jornal feevale #66 | outubro 2011

16
.J #66 OUTUBRO 2011 TEATRO FEEVALE NO ROTEIRO CULTURAL DO ESTADO Espetáculos nacionais e internacionais passam a fazer parte da programação do novo teatro, inaugurado em 20 de setembro. Em novembro, o espaço traz o ritmo cubano da Orquestra Buena Vista Social Club. Páginas centrais

Upload: universidade-feevale

Post on 22-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Jornal Feevale #66 | Outubro 2011

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Feevale #66 | Outubro 2011

.J#66

OUTUBRO 2011

TEATRO FEEVALE NO ROTEIROCULTURALDO ESTADO

Espetáculosnacionais e internacionais passam a fazer parte da programação do novo teatro, inaugurado em 20 de setembro. Em novembro, o espaço traz o ritmo cubano da Orquestra Buena Vista Social Club.

Páginas centrais

Page 2: Jornal Feevale #66 | Outubro 2011

.J Publicação da Universidade Feevale e da

Escola de Educação Básica Feevale - Escola de Aplicação, mantidos pela Associação

Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur). A Instituição é filiada ao Consórcio

das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e à Associação Brasileira das Univer-

sidades Comunitárias (Abruc).

ERS-239, 2755 - Novo Hamburgo - RSCEP: 93352-000 - (51) 3586-8800

www.feevale.br - [email protected]

Gerente de MarketingJoelma Rejane Maino

Assessoria de Imprensa FeevaleJornalista responsável

Solange Corrêa - Mtb 8332

Reportagem e redaçãoBianca Raimundo, Bruna Saltiel Petro,

Leonardo da Rosa, Sabrina Martins (Mtb 12975), Solange Corrêa e Valdirene Kerschner

FotosLeonardo da Rosa e Acervo Feevale

DiagramaçãoVinícius Boff Flores

Presidente da AspeurArgemi Machado de Oliveira

ReitorRamon Fernando da Cunha

Pró-reitor de Planejamento

e Administração Alexandre Zeni

Pró-reitora de EnsinoInajara Vargas Ramos

Pró-reitor de Pesquisa e Inovação João Alcione Sganderla Figueiredo

Pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários

Gladis Luisa Baptista

Diretor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas

Luis André Werlang

Diretora do Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes

Cristina Ennes da Silva

Diretor do Instituto de Ciências da Saúde Cesar Augusto Teixeira

Diretora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

Maria Cristina Bohnenberger

Diretora de Relações InternacionaisPaula Casari Cundari

Diretora da Escola de Educação Básica Feevale - Escola de Aplicação

Cecília Monaco da Silva

.J2 LOGIN

ACAdEmIA ABErtAà COmuNIdAdE

INStItutO HIStórICO dE SãO LEOPOLdO ELEGE NOVA INtEGrANtE

A Academia de Musculação do Campus II da Feevale abriu inscrições para a comunidade. A matrícula deve ser feita presen-cialmente, no Atendimento Feevale do Campus II, com a apresentação de comprovante de residência, RG e CPF. A academia funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e aos sábados, das 9h15min às 13h15min. O espaço tem a atu-ação de profissionais credenciados, que possuem formação na área da Educação Física. Além disso, a estrutura física conta com o que há de mais moderno em aparelhos. Mais informações pelo telefone (51) 3586-8800, ramal 7127 ou 7137.

A professora do curso de História da Feevale, Roswithia Weber, foi eleita, pelo Instituto Histórico de São Leopoldo, como a mais nova integrante da entidade. Roswithia, que é especialista no tema História da Colonização Alemã no Rio Grande do Sul, ocupará a cadeira número 29, cujo patrono é Her-mann Gottlieb Dohms. Ela passa a integrar o grupo a partir do mês de novembro, quando haverá uma cerimônia de posse.

“Antigamente contentava-se com o vinho dos contadinos - termo italiano que se refere a agricul-tores, mas hoje é preciso estudo, conhecer química, matemática; estudar para aprender a elaborar bons vinhos. O vinho deixou de ser apenas romantismo e valores, também se tornou um grande negócio.”

MASSIMO COPPETTI, sommelier e professor do departamento de vinhos da Florence University of the Arts,

durante a palestra Comida e Vinho Italiano, realizada na Feevale.

Segundo a professora, fazer parte do Instituto Histórico possibilitará o contato com pesquisadores liga-dos a diferentes instituições. “Será possível ampliar os conhecimentos sobre estudos relativos às regiões coloniais no contexto recente. Evidentemente, a participação no Instituto repercutirá, também, na atuação no ensino, nas disciplinas que leciono no curso de História da Feevale”, afirma.

Page 3: Jornal Feevale #66 | Outubro 2011

COrrEçãO

Na matéria “Microscópio Eletrônico de Varredura auxilia na pesquisa de materiais”, publicada na edição de setembro (nº 65) do Jornal da Feevale, página 12, consta a linha de apoio incorreta. No lugar da mesma, lê-se “Equipamento foi adquirido com recursos do fomento à pesquisa e recursos próprios da Univer-sidade Feevale”.

Lucas Moreira, acadêmico de Artes Visuais, tem seu trabalho publicado na edição de outubro da Revista Dasartes.

Para Henry, a Feevale estápassando por uma revolução acadêmica, transformando-seem universidade empreendedora

.J3LOGIN

SOCIALmENtErESPONSáVEL

ENtrE AS mELHOrES uNIVErSIdAdES

trIPLE HELIx E INOVAçãO tECNOLóGICA Em dISCuSSãO

ALuNO é PrEmIAdO Em CONCurSO dE ArtES

A Universi-dade Feevale recebeu, da Associação Brasileira de Mantenedoras de En-sino Superior (ABMES), o selo “IES Socialmente Responsável”. Com validade até novembro de 2012, o selo certifica a Instituição como comprometida com a edu-cação e com a sociedade.

Entre as ações que contribuíram para o reconhecimento está a adesão ao Dia do Ensino Respon-sável 2011, que ocorreu em 24 de setembro. A Instituição promoveu, nessa data, o “Espaço Cidadão Feevale”, evento organizado pela Pró-reitoria de Extensão e Assun-tos Comunitários. Neste dia, foram realizadas, gratuitamente, diversas atividades para a comunidade, entre as quais, oficinas e festival esportivo.

A Feevale está entre as três me-lhores universidades do País, na área de Artes e Design, conforme o Guia do Estudante, da editora Abril. A cerimônia de premiação da VII edição do Prêmio Melhores Universidades Guia do Estudante aconteceu no dia 5 de outubro, em São Paulo, e contou com a presença do reitor Ramon Fer-nando da Cunha. As outras duas instituições premiadas foram a Universidade Anhembi Morumbi e o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

O professor Henry Etzkowitz, re-nomado pesquisador em estudos sobre a inovação, abriu, no dia 10 de outubro, o Seminário Inovação Tecnológica como Diferencial para a Competitividade, promovido pela Universidade Feevale e PU-CRS. Presidente da Triple Helix Association e professor da Univer-sidade de Stanford, dos Estados Unidos, ele abordou o conceito da Triple Helix, termo criado por ele para dar ênfase ao relacionamento entre universidade, empresa e governo.

Inicialmente, o pró-reitor de Pes-quisa e Inovação da Feevale, João Alcione Figueiredo, falou sobre a satisfação de a Instituição sediar o evento. “O Brasil tem crescido muito nos últimos anos, não só economicamente, mas, princi-palmente, pelo reconhecimento internacional que atingiu devido à busca incessante de melhorar a relação da universidade com a sociedade”, afirmou.

O acadêmico do terceiro semestre do curso de Artes Visuais da Feevale, Lucas Moreira, foi campeão da edição Feevale do Concurso Dasartes nas Universidades. A obra de Lucas, que foi produzida como trabalho final de semestre na disciplina de Fundamentos da Cor, está na edição de outubro da revista, que circula em ter-ritório nacional. Promovido pela Revista Dasartes, o concurso é realizado mensalmente e a cada edição da revista uma faculdade de Artes é escolhida para participar. Ao final do concurso, em janeiro de 2012, os trabalhos vencedores durante o ano par-ticiparão de uma nova competição onde será escolhido o destaque no anuário Dasartes 2012. Lucas é cineasta independente e já produziu uma série de trabalhos au-diovisuais, como filmes, documentários e animações, além de ser especialista em manipulação visual e cinema ex-perimental. Ele explica que seu trabalho sofreu forte influência do cineasta Stan Brakhage. “Brakhage costumava pintar diretamente nos rolos, fazendo diversos quadros abstratos por segundo; a dife-rença é que, ao invés de usar pincel, o meu trabalho é eletrônico”, conta.

