já agora, o jornal gratuito da covilhã e fundão, nº 67

12
Novos presidentes de faculdades e departamentos na UBI Pág. 7 Pág. 2 O jornal de distribuição gratuita da Covilhã e Fundão PUB PUB já agora Directora: Vanda M. Antunes http://www.jaagora.net Edição Nº 67 15 a 30 de Novembro de 2009 PROCURA EMPREGO? IMÓVEIS? OPORTUNIDADES? VEJA OS NOSSOS CLASSIFICADOS - PÁG. 8 PUB PUB PUB Hospital vai avançar com fertilizações "in vitro" já em 2010 - pág. 5 Banda abre inscrições grátis para a Orquestra do Lixo - pág. 12 Teleperformance emprega na Covilhã - pág. 3 Depois dos actos eleitorais, saiba quem são. Todos os nomes nesta edição. LEVARAM 65.000 DO MULTIBANCO GNR investiga roubos em habitações Há menos gente a pedir ajuda para deixar de fumar Pág. 3

Upload: jaagora

Post on 13-Jun-2015

590 views

Category:

Documents


15 download

DESCRIPTION

Já Agora nº67 de 2009-Nov-15

TRANSCRIPT

Page 1: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 67

Novos presidentes de faculdades e departamentos na UBI Pág.

7

Pág.2

O jornal de distribuição gratuita da Covilhã e Fundão

PUB

PUB

já agoraDirectora: Vanda M. Antuneshttp://www.jaagora.net

Edição Nº 6715 a 30 de Novembro de 2009

PROCURA EMPREGO? IMÓVEIS? OPORTUNIDADES? VEJA OS NOSSOS CLASSIFICADOS - PÁG. 8

PUB

PUB

PUB

Hospital vai avançar com fertilizações "in vitro" já em 2010 - pág. 5

Banda abre inscrições grátis para a Orquestra do Lixo - pág. 12

Teleperformance emprega na Covilhã - pág. 3

Depois dos actos eleitorais, saiba quem são. Todos os nomes nesta edição.

LEVARAM 65.000 DO MULTIBANCOGNR investiga roubos em habitações

Há menos gente a pedir ajuda para deixar de fumar

Pág.3

Page 2: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 67

2 já agora 15 a 30 de Novembro de 2009

PUB

PUB

Consultas de cessação tabágica aumentam, mas fumadores aderem cada vez menosA oferta de consultas de cessação tabágica aumentou mais de 50 por cento num ano, mas os fumadores portugueses procuram-nas cada vez menos, refere especialista da UBI

Dados avançados à Agên-cia Lusa pela Direcção-Geral da Saúde (DGS) indicam que em 2007 existiam 150 con-sultas de cessação tabágica, número que subiu para 233 em 2008, ano da entrada em vigor da lei que restringiu o fumo do tabaco nos locais de trabalho e recintos públicos

fechados. Em Setembro de 2009, havia 242 consultas, acrescentam os mesmos da-dos, que não reflectem ainda todo o país.

Para a especialista em prevenção e tratamento de tabagismo Sofia Ravara, da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da

Beira Interior, "os fumado-res estão a procurar menos ajuda", o que se reflecte nas listas de espera para estas consultas, que têm vindo a diminuir.

QUAIS AS EXPLICAÇÕES?Para Sofia Ravara, a fraca

procura pode justificar-se

por os "fumadores gostarem de fumar" e acreditarem nos mitos criados sobre os bene-fícios de fumar, como "ajudar a lidar com o stress ou com as dificuldades da vida ou a evitar que se engorde".

"Os fumadores quando pensam em deixar de fumar antecipam as dificuldades e não valorizam os benefícios. Como qualquer comporta-mento aditivo, precisam de ser encorajados e apoiados para ganharem confiança e acreditarem", frisou.

A tendência de diminuição tem sido observada na Linha SOS Deixar de Fumar (808 208 888), criada em 2002 para aconselhar e apoiar os fumadores que querem deixar de fumar. Segundo o coordenador do serviço, os telefonemas têm vindo a diminuir nos últimos dois anos. Em média o serviço recebe três a quatro telefonemas diários, quase metade do que recebia quando foi criado.

Fim de proibição nalguns cafésA perda de clientela e a dupla face da

lei são as principais razões apontadas por proprietários de cafés para voltarem a permitir o tabaco em locais onde há quase dois anos, com a nova lei, o fumo tinha sido proibido.

“Estávamos a perder clientes e chegámos à conclusão de que o melhor era voltar a permitir fumadores”, refere Alcindo Raposo, proprietário do café Primor, um dos mais antigos da zona baixa da Covilhã e onde chegou a ser proibido fumar com a nova lei. À mesma conclusão chegou

Estér Fernandes, do café Farol, na mesma cidade. “Quando a lei entrou, não sabíamos bem o que fazer. Optámos pela proibição de fumar, mas foi um ano perdido e de bastante sacrifício”.

No Fundão, o restaurante e café “As Tílias” esteve prestes a proibir o tabaco em todo o estabelecimento. Mas uma empresa inspectora informou a gerência que, "como os espaços do café e do restaurante estão fisicamente divididos, era possível levantar a proibição no café”, explica a responsável, Cláudia Diogo.

Quatro deputados do distrito em comissõesNo passado dia 12 foram instaladas as comissões parlamentares permanentes da Assembleia da República. Lá estão os quatro deputados do distrito

Nas comissões processa-se o trabalho legislativo na especialidade, assim como também a actividade de fisca-lização do governo e demais organismos.

Hortense Martins, depu-tada do Partido Socialista à Assembleia da Republica eleita pelo Circulo Eleitoral de Castelo Branco, integra a Comissão de Assuntos Eco-nómicos, Inovação e Energia e a Comissão de Orçamento e Finanças, como membro efectivo. Está ainda na Co-missão de Trabalho, Segu-rança Social e Administra-ção Pública, como membro suplente. O outro socialista eleito pelo distrito, Jorge Seguro Sanches, estará tam-bém na Comissão de Assun-tos Económicos, Inovação e Energia e na Comissão de

Agricultura e Pescas, como membro efectivo e ainda suplente da Comissão de Orçamento e Finanças.

E OS SOCIAIS-DEMOCRATAS?Do lado do PSD, Carlos

Costa Neves, cabeça-de-lista por Castelo Branco e vice-presidente do Grupo Parla-mentar do PSD, é membro efectivo da Comissão de As-suntos Europeus e membro suplente da Comissão de Agricultura e Pescas.

Carlos São Martinho Go-mes, segundo deputado eleito por Castelo Branco e presidente da Comissão Po-lítica Distrital, tem assento como membro efectivo na Comissão de Assuntos Eco-nómicos, Inovação e Energia (ao lado dos dois socialis-tas do distrito) e é membro suplente da Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicações.

