jornal folha quinzenal zl mês de março 2013

4
Estado e prefeitura de São Paulo anunciamconstrução de piscinão na Zona Leste Divulgação Estereótipos de beleza e cor- pos perfeitos, há aqueles que não seguem os “pa- drões” impostos, talvez por não conseguirem ou por preferirem vi- ver à sua maneira. As mulheres acima do peso ou “gor- dinhas”, como são intituladas, estão cada vez mais em alta. As modelos GG ou “plus size” estão espalhadas pelo mundo, fa- zendo campanhas de moda e au- mentando a auto- -estima das que, um dia já foram excluídas ou hu- milhadas. Estar acima do peso não é mais motivo para d iscriminação Pág. 03 Folha Quinzenal ZL JORNAL FOLHA QUINZENAL ZL - MÊS DE MARÇO DE 2013 - EDIÇÃO 38 - ANO III Pág. 03

Upload: jornal-folha-quinzenal-zl

Post on 18-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Jornal Folha Quinzenal ZL - Mês Março 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Folha Quinzenal ZL Mês de Março 2013

01

Estado e prefeitura de São Paulo anunciamconstrução de piscinão na Zona Leste

Divulgação

E s t e r e ó t i p o s de beleza e cor-pos perfeitos, há aqueles que não seguem os “pa-drões” impostos, talvez por não conseguirem ou por preferirem vi-ver à sua maneira. As mulheres acima do peso ou “gor-dinhas”, como são intituladas, estão cada vez mais em alta. As modelos GG ou “plus size” estão espalhadas pelo mundo, fa-zendo campanhas de moda e au-mentando a auto--estima das que, um dia já foram excluídas ou hu-milhadas.

Estar acima do peso não é mais motivo para discriminação

Pág. 03

A SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO E DA QUALIDADE DE VIDA

Folha Quinzenal ZLJORNAL FOLHA QUINZENAL ZL - MÊS DE MARÇO DE 2013 - EDIÇÃO 38 - ANO III

Pág. 03

Page 2: Jornal Folha Quinzenal ZL Mês de Março 2013

02

NOSSA REGIÃOHaddad autoriza duplicação da Estrada do Iguatemi

Durante visita ao distri-to de Cidade Tiradentes, Zona Leste, Fernando Ha-ddad autorizou a duplica-ção da Estrada do Iguatemi, uma das principais vias de acesso a região. O prefei-to também visitou alguns equipamentos do bairro e anunciou a construção de uma nova sede para a subprefeitura, que hoje está instalada em uma área alugada em Itaquera. “Nós vamos negociar com a CO-HAB um terreno para que a Subprefeitura tenha uma sede no território de Cida-de Tiradentes”, destacou.

O projeto para a duplica-ção da Estrada do Iguatemi será apresentado ao PAC por meio do programa de mobilidade do Governo Federal. Com a duplicação, a via também poderá rece-

ber um corredor de ônibus com o intuito de desafogar o trânsito na região e supor-tar a passagem do Mono-trilho no local. “Ainda está longe daqui, mas no dia que ele chegar, a via terá um canteiro central para poder sustentar as colunas do mo-notrilho”, afirmou Haddad.

O anúncio foi feito duran-te reunião do prefeito com a equipe de trabalho da subprefeitura. Na ocasião, os funcionários puderam apresentar idéias e projetos para o desenvolvimento de um plano de intervenção para a Cidade Tiradentes, que possui 220 mil habi-tantes. “Nós nunca tivemos um prefeito que viesse a sede da subprefeitura. Isso é importante para que ele conheça as nossas dificul-dades de trabalho e nos

ajude a resolver os pedidos dos funcionários e da popu-lação”, afirmou a subprefei-ta Andréia de Souza Luz.

Rede Hora Certa

A ação da Rede Hora Certa também já começa a funcionar. Durante visita às instalações da UBS Profeta Jeremias, Haddad afirmou que houve uma queda no absenteísmo das consultas marcadas em virtude do serviço que envia mensa-gem SMS aos pacientes so-bre os dias e horários mar-cados.