Em sua palestra, Etzkowitz tratou da coevolução e da hibridização das missões das universidades. “Empreendedorismo é um fenô-meno coletivo”, afirmou, alegando que o empreendedorismo não pode ser individual, mas uma ação em grupo. “Quando as perspec-tivas da universidade, empresa e governo se unem, novas ideias, projetos e formatos organizacion-

ais são implementados”, destacou, defendendo ações de governo, empresa e universidade, bem como uma sociedade amparada no conhecimento.

O palestrante acredita que a Uni-versidade Feevale, por exemplo, está passando por uma revolução acadêmica, transformando-se de universidade de ensino em universidade empreendedora, voltada para o desenvolvimento e pesquisa. “Esse processo não é linear, pode acontecer a qualquer hora, pode combinar diferentes áreas”, disse, acrescentando que a incubadora, que foi criada nos Es-tados Unidos, pode ser vista como parte dessa missão, ajudando a organizar a pesquisa e traduzi-la em empresa.

Page 4: Jornal Feevale #66 | Outubro 2011

Site

“Um site que todos os acadêmi-cos do meu curso devem acessar é o da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O site tem todas as informações sobre a profissão, como o código de ética, por exemplo, e todas as leis sobre medicamentos e o que é retirado de circulação. Tem datas de cursos, palestras e seminários também.”

Tainã Vargas, acadêmico de Farmácia

Filme

“O Iluminado conta a história de um menino, Danny, que junto com sua

família vai morar e cuidar de um hotel durante o inverno. Passado algum

tempo, o pai do menino começa a en-louquecer e a tentar matar a família, en-quanto o menino ‘iluminado’ consegue ver espíritos. O interessante desse filme é que o final é conforme o entendimen-

to de quem assiste, pois pode ser que tudo que aconteceu foi por causa de

uma doença mental do pai, a esquizof-renia, ou pelos dons do menino.”

Natália Bordin Andriguete, acadêmica de Biomedicina

dICA

www.anvisa.gov.br

O Iluminado (Direção: Stanley Kubrick, 1980)

livro

“Estou lendo esse livro agora. Muita gente falou bem dele e resolvi ler. A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, conta a história de uma mulher, a Macabéa, que saiu do interior do nordeste brasileiro para morar no Rio de Janeiro, onde ela se depara com uma realidade, cultura e valores muito

diferentes dos que ela vivia.”

A Hora da Estrela (Clarice Lispector, 1977)

Daniele Bauer, acadêmica de Letras

IF CONCEPT DESIGN AwARD 2012

Estão abertas as inscrições para o prêmio acadêmico iF Concept Design Award 2012, através do programa Design Excellence Brazil, que promove o design brasileiro no exterior. Voltado para estudantes ou recém-gra-duados, o iF Concept premia

projetos das áreas de design, arquitetura, engenharia e marketing. O DEBrazil vai inscrever automaticamente no prêmio todos os trabalhos submetidos, desde que os projetos estejam de acordo com as especificações técnicas do programa. Depois de avaliados, o júri vai anunciar os 100 premiados no iF Concept Design Award em abril de 2012, e ainda concederá um prêmio no valor de 30 mil euros, a ser distribuído entre os projetos de maior destaque. Os interessados podem acessar o site do programa e fazer a inscrição gratuitamente até 6 de dezembro.

www.debrazil.designbrasil.org.br

2º FESTIVAL DE CINEMA UNIVERSITáRIO NA BAHIA

Estão abertas, até 7 de novembro, as inscrições para o 2º Festival de Cinema Universitário na Bahia. O projeto acontecerá na Unijorge, de 15 a 18 de março de 2012. O evento tem como objetivo estimular a discussão, produção e difusão do cinema universitário no país e distribuir R$ 14 mil em prêmios para as 50 melhores produções brasileiras. O Festival é um projeto aberto a todos os tipos de formatos e experimentações au-diovisuais de até 15 minutos de duração. Podem participar da competição todo e qualquer universitário brasileiro. O júri selecionará os 10 melhores curtas-metragens e seus repre-sentantes irão a Salvador com todas as despesas pagas. Serão disponibilizadas oficinas gratuitas de audiovisual para os finalistas e para o público em geral.

www.unijorge.edu.br/festivaluni-versitario/index.html

CONCurSOS

.J4

Page 5: Jornal Feevale #66 | Outubro 2011

Acadêmicos e professores apresentam os cursos para os futuros universitários.

Para auxiliar os futuros univer-sitários na descoberta de seus talentos, o Mundo Feevale 2011 abriu as portas da Instituição entre os dias 27 e 30 de setembro, pos-sibilitando aos alunos do ensino médio conhecer o perfil dos cursos e profissionais, o mercado de tra-balho e as possibilidades de atuação de cada profissão. Durante o evento, os estudantes visitaram os laboratórios, acom-panharam a mostra de profissões

.J5ACONtECEu

muNdO FEEVALE E trAmE APrOxImAmEStudANtES dO mErCAdO dE trABALHO

e participaram de uma série de atividades interativas, que permiti-ram vivenciar na prática um pouco das diferentes carreiras. Paralela-mente, ocorreu o Trame - Trabalho e Mercado, uma feira que divulga oportunidades de empregos, estágios e programas de trainees. O evento foi patrocinado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Metta Capital Humano, CIEE-RS e Hábil Gestão de Pessoas.

Suliany Ordakowsky,mestre em Qualidade

Ambiental pela Feevale

CENtrO dE dESIGN APrESENtAPrOjEtO AO GOVErNO dO EStAdO

dISSErtAçãO rECEBE PrÊmIO dE tECNOLOGIAS LImPAS

EStudANtES dE mOdA E dESIGN PArtICIPAm dA COurOVISãO

Em agosto, a Universidade Feevale recebeu represen-tantes do governo do Estado para conhecerem o Centro de Design da Instituição. Na ocasião, a coordenadora do Centro, Bruna Ruschel, apre-sentou um projeto de incentivo à inovação em Moda e Design para a região do Vale do Sinos, e o reitor da Feevale, Ramon Fernando da Cunha, entregou uma carta de intenções ao governo estadual, com o obje-tivo de retomar o projeto que atuou na Instituição entre os anos de 2001 e 2005.

O projeto apresentado tem como objetivo contribuir para a modernização do parque industrial do Rio Grande do Sul por meio da inserção de ino-vações no campo de Design de

A dissertação de mestrado de Suliany Ordakowsky – Percep-ção ambiental na educação profissional: a implantação de um programa de produção mais limpa utilizando a dinâmica Fun Factory – rendeu prêmio no IV Seminário sobre Tecnologias Limpas e no VI Fórum Internacional de Produção mais Limpa, eventos realizados na UFRGS. O trabalho, orientado pela pro-fessora Carin von Mühlen e de-senvolvido durante o mestrado em Qualidade Ambiental da Feevale, recebeu o prêmio Refap de Tecnologias Limpas, importante reconhecimento na área de educação ambiental.

Dois desfiles marcaram a edição deste ano da Courovisão – Feira Internacional de Componentes, Couros, Produtos Químicos, Equipamentos e Acessórios para Calçados e Artefatos. Os eventos foram o resultado do trabalho realizado no Estúdio Courovisão Criação & Design, formulado pela Coelho Assessoria e Fenac, com a participação de acadêmicos

forma integral: produto, identi-dade visual e comunicação das empresas envolvidas no projeto, estimulando a criação de um estilo autoral para os calçados produzidos no Estado e permitindo às empresas do setor coureiro-calçadista o acesso às informações de caráter de projeto de design, agregando valor aos produtos e marca.

O projeto deve ter duração de dois anos, com foco na ino-vação de produtos e serviços. Para isso, 22 empresas recebe-riam atendimento de design-ers de produto e designers gráficos, além de palestras e workshops. A seleção das empresas e designers ocorreria por meio de edital.

dos cursos de Moda e Design da Feevale. Durante a feira, o espaço mostrou todo o processo de desenvolvimento de um calçado, desde a criação até a conclusão do produto. A Feevale também parti-cipou da feira com um estande conceitual, onde foram apresenta-dos trabalhos com a técnica mou-lage, desenvolvidos pelo Centro de Design.

