jornal luz no mundo 5° edição

12
Cultura Dicas de filmes, música e muito mais Pág 7 Missões Saiba mais de nossos irmãos ao redor do mundo Pág. 9 Meio Ambiente O que isso tem a ver com nossas vidas Pág. 3 Samuel Barbosa dá entrevista ao jornal Luz no mundo Ano I Número 5 Julho de 2012 Distribuição Gratuita O CRISTÃO BEM INFORMADO [email protected] • Facebook: Luz no Mundo • Twitter: @jluznomundo Terceira idade Bullying... na igreja? Pág. 3 a a a a a a a a a o o Págs. 4 e 5 • Como lidar com familiar que atravessa essa etapa • Como enfrentar essa fase com dignidade e alegria

Upload: luz-no-mundo

Post on 13-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Quinta edição do Jornal Luz no mundo, matéria sobre a terceira idade, bullying nas igrejas entre outras

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Luz no mundo 5° edição

CulturaDicas de fi lmes, música e muito mais

Pág 7

MissõesSaiba mais de nossos irmãos

ao redor do mundoPág. 9

Meio AmbienteO que isso tem a ver com nossas vidas

Pág. 3

Samuel Barbosa dá entrevista ao jornal Luz no mundo

Ano I • Número 5 • Julho de 2012 • Distribuição GratuitaO CRISTÃO BEM INFORMADO

[email protected] • Facebook: Luz no Mundo • Twitter: @jluznomundo

Terceira idade

Bullying... na igreja?

Pág. 3

aaaaaaaaa ooo

Págs. 4 e 5

• Como lidar com familiar que atravessa essa etapa

• Como enfrentar essa fase com dignidade e alegria

Page 2: Jornal Luz no mundo 5° edição

Número 5 • Julho de 2012 2

Crônicas das Ruas

Espaço Imagem

Não sou escritor de um jornalão popular, desses que têm apreço pelo sangue. E se você não tem muito estômago para essas histórias, eu indico que pare por aqui. Porém contarei esse causo sanguinolento. Ele tinha fama de arteiro. Eu acho legal, criança tem que ter energia mesmo. Eu estava em Minas Gerais fazendo um curso na Jocum, em Contagem e na época notebook era um luxo que defi nitivamente não condizia com a minha realidade. Pois bem, um missionário me emprestou o seu para ver meus e-mails e matar um pouco da saudade da família. Lá fora chovia. Esse menino entrou no refeitório com outras crianças. O piso estava molhado. Ele brincava e saiu correndo em direção a porta que tinha a parte de cima de vidro. Relembrando agora parece que tudo ocorreu em câmera lenta. Ele correu. Eu o acompanhei com os olhos. De repente, ele escorregou e com o braço tentou evitar um choque maior com a porta. Porém, meteu o braço na parte de vidro que quebrou e seu pequeno braço atravessou para o outro lado. Quando ele puxou o braço estava rasgado.

Bom, isso foi o que aconteceu, agora contarei a partir da minha perspectiva, como se você visse pelos meus olhos. O menino correu, eu o acompanhei com os olhos, ele bateu o braço, eu pulei em sua direção. Quando ele puxou o braço expondo seu osso branco eu já havia tirado minha regata do Lakers e assim que os jatinhos de sangue espirraram, eu havia enrolado minha camisa de basquete em seu braço. Todo seu antebraço fi cou rasgado e aberto. E eu pressionando aquela regata. Muita confusão, muitos querendo ajudar e alguns até pedindo para ver, porém eu não permitia porque o antebraço estava todo aberto. Eu sem camisa, com meu cabelo Black Power(na época) segurando aquele braço e minha bermuda branca havia fi cado vermelha com o sangue da criança. Finalmente arrumamos um carro e

eu, um missionário ao volante e sua mãe o levamos para o hospital. Dentro do carro eu ia orando e ele gritava: “Eu vou morrer”. Ele sabia como estava feio. Apenas eu e ele havíamos visto de verdade o tamanho do corte. Eu respondia: “Claro que não rapaz, vai dar tudo certo”. E pensava, “Meu Deus, ele vai morrer”. Na minha lógica, com um corte no pulso a pessoa se mata, imagine como todo o antebraço aberto. E eu orava.

Chegando ao hospital, após alguns problemas e alguma discussão leve ele fi nalmente foi atendido. O próprio médico se assustou com o tamanho do corte ao tirar a regata que estava grudada em seu braço. A mãe do menino teve que sentar. Duas veias haviam estourado. O médico costurou as veias e me disse que se eu não agisse rápido provavelmente o menino teria morrido. Seria difícil estancar o sangue, o menino entraria em choque, Seria uma confusão. Ele perguntou se eu entendia de enfermagem e sabia que tinha que estancar o sangue. Eu sorri e pensei: “É lógico que não, foi tudo no susto”, mas apenas sorri. Terminado tudo, fomos embora e eu com a adrenalina a mil. Eu havia segurado o braço dele por pelo menos uma hora e meia e os meus doíam. Mas ele estava salvo. Para nossa alegria. Minha regata estava com uma gelatina enorme de sangue. Mantive a calma, mas na hora de subir as escadas para ir ao quarto chorei violentamente. As comportas se abriram e toda a calma que tive que ter até aquele momento foi-se embora. Foi quando senti Deus falando ao meu coração. “Obrigado por estar disponível, Eu salvaria o menino de qualquer jeito, mas você se deixou ser um instrumento para a realização do Meu propósito.” Chorei ainda mais. E Ele continuou. “Quando você está a Minha disposição eu posso usá-lo da maneira que Eu quero”. Me alegrei e novamente me pus a disposição de Deus. “Se tiver menos sangue eu agradeço, mas eis-me aqui Senhor”!

Peço licença para ser um pouco duro. Trouxemos uma matéria sobre bullying nas igrejas. Prática absurda, mas que infelizmente ocorre. Já vi irmãos serem humilhados. Alguns até deixarem a igreja por esses motivos. A refl exão que trago é a seguinte. Se em Ezequiel, Deus fala através do profeta que se o atalaia vir vindo o juízo e não avisar a pessoa e essa chegar a morrer o sangue dela estará nas mãos do atalaia. Mas eu me questiono, e se essa pessoa já está na casa de Deus e alguém a espantar de lá por maus-tratos, religiosidade, preconceito, etc? O que será que ocorrerá?

Algumas pessoas, por exemplo, quando estão nervosas ou deprimidas se refugiam na comida. A tendência é que ela engorde. Aí alguém vem e a chama de gorda. A pessoa fi ca abatida e humilhada e o que fará? Comerá mais. E engordará mais. E será mais humilhada. Fechando assim um ciclo de destruição. Que pode terminar em depressão, perda de sentido na vida, infelicidade e por vezes até o suicídio. E tem pessoa se dizendo cristã colaborando com esse ciclo. Irmão, quebre isso em nome de Jesus agora. Preste atenção nos pequenos. Nos humilhados. Nós que entregamos o jornal percebemos isso em muitas delas. Pessoas populares, alegres, cercadas. Saem os irmãozinhos pequenos, simples, gordinhos, pobres, sozinhos. O incrível é que esses sempre pegam o jornal. Creio que gostam que alguém os olhe, estenda a mão a eles. É com esses que estamos. Somos um jornal de pequenos. Para os pequenos.

