 31 de Março de 2006Secundário 3.º 18 de Abril de 2006 30 de Junho de 2006 (a) (b)

    Interrupções Início TermoNatal 19 de Dezembro de 2005 30 de Dezembro de 2005Carnaval 27 de Fevereiro de 2006 1 de Março de 2006Páscoa 3 de Abril de 2006 17 de Abril de 2006

  • 4 3 de Agosto de 2005IINúmero 148

    lhe forem superiormente determinados e quedecorram do normal funcionamento degestão da Direcção de Serviços deTecnologias e Sistemas de Informação e daDivisão da Acção Social Escolar.

    2 - Este despacho entra imediatamente em vigor.

    Direcção Regional de Planeamento e RecursosEducativos, 21 de Julho de 2005.

    O DIRECTOR REGIONAL DE PLANEAMENTO E RECURSOSEDUCATIVOS, Gonçalo Nuno Monteiro de Araújo

    Anúncio de Concurso

    Obras £Fornecimentos SServiços £

    O concurso está abrangido pelo Acordo sobre Contratos Públicos (ACP)?

    NÃO S SIM £

    SECÇÃO I: ENTIDADE ADJUDICANTE

    I.1) DESIGNAÇÃO E ENDEREÇO OFICIAIS DAENTIDADE ADJUDICANTE

    I.2) ENDEREÇO ONDE PODEM SER OBTIDAS INFORMAÇÕES ADICIONAISindicado em I.1 S Se distinto, ver anexo AI.3) ENDEREÇO ONDE PODE SER OBTIDA A DOCUMENTAÇÃOindicado em I.1 S Se distinto, ver anexo AI.4) ENDEREÇO PARAONDE DEVEM SER ENVIADOS AS PROPOSTAS/PEDIDOS DEPARTICIPAÇÃOindicado em I.1 S Se distinto, ver anexo AI.5) TIPO DE ENTIDADE ADJUDICANTE (INFORMAÇÃO NÃO INDISPENSÁVEL ÀPUBLICAÇÃO DO ANÚNCIO)Governo central £ Instituição Europeia £Autoridade regional/local S Organismo de direito público £ Outro £SECÇÃO II: OBJECTO DO CONCURSOII.1) DESCRIÇÃOII.1.1) Tipo de contrato de obras (no caso de um contrato de obras)Não aplicávelII.1.2) Tipo de contrato de fornecimentos (no caso de um contrato de fornecimentos)Compra S Locação £Locação financeira £ Locação-venda £Combinação dos anteriores £II.1.3) Tipo de contrato de serviços (no caso de um contrato de serviços)Não aplicávelII.1.4) Trata-se de um contrato-quadro? (Informação não indispensável à publicação doanúncio) NÃO S SIM £II.1.5) Designação dada ao contrato pela entidade adjudicante Concurso Público n.º6/2005 relativo ao fornecimento de bens de limpeza e higiene II.1.6) Descrição/objecto do concursoAquisição e distribuição de bens de limpeza e higiene destinados aos estabelecimentos deprimeira infância e escolas básicas do 1.º ciclo com pré-escolar da Região Autónoma daMadeira II.1.7) Local onde se realizará a obra, a entrega dos fornecimentos ou a prestação deserviços Região Autónoma da MadeiraCódigo NUTS PT300 MadeiraII.1.8) Nomenclatura

    II.1.8.1) Classificação CPV (Common Procurement Vocabulary)* (Informação não

    indispensável à publicação do anúncio)Vocabulário principal Vocabulário complementar

    (se aplicável)Objecto principal £ £.£ £.£ £.£ £-£ £ £ £ £-£ £ £ £ £-£ £ £ £ £-£Objectos £ £.£ £.£ £.£ £-£ £ £ £ £-£ £ £ £ £-£ £ £ £ £-£complementares £ £.£ £.£ £.£ £-£ £ £ £ £-£ £ £ £ £-£ £ £ £ £-£

    £ £.£ £.£ £.£ £-£ £ £ £ £-£ £ £ £ £-£ £ £ £ £-££ £.£ £.£ £.£ £-£ £ £ £ £-£ £ £ £ £-£ £ £ £ £-£

    II.1.8.2) Outra nomenclatura relevante (CPA/NACE/CPC) **

    Descrição dos bens a fornecer com referência à Classificação Estatística de Produtos por

    Actividade (CPA), a que se refere o Regulamento (CEE) n.º3696/93, do Conselho, de 29 de

    Outubro, alterado pelos Regulamentos (CE) n.º1232/98, da Comissão, de 22 de Junho e

    n.º204/2002, de 19 de Dezembro de 2002.

    Bens de limpeza e higiene correspondentes ao grupo 21.2, classe 21.22, categoria

    21.22.11; grupo 24.5, classe 24.51, categoria 24.51.3, subcategoria 24.51.32, categoria

    24.51.4, subcategoria 24.51.42.

    II.1.9) Divisão em lotes (Para fornecer informações sobre os lotes utilizar o número de

    exemplares do anexo B necessários)

    NÃO S SIM £

    Indicar se se podem apresentar propostas para:

    um lote £ vários lotes £ todos os lotes £

    II.1.10) As variantes serão tomadas em consideração? (se aplicável)

    NÃO S SIM

    II.2) QUANTIDADE OU EXTENSÃO DO CONCURSO

    II.2.1) Quantidade ou extensão tota l (incluindo todos os lotes e opções, se aplicável)

    NÃO APLICÁVEL

    II.2.2) Opções (se aplicável). Descrição e momento em que podem ser exercidas (se

    possível)

    NÃO APLICÁVEL

    II.3) DURAÇÃO DO CONTRATO OU PRAZO DE EXECUÇÃO

    365 dias a partir da decisão de adjudicação (para fornecimentos e serviços)

    SECÇÃO III: INFORMAÇÕES DE CARÁCTER JURÍDICO, ECONÓMICO, FINANCEIRO

    E TÉCNICO

    III.1) CONDIÇÕES RELATIVAS AO CONCURSO

    III.1.1) Cauções e garantias exigidas (se aplicável)

    NÃO É EXIGIDA A PRESTAÇÃO DE CAUÇÃO

    III.1.2) Principais modalidades de financiamento e pagamento e/ou referência às

    disposições que as regulam (se aplicável)

    ORÇAMENTO DASECRETARIAREGIONALDE EDUCAÇÃO

    III.1.3) Forma jurídica que deve revestir o agrupamento de empreiteiros, de

    fornecedores ou de prestadores de serviços (se aplicável)

    AGRUPAMENTO COMPLEMENTAR DE EMPRESAS

    III.2) CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

    III.2.1) Informações relativas à situação do empreiteiro/ do fornecedor/ do prestador

    de serviços e formalidades necessárias para avaliar a capacidade económica,

    financeira e técnica mínima exigida

    Os concorrentes deverão comprovar a sua capacidade financeira, económica e técnica, de

    acordo com o estabelecido no Programa de Concurso.

    III.2.1.1) Situação jurídica - documentos comprovativos exigidos

    OS DOCUMENTOS EXIGIDOS NO PROGRAMADE CONCURSO

    III.2.1.2) Capacidade económica e financeira - documentos comprovativos exigidos

    OS DOCUMENTOS EXIGIDOS NO PROGRAMADE CONCURSO

    III.2.1.3) Capacidade técnica - documentos comprovativos exigidos

    OS DOCUMENTOS EXIGIDOS NO PROGRAMADE CONCURSO

    III.3) CONDIÇÕES RELATIVAS AOS CONTRATOS DE SERVIÇOS

    III.3.1) Não aplicável

    Em caso afirmativo, referência às disposições legislativas, regulamentares ou

    administrativas relevantes

    Não aplicável

    III.3.2) As entidades jurídicas devem declarar os nomes e qualificações profissionais

    do pessoal responsável pela execução do contrato?

    NÃO S SIM £

    SECÇÃO IV: PROCESSOS

    IV.1) TIPO DE PROCESSO

    Concurso público S

    Concurso limitado £

    Concurso limitado com publicação de anúncio £

    Concurso limitado sem publicação de anúncio £

    Concurso limitado por prévia qualificação £

    Concurso limitado sem apresentação de candidaturas £

    Concurso limitado urgente £

    Processo por negociação £

    Processo por negociação com publicação prévia de anúncio £

    Processo por negociação sem publicação de anúncio £

    Processo por negociação urgente £

    IV.1.1) Não aplicável

    Em caso afirmativo, usar informações adicionais (secção VI) para informações

    complementares

    IV.1.2) Não aplicável

    IV.1.3) Não aplicável

    Organismo: Regional de Educação, atravésda Direcção Regional de Planeamento eRecursos Educativos

    À atenção de: Direcção de Serviços deApoio Jurídico-Financeiro

    Endereço: Rua João Tavira, nº3 Código postal: 9000-075

    Localidade/Cidade: Funchal País: Portugal

    Telefone: 291 214750 Fax: 291 231661

    Correio electrónico:

    [email protected]

    Endereço internet (URL):

    www.madeira-edu.pt/drpre

  • 3 de Agosto de 2005 5IINúmero 148

    IV.1.3.1) Não aplicável

    IV.2) CRITÉRIOS DE ADJUDICAÇÃO

    A) Preço mais baixo S

    Ou:

    B) Não aplicável

    IV.3) INFORMAÇÕES DE CARÁCTER ADMINISTRATIVO

    IV.3.1) Número de referência atribuído ao processo pela entidade adjudicante

    Concurso Público n.º6/2005 para a aquisição e distribuição de bens de limpeza e higiene

    destinados aos estabelecimentos de primeira infância e escolas básicas do 1.º ciclo com

    pré-escolar da Região Autónoma da Madeira

    IV.3.2) Condições para a obtenção de documentos contratuais e adicionais

    Data limite de obtenção 19/8/2005

    Custo: 100 Moeda: Euros

    Condições e forma de pagamento

    O processo do concurso poderá ser adquirido na Direcção Regional de Planeamento e

    Recursos Educativos, durante as horas de expediente, devendo o pagamento ser efectuado

    em numerário ou por transferência bancária através do NIB 003800011910761277193 do

    Banif-Banco Internacional do Funchal.

    IV.3.3) Prazo para recepção de propostas ou pedidos de participação (consoante se

    trate de um concurso público ou de um concurso limitado ou de um processo por

    negociação)

    26/8/2005

    Hora 15 horas

    IV.3.4) Não aplicável

    IV.3.5) Língua ou línguas que podem ser utilizadas nas propostas ou nos pedidos de

    participação

    ES DA DE EL EN FR IT NL PT FI SV Outra - país

    terceiro

    £ £ £ £ £ £ £ £ S £ £ --------

    IV.3.6) Prazo durante o qual o proponente deve manter a sua proposta (no caso de um

    concurso público)

    60 dias a contar da data fixada para a recepção das propostas

    IV.3.7) Condições de abertura das propostas

    IV.3.7.1) Pessoas autorizadas a assistir à abertura das propostas (se aplicável)

    A abertura das propostas é pública.

    IV.3.7.2) Data, hora e local

    No dia útil seguinte à data limite para a apresentação de propostas S

    Hora 10 horas Local – Direcção Regional de Planeamento e Recursos Educativos, sita à

    Rua João Tavira, n.º3, ao Funchal.