Page 3: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 67

3já agora15 a 30 de Novembro de 2009

qu15zenaDia1

Dia2

O essencial daBan Ki-moon felicitou Obama por permitir entrada dos seropositivos nos EUA

Relatório final de acidente da TAM no Brasil em 2007 aponta possível erro humano

Secretário do Tesouro dos EUA prevê demora na recuperaçãoeconómica

MorreuAntónio Sérgio, o último radialista dos programas de autor

Universidade de Évora "não é sustentável" com actual modelofinanciamento, alerta reitor

Marcelo Rebelo de Sousa recusa ser candidato de facção à liderança do PSD

Programado Governo garante que impostos não sobem e reforma do sistema fiscal é para continuar

Prioridade para modernizar o país é "liderar na revolução energética", diz Governo

Processo Face oculta: rede de Manuel Godinho envolvia contactos de alto nível

LIVRODEOCORRÊNCIASPOLICIAIS

Queixas por 5.800 euros em furtos em Belmonte e Covilhã

A GNR recebeu no fim-de-semana de 30 de Outubro a 1 de Novembro queixas por furtos em diversos imó-veis num total de 5.800 euros. No Tortosendo, foram registados dois furtos no dia 30, um numa residência com um prejuízo de 1.350 euros e outro num edifício comercial que perdeu 3.300 euros.

No dia 31, a GNR registou um furto numa residência de Caria, Belmonte, no valor de mil euros. Já no dia 1, domingo, nem a Junta de Freguesia de Belmonte esca-pou, mas o roubo não foi além de 25 euros, concluiu.

GNR investiga casa arrombada

A GNR está a investigar um furto ocorrido no dia 3, numa residência na Boidobra, Covilhã, de que resultou um prejuízo de 3000 euros, adiantou fonte daquela for-ça de segurança. Segundo a mesma fonte, os assaltantes recorreram ao arrombamento de uma porta.

Furto de veículoO Posto Territorial da GNR da Covilhã registou no

dia 2 de Novembro um crime por furto de veículo mo-torizado, no valor de 750 euros.

Conduzir sem cartaO Posto Territorial da GNR de Unhais da Serra,

elaborou dois autos de notícia contra mulher de 39 anos de idade, por crime de condução de veículo sem habilitação legal, um no dia 3, outro no dia 4 de No-vembro. Já no dia 5, foi elaborado um auto de notícia contra homem maior, por crime de desobediência (conduzia veículo automóvel com carta de condução apreendida).

GNR nos centros de diaO Destacamento Territorial da GNR da Covilhã reali-

zou no dia 3 de Novembro uma acção de sensibilização sobre “segurança a idosos e burlas”, no centro de dia de Vale Formoso. Estiveram presentes dois militares e 30 idosos.

A GNR do Fundão realizou duas acções semelhantes, nos dia 4 e 5, nos centros de dia de Nossa Senhora do Fastio - Enxames e Quintãs - Salgueiro. Estiveram presentes quatro militares e 95 idosos.

Acção na escolaA GNR do Fundão desenvolveu no dia 4 de Novem-

bro na escola jardim de infância EB1 da Soalheira uma acção de sensibilização sobre “Circular em segurança - circuito rodoviário”. Estiveram presentes três militares, 33 alunos e três docentes.

65.000 euros roubados do Multibanco de AlcariaA Polícia Judiciária está a investigar um assalto a uma caixa Multibanco em Alcaria, concelho do Fundão

O roubo aconteceu na noite de 4 para 5 de Novembro (de quarta para quinta-feira). A caixa está instalada no edi-fício da Junta de Freguesia, na rua principal da aldeia, foi aberta com um maçarico e do interior foram furtados 65.000 euros. O alerta foi dado pelos funcionários da Junta de Freguesia quando chegaram ao local de ma-nhã.

ASSALTO COM MAÇARICO“Os assaltantes arromba-

ram a porta e com um ma-çarico abriram o Multibanco onde era preciso para tirar o dinheiro. Tiraram-no todo e não mexeram em mais nada”, descreveu à Agência Lusa, Joaquim Louro, funcionário da junta.

“Foi um trabalho de profis-sionais”, acrescentou, sendo que naquela noite ninguém na aldeia deu conta do que se passava. “Era uma noite muito ventosa, o que pode

ter abafado algum barulho que eles fizessem”.

A caixa Multibanco é a única da aldeia, localizada na rua principal. “Tinha sido carregada com dinheiro, pelo menos, dois dias antes”, referiu Joaquim Louro

PUB

Page 4: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 67

4 já agora 15 a 30 de Novembro de 2009

qu15zenaDia2

Dia3

Dia4

Centros de Saúde: Computador é miragem nalgumas extensões, noutras a banda é "demasiado estreita"

Processo Casa Pia: arguidos reiteram inocência nas declarações finais

Um terço das espécies animais estão em risco de extinção

União Europeia (UE) prevê taxa de desemprego em Portugal de 9 por cento neste e no próximo ano

UE revê em alta o crescimento da economia portuguesa para -2,9% este ano, com subida de 0,3% em 2010

Crise de financiamento ameaça combate à SIDA nos países em desenvolvimento

Processo Face Oculta: Armando Vara pede suspensão do mandato no BCP

Tratado de Lisboa: entrada em vigor premeia aposta política do Governo português, diz Sócrates

Automóvel: Magna aceitou decisão da General Motors de não vender Opel

O essencial da

AUTOclassificados - Ligue-nos para publicar os seus: 96 96 76 76 3

Volkswagen Passat Ano 2004. Veículo com "full extras"Motor diesel 1.9 TDI

Opel CorsaDezembro de 2006, cinco portas, 1.3 CDTi, ar condicionado

Renault ClioAno 2001, motor 1.2 16 válvulas, fecho centralizado, vidros eléctricos

Ford Fiesta2005, comercial, diesel TDCi 1.4IVA dedutível, rádio com CD

Opel Combouma grande oportunidade para o seu negócios

Mitsubishi ColtAno 2008, motor 1.1,ar condicionado, leitor CDs

PUB

AGORA, REVISÕES COM TRATAMENTO "MECHANIX CHOICE" - MELHORA A ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL!

Visite-nos na Calçada das PoldrasOu ligue-nos já pelo tel. 275 331 597

Bom ano para o azeite na Beira InteriorA campanha da azeitona promete ser das melhores dos últimos anos, garante João Pereira, presidente da Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior

“O ano agrícola foi favorá-vel”, destacou. A produção média de azeite na região oscila entre as quatro a cinco mil toneladas por ano, “mas desta vez pode chegar às seis mil” – sendo que os preços ao produtor mantêm-se entre “os 35 a 45 cêntimos por quilo de azeitona”. Na região, os maiores desafios do sector passam pelo aumento de oli-val novo e promover o asso-

ciativismo entre produtores e lagares.

UNIDADE CENTRAL ARRANCA EM 2010

“O cenário não foge muito ao que se passa noutras áreas da economia. O país perde imenso por não conseguir

ter mais cooperação e econo-mias de escala”, alertou. Para tentar inverter a situação, a APABI vai criar em 2010 uma unidade central de comer-cialização e embalamento de azeite, que vai arrancar com cinco a seis unidades produ-toras da região.

Na Beira Interior há 60 a 80 mil hectares de olival, “mas só se terão renovado cerca de três mil nos últimos 10 anos, o que é manifestamente insuficiente”

Sindicatos insistem num plano de emergência

A União de Sindicatos de Castelo Branco vai voltar a pedir ao Governo e aos grupos parlamentares o lança-mento de um plano de emergência para acudir à situação económica e social do distrito, anunciou a estrutura sindical. “A situação actual traduz um agravamento da situação económica e social do distrito”, refere a USCB num comunicado em que destaca o aumento do desem-prego, “já perto dos 11.000 desempregados oficiais, sendo que o desemprego real é bem maior”.

