já agora, o jornal gratuito da covilhã e fundão, nº 69

12
Pág. 7 O jornal de distribuição gratuita da Covilhã e Fundão PUB PUB já agora Directora: Vanda M. Antunes http://www.jaagora.net Edição Nº 69 15 a 31 de Dezembro de 2009 PROCURA IMÓVEIS? OPORTUNIDADES? - VEJA OS NOSSOS CLASSIFICADOS Instalações da Faculdade de Medicina. A Universidade da Beira Interior liderou a candidatura do novo parque e outros investimentos na região PUB PUB Novo Parque de Ciências Médicas avança em 2010 Conselho directivo do Programa Operacional Regional do Centro revela que aprovação "está para breve". Reveja connosco o plano candidatado no final de Julho Outro Multibanco roubado com um maçarico ..................................................................................................Página 3 Jovem violoncelista da Covilhã impulsiona obras nacionais ..........................................................................................................................................Página 11 Presépios, solidariedade e cartas ao Pai Natal ..................................................................................................Página 3 Novidades no posto de combustível Intermarché - Pág. 2 Boas Festas! feliz 2010!

Upload: jaagora

Post on 14-Jun-2015

488 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 69

TRANSCRIPT

Page 1: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 69

Pág.7

O jornal de distribuição gratuita da Covilhã e Fundão

PUB

PUB

já agoraDirectora: Vanda M. Antuneshttp://www.jaagora.net

Edição Nº 6915 a 31 deDezembro de 2009

procura imóveis? oportunidades? - veja os nossos classificados

Instalações da Faculdade

de Medicina. A Universidade

da Beira Interior liderou a

candidatura do novo parque e

outros investimentos na região

PUB

PUB

Novo Parque de Ciências Médicas avança em 2010

Conselho directivo do Programa Operacional Regional do Centro revela que aprovação "está para breve". Reveja connosco o plano candidatado no final de Julho

Outro Multibanco roubado com um maçarico..................................................................................................Página 3

Jovem violoncelista da Covilhã impulsiona obras nacionais..........................................................................................................................................Página 11

Presépios, solidariedade e cartas ao Pai Natal..................................................................................................Página 3

Novidades no posto de combustível Intermarché - Pág. 2

Boas Festas!

feliz 2010!

Page 2: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 69

2 já agora 15 a 31 de Dezembro de 2009

Combustíveis Intermarché Disponíveis 24 Horas Por Dia. Ainda Mais Descontos!Uma das principais solicitações dos clientes das bombas de combustível do Intermarché da Covilhã, está finalmente concretizada. O alargamento do horário de funcionamento das referidas bombas para 24 horas por dia será iniciado na próxima terça-feira, 15 de Dezembro.

No passado mês de Abril, o Intermarché da Covilhã, levou a cabo uma série de melhorias no seu posto de abastecimento de combustíveis, trocando a to-talidade das bombas por outras mais funcionais, esteticamente renovadas, que oferecem, para além de um maior conforto de utilização, a possibilidade de funcionamento 24 horas por dia, graças à introdução de um sistema de pagamento automático.

Perante as garantias dadas

pelas empresas envolvidas na montagem do referido siste-ma, o Intermarché da Covilhã chegou a anunciar a sua colo-cação em funcionamento e o alargamento do horário para esse mesmo mês de Abril, mas tal não veio a suceder. Contra todas as expectativas, e ape-sar dos inúmeros esforços da gerência do Intermarché, uma sucessão de problemas técni-cos ligados à sua instalação e às comunicações encriptadas necessárias, ditaram meses de atraso. “Lamentamos todo este atraso e qualquer incómodo que possa ter provocado aos nossos clientes. O sistema che-gou a funcionar, mas, desde o primeiro momento, apresentou uma grande instabilidade, o que nos levou a optar pelo

adiamento da sua colocação em funcionamento até que este pudesse ser garantido a 100%” afirma João Magalhães, responsável pelo Intermarché da Covilhã.

Após várias intervenções das equipas técnicas das empresas envolvidas na instalação, o problema está definitivamente resolvido e o alargamento do horário será iniciado esta terça-feira, dia 15. Quando chegarem as 21h30, o posto de abasteci-mento continuará a funcionar ininterruptamente, podendo o abastecimento ser feito graças ao terminal de pagamento automático.

O sistema é extremamente simples e apenas necessita

de um cartão Multibanco e algumas instruções para que os clientes possam reabastecer nas bombas 3 e 4 (as que estão à esquerda quando se entra no posto de combustíveis).

Sistema de Pagamento 24h

Para reabastecer basta intro-duzir o cartão Multibanco na máquina. A introdução é com-pletamente manual, o cartão não é puxado. Deve introduzir o cartão até ao limite (não há possibilidade de o cartão ser engolido) e logo a seguir recebe a mensagem para retirar o cartão. Após a retirada, terá de introduzir o código do mesmo e, quando solicitado, o número da bomba onde deseja abastecer (a 3 ou 4). Não é necessário indicar o montante do depósito, o utili-zador continua a ter a liberdade de colocar o valor que desejar no momento do reabastecimento.

Uma vez este, se desejar o recibo deverá introduzir nova-mente o seu cartão no terminal de pagamento e retirá-lo (não é necessário introduzir código), será questionado quanto a se deseja recibo, que será impresso após a sua confirmação.

3 Cêntimos de Desconto AdicionalPara além da óbvia co-

modidade que o alarga-mento do horário trará a todos os clientes, o posto de combustível irá nesta nova fase oferecer mais um incentivo, um desconto adicional de 3 cêntimos relativamente aos preços praticados durante o dia (que já por si beneficiam de um bom desconto) para os abastecimentos feitos durante a noite, entre as 21h30 e as 9h30. “Queremos compensar os nossos clientes por todo este tempo de espera na

colocação em funciona-mento do novo sistema” refere João Magalhães, “e este desconto é uma das formas que iremos utilizar para isso. Num futuro pró-ximo serão implementa-dos outras alterações que permitirão aos clientes beneficiar de mais des-contos.” Agora já sabe, os combustíveis mais baratos da cidade, disponíveis 24 horas por dia, 365 dias por ano, com desconto adicio-nal durante o período da noite, estão no Intermar-ché da Covilhã.

Intermarché da Covilhã: Novo Horário de Funcionamento a partir de 2 de Janeiro de 2010

No próximo mês de Janeiro, o horário de funcionamento do hipermercado será alterado. Assim, altera-se, durante os meses de Inverno, o tradicional horário de abertura às 9h30 e encerramento às 21h30, para ir de encontro às solicitações de clientes, permitindo uma maior adequação ao horário de Inverno. A partir do dia 2 de Janeiro, o Intermarché da Covilhã adianta, de Segunda a Domingo, a sua abertura para as 9h00 da manhã, realizando o seu encerramento às 20h30.

