jornal o repórter regional - ed. 67

12
facebook.com/jornaloreporter Edição 67 - 16 de Janeiro a 01 de fevereiro de 2013 - Distribuição Gratuita CIDADANIA - PÁG. 03 REGIÃO - PÁG. 07 DIVULGAÇÃO USP Baixada Santista terá novos cursos relacionados às características da região Oceanografia, Administração Portuária e ampliação de vagas no curso de Engenharia de Petróleo estão entre as carreiras oferecidas pela universidade. Ônibus turísticos percorrem as nove cidades da Região com quatro roteiros diferentes, visitando os principais pontos turísticos da Baixada Santista. RODA SÃO PAULO

Upload: jornal-o-reporter

Post on 23-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Edição Litoral Sul

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal O Repórter Regional - Ed. 67

facebook.com/jornaloreporterEdição 67 - 16 de Janeiro a 01 de fevereiro de 2013 - Distribuição Gratuita

CIDADANIA - PÁG. 03

REGIÃO - PÁG. 07

DIV

ULG

ÃO

USP Baixada Santista terá novos cursos relacionados às características da região

Oceanografi a, Administração Portuária e ampliação de vagas no curso de Engenharia de Petróleo estão entre as carreiras oferecidas pela universidade.

Ônibus turísticos percorrem as nove cidades da Região com quatro roteiros diferentes,visitando os principais pontos turísticos da Baixada Santista.

RODA SÃO PAULO

Page 2: Jornal O Repórter Regional - Ed. 67

O RepórterRegional

Anúncios em destaque com tamanhos especiais ligue (13) 3455-2949

02 Guia de Negócios

Pesca

Igreja

Financeira Estacionamento

Cabeleireiro

Ano 04 número 67 16 de janeiro a 01 de fevereiro de 2013

Financeira

Advocacia

Refrigeração Construção Berçário

Page 3: Jornal O Repórter Regional - Ed. 67

CidadaniaO RepórterRegional 03

No último dia 15, a Prefeitura reinau-gurou a ala semi in-tensiva do Hospital Municipal que pas-sou por reforma e recebeu novos equi-pamentos. A unidade de saúde estava inter-ditada pela Vigilância Sanitária do Governo do Estado desde 15 de outubro do ano pas-sado, quando foram detectados vários problemas de infraes-trutura, de higiene e falta de médicos. Com 31 novos leitos que at-enderão a parte clínica e semi intensiva, além dos 16 leitos de pediatria e 18

leitos de maternidade, to-talmente reformados e em condições de atender a demanda médica da pop-ulação, o Hospital Munic-ipal foi reaberto ontem. As melhorias não foram restritas a infraestrutura. A Prefeitura apresentou uma nova equipe médica, que recebe o reforço de plantonistas, sendo um clínico, um pediatra, dois obstetras e um anestesista.

Os setores terão con-dições de abrigar todas as internações que são transferidas após atendi-mento no UPA, unidade que continuará sendo o primeiro acolhimento aos pacientes.

Desde o dia 1º, a Prefeitura iniciou um cronograma de serviços de limpeza urbana. Quem passou pela Avenida Gov-ernador Mário Covas Jr., Mirante da Torre e outros pontos pode notar a diferença.

Na avenida da praia, a equipe de trabalho ini-ciou a retirada da areia que invadia a ciclovia e a via pública. Já na faixa de areia, 70 lix-eiras estão sendo in-staladas por toda orla para facilitar o descarte de lixo, mantendo a

limpeza do local.Para prevenir a Ci-

dade do risco de en-chentes nesta época de chuva, além do trabal-ho de monitoramento, os serviços de des-obstrução dos canais, limpeza, coleta de lixo e entulhos estão sendo feitos por todo o mu-nicípio.

Além dos trabalhos de limpeza, a Prefeitura também terá cuidados especiais com a ma-nutenção de vias como a Estrada do Una, Ar-mando Cunha, entre outras.

Hospital é reinaugurado com novas ambulâncias e nova

equipe médicaUnidade reaberta no último dia 15 estava

fechada desde outubro passado

Prefeitura inicia serviços delimpeza urbana e ações

anti-enchentesO cronograma da Ação Verão tem novas

lixeiras, corte de mato e retirada de entulhos

Ano 04 número 67 16 de janeiro a 01 de fevereiro de 2013

DIV

ULG

ÃO

Peruíbe

De forma unânime, o vereador Zeca (PV) foi eleito presidente da Câ-mara Municipal de Pe-ruíbe para os próximos dois anos. José Ernesto Lessa Maragni Júnior (Zeca) foi o vereador mais votado da cidade nas últimas eleições, com 924 votos, pelo Partido Verde. Pela primeira vez, depois de muitos anos, a votação para a composição da mesa diretora ocor-reu de forma tranquila. Com apenas uma chapa registrada, teve o apoio de todos os vereadores

da casa.Confira a nova com-

posição da mesa dire-tora da Câmara Munici-pal de Peruíbe:

