jornal informe - 28

8
INFORME GRANDE FLORIANÓPOLIS SEXTA-FEIRA, 30 DE MARÇO DE 2012 . ANO 1 . N O 28 - | http://issuu.com/jornal_informe | @JornalInforme | Jornal-Informe 28 17º T empo H oje REDE DE JORNAIS CONTEUDO É TUDO Com participação de diversos cantores consagrados, a dupla produziu um dos maiores shows já realizado na Capital. Mais de 180 mil pessoas prestigiaram a gravação do novo DVD da dupla. PÁG A 06 BATALHÃO DE CHOQUE FLAGRA JOVEM TRAFICANDO MACONHA EM SJ REUNIÃO DEFINIRÁ COORDENADORIA DE DIREITOS HUMANOS DE SÃO JOSÉ DUPLICAÇÃO DA ANTÔNIO EDU VIEIRA SERÁ APRESENTADA NESTA SEXTA AVAÍ GOLEIA O MARCÍLIO DIAS FIGUEIRA PERDE PRO CRICIÚMA LEVA MULTIDÃO À BEIRA-MAR CONTINENTAL SHOW DA DUPLA VICTOR E LEO PAG >> A12 PAG >> A7 PAG >> A5 PAG >> A11 PAG >> A11 DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO Mais de 180 mil pessoas prestigiaram o show da dupla na Beira-Mar Continental

Upload: rede-de-jornais-informe-cacador-grande-florianopolis

Post on 07-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal Diário da Grande Florianópolis

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Informe - 28

INFORMEgRande FlORIanÓpOlIs

sexta-FeIRa, 30 DE MARÇO DE 2012 . ANO 1 . NO 28 - | http://issuu.com/jornal_informe | @jornalInforme | jornal-Informe

28 17ºTempo Hoje

Rede de jORnaIs

COnteudO É tudO

Com participação de diversos cantores consagrados, a dupla produziu um dos maiores shows já realizado na

Capital. Mais de 180 mil pessoas prestigiaram a gravação do novo DVD da dupla. PÁG A 06

BATALHÃO DE CHOQUE FLAGRA JOVEM TRAFICANDO MACONHA EM SJ

REUNIÃO DEFINIRÁ COORDENADORIA DE DIREITOS HUMANOS DE SÃO JOSÉ

duplICaÇãO da antÔnIO edu vIeIRa seRÁ apResentada nesta sexta

AVAÍ GOLEIA O MARCÍLIO DIAS

FIGUEIRA PERDE PRO CRICIÚMA

leva MultIdãO à BeIRa-MaR COntInental

sHOW da dupla vICtOR e leO

pag >> a12

pag >> a7

pag >> a5

pag >> a11

pag >> a11

dIvulgaÇãO

dIvulgaÇãO

Mais de 180 mil pessoas prestigiaram o show da dupla na Beira-Mar Continental

Page 2: Jornal Informe - 28

http://issuu.com/jor nal_infor me | @jor nalInfor me | jor nal-Infor me | e-mail: opinião@jor nalinfor me.com.br

EXPEDIENTE PÚBLICAÇÃO: Gazeta da Manhã Editora Jornalística LTDA CNPJ 15.020.627/0001-81

DIREÇÃO GERAL: Adriano Ribeiro48 3240-9643

JORNALISTA RESPONSÁVEL:Adriano Ribeiro

0002902SC

COMERCIAL: Silmara Dalmedico Ribeiro

48 3240-9643

EDIÇÃOEduardo Bisotto48 3240-9643

PROJETO GRÁFICO: Dóda Design

www.dodadiagramador.com.br

GRÁFICA: Rede de Jornais

Informe

TIRAGEM 4 mil

CONTATORua General Eurico Gas-par Dutra, nº952 Bairro

Estreito CEP 88.075-100 Florianópolis-sc

duplicação

A 02

eduardo Bisottosexta-FeIRa, 30 de MaRÇO de 2012

eduardo FRase dO dIa

Duplicação 2

Parceria e Segurança

Parceria e Segurança 2

180 milDoação de óculos

“Que seja eterno enquanto dure”.Vinícius de Morais

Hoje, às 10h da manhã, no gabi-nete do prefeito Dário Berger

(PMDB, na foto), os secretários de Saúde, Clécio Espezim e de Trans-portes, Mobilidades e Terminais, o vice-prefeito João Batista Nunes, apresentarão os projetos de dupli-cação da Rua Deputado Antônio Edu Vieira e de ampliação do Posto de Saúde do Pantanal. Como a rapaziada anda dizendo nas redes sociais, reclamações, protestos e xingamentos em 5, 4, 3, 2, 1...

Seria ótimo que os pseudo--intelectuais ufsquianos parassem de encher a paciência da cidade e cola-borassem na execução de ambos os projetos. Afinal, como sabem todos os que têm de passar pela região, ali está o principal gargalo, hoje, do

trânsito de Florianópolis. Xingar a falta de mobilidade urbana é fácil. Apoiar decisões que vão melhorá-las deveria ser o óbvio. Mas para certos pseudo-intelectuais parece que o quanto pior melhor tornou-se um lema de vida.

A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) reali-zou na manhã desta quinta-feira (29) a entrega gratuita de recur-sos ópticos a pessoas atendidas

pelo Serviço de Reabilitação Visu-al e Adaptação de Prótese Ocular do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP).

SeminárioPara que as pessoas com deficiência pudessem ter autonomia e indepen-

dência foram criadas as tecnologias assistivas. O termo refere-se a qualquer instrumento adaptado, como lápis com um cabo mais grosso, teclado ou aparelhos de leitura para pessoas com cegueira. Com o objetivo de discutir a aplicabilidade prática destas técnicas nas escolas a Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza nesta quinta-feira (29) e sexta-feira (30) o Seminário de Tecnologia Assistiva. O encontro contará com a participação de representantes de 35 municípios do Estado.

A Secretaria da Segurança Pú-blica (SSP) participa nesta quinta-fei-ra, dia 29, da solenidade de renovação do convênio com o Tribunal de Justiça para execução do projeto Justiça Pre-sente (JP). O projeto Justiça Presente, iniciativa do Tribunal de Justiça em parceria com outras instituições como o Ministério Público, OAB, Secretaria da Segurança Pública (Polícia Civil e Militar), Federação Catarinense de Futebol e Associação dos Clubes Profissionais, busca garantir paz e tranqüilidade nos estádios catarinen-se. Na foto, Secretário de Estado de Segurança Pública, Cesar Grubba.

