edicao num 32 do hora h . basta um clik e pode ler todo o jornal ! saiba tudo sobre as nossas...

40
NEWSPAPER De 7 a 20 de Fevereiro de 2013 . N.º 032 . Ano 2 . Quinzenal . Gratuito Director Pedro Fernandes . Sub-director Agostinho Silva PUB Comunidades pág. 6-7-8 Londres já tem um consulado a sério Entrevistámos o cônsul-geral de Portugal em Londres, Fernando Figueirinhas, o homem que dá a cara pela defesa dos interesses da Comunidade Portuguesa no Reino Unido. E, num trabalho de três páginas, damos a conhecer as inovações que o diplomata introduziu nesta importante entidade consular. Comunidades pág.16 Kennington Park acolhe Dia de Portugal Entrevista pág. 20 e 21 Juceila vai concretizar o seu sonho em Londres Siga o nosso grupo no Facebook Jornal Hora H Comunidades pág. 17 ‘Amigos de Peixe’ apoiam crianças Comunidades pág. 10 Concurso aproxima diáspora das origens

Upload: pedro-vieira

Post on 09-Aug-2015

161 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

EDICAO NUM 32 DO HORA H . BASTA UM CLIK E PODE LER TODO O JORNAL ! SAIBA TUDO SOBRE AS NOSSAS COMUNIDADES LUSOFONAS NO REINO UNIDO ! O MELHOR E MAIOR JORNAL EM PORTUGUES !

TRANSCRIPT

Page 1: EDICAO NUM 32 DO HORA H . BASTA UM CLIK E PODE LER TODO O JORNAL ! SAIBA TUDO SOBRE AS NOSSAS COMUNIDADES LUSOFONAS NO REINO UNIDO ! O MELHOR E MAIOR JORNAL EM PORTUGUES ! "

N E W S P A P E R

De 7 a 20 de Fevereiro de 2013 . N.º 032 . Ano 2 . Quinzenal . Gratuito Director Pedro Fernandes . Sub-director Agostinho Silva

PUB

Comunidades pág.6-7-8

Londres já tem umconsulado a sério

Entrevistámosocônsul-geraldePortugalemLondres,FernandoFigueirinhas,ohomemquedáacarapela

defesadosinteressesdaComunidadePortuguesanoReinoUnido.E,numtrabalhodetrêspáginas,damosa

conhecerasinovaçõesqueodiplomataintroduziunestaimportanteentidadeconsular.

Comunidades pág.16

KenningtonPark acolheDia dePortugal

Entrevista pág.20e21

Juceila vaiconcretizaro seu sonhoem Londres

Siga o nosso grupo no Facebook Jornal Hora H

Comunidades pág.17

‘Amigosde Peixe’apoiamcriançasComunidades pág.10

Concursoaproximadiásporadas origens

Page 2: EDICAO NUM 32 DO HORA H . BASTA UM CLIK E PODE LER TODO O JORNAL ! SAIBA TUDO SOBRE AS NOSSAS COMUNIDADES LUSOFONAS NO REINO UNIDO ! O MELHOR E MAIOR JORNAL EM PORTUGUES ! "

HORA H l De 7 a 20 de Fevereiro de 20132

4 ComunidadeRogério Rosaquer “evoluirmais como actor”em Londres

9 ComunidadeTerceirense eMicaelensevencem “DiscoverAzores 2013”

14 ComunidadeGrupo Típicopromoveu umautêntico festivalgastronómico

18-19 OpiniãoConfira a habitualcrónica da Meninados Óculos e ascartas dos leitores

33 Desporto‘Tubarões azuis’condecoradosdevido a prestaçãona CAN 2013

35 MotoresFique a parde algumasdas novidades nomundo automóvel

40 ÚltimaGostaria de ver osXutos & Pontapésem Londres?Escreva-nos...

Índice

11

BrasilJornalista no ‘Lukas’Márcio Delgado, é umdos finalistas do Air EuropaLatin UK Awards

28

Editorial

Pedro FernandesDirector Geral

[email protected]

LuxemburgoConsulado sai à ruaPermanências consularesfacilitam a vida a quemprecisa dos consulados

N E W S P A P E R

Pedro FernandesDirector [email protected]: 07825757335

Agostinho [email protected]

Nuno CâmaraJornalista Social/Investigaçã[email protected]

Raul CairesCoordenação na [email protected]

HORA H Ltd c/oLibra Accountancy LtdTrident Court 1 Oakcroft RoadHook Rise South Chessington.Surrey. KT9 1BDDistribuidora: BR JET DeliveryTelefone 02075151253Distribuidor Telefone 07904323262Distribuidor: England and Wales,Miratoni Ltd.Telefone 02076224990,Email: [email protected]

“Aquele ali é do Go

Filomena FurtadoJornalista Países Lusó[email protected]

Angelique DavidCorrespondente em [email protected]

Joaquim PedreiraCorrespondente no [email protected]

José PratasComercial /Vendas de [email protected]

Pedro RupioCronista

Paulo PiscoCronista

José [email protected]

Carlos GonçalvesCronista

Guilherme [email protected]

Anthony D’AbreauStylist, Designer & Fashion [email protected]

Lígia CostaMake-up Artist/Beleza/[email protected]

Tânia [email protected]

Renata QueirozCorrespondente em São Paulo, [email protected]

Fernando SilvaFotó[email protected]

André MartinsFotó[email protected]

Vítor da SilvaFotó[email protected]

Fernando DuarteColaboradorTel: 07970472238

Mize [email protected]

Pedro VieiraITWebMaster /WebSite [email protected]

João AbreuFotó[email protected]

A Menina dos ÓculosCronista de Assuntos [email protected]

Um Ganda HomemCronista de Assuntos [email protected]

Há dias lembrei-me do momentoque vivi, há cerca de dois anos,quando viajei para a Madeira comos planos de um sonho debaixo dobraço. Levava o projecto doHORA H e partia seguindo as re-comendações dadas por algunsamigos. Levava também a espe-rança que os administradores doDIÁRIO de Notícias da Madeirairiam acreditar no meu projecto.Recordei o momento de chegar àrua Fernão de Ornelas, no Fun-chal, e de notar algo que, confesso,me deixou confuso. Descobri queos dois jornais de referência daMadeira partilhavam a mesmarua, estando as suas sedes situa-

das quase em frente uma outra! Deum lado, o DIÁRIO, como é me-lhor conhecido, e do outro o JOR-NAL da Madeira! A minha curiosi-dade levou-me a meter conversacom um transeunte e a perguntar-lhe qual dos jornais achava ele queera o melhor. A resposta foi pe-remptória: “Aquele ali é do Gover-no...” (JORNAL). Estava tudo dito.A minha escolha tinha sido a maisacertada! Queria um parceiro sé-rio, feito por pessoas que vivem doseu trabalho e não do dinheiro doscontribuintes!

Entrei e fui muito bem recebido.E apesar do meu nervosismo, láconsegui apresentar o projectoque hoje temos no Reino Unido:um quinzenário com qualidade,sério, independente e pluralista;como se exige, de resto, em Demo-cracia.

Falo-vos deste assunto porqueaqui há dias assisti a uma reporta-gem na Tvi que falava precisamen-

Enquanto o DIÁRIO sobrevive dapublicidade que vende e dos seus as-

sinantes, o JORNAL vive à custa deum apoio do Governo Regional da

Madeira que ronda os 3 milhões deeuros por ano!

Vera ParenteColaboradora [email protected]

te de uma tremenda injustiça queperdura há alguns anos a esta partee que, convenhamos, parece quaseinacreditável!

Enquanto o DIÁRIO sobreviveda publicidade que vende e dosseus assinantes, o JORNAL vive àcusta de um apoio do Governo Re-gional da Madeira que ronda os 3milhões de euros por ano! E aindadá-se ao luxo de oferecer gratuita-mente o jornal a todos quantos oqueiram ler (sabe-se que são cadavez menos...).

Enquanto um fechou, vergonho-samente, as portas à reportagem daTVi, o outro continua a jogar limpoe por isso escancarou-as, já quesente necessidade (mais que justa,sublinhe-se), de demonstrar a suaindignação!

Sinceramente, sem querer falardo trabalho e do suor a dobrar que épreciso despender para lutar contrauma concorrência tão desleal comoa que o DIÁRIO enfrenta, ainda não

Page 3: EDICAO NUM 32 DO HORA H . BASTA UM CLIK E PODE LER TODO O JORNAL ! SAIBA TUDO SOBRE AS NOSSAS COMUNIDADES LUSOFONAS NO REINO UNIDO ! O MELHOR E MAIOR JORNAL EM PORTUGUES ! "

De 7 a 20 de Fevereiro de 2013 l HORA H Página

Uma cortesia Hora HPág. 19

O nosso anunciante da edição

Publicidade

overno...”

[email protected]

3

A nossa próximaentrevistada daspáginas do meioé uma estudante

de Marketingcom muito

potencial. Saibaporquê daqui

a 15 dias.Foto André Martins

Susa

naA

lves

consegui compreender como é pos-sível que isto possa ocorrer numEstado de Direito como é aqueleque a Constituição define para Por-tugal. Mas mesmo apesar desta si-tuação, o DIÁRIO consegue ser ojornal do povo e vender tantas có-pias como as que são oferecidaspelo vizinho da Fernão Ornelas!

Na prossecução dos interes-ses do poder político madeiren-se, o JORNAL de que vos faloescolhe os seus cronistas cuida-dosamente e pede-lhes – não sesabe bem a troco de quê – paraescrever que a Madeira é umparaíso e que a oposição políti-ca ao regime e todos quantosousam criticar o Governo eseus apaniguados, são umacambada de incompetentesque acabariam por destruir otal paraíso caso algum dia che-gassem ao poder...

O DIÁRIO, que é constan-temente visado nesses escri-tos, já se queixou onde lhe erapossível por estar a ser vítima deconcorrência desleal. Mas as quei-xas têm ‘caído em saco roto’, já queos nossos governantes nada fazempara impedir a continuação destaautêntica barbaridade. Mas esteDIÁRIO lutador não desiste, peloque decidiu levar a sua queixa até àComissão Europeia. A ver vamos sese fará justiça!

Perante tamanha injustiça e a for-ma como se luta contra ela, só pos-so ter um sentimento: Orgulho! Sóposso sentir-me orgulhoso por sa-ber que, tal como este quinzenário,o DIÁRIO nunca cedeu à tentaçãodo dinheiro público e fácil; e orgu-lho também por me ter associado aum DIÁRIO que tanto respeito eadmiração reúne em Portugal ealém fronteiras!

Resta esperar que, em breve,mesmo que tardiamente, seja feitajustiça.

Page 4: EDICAO NUM 32 DO HORA H . BASTA UM CLIK E PODE LER TODO O JORNAL ! SAIBA TUDO SOBRE AS NOSSAS COMUNIDADES LUSOFONAS NO REINO UNIDO ! O MELHOR E MAIOR JORNAL EM PORTUGUES ! "

ComunidadesHORA H l De 7 a 20 de Fevereiro de 20134

Rogério Rosa quer “evoluirmais como actor” em Londres

HORA [email protected]

Explique-nos porque é que optoupor uma aposta profissional em In-glaterra? A minha verdadeira ra-zão em querer apostar em Ingla-terra prende-se em evoluir maiscomo actor e acima de tudo na in-ternacionalização. Acho pelo queme têm contado que existe a nívelprofissional, muito mais do que emPortugal.