Presidente: José Er-nesto Lessa Maragni Júnior (Zeca) - PV

1º Vice Presidente: Ricardo Corrêa dos Santos - PT

2º Vice Presidente: José Ivo dos Santos (Ivo Eletricista) - PTB

1º Secretário: Lourival Sampaio Costa (Loro) - PSDC

2º Secretário: Rafael Vitor de Souza (Rafael) - PMDB

Zeca é o novo presidente da Câmara de Peruíbe para

biênio 2013-2014

Mais cursos da Uni-versidade de São Paulo (USP) devem se instalar em Santos e ampliar as pesquisas ao mar como a oceano-grafia, administração pública e portuária e outros cursos voltados à realidade econômica da Baixada Santista.

A informação foi pas-sada pelo reitor da uni-versidade, João Grandi-no Rodas, que se reuniu no último dia 10 com o prefeito Paulo Alexan-dre Barbosa (PSDB), no Paço Municipal.

A USP negocia com o governo estadual a cessão definitiva do terreno do Colégio Cesário Bastos, onde funciona desde fever-eiro do ano passado o

curso de Engenharia de Petróleo, o primeiro do campus Santos.

De acordo com o rei-tor, a ideia é restaurar a escola, construída em 1900, cujo prédio é tombado pelo Condepa-sa (Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Arquitetônico de San-tos).

Ao lado do prédio, a Prefeitura pode ceder à USP uma área de 7.623 m², onde ficava a an-tiga garagem da extinta Companhia Santista de Transportes Coletivo (CSTC).

“Nesse local pretend-emos construir um pré-dio moderno e já temos dinheiro disponível para as obras”, disse Grandino Rodas.

USP pode trazer novos cursos para Santos

Já estão abertas as inscrições para 480 vagas para 12 cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec). Ao todos, são 40 vagas para cada curso, dividas no período da manhã e da tarde.

A inscrição é reali-zada na UME Acácio de Paula Sampaio (Rua Sete de Setembro, 14, Vila Nova, Santos), das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Após a in-scrição, os interessados devem se matricular no Senai da Ponta da Praia (Av. Almirante Saldan-ha da Gama, 145), onde ocorrerão as aulas.

A qualificação é para todo mundo, sem pre-conceitos com o nível de escolaridade, partir de 16 anos. Os cursos vão do dia 28 de janeiro até 26 de março.

Para quem tem o En-sino Fundamental in-completo, tem opções como costureiro, elet-ricista de automóveis, mecânico de sistema de freios, suspensão, di-reção de veículos e de motores de popa, lami-nação e pintura de em-barcações em fibra de vidro,soldador no pro-cesso TIG em aço, op-erador de computador, instalação de refriger-ação e modelista.

Para quem tem Ensino Médio incompleto, temos cursos de assistente de operação de logística por-tuária, e para os maiores de 18 anos tem os cursos de laminação e soldador.

O programa foi criado pelo Governo Federal em 2011 e tem parceria com a Prefeitura de Santos, com o intuito de ampliar a ofer-ta de cursos de educação profissional e tecnológica.

Baixada Santista tem 480 vagas em cursos gratuitos

do Pronatec

O Posto de Atendi-mento ao Trabal-hador (PAT) de Itan-haém oferece 263 oportunidades para vários níveis de esco-laridade.

Há vagas para os car-gos de atendente de loja, cozinheiro, far-macêutico, recepcioni-sta, cabeleireiro, mani-cure entre outros.

O órgão está locali-zado na Avenida Harry Forssell, 1.505, no Jar-dim Sabaúna.

Para concorrer às va-gas, é preciso estar cadastrado no ‘Por-tal Mais Emprego’ do Ministério do Trabalho

e Emprego. O PAT também dis-

ponibiliza este reg-istro no local, para isso, basta levar os seguintes documentos: CPF, RG, carteira de trabalho e número do PIS. É necessário que o candidato possua email e telefone para contato. O órgão funciona de segunda a sexta-feira das 8 às 12 horas e das 13h30 às 16h45.

Confira todas as vagas oferecidas pelo PAT no site oficial da Prefeitu-ra Municipal de Itan-haém (www.itanhaem.sp.gov.br)

PAT de Itanhaém oferece mais de 260 oportunidades

de emprego

DIV

ULG

ÃO

DIV

ULG

ÃO

DIV

ULG

ÃO

RICARDO BRITO

Page 4: Jornal O Repórter Regional - Ed. 67

As vendas da indús-tria de materiais de construção em no-vembro caíram 5% em relação a outubro, mas cresceram 2,4% ante novembro de 2011. No acumulado entre janeiro e novem-bro, as vendas subiram 1,9% em comparação com o mesmo período do ano passado.

O nível de emprego da indústria em novembro em relação ao mesmo mês do ano anterior teve crescimento de 0,1%. Os dados foram

divulgados em dezem-bro pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Con-strução (Abramat).

