já agora, o jornal gratuito da covilhã e fundão, nº 86

12
Equipamentos associados aos projetos “estão também à disposição dos hospitais da região" Universidade ganha apoio de dois milhões para investigação Pág. 4 Pág. 6 O jornal de distribuição gratuita da Covilhã e Fundão O j j j j j j j j j jo o o ornal de distribuição gratu u u u u u u u u u u u u ui i i i i i i i i i i it t t t t t t t t t t t ta a a a a a a a a a a a a a d d d d d d da Covilhã e Fundão já agora Visite-nos em http://www.jaagora.net edição Nº 86 dezembro de 2010 Nova instalações já funcionam Serra da Estrela Trabalho de limpeza de neve "não satisfaz" Página 7 PUB Hospital do Fundão

Upload: jaagora

Post on 27-Jun-2015

315 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 86

Equipamentos associados aos projetos “estão também à disposição dos hospitais da região"

Universidade ganha apoio de dois milhões para investigação

Pág.4

Pág.6

O jornal de distribuição gratuita da Covilhã e FundãoO jjjjjjjjjjoooornal de distribuição gratuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiitttttttttttttaaaaaaaaaaaaaa ddddddda Covilhã e Fundão

já agoraVisite-nos em http://www.jaagora.net

edição Nº 86 dezembro de 2010

Nova instalações já funcionam

Serra da Estrela

Trabalho de limpeza de neve "não satisfaz"Página 7

PUB

Hospital do Fundão

Page 2: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 86

2 já agora nº 86 - dezembro de 2010

Iniciativa Hospital do Futuro 2009/2010

Centro Hospitalar recebeu prémios em LisboaO CHCB foi galardoado pelos projectos Gestão e Qualidade nos Serviços Farmacêuticos e Acreditação pela Joint Commission International, que valeram à instituição dois segundos lugares

Na sequência da atribui-ção de três prémios Hospi-tal do Futuro 2009/2010 ao Centro Hospitalar Cova da Beira, o respetivo Con-selho de Administração esteve presente no dia 29 de novembro no Auditório da Faculdade de Ciências de Lisboa, na cerimónia de encerramento do VIII Fó-rum Hospital do Futuro.

O CHCB foi galardoado pelos projectos Gestão e

Qualidade nos Serviços Farmacêuticos e Acredi-tação pela Joint Commis-sion International, que valeram à instituição dois segundos lugares, tendo ainda conseguido conquis-tar um terceiro lugar com o projeto Descentralização Parcial da Consulta de Coagulação.

Os prémios são uma ini-ciativa conjunta do Fórum Hospital do Futuro e das

organizações patrocina-doras em que estiveram a concurso cerca de 200 projectos e mais de uma centena de instituições de saúde. Segundo os organi-zadores, todas as candida-turas apresentadas revela-ram “um elevado padrão de qualidade, provando que em Portugal é possível concretizar ideias inova-doras e obter resultados altamente satisfatórios”.

Angariação de bens na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Campos Costa apresenta livro

Fastos e Factos, a mais recente obra de Manuel Macedo Campos Costa, foi apresentada no dia 11 no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Covilhã. Prefaciado por Pinheiro da Fonseca e apresentado por Manuel Mesquita Nunes, este livro reúne variados temas relacionados com a Covilhã, nomeadamente Santa Paula Frassinetti, O movimento musical na Co-vilhã (1870-1971), A obra de Ernesto de Campos Melo e Castro, A Filha da Senhora Angot, A Fábrica Alçada, Três Cartas Iné-ditas de Fernando Lopes -Graça, Alcunhas, ápodos e apelidos de conhecidos covilhanenses e Crónicas de Viagem.

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade da Beira Interior, em parceria com a Conferência São Vicente de Paulo da freguesia da Conceição (Covilhã), orga-niza a campanha de Natal Semear Solidariedade, Colher Sorrisos = Fazer a Diferença, com o objectivo de ajudar agregados fami-liares carenciados.

Assim, até 7 de Janeiro de 2011, quem quiser con-tribuir nesta ajuda poderá fazê-lo com géneros ali-

mentares (especialmente leite, cereais, azeite, en-latados, óleo, etc.), roupa (roupa interior de homem, roupa para jovens entre os 15 e 17 anos, coberto-res, lençóis, etc.), calçado, electrodomésticos que já não utilize ou livros, en-tre outros que considere úteis.

A entrega dos géneros e bens deverá ser feita na FCSH, no gabinete de Carla Loureiro (localizado no 3º piso) ou na portaria principal (piso 0).

Madeiro volta a arder no centro da Covilhã

Pelo segundo ano consecutivo, a Banda da Covilhã vai recriar a tradição do Madeiro de Natal, no dia 24 de Dezembro, junto à Igreja de S. Francisco – Jardim Público. A tradição, fortemente enraizada na região, “constitui uma forma de celebrar o Natal em comunida-de e partilha”, destaca a colectividade. O madeiro será acesso depois da Missa do Galo.

Fundão: concerto de Natal com a Sociedade Filarmónica Silvarense

Para celebrar a quadra natalícia, a Câmara do Fun-dão e a Sociedade Filarmónica Silvarense promovem na quinta-feira, 23, às 21h30 um concerto de Natal. O espectáculo com cerca de uma hora terá lugar no Audi-tório d´A Moagem - Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão. A entrada é gratuita.

Covilhã: câmara entrega mais 200 cabazes de Natal que em 2009

A Câmara da Covilhã vai entregar 350 cabazes de Natal a famílias carenciadas das freguesias do concelho, mais 200 que no último ano, anunciou a autarquia.

A cerimónia simbólica de entrega está marcada para esta quarta-feira, dia 22, ao meio-dia no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na qual serão distribuídos ca-bazes pelas famílias residentes nas quatro freguesias urbanas.

Recolha de brinquedos para espaço hospitalar

O Voluntariado da Liga dos Amigos do Centro Hospi-talar da Cova da Beira está a promover até dia 24 uma campanha de recolha de brinquedos e livros infantis. Os donativos podem ser entregues num recinto no piso zero, na esquina do espaço saúde, no centro comercial Serra Shopping.

A actividade decorre em parceria com os Lions da Cova da Beira e as entregas servirão para equipar o Canto da Cigarra, um espaço para a ocupação de crianças que recorrem ao Centro Hospitalar.

Mutualista vai abrir farmácia social

A Associação de Socorros Mútuos “Mutualista Co-vilhanense” vai abrir uma farmácia social. A nova farmácia vai permitir aos associados terem “descontos substanciais na aquisição de medicamentos”, anunciou a Mutualista em comunicado.

BoasFestas

são os votos do nosso jornal

Page 3: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 86

33já agoranº 86 - dezembro de 2010

qu15zenaDia1

O essencial da

Cuba e França retomam cooperação bilateral após interregno de sete anos

Estado português coloca 500 milhões de euros em bilhetes do Tesouro a 5,281%

Axa vai analisar eventual venda da Caixa Seguros

Duarte de Bragança pediu a nacionalidade timorense

ONU: Cortes orçamentais e desemprego arrastam Portugal e outros países endividados para “recessão ou estagnação”

Crise financeira: Comissão Europeia prolonga até 2011 possibilidade de auxílios públicos à banca e outras empresas.

Euro/Crise: Governo alemäo "não tem sinais" de que Portugal possa recorrer ao fundo de estabilização

Ministra da Saúde defende necessidade de a Igreja "esclarecer a sua posição" sobre o preservativo

LIVRODEOCORRÊNCIASPOLICIAIS

PJ identifica suspeito de escravizar 12 pessoas

A Polícia Judiciária (PJ) identificou um proprie-tário agrícola da Covilhã que terá escravizado pelo menos 12 indivíduos de nacionalidade portuguesa em explorações rurais em Espanha, anunciou aque-la força de segurança em comunicado. Segundo o Departamento de Investigação Criminal da PJ da Guarda, os casos passaram-se em 2008 e 2009 e o suspeito contava com a ajuda de familiares para transportar as vítimas.

