jornal gazeta do dia 25 de junho

8

Upload: james-cruvinel-junior

Post on 26-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

JORNAL GAZETA DO DIA 25 DE JUNHO

TRANSCRIPT

Page 1: JORNAL GAZETA DO DIA 25 DE JUNHO
Page 2: JORNAL GAZETA DO DIA 25 DE JUNHO

cidadesGAZETA DO DIA /SEGUNDA- FEIRA / 25/06/2012 - página 02

Novo canal de televisão em Catalão deve estrear mês que vem

Dia 17 de julho. Essa é a previsão para a estreia de um canal de televisão em Catalão: canal fe-chado (17) na grande da Ina Telecom, empresa que explora esse tipo de mídia na cidade. O lan-çamento para a imprensa aconteceu na sexta feira. A ideia é iniciar no dia 5, sendo expandido até o dia 17. Segundo Návio Leão, gestor do projeto, a inten-ção é iniciar o canal com oitos programas: jor-nalismo, esporte, cinema e com programação local. De acordo com ele, além de profissionais, produtoras independentes também já foram contatadas e terão espaço, caso queiram. Segundo Návio, a empresa Ina Telecon con-ta 1.500 assinantes, sendo que o número de pessoas que têm acesso chega a 4 ou 6 mil. De acordo com ele, há um projeto de expansão em andamento na empresa.

Gazeta do DiaRazão Social: Atual Comunicação LTDA

CNPJ 13.059.954/0001-11Endereço: Rua Cel. Afonso Paranhos, nº 386 – sala 3

Diretora: Cristina de Mesquita Netto

Editora Chefe: Cristina de Mesquita - MTB GO 9845 – JP

Por: Cristina de Mesquita

Tel: 3441 2448 E-mail: [email protected]

Impressão: Gráfica ModeloDiagramação: Waleska Costa

EXPEDIENTEO filho do prefeito de Davinópolis, Darci Rosa (PT), Romário Rosa Nunes, 22 anos, foi preso na tarde de sábado, em Catalão, enquanto saía de uma faculdade particular da cidade. Ele estava em um carro oficial quando veio ao município, segundo a denúncia, fazer uma prova de conclusão de curso. Romário, que é também secretário municipal daquele município, foi acusa-do de peculato ( fato do funcionário público que, em razão do cargo, tem a posse de coisa móvel pertencente à administração pública ou sob a guarda desta (a qualquer título), e dela se apropria, ou a distrai do seu destino, em proveito próprio ou de outra pessoa). O carro foi apreendido e levado para o 1º DP, no centro de Catalão, onde o secretário também foi levado. Romário consegui sua liberdade provisória por volta das 21h. Ele, nem seu advogado, João Henrique, não quiseram falar com a reporta-gem sobre o fato.

Por: Cristina Mesquita

Filho de prefeito de Davinópolis

e secretário municipal é preso em Catalão

Este espaçopode ser seu!

ANUNCIE!

Por: Cristina Mesquita

PECULATO

Carro usado pelo filho do prefeito enquanto fazia prova em Catalão. Ele é suspeito de Peculato

Page 3: JORNAL GAZETA DO DIA 25 DE JUNHO

GAZETA DO DIA /SEGUNDA - FEIRA / 25/06/2012 - página 03

Por: Cristina Mesquita

O diretório municipal do PT foi surpreendido na sexta – feira, ao receber um comunicado do diretório estadual. O documento, assinado pelo pre-sidente, Valdi Camárcio, anula a decisão do partido em lançar candidato próprio em Catalão. A opção de candidatura própria foi tomada em reu-nião realizada este mês em que lançou a pré – candidatura do empresário Álvaro Barbosa, conhecido como Álvaro da Aducat. Na reunião que decidiu pela candidatura própria, 30 membros do partido votaram – com maioria esmagadora pela candidatura própria. Porém em recurso do vereador Jair Humberto, a Executiva Estadual questionou a decisão. Segundo o vice – presidente do partido, Antônio Macário à re-portagem, não houve quórum: “Eram necessários 15% dos filiados aptos a votar. Em Catalão, o PT tem 317 filiados e apenas 30 votaram”, disse ele, que afirma que não houve fraude no processo. Ainda no documento enviado ao diretório municipal, o PT estadual diz que uma candidatura própria, beneficiaria o PSDB. O diretório municipal, segundo o vice – presidente tem até três dias para recorrer da decisão ao diretório nacional. “Se eles não recorrerem, es-tarão automaticamente com o PMDB”, disse ele, justificando o fato de que, a Executiva sugeriu também uma aliança com os peemedebistas. Ele disse ainda, que caso o partido não recorra à decisão, a convenção dos petistas será realizada no dia 30, junto com o PMDB, sacramentando as-sim, uma aliança entre os dois partidos. O presidente do PT municipal, João Carlos Ayres, Toquinho, disse que o documento a ser entregue no PT Nacional está praticamente pronto. Ele acredita que até amanhã o encaminhará. De acordo com ele, uma das alegações é que houve quórum na reunião que decidiu por candidatura própria. “Eram 66 aptos a votar, 30 votaram”, disse ele, completando que a candidatura própria não favoreceria o PSDB, como alega o estadual: “ Pelo contrário. O que queremos é dar uma terceira opção para a popula-ção. Uma alternativa, porque pesquisas qualitativas que temos nos mos-tram que 53% da população está insatisfeita com o cenário político atual”, disse referindo – se à disputa polarizada entre PMDB e PSDB. Toquinho contou ainda que no final de semana, em encontro da juven-tude do PT fizeram uma monção de apoio a Catalão. Em encontro com o PDT, o partido também teria recebido a solidariedade (os pedetistas estão em conversa com o PT para ser vice na chapa, caso a tese de candi-datura própria vingue). Paralelo a isso, Toquinho lembra que o pré – candidato Álvaro Barbosa, que está em São Paulo, terá um encontro com o presidente nacional do partido, Rui Falcão ainda hoje. A intenção é de que não aconteça uma intervenção em Catalão e que o partido lance candidatura própria. “O plano A do PT, é candidatura própria”, diz Toquinho.