    SECÇÃO VI: INFORMAÇÕES ADICIONAIS

    VI.1) TRATA-SE DE UM ANÚNCIO NÃO OBRIGATÓRIO?

    NÃO S SIM £

    VI.2) NÃO APLICÁVEL

    VI.3) O presente contrato enquadra-se num projecto/programa financiado pelos

    fundos comunitários? (Informação não indispensável à publicação do anúncio)

    NÃO S SIM £

    Em caso afirmativo, indicar o projecto/programa, bem como qualquer referência útil

    VI.4) OUTRAS INFORMAÇÕES (se aplicável)

    Não aplicável

    VI.5) Data de envio do presente anúncio para publicação no “Jornal Oficial da União

    Europeia”

    Não aplicável

    * cfr. descrito no Regulamento CPV 2151/2003, da Comissão, publicado no Jornal Oficial

    da União Europeia n.º L329 de 17 de Dezembro, para os contratos de valor igual ou

    superior ao limiar europeu

    ** CPA/CPC cfr. descrito no Regulamento 3696/93, publicado no Jornal Oficial das

    Comunidades Europeias n.º L342 de 31 de Dezembro, alterado pelo Regulamento 1232/98

    da Comissão de 17 de Junho, publicado no Jornal Oficial das Comunidades Europeias n.º

    L177, de 22 de Junho

    Funchal, 25 de Julho de 2005.

    O CHEFEDE GABINETE, José Eduardo Magalhães Alves

    INSTITUTO DO DESPORTO

    Despacho

    Em cumprimento do disposto no n.º 1 do artigo 21.º daLei n.º 2/2004, de 15 de Janeiro, que aprovou o estatuto doPessoal Dirigente, adaptado à Região Autónoma da Madeirapelo Decreto legislativo Regional n.º 5/2004, 22 de Abril, foitornado publico, a intenção do Instituto do Desporto da

    Região Autónoma da Madeira - Secretaria Regional deEducação de proceder ao provimento de uma vaga de DirecçãoIntermédia de 2.º grau, Chefe da Divisão de Formação e A l t aC o m p e t i ç ã o .

    Na sequência daquela publicitação apenas apresentaramcandidatura ao lugar de Chefe de Divisão, o Dr.º Ricardo Brunoda Silva, professor do Quadro de Nomeação Definitiva da EscolaD r. Ângelo Augusto da Silva, do grupo de Educação Física, aexercer funções no Gabinete Coordenador de Desporto Escolar.

    Tendo por base a entrevista profissional de selecção, aavaliação curricular, reunindo o candidato os requisitos a que serefere o n.º 1 do artigo 20.º da citada Lei e o perfil indicado paraprosseguir as atribuições do serviço, nomeadamente pelas suasqualificações e experiência profissional de coordenação,o rganização e gestão necessárias às áreas funcionais do lugar ap r o v e r. Ao abrigo do n .º 3 e 4.º do artigo 21.º da Lei n.º 2/2004,adaptado à Região Autónoma da Madeira pelo DecretoLegislativo Regional n.º 5/2004/M de 22 de Abril , nomeio emcomissão de serviço no uso das competências que me foramdelegadas pela alínea b) do n.º 1 do despacho n.º 37/2005, doExcelentíssimo Senhor Secretário Regional de Educação, de 20de Abril de 2005, publicado no Jornal Oficial da RegiãoAutónoma da Madeira, II Série, n.º 84, de 2 de Maio de 2005, olicenciado no lugar vago de direcção intermédia de 2.º grau,Chefe da Divisão de formação e Alta Competição, o Dr.º RicardoBruno da Silva com efeitos a partir de 2005/08/01.

    A referida nomeação tem cabimento orçamental, de acordocom o n.º 2 do art. 8.º do Decreto - Lei n.º 427/89, de 7 deD e z e m b r o .

    Instituto do Desporto da Região Autónoma da Madeira,Funchal, 22 de Julho de 2005.

    O Presidente do I D R A M , Carlos Norberto Catanho José

    CURRICULUM V I TA E

    Nome: Ricardo Bruno da SilvaFiliação: Manuel da Silva e Maria Albertina SilvaNaturalidade: Santa Maria Maior - FunchalData de Nascimento: 13 de Julho de 1966Estado Civil: CasadoBilhete de Identidade: 7412014 de 01 de Junho de 2004,emitido pelo arquivo de identificação de FunchalNúmero de Contribuinte: 184523583Grau Profissional: Licenciatura em Educação Física eD e s p o r t oCategoria Profissional: Professor do Quadro de NomeaçãoDefinitiva da Escola Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva

    HABILITAÇÕES ACADÉMICAS- Licenciatura: Educação Física e Desporto- Classificação: 14 (catorze) valores- Data: 02 de Agosto de 1995 - Instituição: Universidade da Madeira

    FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA P R O F I S S I O N A L- Estágio Profissional: Ramo Educacional- Data: 30 de Junho de 1995- Local: Escola Secundária Gonçalves Zarco- Classificação: 15 (quinze) valores

    DOCÊNCIA- Escola Preparatória de Machico- Professor provisório de 1985 a 1986- Escola Salesiana de Artes e Ofícios- Professor provisório de 1986 a 1987- Escola Preparatória Bartolomeu Perestrelo

  • 6 3 de Agosto de 2005IINúmero 148

    - Professor provisório de 1988 a 1989- Escola Básica dos Louros- Professor provisório de 1989 a 1991- Representante de Disciplina de 1989 a 1990- Delegado Desportivo de 1989 a 1990- Professor provisório de 1993 a 1994- Representante de Disciplina de 1993 a 1994- Director de Instalações de 1993 a 1994- Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco- Professor em formação de 1994 a 1995- Escola Secundária de Jaime Moniz- Professor profissionalizado de 1995 a 1996- Coordenador de Modalidade - Desporto Escolar de

    1995 a 1998- Escola Preparatória e Secundária D. Lucinda

    Andrade- Professor do Quadro de Nomeação Definitiva de

    1996 a 1997, colocado na Escola Secundária deJaime Moniz ao abrigo da preferência conjugal

    - Escola Básica e Secundária Padre Manuel Alvares- Professor do Quadro de Nomeação Definitiva de

    1997 a 1998, colocado na Escola Secundária deJaime Moniz ao abrigo da preferência conjugal

    - Escola Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva- Professor do Quadro de Nomeação Definitiva de

    1998 a 2005- Coordenador de Desporto Escolar de 1998 a 2001- Serviços Técnicos de Educação de Deficientes

    Intelectuais Quinta do Leme- Professor em regime de acumulação de 1997 a 1999- Secretaria Regional de Educação - Gabinete

    Coordenador de Desporto Escolar- Coordenador Regional de 2.º e 3.º Ciclos e

    Secundário de 2001 a 2005

    ACÇÕES DE FORMAÇÃO- Acção: 2.ª Jornadas Médico-Desportivas- Data: 23 a 27 de Junho de 1993- Local: Funchal - Madeira- Acção: “Iniciação à Natação na escola”- Data: 16 de Janeiro de 1995- Local: Escola Básica e Secundária - Gonçalves

    Zarco- Formador(es) : Dr. Rui Cunha; Dr. Ramon Cerdas;- Acção: “Iniciação ao Ténis”- Data: 23 de Fevereiro de 1995- Local: Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco- Formador(es): Dr. Rui Trindade- Acção: “A Pedagogia das Actividades Físicas e

    Motoras em Meio Escolar” e “Análise de questõesno âmbito do ensino da Educação Física”

    - Data: 21 de Abril de 1995- Local: Auditório dos C.T.T.- Formador(es): Prof. Dr. Maurice Piéron e Prof. Dr.

    Francisco Carreiro da Costa- Acção: “Os Primeiros Socorros nas Aulas de

    Educação Física”;- Data: 03 de Maio de 1995- Local: Escola Preparatória Dr. Horácio Bento

    Gouveia;- Acção: “A Segurança na Escola”- Data: 10 de Maio de 1995- Local: Câmara Municipal de Machico;- Acção: “O papel da escola na formação dos

    futebolistas até à alta competição”- Data: 15 de Abril de 1996

    - Local: Auditório da RDP Madeira- Formador: Dr. Nelo Vingada; Dr. António Jorge

    Andrade; Dr. João Mateus;- Acção: “A Sexualidade, a Escola e a Educação

    Física”- Data: 06 de Abril de 1997- Local: Auditório da RDP Madeira- Formador(es): Prof. Dr. Francisco Madeira; Prof. Dr.

    Carlos Neto; Dr. Duarte Vilar; Dr. Carlos Perdigão- Acção: “Motivação em Educação Física”- Data: 22 de Maio de 1997- Local: Escola Secundária de Jaime Moniz- Formador: Prof. Dr. António de Paula Brito; Prof.

    Dr. António Rosado; Dra. Salomé Marivoet;- Acção: “Reflectindo sobre as dispensas em aulas de

    Educação Física”- Data: 27 de Maio de 1997- Local: Escola Secundária de Jaime Moniz;- Acção: “Reflectindo sobre a intervenção

    pedagógica: Avaliação diagnóstica/UnidadesDidácticas/Planos de Aula”

    - Data: 27 de Maio de 1997- Local: Escola Secundária de Jaime Moniz- Acção: “Escola - organização para o Século XXI -

    - Cultura Organizacional, Ética e Liderança”- Data: 18 de Setembro de 1997- Local: Escola Secundária de Jaime Moniz- Formador: Dr. Francisco Lopes dos Santos- Acção: “Primeiros Socorros nas Aulas de Educação

    Física”- Data: 04 de Fevereiro de 1998- Local: Escola Secundária de Jaime Moniz- Formador(es): Dr. Celso Almeida; Enf. Fátima

    Cardoso;- Acção: “A Escola e a Actividade Física Contra a

    Toxicodependência”- Data: 01 de Abril de 1998- Local: Auditório da RDP Madeira- Acção: “Orientação na Natureza”- Data: 25 de Novembro de 1998- Local: Escola Secundária Dr. Ângelo Augusto da

    Silva- Acção: “Da Segregação à Integração - na Senda da

    Inclusão”- Data: 04 de Dezembro de 1998- Local: Auditório do Centro Regional de Formação

    Profissional;- Acção: “Gestão Flexível do Currículo - Que

    implicações na Educação Física?”- Data: 09 de Dezembro de 1998- Local: Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco- Formador(es): Prof. Dr. Leonardo Rocha; Mestre

    António Correia; Dr. Francisco Santos; Dr. JorgeCarvalho;

    - Acção: ”Windsurf - Actividade Alternativa”- Data: 24 de Fevereiro de 1999- Local: Escola Secundária Dr. Ângelo Augusto da

    Silva- Formador(es): Eng. João Rodrigues;- Acção: “Desenvolvimento e Formação dos Alunos

    em Percurso de Alta Competição”- Data: 10 de Março de 1999- Local: Auditório da RDP Madeira- Formador(es): Prof. Dr. Francisco Madeira; Prof. Dr.

