jornal eprofissional ano 6 num 2

16
Órgão Informativo da Escola Profissional de Tondela Ano VI - Número 2 Trimestral - Mar 2008 ALGUNS TÍTULOS DESTA EDIÇÃO: Caramulo visita Tondela 3 Entrudo na EPT 4 Maus-tratos infantis 5 A Globalização 6 Arte contemporânea 7 Parlamento dos Jovens 9 Prémio Microsoft 10 Direitos Humanos 11 Aristides Sousa Mendes 12 EP ROFISSIONAL V ISITA DE E STUDO À A SSEMBLEIA DA R EPÚBLICA No passado dia 21 de Fevereiro, as turmas do 3º ano dos Cursos de Técnico de Mecatrónica, Técnico Animador Sócio- cultural/Desporto e Técnico de Manutenção Industrial/Electromecânica, realizaram uma visita de estudo à Assembleia da República, em Lisboa, no âmbito da disciplina de Área de Integração, módulo 4 – O País e o Mundo. Os principais objectivos da visita eram sensibilizar os jovens Alunos para o processo democrático e ajudar a compreender melhor o funcionamento do Parlamento Português. O deputado social-democrata José Cesário, eleito pelo círculo de Viseu, fez uma visita guiada ao Grupo da Escola Profissional que, antes do almoço, na cantina do Parlamento, visitou o interior do edifício. Um dos locais, designado por “Paços Perdidos”, é uma zona da qual faz parte uma grande escadaria em madeira, com uma enorme passadeira vermelha, e com quadros a encaminhar o visitante para o Salão Nobre. Nesta sala, estão expostos vários quadros alusivos à escravatura e à época dos descobrimentos. Já na Sala do Senado, onde se realizam actualmente conferências e reuniões, os Alunos, entusiasmados, acabaram por “experimentar” algumas cadeiras e a simular discursos políticos. O Plenário teve início às 15:00h. Em debate estavam questões económicas e sociais, graças à interpelação feita ao Governo pelo Bloco de Esquerda. Por isso mesmo estiveram presentes vários membros do Governo, assim como o próprio Primeiro- Ministro, José Sócrates. Foi um debate interessante, mas ao mesmo tempo um pouco confuso devido ao ruído proveniente das várias bancadas parlamentares. Durante o Plenário, os Alunos mantiveram- se interessados por ser a primeira vez que se encontravam na Assembleia da República e por estarem tão próximos de políticos e deputados portugueses, que normalmente só vêem na televisão. Alguns Alunos tiveram mesmo a oportunidade de conversar e tirar fotografias com o líder da bancada do PSD, Pedro Santana Lopes. De realçar nesta visita a simpatia e a cordialidade com que fomos recebidos no Parlamento e as horas agradáveis que ali passámos, que tão cedo o Grupo não esquecerá. Prof Marta Rosa

Upload: escola-profissional-de-tondela

Post on 30-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Ano lectivo 2008/2009 - 2º periodo

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal EProfissional Ano 6 Num 2

Ór gão Informa t ivo da Es cola Pr of iss ional de T ondela

A n o V I - N úm er o 2

T r i mes tr a l - M ar 2 008

A L G U N S T Í T U L O S D E S T A E D I Ç Ã O :

Caramulo visita Tondela 3

Entrudo na EPT 4

Maus-tratos infantis 5

A Globalização 6

Arte contemporânea 7

Parlamento dos Jovens 9

Prémio Microsoft 10

Direitos Humanos 11

Aristides Sousa Mendes 12

EP ROFISSIONAL V I S I T A D E E S T U D O À A S S E M B L E I A D A R E P Ú B L I C A

No passado dia 21 de Fevereiro, as turmas do 3º ano dos Cursos de Técnico de Mecatrónica, Técnico Animador Sócio-cultural/Desporto e Técnico de Manutenção Industrial/Electromecânica, realizaram uma visita de estudo à Assembleia da República, em Lisboa, no âmbito da disciplina de Área de Integração, módulo 4 – O País e o Mundo. Os principais objectivos da visita eram sensibilizar os jovens Alunos para o processo democrático e ajudar a compreender melhor o funcionamento do Parlamento Português.

O deputado social-democrata José Cesário, eleito pelo círculo de Viseu, fez uma visita guiada ao Grupo da Escola Profissional

que, antes do almoço, na cantina do Parlamento, visitou o interior do edifício. Um dos locais, designado por “Paços Perdidos”, é uma zona da qual faz parte uma grande escadaria em madeira, com uma enorme passadeira vermelha, e com quadros a encaminhar o visitante para o Salão Nobre. Nesta sala, estão expostos vários quadros alusivos à escravatura e à época dos descobrimentos. Já na Sala do Senado, onde se realizam actualmente conferências e reuniões, os Alunos, entusiasmados, acabaram por “experimentar” algumas cadeiras e a simular discursos políticos.