IRREGULARIDADES

PT Estadual quer que partido caminhe

com PMDB em Catalão

Por: Cristina Mesquita

Delegado ouve funcionários da prefeitura

e empresários em inquérito que investiga

irregularidades em contrato

O delegado Jerônimo Borges, da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Con-tra a Administração Pública – DERCAP, passou a manhã de sexta – feira, em Catalão. Ele que está a frente das investigações de empresas prestadores de serviços para a prefeitura, que são suspeitas de favorecimento de contratos e sem licitações, ouviu seis servidores municipais e empresários, que não pude-ram ir a Goiânia. Ao todo, Borges ouviu 31 pessoas. Segundo ele, foram ouvidos responsáveis por vários segmentos: vigilância (se-gurança), varrição de rua e auditoria. Jerônimo não afirma que há esquema nas licitações, mas irregularidades, sim, senão, segundo ele, não haveria o inqué-rito para apurar os fatos: “Há um rapaz que usa a empresa, a mesma em dois endereços diferentes”, disse sobre uma das irregularidades que mais chamou a atenção. “Tem empresa em que ela está em uma determinada esquina e usan-do dois bairros diferentes. Porque de um lado da rua é um bairro, de outro, é outro bairro”, contou o que ele considerou má fé do empresário. “Aqui, um funcionário da prefeitura, participou de uma licitação. Como seria, ele chefe dele mesmo?”, questionou referindo a um responsável por departamento que teria participado de um processo licitatório. Outro fato que chamou a atenção do delegado foi a grande quantidade de em-presa de vigilância (de segurança) que presta serviço em Catalão e que trabalha na clandestinidade: sem registro junto à Polícia Federal. “A Polícia Federal já está investigando as empresas de segurança armada e não armada”, disse ele, referindo – se ao fato do encaminhamento das suspeitas à PF. Considerado um profissional sério, porém discreto, Jerônimo diz que a popula-ção pode esperar uma apuração rigorosa dos fatos. “Já surtiu efeitos, tanto que a Polícia Federal está investigando a segurança”. “Eu não posso dizer que há esquema de ilicitude nas licitações. O que posso di-zer é que houve irregularidade de algumas empresas”, disse ao comentar ainda que o inquérito foi instaurado em abril, pela Deic, para investigar participação de empresas de forma ilegal ou não de contratos com a prefeitura. O documen-to já soma 35 mil páginas em 140 volumes. Segundo ele, o inquérito deve ser concluído essa semana, mas aguarda ainda documentação que será enviada pelo TCM.

Por: Cristina Mesquita

Filho de prefeito de Davinópolis

e secretário municipal é preso em Catalão

POLÍTICAPECULATO

Delegado Jerônimo Borges ouve funcionários da prefeitura e empresários locais

Page 4: JORNAL GAZETA DO DIA 25 DE JUNHO

GAZETA DO DIA / SEGUNDA - FEIRA / 25/06/2012 - página 04

panorama

A Rhenovar tem a partir deste ano uma parceria com a Prefeitura Municipal de Catalão e o Programa de Capacitação Profissional,

e vem oferecer cursos GRATUITOS para a população de Catalão!Os cursos tem como objetivo desenvolver as competências comportamentais que todos nós precisamos hoje em dia para construir uma carreira de sucesso,

para isto iremos trabalhar dois assuntos que são muito importantes para este crescimento e amadurecimento profissional como podem ver logo abaixo.Os cursos serão totalmente gratuitos à população, e quem sem interessar deverá apenas se inscrever no SINE de Catalão, localizado à

Av. 20 de agosto, em frente à Caixa Econômica Federal a partir do dia 06 de junho!!!As aulas terão início em julho (dias e horários a definir). Teremos turmas no período da manhã, tarde e noite!

NÃO PERCAM ESTA OPORTUNIDADE, REPASSEM PARA SEUS AMIGOS, COLEGAS DE TRABALHO E FUNCIONÁRIOS!

3, 2, 1Se for valer mesmo, a partir desta semana, a SMTC passa a cobrar mais de perto, o uso de cinto de segu-rança do motorista que transita pelas ruas de Catalão. Traduzindo: o não uso do equipamento de segurança pode virar multa.

ALIÁSAlguém aí viu alguma diferença no trânsito, depois de dois meses de campanha de conscientização?

VALEUNa sexta – feira, a Coluna passou por uma blitz edu-cativa realizada pela Superintendência de Trânsito. Os agentes estavam distribuindo os panfletos educativos – uso de cinto de segurança. O horário? Por volta das 12h em plena Avenida Raulina Paschoal. O trânsito fi-cou lento, claro. Mas valeu a intenção.

BOA IDEIAA SMTC vai realizar curso de capacitação de moto ta-xistas em Catalão. De 200 profissionais, 30 estão na ilegalidade (com várias irregularidades): teve flagrante até de falta de CNH. Sairão de lá com noções de cida-dania, primeiros socorros e algo mais. Bom que colo-quem na prática, principalmente, o respeito às leis de trânsito.

PERGUNTAR NÃO OFENDEÉ obrigatório que moto taxistas ofereça toucas descar-táveis para os passageiros. Em Catalão, que a Coluna apurou apenas uma empresa conta com esse item, exigido em lei.