    Sidónio Serpa; Dra. Jesus Maria;- Acção: “Inclusão dos alunos com necessidades

    educativas especiais nas aulas de Educação Física”

  • 3 de Agosto de 2005 7IINúmero 148

    - Data: 30 de Abril de 1999- Local: Auditório da RDP Madeira- Formador(es): Dr. Carlos Andrade;- Acção: “Sensibilização e informação, no âmbito do

    Programa Regional de Apoio aos Sobredotados”- Data: 12 de Janeiro de 1999- Local: Escola Secundária Dr. Ângelo Augusto da

    Silva- Formador(es): Dra. Dina Teixeira Gomes;- Acção: “Inovar a Educação Física - Qual o papel do

    professor?”- Data: 19 de Maio de 1999- Local: Escola Secundária de Jaime Moniz- Formador: Dr. Luís Bom; Dr. Jorge Soares; Dr.

    Helder Lopes; Dr. Jorge Carvalho;- Acção: “Avaliação em Educação Física”- Data: 26 de Maio de 1999- Local: Auditório da RDP Madeira;- Acção: “A Dança na Escola”- Data: 09 de Fevereiro de 2000- Local: Escola Secundária Dr. Ângelo Augusto da

    Silva- Formador: Dr. Ana Luisa Correia- Acção: “A Ginástica na Escola”- Data: 23 de Fevereiro de 2000- Local: Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco- Formador(es): Dra. Dolores Monteiro; Dr. Fan

    Yanneng;- Acção: “Futebol - Zona Pressionante”- Data: 04 de Março de 2000- Local: Associação de Futebol da Madeira- Formador(es): Dr. Rui Mâncio Caires;- Acção: “Escola - Veículo de Promoção de Hábitos de

    Actividade e Desporto da Infância à Terceira Idade”- Data: 24 de Março de 2000- Local: Auditório da EEM- Acção: “Voleibol - Regras 2000”- Data: 29 de Março de 2000- Local: Escola Secundária de Jaime Moniz- Formador(es): Arq. José Casanova;- Acção: “O Ténis na Escola”- Data: 05 de Abril de 2000- Local: Escola Secundária Dr. Ângelo Augusto da

    Silva- Formador(es): Dr. Paulo Ferraz;- Acção: “Os comportamentos desviantes nas aulas de

    Educação Física”- Data: 07 de Abril de 2000- Local: Auditório dos CTT- Formador(es): Prof. Dr. José Rosado; Dr. Emanuel

    Gomes;- Acção: “Educação Física no Ensino Secundário”- Data: 04 de Maio de 2000- Local: Auditório do Centro de Formação

    Profissional;- Acção: “Avaliação da Aptidão Física na Escola”- Data: 17 de Maio de 2000- Local: Auditório da EEM- Formador(es): Prof. Dr. Luís Sardinha; Dr. Rui

    Mâncio Caires;- Acção: “Da Educação Física à Motricidade

    Humana”- Data: 13 de Março de 2002- Local: Escola Secundária Gonçalves Zarco:- Acção: “ Novas Tecnologias na Educação, ensino>

    formação> exemplos> desafios> oportunidades”- Data: 19 de Novembro de 2002- Local: CIFEC - Madeira Tecnopolo

    - Formador(es): Dra. Paula Morais; Dr. Rafael Santos;Prof. Jorge Neto; Prof. João Raimundo; Prof. Dra.Lídia Grave Resendes; Prof. Dr. Fernando Ramos;Prof. Dr. Paulo Dias; Dr. Aldo Passarinho;

    - Acção: “O Papel dos Professores de Educação Físicana Aquisição de Hábitos Saudáveis” e “As NovasModalidades”

    - Data: 29 de Janeiro de 2003- Local: Auditório da RDP Madeira- Formador(es): Dra. Helena Santa Clara; Dr. Rui

    Cunha;- Acção: “O Treino de Orientação”- Data: 14 de Fevereiro de 2003- Local: Escola Secundária Jaime Moniz- Formador(es): Sr. Göran Andersson;- Acção: “O Aluno Diferente em Educação Física”- Data: 26 de Fevereiro de 2003- Local: Escola Básica e Secundária de Machico;- Acção: “O Atletismo na Escola”- Data: 25 de Março de 2003- Local: Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco- Formador(es): Dr. José Santos;- Acção: “A Educação Física no 1.º Ciclo”- Data: 26 de Março de 2003- Local: Escola Secundária Francisco Franco- Formadores: Dra. Amélia Dias;- Acção: “Ajudas em Ginástica”- Data: 25 de Setembro de 2003- Local: Escola Secundária Dr. Ângelo Augusto da

    Silva- Formador(es): Dr. Carlos Araújo;- Acção: “Suporte Básico Pediátrico e Adulto”- Data: 05 de Março de 2004- Local: Escola Secundária Jaime Moniz- Formador(es): Dra. Regina Rodrigues; Dra. Maria da

    Luz Brazão:- Acção: “Visão Diferenciada da Org a n i z a ç ã o

    Ofensiva”- Data: 04 de Fevereiro de 2005- Local: Estádio Engenheiro Rui Alves- Formador(es): Dr. João Carlos Pereira;- Acção: “Ensinar Jogos de Forma a Entender o Jogo-

    - Uma Perspectiva Sistémica do Treino em Futebol”- Data: 17 de Março de 2005- Local: Estádio Engenheiro Rui Alves- Formador(es): Mestre João Abel Silva.

    EXPERIÊNCIADESPORTIVA- Época 1978/79, participou como atleta no torneio

    regional de futebol, na categoria de infantis peloAcadémico Clube Desportivo de Fátima

    - Época 1979/80, participou como atleta nos torneiosregionais de futebol, na categoria de iniciados peloClube Sport Marítimo

    - Época 1980/81, participou como atleta nocampeonato regional de andebol, na categoria deiniciados pelo Académico Clube Desportivo deFátima

    - Épocas 1981/82 e 1982/83, participou como atletanos campeonatos regionais de andebol, na categoriade juvenis pelo Académico Clube Desportivo deFátima

    - Época 1983/84, participou como atleta nocampeonato regional de andebol, na categoria deesperança pelo Académico Clube Desportivo deFátima

  • 8 3 de Agosto de 2005IINúmero 148

    - Época 1983/84, participou como atleta nocampeonato regional de futebol, na categoria dejuniores pelo Clube de Futebol União

    - Época 1984/85, participou como atleta nocampeonato regional de andebol, na categoria deseniores pelo Clube Desportivo Nacional

    - Época 1984/85, participou como atleta no TorneioInsular Açores, representando a selecção da Madeirana modalidade de andebol

    - Época 1985/86, participou como atleta nocampeonato regional de andebol, na categoria deseniores pelo Clube Sport Marítimo

    - Época 1985/86, frequentou o Curso de 4.º grau detreinadores de andebol

    - Época 1986/87, exerceu funções de treinador deandebol no Clube Desportivo Nacional

    - Época 1988/89, exerceu funções de treinador deandebol na Associação Cristã da Mocidade

    - Época 1988/89, participou no campeonato regionalde andebol, na categoria de seniores pelo ClubeSport Madeira

    - Época 1988/89, exerceu funções de monitor deandebol na Direcção Regional de Desportos

    - Época 1992/93, exerceu as funções de treinador defutebol na categoria de escolas no Clube DesportivoNacional

    - Épocas 1993/94 e 1994/95,exerceu as funções detreinador de futebol na categoria de infantis no ClubeDesportivo Nacional

    - Época 1995/96, exerceu funções de treinador defutebol na categoria de juniores no GrupoDesportivo do Estreito

    - Épocas 1996/97 e 1997/98, exerceu funções detreinador de futebol na categoria de juvenis noGrupo Desportivo do Estreito

    - Época 1999/00, exerceu as funções de treinador defutebol na categoria de iniciados no Clube FutebolUnião

    - Época 2000/01, exerceu as funções de treinador defutebol na categoria de iniciados no ClubeDesportivo Nacional

    - Épocas 2001/02 e 2002/03,exerceu as funções detreinador de futebol na categoria de juvenis no ClubeDesportivo Nacional

    - Época 2003/04, exerceu as funções de treinador defutebol na categoria de iniciados no ClubeDesportivo Nacional

    - Época 2004/05, exerceu as funções de treinador defutebol na categoria de juvenis no Sporting ClubeSantacruzense

    Despacho

    Em cumprimento do disposto no n.º 1 do artigo 21.º daLei n.º 2/2004, de 15 de Janeiro, que aprovou o estatuto doPessoal Dirigente, adaptado à Região Autónoma da Madeirapelo Decreto legislativo Regional n.º 5/2004, 22 de Abril, foitornado publico, a intenção do Instituto do Desporto daRegião Autónoma da Madeira - Secretaria Regional deEducação de proceder ao provimento de uma vaga deDirecção Intermédia de 2.º grau, Chefe da Divisão deFiscalização.

    Na sequência daquela publicitação apenas apresentaramcandidatura ao lugar de Chefe de Divisão, Dr.º David JoãoRodrigues Gomes, professor do Quadro de NomeaçãoDefinitiva da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Bartolomeu

    Perestrelo, do grupo de Educação Física, a exercer funçõesde Chefe de Divisão, em regime de substituição no Institutodo Desporto.

    Tendo por base a entrevista profissional de selecção, aavaliação curricular, reunindo o candidato o requisitos a quese refere o n.º 1 do artigo 20 .º da citada Lei e o perfilindicado para prosseguir as atribuições do serviço,nomeadamente pelas suas qualificações e experiênciaprofissional específica que tem nas respectivas áreasfuncionais do lugar a prover, pelo exercício efectivo defunções dirigentes em regime de substituição nesse cargo;

    Ao abrigo do n .3 e 4.º do artigo 21.º da Lei n.º 2/2004,adaptado à Região Autónoma da Madeira pelo Decretolegislativo Regional n.º 5/2004/M de 22 de Abril, nomeio emcomissão de serviço no uso das competências que me foramdelegadas pela alínea b) do n.º 1 do despacho n.º 37/2005, doExcelentíssimo Senhor Secretário Regional de Educação, de20 de Abril de 2005, publicado no Jornal Oficial da RegiãoAutónoma da Madeira, II Série, n.º 84, de 2 de Maio de2005, o licenciado no lugar vago de direcção intermédia de2.º grau, Chefe de Divisão, o Dr.º David João RodriguesGomes com efeitos a partir de 2005/08/01.

    A referida nomeação tem cabimento orçamental, deacordo com o n.º 2 do art. 8.º do Decreto - Lei n.º 427/89, de7 de Dezembro.

    Instituto do Desporto da Região Autónoma da Madeira,Funchal, 22 de Julho de 2005.

    O PRESIDENTE DO IDRAM, Carlos Norberto Catanho José

    Identificação:NOME: DAVID JOÃO RODRIGUES GOMES

    2 - HABILITAÇÕES LITERÁRIAS

    2.1 - Licenciatura em Educação Física e Desporto

    2.1.1 - Especialização em Futebol

    2.1.2 - Domínio das Línguas Francesa,Inglesa e Espanhola

    2.2 - Professor do Quadro de NomeaçãoDefinitiva da Escola Básica e SecundáriaBartolomeu Perestrelo

    3 - EXPERIÊNCIAPROFISSIONAL

    3.1 - EXPERIÊNCIADIDÁCTICA* Professor da disciplina de Educação

    Física e Desporto na Escola Básicados Louros

    * Professor da disciplina de EducaçãoFísica e Desporto na Escola Dr.Horácio Bento de Gouveia

    * Professor da disciplina de EducaçãoFísica e Desporto na EscolaSecundária Gonçalves Zarco

    3.2 - EXPERIÊNCIANO TREINO DESPORTIVO* Técnico de Futebol no C. S.