Ora, Jesus veio para dar vida. Amou os pequenos, despre-zados. Ele não veio para destruir. Quem veio para matar, roubar e destruir foi o ladrão, que tem como objetivo destruir a raça humana e a vida. Com atitudes como essas, pode-se destruir uma pessoa. Se o irmão participa com atitudes, palavras de algo do gênero quem será que é o seu senhor? Deus não é. Lembre--se, Jesus sempre toma o partido do humilhado. E não adianta desculpas para não receber o visitante, não falar com os outros de que por sermos curitibanos somos assim mesmos. Somos mais fechados. Corre-se o risco de Jesus voltar e essa pessoa fi car em Curitiba. Não somos curitibanos. Somos cidadãos de um Reino, da Nova Jerusalém, onde habita a justiça, o amor e a retidão. Onde não há lágrimas nem humilhação. E devemos nos portar como tal.

E por último, muitas pessoas foram maltratadas pela vida e por outras pessoas. O último refúgio dela é em Deus. E Ele a ama. Porém se ela não se sentir aceita e amada na igreja difi cilmente conseguirá separar, entender que não foi Deus Quem a rejeitou, mas pessoas. E se ela não encontrar em Deus não encontrará em lugar nenhum. Será o fi m da esperança. Que o Senhor nos ajude a ser Seu Corpo verdadeiramente e agir como manda O Cabeça.

Equipe do jornal Luz no Mundo

Bullying nas igrejas

Uma história sanguinolenta!

“Eu plantei; Apolo regou, mas Deus é Quem deu o crescimento.” I Coríntios 3:6Irmãos. Já está na hora de compreendermos o que Paulo disse quando afi rmou que é Deus Quem dá o crescimento. Em primeiro lugar, precisamos saber que é apenas o Espírito Santo Quem convence o homem do pecado. Muitas vezes, em nossa vontade de ajudar podemos acabar atrapalhando o processo de mudança que o Espírito está realizando. Queremos forçar a barra e acabamos afastando as pessoas ou incomodando-as. Queremos convencer nossos familiares e amigos, na marra, a aceitar Jesus. Isso tem se provado uma estratégia inefi caz, afi nal, não é por força nem por violência.Outra questão é que tentamos com estratégias humanas fazer com que pessoas cresçam. De repente, por isso vemos tantas pessoas que se convertem, passam por um momento de euforia e acabam se desviando. Não há um crescimento sustentável na dependência do Espírito Santo de Deus. Vi um pastor na televisão falando que a pessoa não precisava se desgastar, orar, jejuar. Ele já estava fazendo isso por elas. Bastava ir à igreja, receber uma determinada oração e um objeto para que os problemas se resolvessem. Se há algo de bom que devemos ensinar é: dependência de Deus (uma vida de oração e confi ança e muita leitura da Palavra de Deus). E amá-la com atitudes e intercessão confi ando que o Espírito Santo completará a obra iniciada (não estou dizendo que não devemos aconselhar, devemos sim, porém entendendo o nosso papel como agentes do Espírito Santo, não como o próprio.)

ExpedienteEsse é um veículo de comunicação cristão e interdenominacional. Sua distribuição é gratuita, sendo proibida sua venda em qualquer circunstância. DIRETOR RESPONSÁVEL: Jefferson Turbay • JORNALISTA RESPONSÁVEL: Antônio Simplício - DRT 46293 • DIAGRAMAÇÃO E PROJETO GRÁFICO: Carlos Deitos (www.cdag.com.br) • TEXTOS: Jefferson Turbay • TIRAGEM: 5.000

Editorial

Sua opinião é muito importante para nós. Escreva-nos sua sugestão ou critica para o e-mail: [email protected].

Anuncie neste jornal. Ligue: 41 9833-0364 com Jefferson ou 41 9808-5191 com Taciana.

Adquira produtos de quem colabora com a comunicação cristã.

Charge produzida por André Debs,free lancer profi ssional ganhador de prêmios na área.

Para contatos: (41) 8497-6521 ou [email protected]

Page 3: Jornal Luz no mundo 5° edição

Número 5 • Julho de 2012 3

Sociedade

Bullyng... na igreja?

Segundo o dicionário Priberam, bullyng é um conjunto de maus-tratos, ameaças, ou outros atos de intimidação física ou psicológica exercido de forma continuada sobre uma pessoa considerada mais fraca ou mais vulnerável. A palavra vem do inglês bully que signifi ca valentão. Segundo Cleodelice Fante, doutora em ciências da educação e pesquisadora do tema, o bullyng gera o desejo de abandonar o meio onde ele ocorre (escola, trabalho, igreja), baixa da resistência imunológica e na autoestima, es-tresse, sintomas psicossomáticos, transtornos psicológicos, depressão e suicídio. Diversos casos de adolescentes que se suicidam por causa dessa situação têm sido registrados.

O termo bullyng normalmente é remetido a infância e adolescência. Porém os adultos também passam por situações humilhan-tes que causam transtornos psicológicos. Apelidos, piadas em público com defeitos ou falhas das pessoas são alguns dos casos mais comuns. Apelidos como gordo, manco, magrelo entre outros, ou até ignorar uma pessoa por ser mais pobre são atitudes que

ocorrem e ferem pessoas. O evangelista Erick Caetano afi rma: “Conheço pessoas que não eram convidadas aos passeios dos jovens, pois eram consideradas feias e não tinham dinheiro para rachar a conta, isso tem que acabar.” A psicóloga Marisa Lobo cita até ações em que o bullyng está mascarado, mas gera consequências. Por exemplo, nos grupos de dança da igreja as gordinhas e consideradas feias estão sempre atrás. Não porque dancem mal, mas porque estão com sobrepeso.

É necessário também que os pais e a igre-ja estejam atentos a forma como as crianças e adolescentes se tratam. Clara Silva* nos conta que sua neta não quer mais ir a igreja porque as outras meninas a tratam mal e a rejeitam. “Se essas crianças soubessem o que ela já passou na vida, ainda ter que passar por isso na igreja onde ela devia receber o amor de Deus.” Um adolescente de uma igreja da cidade afi rmou: “Não tenho mais vontade ir a retiros, as brincadeiras passam totalmente dos limites. Eu já sofro com isso na escola e na igreja que deveria ser diferente as vezes não é.”

As relações entre liderança e irmãos também pode gerar abuso e feridas de ambos os lados. Há diversos casos de líderes feridos por irmãos que oprimiram através de pressão psicológica, pessoas com famílias de infl uência na igreja, que acabaram dividindo a igreja. Há também casos de pessoas feridas pelos líderes. “Eu era adolescente e num retiro me levantaram de madrugada para conversar e fi zeram eu assumir algo que eu não havia feito, junto com mais dois colegas que realmente haviam participado. Com aquela pressão eu assumi e disseram que não falariam nada. No outro dia, falaram diante de todo o retiro. Muitos viraram a cara para mim e perdi os poucos amigos que tinha” conta um jovem que preferiu não se identifi car. Outro jovem conta: “Expus uma

PROBLEMA DEVE SER ENFRENTADO EM TODOS OS

AGRUPAMENTOS SOCIAIS

difi culdade que tinha a uma líder na igreja. Ela aumentou o problema e contou a todo mundo da igreja. Todos começaram a me olhar feio, a história começou a aumentar e eu tive que sair da igreja, até hoje não consegui me encontrar em nenhuma outra.”