EITAPara abrir uma empresa de segurança (vigilância) é necessário seguir uma série de exigências, incluindo da Polícia Federal. Em Catalão, o funcionamento des-sas empresas virou febre, digamos assim. E segundo o delegado que investiga favorecimento de contratos de empresas com a prefeitura, a maioria esmagadora funciona na clandestinidade (só uma é credenciada). Detalhe: ele investiga contratos com a prefeitura. Fal-ta fiscalização do município para abertura e funciona-mento dessas empresas?

PEDINDO AJUDAO presidente do PT, João Carlos Ayres, o Toquinho, aproveitou as redes sociais para pedir ajuda. Postou a seguinte frase: “Socorro... Goiânia quer acabar com o PT de Catalão”. E postou para quem? Nada menos para nada menos que o petista Delúbio Soabres. Jun-to à frase, uma foto de membros da Executiva munici-pal junto com o presidente do PDT, Carlos Albino em noite de grande decisão.

JUNTOS E SEPARADOSA foto do presidente do PDT com a cúpula do PT dá o seguinte recado: os dois partidos estão, cada vez mais próximos de uma coligação. Caso, a Executiva Nacional barre a intenção, o PDT vai encarar uma campanha solo.

COMO ASSIM???Comentário básico, em rodas políticas da cidade: o PT de Catalão ganha um puxão de orelha da Executiva Estadual, que quer o partido com o PMDB e quem dá a notícia nos meios de comunicação é o presidente do PMDB, Adib Elias. No mínimo, interessante, não???

FALANDO EM POLÍTICAA campanha eleitoral em Catalão já começou e será das mais disputadas e pesadas dos últimos tempos: Explico: o pré candidato Jardel Sebba deu entrevista na sexta – feira, em uma rádio da cidade (AM). Falou, falou, falou. Uns 30 minutos depois, o também pré – candidato Adib Elias foi a outra emissora (FM) e falou, falou, falou. É bom o Ministério ficar atento! É só o começo....

SEM MAIS NEM MENOS

O deputado Jardel Sebba aproveitou sua ida à rádio local para desabafar: disse que lamenta de todos os deputados federais que tiveram votos (e muito) em Catalão, foram eleitos e nunca mais apareceram. No-minou um a um: todos mesmo, nem o que foi apoia-do por ele. É!

COMO ASSIM??

Por:Cristina Mesquita

O filho do prefeito de Davinópolis, Darci Rosa, Romário Rosa Nunes foi preso no sábado à tarde porque usava carro oficial enquanto defendia sua monografia em uma faculdade de Catalão. Tá, esse foi o fato. O outro é que: Romário Rosa, segundo informações na delegacia, é se-cretário municipal. É isso, Ministério Público???

NAS ALTURASPelo volume do som, ontem, à beira da represa, no even-to que lembrou o Dia Internacional de Combate às dro-gas, era esperada uma multidão: o som estava nas altu-ras. Moradores próximos dali reclamaram.

OUVINTEO delegado Jerônimo Borges, da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública – DERCAP, veio a Catalão ouvir alguns funcionários da Pre-feitura e empresários que são citados em inquérito sob sua responsabilidade de apurar possível direcionamento de licitações e favorecendo empresas. A expectativa era de que o prefeito Velomar fosse ouvido no sábado - em Goiânia ou Catalão.

PITOO delegado teve que, digamos assim, insistir e mudar sua agenda. Tudo para ouvir o prefeito Velomar, mostrou cer-ta resistência, indicando sua agenda para a falta de tem-po.

FECHOUA Coluna levantou a possibilidade semana passada e no fi-nal de semana: o vice do pré candidato Adib Elias, PMDB, é o atual vice Miranda. Ele foi visto na festa do Peão em Ouvidor, mas desconversou o assunto com a Coluna.

POLÍTICAO publicitário Marcelo Francisco (Conteúdo Marketing e Eventos) está em Jataí onde participou de um curso / trai-nee sobre marketing político e eleitoral com o consultor na área, Carlos Manhanelli, da Manhanelli Associados, conhecida no mundo todo por sua atuação. Ele fica na cidade onde faz um estágio na empresa Vox Propaganda com duração de 10 dias.

Anun

cie a

qui,

e te

nha

ótim

os re

sulta

dos

Page 5: JORNAL GAZETA DO DIA 25 DE JUNHO

esportePor: Tirso Neto

GAZETA DO DIA / SEGUNDA - FEIRA / 25/06/2012 - página 05

Aparecidense será o primeiro adversário do CRAC na série D do Brasileiro

O grupo 5 do Campeonato Brasileiro da série D no qual está incluído o CRAC, terá apenas 4 participantes e não 5 como nos demais grupos. A desistência do Gurupí-TO obrigou a CBF a tomar esta decisão para não bagunçar o que já começou confuso. Com essa decisão o CRAC teve que a adiar sua estreia e a torcida terá que esperar mais um pouco para ver seu time em ação. O primeiro adversário será a Aparecidense na segunda rodada, no próximo domingo. Está previsto para o meio da semana mais um amistoso, provavelmente contra o Brasiliense que tem um time muito experiente com jogadores como Acosta ex Palmeiras, Alan Delon ex Atlético Paranaense, Varlei ex São Paulo e outros... Com as ultimas contrata-ções feitas pela diretoria do CRAC o grupo está fechado, a não ser que aconteça algo fora do controle.

