jornal informe - edição 59

8
INFORME GRANDE FLORIANÓPOLIS QUARTA-FEIRA, 16 DE MAIO DE 2012 . ANO 1 . N O 59 - | http://issuu.com/jornal_informe | @jornalinforme | jornal-informe 22 15º T empo H oje REDE DE JORNAIS FLORIANÓPOLIS O conselho foi criado pela Lei nº 8357 de 24 de agosto de 2010, como sendo um órgão consultivo, fiscalizador e deliberativo. Prefeito Dário Berger (PMDB) empossa o conselho às 19h de hoje, na sede da CDL. PÁG A 08 Terá Conselho de Combate a Pirataria CLEBER SANTANA É O CRAQUE DO CAMPEONATO CAIO É O NOVO REFORÇO DO FIGUEIRENSE PARA SÉRIE A GRUPO BALAROTI INAUGURA LOJA EM SÃO JOSÉ HOMEM LEVA TIRO NO OUVIDO AO REAGIR ASSALTO DELEGACIA DE REPRESSÃO A ROUBOS PRENDE HOMICIDA NA CAPITAL PÁG A11 PÁG A11 PÁG A05 PÁG A12 PÁG A12 CÂMARA APROVA PARECER POR DERRUBADA DE VETO PÁG A07

Upload: rede-de-jornais-informe-cacador-grande-florianopolis

Post on 24-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal Diário da Grande Florianópolis

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Informe - Edição 59

INFORMEGRANDE FLORIANÓPOLIS

QUARTA-FEIRA, 16 DE MAIO DE 2012 . ANO 1 . NO 59 - | http://issuu.com/jornal_informe | @jornalinforme | jornal-informe

22 15ºTempo Hoje

REDE DE JORNAIS

FLORIANÓPOLIS

O conselho foi criado pela Lei nº 8357 de 24 de agosto de 2010, como sendo um órgão consultivo, fiscalizador e deliberativo. Prefeito Dário Berger (PMDB) empossa o conselho às 19h de hoje, na sede da CDL. PÁG A 08

Terá Conselho de Combate a Pirataria

FORME@jornalinforme |@jornalinforme | jornal-informejornal-informejornal-informe

CLEBER SANTANA É O CRAQUE DO CAMPEONATO

CAIO É O NOVO REFORÇO DO FIGUEIRENSE PARA SÉRIE A

GRUPO BALAROTI INAUGURA LOJA EM SÃO JOSÉ

HOMEM LEVA TIRO NO OUVIDO AO REAGIR ASSALTO

DELEGACIA DE REPRESSÃO A ROUBOS PRENDE HOMICIDA NA CAPITAL

PÁG A11PÁG A11

PÁG A05

PÁG A12

PÁG A12

INQUARTA-FEIRA,QUARTA-FEIRA, 16 16 16 16 DE MAIO DE MAIO

22 15º

CÂMARA APROVA PARECER POR DERRUBADA DE VETOPÁG A07

Page 2: Jornal Informe - Edição 59

http://issuu.com/jor nal_infor me | @jor nalinfor me | jor nal-infor me | E-mail: redacaofloripa@jor nalinfor me.com.br

EXPEDIENTE PÚBLICAÇÃO: Informe Editora Jornalística LTDA LTDA CNPJ 15.020.627/0001-81

DIREÇÃO GERAL: Adriano Ribeiro48 3240-9643

JORNALISTA RESPONSÁVEL:Adriano Ribeiro

0002902SC

COMERCIAL: Ivon Matoso

48 3240-9643

EDIÇÃOEduardo Bisotto48 3240-9643

PROJETO GRÁFICO: Dóda Design

www.dodadiagramador.com.br

GRÁFICA: Rede de Jornais

Informe

TIRAGEM 4 mil

CONTATORua General Eurico Gas-par Dutra, nº952 Bairro

Estreito CEP 88.075-100 Florianópolis-sc

A 02

Eduardo BisottoQUARTA-FEIRA, 16 DE MAIO ABRIL DE 2012

Eduardo FRASE DO DIA

“A distância entre a amizade e o amor pode ser a distância de um beijo”. Autor Desconhecido

Gas Summit

Gas Summit 2

Slackline

Djalma e os vereadores

Djalma e os vereadores 2

Djalma e os vereadores 3

Slackline 2

O Gas Summit é o encontro anual que integra a cadeia de valor que

compõem a indústria do gás nacional e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento socioeconômico

do mercado de gás natural. O diretor presidente da SCGÁS, Cosme Polêse, será debatedor em um dos painéis do evento que acontece entre os dias 14 e 16 de maior no Windsor Barra Hotel,

no Rio de Janeiro. A apresentação da distribuidora catarinense será no dia 16 de maio, às 10 horas, com o tema “Planos de Expansão das Concessio-nárias Brasileiras de Gás Natural”.

ConcursoEstão abertas as inscrições para o novo concurso público da Prefeitura de

São José para os cargos de nível superior: Agente de Fiscalização Ambiental, Agente de Fiscalização Edilícia, Agente de Fiscalização Sanitária, Agente de Fiscalização Tributária, além dos cargos para nível médio: Agente de Fiscali-zação de Consumo (PROCON) e Agente de Fiscalização em Posturas.

