jornal educa#59

12

Upload: jornal-educa

Post on 21-Jul-2016

235 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

O maior Jornal educacional gratuito do Brasil http://www.jornaleduca.com.br https://www.facebook.com/jornaleDUCA

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal eDUCA#59

Recicle esta edição compartilhando com a sua galera. Não jogue o Jornal eDUCA na rua, OK!?

DISTRIBUIÇÃO “NA FAIXA”

#59Abril 2015Semana 3eDUCAJORNAL

/jornaleDUCA

>> PÁGS. 6 E 7

INCONFIDÊNCIAMINEIRAINCONFIDÊNCIAMINEIRA

>> PÁG. 4

9 FATOS CIENTÍFICOSSOBRE O CAMINHOENTRE SUA CASAE SEU TRABALHO

GALILEU

>> PÁG. 9

CONFIRA CURSOSGRATUITOS NOSENAI E NA

BMF&BOVESPA

CATRACALIVRE

>> PÁG. 8

APRENDIZ BOMÉ APRENDIZ LEGAL!

CIEE

>> PÁG. 10A VOLTA DO TERROR

GUIA DOESTUDANTE

Page 2: Jornal eDUCA#59

NOVELÃO DE BATMANETERNO SE LEVA ASÉRIO DEMAIS

MARK WAID, ROTEIRISTADE O REINO DO AMANHÃ,ESTARÁ NA CCXP 2015

Depois de 52 edições semanais, a "primeira temporada" de Batman Eterno chega ao fim pela DC Comics nos EUA - no Brasil a Panini publica a série desde fevereiro deste ano - sem ainda encontrar um formato ideal para si. A proposta de trazer escritores e desenhistas diversos para contar um único arco ao longo de um ano, próxima da estrutura das séries de TV, fez desta primeira experiência de Batman Eterno um grande novelão com altos e baixos.

RRoteirista de Batman, best seller da DC e série principal da linha de HQs do Homem-Morcego, Scott Snyder faz valer seu status hoje dentro da editora e é o orquestrador da história de Batman Eterno, iniciada em 2014 como parte das comemorações dos 75 anos do vigilante.

SSnyder (que escreve o argumento com James Tynion IV) gosta de pontuar nas suas histórias que Gotham é uma cidade inclemente, mas que dá oportunidades para quem quer se reinventar. Na verdade, muita coisa estabelecida em Batman Eterno, em relação a transformações no horizonte, só se desenvolve de fato em outras séries, como a Mansão Wayne sediar o Asilo Arkham (premissa da nova série Arkham Manor) ou Mulher-Gato se tornar a chefona das famíliasfamílias mafiosas (história que ocupa a HQ da vilã atualmente). Não deixa de ser um paradoxo: Batman Eterno se oferece como um espaço de experimentações - com seus vários autores convidados para dar conta da periodicidade agressiva - mas que se amarra à narrativa central do whodunit e não dá autonomia para que essas novas ideias se desenvolvam dentro da série.

É como se histórias secundárias fossem incorporadas à trama central para engrossá-la, quando na verdade Batman Eterno não tem fôlego de verdade para uma narrativa tão extensa de causas e efeitos. O resultado é frustrante às vezes, como quando Batman rende um grupo de vilões e logo nas edições seguintes eles já estão se reunindo para bolar um novo plano (e haja frase de efeito sempre que Batman chega para pôr fim na zona). Tudo parece

Tudo parece acontecer só para revelar que há algo mais nos bastidores, e a história não para de inchar. A sensação de que o grosso da série é feito de fillers sem consequência é inevitável.

PPor isso, o ponto alto de Batman Eterno acontece na edição 11, quando a trama passa pelo Rio de Janeiro (e Bruce Wayne participa de um Celebrity Jeopardy!). É o momento em que a série se desarma da falsa gravidade imposta por Snyder e se apaproxima mais do nonsense de um Grant Morrison - autor que sabe enxergar no carnaval de mascarados um senso de comédia absurda que teria feito bem à série como um todo.