Intermarché da Covilhã - A partir de 2 de Janeiro, novo horário:

De Segunda a Domingo:Abertura: 9h00 - Fecho: 20h30

Page 3: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 69

3já agora15 a 31 de Dezembro de 2009

qu15zenaDia1

Dia2

O essencial daDesemprego atingiu 10,2 por cento em Outubro, segundo o Eurostat

CGTP exige "medidas extraordinárias" de combate ao desemprego

Sócrates espera que continuidade de apoios à economia abrande "ritmo de aumento" em 2010

Obama quer guerra no Afeganistão acabada no prazo de três anos

Introdução do Acordo Ortográfico será feita de forma "serena" e todos serão informados, garante a ministra da Educação

Armando Vara sujeito a caução de 25 mil euros e proibido de contactar com vários arguidos do processo Face Oculta

Economia Mundial vai crescer 2,4% em 2010 mas recuperação continua frágil, diz a ONU

PSD num "impasse" ideológico corre risco de "suicídio colectivo", alerta Balsemão

LIVRODEOCORRÊNCIASPOLICIAIS

Furto em residência e de veículo

O Posto Territorial da GNR do Fundão registou no dia 30 de Novembro um crime por furto em residência. O valor roubado ascende a 7810 euros. No mesmo dia, o posto de Belmonte registou um crime por furto de veículo automóvel, no valor de 15 000 euros.

Ladrões num lagarA GNR do Fundão registou no dia 2 de Dezembro um

crime por furto num lagar de azeite. Os larápios levaram produtos no valor de 4700 euros. Os furtos em lagares de azeite e outras instalações tornaram-se mais comuns entre as ocorrências registadas dos últimos meses depois de iniciada a apanha da azeitona.

Carro roubadoA GNR do Tortosendo registou a 5 de Dezembro um

crime por furto de veículo automóvel, no valor de 7000 euros.

Três detençõesA GNR deteve desde o início do ano pelo menos três

homens nos concelhos da Covilhã e Fundão. No dia 2, a GNR de Teixoso deteve um homem de 38 anos de idade em cumprimento de mandado de detenção. No dia se-guinte, a GNR de Unhais da Serra, deteve um indivíduo de 20 anos por crime de condução de veículo sem habi-litação legal. Pelo mesmo crime e no mesmo dia, a GNR do Fundão deteve um homem de 29 anos de idade.

20 500 euros transferidos por meio informático

O Posto Territorial da GNR de Silvares registou no dia 4 de Dezembro uma queixa por crime informático. Segundo a queixa, foi efectuada por desconhecidos uma transferência de dinheiro de uma conta bancária no valor de 20 500 euros.

Mais um Multibanco saqueado com maçaricoUm mês depois dos 65.000 euros que "voaram" da caixa automática da Junta de Freguesia de Alcaria, o alvo foi o centro cultural de Quintãs, Três Povos

Uma caixa multibanco foi assaltada na madrugada de 3 de Dezembro em Quintãs, no Fundão, desconhecendo-se valor do furto. Segundo a GNR do Fundão, que tomou conta da ocorrência, os assaltantes arrombaram a porta do Cen-tro Cultural dos Três Povos

– Quintãs onde se encontrava o multibanco que foi aberto com um maçarico. O crime é semelhante a outro ocorrido sensivelmente há um mês, na madrugada de 5 de Novembro,

em que desconhecidos arrom-baram a porta da Junta de Freguesia de Alcaria, Fundão, e com um maçarico abriram o Multibanco para tirar 65.000 euros.

Edifício da Câmara de Belmonte assaltado

O edifício da Câmara de Belmonte foi assaltado entre 4 e 7 de Dezembro. O crime só foi detectado na reabertura dos serviços, no dia 7, após o fim-de-semana. “Foram fur-tados cerca de 500 euros em dinheiro que estavam num cofre que foi arrombado e remexidos diversos papéis da tesouraria”, referiu à Agência

Lusa o comandante da GNR da Covilhã, David Martins. A GNR está também a tentar descobrir se o assalto foi concretizado por uma ou mais pessoas. Uma porta das traseiras do edifício foi arrombada. A câmara está localizado no centro da vila de Belmonte e as instalações não dispõem de alarme, acres-centou.

O posto de combustível Alves Bandeira no eixo TCT foi assaltado na madrugada de 30 de Novembro, anun-ciou a GNR. Indivíduos des-

conhecidos entraram no estabelecimento comercial arrombando uma porta la-teral.

No interior, arrombaram

um cofre de onde levaram cerca de 10 151 euros em dinheiro. Foi ainda furtada diversa quantidade de tabaco cujo valor não foi apurado.

Levaram 10 151 euros de posto de combustível no eixo TCT

Levaram as cartas e danificaram estação de correios

Material informático furtado

Um marco de correio foi ar-rombado e a correspondência roubada durante o feriado de terça-feira na estação de correios do Tortosendo, Covi-lhã, disse à Agência Lusa fonte da GNR.

Os funcionários deram conta da situação quan-do lá chegaram na quarta-feira de manhã, altura em que foi participada a ocorrência.

O marco estava instalado na entrada da estação de correios, em que houve ainda diversos danos, disse a mesma fonte.

A GNR registou um furto na Escola Profi-sisonal do Fundão. Foram levados da escola um videoprojector no valor de 150 euros um

computador no valor de 620 euros, de acordo com a queixa apresentada junto daquela força de segurança.

Page 4: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 69

4 já agora 15 a 31 de Dezembro de 2009

Novos confrades do azeite na Covilhã

A Confraria do Azeite da Cova da Beira entronizou no dia 12 de Dezembro 17 novos confrades numa cerimónia na Câmara da Covilhã. O presidente da autarquia, Carlos Pinto, é um dos no-vos confrades. O presidente do Partido Popular, Paulo Portas, o governador civil de Viseu, Miguel Ginestal Machado, e o embaixador português em Inglaterra, José Gregório Faria, foram também entronizados.

O responsável pela confra-ria, Francisco Lino, anunciou a criação de um instituto de produtores de azeitona de mesa, bem como de uma fei-ra bienal. “Portugal importa mais de 70 por cento da azei-tona de mesa que consome”, destacou aquele responsável. “Esta é uma actividade que devemos estimular, até por-que assenta que nem uma luva na economia portugue-sa”, sublinhou.

qu15zenaDia3

Dia4

Dia5

Dia6

Cantora Beyoncé lidera nomeações para os prémios Grammy

Governo aprova incentivos financeiros e fiscais para aquisição de carros eléctricos

Governo não vai subir os impostos, diz ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira

Ferreira Leite acusa PS e Governo de atacarem justiça, Sócrates acusa-a de degradar a vida política

Microsoft e Yahoo! confirmam aliança e esperam concluir acordo no início de 2010

Milhares de pessoas manifestam-se em cidades europeias a favor de um acordo climático rigoroso

Governo já celebrou 29 contratos com municípios para reforçar policiamento de proximidade

Persidente da Cáritas Portuguesa diz que níveis de corrupção no país são "escandalosos"

O essencial da

AUTOclassificados - Ligue-nos para publicar os seus: 96 96 76 76 3

Volkswagen Passat Ano 2004. Veículo com "full extras"Motor diesel 1.9 TDI

Peugeot 206Ano 2000, gasolina, motor económico, cinco portas, cor preta

Renault LagunaAno 2004, 1.9 dCi, 120 cavalos, full extras

Seat AlhambraAno 2006, sete lugares,full extras, diesel

Opel Combouma grande oportunidade para o seu negócios

Mitsubishi ColtAno 2008, motor 1.1, ar condicionado, leitor CDs

PUB

AGORA, REVISÕES COM TRATAMENTO "MECHANIX CHOICE" - MELHORA A ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL!