"O crescimento visto em novembro mantém a tendência de resultado positivo que foi reto-mado no mês passado", afirmou em nota Wal-ter Cover, presidente da associação. Diante desse cenário, a Abra-mat manteve a perspec-tiva de crescimento de 2,0%% das vendas em 2012. No começo do ano, a projeção era de

4,5%, mas foi reduzida por duas vezes diante de um cenário con-siderado desfavorável para a indústria.

Para 2013, Cover acredita que já foram criadas condições para que o ano tenha um melhor cenário em fun-

ção do maior número de desonerações, de mais investimentos em obras de infraestrutu-ra, do maior volume de créditos com juros, prazos mais favoráveis e da intensificação das obras para a Copa do Mundo no Brasil.

04 Casa & Construção O Repórter

Regional

Venda da indústria de material de construção cresce

ILU

STR

ÃO

1. Antes de Construir é bom planejar a sua obra e compra os mate-riais;2. Antes de contratar

um profissional peça a sua referencia, não contrate qualquer um;3. Tenha muita at-

enção. Qualquer erro mínimo no reboco, no concreto ou um ferro mal dimensionado pode trazer futuros proble-mas como rachaduras e

fissuras;4. A profundidade do

alicerce é muito impor-tante e deve ser feito sempre em um terreno firme;5. Planejar a suas

paredes é muito impor-tante, para evitar se ar-repender e

perder dinheiro;6. Saiba que uma

parede de 3 metros de comprimento por 3 metros de altura custa em torno de R$ 500,00 para construir, pintar, demolir e limpar;7. Para você que vai

construir uma obra nova o preço da mão de obra por cada metro quad-rado construído fica em trono de R$100,00 ( boa qualidade );

8. É comum no Brasil achar obras sem a pre-sença de Engenheiro. Com a minha experiên-cia em obras deu pra constatar o seguinte:

a) Os predeiros e mestre de obra estão

acostumados a no mo-mento de estimar a ar-madura das estruturas, subdimencionar as vi-gas e superdimencionar as lajes;

b) Uma armadura s u p e r d i m e n s i o n a d a pode levar a gastos maiores com mão de obra e material e sub-dimensionada acar-retará certamente fis-suras indesejáveis, que proporcionarão ao pro-prietário a sensação de medo enquanto não for

corrigido o problema, e aí virão novos gas-tos. De qualquer forma você acabará gastando mais do que deveria;9. Quer solução para

o problema de fissuras ou trincas nos cantos inferiores das janelas?

A solução é quebrar no local e em volta em torno de 50 cm até chegar no tijolo, e coloque uma custura de ferro apropriada no lugar onde existiam as fissuras(já existem no mercado materiais para este fim) .

Daí faça umaargamassa no traço

1:3 (1 volume de ci-mento para 3 volumes de areia fina) e cubra a área a ser recuperada!

Dicas para construir com economia

ILU

STR

ÃO

Ano 04 número 67 16 de janeiro a 01 de fevereiro de 2013

Page 5: Jornal O Repórter Regional - Ed. 67

05Litoral SulO RepórterRegional

Eleito em 7 de ou-tubro de 2012, o ex-presidente da Câmara de Vereadores, Marco Aurélio Gomes dos Santos, de 35 anos, é o mais jovem prefeito da história de Itan-haém. Ele sucede João Carlos Forssell Neto, que transmitiu o cargo no dia 1º, em cerimônia ocorrida no Paço An-chieta. Marco Aurélio será o 30º prefeito da história de Itanhaém, sendo o décimo a che-gar ao cargo por voto popular.

Marco Aurélio é ad-vogado de profissão, formado na Universi-dade Metropolitana de Santos em 2003. Antes

de iniciar sua carreira política, trabalhou por seis anos no escritório de advocacia do até en-tão ex-vereador João Carlos Forssell. Em janeiro de 2004, as-sim que Forssell as-sumiu a Prefeitura, se tornou secretário mu-nicipal de Negócios Jurídicos, cargo que fi-cou até março de 2008. Neste período, acu-mulou a presidência da Liga Itanhaense de Futebol Amador. Em outubro de 2008 foi eleito vereador, sendo o terceiro mais votado, com 1.760 votos.

Dois anos depois, foi eleito presidente da Câ-mara Municipal, cargo que ocupou até o ano passado.

A exemplo do ex-prefeito Gilson Bar-gieri, que em 2005 se negou a participar da posse do ex-prefeito José Roberto Preto, Ana Preto também ce não compareceu à ce-rimônia de trasmissão de mandato na Pre-feitura e tomou posse na Câmara Munici-pal.

Ana Preto (PTB) é a terceira mulher a comandar a cidade em menos de cinco anos e tem como objetivo dar continuidade ao sonho de seu pai, o ex-chefe do Executivo, José Roberto Preto (PTB), falecido em 2007.