O Justiça Presente foi criado em 2006 e já acompanhou neste período 836 jogos de futebol válidos pelos campeonatos estadual e brasileiro, em suas diversas séries, com o registro de 194 ocorrências

policiais. Em média, as equipes do JP tiveram intervenção direta em 22% dos jogos acompanhados nos últimos seis anos. As estatísticas mostram, ainda, que as ocorrências mais corriqueiras foram porte e uso

de drogas, desacato à autoridade, vias de fato, lesões corporais leves, moeda falsa (compra de ingressos com dinheiro falso) e atuação de cambistas (venda de ingresso acima do preço comercializado pelo clube).

Verdadeiro espetáculo o show da dupla Victor e Léo na Beira-Mar Continental. 180 mil pessoas é gente pra ninguém botar defeito. E cada centavo que a prefeitura tenha gasto foi muito bem aplicado. Vale lembrar que o DVD deve vender que nem água gelada no deserto em todo o Brasil. O retorno de imagem e marketing para a capital é incomensurável. Parabéns especialmente para o Secretário de Governo, Gean Loureiro (PMDB, na foto), responsável pela organização impecável do evento.

Vai muito malO prefeito de Balneário Camboriú, Edson Periquito (PMDB), continua

tentando acertar a mão. O problema é que seu governo já vai chegando ao final e crises se sucedem, umas após outras. Agora é na saúde e na manutenção do hospital Ruth Cardoso. Periquito tenta resolver o problema junto ao correligio-nário e Secretário Estadual de Saúde, Dalmo Claro de Oliveira. Cá pra nós, se o ex-governador Leonel Pavan (PSDB) resolver retomar a carreira pelo município onde tudo começou, como prefeito, Periquito só garante a reeleição por milagre.

Zimmermann no PMDBO engenheiro eletricista Márcio Zimmermann filiou-se ontem ao PMDB. É

homem de confiança da presidente Dilma Rousseff (PT, na foto) desde os tempos em que a hoje presidente ocupava o Ministério das Minas e Energia. Não deixa de ser uma filiação um tanto quanto surpreendente. Afinal, Dilma tem sido constantemente atacada justamente pelo peemedebismo na interna do governo. Acusam-na de querer desmontar o esquema de poder montado no setor energéti-co pelo partido e especialmente pelo senador José Sarney (PMDB-MA). Seria a filiação uma sinalização de guerra explícita, agora dentro do próprio partido?

Jogo perigosoNa interna do Palácio do Planalto, assessores palacianos estão apostando que a

estratégia de Dilma, de mudar os pólos de poder dentro dos partidos e dos grupos para--estatais para a mão de gente de sua confiança, vai acabar dando certo no médio prazo (leia-se antes da reeleição em 2014). Considerando a experiência de Collor (tentou fazer o mesmo e foi cassado), Itamar, FHC e Lula (acertaram com os grupos estabele-cidos e governaram em paz), a estratégia adotada pela Presidente é de altíssimo risco.

É o amor...O senador Gilvam Borges (PMDB-AP) discursava ontem no Senado quando se dirigiu ao colega Valter Pereira

(PMDB-MS): - Senador, com todo o respeito, a solidariedade e o amor que existe entre nós dois... Falo do amor fra-terno, não do amor que vossa excelência está imaginando... E concluiu: - Vou parar com isso, porque quando falamos em amor já somos cerceados. Renan Calheiros, que presidia a sessão, apenas deu um leve sorriso.

Page 3: Jornal Informe - 28

A 05

geral sexta-FeIRa, 30 de MaRÇO de 2012

II FÓRuM MundIal “Com o tema democratização, emancipação e sustentabilidade, o II Fórum Mundial de educação profissional e tecnológica contará com conferências, debates, oficinas, Mostra de

Inovação tecnológica, Mostra de artes visuais, Mostra de pôsteres, Feira gastronômica, Feira de economia solidária e Feira do livro.

duplicação da antônio edu vieira será apresentada

sexta

Na manhã desta sexta-feira, às 10: 00 horas, no gabinete do

prefeito Dário Berger será apresen-tado o projeto de humanização e duplicação da Rua Deputado Antô-nio Edu Vieira e a apresentação do projeto modelo do Posto de Saúde do bairro Pantanal.

Os projetos serão apresentados pelo Vice Prefeito Municipal de Flo-rianópolis e Secretário Municipal de Transportes, Mobilidades e Termi-nais, João Batista Nunes, e pelo Se-cretário Municipal de Saúde, Clésio Antônio Espezim.

dIvulgaÇãO

dIvulgaÇãO

dIvulgaÇãO

secretário Municipal de saúde, Clésio antônio espezim.

“O conhecimento sobre os riscos inerentes ao negócio oferece aos gestores uma importante base de conhecimento para a tomada de decisões”, explica gavazzoni.

vice prefeito e secretário Municipal de transportes, Mobilidades e terminais, joão Batista nunes

Faltando ainda dois meses para o II Fórum Mundial de Educação Profis-sional e Tecnológica, que será realizado de 28 de maio a 1º de junho em Flo-rianópolis, o evento já atingiu a previ-são inicial de nove mil inscritos. Com o tema Democratização, Emancipação e Sustentabilidade, o Fórum já conta com importantes nomes na sua progra-mação como o mexicano Enrique Leff e os americanos John “Maddog" Hall e Richard Matthew Stallmann. As ins-crições são gratuitas e estão abertas no site www.forumedutec.org

Para a coordenadora-geral do II Fórum Mundial de EPT e reitora do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), Maria Clara Kaschny Sch-neider, o fato do número de inscritos já alcançar a meta inicial demonstra a grandeza e a importância desse evento. “Nos últimos anos, a educação profis-sional e tecnológica cresceu muito no Brasil, como também em outros países, e o interesse das pessoas em discu-tir esse tema reflete a necessidade da construção desse grande evento que é o Fórum Mundial”, ressalta.