Nas quintas espanholas eram confinados a condi-ções humanamente degradantes, “trabalhando de sol a sol, sem receberem as quantias inicialmente prometidas”, refere a PJ.

Três mil euros roubados nos Serviços Académicos

Cerca de três mil euros foram roubados dos servi-ços académicos da Universidade da Beira Interior, na Covilhã (UBI), no dia 9. O dinheiro estaria num dos pequenos cofres onde são depositados movimentos diários, como as taxas pagas pelos estudantes. A PSP esteve no local para investigar o assunto.

Repetição de julgamento no caso da morte à porta de um café

Acórdão relativo à Borralheira é lido a 5 de janeiroO Tribunal da Covilhã marcou para 5 de janeiro, às 14:30, a leitura do acórdão relativo a dois jovens condenados em 2009 no caso da morte de João Inácio, atado às grades de um café

O Ministério Público pe-diu, nas alegações finais, que o tribunal mantenha as condenações de que Eduardo Pinto e Nídia Afonso recorreram, oito e seis meses de pena sus-pensa, respetivamente, pelos crimes de omissão de auxílio e exposição ao abandono. O procurador censurou ainda os argui-dos por terem usado do di-reito ao silêncio durante o julgamento: “Um inocente tinha tentado dar uma justificação e nem uma foi dada. Isso é que eu acho estranho”, destacou.

Uma posição acompa-nhada por Rocha Perei-ra, advogado da família da vítima, assistente no processo. “Que eles [os arguidos] lá estiveram, estiveram, agora o Tribu-nal tem esta ingrata tarefa de dizer como estiveram”, realçou.

Por seu lado, os dois ad-vogados de defesa pediram a absolvição, alegando fal-ta de provas de que ambos tenham estado no local e de que, estando, tivessem a noção de que a vítima

precisava de auxílio.Luís Ferreira realçou

que ambos teriam que ter visto João Inácio com-pletamente maneatado e percebido que havia lesões graves iminentes para po-derem ser acusados de não ter prestado ajuda.

O tribunal deixou de fora uma transcrição de conversas na Internet en-tre Nídia e uma testemu-nha, Cátia Almeida, por não ter sido consentida pela arguida a gravação daqueles diálogos.

Visita das autoridades ao local dos crimes

Inspeção à Câmara da Covilhã

DIAP aponta para três temas e arquiva restantes

O Departamento de In-vestigação e Ação Penal (DIAP) de Coimbra man-dou arquivar processos de alegadas irregularidades na Câmara da Covilhã, mas manteve dúvidas em rela-ção a três assuntos sobre os quais a autarquia mandou abrir instrução, anunciou o município. O DIAP questio-na “despachos de contra-or-denações no valor de quatro mil euros, o licenciamento do salão paroquial dos Pene-dos Altos e o licenciamento da pala da recepção de um hotel”, refere a Câmara da Covilhã em comunicado.

As investigações do DIAP decorreram nos últimos três anos e foram desenca-

deadas por uma inspecção da Inspeção Geral do Or-denamento do Território (IGAT) realizada em 2005 e cujas conclusões foram divulgadas em meados de 2007. A inspecção visou, entre outras áreas, a gestão administrativa, recursos humanos, planeamento urbanístico e ordenamento do território.

No mesmo comunica-do, a Câmara da Covilhã anunciou que a Comissão Nacional de Protecção de Dados arquivou uma quei-

a do Partido Comunista Português sobre envio de propaganda eleitoral, usan-do a base de dados do Cartão Social Municipal.

Alegada difamação contra presidente da Câmara

Ministério Público acusa diretor regional de Agricultura e jornalista

O Ministério Público deduziu acusação contra o diretor regional de Agri-cultura e Pescas do Centro e contra um jornalista por alegada difamação do presidente da Câmara da Covilhã, anunciou a autar-quia em comunicado. Em causa estão declarações proferidas pelo diretor regional, Rui Moreira, em dezembro de 2008 sobre

eventuais irregularidades no licenciamento de uma moradia do presidente da Câmara, Carlos Pinto. Moreira anunciou o envio de uma denúncia a diver-sos órgãos públicos, num texto redigido por Miguel Gonçalves, jornalista do Jornal de Notícias. O di-retor regional disse que a obra “devia ser embarga-da”, comparando-a a um

ato criminoso.Segundo o despacho

de acusação do Ministé-rio Público, citado pela autarquia, Rui Moreira e Miguel Gonçalves “agiram com intenção de ofender o autarca”. Contactado pela Agência Lusa, o jornalista Miguel Gonçalves não quis fazer comentários. A Lusa tentou contactar Rui Mo-reira, mas sem resultado.

Page 4: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 86

já agora nº 86 - dezembro de 2010

AUTOclassificados - Ligue-nos para publicar os seus: 96 96 76 76 3

motor 1.2, só 15.000 kmsedição especial com ligação MP3 USB/iPod

carrinha familiar, motor 1.5 dCI, sistema audio Carminat

uma viatura familiar a não perder! Motor 1.3 CDTi

1.4 TDCI 2002, 5 lugares, jantes de liga leve

1.3 CDTI, comercial, 2008, com ar condicionado

PUB

AGORA, REVISÕES COM TRATAMENTO "MECHANIX CHOICE" - MELHORA A ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL!

33

qu15zenaDia2

Dia3

O essencial daPortugal cresceu 0,4% no terceiro trimestre em cadeia e 1,5% no homólogo

Ex-ministro das Finanças Ernâni Lopes morreu

Grécia reduz salários nas empresas públicas e aumenta impostos para reduzir défice

Crianças portuguesas em 3º lugar no "ranking" de países ricos no que toca a desigualdades de cuidados de saúde

Venezuela: Mau tempo destroi plantações agrícolas de portugueses em Miranda

Grécia: Standard and Poor's admite rever em baixa notação da dívida devido a planos da EU

Uso de correntes de neve nos automóveis devia ser obrigatório, diz governador civil da Guarda

Crise/Euro: Standard & Poor's prepara descida dos ratings dos bancos portugueses

Espanha: Governo aprovou novas medidas anti-crise

www.jaagora.net

Miguel Gavinhos lidera concelhia do PSD do Fundão

Miguel Gavinhos foi eleito presidente da Comissão Política Concelhia do PSD no Fundão, anunciou aquela estrutura partidária. O novo responsável é vereador a tempo inteiro na Câmara do Fundão, liderada pelo PSD em maioria.

As eleições elegeram ainda ogério Hilário como pre-sidente da mesa da Assembleia de Militantes. O mandato da nova concelhia é de dois anos.

Nuno Reis lidera centristas na Covilhã

Nuno eis foi reeleito presidente da Comissão Política Concelhia do CDS-PP da Covilhã nas eleições realizadas no dia 10. Foram ainda eleitos como vice-presidentes, João Garrett, Júlio Fazendeiro e Maria Sousa. Isilda Barata vai liderar a mesa da Assembleia Concelhia.

Comunidade decora 15 locais do hospital com presépios

Até 6 de Janeiro, 15 locais do Centro Hospitalar da Cova da Beira vão estar decorados com presépios criados pelos utentes de lares, centros de dia, coletividades e até pelos reclusos do estabelecimento prisional da cidade. A iniciativa intitulada Natal no Hospital pretende envolver a comunidade na humanização do espaço hospitalar.

Visite-nos na Internet.

Desde o início do mês

Hospital mudou-se para novas instalações no FundãoO novo edifício e equipamentos representam um investimento a rondar os três milhões de euros

O Hospital do Fundão já está a funcionar em novas instalações. A mudan-ça decorreu na segunda semana de dezembro. O novo edifício e equipa-mentos (camas, material de apoio hospitalar e mo-biliário) representam um investimento a rondar os três milhões de euros. A mudança trou e também um aumento de camas na unidade de cuidados paliativos e um reforço do serviço de fisioterapia.