Porque acha que deve sair dePortugal? A crise tem sido o veículode saídas de portugueses para forado país. Milhares de jovens e me-nos jovens procuram outros paísespara receber, o que Portugal já nãotem ou não quer dar. Inglaterra é sóum exemplo de procura, como oBrasil ou Estados Unidos. Não de-via sair do meu país, mas ele obrigaa que muitos tenham de sair.

Qual foi até agora o trabalho quemais prazer lhe deu fazer? O traba-lho que mais prazer me deu fazerfoi em televisão, na serie da TVI,chamada” Ele é Ela”, onde fiz um“Agente da PSP” e no cinema, foi ogalardoado filme” O Barão”, ondefiz de “Criado da taberna”.

O que menos lhe deu...? O quemenos prazer me deu foi entrar naserie “Morangos com Açúcar”,num pequeno papel de “Trolha”.

Não teve grande interesse, mesmosendo a série líder de audiênciaspor 9 anos seguidos, que já termi-nou.

O que acha que esta mal com onosso país em relação ao seu traba-lho? Acho que o que está mal nomeu país/nosso, tem a ver com afalta de sensibilidade cultural. Jáhá muito, que não se defende a nos-sa cultura. Cada governo que vem,tira mais dinheiro à cultura. Agoracom a crise em que estamos, a cul-tura, seja ela de actores, músicos,todos são relegados para terceiroplano de preferências orçamentais.Há cada vez menos oportunidadesde gravar, como de representar. Porisso, há muitos actores, que vãopara o Brasil, tentar a sorte que cá(em Portugal) não há.

O seu interesse em Inglaterra éna comunidade lusa, ou poderáeventualmente procurar ir maislonge? O meu interesse é na co-munidade lusa, pois são meuscompatriotas e a eles se deve, osacrifício de terem ido mais cedo.Penso que a boa união entre osque vão para com os que já lá es-tão, dá mais força em querermosir mais além e ainda assim, levarPortugal, que nos “expulsa”, tam-bém mais longe.

Quer deixar uma mensagem cur-ta para os portugueses. A minhamensagem aos portugueses é tãosomente isto: Ajudai-vos uns aosoutros e a quem é obrigado a partircomo vocês, que já partiram, e acontinuarem a ser portugueses.

Publicidade

Page 5: EDICAO NUM 32 DO HORA H . BASTA UM CLIK E PODE LER TODO O JORNAL ! SAIBA TUDO SOBRE AS NOSSAS COMUNIDADES LUSOFONAS NO REINO UNIDO ! O MELHOR E MAIOR JORNAL EM PORTUGUES ! "

5De 7 a 20 de Fevereiro de 2013 l HORA HComunidades

Publicidade

[email protected]

Nove designersmostram-se nasemana de moda

HORA [email protected]

A Embaixada de Portugal em Lon-dres vai acolher, entre 14 a 19 deFevereiro, uma exposição de talen-tos emergentes no universo damoda portuguesa.

Esta exposição faz parte do In-ternational Fashion Showcase2013, e surge na sequência de umdesafio lançado pelo British Coun-cil em parceria com o British Fa-shion Council, a várias Embaixa-das em Londres, sendo parte inte-grante da programação da LondonFashion Week, no sentido de pro-mover novos talentos do mundo damoda, lê-se numa nota de impren-sa da Embaixada enviada às redac-ções.

A edição deste ano contará coma participação de 27 países, sendopremiado o país mais inovador,quer pelo conteúdo, quer pelaapresentação.

Os jovens designers provêm decontextos diversificados e de insti-

tuições reconhecidas em Portugale no estrangeiro, desde a FAUTL ea ESAD ao Royal College of Art emLondres.

Os criadores seleccionados são:Valentim Quaresma, João PedroFilipe, Maria Ana Duarte da Silva(Janis Dellarte), Ana MargaridaSerpa da Silva, Ana Lebasi, Fer-nando Domingues, Claudia Garri-do, Catarina Ferreira e AntónioVaz.

Através das mais diversas técni-cas, entre as quais estampagem,malha, escultura e uso de mate-riais menos convencionais, comomadeiras e metais reciclados, otrabalho destes criadores procuraexpor, ocultar ou manipular su-perfícies.

A exposição, que estará patenteao público entre as 9h00 e as17h00, na referida sede diplomáti-ca, situada em em Belgrave Squa-re, irá mostrar os diversos estilos emateriais utilizados dentro dasáreas de moda feminina e masculi-na, joalharia, calçado e chapelaria.

A curadoria da exposição “Ma-nipulating Surface: PortugueseCraftsmanship” é da autoria deXenia Capacete Cabellero.

Grupo Tradiçõescelebra I aniversárioa 16 de FevereiroO Grupo Tradições de Portugalvai celebrar o seu I aniversáriocom uma festa no ScalabriniFathers, em Brixton, a realizarno próximo 16 de Fevereiro.

A animação da festa aniversa-riante foi entregue ao GrupoFolclore Cultural de Londres, aoVocal Collision e à Banda Luso-

fonia e ao grupo da casa.As portas do salão abrem às

19h00, estando o início do jan-tar previsto para uma hora de-pois. As reservas poderão serefectuadas através dos números07939984050 (Irene Leça) ou07952269921 (Agostinho Cal-deira).

Page 6: EDICAO NUM 32 DO HORA H . BASTA UM CLIK E PODE LER TODO O JORNAL ! SAIBA TUDO SOBRE AS NOSSAS COMUNIDADES LUSOFONAS NO REINO UNIDO ! O MELHOR E MAIOR JORNAL EM PORTUGUES ! "

HORA H l De 7 a 20 de Fevereiro de 20136

Comunidades

Consulado-Geral de PoNova cara, novas ideia

Vera [email protected]

Foi no passado 31 de Janeiro que aequipa HORA H foi recebida de for-ma acolhedora nas instalações donosso consulado. A pretexto da re-cente chegada do novo cônsul-geralDr. Fernando Figueirinhas a Lon-dres, aproveitámos para conhecermelhor o homem que dá a cara poreste importante órgão estatal deprotecção dos interesses dos Portu-gueses, assim como o espaço e todasas novidades nele introduzidas.

Quando finalmente fomos recebi-dos pelo Dr. Fernando Figueiras, de-mos início à entrevista e fomos sur-preendidos pela simpatia e determi-nação deste homem, que assume terchegado a Londres de mangas arre-gaçadas com o objectivo de zelar

O Hora H, cons-ciente das necessi-dades dos seus lei-

tores e tendo emmente que é funda-mental para os Por-

tugueses manterum elo de ligaçãocom o seu país deorigem, envidou

esforços para vosdar a conhecer me-lhor o nosso consu-

lado – ou será quepoderemos dizer onosso “novo” con-

sulado?! Leia e des-cubra você mesmo

as diferenças.

pela união da comunidade Portu-guesa.

O cônsul–geral assume um pa-pel de suma importância na co-munidade Portuguesa no ReinoUnido, e dado que o Dr. FernandoFigueirinhas chegou recente-mente a Londres, os Portuguesesainda não o conhecem. Se o con-vidássemos a apresentar-se, oque poderia dizer de si? Se quiserter uma pequena ideia do meu per-curso profissional, acabo de chegardo Consulado Geral de Portugal emLuanda, considerado o segundo outerceiro maior consulado que temosa seguir a Paris e São Paulo, onde es-tive colocado durante três anos.

O meu trabalho em Luanda ga-rantiu-me uma grande experiênciapara agora chegar a Londres e lidarcom os problemas que o Consuladoapresenta. Além disso, sou funcio-nário do Ministério dos NegóciosEstrangeiros há cerca de 22/23anos, sendo que a minha carreira no

estrangeiro passou pela Holanda,Washington, Timor, Paris, Luandae, agora, finalmente Londres. Estoumuito positivo e confiante que va-mos dar um salto qualitativo comtodas as alterações internas que in-troduzi e aumentar a rentabilidadedeste consulado.

Quais são as preocupações pre-mentes do consulado? Quandocheguei, considerei que era neces-sário agir no sentido de aumentar aprodutividade do consulado, e por-tanto nós aumentamos o atendi-mento ao público das 4 horas diá-rias para as 6 e meia por dia.

Antigamente o atendimento aopúblico funcionava até às 13 horasapenas e, agora, após um intervalode uma hora, damos continuidadeao atendimento das 14 horas às15:30. Isso fez a diferença, pois o au-mento da nossa capacidade de res-posta em relação ao primeiro se-mestre de 2012 foi na ordem dos20%. Isto irá permitir-nos agendar

marcações com um tempo de espe-ra mais curto.

No Notariado as marcações sãofeitas para a semana seguinte; noRegisto Civil, o tempo de espera éde duas semanas e no Departamen-to de Passaportes e Cartão do Cida-dão, o tempo de espera é geralmen-te de um mês e uma semana e eugostaria de, antes do Verão, conse-guir reduzir esse marco para cercade um mês. Para um consulado comesta dimensão, o segundo maiorconsulado da Europa a seguir a Pa-ris, estes tempos de espera são mui-to razoáveis. Porém, isso deve-se,sem dúvida, não só ao esforço dosfuncionários, mas também às medi-das internas que foram tomadas eque estão agora a dar resultados evi-dentes.

Temos conhecimento que in-troduziu um conceito inovador,instalando uma espécie de “con-sulado ambulante”, as designadasPermanências Consulares. Em

Page 7: EDICAO NUM 32 DO HORA H . BASTA UM CLIK E PODE LER TODO O JORNAL ! SAIBA TUDO SOBRE AS NOSSAS COMUNIDADES LUSOFONAS NO REINO UNIDO ! O MELHOR E MAIOR JORNAL EM PORTUGUES ! "

7De 7 a 20 de Fevereiro de 2013 l HORA H

rtugal em Londres:s e novas metas

que consiste esse “consulado am-bulante”? A ideia é nós deslocar-mo-nos durante o ano de 2013 a 6localidades, garantindo às pessoas oacesso a todos os serviços que sãoprestados no consulado-geral emLondres. Já fomos a Ipswich e aSouthend-on-Sea, sendo que volta-remos lá dentro de um mês, iremosa Thetford em Março e Abril, aCornwall em Abril e Maio, a Peter-borough em Outubro duas vezes e aEastbourne a 11 de Outubro e 8 deNovembro. Isto significa que fare-mos um “follow up” cerca de ummês depois da visita inicial, pelo queas pessoas terão oportunidade de naaltura dessa segunda visita recolheros passaportes e demais documen-tos pedidos no momento da primei-ra.

A ideia é evitar que as pessoas te-nham de vir a Londres, perder umdia de trabalho, e pagar bilhetes decomboio que são caros. Este concei-to representa uma abertura do con-sulado à comunidade.

Além disso, quais foram as suasprincipais apostas para o consu-lado desde que assumiu este car-go? Estou a fazer uma aposta no au-mento do número de inscritos con-sulares. Tivemos 10000 novas ins-crições no ano de 2012, perfazendoum total de 180000 inscritos emLondres até ao momento, mas eugostaria de aumentar esse númeroem 2013 e, se, possível atingir os200.000 até ao final de 2013. Façoaqui um apelo a que as pessoas seinscrevam. A inscrição consular égratuita e não carece de marcaçãoprévia, ao contrário dos restantesactos consulares.

Um outro aspecto que tenho tra-balhado em coordenação muito es-treita com a embaixada e o Sr. Em-baixador é o 10 de Junho. Finalmen-te, há um grupo representativo dacomunidade e das associações Por-tuguesas no Reino Unido, que vaiapresentar uma proposta consolida-da à Câmara de Lambeth, o queconsidero de louvar, pois todos te-mos a beneficiar da união da comu-nidade Portuguesa. Estou convenci-do de que só assim as autoridadesBritânicas nos levarão a sério. A Câ-mara de Lambeth em concreto jácomeça a olhar para nós com outrosolhos.