Além das inscrições para participan-tes, estão abertas também inscrições para a Mostra de Pôsteres, Feira de Economia Solidária e Feira Gastronômica. Para mais informações, acesse o site do evento.

PROGRAMAÇÃOCom o tema Democratização,

Emancipação e Sustentabilidade, o II Fórum Mundial de Educação Profis-sional e Tecnológica contará com con-ferências, debates, oficinas, Mostra de Inovação Tecnológica, Mostra de Ar-tes Visuais, Mostra de Pôsteres, Feira Gastronômica, Feira de Economia So-lidária e Feira do Livro. Além de toda programação oficial, diversas ativida-des artísticas farão parte da programa-ção cultural que contará com shows de abertura e encerramento.

SOBRE O FÓRUM Fórum temático vinculado ao Fó-

rum Mundial de Educação, o Fórum Mundial de Educação Profissional e

Tecnológica é um movimento pela cida-dania e pelo direito universal à educa-ção. Seu objetivo é levantar propostas que integrem a plataforma mundial de educação.

A primeira edição do Fórum Mun-dial de Educação Profissional e Tec-nológica foi realizada em 2009 em Brasília. Nesta segunda edição, quem comanda a organização do evento é o Instituto Federal de Santa Catarina. Além do IF-SC, cerca de 100 entidades também compõem o Comitê Organiza-dor que conta com o apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Fe-deral de Educação Profissional, Cien-tífica e Tecnológica, do Governo do Es-tado de Santa Catarina e da Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Já conta com 10 mil inscritos

Celesc promove Fórum Nacional de Gestão de Riscos

Processo seletivo para médicos em caráter temporário

FÓRuM MundIal de eduCaÇãO

Nessa sexta-feira (30) a Celesc promove em Florianópolis o VI Fó-rum de Gestão de Riscos para Em-presas do Setor Elétrico e IV Encon-tro de Gestão de Riscos e Controles Internos de Empresas de Santa Ca-tarina. Em seis edições, é a primei-ra vez que o fórum, organizado pela consultoria Deloitte, é realizado fora de São Paulo, e o objetivo é sociali-zar informações sobre como as gran-des companhias estão trabalhando a gestão de riscos em seus processos.

Participam do evento empresas como Cemig, Copel, Itaipu e Eletro-bras, entre outras. De Santa Catarina estão confirmadas Eletrosul, Casan,

Ciasc, Tupy, Weg, Tigre e Embraco. O Tribunal de Contas do Estado e a Secretaria de Estado da Fazenda também foram convidados. “O conhe-cimento sobre os riscos inerentes ao negócio oferece aos gestores uma im-portante base de conhecimento para a tomada de decisões e é um aprimora-mento das boas práticas de governan-ça corporativa”, explica o presidente da Celesc, Antonio Gavazzoni.

Com o advento do novo estatuto, aprovado no início deste ano, a Celesc passa a contar com áreas específicas para melhoria de controles internos e identificação de riscos, subordinadas à Diretoria de Planejamento.

A Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis abriu processo sele-tivo para preenchimento de cargos, em caráter temporário, nas Unidades Básicas de Saúde

A seleção constará de prova de títulos e entrevista. A validade des-te Processo Seletivo é de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período a critério da Secretaria Mu-nicipal de Saúde. Já a vigência dos contratos será se um ano, prorrogá-vel por igual período. Para médicos com especialização reconhecida pelo

Conselho Federal de Medicina ou re-sidência, a remuneração total ( com adicional de PSF e outras vantagens) poderá ultrapassar os R$ 10 mil.

Já para os médicos que apresenta-rem apenas o diploma de graduação este valor passa a ser de mais de R$ 7 mil. A carga horária será de 40 horas sema-nais, e em ambos os casos além destes valores será fornecido auxilio combustí-vel. Florianópolis conta atualmente com duas Unidades de Pronto Atendimento, devendo ganhar uma terceira do gênero no primeiro semestre de 2012.

Page 4: Jornal Informe - 28

FlorianópolisA 06 sexta-FeIRa, 30 de MaRÇO de 2012

gean lOuReIRO O secretário de governo gean loureiro era um dos mais orgulhosos durante a festa. ele que esteve à frente da organização

se surpreendeu com a quantidade de pessoas presentes. “estou feliz. tirar mais de 180 mil pessoas de suas casas, em uma noite fria como esta é para se comemorar”

leva multidão à Beira-mar Continental

sHOW da dupla vICtOR e leO

Com participação de diversos cantores consagrados, a dupla produziu um dos maiores shows já realizado na Capital

A nova Beira-mar Continental foi palco de um dos maiores shows

já produzido na Grande Florianópo-lis. Na noite dessa quarta-feira, 28 de março, a dupla Victor e Leo gra-vou seu 3º DVD com a participação de outros cantores consagrados e le-vou um público de mais de 180 mil pessoas ao delírio.

A gravação do DVD da dupla faz parte da programação dos 286 anos de Florianópolis, completados no último dia 23 de março. Assim como a Beira--Mar Continental entregue na semana passada. “Foi um dos maiores shows em cima da maior obra municipal de Santa Catarina, a Beira-mar Conti-nental” disse o prefeito Dário Berger.

O show, que teve a participação de Pepeu Gomes, Nando Reis, Thia-guinho, Paula Fernandes, Chitãozi-nho e Xororó, Zezé de Camargo e Lu-ciano, Marciano, além dos músicos Haroldo e Gabriel Rossi, começou às 22h ao som da música inédita “Não me perdoei”. A gravação durou cer-ca de três horas.

A estrutura da produção foi um show a parte. Além de um mega pal-co e telões espalhados pelo espaço, diversas embarcações também pu-deram conferir a gravação, já que um telão foi projetado especialmente para assistir do mar. O mais famoso cartão-postal de Florianópolis tam-bém ganhou mais luz. Diversos pro-

jetores similares aos de aviões foram instalados na ponte que, no DVD, fi-cará de plano de fundo.

O secretário de Governo Gean Loureiro era um dos mais orgulho-sos durante a festa. Ele que esteve à frente da organização se surpre-endeu com a quantidade de pessoas presentes. “Estou feliz. Tirar mais de 180 mil pessoas de suas casas, em uma noite fria como esta é para se

comemorar”. Segundo Gean, o show também fez com que as pessoas co-nhecessem a nova Beira-Mar Conti-nental. “A intenção também é essa. A de que as pessoas criem o hábito de vir à nova Beira-mar, assim como a da Ilha. É um espaço do povo”.