Bullyng virtualÉ a perseguição realizada em meios

virtuais, por e-mails, redes sociais, celular, entre outros. É tão terrível quanto o pessoal.

RespostaA igreja precisa dar uma resposta a essa

questão. Uma das formas é acompanhando a forma com que as crianças e adolescentes se tratam. Se houver um caso de irmão sendo maltratado deve ser denunciado ao pastor que deve tomar uma atitude. Jessé Ricci afi rma também “Está na hora de despertarmos o amor pelo próximo, sair do comodismo da “panelinha” de amigos e deixar que outras vidas se acheguem.” É importante também que o problema não seja ignorado. Cada igreja tem uma forma de tratar com essa cura dos traumas e feridas tanto do ofendido como do ofensor (estudos indicam que a maior parte dos agressores já sofreram maus-tratos e ao invés de se libertar da opressão buscam se tornar opressores), porém precisam ser tratadas. E em casos extremos que estejam gerando isolamento, baixa autoestima e início de depressão é importante acompa-nhamento com psicólogo cristão.

Chega à sua casa machucado ou com sua roupa ou pertences estropiados,

Perde dinheiro,

Costuma estar de mau humor sem explicar as causas,

Baixa suas notas na escola,

Costuma evitar frequentar alguns lugares onde se reunia com seus amigos,

Parece ansioso e temeroso,

Em algumas ocasiões tem insônia,

Inventa, com certa frequência, algumas desculpas para não ir à escola, à igreja, ao clube ou a outro lugar onde pode ser fustigado,

Às vezes chora sem motivo aparente,

Tem menos amigos,

Aparecem sinais depressivos ou perda de interesse em atividades de que gostava.

SINTOMAS DA VÍTIMA DE BULLYING

Físico: consiste em golpear, chutar, empurrar, quebrar os pertences alheios, etc.

Verbal: se trata de incomodar a outros colocando apelidos vergonhosos, debochando de alguma característica, insultando, etc.

Social: ignorar a pessoa, isolá-la socialmente, não responder quando fala, difundir boatos sobre ela para que os outros não queiram ser seus amigos, etc.

TIPOS DE BULLYNG

Page 4: Jornal Luz no mundo 5° edição

Número 5 • Julho de 2012 4

Terceira idade: necessidade de cuidados, amor e féATÉ 2050, SEREMOS O SEXTO PAÍS COM MAIOR NÚMERO DE IDOSOS NO MUNDO

Com exceção das pessoas que encontram a morte prematuramente, todos os seres humanos enfrentarão a terceira idade. É o ciclo natural da vida. A maioria das pessoas completa o processo de ser cuidado por alguém, cuidar de outra pessoa e poste-riormente volta a necessitar de cuidados especiais. A Constituição Federal reconhece como idoso a pessoa acima de 60 anos.

ProblemasA chegada da idade traz consigo limita-

ções físicas e pode também trazer problemas emocionais, mentais, como a demência e transtornos de humor (confi ra Box sobre os problemas mais comuns). Além dessas questões os idosos fi cam mais propensos a quedas e acidentes, com consequências mais drásticas.

FamíliaMuitos idosos além dos problemas

naturais da idade ainda precisam conviver com a negligência dos familiares. O artigo terceiro do Estatuto do Idoso garante que deve ser prioritário que os familiares cuidem da pessoa. A não ser em casos em que há necessidade de cuidados especializados. Mas mesmo nesses casos é necessário acompa-

nhamento da família. Elias dos Santos da Associação Lar Evangélico de Assistência ao Idoso nos explica que quando os familiares não visitam os idosos, a própria Casa entre em contato. Caso a situação não se resolva o Ministério Público intervém. O gerontólogo Samuel Rodrigues de Souza afi rma que a família é o elemento mais frequentemente citado pelos idosos como importante para o bem-estar.

Negligência Negligência signifi ca a falta de cuidado,

descuido, desatenção, displicência e pode ser intencional ou não. O Artigo 98 do Estatuto do Idoso prevê pena de seis meses a três anos em caso de abandono. Porém a situação ocorre com frequência em todo o país. Sara (o nome foi alterado para não expor a família) está em uma casa de repouso em Curitiba. Ao chegarmos ao local, ela fazia tricô, uma blusa para seu fi lho. Perguntamos se ela o via e ela disse que raramente. Os fi lhos não vão a visitar e ela não consegue se deslocar até onde moram (cidade vizinha). A Terapeuta Ocupacional, Mariana Fulfaro, relata em seu site a história de uma idosa que há três anos vivia em uma casa de repouso, sozinha e

sem família. Seu marido é alcolatra e seu fi lho mais velho esquizofrênico e viciado. Os dois fi cam com a aposentadoria dela. Ela só recebeu visitas esporádicas de seu fi lho mais novo que trabalhava no Japão, quando passava pelo Brasil. Ela só falava nele o tempo todo. Quando ela recebeu alta não havia ninguém para buscá-la. O fi lho mais novo havia voltado ao Brasil, mas casou-se mudou de cidade e também a deixou. Dados do Conselho do Idoso (Cedi) ligado à Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Promoção Social e a Fundação de Assistência Social de Curitiba (FAS) indicaram que em 2007, 40% dos idosos em casas de repouso de Curitiba estavam abandonados.

Como enfrentar bem essa faseO apoio da família e amigos é fundamen-

tal nesse momento. A professora aposentada Benedita afi rma que o que assusta não é o envelhecimento, mas “o que assusta é o isolamento, esquecimento. Enquanto houver pessoas a nossa volta, vale a pena viver”, afi rma.O Ministério da Saúde confi rma atra-vés da Biblioteca Virtual em Saúde afi rmando que o convívio social é um “ótimo antídoto contra a depressão, solidão e isolamento. Outras dicas citadas são: dormir bem, que ajuda a descansar, relaxar e revitalizar o organismo, atividade intelectual, pois além

de distrair ajuda a preservar a memória, boa alimentação e atividades físicas.

FéOutro ponto fundamental para o bom

envelhecimento é a fé. Uma pesquisa recente realizada nos Estados Unidos, com 2000 médicos, constatou que 56% afi rmam que a fé tem papel fundamental na saúde dos pacientes. Outro estudo realizado pelo Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein com 500 idosos, revelou que o índice de depressão em idosos homens e mulheres é semelhante e que 80% dos que não enfrentam esse problema têm algum compromisso com crença ou religião. Um estudo pelo Projeto Saúde Bem-Estar e Envelhecimento (Sabe) no estado de São Paulo indica que quanto mais longevo, mais religioso o idoso se torna. Apenas 1,2% dos idosos declaram não ter fé. Ruth Anísia Nogueira da Silva é um exemplo no serviço ao Senhor. Aposentada, se dedica a trabalhar na obra de Deus. Após fazer um curso de intercessão na Jocum, foi até a Alemanha na Copa de 2006 interceder e fazer evangelismo. Participa ativamente das evangelizações realizados pela igreja que frequenta, a Comunidade Atos, e tem suas atribuições . “Deus nos dá força nessa fase, Ele me faz feliz”, fi naliza.

