jornal jbt 69

12
Cobrança por melhorias não pode parar e deve atrair cada vez mais jovens para os protestos Juventude de Três Marias também mostrou sua força nas ruas da cidade Jornal Proteja as Veredas! INFORMAÇÃO COM QUALIDADE E PROFISSIONALISMO www.jornalburiti.com.br BURITI ANO 05 NÚMERO 69 25 DE JUNHO A 25 DE JULHO DE 2013 Secretaria Municipal de Educação já apresenta bons resultados no primeiro semestre O reencontro da fotógrafa Maurren Bisiliat com Três Marias IEBG apresentou mais um belo “Arraiá” POLÍCIA Posto de gasolina na BR040 é assaltado Fotos: Nunna Brito A evolução do basquete trimariense Trabalho da secretária Thaís começou com destaque em várias ações do município PÁGINA 09 PÁGINA 05 PÁGINA 03 PÁGINA 04 PÁGINA 07 PÁGINA 08

Upload: jornal-buriti

Post on 25-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Ed.069 do Jornal BURITI

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal jbt 69

Cobrança por melhorias não pode parar e deve atrair cada vez mais jovens para os protestos

Juventude de Três Marias tambémmostrou sua força nas ruas da cidade

Jornal

Proteja as Veredas!

INFORMAÇÃO COM QUALIDADE E PROFISSIONALISMO

www.jornalburiti.com.brBURITI

ANO 05 • NÚMERO 69 • 25 DE JUNHO A 25 DE JULHO DE 2013

Secretaria Municipal deEducação já apresentabons resultadosno primeiro semestre

O reencontro da fotógrafaMaurren Bisiliat comTrês Marias

IEBG apresentou mais um belo “Arraiá”

POLÍCIAPosto de gasolina naBR040 é assaltado

Fotos: Nunna Brito

A evolução do basquetetrimariense

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Trabalho da secretária Thaís começou com destaque emvárias ações do município

PÁGINA 09

PÁGINA 05

PÁGINA 03

PÁGINA 04PÁGINA 07

PÁGINA 08

Page 2: Jornal jbt 69

EDITORIALEBURITIBURITIBURITIBURITIBURITIJornalJornalJornalJornalJornal2

Diretor de Jornalismo:Paulo Emílio Torga BellardiniJornalista Responsável:Paulo Emílio Torga Bellardini - MG07665JPProj. Gráfico e Editoração:Izabel Cristina A. Silva

Endereço:Rua Engenheiro Júlio Augusto, 28 - DNER -Três Marias/MGCEP: 39205-000 -e-mail: [email protected]

Para anunciar ligue: (38) 8815-4536CNPJ: 05.459.023/0001-82Impressão: Fumarc

‘‘Uma publicação daSpeed Produções & Eventos Ltda’’

‘‘Os artigos assinados são de inteiraresponsabilidade de seus autores.’’

O JORNAL BURITI autoriza a reproduçãodas reportagens desde que citada a fonte.

AMIGOS DO

BBBBBURITIURITIURITIURITIURITI

Três Marias também aderiu a onda de manifes-tações que aconteceram por todo o país durante omês de junho. Os jovens da cidade mostraram suaindignação com a política desgastada, na qual seusrepresentantes não souberam, e ainda não sabem,lidar com as reivindicações expressas em cartazese gritos de protesto.

Assim como aconteceu em todo o país, amobilização em Três Marias começou pelas redessociais. No Facebook, o grupo “OpiniãoTrimariense” tomou forma e foi crescendo, namedida em que a população saia às ruas em váriascidades brasileiras.

Os jovens trimarienses foram para a porta daprefeitura, pintaram os rostos, escreverem frasesde protesto e engrossaram o coro das cobrançaspor melhorias na saúde, educação, segurança, en-fim coisas que já estamos cansados de pedir. Até atão discutida PEC 37 entrou na ordem das manifes-tações em Três Marias.

Um pequeno grupo chegou à Câmara Munici-pal, mas parecem ter desanimados depois que vi-ram suas propostas esvaziadas pelos discursosdispersos dos nobres vereadores.

Isso foi só uma demonstração do que o povo écapaz. Caso as discussões e as ações políticas con-tinuem distantes da realidade das ruas, novas ma-nifestações podem explodir a qualquer momen-to. Os políticos, e aqui se inclui os trimarienses,precisam dar uma resposta à altura daquilo que foireivindicado.

Em Três Marias, muitas coisas precisam se ajus-tar. A cidade tem sido castigada pela falta de re-presentação política, pela atuação oportunista devários homens públicos, um reflexo do que acon-tece em todo o país. Fiquem atentos, pois pareceque Três Marias também acordou! Que essa juven-tude não perca o tom de indignação.

IMAGEM DO M

ÊS

EXPEDIENTEBURITIBURITIBURITIBURITIBURITIJornalJornalJornalJornalJornal

Nilton Martins Magalhães, Completou 60 anos dia17-06-13, festa dia 15-06-13... na foto da esquerdapra direita Hiask, Nilton Júnior, Nilton Martins (ani-versariante), Míria, Sofhia, Júlio André e Mariana. Aequipe do Jornal Buriti deseja felicidades!

60 anos de Nilton MartinsParece que Três Marias

também acordou

www.3mnet.com.brINTERNET BANDA LARGA É AQUI!

(38) 3754-2660

Os garotos Henrique e Leonardo nos estúdios daRádio 87 FM cantaram várias canções sertanejas eestão disponíveis para shows (38) 8809-9434

No quintal do Museu Manuelzão, se encontra acasinha humilde com o forno de barro! O local sim-ples e bem conservado é uma viagem pelas tradi-ções sertanejas em Andrequicé, Distrito de de TrêsMarias.

Page 3: Jornal jbt 69

3BURITIBURITIBURITIBURITIBURITIJornalJornalJornalJornalJornal

Nos dias 20 e 21 de junho as ruas centrais deTrês Marias foram tomadas pelo movimen-to de dezenas de jovens que,

concomitantemente com as manifestações que ocor-riam por todo o país, enxergaram a chance de lutarpor um país mais justo. Tomados pela sede de mu-dança que é inerente aos jovens que estão come-çando a fincar os pés no mundo, seguiram com es-colta policial pelas principais ruas do centro da cida-de e se concentraram na porta da prefeitura ondedesferiram não apenas gritos em favor da derrubadada Pec 37 ou melhorias no ordenado dos professo-res, mas gritos exigentes cobrando promessas decampanhas.