Concurso 2As inscrições deverão ser feitas pela internet, através do endereço ele-

trônico do Concurso Público http://www.mmeducar.com.br até as 16 horas do dia 25 de maio de 2012. Para os cargos de nível superior, a taxa é de R$ 110,00, já para nível médio, R$ 80.

Concurso 3O Edital de Concurso Público nº 006/2012, que dispõe dos cargos, es-

colaridade, vagas, carga horária semanal e requisitos para investidura, está disponível no site: http://www.mmeducar.com.br.

Perdeu por quê?Homem sério, o líder mineiro Milton Campos nunca foi daqueles políti-

cos que tentam explicar o inexplicável. Ele perdeu para João Goulart, em 1960, a eleição para vice-presidente da República, que na época não era “casada” com a de presidente. Na expectativa de obter avaliação profunda do seu próprio insucesso, um jornalista provocou:

- Dr. Milton, por que o senhor perdeu?”- Perdi porque ele teve mais votos – disse, encerrando a conversa mole.

Participam também do painel as distribuidoras COMPAGÁS (Paraná), COMGÁS (São Paulo) e BAHIAGÁS (Bahia) que apresenta-

rão os projetos maios promissores de concessionárias líderes de gás natural no Brasil, alternativas para ampliação do suprimento com gás

natural, perspectivas de consumo residencial, comercial e industrial e tendências de preços futuros para o mercado cativo.

Os adeptos do Slackline, esporte de equilíbrio sobre fita de nylon, poderão a partir deste final de semana contar com estrutura própria para a prática da modalidade na Avenida Beira-Mar de São José (atrás da Fundação Muni-cipal de Esporte e Lazer - FUNESJ). Para incentivar essa prática esportiva, a Prefeitura de São José e a FUNESJ instalou postes e está adquirindo as fitas necessárias para que os atletas andem sobre elas.

O esporte, que iniciou em meados dos anos 80 nos Estados Unidos como treino de equilíbrio para a escalada, está se desenvolvendo e se difundindo

em todo o mundo. A fita de nylon é colocada geralmente a uma altura de 30cm do chão e permite aos praticantes mais treinados criar saltos e manobras

inusitadas. A Fundação Municipal de Esporte e Lazer estuda agora a possibi-lidade de oferecer a população aulas da modalidade com instrutores treinados.

Assim como a Constituição Federal estabeleceu a composição das Câmaras Municipais, observando o número de habitantes, a Prefeitura de São José elaborou projeto de lei para fixar percentuais o total de despesa do Poder Legislativo Municipal (incluídos os subsídios dos edis e excluídos os gastos com inativos), baseado no número de vereadores. O projeto foi proto-colado na Câmara Municipal de São José nesta segunda-feira (14).

O projeto de lei fundamenta-se no inciso IV do artigo 29 da Constituição Federal (redação dada pela Emenda Constitucional 58/2009) que estabelece que municípios com mais de 160 mil habitantes e de até 300mil habitantes, como é o caso de São José, poderão ter até 21 vereadores e no artigo 29A que estabelece o limite de 6% total da despesa do Poder Legislativo Muni-cipal para Municípios com população entre 100 mil e 300 mil habitantes, incluídos os subsídios dos Vereadores e excluídos os gastos com inativos.

Anotem: vai dar muito pano pra manga a discussão deste projeto de lei do prefeito Djalma Berger (PMDB). Se por um lado o projeto tem todo o embasamento necessário, é inevitável notar que ele surge no contexto de uma disputa cada vez mais acirrada entre Executivo e Legislativo, que chegou ao ápice com os vereadores recusando-se a votar o Orçamento no final do ano passado. Não é difícil que o prefeito conte com grande apoio popular para o projeto. Mas tão certo quanto este apoio é a reação que deve partir dos vereadores. São José vai aquecendo as baterias para a guerra eleitoral.

Page 3: Jornal Informe - Edição 59

A 05 QUARTA-FEIRA, 16 DE MAIO DE 2012 Especial

Grupo Balaroti inaugura loja em São José nesta terça-feiraEspaço da loja conta com 5.000 metros quadrados e mais de 60 mil itens à venda

Darilson Barbosa repórter

O grupo paranaense Balaroti ago-ra está abrindo as portas em São

José. O grupo inaugura sua nova loja na cidade nesta terça (15), às 9h da manhã. Presentes, autoridades e jor-nalistas estão conviadados para um café da manhã promovido pela admi-nistração para recepcionar as pesso-as presentes na inauguração.

O espaço d a loja conta com cerca de 5.000 metros quadrados e mais de 60 mil itens à venda. Além de São José o grupo conta com uni-dades em Joinville e Balneário Cam-boriú. A partir de agora os clientes terão à disposição produtos para to-das as etapas da construção. Desde o alicercer como cimento e tijolos e materiais para acabamentos finais como a cerâmica, inclusive tendo uma ampla gama utilidades domésti-cas à disposição dos clientes.