Têm aumentado o número de idosos no Brasil

Passatempos são importantes nessa fase da vida

Page 5: Jornal Luz no mundo 5° edição

Número 5 • Julho de 2012 5

Colocar ou não o idoso em uma casa de repouso?

Maus tratos contra idososVIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO É CRIME

Denuncie ligando no 0800 410001 ou ligue para a Polícia: 190

Um dos dilemas que as famílias passam é se colocam ou não o familiar em uma casa de repouso. O Estatuto do Idoso prevê que o cuidado seja feito preferencialmente pela família. Uma pesquisa realizada pela University School of Medicine e dirigida pelo Geriatra Christopher Callahan feita com 1500 idosos com demência, apontou que 75% dos que foram encaminhados a asilos voltaram para suas casas. Porém, deve-se ter em mente que o idoso requer tratamento especial e especializado. O cuidador de idosos Márcio Borges explica: “O que se coloca de fato é o seguinte: onde o idoso, devido às condições do momento, fi cará melhor? Em sua casa ou na casa de um familiar, mesmo que mal cuidado, com o cuidador em más condições? Ou em uma casa de repouso, com pessoal preparado e treinado para recebê-lo? É uma decisão difícil, de uma família no limite!” Elias dos Santos da Associação Lar Evangélico de Assistência ao Idoso explica que alguns fi lhos para não abandonar deixam o parente

Segundo pesquisa realizada pela Univer-sidade católica de Brasília, 12% dos idosos do Brasil sofrem maus tratos. Em 54% dos casos, o agressor é o próprio fi lho. As mulheres são vítimas em 60% dos casos e as acima de 80 anos são as que mais sofrem. Segundo a pesquisa, a violência psicológica

até o limite em casa e isso por vezes não é bom. “Alguns chegam com hematomas de deitar na mesma posição, de falta de cuidado no banho. Nessa idade, precisa ter muitos cuidados especiais desde a alimentação até o banho e locomoção e principalmente da saúde, tem que estar atento em todo momento e nessa situação o melhor é uma pessoa treinada”. O Geriatra Cristopher Callahan afi rmou que esses idosos que voltaram para suas casas são tratados pela família, porém “há um desgaste muito grande, pois os familiares que fornecem ajudam a esses pacientes, não possuem formação adequada. Outro problema é o fator tempo, já que, muitas famílias não contam com tempo disponível para se dedicar exclusivamente aos cuidados do idoso.” Portanto todos os fatores devem ser levados em consideração começando pelas necessidades especiais da pessoa, os cuidados, preparação do cuidador ou contra-tação de alguém para isso e conversa com um geriatra que deve acompanhar o caso.

é a mais comum que pode ser ameaça, discriminação e opressão. A violência física vem após, com casos de violência e cárcere privado. A pesquisa também inclui negligência e abandono de idosos. Em oito capitais brasileiras, foram registrados casos de violência sexual.

Infarto, angina - Quando as veias coronárias que levam sangue ao coração entopem.Como prevenir - Verifi car rotineiramente nível de colesterol e pressão arterial, não fumar ou beber, controlar o café, reduzir o estresse, dieta balanceada, evitar gordura e fazer exercícios físicos.

AVC - Rompimento de uma placa na parede vascular do cérebro causando entupimento do vaso sangüíneo Como prevenir - Dieta equilibrada, pratica de exercícios físicos, boas noites de sono, não fumar ou beber, diminuição do estresse.

Diabetes Mellitus - Células não absorvem todo o açúcar dos alimentos que acaba se concentrando no sangue.Como prevenir - Dieta equilibrada, exercícios físicos.

Enfi sema Pulmonar e Bronquite crônicaComo prevenir - Não fumar.

Mal de Alzheimer e outras demênciasComo prevenir - Ter atividades físicas e intelectuais. Convívio social, leitura. (pode também ser um problema físico).

Perda de audição - perda auditiva neuro-sensorialComo prevenir - É comum esse mal com uma certa idade e não há estudos que comprovem que há maneiras de impedir. Porém é quase consenso que ser exposto a ruídos muito altos favorece ao problema.

Hipertensão - Aumento mantido da pressão arterialComo prevenir - Levar uma vida saudável, manter o peso ideal, não ingerir bebidas alcoólicas, fazer exercícios, não fumar e adotar uma dieta balanceada, com consumo moderado de sal, são atitudes preventivas.

Pneumonia - Infecção ou infl amação dos pulmõesComo prevenir - Vacina contra a gripe, higiene e dieta saudável.

Osteoartrose - Doença crônica das articulações e eventualmente dos elementos pearticularesComo prevenir - Diminuição do peso, comer bastante fruta, verdura e legume, atividade física(mas cuidar com esporte de impacto) e evitar certos tipos de trabalho repetitivos.

Catarata - doença causada pela opacifi cação da lente ocularComo prevenir - Não fumar, dieta balanceada, cuidar das outras doenças e proteger os olhos dos raios ultravioletas.

De acordo com o IBGE, três em cada quatro idosos sofrem de alguma doença crônica. Confi ra as mais comuns:

DEZ PRINCIPAIS DOENÇAS NO BRASIL

Page 6: Jornal Luz no mundo 5° edição

Número 5 • Julho de 2012 6

Social

Censo

Arqueologia

Mundo

Skatistas arrecadam uma tonelada e meia de alimentos para instituições sociais em Curitiba

Número de evangélicos no Brasil cresceu 61,45%, nos últimos dez anos segundo IBGE

Pesquisadores afi rmam que ossada encontrada na Bulgária pode ser de João Batista

Vice-presidente do Irã acusa Israel e o Talmude por tráfi co de drogas mundialDados do último Censo, divulgados

no mês de junho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apontou um crescimento de 61,45% no número dos que se declaram evangélicos em dez anos. O estudo mostra que no ano 2000 havia cerca de 26,2 milhões de pessoas, o que representava 15,4% da população, de evangélicos. Em 2010 o número passou para 42,3 milhões de fiéis, ou 22,2% da

Protesto

Maus tratos

Evangélicos estendem faixas pedindo liberdade religiosa em frente a hotel onde se hospedou presidente do Irã

Senhora de 68 anos sofre bullying de estudantes e vídeo na internet tem mais de 1,5 milhões de acessos em menos de uma semana

Um grupo de pastores fez um protesto silencioso pedindo a liberdade religiosa no Irã e a libertação do pastor Yousef Nadarkhani, preso e condenado a morte por se converter ao cristianismo. No ato, faixas foram estendidas em frente ao hotel onde se hospedou Mahmoud Ahmadinejad, que veio ao Brasil participar

Um vídeo que caiu na internet causou revolta na população norte-americana. Karen Klein de 68 anos, que é monitora de ônibus escolar, sofreu bullying, por cerca de dez minutos por parte de alunos secundaristas de uma escola de Nova Ior-que. Durante esse período, os alunos a chamaram de gorda e feia. Na gravação, ainda aparece um menino dizendo que Karen não tem família, pois todos se suicidaram para não estar perto dela. A senhora perdeu um fi lho que se suicidou há 10 anos. O caso passaria como tantos no

No dia Mundial do Skate, 21 de junho, mais de 15 mil skatistas foram às ruas da cidade mesmo debaixo de chuva fi na. Para o dia, a loja Ultra Shock dirigida por um skatista cristão promoveu uma ação para arrecadação de alimentos para instituições sociais. Fez mil camisetas que podiam ser trocadas por dois kilos de alimento. Na camiseta ainda havia a frase: “Skate no pé com Deus no coração”. A participação foi massiva e mais de uma tonelada e meia de alimentos foram arrecadadas. Sete instituições foram benefi ciadas com a ação dos skatistas.

