jornal o trabalhador espírita - nº56 - julho-agosto/2013

7

Upload: federacao-espirita-de-goias

Post on 14-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal O Trabalhador Espírita - Nº56 - Julho-Agosto/2013

Edição de nº56, agosto de 2013.

Page 2: Jornal O Trabalhador Espírita - Nº56 - Julho-Agosto/2013

- 2

programação cores

Destaque

Page 3: Jornal O Trabalhador Espírita - Nº56 - Julho-Agosto/2013

- 3

Com o tema central “Doutrina Espírita - O Consolador Prometido”, o mês espírita em Caldas Novas comemora a sua 8ª edição. A programação acontecerá nos aos sábados nos dias 3, 10, 17 e 31 do mês de Agosto, na Casa Seara Espírita Renovação, às 20h, no bairro Parque Real, com entrada franca. No dia 24 de Agosto, será apresentado uma peça teatral “Comédia da Vida Espírita”, que será no Centro de Convenções, com ingressos nos valores R$ 5,00 (meia) e R$ 10,00 (inteira). Esse evento está sendo realização pelo Con-selho Espírita Local. Maiores informações nos fones (64) 9263 5686 - 9933 0807 - 8117 1361 - 8429 9874.

O Movimento Espírita Goiano continua pujante e dinâmico, e o Jornal Trabalhador Es-

pírita continua com seu compromisso de servir ao movimento espírita como veículo de comunicação. Destacamos a seguir os principais eventos que foram realizados no mês de Julho.

Aconteceu entre os dias 30 de Junho e 6 de Julho, a 45ª Semana Espírita de Anápolis. A semana contou com palestrantes de Goiás e de outros estados, com destaque para a palestra de abertura do vice-presidente da FEB Geraldo Campetti, que falou a respeito das tragédias terrestres. Geraldo Campetti volta a Goiás no dia 18 de Agosto para falar sobre o tema ‘’Em busca do significado da vida’’ na FEEGO.

Participe da XIV Semana Espírita de Cristalina-GO, a ser realizada de 05 a 09 de Agosto de 2013, no Grupo Espírita Eurípedes Barsanulfo.

Tema Principal - “O Evangelho de Jesus à Luz da Doutrina Espírita”Segunda-Feira: 05/08/2013 – Não vim trazer Paz a Terra, mas a Espada. (Mateus 10:34). Palestrante: Cauci de Sá RorizTerça-Feira: 06/08/2013 – E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (João 8:32). Palestrante: Ivana RaiskyQuarta-Feira:07/08/2013 – Ninguém pode ver o Reino de Deus se não

Nascer de novo. (João 3:3). Palestrante: Napoleão Dourado de Azevedo Jr.Quinta-Feira: 08/08/2013 – Amarás o teu próximo, como a ti mesmo.

(Mateus 22:39). Palestrante: Max Lânio LacerdaSexta-Feira: 09/08/2013 – O Evangelho de Jesus à Luz da Doutrina Espí-

rita. Palestrante: Rui Meireles

No dia da abertura da Semana Espírita de Anápolis, encerrava-se a programação da segunda edição da Semana Espírita de Goiânia, com palestra de Adeílson Salles, que nos falou sobre Paulo e Estevão. A repercussão foi tão positiva que Adeilson retornou a Goiânia no dia 1º de agosto na FEEGO e falou sobre as ‘’Mulheres no Evangelho’’.

E no mesmo dia foram abertas as inscrições para o 4º Congresso Espírita Brasileiro, que será entre os dias 11 a 13 de Abril. Mais informações podem ser obtidas no link: www.febnet.org.br/4congresso/. E por falar em Congresso Espírita, estão abertas as inscrições para o 30º Congresso Espírita do Estado de Goiás, que será realizado entre os dias 1 a 4 de Março. A inscrição pode ser feita no link: www.feego.org.br.

E o mês de Julho contou com outros diversos importantes eventos. Entre os dias 12 a 14 de Julho, a cidade de Uruaçu sediou a 29ª edição do CONESP – Confraternização Espírita do Vale São Patrício, Norte Goiano e Vale do Araguaia. Entre os dias 21 a 27 de Julho foi a vez de Palmelo realizar a sua 33ª edição da Semana Espírita, com palestra de abertura de Ivana Raisky, presidente da FEEGO. Ivana também realizou a abertura da 10ª Semana Espírita de Vianópolis, que foi realizada entre os dias 15 a 19 de Julho.