Visite-nos na Calçada das Poldras Ou ligue-nos já pelo tel. 275 331 597

PUB

A Junta e Assembleia de Freguesia de Santa Maria

e o Espaço das Idades

desejam a todos os covilhanenses, especialmente aos naturais e

aos residentes na freguesia, um...

...Feliz e Santo Natal e Próspero Ano Novo

Passivo de 205 000 euros na Federação de Esqui

A Federação de Despor-tos de Inverno de Portugal (FDIP), sedeada na Covilhã, tem um passivo superior a 205 000 euros, de acor-do com a auditoria externa pedida pela nova Direcção. A fiscalização às contas da FDIP revelaram a existência de 122 500 euros por liquidar relativos a um empréstimo para a aquisição da nova sede, enquanto os restantes 82 000 euros referem-se a valores por regularizar com fornecedores, entre os quais hotéis, restaurantes, agên-cias de viagens, telefones e serviços em oficinas de automóveis.

"Foram feitas dívidas e elas não foram pagas", notou Pe-dro Farromba, presidente da FDIP desde Julho, que prevê que a situação financeira vá condicionar as actividades programadas.

Novo mercado da Covilhã em discussão

A Câmara Municipal da Covilhã aprovou, na sua reu-nião de 4 de Dezembro, uma proposta que visa promover a discussão pública da futu-ra localização do Mercado Municipal.

A proposta apresentada pelo Presidente da Câma-ra, apresenta o Campo das Festas como a melhor locali-zação para o equipamento a construir, mantendo à cota actual o estacionamento exis-tente, ficando o novo merca-do instalado num único piso com acesso principal pela rua Dr. Júlio Maria da Costa.

O objectivo é dotar a Ci-dade com um novo Mercado com melhores condições para vendedores e consumi-dores e estacionamento pelo menos para 200 viaturas. O antigo edifício será desti-nado à criação de mais 400 empregos.

Na próxima reunião da As-sembleia Municipal (dia 18) o tema será abordado.

O já agora deseja a todos

Boas Festas!Um Feliz 2010!

Page 5: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 69

5já agora15 a 31 de Dezembro de 2009PUB

Farmácias de Serviço

Farmácias de Serviço da Covilhã

Quarta, 16 - Mendes (Meio Rua Direita)Quinta, 17 - Parente (Atrás Câmara)Sexta, 18 - Pedroso (Saída da Rua Direita)Sábado, 19 - S. Cosme (Frente SerraShopping)Domingo, 20 - S. João (Fonte das Galinhas)Segunda, 21 - Soares (Junto Correios Pelourinho)Terça, 22 - Crespo (frente Intermarché)Quarta, 23 - Parente (Atrás Câmara)Quinta, 24 - Pedroso (Saída da Rua Direita)Sexta, 25 - S. Cosme (Frente SerraShopping)Sábado, 26 - S. João (Fonte das Galinhas)Domingo, 27 - Soares (Junto Correios Pelourinho)Segunda, 28 - Crespo (Frente Intermarché)Terça, 29 - Mendes (Meio Rua Direita)Quarta, 30 - Pedroso (Saída da Rua Direita)Quinta, 31 - S. Cosme (Frente SerraShopping)

Janeiro de 2010Sexta, 1 - S. João (Fonte das Galinhas)Sábado, 2 - Soares (Junto Correios Pelourinho)Domingo, 3 - Crespo (Frente Intermarché)Segunda, 4 - Mendes (Meio Rua Direita)Terça, 5 - Parente (Atrás Câmara)Quarta, 6 - S. Cosme (Frente SerraShopping)Quinta, 7 - S. João (Fonte das Galinhas)Sexta, 8 - Soares (Junto Correios Pelourinho)Sábado, 9 - Crespo (Frente Intermarché)Domingo, 10 - Mendes (Meio Rua Direita)Segunda, 11 - Parente (Atrás Câmara)Terça, 12 - Pedroso (Saída da Rua Direita)Quarta, 13 - S. João (Fonte das Galinhas)Quinta, 14 - Soares (Junto Correios Pelourinho)Sexta, 15 - Crespo (Frente Intermarché)

Farmácias de Serviço do Fundão

16 de Dezembro - Farmácia Sena Padez17 a 23 de Dezembro - Farmácia Avenida24 a 30 de Dezembro - Farmácia Taborda31 de Dez. a 6 de Janeiro - Farmácia Diamantino7 a 13 Janeiro - Farmácia Vitória14 a 15 de Janeiro - Farmácia Sena Padez3 a 9 de Dezembro - Farmácia Vitória10 a 15 de Dezembro - Farmácia Sena Padez

PUB

Covilhã troca experiências com europeus

A Covilhã vai participar num projecto de troca de experiências com outros quatro municípios europeus para melhoria das políticas de desenvolvimento urba-no sustentável. O projecto “Together” vai funcionar ao abrigo do programa UR-BACT II - Connecting Cities em parceria com os municí-pios de Mulhouse (França), Braine L´Alleud (Bélgica), Salaspils (Letónia) e Pergine Valsugana (Itália). Temáticas ligadas ao empreendedo-rismo, inovação, economia do conhecimento, emprego, capital humano, ambiente e planeamento urbano estão na agenda dos municípios envolvidos.

A Câmara da Covilhã es-pera ainda assegurar opor-tunidades de promoção e estabelecer contactos que permitam captar novos in-vestimentos.

Matemático das descobertas em livro

A editora Gradiva e a So-ciedade Portuguesa de Ma-temática lançaram no dia 12 de Dezembro na Universida-de da Beira Interior o livro “A Matemática no Tempo do Mestre José Vizinho”. A obra situa o matemático e astrónomo covilhanense no contexto histórico e científico

da época das Descobertas. O livro descreve os progressos científicos que contribuíram para a epopeia marítima e o papel da Matemática para a História da náutica portu-guesa.

A publicação tem o apoio da Universidade da Beira Interior e do banco BPI.

Recolha de alimentos no Fundão

O supermercado Celeiro da Gardunha, no Fundão, está a promover uma campanha de recolha de alimentos a favor das 100 famílias apoiadas pela Loja Social do municí-pio. Os bens alimentares vão ser recolhidos até ao Dia de Natal, anunciou a Câmara do Fundão.

Cartas para o Pai Natal

A Câmara da Covilhã co-locou à disposição dos mais pequenos um marco de cor-reio fornecido pelos CTT onde até dia 24 de Dezembro podem depositar cartas para o Pai Natal.

A iniciativa decorre no edifício central da Câmara da Covilhã e na Biblioteca Municipal.

Concurso de presépios no centro hospitalar

O Hospital da Covilhã acolhe até 6 de Janeiro um

concurso de presépios. Os espaços da unidade de saúde estarão decorados com pre-sépios elaborados por alunos de vários estabelecimentos de ensino da Cova da Beira. A iniciativa é promovida pelo Voluntariado da Liga dos Amigos do Centro Hospitalar Cova da Beira, em parceria com o Clube do Professor.