Após novos estudos e uma nova datação com Carbono 14 de uma ossada encontrada, em 2010, em uma igreja da Bulgária, fi cou constatada que ela realmente é do século I, mesmo período que viveu João Batista. O estudo está sendo dirigido por pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra e de outras localidades. Cientistas de Copenhague que participam do projeto reconstituíram uma parte do genoma de três ossos. As sequências de DNA obtidas mostram que

Notícias do Reino

Mohame Reza Hamimi, vice-presidente do Irã afi rmou que o ensino do Talmude (livro sa-grado do judaísmo) é responsável pela difusão de drogas no mundo, cujo principal operador é Israel. “O Talmude ensina que é lícito enriquecer por meios legais e ilegais, o que dá (aos judeus) o direito de destruir a humanidade” disse. O Teerã já acusou o Mossad (serviço secreto israelense) de facilitar a entrada de drogas no Irã para fragilizar o regime.

O ministro de relações exteriores de Isra-el, Avigdor Lieberman, rebateu as acusações: “O regime iraniano não está composto por loucos, e sim por fanáticos, por antissemitas dotados de uma estratégia coerente, com

população do país. O maior percentual permanece sendo de catól icos. Mas apresentaram nova queda no número de adeptos. Essa religião passou de 71,3% em 2000 para 60,6% em 2010. No primeiro ano que o censo foi realizado, em 1870 os católicos correspondiam a 99,7%. Aumentou também o número de pessoas sem religião. Em 2000, eles somavam 12,5 milhões de pessoas. Hoje são 15 milhões.

pertenceram a um único indivíduo, do sexo masculino portador de genes do Oriente Médio, de onde João Batista era originário. Arqueólogos búlgaros encontraram na igreja em 2010 um sarcófago e ao lado dele um pe-queno tufo, rocha vulcânica, com a inscrição em grego antigo mencionando claramente João Batista e pedindo ajuda de Deus para “nosso servo Thomas” que segundo algumas teorias, teria fi cado encarregado de levar essas relíquias para a ilha búlgara.

Com informações do G1

Com informações do IBGE

da conferência Rio + 20. Nas faixas haviam dizeres como “Presidente Ahmadinejad, no Brasil o islamismo é livre. Faça com que o cristianismo também seja livre no Irã” e “Presidente Ahmadinejad. Liberte o pastor Yousef Nadarkhani. Liberdade religiosa no Irã já!”. Os líderes também encaminharam uma carta ao mandatário iraniano.

um plano detalhado mundial, dos quais um dos elementos centrais é, como dizem aber-tamente, a destruição do Estado de Israel”, disse e ainda questionou a participação de diplomatas ocidentais e da ONU em evento no Irã, com ideias claramente antissemitas.

O Irã é um dos centros de distribuição de droga, oriunda do Afeganistão, para todo o Ocidente. Segundo estimativas, mais de dois milhões de iranianos consomem drogas. Mesmo com centenas de trafi cantes sendo executados a cada ano, metade da população carcerária do país é composta de pessoas com envolvimento com o tráfi co.

anonimato se um dos meninos participantes não tivesse postado o vídeo no youtube e facebook. Em menos de uma semana, mais

de 1,5 milhões de pessoas viram o vídeo. A senhora ainda aparece chorando no vídeo. “No começo, tentei ignorar, ver se eles iam embora, mas não funcionou” diz Karen. Uma campanha feita pelos internautas arrecadou no pri-

meiro dia R$172 mil. Até o momento foram arrecadados mais de R$500 mil em conta, para as férias da senhora. O caso apareceu na televisão em vários países.

Page 7: Jornal Luz no mundo 5° edição

Filme: Crônicas de Nárnia - O Leão, a Feiticeira e o Guarda-RoupaJá está frequente Nárnia no jornal. Já indicamos o livro e as primeiras edições tinham um desenho de cordel feito por Felipe Flexa. É a vez do fi lme. É lógico que é bem mais válido ler o li-vro, porém o fi lme foi bem produzido e mesmo sendo realizado pela Disney manteve a mensagem original cristã (para quem entende). É o primeiro fi lme da série, que tem duas sequências. Há muita expectativa e se fala bastante sobre mais um fi lme

que seria do livro “O sobrinho do mago” ou “A Cadeira de Prata”, porém não tem nada de ofi cial. Um fi lme muito indicado e quem têm crianças, é bacana assistir com elas e depois explicar a mensagem transmitida.

Aqui estão bons blogs para acessar, que indicamos e temos como parceiros:CADI - Curtindo a Deus intensamente. O blog traz artigos edifi cantes e bem escritos com temas interessantes.http://www.curtindoadeusintensamente.com/

Attitude JC O blog é bem bacana e divulga eventos cristãos, missionários e de ação social. Também traz informações importantes sobre temas atuais. http://attitudejc.blogspot.com.br/

Livro: A caminho de Casa • Autor: Billy GrahamComo o tema da capa é a terceira idade, o livro indicado nessa edição é A caminho de Casa de Billy Graham. Esse livro foi lançado neste ano. É o último do pregador, evangelista e escritor, que está com 93 anos. Ele aborda a questão do envelhecimento, de uma perspectiva de confi ança em Deus, encorajando as pessoas de todas as idades a terem relacionamentos sólidos e fé em Deus. Ajuda quem está nessa fase. Ajuda-nos a nos preparar e compreender melhor esse tempo. Uma ótima leitura.

Número 5 • Julho de 2012 7

Página Cultural

Dicas de Filmes

Dicas de blogs

Poesia

Essa foto foi tirada por Larissa Glass, para um livro reportagem, trabalho de conclusão de curso. O tema é amizade. Dispensa comentários. Para entrar em contato com a fotógrafa ligue (41) 9670-5612 ou mande um e-mail para [email protected].

Uma imagem

Enéias e Paulinho - Acústico 2O Cd indicado dessa vez é Enéias e Paulinho – Cantores de Cristo – Acústico 2. O cd é sertanejo de raiz com clássicos da música cristã. É um cd que me causa nostalgia. São músicas antigas e percebe-se como mudou com o decor-rer do tempo. São letras poéticas como “Jardineiro que Chora”, “Se isso não for amor”, entre outras. É interessante colocar lado a lado os clássicos e músicas atuais para ver como mudam, inclusive quanto à mensagem. Um cd bem

edifi cante. Bom para quem precisa quebrar paradigmas também.