Goiás segue contratando para serie B do Brasileiro

O Goiás apresentou mais dois reforços para o elenco esmeraldino, que disputa a Série B, do Campeonato Brasileiro. O volante Léo Silva, 22, que estava no Resende (RJ) e o meia Renan Oliveira, 22, que vem do Coritiba, são as novas apostas alviverdes.A diretoria do Goiás continua em busca de mais dois jogadores. O técnico Enderson Moreira quer alguém para atuar como terceiro homem de meio campo e um atacante para jogar dentro da área. Walter, que está no Cruzeiro, está muito próximo de um acerto com o clube. De acordo com o superintendente de futebol, Marcelo Segurado, o meio campista preten-dido está em um time que disputa a primeira divisão.Léo Silva já treinou no Goiás na manhã desta quinta-feira. O jogador será apresentado no período da tarde. Renan Oliveira já está em Goiânia, mas, ainda não foi até o clube esme-raldino.

Vem mais gente por ai...O diretor de futebol do Goiás, Marcelo Segurado, confirmou em en-trevista coletiva nesta quinta-feira (21), que apenas alguns detalhes precisam ser resolvidos para a apresentação do atacante Walter. O jogador de 22 anos pertence ao Porto de Por-tugal, mas estava emprestado ao Cruzeiro. O time mineiro o dispensou, mas para acertar com o Goiás o atleta precisa de uma liberação do Porto, que deve chegar nos próximos dias.Walter estava no Cruzeiro desde o inicio de 2012, mas teve problemas para entrar em forma e não conseguiu ganhar espaço no time. O atacante atuou em 11 jogos pelo time mineiro e marcou três gols. A intenção é que Walter seja apresentado na próxima segunda-feira (22).

Técnico do Vila Nova já tem o time pronto para disputa da série C do Brasileiro

Há quase dois meses o Vila Nova tem se preparado para a estreia no Brasileirão Série C, por conta de alguns problemas judiciais a competição ainda não teve inicio. Entretanto, o técnico Robélio Schneiger continua treinando o time normalmente e nas últimas sema-nas vem posicionando a equipe com algumas mudanças. Jogadores como o lateral-direito Nego, os volantes Rafael Carioca e Ricardinho, titulares durante o Goianão, perderam es-paço na equipe e estão treinando entre os reservas. O lateral-esquerdo Anderson, que veio do futebol italiano, assinou contrato e já treina entre os titulares, mas o jogador ainda não foi regularizado. Luís Marques se recuperou de lesão e voltou aos treinamentos. O zagueiro César Gaúcho tem trabalhado como volante. No último treinamento coletivo Robélio po-sicionou a equipe com Júlio César; Evandro, Toninho, Rafael Vaz. Anderson; Luís Marques, César Gaúcho, Preto, Jorginho; Pedro Júnior e Marion. Este deve ser o time que começará a disputa da competição nacional.

Atacante Hulk pode não sair do PortoApós o término da última temporada do futebol europeu, muito se especulou sobre a trans-ferência do atacante brasileiro Hulk, do Porto, para outra equipe da Europa. No entanto, o presidente do clube português, Jorge Nuno Pinto da Costa, declarou que nenhuma proposta oficial foi feita pelo jogador. “Pelos jornais, já saiu em muitos sites, mas hoje o que posso garantir é que ao FC Porto ainda não chegou qualquer proposta pelo Hulk”, afirmou o man-datário. O clube mais cotado para ter o atacante em seu elenco na próxima temporada é o Chelsea, atual campeão da Liga dos Campeões da Europa, que já estaria com negociações avançadas com o atleta, tendo inclusive acertado valores salariais. Paraibano, Givanildo Viei-ra de Souza atuou durante um curto período no futebol brasileiro: entre 2004 e 2005, no Vitória, da Bahia. Em seguida, transferiu-se para o futebol japonês, onde permaneceu até 2008, quando foi contratado pelo Porto. O brasileiro de 25 anos ajudou o clube português na conquista do tricampeonato nacional e da taça da Liga Europa, na temporada 2010-2011. Além disso, Hulk é presença constante nas convocações de Mano Menezes para a Seleção Brasileira.

Zagueiro Lúcio pode reforçar o são PauloDesde a derrota para o Coritiba, que tirou o São Paulo da Copa do Brasil, a diretoria promete não fazer reformulações. Mas ao menos a zaga terá novidades, e o foco é Lúcio, que se des-ligou da Inter de Milão. O problema está no salário exigido pelo defensor. “Está difícil, está difícil. O Lúcio quer ganhar muito. É o segundo salário na Inter, e os salários são proibitivos para o Brasil. O São Paulo não faz, por exemplo, o que o Fluminense fez com o Deco, pagando R$ 650 mil”, alegou Juvenal Juvêncio. Emerson Leão não opina sobre reforços, mas sempre gostou do estilo do capitão da Seleção Brasileira na última Copa do Mundo - que também é cobiçado pelo Fenerbahce, da Turquia. É considerado um nome ideal para fazer companhia a Rhodolfo ou até substituí-lo, já que o camisa 4 desperta interesses de clubes europeus.