Há pouco fez um apelo para

que os Portugueses se registas-sem no consulado. Quais as van-tagens de o fazer? É muito impor-tante para o consulado conhecer adistribuição dos Portugueses noReino Unido, para fazermos um ma-peamento da comunidade no país.Por outro lado, sempre que um Por-tuguês precise de apoio do consula-do, o facto de já estar previamenteinscrito pode tornar o processomuito mais célere e o consuladoterá outra capacidade para o apoiar.

Considera que a emigraçãoPortuguesa para o Reino Unidoaumentou nos últimos anos? Hácertamente um aumento, mas nãoum aumento tão radical como sepossa pensar, a meu ver. Podem per-guntar-me se o aumento dos actosconsulares e o ‘record’ de inscriçõesno consulado não são por si só umsinal do aumento da comunidade. Eeu terei de responder que pode ser,ou não, pois o facto de termos au-mentado a capacidade de atendi-mento do consulado à tarde até às15:30 também o poderá justificar.Estou convencido que olhando paraos números de 2011 e para os do fi-nal de 2013 poderemos fazer umaavaliação mais exacta, já que esseaumento é algo relativamente re-cente, pelo que teremos de analisaros números dos últimos 2/3 anospara chegar a conclusões mais cla-ras.

Com esse aumento do númerode inscrições no consulado, terá

havido também um aumento desolicitações. Foram admitidosmais funcionários para aumentara capacidade de resposta do con-sulado? Sim, foram. Felizmente te-nho obtido resposta positiva do Mi-nistério dos Negócios Estrangeirosem Lisboa a tudo o que tenho solici-tado. Conseguimos contratar doisnovos elementos, para além dos 19já existentes, que vão iniciar fun-ções no final de Fevereiro. Uma dasfuncionárias será destacada para odepartamento de Passaportes e Car-tões de Cidadão e a outra para o Re-gisto Civil. Por outro lado, emboranão seja uma funcionária propria-mente dita, julgo importante referirque recebemos há pouco tempouma quarta máquina de recolha dedados biométricos para fazer passa-portes e cartões de cidadão, que sejunta às três já existentes, sendo quesó aí aumentámos a capacidade deresposta no departamento em 20%.

No passado, algumas pessoasmostraram-se menos satisfeitascom o desempenho do consulado.O que gostaria de dizer acercadisso? Não tenho pretensões demudar a forma como as pessoasvêem o consulado de um dia para ooutro, até porque o consulado rece-be diariamente cerca de 300 pes-soas, o que não é fácil de gerir, massinto pela proximidade que tenhocultivado com as associações aquino Reino Unido e pelas conversasque tenho tido não só com os res-

ponsáveis das associações, mas coma comunidade em geral, que as pes-soas começam a perceber que ascoisas estão a mudar. Posso garantirque estamos conscientes de que ain-da há muito a fazer, mas continua-mos empenhados em fazer cada vezmais e melhor.

Muito sinteticamente, definaum objectivo para o consulado acurto prazo e um a longo prazo.Introduzirmos e estabilizarmos asPermanências Consulares é o nossoobjectivo a curto prazo, pois estasrepresentam a abertura do consula-do à comunidade e a descentraliza-ção do acesso aos seus serviços. Umobjectivo a longo prazo terá de ser oaumento das inscrições consulares,que considero fundamental.

Para terminar com uma notade incentivo e apoio à comunida-de Portuguesa, qual considera sero papel do Consulado-Geral dePortugal em Londres na actuali-dade e no futuro?

O consulado está aqui para servira comunidade e esse é sem dúvida oseu papel. Ninguém ganha em ter acomunidade dividida e todos nós,sem excepção, temos a lucrar comuma comunidade mais unida e maisforte. Para um cônsul-geral, é im-prescindível poder apresentar si-nais de mudança. Para que as auto-ridades Inglesas nos levem a sério, énecessário estarmos unidos, inscre-vermo-nos no consulado e aumen-tarmos os números, mas felizmente

Apelos docônsul-geral

1 Inscrevermo-nos noConsulado;

2 Evitarmos faltar às marca-ções no consulado e, se issonão for possível, avisarmosantecipadamente quandonão pudermos comparecer auma marcação;

3 Lermos atempada e atenta-mente toda a informaçãocontida no folheto informati-vo que nos é enviado nomomento do agendamento elevarmos toda a documenta-ção necessária no dia marca-do;

4 Não deixarmos as marca-ções para a época de Natal oude Verão.

A ter em atenção– É importante:

Page 8: EDICAO NUM 32 DO HORA H . BASTA UM CLIK E PODE LER TODO O JORNAL ! SAIBA TUDO SOBRE AS NOSSAS COMUNIDADES LUSOFONAS NO REINO UNIDO ! O MELHOR E MAIOR JORNAL EM PORTUGUES ! "

ComunidadesHORA H l De 7 a 20 de Fevereiro de 20138

Vera [email protected]

No sentido de darmos a conhecermelhor o nosso consulado à comu-nidade Portuguesa, o cônsul-geralapresentou-nos pessoalmente todosos departamentos do mesmo, bemcomo todos os serviços de que po-demos usufruir lá.

Call Centre

Este departamento é constituídopor cinco funcionários: duas pes-soas atendem os telefonemas e trêsrespondem a emails e enviamemails informativos. Diariamentesão recebidos aqui entre 350 a 400emails, sendo que este número à 2ªfeira aumenta para mais de 600.

O Call Centre do consulado é deextrema importância, uma vez queos seus funcionários são os respon-sáveis pela marcação para atendi-mento ao público para os diversosdepartamentos de serviços (se pos-sível em 24 horas), assim como peloesclarecimento de dúvidas e pedi-dos de informações. O atendimentoao público funciona sempre pormarcação e para esse efeito dever-se-á contactar previamente o con-sulado através do seguinte endereçoelectrónico: [email protected] outra forma de contactar oconsulado para obter informaçõesou para fazer desmarcação de qual-quer serviço agendado será atravésdo número de telefone (00 .44) (0

.)20.729.137.70. Além disso, os fun-cionários do Call Centre têm aindacomo funções o envio de um folhetoinformativo com informação rele-vante a todos os utentes com marca-ção, que deverá ser lido na íntegraatempadamente. Por outro lado,para combater o facto de haver al-gumas pessoas que faltam às marca-ções no consulado e não avisam, sãoenviados diariamente 120 emailsaleatórios uma semana/dez dias an-tes da data agendada para marcaçãopara relembrar as pessoas da mes-ma. Desta forma, algumas das pes-soas que não poderão comparecer,desmarcam imediatamente, abrin-do assim vagas para utentes em es-pera. Assim sendo, a importânciadas desmarcações prévias é enormepois garante a agilização e o aumen-to da produtividade nos serviços, di-minuindo também os tempos de es-pera, principalmente no departa-mento de emissão de passaportes ecartões do cidadão.

Departamentode Passaportes e Cartões

de Cidadão

Este é o departamento responsá-vel pela emissão de passaportes ecartões de cidadão. O tempo de es-pera médio para atendimento nestasecção é de um mês e uma semana.Porém, no Verão e na época de Na-tal, devido ao excesso de marcaçõesnessas épocas do ano (o que deveráser evitado), o tempo de espera paraatendimento poderá chegar a ummês e meio. Por outro lado, é de sa-lientar que neste departamento to-

A azáfama diária do Call Centre

Visita guiada ao consulado

dos os dias há cerca de 150 marca-ções, das quais apenas 100 aconte-cem efectivamente. O departamen-to apela a que as pessoas que nãopodem comparecer, façam uma des-marcação atempadamente.

Este departamento recebeu re-centemente uma nova colaborado-ra, que em muito está a contribuirpara o aumento da produtividadeda secção, uma nova máquina de re-colha de dados biométricos, que seveio juntar às três já existentes e au-mentar a resposta às necessidadesdos utentes. Actualmente, em casosurgentes, e mediante o pagamentode uma taxa de urgência, já é possí-vel obter um passaporte em apenas5 dias após o atendimento. Alémdisso, foi introduzida uma nova al-teração interna: a criação de umasala de espera para os utentes commarcação.

Registo Civil

Este departamento está a conse-guir atender as pessoas duas sema-nas após o imprescindível contactopara marcação prévia, o que é consi-derado um período muito razoável.

comum os documentos solicitadosserem entregues no dia de atendi-mento.

A secção de Notariado disponibi-liza, assim, entre outros, os seguin-tes serviços:l Procurações;l Autorizações de viagens paramenores;l Certificados de Residência;l Provas de vida;l Documento de isenção de tropa;l Mudança de contas;l Documento para isenção deimposto automóvel.

Departamento Social

É um Departamento de apoio a Por-tugueses com dificuldades no ReinoUnido, quer os que estão agora achegar, quer os que já residem cá háanos. Preocupa-se em ajudar, entreoutros, idosos, pessoas que queiramregressar a Portugal, presos, fazen-do pedidos de repatriamento e ga-rantindo a quem necessite todo oapoio na área social, o que implicauma coordenação estreita com o de-partamento da segurança social In-glesa.

Foi recentemente acrescentadauma nova sala de espera para osutentes que vão usufruir dos servi-ços do Registo Civil.

De salientar alguns dos serviços,assim como emissão de documen-tos, que esta secção disponibiliza:l Certificados de capacidadematrimonial;l Transladações;l Assentos de nascimento;l Assentos de casamento;l Assentos de óbito.

Notariado

Este é o departamento com o menortempo de espera para atendimentoao público desde o momento damarcação, uma vez que é possívelatender grande parte dos utentes nasemana que segue a data de marca-ção. Um aspecto importante a terem conta é que, não havendo muitotempo de espera, convém as pessoascertificarem-se que já têm toda adocumentação necessária para ob-ter os serviços disponibilizados poreste departamento. É essencial quese tenha isso em conta no momentoda marcação. Além disso, é muito

A nova máquina de recolha de dados biométricos A nova sala de espera do Registo Civil

Departamento de Notariado

Departamento de Passaportes e Cartões de Cidadão

Page 9: EDICAO NUM 32 DO HORA H . BASTA UM CLIK E PODE LER TODO O JORNAL ! SAIBA TUDO SOBRE AS NOSSAS COMUNIDADES LUSOFONAS NO REINO UNIDO ! O MELHOR E MAIOR JORNAL EM PORTUGUES ! "

9De 7 a 20 de Fevereiro de 2013 l HORA HComunidades

Terceirense e Micaelense vencem“Discover Azores 2013”

HORA [email protected]

A Miratecarts celebrou um ano deexistência nos Açores com um en-contro onde anunciou, recentemente,os vencedores dos concursos do pro-jecto “Discover Azores.”

O vencedor do “Concurso EscritaDescobrir Açores 2013” é Pedro Pau-lo Câmara de São Miguel com o conto“Re(Descobrir) Açores”. Já o laurea-do no concurso “Desafio a DJs Pro-dutores Descobrir Açores 2013” é oPuto Ems, da ilha Terceira, com Hip-Hop “Orgulhosamente”.

No Salão Nobre da Câmara Muni-cipal da Madalena na ilha do Pico, di-retor-artístico Terry Costa avançouque os dois vencedores vão ter aoportunidade de visitar a ilha do Pico

Publicidade

e apresentar o seu trabalho no festivalde artes internacional, Azores FringeFestival a acontecer no mês de Junho.Azores Fringe Festival é o primeirofestival do género “fringe” em Portu-gal que faz parte de uma rede de maisde 250 festivais no mundo.