Música

Se você é de Curitiba e quer ver seu som divulgado aqui, nos envie um e-mail com as músicas ou um cd para que possamos avaliar

Dicas de Livros

MAIOR PROVA DO AMOR DE DEUS

Contemplando este mundo dos altos céus,Viu Deus a humanidade corrompida;Viu o homem destruindo a própria vida!Violento, fornicário, tão ateu!...

Então Deus se levantou em plena glóriaE resolveu participar dessa guerra;Enviando-nos Seu Filho aqui pra terra,Modifi cando pra sempre a nossa história!

Pois somente Jesus Cristo, o Filho Amado,É quem podia combater nosso pecado,Com o seu sangue derramado lá na cruz!

Esta foi a maior prova que tivemosDe amor do Pai Eterno, pois sabemos:Que merecíamos morrer... não Jesus!

Antônio Costta

Page 8: Jornal Luz no mundo 5° edição

Número 5 • Julho de 2012 8

Mídia

Jornal Luz no mundo entrevista Samuel Barbosa, ex-Filhos do Homem

Ele abriu o show para o Diante do Trono que foi realizado em Curitiba. Mas andava em meio as pessoas. Como uma delas. Sabendo ser uma delas. Quando ele disse ao fi nal da entrevista que todos somos iguais, isso não soou estranho. Foi natural receber essa frase pela forma com que ele se portava. Samuel foi vocalista e integrante do ministério Filhos do Homem por sete anos, um dos grupos de louvor mais ouvido e tocado nas igrejas na última década. Afi nal, quem ainda não ouviu os louvores “Casa Favorita”, “Te amo, ó Deus” e “Me leva onde eu possa ouvir Sua voz”, por exemplo? Ele morou durante um tempo em Curitiba e hoje é pastor de louvor em uma igreja em São Paulo. Ele já lançou três CDs solos. Confi ra a entrevista.

Luz no mundo - Como está seu trabalho atualmente?

Eu saí de Curitiba para São Paulo há 3 anos. Trabalhando. Sou pastor do ministério de louvor, lancei o terceiro CD solo, Usa Minha Vida, e no momento estou viajando na divulgação do CD e trabalhando na igreja cuidando da família que é grande, três fi lhos. Em agosto eu realizo um sonho que tenho desde novo que é o lançamento de um CD em espanhol. Um sonho missionário que tenho e que agora Deus abriu as portas.

LM - O que é o evangelho para você?

O evangelho é Cristo. É você viver os mandamentos, viver as coisas que Deus deixou para nós na Sua Palavra, e você ser um verdadeiro cristão, é pensar e amar o mundo (pessoas) como Jesus os amou.

LM - Você sente falta de algo em Curitiba?

Sinto falta dos amigos. Eu não sou muito apegado, graças a Deus, a lugares. Tenho

esse desprendimento. E é bom porque o ministério exige isso. Mas sinto muito falta das amizades que tenho aqui, até porque em São Paulo é muito difícil esse negócio de ir na casa do outro, porque eu saio seis horas de casa e volto onze, meia noite, é muito corrido, aqui é um pouco mais fácil. Eu gosto da cidade, mas amo as pessoas.

LM - Como é o Samuel Barbosa, no dia a dia, fora do palco?

O Samuel fora do palco é a mesma pessoa, o mesmo Samuel. Esse é o segredo de um ministério bem-sucedido. Porque é complicado ser uma pessoa em cima do palco e outra embaixo. Porque você vai se identifi car, pegar como referência se a pessoa tem duas caras. Eu sou sempre o mesmo, os músicos que tocam comigo, minha família podem comprovar, não há

dois samueis. Eu acho que é isso que agrada o coração de Deus. Quando somos verda-deiros. Durante muito tempo eu andei com o pastor Adhemar de Campos, cantamos juntos muitas vezes e o mais legal que eu aprendi com ele é que eu vi que o mesmo homem de Deus que ele era no palco ele era na casa dele. E eu olhava e pensava cara, isso é possível, eu quero isso para mim. E é muito bom você mostrar essa humanidade para as pessoas para não pensarem que o cara lá em cima (do palco) é um holy holy (santo, santo, em inglês) e o lá de baixo (do palco) é um pobre coitado tentando ser santo. Nós já somos justifi cados, Jesus já pagou o preço, derramou o sangue e todos somos iguais. Não há ninguém melhor que ninguém, existem pessoas em posições diferentes, mas em relação a Deus todos são iguais.

CANTOR ESTEVE EM CURITIBA ABRINDO O SHOW DO DIANTE DO TRONO

Carta do Leitor

Fizemos um sorteio de uma Bíblia em Ação pelas redes sociais e pedimos para as pessoas comentarem alguma das matéria que gostaram. Confi ram algumas das respostas:

Attitude JC - É muito interessante como os assuntos de todas as edições até agora estão em evidência na minha vida e das pessoas a meu redor. A última em destaque por exemplo, sobre o crack, foi muito boa. Convivo com amigos e familiares com este problema, e quero agradecer por sempre colocar testemunhos de que há sim uma cura e solução para isto. Parabéns pelo trabalho, precisamos E MUITO deste tipo de informativo!!!

Sol Mio - Gos te i da matéria sobre a depressão, creio que todos foram abenço-ados pelo esclarecimento dado e como não é algo que só acontece com os outros, ou por falta de fé, fraqueza etc... Outra matéria foi sobre pedofi lia, como faço parte desse universo infantil, sei muito bem as feridas que isso causa as crianças, e temos que estar atentos. Curto muito o jornal.

Rose Meri - Meu co-mentário após leitura do Jornal Luz no Mun-do é sobre a matéria “Xuxa, as crianças e a erotização precoce” que discute um assunto necessário e atual e traz importantes refl exões dentre as quais: O que as crianças nessa geração têm visto na televisão? E na internet? Será que o que parece inocente realmente é?

Nos envie você também sua opinião pelo [email protected]ém estamos no facebook: Luz no mundo. E no twitter @jluznomundo

id d

d d

ti ã

Page 9: Jornal Luz no mundo 5° edição

Número 5 • Julho de 2012 9

Página de Missões

Relatos de uma missionária

Missionários brasileiros em Cabo Verde revelam desafi os do trabalho na nação

Cabo Verde é um arquipélago com dez ilhas. Missionários brasileiros estão na região fazendo um trabalho social, de treinamento e evangelismo na nação. Patrícia Santos, da Jocum, nos conta que os missionários estão em um bairro chamado Brasil, em referência à violência daqui. “Eles gostam muito dos brasileiros, mas a TV mostra alguma coisa boa e muita violência. Essa é a ideia que eles têm do Brasil”. Nesse bairro, há um índice muito alto de violência, tráfi co, entre outros problemas sociais. Esse é maior desafi o da nação, são muitas famílias desestruturadas, jovens sem emprego, que acabam no alcolismo e nas drogas.

O país tem nominalmente 90% de católicos, porém o pastor e missionário na nação, Eliezer Brito afi rma que há um sincretismo muito forte, superstição, religiões afros e espiritismo. Apenas 3% da nação é evangélica. Na televisão foi proibida a

Nessa edição, estreamos a coluna relatos de uma missionária, produzida por Elza Saviolli que estará contando um pouco de suas experiências seja no Brasil ou no exterior, em algum dos países que passou.