Santos anuncia dispensas no elenco após fiasco da Libertadores

Depois da eliminação nas semifinais da Copa Libertadores da América, o Santos começa a se reorganizar, visando a disputa do Campeonato Brasileiro. Com isso, alguns jogadores devem deixar o clube nos próximos dias. E os dois primeiros parecem já estão definidos: os atacantes Alan Kardec e Renteria. O primeiro, cujo contrato de empréstimo junto ao Benfica (Portugal) se encerra no final deste mês, deve voltar ao time lisboeta. Os encarnados não responderam ao pedido de um novo empréstimo feito pelo Peixe. “Com relação ao Alan, o Benfica não aceitou conversar. Queríamos um empréstimo adicional de quatro dias, pensan-do antes nas finais da Libertadores (o último jogo está marcado para 4 de julho) Agora, com a nossa saída da competição e a posição tomada por eles, dou o assunto como encerrado”, disse o presidente do clube, Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro

Boca Jrs fará a final da Libertadores contra o Corinthians

O Boca Juniors será o adversário do Corinthians na grande final da Copa Libertadores. O time argentino foi até Santiago nesta ultima quinta-feira e conseguiu segurar o empate por 0 a 0 com a Universidade de Chile, no Estádio Nacional. Com a vantagem obtida com a vitória por 2 a 0 no jogo de ida das semifinais, os comandados de Julio Cesar Falcioni se mantiveram implacáveis e conseguiram a classificação para a decisão do torneio. A partida desta quinta--feira foi muito equilibrada e ficou marcada pelas chances desperdiçadas pelas equipes no ataque. O Boca acertou o travessão logo no início do confronto, com Riquelme, enquanto a La U sacudiu a trave do goleiro Orión em duas ocasiões no segundo tempo.

Page 6: JORNAL GAZETA DO DIA 25 DE JUNHO

cidadescidadesGAZETA DO DIA / SEGUNDA- FEIRA / 25/06/2012 - página 06

Cerca de 600 funcionários efetivos do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (DETRAN-GO) entraram em greve, terça-feira (19/6), em Goiânia. Os servidores reivindicam a aprovação do Pla-no de Cargos e Salários da categoria. Em Catalão, pouco a parali-zação afetou. De acordo com o Detran, o plano se encontra na Secretária de Ges-tão e Planejamento (Segplan) para estudo de impacto financeiro no Orçamento do Estado, já tendo, inclusive, o autorizo do gover-nador. Na CIRETRAN de Catalão essa greve trouxe alguns problemas. A supervisora Santila Alves cita a falta de comunicação com o órgão na capital. “Isso está nos prejudicando quando precisamos resol-ver processos por telefone e os servidores da área não atender. Seria pior se os comissionados lá não estivessem trabalhando e isso prejudica a realização de serviços prestados pelo órgão como licenciamentos e transferências de veículos e emissão de Carteiras Nacionais de Habilitação”, destaca. Ela disse que espera que tudo se normalize o quanto antes e garantiu que os funcionários locais não vão aderir à greve. “Algumas no interior sim, mas em Catalão não porque mais de 90% dos funcionários são comissionados e não vão fazer parte. Os efetivos preferiram não aderir”. Santila disse que a diretoria do órgão comunicou que está soman-do esforços para que o novo plano de carreira elaborado pelos servidores seja enviado à Assembleia Legislativa de Goiás o mais rápido possível. “Além disso, medidas emergenciais estão sendo tomadas para garantir a continuidade dos serviços no Estado e para evitar maiores prejuízos”.Santila teme que com o prolongamento da greve mais atendimen-tos da CIRETRAN parem, mas garante que a população catalana não precisa se preocupar.Segundo o presidente do sindicato dos servidores do departamen-to na capital, Wanderley Gonçalves, um dos motivos da paralisa-ção foi à insatisfação dos servidores com as mudanças realizadas em 2010 na lei de remuneração dos funcionários e a quantidade de servidores que é insuficiente.

Greve do DETRAN afetou pouco a CIRETRAN de Catalão

Secretaria municipal de Esportes

entrará em recessoEm virtude do contrato que a prefeitura de Catalão mantem com os funcionários da secretaria municipal de Esportes, que os remunera 10 meses durante o ano, o órgão paralisa suas ati-vidades por dois meses. O recesso será iniciado ainda este mês. O secretário da pasta, José Borges, explica que isso está de-terminado de acordo com o contrato. “O projeto Esportes Para Todos, que envolve todas as atividades dessa secretaria, parali-sa nesta quinta-feira, 28, e retorna no dia 1º de Agosto. A outra paralização será em dezembro. Como os professores e outros funcionários são pagos por hora trabalhada, claro que nesse re-cesso não receberam. Nós aproveitamos esse período também para aplicarmos os serviços de manutenção e assim podermos melhor atender os que aqui praticam seus esportes”. O secretário acredita que o período não vem a atrapalhar a comunidade uma vez que coincide com o período de férias. “Grande parte dos catalanos saem de férias da cidade e o mo-vimento no Clube do Povo diminui um pouco. Aos que por aqui passarem o período de férias peço que entendam que esse recesso é para levarmos melhorias para a estrutura física do local”.Os distritos de Santo Antônio do Rio Verde e Pires Belo são, para o secretário José Borges, importantes áreas a se levar

Por: Gustavo Vieira

Por: Gustavo Vieira

Conselho de Ética, CPMI e votações importantes

marcam semana no Congresso

Por: Agência Brasil

Depois de uma semana parado em função da partici-pação de parlamentares na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, o Congresso deverá ter uma semana cheia a partir de hoje, a começar pelo julgamento do processo contra o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) no Con-selho de Ética. Torres responde a processo em função de suas relações com o empresário Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, apontado como controlador de um esquema de exploração de jogos ile-gais e corrupção de agentes públicos.

Na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga o assunto, diversos depoimentos devem ser colhidos esta semana. Entre os depoentes convo-cados estão Eliane Gonçalves Pinheiro, ex-chefe de gabinete do governador de Goiás, Marconi Perillo, e o radialista Luiz Carlos Bordoni, que fez denúncias sobre possível caixa 2 financiado por Cachoeira na campanha de Perillo. Também deve depor Cláudio Monteiro, que é ex-chefe de gabinete do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.