O Plenário teve início às 15:00h. Em debate

estavam questões económicas e sociais, graças à interpelação feita ao Governo pelo Bloco de Esquerda. Por isso mesmo estiveram presentes vários membros do

Governo, assim como o próprio Primeiro-Ministro, José Sócrates. Foi um debate interessante, mas ao mesmo tempo um pouco confuso devido ao ruído proveniente das várias bancadas parlamentares.

Durante o Plenário, os Alunos mantiveram-se interessados por ser a primeira vez que se encontravam na Assembleia da República e por estarem tão próximos de políticos e deputados portugueses, que normalmente só vêem na televisão. Alguns Alunos tiveram mesmo a oportunidade de conversar e tirar fotografias com o líder da bancada do PSD, Pedro Santana Lopes.

De realçar nesta visita a simpatia e a cordialidade com que fomos recebidos no Parlamento e as horas agradáveis que ali passámos, que tão cedo o Grupo não esquecerá.

Prof Marta Rosa

Page 2: Jornal EProfissional Ano 6 Num 2

O C A M I N H O F A Z - S E C A M I N H A N D O

F I C H A T É C N I C A

“A propósito de desafios, mais um

– grande!- vem a caminho!”

Propriedade: Escola Profissional de Tondela

Director: João Carlos Figueiredo

Director Adjunto: José António Dias

Redacção: Departamento de Línguas

Apoio técnico: Ricardo Silva

Rua Visconde de Tondela, nº28 3460-526 Tondela

Tel: (+351) 232 819 410 Fax: (+351) 232 819 417

[e] [email protected] [s] www.eptondela.net [f] picasaweb.google.com/eptondela

Como é do conhecimento de todos a nossa Escola comemora em 2008, 15 anos de intensa actividade formativa.

Quando no ano de 1993 um grupo de cidadãos e entidades se alcandorou na construção dos alicerces daquela que é hoje a Escola Profissional de Tondela t i n h a c o m o o b j e c t i v o , seguramente, o desejo que esta instituição contribuísse para a qua l i f i cação de quadros intermédios necessários às empresas que, entretanto, começavam a instalar-se na nossa região.

Se é verdade que esse desiderato tem vindo a ser paulatinamente alcançado, outros reptos foram surgindo, outras o p o r t u n i d a d e s f o r a m despontando e com garra, determinação e tenacidade de

todos quantos por aqui trabalham ou no passado deram o seu contributo, os desafios têm vindo a ser alcançados com êxito: esta Escola constitui uma referência no ensino profissional da Região.

A propósito de desafios, mais um – grande!- vem a caminho.

Por despacho da Agência Nacional para a Qualificação datada do passado dia 18 de Fevereiro nesta Escola passará a funcionar, em breve, um Centro Novas Oportunidades e um Centro de Revalidação e Certificação de Competências Profissionais (CRVCC PROF) na área da Mecânica.

Paralelamente a EPT constituiu-se junto da Direcção Geral do Emprego e das Relações de T raba lho como en t idade formadora o que permitirá a esta instituição dar resposta formativa

a muitas das necessidades sentidas pelas empresas da região.

Cada vez mais a EPT está a efectuar o caminho que os seus fundadores idealizaram.

Cada vez mais a Escola está a dar as respostas aos múltiplos desafios que os novos métodos produtivos e as permanentes alterações tecnológicas obrigam.

O caminho faz-se caminhando e a EPT está a dar passos seguros rumo a respostas diversificadas com qualidade e excelência.

João Carlos Figueiredo Director da Escola

Page 3: Jornal EProfissional Ano 6 Num 2

EProf iss ional Pági na 3

“o contacto directo dos Alunos do 9º Ano

com a Escola Profissional, o seu espaço e os seus

recursos”

T I G 0 7 E T A S 0 5 G A N H A M I I T O R N E I O D E F U T E B O L D A E P T

C A R A M U L O V I S I T A T O N D E L A

No passado dia 14 de Março, último dia de a u l a s a n t e s d a interrupção lectiva de Páscoa, realizou-se o II Torneio de Futebol da EPT.

Este ano, ao contrário da edição anterior, o Torneio foi de Futebol 7 e realizou-se no campo sintético do Clube Desportivo de Tondela.