“Nós estamos ligando com dois dias de antece-dência, começando um trabalho para evitar esse absenteísmo, puxando a fila. Hoje esse sistema está sobrecarregado e com essa quantidade de faltas não há gestão que sustente o sistema”, afirmou o prefei-to, que também ressaltou a importância dos usuários manterem seus dados atu-alizados para a eficácia do serviço.

Com o cadastro atualiza-do, os pacientes podem ser avisados por telefone sobre novas datas e horários para a marcação de consultas e exames. “Nós vamos tomar

todas as providências de usar a capacidade ociosa pública e particular para fa-zer uma contratação espe-cífica para enfrentar os pro-blemas das filas”, concluiu Haddad.

CadÚnico

Em continuidade ao “Ca-dastro Único”, o prefeito acompanhou o cadastra-mento na residência da munícipe Claudenice Bar-bosa Francisco, que mora com o marido e uma filha de 10 anos. O cadastro já possibilitou beneficiar mais de 5.800 famílias de Cidade Tiradentes com o programa “Bolsa Família”. Conheça o sistema

Estação da Juventude

Na Estação da Juventude de Cidade Tiradentes, o pre-feito assistiu apresentações dos alunos que participam de projetos na Estação da Juventude, um equipamen-to destinado aos jovens de 15 a 24 anos, residentes na região, nos bairros de mé-dia, alta e altíssima vulnera-bilidade social.

Nela são oferecidas aulas gratuitas de mixagem (DJ), teatro, graffitti, dança de

rua (Street Dance), Inglês/Português e Violão. O equi-pamento funciona de ma-neira compartilhada entre a Secretaria Municipal de As-sistência Social; Secretaria Municipal de Participação e Parceria; e Secretaria Mu-nicipal de Coordenação das Subprefeituras.

Casa Ser

Haddad encerrou sua vi-sita no Centro de Atenção a Saúde Sexual e Reprodutiva Maria Auxiliadora Lara Bar-cellos. Conhecido também como Casa Ser, o local foi

criado em parceria com o Consulado do Japão, Cohab e Secretaria Municipal da Saúde para o atendimento às mulheres da região.

No local são oferecidas informações sobre sexuali-dade, planejamento repro-dutivo, além de atendimen-to médico especializado, sempre com o intuito de recuperar a autonomia das mulheres que têm origem nas desigualdades de gê-nero e etnoraciais. Mais de 50% da população de Cida-de Tiradentes é composta por mulheres em idade de reprodução.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Page 3: Jornal Folha Quinzenal ZL Mês de Março 2013

03

Estado e prefeitura anunciam construção de piscinão na zona leste

Alguns temas ainda são polêmicos, mas muita gente já tem opinião for-mada sobre eles, como a adoção de crianças por pessoas do mesmo sexo e o casamento gay.

O Ibope perguntou sobre esses temas para 2.363 in-ternautas quase metade aprova o casamento gay (47%) e mais da metade acredita que casais de ho-mossexuais podem adotar crianças (57%).

Quando questionados sobre a orientação sexual, 83% disseram ser hete-rossexuais, 7% homosse-xuais, 5% bissexuais e 5% prefiram não responder

“Os homens também afirmam mais facilmente que são homossexuais ou bissexuais. Entre jovens, quanto mais novo, mais facilmente assume sua orientação sexual”, expli-ca Laure Castelnau, dire-tora de marketing/Ibope.

Entre os que assumiram a homossexualidade, 15% têm até 29 anos, 10% têm de 30 a 49 anos e 5% têm mais de 50.

A concentração por regi-ões do país é parecida no sul (10%), sudeste (13%), centro-oeste (14%), nor-deste (13%) e bem menor no norte (2%).

É mais ou menos linear exceto na região norte. A mesma coisa aconte-ce nas classes sociais, a gente tem ai um numero que varia de 10% a 14%, um pouquinho mais con-centrado na classe B, onde 14% se dizem ho-mossexuais.

Trinta e cinco por cento dos internautas que res-ponderam ao questio-nário disseram que têm pelo menos uma pessoa gay na família.