“Queremos saúde”, “Se não melhorar a cidade vaiparar”, “Senhor autoridade, cadê a faculdade?”, “Che-ga de promessa, trabalho é o que interessa” e “Me-nos dipirona” foram algumas das frases entoadaspela turma de jovens que demonstravam orgulhode si mesmos pelo fato de terem se mobilizado atra-vés da rede social Facebook e ganhado as ruas. Noscartazes empunhados, pedidos de socorro por umasociedade mais justa.

A reunião dos vereadores no dia 24 de junho tam-bém foi alvo de manifestações e críticas posterio-res. Pessoas de faixas etárias diferentes ocuparam osalão com cartazes de protestos que denunciavamirregularidades no poder público e cobravam medi-das. Nas redes sociais a referida reunião alcançoumaiores proporções após relatos de manifestantessobre a atitude de alguns parlamentares diante doato. Dentre as acusações, está a de que um determi-nado vereador debochou sobre os dizeres de um doscartazes que solicitava apoio aos bombeiros civis.Mas o fato que causou mais revolta nos internautasfoi sobre uma suposta ação homofóbica de umavereadora que chegou a criticar o fato de algunsmanifestantes serem gays.

Jovens de Três Marias vão às ruasFotos: Fabiana Almeida

Page 4: Jornal jbt 69

BURITIBURITIBURITIBURITIBURITIJornalJornalJornalJornalJornal4

A Semana Cultural Festa de Manuelzão, realizadatodos os anos na primeira semana de julho já é tradi-ção, bem como as atrações e espetáculos culturaisque atraem visitantes do país inteiro. Este ano umevento especificamente chamou a atenção por suapeculiaridade e fascínio. Trata-se da presença deMaureen Bisiliat. Para quem não faz idéia de quemseja ou não teve o prazer de conhecê-la, o Wikipédiadefine:

Sheila Maureen Bisilliat (Englefield Green,Surrey, 1931) é uma fotógrafa nascida na Inglaterra enaturalizada brasileira. Filha da pintora SheilaBrannigan (1914 - 1994) e de um diplomata, estudoupintura com André Lhote (1885 - 1962) em Paris, em1955, e na Art Students League de Nova Iorque, comMorris Kantor (1896 - 1974), em 1957. Veio pela pri-meira vez ao Brasil em 1952, fixando-se definitiva-mente no país em 1957, na cidade de São Paulo. Naspalavras da fotógrafa, "o Brasil foi uma procura deraízes, que eu não tive quando criança. Nasci na In-glaterra, sim, mas vivi em muitos lugares. Meu paiera diplomata, o que me obrigou a uma vida meiocamaleônica. O destino me amarrou ao Brasil. Foium ficar querendo." A partir de 1962, abandona apintura e passa a dedicar-se à fotografia. Trabalhacomo fotojornalista para a Editora Abril, entre 1964e1972 - na revista Quatro Rodas mas virá a se desta-car sobretudo na extinta revista Realidade. Entre1972 e 1992, juntamente com seu segundo marido, ofrancês Jacques Bisilliat, e o arquiteto Antônio Mar-cos Silva, funda a Galeria de Arte Popular O Bode.Nesse período, viaja pelo Brasil em busca de traba-lhos de artistas populares e artesãos, para compor oacervo da galeria. Ainda nessa época, em 1988, apedido do antropólogo Darcy Ribeiro, Maureen,Jacques e Antônio Marcos são convidados a atuar naformação do acervo de arte popular latino-america-no da Fundação Memorial da América Latina, em SãoPaulo. Para isto, os três percorrem México,Guatemala, Equador, Peru e Paraguai, recolhendopeças para a coleção permanente do Pavilhão daCriatividade do Memorial, do qual Maureen se tornacuradora desde então.Maureen Bisilliat foi bolsistada John Simon Guggenheim Memorial Foundation(Estados Unidos), em 1970; do Conselho Nacional de

Maureen Bisiliat: umafotógrafa do mundo no

sertão roseano

No dia 3 de julho foi publicado no jornal Mi-nas Gerais edital para realização de concurso parao provimento de cargos da carreira de Analistade Gestão e Políticas Públicas em Desenvolvi-mento. São 80 vagas no total, sendo 40 para aárea de Assistência Social e 40 para a área de Psi-cologia, distribuídas em Belo Horizonte e nasUnidades Regionais da Sedese.

Para concorrer às vagas, os candidatos devemter formação em nível superior em Serviço Soci-al ou Psicologia. Conforme o edital, as inscriçõesestarão abertas a partir do dia 27 de agosto até20 de setembro de 2013. Mais informações po-dem ser obtidas através dos sites:

www.sedese.mg.gov.br ewww.gestaodeconcursos.com.br.

Foto: Divulgação

Uma quadrilha de traficantes de animais que atu-ava a partir de Minas Gerais foi desmantelada. Agen-tes de fiscalização do IBAMA de Uberlândia e de BeloHorizonte, em conjunto com a Polícia Federal, reali-zaram operação no Triângulo Mineiro. Em cumpri-mento de três mandados de busca e apreensão fo-ram apreendidos 177 pássaros, sendo a maioria (157),canários da terra e peruanos (utilizados para brigaem rinhas clandestinas). Três pessoas foram autua-das e multadas em R$ 188 mil. Os animais foram en-caminhados ao Centro de Triagem de Animais Sil-vestres (Cetas) em Belo Horizonte, onde serão ava-liados. Foram apreendidas ainda ferramentas utili-zadas na falsificação de anilhas. Segundo fiscais doIBAMA a qualidade da reprodução das argolas é mui-to próxima das originais.

Em 2012, o IBAMA recolheu 450 animais silves-tres, somente em Belo Horizonte. O campeão foi ogambá-de-orelha (102), seguido do mico-estrela (46)e a coruja-caburé (40). Segundo o coordenador doCentro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do

Desenvolvimento Científico e Tecnológico (1981 -1987), da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estadode São Paulo (1984 - 1987) e da Japan Foundation(1987). Em dezembro de 2003, sua obra fotográficacompleta, com mais de 16.000 imagens, incluindofotografias, negativos preto e branco e cromos colo-ridos, nos formatos 35mm e 6cmx6 cm, foi incorpo-rada ao acervo fotográfico do Instituto Moreira Salles.