Quanto ao projecto “Discover Azo-res - Descobrir Açores” continua adesenvolver com o lançamento doprograma Rádio Descobrir Açores jáno mês de Fevereiro, em parceriacom a Rádio Pico e com várias esta-ções de rádio internacionais a trans-mitirem o programa mensal. A apre-sentação dos 100 artistas açorianosna secção internacional do projeto vaiser publicada na primavera.

O projecto “DiscoverAzores - Des-cobrir Açores” tem apoio da DirecçãoRegional do Turismo. Para mais in-formação visite os sítios virtuais:www.discoverazores.eu e www.mi-rateca.com. Da esquerda para a direita, os laureados Paulo Câmara e Puto EMS.

Page 10: EDICAO NUM 32 DO HORA H . BASTA UM CLIK E PODE LER TODO O JORNAL ! SAIBA TUDO SOBRE AS NOSSAS COMUNIDADES LUSOFONAS NO REINO UNIDO ! O MELHOR E MAIOR JORNAL EM PORTUGUES ! "

ComunidadesHORA H l De 7 a 20 de Fevereiro de 201310

[email protected]

Publicidade

Concurso e prémiopretendem aproximardiáspora e origens

HORA H / [email protected]

A Fundação Gulbenkian e aassociação empresarial CO-TEC Portugal vão voltar a rea-lizar um concurso e a atribuirprémios a ideias e projectosque pretendem “fortalecer aligação dos portugueses aoseu país de origem”.

Segundo um comunicado con-junto, as duas entidades preten-dem, com o relançamento do con-curso Ideias de Origem Portugue-sa (http://www.ideiasdeorigem-portuguesa.org), usar “a experiên-cia, o talento e o dinamismo dosemigrantes portugueses em bene-fício do seu país de origem”.

Na primeira edição, o Ideias deOrigem Portuguesa “registougrande adesão, tendo concorrido

203 ideias, provenientes de 58 paí-ses dos cinco continentes”, adian-ta-se no comunicado.

O concurso - com candidaturasabertas até 31 de Março e no qualpodem participar equipas de trêspessoas que incluam pelo menosum português ou luso-descenden-te residente no estrangeiro - pro-cura ideias “bem estruturadas” eque “possam dar origem, medianteo acompanhamento adequado, aprojectos de qualidade que façama diferença nas áreas do ambientee sustentabilidade, do diálogo in-tercultural, do envelhecimento eda inclusão social”.

O prémio EmpreendedorismoInovador na Diáspora Portuguesa( h t t p : // w w w. c o t e c p o r t u -gal.pt/diaspora/), enquadrado noAno Português da Inovação, “pre-tende distinguir os portuguesesque, pela sua acção empreendedo-ra e inovadora, se notabilizaramfora de Portugal”.

Promovido pela COTEC Portu-gal desde 2007, o prémio, com oalto patrocínio do Presidente daRepública, reclama ter “permitidoreforçar a imagem e prestígio dePortugal no estrangeiro” e preten-de ter “reflexos quer na interna-cionalização da economia e naatracção de investimento, quer navalorização da língua e da cultu-ra”.

A última edição do prémio, em2012, atingiu o “número recorde”de 141 candidaturas, oriundas demais de 30 países, dos cinco conti-nentes.

Segundo a organização, este pré-mio regista tradicionalmente“uma maior participação das co-munidades portuguesas no Brasil,Canadá, EUA e França” e os can-didatos são normalmente oriun-dos dos sectores das finanças, darestauração e do turismo, da in-vestigação e da ciência e das in-dústrias criativas.

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, com alguns dos participantes da edição de 2010.

Grande noite de fado ‘na Toca’

O restaurante A Toca, em Vauxhall, serviu mais uma vez de palco para a celebração de uma grande noite defado, no passado 25 de Janeiro. Acompanhados por Sousa Matos e Barra Lopes, actuaram os fadistas CarlosDuarte, Guida Santos e José Ribeiro. Segundo Fernando Marques, um dos proprietários desta casa portuguesa,o placo de A Toca vai acolher, “sempre que possível”, noites dedicadas ao fado, pelo que em breve serãoanunciadas as datas dos próximos eventos. Se não pôde estar presente no último evento, confira o ambiente quemarcou a noite através das fotos que seleccionamos para esta fotorreportagem.

Page 11: EDICAO NUM 32 DO HORA H . BASTA UM CLIK E PODE LER TODO O JORNAL ! SAIBA TUDO SOBRE AS NOSSAS COMUNIDADES LUSOFONAS NO REINO UNIDO ! O MELHOR E MAIOR JORNAL EM PORTUGUES ! "

11De 7 a 20 de Fevereiro de 2013 l HORA HComunidades

Permanências Consularesno Luxemburgo

Joaquim PedreiraCorrespondente no Luxemburgo

[email protected]

Apesar da crise e das reduções orça-mentais ao nível do Governo Portu-guês, o Consulado Geral de Portugalno Luxemburgo iniciou um novométodo de trabalho para facilitar avida aos utentes, deslocando-se aoexterior com uma máquina específi-ca que possibilita fazer passaportes ecartões de cidadão.

Relembre-se que quando o Secre-tário de Estado das Comunidades,José Cesário, efectuou a última visi-ta de trabalho ao Luxemburgo pas-sou pelo consulado e teve a oportu-nidade de falar com funcionáriosconsulares, inteirando-se do funcio-namento desta entidade consular; etambém falou com utentes quemostraram o seu descontentamentocom o tempo de espera nos serviçospara resolverem os seus assuntos,derivado a ser necessário irem demadrugada para a porta do consula-do para poderem tirar uma senhapara serem atendidos.

Nessa mesma visita foi prometidoque o governo e o consulado esta-vam a estudar a forma para colma-tar essa lacuna, o que veio agora aacontecer com a chegada desta má-quina, que chegou no final de De-zembro. Também na mesma alturafoi falado que a única forma paraevitar estas longas filas era marcarcom antecedência uma audiênciapara que, ao chegar aos serviços,fossem atendidos mediante o horá-rio fixado, dando inclusive priorida-de às grávidas, pessoas com crian-ças pequenas, e deficientes, o que seestá já a trabalhar nesse sentido.

Também o deputado Paulo Pisco,eleito pelo Círculo das Comunida-des, passou recentemente pelo con-sulado do Luxemburgo e constatouo mesmo problema. No consuladodo Luxemburgo trabalham 14 fun-cionários que se deparam diaria-mente com imenso trabalho pelafrente, o que derivado ao curto es-paço de horas de atendimento aopublico, impossibilita muitas vezesresponder positivamente a todosque tem possibilidade de obter se-nha, tendo inclusive de voltar no diaseguinte.

Para minimizar este problema, oconsulado iniciou as permanênciasconsulares no exterior do consula-do dando assim a possibilidade deos cidadãos da nossa comunidade, eresidentes nas comunas por ondevão passando, de tratarem dos seusdocumentos sem terem necessida-

de de se deslocarem ao consulado, eassim evitarem deslocações de ma-drugada.

Em cada permanência são atendi-dos cerca de 30 utentes, mas paraque tal seja possível é necessáriomarcar com alguns dias de antece-dência, o seu “RendsVous”. Estasmarcações podem ser feitas atravésdo telefone ou por email criado es-pecificamente para este efeito.

O HORA H esteve presente naprimeira permanência consular eteve oportunidade de falar com al-guns utentes e inteirar-se do queacharam desta iniciativa, ao que to-dos responderam positivamente,tanto a nível de atendimento, sim-patia, e pouco tempo de espera.

Nesta permanência, que decorreuentre as 9 horas da manhã e as 11ho-ras da noite, foram atendidos 19utentes, dos quais 12 para passapor-tes e 7 para cartões de Cidadão, ecom apenas dois funcionários, osquais para além dos documentostratados no local estavam à altura deresponder inclusive a perguntas co-locadas sobre outros assuntos quesão tratados no consulado.

Convém salientar que este traba-lho das permanências feitas no ex-terior só é possível graças às asso-ciações locais que servem como elo

Em cada permanência são atendidos podem ser atendidos, em média, cerca de 30 utentes. Mas é preciso marcar o acto com antecedência.

de ligação entre o consulado e co-munas locais, inclusivamente dis-ponibilizando as suas sedes ao ser-viço do consulado, e quando assimnão acontece são eles os interme-diários para que a comuna cedauma sala.

A primeira permanência consulardecorreu em Esch Alzette no Sul doLuxemburgo, na sede do racho Fol-clórico Províncias de Portugal, quedisponibilizou as suas instalações, eonde o seu presidente, Manuel Cava-leiro, esteve todo o dia para que nadafaltasse ao nível de acolhimento .

Já está marcada uma nova perma-nência, desta vez no norte do Lu-xemburgo (Ettelbruck), na sede daAssociação de Pais de Ettelbruck,que também disponibilizou as suasinstalações. Também já têm datasagendadas noutros locais, comoLarochette e Clervaux, também nonorte. A sul está em negociação comassociações locais mas sem data de-finida.

Para além dos funcionários con-sulares, o cônsul geral de Portugalfaz questão de acompanhar os tra-balhos e inclusive falar com osutentes que usufruem destes ser-viços, na sua impossibilidade deestar presente é representadopelo vice cônsul.

Page 12: EDICAO NUM 32 DO HORA H . BASTA UM CLIK E PODE LER TODO O JORNAL ! SAIBA TUDO SOBRE AS NOSSAS COMUNIDADES LUSOFONAS NO REINO UNIDO ! O MELHOR E MAIOR JORNAL EM PORTUGUES ! "

ComunidadesHORA H l De 7 a 20 de Fevereiro de 201312

Abertas inscrições para o concursoBgreen Ecological Film Festival v3.0

HORA [email protected]

O Bgreen // Ecological film festi-val é um festival de vídeo, promo-vido pela OFICINA – Escola Pro-fissional do INA, que tem como

principal objectivo sensibilizar osjovens, proporcionando-lhes apossibilidade de confrontar ideias,intervir na acção e sugerir alterna-tivas relativamente às questõesambientais através dos meios au-diovisuais.

Em 2013 decorre a 3ª edição doBgreen, que terá um novo desafio:a internacionalização do projecto,com o objectivo de promover os

seus valores sociais e ambientaispor toda a Europa.

Assim, o Bgreen desafia os jo-vens, com idades compreendidasentre os 14 e os 21 anos (inclusive),que frequentem o ensino secundá-rio ou equivalente e residam naEuropa, a enviarem os seus vídeossobre questões ambientais, até aodia 1 de Abril de 2013.

Os autores dos melhores vídeos

serão convidados a participar naGala do Festival, que decorrerá nodia 7 de junho.

Aos elementos da equipa vence-dora do Grande Prémio Bgreen –ecological film festival será atri-buída uma viagem EcoAventuraaos Açores.

Para saber tudo sobre o Festivalvisite o sítio oficial em:www.bgreenfestival.com.

Amigos de Barrosodeliciaram-se à mesado Tina & Diogo

HORA [email protected]

Fotos Fernando Silva

O Grupo Amigos Populares pro-moveu, no passado 3 de Fevereiro,um evento dedicado à salga doporco, o qual teve lugar no emble-mático restaurante Mar Azul.

A animação foi inaugurada coma actuação do grupo Amigos Popu-lares, à qual se seguiu um despiquee a salga do porco.

O evento contou ainda com maismomentos de animação, que esti-veram a cargo do Ruben, que tra-tou de convidar toda a gente a darum pé de dança.

A cantora Micaela vai actuar,a 16 de Fevereiro, no Restau-rante Britannia, emWandsworth Rd, área deVauxhall, Londres.