Para além da mudança, outra das novidades passa pela criação de uma con-sulta de pediatria, o que acontece pela primeira vez no Hospital do Fundão. O atendimento aos mais

novos deverá acontecer quando toda a unidade estiver a funcionar em pleno e, para já, duas vezes por semana. No entanto, serão as necessidades da população a ditar o for-mato final.

Quanto à segunda fase das obras, que prevêem um aumento e a requali-ficação do antigo edifício, aguardam a atribuição de verbas.

O hospital foi requalifi-

cado e reorientado para a convalescença e cuidados continuados na sequência de um protocolo celebrado com o Governo no âmbito da reorganização da rede de urgências. A unidade tem os serviços de Me-dicina, doenças Infecto-contagiosas e Medicina Paliativa. Depois das obras ganha mais 30 camas de convalescença e mais ou-tras 15 a 20 camas de cuidados paliativos.

o o edi cio do os ital do u d o

Page 5: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 86

já agoranº 86 - dezembro de 2010PUB

T2 como novo,cozinha equip.lareira,roupeiros,despensa, varandas,sótão e garagem.Zona expansão da cida-de,excelentes vistas. 86.000€

T3 em bom estado. Próximo de escolas, transportes públicos. Não perca esta oportunidade 38.500€

T1 espectacular, logradouro de 74m2, entrada independente. Excelente negócio, rentabilidade garantida. 28.300€

275 08 10 10 www.habitar.com.pt

qu15zenaDia4

O essencial daAgricultura: Trabalhadores estrangeiros já superam os portugueses nos campos algarvios

Casamento homossexual: 221 uniões desde que lei entrou em vigor há seis meses

Cimeira Ibero-Americana: Sócrates destaca importância do computador Magalhães nos resultados educativos em Portugal

Cimeira Ibero-Americana: Lula da Silva uniu as mãos de Cavaco e Sócrates em Mar del Plata

Neve: 24 estradas nacionais ou municipais cortadas, alerta a GNR

Empresas: Governo prepara congresso nacional das exportações para o primeiro trimestre do ano

T2 i h i T3 em bom estado Próximo T1 espectacular logradouro de

Serra da Estrela

Rampa não se realizará em 2011 A ampa da Serra da

Estrela não se realizará em 2011 por falta de patrocínios e devido aos prejuízos acu-mulados, anunciou fonte do Automóvel Clube de Portugal (ACP). Apesar de ser “uma prova reconhe-cida internacionalmente e com um razoável grupo de concorrentes estrangeiros, os apoios recebidos têm sido escassos e insuficientes para o equilíbrio financeiro”, re-feriu o ACP à Lusa, através da assessoria de imprensa.

O ACP, como entidade de utilidade pública sem fins lucrativos, diz não preten-der “ter lucros”, mas “não pode continuar a suportar os prejuízos que tem vindo a acumular ao longo dos anos”, realçou, sem quan-tificar.

A prova realizada na Co-vilhã tem feito parte dos campeonatos nacional e europeu de montanha e tem sido patrocinada apenas pela

Entidade egional de Turis-mo da Serra da Estrela.

Segundo Jorge Patrão, presidente do organismo, o orçamento apresentado pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP) “era de 25 mil euros até 2007 e tem subido constantemente, sendo e igidos 130 mil euros para 2011”.

“Conseguimos suportar sozinhos os custos da prova

até aos 100 mil euros, mas mais do que isso não pode ser e por isso não chegámos a acordo”, sublinhou.

A situação foi criticada pela Câmara da Covilhã (PSD) que, em comunicado, lamentou que “a Entidade

egional de Turismo não en-contre forma de apoiar um evento que sempre defendeu como de vital importância turística para a região”.

Unidade de mamografia no FundãoUma unidade móvel de

mamografia do Núcleo egional do Centro da

Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) vai estar junto ao Centro de Saúde do Fundão a partir desta quinta-feira e até finais do mês de Abril de 2011. O serviço gratuito de exame mamográfico digital estará

disponível de segunda a se ta-feira, das 9 horas às

12h30 e das 14 às 17 horas. As mulheres inscritas no Centro de Saúde serão convocadas por carta para efectuar o rastreio.

O programa está aberto a toda a população femi-nina entre os 45 e os 69 anos, residente no conce-lho e interessada em fazer o e ame.

O já agoradeseja-lhe

BOAS FESTAS

Page 6: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 86

já agora nº 86 - dezembro de 2010

qu15zenaDia5

Dia6

O essencial daAviação/Espanha: Normalizados voos inter-continentais, nacionais e europeus atrasados ou cancelados

Escolas católicas apelam à mobilização dos pais contra cortes no financiamento

Zeinal Bava diz que pagamento de dividendos na PT são extraordinários e não uma distribuição normal de lucros

Euro/Crise: Grécia sem espaço para falhar se quer manter verbas do FMI e da União Europeia – ministro

Função Pública: Governo garante que proibição de acumular salários e pensões se aplica a todos

Campanha de doação incentiva crianças das instituições sociais a ler

Venezuela: Hugo Chávez autoriza ocupação de unidades hoteleiras pelas famílias afetadas pelas inundações

Fundão

Natal Solidário com ideias para ajudar quem mais precisa

A Câmara do Fundão organiza um cartaz de even-tos relacionados com o Natal a que deu o título de Natal Solidário. Entre eles, realizou-se um mercado solidário em que o pronto-a-vestir e cedentário da Loja Social do Fundão foi trocado por alimentos. “A Loja Social do Fundão tem roupa suficiente para aju-dar as famílias carenciadas, mas precisamos de mais alimentos, pelo que decidi-mos avançar com a troca”, e plicou Alcina Cerdeira, vereadora (PSD) da Câmara

do Fundão.O número de famílias

apoiadas regularmente pela Loja Social do Fundão cres-ceu de 50, quando o espaço abriu em Abril de 2009, para 70 na atualidade. “A tendência é para aumentar, sobretudo por causa do desemprego e da falência de empresas familiares”, descreveu aquela respon-sável. Entre os agregados com apoio regular e outros que recebem ajudas pontu-ais, “no total, já prestámos auxílio a 500 famílias”, realçou.

O Natal Solidário esten-de-se até 6 de janeiro. Do programa também faz parte uma recolha de brinquedos na casa do Pai Natal monta-da na Praça do Município, assim como na exposição de presépios organizada pelo município. Haverá ainda um grupo de 140 jo-vens da Escola Secundária do Fundão que se oferece para embrulhar presentes entre os dias 17 e 24 numa grande superfície da cidade, que, em contrapartida, vai oferecer um lanche a 300 pessoas carenciadas.

Scutvias garante

Pórticos a partir de janeiro, cobrança só em abril

Primeiro a aceitar convite da UBI

Alegre na Covilhã defendeu regionalização

A instalação de pórticos de portagem na auto-es-trada A23 (Torres Novas - Guarda) vai arrancar em janeiro, mas a cobrança não será antecipada, ga-rantiu hoje Levi amalho, administrador delegado da concessionária Scutvias.

Aquele responsável fala-va no final de um encontro com uma delegação distri-tal da Juventude Socialista (JS) de Castelo Branco, que está a recolher infor-mações para tomar uma posição sobre o tema.

“O que está consignado é que as portagens têm que

começar a ser cobradas a 15 de abril” e apesar de “representantes do Esta-do já terem referido uma eventual antecipação, não há qualquer alteração na data”, garantiu Levi Ra-malho.

No entanto, “há vários trabalhos a realizar” pelo que vai arrancar já no princípio de janeiro” a instalação de 16 pórticos - três na área da Estradas de Portugal, entre Torres Novas e Abrantes Oeste, e outros 13 no restante percurso até à Guarda, concessionado à Scutvias.