A renomada artista, hoje com 82 anos, voltou aTrês Marias para refazer o trajeto percorrido por elahá mais de quarenta anos, revivendo fatos, causos ehistórias com muita emoção. Ela aproveitou a via-gem para fazer um vídeo documentário sobre estanova visita ao sertão. Sua paixão é relatar, através dafotografia, o contexto por detrás das obras literáriasde autores como Joao Guimarães Rosa, Euclides daCunha, Adélia Prado, Jorge Amado entre outros.

No dia 3 de julho Maureen ministrou a palestra“De volta ao Gerais”, no Instituto EducacionalBarreiro Grande, onde relatou sua experiência emsolo trimariense no ano de 1966 e sobre a arte dafotografia. Na ocasião Maureen anunciou a doaçãode 16 fotografias para o Memorial Manuelzão. Nanoite do dia 4 de julho, a Tenda dos Gerais ficou pe-quena para a emoção no lançamento da obra Sim-plesmente: Maureen Bisiliat.

Fiscalização desmantela quadrilhade traficantes de animais

Foram apreendidas ferramentas utilizadas na falsificaçãode anilhas

O vice-prefeito de Três Marias, Eduardo PereiraBarbosa e a secretária municipal de Assistência Soci-al, Denilda Perez Sousa, estiveram reunidos com osecretário de Estado de Desenvolvimento Social,deputado estadual Cássio Soares. Eles foram aten-didos no gabinete do secretário, na Cidade Adminis-trativa em Belo Horizonte onde solicitaram apoio erecursos para a assistência social de Três Marias. Ojovem e dinâmico deputado disse que vai se empe-nhar para atender às solicitações.

Vice-prefeito buscarecursos para

Assistência Social

Sedese publica edital parapreenchimento de vagas

em concurso público

Ibama na capital mineira, analista ambiental DanielVilela, em 2013 já foram 365 apreensões, sendo 37micos, 17 gambás e 15 gaviões.

Depois de muito trabalho e empenho da equi-pe de comunicação, a prefeitura de Três Mariascolocou em funcionamento um novo site. Comlayout mais leve, moderno e dinâmico, o portalapresentou facilidade na navegação, com canalde vídeo, notícias, informações sobre os proces-sos licitatórios e o Portal da Transparência, ondeo internauta tem acesso às contas da prefeitura.Na questão internet, a prefeitura mostrou umbom serviço. O que está na rede tem sido me-lhor daquilo que se vê nas ruas. Agora, aguarda-mos mesma inciativa da Câmara, colocar um siteno ar.

Novo portal da Prefeiturade Três Marias entra em

funcionamento

Page 5: Jornal jbt 69

5BURITIBURITIBURITIBURITIBURITIJornalJornalJornalJornalJornal

O turbilhão sai às ruas. O grito se expande ese soma. As manifestações dão o tom da insatis-fação por um modelo político corrompido pelacondescendência dos seus pares, por uma legis-lação ineficiente e insegura, por uma educaçãofragilizada pelo descaso, uma saúde pública ca-rente de seu próprio leito e por uma segurançarefém de si mesma.

Há que se avaliar em todo esse processo umamadurecimento político que sabiamente sou-be se aproveitar do momento vitrine do país afim de se desnudar nossas mazelas para os olha-res do mundo. O grito que se ouve rompeu como silêncio do réquiem social iluminando o ocasopolítico e revelando uma faceta diferente da cos-tumeira apatia do povo brasileiro diante de tan-tos desmandos que historicamente insistem emfazer parte da nossa cultura.

A ressalva que se faz diz respeito à formainsana, inconsequente e temerária durante oprocesso de mobilização. Jamais a depredaçãodos patrimônios público e privado será uma jus-tificativa para o pleno exercício da democracia.Entretanto, essa postura é apenas o estopim deuma bomba construída ao longo de anos pelaconduta indiferente dos representanteslegislativos, cujas prioridades não vão além doúltimo botão do terno.

Que a caminhada continue, a luta não cesse eo sonho se configure em cada ato do presenteno intuito de se construir definitivamente umnovo país. Que o Congresso Nacional nos perce-ba a partir dos gritos sonoros de um povo que jáse cansou de tanta hipocrisia política.

Uma força chamadaPOVO

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Fran-cisco – CBHSF iniciou o processo de mobilização paraescolha de novos representantes. Desde abril, vári-as reunião acontecem em todos os estados que com-põem o comitê: Minas Gerais, Bahia, Sergipe,Alagoas, Pernambuco, Goiás e Distrito Federal. Nodia 27 de junho, quinta-feira, foi vez de Três Marias.A reunião aconteceu no Sindicato dos Metalúrgicos,com a presença de representantes dos segmentos:ONGs; organizações técnicas de ensino e pesquisa;pesca, turismo e lazer e consórcios municipais.

Segundo informações do CBHSF, a primeira roda-da de reuniões é destinada à convocação de váriossegmentos, usuários dos recursos hídricos, para seinscreverem e participar do processo eleitoral do Co-mitê. Paralelamente às reuniões, acontecem visitasa diversas comunidades, empresas e instituições,onde uma equipe explica a importância de partici-par do processo.

As próximas etapas serão destinadas à votaçãopara escolha dos novos membros que vão compor o

Comitê Federal da Bacia Hidrográfica do Rio São Fran-cisco. “Somos uma região muito importante e, aomesmo tempo, carente dos investimentos dos re-cursos financeiros da cobrança pelo uso da água. Porisso, precisamos desta participação de nossos repre-sentantes, junto ao credenciamento federal daságuas do Rio São Francisco” afirmou Sílvia Freedman,representante do Comlago (Consórcio dos Municí-pios do Lago de Três Marias) e do CBH-SF4.

Comitê da Bacia Hidrográficado Rio São Francisco realiza

reunião em Três MariasReunião integra mobilização para escolha dos novos representantes no CBHSF

JORNAL BURITIInformação com qualidade

e profissionalismo

Anuncie:(38) 9115-2066

[email protected]

Desde que assumiu a equipe de basquete de TrêsMarias, o treinador e coordenador Leandro Xavierda Rocha têm desenvolvido um bom trabalho, apre-sentando resultados expressivos para esta modali-dade esportiva que, cada vez mais, ganha mais forçana região. Em 2012, foi fundada a Associação de Bas-quete Meninas e Meninos de Ouro (ABMMO), de lápara cá, crianças e jovens tem demonstrado grandeinteresse pelo basquete trimariense.