O grupo abre as portas geran-do 80 empregos diretos e mais 40 indiretos Segundo Eduardo Bala-rotti, diretor de marketing e ven-das do grupo, a intenção é fechar o ano gerando 150 empregos diretos. “Contratamos sempre mão-de-obra local, valorizando as pessoas e forta-lecendo os laços com a comunidade”, afirma. Eduardo ainda destaca que a medida auxilia a mobilidade urbana da Grande Florianópolis, evitando deslocamentos dos colaboradores.

O grupo quer aproveitar o bom

momento da construção civil no país e, especialmente, em Santa Catari-na. “São José é estratégica para o crescimento do Balaroti. Nossas pes-quisas de mercado apontaram que o consumidor da Grande Florianópolis estava carente de uma loja de varejo moderna e completa”, explica o di-retor. Até o fim do ano, a empresa inaugura novas loas em Florianópo-lis, Blumenau e Jaraguá do Sul.

Para quem deseja conhecer melhor os produtos e serviços ofe-recidos pelo Grupo Badaroti, a loja está localizada na avenida Leoberto Leal, 249, em Barreiros, entre as 8h e as 20h de segunda a sábado e, aos domingos, das 9h às 18h. De acordo com informações da administração, há estacionamento para 200 carros, espaço de lazer e recreação para crianças e também cafeteria.

O grupo abre as portas gerando

80 empregos diretos e mais

40 indiretos

DIVULGAÇÃO

Espaço fisico da loja é de 5.000 metros² e abriga mais de 60 mil itens à venda

Page 4: Jornal Informe - Edição 59

FlorianópolisA 06 QUARTA-FEIRA, 16 DE MAIO DE 2012

INCA: Estudo sobre o câncer que contou com a participação da Secretaria de Saúde de Florianópolis e

foi publicado pelo INCA, concluiu que pelo menos 19 tipos de tumores – entre eles os de pulmão, pele, fígado, laringe, bexiga, mama e leucemias – estão relacionados à ocupação e ao ambiente de trabalho.

Site disponibiliza acesso às informações públicasDisponibilização dos dados segue determinação da Lei de Acesso à Informação

PEDAGOGIA INOVADORACÂNCER

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

Desde 2009, quando foi implantado o Portal Corporativo, a Prefeitura de Florianópolis investe na transparência das informações públicas pela internet

Instituto é referência no combate à doença

Nesta quarta-feira (16), a Prefeitu-ra de Florianópolis disponibiliza

no seu portal corporativo um hot site especial para a divulgação de informa-ções sobre a administração municipal. A disponibilização dos dados segue as determinações da Lei de Acesso à Informação (Lei nº. 12.527/11), que entra em vigor em todo o país a partir do dia 16 de maio. O objeto da Lei é facilitar o acesso do cidadão às infor-mações de interesse público.

A Lei de Acesso à Informação de-termina que todos os órgãos públicos integrantes da administração direta dos Poderes Executivo, Legislativo, incluin-do as Cortes de Contas, e Judiciário e do Ministério Público deverão divulgar

na internet um rol mínimo de informa-ções, como dados sobre o próprio ór-gão, seus programas e ações, despesas e transferências de recursos, procedimen-tos licitatórios, entre outros.

As autarquias, as fundações públi-cas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios também devem seguir as de-terminações da Lei nº.12.527/11. Além da disponibilização dos dados, os órgãos também devem implantar o Serviço de Informação ao Cidadão – SIC, que aten-derá às demandas dos cidadãos.

Desde 2009, quando foi implanta-do o Portal Corporativo, a Prefeitura

de Florianópolis investe na transparên-cia das informações públicas pela in-ternet. Antes mesmo da Lei de Acesso à Informação, o Portal da Prefeitura já disponibilizava informações sobre projetos e ações, estrutura organiza-cional, contatos, despesas, editais e li-citações, diário oficial eletrônico, entre outros dados. Para atender às deter-minações da Lei nº.12.527/11, foram promovidos pequenos ajustes na orga-nização das informações e foi criado o SIC, que receberá as demandas dos cidadãos por meio da Ouvidoria.

Acesse o site de Acesso às Infor-mações da Prefeitura de Florianópolis

http://www.pmf.sc.gov.br/sites/acessoainformac/

Simpósio debate aprendizado e inteligência

Secretaria de Saúde contribui em publicação nacional

Evento que percorre o país desde março chega a Florianópolis para in-centivar a aprendizagem com qualida-de. Florianópolis será sede do Simpó-sio Regional “Inteligência se Aprende - Práticas Pedagógicas Inovadoras e Saltos de Aprendizagem”. O evento busca debater e compartilhar práticas pedagógicas de sucesso que possibili-tem ampliar a capacidade de aprendi-zagem dos alunos, afim de desenvolver competências e habilidades cognitivas.

As palestras acontecerão nos es-tados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Tocantins e além de Santa Catarina. Na Capi-tal catarinense as atividades acon-tecem no dia 17 de maio, quinta--feira, no Majestic Palace Hotel, Avenida Beira-Mar Norte, Centro. A principal atração é a palestra com

o professor titular da Faculdade de Educação (FEUSP), sobre suas ex-periências com a educação em cursos superiores e sobre seus livros, fruto do seu trabalho acadêmico, e obras paradidáticas, voltadas para crian-ças a partir de cinco anos.