A Federação Espírita do Estado de Goiás reafirma seu papel de servidora do Movimento Espírita Goiano. Se você tem eventos para divulgar, envie para [email protected]

Aproveite a leitura.

Vem aí...

Editorial

Agosto/201317 e 18 – Encontro Regional de

Trabalhadores do Movimento Espírita – Comsud - Montividiu

Setembro/201301 – 5º ERCEI - Encontro Regio-

nal de Capacitação de Evangelizadores da Infância - Anápolis

07 e 08 – Encontro Regional da Ju-ventude Espírita - Comcentro - Goiânia

15 – Encontro Regional da Juven-tude Espírita – ERJE Comoeste - Santa Bárbara

21 e 22 – Encontro Regional de Trabalhadores do Movimento Espírita – Comleste - Vianópolis

29 – Encontro Regional da Ju-ventude Espírita – ERJE Comceleste - Anápolis

Participe e contribua para o cresci-mento do Movimento Espírita Goiano!

XIV Semana Espírita de Cristalina-GO

Mês Espírita de Caldas Novas

Page 4: Jornal O Trabalhador Espírita - Nº56 - Julho-Agosto/2013

- 4

A Associação jurídico-espírita nasce em Goiás com a pro-posta de não apenas oferecer uma orientação jurídica ao mo-vimento espírita goiano, mas, principalmente, trazer atitude cristã para a atuação dos espíritas juristas.

Trata-se de um momento inicial de resgate de identidade, pois tanto o direito como a própria atuação de muitos espíri-tas tem sofrido uma forte perda de valores.

O direito não é sinônimo de justiça, e com esta não pode ser confundido. O direito, enquanto mecanismo, nada mais é que um mal necessário que atua, ou deveria atuar, onde falha a moral humana, regulando seu convívio em sociedade. Portan-to, o direito deve ser um instrumento nas mãos do operador do direito consciente, não devendo ser um fim em si mesmo, um mero elemento de poder e dominação.

É neste ponto que um espírita jurista precisa ter a cons-ciência que precisa trazer os princípios doutrinários para sua profissão, se esforçando para ser a mesma pessoa ética e mo-ral em todos os campos de sua vida: dentro do lar, dentro do centro espírita e também na sua atuação profissional.

Realizado a cada dois anos, o MEDNESP, maior congres-so de medicina e espiritualidade do planeta, será em Goiânia na sua próxima edição em junho de 2015 durante o feriado de Corpus Christi.

O evento, que pertence à Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil), será organizado pela AME-Goiânia e contará com a participação de aproximadamente 100 pales-trantes renomados do movimento espírita nacional e um pú-blico total aproximado de 2 mil pessoas.

A primeira edição do MEDNESP foi em 1995 em São Paulo, sob organização da Dra. Marlene Rossi Severino No-bre, atual presidente da AME-Brasil e AME-Internacional. Desde então o evento vem crescendo a cada edição. A edição de 2015 em Goiânia será a décima, porém a primeira a ser realizada na região Centro-Oeste de nosso país.

Emmanuel já nos alertava na Obra Caminho, Verdade e Vida, psicografia de Chico Xavier, que “a lição do mestre, além disso, não constitui tão somente um impositivo para os misteres da adoração (...). É roteiro imprescindível para a le-gislação e administração, para o serviço e para a obediência”. Imaginemos um direito pautado na justiça divina, na moral do Cristo...

Assim, a proposta primordial do movimento jurídico-es-pírita goiano é gradativamente fomentar essas reflexões de or-dem socioculturais para que possamos trazer Atitude Cristã para nossa atuação no âmbito jurídico.

O MEDNESP será em Goiânia!

Movimento Jurídico-Espírita em Goiás: um resgate de valores

Vicente PessoaVice-Presidente da AME-Goiânia

Akira Ninomia Jr. Presidente da Associação Jurídico-

Espírita do Estado de Goiás.

ASSOCIAÇÃO JURÍDICO ESPÍRITACRISTÃ DO ESTADO DE GOIÁS

www.ajego.org

A temática gira em torno do tema saúde e espiritualida-de. Entretanto, não é necessário ser médico ou profissional da saúde para participar. Todas as pessoas são bem vindas e terão a oportunidade de vivenciar ensinamentos que contribuirão na formação do conceito de saúde em suas existências.