No que respeita a o F u t e b o l Feminino, houve quatro turmas i n s c r i t a s , vencendo a turma TASD 05, d e p o i s d e , a t r a v é s d e

grandes penalidades, derrotar a turma TAS 06.

No Futebol Masculino, a final foi disputada entre as turmas TIG 07 e TAS 06/07. Quem levou a taça para casa, também d e p o i s d a decisão através d e g r a n d e s penalidades, foi o TIG 07.

Destaque também para o MA07, que ganhou a taça Fair Play.

U m a p a l a v r a d e agradecimento ao árbitro Nuno Ventura por estar presente, mais uma vez, n e s t a i n i c i a t i v a , arbitrando a maior parte dos jogos.

Prof Rui Fonte

Como já vem sendo hábito dos últimos anos lectivos, a Escola E, B 2. 3 do Caramulo visitou a nossa Esco la no passado dia 26 de Fevereiro.

O objectivo desta visita é o contacto directo dos Alunos do 9º Ano com a Escola Profissional, o seu espaço e os seus recursos.

N a ó p t i c a d o s P r o f e s s o r e s acompanhantes, esta visita permite aos

Alunos, através do contacto com os l a b o r a t ó r i o s específicos, poderem reflectir sobre a escolha a realizar no final deste ano lectivo.

Os Alunos, como s e m p r e , demonstraram imenso interesse em todas as explicações dadas, tendo ficado em aberto uma próxima “visita”.

Até breve!!! Drª Zita

Page 4: Jornal EProfissional Ano 6 Num 2

“palavras apaixonadas dos alunos que

aproveitaram esta iniciativa para declarar os seus sentimentos”

EProf iss ional Pági na 4

M E N S A G E N S D E S Ã O V A L E N T I M

As Mensagens de S. Valentim embelezaram o Dia dos Namorados na EPT.

No dia 14 de Fevereiro, tal como já é tradição na escola, o Cupido visitou a EPT para distribuir as cartas do Dia dos Namorados. Este ano, a organização do evento ficou a cargo do TAS 06.

O Cupido foi a aluna Liliana Nascimento, que, du ran te a t a rde , distribuiu as palavras apaixonadas dos alunos que aproveitaram esta iniciativa para declarar

o s s e u s sentimentos.

Como sempre, f o i u m a actividade à qual muitos alunos a d e r i r a m . Espera-se que, para o ano, t a m b é m o s p r o f e s s o r e s p e r c a m a ve rgonha e e s c r e v a m alguma carta para o Cupido entregar.

Prof Rui Fonte

E N T R U D O N A E P T

No passado dia 1 de Fevereiro, a exemplo do ano passado, saiu à rua o Entrudo da EPT – actividade organizada pelo TAS 06.

Tal como na edição anterior, o Entrudo da EPT seria um aluno, um funcionário ou um professor da escola que, mascarado de modo irreconhecível, iria passear-se pelas instalações da EPT, visitando as salas de aula. Os alunos teriam que adivinhar de quem se t ratava,

escrevendo o nome num papel distribuído para o

efeito.

O Entrudo da EPT, este ano, foi a nossa aluna do TAS 06, Carla Falcão. Muitos alunos acertaram, havendo necessidade de proceder a um sorteio na presença d a D i r e c ç ã o Pedagógica. Quem ganhou o prémio (uma Pen de 1 Gb) foi a Nadir, do TASD 05.

Para o ano há mais Entrudo!

Prof Rui Fonte

Page 5: Jornal EProfissional Ano 6 Num 2

EProf iss ional Pági na 5

“a turma TAS07 apresentou e cantou, uma música alusiva

ao tema”

A C Ç Ã O D E S E N S I B I L I Z A Ç Ã O S O B R E “ M A U S - T R A T O S I N F A N T I S ”

N o p a s s a d o d i a 13/12/2007, entre as 21:00 e as 23:00, o Auditório 1 da ACERT, foi palco de uma Acção de Sensibilização sobre o tema “Maus-tratos Infantis”.

E s t a a c ç ã o f o i protagonizada pelos alunos da Escola Profissional de Tondela, nomeadamente a turma T A S 0 7 , a q u a l a p r e s e n t o u d o i s trabalhos: o tratamento estatíst ico de um inquérito realizado a todos os alunos da EPT e uma apresentação de sensibilização ao tema, realizada em Powerpoint.

Os alunos das turmas TIG07 e TME07 também estiveram envolvidos n e s t a a c t i v i d a d e , nomeadamen te na d ivu lgação, e na dinamização de duas peças de teatro.