Após a morte do ex-

prefeito, sua vice Juli-eta Fujinami Omuro (PMDB) e Milena Bar-gieri (PSB) estiveram à frente das principais decisões administrati-vas de Peruíbe.

Embora o comando da Cidade seja novo, o vice-prefeito será o mesmo. Nélson Gon-çalves (PR) se manteve quatro anos na gestão que deixou o Paço no dia até o dia 31 de dezembro. Nas últimas eleições, o republica-no mudou de lado e se aliou a Ana Preto. Se-gundo o político, ele não era “querido” na antiga gestão, por isso resolveu procurar outro caminho.

Mongaguá foi palco do processo eleitoral mais conturbado da Baixada Santista em 2012 por conta de uma disputa judicial entre Paulo Wiazows-ki Filho (DEM) e Ar-thur Parada Prócida (PSDB). Por enquan-to, o vitorioso nessa história é o tucano, que assumiu confiante o comando da cidade às 19 horas do dia 1º.

Prócida foi o seg-undo colocado nas ur-nas, com 10.574 vo-tos. “Tenho certeza de que vou ficar os quatro anos. Foi dificil porque não houve transição. Eu pedi que houvesse, mas não aconteceu”.

O prefeito anterior, Paulo Wiazowski Fil-ho, e seu vice, Uilson Aparecido Machado (DEM), tiveram seus registros cassados pelo Tribunal Region-al Eleitoral de São Paulo. O democrata

teve os 12.039 sufrá-gios zerados por fazer propaganda irregular das realizações da sua gestão, três meses antes das eleições. Com isso, Prócida foi reconheci-do prefeito eleito após a cassação da candida-tura de Wiazowski.

O democrata e seu vice recorreram da de-cisão e, dependendo do posicionamento judi-cial, ainda podem vol-tar ao poder.

Durante o discurso de posse, Prócida criticou a situação de a cidade. “Teremos dificuldade. Saquearam a Cidade e simplesmente pararam de realizar a limpeza pública”.

Para reverter a situ-ação, o prefeito afirmou que pretende levantar o real patrimônio do Município para saber quanto poderá investir. Além disso, revelou preocupação com o tu-rismo na Cidade.

Tiragem: 6.000 exemplares - Gráf ica: Folha de Londrina Jornalista Responsável: Silvio Siqueira Junior - MTB 20.989 Administração: Silvana Ribeiro Siqueira - Publicidade: Ricardo Alves, Tarciso Antonio da Silva, Willian de Paula Serra Jr. Produção Gráfica: Bruno Neri Redação: Willian Matias - Colaboradores: Rui Sibílio e Isabelle Kretschmer

Uma publicação da empresa Serviçal Editora e Comunicação Ltda.

CNPJ.: 96.569.355/0001-75. Peruíbe - SP. CEP.: 11.750-000.

Telefone: (13) 3455-2949 e-mails: [email protected]

[email protected] facebook.com/jornaloreporter

Expediente

Matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores.

Novos prefeitos tomam posse em Peruíbe, Itanhaém e MongaguáPeruíbe Itanhaém Mongaguá

Guia de Quiosques

Ano 04 número 67 16 de janeiro a 01 de fevereiro de 2013

ASS

ESSO

RIA

ASS

ESSO

RIA

Page 6: Jornal O Repórter Regional - Ed. 67

06

DIVULGAÇÃO

Por Ivan Di BeoMédico Clínico Geral

Ivan Di Beo é clínico geral formado pela Faculdade de medicina da USP

e MBA em Gestão Hospitalar e Sistema de Saúde pela Fundação

Getúlio Vargas FGV SP. Contato: (13) 3455-6227.

Av. Pe. Anchieta 731 - lj 03 Centro - Peruibe - SP

Por Rui A. SibilioPsicólogoComportamentoFala, Doutor

Saúde

DIVULGAÇÃO

O RepórterRegional

Causado por um vírus, o sarampo é caracterizado por manchas vermelhas no corpo.

A transmissão ocorre por via respiratória. De acordo com da-dos do Ministério da Saúde, a mortali-dade entre crianças saudáveis é mínima, ficando abaixo de 0,2% dos casos. Nos adultos, essa doença é pouco observada, mas como a forma de contágio é simples, os adultos devem ser imunizados para pro-teger as crianças com quem convivem.Vale ressaltar que o saram-po em adultos é uma doença grave e pode levar a morte.

Conhecida por deixar o pescoço inchado, a caxumba também tem transmissão por via respiratória. Mesmo que seja mais comum em crianças, a cax-umba apresenta casos mais graves em adul-tos, podendo causar meningite, encefalite, surdez, inflamação

nos testículos ou dos ovários, e mais rara-mente pancreatite.

Já a rubéola é cara-cterizada pelo au-mento dos gânglios do pescoço e por man-chas avermelhadas na pele, é mais per-igosa p ara gestantes. O vírus pode levar à síndrome da rubéola congênita, que preju-dica a formação do bebê nos três primei-ros meses de gravi-dez. A síndrome causa surdez, má-formação cardíaca, catarata e atraso no desenvolvi-mento.