O próprio traço do desenhista Ian Bertram se assemelhe ao de Frank Quitely, parceiro habitual de Morrison. É também a edição mais divertida de Batman Eterno, porque se assume como um "episódio da semana" de fato, integrando a grande rede de conexões sem perder de vista a aventura imediata.

EE que a ação se passe durante a gravação de uma novela no Rio talvez sirva de presságio: se Batman Eterno vai se estruturar como um seriado de TV, cheio de fillers cuja vocação é o descompromisso, então que não tenha medo de agir como um.

A CCXP 2015, que acontece de 3 a 6 de dezembro no São Paulo Expo (ex-Espaço Imigrantes), terá a presença do quadrinista Mark Waid.

WWaid tem 53 anos, é americano nascido em Hueytown, no Alabama, e tem entre os trabalhos mais famosos O Reino do Amanhã e Superman: O Legado das Estrelas. Quarteto Fantástico, Flash e Liga da Justiça também já passaram pela mão do escritor. Atualmente, ele comanda as histórias do Demolidor e dos Vingadores na Marvel Comics.

AnoAno passado, a CCXP reuniu 97 mil pessoas em quatro dias e foi o maior evento indoor em primeira edição da historia do Brasil.

2 PostseDUCA /jornaleDUCA

Page 3: Jornal eDUCA#59

DÊ MOBILIDADE AOS SEUS ESTUDOSVENHA PARA A GRADUAÇÃO

*Valor promocional aplicado para pagamento no 5º dia do mês de vencimento. Válido para matrícula realizada até 22 de abril de 2015. Desconto exclusivo para o 1º semestre de 2015.**Não confessional.

Page 4: Jornal eDUCA#59

Pelo visto a solução é ir de bicicleta - ou trabalhar de casa

4 GalileueDUCA /jornaleDUCA

Page 5: Jornal eDUCA#59

eDUCA /jornaleDUCA

5YouPixNada me irrita mais do que ver alguém usando o argumento “acho que estou ficando velho” para justificar quando não gosta de alguma coisa. Na verdade é tipo um não argumento, né? Velhos, todos vamos ficar, e isso não deveria fazer você se tornar uma pessoa mais preconceituosa. Se não gosta de alguma coisa, defenda sua posição com algo mais sólido do que “estou ficando velho”.

CComo na internet e no mundo digital as coisas acontecem na velocidade da luz — uma rede social que era legal deixa de existir em poucos meses, um aplicativo que era febre fica datado em poucas semanas, celebridades surgem da noite para o dia, gadgets são lançados a todo momento etc. –, esse é um dos argumentos mais usados pelas pessoas que, por medo, preguiça (mental e física) ou preconceito bobo, se privam de conhecer algo novnovo.

Cada novidade que surge pressupõe uma ação na direção de descobrir o que ela significa, como se usa ou o que representa e para quem. Além de exigir que saiamos da nossa bolha letárgica de coisas conhecidas e preconcebidas, traz um adicional de insalubridade porque o desconhecido sempre assusta e causa desconforto. Daí que muita gente, em vez de simplesmente parar de mimimi e dar uma conferida na coisa, prefere falar que “está ficando ficando velho demais” para entender aquilo.

YouTube, fala pelo Skype e está sempre ~up to date~ com o que está acontecendo. Viver no agora é o que a mantém viva.

Já falei aqui antes e repito: toda mensagem tem seu receptor, todo gadget tem seu geek, e tudo tem seu público. Provar e não gostar é uma coisa. E, mesmo nesse caso, se não gostar, não quer dizer que você está velho (ser velho não pressupõe ser um chato preconceituoso), quer dizer apenas que aquilo não era para você.

AAgora, não provar e não gostar… amigo, isso sim é um problema. Nunca tivemos acesso a tantos pontos de vista. Aproveite essa oportunidade e vá olhar o mundo lá fora. E não se surpreenda se encontrar vários velhos fazendo a mesma coisa.