Aos 33 anos, esta cantoranatural da Cova da Piedade,que iniciou a sua carreira aos7, continua a dar concertosum pouco por todo o país etambém fora dele, designada-mente em França, Suíça, Ale-manha e Reino Unido.

Domingos Cabeças é o res-ponsável pela sua vinda a ter-ras de Sua Majestade. O con-certo vai oferecer, sem dúvi-da, uma noite a não perder noBritannia, uma casa da noiteque já dispensa apresenta-ções.

Micaela vai actuarno Britannia

Page 13: EDICAO NUM 32 DO HORA H . BASTA UM CLIK E PODE LER TODO O JORNAL ! SAIBA TUDO SOBRE AS NOSSAS COMUNIDADES LUSOFONAS NO REINO UNIDO ! O MELHOR E MAIOR JORNAL EM PORTUGUES ! "

13De 7 a 20 de Fevereiro de 2013 l HORA HComunidades

Publicidade

Animada salga do porcono restaurante Mar Azul

O Grupo Amigos Populares promo-veu, no passado 3 de Fevereiro, umevento dedicado à salga do porco, oqual teve lugar no emblemático res-taurante Mar Azul.

A animação foi inaugurada com aactuação do grupo Amigos Popula-res, à qual se seguiu um despique ea salga do porco.

O evento contou ainda com maismomentos de animação, que estive-ram a cargo do Ruben, que tratoude convidar toda a gente a dar umpé de dança.

HORA [email protected]

Fotos Fernando Silva

Publicidade

[email protected]

A animaçãofoi inaugurada

com a actuaçãodo grupo Amigos

Populares

Page 14: EDICAO NUM 32 DO HORA H . BASTA UM CLIK E PODE LER TODO O JORNAL ! SAIBA TUDO SOBRE AS NOSSAS COMUNIDADES LUSOFONAS NO REINO UNIDO ! O MELHOR E MAIOR JORNAL EM PORTUGUES ! "

ComunidadesHORA H l De 7 a 20 de Fevereiro de 201314

Grupo Típico ‘deu’ festivalgastronómico

HORA [email protected]

Fotos Fernando Silva

do Cônsul Geral de Portugal emLondres, Fernando Figueirinhas,do Adido Social da Embaixada, Jo-sé Galaz, do representante do ban-co Millennium bcp, e do bancoSantander Totta, José Marcos,bem como do conselheiro das Co-munidades Madeirenses, CarlosFreitas, entre outras entidades.

Entre os grandes momentos danoite, destaque-se o brinde feito aJosé Marcos, e os despiques prota-gonizados entre Paulo Gouveia eErmelinda, e entre Carlos Barbosae Carlos Salazar.

A grande estrela madeirenseMiro Freitas, vindo especialmenteda Madeira, também ajudou acompor o grande ambiente de fes-ta vivido neste evento.

O Grupo Típico promoveu, no pas-sado sábado, 2 de Fevereiro, umafesta gastronómica bem portuguesaque se revelou uma noite fantásticaparas todos quantos tiveram a opor-tunidade de nela participar.

Tanto ao nível das deliciosasiguarias disponibilizadas aos pre-sentes, como também no capítuloda animação musical que encheude alegria o Scalabrini Fathers, emBrixton.

O evento contou com a presença

Page 15: EDICAO NUM 32 DO HORA H . BASTA UM CLIK E PODE LER TODO O JORNAL ! SAIBA TUDO SOBRE AS NOSSAS COMUNIDADES LUSOFONAS NO REINO UNIDO ! O MELHOR E MAIOR JORNAL EM PORTUGUES ! "

Publicidade

Page 16: EDICAO NUM 32 DO HORA H . BASTA UM CLIK E PODE LER TODO O JORNAL ! SAIBA TUDO SOBRE AS NOSSAS COMUNIDADES LUSOFONAS NO REINO UNIDO ! O MELHOR E MAIOR JORNAL EM PORTUGUES ! "

ComunidadesHORA H l De 7 a 20 de Fevereiro de 201316

Publicidade

HORA [email protected]

A Comissão Organizadora das Co-memorações do Dia de Portugal(COCDP) 2013 já recebeu, por par-te da Câmara Municipal de Lam-beth, a confirmação quanto à re-serva do Kennington Park para arealização da Festa de Comemora-ção do Dia de Portugal, a ter lugarno próximo 9 de Junho.

“O evento do Dia de Portugal edas Comunidades é um aconteci-mento enraizado na nossa Comu-nidade, sendo já reconhecido pe-las entidades Britânicas como umgrande evento étnico de uma dassuas maiores comunidades”, lê-seno comunicado da COCDP e en-viado às redacções e no qual se dáa conhecer a confirmação da re-serva do referido espaço.

A Comissão, explica-se no mes-ma nota, está envidar esforços“para que aos milhares de Portu-gueses se juntem alguns mais deoutras nacionalidades” nas cele-

brações do Dia de Portugal, mo-mento ao qual, recorda-se, têm“vindo a assistir uma média de25,000 pessoas, número que nosúltimos anos tem rondado um to-tal de 40,000 visitantes no dia dafesta.”

Os responsáveis da COCDP pre-tendem que esta edição das come-morações do Dia de Portugal se-jam capazes de ir mais além doâmbito festivo que a orienta, peloque, adianta-se ainda, “será apre-sentado um leque mais abrangentede participantes”, nomeadamenteassociações, empresas, entre ou-tras entidades.

”Prova disso é o facto deste anoa Comissão Organizadora sercomposta por representantes damaioria das Associações e ClubesPortugueses de todo o Reino Uni-do, bem como por profissionais devárias áreas do conhecimento, quevoluntariamente trabalham paraesta causa”, recorda-se no texto.

Na Direcção desta Comissão Or-ganizadora estão José AntónioCosta, presidente da Assembleiado FC Porto of London; José Ma-nuel Sousa, presidente do CentroDesportivo e Cultural Português;Augusto Nunes, presidente doClube A Família, e Clara Barbosa,presidente do Grupo Alegria doNorte.

Em breve serão divulgadas asdatas dos eventos de angariação defundos que servirão para assegu-rar os custos da festa. Segundo aCOCDP, pelo menos um desseseventos será realizado junto deuma das maiores comunidades lu-sas radicadas fora de Londres.

A primeira acção de angariaçãode fundos assumirá a forma de umjantar, em Londres, que será ani-mado com música e dança, no sá-bado, 2 de Março, com início às 19horas, no Scalabrini Brothers, emBrixton, e que contará com a pre-sença de vários artistas.

Comissão Organi-zadora das Come-

morações do Diada Pátria Portu-

guesa já tem aconfirmação da

Câmara de Lam-beth

Dia de Portugal 2013 serácomemorado em Kennington Park

Page 17: EDICAO NUM 32 DO HORA H . BASTA UM CLIK E PODE LER TODO O JORNAL ! SAIBA TUDO SOBRE AS NOSSAS COMUNIDADES LUSOFONAS NO REINO UNIDO ! O MELHOR E MAIOR JORNAL EM PORTUGUES ! "

17De 7 a 20 de Fevereiro de 2013 l HORA HComunidades

Grupo Amigos de Peixe doa£2.500 às crianças de Santana

HORA [email protected]

Fotos Fernando Silva

O habitual jantar do grupo Amigos dePeixe, no restaurante Mar Azul, emKennington, produziu mais uma ini-ciativa solidária: Um cheque no valorde 2.500 libras, valor que resultou deuma angariação entre os comensaispresentes, foi entregue ao presidenteda Câmara Municipal de Santana,Rui Moisés, para apoiar as criançascarenciadas deste concelho madei-rense.

Dirigindo-se aos presentes, o au-tarca fez questão deixar de agradecero gesto solidário como também oconvite formulado pelo grupo Ami-gos de Peixe, salientando ainda o fac-to de um dos seus membros se terdeslocado pessoalmente à Madeirapara o convidar a estar presente nestareunião do grupo.

Rui Moisés, que recebeu o chequedas mãos de José Silva, presidentedos Amigos de Peixe, explicou que aquantia será entregue, na sua totali-dade, a instituição que se dedica aajudar crianças desfavorecidas.

O edil madeirense explicou aindaque esta instituição funciona numespaço com apenas alguns metrosquadrados, mas possui o tamanho eos recursos suficientes recolher eencaminhar o que as pessoas, soli-dariamente, ali possam depositar,como alimentos e roupas, paraapoiar crianças e famílias carencia-das.

Rui Moisés fez ainda votos paraque, ainda este ano, seja possívelacolher, em Santana, um encontrodo grupo Amigos de Peixe. As des-pesas do jantar, prometeu, serão as-seguradas por quem convida. Uminvestimento que se impõe, dado

que a visita deste grupo, onde pon-tuam muitos empresários de suces-so, poderá vir significar váriasoportunidades para o concelho quelidera, já que possui potencialida-des de investimento que poderãointeressar a quem quer apontar nofuturo.

Cantor Axel também passoupelo Mar Azul

Axel, conhecido músico português,também esteve presente no encon-tro, em resposta a um convite for-mulado pelo não menos conhecidoDomingos Cabeças.

Em conversa com o HORA H, o

artista explicou que a estadia emLondres cumpria dois objectivos:férias e trabalho. Assim, este adeptode Wrestling não perdeu a oportu-nidade para assistir a alguns com-bates na cidade, enquanto que nocampo profissional, para além deter vindo a manter contactos comalguns artistas ingleses, actuou paraa comunidade lusa, a 2 de Feverei-ro, em Crawley.

Quanto aos planos de futuro,Axel revelou estar a preparar co-memoração do 15º aniversário dolançamento do seu primeiro álbumcom a reedição de novo que servirápara recordar alguns desses temas

Quantia resultoude uma angaria-

ção feita entre oscomensais presen-

tes no último en-contro do grupo,

foi entregue aopresidente da Câ-

mara Municipalde Santana, Rui

Moisés

inaugurais. Este trabalho discográ-fico será distribuído por todo omundo, ou seja, onde quer que exis-tam comunidades portuguesas. Nosúltimos tempos, Axel tem trabalha-do na rádio e televisão, mais con-cretamente na Benfica Tv, explicouainda.

O artista fez ainda questão deagradecer ao grupo Amigos de Pei-xe pelo convite, tendo louvado ogesto solidário praticado pelos seusmembros. “Estas iniciativas devemser muito mais divulgadas não sóem Inglaterra mas também umpouco por todo o mundo”, disse,em jeito de reconhecimento.

Page 18: EDICAO NUM 32 DO HORA H . BASTA UM CLIK E PODE LER TODO O JORNAL ! SAIBA TUDO SOBRE AS NOSSAS COMUNIDADES LUSOFONAS NO REINO UNIDO ! O MELHOR E MAIOR JORNAL EM PORTUGUES ! "

HORA H l De 7 a 20 de Fevereiro de 201318

Opinião

E quando nos lembramosde juntar os trapinhos?