Conselhos para um Natal seguro

O Serviço Municipal de Protecção Civil lançou um conjunto de conselhos à po-pulação para que passe um “Natal em Segurança”. Evi-tar espaços fechados com braseiras ou semelhantes sem circulação de ar; evitar excesso de aparelhos eléctri-cos em cada tomada; manter a árvore de Natal afastada de fontes de calor e não obstruir caminhos de passagem, por-tas e escadas; não usar luzes para interiores no exterior da casa; apagar sempre as luzes de Natal antes de se deitar ou sempre que se ausente de casa são algumas das reco-mendações disponíveis em www.cm-fundao.pt.

Quer publicidade? Ligue-nos!

DIRECÇÃO COMERCIAL 96 96 76 76 3

Page 6: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 69

6 já agora 15 a 31 de Dezembro de 2009

PUB

TEL. 275 95 00 2196 466 73 53

Votos deBOAS FESTAS!!

Fábrica de baterias da Renault-Nissan fica em Aveiro, anunciou Vice-Presidente da empresa

Carro Eléctrico: Sócrates anuncia antecipação de rede nacional de carregamento para meados de 2011

Programa Novas Oportunidades é "trafulhice" e "aldrabice" - Medina Carreira

Insultos entre deputados marca primeira audição da Comissão Parlamentar

Cavaco alerta para urgência em aumentar produtividade e reforçar competitividade

PS dá o pontapé de saída para a discussão sobre a regionalização

O essencial da qu15zena

Dia9

Dia11

Dia8

Investigação vai preservar planta da GardunhaInvestigação da Escola Superior Agrária (ESA) de Castelo Branco vão permitir criar insecticidas biológicos e preservar uma espécie da região única no mundo

Estão sob os microscópios a Lavandula Luisieri, um rosma-

ninho específico do sudoeste da Península Ibérica, e a Asphode-lus bento-rainhae, uma abrótea que só nasce na vertente norte da Serra da Gardunha.

No trabalho com esta espécie única, a ESA já desvendou o segredo para fazer germinar a planta a partir da semente. A

Asphodelus é semelhante a um tubérculo e propaga-se de ano para ano no subsolo. Também tem uma semente, mas “não germina normalmente no seu habitat natural”. Assim, o feito é importante para “aumentar a variedade de plantas no local de origem”, explicou.

No caso da Lavandula Luisie-ri, a ESA está a estudar os com-ponentes químicos da espécie para “produção de insecticidas biológicos, que protejam os produtos hortícolas, mas po-luam menos”, explicou.

Manuel Frexes sobe a vice-presidente na ANMPO presidente da Câmara do Fundão foi escolhido para ladear Fernando Rudas na Associação Nacional de Municípios

O presidente dos autarcas sociais-democratas, Manuel Frexes, foi o nome escolhi-do para ocupar a segunda vice-presidência da Associa-ção Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP), em substituição de Isabel Damas-ceno, que perdeu as eleições

autárquicas em Leiria.Na lista única para os órgãos

sociais da ANMP, encabeçada por Fernando Ruas (Viseu), o autarca do Fundão foi a grande novidade.

Além de Manuel Frexes, en-tram para vogais no conselho directivo da ANMP os sociais-

democratas Castro Fernandes (Santo Tirso) e Desidério Silva (Albufeira) e os socialistas Ma-nuel da Luz (Portimão) e João Ponte (Lagoa, nos Açores). Recorde-se que o presidente da Câmara do Fundão é tam-bém o presidente dos Autarcas Sociais Democratas (ASD).

Page 7: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 69

7já agora15 a 31 de Dezembro de 2009

PUB

Novo Parque de Ciências Médicas nasce na CovilhãNos primeiros meses de 2010 deverá ser aprovado o Plano Estratégico INOVIDA, com várias aposta na região

O conselho directivo do

Programa Operacional Re-gional do Centro (Mais Cen-tro), aprovou os futuros Par-ques de Ciência e Tecnologia de Coimbra e Aveiro, um investimento total de 78 milhões de euros, revelou no dia 9 de Dezembro o presi-dente daquela entidade. “Os Parques de Coimbra e Avei-ro já foram aprovados. O da Beira Interior (Plano Estra-tégico INOVIDA )aguarda aprovação”, disse Alfredo Marques aos jornalistas.

O parque previsto para a Covilhã, liderado pela Uni-versidade da Beira Interior (UBI), encontra-se “um bocadinho atrasado”, em consequência do processo eleitoral que decorreu na-quela instituição “durante o desenrolar do concurso”, frisou Alfredo Marques.

Classificou o processo de análise das candidaturas

dos Parques de Ciência e Tecnologia como “relati-vamente complexo”, dadas as peritagens requeridas a agentes externos e parece-res necessários, reservando uma decisão final sobre a candidatura da UBI para “os primeiros meses” de 2010.

Embora sem revelar nú-meros, Alfredo Marques disse que comparativamente

aos projectos de Coimbra e Aveiro, o da Beira Interior implica montantes “bastan-te mais baixos”.

Os Parques de Ciência e Tecnologia englobam es-paços de instalação de em-presas e entidades ligadas à transferência de conheci-mento, disse o presidente do Conselho Directivo do programa Mais Centro.

O que está no plano?

Um dos projectos estruturantes do plano estraté-gico INOVIDA candidatado no final de Julho e que deverá ter luz verde no início de 2010 é o Parkurbis Medical, uma extensão do parque de tecnologia da Covilhã “que vai albergar investigação na área da saúde”. O plano estratégico prevê ali instalar “um centro de estudo, promoção e monitorização da qualidade de vida da Beira Interior e um laboratório regional de saúde pública e toxicologia clínica, ambos desenvolvidos pela UBI”, explicou Ana Paula Duarte, vice-reitora.

A candidatura dá também prioridade à área agro-industrial “sobretudo importante pelo contributo de Castelo Branco, que está a apostar nessa área muito importante para a qualidade de vida na região”.

São dois dos vários projectos no valor global de 11 milhões de euros que unem os politécnicos e municípios de Castelo Branco, Guarda e Covilhã e a Universidade da Beira Interior, que liderou a candidatura.

O plano inclui ainda 30 projectos complementares, sobretudo ligados à área da investigação.

Para o reitor da UBI, João Queiroz, “a capaci-dade competitiva, de inovação e desenvolvimento da região passa por este tipo de cooperação e de consórcios entre as diferentes entidades. Não tenho dúvidas disso”.

O plano junta instituições de toda a região e foi liderado pela Universidade da Beira Interior

Page 8: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 69

8 já agora 15 a 31 de Dezembro de 2009

Moradia para recuperação, 3 as-soalhadas, Penedos Altos, zona sossegada, com logradouro. Apenas 47.500€!

HOSPITAL! T2, Cozinha mobilada, sala com lareira e lugar de ga-ragem. Apartamento em muito bom estado de conservação e óptimo para investimento, Próximo do hospital e da faculdade de medicina. Único 87.500€.

FUNDÃO. Excelente T4 duplex, com cozinha equipada e barbe-cue na varanda, lareira na sala, roupeiros nos quartos. Sótão transformado em salão com casa de banho. Garagem fechada. Apenas 125.500€!