Page 6: Jornal Feevale #66 | Outubro 2011

SOCIAIS.J6

MADRUGADãO FEEVALE Estudantes de Publicidade e Propaganda podem se inscrever no Madrugadão Feevale. Até 25 de outubro, 15 equipes podem se inscrever pelo site www.feevale.br/madrugadao. A competição acontecerá nos dias 28 e 29 de outubro, no Campus II. Os participantes do Madrugadão conhecerão o briefing e o cliente somente na noite do evento, tendo oito horas (das 23h às 7h) para desenvolver uma campanha publicitária. Durante a madrugada, cada equipe será acompanhada por um “padrinho”, um publici-tário atuante no mercado, que auxiliará na campanha. Paralelo ao Madrugadão, também acontece o 2º Mídia Experience. O evento é uma oportunidade para que acadêmicos de Jornalismo e Relações Públicas participem da cobertura jornalística e assessoria de imprensa do evento. O Madrugadão é uma iniciativa dos cursos de Comu-nicação Social e Agecom. Mais informações: (51) 3586.8775. NOVA DIRETORADA INTERCOM

No dia 4 de setembro, a coordenadora do mestrado em Processos e Manifestações Culturais e professora do curso de Jornalismo, Paula Puhl, foi nomeada Diretora Regional Sul da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. A nomeação ocorreu durante o Congresso Nacional da Sociedade e foi indicada pelo presidente da entidade, Antônio Carlos Hohlfeldt. Paula representará os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, de 2011 a 2014. ALUNOS DE DIREITOEM BRASÍLIA Em setembro, 16 acadêmicos do curso de Direito, junto com o professor Rodrigo Coim-bra, estiveram em Brasília conhecendo as principais insti-tuições democráticas do Brasil. No primeiro dia de viagem, os alunos fizeram um city tour e visitaram o Tribunal Superior Eleitoral. Nos dias seguintes visitaram o Tribunal Superior do Trabalho, o Superior Tri-bunal de Justiça, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal.

CONSUmO INFANTIL é FOCODE CAmpANhA E SEmINáRIODURANTE O mêS DAS CRIANçASOs eventos, organizados pelo projeto Nosso Bairro em Pauta, buscam discutir o consumismo infantil e os efeitos da televisão na vida das crianças

Na Semana da Criança, comemorada de 10 a 14 de outubro, a Feevale di-

vulgou duas campanhas que visam discutir o consumismo infantil. Os trabalhos, produzidos por acadêmicos de Comunicação So-cial e Design na disciplina de Mídia e Cultura, com apoio do projeto Nosso Bairro em Pauta, alertam para a relação entre consumo e erotização infantil e colocam em discussão os efeitos da televisão na vida das crianças. As campanhas consistem em duas séries de 1200 cartazes, que foram distribuídos nos murais da Universidade, escolas públicas e privadas de Novo Hamburgo. No dia 28 de setembro, o material foi distribuído na reunião de profes-sores da Escola de Aplicação da

Feevale e na prefeitura da cidade, que repassou os cartazes às 75 escolas da rede municipal.

Segundo a professora Saraí Schmidt, coordenadora do projeto Nosso Bairro em Pauta, a discussão sobre a relação criança e mídia é um tema que envolve diferentes segmentos da socie-dade, desde famílias, escolas, uni-versidades e empresas, até meios de comunicação e governo. “Não importa o gênero, a faixa etária, a nacionalidade, a crença ou o poder aquisitivo, hoje todos que são impactados pelas mídias de massa são estimulados a consumir de modo inconsequente. As crianças, ainda em pleno desenvolvimento e, portanto, mais vulneráveis que os adultos, não ficam fora dessa lógica e, infelizmente, sofrem

cada vez mais cedo com as graves consequências relacionadas aos excessos do consumismo”, diz. Durante a visita à Prefeitura de Novo Hamburgo foi divulgado, também, o I Seminário Criança na Mídia, que acontecerá no dia 25 de outubro, no Campus II. O evento tem como objetivo discutir os efeitos da mídia na vida das crianças, tendo como foco o apelo ao consumismo infantil, limites e possibilidades da regulamentação publicitária e a representação da criança na mídia.

A mesa-redonda Consumo e Cultura Infantil terá a partici-pação de especialistas de diversas áreas ligadas ao Seminário, como Pedrinho Guareschi, doutor em Psicologia Social e pós-doutor em Ciências Sociais pela Universi-dade de Cambridge, atualmente professor convidado da Univer-sidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e conselheiro do Instituto Alana; e Maria Regina Azambuja, procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, especialista em violência doméstica contra criança e adolescente.

Participa, também, Saul Duque, diretor de Criação da Agência Dez Comunicação, Thais Furtado, jornalista e professora da Univer-sidade do Vale do Rio dos Sinos, e Marisa Vorraber Costa, professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS e do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Lute-rana do Brasil.

O debate acontecerá no Salão de Atos, às 19h30min, e é direcionado a acadêmicos de Comunicação, Educação, Direito, Design, Psicolo-gia, Moda, Administração e Jogos Digitais, bem como comunidade em geral. O evento é gratuito e não é necessário fazer inscrição. O seminário, assim como as cam-panhas, conta com o patrocínio do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Cartazes alertampara a relação entreconsumo e erotização

Page 7: Jornal Feevale #66 | Outubro 2011

ExAtAS .J7

PRÊMIO PARA TALENTOS A Feevale e a Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha renovaram uma parceria que possibilitará que um projeto de alunos receba premiação especial na 26ª Mostratec - Mostra Interna-cional de Ciência e Tecnologia. Além disso, haverá certificação aos Destaques Empreende-dores, com possibilidade de incubação no Núcleo de Incubadoras da Feevale. A Universidade foi a primeira instituição de Ensino Superior a apoiar a Mostratec. Desde o ano 2000 ela concede o Prêmio Talentos Inovadores Feevale em Tecnologia, que consiste na cedência de uma bolsa de estudos integral em um dos cursos de Ensino Superior da Instituição, para um projeto desenvolvido por estudantes da Liberato.

MostratecA Mostra tem como objetivo incentivar o jovem a desen-volver projetos, utilizando o método científico como um dos instrumentos para o de-senvolvimento de habilidades específicas. Paralelamente, acontecerá o Salão da Inovação 2011. Os eventos ocorrerão de 25 a 28 de outubro. Saiba mais em www.mostratec.com.br. PROJETO SAPATEIROCAPACITA PROFISSIONAIS Segundo pesquisa realizada pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de NH, CB e EV há a necessidade de qualificação de profissionais da área calçadista e/ou de componentes, já que houve uma diminuição de postos de trabalho na indústria calçadista no período entre 2005 a 2010. Por esse motivo, em parceria com o Sindicato dos Sapatei-ros de NH e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário, Calçados e Com-ponentes de Estância Velha, a Feevale realiza o projeto de extensão Sapateiro.

O objetivo é capacitar pessoas com idade superior a 40 anos para o mercado de trabalho das indústrias de calçados da região, por meio de técnicas de fabricação de calçados que melhorem o aproveitamento do tempo, de matérias-primas e uso e separação correta de resíduos na fabricação de calçados. Informações: (51) 3593-3011 ou (51) 3561-1824.

A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Habitação

(SEHAB), aprovou junto à Caixa Econômica Federal (CEF) o projeto de urbanização e regularização fundiária da Vila Palmeira, locali-zada no bairro Santo Afonso. Nos próximos meses a Administração iniciará o processo de licitação para as obras. Serão mais de R$ 18 milhões investidos em 12 hectares da área. O projeto iniciou em 2009, a partir da disciplina de Projeto Arquitetônico 7, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Feevale, ministrada pela professora Alessandra Brito. A disciplina trabalhava a Vila Palmeira como case de estudos e realizou uma apresentação do acervo de projetos e soluções encontradas para o prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zim-mermann. Na apresentação, discutiu-se a possibilidade de firmar um convênio para a elabo-ração dos projetos técnicos para a regularização fundiária da Vila Palmeira. Em 2010 o convênio foi firmado entre a Universidade, a Prefeitura Municipal, a Associação de Arquitetos e Engenheiros Civis de Novo Hamburgo (ASAEC) e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. A partir da assinatura do convênio, o trabalho de elaboração dos projetos passou a ser desen-volvido pelo Projeto de Extensão Arquitetura e Comunidade, do curso de Arquitetura e Urba-nismo da Feevale, criado em 2003 com o objetivo de contribuir na

formação de uma nova geração de arquitetos urbanistas conscientes da importância de sua atuação profissional junto às comunidades menos favorecidas. O projeto tam-bém busca uma postura reflexiva no que se refere às preocupações sociais e ambientais para uma melhor qualificação da vida da comunidade local. Para isso, foram contratados arquitetos urbanistas recém-formados, estagiários e professores colaboradores.