Segundo esses pesqui-sadores, o número pode ser maior porque muita gente ainda não se as-sume. O principal moti-vo é o medo da rejeição: 31% não assumem o ca-samento gay perante a família e 33% não assu-mem em relação aos co-legas de trabalho.

O governador Geraldo Alckmin se reuniu nesta segunda-feira, 4, com o prefeito da capital, Fernando Haddad, no Palácio dos Bandeirantes. Entre os assuntos discutidos estão a

terá o tamanho de um campo de futebol. A previsão é que o local seja construído no menor prazo possível, aproveitando o período entre chuvas.

Outro assunto em pauta foi a Expo 2020. “O governo

liberação de um terreno do município para construção de um piscinão na zona leste da capital e a Expo 2020.

“A prefeitura está nos liberando um terreno na Avenida Anhaia Mello,

na Vila Prudente, para fazermos um grande piscinão”, disse Alckmin. O secretário do Planejamento, Julio Semeghini, também participou da reunião e acrescentou que o piscinão

Rejeição é principal motivo que leva homossexuais a esconder orientação

Em uma sociedade reple-ta de estereótipos de be-leza e corpos perfeitos, há aqueles que não seguem os “padrões” impostos, talvez por não conseguirem ou por preferirem viver à sua ma-neira. As mulheres acima do peso ou “gordinhas”, como são intituladas, estão cada vez mais em alta. As mode-los GG ou “plus size” estão espalhadas pelo mundo, fa-zendo campanhas de moda e aumentando a auto-estima das que, um dia já foram ex-cluídas ou humilhadas.

Estar acima do peso não é o ideal, porém pré-julgar e discriminar não são as atitu-des mais corretas. As mulhe-res com esse padrão, vivem um dos grandes dilemas mo-dernos: ser magra.

Renata Poskus Vaz, 28, jornalista e cronista sabe muito bem como lidar com tais sentimentos. A jornalis-ta criou, em 2009, um dos maiores blogs sobre mulhe-res acima do peso, o “Blog Mulherão”. Neste site a au-tora escreve sobre suas ten-tativas fracassadas de ema-grecimento, e, mais tarde, passou a usar o blog como ferramenta de auto-estima. “Resolvi me assumir como sou e ter orgulho de cada curva e celulite que me fa-zem ser a mulher linda que sou”, conta Renata.

São atitudes como essa, que abrem um canal entre mulheres que precisam de ajuda para serem mais va-lorizadas e elevarem seu ego. O blog possui temas abrangentes, é uma espé-cie de manual de sobrevi-vência para mulheres aci-ma do peso, com matérias

de moda, sexo, comporta-mento e beleza. E dentro desse universo possuem o “Dia de Modelo” que bus-ca e faz seleções para a escolha de modelos “plus Size”.

Para a jornalista Renata a questão dos estereótipos impostos pela sociedade é inserida a partir de concei-tos que nós próprios cons-truímos. “Acredito que o corpo esbelto é apenas um entre muitos estereótipos de “perfeição” a que esta-mos submetidos e pressio-nados a seguir. Os negros, orientais, nordestinos, pessoas de baixa estatura, também são discrimina-dos. E somos nós mesmos que alimentamos isso. Ao comprarmos revistas com mulheres esqueléticas na capa e não exigir que essa situação mude, e o cená-rio jamais irá se alterar. No caso das mulheres com curvas, cabe a elas exigir representantes com o per-fil corporal mais parecido com os delas.”, afirma.

A “Luhfi” é uma loja especializada em tama-nhos grandes, seus mane-quins variam do número 40 ao 60. É a única loja que vende roupas espe-cializadas para pessoas acima do peso – dentre 331 - de um shopping da Zona Norte de São Paulo. “Há uma grande dificul-dade das mulheres mais “gordinhas” encontrarem roupas, as blusas ficam justas e as calças são bai-xas. Mas, mesmo assim, as nossas clientes têm mui-ta auto-estima. Chegam dispostas a experimentar

as peças, sem baixo astral”, conta a vendedora Sheila.