O adulto deve tomar a tríplice-viral se ainda não tiver rece-bido as duas doses recomendadas para a imunização completa quando era criança e se tiver nascido depois de 1960. O Ministé-rio da Saúde consid-era que as pessoas que nasceram antes dessa data já tiveram essas doenças e estão imu-nizados, ou já foram vacinados anterior-mente.

Adultos também precisam

tomar vacinas (parte 2)

Vacina Tríplice-viral - para sarampo, caxumba

e rubéola

Despretensiosamente o que poderíamos pen-sar sobre as duas pa-lavras que constituem o título desse artigo. Ou ainda, qual o tema que poderíamos desen-volver a partir dessas poucas letras.

Ética e Essência

Ética e essên-cia o que seriam? Qual sua ligação? Pen-saríamos primeiro em ética para então esta-belecermos algum sig-nificado para a palavra essência? Ou desen-volveríamos um raci-ocínio sobre essência para então chegarmos ao sentido de ética? Muitos podem ser os caminhos.

A palavra essência em si designa sua primária condição, sendo al-guma coisa que con-stitui a origem de algo. Ética por sua vez é uma palavra oriunda do vocabulário grego (éthica) cujo significa-do se ocupa dos assun-tos relativos ao bom (bem) modo de viver. A ética busca a preservação da integri-

dade física e psíquica, em outras palavras a ética almeja a felici-dade entre os seres hu-manos.

Agora, com um pou-co mais de clareza podemos fazer re-flexão em dois senti-dos. Praticar a essên-cia (origem) da ética significa manifestar pensamentos, atitudes e comportamentos ca-pazes de, em algum momento, atingir a fel-icidade e o bem estar nas relações humanas. Por outro lado a ética na essência (origem) tem como resultado, ou consequência de tal esforço, a felicidade.

Felicidade é a não vi-olência, é a essência da ética, e também, é a ética na essência.

Pense nisso.

ILU

STR

ÃO

Por Ivan Di Beo

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou no úl-timo dia 10 nova lista com 225 de planos de saúde, administrados por 28 operadoras, que estão proibidos de serem comerciali-zados em todo o País desde o dia 14. A sus-pensão vai vigorar até março, quando será fei-ta uma nova avaliação.

Esses planos de saúde não atenderam os seus beneficiários nos prazos máximos para consultas, exames e cirurgias, previstos na Resolução Norma-tiva nº 259. Na lista, aparecem as operado-ras Itálica Saúde e a Greenline, que aten-dem pacientes da Baix-ada Santista.

A medida foi adotada também para empresas reincidentes. A ANS determinou ainda a di-reção técnica para 16 operadoras deste grupo. É uma espécie de inter-venção que prevê, entre as medidas, o afasta-mento dos dirigentes.

Os prazos máximos para atendimento estão definidos numa reso-lução da agência de 2011 e desde ano pas-sado são fiscalizados trimestralmente. Esta é a terceira lista feita pela ANS. Em julho, 37 operadoras foram proibidas de vender 268 planos. Em ou-tubro, o congelamento atingiu 301 planos, ad-ministrados por 38 op-eradoras.

Segundo a ANS, o beneficiário dos planos suspensos não terá o at-endimento prejudicado. A suspensão consiste em impedir as operado-ras de vender os planos a novos segurados.

A orientação do In-stituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) para quem vai contratar um plano de saúde é fazer uma pes-quisa no site da ANS. Com o nome ou o regis-tro da operadora, é pos-sível saber a situação do plano e o índice de reclamação dos consu-midores.

ANS anuncia suspensão de 225 planos de saúde;

há dois que atendem a região

ILU

STR

ÃO

Ano 04 número 67 16 de janeiro a 01 de fevereiro de 2013

Page 7: Jornal O Repórter Regional - Ed. 67

07RegiãoO RepórterRegional

A programação de shows segue com diversos artistas locais aos finais de semana, além de todo o romantismo da banda Roupa Nova, que se apresentará no próximo dia 26.

Os diferentes gêneros atendem a diversidade de público que a cidade recebe no período de férias. Bandas locais também tem vez na Ação Verão e es-tão complementando a agenda de shows durante o mês de janeiro.

O Ação Verão 2013 promovido pela Prefeitura de Peruíbe abriu no último dia 04 com show de Lulu Santos, que trouxe toda sua simpatia e repertório de 30 anos de carreira, Alexandre Pires no dia 12, e NxZero no último dia 20, em palco montado na Praia do Centro.

Durante os finais de semana com shows, a Av. Governador Mário Covas Júnior permanece interdi-tada das 5 horas, até o término do evento, entre as ruas Jose Inácio Alves e São Pedro.

Atrações esportivas de peso também fazem parte do calendário.