    MARÍTIMO (escalão de iniciados)- Época de 1993/94

    * Técnico Profissional de Futebol noC. D. NACIONAL

  • 3 de Agosto de 2005 9IINúmero 148

    - Época de 1994/95- Época de 1995/96- Época de 1996/97- Época de 1997/98

    * Técnico Profissional de Futebol noMARÍTIMO DA M A D E I R A F U T E B O L ,SAD- Época de 1998/99- Época de 1999/00- Época de 2001/02- Época de 2002/03

    * Técnico de Futebol do Estrela daCalheta futebol Clube- Época de 2004/05

    3.3 - EXPERIÊNCIADE GESTÃO DESPORTIVA• Destacamento no IDRAM (Instituto

    de Desporto da RAM) nos anos de2003, 2004 e 2005 (até à presentedata)

    • Chefe de Divisão de Fiscalização emregime de substituição do IDRAM,desde de 1 de Maio de 2005

    • - Fiscalização de InstalaçõesDesportivas

    4 - PARTICIPAÇÃO EM ACTIVIDADES DESPORTIVAS

    4.1 - Corrida de Orientação

    4.2 - “Jogos de Aventura”

    4.3 - Torneio Internacional de Voleibol de Praia(Porto Santo)

    4.4 - Torneio Internacional de Futebol de Macau2001

    4.5 - I Torneo de Union Europea (Sevilha 2002)

    4.6 - 6 th Internacional Friendship FootballTournament (Arábia Sáudita 2002)

    5 - FORMAÇÃO CONTÍNUA

    5.1 - Participação no II Fórum de Treinadores(2002)

    5.2 - Participação nas Conferências Internacionais“Mexa-se pela sua saúde” e “Detecção eSelecção de Talentos” (2003)

    5.3 -Participação no IV Fórum de Tr e i n a d o r e s(2003)

    5.4 -Participação no V Fórum de Treinadores (2004)

    5.5 -Participação no Seminário “O PotencialEducativo do Desporto” (2004)

    5.6 -Participação no Workshop “Segurança nosEspaços de Jogo e Recreio” (2005)

    Despacho

    Em cumprimento do disposto no n.º 1 do artigo 21.º daLei n.º 2/2004, de 15 de Janeiro, que aprovou o estatuto doPessoal Dirigente, adaptado à Região Autónoma da Madeira

    pelo Decreto legislativo Regional n.º 5/2004, 22 de Abril, foitornado publico, a intenção do Instituto do Desporto daRegião Autónoma da Madeira - Secretaria Regional deEducação de proceder ao provimento de uma vaga deDirecção Intermédia de 2.º grau, Chefe da Divisão de Arte eDesign.

    Na sequência daquela publicitação apenas apresentaramcandidatura ao lugar de Chefe de Divisão, Dr.ª Dina MariaCastro Gonçalves, Técnica Superior de 1.ª Classe, do grupode Educação Física, a exercer funções de Chefe de Divisão,em regime de substituição no Instituto do Desporto.

    Tendo por base a entrevista profissional de selecção, aavaliação curricular, reunindo o candidato o requisitos a quese refere o n.º 1 do artigo 20.º da citada Lei e o perfilindicado para prosseguir as atribuições do serviço,nomeadamente pelas suas qualificações e experiênciaprofissional específica que tem nas respectivas áreasfuncionais do lugar a prover, pelo exercício efectivo defunções dirigentes em regime de substituição nesse cargo;

    Ao abrigo do n .º 3 e 4.º do artigo 21.º da Lei n.º 2/2004,adaptado à Região Autónoma da Madeira pelo Decretolegislativo Regional n.º 5/2004/M de 22 de Abril , nomeioem comissão de serviço no uso das competências que meforam delegadas pela alínea b) do n.º 1 do despacho n.º37/2005, do Excelentíssimo Senhor Secretário Regional deEducação, de 20 de Abril de 2005, publicado no JornalOficial da Região Autónoma da Madeira, II Série, n.º 84, de2 de Maio de 2005, o licenciado no lugar vago de direcçãointermédia de 2.º grau, Chefe de Divisão, Dr.ª Dina MariaCastro Gonçalves com efeitos a partir de 2005/08/01.

    A referida nomeação tem cabimento orçamental, deacordo com o n.º 2 do art. 8.º do Decreto - Lei n.º 427/89, de7 de Dezembro.

    Instituto do Desporto da Região Autónoma da Madeira,Funchal, 22 de Julho de 2005.

    O PRESIDENTE DO IDRAM, Carlos Norberto Catanho José

    Curriculum Vitae

    I - Dados pessoais:- Dina Maria Castro Gonçalves, portuguesa,

    natural da freguesia de S. Pedro, no Funchal,nascida no dia 18 de Março de 1971, filha deNoé Gonçalves Vieira e de Maria IsauraCastro Vieira, portadora do bilhete deidentidade número 9662684, emitido em 21de Maio de 2005, passado pelo arquivo deidentificação do Funchal, com a cédulapessoal número 342841 (série A)

    II - Habilitações Literárias:- Frequentou o Instituto Superior de Arte e

    Design desde 1990, onde concluiu o cursosuperior de Design / Projectação Gráfica em1995, com a classificação de catorze valores,qualificação de Bom.

    III - Acções de Formação e Seminários em Geral:- Programa "Viva a Ciência / 95", integrado

    nas Jornadas do ISAD / 95, no dia 19 deOutubro de 1995.

    - Lições de História de Arte (ArteContemporânea - séculos XIX e XX; IdadeMédia e Renascimento; Maneirismo eBarroco; Antiguidade Clássica - Roma)

  • 10 3 de Agosto de 2005IINúmero 148

    dinamizadas pela Galeria Edicarte, durante omês de Maio e Junho de 1996.

    - Curso "Arte dos anos 60, 70, 80" pela Dra.Maria Helena de Freitas e pelo escultor RuiSanches que teve lugar na Galeria Porta 33de 8 a 14 de Julho 1996.

    - Acção de formação “ Navegar na Internet “,organizada pela Comissão Permanente deFormação de Professores da EscolaPreparatória C+S de Santa Cruz e ministradapelo docente Vítor França, no dia 3 de Maiode 97.

    - Acção de Formação “Pedra Natural doArquipélago da Madeira”, integrada na ISemana da Pedra da Cidade de Câmara deLobos, que teve lugar no dia 13 de Outubrode 1997.

    - Acção de formação proferida pelo Dr.António Gorjão - “A Arte como Intervenção - o papel da Arte no Mundo”, emJunho de 98.

    - Seminário Internacional do Desporto paraTodos, com a duração de 15 horas, realizado de29 a 30 de Outubro 1999.

    - Seminário Regional “Ser Cidadão numa Europaem Mudança”, no dia 31 de Maio de 2005, noFunchal, com a duração de 7 horas. Inserido noquadro de celebração em Portugal de “2005 --Ano Europeu da Cidadania pela Educação”.

    - VI Fórum dos Treinadores - “O Processo deTreino Desportivo”, uma organização doIDRAM de 9 a 12 de Junho de 2005, na ilha doPorto Santo.

    Formação em Áreas de Incremento da Criatividade- Curso de “Reiki Essencial”, nível I e II,

    ministrado pela Mestra Angelina Atayde, nocentro de desenvolvimento pessoal, MonteMariposa no Algarve, nos dias 18 e 19 deNovembro de 2000.

    - Curso de “Reiki - Usui Shiki Ryoho”, nível I, II,III, ministrado pelo Mestre Felício de A l m e i d a ,no centro de desenvolvimento pessoalFundação Felicio, em 2001 e 2002.

    - Workshop de Arte Terpaia, “Fernão CapeloGaivota e o sentido das Artes”, orientado pelaDra. Isabel Cristina Rodrigues da Cruz, no dia22 de Fevereiro de 2003, com duração de 7horas. Uma organização da Escola Básica dos2.º e 3.º Ciclos dos Louros.

    - Workshop “Corpo Espelho”, orientado peloinstrutor Philippe Hannetelle, com acertificação da fundação - The BrofmanFoundation for Advancement of Healing, nosdias 2 e 3 de Março de 2003.

    - Curso de “Reiki Karuna Shiki Ry o h o ” ,ministrado pelo Mestre Felício de Almeida, em6 e 7 de Dezembro de 2003.

    - Curso de Hipnoterapia, “Estudo Teórico ePrático do curso de Hipnotismo, ministradopelo Professor Alberto Lopes, em horário pós--laboral, no período de 3 a 17 de Maio 2004,uma organização do Centro EstudosFenómenos Hipnóticos Alberto Lopes Ruston.

    - Curso de “Sanathana Sai Sanjeevi-ni…fragrâncias que curam”, orientado peloMestre Felício de Almeida, realizado no dia 9de Dezembro de 2003.

    - Curso de formação em Grau Mestre de “ReikiUsui Shiki Ryoho e Sistema Tibetano, de curanatural”, ministrado pelo Padre Felício deAlmeida, em 23 de Maio de 2004.

    - Curso de “Reiki Magnificado, Cura Quântica I”nível pleno, equivalente ao Mestrado,ministrado pelo Mestre Rodrigo Romo, emLisboa, nos dias 27 e 28 de Novembro 2004.

    - Curso de “Reiki Magnificado, Cura QuânticaIII”, ministrado pelo Mestre Rodrigo Romo, emLisboa, nos dias 19 e 20 de Março de 2005.

    - Workshop “Hipnose e Terapias Regressivas”,realizado pelo Prof. Doutor Mário Simões, nodia 4 de Junho 2005, com a duração de 6 horas.Um evento organizado pelo Departamento dePsicologia da UMa.

    Formação Especifica- Curso de Informática teórico e prático,

    promovido pela Mad@net, subordinado aotema a Internet, em Outubro de 97 (duração: 42horas).

    - Curso de informática - “3D Studio Max”(duração: 48 Horas) - promovido pela Sulog(suportes lógicos, Lda.), em Outubro /Novembro 98.

    - Curso “Descoberta da Internet” (duração: 7horas) - Espaço TEC (Madeira Te c n o p o l o ) ,Junho 2000.

    - Curso “Correio Electrónico” (duração: 7 horas) - Espaço TEC (Madeira Te c n o p o l o ) ,Junho 2000.

    - Curso “Criação de páginas Web” (duração: 7horas) - Espaço TEC (Madeira Te c n o p o l o ) ,Junho 2000.

    - Curso “Flash”, (duração: 80 horas) - T B Sinformática (Taboada e Barros), realizada a 18Abril 2000 a 19 Maio 2000.

    - Curso “Multimédia e Internet” (duração: 18horas) - Espaço TEC ( Madeira Te c n o p o l o ) ,Julho 2001.

    - Curso “Multimédia I” (duração: 120 horas) - -TBS informática (Taboada e Barros), realizadode 05 de Março a 11 de Junho de 2001.

    - Curso “Uma página na Internet: Comunicarcom quem, para o quê, que conteúdos?”,(duração: 18 horas) - realizado de 29 a 31 deOutubro 2001.

    - Curso de Formação Profissional - “Power PointIniciação”, pela Direcção Regional daAdministração Pública e Local. Com a duraçãototal de 18 horas, em 11 de Dezembro de 2002.

    I V - Actividade Profissional Geral:- 1993/1994, docente provisória do 2.º ciclo e

    monitora do Clube de Vídeo, na EscolaPreparatória e Secundária do Estreito deCâmara de Lobos.