O simpósio busca apresentar a possibilidade de “aprender a apren-der” por toda a vida e partir disso, promover uma modalidade de ensino capaz de ampliar inteligências e con-cretizar transformações. A intenção é transformar o cenário de ensino e possibilitar saltos qualitativos de aprendizagens, através do desenvol-vimento das competências e habilida-des cognitivas no interior de escolas preparadas para a aprendizagem dos alunos, usuários de métodos inteli-gentes, sérios, eficientes e divertidos.

PROGRAMAÇÃO 8h – Wellcome: Coffee e Credencia-

mento 8h30 – Abertura: Saltos de Aprendi-

zagem e a Metodologia do Projeto Men-teinovadora – apresentação do Ciclo de Estudos 2009-2011 - Sandra Garcia e Silvia Donnini

9h15 – Relato de Experiência Exito-sa Local : Florianópolis -Prof. Dr. Nilson

José Machado 9h30 - Oficina – Tecnologia Educacio-

nal e Inovação nas Práticas Pedagógicas: Jogos de Raciocínio, Professor Mediador, Métodos Metacognitivos

11h - Intervalo - Café 11h30 - Palestra – “Saltos Qualitati-

vos de Aprendizagens” 13h- Encerramento

Para facilitar a identificação da cau-salidade de determinados tipos de câncer por agentes específicos e levar a políti-cas públicas de revisão dos ambientes de trabalho insalubres, o INCA lançou a pu-blicação Diretrizes para a vigilância do câncer relacionado ao trabalho.

De acordo com a publicação, pelo menos 19 tipos de tumores – entre eles os de pulmão, pele, fígado, larin-ge, bexiga, mama e leucemias – estão relacionados à ocupação e ao ambien-te de trabalho. E trabalhadores de algumas profissões, como as de cabe-leireiro, piloto de avião, comissário de bordo, farmacêutico, químico e enfer-meiros são muito mais propensos ao desenvolvimento desses tumores.

O lançamento contou com a pre-sença do diretor do Departamento de Vigilância da Saúde Ambiental e da Saúde do Trabalhador da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Mi-nistério da Saúde, Guilherme Franco Neto e do diretor-geral do INCA, Luiz Antonio Santini. Guilherme destacou que o “documento é absolutamente estratégico para que se conheça as in-formações e se aborde a vigilância do câncer de maneira adequada”.

Ele sugeriu que o material seja apresentado formalmente ao ministro da Saúde, aos secretários do Ministé-rio e a instâncias como Conselho Na-cional de Saúde, Conselho de Secretá-rios Municipais e Estaduais de Saúde.

“Esses atores podem pautar a agenda e estabelecer prioridades”, frisou.

Guilherme acha importante, ain-da, que além da Saúde, os atores das área de Trabalho e Previdência tam-bém sejam sensibilizados para a ques-tão da exposição dos trabalhadores a risco de câncer devido à ocupação desempenhada. E por fim, que todos os profissionais de saúde sejam capa-citados para fazer as anotações corre-tamente quando do diagnóstico de um câncer relacionado ao trabalho.

Santini disse que era muito re-compensador ser o diretor do INCA quando a instituição apresentava esse trabalho. “Além de trazerem diretri-zes e orientações, essa publicação é uma homenagem a todos os trabalha-dores. Quero agradecer a dedicação da equipe que produziu o documento e aos colaboradores externos que con-

tribuíram na sua elaboração.”Cada capítulo da publicação foi

escrito por um grupo de especialistas e submetido à análise de um comitê de consultores. O objetivo é oferecer aos profissionais de saúde subsídios, por meio de orientações técnicas e epide-miológicas, para buscar na história pessoal e profissional do paciente, infor-mações ou indícios de contato com com-postos potencialmente cancerígenos no ambiente ou no processo de trabalho.

Além das substâncias mais comu-mente associadas ao desenvolvimento de tumores, como o amianto (ou as-besto), classificada pela Organização Mundial da Saúde como cancerígena para humanos desde 1987, produtos aparentemente inofensivos, como po-eiras de cereais, de madeira e de cou-ro, e até mesmo medicamentos (os an-tineoplásicos) podem provocar câncer.

Page 5: Jornal Informe - Edição 59

A 07

São José QUARTA-FEIRA, 16 DE MAIO DE 2012

CAMARA DE SÃO JOSÉ REALIZOU AUDIÊNCIA PÚBLICA A Câmara de Vereadores do muncipio de São José realizou nesta terça-feira dia 15 de maio uma Audiência Pública para

discutir com a Comunidade do Bairro Procasa a permuta de uma área pertencente ao município, para definir qual vai ser a utilização daquele espaço da comunidade, objetivando atender os anseios e as demandas da comunidade, por isso é importante que moradores do Bairro Procasa e região compareçam e definam qual serviço é prioritário para a comunidade.

Realiza curso de manipulação de alimentosCurso de capacitação visa trazer uma formação continuada para os profissionais da área

ACIF DE FLORIANÓPOLIS

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

Capacitação visa dar melhor formação aos profissionais

Camara realizou Audiência Pública na noite de ontem

Parecer que era pela derrubada do Veto foi aprovado na Câmara de São José

A Associação Comercia e Indus-trial de Florianópolis estará pro-

movendo nos dias 16 e 17 de maio, entre às 13 e 18h um curso de Mani-pulação de Alimentos. O conteúdo vai ser administrado em 15 horas/aula. Os encontros vão acontecer na Acif de Florianópolis e visam fornecer uma base técnica e teórica aos for-mandos do curso.