Manuel Alegre garan-tiu a alunos e professores da Universidade da Beira Interior (UBI) ser melhor candidato a Presidente da

epública que Cavaco Silva, porque sabe “quantos can-tos tem Os Lusíadas”.

Manuel Alegre foi o pri-meiro candidato presiden-cial a aceitar o convite da UBI para participar em entrevistas com jornalistas locais e perguntas do públi-co e, no dia 9, não poupou nas críticas a Cavaco Silva.

Questionado sobre a pre-cariedade laboral e incer-tezas dos jovens face ao futuro, respondeu “Não aceitem esta situação: re-belem-se, organizem-se, façam um pacto de insub-missão”. “Se for Presidente da epública e se achar que os jovens estão conforma-dos, vou arrastá-los para a rebeldia, porque eles têm direito à vida e têm direito

ao futuro e isso a democra-cia tem que lhes garantir”, sublinhou.

Na Covilhã, Manuel Ale-gre confessou ainda ter mu-dado de opinião acerca da Regionalização. Já foi con-tra, mas depois de visitar a raia fronteiriça espanhola verificou que “tem brilho, parece ouro ao pé da nossa raia fronteiriça, e isso deve-se ao papel das autonomias em Espanha”.

“Estou convencido que a regionalização é a única solução para nos garantir um outro projeto de de-senvolvimento para o país”, concluiu.

Apoios do FEDER pelo programa Mais Centro

Dois milhões para investigação na UBIDiversas áreas vão beneficiar do forte apoio financeiro

O Mais Centro - Pro-grama Operacional e-gional do Centro aprovou 35 novos projectos de In-fraestruturas Científicas e Tecnológicas, a que cor-responde um investimento de 107 milhões de euros, com uma comparticipa-ção do Fundo Europeu de Desenvolvimento egional (FEDE ) de cerca de 66 milhões de Euros.

Destes 66 milhões, uma parcela de cerca de dois milhões é destinada à Uni-versidade da Beira Interior. Os apoios vão servir para reforçar “a investigação em parcerias com as empresas, nomeadamente no trata-mento de resíduos agro-industriais, estudando as

potencialidades para o seu reaproveitamento econó-mico, desenvolver tê teis médicos, estudos na área dos efeitos terapêuticos do termalismo e investigação baseada em microscopia”. Alguns dos equipamentos associados aos projetos “estão também à disposi-

ção das equipas dos Hos-pitais articulados com a Faculdade de Ciências da Saúde, esperando-se um efeito positivo no aumen-to da investigação médica e dos cuidados de saúde, essencialmente ao nível do diagnóstico”, destacou a UBI.

esti a o aseada em microsco ia

Page 7: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 86

já agoranº 86 - dezembro de 2010

qu15zenaDia7

Dia~9

O essencial daGrávidas que usem telemóvel arriscam-se mais a ter crianças com problemas com-portamentais, revela estudo

Euro/crise: Governo de ende emissão de dívida con unta europeia - secretário de Estado

ikileaks: ão matem

o mensageiro por revelar verdades incómodas" -

ulian ssange

ornado na egião Centro

de Portugal provocou 15 milhões de euros de pre uízos

Música: Portugueses

a easel anunciam o fim

PUB

Serra da Estrela

Câmara disponível para orientar Limpeza de NeveA Câmara da Covilhã está disponível para intervir no Centro de Limpeza de Neve da Estradas de Portugal na Serra da Estrela, cujo trabalho considera insatisfatório

Pedro Silva, vereador com o pelouro da pro-teção civil, e José Luís Moreira, diretor-geral da Turistrela, destacaram à Agência Lusa que o facto de as estradas serem cor-tadas sempre que neva é “muito prejudicial” para o principal cartaz turístico da região. De acordo com informações recebidas pelo município, “este ano houve atraso na disponibi-lização de meios humanos para o Centro de Limpeza de Neve”, referiu Pedro Silva. “Eventualmente teriam que ser reforçadas as equipas para que hou-vesse a continuidade que a limpeza da neve e ige sabemos por e periência própria que sempre que

há paragens começamos a ter problemas com gelo”, destacou.

Nos primeiros nevões do outono as estradas de acesso aos pontos mais al-tos da montanha voltaram a estar encerrados durante mais que um dia, com prejuízos para o turismo, sublinhou. “As pessoas em Portugal começam a criar a ideia que quando neva não vale a pena ir à Serra da Estrela porque as es-tradas vão estar fechadas”, lamentou Pedro Silva.

Um cenário que José Luís Moreira confirma, com desistências de reser-vas no por altura do último nevão, assim que começa-

ram a surgir as notícias de estradas encerradas.

“Se noutros destinos do mundo se faz esqui com neve a cair, porque é que aqui não conseguimos isso”, questiona. “Talvez haja meios que não estão integrados para funcionar da melhor maneira”.

Para o município covi-lhanense, “e iste falta de coordenação e não há uma gestão eficaz do Centro de Limpeza de Neve”. A Câmara da Covilhã está disposta a gerir ou “pelo menos colaborar” com a gestão daquela unidade para que o cenário não se repita, concluiu Pedro Silva.

UBI prepara nova imagemA Universidade da Beira Interior abriu um concurso

de ideias para uma nova imagem gráfica e corporati-va, anunciou a instituição.

As propostas devem ser apresentadas até 31 de ja-neiro, havendo depois uma seleção de cinco projetos de entre os quais será escolhido o vencedor até dia 10 de fevereiro.

A proposta vencedora vai receber um prémio no valor de 750 euros.

Escolas contra preconceitos premiadas

A Escola Secundária Campos Melo, da Covilhã, e a Escola Secundária com 3º Ciclo do Fundão venceram o concurso “Sons e Imagens sem Preconceitos”, pro-movido pela Coolabora – Consultoria e Intervenção Social, em parceria com o Governo Civil de Castelo Branco. A entrega dos prémios foi integrada na inicia-tiva Violência ero, que aproveitou o Dia Internacio-nal da Eliminação da Violência Contra as Mulheres, a 25 de novembro, para introduzir a temática.

Eleições na AAUBI: à segunda foi de vez

A lista E, encabeçada por Lénia Pereira, confirmou no dia 30 a eleição para a direcção da Associação Aca-démica da Universidade da Beira Interior (AAUBI). Foi a segunda vez que os alunos foram às urnas, visto que as eleições de dia 25 ficaram sem efeito devido a pequenas irregularidades. Apenas 160 alunos vota-ram, havendo 71 votos brancos e sete nulos.

Esparguete resistenteUma ponte feita com esparguete suportou uma

carga de 108,6 quilos num concurso anual promovido pela Universidade da Beira Interior. O vencedor foi Marco Canário, sendo que a ponte suportou mais 7,8 quilos em relação ao ano anterior.

Page 8: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 86

já agora nº 86 - dezembro de 2010

T3 remodelado, com uma boa área, cozinha mobilada e equipada com placa e exaustor, duas casas de banho, perto de transportes públicos, no centro da cidade, excelente para estu-dantes da UBI ou para investimento. Rentabilidade garantida! 62.500€

Terreno com 780 m2, muito bem localizado, com bons acessos. Próximo da Cidade e da auto estrada. Ideal para construção. Vistas deslumbrantes sobre a Serra da Estrela. Uma opor-tunidade única para a sua habitação. Aproveite. Visite! 23.000€

Apartamentos NOVOS, com roupeiros, ar condicioado, lareira com cassete, cozinha mobilada e equipada com placa, forno e exaustor, pré instalação de aspiração central. Sotão, despensa e lugar de garagem. Próximos do Serra Shopping. Excelente investi-mento! A partir de 85.000€

T2 com boas áreas, cozinha mobilada, despensa, 2 roupeiros e sótão. A 2 minutos das escolas e do Serra Shop-ping. Excelente preço.