A última conquista foi nos Jogos do Interior deMinas. Com o apoio de reforços, o time foi campeãoda etapa Microrregional, disputada em Corinto, nomês passado. Os resultados foram:

Três Marias 69 x 42 CurveloTrês Marias 73 x 49 PiraporaDiamantina O x W Três MariasCom a brilhante campanha, o próximo desafio do

basquetebol trimariense será a etapa estadual emVarginha, que acontecerá de 05 a 10 de outubro.

Basquete de Três Mariasavança para etapa estadual

OFERTA DO MÊSMODEM ORIGINAL DA CLARO!!!

DESBLOQUEADO

SÓ R$ 69,00Venha Conferir!!!

Rua Matozinhos n° 152 – Centro

(38) 3754 2219

PARCELAMOS SEU APARELHO EM

24 VEZES NO BOLETO

TODOS APARELHOSDESBLOQUEADOS.

RECORTE E GANHE UMA CAPINHA NACOMPRA DO SEU CELULAR NA LOJA

Jogos do Interior de Minas Gerais

Page 6: Jornal jbt 69

Agradecemos à Casa de CarnesFilezão que disponibilizou seuestabelecimento para ser ponto decoleta.

 Nosso muito obrigado atodos os parceiros pela iniciativa,alegria e disposição com que conduziram a Campanha doAgasalho 2013. 

06

DOAÇÃO DE AMOR E CALOR

CAMPANHA DO AGASALHO 2013

Com objetivo de promover um gesto de carinho, os empregados da Copasade Três Marias realizaram a 7ª Campanha do Agasalho.

Foram cerca de 450 peças arrecadadas, entre roupas, sapatos e cobertores,que foram doadas para o Lar dos Idosos Frederico Ozanam.

Agradecemos à Rádio 87 FM, Rádio 104 FM e às Paróquias da cidade peladivulgação em todo o período da Campanha.

Page 7: Jornal jbt 69

requinte e qualidade ao seu alcance!

Quem não gosta de servir doces, sal-gados, tortas e tantas outras opções dequitutes quando vai realizar um evento,do mais simples ao mais sofisticado? Foipensando na satisfação dos clientes quea Supremo Buffet e Confeitaria preparouuma vasta lista de opções de dar água naboca. Inaugurada este ano em Três Mari-as, está sob a coordenação de FernandaSilva Lopes Amaral e de Lúcia de FátimaAmaral, mais conhecida como Lucinha,expert na produção de doces, salgados equitandas. Lucinha já morou em Três Ma-rias, foi para Divinópolis e depois de 15anos, para nossa satisfação, voltou paraa cidade. Casada com Celso Amaral, émãe de Wanderlúcio que por sua vez écasado com Fernanda, sua sócia no em-preendimento. Tudo em família!

A Supremo Buffet e Confeitaria atuacom funcionários qualificados garantin-do qualidade sempre e conseqüentemen-te adquirindo prestígio e alcançando obom gosto dos clientes. A Supremo ofe-rece serviços de coffee break; mesas defrios; salgados assados e fritos, dos maiscomuns aos mais sofisticados; tortas do-ces e salgadas; doces, sanduíches e lan-ches para empresas. O atendimento épersonalizado! De acordo com o perfil egosto de cada cliente. Atenta a todos osdetalhes, a Supremo Buffet e Confeitaria

realiza desde pequenas reuniões a gran-des eventos.

Quando você for receber visitas ou qui-ser oferecer a sua família um lanche oumesmo um café da manha especial podecontar com a Supremo Buffet e Confeita-ria. Sempre há quitutes frescos de prontaentrega para sua comodidade.

Os pratos requintados merecem desta-que especial! Nestes produtos a sofistica-ção se alia à praticidade e é satisfaçãogarantida. O degustar os produtos perce-be-se a utilização dos melhores ingredien-tes. O preço é muito acessível, compatívelcom os valores praticados atualmente nomercado de Três Marias. Bom gosto, quali-dade e ótimo preço em um só lugar.

A loja está localizada à Avenida FelintoMuller, nº 250, Bairro Ipiranga. Faça umavisita e veja de perto todo o profissionalis-mo e qualidade que Fernanda e Lucinhatrazem até nós!

7

Secretaria municipal de Educaçãomostra bom desempenho e se destacaNeste primeiro ano de gestão do

prefeito Vicente Resende (PMDB), aSecretaria Municipal de Educação eCultura (Semec) merece destaque. Asecretária Thaís Kênia Castelo Brancotem feito jus a sua nomeação, provadisso foram as realizações da Semecneste primeiro semestre. No dia 5 dejunho, foi lançado o Concurso Temposde Escola em parceria com o InstitutoVotorantim e todas as escolas públi-cas. Inserido no ciclo I do PVE – Progra-ma Votorantim pela Educação.

O projeto, de acordo com a secre-tária Thaís, será desenvolvido por alu-nos de todas as escolas. “Os alunos vãodesenvolver trabalhos interessantes eserá uma oportunidade ímpar no sen-tido de oferecer técnicos capacitadospara realizar todo o planejamento denovas ações”, afirmou a secretária.Ainda segundo Thaís, tudo issoimpactará na melhor aprendizagem erendimento escolar dos alunos comconsequente avanço no IDEB. “Estaparceria vai contribuir também paravalorização e capacitação dos profissi-onais de educação e mobilização dasfamílias e comunidade escolar”, refor-çou.

O gerente geral da Votorantim Me-tais, Fernando Resende, ressaltou aimportância da participação de todacomunidade escolar. “Eu queria convo-car todos os alunos, professores e di-retores para participarem do concur-so. Temos a etapa municipal e outranacional. Eu ficaria muito orgulhoso deentregar a premiação nacional em TrêsMarias”. Fernando falou também so-bre a importância da leitura para osestudantes. “A leitura é um tema mui-to importante, fundamental para a for-mação educacional. Vai possibilitardespertar ainda mais essa prática nocotidiano das crianças e dos adultos.Temos também a expectativa de con-quistarmos mais parceiros emobilizadores na comunidade, paraformarmos uma rede forte em prol daeducação no município”.