O público-alvo são principalmen-te os manipuladores de alimentos que trabalhem em Feiras Livre, restau-rantes, churrascaria, hotel, clubes e similares. Ou ainda que trabalhar numa lanchonete, café colônial, bomboniere, petisqueria, pastelaria, pizzaria, cantina, casa de massas, confeitaria, vendas ambulantes.

Segundo relata a assessoria de comunicação o principal objeitivo do curso é se adequar e atender as exi-gências da RDC nº 216, estabelecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e a legislação municipal nº 5980/2002 e o decreto 1654/2002. Outro objetivo impor-tante é tornar os manipuladores de

alimentos conhecedores dos perigos que possam estar nos alimentos, das conseqüências destes sobre a saúde dos consumidores e das técnicas cor-retas para a sua prevenção.

A equipe deve sair do curso com a capacidade de prevenir e impedir a deteriorarização dos alimentos. Para tanto os contéudos ministrados focam nessa meta. Conta com disciplinas de mcrobiologia de aliementos, perigo nos alimentos (físicos, químicos e biológicos) higiene pessoal, ambiente utensilio e alimentos, legislação na area de alimentos e conscientização das boas práticas

O Parecer da Comissão de Consti-tuição, Justiça e Redação ao Veto Par-cial n.º• 003/2012, do Prefeito Muni-cipal, ao Projeto de Lei n.º• 003/2012, que originou a Lei n.º• 5.186, de 04 de abril de 2012, que cria a Correge-doria-Geral da Guarda Municipal de São José, vinculada à Secretaria Mu-nicipal de Segurança, Defesa Social e Trânsito foi derrubado na sessão desta segunda-feira, 14 de maio, por 7 votos a favor e 6 abstenções.

Após sua votação deu-se continuidade as demais matérias que estavam na pauta, 12 pareceres favoráveis das Comissões de Cons-tituição, Justiça e Redação; Educação e Cul-tura, Saúde e Assistência Social e Defesa do Consumidor e de Finanças e Orçamento aos Projetos de Decreto Legislativo que vão do nº 24/2012, ao nº38/2012 da Mesa Diretora, que homologam os Termos de Convênio cele-brados entre o Município de São José (SC), através da Secretaria Municipal de Assistên-cia Social e a diversas associações e entidades de São José foram aprovados por unanimida-de dos vereadores presentes.

As associações e entidades beneficiadas pelo convênio são: Associação dos Portadores da Síndrome de Down - AMIGO DOWN, As-sociação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE/SJ, Entidade Instituto Cidadania em Ação – ICA, ONG Travessia - Serviço de Ação Solidária e Cidadã, Associação dos Morado-res Jardim Amodelar – AMORJA, Ação So-cial de Barreiros, Entidade Ação Social São Francisco de Assis, Entidade Creche e Orfa-nato Vinde a Mim as Criancinhas, Instituto Redenção, Centro de Recuperação de Toxicô-manos e Alcoólatras - CRETA.

Page 6: Jornal Informe - Edição 59

DIVULGAÇÃO

GeralA 08 QUARTA-FEIRA, 16 DE MAIO DE 2012

PRÊMIO PROFESSOR NOTA DEZ: Em Sessão Especial na noite de segunda-feira (14/05), foi entregue por meio da Secretaria Municipal de Educação e Câmara Municipal de

Florianópolis o Prêmio Professor Nota Dez. O intuito do encontro foi valorizar os melhores trabalhos realizados na rede.

Florianópolis terá Conselho de Combate a PiratariaO conselho foi criado pela Lei nº 8357 de 24 de agosto de 2010, como sendo um órgão consultivo, fiscalizador e deliberativo

O Prefeito Dário Berger (PMDB), e o Secretário Municipal de Se-

gurança e Defesa do Cidadão, Hamil-ton Pacheco da Rosa, convidam para a cerimônia de posse e instalação do Conselho Municipal de Combate a Pirataria em Florianópolis. O evento acontece nesta quarta-feira, dia 16 de maio, às 10 horas no prédio da CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas.

O conselho foi criado pela Lei nº 8357 de 24 de agosto de 2010, como sendo um órgão consultivo, fiscalizador e deliberativo, de ca-ráter permanente e que está vin-culado a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa do Cidadão.

A pirataria é entendida como a violação aos direitos de proprie-dade intelectual e industrial, es-pecialmente a contrafação ou re-produção não autorizada, inclusive em relação a programas de com-putador, conforme o disposto nas Leis Federais n.s 9.609 de 1998 e 9.610 de 1998.

Entre as atribuições do Conse-lho Municipal de Combate a Pira-taria em Florianópolis – CMCPF, destacam-se:

I - analisar, sugerir e definir medidas destinadas ao enfrenta-mento da pirataria e combate aos delitos contra a propriedade inte-lectual e industrial;

II - agir em conjunto com ór-gãos e entidades públicas e pri-vadas a fim de coletar, analisar e compartilhar informações perti-nentes; entre outras atribuições.