Quinta com 4,2ha/ Peraboa. Com moradia em pedra para restaurar. Regadio. Bons acessos... 19.000€

Moradia V3/ A 5min do Fundão. Larei-ra na cozinha. Mobilada. Suite. 2WC. Sótão amplo c/100m2. Garagem p/2 carros. 85.000€ ERA Covilhã/ Fundão – AMI 6863 275 329 410 www.era.pt/covilha

Apartamento T3 Semi-Novo/Fundão. Lareira c/recuperador. Aqc e asp central. Sótão. Garagem privativa. Ex-celente localização. Zona privilegiada! ERA Covilhã/ Fundão - AMI 6863 275 329 410 www.era.pt/covilha T3 Duplex/Covilhã. Em excelente esta-do. Grandes áreas. Cozinha mobilada. Lareira. Garagem e aparcamento. Localização Central! 80.000€ ERA Covilhã/ Fundão - AMI 6863 275 329 410 www.era.pt/covilha

Andar-Moradia V3/ Covilhã. Pequeno jardim c/piscina p/crianças. Terraço c/vistas espectaculares. Garagem. Boa localização. 92.500€ ERA Covilhã/ Fundão - AMI 6863 275 329 410 www.era.pt/covilha

Prédio para restaurar/Teixoso. C/100m2. Saneamento. Soalheiro. Possibilidade de construção de ga-ragem. Oportunidade! 29.000€ ERA Covilhã/ Fundão - AMI 6863 275 329 410 www.era.pt/covilha

Prédio p/restaurar/ Covilhã. C/ 3 Apartamentos. Área total 256m2. Loja no R/C. Sótão. Centro da cidade. Excelente investimento! 40.000€ ERA Covilhã/ Fundão - AMI 6863 275 329 410 www.era.pt/covilha

Prédio/Covilhã. Com dois T0´s e um T1. Totalmente mobilados e equipa-dos. Zona de estudantes. A Render mais de 500€/mês!!! 68.000€ ERA Covilhã/ Fundão - AMI 6863 275 329 410 www.era.pt/covilha

Andar-Moradia T2/Paul. Totalmente remodelado. Vidro duplo. Varanda. Óptima localização. Oportunidade! 40.000€ ERA Covilhã/ Fundão - AMI 6863 275 329 410 www.era.pt/covilha

Moradia Isolada/ P. N. da Serra da Estrela. C/quintal. Necessita de algumas reparações. Murada. Local muito agradável c/vistas fantásticas... 25.000€ ERA Covilhã/ Fundão - AMI 6863 275 329 410 www.era.pt/covilha

Moradia V2+2/S. S. Miguel. Total-mente em pedra. Garagem c/portão automático. Caixilharia em alumínio. Sótão. Telhado novo. Junto à ribeira! 45.000€ ERA Covilhã/ Fundão - AMI 6863 275 329 410 www.era.pt/covilha

Fundão, T2 usado, coz. Equip, sala c/ lareira, 2 quartos, wc, despensa, 2 varandas(1 c/ marquise), arrecadç, garagem c/ 40m2. Central. Prç: 64.000€ Fundanense Imob. AMI 3642, Tels.275772219/ 964250725. F505

Fundão,T3,bom estado c/ 3quartos, sala, cozinha equipada, wc, grande marquise. Vistas panorâmicas. Prç: 72.500€ Fundanense Imob. AMI 3642, Tels.275772219/ 964250725. F1014

Fundão, T3 excelente estado c/ sala ampla c/ lareira, cozinha equip, 3 quartos, roupeiros, 2 varandas. Ar-recadç, garagem. Aquec. central. Prç: 85.000€ Fundanense Imob. AMI 3642, Tels.275772219/ 964250725. F1023

Fundão, T3 duplex c/ coz ampla, sala c/ lareira, 3 quartos, saleta, 3 wc, 2 varandas, rouprs. Garagem indivd. Bem localiz. Preço: 80.000€ Fundanense Imob. AMI 3642, Tels.275772219/ 964250725. F1510

Fundão, vivenda, usada, c/ 3 pisos c/ cozinha equip c/ sala comum, sala ampla, 4 quartos, 4 wc. Aprov sótão c/ 4 divisões, 3 varandas. Garagem, 2 lareiras, arrumos. Próx. centro cidade. Fundanense Imob. AMI 3642, Tels.275772219/ 964250725. F2521

Lavacolhos, casa habitação, c/ 2 pisos c/ 3 quartos, sala, cozinha , wc, loja, sótão amplo, quintal, anexo e furo. Prç: 50.000€ Fundanense Imob. AMI 3642, Tels.275772219/ 964250725. LA2567

Souto Casa, casa pedra semi restaur c/ 3 pisos c/ área de 70m2, implat em 25.000m2 terreno, 1 tanque, várias árvor. fruto, água nasc, oliveiras, pega c/ estrada alcatrão, elimin publica, água rede próxima. Local calmo, belo vista. Prç: 107.000€ Fundanense Imob. AMI 3642, Tels.275772219/ 964250725. SC2523

Soalheira, moradia gem nova c/ ga-ragem, sala máq, sala ampla, 4quar-tos, 4 wc, 2 varandas, 1vestuario, 1roup, banh hidrom, coz equip, lareira/cassete, pré instal. Aquec. eléctr, pré instal. ar condic, aspirç centr, pátio, barbacue. Prç: 165.000€ Fundanense Imob. AMI 3642, Tels.275772219/ 964250725. SH2545

Telhado, casa habitaç, 2 pisos p/ restaurar, coz ampla, lareira, arrumos, 1ºpiso,pequenas divisões.Garagem ampla. Prç: 25.000€ Fundanense Imob. AMI 3642, Tels.275772219/ 964250725. TE2534

Vale Prazeres, casa habitç em pedra restau, c/ 2 pisos, coz e sala comum/lareira, 2 wc,3 quartos. Arrumos e terraço.Implant em 1.500m2 ter-reno c/ oliveiras. Belas vistas. Local sosseg. Prç: 70.000€ Fundanense Imobiliária AMI 3642, Tels.275772219/ 964250725. VP2566

Aldeia Joanes, vende-se restaurante em pleno funcionamento e casa de habitação. Bem localizado. Local pas-sagem. Prç: Fundanense Imob. AMI 3642, Tels.275772219/ 96425072

COVILHÃ - Moradia Usada, em banda, excelente estado, 4 ass, cozinha mobilada e equipada, lareira com cas-sete, aquecimento central completo, terraços, painéis solares, garagem, excelentes áreas, óptimo local.

DOMINGUISO - Quintinha com a área de 5000 m2, junto à estrada, com casa em pedra, electricidade, água, esgotos, excelentes vistas.

FERRO - Quinta com a área de 40.000 m2, com casa para restaurar, 3 poços, electricidade, árvores de fruto, bar-racão com 100 m2, vistas panorâmi-cas, venha visitar.

TORTOSENDO - Com a área de 1967 m2, com poço, barracão, furo e electri-cidade, excelente local, visite.

TORTOSENDO - Edifício com 3 pisos, junto à estrada, Piso -1 - Garagem com 120 m2 e quintal com 200 m2, R/c - T3 com cozinha mobilada, Piso 1 - T3 com sótão, excelente local, óptimas áreas.

MORADIA – Tortosendo, em con-domínio fechado, usada, em banda, cozinha toda equipada, aq central a gás, pré inst ar condicionado, garagem e quintal com 30 m2, visite.