Moradia V3, mobilada e equipada, com aquecimento central completo. Sótão preparado para escritório, com casa de banho. Situada em local calmo a 2 minutos da Covilhã. 450€!

TORTOSENDO – T2, Avenida Prin-cipal, bom estado, coz mobilada, grande varanda, sótão, lugar de garagem, excelente valor, visite.

TORTOSENDO – Moradia inacaba-da, em urbanização, Eixo T.C.T., lote de 700 m2, 5 ass, garagem de 90 m2, 300m2 de área habitável, venha consultar projecto.

MORADIA USADA -3 Tortosendo, em banda 4 ass. cozinha mobilada e equipada, despensa, 2 wc, logra-douro com 166 m2, excelente local, venha visitar.

TORTOSENDO - Apartamentos novos, T3 e T3 Duplex, com +ou- 170 m2, Eixo TCT, coz mob, pré aq central, pré asp central, lareira, garagem.

TORTOSENDO - T4 Duplex, central, usado em excelente estado, coz. eq, 2 wc completos, arrumos, varandas, excelente luminosidade, excelentes áreas, óptimas vistas, venha visitar.

LOTE DE TERRENO – Tortosendo, com 571,80 m2, em Urbanização, junto Eixo T.C.T., para construção, excelente local, bastante soalheiro.

T3, Cozinha mobilada e semi-eq-uipada com copa, despensa, suite, duas varandas, garagem privativa. Oportunidade 60.300€!

Quinta Branca! Andar mora-dia, com três quartos. Lareira na cozinha. Terreno muito fértil para cultivar. Só 400€!!

Donas (Teixugas), casa habitação antiga c/ 3 pisos, cozinha, sala, 2wc, 4 quartos. Varanda. Prç: 75.000€ Fundanense Imob. AMI 3642, Tels.275772219/ 964250725. D2520

Fundão, vivendas em banda, novas c/ 3 pisos, 4 quartos, escritório, 3 wc, despensa, 3 roupeiros, cozinha equip.,sala estar e refeições comum Garagem ampla(98.30m). Ar condic ou aquec. central. Aspiração central. Logradouro. Prç: 190.000€ Fundanense Imob. AMI 3642, Tels.275772219/ 964250725. F2535

Ourondo,Casa habitação c/ café/piz-zaria, 4quartos, 3salas, 2wc, cozinha, 2arrumos, jardim. Prç: 110.000€ Fundanense Imob. AMI N.º3642, Tels.275772219/ 964250725. OR2505

Aldeia Joanes, lotes terreno, p/ construção, c/ áreas de 440m2 pronto construir. Boa exposç solar. Prç: 42.000€ Fundanense Imob. AMI 3642, Tels.275772219/ 964250725. AJ3008

COVILHÃ – Moradia nova, em banda, coz. equipada, lareira com cassete, hidromassagem, terraço, quintal, garagem.

T3 – Tortosendo, semi-novo, jun-to Eixo TCT, 160m2, coz equipada, lareira, aq. central, sótão, garagem individual, excelentes áreas.

APARTAMENTO – Tortosendo, T3, nunca habitado, Avenida principal, lareira, terraço à frente e atrás, sótão, garagem individual, excelentes áreas.

TERRENO – Tortosendo, urban-izável, com a área de 3.500 m2, plano, com electricidade, excelentes vistas, óptimo local.

LOTES DE TERRENO – Covilhã, em zona privilegiada, para con-strução na vertical, várias fracções, excelentes vistas, visite.

IMOBILIÁRIO

A IMOBILIÁRIA EM QUE MAIS PORTUGUESES CONFIAM.

Moradia V3/Ribeiro Negro. Cozinha mobilada e semi-equipada. 3 WC's. Suite.. Lareira com cas-sete. Garagem individual. Logra-douro. Sótão com 60m2 habitável. 160.000€

Moradia T4 Geminada/Belmonte. NOVA. Boas áreas. Roupeiros. Sala c/ lareira. Suite. Terraço. Jardim. Garagem privativa. Lavandaria. Despensa. Varandas. Excelente preço! 142.500€ ERA Covilhã - AMI 6863 275 329 410 / 961 354 120www.era.pt/covilha

T3/Teixoso. Óptimo estado de conservação. Cozinha mobilada e semi-equipada. Aparcamento. Sótão. Marquise. Excelente localização no centro da vila. 65.000€ ERA Covilhã - AMI 6863 275 329 410 / 961 354 120 www.era.pt/covilha

Quinta com 3,5 ha/ Srª do Carmo. 2 Casas em pedra. 1 Mo-radia a necessitar de obras e outra para recuperar. Água. Luz. Excelente localização.Oportunidade! ERA Covilhã – AMI 6863 275 329 410 / 961 354 120 www.era.pt/covilha

T3/Covilhã. Roupeiros. Despensa. Terraço com 10m2. Quintal com 50m2. Em bom estado de con-servação. Excelente oportunidade! 50.000€ ERA Covilhã - AMI 6863 275 329 410 / 961 354 120 www.era.pt/covilha

T2/Belmonte. NOVO. Acabamentos à escolha. Aquec. e asp. central. Per-sianas eléctricas. Caixilharia Dupla. Sótão. Ùnico! 56.500€ ERA Covilhã - AMI 6863 275 329 410 / 961 354 120 www.era.pt/covilha T3/Canhoso. Cozinha mobilada e semi-equipada. Despensa. Salão. Suite. 2 Varandas. Garagem priva-tiva. Excelente negócio! 60.300€ ERA Covilhã - AMI 6863275 329 410 / 961 354 120 www.era.pt/covilha

T3/Covilhã. Em excelente estado de conservação. Remodelado. Quintal. Óptimas vistas sobre a Cova da Beira. Oportunidade fantástica! 41.300€ ERA Covilhã - AMI 6863 275 329 410 / 961 354 120 www.era.pt/covilha

Quintinha c/9200m2/Caria. Casa em pedra p/ restaurar. Murada. C/ regadio da Cova da Beira. Poço com motor. A 5min. da A23! Só 20.000€ ERA Covilhã - AMI 6863 275 329 410 / 961 354 120 www.era.pt/covilha

Moradia T3/Aldeia de Joanes. Com 2 pisos totalmente em pedra. Com janela manuelina. Zona central da aldeia. Bons acessos e facilidade de estacionamento. 30.000€ ERA Covilhã - AMI 6863 275 329 410 / 961 354 120 www.era.pt/covilha

Moradia T2/Ferro. No centro da Vila. Com 2 quartos. Lareira. Neces-sita algumas obras. Só 25.000€! ERA Covilhã - AMI 6863 275 329 410 / 961 354 120 www.era.pt/covilha

T2/Boidobra. Em excelente estado de conservação. Varanda. Roupeiro. Cozinha mobilada. Boa localização… Próximo Hospital. Excelente negócio! 52.000€ ERA Covilhã - AMI 6863 275 329 410 / 961 354 120 www.era.pt/covilha

Moradia T2/Bendada - Sortelha. Em granito totalmente restaurada e equipada. Excelente exposição solar. Terraço. Centro da povoação. 40.000€! ERA Covilhã - AMI 6863 275 329 410 / 961 354 120 www.era.pt/covilha

Prédio para restaurar/Fundão. C/160m2. Todo em pedra. Bem localizado. Oportunidade! Só 9.800€! ERA Covilhã - AMI 6863 275 329 410 / 961 354 120 www.era.pt/covilha

T3/Fundão. Boas áreas. Marquise. Varanda. Sótão. Garagem privativa com capacidade para 2 carros. Cen-tro da cidade… Só 65.000€! ERA Covilhã - AMI 6863 275 329 410 / 961 354 120 www.era.pt/covilha

A IMOBILIÁRIA EM QUE MAIS PORTUGUESES CONFIAM

Fundanense Imobiliária, Licença AMI N.º 3642. Na Av. Eugénio de Andrade, Lote 41, Loja 5 no Fundão. Mediação de compra e venda de: Apartamentos, Viven-das, Quintas e Lotes.