Nove autarcas do PSD querem congresso

Um grupo de nove autarcas do PSD pediu no dia 7 de Novembro a realização de um congresso do partido para promover o debate interno antes das eleições directas para a liderança, anunciou o presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto. Segundo o autarca, trata-se de um grupo que não quer discutir apoios a eventuais candida-turas à liderança do partido, mas está “preocupado com a necessidade de haver uma nova liderança e não estar a ser preparado o debate e a análise que a situação dos portugueses exige”.

No final do encontro, Carlos Pinto disse que os autar-cas vão sugerir a Manuela Ferreira Leite “que o partido se reúna em congresso nacional, de preferência no mês de Janeiro".

De azul contra a diabetesO castelo da aldeia histórica de Castelo Novo e a Câmara

da Covilhã foram dois dos espaços da região que estive-ram iluminados de azul para assinalar o Dia Mundial da Diabetes, que se celebrou no dia 14.

Os dois municípios associaram-se assim à iniciativa mundial em edifícios e monumentos de todo o mundo “num apelo à união global ao combate, controlo e pre-venção da diabetes”.

Venha à HIDRO Solidária e apoie a AAPACDMRealizam-se dia 21 de No-

vembro entre as 22:00 e as 24:00 nas Piscinas Munici-pais do Fundão, sessões de hidroginástica com o fim de angariar dinheiro para a As-sociação Portuguesa de Pais

e Amigos do Cidadão Defi-ciente Mental (APPACDM) do Fundão.

É uma iniciativa que se intitula como HIDRO Soli-dária, com o apoio e organi-zação da Câmara Municipal

do Fundão.Ao longo de seis sessões

haverá dança, artes marciais e outras actividades dentro de água. Cada um é convida-do a participar e deixar o seu donativo.

Page 5: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 67

5já agora15 a 30 de Novembro de 2009

Farmácias de Serviço

qu15zenaDia4

Dia5

Dia6

Casamentos homossexuais: Bispo do Porto defende referendo, PS recusa

Gilberto Gil grava disco sobre festas joaninas e compõe para Tereza Salgueiro

Lista de devedores e impostos já ultrapassa os 22 mil, entram de uma só vez 4.600

Um ano depois, nos EUA, Obama diz ter afastado a ameaça da ruína económica

Consumo de drogas: cannabis diminui entre jovens, heroína e cocaína continuam "preocupantes", diz Observatório Europeu

Muro de Berlim caiu há 20 Anos, portugueses festejaram dia histórico nos dois lados da cidade dividida

Beyoncé e U2 triunfam nos prémios MTV em Berlim.

Milionários na China duplicaram a sua riqueza em 2009

Paulo Bento demite-se de treinador do Sporting

James Watson, premiado com o Nobel da Medicina, prevê cura do cancro para a próxima década

O essencial da

“Depositrão” para electrodomésticos em fim de vida no Fundão

O Município do Fundão passa a dispor de um “depo-sitrão”, contentor destinado ao depósito de pequenos electrodomésticos em fim de vida (como secadores de cabelo, torradeiras, material informático ou telemóveis, entre outros).

O “depositrão” está colocado junto ao pavilhão multiu-sos no Fundão. A recolha e encaminhamento dos resíduos para tratamento ou reciclagem será feita pela ERP Por-tugal - Associação Gestora de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos, anunciou a autarquia.

Novo núcleo apoia mulheres com cancro da mama

Para ajudar a ultrapassar preocupações associadas ao cancro da mama, o Movimento Vencer e Viver do núcleo regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro criou uma extensão de atendimento na Covilhã. A ex-tensão visa, através de voluntariado, possibilitar apoio emocional e social a mulheres e a disponibilização de materiais ortopédicos. A extensão funciona no Hospital Pêro da Covilhã, quartas-feiras das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:00 e aos sábados das 10:00 às 12:30, com o telefone 913340224.

Presépios de toda a regiãoO Museu do Canteiro em Alcains mostra desde dia 14

de Novembro a tradicional exposição dedicada à temá-tica natalícia do Presépio. Esta exposição conta uma vez mais com peças da colecção particular de Francisco Elias, médico do Hospital da Covilhã. Conta ainda com uma exposição/venda de trabalhos realizados nas APPACDM de Castelo Branco e do Fundão e terá por complemento diversos trabalhos de artesãos nacionais: Pedro Riobom e Carla Mota (Porto), Atelier Viana Cabral (Ponte de Lima), João Clemente (Fundão), Meg (Covilhã), entre outros.

Hospital prevê 120 fertilizações em 2010

Em média, 30 por cento dos casos de insucesso na fecundação são resolvidos nas consultas de infertilidade, os restantes podem acrescentar os procedimentos mais avançados às soluções, sem terem que se deslocar para Lisboa, Porto ou Coimbra

O Hospital da Covilhã prevê realizar 120 fertilizações ‘in vitro’ em 2010, anunciou a direcção da instituição na apresentação da Unidade de Medicina de Reprodução, a única do interior do país

O novo laboratório de pro-criação medicamente assis-tida vai estar concluído em Fevereiro, mas já está a ser feita a triagem de casais nas consultas de infertilidade do hospital. Segundo um estudo da Universidade da Beira Interior, há 1300 mulheres, entre os 30 e 50 anos de ida-de, casadas, sem filhos e com problemas de fertilidade nos distritos de Castelo Branco e Guarda.

PRIMEIRO BEBÉ ATÉ 2011“Temos todos os equipa-

mentos possíveis para fazer todas as técnicas de procria-ção medicamente assistida”, referiu Hélio Oliani, respon-sável pela Unidade de Me-dicina de Reprodução. “Em 2010 acreditamos tratar 120 casos com fertilização in vitro e muitos mais com procedi-mentos mais simples”, como indução de ovulação ou coito programado. “Se começar-

mos em Janeiro ou Fevereiro ainda temos os nove meses para poder nascer um bebé em 2010. Mas se não for, em 2011 certamente teremos um bebé”, concluiu.

Tese vai traçar mapa de risco de radãoUma tese de doutoramento, na área da Física, desenvolvida na Universidade da Beira Interior, pretende elaborar um mapa de risco no que respeita à presença de radão na cidade da Guarda

O estudo vai apontar algu-mas formas de prevenção e respostas para casos actuais. O radão é um gás libertado pelo urânio e dificilmente de-tectável. Por isso mesmo, este composto apresenta-se como um dos principais perigos para a saúde pública. Segundo

alguns estudos científicos, a cidade da Guarda e a região envolvente apresentam locais de grande concentração deste gás. Isto porque, o urânio está bem presente em certas rochas graníticas e a região da Guarda contava também com algumas explorações mineiras deste material.

Todos estes estudos cientí-ficos não apresentam, todavia, um mapa de localização das zonas mais problemáticas, nem algumas indicações para minimizar o problema. É pre-cisamente para colmatar estas lacunas que surge agora uma tese de doutoramento, na Uni-versidade da Beira Interior.

IMPLICAÇÕES SOCIAISEste estudo científico com

forte ligação social está a ser desenvolvido por uma pro-fessora de uma escola secun-

dária da cidade mais alta do País, e está a ser orientado por Sandra Soares, docente do Departamento de Física da UBI. O “SOS Radão”. Um estudo denominado “SOS Radão” e que está integrado num projecto de maior vulto que se chama “Risco para a Saúde Humana da Exposição Ambiental ao Radão”. Esta iniciativa de âmbito nacional é coordenada pelo professor Luis Peralta, da Faculdade de Ciências de Lisboa, a que se juntam as colaborações da UBI, do Laboratório de Radioactividade Natural, do Laboratório Ricardo Jorge, entre outras instituições.