Na Câmara, os deputados devem começar as votações na terça-feira (26) destrancando a pauta que está trava-da pela Medida Provisória 562, que trata da destinação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para instituições comunitá-rias que atuam com educação rural. Ela também per-mite a concessão de bolsas aos professores da rede pú-blica e a estudantes do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Essa é a primeira MP que passou pela análise de uma comissão mista especial an-tes de começar a tramitar, conforme determinação do Supremo Tribunal Federal.

obras e eventos observando a necessidade de cada um. “Sabemos que os distritos de Catalão têm pouco ou nada em atrativos. Então nossa secretaria leva a eles algumas atividades e obras”, diz ele, enumerando que em Pires Belo, acontece um campeonato de futebol e em breve realizará em Santo Antônio do Rio Verde, um campeona-to de futsal. “Também entregaremos se possível nesse mês, o campo de futebol com toda estrutura merecida ao distrito e vamos nesse dia promover um torneio”.Essas localidades também foram contempladas com aca-demias ao ar livre como vários bairros da cidade. José Borges garante que o próximo bairro atendido em Cata-lão o Ipanema. “Esse projeto tem tido boa aceitação e é muito requisitado pelos moradores de diversos bairros. Já temos 4 academias e o próximo setor a receber esse benefício, sem data prevista, será o bairro Ipanema em sua praça”.O projeto Esporte para Todos, oferece mais de 20 moda-lidades esportivas sem nenhum custo para a comunida-de e conta com mais de 6 mil participantes, sendo atletas e praticantes de atividades físicas.

Em seguida estão na pauta o projeto de lei para flexibilizar o horário do programa A Voz do Brasil. A votação do projeto foi uma promessa do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), que pretende atender a um pleito antigo das emissoras de ra-dio para que possam passar o programa obrigatório em outro horário menos nobre que o atual.

Outro projeto que deve ser votado pelos deputados esta se-mana é o que permite a produção de medicamentos gené-ricos de uso veterinário. A previsão é que haja acordo pela aprovação da matéria porque não há grande polêmica sobre o assunto.

É possível que ainda nesta semana o projeto do Senado que trata da redistribuição dos royalties do petróleo também seja apreciado pela Câmara. Marco Maia anunciou que pretendia colocar o texto em votação e o relator, deputado Carlos Za-rattini (PT-SP), também já comunicou que está com o parecer pronto para ser apresentado tão logo a data de votação seja marcada.

No Senado, três medidas provisórias trancam a pauta da Casa e serão votadas na próxima semana. A primeira é a 559, que virou Projeto de Lei de Conversão 13//2012 por ter recebido alterações na Câmara. Entre outras coisas, a medida permite que a Eletrobras assuma o controle acionário das Centrais Elé-tricas de Goiás (Celg), empresa responsável pela distribuição de energia no estado. Mas, nas alterações incluídas pelos de-putados está a permissão para que seja aplicado às obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) o Regime de Contratações Diferenciado (RDC). Esse regime foi criado para acelerar as contratações das obras da Copa do Mundo de 2014 e agora vai flexibilizar as licitações do governo para o PAC.

Outra MP a ser votada pelos senadores esta semana é a 560, que libera recursos para a reconstrução da base militar brasi-leira na Antártica. Por meio da medida, o governo liberou cré-dito extraordinário de R$ 40 milhões ao Ministério da Defesa para começar as obras de limpeza do terreno e de reconstru-ção da Estação Antártica Comandante Ferraz, que pegou fogo no início deste ano.

A MP 561 também está na pauta de votações para a próxima semana. Ela institui que os imóveis financiados pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, sejam transferi-dos para o nome da mulher em caso de separação. O homem terá direito a permanecer com a titularidade do imóvel ape-nas em caso de ficar com a guarda dos filhos após o divórcio.

Como essa MP só terá vencimento no dia 5 de julho, pode ser que a votação seja adiada pelos senadores. No entanto, a expectativa é que a pauta do Senado seja destrancada esta se-mana para que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Voto Aberto possa ser colocada em votação. A PEC extingue a possibilidade de voto secreto dos parlamentares nas votações de cassação de mandato e outros casos. Apenas em algumas exceções deputados e senadores poderão continuar tendo o voto sigiloso em plenário.

Também vence esta semana o prazo para os parlamentares apresentarem emendas ao texto da Lei de Diretrizes Orça-mentárias (LDO). Eles têm até o dia 28 para propor as suges-tões e até o dia 17 de julho para votar o projeto final. Se não cumprirem o prazo, os deputados e senadores não poderão iniciar o recesso legislativo no dia 18 de julho.

Além das votações e análises de projetos, os senadores rece-berão, no dia 26, o anteprojeto de reforma do Código Penal. A comissão de juristas criada para formular o texto deverá entregar o anteprojeto ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). A partir daí, ele será convertido em projetos de lei ou emendas à Constituição e começará a tramitar no Senado.