E s t a a c ç ã o d e sensibilização surgiu no

âmbito do módulo 1 da disciplina de Sociologia, e teve como professoras organizadoras, Maria do Carmo Rebelo Pereira e Vera Sousa.

Após a apresentação dos trabalhos levados a cabo pela turma TAS07, abriu-se o painel de convidados, os quais foram: Ex-Inspector da PJ e Autor do livro “A Estrela de Joana” – Paulo Pereira Cristóvão; Comissão de Protecção d e M e n o r e s , R e p r e s e n t a n t e d a Educação no Concelho de Tondela – Dra. Nazaré G o u v e i a ; Directora do Lar de crianças, N. S r a . D o s Remédios – Lamego – Dra. Ana Bessa; P r o c u r a d o r a Adjunta do Tribunal Judicial de Tondela – Dra. Ana Luísa Afonso e Dra. Sara Santos – Psicóloga.

C a d a u m d e s t e s convidados fez uma b r e v e i n t e r v e n ç ã o seguida de debate, para que o público presente pudesse colocar as suas

questões aos senhores convidados.

Após o debate, os alunos T I G 0 7 e T M E 0 7 apresentaram as suas p e ç a s d e t e a t r o , proporc ionando um m o m e n t o d e entretenimento. No final, a t u r m a T A S 0 7 apresentou e cantou, uma música alusiva ao tema.

Prof Maria do Carmo

Page 6: Jornal EProfissional Ano 6 Num 2

“é impulsionado pelo desenvolvimento das

telecomunicações, sobretudo pela

Internet

EProf iss ional Pági na 6

C H O Q U E E L É C T R I C O

Encontrei um fio Perto do rio, Estava enrolado E todo estragado.

Trouxe-o para casa E liguei-o ao quadro, Quando lhe meti os dedos Fiquei todo queimado.

Chamei a ambulância Logo a seguir, E a EDP Também quis vir.

Cheguei às urgências Faltou a luz, E agora, fazer o quê? Chamar os técnicos da EPT.

Vítor Ferreira nº21 TEC07

A G L O B A L I Z A Ç Ã O

A Globalização é um processo económico, social e cultural que e s t a b e l e c e u m a interacção entre os países e as pessoas de todo o mundo. Através deste processo, as pessoas trocam ideias e aspectos culturais.

A Globalização teve origem nos séculos XV e XVI com as descobertas marítimas, estimuladas pelos portugueses. Este processo foi e é impu ls ionado pe lo

desenvolvimento das t e l e c o m u n i c a ç õ e s , sobretudo pela Internet. Desta forma, as barreiras da d is tânc ia são “destruídas”.

Nos debates que tivemos durante as aulas de Área d e I n t e g r a ç ã o , verificámos que existem factores positivos e n e g a t i v o s n a Globalização. No nosso e n t e n d e r , o desenvolvimento cultural, social e económico é positivo, mas há a

dependênc ia e a violência da privacidade que são os aspectos mais negativos deste fenómeno.

Carlos e Renato 1º TEC

L E T ’ S G O T R A V E L

I think exchange programmes are a great way to travel around the world to make friends, to learn more about new cultures and to practise English.

To attend an exchange program you need to have an adventurous spirit, and it will be a good opportunity to speak English.

I think it is better to go for a month or du r i ng t he h o l i d a y s , because you spend less time far away from

your family and friends and you can also visit all the important places of that country.

In order do an exchange programme I would chose Britain, because it is a place with lots of history.

Denis TEC07

Page 7: Jornal EProfissional Ano 6 Num 2

EProf iss ional Pági na 7

“construiu a sua própria técnica,

num estilo completamente

original”

E X P O S I Ç Ã O D E P I N T U R A D E A R T E S A C R A C O N T E M P O R Â N E A

Os alunos do primeiro ano do Curso Técnico Animador Sociocultural no dia 3 de Março de 2008 foram, com a professora da disciplina de Expressão Plástica e no âmbito do módulo “Comunicação visual”, ao Mercado Velho em Tondela ver uma exposição de Serge Nouai lhat , com o objectivo de aprender a ver, olhar e sentir u t i l i z a n d o o s instrumentos de “leitura” de uma obra de arte.

Este artista construiu a sua própria técnica, num estilo completamente or ig ina l , onde os materiais são utilizados de modo a revelar as suas próprias dinâmicas d e t r a n s p a r ê n c i a , luminosidade e ritmo.