Segundo uma das professoras co-ordenadoras do projeto Arquitetu-ra e Comunidade, Alexandra Staudt Follmann Baldauf, essa é uma das maiores obras de regularização fundiária, construção de habitações e implantação de infraestrutura realizadas no município, o que marca uma retomada da ação da Prefeitura em áreas críticas de Novo Hamburgo. “A Univer-sidade, através deste projeto, dá uma contribuição essencial para a melhoria das condições de vida dessa população menos assistida, viabilizando levantamentos e pro-jetos necessários para a captação da verba e, consequentemente, realização da obra”, afirma. Com os investimentos, 25 quadras da Vila, que representam uma área de 153.580,28 metros quadrados, receberão obras, que se iniciarão ainda neste ano, de saneamento, pavimentação, drenagem pluvial, rede elétrica, iluminação pública, melhorias nas habitações e cons-trução de novas moradias. No total, 449 casas serão beneficiadas com melhorias na infraestrutura

e 336 famílias que possuem residências em condições precárias receberão novas casas. Além disso, haverá a regularização documen-tal: as moradias serão documen-tadas e colocadas no nome dos moradores. De acordo com o engenheiro civil e gerente de planejamento da SE-HAB, Linei de Carvalho, depois que as obras se iniciarem, a previsão é de que a infraestrutura seja feita dentro de 18 meses. As melhorias no local compreendem também construção de espaços de lazer e a futura implantação de uma Escola de Educação Infantil e uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

pROjETO DESENVOLVIDO pELO CURSO DE ARqUITETURA RECEbE VERbA pARA INICIAR ObRASConvênio foi firmado entre a universidade, Prefeitura municipal, ASAEC-NH e CrEA-rS

Perspectiva de um conjunto das habitações propostas pelo Projeto de Extensão Arquitetura e Comunidade

Implantação proposta para a Vila Palmeira, com novo arruamento, espaços abertos e habitações

Page 8: Jornal Feevale #66 | Outubro 2011

CENtrAL.J8

O concerto emocionante do tenor José Carreras marcou a estreia do Teatro

Feevale na cena cultural gaúcha. O espetáculo “Passion”, reali-zado no dia 20 de setembro, foi ovacionado pela plateia, que se impressionou com a atuação de uma das vozes mais famosas do mundo e também pela imponência do novo teatro. No palco, o cantor espanhol estava acompanhado da Orquestra Filarmônica da PUCRS, sob regência do maestro David Giménez Carreras, contando ainda com a participação surpreendente da soprano argentina Marina Silva.

O repertório erudito foi variado e incluiu composições de Carlos Gardel - como Lejana Tierra Mía, El Dia Que me Quieras e Volver -, além de canções brasileiras - como Aquarela do Brasil e Manhã de Carnaval – uma surpresa que Carreras reservou para o final, em homenagem ao espaço cultural e presenteando os cerca de 1.500 espectadores.

Durante o espetáculo, o tenor agradeceu o carinho do público e elogiou a estrutura do Teatro Feevale. “Quero felicitar todos vocês, felicitar a cidade de Novo Hamburgo e todo o estado do Rio Grande do Sul por este magnífico teatro, por esta sala estupenda que acabam de construir, onde certamente irão desfrutar de musicais e cultura. Felicidades por este magnífico edifício!”, ressaltou Carreras. Para o reitor da Universi-dade Feevale, Ramon Fernando da

O maior teatro do Rio Grande do Sul iniciou sua vida cultural com o concertodo tenor José Carreras. A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades, empresários e personalidades do Estado.

INAUgURADO O TEATRO FEEVALE Em NOVO hAmbURgO

Cunha, a escolha do artista para a inauguração do Teatro foi perfeita. “Incrivelmente, nós tivemos a felicidade de inaugurar com José Carreras, inserindo o Teatro no cenário internacional de cultura, o que nos dá muito orgulho”, salienta o reitor.

Antes do espetáculo, autoridades, empresários, comunicadores e personalidades do Estado acom-panharam a cerimônia oficial de inauguração, que se iniciou com a benção conduzida pelo monse-nhor Américo Cemim e pelo pastor Airton Zitzke. Os convidados foram recebidos pelo reitor da Universi-dade Feevale, Ramon Fernando da Cunha; pelo presidente da Aspeur - Associação Pró-ensino Superior em Novo Hamburgo, mantenedora da Feevale, Argemi Machado de Oliveira; diretores da Opus Pro-moções, Geraldo Lopes e Carlos Eduardo Konrath; prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann e presidente da Assembleia Legis-lativa do Estado, Adão Villaverde.

Para Argemi Machado de Oliveira, presidente da Aspeur, esta é uma obra que deverá ficar marcada como uma das mais grandiosas do Rio Grande do Sul. “A data – 20 de setembro – não poderia ter sido melhor escolhida: lembra a identidade dos gaúchos, suas tradições, seus ideais de liberdade e igualdade, e faz com que a cultura gaúcha seja reverenciada não só no Estado, mas no país e no mundo.”, afirma.

O dono de uma das vozes mais famosas do mundoemocionou o Estado durante o espetáculo

Page 9: Jornal Feevale #66 | Outubro 2011

.J9CENtrAL

O período de inauguração do Tea-tro Feevale continuou em outubro, com a apresentação de Uma noite em Buenos Aires, o espetáculo infantil Disney Live! As Mágicas do Mickey e a comédia Labutaria, com Marco Luque.

ÍCONES DO RITMO CUBANOEM NOVEMBRO

No dia 1º de novembro, o Teatro abrirá as portas para o ritmo cubano da Orquestra Buena Vista Social Club® Featuring Omara Portuondo, que chega a Novo Hamburgo para única apresentação. À frente do grupo, o trompetista Guajiro Mirabal, e o trombonista e diretor musical Jesús “Aguaje” Ramos, além de uma nova geração de músicos cubanos, como o conhecido can-tor Carlos Calunga e o pianista Rolando Luna. Ainda complementa a formação a cantora Omara Por-tuondo, membro original de Buena Vista Social Club®.

Buena Vista Social Club® lançou seu único álbum de estúdio, pro-duzido por Ry Cooder, em 1997 e resultou em êxito instantâneo. O álbum, que apresentava um grupo de músicos cubanos muito unidos, foi impulsionado graças ao filme de Wim Wenders e uma série de turnês internacionais e álbuns solos. Nesta nova e extensa formação de músicos cubanos, os acompanha a cantora Omara Por-tuondo, membro original de Buena Vista Social Club®, que ganhou o Grammy Latino com seu álbum Gracias (World Village / Montuno).

Hoje, a banda participa de concer-tos por toda a Europa. Cada artista empresta suas características pes-soais ao som e danças, como cha cha cha, boleros e jazz cubano.

Ingressos:

Frisa - R$ 100,00Balcão Nobre - R$ 150,00Plateia 2 - R$ 170,00Plateia 1 - R$ 220,00Camarote - R$ 270,00

- Desconto de 50% para titular do Cartão Grupo Sinos/ NH em um ingresso nos primeiro 200 com-prados somente pela Tele Entrega Ingresso Show;- Desconto de 10% para titular do Cartão Grupo Sinos/NH nos demais ingressos;- Desconto de 10% para titular do cartão do Estudante e Professor da Universidade Feevale;

* Descontos não cumulativos.

Pontos de Venda:- Bourbon Shopping NH- Atendimento Feevale - NHPrédio Lilás, no Campus II

- Telentrega Ingresso Show8401 0555 ou 3299-0800- Bilheteria do Teatro do Bourbon Country- Na data da apresentação, dia 1º. A partir das 19h haverá um guichê, na entrada do Teatro, onde será possível comprar ingressos.- Site: www.ingressorapido.com.br- Call Center: 4003-1212

Valores de estacionamento:Vagas no edifício-garagem junto ao Teatro Feevale, com acesso pela ERS-239- R$ 12,00 público em geral- R$ 7,50 para estudantes da Feevale (mediante apresentação do Cartão do Aluno) - Isentos: funcionários da Feevale e mantenedora (mediante apresen-tação do Cartão Feevale).

Acompanhe as próximas atrações do Teatro Feevale através do site www.opuspromocoes.com.br.

O TEATRO FEEVALE O novo espaço cultural, acadêmico e multiuso é administrado em parceria com a Opus Promoções, produtora gaúcha com know how em gerenciar casas de espetácu-los dentro e fora do Estado. O local atende às necessidades da Instituição, que conta agora com um ambiente próprio para realizar formaturas e outros eventos acadêmicos, além de servir de cenário para diversas produções artísticas, colocando a região do Vale do Sinos no roteiro de espe-táculos nacionais e interna- cionais. O espaço cultural tem cerca de 10.500 m² e pode receber até 1.826 espectadores, o que o coloca no posto de maior teatro do Rio Grande do Sul. O palco, em estilo italiano, tem área total de mais de 500m² e altura de 19m. A casa utiliza os mais modernos mecanismos cênicos, desde os equipamentos de bastidores, da iluminação, acústica, aos elementos para o conforto, segurança e acessibili-dade ao público. Possui em suas dependências cinco camarotes e um backstage que comporta oito camarins. O projeto, desenvolvido pelo arquiteto Alan Astor Einsfeldt, segue a linha dos melhores teatros do país. A acústica do espaço respeita a variação de áudio dos diversos tipos de eventos.