Grandes marcas como Kehlf, Luigi Bertolli, M. Offi-cer, TNG e Zoomp, não pos-suem manequim maior que 48. “É muito difícil encontrar, conta Tamires, vendedora da Luigi Bertolli. A maioria dos atendentes, quando abor-dados, disseram que real-mente não sabem o porquê não há a fabricação de peças maiores. “Não sei o que se passa na cabeça dos donos das lojas, mas acredito que não produzem numerações maiores por serem mais difí-ceis de vender”, afirma Aline, vendedora da Zoomp.

Mesmo sem conhecer o motivo, os atendentes re-cebem reclamações diárias das clientes acima do peso. “Elas ficam chateadas quan-do a peça não cabe, mas não podemos fazer muita coisa. Algumas nem entram mais, só olham. A grande maioria já sabe que não vai caber. Te-mos que ter jogo de cintura”, desabafa Guilherme, vende-dor da M. Officer.

Já em lojas esportivas o que acontece, talvez, pos-sa se chamar de praticida-de não agradável. “Para as mulheres acima do peso, oferecemos P masculino,

Modelos Plus SizeEstar acima do peso não é mais motivo para discriminações. Mulheres acima do peso mostram seu valor em campanhas publicitárias e nas passarelas

mas sempre de uma forma que não as desagrade. As clientes reclamam, pois as blusas de homem são mais caras, porém preferem por não marcar o corpo. E ge-ralmente, as mulheres aci-ma do peso não querem admitir”, comenta Moni-que, da loja SAO.

Nas lojas para mulheres acima do peso, suas mode-los também têm que ter o padrão GG. Mas, segundo Renata Vaz, para ser modelo é necessário ter muita dis-ciplina e responsabilidade, evitar oscilações de peso, ter um corpo proporcional, pele, dentes e cabelos bem cuida-dos, do mesmo modo que uma modelo PP.

Além das passarelas e das campanhas publicitárias, as mulheres acima do peso também ganham seu es-paço na televisão. Persona-gens como Tracy Turnblad (Nikki Blonsky - Hairspray) ou Mercedes Jones (Amber Riley – Glee) são inspiração de conteúdo, sinceridade e auto-estima. Afinal, não são todos os dias que beldades “de peso” surgem para le-vantar o astral.

Carla Miskulin e Yanes Sarah

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

do Estado dará todo o apoio para que a apresentação, em junho, seja a melhor possível”, disse o governador.

A Expo 2020 é o terceiro maior evento mundial e é realizado a cada cinco anos. O

tema escolhido por São Paulo é “Diversidade e Crescimento”. A última Expo foi realizada em 2010, em Xangai, e teve a participação de 190 países, 50 organizações internacionais e 73 milhões de visitantes.

30 pessoas morreram neste crime em janeiro e fevereiro de 2013. Casos de homicídios dolosos também registraram alta em São Paulo

Foto: Divulgação

Haddad autoriza duplicação da Estrada do Iguatemi

SP ACONTECE

Page 4: Jornal Folha Quinzenal ZL Mês de Março 2013

04

ExpedienteJORNAL FOLHA QUINZENAL ZLDIRETORA - NILZA SOARES TIRAGEM 20 MIL EXEMPLARES MÊS DE MARÇO 2013TEL. 11 [email protected]

Fundo Zona Leste Sustentável abre edital para inscrição de pequenos e microempreendedores

Apostar em um projeto e transformá-lo em reali-dade. É isso que pequenos e microempreendedores de Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista, Itaquera, São Mateus e São Miguel Paulista podem fazer com apoio do Fundo Zona Leste Sustentável. Criado, exclu-sivamente, para empreen-dedores da zona leste, o Fundo tem o objetivo de contribuir para o desenvol-vimento local. “Queremos incentivar a autonomia e o protagonismo por meio de repasse financeiro, que pode chegar até R$ 25 mil, além de apoio técnico a micro e pequenos empre-endedores”, explica Gabriel Ligabue, consultor técnico do Zona Leste Sustentável.

Em 2013, de 4 de mar-ço a 19 de abril, o Fundo abrirá o edital para que novos empreendedores possam se inscrever. Po-dem participar da seleção cooperativas, MEI - Micro-empreendedor Individual, microempresas e grupos associativos, formais ou informais. As propostas deverão ser enviadas por meio do site do Fundo — www.zlsustenta.org.br até 19 de abril, onde é possível acessar o edital completo, as etapas de seleção e os documentos necessários para inscrição.