Nos próximos meses, a AME-Goi-ânia iniciará uma grande campanha de divulgação do MEDNESP, com mais informações sobre local, temas das pa-lestras, inscrições, atividades artísticas e muito mais. Não deixem de participar!

Page 5: Jornal O Trabalhador Espírita - Nº56 - Julho-Agosto/2013

- 5

Fábio SantosPresidente da BAES-GO

PazUm grande Festival pela Paz acontecerá em Goiânia, de

18 a 21 de Setembro, no Centro Cultural Oscar Niemeyer: o Festival Craques da Paz. Sua proposta é levar a Cultura da Paz, da Sustentabilidade, da Unidade na Diversidade, do Empre-endedorismo Juvenil para, por meio de ações concretas, cons-truir um Mundo melhor. Em meio a tudo isso, o Esperanto será a Língua Auxiliar Oficial – nada mais justo e coerente. Haverá curso intensivo de Esperanto nos dias 20 e 21. Inscri-ções no local. Realização: Instituto Soldados da Paz.

EncontroAnote aí: dias 19 e 20 de outubro acontecerá o 1o GRES

– Encontro Goiano de Esperantistas Espíritas, na FEEGO. Mais informações em http://ba-es-go.wix.com/1gres.

Tema do encontro: O Espe-ranto como Revelação. Palestran-te sobre o tema do encontro: Dr. José Passini.

GramáticaTendo como base a obra “Esperanto sem Mestre”, do

inesquecível Francisco V. Lorenz, editada pela FEB e disponí-vel, em PDF, no endereço http://www.esperanto.febnet.org.br/, apresentaremos alguns trechos, devidamente adaptados, para que o leitor amigo possa conhecer um pouco da Língua Auxiliar Neutra.

1. O Esperanto possui cinco vogais: a, e, i, o, u, que se pronunciam: á, ê, i, ô, u. Exemplos: la (o, as, os, as); ne (não); tre (muito); tro (demais); mi (eu); unu (um, uma); du (dois, duas). Leia-se: lá, nê, trê, trô, mi, únu, du.

A vogal e nunca soa como i, e a vogal o nunca soa como u – o que é comum acontecer quando as palavras terminam com estas vogais na Língua Portuguesa falada em terras goianas.

Nas primeiras décadas do século XX, além do Centro Espírita Amigo dos Sofredores (atual Chico Xavier), na Ci-dade de Goiás, já eram conhecidos: Centro Espírita de Cata-lão (zona rural), fundado em 1914; Centro Espírita Alarcão, de Anápolis - 1921; Centro Espírita Batuíra, Verdade e Luz, em Itauçu - 1923; Centros Espíritas: Eurípedes Barsanulfo, Amor e Fraternidade em Catalão; São Vicente de Paula, em Anápolis, todos em 1927; Centros Espíritas: do Patrimônio da Terra Vermelha, em Nova Aurora; Grêmio Espírita Paz e Fraternidade, em Ipameri, ambos de 1928; Grêmio Espí-rita Eurípedes Barsanulfo União Amor e Luz, do Povoado de Areião, município de Corumbaíba, em 1930, e o Grêmio Espírita Allan Kardec, em Jataí, em 1932.

Em 24 de Outubro de 1933, pelo Decreto nº 3359, de 19 de Maio de 1933, lançava-se a pedra fundamental da Cida-de de Goiânia. Às margens do Córrego Botafogo instalou--se um grande canteiro de obras para a construção da nova capital. Dentre os operários, migrantes de outros estados, alguns resolveram construir um barracão de madeira onde

A História da Federação Espírita do Estado de Goiásse reuniam para estudar a Doutrina Espírita. O Dr. Alcenor Cupertino, superintendente das obras, se condoeu ao ver as condições precárias do ambiente de que se serviam aque-les religiosos e concedeu-lhes uma área na Rua 3, entre as ruas 20 e 24 no Centro da Capital. Em 9 de Maio de 1938, inaugurava-se o primeiro Centro Espírita de Goiânia, com o nome de “Estudantes do Evangelho’’.

No dia 3 de Outubro de 1950, foi fundada a União Es-pírita Goiana. A União recebeu por doação o patrimônio do Centro Espírita Estudantes do Evangelho anos depois. Em Outubro de 1972, passa a denominar-se Federação Es-pírita do Estado de Goiás, que inaugurou sua sede em 1982, no Setor Marista, em Goiânia.