A Menina dos ÓculosCronista de Assuntos Femininos

[email protected]

Oamor e a paixão por ve-zes toldam-nos a visão eacabamos por tomar de-cisões de que nos pode-mos arrepender. Uma

dessas decisões complicadas é deter-minar quando é o momento de fazer-mos a mala com a nossa tão amadacoleção de sapatos e carteiras, obri-gando assim o nosso ‘closet’ a emi-grar para a casa que vamos passar apartilhar com o nosso companheiro.Quando já namoramos há algumtempo, parece-nos sempre maisque natural que juntemos os tra-pinhos com a nossa cara-metade,o que nem sempre se revela razoá-vel. Afinal, homem é um bichocomplicado e não há paciência nomundo que chegue para aturar osseus caprichos.Eles chegam a casa do trabalho,atiram com a pasta para cima damesa, deixam o casaco no sofá, otelemóvel fica onde calhar (e de-pois nunca sabem dele), deixamos sapatos e meias sujas espalha-dos no chão e mergulham deses-peradamente na cama porque “es-tão muito cansados”. Depois ain-da há aqueles dias em que nos su-plicam por uma massagem e porum lanchinho com tudo a que têmdireito. E, verdade seja dita, pes-soalmente até tenho gosto em pre-parar uma torradinha e fazer umcappucino para o menino. A mas-sagem também não é coisa que ge-ralmente me perturbe. O mesmonão posso dizer de ter a casa empantanas, porque o menino não sepode dar ao trabalho de arrumaros sapatos na sapateira, colocar apasta e o casaco nos seus devidoslugares e colocar a roupa suja nocesto da roupa. Querem ver queagora tenho de virar a mãe de ummarmanjo, sem nunca ter entradoem trabalho de parto?Isto para não falar do que é ter deir a correr atrás do homem sem-pre que ele vai à casa de banho.Convenhamos que é demais: vãotomar banho e deixam a porta dochuveiro aberta a pingar no tapetee a toalha molhada no meio dochão; vão tratar de outros assun-tos, se é que me entendem, e dei-xam (sempre) a tampa da sanitalevantada! Perante tantos “esque-cimentos”, resta-me passar duashoras a barafustar ou, simples-mente, a inspirar e expirar paraver se me acalmo, até que expludo

Guerra dos sexos

de vez, porque não dá para enten-der a cabeça destes seres.E se fosse só a desarrumação...Mas não, antes fosse! Os proble-mas continuam no momento dedecidir quem vai ter o comandode televisão na mão. Pois, que poreles, vemos noticiários e futebolde manhã à noite. Não há Vitóriade Guimarães-Académica que sepossa perder! Antes ficar a ouvir-nos queixar durante duas horasseguidas, porque estamos a perdera telenovela ou a série das 9, queperder um jogo de futebol tão im-portante. Dizem eles que o jogo éem direto, que é um acontecimen-

Uma dessas deci-sões complicadas

é determinarquando é o mo-mento de fazer-

mos a mala com anossa tão amada

coleção de sapatose carteiras, obri-

gando assim onosso ‘closet’ aemigrar para a

casa que vamospassar a partilharcom o nosso com-

panheiro.

peita quando eles vos vierem coma conversa de que faz falta com-prar um LCD novo lá para casa,pois isso é impreterivelmente si-nónimo de “noites de futebol to-dos os fins-de-semana, com direi-to a casa cheia de machos a dizerpalavrões a cada 3 segundos, e la-tas de cerveja vazias distribuídaspor todas as divisões da casa”.Fica a esperança de que, no meiode tanta confusão e aborrecimen-to causados por estes seres desar-rumados e estranhos, o exemplarque temos em casa valha a pena. Aesperança é a última a morrer,sempre ouvi dizer!

to! Pois, claro! E porque é que elesnão vêem depois o resumo no jor-nal das 8 no dia seguinte, ah?!Porém, não pensem que este é opior cenário. Nada disso! A coisaainda tem margem para piorar, ohse tem! É que se for um Benfica-Porto é bem provável que ele cha-me os amigos trogloditas todos lápara casa, porque “a nossa sala deestar é maior que a deles” e “onosso LCD também é maior”. Sófaltava dizerem que uma televisãode tal tamanho é uma dádiva divi-na e tem de ser partilhada. Eu sótenho a dizer: minhas amigas, des-confiem, franzam a testa de sus-

Page 19: EDICAO NUM 32 DO HORA H . BASTA UM CLIK E PODE LER TODO O JORNAL ! SAIBA TUDO SOBRE AS NOSSAS COMUNIDADES LUSOFONAS NO REINO UNIDO ! O MELHOR E MAIOR JORNAL EM PORTUGUES ! "

19De 7 a 20 de Fevereiro de 2013 l HORA H

Cartas do leitorl Ganda reportagem que vocêsfizeram. O Hora H está a ensinar-me muita coisa. Por vezes pensa-mos que certas coisas não existempor cá, na nossa bela comunidade,mas vocês dá-nos uma perspecti-va diferente. Bravo a vocês.Continuem assim!Avelino FernandesRuislipHORA H: Obrigado Avelino. Comoé bom saber que está connosco!l Li atentamente o vosso traba-lho sobre o senhor que está aban-donado na rua. O que é que seráque o Hora H quer tentar dizer-nos com isso!? Continuo a nãoperceber o que é que essa repor-tagem tem como mensagem paraos leitores. Mas respeito muito ovosso trabalho.António MagalhãesLondresHORA H: A mensagem a retirar,como deverá compreender, fica acargo de cada leitor, tendo emconta a natureza deste caso.Contudo, no nosso entender umagrande lição a reter nesta história,diz respeito à fragilidade da nossacondição humana.l Quero dizer aos senhores doHora H que essa vossa primeirapágina é uma tontaria. Vocêsdeveriam mostrar as coisas boas eem vez de só falar em desgraças!Vejam lá se mostram as coisasbonitas que temos por cá.Obrigada.Susana Lopes PereiraMarlowHORA H: Respeitamos a sua visão,e fazemos votos para que conti-nue a respeitar a liberdade quantoà escolha da nossa linha editorial.l Como cabo-verdiano, fiqueifeliz por ver quem seria a próxi-ma menina da vossa pág. 3. Ela émuito bonita e participou numdesfile em que eu e a minha famí-lia estivemos presentes. Vejam láse na próxima edição mostram averdadeira beleza dela. Ela émuito linda e vocês não podemestragar esta próxima supermo-del. Isto também é para vocêsverem que nós aqui em CaboVerde continuamos a acompanharo vosso jornal e estamos sempreatentos ao que falam da nossapátria.António CamboaCabo Verde, SacramentoHORA H: Caro António, confira as

nossas páginas centrais e se nãoestiver de acordo, não hesite emnos dizer. Pois com a sua ajuda,teremos todo o gosto de pedir àJuceila que repita a sessão.Cumprimentos para Cabo Verde!l Já estou cansada de procurar ovosso jornal e nada. Temos aquium café que o recebe mas sempreque vou lá busca-lo, nunca tenhosorte. Tenho lido o Hora H novosso facebook, já que como aquitenho pouco contacto com portu-gueses o jornal é precioso. Já pedivárias vezes ao vosso director,mas parece que as coisas não seresolvem. Obrigada.Maria JoséNorthamptonHORA H: Olá Maria. Como devecalcular temos uma tiragemmuito boa, mas como estamos emtoda a Inglaterra e País de Gales,apenas podemos colocar cerca de15 jornais por estabelecimento.Esperamos que compreenda.Obrigado por nos contactar.l Gostaria de perguntar oseguinte: Qual é o critério deescolha para publicarem os vossoscomentários? Como é possívelque eu, que desde o início queacompanho o vosso jornal e vosenvio as minhas opiniões, nuncatenham publicado nada? Nãogosto das fotos das vossas meni-nas nas páginas do meio. Quepouca vergonha! Reitero que paraalém de admirar o vosso jornal,talvez seja necessário meter umaaplicação na vossa redacção... tris-teza!!! Xau, até nunca...José Nulo SilvaEwelll Só queria pedir que vocês mos-trassem um pouco mais de futeboldo nosso campeonato. Porque éque vocês subestimam os nossoscampeonatos e dão sempre pou-cas notícias. Nos aqui emRedditch não temos acesso aosmeios de comunicação portugue-ses facilmente e só há aqui umlocal com produtos portuguesesonde apanho o vosso jornal.Obrigado pelo vosso jornal!João António BernardesRedditchl Estou mesmo curioso para vera vossa reportagem sobre consu-lado! Já tive lá umas más expe-riências. Já ouvi dizer que agoraestá melhor, mas alguns amigosmeus já se deram mal lá. Por favor

apertem com eles, pois um jornalcomo o vosso pode fazer muitobem pela comunidade.Rui AndradeLondresHORA H: Caro Rui, como prometi-do publicamos nesta edição umtrabalho sobre o Consulado Geralde Portugal em Londres, nas pági-nas 6,7 e 8. Por favor, não deixe dedar a sua opinião acerca domesmo de modo a que possamospublica-la na próxima. Obrigado.l Quando é que vão mandar oHora H para York? Estamos àespera! Talvez os senhores nãosaibam, mas somos muitos portu-gueses aqui e só podemos ler oHora H no facebook. Tambémquero dizer-lhes que estamos apensar fundar aqui uma associa-ção em conjunto com amigos bra-sileiros e queremos saber se vocêspodem publicar notícias nossas.Por favor respondam!Miguel RocasFulford, YorkHORA H: Se fundarem uma asso-ciação, podem contar connosco.Força amigos!l Gostaria de saber como é queestá o projecto da federação declubes e associações. Vocês nucamais voltaram a falar nisso. Achoisso uma coisa muito boa, emborajá tenha sido tentada há uns anosatrás e não deu em nada!Obrigado.Tiago LemosUKHORA H: Muita tinta ainda vai cor-rer sobre esse assunto, mas acha-mos que no bom sentido. E temosesperança que em breve haverámais boas notícias. É esperar paraver!l Quero mandar um grandeabraço ao vosso correspondenteJoaquim, do Luxemburgo. Morocá em Manchester e conheço-o háalguns anos. E qual foi o meuespanto quando o vi na vossaficha técnica e li o artigo queescreveu na edição anterior! Omundo é pequeno! Como é quevocês foram descobri-lo tãolonge!? Cumprimentos a toda afamília Hora H!José CoelhoManchesterHORA H: As pessoas boas e compe-tentes vêm sempre ter connosco...Quanto ao abraço, considero-oentregue!

Caso queira escrever-nos, o HORAH reservou um espaço para o seus leitores em todas as edições.Os artigos desta secção, que não devem exceder 2 mil caracteres, são da total responsabilidade dosseus autores. Não serão aceites textos que não estejam acompanhados da identificação do seuautor. O HORAH reserva-se ao direito de não publicar os textos naíntegra e não se responsabilizapela devolução de originais. Os textos devem ser enviados para: [email protected]

Publicidade

Publicidade

[email protected]

Page 20: EDICAO NUM 32 DO HORA H . BASTA UM CLIK E PODE LER TODO O JORNAL ! SAIBA TUDO SOBRE AS NOSSAS COMUNIDADES LUSOFONAS NO REINO UNIDO ! O MELHOR E MAIOR JORNAL EM PORTUGUES ! "

HORA H l De 7 a 20 de Fevereiro de 201320

Entrevista

A minha bolsade maquilhagemDiz-me quatro produtosque não conseguirias viversem eles?1. Rímel2. Lip gloss3. Eye liner4. Creme

Lígia [email protected]

Juceila Fernandes

Juceila, como é que achas que atua família e amigos te vêemcomo pessoa? Acho que diriamque sou uma pessoa muito amável,meiga, e capaz de fazer qualquercoisa para ver as pessoas de quegosto serem felizes.

E quais são os teus objectivosde vida no curto prazo? Agora sópenso em concluir o meu curso depsicologia.

Muito bem. Conta-nos agorapor que é que decidiste vir paraLondres? Quis arriscar tudo parater um futuro melhor.

E por que é decidiste vir espe-cificamente para cá? Por ser opaís das oportunidades! Vim paraestudar e também porque conside-ro que será aqui que vou alcançar aminha independência.

E tinhas cá família, amigos?Sim, tenho uma tia, primos e mui-tos amigos.