Desde o último dia 05, munícipes e turistas podem participar gratuitamente das atividades de recreação e lazer que são realizadas na faixa de areia das praias do Centro, Guaraú e Oásis – sempre de quinta a do-mingo, das 10 às 19 horas.

Nos dias 26 e 27 é vez do StrongMan mostrar a força que Peruíbe tem na modalidade que já se tor-nou referência em todo o Brasil.

Peruíbe

Roda SP oferece quatro roteiros para a BaixadaCidades de Cubatão e Bertioga foram inseridas no projeto este ano. Aquário de Santos,

Vila Belmiro e Bolsa do Café são atrações em Santos.

Itanhaém

DIV

ULG

ÃO

A programação dos Shows de Verão sofreu al-terações devido a imprevistos na agenda de al-guns dos artistas que se apresentarão. Os shows acontecem nas sextas-feiras, sábados e domingos do mês de janeiro, na entrada principal da Cidade, na Avenida Jaime de Castro, a partir das 21 horas. Vale lembrar que a entrada é totalmente gratuita e tem ca-pacidade para 17 mil pessoas.

No terceiro final de semana dos Shows de Verão contará com a apresentação da dupla Edson & Hud-son (25), que já se apresentou outras vezes na Cidade e irá cantar sucessos como “Foi Deus”, “É amor de-mais” e “Deixar eu te amar”.

No sábado (26), o grupo Nuwance vai agitar Itan-haém com as músicas “Confia em Deus”, “O poder do amor” e “Aconteceu”. No domingo (27), a dupla Munhoz & Mariano vai cantar os sucessos “Camaro Amarelo”, “Eu vou pegar e tãe” e “Alô final de se-mana chegou”.

Na última semana de shows, será a vez do grupo Sampa Crew cantar, na sexta-feira (1), as músicas “Amor virtual”, “Preciso de você” e “A carta”.

No sábado (2), o grupo Introdução vai cantar jun-to com o público do local as músicas “Tá na pior”, “Sinto sua falta” e “Nosso lance”.

Para encerrar os Shows de Verão com chave de ouro, a dupla sertaneja Marcos & Belutti vai agitar o público com as músicas “I Love you”, “Será que vai rolar?” e “Perdoa amor”.Verão 2013Além dos shows na Avenida Jaime de Castro, em

Itanhaém haverá oficinas culturais, apresentações musicais na Praça Narciso de Andrade, apresen-tações de dança, torneios esportivos, show de magia, exposições e outras atrações para munícipes e turis-tas que passarem em Itanhaém.

Prefeituras do Litoral Sul promovem shows e atividades esportivas

O programa Roda SP oferece agora na Baixada Santista, quatro novos roteiros. O jornal O Repórter Regional embarcou em um dos quatro novos roteiros, chamado “Calor no Coração” que vai de Peruíbe à Praia Grande. Na viagem feita no último dia 13, a reportagem identificou na prática, o comporta-mento de quem embar-ca no projeto turístico.

Saímos de Peruíbe em um microônibus no primeiro horário (09h), e já foi possível notar uma importante dica para quem deseja em-barcar no município. A maioria dos passagei-ros aguarda no seg-undo ponto do roteiro, localizado no CIT (em frente ao prédio re-dondo). Portanto, quem deseja garantir vaga no primeiro horário é bom pegar o transporte no Lamário, onde poucos embarcam.

Durante o roteiro, foi possível notar também que todos que embar-

caram não desceram em nenhum dos pontos de Peruíbe, Itanhaém e Mongaguá. Isso porque as atrações dos três mu-nicípios não oferecem tantos atrativos que jus-tifiquem que o turista fique durante uma hora esperando até o próxi-mo embarque.

Para compensar, o guia turístico Clécio, faz um excelente tra-balho informando a história e característica de cada ponto turístico, enquanto o microôni-bus passa por cada lo-cal.

No roteiro, todos os passageiros do micro-ônibus que nossa re-portagem embarcou, desceram em Praia Grande, onde o ponto final conta com um lo-cal onde é possível faz-er conexão com outros roteiros.

De lá é possível em-barcar em outros ônibus com outros roteiros.

Entre as principais atrações está o Aquário, a Vila Belmiro e a Bolsa de Café. Os destinos se

encontram à disposição do público de terça-fei-ra a domingo, das 9h às 17h.

A iniciativa da Secre-taria de Estado de Tu-rismo prossegue até 17 de fevereiro.

A tarifa custa R$ 10,00 e permite aos turistas descer para conhecer as atrações e subir no ônibus seguinte (cerca de uma hora depois), quantas vezes quiser, durante 24 horas, con-tadas a partir do horário do primeiro embarque. O Roda SP da Baixada Santista dispõe de 70 profissionais, sendo 16 guias de turismo, 32 monitores de campo, dois supervisores, qua-tro analistas de tráfego, além da equipe técnica da secretaria estadual.