Tenho uma sogrinha fofa que já tem quase 90 anos, e para ela não tem esse negócio de “no meu tempo”. Se ela está viva, o tempo dela é hoje, ué. Com essa visão muito cercerteira e esperta da vida, ela usa o iPad para se conectar com o mundo, ouve música clássica no

Page 6: Jornal eDUCA#59

eDUCA /jornaleDUCA

6 Jornal eDUCA

Você sabe por que dia 21 de abril é feriado nacional? O Jornal eDUCA vai lhe ajudar a entender um dos principais movimentos que já surgiu no país e a sua importância histórica. Mas, antes de falarmos de Tiradentes, figura que representa este movimento, é preciso compreender o que foifoi a chamada Inconfidência Mineira e em que cenário econômico ela surgiu.

A Inconfidência ou Conjuração Mineira foi uma conspiração feita por parte da oligarquia das Minas Gerais entre 1788 e 1789. Afundada em dívidas, sem condições de pagar os tributos e descontentes com a reforma administrativa a ser promovida na capitaniacapitania pela Coroa Portuguesa (que lhes tiraria privilégios), a elite mineira viu na independência da região uma solução.

Além da situação econômica – causada entre outros fatores pela crise na exploração do ouro na capitania –, a influência das ideias do Iluminismo e o exemplo da independência dos Estados Unidos da América (1776) serviram como combustível para alimentar os sentimensentimentos de revolta. Para atrair a simpatia popular, o levante deveria ocorrer quando o governo colonial aplicasse a derrama (cobrança dos impostos em atraso).

O levante previa a mobilização de tropas, que estavam sob o comando dos militares que aderiram à conspiração, para tomada

do governo da capitania. No entanto, a suspensão da derrama pelo governo colonial e a traição cometida por um dos inconfidentes, levou à prisão de todos os participantes.

AA Inconfidência Mineira foi um dos mais importantes movimentos sociais da História do Brasil. Significou a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opressão do governo português no período colonial.

Esse “tal de Tiradentes”...

PPronto! Agora podemos lhe apresentar a figura que ficou conhecida como símbolo deste movimento. Joaquim José da Silva Xavier, que ficaria conhecido como Tiradentes, nasceu no dia 12 de Novembro de 1746 na Fazenda do Pombal, distrito de São João del Rey, no estado de Minas GeGerais.

Vindo de uma família de nove irmãos, ficou aos cuidados do primo dentista aos 11 anos, depois da morte dos pais. Em pouco tempo se apaixonou pela profissão e decidiu seguir a mesma carreira que seu primo. Também foi minerador, sócio de uma botica que dava assistência aos pobpobres na Ponte do Rosário e ainda exerceu algumas práticas farmacêuticas.

Em 1780, decidiu se alistar na tropa da Sexta Companhia de Dragões de Minas Gerais. Um ano depois, já havia sido nomeado comandante de um setor que

cuidava do escoamento da produção de minérios. E ao perceber a exploração abusiva dos recursos naturais do nosso país, começou a fazer duras críticas ao governo.

Mudou-seMudou-se para o Rio de Janeiro e quando voltou para Minas Gerais, começou a espalhar suas ideias a respeito de independência da província, por toda Vila Rica. Todo o movimento separatista foi articulado por Tiradentes juntamente com os poetas Claudio Manoel da Costa e TomasTomas Antonio Gonzaga, o padre Carlos Correia de Toledo e o coronel Joaquim Silvério dos Reis. Porém, após ganhar muita força, os planos foram delatados por Joaquim Silvério, através de uma denúncia ao governador em troca do perdão de suas dívidas no ano de 1789.

Quando isso aconteceu, Tiradentes estava no Rio de Janeiro e escondeu-se, mas em pouco tempo acabou preso. O julgamento de todos os inconfidentes, inclusive Tiradentes, durou três anos, mas finalmente foi dada a sentença definitiva. Alguns deles foram condenados à morte e outros ao exíliexílio, entretanto, no dia seguinte, por conta de uma carta de D. Maria I, a pena de morte foi dada apenas a Tiradentes.

Ele foi enforcado no dia 21 de Abril de 1792, no Rio de Janeiro. Em seguida, seu corpo foi esquartejado e exposto em praça pública, como era de costume naquela época. Nascia o mártir da Inconfidência Mineira.