A programação de aniversário da Capital segue até o dia 31 de março, encerrando com a tradicional Mara-tona Fotográfica.

dIvulgaÇãO

dIvulgaÇãO

dIvulgaÇãO

Mais de 180 mil pessoas prestigiaram o show da dupla na Beira-Mar Continental

Creche lausimar Maria laus

prefeito dário Berger (pMdB): "prefeitura levou cidadania aos moradores do Maciço"

Prefeitura inaugura acesso viário no Maciço do Morro da Cruz

Educação de Florianópolis ganha prêmio nacional

Educaçaõ promove 3ª Semana do Livro Infantil

A solenidade realizada, nesta terça feira (27) na comunidade do Alto Caei-ra, contou com a participação do Pre-feito Dário Berger, autoridades e mora-dores da região. O acesso viário ligando a Caeira e Serrinha através da Rua Marcus Aurélio Homem visa integrar as comunidades do Maciço do Morro da cruz. Da mesma forma, fornecer uma nova opção de acesso ao centro da cidade passando pelo Maciço.

“Nosso objetivo é melhor a qua-

lidade de vida das pessoas”, comen-tou o Prefeito Dário Berger. Segundo ele, o Projeto Maciço do Morro da Cruz é uma das prioridades de sua gestão. “A comunidade está mudan-do e estamos levando a dignidade a centenas de famílias”, destacou.

Na obra foram utilizados mais de 760m3 de concreto e retirados mais de 4.400m3 de rocha. Já o investimento foi da ordem de R$ 950.000,00.

A Prefeitura da Capital recebeu nesta quinta-feira (29), em Brasília, o prêmio nacional de boas práticas em sustentabilidade, na categoria “manejo das águas no contexto urba-no”. Isso se deve ao trabalho desen-volvido pela Secretaria de Educação em escolas e creches na implantação de sistemas de captação de água de chuva para abastecer os estabeleci-mentos. Confirmaram presença no ato o Prefeito Dário Berger e o ti-tular da educação Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, que estará acompa-nhado do Diretor de Infraestrutra da pasta Maurício Amorim Efe.

A ideia do prêmio partiu do Mi-nistério do Meio Ambiente, por in-termédio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano. A sole-nidade ocorrerá durante o I Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21.

A ação da prefeitura no aproveita-mento de água pluvial é realidade nas Escolas Brigadeiro Eduardo Gomes (Campeche), João Gonçalves pinheiro (Rio Tavares) e José Amaro Cordeiro (Morro das Pedras). Também está em

funcionando o sistema na Creche Lau-simar Maria Laus (Rio Vermelho) e nos núcleos de educação infantil Ar-mação, Ingleses e São João Batista (Rio Vermelho). Todas as unidades usam essa água em vasos sanitários e em torneiras de jardim. Ao todo são beneficiados 2.691 alunos.

O sistema de captação e retenção de águas pluviais contribui na redu-ção da velocidade de escoamento de águas para as bacias hidrográficas em áreas urbanas, com alto coefi-ciente de impermeabilização do solo e dificuldade de drenagem. Também colabora no controle de ocorrências de inundações, amortecimento e dimi-nuição dos problemas das vazões de cheias e, consequentemente, na exten-são de prejuízos. Além disso, o siste-ma atua na redução do consumo e uso adequado da água potável tratada e no fomento da consciência ecológica, trazendo benefícios pedagógicos.

As experiências selecionadas se-rão publicadas pelo Ministério e se-rão expostas em eventos de grande divulgação pública, preferencialmen-te na Semana do Meio Ambiente e a conferência Rio + 20.

Lançamentos de livros, varal lite-rário, espetáculos musicais, contação de histórias, sarau literário, teatro e oficinas de formação para media-dores de leitura. Estes são apenas algumas atrações agendadas para a Terceira Semana Municipal do Livro Infantil, que ocorrerá de 12 a 18 de abril em Florianópolis. O evento é da Secretaria Municipal de Educação e tem o SESC de Santa Catarina como correalizador. São parceiros a Fundação Franklin Cascaes, Barca dos Livros, UFSC, UDESC, UNI-SUL, Biblioteca Pública Estadual, Biblioteca Pública Municipal Profes-sor Barreiros Filho, Instituto Guga Kuerten, Associação de Voluntários do Hospital Infantil Joana de Gus-mão e unidades educativas.

Nas escolas básicas e desdo-bradas da rede municipal de ensino acontecerão contações de histórias promovidas pelo SESC. Um exemplo é a atração “Histórias para Brin-car”, com Felícia Fleck, que apre-sentará textos literários e contos populares. Outra apresentação será “Confabulando – Florisbela e Curu-mim Quixote”, com os artistas Tatia-na Cobbett e Marcoliva, que repre-sentarão músicas, danças e poesias através de canções e fábulas.

No SESC Prainha haverá apre-sentações artístico-culturais gratui-tas destinadas ao público em geral e às unidades educativas que reali-zarem agendamento até o dia 12 de abril pelos telefones: 3229-2208 ou 3229-2209.

Page 5: Jornal Informe - 28

A 07

são josé sexta-FeIRa, 30 de MaRÇO de 2012

paulO vIeIRa “estamos propondo a Coordenadoria dos direitos Humanos em são josé para fortalecer a atuação da secretaria de assistência social nos grupos

vulneráveis e vítimas de violações aos direitos Humanos”, explica o secretário paulo vieira.

Metodologia da educação superior Não constitui novidade, para

muitos docentes da educação superior, bem como igualmente as autoridades e gestores educacio-nais, o reconhecimento quanto à necessidade de formação pedagógi-ca e didática, inserida na disciplina Metodologia da Educação Superior,

Com base em Kuenzer (2001), uma concepção curricular realmen-te transformadora deve privile-giar a qualidade e a quantidade, porém essa qualidade somente se estabelecerá a partir do momen-to em que o aluno passa a ter o direito de elaborar suas próprias sínteses em organização adequada-mente equipada, substituindo-se a concepção dominante, atualmente, de trabalho pedagógico, em que o professor, ator central do processo, autoritariamente transmite a sua síntese particular, não permitindo ao aluno construir significados e desenvolver suas competências cognitivas complexas em situações

de aprendizagem planejadas para essa finalidade.