A igreja em Minha CasaExistiam três favelas próximas ao Jardim

Centauro. Sem emprego, eu fi cava em casa a maior parte do dia e atendia às pessoas que batiam no meu portão.

Tive uma ideia brilhante que ainda brilha até hoje: orar por qualquer pessoa que batesse à minha porta e conduzi-la a confessar Jesus como Salvador, ainda que não entendesse bem o que estava fazendo. Naquele Instituto Bíblico de Deus, apren-demos como tratar com os moradores das favelas. Muitos estão ali por circunstâncias, seus barracos são organizados e limpos, os fi lhos são agasalhados e calçados. Outros são imundos por dentro e não importa o

que ganhem, têm capacidade de transfor-mar em imundície.

Lavei as crianças com bombril

Um dia, três meninas bateram à minha porta:

- Tia, tem alguma coisa pra dar? Sujíssimas, cascão grosso no rosto, nos

braços e nas pernas. Só aparecia o lindo ver-de dos olhos. Eliane seis anos, Iliane, quatro e Adriani, oito. Cabelos emaranhados, mau cheiro e dentes alinhados de modo perfeito.

- Vocês querem tomar banho?- Queremos sim, moramos em baixo da

ponte, não tem água...Levei-as para o banheiro, a sujeira

grossa demais, não saía com esponja, lavei--as com Bombril... Não precisou sapólio... Elas sorriam e davam gritinhos de alegria, pareciam patinhos na água quente do chuveiro! Deixei-as perfumadas, joguei as roupas sujas no lixo, vesti umas novas que

exibição do fi lme Jesus entre outros, assim como programas evangélicos. Apenas missas podem ser televisionadas. Ainda segundo o pastor, os cristãos travam uma luta, pois é muito forte na cultura popular danças sensuais que despertam a libido, alcoolismo, e sincretismo religioso, além da poligamia e promiscuidade. O povo não tem a cultura do casamento, sendo compromisso o morar junto. Os cristãos que defendem uma posição bíblica de santidade são acusados, ridicularizados e vistos como anticulturais.

Com todos esses desafi os, Patrícia Santos nos conta que um dos trabalhos importantes é o treinamento, para preparo dos líderes locais. São feitos seminários, já há a Escola Noturna de Vida Abundante(Envia) e esse ano querem formar a primeira turma da Escola de Treinamento e Discipulado(Eted). Outro trabalho realizado é o social ajudando as famílias. Eles têm uma parceria com um

Missionária desenvolve diversos trabalhos em cabo Verde

Seminário realizado com os irmãos locais Irmãos e missionários em Cabo Verde

hospital local também. Levam as pessoas da comunidade e acompanham. “Temos o caso de uma família que o pai, a mãe e a fi lha são soropositivos. Nós os levamos ao hospital, acompanhamos, arrumamos alimento e medicamento para eles. A menina nem andava direito, com oito anos, tinha apenas dez quilos. Mas Deus tem agido e ela já está bem melhor”. Ela também nos conta que cabo Verde é ponte para diversos países, por isso sempre recebem pessoas que vão para Mali, Gâmbia, Guiné-Bissau, Senegal, São Tomé e Príncipe entre outros. Além de

que uma equipe da ETED em Salvador está realizando o prático no país atualmente(o prático dura dois meses).

Ore para que nossos obreiros sejam chamados a nação. Você também pode entrar em contato pelo e-mail [email protected] e ver como ajudar. Se quiser fazer um depósito para apoiar os missioná-rios que são mantidos através de doações de cristãos, as contas são:• Banco do Brasil – Ag: 4277-3 C/P: 8121-3• Bradesco – Ag: 3012-0 C/P: 86355-6.

eu tinha para vender.Precisei lavar o banheiro com água

sanitária para sair o mau cheiro. Penteei--as com creme tirando os nós dos seus cabelos, carreguei-as no colo, lindas, lindas! Convidei-as para irem à Igreja comigo e pedi que a mãe viesse me conhecer.

No outro dia, bem cedo, lá estavam elas dizendo que a mãe não veio, mas deixou que fossem comigo. E as roupas? Estavam sujas de novo. Outra vez o banho, novas roupas, e lá fomos nós! As três de pés no chão, porque eu não tinha sapatos para elas. Pedi ao cobrador do ônibus que não cobrasse suas passagens. A igreja na época funcionava em um hotel.

Apresentei-as ao meu pastor e contei a história. Ele carregou uma no colo, a Pastora segurou outra, e uma irmã passava a mão na cabeça da maior. Todos nós choramos.

E o pastor, entre lágrimas, abençoou cada uma e profetizou sobre elas. Após

o culto, almoçaram comigo e fui levá-las para a casa de papelão embaixo da ponte... Meu coração fi cou em caquinhos. Difícil de juntar. O padrasto e a mãe alcoólatras e um nenê no colo...

- Deus! A Sua igreja não pode fazer nada mesmo por esse tipo de coisa? O que o Senhor faria, Jesus?

Por meses, as meninas frequentaram minha casa. Cada vez foram melhorando, até que anos depois, passaram a morar em casa própria e trabalhar. Glórias a Deus, que atendeu as orações! Ele faz o que não podemos. Deus nos permite ver os resultados para que possamos permanecer e seguir em frente.

Elza Saviolli

Page 10: Jornal Luz no mundo 5° edição

Número 5 • Julho de 2012 10

Artigo

Quando resvalar o seu pé!“Certamente, tu os puseste em lugares escorregadios...como caem na desolação, quase num momento”.

Salmos 73:18-19

Eu estava indo em direção ao Uberaba, um dos bairros da nossa capital (Curitiba). O dia estava sombrio e escuro. Pesado.

Ao passar em frente a um edifício nas proximidades da antiga estação rodoviária, vi uma moça sentada na grade externa da sacada de um edifício. Isso no terceiro ou quarto andar, a recordação não está bem exata.

Seu corpo pendia para o espaço vazio, numa grande proporção. Não sei que visão ela possuía de si mesma, talvez se sentisse segura e equilibrada. Para mim, que via a cena no lado oposto ao dela, seu corpo fazia uma projeção acentuada demais em direção ao nada (e sempre há a lei da gravidade, vocês sabem!). Fiquei assustadíssimo com a cena.

Nós vivemos em uma época espiritu-almente pesada e escura. Há muito a luz se retirou da nossa pobre humanidade em pecado. Quantos hoje não pendem despreocupadamente sobre o inferno? Sua queda é iminente. O peso dos seus pecados é fantástico. A gravidade infernal os atrai com extrema força. Olhe! Vão cair! Para sempre, eternamente. Nada os separa da perdição sem fi m, a não ser um hausto de respiração.

E no entanto, estão despreocupados, tranquilos. Oh! Que extrema insanidade...”A

seu tempo, quando resvalar o seu pé” Deuter .32:35. Na verdade, uma súbita e inesperada destruição os aguarda.

Jonathan Edwards, um pregador de outrora, usou palavras muito duras, todavia certas para descrever esse processo.