Prof Lurdes Pizarro

S e r g e N o u a i l h a t n a s c e u e m Rennes em 1960. Tendo passado a sua in fânc ia em Nantes cedo m a n i f e s t o u g o s t o p e l o desenho e pelas artes. Em 1978 ingressa na E. N. S.A.A.M.A. (Escola Nacional Superior de Artes Aplicadas e das Profissões Artísticas) de Paris. Contrai matrimónio em 1982 e continua a sua formação na E.N.S.E.T.(Escola Normal Superior de Cachan).

Visitação e Nascimento

O meu caminho de artista contemporâneo pode resumir-se nisto: dar coragem, esperança, contribuir

para a libertação da asfixia materialista do nosso tempo, partilhando um oxigénio: a beleza.

Serge Nouailhat

A O N U

A ONU – Organização das Nações Unidas, criada após a 2ª Guerra M u n d i a l , t e m actualmente cerca de 2 centenas de países membros e mantém uma estrutura semelhante à do tempo da sua fundação.

A ONU propõe-se defender e manter a paz, assim como os direitos e liberdades individuais no mundo inteiro.

Em 1948 a Assembleia da ONU aprovou a Declaração Universal dos Direitos do Homem, para que todos os povos do mundo conheçam e

respeitem a dignidade da p e s s o a h u m a n a , independentemente de crenças, etnias, sexo, etc.

André e Marcelo 1º MA

Page 8: Jornal EProfissional Ano 6 Num 2

“questões ambientais, falta de civismo das

populações, degradação de estradas, entre

outros”

EProf iss ional Pági na 8

F A L H A S N O D E S E N V O L V I M E N T O L O C A L

No passado dia 16 de Novembro decorreu no Auditório Municipal a actividade “Falhas no Desenvolvimento Local” no âmbito do módulo 1, “A Identidade Regional”, da disciplina de Área de Integração.

Esta foi dinamizada pelas turmas TIG07, TME07 e TEC07 que tiveram oportunidade de c o l o c a r a l g u m a s questões à convidada, a vereadora Eng. Fátima

Car la da Câmara Municipal de Tondela.

A t u rma TME07 , representada pelos alunos Bruno e Carlos, iniciou a sessão com a a p r e s e n t a ç ã o e m P o w e r P o i n t d e fotografias de vários locais do concelho de Tondela, alusivas a alguns dos problemas existentes ao nível do desenvolvimento local, como por exemplo: questões ambientais, falta de civismo das

populações, degradação de estradas, entre outros.

A turma TIG07 tratou este tema através de um pequeno filme.

Por último, o aluno André do 1º TEC, em representação da turma, colocou uma série de questões à convidada. Esta encerrou a sessão elogiando a actividade e o empenho dos alunos.

Prof Maria do Carmo

T A S 0 7 A J U D A A P L A N T A R Á R V O R E S

No passado dia 14 de Março, a turma do TAS 07, convidada pela Câmara Municipal de Tondela, participou na iniciativa “plantar árvores por Tondela”.

A turma aproveitou a ocasião para distribuir algumas flores de papel, construídas para o efeito, e pintar uma flor na face das cr ianças que participaram no evento.

Mais uma vez, ao

p a r t i c i p a r n u m a actividade deste género, o Curso Técn ico Animador Sociocultural

aproxima a EPT da comunidade tondelense, contribuindo para uma relação saudável entre ambos e promovendo um espírito de cidadania nos nossos alunos.

Prof Rui Fonte

Page 9: Jornal EProfissional Ano 6 Num 2

EProf iss ional Pági na 9

“Joana Gomes, do 2º TAS, Sandra Santos,

do 2º TIG e João Matos, do 2º TEC,

estão de parabéns”

A L U N O S P A R T I C I P A M N O P A R L A M E N T O D O S

J O V E N S

A nossa Escola esteve r e p r e s e n t a d a , n o passado dia 11 de Março, na 2ª edição do Parlamento dos Jovens – Secundário, em Viseu, sob o tema: “União Europeia: Participação, D e s a f i o s e Oportunidades”.

Os alunos participantes, que foram previamente eleitos numa sessão escolar, Joana Gomes, do 2º TAS, Sandra Santos, do 2º TIG e João Matos, do 2º TEC, estão de parabéns pela forma

“profissional” com que encararam o desafio.

O debate entre 28 escolas do distrito foi interessante e muito produtivo para os jovens presentes que, para além do convívio,

tiveram a oportunidade de defender as suas ideias.

A Escola Profissional contribuiu com uma proposta, em defesa do

meio ambiente, que o grupo seleccionado em V i s e u l e v a r á b r e v e m e n t e à A s s e m b l e i a d a República.