Legião da Boa Vontade homenageia as MãesA Legião da Boa Vontade (LBV)

promoveu um encontro especial para homenagear as mães assistidas pelos programas sócio-educacionais da ins-tituição. O evento aconteceu no Centro Comunitário de Assistência Social da entidade, onde são atendidas meninas e

meninos no programa LBV — Criança: Futuro no Presente! A comemoração contou com apresentação de músicas, teatro e mensagem dedicada às mães e cartões confeccionados pelas próprias crianças, na oficina de Arte e Cultura ecumênica, além de um jantar.

Todas as ações que a LBV de-senvolve em Florianópolis e em todo o País vão ao encontro do lema da Instituição: "Promover Educação e Cultura com Espiritualidade Ecu-mênica, para que haja Alimentação, Segurança, Saúde e Trabalho para

todos, na formação do Cidadão Pla-netário". E isso é possível porque a ações da LBV são pautadas pelo Novo Mandamento de Jesus: "Amai--vos como Eu vos amei. Somente as-sim podereis ser reconhecidos como Meus discípulos" (Evangelho de Jesus

segundo João, 13:34 e 35). O Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade, em Florianó-polis, está localizado na Rua General Eurico Gaspar Dutra, 226 - Estreito. Telefone para mais informações (48) 3271-4300.

Florianópolis entre o Prêmio “Educador Nota Dez”

FCC abre inscrições para oficina de avaliação

Em Sessão Especial na noite de segunda-feira (14/05), foi entregue por meio da Secretaria Municipal de Edu-cação e Câmara Municipal de Floria-nópolis o Prêmio Professor Nota Dez. O intuito do encontro foi valorizar os melhores trabalhos realizados na rede. Cinco professoras foram premiadas, todas receberam placa, medalha e uma viagem para o 4º Congresso Interna-cional de Educação que acontecerá de 7 a 9 de junho em Gramado, Rio Grande do Sul. Assim como um tablet, oferecido pelo grupo Orbenk.

Na solenidade, o Coral da Escola Básica Luiz Cândido da Luz interpre-tou o Rancho de Amor à Ilha para as autoridades e público presente. A professora Jaqueline Rosa, que coor-dena o grupo, foi uma das agraciadas com o prêmio. Em seu pronuncia-mento, a Secretária Adjunta de Edu-cação do Município, Sidneya Gaspar de Oliveira, destacou o comprometi-mento e a assiduidade das profissio-nais. “Estes são os principais fatores

para uma Educação de qualidade e todas cumpriram com excelência”.

Ao todo 27 profissionais da rede inscreveram trabalhos desenvolvidos nas unidades educacionais. Os cases foram avaliados por uma equipe de coordenação pedagógica e com su-pervisão de ensino da Secretaria de Educação e pelos vereadores Erá-dio Gonçalves, Márcio de Souza e Celso Sandrini. Foram observadas questões como melhoria da qualida-de da educação, ações inovadoras e comprometimento institucional. O projeto de lei que institui o prêmio é de autoria do vereador Asael Pereira.

Os cinco trabalhos selecionados foram; Circuito cultural em Floria-nópolis, de Priscila Chiká Simici; Projeto “Turma do Dino”, de Maria-na Mendes; Trabalhando a diversida-de por meio do filme Kiriku e a Feiti-ceira, de Ângela Magliocca; Projeto interdisciplinar tecendo saberes, de Ana Kelly Brustolin e Coral Luiz Cândido da Luz, de Jaqueline Rosa.

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Avaliação de Bibliote-cas: princípios de gestão, promovida pela Fundação Catarinense de Cul-tura (FCC), por meio do Sistema de Bibliotecas Públicas de Santa Ca-tarina (SBPSC) em parceria com a Biblioteca Pública de Santa Catari-na (BPSC). A capacitação ocorrerá no dia 29 de maio de 2012, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na BPSC. Interessados devem enviar a ficha de inscrição disponível no site da

FCC (www.fcc.sc.gov.br) para o en-dereço [email protected], até 23 de maio.

A oficina, voltada a gerentes, dirigentes e bibliotecários, será mi-nistrada pela bibliotecária Giselle Freitas. O objetivo da capacitação é identificar, conhecer e solucionar questões que dificultam a divulgação, utilização e valorização da biblioteca junto à comunidade. É pré-requisito que os participantes da oficina te-nham 2º grau completo.

SERVIÇO: O quê: Oficina de Avaliação de Biblio-

tecas: princípios da gestão Quando: 29/05/2012, das 8h às 12h e

das 13h às 17h Onde: Biblioteca Pública de Santa

Catarina (Rua Tenente Silveira, 343 - Centro - Florianópolis - SC)

Inscrições: enviar o formulário dis-ponível para download no site www.fcc.sc.gov.br, até 23 de maio de 2012, para o e-mail [email protected]

Carga horária: 8 horas Vagas: 40

Page 7: Jornal Informe - Edição 59

A 11

Esporte QUARTA-FEIRA, 16 DE MAIO ABRIL DE 2012

CDESMENTIDO: O EMPRESÁRIO TOTO WOLF, SÓCIO DA WILIAMS, DESMENTIU QUE

BOTTAS SUBSTITUIRÁ BRUNO SENNA ATÉ O FIM DA TEMPORADA DA FÓRMULA 1.