Como estás adaptar-te a Lon-dres? Muito bem, gosto muito deestar aqui.

E dedicas-te só aos estudos?Sim, apenas estudar.

Achas que vais concretizar o

PerfilIdade 21Signo BalançaAltura 1,83Olhos CastanhosCabelo PretoTalento secreto Estilista demodaVício Ser fotografadaDefeitos RebeldeÀ mesa CachupaNo ipod Tudo um pouco, espe-cialmente kizomba e afro-houseNo Corpo CinturaCor VermelhoFilme Suspende, terror, anima-ção, comédiaTelevisão American next topmodel

“Aqui vou alcançara minha iFotos André Martins

Amigos e famíliadizem que é uma

pessoa muitoamável e capaz

de fazer qualquercoisa por aqueles

que gosta. Falamosde Juceila, umabela jovem que

só pensa emconcluir o curso

na cidade em quedecidiu arriscaro tudo por tudo

para cumpriro seu sonho

Publicidade

Page 21: EDICAO NUM 32 DO HORA H . BASTA UM CLIK E PODE LER TODO O JORNAL ! SAIBA TUDO SOBRE AS NOSSAS COMUNIDADES LUSOFONAS NO REINO UNIDO ! O MELHOR E MAIOR JORNAL EM PORTUGUES ! "

21De 7 a 20 de Fevereiro de 2013 l HORA H

Com que idade te apaixonastepela primeira vez? 13 anos.

Quem levarias para uma ilhadeserta? A minha família.

De pé ou deitada...? Sou muitoansiosa, prefiro de pé...

Qual o melhor elogio que já tefizeram? Que sou muito boa pes-soa!

Se te propusessem para posarnua aceitavas? Não.

O que é que mudarias no teucorpo? Os meus pés.

Qual o teu maior arrependimen-

to? Ter magoado a pessoa que maisgosto.

Se tivesses que optar entre umgrande amor e uma grande car-reira, qual escolhias? Um grandeamor.

Porto, Sporting ou Benfica?Benfica.

Jantar à luz de vela ou disco?Depende.

Homens bonitos ou Inteligentes?Inteligentes.

Tom Cruise ou Brad Pitt? TomCruise

Rapidinha

teu sonho em Londres? Sim!Amo estudar e é isso que me dáforças para não desistir e conti-nuar a lutar pelo que quero.

Já agora, o que é que gostasmais em Londres? Das pessoas,de toda a cidade e do shopping!

E o que gostas menos desta ci-dade? Gosto de tudo. É muito lin-da.

E em relação a Portugal, ondeviveste, o que é que não gostas?Da falta de respeito para com aspessoas mais velhas.

Juceila, como sempre temosque perguntar: Estás compro-metida? De momento não...

Já tinhas feito alguma algo dogénero como este ‘fotoshoot’para o HORA H? Sim, mas estefoi um dos melhores.

Quem é que mais te inspira? Aminha família.

Então é no seio dela que tens oteu ídolo? E porquê? É a minhamãe, porque sempre lutou paranão me faltar nada. É uma grandemãe e também uma grande mu-lher.

Conta-nos lá qual é atua maiorpaixão? Fotos, moda, passarela(risos)

Queres deixar uma mensagemaos nossos leitores? Nunca desis-tam dos vossos sonhos porque éúnica coisa que vos pertence.

Juceila, muito obrigada. OHORA H deseja-te as maioresfelicidades pessoais e profissio-nais!

ndependência”

Page 22: EDICAO NUM 32 DO HORA H . BASTA UM CLIK E PODE LER TODO O JORNAL ! SAIBA TUDO SOBRE AS NOSSAS COMUNIDADES LUSOFONAS NO REINO UNIDO ! O MELHOR E MAIOR JORNAL EM PORTUGUES ! "

HORA H l De 7 a 20 de Fevereiro de 201322

Espaço mulher

Lígia [email protected]

HoróscopoCarneiroDias influenciadospela carta n.º 51, O

Atraso. Aconselha-sefortemente a ser pruden-

te com a sua linguagem, com aforma de se expressar e com opeso que as palavras têm. É funda-mental saber até onde pode ir, nãoforçar muito e não magoar. Sejadiplomático sempre que algumacoisa não esteja do seu agrado.

TouroDias influenciadospela carta n.º 52, A

Prisão. A vida senti-mental corre de forma

absurda e catastrófica. Os seus ata-ques de ciúmes serão uma constan-te e você terá uma tendência paraalguns amuos que não são de factoa melhor atitude a ter. Estão favore-cidas as profissões que implicamrecolhimento e profissões solitárias.

GémeosDias influenciadospela carta n.º 22, A

Empresa. Saiba ama-durecer perante as dificul-

dades que a vida lhe vai pondo noseu caminho. Nem tudo são rosas nocampo do amor. Tome uma atitudede confiança, seja você mesmo.Lembre-se de um ditado portuguêsque diz que aquilo que há-de ser seuás suas mãos vai parar.

CaranguejoDias influenciadospela carta n.º 38, O

Acidente. Este é umpéssimo momento para

tomar decisões no campo sentimen-tal. Não abra a boca porque provavel-mente vai fazer asneira. Sentir-se-áalgo angustiado e nervoso. Assumaas suas responsabilidades e os seusproblemas pessoais, não descarregueessa má energia nos outros.

LeãoDias influenciadospela carta n.º 10, Os

Presentes. Poderá vir aser surpreendido com for-

tes declarações de amor de alguémde quem há muito anseia, assimcomo podem vir de forma inesperadamas apaixonada da parte da pessoaque partilha a sua vida, o seu cora-ção e o seu quotidiano. A união faz aforça. Trabalho em equipa favorecido.

VirgemDias influenciadospela carta n.º 20, A

Inteligência. A sua ener-gia encontra-se fortaleci-

da. Dia de mudanças profundas e detomadas de decisão, nada de grandestumultos mas sim de alguma sereni-dade no seu coração. Aqueles que sesentiram menos fortalecidos no pas-sado, encontrarão soluções para umaestabilidade no campo dos afectos.

Rosto parisienseencantado

BalançaDias influenciadospela carta n.º 46, O

Infortúnio. Tudo correpelo melhor, no entanto

você necessita de ter certezas. Acalmeos ciúmes doentios que afloram a suamente, fruto da sua imaginação eque nada têm de concreto e verda-deiro. Seja prudente na forma comoafirma as coisas e também na formacomo demonstra essa insegurança.

EscorpiãoDias influenciadospela carta n.º 21,

Roubo ou Perda.Cuidado com os tempos

que se avizinham. Alguns nativospodem sofrer perdas que os vão aba-lar nos seus sentimentos e emoções.Você tem feitos esforços e estestêm contribuído fortemente para oseu sucesso profissional. Poderásentir alguma perda de vitalidade.

SagitárioDias influenciadospela carta n.º 48, A

Fatalidade. A tendên-cia do dia obriga-o a

enfrentar os acontecimentos, nãofugindo de forma alguma àquilo quea vida lhe reserva seja bom oumau. Poderá ser surpreendido deforma agradável. O destino podecontrariar a sua forma de estar e depensar perante a vida sentimental.

CapricórnioDias influenciados pelacarta n.º 29, O Amor.

Terá dias positivos ecompensadores pois vai

recolher alguns frutos que tem vindoa semear. Sente-se alegre e isso irra-dia na sua relação amorosa. Diasquentes em matéria de intimidade,forte em troca e em partilha de emo-ções. Organize uma noite especial,provoque pois isso será bem aceite.

AquárioDias influenciadospela carta n.º 28, A

Família. Dias voltadospara a família, o que quer

dizer, também mais voltado para assuas raízes, aquelas que nós gosta-mos e que nos permitem obter umagrande dose de autoconfiança edeterminação e nos dão mesmo umgrande conforto. O equilíbrio entre asua vida sentimental e profissional.

PeixesDias influenciadospela carta n.º 50, A

Ruína. Dia extrema-mente conturbado, deverá

ter muita perspicácia, atenção emuito cuidado com situações dúbiase duplas. Podem surgir conflitos comos seus colegas de trabalho e supe-riores. Esteja atento e não se deixeembalar na emoção e no impulsoimediato. Cuide da sua aparência.

Para criar um estiloparisiense apanhei

o cabelo em rabo decavalo e enrolei até

fazer um coque.E apliquei os gram-

pos de maneiraa ficarem

escondidos

Olá Leitores, sejam bem-vindosde novo à minha página. Na ulti-ma edição, idealizei na minhaprópria imagem um look basea-do com maquilhagem para o diaSão Valentim.

Nesta oportunidade criei umvisual semelhante e mais dramá-tico, usando pestanas falsas, umdelineador grosso e batom ver-melho escuro com pigmentaçãointensa para durar toda a noite.

Para criar um estilo parisienseapanhei o cabelo em rabo de cava-lo e enrolei até fazer um coque. Eapliquei os grampos de maneira aficarem escondidos.

Deixo aqui uma dica para queguardem na vossa lista: Apliquemo spray fixante de cabelo nosgrampos, assim fica garantido quenão caem!

O penteado coque realça os tra-ços femininos e então é perfeitopara o São Valentim.

Para rematar o look, não se es-queçam da boina francesa para umtoque mais fino!

Espero que gostem. Até breve!

Foto Dami Oyetade (Idezign)

Page 23: EDICAO NUM 32 DO HORA H . BASTA UM CLIK E PODE LER TODO O JORNAL ! SAIBA TUDO SOBRE AS NOSSAS COMUNIDADES LUSOFONAS NO REINO UNIDO ! O MELHOR E MAIOR JORNAL EM PORTUGUES ! "

23De 7 a 20 de Fevereiro de 2013 l HORA H

Moda das gangasModa

Anthony D’[email protected]

A moda da roupa de ganga é casuale existe desde que foi inventada,no século XVIII. E esta moda ain-da continua 200 anos depois! As-sim que para esta Primavera, pro-ponho celebrar a moda da ganga.

E como é que esta etapa nos vemtrazer de novo a moda da ganga?Como agora estamos mais evoluí-dos, há um imenso leque de op-ções para o gosto de todos, sendoque os estilos já estão mais moder-nizados para nos agradar.

Como a Primavera nos traz sem-pre uma brisa de ar fresco, tam-bém há uma nova brisa de gangaque cativa com os toques finais, talcomo tinturas, pregos embeleza-dos e botões lembrando o séculoXVIII, mas num estilo muito maismoderno.

O branqueamento com lixíviacria um aspecto de lavagem de áci-do. É uma ideia criativa se tivergangas no armário que já não usahá um tempo e que queira trans-formar para dar um novo retoqueque ninguém terá igual.

Vestir ganga em camadas tam-bém traz um novo look para 2013 eé uma nova tendência para a épocada Primavera que a tornará maisdeslumbrante e única.

Tenham as minhas fotos comoreferência para a tendência da Pri-mavera 2013.

Espero que gostem! Até breve

Para estaPrimavera,proponho

celebrar a modada ganga.

Uma moda quenasceu há mais

de 200 anos!