Prof Marta Rosa

“ O S M A I A S ” A O V I V O

No dia 12 de Março os alunos dos segundos a n o s t i v e r a m oportunidade de poder assistir à representação de alguns episódios do romance de Eça de Queirós, Os Maias, pela companhia de Teatro Experimental do Porto no Auditório Municipal de Vila Nova de Gaia.

Durante duas horas e m e i a , o s a l u n o s manifestaram interesse e assistiram à peça de teatro com atenção, gozaram momentos de bom humor retratado quer nas falas quer na caracter ização das personagens bem ao

gosto de Eça de Queirós.

O espectáculo foi um importante instrumento de motivação e de a s s o c i a ç ã o d e conhecimentos sobre a obra a abordar em sala de aula, favorecendo o p r o c e s s o e n s i n o -aprendizagem.

De salientar o bom comportamento dos

alunos envolvidos nesta visita de estudo.

Professoras de

Português

Page 10: Jornal EProfissional Ano 6 Num 2

“tiveram oportunidade de

enriquecer os seus conhecimentos num ambiente

diferente, motivador e descontraído”

EProf iss ional Pági na 1 0

E S C O L A G A N H A P R É M I O D A M I C R O S O F T

Pela primeira vez, os nossos Alunos tiveram a oportunidade de visitar a empresa que nos últimos anos foi considerada, pela revista "Exame", a melhor para se trabalhar – a Microsoft, no TagusPark, em Oeiras, Lisboa

Um dos requisitos para visitar a Microsoft era produzir um vídeo s o b r e a s n o v a s tecnologias. Este desafio foi bem aproveitado pelos Alunos da Turma TIG06 e pelos senhores Professores Marta,

Carlos e Vítor que, com o seu empenho e dedicação, deram corpo ao vídeo vencedor das Escolas presentes na visita à Microsoft (ao todo eram 5 Escolas).

Mais uma vez, a Escola Profissional de Tondela e os seus Alunos estão de parabéns.

O comportamento dos alunos foi excelente e e s t e d i a f i c a r á certamente na memória de todos.

Prof Adelino Ferreira

U M A A U L A N O E X T E R I O R

No passado dia 29 de Fevereiro, as turmas do 2º ano da EPT tiveram um dia de aulas diferente.

N o â m b i t o d a s disciplinas de Português, Inglês, Matemática e Fís ica e Química realizou-se uma viagem de estudo ao Palácio da Vila em Sintra e ao P a v i l h ã o d o C o n h e c i m e n t o n o

Parque das Nações.

Os alunos tiveram o p o r t u n i d a d e d e enriquecer os seus conhecimentos num ambiente diferente, m o t i v a d o r e descontraído.

No final, docentes e discentes ficaram com a sensação de missão cumprida.

Prof organizadores

Impressões…..

“O Palácio da Vila é um pedaço da história do n o s s o p a í s … ” ” Lucas TME06

“ N o P a v i l h ã o d o Conhecimento aprendemos como a Matemática pode s e r d i v e r t i d a … ” Tânia Almeida TIG06

“A boa disposição reinou dentro do autocarro e durante toda a viagem…” João Freitas TEC06

Page 11: Jornal EProfissional Ano 6 Num 2

C O M E M O R A Ç Ã O D O S 6 0 A N O S D A D E C L A R A Ç Ã O U N I V E R S A L D O S D I R E I T O S H U M A N O S : 1 9 4 8 - 2 0 0 8

No passado dia 10 de Dezembro de 2007, a turma TAS07 representou a Escola Profissional de Tondela no projecto: “Comemoração dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: 1948-2008”, promovido pela Civitas – Universidade de Aveiro.

Sendo o único estabelecimento de ensino representado fora do distrito de Aveiro, a Escola Profissional de Tondela criou e apresentou 4 rostos humanos, cada um deles manifestando uma mensagem.

Paralelamente à exposição apresentámos também uma música retratando os direitos humanos, cujo refrão foi:

“Ilumina o teu pensar

Traz a esperança na voz

E cantemos

Por vós.”

Esta actividade decorreu com sucesso e, por tal motivo, foi imediatamente convidada pela Coordenadora do projecto a gravar e editar um CD, sendo assim uma experiência única para os alunos.

A representação da Escola Profissional de Tondela só ocorreu devido ao empenho dos alunos da turma TAS07 e dos professores das disciplinas Área de Expressões Plástica/Dramática e Musical.

Prof Maria do Carmo

EProf iss ional Pági na 1 1

“a Escola Profissional de Tondela criou e

apresentou 4 rostos humanos”

Page 12: Jornal EProfissional Ano 6 Num 2

“O que é ser belo?