Fundanense Imobiliária, Licença AMI N.º 3642. Na Av. Eugénio de Andrade, Lote 41, Loja 5 no Fundão. Mediação de compra e venda de: Apartamentos, Vivendas, Quintas e Lotes. Informa-se pelo Tel. 275772219, 966808037 e 964250725. Ou visite-nos em: www. fundanenseimob.com

Aldeia Joanes,T2 novo R/C, 2 quartos , sala, cozinha ampla e equip., 1wc, roupeiros, aquec. central, Pré inst.ar condic., vidros duplos.Prç: 67.500€ Fundanense Imob. AMI 3642, Tels.275772219/ 964250725. AJ520

Covilhã, T1 novo, coz e sala ampla em comum, wc, quarto, roup, grande varanda, garagem, aquec eléctrico, aspirç central, pré inst ar concion, lavand. Excelente localiz. Prç:56.000€ Fundanense Imob. AMI 3642, Tels.275772219/ 964250725. C102

Covilhã, T3 novo, coz , sala ampla, 2 wc, 2rouprs, 3 quartos, grande varanda, garagem, aquec eléctrico, aspirç central, pré inst ar concion, lavand. Excelente localiz.Prç: 116.000€ Fundanense Imob. AMI 3642, Tels.275772219/ 964250725. C1028

T3 – COVILHÃ, junto ao pólo 4 e residências, coz mob, sala com lareira e cassete, 1 com banheira, excelentes áreasT3, quartos a flutuante, exce-lentes áreas.

TORTOSENDO – 4 ass, semi-novo, coz mob, gás natural, aq central completo, 2 varandas, garagem ampla, sótão por cima com possibilidade de duplex, excelentes áreas, venha visitar.

COVILHÃ - T4, usado, Eixo TCT, em condomínio fechado, cozinha eq, aquecimento central, lareira, acumu-ladores de calor, piscina, campo de ténis, visite.

TORTOSENDO - T2, semi-novo, cozinha eq com placa, forno, exaus-tor e caldeira, despensa, roupeiros, aquecimento central completo, sala com lareira, lugar de garagem.

TERRENO – Tortosendo, com a área de 1.500 m2, para construção, perto do Eixo T.C.T., excelente local, visite-nos.

TORTOSENDO - Lote de terreno com a área de 571,80 m2, em Urbanização, junto Eixo T.C.T., para construção, excelente local, bastante soalheiro.

TORTOSENDO - Terreno com a área de 1800 m2, Eixo T.C.T., para con-strução de 2 moradias, com licença a pagamento.

MORADIA NOVA – Covilhã, lote de 466 m2, cozinha mobilada, aq central completo, asp central completa, pré instalação de ar condicionado, lareira, estores eléctricos, garagem e logradouro.

MORADIA – Tortosendo, semi-nova, isolada, 5 ass, coz equipada com todos os electrodomésticos, aq central com-pleto, lareira com cassete, garagem individual, logradouro, piscina.

TEIXOSO - Moradia com 2 anos, isolada, coz eq, aq central completo, lareira com cassete, acumuladores de calor, pré instalação de painéis solares, estores eléctricos, pré instalação de ar condicionado, sótão preparado, garagem e logradouro, venha visitar.

Apartamento T3, com boas áreas, em excelente estado. Com um logradouro com uma área de 154 m2. Ótima oportunidade! 93.000€

T2 NOVO , com bons acabamentos, cozinha mobilada, 2 roupeiros, lareira com cassete, lugar de garagem, sótão, video porteiro. A 2 minutos da A23. 72.500€

- REDUZA A VELOCIDADE- USE SEMPRE O CINTO- CONDUZA COM PRECAUÇÃOConselhos do

jáagora

Calma!Faça da estrada um

ponto de PASSAGEMe não um PONTO

FINAL

Moradia Tot. em pedra/ Pesinho. Localizada em posição privilegiada c/ vistas fantásticas sobre o Rio Zêzere e Serra da Estrela. Terreno limita com o rio. A 10 min da A23… 48.000€ ERA Covilhã/ Fundão - AMI 6863 275 329 410 www.era.pt/covilha

Quinta/Teixoso. 2 Moradias em pedra p/ restaurar. Terreno c/ 2ha. Vistas p/ a Serra da Estrela/Covilhã. Bons aces-sos. Oportunidade! 40.000€ ERA Covilhã/ Fundão - AMI 6863 275 329 410 www.era.pt/covilha

Quintinha/ Malpique. Terreno com 3.800m2 e casa totalmente em gran-ito com 150m2 de implantação. Luz e água. Acesso em alcatrão…44.000€ ERA Covilhã/ Fundão - AMI 6863 275 329 410 www.era.pt/covilha Quintinha/Sra. do Carmo. Com 6.750m2. Moradia com 85m2. Terraço 21m2. Anexos. Electricidade. Água de Mina. Vistas fantásticas… 47.500€ ERA Covilhã/ Fundão - AMI 6863 275 329 410 www.era.pt/covilha Apart. 6 assoalhadas/Covilhã. C/ 155m2. Roupeiros. Lareira. Aquec. central. Marquise. Sótão. Lugar de garagem. Elevador. Muito central. Excelentes Vistas! 100.000€ ERA Covilhã/ Fundão - AMI 6863 275 329 410 www.era.pt/covilha

Page 9: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 86

já agoranº 86 - dezembro de 2010

Não recebe o Já Agora

em sua casa?

Envie-nos um email para:

[email protected]

e indique a sua morada

Propriedade e edição: Valor e Negócios Lda. - NIF: 508751748Morada: Av. ANIL, Lote 5 - Loja 16200-502 COVILHÃ

já agora FICHA TÉCNICATiragem: 20.000 exemplares ERC: registo nº 125033 Dep. Legal: 250928/06 Impressão: CORAZE - Ol. Azeméis Telef.: 256 600 580 - Fax: 256 600 589E-mail: [email protected]

Escritório/Recepção de Publicidade: Avenida da Anil, Lote 5, Loja 1 6200-502 COVILHÃ - Tel.: 96 96 76 76 3Internet: http://jaagora.net email: [email protected]

VIDA SAUDÁVEL

Delírio alcoólico e suas complicaçõesTendo por base o artigo sobre Alcoolismo

publicado na edição anterior e, atendendo à sua importância e incidência, é de todo pertinente abordar a temática do Delírio Alcoólico resultante do Síndrome de Abs-tinência do Álcool, de forma a elucidar al-guns leitores sobre as complicações do seu imoderado consumo. Neste sentido, o álcool enquanto problema de saúde, pode mesmo constituir-se como letal se um individuo habituado a beber em demasia, diminuir ou suspender esse consumo. Desta forma, o alcoólico crónico está tão dependente desta substância que, para se sentir bem, neces-sita de ingerir logo cedo (normalmente pela manhã, após o seu despertar) uma razoável quantidade de bebidas alcoólicas, de forma a compensar fisicamente a sua falta. Assim, tremores, sudorese e tonturas são alguns dos sinais que o indivíduo sente, enquanto não beber...

Porém, existem casos que, por um motivo ou por outro, não compensam essa privação física diária, podendo dar origem um gra-ve problema de saúde como a Abstinência Alcoólica e, consequentemente, entrar em Delirio Alcoólico. Também designado por Delirium Tremens, pode definir-se como “a forma mais intensa e complicada da abstinência alcoólica”. Assim, consiste num estado de inquietação e confusão mental, onde a pessoa não sabe onde está, nem em que dia está e não consegue ter um comportamento adequado. Além disso, es-tão também associados tremores intensos e alucinações tácteis e visuais (zoópsias), onde o indivíduo “vê bichos” (sendo os mais relatados: aranhas, formigas, cobras e la-gartos). Deste modo, esse tipo de alucina-ções leva o doente a apresentar um estado de grande agitação psicomotora, originando ainda: sudorese intensa, febre, desidratação

e desequilíbrio eletrolítico. Nesta situação, deve-se actuar imediatamente do ponto de vista médico, pois esta situação pode mesmo levar à morte!