O projeto atende à NBR 9050, norma brasileira que trata sobre acessibilidade a edificações, mobiliário e espaços urbanos. Existem 26 espaços provisionados para cadeirantes, obesos e pessoas com dificuldades de locomoção. Ao lado do Teatro ainda foi cons-truído um edifício-garagem que disponibiliza cerca de 500 vagas.

A Orquestra Buena Vista Social Club já se apresentou em grandes salas como o Olympia em Paris, Royal Albert em Londres e Liceo em Barcelona.

A placa de inauguração foi descerrada por Élio Giacomet, presidente do Conselho Deliberativo da Aspeur; Tarcísio Zimmermann, prefeito de Novo Hamburgo; Argemi Machado de Oliveira, presidente da Aspeur e Ramon Fernando da Cunha, reitor da Universidade Feevale.

Page 10: Jornal Feevale #66 | Outubro 2011

HumANAS

As psicólogas Cíntia Hansen e Magliane Freitas da Rosa, graduadas pela Feevale,

estão em fase de finalização de pré-incubação da empresa Kliné - Atenção Psicológica Hospitalar e Domiciliar. A empresa oferece apoio psicológico e acompa-nhamento terapêutico a crianças, adolescentes, adultos e idosos em processos de enfrentamento de doenças crônicas e situações que comprometem a saúde e o bem--estar. O grupo, que já atua no mercado, apresenta, ainda neste ano, o seu projeto para incubação na Incubadora Tecnológica da Feevale. Conforme Cíntia Hansen, esse é o primeiro grupo de psicólogos da região a oferecer serviço especiali-zado em atendimento a pacientes e famílias em situações de vulnera-bilidade, perdas, luto e adoeci-mento, de forma terceirizada, em hospitais, clínicas, casas de repou-so e a domicílio. O objetivo é auxi-liar na minimização do sofrimento causado pelo adoecimento; na compreensão das atitudes frente à doença, internação e tratamento; comunicação entre paciente, família e equipe e na adaptação do paciente e sua família às rotinas do tratamento. “Atendemos pessoas doentes acamadas no hospital ou em suas residências, familiares e, até mesmo, a equipe médica. Esta-mos atentos a como eles reagem frente à doença e observamos as manifestações emocionais e psíquicas que emergem diante desta situação”, afirma.

Cíntia acrescenta que toda a doença gera mudanças, ansie-dades, medos e dúvidas, tanto em quem está doente quanto em seus familiares, sendo necessária uma intervenção adequada para auxiliar no enfrentamento da doença. “Muitas vezes, as pessoas adoecidas e mesmo seus familiares se culpam pela situação. Essa é uma das primeiras questões que necessitam ser trabalhadas no en-frentamento da doença, na perda e luto”, acrescenta. Cíntia e Magliane realizaram os seus estágios na área da Psicologia Hospitalar, ramo que vem crescen-do dentro da Psicologia, e perce-beram que a região carecia de um

pSICóLOgAS OFERECEm SERVIçOS A pACIENTES Em SITUAçõES DE pERDAS E LUTO NA REgIãO

.J10

O grupo, que já atua no mercado, apresenta o seu projeto para incubação na Incubadora Tecnológica da Feevale

SALãO DE ARTES VISUAIS Até 31 de outubro estão abertas as inscrições para o XIV Salão de Artes Visuais realizado pela Pinacoteca da Feevale. Alunos matriculados nos cursos de Artes Visuais, Ensino da Arte na Diversidade e Arteterapia podem participar mediante entrega dos traba-lhos e ficha de inscrição. As inscrições podem ser feitas na Pinacoteca localizada no Campus I da Instituição. As obras escolhidas para serem expostas no Salão serão divul-gadas no dia 3 de novembro. A abertura da exposição acon-tece no dia 11 de novembro e segue até 1º de dezembro. Informações pelo telefone (51) 3584-7148 ou pelo e-mail [email protected]. HISTÓRIA E LETRAS NO CAMPUS I A partir do próximo semestre, as aulas dos cursos de História e Letras ocorrerão no Campus I. Com isso, os acadêmicos das licenciaturas, que depois de formados atuarão como professores na Educação Básica, poderão aprofundar as relações teórico-práticas entre os diferentes níveis de ensino, o que permitirá uma sólida formação científica e pedagógica. O Campus I possui uma infraestrutura que permite a consolidação dos objetivos de formação. Até o início do próximo semestre letivo também haverá um restaurante no local. OUTROS OLHARES Os alunos das segundas etapas da Escola de Educação Básica Feevale – Escola de Aplicação, já estão finalizando seus curtas-metragens para o projeto Outros Olhares. O projeto visa refletir, questionar e encontrar soluções, usando a literatura como instrumento de conhecimento. A temática deste ano foi baseada em obras do escritor Moacyr Scliar. Para produzir os curtas, os alunos participaram de oficinas e aprenderam algumas atividades de profis-sionais do cinema: diretor, roteirista, figurinista e maquia-dor. A estreia dos curtas acon-tecerá no dia 24 de novembro e a premiação ocorrerá no dia 30 de novembro, no Salão de Atos do Campus II. O evento será gratuito e aberto à comu-nidade.

serviço que oferecesse conforto e acompanhamento psicológico a pacientes e seus familiares. “A atuação da Psicologia no ambiente hospitalar é um espaço ainda a ser ocupado, bem como o acom-panhamento psicoterapêutico no próprio domicílio do paciente. A importância deste profissional como parte da equipe interdisci-plinar de saúde deve ser reforçada, pois existem diversas pesquisas que comprovam os benefícios do acompanhamento psicológico de pacientes e familiares no enfren-tamento de doenças; o paciente comunica-se melhor com a família e com a equipe, adere aos tratamentos com maior facilidade e aceita melhor o seu estado, di-minuindo o tempo de internação. Como alguns hospitais contam com poucos psicólogos em seu quadro de funcionários, tivemos a ideia de terceirizar este serviço”, explica Magliane. A Kliné atende nas regiões da Grande Porto Alegre e dos vales do Sinos, Caí e Paranhana, tanto a domicílio como nos consultórios localizados em Novo Hamburgo e Montenegro e no Hospital Regina, em Novo Hamburgo. As psicólogas Anna Ruschel e Carmen Rieth são colaboradoras da empresa, através de supervisão e estudos sobre temas voltados ao paciente crônico. Sobre a pré-incubaçãoO período de pré-incubação pos-sui a duração de 12 meses. Nesta etapa, a empresa ou empreende-

dor, com o projeto de negócio para incubação, desenvolve o seu plano de negócios, identi-dade visual e de constituição da empresa. Neste período a empresa não ocupa uma sala na Incubadora Tecnológica da Feevale (ITEF), mas pode usufruir das áreas comuns e de todos os serviços disponibiliza-dos pela mesma. Posteriormente, com a empresa já constituída, a mesma usufrui de uma sala na Incubadora e todos os serviços oferecidos. De acordo com Magliane Freitas da Rosa, o período de pré-incubação é fundamental para compreender a constituição de uma empresa, os aspectos legais e jurídicos. “Este contato e a troca de informações e experiências com outros empreendedores, bem como com professores e profis-sionais das áreas de Marketing, Finanças e Administração, nos for-neceu subsídios para entendermos o funcionamento geral de uma empresa, bem como nos auxiliou a montar o plano de negócios para que no futuro possamos colocá-lo em prática da melhor forma pos-sível”, salienta. A Incubadora Tecnológica da Feevale apoia o desenvolvimento de empreendimentos inovadores, a partir da constituição de um ambiente dotado de condições que permitem o acesso a serviços especializados, orientação em gestão, espaço físico e infraes-trutura técnica, administrativa e operacional.

Magliane Freitas da Rosa e Cíntia Hansen

Page 11: Jornal Feevale #66 | Outubro 2011

SAÚdE

De 10 a 12 de novembro, a Feevale promove o II Seminário Interna-cional de Quiropraxia*. Além da possibilidade de aperfeiçoamento profissional, o evento busca uma abordagem científica da profissão por meio de apresentações e dis-cussões sobre os campos de atu-ação do quiropraxista. A atividade será realizada no Campus II.