    - 1994/95, (de Setembro a Dezembro) docenteprovisória do 3.º ciclo na Escola Preparatória eSecundária de Santa Cruz, com o cargo deDirectora de Tu r m a .

    - 1995/96, docente provisória do 3.º ciclo naEscola Básica e Secundária do Galeão.

    - 1996/97, docente provisória do 3.ºciclo naEscola Preparatória de Santa Cruz, com o carg ode Directora de Turma e de Directora deInstalações.

  • 3 de Agosto de 2005 11IINúmero 148

    - 1997/98, docente provisória do 3.ºciclo naEscola Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silvae a acumular funções (12 horas semanais) noGabinete de Marketing, do Instituto doDesporto da RAM, desde 04 de Maio a 30 deS e t e m b r o .

    - 1998/1999, docente provisória do 3.º ciclo daEscola Básica do Porto da Cruz e a acumularfunções (6 horas semanais) no Gabinete deMarketing, do Instituto do Desporto da RAM,desde 04 de Maio a 30 de Setembro.

    - 1999/2000, Técnica Superior de 2.ª Classe, emregime de estágio (1 de Março 99 a 1 de Março00). Conclusão do estágio com qualificação deMuito Bom.

    - 2000/2001, Técnica Superior de 2.ª Classe, denomeação definitiva. Com a qualificação deMuito Bom.

    - 2001/2002, Técnica Superior de 2.ª Classe, denomeação definitiva. Com a qualificação deMuito Bom.

    - 2002/2003, Técnica Superior de 1.ª Classe, denomeação definitiva. Com a qualificação deMuito Bom

    - 2003/2004, Técnica Superior de 1.ª Classe, denomeação definitiva. Com a qualificação deMuito Bom

    - 2004/2005, Técnica Superior de 1.ª Classe, denomeação definitiva. Com a qualificação deMuito Bom

    V- Actividade independente como Designer / ProjectaçãoG r á f i c a :- 1995, criação do logótipo do Núcleo de A l u n o s

    da Universidade do Minho.- 1995, concepção do cartaz e folheto para a

    “Semana da Madeira no Minho”.- 1996, elaboração do logótipo da A s s o c i a ç ã o

    M a r i n a f u n c h a l .- 1996, criação do logótipo para a Casa da

    Madeira no Minho.- 1995/96, projecto para a criação de uma linha

    de identidade gráfica para o Concelho deSantana (logótipos; pictogramas; sinais; mapa;e suportes gráficos).

    - 1996, criação da imagem da Madinfo naI n t e r n e t .

    - 1996, criação e execução do logótipo "Misspraia 96", integrado nas comemorações do diada cidade (21 de Agosto).

    - 1996, elaboração de um projecto gráfico para oDepartamento de Natação do Clube Naval doFunchal, que consistiu na: recriação de duascadernetas (ilustração e paginação), criação deduas séries de sete símbolos (para os diferentesníveis de aprendizagem de natação) econcepção do logótipo para o referidodepartamento.

    - Dezembro de1996, criação da imagem daFormarte (centro de formação técnico-profissional da Madeira), na contracapa daacima referida caderneta do Departamento deN a t a ç ã o .

    - Janeiro de 97, elaboração de um folhetodesdobrável - informativo das actividade doDepartamento de Natação do Clube Naval doF u n c h a l .

    - Fevereiro de 97, criação gráfica de anúncios

    (Diário de Notícias), para os cursos de:Contabilidade, Secretariado e de Informática,ministrados na Formarte (centro de formaçãotécnico-profissional da Madeira).

    - Março de 1997, elaboração do projecto gráficoI D R A M (Instituto do Desporto da RegiãoAutónoma da Madeira) para a Internet(Ciberdimensão), que consistiu na paginação,ilustração e criação de símbolos para asdiferentes áreas de informação desportiva.

    - Abril de 97, criação do logótipo da empresa deconsultoria, comércio e serviços de informática- Expandinfor. Assim como a concepção docartão de apresentação, papel de carta, envelopee capa de arquivo.

    - Abril de 97, criação de um calendário debolso, para o centro de formação técnico--profissional da Madeira, Formarte.

    - Maio de 97, recriação do logótipo do centrode formação técnico-profissional daMadeira, Formarte, assim como concepçãode papel de carta, envelope, cartão deapresentação e capas dos manuaisindividuais de consulta.

    - Junho de 97, criação de uma linha gráfica -letreiro, cartaz e um folheto, para “CursosEspeciais de Verão de Informática” emMachico, promovidos pelo o centro deformação técnico-profissional da Madeira,Formarte.

    - Junho 97, concepção gráfica do interior dagelataria “Miscelânea”, criação do logótipo eelaboração de cartões, autocolantes, factura/recibo e execução dos menus.

    - Julho 97 criação de um anuncio para “CursosEspeciais de Verão 97”; um anuncio de“Cursos para Crianças” e de um anuncio paraum “Curso de Pascal”, para o Diário deNotícias, promovidos pelo centro deformação técnico-profissional da Madeira,Formarte.

    - Agosto 97, criação de um folheto para aFormarte a ser distribuído no interior dascadernetas de natação do Departamento deNatação do CNF

    - Agosto 97, criação do logótipo, do cartaz, dofolheto e da t-shirt para o “ I Ve r ã oDesportivo 97”, uma organização doDepartamento de Natação do Clube Naval doFunchal.

    - Janeiro 98, criação da linha gráfica -- logótipo; cartão de apresentação; papel decarta e envelope para a A D R A M A(Associação de Desenvolvimento da RegiãoAutónoma da Madeira)

    - Fevereiro 98, criação da linha gráfica --logótipo; cartão de apresentação; cartão desócio e respectiva senha; papel de carta eenvelopes, para a APEFDRAM (Associaçãode Profissionais de Educação Física eDesporto).

    - Março 98, criação de um anúncio sobre o“4.º aniversário da Formarte”, em meiapágina a cores do DN.

    - Março 98, criação de um anúncio sobre os“Percursos de Certificação Microsoft”,promovidos pela Formarte.

  • 12 3 de Agosto de 2005IINúmero 148

    - Abril 98, criação do cartaz - “VII Volta àMadeira em Canoa”, promovida pelo CTM(Centro de Treino Mar).

    - Janeiro 99, criação da mascote da Empresa“Novas Tecnologias em Alumino”.

    - 98-99-00-01, criação do cartaz e folhetodesdobrável - “VIII Volta à Madeira emCanoa”, promovida pelo CTM (Centro deTreino Mar).

    - 1999, Cadernetas do Para a Escola deNatação os Delfins, do Clube Naval doFunchal.

    - 1999, Logótipo “A Venda”, loja de produtosnaturais.

    - Capa do Livro “Ezquisofrenia” - SusanaRamos.

    - 1999-2001, Trabalhos gráficos para aADERAM (Agência de Desenvolvimento daRAM), folhetos, cartazes, logótipos, cartões.

    - 2000, Logótipo para o “Clube Maresia”.- 2000, Linha gráfica dos postais e expositor

    do “No Campo” para a ADRAMA (Associaçãode Desenvolvimento da Região Autónoma daMadeira).

    - Feira Agropesca 2000 - Cartazes eMontagem do Stand da ADERAM (Agênciade Desenvolvimento Económico daMadeira)

    - Natal 2000 - Decoração do Centro Comercialda Sé.

    - 2001 - Logótipo “Solar da Bica”, envelopes,papel de carta e cartões de identificação.

    - 2001, Logótipo “Catedral Tours”, envelopes,papel de carta e cartões de identificação.Página publicitária na revista “PainelDesportivo”.

    - 2001, realização da capa e paginação do livro“Cartas de Divagação” de FranciscoFernandes.

    - Abril de 2003, realização da capa epaginação do livro “Duas Estrelas do Mar eUm Peixe Prateado” de Francisco Fernandes.

    - Dezembro de 2003 realização da capa epaginação do livro “As Estrelas do Mar e oPeixe Prateado, juntos novamente” deFrancisco Fernandes.

    - Dezembro 2004 realização da capa epaginação do livro “As Estrelas do Mar e oPeixe Prateado, encontram um A m i g oEspecial, uma história sobre a diferença.” deFrancisco Fernandes.

    - 2004, criação de cartões de identificação ecriação de um cartaz informativo paraconsultório de psicologia “Globalmente”.

    - 2005, criação do logótipo para a empresa“Cofilhas, sistema de cofragem, Lda.”.

    VI - Actividade Profissional Desenvolvida no IDRAM1 - Trabalho geral- Criação da capa e ilustração do livro de

    regras do Madeirabol. Criação de um folhetodesdobrável informativo.

    - Colaboração na criação e paginação doDossier de Candidatura da Madeira ao “11.ºCongresso de Psicologia 2003”.

    - Criação dos Certificados de participação nosdiferentes cursos organizados pelo IDRAM.

    - Criação de um horário escolar, promocionaldos atletas presentes nas olimpíadas 2004,com o tema “Quem sonha faz acontecer”.

    Arquivo- Elaboração de um arquivo fotográfico das

    instalações desportivas da Região Autónomada Madeira, em formato papel e digital.

    - Projecto Arte e Lazer.- Criação de prendas para os funcionários do

    IDRAM.- 2003 - Criação de um pisa-papéis, pintura em

    acrílico sobre pedra basalto.- 2004 - Criação de veleiros, pintura vitral

    sobre vibro (frasco de iogurte reciclado).

    Cartazes- 2000, Criação do cartaz e folheto

    desdobrável para “II Curso de Treinadoresdo 1.º nível - Ginástica”.

    - Hóquei 2000 - Torneio de Carnaval InterAssociativo e Clubes (Concepção e criação,digitalização e tratamento de uma foto,tratamento de um fundo).

    - Squash - Torneios de Squash 2000 (Concepçãoe criação de um símbolo representativo dosquash, composição e impressão dos cartazes).

    - I Torneio de Squash 2001 - Hotel Ondamar(Onda Vital Club).

    - 2002 - 1.º Torneio de Squash - Hotel QuintaS p l e n d i d a .

    - 2003 - Campeonato 3.ª Categorias Regionais- 2003 - Criação de um cartaz promocional da

    “Revista Painel Desportivo”.- 2003 - Criação de um cartaz para o Desporto

    para Todos promovendo a actividadeDesportiva, sob o tema “Mexa-se pela suas a ú d e ! ” .

    - 2003 - Elaboração de um cartaz promocionaldas “Actividades de Sensibilização 2003”.

    - 2004 - Criação de um cartaz promocional dosatletas presentes nas olimpíadas 2004, com otema “Quem sonha faz acontecer”.

    L o g ó t i p o s- 2000, Gabinete de Arte e Design- Campeonato da Europa de Esgrima 2000- Torneios de Squash 2000- 2005 - Plano Estratégico de Formação dos

    Agentes Desportivos (PEFAD), assim comopara os diferentes áreas de actuação, comosejam: Inovar/Dirigentes; Polar/Recursos Hu-manos; Formação Integral/Praticantes; Forma-ção sec. XXI/Treinadores; Ordem Desporti-va/Técnica A r b i t r a g e m .

    F o l h e t o s- 2001 - Semana de Formação para o Desporto

    Juvenil: Orientação da realização dod e s d o b r á v e l .