Cleber Santana é o craque do campeonatoLeandro Silva e Renato Santos também obtiveram a bola de ouro, e Hemerson Maria foi eleito o melhor técnico

CATARINENSE

O meia Cleber Santana foi eleito o Craque do Campeonato cata-

rinense de 2012 no Prêmio Top da Bola. O evento de premiação ocorreu na noite desta segunda-feira no Tea-tro Pedro Ivo, em Florianópolis. Cle-ber também obteve a Bola de Ouro na posição de meia.

A zaga avaiana, a menos vazada da competição, também foi conside-

rada a melhor pelos jurados. Renato Santos e Leandro Silva ficaram com a Bola de Ouro.

Os demais jogadores avaianos premiados foram: o goleiro Diego fi-cou com a Bola de Prata; os volantes Bruno e Pirão e o atacante Felipe Al-ves obtiveram a Bola de Bronze.

Hemerson Maria foi eleito o melhor técnico da competição. O treinador, que

comandou o time em oito partidas, ob-tendo seis vitórias e dois empates, foi aplaudido de pé pela plateia quando foi chamado para receber o prêmio.

O Top da Bola ficou para o Avaí em outras funções: Zé Rodrigues fi-cou com a Bola de Ouro como prepa-rador físico; e o presidente João Nil-son Zunino foi Bola de Prata como melhor dirigente.

MANOEL BENTO

DIVULGAÇÃO

Cleber Santana foi o melhor do campeonato catarinense

Caio é o novo reforço do Figueira

No domingo, dia 13, a equipe de futebol feminino do Avaí também entrou em campo. O jogo foi contra o Audax, na cidade de Joinville. A partida terminou com o placar de 5 a

0 para as meninas avaianas. Os gols foram de Daia (3), Thati e Michele.

O Avaí jogou com Ane (Lo-hana); Brenda (Sabrina), Carol-zinha, Viviane e Carol; Anelise,

Carla (Mai), Noca (Luana) e Ana; Thati e Daia (Michele). A comis-são técnica foi composta por José Ricardo Lemos Paz, Bruna Paz e Ricardo Ferreira.

Arini deixa o Leão

Avaí vence no futebol feminino

O gerente de futebol Carlos Arini não seguirá mais com o Avaí para a sequência do clube na temporada de 2012. O desligamento foi acertado on-

tem pela manhã em reunião com o pre-sidente João Nilson Zunino. A tendên-cia é que o ex-volante do Corinthians, Marcelinho Paulista, seja o novo geren-

te do clube. Desta forma, estaria con-solidada uma parceria entre o timão e o Avaí com o empréstimo de jogadores corintianos para a disputa da série B.

Caio é o novo reforço do Figueira

Alunos paraatletas de malas prontas

FEL confirma participação no Congresso Internacional de Educação Física

O primeiro reforço do Figueirense para o campeonato brasileiro é Caio. O jogador tem 21 anos, pesa 65 e tem 1,75m de altura. Caio começou no Vol-ta Redonda, teve uma passagem apaga-da pelo São Paulo em 2009 e foi para o Botafogo, onde virou o talismã do técnico Joel Santana no título carioca de 2010. Enquanto isso, o técnico Argel Fucks foi apresentado ontem. Argel de-clarou que espera cumprir o seu contra-to até o final, que não foi contratado por indicação de ninguém e, sim, pelo seu trabalho. O técnico finalizou dizendo que o Figueirense é o seu maior desafio.

A delegação de alunos paraatle-tas do município de São José estão de malas prontas para disputar o III PARAJESC – Jogos Escolares Para-desportivos, que acontece de 15 a 20 de maio, na cidade de Brusque/SC.

São José enviará para repre-sentar o município 24 atletas, di-

vididos nas seguintes modalidades: natação, atletismo, tênis de mesa, futebol 7, Bocha, com destaque para Marcia da Silva que disputará a competição no atletismo e tam-bém no tênis de mesa, modalidade que ela é campeã brasileira.

O apoio ao paradesporto que

os atletas do município vem rece-bendo desde as categorias de base é oriundo da parceria firmada en-tre Prefeitura Municipal, através da Fundação Municipal de Esporte e Lazer, Secretaria de Educação e Fundação Catarinense de Educa-ção Especial.

Quinze profissionais de Educa-ção Física da Fundação de Esporte e Lazer de São José estarão par-ticipando nesta semana (dias 17 a 19 de maio) do II Congresso Inter-nacional de Formação de Profissio-nais de Educação Física (CIFPEF). O encontro acontecerá no Centro de Eventos da Universidade Fede-

ral de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

“A participação desses profis-sionais neste Congresso reafirma o compromisso do Prefeito Djalma Berger em incentivar a formação continuada dos servidores públicos do município”, observa o Superin-tendente da Fundação de Esporte e

Lazer, Luciano Heck.Durante esses dias, os profissio-

nais terão a oportunidade de deba-ter sobre saúde, esporte, lazer, artes marciais, dança, entre outros assun-tos. Este ano o tema central será a “Construção da Identidade Profis-sional em Educação Física: da For-mação à Intervenção”.