Page 7: Jornal eDUCA#59

eDUCA /jornaleDUCA

7Jornal eDUCA

1- Ao contrário do que seu apelido insinuaTTiradentes não suportava arrancar dentes. Ele era muito mais a favor de preservar os dentes do que arrancá-los. Porém, quando arrancar era irremediável, ele colocava coroas artificiais, feitas de marfim e de osso de boi, que ele mesmo fabricava.

2- 2- Aos 40 anos, se apaixonou por Ana, uma menina de 15 anos, mas ela já estava prometida a outro homem. Tiradentes nunca se casou, mas teve 2 filhos – João, com Eugênia Joaquina da Silva, e Joaquina, com a viúva Antônia Maria do Espírito Santo.

3- 3- Tiradentes tentou várias profissões: dentista, tropeiro, minerador e engenheiro. Entrou, então, para a Sexta Companhia de Dragões de Minas Gerais, como alferes, uma espécie de segundo-tenente.

4- Segundo relatos da época, Tiradentes eera alto, magro e muito feio. Ele nunca usou barba e cabelos longos. Como militar, o máximo que se permitia era um discreto bigode. Ele foi enforcado no Rio de Janeiro, com a barba feita e o cabelo raspado.

5- Diferente da realidade, Tiradentes sempsempre foi retratado com barbas e cabelos longos, ao estilo mártir cristão. A primeira pintura registrada data de 1870, de autoria de Décio Villares.

6- “Pois seja feita a vontade de Deus. Mil vidas eu tivesse, mil vidas eu daria pela libertação da minha pátria”, teria dito Tiradentes ao ouvir serenamente a sua sentença de morte.

77- Após o enforcamento, seu corpo foi esquartejado. As 4 partes foram postas em alforjes com salmoura, para serem exibidas no caminho entre Rio de Janeiro e Minas Gerais. A casa de Tiradentes em Vila Rica foi demolida, e o chão salgado, para que nada brotasse naquele solo. AlémAlém disso, as autoridades declararam infames todos os seus descendentes.

8- A cabeça de Tiradentes foi levada do Rio de Janeiro para Vila Rica, em Minas Gerais e ficou exposta num poste em praça pública. Na terceira noite, foi roubada e nunca mais foi encontrada.

9- Foi no Rio de Janeiro que Tiradentes entrou em contato com as ideias revolucionárias iluministas. O que poucos sabem, é que ele também se dedicou a projetos de melhoria urbana do Rio. Idealizou abastecimento regular da cidade, construção de moinhos, trtrapiches, armazéns, além de serviços de barcas de transporte de passageiros.

10- Ironicamente, 30 anos depois de ter projetado essas melhorias, Dom João VI mandou fazer a canalização do rio, seguindo os planos de Tiradentes. Em 1889, exatamente 100 anos depois, o engenheiro André Paulo de Frontin canalizou as águas da Serra do Tinguá, dentdentro dos mesmos moldes arquitetados pelo inconfidente.

11- Tiradentes não foi considerado umherói tão logo morreu e só passou a ser cultuado 98 anos após a sua morte. Como defendia ideias iluministas republicanas e antimonarquistas, durante o período imperial brasileiro, seu nome quase não era citado.

12-12- Tiradentes é o único brasileiro cuja data de morte se comemora com um feriado nacional. É também o mais citado no Google, com mais de 2 milhões de páginas de referência no buscador.

12CURIOSIDADESSOBRE

TIRADENTES

Segundo historiadores,Tiradentes nunca teve barba.

Page 8: Jornal eDUCA#59

Nunca é fácil para os jovens conquistar o primeiro emprego. Principalmente quando não se tem experiência no currículo. As portas geralmente se fecham e as oportunidades ficam restritas ao emprego informal. Foi para estimular as empresas a investirem na formação profissional de jovens de 14 a 24 anos e facilitar a inserção no mercado de trabalho que surgiu o Programa Aprendiz Legal, uma parceria do CIEE com a Fundação Fundação Roberto Marinho.

Com a obrigatoriedade da Lei da Aprendizagem (10.097/2000), muitas empresas abriram suas portas para os aprendizes, comprovando as vantagens de preparar seus futuros colaboradores de acordo com sua cultura corporativa e contando com uma metodologia de formação teórica moderna e eficiente. “Inúmeras empresas, embora desobrigadas das cotas, vêm utilizando os programas de aprendizagem como esestratégia de formação e desenvolvimento de talentos”, afirma Eduardo de Oliveira, superintendente Educacional do CIEE.