Neste sentido, o alcoolismo deve ser visto como uma séria patologia, com óbvia neces-sidade de intervenção individual, familiar e social. Contudo, com este artigo não se pretende incentivar o consumo de bebidas alcoólicas para evitar o Delirium, mas sim tentar elucidar quem bebe imoderadamente, no sentido de procurar ajuda e evitar este grave problema de saúde!

Ricardo Jorge dos Santos Florentim é enfermeiro no Dep. de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Cova da Beira, EPE

www.jaagora.net

Portugal é o país onde há maior dificuldade em equilibrar trabalho e vida

Um estudo realizado em 14 países europeus revela que Portugal é o país onde há maior dificuldade em equilibrar trabalho e vida pessoal, se-guido da Espanha, Grécia e Holanda.

Em Portugal o estudo, que consistiu num in-quérito on-line, decorreu entre 16 e 29 de novembro e envolveu 500 pesso-as, com idades entre 25 e 65 anos. Foi também realizado na Alemanha, Bélgica, Holanda, Áustria, República Checa, Grécia, Hungria, Itália, Portugal, Polónia, Irlanda, Eslo-vénia, Espanha e eino Unido.

Em comparação com os restantes países onde o estudo foi realizado,

Portugal é onde e iste maior dificuldade em en-contrar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal (84 ), seguido de Espa-nha (80%), Grécia (70%) e Irlanda (39 ).

O país onde esta difi-culdade menos se nota é a Áustria, com apenas 20 dos inquiridos a res-ponder que lutam diaria-mente por conseguir o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, refere o estudo, a que a agência Lusa teve acesso.

Numa análise global às respostas em todos os pa-íses, conclui-se que 58% dos inquiridos sentem frequentemente cansaço ou falta de energia e a grande maioria (70%) afirma não ter tempo

para fazer aquilo de que mais gosta.

O estudo refere, igual-mente, que os portugueses planeiam poupar mais e ter maior equilíbrio entre trabalho e vida pessoal no pró imo ano.

Sobre as metas a realizar em 2011, 57% dos inquiri-dos portugueses responde-ram que pretendem poupar mais dinheiro e 45 ter maior equilíbrio entre tra-balho e vida pessoal.

O estudo indica, também, que 40 pretende passar mais tempo de qualidade com família e amigos, 36% dedicar mais tempo a si próprio e ao seu parceiro, 32% participar em mais actividades de lazer e 'ho-bbies' e cerca de 22% quer ser mais romântico.

Metade dos portugue-ses sente cansaço e falta de energia e aponta três causas para esta situação: emprego, falta de exercí-cio físico e alimentação pouco saudável, revela um estudo realizado em 14 países europeus. O estudo, que em Portugal decorreu entre 16 e 29 de novembro e envolveu 500 pessoas, com idades entre 25 e 65 anos, revela também que sete em cada 10 portugue-ses (74%) afirmam não ter tempo para fazerem aquilo que mais gostariam.

“O objetivo do estudo foi avaliar como é que as pessoas se sentem na vida quotidiana em relação à sua saúde, forma de estar, postura, estado mental e quais as razões que atri-buem a algum mal-estar que têm”, afirma à agência Lusa a endocrinologis-

ta Isabel do Carmo, que analisou os resultados do estudo.

Segundo a investigação, 47% da população portu-guesa sente-se cansada ou com falta de energia. Os principais motivos apon-tados pelos inquiridos são o emprego (62 ), falta de exercício físico (54%) e ali-mentação pouco saudável (44 ).

Para Isabel do Carmo, o que é “impressionante” é estas pessoas serem jovens adultos (grupo etário com mais de 55 anos repre-senta 7% dos inquiridos)

e, eventualmente, sem doenças queixarem-se de cansaço (58%), falta de energia e de não terem tempo livre.

Mais de metade dos in-quiridos (51%) afirma que se sente mais cansado no inverno, por oposição à primavera, estação do ano em que apenas 3 sente maior fadiga.

Isabel do Carmo explica que “é fisiológico, porque no inverno há menos luz solar, mais dificuldade em adaptação ao ambiente com chuva e frio, mais exi-gência do metabolismo”.

Metade dos portugueses queixa-se de cansaço e falta de energia - estudo

Boas Festas

Page 10: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 86

Sudo

ku

solu

ções

Sudo

ku

Níve

l: fá

cil

Níve

l: di

fícil

qu15zenaDia10

Dia24

Dia25

O essencial da"Vamos prosseguir com a linha de colocar o BPN no mercado", diz Sócrates

Turismo: Dormidas na hotelaria aumentaram

,5 em outubro - INE

Futebol: Julgamento do processo de Izmailov contra Sporting com início em 2 12

Presidente da CIP diz que "não há condições para cumprir última parte do acordo sobre salário mínimo nacional"

Pobreza: Portugueses t m de se sentir envergonhados por existirem pessoas com fome em Portugal - Cavaco Silva

Venezuela: Portugal envia ajuda humanitária de emerg ncia para sinistrados pelo mau tempo

Portugal: PSD tem que ter "juizinho" para ser alternativa de Governo – Marcelo Rebelo de Sousa

Portugal é o terceiro país da Europa com mais trabalhadores precários, revela o Eurostat

PC

Consultório Informático

Delícias...por Sílvio Martins

Internet

Turismo Serra da Estrela

Promoção da gastronomia e rotas turísticas em Valladolid e Badajoz

Reforçando a aposta no mercado espanhol que tem vindo a ser seguida nos últimos anos, a Entidade e-gional de Turismo da Serra da Estrela (TSE) marcou presença entre 25 e 28 de Novembro em dois dos principais certames de Turismo de Espanha: a INTUR em Valladolid e Fehis-por em Badajoz.

Em Valladolid, se-gundo contas daquela entidade, mais de 45 000 visitantes percor-reram durante quatro dias (de 25 a 28 de Novembro) a mostra

de gastronomia da Serra da Estrela (Espanha) para conhecerem os princi-pais produtos estratégicos da região. Em Badajoz, passaram pelo espaço da Turismo Serra da Estrela cerca de 35.000 visitantes,

sendo que “a estratégia passou pela promoção da marca na província da Estremadura uma zona fronteiriça que vai me-recer especial atenção promocional durante o pró imo ano”.

Sonhosara essoas

redie tes 250 ml Água, 250 ml Leite, 200 gr

Margarina, 10 gr Sal, qb Casca de limão, 400 gr Farinha sem fermento, 10 ovos

re ara o Coloque a água e o leite ao lume com a margarina, a casca de limão e sal. Deixe ferver até a margarina derreter. Junte a farinha com uma colher e mexa energicamente até obter uma bola, sem retirar do lume. Coloque a massa num recipiente. Junte os ovos um a um mexendo bem, cada vez que coloca um ovo. A massa não deve ficar rija nem muito mole. Com uma colher de sopa retire pequenas porções de massa com o tamanho de uma noz e frite em óleo bem quente. Depois passe-os por açúcar e canela ou por uma calda de açucar

- Comprei um computa-dor com o Windows 7. Mas não encontro o pro-grama da Microsoft para fazer cópias de seguran-ça. Já não está incluído no Windows?

ui omes

- Pode já não estar nos

mesmos atalhos, mas o programa de cópias de segurança está incluído no Windows 7 e está ainda mais simplificado. Agora, basta ligar um disco externo e o windows automaticamente pergun-ta se queremos fazer um bac up para esse dis-

positivo. O programa está em: Todos os programas

Manutenção Cópia de Segurança e Restauro

Mande questões para: aa ora sur rise o t

Hora de arrumaçõesSe já não tem mãos a medir para orga-

nizar o seu ambiente de trabalho, então está na hora de puxar o Fences 1.0, um software gratuito que com meia-dúzia de cliques permite arrumar em grupos (caixas) todos os ícones que habitualmente se espalham sem controle. Esta arma secreta está disponível em .do nload.com e pode funcionar de forma manual ou automática. Depois é só etiquetar cada caixa.