São 35 pontos de para-da espalhados por toda a rota, 16 dos quais com monitores que garantem apoio e orientação ao sistema operacional. Os 16 ônibus, alguns

com acessibilidade com plataforma móvel, e as sete vans que cobrem os trajetos contam com guias ou monitores de turismo e sistema de áudio com histórias e curiosidades dos locais visitados em português, inglês e espanhol.EmbarqueNo roteiro ‘Calor no

Coração’ tem cinco ônibus saindo às 9h do Portinho (Praia Grande), Estátua de Netuno (Ocian, Praia Grande), Plataforma Maríti-ma de Pesca (Mon-gaguá), Igreja Matriz de Sant’Anna (Itanhaém) e Lamário (Peruíbe) – no trajeto estão ainda praça da Paz e praia do Bo-queirão (Praia Grande); Poço das Antas (Mon-gaguá), Cama e Painéis de Anchieta (Itanhaém), e Ruínas de Abarebebê e praia Central, em Pe-ruíbe.

Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo tele-

Calor no Coração (Trecho Peruíbe/ P. Grande

JOR

NA

L O

REP

ÓR

TER

REG

ION

AL

Ano 04 número 67 16 de janeiro a 01 de fevereiro de 2013

Page 8: Jornal O Repórter Regional - Ed. 67

Tempo de preparo: 45min | Rendimento 4 por-ções | LightINGREDIENTES300 g de espaguete integral fininho ( pode uti-

lizar o normal)1 colher bem cheia de margarina light sem sal1 dente de alho picado bem miudinho1 cebola média picada2 abobrinhas pequenas picadas7 azeitonas picadas1 cenoura pequena ralada600 g de carne de sobrecoxa de frango cortada

em cubinhos2 cubinhos de caldo de frango

1 colher de sopa de colorau.7 tomates médios picados, se desejar tire a pele.pimenta - do - reino a gostolouro em pó a gosto1 colher de chá de orégano250 ml de águaMODO DE PREPAROCozinhe o espague al denteCozinhe também al dente, de preferência no va-

por, a abobrinha e reserveColoque numa panela grande, de preferência

wok, a margarinaDeixe derreter e acrescente a cebola, deixe dar

uma douradinha e coloque o alhoPonha o frango e deixe dourarPique os cubinhos de caldo sobre o frango, mexaColoque os tomates, a pimenta - do - reino, o

louro e a cenora raladaCozinhe por aproximadamente 10 minutosAcrescente a água e o orégano, deixe ferver em

fogo médio até dar uma encorpadaEntão coloque a abobrinha, as azeitonas e em se-

guida o macarrãoMexa bemTampe a panela e deixe cozinhar por mais 1

minutoDesligue e sirva

Sabor Regional08 O Repórter

Regional

ILU

STR

ÃO

Macarrão de VerãoMacarrão de Verão

Ingredientes400g de morangos lavados e cortados ao meio1 pote de sorvete de morango300g de calda de chocolate comprada pronta

Modo de preparoDistribua os morangos em 6 taças (reserve alguns) e ponha uma bola de sorvete por cima. Regue com a calda de chocolate, decore com os moran-gos reservados e sirva em seguida.

Morango com sorvete e calda de chocolate

Ano 04 número 67 16 de janeiro a 01 de fevereiro de 2013

Page 9: Jornal O Repórter Regional - Ed. 67
Page 10: Jornal O Repórter Regional - Ed. 67

EspaçoEmpreendedor

O RepórterRegional

A Milk Shake Mix dispensa apresentação. A empresa já conta com duas unidades e tem feito um grande sucesso.

A primeira, na Estação, conta com um exclusivo “espaço kids”. E além dos milks tradicionais, está inovando com novos sabores e diversificando com novos produtos como picolés e potes de dois litros. Tudo isso um atendimento personalizado pelos simpáticos proprietários e funcionários.

Já a loja do Centro agregou charme e conforto para receber os clientes moradores e seus amigos e parentes turistas e veranistas. Tendo seu foco e pri-oridade na agilidade do atendimento e qualidade, sempre buscando melhorar a cada dia, para satisfaz-er a demanda desta atual temporada, já considerada uma das melhores dos últimos dois anos.

Além disso, a Milk Shake Mix também montou um quiosque em frente o prédio redondo, na praia do Centro, para estender o atendimento até a madru-gada.

A Milk Shake Mix fica na avenida Domingos da Costa Grimaldi, nº 32 AB (em frente a Lojas Cem), e na Av. João Bechir, nº 69 (rua da feira de do-mingo), Tel.: 9797-5348 / 8855-3477

Na hora de se divertir com a família e com os amigos, nada melhor que um local agradável e que ofereça opções de lazer bem-estar.

O ParkBol, já é conhecido como um dos melhores espaços que unem esporte e lazer. O local conta com dois campos de futebol society com tamanho ofi-cial, banco de reservas, placar eletrônico e sistema de amortecimento.