O Seminário será destinado aos profissionais da área (conforme diretrizes da Organização Mundial da Saúde) e acadêmicos. De acor-do com o coordenador do evento, professor Tiago Augusto Zago, além de palestras com os doutores Barry Wiese e Michael Schneider, entre outros, serão oferecidos, também, minicursos. “Teremos no programa do seminário grandes autoridades no âmbito da Qui-ropraxia, e isso fará, sem dúvida, com que tenhamos um evento de alto nível”, afirma o professor. A ideia, segundo Zago, é trazer algo inovador e que seja proveitoso tanto para os acadêmicos quanto para os egressos que já estão no mercado de trabalho. “É, sem som-bra de dúvida, uma oportunidade única de aprendizado e de troca de experiências”, conclui.

A submissão de trabalhos pode ser feita até 31 de outubro. Cada autor pode inscrever até dois trabalhos em formato de resumo, sendo que o primeiro pode ser cadastrado pelo site www.feevale.br/seminarioquiro e o segundo deve ser enviado para o e-mail [email protected], com dados de identificação do autor e área temática. As inscrições para

A Feevale formalizou uma parceria com o Lions Clube Industrial no dia 6 de outubro. A partir do acordo, o clube poderá encaminhar pa-cientes para atendimentos gratui-tos na Clínica-escola de Fisiotera-pia da Universidade. Nas consultas, os beneficiados terão acesso a toda a infraestrutura da Feevale, inclusive à piscina terapêutica no Campus II. Conforme a presidente

FEEVALE REALIzA SEmINáRIO INTERNACIONAL DE qUIROpRAxIA

ATENDImENTO gRATUITO DE FISIOTERApIA

A submissão de trabalhos pode ser feita até 31 de outubro, e a inscrição para o evento, até o dia 8 de novembro

Inscritos no cadastro socioeconômico do Lions Clube poderão realizar consultas na universidade

TESTES AUDITIVOSGRATUITOS EM IDOSOS A Clínica-escola de Fonoau-diologia da Feevale recebe pessoas acima de 60 anos para realizar testes auditivos gratuitos (mediante aprovação de ficha socioeconômica), visando detectar possíveis dificuldades e orientar sobre os cuidados necessários com a manutenção de uma boa audição. Para participar e bus-car informações sobre a ficha, basta contatar a Clínica de Fonoaudiologia pelo telefone (51) 3586.8800, ramal 8789.

Conforme a professora Denise Inazacki Rangel, coordenadora da Clínica, com o passar dos anos a capacidade de ouvir se modifica e se começa a ter dificuldades em entender a fala em locais ruidosos, acos-tumando-se a ouvir menos, sem muita clareza. “Muitas vezes demoramos a procurar auxílio ou para realizar testes que possam avaliar a nossa audição. É possível prevenir e ter alguns cuidados para me-lhorar a audição”, afirma.

TECNOLOGIA E SAÚDE O fisioterapeuta André Rocha Fernando, que concluiu neste ano o mestrado profissional em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais, desen-volveu uma pesquisa envol-vendo o colchão e a saúde. O trabalho “Configuração de col-chão ortopédico com poliure-tano aferido por análise foto-gramétrica computadorizada” traz uma metodologia capaz de desenvolver colchões de acordo com cada biótipo. Por meio de um protocolo especí-fico de análise fotogramétrica computadorizada, foi possível configurar protótipos que mantenham o alinhamento da coluna vertebral, considerando a diferença entre a densidade das diferentes áreas do corpo sobre o colchão.

ParceriaEm parceria com o Sebrae e a Postural Colchões, empresa incubada no Parque Tecnoló-gico do Vale do Sinos, o pro-jeto está em comercialização pela PosturLab. O laboratório projeta e desenvolve cada modelo de colchão adequado para cada tipo físico, com base na metodologia desenvolvida na pesquisa de mestrado.

o evento podem ser realizadas até 8 de novembro. Informações: (51) 3586-8822.

CONFIRA A PROGRAMAçãO:

Dia 10 de novembro13h – CredenciamentoRua Coberta

14h30min – Minicursos- Reabilitação física e a Quiropra-xia: Barry Wiese- Aperfeiçoamento em técnica diversificada: Danilo Messa- Diagnóstico e gerenciamento quiroprático de lesões miofasciais: Michael Schneider

19h – Abertura – Salão de Atos

19h30min – Palestra Os desafios e conquistas da saúde pública no Brasil: Alexandre RosoSalão de Atos

Dia 11 de novembro8h15min – CredenciamentoRua Coberta

9h15min – Palestra Neurologia aplicada à Quiropraxia: Barry Wiese Salão de Atos

10h15min - Premiação dos trabal-hos destaque

10h30min – Palestra Quiropraxia no paciente com Fibromialgia: Michael SchneiderSalão de Atos

12h – Apresentaçãode trabalhos científicosSalão de Atos

14h15min – Palestra Técnicas mio-fasciais na Quiropraxia: Michael SchneiderSalão de Atos

15h30min - Intervalo

16h - Palestra Neuroplasticidade e a Quiropraxia: Douglas Hora – Salão de Atos

17h30 – Minicursos- Reabilitação físicae a Quiropraxia: Barry Wiese- Aperfeiçoamento em técnica diversificada: Danilo Messa- Diagnóstico e gerenciamento quiroprático de lesões miofasciais: Michael Schneider

Dia 12 de novembro9h15min – Mesa-redondaSalão de Atos

10h15min - Intervalo

10h30min – Minicursos- Reabilitação físicae a Quiropraxia: Barry Wiese- Aperfeiçoamento em técnica diversificada: Danilo Messa- Diagnóstico e gerenciamento quiroprático de lesões miofasciais: Michael Schneider

*Encontra-se em discussão a regulamentação da profissão de Quiropraxia.

do clube, Mariela de Barone, a parceria permitirá que cada vez mais pessoas tenham acesso aos atendimentos proporcionados pela universidade. “Muitas delas não teriam condições de pagar”, afirmou. Os inscritos no cadastro socioeconômico do Lions poderão ser atendidos na Feevale através da parceria. Interessados devem ligar para (51) 3593-4555.

.J11

Page 12: Jornal Feevale #66 | Outubro 2011

FEEVALE CONTA COm OITO NOVOSCURSOS NESTE VESTIbULAR DE VERãO

.J12 GErAL

Dois cursos – Manutenção Industrial e GestãoDesportiva e de Lazer – são inéditos no Rio Grande do Sul

A Universidade Feevale lançou oito novos cursos neste vestibular de verão, sendo dois inéditos no Rio Grande do Sul: Gestão Desportiva e de Lazer e Manutenção Indus-trial. Os demais são: Comunicação Institucional, Engenharia Civil, Fotografia, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão Pública e Logística.

Nesta edição do vestibular são oferecidos 53 cursos, totalizando 3.555 vagas. Há 27 opções de bacharelado, cinco de licenciatura e 21 de graduação tecnológica (cursos de curta duração), sendo seis destes a distância (EaD). A prova será realizada no dia 20 de novembro, às 9h30min, no Campus II.

Locais de inscrição

Os candidatos podem se inscrever até 16 de novembro, pela internet

(www.feevale.br/ingresso), no Bourbon Shopping São Leopoldo (Av. Primeiro de Março, 821) ou em três locais diferentes em Novo Hamburgo: Bourbon Shopping Novo Hamburgo (Av. Nações Uni-das, 2001), Campus I ou Campus II. Formas de seleção

Os candidatos poderão escolher uma entre as cinco opções:

1) Redação Feevale: realização somente da prova de redação elaborada pela Instituição;2) Redação + prova objetiva Feev-ale: realização da prova de redação e da prova objetiva elaborada pela Instituição;3) Redação ENEM*: aproveitamen-to da nota de redação do ENEM (2008 a 2010);4) Redação + prova objetiva ENEM*: aproveitamento das notas de redação e da prova objetiva do

ENEM (2008 a 2010);5) Redação ENEM + prova objetiva Feevale: aproveitamento da nota de redação do ENEM (2008 a 2010) e realização da prova obje-tiva elaborada pela Feevale. * Os candidatos que optarem por ingressar através das formas de seleção 3 ou 4 não realizam prova no Campus. Assim, não neces-sitam comparecer à Feevale no dia do vestibular, devendo somente verificar a sua classificação poste-riormente. Cursos de EaD(Educação a Distância)

- Comunicação Institucional - Gestão Desportiva e de Lazer - Gestão da Tecnologia da Infor-mação - Gestão Pública - Logística - Processos Gerenciais

FINANCIAMENTO A JURO ZERO

Para facilitar o acesso ao en-sino, a Universidade Feevale oferece bolsas de estudo e crédito a seus estudantes. Uma dessas possibilidades é o FES-Pravaler, programa que possibilita parcelamento a juro zero. O estudante regu-larmente matriculado paga a metade do valor da mensali-dade vigente, no dobro do tempo do curso, sem juros. Assim, um curso de dois anos, por exemplo, poderá ser quitado em até quatro anos de uma forma mais fácil e sem a incidência de juros. Isso será possível porque a Feevale está subsidiando os juros do programa para os estudantes. Mais informações podem ser obtidas no site www.feevale.br/financia-mento.