O tema do projeto este ano é “va-lorização da leitura”. As ações demobilização terão como principais fo-cos desenvolver o prazer pela leituratanto em casa quanto em espaços es-pecíficos. O objetivo é estimular as cri-anças em relação a diferentes cultu-ras, pensamentos, conhecimentos,tendo em vista o aprendizado contínuocomo instrumento de melhoria para aescrita e a fala.

O Ciclo II do PVE já foi apresentadoaos professores, pedagogos, diretoresde creches, colaboradores daVotorantim Metais e lideranças da co-munidade, em uma reunião demobilização ocorrida no dia 27 de ju-nho, pela Secretaria Municipal de Edu-cação e Votorantim Metais. Foram dis-tribuídos exemplares do Almanaqueda Família contendo textos, poemas,poesias, palavras cruzadas e outras ati-vidades lúdicas para os pais seinteragirem ainda mais com seus filhose participarem do universo escolar.

Ações também parao Meio Ambiente

Também no dia 5 de junho, diamundial do Meio Ambiente, a secre-tária Thaís lançou, por meio da Semec,lançou o projeto “Meu mundo susten-tável”, voltado para a educaçãoambiental, envolvendo escolas, bair-ros e comunidades de Três Marias.Thaís ressaltou que o concurso envol-ve cinco eixos temáticos: arte, música,desenho, mascote e frase. “Trabalha-mos a educação ambiental de formaabrangente com grande envolvimentoda comunidade escolar”, afirmou.

Festa Junina na Praça

de. No dia 7, foi realizado um grande“Arraiá” na Praça da Matriz. “Decidimosmudar este ano, fazendo uma grandefesta para todos os públicos, envolven-do quatro escolas, foi um sucesso”,garantiu Thaís.

As escolas que participaram dafestança foram: Antônio Fonseca Leal,Professor Jhonsen, Carlos Drumond(Sesu) e Apae. O evento abriu a tem-porada junina pela cidade, em grandeestilo. Teve ainda a excelente apresen-tação da “Quadrilha Pé de Serra”,finalista do tradicional Arraiá de Belô,que animou ainda mais a primeira fes-ta junina do ano, em plena Praça deMatriz, mais um grande diferencial.

Conferência Microrregionalde Educação

Organizada pela Semec, a Conferên-cia envolveu onze municípios da SRE(Superintendência Regional de Ensino)de Curvelo, com mais de 300 partici-pantes. A abertura foi feita pelo pre-feito Vicente. Em seguida, os pronun-ciamentos do vice-prefeito EduardoPereira Barbosa, do vereador ManoelCastelo Branco, que também proferiupalestra, além da presença do presi-dente da Câmara, Sebastião da Fonse-ca Leal.

A secretária Thaís recebeu muitos

Supremo Buffet e Confeitaria:

elogios e reverências pela organizaçãoda conferência microrregional. Nestaetapa, foram eleitos 21 delegados, queirão para as conferências regionais.Thaís ressaltou o caráter democráticoe representativo dos delegados. “Se-remos representados por pais,gestores e trabalhadores da educaçãoe estudantes.

Uma ampla representatividade,Três Marias vai com quatro delegadose quatro suplentes”, afirmou a secre-tária. A conferência macrorregionalacontece em agosto, na cidade deDiamantina. Serão escolhidos os dele-gados para a conferência nacional. “Es-peramos e estamos trabalhando paraque Três Marias continue levando seusrepresentantes”.

Dois dias após lançar o concursoambiental e o projeto Tempos de Es-cola, foi a vez da secretaria de educa-ção dar início às festas juninas da cida-

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Page 8: Jornal jbt 69

BURITIBURITIBURITIBURITIBURITIJornalJornalJornalJornalJornal8

A Praça de Eventos Jk ficou pequena para com-portar o público e a alegria que invadiram o espaçono dia 22 de junho onde aconteceu mais uma ediçãoda festa junina mais famosa e tradicional de TrêsMarias: o Arraiá do IEBG – Instituto EducacionalBarreiro Grande.

Mantendo os parâmetros da festa que atrai cen-tenas de pessoas todos os anos, a nova direção daescola fez bonito e preparou mais um evento sensa-cional. A diretora Adélia em seu discurso de abertu-ra agradeceu ao empenho de todos os funcionáriosda Instituição, aos alunos e pais que contribuírampara a realização do arraiá. Vale lembrar que a festasempre acontece com a colaboração da comunidadeescolar que se empenha em angariar produtos e navenda de rifas que se convertem nos deliciosos pra-tos típicos servidos no local.

Desde os pequeninos do maternal até os maio-res, todos os alunos se apresentam com muita ale-gria e entusiasmo, refletindo ao público a alegriarecebida no ambiente escolar. Famílias inteirasprestigiam a festa que a cada ano ganha mais respal-do.

Desta vez, quadrilhas do tradicional “Arraiá deBelô” fizeram o espetáculo ainda mais animado.

De acordo com a diretora Adélia “Momentos es-peciais devem ser compartilhados com pessoas es-

Arraiá do IEBG:sucesso absoluto

Antonio Jorge Rettenmaier, Cronista, Escritor ePalestrante. Esta crônica está em mais de cem jor-nais impressos e eletrônicos no Brasil e exterior.Contatos, [email protected]

Nunca deixemosde segurar...

Uma mão... Para caminhar, sonhar, viver, realizar, ser.Encontramos muitas... Mas...Quantas ficam com nossa mão nas suas? Pense... Con-

te... A culpa é delas? Claro que não. Só nossa. E sabemporque?

Quando nos dão a mão, a seguramos com a certeza deque estará sempre conosco. Jamais imaginamos que logoali, duas ou tres esquinas depois, o calor estará mais fra-co. Ou... Que a força que nós deveríamos ter, nós queestamos dando... De apoiados, passamos a ser a benga-la... De muitos momentos, muitas dores, muitas lutas...Se formos luz na escuridão, ótimo. Se formos conforto nador. Melhor. Se conseguirmos ser lenitivo no desprezo,que bom. Porque afinal de contas pela força da nature-za, deixamos de ser motivo para ser motivador.