    Cartões - 2001 - Individual de identificação do I D R A M- 2001 - Acesso aos recintos desportivos

    I l u s t r a ç õ e s- Postal de Natal - 98/99/00/01/02/03/04/05- 1999 - Criação de uma banda desenhada e seus

    personagens - “O Traquina” (caderneta do atleta- Programa Formação Integral)

  • 3 de Agosto de 2005 13IINúmero 148

    - 2001 - Postal de Aniversário para Clubes eA s s o c i a ç õ e s

    - 2001 - Criações de fundos I D R A M, paraapresentação de trabalhos em Power Point

    - 2000 - Ilustrações para as páginas do IDRAMna net

    Curso de Animadores de Desporto para Todos, 2000: - Concepção e criação da linha gráfica do curso

    de formação- Mascote - Idealização, concepção e criação da

    um símbolo de representação da Madeira emMovimento (Desporto para To d o s )

    - Cartaz - Estruturação e criação do cartaz depromoção do curso

    - Folheto - Criação, estruturação e paginação dofolheto de divulgação e inscrição.

    - Livro - Concepção e criação da capa; compo-sição, estruturação e criação de separadoresem conformidade com a temática apresen-tada, adaptação da mascote às diferentestemáticas)

    - Realização de Livros - fotocópias; distribui-ção, compilação e encadernação.Conferência de imprensa: reestruturação deum cartaz para a apresentação oficial

    Carta das Instalações Desportivas Arti-ficiais, 2001:- Concepção e criação da linha gráfica do

    livro: (Concepção e criação da capa e dapágina rosto; composição, estruturação ecriação de separadores; digitalização etratamento gráfico de fotos; tratamento defundos e ilustração dos separadores porconcelhos)

    - Internet - recriação de fundos para osquadros; capa dos eventos para a net

    - CD - criação da capa e contracapa do cd comos dados das instalações, assim comoimpressão de capas.

    - Entrega e revisão do trabalho na gráfica- Conferência de imprensa: Idealização de

    fundos em power point para uso naapresentação oficial, assim como de umcartaz para a entrada do recinto.

    2 - Trabalhos periódicosActividades de Verão, 2000/01/02/03/04/05

    - Idealização, concepção e criação de umdesdobrável, estruturação e ilustração em 3temas, A r / Terra/Água e adaptação damascote Madeira em movimento, recriaçãodas tabelas de informação.

    - 2004 - Concepção e criação da linha gráficae paginação de um livro de divulgação dasactividades de Verão.

    - Conferência de imprensa: Concepção ecriação de cartazes para a apresentação dasActividades de Verão às entidadesinteressadas.

    Boletim Informativo (trimestral), 98/99/00/01/02:- Concepção e criação da linha gráfica do

    Boletim - Concepção e criação da capa;composição, estruturação e criação dapaginação, assim como de cada páginaconsoante o tema; digitalização e tratamento

    gráfico de todas as fotos; tratamento defundos de página por tema; ilustração dosgráficos assim como reestruturação dequadros).

    - Entrega, acompanhamento e verificação doprocesso do trabalho na gráfica

    Demografia Federada, 97-98/98-99/99-00/00-01/01-02/02-03/03-04:- Concepção e criação da linha gráfica de um

    livro - idealização e criação da paginação;digitalização e tratamento gráfico de cadafoto por modalidade dentro das associações;composição, estruturação de cada separadorpor concelho e associação assim como arealização das respectiva fichas técnicas.

    - Realização de 200 Livros - fotocopias,divisão e compilação.

    - Capa - recriação gráfica da capa.- Folheto - Concepção, criação da capa e

    paginação de um desdobrável; tratamento erecriação de gráficos e tabelas, tratamento def o t o s .Internet - recriação de fundos para os quadros;formatação da capa dos eventos para a net.

    - Entrega e revisão do trabalho na gráfica.- Conferência de imprensa: Idealização de fundos

    em power point para uso na apresentaçãooficial, assim como de um cartaz para a entradado recinto.

    Eventos Desportivos, 98/99/00/01/02/03/04/05:- Concepção e criação da linha gráfica do livro de

    divulgação dos eventos desportivos -- Concepção e criação da capa; composição,estruturação e criação da paginação; tratamentode fundos de página por tema; Ilustração dosgráficos estatísticos; reestruturação dos quadrosde apresentação dos diferentes dados; digitali-zação e tratamento gráfico de uma a duas fotospor evento desportivo.

    - Internet recriação de fundos para os quadros;formatação capa dos eventos para a net.

    - Entrega e revisão do trabalho na gráfica assimcomo verificação do processo.

    - Conferência de imprensa - Idealização defundos em power point para uso naapresentação oficial, assim como de um cartazpara a entrada do recinto e uma faixa para amesa da conferência.

    Fórum dos Tr e i n a d o r e s- I V Fórum dos Treinadores 2003 - Idealização,

    concepção e criação de um cartaz deapresentação. Criação de um fundo para powerpoint a ser projectado durante a evento erealização de certificados.

    - VI Fórum dos Treinadores 2005; “O Processode Treino Desportivo” - Elaboração, criação docartaz, folheto, realização de cartões deidentificação e certificados. Elaboração de umfundo para power point a ser projectado duranteo evento.

    Jogos das Ilhas, 02/03/04/05- Concepção e criação da linha gráfica do folheto

    de divulgação - Concepção e criação da capa;composição, estruturação e paginação.

    - Em 2002 foi criado um cartaz para aconferência de imprensa.

  • 14 3 de Agosto de 2005IINúmero 148

    Painel Desportivo (trimestral), 98/99-/ 0 0 / 0 1 / 0 2 :- Concepção e criação da linha gráfica da

    revista bimestral - Concepção e criação dacapa; composição, estruturação e criação dapaginação, assim como de cada páginaconsoante o tema; digitalização e tratamentográfico das fotos; tratamento de fundos depágina por tema; tratamento de projectos ecriação de elementos gráficos; ilustração dosgráficos estatísticos assim como reestru-turação de quadros de dados informativos).

    - Entrega e revisão do trabalho na gráfica.- Idealização, concepção e criação de um

    folheto de inscrição e divulgação da RevistaPainel Desportivo, informação desportivaregional.

    3 - Publicações em Jornais e Revistas- Cartazes de divulgação do Traquina (DN;

    Desporto Madeira; Jornal da Madeira).- Mensagem de Feliz Natal e Ano Novo 2001

    (DN; Desporto Madeira).- Revista Nautitur 2001 (24 de Abril - 01 de

    Maio): -1/4 de página- “Apoiamos o desportoN á u t i c o ” .

    - Desporto Madeira (27 de Abril - 03 de Maio): -Contra capa- “Eventos Desportivos 2001;Desporto e Turismo, 55 Eventos desportivos,11000 Participantes.

    - Correio da Manhã: -1/4 de página (20/15) -“Promovemos o desenvolvimento Desportivo”.

    - Desporto Madeira (14 de Dezembro 2001): - - Suplemento: - “Crescimento e Modernizaçãodo Parque Desportivo da R.A.M.”.

    - Jornal “ABola” - Mensagem de “Feliz Natal eAno Novo 2002” e “Promovemos oDesenvolvimento Desportivo” - Roda-pé (02 deAbril 2002).

    - Desporto Madeira (publicação quinzenalJunho/Julho/Agosto 2002) - Temas: “FériasActivas, Actividades de Verão, Madeira emMovimento”; “Painel Desportivo, InformaçãoDesportiva Regional”; “Eventos Desportivos,Promoção Desportiva, Turismo e Espectáculo”;“Demografia Federada, Crescimento eDesenvolvimento da Actividade Desportiva”;“Desporto Madeirense, Qualidade, excelência,apoio ao regime regional de Alta Competição”;“Infra-estruturas Desportivas, apoiamos econstruímos Infra-estruturas Desportivas”.

    - Revista “País Económico”, edição n.º 4/Setem-bro 2002, criação de meia página de promoçãodesportiva subordinada ao tema: “Apoiamos econstruímos Infra-estruturas Desportivas”.

    - Diário de Notícias da Madeira e DesportoMadeira - Mensagem de Feliz Natal e A n oNovo 2003.

    - Jornal “A Bola”(20 a 26 de Janeiro 2003) - - criação de um rodapé subordinado ao tema“Apoiamos o Campeonato do Mundo 2003”.

    - Semanário “Desporto Madeira” (17 e 24 deJaneiro 2003) - Elaboração de uma páginapublicitária de divulgação de IV Fórum dosTr e i n a d o r e s .

    - Semanário “Desporto Madeira” (14 de Março2003) - Idealização, de uma página publicitáriade promoção dos “Eventos Desportivos;Promoção Desportiva; Turismo; Espectáculo”.

    - Semanário “Desporto Madeira” (18 de Março e18 de Abril 03), elaboração de um rodapépromocional da revista “Painel Desportivo”.

    - Semanário “Desporto Madeira”(30 de Maio2003), idealização e concepção de - de página,subordinado ao tema “O movimento nasceconsigo, mexa-se pela sua saúde”.

    - Semanário “Desporto Madeira” (5 a 11 deSetembro 03), criação de uma páginapromocional do evento organizado pelo I D R A M,9th European Fair Play Congress.

    - Semanário “Desporto Madeira” (24 a 30 deDezembro 03), elaboração de meia páginasubordinado ao tema “Feliz Natal e PrósperoAno Novo”.

    - Jornal da Madeira (25 de Dezembro 03),publicação de meia página subordinada aotema “Feliz Natal e Próspero Ano Novo”.

    - Semanário “Desporto Madeira” (16 deJaneiro 04), elaboração de um rodapépromocional da revista “Painel Desportivo”.

    - Semanário “Desporto Madeira”(3 de Junho05), publicação do cartaz promocional doFórum dos Treinadores, O Processo deTreino Desportivo”.

    4 - Projecto Internet- 2001 - Colaboração na concepção da página

    principal e criação do logótipo das páginas.

    5 - Feiras e Exposições- Concepção da linha gráfica de cartazes e do

    mobiliário para as exposições, assim comomontagem e desmontagem das mesmas.

    - Nautitur 2001 (realizada no Porto Santo) - - Criação de 3 Cartazes subordinados aostemas: 1-Actividades Náuticas; 2-Infraes-truturas Desportivas; 3-Eventos Desportivos.Organização dos espaço e decoração.

    - Nautitur 2002 (realizada no Porto Santo) -- Criação de 4 cartazes sobre as seguintestemáticas: 1-“Desporto Madeirense”; 2-“VIJogos das Ilhas”; 3-“Curso de Animadores deDesporto para Todos”; 4-“Painel Despor-tivo”.

    - Sports Events 2001 (realizada noMadeiratecnopolo) - Criação de 2 Cartazessubordinados aos temas: 1- DemografiaFederada; 2- Carta das InstalaçõesDesportivas Artificiais. Organização doespaço e decoração.

    - Exposição da Festa da Juventude 99; 00; 01 - Criação de cartazes. Organização doespaço e decoração.

    - V Feira de Comércio e Indústria de Machico2001 (realizada no centro de Machico)Criação de cartazes. Organização do espaço,decoração a cargo de Gilda Carvalho.

    - Exposição (Escola Hoteleira) sobre atemática “As Infra-estruturas Desportivas1992 - 2000” e Meios de Tr a n s p o r t e(Carrinha; Barco; Avião) comparticipadospelo IDRAM.