É amar-te sem sofrer”

EProf iss ional Pági na 1 2

L I V R O S

Ao correr da tinta saem palavras, a lapiseira escreve, vamos recitá-las! Gosto do som, Gosto da grafia; Outrora era escrita à máquina E, quem diria, por computador um dia! A evolução da tecnologia O mundo fez crescer; Mas, se acaba o hábito da leitura As palavras vão morrer…

Quem diz as palavras Diz a cultura em geral Refere-se a todo o mundo, Ou seja, à aldeia global! Tenho pena que assim seja Mas é a pura realidade; Os livros em último plano E em primeiro revistas de futilidades!

Ana Rita TAS 07

O Q U E É O T I G 0 7 ?

O que é a morte? É algo inesquecível. O que é ser belo? É amar-te sem sofrer. O que é aquilo? É aquela coisa que não se sabe explicar. O que é a alegria? É sentir que estás perto. O que é estar perto de ti? É um viver alegre e empenhado. O que é viver sem ti ao meu lado? É parecer que se está bem quando na verdade se está mal. O que é ser feliz? É a amizade e a sensação de ter alguém. O que é a política? É algo que me enerva.

O que é um poeta? É viver cada dia como se fosse o último. O que é um beijo? É uma coisa que é roubada. O que é o TIG 07? É uma batalha sem fim, que jamais se quer perder…

Poema colectivo TIG 07

Page 13: Jornal EProfissional Ano 6 Num 2

EProf iss ional Pági na 1 3

“o veículo reprovou na inspecção, ou verde, indicando

aprovação na inspecção”

V I S I T A D E E S T U D O À M A S T E R T E S T

No dia 6 de Março de 2008, a turma MA07 realizou, no âmbito da disciplina de Prática em Contexto de Formação e Tecnologia Mecânica, uma visita de estudo à MasterTest – o centro de inspecções de veículos ligeiros e pesados de Tondela, situado na Rua Jerónimo Vieira da Silva.

A visita tinha como principal objectivo assistir a uma inspecção automóvel.

O centro encontra-se em funcionamento há 14 anos, sendo classificado “Centro de Categoria B”, isto é, realiza, não só, inspecções periódicas, mas também inspecções a veículos acidentados, apreendidos por suspeita de “tunning” ou outras alterações e ainda a veículos que pretendam a atribuição de uma nova matrícula.

Todas as inspecções têm como objectivo verificar as condições do veículo e a sua conformidade com a legislação, valorizando a preocupação ambiental e a identificação do veículo.

No fim da inspecção é entregue, e explicada, ao

proprietário do veículo a ficha de inspecção. Esta pode ser vermelha, indicando que o veículo reprovou na inspecção, ou verde, indicando aprovação na inspecção.

O Engenheiro que acompanhou a visita referiu que “quem quiser ser inspector deve ter o curso de Engenharia Mecânica ou o 12º ano com as disciplinas de Matemática e Física”.

Turma MA07

V I S I T A D E E S T U D O À O F I C I N A D E R E P A R A Ç Ã O

A U T O M Ó V E L – A U T O R U F

No dia 05 de Dezembro de 2007, a turma do 1º Ano do curso de nível II - Mecânica de Veículos Ligeiros realizou uma visita de estudo à Oficina de Reparação Automóvel AUTORUF em Tondela, inserida no contexto da disciplina de Prática em Contexto de Formação e Tecnologia Mecânica, com o objectivo de consolidar ensinamentos transmitidos ao longo das aulas,

nomeadamente no alinhamento de direcção, desmontagem/montagem de pneus e rodas e equilibragem das mesmas, de um Automóvel Ligeiro.

Os alunos acompanharam as operações de reparação de um furo e a respectiva equilibragem das duas rodas da frente de uma viatura que ali estava em reparação.

Os alunos assistiram aos passos que vão desde a desmontagem/montagem do pneu na máquina, ao enchimento do pneu com a respectiva pressão, e seguidamente à

equilibragem desta mesma roda.

Temos assim as rodas prontas a serem montadas no veículo, as quais são devidamente fixas com o aperto recomendado.

O comportamento foi exemplar aquando da realização das operações, ou aquando das explicações ministradas.

Prof Luís Antunes

Page 14: Jornal EProfissional Ano 6 Num 2

“emitiu vistos de entrada em Portugal a

todos quantos o solicitassem”

EProf iss ional Pági na 1 4

S A R A U D E P O E S I A

Uma noite com…

José Rui Martins Trigo Limpo Teatro

ACERT

Na noite de 13 de Março, no auditório da nossa escola, o actor José Rui

Martins deu entoação a textos poéticos de autores portugueses e d e e x p r e s s ã o portuguesa.