Este livro permite e plorar a história por detrás da história que en-cantou milhões de pessoas em todo o mundo.

A obra conta todos os porme-nores da rodagem do filme que deu vida à história escrita por Stephenie Me er.

Todos os pormenores da rodagem e das aventuras vividas pela equipa e actores num livro fantástico e obrigatório nas pra-teleiras dos verdadeiros fãs - que bem pode consirá-lo a prenda de Natal mais desejada.

“Lua Nova - Os Bastidores do Filme”, de Mark Cotta Vaz

Todas as conversões aqui!A incompatibilidade entre diferentes formatos de

ficheiros, sejam textos, músicas ou imagens, é um problema comum. Quem nunca recebeu um ficheiro de texto que depois não consegue abrir? Ou uma música que está num formato diferente do MP3 e que, assim, não se consegue ouvir? O site http://zamzar.com/ existe para converter ficheiros de uns formatos para outros directamente a partir da Internet. O serviço base é oferecido gratuitamente.

Page 11: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 86

já agoranº 86 - dezembro de 2010

PUB

PUB

Já AgoraDep. Comercial96 96 76 76 3Ligue-nos já!

Esculturas Leves na Moagem, Fundão

Encontro de cesteiros e artistas plásticos em exposição

Melhor trabalho de museologia premiado

o o e des osa diretor do useu do u d o rece e o r mio e um orte a ra o

O Museu Arqueológico do Fundão foi o escolhido. Na segunda-feira, pelas 19 horas, na cerimónia de entrega dos prémios nacionais de museologia que decorreu no Museu do Oriente em Lisboa, o Museu Arqueológico do Fundão foi agraciado com o primeiro prémio na categoria de "melhor

trabalho de museologia" pela revista científica EB-V OB IGA. O prémio foi entregue por Luís aposo, director do Museu Nacio-nal de Arqueologia.

Já no ano de 2008 o Museu do Fundão foi ga-lardoado com o prémio de menção honrosa na ca-tegoria de melhor museu português.

Câmara cede instalações a três associações

A Câmara da Covilhã assinou protocolos de colabo-ração e cedência de instalações com três associações do concelho. O Corpo Nacional de Escutas (Agrupamento 20 da Covilhã) recebeu parte de um edifício na Rua de São Salvador, n.º 17, a Fraternidade Nuno Álvares (Agrupamento de Escutas) recebeu uma sala no mesmo edifício e à Banda da Covilhã foi cedida a antiga bibliote-ca municipal e pavilhão confinante, na Rua Frei Heitor Pinto, junto ao jardim público.

Ministra da Cultura adia visita à UBI

Chegou a estar prevista para dia 16 de Dezembro a inauguração de uma nova fase do pólo da eal Fábrica Veiga, do Museu de Lanifícios, mas por dificuldades de agenda da ministra da Cultura, Ga-briela Canavilhas, o evento foi adiado. Aquele pólo foi inaugurado em 2005, nas comemorações do 19º aniversário da UBI, mas vai passar a contar com novos espaços e serviços ao público, disse à Gazeta fonte da UBI.

“Os fios do passado a tecer o futuro” é o lema do Museu de Lanifícios. De acordo com este princípio defende uma “conservação activa” do património que tem à sua guarda.

Centro Hospitalar promove Festa de Natal para os doentes

À semelhança de edições anteriores, o Centro Hos-pitalar Cova da Beira, com o apoio da Liga dos Amigos do CHCB, da Banda da Covilhã e da Desertuna (UBI) promoveu no dia 8 mais uma edição da Festa de Natal, intitulada Natal no Hospital, momento lúdico de índole solidária, destinado aos doentes internados e seus fami-liares. Ficam as fotos a retratar a animação

Interconexões até janeiro

O Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior acolhe desenhos e pinturas de Fernando e

odrigo aparaín até 10 de Dezembro. A exposição intitulada “Interconexões – Relações Urbanas” está patente na galeria de e -posições temporárias do Núcleo da Real Fábrica Veiga.

InvocaçõesO Museu Arte e Cultura,

na Covilhã, apresenta até final do mês a exposição Invocações de Maria, Mãe de Jesus, exposição de peças representativas de Nossa Senhora provenien-tes de diversas capelas e igrejas do concelho com a colaboração da Paróquia de Nossa Senhora da Con-ceição.

As esculturas que resulta-ram de um encontro entre mestres cesteiros e artistas plásticos vão estar patentes na Moagem, no Fundão, até 8 de março. A exposição colectiva Esculturas Leves, mostra o trabalho realizado nas Oficinas do Convento em Montemor-o-Novo.

Durante o Verão de 2008, decorreu no Moinho do

Ananil em Montemor-o-Novo uma ação que juntou artistas plásticos e mes-tres cesteiros, (do Fun-dão, Montemor-o-Novo e Tarrafal) onde participou o cesteiro fundanense An-tónio Nunes (Alcongosta), com o intuito da criação de esculturas. A matéria vegetal como processo de desenvolvimento dos con-

ceitos de peso e leveza. No mês de setembro de 2009 convidaram-se dois novos artistas para fazerem o contraponto com outras matérias, a fotografia e o ferro. No Outono de 2009 cada um procurou um lugar nos espaços das Oficinas do Convento em Montemor-o-Novo para aí instalar as suas peças. A exposição

evoca o rio, o local da expe-riência e a redescoberta de novos sentidos.

Nesta mostra estão pa-tentes obras da autoria de Catherine Henk, Cristina Ataíde, Graça Pereira Cou-tinho, Sara Antónia Matos, Sérgio Vicente, Tiago Fróis e Virgínia Fróis, de terça a domingo, das 14h30 às 17h30.

Page 12: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 86

PUB

Concurso dirigido à comunidade da UBI

Venham daí essas ideias inovadorasA Universidade da Beira Interior vai receber propostas de ideias de negócio até 7 de janeiro na segunda edição do concurso winUBI

O prémio do concur-so será o apoio à criação da respetiva empresa, anunciou a instituição. O vencedor vai receber um prémio monetário de três mil euros para a realização do capital social da nova sociedade e terá direito a apoio de consultoria para deteção de parceiros, investidores. Será ainda

apoiado em matéria de propriedade industrial. O segundo lugar vai ser também premiado com dois mil euros, para a rea-lização do capital social da nova sociedade.

A iniciativa destina-se à comunidade da UBI e o concurso está a aberto a qualquer domínio cien-

tífico ou tecnológico, exi-gindo um “forte conteúdo inovador com potencial de crescimento e viabilidade comercial”. Outro objeti-vo passa por “fomentar o empreendedorismo femi-nino qualificado”, refere a UBI.

Após a votação do júri do concurso, a organização

seleccionará e convidará os cinco concorrentes me-lhor classificados a apre-sentar as suas ideias de negócio numa sessão a 25 de janeiro em que estarão presentes empresários, investidores e “business angels”, ou seja, patroci-nadores de empreende-dores.

Será mesmo entregue um prémio de empreen-dedorismo feminino no valor de 1500 euros para realização do capital social da nova sociedade.

A organização convidará ainda para a sessão final as duas candidaturas melhor classificadas cujas promo-toras individuais sejam mulheres.

Câmara do Fundão assina protocolos com instituições sociais

A Câmara Municipal do Fundão assinou pro-tocolos com três Instituições do concelho: Santa Casa da Misericórdia do Fundão, Centro de Dia de Póvoa de Atalaia e Instituto de S. Miguel – Cen-tro de Convívio de Santo António. Os protocolos prevêem o empréstimo de equipamentos ligados à saúde, locomoção e higiene, de forma a propor-cionar melhores cuidados e qualidade de vida aos utentes destas instituições. Todos os equipamentos cedidos são provenientes do Banco Local de Ajudas Técnicas do Fundão, um projecto implementado pela autarquia fundanense para fazer face às ne-cessidades das instituições de apoio social e da população em geral.