Page 13: Jornal Feevale #66 | Outubro 2011

Das 60 universidades com as quais a Feevale possui parceria, pelo menos 10

constam nas listas e rankings das melhores instituições de ensino do mundo, como no caso do rank-ing Quacquarelli Symonds (QS) divulgado em outubro. Destas, seis fazem parte da relação de uni-versidades de destino dos alunos participantes do intercâmbio Ciên-cia sem Fronteiras, programa de bolsas do Governo Federal. Dentre as 100 universidades listadas no ranking das melhores universi-dades da América Latina, Top Universities da QS, quatro também são instituições que integram a rede internacional da Feevale. A QS é uma empresa especializada em educação e estudo no exterior com sede no Reino Unido, que divulga anualmente a lista das melhores instituições no mundo. Esta é a primeira vez que ela faz um recorte específico sobre a América Latina. Na relação, entre as 100 melhores da América Latina constam as seguintes instituições parceiras: Tecnológica de Monter-rey (ITESM), localizada no México, que ocupou o 7º lugar no ranking; a Universidad Austral de Chile (30º lugar); Universidad del Valle, da

.J13GErAL

UNIVERSIDADES pARCEIRAS DA FEEVALE SE DESTACAm Em RANkINgSParceiras da Universidade Feevale marcam presença nos rankings das 100 melhores da América Latina e do programa Ciências sem Fronteiras, do Governo Federal

Colômbia (54º lugar) e a Univer-sidad de la Republica, do Uruguai (94º lugar). Já na relação de universidades de destino do programa Ciência sem Fronteiras, que prevê o envio de 75 mil estudantes às institu-ições mais bem classificadas nos rankings internacionais, constam outras seis universidades parceiras da Instituição. São elas: Politec-nico di Milano (Itália), Université de Montreal (Canadá), Université Laval (Canadá), Université Libre de Bruxelles (Bélgica), University of Il-linois at Chicago (EUA) e University of Tampere (Finlândia). Os acadêmicos interessados podem realizar intercâmbios nestas universidades. Os intercâm-bios podem ser de curta duração, viagens de estudos e intensivos de idiomas; e de longa duração, como exemplo, o Intercâmbio de Gradu-ação, que permite que o acadêmi-co realize parte de seu curso de graduação em uma instituição no exterior. Nesta modalidade, os alunos podem optar por uma das universidades a seguir:

- University of Illinois at ChicagoAdministração, Artes, Ciências

CONFIRA OS DEPOIMENTOS DE ALGUNS ACADÊMICOSqUE FIZERAM OS SEUS INTERCâMBIOS NESTAS UNIVERSIDADES:

“A experiência de estudar durante um semestre na Polimi foi muito boa, com algumas diferenças no método de ensino da Itália para o Brasil, um pouco menos de proximidade. A disciplina que mais gostei foi a de Laboratório Urbano, em que projetamos a revitalização de uma zona industrial de Verona, um trabalho complexo e muito bem mi-nistrado pelo professor. A Polimi é uma faculdade muito renomada na Itália, estudei no polo de Mantova. Fiz muitas amizades e viagens. Em relação ao mercado de trabalho, essa experiência internacional sempre é bem vista pelas empresas, principalmente pelas multinacionais que buscam profissionais que tenham disposição de mobilidade.”

“A Finlândia é um país pouco lembrado para se fazer um intercâmbio, mas não me arrependi nem um pouco da escolha. Tampere é uma cidade pequena e agradável da Finlândia com poucos intercambistas. A University of Tampere possui uma excelente estrutura para os estudantes e bibliotecas ótimas. Acredito que na minha carreira terei um diferencial no currículo. Tive a oportunidade de conhecer estudantes de outros países que me proporcionaram diversas trocas de experiências. Foi incrível!”

“Participei do primeiro intercâmbio de microbiologia do curso de Biomedicina da Feevale no Chile. Lá

conhecemos vários professores renomados no mundo. Visitamos a Universidad Mayor, onde conhecemos o Dr.

Victor Silva, que estava iniciando uma pós-graduação em Micologia. Além do aprendizado, o intercâmbio

abriu portas para a realização de uma pós fora do país. Em 2008 iniciamos a pós com aulas durante uma

semana de cada mês. Viajamos para lá todo mês, foi cansativo, mas valeu a pena. Eram semanas de imersão

total e tivemos uma formação muito boa. “

Karen Kussler participou do intercâmbio de graduação 2011/01do curso de Arquitetura e Urbanismo na Politecnico di Milano

Morgana Valente participou do intercâmbio de graduação 2011/01 do curso de Psicologia na University of Tampere

Patrícia Brandt participou de uma viagem de estudos da Biomedicina, em 2008, na Universidad Austral de Chile

Contábeis, Design, entre outros.- University of TampereAdministração, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Comu-nicação Social, Direito, História, Letras, entre outros.- Politecnico di MilanoArquitetura- Universidad Austral de ChileBiomedicina Além destas, a Feevale é par-ceira de outras 12 universidades que podem ser escolhidas pelos acadêmicos para a realização do Intercâmbio de Graduação. A lista completa está disponível em www.feevale.br/intercambiograduacao

VIAGENS DE ESTUDOS

- Intensivo de Inglês - InglaterraDe 4 a 18 de dezembro de 2011 - Intensivo de EspanholCórdoba / ArgentinaDe 4 a 18 de fevereiro de 2012 - Intensivo de InglêsDublin / IrlandaDe 3 a 18 de fevereiro de 2012 - Intensivo de AlemãoFérias Inteligentes em BerlimDe 28 de janeiro a 18 de fevereiro de 2012

Page 14: Jornal Feevale #66 | Outubro 2011

FEEVALE é DESTAqUE NOS jOgOS UNIVERSITáRIOS gAúChOStodas as equipes esportivas da Instituição subiram ao pódio. Os atletas individuais também não decepcionaram e, dos seis convocados, cinco garantiram vaga no maior evento esportivo universitário nacional.

.J14 ESPOrtE

No final de agosto, as equipes esportivas e atletas da Universi-dade Feevale se destacaram nos 32º Jogos Universitários Gaúchos – JUGs 2011 (Santa Maria). A de-legação, composta por 94 alunos e seis profissionais, além de ser a se-gunda maior do Estado, garantiu a Feevale no pódio de todas as mo-dalidades coletivas que disputou. Além disso, os atletas individuais que foram a Santa Maria também subiram ao pódio.

Já na seletiva dos OUJUBs (Atletis-mo e Natação), que aconteceu em Porto Alegre, na metade de setem-bro, todos os atletas que repre-sentaram a Instituição também foram ao pódio. Com estes ótimos resultados, a Feevale representará o Rio Grande do Sul Olimpíadas Universitárias – OUJUBs 2011, que acontecem em novembro, em Campinas (SP), com três equipes e cinco atletas individuais.

As meninas do handebol con-quistaram o heptacampeonato, o time de basquete masculino foi o tetracampeão e a equipe mas-culina de voleibol retomou o título. As equipes de handebol mascu-lino e futsal e voleibol feminino conquistaram o vice-campeonato. Já os meninos do futsal trouxeram para casa o terceiro lugar.

No Atletismo, Clarice da Luz San-tos conquistou o ouro nos 10.000 metros rasos, a prata nos 5.000 metros rasos e o bronze nos 1.500 metros rasos feminino. Já Lucas Ferraz faturou a medalha de ouro no lançamento de disco, melho-rando sua marca. A prova de de-clato não foi realizada, mas como

o atleta possuía índice, obtido em disputas anteriores, garantiu a vaga nos OUJUBs. E Sandra Fabiane Leonhardt conquistou a medalha de ouro no lançamento de disco e lançamento de martelo. Na Natação, Ramon Scherrer conquistou as medalhas de ouro das provas 50 e 100 metros peito e 200 metros medley. Já André Ram-bor foi campeão dos 50 metros costas, vice nos 50 metros livre e borboleta, e terceiro colocado nos 100 metros livre. Embora Manoela Blumm não tenha se classificado para os OUJUBs, também se desta-cou, ficando em segundo lugar em três provas (400, 800 e 1500 metros livre). Com esses resulta-dos, a Instituição conquistou o vice-campeonato nas seletivas dos OUJUBSs.

De acordo com o coordenador do projeto Esporte Universitário da Feevale, Francisco Lemes de Menezes, este é o maior evento esportivo universitário do RS. “A Feevale sempre se destaca nos JUGs, e a prova disso é que man-tivemos o padrão nessa edição”, afirma.