De modo bem nítido, verifica--se a importância da passagem do docente universitário pela meto-dologia e didática pedagógica na educação superior.

A Metodologia da Educação Superior se faz presente, à luz do magistério da lavra de Gil (1997), na elaboração de planos de ensino, formulação de objetivos, triagem de conteúdos, escolha das estraté-gias de ensino e instrumentos de avaliação da aprendizagem.

Observa-se, então, que para um ensino de qualidade, a Metodologia da Educação Superior é tão impor-tante quanto os conhecimentos que o professor adquire ao longo dos seus estudos.

De acordo com Cappelletti (1992), a metodologia de ensino nos cursos superiores é entendi-da exclusivamente como aulas expositivas e leituras de textos.

Estratégias de ensino que poderiam favorecer a aquisição de habili-dades, hábitos e desenvolvimento das capacidades cognitivas que, no entanto, raramente estão presentes restringindo a cognição ao domínio de conhecimentos.

Verifica-se que urge um com-promisso de transformação social na seleção dos conteúdos, na metodolo-gia e, sobretudo, na sistemática de avaliação. No que se refere à avalia-ção da aprendizagem, nota-se que as dificuldades vão desde sua concepção até a elaboração dos mais simples instrumentos avaliativos.

Destarte, colimando a melho-ria da qualidade do ensino, faz-se mister rever as metodologias, bem como oferecer a todos os docentes universitários o ensejo de participa-rem de cursos de didática, indepen-dentemente da área epistemológica de militância do docente, em face dos reptos do processo ensino--aprendizagem.

adelCIO MaCHadO dOs santOs: Pós-Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Especialista em Gestão Educacional, em Psicopedagogia e em Supervisão, Orientação e Administração Escolar; Advogado (OAB/SC nº 4912), Administrador (CRA/SC nº 21.651) e Jornalista (MTE/SC nº 4155).

Reunião definirá Coordenadoria de Direitos Humanos de São José

Está programada para sexta-feira (30) a primeira reunião da Secretaria de Assistência Social de São José em busca da formação de uma Coordena-doria Municipal de Direitos Humanos. O encontro está marcado para as 15h, no gabinete do Secretário Paulo Viei-ra, localizado na BR 101, Km 202, nº 3697, Bairro Serraria.

“Estamos propondo esta Coorde-nadoria para fortalecer a atuação da Secretaria de Assistência Social nos grupos vulneráveis e vítimas de vio-lações aos Direitos Humanos”, expli-ca o Secretário Paulo Vieira.

Os grupos focados nesses aten-dimentos são mulheres vítimas de violência física ou moral, crianças e adolescentes, negros, indígenas, po-pulação Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), ido-sos, encarcerados, etc.

Entre as propostas de atribui-ções da Coordenadoria estão o re-cebimento de denúncias de violação aos Direitos Humanos, orientando os grupos vulneráveis e prestando

a assistência necessária, integral e gratuita; construção de propostas de políticas públicas; implantação de projetos e ações e inspeção de todo e qualquer lugar onde haja notícia de violação desses Direitos.

A coordenadoria será implantada com a participação de setores orga-nizados da sociedade, governo e tam-bém através de diálogos permanentes com o judiciário e Ministério Público.

dIvulgaÇãO

“estamos propondo esta Coordenadoria para fortalecer a atuação da secretaria de assistência social”, explica o secretário paulo vieira.

lazer, saúde, educação e cidadania neste sábado

usj eM aÇãO

Os acadêmicos, sob a supervisão dos professores, também orientarão a população sobre a declaração do Imposto de Renda

Voluntários, servidores da Prefei-tura, docentes e acadêmicos do

Centro Universitário Municipal de São José (USJ) se unem para ofe-recer diversos serviços gratuitos aos moradores do Bairro Serraria. É o evento “USJ em Ação”, que chega a 2ª edição, neste sábado (31), das 9h às 16h, no Centro Educacional Mu-nicipal (CEM) Luar, localizado na Rua Aduci Arbueis Nascimento, 431, Serraria, em São José. A solenidade de abertura será às 11h.

Os acadêmicos, sob a supervisão dos professores, orientarão a popula-ção sobre a declaração do Imposto de Renda. Haverá ainda corte de cabelo, com os alunos da Escola Profissional de Picadas do Sul; oficina de olaria; orien-tação e distribuição de mudas; apresen-

tações artísticas e culturais; feira de animais para doação e explicações do Grupo de Estudos e Apoio à Adoção.

O SESC, parceiro do evento, também estará presente com Rua de Lazer, ações de saúde (conferin-do pressão arterial e orientando so-bre alimentação saudável), oficina de brinquedos, recreação, esporte, cantinho da leitura e torça-troca de livros e de gibis.

“Será uma grande satisfação estar junto dessa comunidade para atender às solicitações e necessida-des e nos colocar à disposição, mos-trando o lado social do USJ através dos seus integrantes e colaborado-res”, explica o Reitor do Centro Uni-versitário Municipal de São José, Djalma Cardoso.

dIvulgaÇãO

Reitor do usj, djalma Cardoso

CONFIRA A AGENDA 09h Início das Atividades 11h Abertura Oficial11h30 Apresentação artística14h Apresentação artística15h Apresentação cultural do Boi de Mamão09h às 16h SESC: Rua de Lazer

MÓDULO SAÚDE: Ações de Saúde – Pressão Arterial/Orientação Nutricional

MÓDULO LAZER: Recreação/Esporte/Oficinas de Brinquedos MÓDULO CULTURA: Cantinho da Leitura/Troca troca de livros e gibis 09h às 16h STAND: Oficina de Olaria – Escola de Oleiros STAND: Orientação do Imposto de Renda STAND: Cabeleireiros – Escola Profissional STAND: Orientação e Distribuição de Mudas – Horto Florestal STAND: PROERD – 7º BPM STAND: ANIMALARES – Feira de Animais para doação STAND: GEAAFA – Grupo de Estudos e Apoio à Adoção – Família

do Amor STAND: BRECHÓ – Em prol dos cães recolhidos na rua STAND: Defesa Civil STAND: Corpo de Bombeiros STAND: Vigilância Epidemiológica - Secretaria de Saúde 16h Encerramento: Apresentação Artística