Farmácias de Serviço da Covilhã

Segunda, 16 - Mendes (Meio Rua Direita)Terça, 17 - Parente (Atrás Câmara)Quarta, 18 - S. Cosme (Frente SerraShopping)Quinta, 19 - S. João (Fonte das Galinhas)Sexta, 20 - Soares (Junto Correios Pelourinho)Sábado, 21 - Crespo (Frente Intermarché)Domingo, 22 - Mendes (Meio Rua Direita)Segunda, 23 - Parente (Atrás Câmara)Terça, 24 - Pedroso (Saída da Rua Direita)Quarta, 25 - S. João (Fonte das Galinhas)Quinta, 26 - Soares (Junto Correios Pelourinho)Sexta, 27 - Crespo (frente Intermarché)Sábado, 28 - Mendes (Meio Rua Direita)Domingo, 29 - Parente (Atrás Câmara)Segunda, 30 - Pedroso (Saída da Rua Direita)

Farmácias de Serviço do Fundão

16 a 18 de Novembro - Farmácia Avenida19 a 25 de Novembro - Farmácia Taborda26 a 30 de Novembro - Farmácia Diamantino

Page 6: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 67

6 já agora 15 a 30 de Novembro de 2009

PUB

TEL. 275 95 00 2196 466 73 53

Traga uma amiga e o seu Brushing fica...

...a metade do preço!!

Dia6

Dia7

Dia8

Dia9

CGTP considera que medidas sociais do Governo ficam aquém do necessário

Shell deverá pagar mais de 12,7 milhões de euros por crimes ambientais

Estímulos à economia vão manter-se até a recuperação ser mais visível, anuncia G20

Cinco portugueses mortos em acidente na construção de túnel em Andorra

China anuncia 10.000 milhões USD para África na cimeira de Sharm El-Sheik

Contra-almirante português comanda NATO combate à pirataria na Somália

Personalização é o futuro dos filmes , diz Copolla

qu15zenaO essencial da

PUB

Homenagem a Vítor Marques

No próximo dia 20 de Novembro, sexta-feira, pelas 20:00, realizar-se-á no Hotel Tryp D. Maria, um jantar de homenagem e agradecimento a Victor Marques, no momento em que este cessa o exercício das suas funções na Câmara da Covilhã.

O "reconhecido mérito, grande qualidade e profissio-nalismo, tendo demonstrado ao longo dos anos grande competência moral e dedicação de forma leal ao serviço que lhe estava incumbido", são características, que na opinião do presidente da Câmara, Carlos Pinto, justificam este gesto de homenagem.

Nova actividade "Eu Tenho" na Biblioteca da Covilhã

"Eu Tenho" é o nome da nova actividade que a Biblio-teca Municipal está a proporcionar aos leitores.

A iniciativa consiste no preenchimento de uma cader-neta de cromos de Literatura, que é entregue vazia a todos os leitores que a solicitem. Os cromos são requisitados ao mesmo tempo que os livros e entregues quando se faz a devolução do livro.

Trata-se de uma colecção que irá agradar a adultos e crianças, embora a estética da caderneta seja adaptada de acordo com a idade do leitor.

Os cromos podem ser retratos das personagens do livro requisitado, reproduções de ilustrações, capas de obras, fragmentos de texto ou mesmo títulos de contos. Os "coleccionadores" têm assim que adivinhar qual a localização correcta de cada cromo da caderneta e... só não é permitido trocar cromos repetidos!

Dê brinquedos e roupa para o Banco de Sonhos

O Serra Shopping, em par-ceria com o Moto Clube da Covilhã, fomenta o Banco de Sonhos, uma acção de angariação de brinquedos e roupas que decorrerá no piso zero durante todo o período de funcionamento do Centro.

Entre os dias 28 de No-vembro e 6 de Dezembro, os visitantes do Serra Shopping poderão deixar o seu donati-vo que reverterá inteiramente

a favor de 200 crianças, per-tencentes a instituições locais - Centro Social Jesus Maria José do Dominguiso, Infantá-rio Capuchinho Vermelho do Tortosendo e Casa do Menino Jesus da Covilhã.

O dia 19 de Dezembro será especial, pois neste dia os presentes serão entregues pelos Motards do Moto Clube da Covilhã nas suas motos e atrelado em formato de trenó. A saída agendada para

este dia a partir do Serra Sho-pping, contará com cerca de 40 Pais Natal do Moto Clube, que distribuirão os presentes angariados e muita alegria às crianças das instituições.

Projecto leva livros e animações para todosO Projecto “BAÚ DA BIBLIOTECA” consiste na entrega de baús com livros e animações onde são lançados desafios às crianças.

Ao longo de dois anos, a Câmara Municipal da Covi-

lhã tem vindo a desenvolver um serviço itinerante de promoção do livro e da lei-tura junto das Escolas do 1º Ciclo do Concelho sem Biblioteca Escolar. Durante este período foram abrangi-das 46 escolas, totalizando cerca de 720 crianças, com a distribuição de 12 baús, num empréstimo de 2.500 livros, complementadas com 46 ses-sões de animação de leitura promovidas pela Biblioteca Municipal.

NOVA EDIÇÃOO projecto “Baú da Biblio-

teca” regressou às escolas na sua terceira edição em Outubro e estende-se pelo mês de Novembro:

Dia 18, 11h00 - Escola do 1.º Ciclo Jardim - Ferro / Dia 19, 11h00 – Escola do 1.º Ciclo do Canhoso / Dia 23, 11h00 – Escola do 1.º Ciclo da Coutada / Dia 24, 11h00 – Escola do 1.º Ciclo de Orjais / Dia 25, 11h00 - Escola do 1.º Ciclo de São Jorge da Beira

Page 7: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 67

7já agora15 a 30 de Novembro de 2009

Turismo: TAP votada melhor companhia mundial nas ligações para America do Sul, Lisboa é o melhor destino europeu

Revisão do défice para este ano só depois da execução de Outubro, refere Ministro das Finanças

Chanceler alemã Merkel adverte que economia ainda vai piorar antes de melhorar

Nascimentos voltaram a ser superiores aos óbitos em 2008, diz Instituto Nacional de Estatística

Governo quer restringir presença de deputados nas delegações portuguesas em organizações internacionais

Israel está pronto para "concessões difíceis e dolorosas" para estabelecimento do Estado Palestiniano, diz Shimon Peres

"Parece paradoxal" haver médicos que recusam vacinar-se - secretário de Estado Manuel Pizarro

Apagão deixa às escuras vários Estados do Brasil

O essencial da qu15zena

Dia10

SE SOFRE DE: STRESS, ANGÚSTIA, DEPRESSÃO, FADIGA CRÓNICA, ARTROSES, REUMÁTICO, LOMBALGIAS, CERVICALGIAS

A MAGNETOTERAPIA NA VIDA MODERNA É UMA PRECIOSA AJUDA

Centro de Medicina Tradicional

Primula VerisRua do Ginásio, 276200-109 COVILHÃ

Tel. 275 327 247Telem. 91 91 761 [email protected]

Dir. Técnica:Olga Maria Gomes Ribeiro

A força vital e o magnetismo, de mãos dadas, desde sempre fizeram mover os homens, equilibrando o YIN e o YANG de forma a poderem fazer o equilíbrio perfeito da saúde. De todos os elementos que mais poderão clarificar tal situação, será o íman ou o magneto o que tem o poder de atrair ou repelir conforme a polaridade em que se encontre. Na saúde ou na naturopatia nada existe mais natu-ral que a força vital que nos impele para a frente e para a vida.