“ O Deus que vos mantém acima do abis-mo do inferno está irado contra vocês, e seu furor queima como fogo. Estais suspensos sobre uma grande fornalha de chamas, sobre um abismo imenso e sem fi m.”

O que nos resta dizer ?Vinde a Jesus!Vinde a Jesus imediatamente!Quando Deus vê o seu Filho único

intercedendo por você, sua ira se aplaca.Pastor Jeferson Braga

[email protected]

NÃO, SUA IGREJA NUNCA VAI TER UMA MEMBRA

O título é um pouco chocante, não é? É uma falsa profecia? Uma palavra negativa, causada pela ira, ressentimento e revolta?Nada disso! Questão de semântica apenas. O que é semântica? O signifi cado das pa-lavras em sua origem e função gramatical.Acontece que membro é uma palavra, na sua essência, masculina e não se fl exiona no feminino (obviamente).Ela pode ser pluralizada, mas não com-porta mudança de gênero (belo exemplo para o ser humano).Portanto, se você batizou a irmã Maria, ela está prestes a ser um membro da sua igreja, não uma membra (sic).Pode até soar estranho, mas a gramática não se preocupa em parecer, ela se preocupa em ser (belo exemplo para o gênero humano).

P.S. Não existe o verbo membrar. A pessoa se torna membro de uma igreja, mas nunca se membra! Questão de regimento interno de uma igreja excludente? Nada disso. Uma simples questão de semântica. A derivação imprópria aqui não funciona! A irmã Maria vai se tornar um membro da sua igreja, mas nunca vai se tornar uma membra e nem se membrar.(Derivação Imprópria: quando uma palavra sofre mudança e passa de uma classe gramatical para outra)

Pastor Jeferson Braga

“Agora, pois, ó reis, sede prudentes deixai-vos advertir, juízes da terra.

Servi ao Senhor com temor e alegrai-vos nele com tremor.

Beijai o Filho para que não se irrite, e não pereçais no caminho porque

dentro em pouco se lhe infl amará a ira.Bem-aventurados todos os que nele se

refugiam.”Salmo 2:10-12.

Portugues para Obreiros e Obreiras

Page 11: Jornal Luz no mundo 5° edição

Número 5 • Julho de 2012 11

História

Meio ambiente: O que tem a ver conosco?

Dos dias 13 a 22 de junho, ocorreu no Brasil a conferência Rio+20. Um encontro global com a participação de líderes de 193 países para debater o desenvolvimento sustentável. O encontro traz à tona o tema Meio Ambiente para os meios de comunicação e nos leva a uma refl exão. O tema até está na moda, mas deve ser mais que camisetas que nos fazem parecer “modernos” e capas de caderno. O que a questão do meio ambiente infl uencia diretamente em nossas vidas?

DesmatamentoDesmatamento é a destruição das fl orestas. Hoje, o Brasil

é o país que mais desmata. Segundo dados divulgados pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimen-tação (FAO) de 2000 a 2005, 42% das árvores derrubadas no mundo estavam no Brasil. Mesmo assim, o Brasil é o país com segundo maior área total de fl orestas no mundo (primeiro é a Rússia). Primeiro, com maior área de fl oresta tropical. O continente que mais devastou na história foi a Europa ocidental. 99,7% das fl orestas originais da região foram destruídas.

Consequências:• Diminuição da biodiversidade, menos espécies de

plantas e animais, alterando a produção de alimentos, medicamentos, entre outros;

• Infertilidade do solo – com o desmatamento a terra fi ca desprotegida contra ventos e chuvas, ocorrendo a erosão;

• Diminuição de oxigênio – o dióxido de carbono(CO2) colabora com o efeito estufa. O oxigênio(O2) é importante para nossa respiração. As árvores consomem o dióxido e liberam oxigênio. Com o corte das árvores, diminui a quantidade de O2 na atmosfera e aumenta o de CO2.

Poluição da águaSegundo o Programa de Meio Ambiente para as Nações

Unidas, a falta de água limpa mata mais de 1,8 milhões de crianças com menos de cinco anos anualmente. A diarreia causada pela água suja mata 2,2 milhões de pessoas por ano. Metade dos leitos de hospitais no mundo é ocupado por pessoas com problemas por causa de água contaminada, que são poluídas com lixo industrial, esgoto caindo diretamente

MUITAS VEZES, ESSE PARECE UM DEBATE

DISTANTE DA NOSSA REALIDADE. SERÁ?

nos rios, lixos domésticos, produtos químicos na agricultura (são levados com a chuva para rios) entre outros.

O desperdício de água também é um problema. O Brasil tem 12% de toda água doce do mundo, porém é um grande desperdiçador. Apesar do volume de água e do desperdício, regiões como o Nordeste tem secas constantes e outras como São Paulo apesar de terem afl uentes próximas, precisam rece-ber água de lugares distantes por causa da escassez e poluição.

Consequências:• Segundo relatório da ONU, a falta de água vai gerar

confl itos no futuro (e já há um início disso na África e Oriente Médio);

• Seca e desertifi cação;• Danos aos organismos vivos, alterando a cadeia

alimentar e a saúde;• Diminuição da biodiversidade (morte de pessoas e

espécies);• Poluição gera milhares de mortes através de doenças

como diarreia, malária, entre outras.

Poluição do soloJogar lixo no solo é mais grave do que, por vezes,

pensamos. O solo é um recurso natural fi nito (tem fi m), limitado e não renovável (não nasce outro solo no lugar do que foi destruído). O lixo jogado demora para se decompor e fi ca poluindo o solo por anos. Por exemplo: uma lata de refrigerante demora cem anos para se decompor. Uma garrafa

de vidro, um milhão de anos. E a borracha, tempo indetermi-nado. Esse lixos contaminam o solo, ajudam na degradação e podem chegar até os lençóis de águas subterrâneas. Outro problema é o uso de inseticidas e fertilizantes na agricultura.

Consequências:• Erosão do solo.• Infertilidade do solo (menos produção de alimentos).• contaminação do solo.

Poluição da atmosferaContaminação do ar. Causado principalmente por

indústrias e automóveis. Em países da Europa e na China ,campanhas massivas têm sido feitas para o uso da bicicleta e transporte coletivo em detrimento do automóvel.

Consequências:• Doenças como bronquite, asma, problemas respiratórios

e cardíacos• Chuvas ácidas – a liberação de dióxido de enxofre e

azoto na atmosfera, volta em forma de chuva com maior acidez, que contamina o solo, destruição da vegetação, contaminação da água e entre outros.

• Efeito Estufa – mudanças climáticas, derretimento das geleiras, enchentes, entre outros.

• Destruição da Camada de Ozônio – a camada de ozônio protege a terra de raios ultra violetas. Sem ela aumenta o índice de câncer, colabora com alterações climáticas entre outros fatores.

"O Senhor Deus colocou o homem no jardim para cuidar dele e cultivar”GN 2:15

Page 12: Jornal Luz no mundo 5° edição

Número 5 • Julho de 2012 12

Promoção

de ternos.

De R$199,00

por R$149,00.

Confiram!

Parcelamos em 5X no cartão de crédito

R. Riachuelo, 532 - Centro - Curitiba