Page 6: Jornal Informe - 28

A 08sexta-FeIRa, 30 de MaRÇO de 2012 especial

ReduÇãO de IMpOstOs

dIvulgaÇãO

produtos são vendidos mostrando o preço final com a redução do IpI

para professor de economia da uFsC medidas adotadas são positivas

aquece venda de móveis eletrodomésticosGoverno vai deixar de arrecadar 500 milhões, medidas valem até junho

daRIlsOn BaRBOsaRepórter

Trocar a geladeira, fogão ou o microondas vai continuar sendo

um bom negócio para os consumi-dores nos próximos três meses. O Ministério da Fazenda Guido Man-tega anunciou, no último dia 26 que irá manter a redução no IPI (Im-posto sobre Produtos Industrializa-dos), para os eletrodomésticos da linha branca que incluem geladei-ras, lavadoras de roupa, tanquinhos e fogões. “Com essas medidas nós esperamos estimular a economia a uma reativação econômica, nós es-tamos começando um aquecimento da economia nesse 1º semestre”, ressaltou o ministro.

Outros produtos também tive-ram o imposto reduzido. O IPI do papel de parede vai cair de 20% para 10%. Luminárias e lustres de 15% para 5%. E em toda a linha de móveis de 5% para 0%. “Sem duvida desde quanto o governo im-plementou as medidas aumentou bastante o volume de vendas nas lo-jas da região. A manutenção na re-dução auxilia a alavancar as vendas nesse semestre. A nossa expectativa é que o beneficio seja estendido para outros utensílios como os eletro--eletrônicos que tem carga tributá-ria elevada e pode ser diminuída. A redução é uma demonstração que o governo ouviu a solicitação das em-presas em diminuir a carga tributá-ria”, comenta Roberto Tarmes, dire-tor de Desenvolvimento do Comércio Varejista do CDL de São José.

“Para nós aqui na Loja é uma maravilha. A gente já conseguiu vender muito desde que a medida foi implementada ano passado. Nós até já havíamos tirado os anúncios de desconto. Hoje chegou para nós o material promocional referente ao IPI reduzido para os móveis. Nós colocamos nos produtos quanto era com IPI normal e quanto fica com IPI reduzido, para cliente ter ciência que de fato há desconto no produto”, comenta Gilnei Matias, gerente de venda da lojaKoerich no Estreito, Continente.

Com as medidas tomadas pelo Ministério o governo deixará de ar-recadar R$ 489 milhões em impos-tos. As medidas serão validas até dia 31 de julho.O setor de constru-ção civil não foi beneficiado com no-vas medidas porque, segundo Man-tega, já conta com isenção fiscal há pouco mais de dois anos. O ministro também afirmou - sem detalhes - que o governo prepara outras medi-das para estimular a economia

Professor de economia explica lógica da mudançaO professor de economia da

UFSC, João Rogério Sanson explica que as medidas adotadas pelo Minis-tério da Fazenda são positivas para a economia brasileira. “A redução de IPI para linha branca é uma reedição do que já foi feito com carros e material de construção. Na época a população e os índices econômicos regiram bem. Um dos efeitos desse tipo de medida é que as pessoas ao invés de comprar os utensílios somen-te no final do ano, com o dinheiro do 13º salario, acabam adiantando as suas compras para aproveitar as pro-moções e os descontos. Ainda mais de itens como fogão e geladeira”.

O professor destaca que medidas semelhantes estão sendo tomadas pelo governo desde 2010. “Em 2010, ainda no governo Lula houveram estímulos muito fortes que fizeram a economia crescer em patamares próximos ao da China. No entanto, as consequências desse crescimento vigoroso só foram sen-

tidas em 2011, quando a inflação para o ano ultrapassou o teto esta-belecido pelo governo. Para segurar a inflação o governo teve que adotar medidas que acabaram desaceleran-do a economia. O Ministério da Fa-

zenda esperava um crescimento para o PIB (Produto Interno Brasileiro) de 4,5%. No final do ano o índice acabou ficando em 2,7%”

Sanson ressalta que há outros benefícios embutidos nesas medi-das e que o governo acertou em adotá-las no inicio do ano. “Com essas redução de IPI e cortes na taxa Selic, o Governo Federal está tentando fazer a economia brasileira crescer de uma maneira saudável. A meta e chegar aos 4,5% de cresci-mento do PIB, mas sem inflação. É como se o ministro tivesse dado um toquezinho no acelerador para que a economia ande de maneira estável. Esse tipo de medida acaba trazendo outros benefícios indiretos para a economia porque estimula a criação de emprego em outros setores. É o que o governo pode fazer por hora. É só ter cuidado para que a situação não fuja do controle. Atualmente estamos vivendo uma situação de pleno emprego no Brasil” ressalta.

“A redução de IPI para linha branca é uma reedição do que já

foi feito com carros e material de construção. Na época a população e os índices econômicos regiram bem. Um dos efeitos desse tipo de

medida é que as pessoas ao invés de comprar

os utensílios somente no final do ano, com o

dinheiro do 13º salario

Page 7: Jornal Informe - 28

A 11

esporte sexta-FeIRa, 30 de MaRÇO de 2012

COMplICOu: a deRROta paRa O OlíMpIa, quaRta à nOIte, COMplICOu a sItuaÇãO dO FlaMengO na lIBeRtadORes. O tIMe BRasIleIRO pReCIsa venCeR Os dOIs jOgOs Restantes paRa ClassIFICaR.

avaí goleia o Marcílio diasCataRInense

No primeiro jogo sem Mauro Ovelha, o Leão aplicou 6 a 1 no Marcílio Dias e agora enfrenta o Figueirense no clássico

O Avaí venceu o Marcílio Dias por 6 a 1 na noite desta quarta-feira

pela sexta rodada no returno, em noite em que brilhou o estreante Feli-pe Alves, que marcou três vezes. Com a vitória, o time soma 25 pontos na classificação geral e ocupa a quinta colocação. No domingo, o Avaí en-frenta o Figueirense.