Confira as equipes e atletas classificados para os OUJUBs:- Handebol Feminino- Basquete Masculino- Voleibol Masculino- Clarice da Luz Santos (Atletismo)- Lucas Ferraz (Atletismo)- Sandra Fabiane Leonhardt (Atletismo)- André Rambor (Natação)- Ramon Scherrer (Natação)

gAbRIEL FEITEN é CONVOCADO pARA O pARApAN

O Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) divulgou, em setembro, a lista de paratletas que represen-tarão o Brasil nos Jogos Parapa-namericanos, que acontecem em Guadalajara, México, de 12 a 20 de novembro. Na convocação oficial, está o nome do atleta pa-raolímpi-co Gabriel Feiten (Feevale/ Orto-bras/ Hammerhead) (foto). O aluno

de pós-graduação em Psicologia do Esporte e do Exercício Físico da Universidade Feevale nadará na classe S2. É o único gaúcho a participar de provas de natação do Parapan.

O nadador, natural de Três Coroas, está muito feliz com a convocação. “É uma alegria poder levar o nome

da Feevale, de Três Coroas e do Rio Grande do Sul para o México. Esta convocação é sinal de que o meu trabalho foi bem feito”, afirma. Mais informações sobre a delegação Brasileira e o Parapan de Guadalajara podem ser obtidas nos sites www.cpb.org.br e www.parapan.guadalajara2011.org.mx.

Page 15: Jornal Feevale #66 | Outubro 2011

AgENDA DE ATIVIDADES

Confira as atividades de extensão programadas para as próximas semanas. As inscrições podem ser realizadas no Setor de Atendimento da Feevale no Campus I, ou no térreo do prédio Lilás, no Campus II ou pelo site www.feevale.br/extensao. Mais informações pelo telefone (51) 3586.8822.

.J15GErAL

Desinibição Textual e Escrita CriativaPeríodo: 22 de outubro a 3 de dezembroInscrições até 20 de outubro

I Seminário Criança na MídiaData: 25 de outubroNão é preciso inscrição.

COMUNICAÇÃOAssociativismo negro em terras de imigração europeiaData: 22 de outubroInscrições até 20 de outubro

Lingualatinaviva! Oficina de Cultura e Língua LatinaPeríodo: 22 de outubro a 3 de novembroInscrições até 20 de outubro

LETRASGestão de HospedagemPeríodo: 22 de outubro a 5 de novembroInscrições até 20 de outubro

Capacitação no Atendimento ao PúblicoPeríodo: 22 de outubro a 5 de novembroInscrições até 20 de outubro

TURISMO

Noções da Atividade Notarial e RegistralPeríodo: 22 e 29 de outubroInscrições até 20 de outubro

Direito e Homoafetividade: os novos arranjos familiares no cenário da vida contemporâneaPeríodo: 8 a 17 de novembroInscrições até 6 de novembro

DIREITO

ADMINISTRAÇÃO / RH / COMÉRCIO EXTERIORExportação na Prática - NOVOEXData: 22 de outubroInscrições até 20 de outubro

Elaboração de Projetos SociaisPeríodo: 22 de outubro a 5 de novembroInscrições até 20 de outubro

Treinamento Vivencial para o Desenvolvimento de Competências para Gestão de PessoasData: 22 de outubroInscrições até 20 de outubro Gestão de Alto Desempenho de ClientesPeríodo: 21 a 24 de novembroInscrições até 19 de novembro

SAÚDEquiropraxia nas Lesões do OmbroPeríodo: 21 e 22 de outubroInscrições até 19 de outubro

Diagnóstico Laboratorial das Neoplasias hematológicasPeríodo: 28 de outubro a 5 de novembroInscrições até 26 de outubro

Atualização em OncologiaPeríodo: 3 e 4 de novembroInscrições até 1º de novembro

II Seminário Internacional de quiropraxiaPeríodo: 10 a 12 de novembroInscrições até 8 de novembro

Controle Integrado de PragasPeríodo: 16 e 17 de novembroInscrições até 14 de novembro

VIII Jornada de NutriçãoPeríodo: 17 e 18 de novembroInscrições até 15 de novembro

Tratamento de Imagens no PhotoshopPeríodo: 22 de outubro a 12 de novembroInscrições até 20 de outubro

Pensar a sensação: a construção da estética da modernidadePeríodo: 29 de outubro a 10 de dezembroInscrições até 26 de outubro

DESIGN / MODAModelagem de Calçados – Módulo IPeríodo: 29 de outubro a 10 de dezembroInscrições até 27 de outubro

Design de Superfície: técnicas e aplicaçãoPeríodo: 26 de novembro a 3 de dezembroInscrições até 23 de novembro

Excel Avançado: Introdução ao VBA Programação de MacrosPeríodo: 22 de outubro a 26 de novembroInscrições até 20 de outubro

Desenvolvimento de Produtos com Solidworks – 3DPeríodo: 22 de outubro a 12 de novembroInscrições até 20 de outubro

INFORMÁTICAPlano Diretor de TICPeríodo: 3 de novembro a 8 de dezembroInscrições até 1º de novembro

Desenvolvimento de Aplicativos para iPhone e iPad: plataforma iOSPeríodo: 5 a 26 de novembroInscrições até 3 de novembro

Gerenciamento de Projetos com ScrumPeríodo: 12 a 19 de novembroInscrições até 10 de novembro

Desenvolvimento de produtos com Rhinoceros – 3DPeríodo: 26 de novembro a 17 de dezembroInscrições até 24 de novembro

Page 16: Jornal Feevale #66 | Outubro 2011

O Museu Nacional do Calçado, localizado no Campus I da Univer-sidade Feevale, está com nova ex-posição em seu espaço destinado a mostras temporárias. A mostra Mulheres: Inspiração, que integra a 5ª Primavera dos Museus, da qual participam museus de todo o país, conta com calçados inspirados em mulheres que se destacaram em diversas áreas de atuação. Essas grandes mulheres serviram de inspiração para projetos elabora-dos por alunos do curso de Design da Feevale e do Senac de Novo Hamburgo.

As mulheres que serviram de mo-delo para as peças são: Cleópatra, rainha do Egito (70 a.C. – 30 a.C.); Catarina, A Grande, czarina russa (1729 – 1796); Maria Antonieta, rainha da França (1755 – 1793); Frida Kahlo, pintora mexicana (1907 – 1954); Carmem Miranda,

cantora e atriz brasileira de origem portuguesa (1909 – 1955); e Ava Gardner, atriz americana (1922 – 1990). As coleções foram desenha-das a partir da pesquisa, des-construção e ressignificação dos elementos estéticos e simbólicos importantes da vida das mu-lheres homenageadas: a biografia, a morada, a indumentária e os acessórios (joias, sapatos e bolsas). ServiçoMulheres: InspiraçãoLocal: Campus I - Av. Dr. Maurício Cardoso, 510, Hamburgo Velho, Novo HamburgoTelefone: (51) 3584-7101 Entrada: gratuitaVisitação: de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h e das 19h às 22h, e, aos sábados, das 9h às 12hMais informações: [email protected] ou www.twitter.com/mncalcado

.J16 CuLturA

mOSTRA mULhERES: INSpIRAçãO é ATRAçãO NO mNC

Visitantes podem conferir calçados inspirados em mulheres que se destacaram em diversas áreas da cultura

laria (Rua Joaquim Nabuco, 794, Centro) e na Máster Cópias (Rua Borges de Medeiros, 92). Crian-ças (até 10 anos), estudantes, funcionários da Feevale e idosos pagam R$ 5,00; sócios do Cartão do Assinante Jornal NH, gradu-ados e pós-graduados da Feevale (com apresentação de carteira no ato da compra) pagam R$ 7,00; e a comunidade paga R$ 10,00.A produção das atrações é da Um Cultural, com o apoio da Mapa Pa-pelaria, Master Cópias e Cartão do Assinante Jornal NH. Informações no sitewww.feevale.br/culturanocampus, ou pelo telefone(51) 3066-6229.

No mês das crianças, o Cultura no Campus Infantil, programa da Feevale em parceria com a Um Cultural, apresenta a peça A Bela Adormecida. O espetáculo acontece no dia 29, sábado, às 16h, no Campus II. Com direção de Zé Rodrigues, a peça conta a história da princesa Aurora, que foi amaldiçoada pela cruel fada Malévola: aos 16 anos, a princesa adormeceu ao espetar seu dedo em um roca. Para se livrar da maldição, terá que ser beijada pelo seu verdadeiro amor.

Os ingressos podem ser adquiri-dos no Atendimento Feevale dos campi I e II, na Mapa Pape-

A bELA ADORmECIDA NO mêS DAS CRIANçAS