Page 7: JORNAL GAZETA DO DIA 25 DE JUNHO

cidadesGERAL

GAZETA DO DIA / SEGUNDA - FEIRA / 25/06/2012 - página 07

Aumento da renda e melhores ofertas

permitiram crescimento de TV por assinatura

O expressivo crescimento do setor de TV por assina-tura nos últimos anos pode ser explicado principal-mente pelo aumento de renda da população brasi-leira e pelo barateamento dos serviços. O número de assinantes quadruplicou nos últimos dez anos, passando de uma base de 3,2 milhões de clientes em 2002 para 14,3 milhões em maio deste ano. Atu-almente, o serviço de TV por assinatura já chega a 24,1% dos domicílios no país.“É uma espécie de ciclo virtuoso, na medida em que aumenta a penetração do serviço, o preço cai. Isso favorece a oferta de pacotes a preços mais acessí-veis”, explica o presidente da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA), Alexandre An-nenberg.Segundo ele, o setor tem verificado nos últimos três anos um “aumento visível e significativo” de clien-tes da classe C. Atualmente, o serviço chega a 70% dos brasileiros da classe A e a 65% da classe B. Na classe C, que durante muitos anos apresentou cer-ca de 5% de penetração, hoje os índices ficam entre 20% e 25%, segundo a ABTA. (Fonte: Agência Brasil)

Cerrado pode ser solução para a agropecuária

brasileiraA região do Cerrado pode ser a solução para o abas-tecimento de carne e grãos no Brasil, sem precisar derrubar uma única árvore em florestas virgens. Se-gundo maior bioma do país, o cerrado ocupa 24% do território nacional, em um total de 2 milhões de quilômetros quadrados (km²).Pelo menos 48% desse território já foram desmata-dos, praticamente tudo nos últimos 50 anos. Entre 2002 e 2008, a área desmatada foi 14 mil quilôme-tros quadrados (km²) ao ano e caiu para 6,4 mil km² entre 2009 e 2010.Em setembro de 2010, o bioma passou a receber maior atenção do governo, com o lançamento, pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Plano de Ação para Prevenção do Desmatamento e Controle das Queimadas no Cerrado, (PPCerrado). De acordo com o MMA, a lavoura e a pecuária são as principais atividades responsáveis por essa devastação - 54 milhões de hectares de cerrado deram lugar a pas-tagens e 22 milhões estão ocupados por plantações de grãos. (Fonte: Agência Brasil)

Fluminense vira, goleia o Atlético-GO e encosta no

G-4

O Fluminense goleou o Atlético-GO por 4 a 1, neste domingo à noite, de virada, no Serra Dourada, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Com o re-sultado, o time carioca passou a somar 12 pontos, foi ao quinto lugar e encostou no G-4 da tabela. Já a equipe goiana, com dois pontos, amarga a lanterna.“O Fluminense busca somar 60% dos pontos para vencer a competição”, disse o técnico Abel Braga. Já o time rubro-negro, ainda sem visibilidade, segue

em busca daprimeira vitória, juntamente com Palmeiras e Santos. Porém, o baixo rendimento técnico denuncia limita-ção técnica após dois empates e quatro derrotas.No jogo e mesmo sem o atacante Fred, que se recu-pera de lesão na coxa direita, o time carioca tornou o Atlético-GO refém de suas investidas. No primeiro tempo se impôs, após sair em desvantagem. Aos 12 minutos, Ernandes acertou o ângulo de Diego Cava-lieri e fez 1 a 0. (Fonte: Agência Estado)

Conselho de Medicina ado-ta regras de ficha

limpa para suas eleiçõesProfissionais condenados criminalmente, em tribu-nais de contas ou em conselhos de ética não podem disputar eleições para colegiadoO Conselho Federal de Medicina decidiu adotar as regras de ficha limpa para suas eleições. Portaria publicada neste domingo proíbe que profissionais condenados criminalmente, em tribunais de contas ou em conselhos de ética disputem eleições para o colegiado regional ou federal. A proibição vale por 8 anos contados a partir da condenação.“É inadmissível que alguém que vai exercer uma fun-ção de juiz tenha sido condenado, seja por infrações éticas como criminais”, afirma José Hiran Gallo, rela-tor do processo no CFM. Ele afirma que mais de um médico com condenações anteriores lançou sua can-didatura para conselhos regionais. “E, pior, tiveram votações consideráveis”, completou.As regras passam a valer para a próxima eleição, marcada para agosto de 2013. Candidatos terão de apresentar um mês antes da disputa documentos que comprovem nenhum tipo de condenação contra eles. Nem mesmo advertência ética.Pelas novas regras, também fica proibida a candi-datura de profissionais sindicalizados. “O sindicato representa os interesses da classe. Os conselhos, da sociedade. Candidatos terão de escolher”, justifica. Outra regra com potencial para despertar polêmica é a restrição da propaganda. Com a resolução, candi-datos não podem mais fazer anúncios. Sua platafor-ma será divulgada apenas pelo conselho, numa carta cujo teor é antes analisado pelo colegiado. “Não é censura. O que queremos é evitar agressões”, diz. Gallo conta que ele próprio ingressou com uma ação contra um adversário, na última eleição, por injúria e difamação. (Fonte: Agência Estado)

Mercosul e Unasul decidem afastar Paraguai de

suas atividadesO Mercosul e a Unasul decidiram afastar o Paraguai de suas atividades até que a “ordem democrática seja restabelecida”, segundo o Ministério das Rela-ções Exteriores brasileiro.Neste domingo (24), o Mercosul também anunciou que o Paraguai foi suspenso da Reunião de Cúpula de presidentes programada para a próxima semana na cidade argentina de Mendoza foi suspensa.O anúncio foi divulgado pelo governo argentino, que possui a presidência rotativa do Mercosul, em comu-nicado à imprensa divulgado no site do Ministério de Relações Exteriores da Argentina. O Itamaraty confir-mou ao G1, por meio da assessoria, que a decisão foi acordada entre os países membros e que a nota foi redigida neste domingo.Segundo o texto, o bloco decidiu “suspender o Para-guai, de forma imediata e por este ato, do direito de participar da XLIII Reunião do Conselho do Mercado

Comum e Reunião de Cúpula de Presidentes do Mercosul, bem como das reuniões preparató-rias”. A decisão ocorre devido ao impeachment do presidente Fernando Lugo, que teve o man-dato cassado na sexta-feira (22) em um proces-so de menos de 36 horas. (Fonte: g1.com)