    - Exposição (Madeira Tecnopolo) sobre atemática “As Infra-estruturas Desportivas2000-2001” - Criação de 19 cartazes deinformação sobre cada infra-estruturadesportiva construída, restaurada e ou ampliada.

  • 3 de Agosto de 2005 15IINúmero 148

    7 - Apoio a Outras Entidades Oficiais- Projecto “Ágora - Desporto para a família no

    mesmo tempo e no mesmo espaço” para aSociedade Metropolitana de DesenvolvimentoSA, à responsabilidade de Pedro FrançaF e r r e i r a .

    - Criação do Boletim Informativo da SecretariaRegional de Educação.

    - Participação na montagem do Stand deExposição da SRE na “ExpoMadeira”.

    - 1999, Criação do Infomail da SRE - Educação - - Revolução Tr a n q u i l a .

    - 2000, Participação na montagem da do Stand deExposição na “ExpoMadeira”.

    - 2000, Idealização, concepção e criação de:Logótipo, Medalha, Pin, para a SecretariaRegional de Educação.

    - 2001, Associação de Desporto para To d o s ,concepção e criação de uma capa para oRegulamento de Apoio da A d m i n i s t r a ç ã oPública Regional.

    - Clube Futebol Andorinha (inauguração emOutubro 2002) - Elaboração de dois cartazes,um para interior outro para exterior,subordinado ao tema: “Construímos Infra-estruturas desportivas”.

    8 - Participação na Organização de Eventos:- Infofuturo 99 (feira de ciência e tecnologia),

    participação na idealização e realização dostand da SRE.

    - VI Congresso - “European Association forSport Management” - 30 de Setembro a 4 deOutubro 1998 . Uma organização do I D R A M .

    - Ronda do Farol (To d o - o - Terreno) - 11 e 12 deDezembro de 99. Uma organização do ClubeDesportivo da Ponta do Pargo, com acolaboração do I D R A M.

    - “Campeonato da Europa de Esgrima - Madeira2000”, 3 a 9 Julho 2000. Uma organização daAssociação Portuguesa de Esgrima, emcolaboração com o IDRAM. Elaboração dalinha gráfica do campeonato - ilustração de umdossier de candidatura e criação da mascote,para o “Campeonato da Europa de Esgrima -- Madeira 2000”, assim como de todo o trabalhográfico necessário para a realização docampeonato Madeira 2000.

    - “IX European Fair Play Movement Congress”(2002-03), uma organização da FederaçãoPortuguesa de Fair Play em parceria com oI D R A M - Criação da linha gráfica, realização doprojecto de divulgação informativa. Criação deum folheto informativo, 1.º anuncio, suporte doprograma provisório, com o intuito depromover a Ilha da Madeira no concurso deselecção do local a ser desenvolvido o evento.Criação de um folheto, 2.º anuncio, com oprograma final e ficha de inscrição. Criação erealização de convites, crachás, capas, t-shirts,certificados (Participantes, Prelectores, ShortPapers), suportes de identificação para a mesade prelecção com as bandeiras dos 27 paísesintervenientes, identificação do veículo detransporte das entidades intervenientes nocongresso, criação e paginação do livro deactas do evento.

    - “Internacional Union of Modern PentathlonCongress” (2002-03), uma organização daFederação Portuguesa de Pentatlo Moderno emcolaboração com o I D R A M. Concepção ecriação da linha gráfica de todo o evento.Criação do folheto e cartaz de divulgação,cartões de identificação individual (crachás),cartões de identificação para a mesa deprelecção.

    VII - Concursos e Exposições- 1989 a 1993, prémios de cartaz e fotografia a

    preto e branco, em concursos para o dia dacidade, numa iniciativa da Câmara Municipaldo Funchal.

    - 1990 a 95, exposições colectivas na galeria doInstituto Superior de Arte e Design /UMa.

    - 1994, exposição de escultura "Liberdade",integrada no programa de actividades Isadiadas(Jornadas Internas do ISAD).

    - 1994, 2.º prémio no concurso para logótipo"Flores da Madeira", uma iniciativa daSecretaria Regional de Floricultura.

    - 1994, participação no projecto "Sacos de Lixo"desenvolvido para as comemorações do dia dacidade, pela Câmara Municipal do Funchal.

    - 1995, 1.º prémio no concurso logótipo "Festa daJuventude" uma iniciativa da Juventude SocialDemocrática.

    - 5 de Setembro, exposição colectiva defotografia a cores, na Casa da Cultura de SantaCruz.

    - 9 a 11 de Novembro de 1995, participação naexposição colectiva dos logótipos candidatos aoconcurso da "Associação Portuguesa para aQualidade", na FIL.

    - Fevereiro de 96, participação na exposiçãocolectiva de Arte, na Escola Básica eSecundária do Galeão, organizada pelaAnimadora Cultural Isabel Galvão, emcomemoração da “Semana da A r t e ” .

    - Maio de 1996, exposição colectiva de Design,integrada no programa das Isadiadas - JornadasInternas do ISAD.

    - 2 de Agosto de 1996, exposição colectiva"Ideia-Design", organizada pelo ISAD naGaleria da Secretaria do Turismo e Cultura.

    - Novembro de 1996, participação na exposiçãocolectiva dos logótipos do concurso novaimagem para a "Administração de Portos doFunchal".

    - Maio de 97 participação na exposição colectivade arte, dos professores da escola PreparatóriaC+S de Santa Cruz, na Casa do Povo de SantaCruz, organizada pela Animadora CulturalSónia Freitas.

    VIII - Reconhecimento Público pelo Trabalho Desenvolvido- O rganização “Ronda-do-Farol”- O rganização “6th European Association for

    Sport Management”- Campeonato de Esgrima 2000- Logótipo da Secretaria Regional de Educação- Livros: “Cartas de Divagação” e “Duas

    Estrelas do Mar e um Peixe Prateado”

    Despacho

    Em cumprimento do disposto no n.º 1 do artigo 21.º daLei n.º 2/2004, de 15 de Janeiro, que aprovou o estatuto do

  • 16 3 de Agosto de 2005IINúmero 148

    Pessoal Dirigente, adaptado à Região Autónoma da Madeirapelo Decreto legislativo Regional n.º 5/2004, 22 de Abril, foitornado publico, a intenção do Instituto do Desporto daRegião Autónoma da Madeira - Secretaria Regional deEducação de proceder ao provimento de uma vaga deDirecção Intermédia de 2.º grau, Chefe da Divisão de Apoioàs Actividades Desportivas.

    Na sequência daquela publicitação apenas apresentoucandidatura ao lugar de Chefe de Divisão, Dr.º ElderRodrigues Pontes Cardoso, professor do Quadro deNomeação Definitiva da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclosdos Louros, do grupo de Educação Física, a exercer funçõesde Chefe de Divisão, em regime de substituição no Institutodo Desporto.

    Tendo por base a entrevista profissional de selecção, aavaliação curricular, reunindo o candidato o requisitos a quese refere o n.º 1 do artigo 20 .º da citada Lei e o perfilindicado para prosseguir as atribuições do serviço,nomeadamente pelas suas qualificações e experiênciaprofissional específica que tem nas respectivas áreasfuncionais do lugar a prover, pelo exercício efectivo defunções dirigentes em regime de substituição nesse cargo;

    Ao abrigo do n .º 3 e 4.º do artigo 21.º da Lei n.º 2/2004,adaptado à Região Autónoma da Madeira pelo Decretolegislativo Regional n.º 5/2004/M de 22 de Abril, nomeio emcomissão de serviço no uso das competências que me foramdelegadas pela alínea b) do n.º 1 do despacho n.º 37/2005, doExcelentíssimo Senhor Secretário Regional de Educação, de20 de Abril de 2005, publicado no Jornal Oficial da RegiãoAutónoma da Madeira, II Série, n.º 84, de 2 de Maio de2005, o licenciado no lugar vago de direcção intermédia de2.º grau, Chefe de Divisão, Dr.º Elder Rodrigues PontesCardoso com efeitos a partir de 2005/08/01.

    A referida nomeação tem cabimento orçamental, deacordo com o n.º 2 do art. 8.º do Decreto - Lei n.º 427/89, de7 de Dezembro.

    Instituto do Desporto da Região Autónoma da Madeira,Funchal, 22 de Julho de 2005.

    O PRESIDENTE DO IDRAM, Carlos Norberto Catanho José

    CURRICULUM VITAE

    NOME: ELDER RODRIGUES PONTES CARDOSODATA DE NASCIMENTO: 27 DE JULHO DE 1961N ATURALIDADE: SANTOS, CONCELHO DE SÃO PA U L O ,BRASIL

    HABILITAÇÕES.- MESTRADO EM CIÊNCIA DO DESPORTO NA

    Á R E A DE ESPECIALIZAÇÃO DE TREINO DEA LTO RENDIMENTO DESPORTIVO PELAFACULDADE DE CIÊNCIAS DO DESPORTO EEDUCAÇÃO FÍSICA D A UNIVERSIDADE DOP O RTO, CONCLUÍDO A 19 (DEZANOVE) DEMARÇO DE 2004, TENDO SIDO APROVADO COMN O TA M Á X I M A ( M U I TO BOM) PORUNANIMIDADE.

    - L I C E N C I AT U R A EM EDUCAÇÃO FÍSICA EDESPORTO PELAUNIVERSIDADE DAMADEIRA,CONCLUÍDAEM 5 (CINCO) DE AGOSTO DE 1998,COM A CLASSIFICAÇÃO FINAL DE 12 (DOZE)VALORES.

    HABILITAÇÕES COMPLEMENTARES.- CURSO DE FORMADORES PARA OS CURSOS DE

    TREINADORES DE A N D E B O L DO I NÍVEL,REALIZADO NO FUNCHALEM 2004.

    - CURSO DE TREINADOR DE ANDEBOLDE NÍVELMÁXIMO CONCLUÍDO NO ANO DE 1993.

    - CURSO DE COMPUTADORES EM LINGUAGEMDE PROGRAMAÇÃO BASIC, TERMINADO EM 10(DEZ) DE FEVEREIRO DE 1987 COM OAPROVEITAMENTO DE 75% (SETENTA E CINCOPOR CENTO).

    - CURSO DE INICIAÇÃO AO JORNALISMO,REALIZADO ENTRE 16 (DEZASSEIS) E 28 (VINTEE OITO) DE JANEIRO DE 1984 (MILNOVECENTOSE OITENTA E QUATRO) PELO JORNAL D AMADEIRANACIDADE DO FUNCHAL.

    - COLABORADOR - REDACTORIALDESPORTIVO- NO EXERCÍCIO DAS FUNÇÕES COMO

    COLABORADOR - REDACTORIALDESPORTIVO.- NO “DIÁRIO DE NOTÍCIAS” PARA A NATAÇÃO

    EM 1984 E ANDEBOLEM 1989 E 1990. - NO “JORNAL DA MADEIRA” PARA O DESPORTO

    ESCOLAR EM 1993 E PARA O ANDEBOL ENTRE1992 E 1995 E ENTRE 1998 E 1999.

    - NO “ NOTÍCIAS DA MADEIRA” COLABORADORPARA O ANDEBOLENTRE 1999 E 2000.