O Avaí entrou em campo com téc-nico novo e um time mais aberto. Dei-xou para trás o sistema 3-5-2, com dois volantes, e foi para a 4-4-2, com apenas Bruno na cabeça de área.

O esquema deixou o time mais leve e com ocupação do campo de ata-que. As jogadas ofensivas nasciam de triangulações pelos lados do campo. E as chances de gol foram aparecendo. Aos 9, 12 e 14 minutos, o Leão quase abriu o placar, duas vezes com Nunes e uma vez com Cleber Santana.

Mas foi o estreante Felipe Alves o homem do primeiro tempo. Fez três gols do time. O primeiro de cabeça, aos 21, após bom cruzamento de Sal-danha. O segundo foi aos 40, após bela jogada em que driblou o zagueiro antes de finalizar. O terceiro era para ser de Nunes, que sofreu pênalti. Ele mesmo cobrou, o goleiro defendeu e, no rebo-

te, Felipe Alves chutou para dentro.O Avaí iniciou o segundo tempo

com a mesma velocidade e toque de bola do primeiro tempo. Criou opor-tunidades de gol, principalmente com jogadas pela direita.

Mas foi o Marcílio que fez o seu gol. Aos 15 minutos, Nilson Sergipano bateu falta, que encobriu o goleiro Diego.

O gol fez os jogadores do Avaí al-terarem o ritmo da partida, aumen-tando a velocidade das trocas de pas-se e aproveitando os espaços deixados pelo Marcílio, que tinha um jogador a menos, já que o lateral esquerdo Thia-guinho foi expulso por reclamação ainda no primeiro tempo.

Cinco minutos após o gol, o Avaí teve a oportunidade de ampliar. Mais uma vez, Nunes sofreu pênalti. Desta vez, quem co-brou foi Cleber Santana, que desperdiçou. A bola bateu no travessão.

O quarto gol do Avaí saiu aos 39 minutos em bela jogada do meia Die-go Palhinha, que entrou em campo no lugar de Saldanha.

Laércio, que substituiu o golea-dor da noite Felipe Alves, fez o quin-to aos 45. E no último lance da par-tida, aos 47, Diego Palinha encerrou a goleada.

jaMIRa FuRlanI

jogadores comemoram gol de Felipe alves

japoneses agradecem ao avaí e Florianópolis

Japoneses agradecem ao clube

Figueirense perde de 2x0 para o Criciúma

Os japoneses Daiki Kato e Takao Suzuki, oriundos da província de Fukushima, desfilaram no intervalo do jogo Avaí 6 x 1 Marcílio Dias com uma faixa de agrecimento ao Avaí e à cida-de de Florianópolis. A homenagem de-ve-se ao acolhimento recebido durante os dias de intercâmbio na Ressacada.

Kato e Suzuki voltam para o Japão nesta sexta-feira, dia 30. Em dez dias na Capital Catarinense, os jovens atle-tas participaram de treinamentos com a equipe sub 17, visitaram instituições de caridade, tiveram aulas de portu-guês e ainda fizeram um tour especial pelas praias da Ilha de Santa Catarina.

Na noite desta quarta-feira (28), o Figueirense enfrentou o Cri-ciúma no Estádio Heriberto Hulse e acabou derrotado pelo placar de 2 a 0. Em uma partida muito disputa-da as duas equipes criaram diversas oportunidades durante todo o jogo porém o alvinegro acabou sofrendo o seu primeiro resultado negativo no returno do Campeonato Catarinense 2012. Liderando a classificação ge-ral da competição e já classificado para as finais do estadual, o técni-co Branco aproveitou para poupar alguns jogadores que vinham sen-

do titulares na partida desta noite .Mesmo com uma equipe mista, o Furacão foi forte durante toda a partida porém acabou sofrendo dois gols em jogadas aéreas, o que difi-cultou a reação da equipe.Apesar da derrota, o Furacão continua ainda com boas chances de conquistar o título do segundo turno do estadual.Jogando apoiado pela sua torcida, o Criciúma iniciou a partida atacando o Figueirense com jogadas de peri-go no ataque e finalizações de fora da área. Com o passar do tempo, o Figueirense foi equilibrando mais o

jogo e as melhores oportunidades do alvinegro na etapa inicial foram criadas por Aloísio e Jean Deretti.Com as duas equipes realizando um jogo aberto, boas chances de gol eram criadas na primeira etapa. Como destaque, os goleiros Wil-son e Andrey faziam boas defesas e evitavam o primeiro gol no Estádio Heriberto Hulse.Já nos minutos fi-nais do primeiro tempo, André Gava recebeu cruzamento após cobrança de escanteio na área e de cabeça co-locou a equipe da casa em vantagem ainda antes do intervalo.

Na volta pra o segundo tem-po, o Figueirense voltou melhor e com cinco minutos de jogo já havia criado duas boas oportunidades de gol.A partida continuava aberta e o alvinegro apostava nas jogadas de velocidade para chegar ao ataque. Na melhor chance, Aloísio ganhou da defesa adversária e frente a fren-te com o goleiro Andrey finalizou com perigo mas a bola acabou indo para fora.Pouco depois o Criciúma respondeu e chegou ao seu segun-do gol após jogada de Fabinho Ca-pixaba que cruzou da direita para

Zé Carlos completar de cabeça e ampliar a vantagem da equipe da casa.No decorrer da etapa final, o alvinegro mostrou muita luta porém acabou não conseguindo marcar o gol que precisava para diminuir a vantagem.O Criciúma também con-tinuou atacando e nos minutos fi-nais exigiu boas defesas do goleiro Wilson, um dos grandes destaques da partida.Já no próximo domingo (01), o Figueirense volta a campo para o grande clássico com o rival Avaí que será disputado no Estádio Orlando Scarpelli.