Devotos participam de alvorada na abertura da

Festa de Trindade, em GO

Começou nesta sexta-feira (22) a tradicional Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade, Região Metropolitana de Goiânia. Durante a madruga-da, romeiros seguiram em procissão rumo ao Santuário Basílica. A alvorada festiva começou às 5h e centenas de fiéis participaram da roma-ria.Apoio ao romeiroA festa vai até o dia 2 de julho e para atender à demanda de devotos que vão a pé para a cida-de, as linhas de ônibus do transporte coletivo entre Goiânia a Trindade ganharam reforço de 100 veículos. O atendimento especial contará com transporte 24 horas nos terminais Padre Pelágio, na capital, e no terminal de Trindade, até o dia 5 de julho.Algumas viagens programadas vão passar pelo Terminal Vera Cruz, em Goiânia. Diferente de 2011, este ano a festa de Trindade não contará com o serviço de Citybus.Considerado o maior evento religioso da região Centro-Oeste, a festa em louvor ao Divino Pai Eterno atrai romeiros de diversas regiões do País. (Fonte: globo.com)

Promotoria de Orizona realiza seleção

para assessor

A Promotoria de Justiça de Orizona comunica que está recebendo currículos para a seleção de assessor. O cargo é privativo de bacharel em Direito e oferece salário de R$ 3.160,03. Os interessados têm até o dia 20 de julho para entregar o currículo, junto com a cópia de um documento pessoal, na promotoria, que fica na Avenida D, s/nº, Centro, edifício do Fórum, em Orizona. Os documentos também poderão ser encaminhados para o e-mail [email protected]. Mais informações pelo telefone (64) 3474-1622. (Fonte: Ministério Público)

Page 8: JORNAL GAZETA DO DIA 25 DE JUNHO

GAZETA DO DIA / SEGUNDA - FEIRA / 25/06/2012 - página 08

Grupo de ciclistas, do grupo Pedal Catalão, saiu de Catalão no sábado, rumo à cidade de Trindade, onde acontece a Festa do Divino Pai Eterno. Eles pedalaram por 15 horas num percurso de cerca de 300 quilômetros.

Fabrício levanta a bicicleta ao come-morar a chegada em Trindade depois

de 15 horas de pedaladas

registro

Os pouco mais de 14 quilômetros, entre Goiandira e Catalão, foram percorridos ontem por cerca de 250 pessoas numa caminha-da que reforça o combate ao fumo. Projeto esse que teve como organizadores a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros de Catalão e prefeitura de Goiandira com o apoio do deputado Jardel Sebba. Após ter completado o percurso, Jardel disse que as expectativas para o evento foram satisfatórias e alcançadas, mesmo com pouca repercussão na mídia. “Foi muito tranquila essa caminhada e muitos a fizeram com facilidade por já praticarem esportes. Nesses 14 quilômetros os últimos chegaram em menos de 2 horas e meia, mas o mais importante é chamar atenção para os malefícios do cigarro. O cigarro mata, causa problemas de hipertensão, pulmão, circulação, impotência sexual e a maioria dos cânceres tem com causa o cigarro”, alerta.

Realizada a 4ª Caminhada da Saúde Contra o Tabaco entre Goiandira e Catalão

Por: Gustavo Vieira

O deputado comenta ainda que o intuito da caminhada é mesmo promover o incentivo a prática de exercícios físicos, ter boa alimentação e evitar o vício do tabaco. “Ano passado mais pessoas participarão pela divulgação que foi mais in-tensa, mas fico feliz com mais essa edição da caminhada com uma média de 250 participantes. Pela 4ª vez aqui estamos e espero que como em outras edições, essa iniciativa ajude as pessoas a parar com o vício, como sempre tem acontecido e tenho escutado relatos disso. Por já estar no calendário de muitos, garanto a todos que o que faço aqui não é política e sim um incentivo às boas práticas à saúde”, diz Jardel.O prefeito de Goiandira Odemir Moreira, não participou ca-minhando, mas esteve com o grupo na saída de sua cidade às 8 horas até a chegada à escola Abrão André já em Cata-lão. “Essa parceria que as duas cidades têm nesse evento e com engajamento dos Bombeiros e Polícia Militar deu ainda mais destaque a essa caminhada que tem como objetivo a prevenção ao vício. Esperamos que as pessoas deixem esse vício e que muitas outras não comecem. Em Goiandira isso tem dado muito resultado e sei de relatos de pessoas da mi-nha cidade que parou de fumar depois de ter participado do evento. Isso é de fundamental importância”, considera o prefeito Odemir.Representando o 10º Batalhão do Bombeiro Militar de Cata-lão, Comandante Lemos, considera que o objetivo da cami-nhada foi alcançado e que espera que a população preser-ve aquilo que cada um tem mais valor, a saúde. “O que não fazemos para as pessoas pararem de fumar. O objetivo foi atingido que é orientar àqueles a largar o cigarro e os que não fumam que não comece. Eu tenho certeza que todas as pessoas que participaram da caminhada se sentiram fe-lizes por conseguirem cumprir o trajeto de pouco mais de 14 quilômetros”. Lemos agradeceu o apoio da Polícia Militar durante a caminhada que garantiu a segurança dos partici-pantes controlando o tráfego na rodovia e disse que poucas pessoas precisaram de atendimento como hidratação, calos e exaustão, mas nada mais sério. Já em Catalão, alguns ônibus estavam à espera dos partici-pantes para leva-los a cidade. Na chegada todos foram rece-bidos com um café da manhã na Escola Abrão André.