A saúde através da MAGNE-TOTERAPIA ajuda a um equilíbrio perfeito do ser humano, ajudando também a contrabalançar o YIN e o YANG para uma vida saudável, sem doenças físicas ou psíquicas dando

ao nosso corpo o perfeito equilíbrio de que necessita para enfrentar as agressões diárias.

A MAGNETOTERAPIA quando utilizada sobre o sistema nervoso faz activar as células e ele ligadas, acti-vando os neurónios e a pituitária que fazem modificações no nosso organis-mo, alterando o sistema endócrino e activando a força vital.

A circulação sanguínea é activada na sua base periférica rapidamente, de tal forma que dificilmente será possível a micro-organismos nocivos poderem proliferar por muito tempo, dando espaço às células vivas para a sua reprodução e defesas de futuros ataques.

Escola com crucifixo, mas “pode ser por pouco tempo”

PUB

PUB

www.jaagora.net

A sala de aulas do pri-meiro ciclo da escola básica de Carvalhal Formoso, em Belmonte, ainda tem um crucifixo por cima do quadro, mas a situação pode ter os dias os contados, admitiu à Lusa o presidente do agru-pamento. “A escola é uma instituição laica", pelo que o agrupamento irá "avisar

as escolas para não haver crucifixos afixados”, referiu David Canelo, presidente do agrupamento de escolas Pedro Álvares Cabral, de Belmonte - que concorda com o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, que este mês se pronunciou contra a exposição de crucifixos nas salas de aulas.

Novos presidentes de faculdades e departamentos na UBIEstá quase a terminar a ronda eleitoral por toda a universidade desencadeada pelo novo Regime das Instituições de Ensino Superior

Foram eleitos no último dia 13 de Novem-bro os novos presidentes das Faculdades da Universidade da Beira Interior. Os nomes escolhidos foram os seguintes:

- Faculdade de Ciências: Ana Maria Carreira Lopes- Faculdade de Engenharia: Mário Freire- Faculdade de Ciências Sociais e Huma-

nas: Pedro Guedes de Carvalho- Faculdade de Artes e Letras: Paulo Serra- Faculdade de Ciências da Saúde: Miguel Castelo Branco Antes, no dia 29, tinham sido escolhidos

os novos presidentes dos 14 departamentos

que compõem a instituição:- Dep. Química: Maria Ismael- Dep. Matemática: Ana Paula Martins- Dep. Comunicação e Artes: Anabela Gradim- Dep. Letras: António dos Santos Pereira- Dep. Eng. Civil e Arquitectura: Paulo de Carvalho- Dep. Ciências Aeroespaciais: Pedro Gamboa- Dep. Ciências e Tecnologias Têxteis: Rui Miguel- Dep. Eng. Electromecânica: Abílio Pereira da Silva- Dep. Informática: Abel Padrão Gomes- Dep. Ciências do Desporto: Daniel Marinho- Dep. Sociologia: Nuno Augusto- Dep. Gestão e Economia: Pedro Marques da Silva- Dep. Psicologia e Educação: Maria da Graça Esgalhado- Dep. Física: Paulo Parada

Os próximos desafiosOs eleitos no dia 29 já tomaram

posse, numa cerimónia em que o reitor João Queiroz anunciou os próximos desafios com que se depara a instituição covilhanense. Nos pró-ximos quatro anos a UBI enfrenta os desafios de concretizar e aprofundar

o Processo de Bolonha, a adequação de procedimentos à Agência de Acreditação, o processo de avaliação institucional e o desejável aumento de produção científica avaliada por critérios internacionais.

Urbi et Orbi

UBI recebe congresso de engenhariaA conferência "Engenha-

ria'2009- Inovação e de-senvolvimento" decorre do dia 25 a 27 deste mês, na faculdade de engenharia da

Universidade da Beira In-terior. O encontro tem por objectivo a divulgação de actividades de diversas áreas de engenharia.

Page 8: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 67

8 já agora 15 a 30 de Novembro de 2009

T2 NOVO, mobilado com muito bom gosto, cozinha totalmente equipada. A 2 min. da Faculdade de Medicina. Só 500€!

Quinta Branca! Andar moradia, com 3 quartos. Lareira na cozinha. Terreno muito fértil para cultivar. Só 400€!!

Apartamento T2, 1º andar, cozinha equipada, lareira na sala. Muito bem localizado, próximo da Faculdade de Medicina. Apenas 370€!!!

Excelente Lote, para moradia unifamiliar em urbanização recente, com todas as Infra-estruturas. Muito bom preço!

Quintinha! Bons acessos, duas casas em granito, uma habitável. Luz e esgotos. Próxima da Serra da Estrela. Excelente preço 40.000€.

Moradia para recuperação,3 assoalhadas, Penedos Altos, zona sossegada, com logradouro. Apenas 47.500€!

IMOBILIÁRIO

A IMOBILIÁRIA EM QUE MAIS PORTUGUESES CONFIAM.

Quintinha com 8000m2/Peraboa. Casa em pedra c/120m2. Anexo em pedra. Água. Luz. Excelentes acessos. Zona sossegada. Bom Preço!

Moradia para restaurar/Ferro.Com 2 pisos. 4 Quartos. 2 Salas. Bons Acessos. Fácil Estacionamento. Oportunidade! ERA Covilhã - AMI 6863 275 329 410 / 961 354 120www.era.pt/covilha

Andar-Moradia T2/Stº. António - Covilhã. Cozinha com lareira. Roupeiro. Sótão. Quintal. Óptimas vistas. Próximo UBI! 50.000€ ERA Covilhã - AMI 6863 275 329 410 / 961 354 120 www.era.pt/covilha

T3 NOVO/Qta da Corredoura – Covilhã. Cozinha mobilada e equipada. Lareira com recuperador. Aq. Central. Roupeiros. Óptimos acabamentos. Garagem… Oportunidade 112.000€!!! ERA Covilhã – AMI 6863 275 329 410 / 961 354 120 www.era.pt/covilha

Lote com 800m2/S. Domingos. Viabilidade de construção de uma moradia geminada. Zona residencial. Água. Luz e saneamento. Vistas para Cova da Beira! Oportunidade! 25.000€ ERA Covilhã - AMI 6863 275 329 410 / 961 354 120 www.era.pt/covilha

T4/Covilhã. Remodelado. Mobilado. Marquise. WC com luz directa. Local calmo. Fácil estacionamento. A 5mim do centro da cidade. Óptima oportunidade 55.000€! ERA Covilhã - AMI 6863 275 329 410 / 961 354 120 www.era.pt/covilha Apartamento T1/Covilhã. Com cozinha mobilada e equipada. Lavandaria. WC completo. Caixilharia em Alumínio. Centro da Cidade! ERA Covilhã - AMI 6863275 329 410 / 961 354 120 www.era.pt/covilha