Informa-se pelo Tel. 275772219, 966808037 e 964250725

Visite-nos em: www. fundanenseimob.com

Fundão,T1 c/ cozinha mobi-lada, sala, quarto, wc, despensa, marquise. Arrecadç. Prç: 45.000€ Fundanense Imob. AMI 3642, Tels.275772219/ 964250725. F109

Fundão, T2 usado, bom estado, sala ampla c/ lareira, cozinha equip, wc, 2 quartos, despensa, 2 varandas (1 c/ marquise). Arrecadç. Preço: 67.500€ Fundanense Imob. AMI 3642, Tels.275772219/ 964250725. F501

Fundão, T3, excelente estado, c/3quartos,sala,cozinha,2wc,2varandas,lareira c/ cassete,1 roupeiro, aquecimento central, garagem, elevador da garagem ao sótão, vidros duplos, vídeo porteiro. Boas vistas. Prç: 92.000€ Fundanense Imob. AMI 3642, Tels.275772219/ 964250725. F1050

Fundão, bom estado, cozinha, sala ampla, 3 quartos, 2 wc, despensa, 3varandas(2 fechadas), lareira, arrecadação, grande garagem. Prç: 75.000€ Fundanense Imob. AMI 3642, Tels.275772219/ 964250725. F1068

Fundão, T3, bom estado, sala c/ lareira/ cassete, cozinha mobi-lada, 3 quartos, 2 roupeiros, 2 wc, despensa, 2 varandas c/ marquise, arrecadaç, e parqueam. Prç: 64.500€ Fundanense Imob. AMI 3642, Tels.275772219/ 964250725. F1070

Fundão, duplex c/ 4 quartos, 2wc, cozinha equipada, 2salas, lareira/cas-sete, despensa, aquecimento central, 2 terraços, vidros duplos, 2varandas (1 c/marquise), garagem, 2rou-peiros. Belas vistas. Prç: 95.000€ Fundanense Imob. AMI 3642, Tels.275772219/ 964250725. F1535

Alcaria (Cruzamento), casa habitação c/ 2 pisos c/garagem ampla, 2despensa, 2 divisões p/ arrumos, 2wc, 5quartos, sala ampla,varanda,cozinha equipada,aquecimento central,vidros duplos.furo e terreno. Preço:140.000€ Fundanense Imob. AMI 3642, Tels.275772219/ 964250725.A2502

Alcongosta, casa habitação semi restaurada c/ 3 pisos c/ 3 as-soalhadas, loja p/ arrumos, sótão amplo, pequeno pátio. Prç: 35.000€ Fundanense Imob. AMI 3642, Tels.275772219/ 964250725. AL2501

Barco, casa habitação c/ 3 pisos, c/ 3quartos, cozinha e sala comum, lareira, wc, marquise.Grande var-anda e terraço, peq. Pátio e quintal, garagem e arrumos. belas vistas. Preço: 80.000€ Fundanense Imob. AMI 3642, Tel.275772219/ 964250725. BA2530

Carvalhal, moradia c/ 2 pisos. Rés/Chão e cave: cozinha equi-pada, 2salas, lareira, 3quartos, 2wc, lavandaria, garagem. Sótão amplo. Jardim, barbacue, 1.500m2 terreno.Prç:150.000€ Fundanense Imob. AMI 3642, Tels.275772219/ 964250725. CV2534

Quer publicidade? Ligue-nos!

DIRECÇÃO COMERCIAL 96 96 76 76 3

Page 9: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 69

9já agora15 a 31 de Dezembro de 2009

Directora: Vanda M. Antunes Redacção: Patrícia Figueiredo, Vanda M. AntunesPropriedade, edição e detentora de capital: Licínia Maria da Silva Frazão NIPC: 219 986 045

já agora FICHA TÉCNICATiragem: 20.000 exemplares ERC: registo nº 125033 Dep. Legal: 250928/06 Impressão: CORAZE - Ol. Azeméis Telef.: 256 600 580 - Fax: 256 600 589E-mail: [email protected]

Escritório/Recepção de Publicidade: Avenida da Anil, Lote 5, Loja 6 - 6200 COVILHÃTel.: 96 96 76 76 3Internet: http://jaagora.surprisebox.pt email: [email protected]

O papel do enfermeiro na assistência psiquiátricaO enfermeiro, enquanto técnico especializado na área da saúde, tem vindo a assumir gradativamente um lugar de destaque na consecução do plano terapêutico do doente. Então, fazendo parte de uma equipa multidisciplinar, actua de forma interdependente, colabora com os outros técnicos, estabelece uma relação de ajuda com os doentes e age sempre em prol do bem-estar e da recuperação do indivíduo.

Na área da Psiquiatria e Saúde Mental e tendo em conta a sua especificidade, essa relação de ajuda assume um valor ainda mais crucial, pois tem-se em conta essencialmente a componente psíquica dos individuos (que é muitas vezes descurada noutras áreas). Neste sentido, pode-se considerar o enfermeiro em Psiquiatria como um técnico completo que alia todos os seus conhecimentos teóricos à prática, lidando com o doente numa perspectiva holística, ou seja,

enquanto ser bio-psico-social.

Deste modo, o enfermeiro contempla todas essas dimensões utilizando a sua própria pessoa como instrumento terapêutico e agindo de forma empática perante cada doente, numa perspectiva individualizada e humanizada. Paralelamente, o relacionamento enfermeiro / doente ocorre numa sequência de observações e de interpretações verbais e não verbais directamente com o doente, através dos quais o profissional identifica as necessidades do mesmo, para posteriormente, a partir desse conhecimento, programar as acções de enfermagem adequadas para a resolução dos seus problemas. Assim, o processo terapêutico não acontece isoladamente nem no doente nem no enfermeiro, mas sim entre os dois, através da comunicação interpessoal e pela escuta terapêutica, ajudando-o a encontrar seus próprios caminhos... Contudo, nem sempre

é fácil lidar com determinadas perturbações mentais, o que torna difícil estabelecer uma relação terapêutica normal com esses doentes. Aqui, o enfermeiro deve ser persistente e cauteloso, numa conduta permanentemente eficaz!

Em suma, em Psiquiatria, o enfermeiro é aquele que não ouve, escuta. Não vê, observa e avalia. É aquele que conversa, sugere, opina e discute com o doente se for necessário. Incentiva, motiva e impulsiona. Administra e envolve o doente e sua família no seu tratamento. Ou seja, é um profissional de saúde, uma pessoa humana, um amigo!