Em duas edições, 17 em-preendimentos já foram apoiados em diferentes áreas, como sustentabili-dade ambiental alimenta-ção; confecção, vestuário e acessórios de moda; in-formática, comunicação e marketing. Além do aporte financeiro, os empreende-

dores recebem apoio técni-co dos parceiros do Fundo para gestão do negócio, no desenvolvimento de novos produtos e serviços e na formulação de estratégias de promoção comercial.

Sandra Ferreira, da A Chocólatra, é uma das em-preendedoras apoiadas pelo Fundo. Casada, mãe de dois filhos, ela decidiu se transformar em empre-endedora após perder o emprego em uma multi-nacional. Como gostava de fazer doces, enxergou no hobby uma oportunidade. “Precisava de planejamen-to e investimento. Até um dia eu estava na subpre-feitura e fiquei sabendo do Fundo”, conta Sandra. No começo, desconfiou porque não acreditava na possibilidade de conse-guir o aporte financeiro, mesmo assim resolveu se inscrever. Com a seleção, a sua pequena empresa ganhou fôlego. “Sai da co-zinha da minha mãe, em São Miguel Paulista, e alu-guei uma casa no mesmo bairro onde funciona a mi-nha mini fábrica. Além de doces, diversifiquei com a produção de salgadinhos. Antes produzia 3 mil unida-des, hoje me preparo para um evento em que atende-rei 20 mil pessoas”, conclui.

Pré-requisitos para sele-ção

Dentre os critérios para

seleção, estão vínculos cla-ros do empreendimento com a zona leste, compro-metimento com métodos e práticas sustentáveis, características favoráveis

a transferências de conhe-cimento para outros em-preendedores, vínculos com economia solidária, promoção da igualdade social, participação de jo-vens e mulheres como protagonistas na concep-ção, execução e gestão do empreendimento, além da coerência e viabilidade téc-nica do projeto.

O fundo financia até 70% do valor do projeto apresentado e os empre-endimentos selecionados, como contrapartida, se comprometem a privilegiar a contratação de morado-res e fornecedores locais para operação do negócio. Caso empreendimentos informais sejam selecio-nados, estes se compro-metem a promover sua formalização no prazo má-ximo de seis meses após a publicação do resultado do Edital.

Solidariedade multiplica-da

Com o objetivo de am-

pliar a rede de apoiadores do Zona Leste Sustentável e favorecer o financiamen-to de novos empreendedo-res, os empreendimentos contemplados se compro-metem a restituir ao Fun-do parte do valor por eles recebidos, através de um mecanismo denominado restituição solidária. O va-lor a ser restituído, que não prevê juros, pode variar en-tre 20% a 80% da quantia recebida pelo empreendi-mento. A restituição pode ser distribuída em até 60 meses, por meio de con-tribuições mensais que se

iniciam seis meses após o encerramento do contrato.

Sobre o Fundo Zona Leste Sustentável

O Fundo Zona Leste Sus-

tentável foi lançado em 2010 e auxilia, atualmen-te, 17 empreendedores de diversos segmentos. Pro-move capacitação técnica

e administrativa, além de aporte financeiro.

Entre as instituições parceiras do Fundo estão: Associação Comercial de São Paulo (ASCSP), Escola de Artes, Ciências e Huma-nidades-USP (EACH), USP Leste, Fórum para o Desen-volvimento da Zona Leste, Fundação Tide Setubal, Fundep, Instituto Votoran-

tim, Instituto Ethos de Em-presas e Responsabilidade Social, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Em-presas (Sebrae-SP), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac SP), Sub-prefeitura de São Miguel Paulista, Universidade Cru-zeiro do Sul .

Mais informações pelo site www.zlsustenta.org.br.

Luiz Felipe Laurenço da Bell’s Tapiocas: “Hoje, temos muitos clientes fidelizados, e a cada dia surgem novos.”

Foto: Divulgação

NOSSO BAIRRO