Terreno agrícola/Alcaria - Fundão. Com 1ha. Bem localizado. Barracão. Equipamentos agrícolas. Sistema de rega. Poço. Bons acessos.... ERA Covilhã - AMI 6863 275 329 410 / 961 354 120 www.era.pt/covilha

T2/Aldeia de Joanes. Cozinha mobilada e semi-equipada. Varanda espaçosa. Marquise. Sótão. Garagem. Excelente localização. Oportunidade! 62.500€ 43.211120ERA Covilhã - AMI 6863 275 329 410 / 961 354 120 www.era.pt/covilha

T3/Canhoso Semi-novo. Boas áreas. Suite. Cozinha mobilada com despensa. Sala com Lareira. 2 WC´s. Garagem privativa. Óptima localização! Só 65.000€ ERA Covilhã - AMI 6863 275 329 410 / 961 354 120 www.era.pt/covilha

Prédio para restaurar/Teixoso.C/100 m2. Possibilidade de construção de garagem. Situado em pleno coração da vila! 30.000€ ERA Covilhã - AMI 6863 275 329 410 / 961 354 120 www.era.pt/covilha

T2/Teixoso. Com142m2. Cozinha mobilada e semi-equipada. Acumuladores de calor por toda a casa. 2 Varandas. Aparcamento. Excelente localização. Oportunidade de negócio! 78.800€ ERA Covilhã - AMI 6863 275 329 410 / 961 354 120 www.era.pt/covilha

Moradia para restaurar/Fundão.C/ 3 Pisos. Área total de 300m2. Espaço comercial. Bons acessos. Excelente localização no centro do Fundão. Oportunidade! 80.000€ ERA Covilhã - AMI 6863 275 329 410 / 961 354 120 www.era.pt/covilha

Terreno com 4500m2/Caria.Fértil. Plano. Com acesso em alcatrão. Excelentes vistas e Óptima localização. Oportunidade de negócio! 15.000€ ERA Covilhã - AMI 6863 275 329 410 / 961 354 120 www.era.pt/covilha

A IMOBILIÁRIA EM QUE MAIS PORTUGUESES CONFIAM

COVILHÃ – Moradia nova, em banda, coz. equipada, lareira com cassete, hidromassagem, terraço, quintal, garagem.

T3 – Tortosendo, semi-novo, junto Eixo TCT, 160m2, coz equipada, lareira, aq. central, sótão, garagem individual, excelentes áreas.

APARTAMENTO – Tortosendo, T3, nunca habitado, Avenida principal, lareira, terraço à frente e atrás, sótão, garagem individual, excelentes áreas.

TERRENO – Tortosendo, urbanizável, com a área de 3.500 m2, plano, com electricidade, excelentes vistas, óptimo local.

LOTES DE TERRENO – Covilhã, em zona privilegiada, para construção na vertical, várias fracções, excelentes vistas, visite.

TORTOSENDO – T2, Avenida Principal, bom estado, coz mobilada, grande varanda, sótão, lugar de garagem, excelente valor, visite.

TORTOSENDO – Moradia inacabada, em urbanização, Eixo T.C.T., lote de 700 m2, 5 ass, garagem de 90 m2, 300m2 de área habitável, venha consultar projecto.

MORADIA USADA -3 Tortosendo, em banda 4 assoalhadas, cozinha mobilada e equipada, despensa, 2 wc, logradouro com 166 m2, excelente local, venha visitar.

TORTOSENDO - Apartamentos Novos, T3 e T3 Duplex, com +ou- 170 m2, Eixo TCT, coz mob, pré aq central, pré asp central, lareira, garagem.

TORTOSENDO - T4 Duplex, central, usado em excelente estado, coz. eq, 2 wc completos, arrumos, varandas, excelente luminosidade, excelentes áreas, óptimas vistas, venha visitar.

LOTE DE TERRENO – Tortosendo, com 571,80 m2, em Urbanização, junto Eixo T.C.T., para construção, excelente local, bastante soalheiro

EMPREGO

IMOBILIÁRIO ALUGUERPARTICULARES

Quer publicidade? Ligue-nos!

DIRECÇÃO COMERCIAL 96 96 76 76 3

ERA ImobiliáriaRECRUTA PARA EQUIPA COMERCIAL ZONA COVILHÃ/FUNDÃO M/F C/ OU S/ EXPERIÊNCIA. Enviar curriculum vitae: [email protected]

VENDE-SETRESPASSA-SE Restaurante – Tortosendo, a funcionar, óptima localização, boas áreas.Contactar: 961.621.998

Visite-nos:http://jaagora.net

Calma!Faça da estrada

um ponto de PASSAGEM

e não um PONTO FINAL

- REDUZA A VELOCIDADE- USE SEMPRE O CINTO- CONDUZA COM PRECAUÇÃO

Conselhos do

jáagora

Recepção de anúncios

para a próxima edição:

Até 27 de Novembro

jáagora

Page 9: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 67

9já agora15 a 30 de Novembro de 2009

Directora: Vanda M. Antunes Redacção: Patrícia Figueiredo, Vanda M. AntunesPropriedade, edição e detentora de capital: Licínia Maria da Silva FrazãoNIPC: 219 986 045

já agora FICHA TÉCNICATiragem: 20.000 exemplares ERC: registo nº 125033 Dep. Legal: 250928/06 Impressão: CORAZE - Ol. Azeméis Telef.: 256 600 580 - Fax: 256 600 589E-mail: [email protected]

Escritório/Recepção de Publicidade: Avenida da Anil, Lote 5, Loja 6 - 6200 COVILHÃTel.: 96 96 76 76 3Internet: http://jaagora.surprisebox.pt email: [email protected]

VIDA SAUDÁVEL

Homem bebe, mulher deprime!

A corrente sanguínea nas extremidades do corpo – dedos das mãos e pés – é extremamente importante, uma vez que é única maneira de manter a temperatura corporal correcta. Investigadores descobriram uma forma de recuperar o bom funcionamento da circulação sanguínea com um extracto natural obtido através das folhas do Ginkgo biloba.

GINKGO BILOBA MELHORA A CIRCULAÇÃO

Mãos e pés frios, um pro-blema para o qual não havia esperança de encontrar uma solução, pode agora ser trata-do de uma forma tão simples como tratar uma dor de cabe-ça. Investigadores descobri-ram que o extracto obtido a partir das folhas da árvore Ginkgo biloba, estimula a circulação sanguínea atra-vés dos tecidos humanos. O problema dos dedos frios nas mãos e nos pés é resultado de um fornecimento insuficiente

de sangue. S ã o

cada vez mais os médicos que recomendam Ginkgo biloba, que se encontra à venda em farmácias, aos doentes que se queixam.

COMO FUNCIONA?O que contêm as folhas que

tem a capacidade de melho-rar a circulação? O segredo está nos flavona-glicósidos e nas terpeno-lactonas, que são as substâncias activas (flavonóides) com diversos efeitos biológicos. Os mais importantes são a sua ca-pacidade de evitar a forma-ção de coágulos sanguíneos, proteger as células cerebrais contra as lesões oxidativas e

melhorar o fornecimento de sangue a todas as zonas

do corpo.