Page 8: Jornal Informe - Edição 59

A 12QUARTA-FEIRA, 16 DE MAIO DE 2012 Segurança

PROCURO CASA OU APARTAMENTO

PARA ALUGAR NAS PROXIMIDADES DO BAIRRO ESTREITO. QUE

TENHA NO MÍNIMO DOIS QUARTOS. (48) 8410-0951

Homem leva tiro no ouvido ao reagir assaltoVítima tem 55 anos e foi atingida por volta da 1h30 da madrugada de ontem (15)

SERRARIA

A Polícia Civil iniciou ontem (15) a investigação de um crime de

assalto ocorrido por volta da 1h30 da madrugada. A vítima, cujo nome não foi divulgado, tem 55 anos e foi abordado pelo criminoso no Bairro Serraria, em São José.

De acordo com informações da Polícia Militar (PM), a vítima teria esboçado reação durante o roubo, quando o assaltante disparou a arma contra o seu rosto, atingindo o seu ouvido. O criminoso fugiu e familia-res levaram o homem para o Hospi-tal Regional de São José.

Não foi divulgado o que o assal-tante teria levado da vítima. O estado de saúde do homem também não foi revelado. O caso foi registrado na 2ª Delegacia de Polícia em São José e está sendo apurado.

MANOEL BENTO

MANOEL BENTO

MANOEL BENTO

Crime está sendo investigado na 2ª DP de São José

Deoclecio Valdemar Cardoso, 48 anos, estava foragido desde 2004

Prédio foi inaugurado com a presença do comandante geral da PM, coronel Nazareno Marcineiro

Nova sede do Comando da Cavalaria é inaugurada em São José

Delegacia de Repressão a Roubos prende homicida na Capital

Comandante-geral da PM recebe visita de comitiva dos EUA

No último dia 10 de maio, du-rante a solenidade alusiva ao Dia da Cavalaria, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nazareno Marcineiro, realizou a inauguração do novo prédio do comando da Guar-nição Especial de Polícia Militar Montada (GUEspPMMon).

Edificado junto ao picadeiro de treinamento e demais instalações já existentes da Cavalaria, localizada no bairro Barreiros, em São José, a edificação possui área construída de 391,83 m², tendo um custo final de R$ 456.580,08.

Além do comando e subcoman-do da unidade, as novas instalações abrigarão também a Seção de Pesso-al, Seção de Planejamento, Seção de Logística, Corregedoria, alojamento de oficiais e sala de aula.

De acordo com o comandante da GUEspPMMon, tenente-coronel

João Erly Padilha Droppa, a nova sede otimizará o serviço prestado pela unidade. “As melhores condi-ções de trabalho adquiridas com

a inauguração da nova unidade se refletirão no aprimoramento do tra-balho oferecido à população”, des-tacou o oficial.

Na manhã de ontem (15) Poli-ciais Civis da Delegacia de Repressão a Roubos da Capital cumpriram man-dado de prisão, expedido pela Vara do Tribunal do Júri, em desfavor de De-oclecio Valdemar Cardoso, 48 anos, vulgo Biro Biro. Ele foi preso numa

Rua do bairro Campeche, na Capital.Deoclécio, que estava foragido do

sistema prisional desde 2004, foi con-denado a cinco anos e três meses de pri-são por homicídio. O crime aconteceu no ano de 2000. A prisão foi coorde-nada pelo Delegado Luiz Felipe Rosado.

O comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Nazareno Marcineiro, rece-beu na tarde da última quinta-feira (10) o comandante da polícia da ci-dade de Tampa, nos Estados Unidos da América (EUA), coronel Eduardo Jany, acompanhado do diretor-geral Mark Hatten, e o superintendente de engenharia técnica Mark Simons, ambos da empresa Mutual Link.

Na sala de situação, o coronel Na-zareno pode fazer uma exposição do Business Intelligence (BI), que é uma das ferramentas de gerenciamento estratégico que faz parte do Plano de Comando que está em vigor hoje na corporação. O comandante da polícia de Tampa ficou impressionado com a tecnologia de ponta implementada e enfatizou que a PM de Santa Catari-na é uma das únicas no Brasil que se utiliza de tal tecnologia para o com-bate à criminalidade. O oficial elogiou o trabalho feito pelo comando-geral e

falou da possibilidade do comandante ministrar palestras sobre o seu Plano de Comando para a polícia de Tampa, nos Estados Unidos.

Em seguida, o coronel Jany, que também é diretor de segurança públi-ca, juntamente com os representan-tes da Mutual Link, fez a demonstra-ção de um protótipo de software que tornará melhor as comunicações via rádio da Polícia Militar. Tal software viabilizará que as comunicações pos-sam ser realizadas inclusive entre ce-lulares e rádios, vídeos e interfones. Ainda, se outras instituições aderi-rem e utilizarem o mesmo programa, poderá ser feita uma integração no atendimento de determinadas ocor-rências, como em caso de catástrofes naturais, por exemplo.

O software será estudado pelo Estado-Maior Geral e pela Direto-ria de Tecnologia e Sistemas de In-formação da PM para uma possível implementação na instituição.