Além disso, o local conta com espaço publicitário para você que quer divulgar a sua empresa, tem es-colinha de futebol, faz locação de quadras, tudo isso com lanchonete e espaço para festas e eventos,

O ParkBol funciona de segunda a sábado, dia e noite, inclusive feriados. Rua Augusto de Lima, 101, no Parque D’Áville, em Peruíbe. E-mail: [email protected]. Tel.: 9734-0626.

Milk Shake Mix,eleito o melhor milk

shake de PeruíbeParkBol é excelente opção de diversão

Agora é época de volta às aulas. E na hora de comprar o material escolar para o seu filho, é importante comprar com quem oferece quali-dade e bom preço.

Na Juju Pipas, além de todos os tipos de pipas e acessórios para a criançada, a loja também conta com uma grande variedade em produtos de bazar e papelaria todos os tipos e acessórios.

Lá você encontra excelentes opções em presentes, brinquedos, além de cartões telefônicos recarga de celular, serviço de fax e controle para TV e DVD. Isso sem contar com o serviço de xerox por apenas R$ 0,20.

A Juju Pipas fica na Av. Luciano de Bona, 3001 - São João Batista II, em Peruíbe. Tel.: 3455-1387.

Juju Pipas temgrande variedade

em produtos

A Milk Shake Mix dispensa apresentação. A

10 Ano 04 número 67 16 de janeiro a 01 de fevereiro de 2013Peruíbe

Acostumado com pro-vas de força, o corpo de 143 kg e 1,81 m de Mar-cos Mohai foi destaque na imprensa nacional nas últimas semanas em programas de tel-evisão como o Esporte Fantástico, da Rede Re-cord.

Já a reportagem de Bru-no Freitas do UOL, em São Paulo, noticiou que “mais forte” do país es-treia como vereador, so-fre com terno e treina por 6º título brasileiro.

Mohai se cobriu com

terno e gravata nos primeiros dias de 2013 para um novo desafio na vida do atleta. O pen-tacampeão brasileiro do torneio dos "homens mais fortes" estreou re-centemente como verea-dor na cidade de Peruíbe e agora concilia a ativi-dade pública com os trei-nos habituais com pneus gigantes e pedras de con-creto. Tudo porque o gi-gante dará um tempo na versão político no fim de janeiro para brigar pelo hexa nacional de strong-

man. Mohai foi eleito na ci-

dade do litoral paulista com 508 votos [o vere-ador mais votado teve pouco mais de 900]. O gigante atleta do strong-man é um dos 11 novos nomes na câmara munic-ipal de Peruíbe e promete usar a modalidade que pratica como plataforma política em seu mandato.

Como vereador, o campeão brasileiro son-ha em usar seu esporte como alternativa de rea-bilitação física.

Mohai é destaque na imprensa nacional

FOTO

: ALE

X A

LMEI

DA

/UO

L

Page 11: Jornal O Repórter Regional - Ed. 67

O RepórterRegional 11Veículos

Classifi cados RegionaisAnuncie aqui com preços especiais 3455-2949

IMÓVEIS

Casa térrea - isolada - lado linha. Bairro Turístico - AC 108m².AT 286m² com 3 dorm., suíte, com quarto de empregada, sala, cozinha, churrasqueira, garagem. Valor: R$ 195 milapimoveisperuibe.com.br

Cel.: (13) 9709-0692

EMPREGOS

Dr. Resolve admite pro� s-sionais para a área da con-strução civil. Tel.: 3455-6338 com Marlene.

VEÍCULOS

Astra 2003 ótimo estado R$ 20.000,00 tratar com Marcos cel9745-0208

Ano 04 número 67 16 de janeiro a 01 de fevereiro de 2013

Page 12: Jornal O Repórter Regional - Ed. 67

Anúncios em destaque com tamanhos exclusivos ligue (13) 3455-2949

O RepórterRegional12 Guia de

Negócios

ORAÇÕES E AGRADECIMENTOSOração a Santo Expedito - Meu Santo Expedito das cau-sas justas e urgentes interceda por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo, socorra-me nesta hora de afl ição e desespero, meu Santo Expedito Vós que sois um Santo guerreiro, Vós que sois o Santo dos afl itos, Vós que sois o Santo dos desesperados, Vós que sois o Santo das causas urgentes, proteja-me. Ajuda-me, Dai-me força, coragem e serenidade. Atenda meu pedido (Fazer o pedido). Meu Santo Expedito! Ajuda-me a superar estas horas difíceis, proteja de todos que possam me prejudicar, proteja mi-nha família, atenda ao meu pedido com urgência. Devolva-me a paz e a tranquilidade. Meu Santo Expedito! Serei grato pelo resto de minha vida e levarei seu nome a todos que têm fé. Muito obrigado. (Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e fazer o sinal da cruz).

Cabeleireiro

Pizzaria PizzariaMercearia

Churrascaria

Imobiliária

Ano 04 número 67 16 de janeiro a 01 de fevereiro de 2013