MELHORA A MEMÓRIA Existe um grande

número de aplicações para o Ginkgo biloba, sendo algumas parti-cularmente úteis nas

pessoas de mais idade. Mui-tas pessoas de idade sofrem de problemas de memória; no entanto, estimulando a circulação sanguínea, é pos-sível melhorar a memória e a capacidade de concentração. Para além disso o extracto de ginkgo biloba apresenta um vasto efeito em proble-mas relacionados com a má circulação como tonturas, zumbidos nos ouvidos e per-nas pesadas. A capacidade do extracto de Ginkgo biloba no combate dos problemas relacionados com a idade, tais como mãos e pés frios e complicações cerebrais levou a que muitos investigadores considerassem a descoberta desta substância como “uma revolução geriátrica”.

qu15zenaDia11

Dia12

Dia13

Mourinho chocado com a morte do seu primeiro guarda-redes

Governo aceita perante a União Europeia corrigir défice até 2013

Países da Ásia reclamam um dólar mais forte e um yuan mais flexível

Google integra dados do Banco Mundial no seu motor de busca

Portugal apoia projectos de educação na Guiné-Bissau com 5,5 milhões de euros

Noronha do Nascimento reeleito presidente do Supremo Tribunal de Justiça

Acesso ao subsídio de desemprego reduz-se de 450 para 365 dias de trabalho

Processo Face Oculta: Terceiro quadro da Refer suspenso de funções por juiz de instrução

Apoios à economia vão manter-se até final de 2010, anuncia ministro Teixeira dos Santos

O essencial da

Uma das disfuncionalidades familiares mais frequentes na nossa sociedade assenta na díade “marido alcoólico vs esposa deprimida”. É uma realidade que vem dos nossos antepassados onde o homem chega a casa embriagado e descarrega insuportavelmente a sua fúria na mulher e filhos (desde maus tratos físicos e psicológicos), desencadeando por sua vez, o desespero e o medo no seio da própria família. Por outro lado, a esposa muitas vezes incapaz de intervir decididamente nesta situação refugia-se em si mesma e, simplesmente, resigna-se e deprime!

Deste modo, o alcoolismo na família é uma perturbação quase sempre camuflada, pois por vergonha, receio ou simplesmente por se considerar que não vale a pena, muitas famílias sofrem caladas, às vezes no meio de grande desespero. Por conseguinte, a intervenção é muitas vezes limitada e está naturalmente dependente da voluntariedade e da coragem

dos membros da família e amigos em querer resolver este sério problema. Desta forma, para a sua solução, seria importante fazer perceber primeiramente ao homem que o mesmo está doente, que é alcoólico e que tem de fazer um tratamento, o que na maioria das vezes não é fácil!

Atendendo a esta rígida e impotente situação, surgem com naturalidade as perturbações ansio-depressivas das esposas... Mas, enquanto umas se isolam do mundo e na “lei do silêncio”, outras procuram ajuda psiquiátrica com o objectivo de encontrar soluções alternativas para a melhoria da sua qualidade de vida, pelo menos no campo psicofarmacológico. Muitas vezes, é a partir desta intervenção psiquiátrica que se começa a solucionar o problema familiar, pois o tratamento do marido (que deveria ser o primeiro por constituir a maior fonte dos problemas) acontece bastantes vezes por “arrastão”, numa fase secundária do

tratamento desta “doença conjugal“.

Neste contexto, poder-se-à afirmar que este fenómeno familiar é um autêntico ciclo vicioso que teima em procurar estratégias externas, ainda por cima porque “entre marido e mulher não se mete a colher”. Por isso, tendo em conta que existe cada vez mais informação sobre o alcoolismo e suas repercussões familiares, é de referir a extrema obrigatoriedade intrínseca do casal em procurar ajuda através de acompanhamento especializado por uma equipa multidisciplinar como a do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Cova da Beira.

Ricardo Jorge dos Santos Florentim é enfermeiro no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Cova da Beira, EPE

Acabe com as mãos e pés frios de forma natural! ENORME PROCURA

E m p a í s e s como Alema-nha ou França, o extracto de Ginkgo biloba encontra-se entre os suplementos alimentares mais vendidos. O Ginkgo biloba, à venda em farmácias, tornou-se um produto, muito utilizado em auto-medicação e o facto de não existirem efeitos adversos contribuiu para esta enorme procura. A árvore Ginkgo biloba existe há milhões de anos, mas apenas recentemente foi des-coberta a forma de extrair as substâncias activas presentes nas folhas e beneficiar do seu efeito positivo na saúde

humana. No futuro, pessoas de todo o mundo vão poder melhorar a sua qualidade de vida, prevenindo e comba-tendo problemas que tornam a terceira idade por vezes tão complicada.

DRA. INÊS VEIGAFARMACÊUTICA

Como escolher um bom produto?Existem vários suplemen-

tos disponíveis nas farmácias que ajudam a melhorar a cir-culação sanguínea. Estes po-dem parecer iguais mas esta-rem muito longe em termos de qualidade e eficácia. É por isso essencial ter em conta a matéria-prima utilizada. Um dos mais eficazes é o BioActi-vo Biloba Forte cuja matéria-

prima foi testada em vários estudos independentes. A matéria-prima utilizada neste suplemento foi considerada a melhor matéria-prima do mercado - a mais eficaz, de melhor absorção e de me-lhor qualidade. Apresenta também a particularidade de cada comprimido conter a dose diária necessária para

um efeito óptimo (100mg por dia). Apenas um compri-mido por dia contribui para uma circulação sanguínea saudável.

Page 10: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 67

PUB

O Astérix faz 50 Anos!Quem quiser comemorar o

Aniversário de Ouro do herói gaulês pode juntar-se ao lan-çamento mundial deste novo livro. O Livro de Ouro de As-

térix e Obélix é uma história inédita.

Os personangens nasce-ram em França pela mão de Albert Uderzo e René Goscinny no ano de 1959. Após o falecimento de Goscinny, Uderzo prosseguiu o trabalho – apesar de ter afirmado que não quer que ninguém continue a série após a sua morte. As primeiras publicações surgiram na revista Pilote, logo no primeiro número a 29 de Outubro de 1959.

O Livro de Ouro

- Os anti-virus que se pu-xam da Internet funciona por 30 dias, depois é preciso comprá-los. Qual é o que aconselham, visto que há tantos no mercado?Rita Rosa

- As versões trial (de tes-

Sudo

ku

Níve

l: fác

il

Níve

l: dif

ícil

Soluç

ões

O que dá a mistura de uma pulga com a letra A?

Solução:Uma assaltante

As charadas

Jogos de palavrasDescubra quantas palavras

novas pode formar mudando uma ou duas consoantes de JANELA

______________________________________________________________________________________________________________

Lista de palavras: janela, panela, canela, caneta

Internet Clicker promete qualidadeO Clicker é um directório cuida-

dosamente arrumado de vídeos inteirinhos (sejam séries, filmes, ou outros) disponíveis nos mais diversos locais. É claro, há sempre material que só está disponível para quem mora nos EUA... O Clicker está em http://www.clicker.com/

Consultório Informático

te) dos anti-virus pagos só funcionam durante al-guns dias. Mas há opções 100 por cento gratuitas que pode experimentar antes de decidir comprar um programa. Recomen-damos três: Avira, AVG e Avast. Todos estão disponíveis no site

www.donwload.com de onde pode puxar com segurança - basta colocar os nomes na busca. E acima de tudo, não abra ficheiros ou programas que deconhece.