Mas nem por nos tornarmos em um momento motivode dor, desprezo, escuridão... Devemos deixar nossa luzse apagar.

Quebrada a bengala, de que serve? Lixo. Claro. E só.Mas nunca devemos esquecer de que sempre há um

artesão a procura de peças quebradas. E que as deixaainda melhores. Aquele que uma vez mandou que quemfosse sem pecado jogasse a primeira pedra. E está espe-rando por ela até hoje. E como é fácil jogar uma, duas,dez, cem, mil pedras... Ou melhor... Tirar a menor, aprimeira da base da pilha... Para provocar a avalanchetotal. A destruição do alvo. Por menor que seja... Queprazer que dá...

Mas que coisa... Por incrível que pareça logo que cair opó, lá estará uma mão...

Para levantar, caminhar, sonhar, viver, realizar, ser. Naverdade, aquela mão que você nunca viu na sua vida...

Porque só viu a que segurou.Mas agora...Não deixe segurar esta mão!

Acredito que quem adquirir ficará satisfeito com obaixinho “ELE!”

Adquira já os exemplaresAdquira já os exemplaresAdquira já os exemplaresAdquira já os exemplaresAdquira já os exemplares“Ele” e “Ele Voltou”, do nosso colunista e escritor AntonioJorge Rettenmaier. Os dois livros pelo valor de R$35,00.

Mais informações [email protected].

peciais, agradecemos a todos os pais pelo carinho,empenho e dedicação em nossa festa junina”

Page 9: Jornal jbt 69

09BURITIBURITIBURITIBURITIBURITIJornalJornalJornalJornalJornal

O maior exemplo do mundo de li-derança servidora é Jesus Cristo. Elenão ficou somente nas palavras, Elepraticou suas palavras. Ele juntoudoze pescadores e os transformou emlíderes.

Se você pensa em algum exem-plo próximo, do nosso tempo, dosnossos anos, pense em NelsonMandela que passou 27 anos presopor defender seus ideais e, ao sair daprisão, assumiu o poder, sendo elei-to o primeiro presidente negro daÁfrica do Sul... Até então um país quepromovia a segregação racial.

Logo após o seu primeiro manda-to ele não quis a reeleição... Veja queele não quis se perpetuar no poder...Coisa muito difícil nos dias atuais. Oapego ao poder tem provocado con-seqüências nefastas ao mundo enotadamente por aqui em nossopaís.

O caminho que constrói uma lide-rança fascinante sempre irá passarpor uma estrada cujo destino é a mo-tivação das pessoas.

Se for para educadores, motivarpara educar é a meta.

Se for para vendedores, o cami-nho é a motivação para vender maise melhor.

Se for para gestores, executivos eempresários, motivar pessoas é a re-gra para construir uma empresa vi-brante, com pessoas entusiasmadas,comprometidas com qualidade e re-sultados e por que não dizer, tambémcom um bom ambiente de trabalho?

Esse é o conceito importante parauma família. Vem daí a expressão:Pais fascinantes, filhos brilhantes. Ouseja, no mundo corporativo, líderesmotivadores, colaboradores compro-metidos.

A motivação é o combustível quedá força ao ser humano para superartodo tipo de adversidades, de obstá-culos. É a energia que faz você darum passo a mais... Ninguém conse-

SINDIJORISindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares doEstado de Minas Gerais. Filiado a Federação das Indústrias

do Estado de Minas Gerais-Fiemg

Líder pelo Exemplo!

guiu realizar nada no mundo atéhoje, sem motivação.

O líder deve ser inspirador, deveser um exemplo, sabe que muitaspessoas trabalham mais em funçãodo seu chefe do que sua marca. Ar-rasta multidões! (leia o meu livro NoTopo do Mundo – Editora Ideia).

Mahatma Ghandi pode não tersido um cristão... Mas serve deexemplo aos cristãos. Tudo o que fezfoi sempre pautado em cima de en-sinar somente aquilo que praticava.O líder sabe que um exemplo valeseu peso em ouro e que vale maisque mil palavras. E você? Como estápraticando sua liderança? Faça umaanálise pessoal e veja como está pra-ticando seu trabalho de gestão, sualiderança. Ou você é do tipo que diz:“Faça o que eu mando, mas não façao que eu faço”?

Pense nisso, um forte abraço eesteja com Deus!

“Uma palavra convence, um exemplo arrasta multidões. O maior exem-plo de um líder fascinante é Jesus Cristo”. Gilclér Regina

* Gilclér Regina, palestrante de sucesso,escritor com vários livros, CDs e DVDsmotivacionais que já venderam mais decinco milhões de exemplares. Clientescomo General Motors, Basf, Bayer,SEBRAE, Caixa, Banco do Brasil compramsuas palestras. Mais de 2000 palestrasrealizadas no país e exterior.

Em Três Marias sexta-feira dia 28 dejunho por volta das 19h30min, a PolíciaMilitar compareceu à BR 040 no “Postode Combustíveis Mar Doce”, onde ha-via acontecido um assalto. Segundo in-formações de uma testemunha, o au-tor estava encapuzado, armado comuma espingarda e trajando roupas ca-mufladas. O autor obrigou o caixa doposto a lhe entregar todo o dinheiro,posteriormente foi até a lanchonete doposto e roubou a quantia de R$300,00(trezentos reais) em dinheiro, contudomesmo entregando o dinheiro sem amenor reação, o autor desferiu um dis-paro em direção a vítima de 22 anos, noabdômen lado direito, porém, oferimento não foi mais grave devidogrande parte dos chumbos atingiremuma mesa que estava a sua frente. Apóso fato aos autores fugiram a pé, senti-

Notícias policiais

Roubo consumado a posto decombustível em Três Marias

De acordo com informações da Po-lícia Militar de Três Marias uma mulherfoi mantida presa, dentro de sua pró-pria casa, por três dias, pelo marido quefoi preso em flagrante. Durante o tem-po do cárcere a vítima foi ameaçadacom uma pistola e um revólver. Con-forme apurações da polícia, o motivodo crime seria a suspeita do maridoque sua esposa estaria planejando algo

Três Marias: Marido mantémmulher em cárcere privado

contra ele. A prisão ocorreu no dia 24de junho.