Ricardo Jorge dos Santos Florentim é enfermeiro no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Cova da Beira, EPE

recepção de anúncios

para a próxima edição:

Até 11 de Janeiro

jáagora

VIDA SAUDÁVEL

UBI desenvolve tecido com sensores para ajudar pessoas acamadas

“O projecto prevê que quem esteja a cuidar de vários pacientes receba alertas em tempo real sobre a posi-ção de cada um no telemóvel ou nou-tros dispositivos móveis”, sublinhou Nuno Belino.

A Universidade da Beira Interior está a desenvolver um tecido com sensores electrónicos para prevenir lesões em doentes acamados ou com mobilidade reduzida, revelou o responsável pela investigação à Agência Lusa

Estão em preparação co-berturas para camas que vão detectar pressão pro-longada em determinadas partes do corpo. Os sen-sores vão alertar pessoal médico para mudarem a posição dos pacientes e evitarem úlceras de pressão ou escaras. No universo de uma unidade de saúde, “es-tas complicações têm uma prevalência de três a 30 por

cento e custos económicos associados muito elevados”, explicou à Agência Lusa, Nuno Belino, docente da UBI e investigador na área dos têxteis não convencio-nais.

PROJECTO PARA TRÊS ANOSO projecto Medtex vai ser

financiado com cerca de

500 mil euros durante três anos pelo Quadro de Refe-rência Estratégico Nacional (QREN) e desenvolvido em parceria com a empresa têx-til Quinta de São Cosme, em Gouveia. A aplicação está prevista para enfermarias ou espaços de internamento com vista a facilitar as tare-fas de quem cuida de várias

pessoas ao mesmo tempo ou em casos de doentes em coma, cuidados intensivos ou pós-operatório.

Nos espaços em que o novo têxtil venha a ser utilizado haverá um com-putador servidor que vai recolher as informações de cada cama através de redes sem fios.

Municípios contra aumentos de preço da água em 2010Os municípios servidos pela empresa Águas do Zêzere e Côa (AZC) deverão opor-se terça- a aumentos de preço da água para o próximo ano

Onze dos 16 municípios que são servidos e detêm a minoria do capital da Águas do Zêzere e Côa (a maioria pertence à Águas de Portu-gal) trocaram ideias numa reunião de trabalho em Bel-monte. “Não podemos aceitar que as tarifas subam e levem alguns municípios à ruptura financeira, elas têm é que baixar”, resumiu Amândio Melo, o autarca anfitrião, no final do encontro.

Caso haja “uma posição radical por parte da admi-nistração central em relação a esses aumentos, nós temos que ter uma atitude de opo-sição clara”, destacou.

DE RECEITA A PREJUÍZO“Havia municípios que

tinham na água uma fonte de receitas e passaram a ter um custo enorme”, referiu, apontando que as tarifas ac-tuais, “a uma média de 1,20 euro por cada metro cúbico de água fornecido”, já são “muito altas para o serviço prestado”.

Por outro lado, a factura não pode passar para consu-midores, refere, dado que a região “é reconhecidamente deprimida”.

A AUSÊNCIA DA COVILHÃAmândio Melo reconhece

que a falta de população no sistema da AZC é um obstá-culo à sustentabilidade pelo facto de o município mais populoso, a Covilhã (52 101 habitantes), não ter aderido. “Mas foi o Estado que deixou que assim fosse, comprome-teu o sistema em termos de gestão e naturalmente que não podem ser os municí-pios que ficaram a suportar todos estes custos. É preciso reavaliar tudo isto”, disse Amândio Melo.

Page 10: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 69

PUB

Este livro permite explo-rar a história por detrás da história que encantou milhões de pessoas em todo o mundo.

A obra conta todos os pormenores da rodagem do filme que deu vida à história escrita por Stephenie Meyer.

Todos os pormenores da rodagem e das aven-turas vividas pela equipa e actores num livro fantástico e obrigatório nas prateleiras dos ver-dadeiros fãs - que bem pode consirá-lo a prenda de Natal mais desejada.

“Lua Nova - Os Bastidores do Filme”, de Mark Cotta Vaz

- Comprei um computa-dor com o Windows 7. Mas não encontro o pro-grama da Microsoft para fazer cópias de seguran-ça. Já não está incluído no Windows?Rui Gomes

- Pode já não estar nos

Sudo

ku

Nív

el: f

ácil

Nív

el: d

ifíci

l

Sol

uçõe

s

Qual a diferença entre um bebé com fome e uma porquinha apaixonada?

Solução: O bebé chora pelo leitinho e a porquinha chora pelo leitão

As charadas

Em inglês

Junte as palavras em portu-guês com a respectiva tradu-ção em inglês.

NO BANCO:

Lista de palavras: juro - interest / empréstimo - loan / conta - account / taxa - rate

Internet Todas as conversões aqui!A incompatibilidade entre diferentes formatos de ficheiros,

sejam textos, músicas ou imagens, é um problema comum. Quem nunca recebeu um ficheiro de texto que depois não consegue abrir? Ou uma música que está num formato diferente do MP3 e que, assim, não se consegue ouvir? O site http://zamzar.com/ existe para converter ficheiros de uns formatos para outros directa-mente a partir da Internet. O servi-ço base é oferecido gratuitamente.

Consultório Informático

mesmos atalhos, mas o programa de cópias de segurança está incluído no Windows 7 e está ainda mais simplificado. Agora, basta ligar um disco externo e o windows automaticamente pergun-ta se queremos fazer um "backup" para esse dis-

positivo. O programa está em: Todos os programas > Manutenção > Cópia de Segurança e Restauro

Mande questões para: [email protected]

Cartoons

ZÉTÓ

SonhosPara 10 pessoas Ingredientes: 250 ml Água, 250 ml Leite, 200 gr Margarina, 10 gr Sal, qb Casca de limão, 400 gr Farinha sem fermento, 10 ovos

Preparação: Coloque a água e o leite ao lume com a margarina, a casca de limão e sal. Deixe ferver até a margarina derreter.

Junte a farinha com uma colher e mexa energicamente até obter uma bola, sem retirar do lume. Coloque a massa num recipiente. Junte os ovos um a um mexendo bem, cada vez que coloca um ovo. A massa não deve ficar rija nem muito mole.

Com uma colher de sopa retire pequenas porções de massa com o tamanho de uma noz e frite em óleo bem quente. Depois passe-os por açúcar e canela ou por uma calda de açucar

DELÍCIAS... por Sílvio Martins

PC Hora de arrumaçõesSe já não tem mãos a medir para organizar o seu ambiente

de trabalho, então está na hora de puxar o Fences 1.0, um software gratuito que com meia-dúzia de cliques permite arrumar em grupos (caixas) todos os ícones que habitualmente se espalham sem controle. Esta arma secreta está disponível em www.download.com e pode funcionar de forma manual ou automática. Depois é só etiquetar cada caixa.

Qual a semelhança entre o padre e o carpinteiro?