Se você possui alguma foto ou documento históri-co do Movimento Espírita Goiano, envie para: [email protected]

www.feego.org.brRua 1.133 esq. c/ Al. Ricardo Paranhos, nº40, Setor Marista - Goiânia - GO(62) 3281-0200 CEP.: 74.180-050

Presidente: Ivana Raisky

Diretor de Comunicação Social Espírita: Lucas de Pádua

Jornalista responsável: Angélica de Pádua - Registro profissional:

0002804-GO

Diagramação: Dayenn Bennett Pires

Colaboradores: Edmar Cotrim e Eduardo Zempulski

Edição de nº56, Agosto de 2013.

Críticas e sugestões: [email protected]

Page 6: Jornal O Trabalhador Espírita - Nº56 - Julho-Agosto/2013

- 6

CONESP foi sucesso em UruaçuEntre os dias 12, 13 e 14 de ju-

lho deste ano foi realizada no Colé-gio Estadual principal da cidade de Uruaçu a XXIX CONESP - Con-fraternização Espírita do Vale São Patrício Norte Goiano e Vale do Araguaia.

Houve a participação de 280 pes-soas, entre crianças, jovens e adul-

45ª Semana Espírita de Anápolis

Pelo 45º ano consecutivo, o Movi-mento Espírita Anapolino, coordenado pelo Conselho Espírita Regional, reali-zou do dia 30 de junho ao dia 06 de ju-lho – com inegável sucesso – a Semana Espírita de Anápolis.

O tema escolhido para 2013 foi: Bem-Aventurados os Aflitos, com o justo propósito de homenagear os 150 anos de publicação da 3ª obra básica da codificação kardequiana: O Evangelho Segundo o Espiritismo.

Desdobrando o tema, vários assun-tos foram explorados pelos palestran-tes convidados, os quais mostraram a abrangência e a lógica com que a Dou-trina Espírita explica, não só os ensinos de Jesus, mas a excelência do Espiritis-mo na equação das magnas questões que envolvem a vida, nas suas dimen-sões física e espiritual.

Contribuíram com essas aborda-gens, palestrantes de Brasília: Geraldo Campetti, Marta Antunes e Maxlânio Lacerda (da Federação Espírita Brasilei-ra), de Goiânia: Emídio Falcão Brasi-

lieiro e Cauci de Sá Roriz; de São Paulo: o Cantor espírita Vansan e, de Anápo-lis: Inácio de Paula.

Foram noites de muita alegria e confraternização, quando os frequen-tadores das diversas casas espíritas de Anápolis tiveram a oportunidade de se encontrarem, não apenas para as refle-xões que as palestras apresentaram, mas para a conversa sadia, o chazinho quen-te, a visita à feira de livros, etc.

Digna de nota, a recepção calorosa feita – cada noite – pela juventude espí-rita (mocidade) de um Centro da cida-de, atividade coordenada pelo CRE-Jo-vem. Ressalte-se, ainda, a Evangelização Infantil realizada paralelamente, dirigi-da cada dia pela equipe de evangeliza-dores de uma das casas espíritas.

O clima positivo, reinante ao tér-mino do evento, deixou claro que a união dos trabalhadores espíritas estava perfeitamente ajustado à orientação do Cristo em João 13:35: “Nisto conhece-rão todos que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros”.

tos, de 11 cidades diferentes, quais sejam: Uruaçu, Campinorte, São Luis do Norte, Minaçu,Goianésia, Jaraguá, Itaguaru, Goiânia, Porto Nacional, Mara Rosa e Itapuranga.

O evento foi realizado por três casas espíritas da cidade de Uruaçu. São elas CEPAC- Centro Espírita Paz amor e Caridade, CEOC- Cen-

tro Espírita Olívio de Cas-tro e Casa Espírita Inácio Ferreira.

As equipes de trabalho da Fede-ração Espírita do Estado de Goiás (FEEGO) estiveram presentes no evento e auxiliaram na sua organi-zação. Todos elogiaram muito e es-peram estar presentes na próxima CONESP.

Aconteceu...

Page 7: Jornal O Trabalhador Espírita - Nº56 - Julho-Agosto/2013

- 7