A vítima consegui fugir e ligou paraa polícia. Na casa do casal foram en-contradas duas pistolas, sete cartuchose, dentro de um veículo, uma réplicade outra pistola. Ainda segundo a víti-ma, o marido já possui medidaprotetiva relativa à Lei Maria da Penha.

No mesmo dia, por volta das13h30min, a Polícia Militar compareceuà Rua das Flores do Bairro Novo Hori-zonte, onde segundo informações ha-via dois indivíduos traficando drogas.No local, um suspeito foi localizado e

do BR 040. Testemunhas disseram queno momento em que os indivíduos cor-reram um veículo VW GOL geração cin-co, de cor prata, roda de liga leve emformato de estrela, saiu do pátio doposto em alta velocidade e acreditamque tal veículo dava cobertura aos as-saltantes. Durante o assalto foi rouba-do uma quantia de R$1.700,00 em di-nheiro e aproximadamenteR$25.000,00 (vinte e cinco mil reais) emcheques.

No local foi recolhido 01(um) car-tucho deflagrado de espingarda cali-bre .28 e diversos grãos de chumbo. Avitima atingida pelo tiro foi conduzidaao Hospital local e segundo o médicode plantão, ela não corre risco de mor-te. Está sendo realizado orastreamento no intuito de localizar eefetuar a prisão dos autores.

Tráfico de drogasem Três Marias

submetido a busca pessoal, sendo en-contrado em seu poder dois tabletesde maconha. O autor de 19 anos de ida-de, foi preso em flagrante e a drogaapreendida.Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL – 42°BPM

Page 10: Jornal jbt 69

10 BURITIBURITIBURITIBURITIBURITIJornalJornalJornalJornalJornal

Peixe Vivo apresenta modelode manejo de ictiofauna

NOTÍCIAS DO PROGRAMA PEIXE VIVO

A equipe do Programa Peixe Vivo foi convidada,por representantes da área ambiental da Gerdau res-ponsável pelas Usinas Hidrelétricas de Caçu e Barrados Coqueiros, para apresentar as medidas de ma-nejo adotadas pela Cemig para a mitigação de im-pactos sobre a ictiofauna durante a operação de usi-nas hidrelétricas.

A reunião aconteceu na sede da Gerdau, em Caçu-GO. Na oportunidade foram apresentados os proce-dimentos de acompanhamento e monitoramentoprévio a manobras de risco, adotados pelo ProgramaPeixe Vivo, para o apoio à gestão das usinas da Cemig.A reunião foi encerrada com uma visita técnica à UHECaçu. Iniciativas como essa refletem o reconheci-mento do Programa Peixe Vivo por empresas do se-tor elétrico.

Programa Peixe Vivo apresenta mais dois estudosFruto de pesquisa desenvolvida em parceria com

a Cemig, e parte dos resultados do IBI - Desenvolvi-mento de índices de integridade biótica para avalia-ção de qualidade ambiental e subsídio para a restau-ração de habitats em áreas de soltura de alevinos, obiólogo Wander Ribeiro Ferreira desenvolveu oestudo”Relações de fatores ambientais de habitatsfísicos e químicos na riqueza, distribuição e conteú-do alimentar de macroinvertebrados bentônicos emriachos de cabeceira no Cerrado”.Os dados obtidosnesse estudopodem fornecer informações que sub-sidiam a proposição de medidas de conservação erecuperação de recursos hídricos apontando áreasprioritárias e ou vulneráveis às ações de atividadesantrópicas em consequência do crescimento urbanoe principais atividades de uso e ocupação do soloem escala de bacia hidrográfica.

Segundo Wander Ribeiro, “este estudo foi impor-tante para entender as relações de distribuição eprocessos ecológicos, bem como as interações deorganismos aquáticos bioindicadores de qualidadede água e os habitats físicos fluviais onde eles vi-vem. Assim ele complementa os estudosdirecionados ao Índice de Integridade Biótica (IBI)porque oferece informações dos grupos demacroinvertebrados bentônicos pertencentes às or-dens de insetos aquáticos Ephemeroptera,Plecoptera e Trichoptera (EPT), consideradosbioindicadores de boa qualidade de água por seremsensíveis a perturbações antrópicas”.

Já o estudo desenvolvido pelo biólogo Ivo Ga-vião Prado, “Avaliação do Comportamento de Pei-xes à Montante da Barragem da UHE Três Marias comoSubsídio para a Conservação da Ictiofauna”vem con-

firmar a eficiência da ecossondagem (técnicahidroacústica) na realização de trabalhos com aictiofauna, principalmente naqueles que abordamdistribuição e abundância de peixes. Esse estudoderiva do projeto “Comportamento de Peixes àJusante de Barragens”, uma parceria entre Cemig,UFLA, CEFET-MG e UFMG.

Segundo Ivo Gavião, “esse estudo, desenvolvidono reservatório da Usina Hidrelétrica de Três Marias,é importante para confirmar a eficiência daecossondagem na realização de trabalhos com aictiofauna, principalmente naqueles que abordamdistribuição e abundância de peixes. Projetos como“Comportamento de peixes a jusante de usinas”,além de gerar conhecimento, dão embasamento ci-entífico para buscar a conciliação entre a geração deenergia e a conservação da ictiofauna”.

Acesse o site do Peixe Vivo e conheça mais sobre

O Peixe Vivo é um programa que foi criadoem 2007 com a missão de minimizar o impactosobre a ictiofauna buscando soluções etecnologias de manejo que integrem a geraçãode energia elétrica pela Cemig com a conserva-ção das espécies de peixes nativas, promoven-do o envolvimento da comunidade. Atualmen-te estão em andamento 15 projetos/pesquisasem parceria com outras instituições,que buscam melhoria e mais eficiência dos tra-balhos realizados na empresa, garantindo queas estratégias adotadas pelo programa sejam ci-entificamente defensáveis.

Os resultados das ações do Programa possibi-litam a construção de um banco de dados quepermitem tomadas de decisões eficazes quantoà conservação de peixes e redução do númerode peixes mortos, evitando ainda interrupçõesna geração de energia ou possíveis multas pordanos ambientais.

PEIXE VIVOparticipa de aula no projeto

O biólogo Ivo Gavião Prado realizou uma pa-lestra no curso profissionalizante de Ecoturismodo Projeto Versol apresentando princípios bási-cos de localização e utilização de equipamentosde localização geográfica (GPS) para os alunos.