Solução: Os dois pregam

juroempréstimocontataxa

accountloan

interestrate

Page 11: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 69

11já agora15 a 31 de Dezembro de 2009

Bruno Borralhinho e Luísa Tender lançam CD duplo Violoncelista da Covilhã, Bruno Borralhinho, escreve “Página Esquecida” sobre música portuguesa

O violoncelista covilha-nense Bruno Borralhinho e a pianista Luisa Tender lan-çaram no dia 5 de Dezembro na Casa da Música, no Porto, o CD duplo "Página Esque-cida", dedicado à música portuguesa para violoncelo e piano.

O disco, que é editado pela companhia discográfica alemã Dreyer&Gaido, inclui obras dos compositores Fer-nando Lopes-Graça, Frederico de Freitas e António Victorino d'Almeida, entre outros.

Algumas das peças inclu-ídas neste disco foram gra-vadas pela primeira vez para este disco.

ESTIMULAR OBRAS NACIONAIS

Bruno Borralhinho vive na Alemanha, onde é membro da Orquestra Filarmónica de Dresden e director artístico do Ensemble Mediterrain. A pianista Luisa Tender é na-tural do Porto e é professora de Piano na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco (ESART).

"Este CD duplo tem como objectivo principal a divulga-ção do repertório a nível na-cional e internacional e abran-ge o que de melhor a música portuguesa pode oferecer para esta instrumentação", afirma Bruno Borralhinho. O vio-loncelista espera que "este projecto seja um estímulo à interpretação da música por-tuguesa em geral".

Bruno Borralhinho nasceu na Covilhã em 1982, estudou na Escola Profissional de Ar-

tes da Beira Interior (EPABI) e em 2006 concluiu a licen-ciatura e pós-graduação em

Berlim. Já tocou nalgumas das mais importantes salas de concerto de toda a Europa,

Rússia, EUA, Canadá, Coreia do Sul, Japão e América do Sul.

Concerto com Lamatumbá na Moagem

A banda galega Lamatumbá ac-tua sábado, dia 19, a partir das 23:00 na Moa-gem, no Fundão. O concerto está integrado no Ou-Tonalidades 09 - Circuito Portu-guês de Música ao vivo organizado pela d´Orfeu - Asso-ciação Cultural.

Os Lamatumbá tocam rock, ska e merengue entre outros ritmos que convidam o público a dançar. Já partilharam palcos com Manu Chao, Mau Mau, Barón Rojo, entre outros.

O ciclo OuTonalidades promove espectáculos em redes de pequenos espaços, nomeadamente cafés-concerto, bares associativos e outros espaços de música ao vivo.

Ainda na agenda...Dia 18, Sexta-feira21h30 | Teatro-Cine | Entrada: € 2,00.| FESTA DE

NATAL| pela Escola Básica do 1º Ciclo do Rodrigo.

Dias 18 e 1922h00 | Grupo Desportivo Teixosense | € 2,00 | 1º

WINTER FESTIVAL | Festival de Rock com a participação de diversas bandas do concelho, sob a organização do Grupo de Jovens Teixosenses.

Dia 19, Sábado12h30 | Pavilhão da ANIL | CONVÍVIO DE NATAL

SÉNIOR - No âmbito do Cartão Social Municipal, a Câmara Municipal da Covilhã promove um Almoço/Convívio de Natal, com animação musical a cargo de ROBERTO LEAL, GRACIANO SAGA, REBECA, SUZANA e RICARDO & HENRIQUE.

Dia 19, Sábado15h00 | Sala Desportiva do Oriental de São Martinho

| O NATAL DA CRIANÇA | Há mais de 25 anos que esta Festa de Natal da Criança é o ponto de encontro dos “pequenos orientalistas”. Desta vez a tarde infantil será animada com palhaços, molda balões, karaoke e muitas outras actividades.

21h00 | Salão Nobre do Oriental de São Martinho | SARAU CULTURAL | Com o grupo de guitarras do Oriental, o grupo de cantares “Trovas ao Luar”, as classes de aeróbica e grupos de dança jazz.

Dia 19, Sábado15h30 | Teatro-Cine | Entrada: € 1,00 | FESTA

SOLIDÁRIA | pela Cáritas Diocesana.

PUB

Page 12: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 69

PUB

Literatura gratuita, mas precisa de voluntáriosA biblioteca digital internacional Projecto Gutenberg disponibiliza já cerca de 375 e-books em língua portuguesa, incluindo obras de Eça de Queirós, Cesário Verde ou Camilo Castelo Branco, mas sofre de falta de voluntários

Do total fazem ainda parte "algumas traduções de obras de autores estrangeiros, como Dostoiévski ou Júlio Verne", contou a coordenadora da vertente de língua portuguesa

da iniciativa Voluntariado Lite-rário (http://pagina-a-pagina.blogspot.com), à qual se deve a inclusão de livros em português no Projecto Gutenberg.

"Quando um livro é digitali-zado, as páginas ficam no for-mato de imagem, cabendo ao computador fazer uma leitura que converta o texto outra vez

em letras - é o processo de Re-conhecimento Óptico de Carac-teres, que comporta cerca de 10 por cento de erros técnicos que cabe aos voluntários corrigir", explicou Rita Farinha. Para ga-rantir a fidelidade do trabalho, cada página é revista por cinco voluntários e, no final, a versão integral da obra é validada pela coordenadora ou por outro pós-processador autorizado, de modo a assegurar "a união de todas as páginas" e a criação de um e-book, "geralmente com uma versão em texto e outra em html". Com 255 voluntá-rios para a língua portuguesa, "entre portugueses, brasileiros e imigrantes lusos na Holanda, Luxemburgo ou França", a mé-dia de revisores activos por mês tem sido, porém, de apenas 24 ao longo do ano, segundo Rita Farinha, o que se revela insuficiente para alcançar o objectivo de 2009: "rever 60 mil páginas".

Missão: ler mais Ideias do Já Agora para incentivar à leitura Tribunal condena condutora, mas sem prisãoA condutora do veículo ligeiro envolvido no acidente na A23, em 2007, que matou 17 pessoas, foi condenada a quatro anos e quatro meses de prisão com pena suspensa

O Tribunal de Castelo Branco absolveu o motorista do autocarro, de acordo com o acórdão lido no dia 9 de Dezembro. A presidente do colectivo de juízes, Augusta Palma, disse que o tribu-nal absolveu o motorista do autocarro porque "nada se provou" quanto a eventuais responsabilidades no aciden-te. Referindo-se à condutora do veículo ligeiro, Carina Rodrigo, a juíza disse que o

Tribunal não quis atribuir uma penalização.

"No meio disto tudo, são de lamentar as vítimas, mas o raciocínio do Tribunal não vai no sentido de a penali-zar", disse Augusta Palma, adiantando ainda: "o que lhe aconteceu podia ter aconte-cido a qualquer um de nós. Todos andamos na estrada". "Espero que continue a ultra-passar isto da melhor forma", destacou a juíza, numa alusão aos traumas psicológicos so-fridos pela condutora desde

a noite do acidente, referen-ciados por mais que uma vez no acórdão.

Carina Rodrigo foi con-denada por 17 crimes de homicídio por negligência com cinco meses de pena cada e outros seis crimes de ofensas corporais punidos no conjunto com 14 meses de prisão.

No final, a juíza presidente determinou a punição com uma pena única de quatro anos e quatro meses, com pena suspensa.