Nas empresas que aderem ao Aprendiz Legal, os jovens são contratados com carteira assinada por um período de até dois anos com incentivos fiscais, participam de atividades práticas na empresa e, um dia por semana, recebem aulas teóricas, ministradas por instrutores do CIEE, seguindo um conteúdo programático com as modalidades de cursos: comércio e varejo; ocupações administrativas; práticas bancárias; teletelesserviços, turismo e hospitalidade; logística; auxiliar de alimentação; auxiliar de produção e telemática. Além de adquirirem conceitos teóricos, os aprendizes conhecem as mais modernas técnicas relacionadas a cada área de atuação, o que aprimora seu desempenho prático.

O Aprendiz Legal auxilia também as empresas de médio e grande porte a cumprir a cota de contratação de aprendizes, exigida pela Lei, oferecendo um amplo cadastro de jovens com o perfil adequado a vários conjuntos de pré-requisitos.

Segundo a legislação, a contratação de aprendizes deve corresponder a uma cota dimensionada de 5% a 15% do quadro de funcionários qualificados. Além da idade adequada (14 a 24 anos), para estarem aptos ao programa os jovens devem estar cursando o ensino fundamental ou médio, ou já ter concluído o ensino médio.

NeNeste primeiro bimestre, o Aprendiz Legal teve um crescimento de 28,3% em relação ao mesmo período do ano passado, com 9,5 mil novos contratos. Em 2012, o CIEE recebeu do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) o selo Parceiros da Aprendizagem, concedido às empresas e entidades que atuam em consonância com o ministério no desenvolvimento de ações que envolvam formação, qualificação, preparação e inseinserção dos jovens no mercado de trabalho.

eDUCA /jornaleDUCA

8 CIEE

Aula teórica do Aprendiz Legal em polo de capacitação do CIEE.

Page 9: Jornal eDUCA#59

9CatracaLivre

Jovens e adolescentes de São Paulo podem se inscrever nas 290 vagas de cursos profissionalizantes oferecidos pelo programa Ampliar (ampliar.org.br). Os cursos das áreas administrativas são certificados pelo SENAI, e a Payot é a responsável pela formação atualizada quando o assunto é beleza.

AsAs aulas são ministradas nas unidades Brigadeiro e Sete de Setembro, em São Paulo. As inscrições podem ser feitas pessoalmente, em uma das unidades, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e o candidato deve levar cópias do RG, CPF, comprovantes de residência, de escolaridade e de renda familiar.

OO interessado deve possuir renda familiar de até três salários mínimos. Para a área administrativa, o candidato deve ter entre 14 e 24 anos. Para os cursos de Assistente de Cabelereiro e Maquiagem, a faixa etária é entre 18 e 28 anos, e o interessado em participar do curso de Manicura deve ter entre 18 e 35 anos.

MaisMais informações sobre cursos podem ser obtidas no site do projeto ou pelo [email protected] e nos telefones (11) 5591-1246/1283.

Interessados em aprender mais sobre finanças pessoas poderão se inscrever nos cursos oferecidos pela BMF&Bovespa, em São Paulo. No momento, são cinco opões de cursos disponíveis, todos gratuitos e um online.

Nas aulas, os participantes conhecerão as aplicações dos princípios do planejamento financeiro, métodos da cultura de poupança para a formação de patrimônio, entre outros temas relacionados.

CConfira os cursos abaixo e se inscreva no site da BFM&Bovespa (bmfbovespa.com.br).

1. Módulo Master (presencial)2. Módulo Mulheres em Ação (presencial)3. Módulo Família (presencial)4. Agendamento para grupos, empresas e instit. de ensino (presencial)5. Finanças Pessoais (MOOC) - curso interativo, on-line e gratuito

eDUCA /jornaleDUCA

Page 10: Jornal eDUCA#59

10

Page 11: Jornal eDUCA#59

eDUCA /jornaleDUCA

11Let’sRock

Page 12: Jornal eDUCA#59