Participaram da atividade cerca de 15 alunosque tiveram aulas teóricas e práticas. O curso deEcoturismo do Versol tem como objetivo capaci-tar os alunos a desenvolver o turismo ecológicona região da represa da Hidrelétrica de Três Marias.

Em julho o Versol entra de férias e retoma suasatividades em agosto.

A Mãe d´água é uma sereia que vivo no São Fran-cisco e vem à tona à meia noite, quando o rio dor-

anta chamá-lo, pois ele ganha umolhar vazio, perde o destino. Ou-

tro perigo é incomodar o rio emseus minutos diários de sono.Seu despertar repentino podecausar a fúria das águas. Um bar-queiro que sentir sede, na ca-lada da noite deve jogar umpedacinho de madeira naágua e observá-lo. Se ograveto ficar parado convémesperar para matar a sede,evitando tocar as águas e in-terromper seu descanso.

Lendas do São Francisco –Mãe d´Água

essas pesquisas e as demais, desenvolvidas pelo Pro-grama Peixe Vivo.

me. Os barqueiros explicam que, àmeia noite, o São Francisco dorme pordois ou três minutos. As águas se aqui-etam, as cachoeiras deixam de cair, ospeixes se deitam no fundo do leito, ascobras perdem seus venenos, todas ascriaturas descansam, e as almas dosafogados seguem para as estrelas.Nesse instante, a belíssima Mãed´água vem à superfície e procurauma canoa onde possa se sentar epentear seus longos cabelos. Masse um pescador vê essa sereia, étomado por um feitiço. E não adi-

Page 11: Jornal jbt 69

11BURITIBURITIBURITIBURITIBURITIJornalJornalJornalJornalJornal

do show das poderosas... aposto que você comple-tou a letra da música ao ler o título. Tudo bem, a in-tenção era mesmo essa, afinal a música está aí, ma-çante em nossos ouvidos, invadindo nosso cérebro.Tomou conta da mídia, tomou conta da gente. Certo?Errado! É fato que a mídia insiste tanto em determi-nados produtos perecíveis que não temos como nãosaber , no entanto, favorecer essa massificação epermitir que ela, a mídia, no empurre algo, a qual-quer preço, é terrível. Mas é o que a maioria de nósfaz, o tempo todo: engolir!

Às vezes a gente não se dá conta de que estamosaceitando esses empurrões midiáticos, mas esta “im-posição” está em todo lugar, e mesmo que não este-ja dentro de sua casa ou faça parte de sua rotina,está nas ruas, nos canais de TV, na escola de seu fi-lho, no seu trabalho. Na minha casa não entra funk,por exemplo. Não curto, mas não condeno quemgoste. Cada um é livre pra fazer suas escolhas não émesmo? E eis que, em festas de aniversários de ami-guinhas das minhas filhas o que mais faz sucesso?Acertou quem pensou em Funk. E elas dançam, sa-bem todas as letras, se divertem. O que vou fazer? Amídia impôs e vou aceitar? Não aceito, mas tambémnão brigo porque elas estão dançando e cantando asmúsicas. Trata-se de uma questão ainda mais com-plexa, de um processo de desinfantilização que co-meçou há algum tempo e que agora alcança seu ápi-ce. As crianças de hoje, aos 7 anos, não querem maisganhar brinquedos, nem brincar! Elas querem o últi-mo aparelho celular, querem ter perfil no facebookou andar com roupas e sapatos bacanas o tempo todopra fazerem parte de um mundo onde serão melho-res aceitas. E isso se estendeu ao mundo dos adultostambém. Falar sobre isso é tema para mais uma pági-na, no mínimo.

Tudo bem, o mundo avança, as coisas mudam, masa gente espera sempre que tais mudanças sejam po-sitivas. E quando nos deparamos com situações quenos levam a crer no contrário a gente se assusta!Bom, eu me assusto! Não acho bacana, crianças emprogramas de TV dançando de maneira sensual umhit da moda. Dói-me quando uma criança se recusa abrincar ao ar livre para ficar na frente de um compu-tador. Aí vai ter gente que vai dizer: a culpa é dos paisque permitem isso! Sim, concordo que os pais têmculpa, mas não toda. Não dá pra lutar sozinho contraum sistema que ganha mais e mais adeptos. A culpaé de quem? Complicado! Então, em tempos de cul-

Prepara! Que agora é hora....pados e inocentes, de imposições e aceitações, demanda quem pode e obedece quem tem juízo, de-vemos nos manter firmes sempre e, seja qual for amúsica do momento, a roupa da moda, o carro maisvendido ou o aparelho de última geração, a ordem éque sempre tenhamos nossos pulsos firmes, nos-sos pés fincados em solo rígido e nosso caráter nomais alto grau. Respeitando espaços, opiniões, cul-turas, mas sempre lembrando que no final, pra cadaum de nós, o que vale é nosso modo próprio de en-

Casal vencedorda promoção dos Namorados!

Casal vencedor da promoção: Ricardo Bentivóglio & Pamilla ChayeneCasal vencedor da promoção: Ricardo Bentivóglio & Pamilla ChayeneCasal vencedor da promoção: Ricardo Bentivóglio & Pamilla ChayeneCasal vencedor da promoção: Ricardo Bentivóglio & Pamilla ChayeneCasal vencedor da promoção: Ricardo Bentivóglio & Pamilla Chayene

xergar a vida, os preceitos herdados de nossos fami-liares, a fé e acima de tudo o amor ao próximo e anós mesmos. Sendo assim, que venha o Bonde dasMaravilhas com seu octógono de oito, ops,quadradinho de oito; que venha Anitta com seu showdas poderosas. Vamos dançar ao som das músicas sefor preciso, mas nunca esquecendo de que a trilhasonora dos momentos mais felizes e ternos sãoregidas por canções suaves e por letras que, no míni-mo, fazem sentido.

No dia 13 de julho casaram-se na Igreja da Boa Viagem Matheus Braga eLuciana Martins. A cerimonia foi linda e emocionou. A recepcao foi perfei-ta! Desejo ao meu irmao e cunhada toda a felicidade do mundo. Comoatleticanos acho difícil a felicidade em tempo integral, mas ninguem e per-feito ( rsrs brincadeira). Felicidades meus amores!

Page 12: Jornal jbt 69