O seu modo peculiar de declamar contagiou os presentes que o ouviram a t e n t a m e n t e e esperavam cada poema como se fosse o primeiro.

No final da sessão o p ú b l i c o a p l a u d i u

e n t u s i a s t i c a m e n t e desejando que tal iniciativa se volte a repetir.

Departamento de

Línguas

A R I S T I D E S D E S O U S A M E N D E S

Aristides de Sousa Mendes contrariou as ordens de Salazar ao passar vistos que s a l v a r a m 3 0 m i l refugiados durante a 2ª Guerra Mundial, agindo por conta própria contra a lei do Estado Novo. Aristides de Sousa Mendes, natural de Cabanas de Viriato, era, em 1940, cônsul de Portugal em Bordéus, no sudoeste de França, o n d e c h e g a v a m diariamente centenas de milhar de refugiados de toda a Europa, que eram persegu idos pe los exércitos nazis.

Em Portugal, a posição oficial de “neutralidade” não imped ia que Salazar, então Ministro

d o s N e g ó c i o s Estrangeiros, proibisse a concessão de vistos a judeus, exilados p o l í t i c o s e c i d a d ã o s provenientes do leste europeu.

Trabalhando de dia e de noite, Ar ist ides de Sousa Mendes emitiu vistos de en t rada em Portugal a todos q u a n t o s o s o l i c i t a s s e m , estimando-se hoje que tenham sido cerca de 30 mil os que os obtiveram, 10 mil dos quais de origem judia. Salazar acabaria depois por lhe instaurar um processo disciplinar que acaba por

resultar, na prática, na expulsão da carreira diplomática.

Morreu a 3 de Abril de 1954 em Lisboa, na miséria e praticamente sozinho.

Jorge 1º MA

Page 15: Jornal EProfissional Ano 6 Num 2

EProf iss ional Pági na 1 5

“a Escola Profissional de Tondela criou e

apresentou 4 rostos humanos”

P I T Á G O R A S

Pitágoras, matemático, f i lósofo, astrónomo, músico e místico grego, nasceu na ilha de Samos (na actual Grécia).

Não se sabe ao certo quando nasceu e morreu Pitágoras, mas calcula-se que viveu uma longa vida (entre 80 a 100 anos), entre a primeira metade do século VI a.C. e o início do século V a. C.

Com 18 anos de idade, Pitágoras já conhecia e d o m i n a v a m u i t o s c o n h e c i m e n t o s matemáticos e filosóficos da época. Através de estudos astronómicos, afirmava que o planeta Terra era esférico e suspenso no Espaço (ideia pouco conhecida na época). Encontrou uma certa ordem no universo, observando que as estrelas, assim como a Terra, girava ao redor do Sol.

Ditos Pitagóricos "Tudo são números" "Anima-te por teres de suportar as injustiças; a verdadeira desgraça consiste em cometê-las." "A melhor maneira que o homem dispõe para se aperfeiçoar, é aproximar-se de Deus." "A vida é como uma sala de espectáculos: entra-se, vê-se e sai-se. " "A Evolução é a Lei da Vida, o Número é a Lei do Universo, a Unidade é a Lei de Deus." " Educai as crianças e não será preciso punir os homens" "Pensem o que quiserem de ti; faz aquilo que te parece justo" "O que fala, semeia - o que escuta, recolhe" " Com ordem e com tempo encontra-se o segredo de fazer tudo e tudo fazer bem" " Ajuda teus semelhantes a levantar a sua carga, mas não a carregues"

Teorema de Pitágoras Os lados de um triângulo rectângulo são designados por:

- Catetos – lados que formam o ângulo recto;

- Hipotenusa – lado oposto ao ângulo recto.

Teorema de Pitágoras – Num triângulo rectângulo, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.

Porquê?

A área do quadrado construído sobre a hipotenusa é igual à soma das áreas dos quadrados construídos sobre os catetos.

Um modo popular de enunciar o teorema de Pitágoras é o seguinte: “A caminho de Siracusa disse Pitágoras aos seus netos, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos”. Trabalho de Matemática da Turma SM06

Page 16: Jornal EProfissional Ano 6 Num 2

Tem mais de 18 anos e quer ver certificadas as

suas competências?

Para proceder à sua candidatura no CNO para reconhecimento das suas competências ao nível do 1º, 2º, 3º Ciclo ou Secundário dirija-se aos Serviços Administrativos da EPT ou, se preferir, inscreva-se no

nosso site http://cno.eptondela.net