    - NO JORNAL“ABOLA” CORRESPONDENTE PARAAS MODALIDADES DITAS AMADORAS ENTRE2000 E 2002.

    ACTIVIDADE PROFISSIONAL.- NO ANO LECTIVO DE 2000/2001, FICOU

    EFECTIVO EM QUADRO DE NOMEAÇÃODEFINITIVA NA ESCOLA BÁSICA DO 2.º E 3.ºCICLO DOS LOUROS - FUNCHAL.

    - NO ANO LECTIVO DE 1999/2000, FICOUEFECTIVO EM QUADRO DE ZONAPEDAGÓGICANAÁREADO FUNCHAL.

    - NO ANO LECTIVO DE 1997/98, FEZ ESTÁGIOPEDAGÓGICO NA ESCOLA PREPARATÓRIA DR.HORÁCIO BENTO GOUVEIA.

    - PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA N OEXERCÍCIO DAS FUNÇÕES DOCENTES:

    - 2002/2005 - ESCOLA BÁSICA DO 2.º E 3.º CICLODOS LOUROS.

    - 2001/2002 - ESCOLA BÁSICA DO 2.º E 3.º CICLODOS LOUROS, DESTACADO NO CLUBE SPORTMARÍTIMO.

    - 2000/2001 - ESCOLA BÁSICA DO 2.º E 3.º CICLODOS LOUROS, DESTACADO NO CLUBED E S P O RTIVO E RECREATIVO DOSPRAZERES.1999/2000 - ESCOLA DR. HORÁCIOB E N TO GOUVEIA, DESTACADO NAASSOCIAÇÃO DE ANDEBOLDAMADEIRA.

    - 1998/99 - ESCOLA B Á S I C A E SECUNDÁRIAG O N Ç A LVES ZARCO, DESTACADO NAASSOCIAÇÃO DE ANDEBOLDAMADEIRA.

    - 1997/98 - ESCOLA DR. HORÁCIO BENTOGOUVEIA.

    - 1993/97 - ESCOLA S E C U N D Á R I A DE JAIMEMONIZ.

    - 1992/93 - ESCOLA SECUNDÁRIA DR. ÂNGELOAUGUSTO DASILVA..

    - 1991/92 - ESCOLASECUNDÁRIA DE FRANCISCOFRANCO, DESTACADO NA E S C O L ASECUNDÁRIADE JAIME MONIZ

    - 1990/91 - ESCOLA SECUNDÁRIA DR. ÂNGELOAUGUSTO DA SILVA E ESCOLA SEC. DE JAIMEMONIZ.

  • 3 de Agosto de 2005 17IINúmero 148

    - 1989/90 - ESCOLASECUNDÁRIA DE FRANCISCOFRANCO.

    - 1987/89 - ESCOLASECUNDÁRIADE MACHICO- 1985/86 - ESCOLA P R E PA R AT Ó R I A

    BARTOLOMEU PERESTRELO.- 1984/85 - ESCOLAPREPARATÓRIA DO ESTREITO

    DE CÂMARADE LOBOS.

    ACÇÕES DE FORMAÇÃO NO DESEMPENHO DAACTIVIDADE PROFISSIONAL.- 2004/05 - “ NA ESCOLA, EU SOU FELIZ”. 27 DE

    A B R I L DE 2005. ACÇÃO PROMOVIDA P E L ONÚCLEO DE ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO FÍSICADAESCOLABÁSICAE SECUNDÁRIADE MACHICO.

    - “ INTEGRAÇÃO DE ALUNOS COM NECES-SIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NAESCOLA”.15 DE ABRILDE 2005. AUDITÓRIO DO MUSEU DACASADALUZ.

    ACÇÃO PROMOVIDA PELO NÚCLEO DE ESTÁGIO DEEDUCAÇÃO FÍSICADAESCOLADR. A. A. SILVA. - “ BOCCIANAESCOLA” - 20 DE JANEIRO DE 2005.

    E S C O L A S E C U N D Á R I A DE JAIME MONIZ.ACÇÃO PROMOVIDAPELADREER DASER.

    - 2002/03 - “ NUTRIÇÃO E PRESCRIÇÃO DOEXERCÍCIO” - 30 DE OUTUBRO DE 2003. ESCOLASECUNDÁRIADE JAIME MONIZ.

    - “ INDISCIPLINA” - 8 DE ABRILDE 2003. ESCOLABÁSICAE SECUNDÁRIADE MACHICO.

    - “ A FORMAÇÃO DESPORT I VA DOS JOVENS.RELAÇÃO DESPORTO ESCOLAR/CLUBE ESCO-LA- 26 DE MARÇO DE 2003. ESCOLA SECUNDÁ-RIADE JAIME MONIZ.

    - “LESÕES EM EDUCAÇÃO FÍSICA” - 19 DEMARÇO DE 2003. ESCOLA B Á S I C A ESECUNDÁRIAGONÇALVES ZARCO.

    - “INTEGRAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFES-SORES DEFICIENTES” - 19 DE MARÇO DE 2003.ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA GONÇALVESZARCO.

    - “O ALUNO DIFERENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA” - 26 DE FEVEREIRO DE 2003. ESCOLABÁSICAE SECUNDÁRIADE MACHICO.

    - “O PROGRAMA DE A P R E S E N TAÇÕES POWERPOINTCOMO FERRAMENTA DIDÁCTICA” - 6 DEJANEIRO DE 2003. ESCOLA BÁSICADOS 2.º E 3.ºCICLOS DOS LOUROS.

    - 1998/99 - AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA- 29DE MAIO DE 1999, NA ESCOLA DR. HORÁCIOBENTO GOUVEIA

    - 1997/98 - ESCOLA DR. HORÁCIO BENTOGOUVEIA/ESTÁGIO PEDAGÓGICO.

    - A.C.P.C. - “INTEGRAÇÃO DAS RAPARIGAS NASAULAS DE FUTEBOL” - E.S. DR. A.A.S. - 25 DEMARÇO DE 1998.

    - A.C.P.C. - “AINICIAÇÃO AO ANDEBOL” - E.S.DR.H.B.G. - 4 DE MARÇO DE 1998.

    - A.C.P.I. - “PRIMEIROS SOCORROS NAS AULAS DEEDUCAÇÃO FÍSICA” - ESCOLASECUNDÁRIADEJAIME MONIZ. - 4 DE FEVEREIRO DE 1998.

    - A.C.E.C. - “SUPER - TURMA” - E.S.DR. H.B.G. - 17DE DEZEMBRO. 1997.

    - 1995/96 - ESCOLA S E C U N D Á R I A DE JAIMEMONIZ

    - SEMINÁRIO INTERNACIONAL. “ CRESCIMENTO,APTIDÃO FÍSICA E ACTIVIDADE FÍSICA”.UNIVERSIDADE DAMADEIRA- 16 DE JANEIRO.

    - A . C . P.C. - “ O PA P E LD AE S C O L AN A FORMAÇÃO DEF U T E B O L I S TAS” - E.S.F. F. - 15 DE A B R I L .

    - 1994/95 - ESCOLA S E C U N D Á R I A DE JAIME MONIZ- ACÇÃO DE FORMAÇÃO: PRELECTORES: MAURICE

    PIERON E FRANCISCO CARREIRO DA C O S TA. - 21DE A B R I L .

    - A . C . P.C. - “ ENSINAR O BASQUETEBOL” - E.S.J.M. -31 DE MAIO.

    - 1993/94 - ESCOLA S E C U N D Á R I A DE JAIME MONIZ.- ACÇÃO DE FORMAÇÃO: “1.º CURSO DE INFORMAÇÕES

    CIENTIFICAS DE FUTEBOL D A MADEIRA” - 28 A 30 DEJ A N E I R O .- “ C O R R I D A DE ORIENTAÇÃO “ - E.S.J.M. - 13 DE

    M A I O .- 1992/93 - ESCOLA S E C U N D Á R I A DR. ÂNGELO

    A U G U S TO DA S I LVA .- ACÇÃO DE FORMAÇÃO: “AS FUNÇÕES DA E. F. E

    D E S P O RTO NAESCOLA” - 20 DE NOVEMBRO- “APLICAÇÃO DE NOVOS PROGRAMAS” - 8 DE

    M A I O .- NO EXERCÍCIO DE OUTRAS FUNÇÕES:2003/2004 -

    D I R E C TOR DE INSTALAÇÕES - O R I E N TADOR DE DUAS EQUIPAS DE FUTEBOL.

    U M A DE JUVENIS E OUTRA DE JUNIORESMASCULINOS NA E S C O L A B Á S I C A DO 2.º E 3.ºCICLO DOS LOUROS.

    - 2002/2003 - DELEGADO DE GRUPO DO 2.º E 3.ºC I C L O S .

    - O R I E N TADOR DE UMA E Q U I PA DE A N D E B O L D EINICIADOS MASCULINOS NA E S C O L AB Á S I C AD O2.º E 3.º CICLO DOS LOUROS.

    - 1994/95 - ORIENTADOR DE UMA E Q U I PA D EA N D E B O L DE INICIADOS MASCULINOS NAE S C O L AS E C U N D Á R I A DE JAIME MONIZ.

    - 1991/92 - ORIENTADOR DE UMA E Q U I PA D EA N D E B O L DE INICIADOS MASCULINOS NAE S C O L AS E C U N D Á R I A DR. ÂNGELO A U G U S TO DAS I LVA.

    - 1988/89 - DELEGADO DESPORTIVO NA E S C O L AS E C U N D Á R I A DE MACHICO

    - 1987/88 - DELEGADO DESPORTIVO NA E S C O L AS E C U N D Á R I A DE MACHICO

    6 - ACTIVIDADES COMPLEMENTA R E S .- NO EXERCÍCIO DE FUNÇÕES COMO PRAT I C A N -

    TE.FOI PRATICANTE DE PATINAGEM, NATA Ç Ã O ,MERGULHO, REMO, VELA, ATLETISMO, BASQUE-T E B O L E JOGOU A N D E B O L DESDE O ESCALÃO DEINICIADOS (1975) ATÉ AO ESCALÃO SÉNIOR,TENDO OBTIDOS ALGUNS TÍTULOS REGIONAIS EBOAS CLASSIFICAÇÕES EM REPRESENTA Ç Õ E SN A C I O N A I S .

    - 1990/94 - COLÉGIO INFANTE D. HENRIQUE- 1989/90 - CLUBE SPORT M A R Í T I M O- 1987/89 - CLUB SPORTS MADEIRA- 1986/87 - CLUBE SPORT M A R Í T I M O- 1985/86 - CLUBE DESPORTIVO NACIONAL- 1984/85 - CLUB SPORTS MADEIRA- 1983/84 - A C M- 1982/83 - CLUBE SPORT M A R Í T I M O- 1981/82 - ACADÉMICO C. DESP. DE FÁTIMA- 1.º LUGAR NA TA Ç A D A CIDADE E NO

    CAMPEONATO DAMADEIRA- 2.º LUGAR NA FASE FINALDA3.ª DIVISÃO

    (FASE FINALEM PORTO E LISBOA)- 1980/81 - CLUBE SPORT MARÍTIMO- 1.º LUGAR NO CAMPEONATO DA MADEIRA DE

    JUNIORES

  • 18 3 de Agosto de 2005IINúmero 148

    - 5.º LUGAR NO CAMPEONATO NACIONAL D EJUNIO