Mande questões para: [email protected]

Cartoons

ZÉTÓ

Salada de frango do campo com Sabores da BeiraIngredientes: 1,200 kg frango do campo, 400 gr tomate concassé, 400 gr cebola em cubos, 15 gr alho picado, 20 gr alho laminado, 8 fatias de pão centeio, 80 gr salsa, 110 gr cebola laminada, 6 dl azeite virgem, 1 dl vinagre, qb sal, qb pimenta

Preparação: Coloque o frango a assar, numa cama de cebola em cubos, alho laminado, vinho branco e 0,5 dl de azeite, temperado de sal marinho e pimenta, durante 1 hora a 150º. Depois do assado, o frango é desfiado e colocado num recipiente com o tomate em cubos, o alho picado e a salsa em folha. Tempera-se com 0,5 dl de azeite, flor de sal, o vinagre e deixa-se repousar + ou – meia hora. O resultado do molho é triturado no liquidificador. Para o Molho, escalda-se a salsa e a cebola em água e emulsiona-se no liquidificador com o restante azeite.

Empratamento: Com a ajuda de uma forma, coloque o frango no centro do prato, perfume com o azeite de salsa e o resultado do assado e decore com folhas de salsa. Acompanhe com tostas de trigo.

DELÍCIAS... por Sílvio Martins

PC Orbit: o gestor de downloadsPuxar vídeos, jogos, flash e mais uns quantos ficheiros pode

ser complexo, mas o Orbit Downloader ajuda a organizar todas as tarefas e tornar mais eficiente a utlização da Internet.

Sobretudo recomendável para quem usa o Internet Explorer (não tanto para o Firefox), o Orbit integra-se na perfeição com o navegador (browser) para que não haja sobressaltos.

Vale a apena testar: está disponível em www.download.com.

O que dá a mistura de uma girafa com um Pit Bull??

Solução: cão de guarda para terraço

Page 11: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 67

11já agora15 a 30 de Novembro de 2009

Festival de Dança e Movimento até dia 27

Continua o Festival de Teatro da Covilhã. Eis o programa para os próximos dias nas instalações do Teatro das Beiras

Programa

- 16-Nov, Baal 17 - "Papões" - 11:00/14:30- 17-Nov, Jangada Teatro - "Os Músicos de Bremen" - 11:00/14:30- 18-Nov, Acert - "As Botas do Sargento" - 11:00/14:30- 19-Nov, Projecto Ruínas - "Shadow Play" - 21:30- 20-Nov, Teatro Art'Imagem - "Ptolo-meu e a sua viagem" - 21:30

- 21-Nov, Peripécia Teatro - "Vicent, Van e Gogh" - 21:30

Música, no café-teatro, da sede do Teatro das Beiras14-Nov - do Imaginário - 23:00 - 21-Nov - Virgem Suta - 23:00 -

Exposição de fotografia, "Ilustrar Portugal - Gentes e Locais", na sede do Teatro das Beiras

O bilhete geral custa 30 euros, enquanto cada bilhete custa seis euros, com des-contos de 50 por cento para menos de 25 anos e maiores de 65.

Covilhã: exposição CLICKA na galeria Tinturaria

A galeria Tinturaria, no Rossio do Rato, junto à Uni-versidade da Beira Interior (UBI), tem patente até dia 28 a exposição “CLICKA”. A mostra inclui trabalhos de artes e design produzidos na UBI em pintura, fotografia,

ilustração, cinema, design multimédia e design indus-trial.

A mostra tem entrada livre e pode ser visitada de terça a sexta, das 10:00 às 20:00 e aos sábados, das 14:00 às 20:00.

Covilhã: “Surriso” na Casa dos Magistrados

Na Casa dos Magistrados, a Câmara da Covilhã expõe até dia 30 a mostra “Surriso”.

Estão patentes trabalhos di-versos, com diferentes técni-cas, de pintura sobre tecido,

bordados e arte floral, sendo todos da autoria de Susana Roseta.

Neurocirurgião João Lobo Antunes fala sobre ética

A Comissão de Ética para a Saúde do Hospital Amato Lusitano de Castelo Branco realiza dia 28 de Novembro uma conferência sobre o tema “Ética: a vida (n)a morte”,

acompanhada de uma expo-sição.

A conferência decorrerá no Cine Teatro Avenida de Caste-lo Branco, a partir das 14:00 e contará com as participações

do neurocirurgião João Lobo Antunes, de Maria do Céu Ma-chado, Alta Comissária para a Saúde e Walter Osswald, presi-dente da Comissão de Bioética da Universidade do Porto.

A ASTA - Associação de Te-atro e Outras Artes apresenta até dia 27 de Novembro, em Castelo Branco, o Contra-dança - Festival de Dança e Movimento. O programa inclui nove espectáculos que

vão ser apresentados no Cine Teatro Avenida e no auditó-rio do Instituto Português da Juventude (IPJ).

Participam os grupos portugueses ASTA, Teatru-bi, Teatro Praga e Ballet

Contemporâneo do Norte, o grupo Reverso, radicado em Berlim, Alemanha e outros quatro espanhóis: Simbion-tes Theater, La Quadra Má-gica, Colectivo Simulacro e Teatro por las Nubles.

Festival de Teatro continua na Covilhã

PUB

Page 12: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 67

PUB

Também no Centro Comercial Acrópole - FUNDÃO

Inscrições para a “Orquestra do Lixo”A Banda da Covilhã, no seguimento do projecto “Orquestra do Lixo” – um projecto lançado em 2007 e com uma vertente músico-ambiental, leva a efeito o 1º Workshop “LIXO com RITMO”

O workshop terá lugar no âmbito das comemorações do 65º Aniversário da Banda da Covilhã, no sábado dia 28 de Novembro, a partir das 14:30. Totalmente gratuito mas com número de inscri-ções limitadas (máximo 30 participantes) que podem ser feitas na sede ou via e-mail

para [email protected]

Tendo como base ritmos como o Hip-Hop, Kuduro, Funky, Samba Reggae, entre outros, que estão associados à cultura urbana e alterna-tiva, associando estes rimos a objectos usados no nosso dia a dia como, bilhas, garra-fas, bidões, colheres de pau, sacos plásticos, tambores de máquinas de lavar loiça e roupa, latas etc.., e tam-bém sons do corpo que irão substituir os instrumentos convencionais, o objectivo é

construir uma peça rítmica e melódica, para apresentar no final do workshop.

RECICLAR PRECISA-SEAlém do objectivo lúdico -

musical, este workshop tem como 2º objectivo sensibili-zar as pessoas para a impor-tância do acto de reciclar. Separar, reciclar, reutilizar é o processo que segue o lixo, aplicando este mesmo processo vamos separar os sons dos plásticos, metais, papel, vidro, entre outros materiais.

IV Convívio de Minibasquete Intermarché-UnidosRealizou-se no sábado, dia 14

de Novembro, no pavilhão da ANIL, o IV Convívio Minibas-quete Intermarché-Unidos, com uma fantástica participação de mais de 300 crianças, 13 clubes e 37 equipas. Clubes como o Gali-tos do Barreiro, Olivais de Coim-bra, SC Coimbrões, VFC Min-

dense, SC Braga, entre outros, realizaram cerca de 100 jogos ao longo do dia. Uma grande parti-cipação aliada de uma excelente organização caracterizaram este dia, que foi de enorme alegria para os mais novos, com muito basquetebol, insufláveis, entre outros divertimentos.

PUB