Page 8: Jornal Informe - 28

LOTERIA

01

03

05

06

02

05

71 21 5928 4869 06

12

42

20

60

84

03

09

28

21

04

13

14

44

21

64

90

04

12

64

28

05

26

16

46

22

67

93

08

35

67

31

07

27

18

51

24

75

99

11

38

79

33

08

34

43

25

41

19

53

25

81

00

pReMIaÇãO ganHadORes $

15 acertos 2 1.578.295,60 14 acertos 732 1.068,36 13 acertos 26.053 12,50 12 acertos 300.629 5,00 11 acertos 1.609.108 2,50

pReMIaÇãO ganHadORes $

20 acertos 1 1.769.958,32 19 acertos 24 15.965,01 18 acertos 237 1.616,71 17 acertos 1.847 148,17 16 acertos 9.830 27,84 0 acertos 1 191.580,14

pReMIaÇãO ganHadORes $

7 acertos 0 0,00 6 acertos 0 0,00 5 acertos 85 1.022,42 4 acertos 1524 6,00 3 acertos 17024 2,00

pReMIaÇãO BIlHete $

1º 29.850 600.000,00 2º 08.396 12.000,00 3º 44.427 9.000,00 4º 67.399 8.100,00 5º 11.128 7.698,00

pReMIaÇãO ganHadORes $

quina 0 0,00 quadra 77 4.893,79 terno 5.462 98,55

pReMIaÇãO ganHadORes $

sena 0 0,00 quina 32 44.298,35 quadra 3.575 566,45

pReMIaÇãO ganHadORes $

sena 2 2.586.178,14 quina 199 1.579,29 quadra 6701 31,26

pReMIaÇãO ganHadORes $

sena 0 0,00 quina 93 2.365,56 quadra 4875 42,97

segunda, quartas e sexta

segunda,terça, quarta,quinta,sexta e sábado

quarta e sábado

quarta e sábado

quarta e sábado

TIME DO CORAÇÃOgOÁs-gO

quarta e sábado

terça e sexta

PRIMEIRO SORTEIO

SEGUNDO SORTEIO

LOTOFÁCIL

QUINA

FEDERAL

MEGA-SENA

TIMEMANIA

LOTOMANIA

DUPLA SENA

Concurso 730

Concurso 2856

Concurso 04643

Concurso 1374

Concurso 300

Concurso 1230

Concurso 1057

t. dO CORaÇãO ganHadORes $

gOIÁs-gO 7577 5,00

A 12sexta-FeIRa, 30 de MaRÇO de 2012 segurança

Batalhão de Choque flagra jovem traficando em são joséLucas Henrique Capistrano, vulgo seco, de 18 anos, foi detido depois de avistar a viatura policial que estava em rondas pelo bairro Jardim Janaína

MaCOnHa

O Batalhão de Choque da Polícia Mili-tar (PM) de São José prendeu em fla-

grante por volta das 18h de quarta-feira (28), Lucas Henrique Capistrano, vulgo seco, de 18 anos, pelo crime de tráfico de drogas. Ele foi detido depois de avistar a viatura policial que estava em rondas e empreender fuga. Com ele os policiais en-contraram uma pochete contendo dinheiro em notas trocadas e pequena quantidade de maconha. Em seguida, com apoio de outras guarnições, a PM foi até a casa do suspeito, onde encontraram mais drogas e um projétil de arma calibre 22.

De acordo com informações da polícia, a viatura do Batalhão de Choque fazia ron-das pelo bairro Jardim Janaína e quando passava pela Rua Domingos da Silva, os po-liciais viram Capistrano, que correu ao ver a PM e tentou se esconder em um matagal.

Depois de ser encontrado e a polícia encontrar a droga com o suspeito, a PM indagou o meliante, que prontamente con-fessou ter mais drogas em casa. Os agentes partiram para a residência de Capistrano, onde encontraram 49 tabletes de maco-nha, cinco petecas de cocaína e R$ 145,55 em notas trocadas e moedas.

O suspeito foi conduzido até a delegacia de Biguaçu, onde prestou depoimento ao delegado e posteriormente foi para a pri-são, onde responderá pelo crime de tráfico e associação para o tráfico de drogas. A polícia não divulgou a imagem do suspeito.

dIvulgaÇãO

dIvulgaÇãO

Maconha, cocaína e uma munição foram encontrados já na casa do meliante

entre as mudanças pretendidas pelo governo está retirar da lei a dosagem alcoólica que caracterizaria o crime

Governo quer exame clínico e depoimentos na Lei SecaNa tarde de ontem (29) o ministro da

Justiça José Eduardo Cardozo defendeu que o Congresso Nacional modifique a lei, a fim de que as provas sirvam para ino-centar o motorista acusado, equivocada-mente, de embriaguez. “Há uma decisão final e isso faz com que nós tenhamos que, rapidamente, dialogar com os líderes no Congresso para modificarmos a lei. Se a lei, da forma que está redigida, não tem condições de atingir a punibilidade que nós precisamos para esses casos, nós temos que mudar”, disse o ministro.

Entre as mudanças pretendidas pelo go-verno está retirar da lei a dosagem alcoóli-ca que caracterizaria o crime; permitir que uma pessoa em visível estado de embriaguez possa ser condenada e utilizar como provas depoimentos de testemunhas e filmes. Dessa forma, o ministro acredita que o bafômetro será mais utilizado como forma de provar inocência diante de uma suspeita do que como instrumento de acusação.

“O bafômetro, que hoje é elemento ne-cessário para a condenação, passará a ser um instrumento da defesa de uma pessoa que quer demostrar que não está em estado de embriaguez”, acredita o ministro.

Cardozo disse que não considerou uma surpresa a decisão do STJ de aceitar como provas de embriaguez somente o teste do bafômetro ou o exame de sangue.

“É necessário que agora a lei seja al-terada, justamente para que nós possamos continuar tendo uma ação muito dura em relação àquelas pessoas que, de forma ir-responsável, bebem e dirigem. O Judiciário já se pronunciou na interpretação que deu a esta lei. Portanto, a partir do momen-to que consolida essa interpretação, nós temos que ser ágeis. Temos que adequar aquilo que nós precisamos a um novo texto legislativo. Queremos coibir, com muito vi-gor, o ato de irresponsabilidade, que é o de beber e dirigir”, disse.

Cardozo explicou que a maior parte das mudanças que o governo quer na lei já está em curso em projetos de lei que já tramitam no Congresso. Essas mudanças, na avalia-ção do ministro, não devem passar pela re-forma do Código Penal, que envolve muitos temas e pode ser muito mais demorada.

“No ano passado iniciamos um pro-cesso de discussão com lideranças, tanto da Câmara quanto do Senado, justamente para viabilizar essa mudança”, concluiu.