Page 24: EDICAO NUM 32 DO HORA H . BASTA UM CLIK E PODE LER TODO O JORNAL ! SAIBA TUDO SOBRE AS NOSSAS COMUNIDADES LUSOFONAS NO REINO UNIDO ! O MELHOR E MAIOR JORNAL EM PORTUGUES ! "

CulináriaHORA H l De 7 a 20 de Fevereiro de 201324Receitas da Zezinha

Ingredientes:l 4 Ovos;l 2 Colheres de sopa de passas;l Cogumelos frescos (q.b.);l Pão ralado (q.b.);l 1 Embalagem de tomate em puré(Passata);l Cebola;l Alho;l Sal e pimenta (q.b.);l Açúcar se necessário (q.b.);l Manjericão (q.b.);l Salsa (q.b.);l Orégão (q.b.);l Queijo ralado (q.b.);l Esparguete cozido;

Preparação:l Comece por picar a cebola e levea alourar juntamente com o azeitee o alho. Em seguida junte o tomateem puré e tempere com sal, pimen-ta, manjericão e orégão;l Prove, e se o tomate estiveracido, adicione um bocadinho deaçúcar. Deixe ferver em lume bran-do até o tomate e a cebola estarem

[email protected]

A destartarização

Estimados leitores, nesta ediçãoiremos falar sobre a destartariza-ção, vulgarmente conhecida comolimpeza, e sua importância.

Designa-se por destartarizaçãoa remoção eficaz de toda a placabacteriana e tártaro. A destartari-zação reduz a acumulação de bac-térias, ajuda eventuais inflama-ções nas gengivas e facilita a lim-peza dos dentes no nosso dia-a-dia.

Qual a importância desta pro-filaxia (limpeza profissional)?Embora o objectivo principal dadestartarização seja ajudar a pre-venir as doenças das gengivas,também pode melhorar a aparên-cia dos seus dentes deixando-oslimpos e brilhantes.

Uma limpeza (destartarização) éuma operação de raspagem e depolimento para remover a placanormal, o tártaro e as manchas. Assuperfícies polidas dos dentes tor-nam mais difícil a acumulação deplaca e de restos de comida.

A limpeza é feita pelo dentistano consultório que informa poste-riormente dos cuidados apropria-

dos para os seus dentes e gengivas.O que é que uma limpeza pro-

fissional faz que eu não possafazer em casa? Este tipo de pro-cedimento exige equipamentos etécnicas profissionais para umacorrecta remoção da placa e dotártaro, que é impossível de alcan-çar só com a higiene oral feita emcasa (escovagem, limpeza entre os

José LageMédico Dentista da NDP

[email protected]

dentes e bochecho com elixir den-tário).

O dentista remove a placa bac-teriana e o tártaro dos dentes uti-lizando instrumentos específicose os dentes são posteriormentepolidos com uma pasta própria.

O que é a placa bacteriana? Aplaca bacteriana é uma películaque se forma constantemente em

todas as áreas dos dentes. É com-posta por restos de comida, porbactérias, subprodutos bacteria-nos e pela sua saliva.

Os ácidos produzidos pelas bac-térias da placa atacam o esmaltedos dentes, dando início ao apare-cimento de cavidades.

O que é o tártaro? Os mineraisda saliva combinam-se com a pla-ca bacteriana na superfície dosdentes e solidificam formando umdepósito irregular e desagradávelchamado tártaro.

O tártaro, que é principalmentemineral, cria uma superfície sóli-da que torna a remoção da placamais difícil.

A sua escova de dentes e fiodentário não conseguem removero tártaro depois dele se ter forma-do. O tártaro só pode ser removi-do através duma profilaxia dentá-ria regular.

Se quiserem colocar algumapergunta podem fazê-lo por emailpara [email protected], por telefone para o 0208654 3984 ou enviar por carta paraNDP – Natureza Dental Practice, 9Portland Road, South Norwood,London SE25 4UF.

Obrigado e até à próxima edição.

Publirreportagem

cozidos;l Bata os ovos e junte, os cogume-los picados, as passas e o pão rala-do, (uma colher para cada ovo depão ralado);l Salsa picada, sal, pimenta e, porúltimo, o queijo; tudo em (q.b.);l Bata tudo muito bem, ponha

TRUQUES E DICAS

Paraassar massa folhada,

não untenem polvilh

e

a assadeira. Use sempre

uma assadeiramolhada

Cannelonis fingidosóleo numa frigideira, o suficientepara fazer pequenos rolinhos emestilo de omeletes, e com uma con-cha retire pequenas porções dopreparado e disponha na frigideira,conforme vai fritando e vai enro-lando para formar pequenos roli-nhos. Quando estiver tudo frito dis-ponha no molho de tomate e deixeferver por um minuto;l Rectifique o tempero. E numprato ponha o esparguete cozido eos pequenos rolinhos por cima como molho e decore a gosto;l Se o tomate não for suficiente,adicione duas embalagens e se esti-ver muito groso, adicione água edeixe ferver;

Et voilà, eis uma receita que desco-bri junto de uma família italiana,que me disse que foi inventada poruma senhora na altura da crise emItália na década de 50.

Bom proveito,Zezinha

Page 25: EDICAO NUM 32 DO HORA H . BASTA UM CLIK E PODE LER TODO O JORNAL ! SAIBA TUDO SOBRE AS NOSSAS COMUNIDADES LUSOFONAS NO REINO UNIDO ! O MELHOR E MAIOR JORNAL EM PORTUGUES ! "

25De 7 a 20 de Fevereiro de 2013 l HORA HFamosos

Lembra-se de Marco Borges,o jovem que ficou famoso naprimeira edição do “BigBrother” da TVI por ter pon-tapeado a concorrenteSónia? é agora notícia naimprensa internacional pelostreinos “brutais” que está adar a guarda-costas chineses.

Marco, antigo fuzileiro daMarinha portuguesa, surgeem imagens de vários sites,inclusive os da “Time” e“USA Today”, a instruir osagentes de segurança de umaempresa de Pequim, comrecurso a métodos conside-rados “muito agressivos”.

Publicidade

Em maré de reconciliação, LucianaAbreu e Yannick Djaló resolveramdesfazer-se do Porsche Panameraque ambos disputaram no verão doano passado, quando decidiramseparar-se.O automóvel foi vendido, segundo arevista “Nova Gente”, à Impocar deAugusto Fernandes, o mesmo empre-sário que cedeu a Angélico o BMW que ocantor conduzia na noite do seu acidentefatal, em junho de 2011.A meio desta semana, Luciana anunciou formalmente que está empe-nhada em manter o casamento com Djaló, pai das suas duas filhas, eque ambos concordaram em mandar cancelar o processo de divórcio.

Cristiano Ronaldo foi contratadopara desenhar duas coleções deroupa interior masculina parauma empresa dinamarquesa.Segundo revelou o grupo JBSTextile em comunicado oficial, ocraque português do RealMadrid vai criar uma linha diri-gida aos mais jovens e outra paraos seguidores “das últimas ten-dências da moda”.“Quem melhor para representara nossa insuperável qualidade doque um dos melhores jogadores

do mundo?”, declarou ClausBjerg Sorensen, proprietário daJBS, companhia ligada ao mundodo desporto há vários anos.O mesmo porta-voz informouque as coleções de Ronaldo serãolançadas “num futuro próximo”em vários mercados internacio-nais.Com esta ação, Cristiano segueas pisadas do famoso DavidBeckham, que desenvolveu umprojeto idêntico para a marcasueca H&M.

Marco do “Big Brother”forma seguranças chineses

Ronaldo contratado paradesenhar roupa interior

Isabel Figueiravolta a dar o nóIsabel Figueira, de 32 anos, foipedida em casamento pelo namo-rado, João Sotto Mayor, de 29, nocenário romântico de Veneza.Grávida de seis meses, a apresen-tadora e DJ ficou radiante e jáexibe “um maravilhoso” anel denoivado. A surpresa aconteceunos canais da cidade italiana,durante um passeio de gôndola.

Lucy e Djaló vendem Porschee cancelam divórcio

“Quis mostrarque a belezae sensualida-de de umamulherpodem sertransversaisà idade”Dora,

Explicação da cantora, de 46 anos,na sua página do Facebook parajustificar a decisão de aparecercompletamente nua na edição Fefevereiro da “Playboy” portuguesa.

Page 26: EDICAO NUM 32 DO HORA H . BASTA UM CLIK E PODE LER TODO O JORNAL ! SAIBA TUDO SOBRE AS NOSSAS COMUNIDADES LUSOFONAS NO REINO UNIDO ! O MELHOR E MAIOR JORNAL EM PORTUGUES ! "

CuriosidadesHORA H l De 7 a 20 de Fevereiro de 201326

Presa por um maçode tabacoUma mulher regressava de umcruzeiro com a família, quan-do foi detida pelas autoridadesda Florida, devido a um roubopraticado em 1991. A ordem deprisão fora emitida há 22 anose o material roubado era… ummaço de tabaco. A verificaçãoda lista de passageiros daquelecruzeiro permitiu à políciaencontrar a mulher, outrorauma estudante rebelde, hojeuma arquitecta bem sucedida.Envergonhada e na prisão.

EUA por menosde 50 eurosUm japonês colocou osEstados Unidos à venda num

site de leilões com um valorinicial de 500 ienes (4,10euros). Para atestar a veraci-dade da venda, o vendedorapresentava ainda uma escri-tura assinada pelo antigo pre-sidente Franklin Roosevelt,também em japonês, e quedava a garantia de 12 milhasnáuticas à volta do território.No final do leilão, que apenasrecebeu 41 licitações, osEstados Unidos foram vendi-dos por seis mil ienes, corres-pondente 49.27 euros.

Flinstone mexicanosPara a maioria das pessoasviver dentro de um rochedo éalgo a evitar, mas, para o agri-cultor Benito Hernandez, teruma casa numa rocha emCoahuila, no México, é umsonho tornado realidade.Benito Hernandez começouhá 30 anos a transformar aformação rochosa com cercade 40 metros no seu “lar” eactualmente continua tãoapaixonado pela ideia de vivernuma casa de pedra, tão aoestilo dos Flinstones, comoquando em criança.

Barbie e Ken de carnee ossoA ‘Barbie’ da vida real, quenasceu na pele da russaValeria Lukyanova, de 21 anos,encontrou-se com o rapazconhecido por ser o ‘Ken’ - umamericano chamado JustinJedlica, de 32 anos - tambémele bem real. O encontro acon-teceu nos EUA durante umaviagem. A prova do aconteci-mento foi uma foto queValeria publicou no seuFacebook. Mas se Valeria éuma Barbie de nascença, jáJustin teve de enfrentar de 90a 100 cirurgias para se tornarnum autêntico ‘Ken’ da vidareal.

O naturalista britânico DavidAttenborough considerou que oshumanos são “uma praga” emrelação à Terra e defendeu o con-trolo do crescimento da popula-ção para que o planeta sobreviva,numa entrevista à revista RadioTimes.Oapresentadordeprogramassobrehistórianatural,de86anos,mostrou-sepessimistarelativa-menteaofuturodoplaneta,amea-çadonãosópelasalteraçõesclimá-ticas,mastambémpeloelevadonúmerodesereshumanosparaosquais poderánãohaverrecursossuficientes.“SomosumapragasobreaTerra”,declarou,assinalando:“Nãosetrata apenasdemudançaclimáti-ca,éumaquestãodeespaço,sehaverásítiopara cultivaralimen-tosparaessaenormemultidão”.“Oulimitamosocrescimentoda

populaçãoouomundonaturalfá-lo-á pornóseomundonaturaljáoestáafazer”,disseàRadioTimes,segundo aagêncianoticio-saespanholaEFE.Onaturalistalembrouqueconti-nuamaserdesenvolvidosprogra-mascontra afomenaEtiópia,masqueoproblemaéaquantidadedepessoas.“Existe demasiada gente lá. Elesnão conseguem sustentar-se e nãoé desumano dizê-lo. É a realida-de”, declarou Attenborough, con-siderando que, enquanto nãoexistir uma linha de atuação coor-denada entre todos os países, asituação no planeta “só irá pio-rar”.O veterano apresentador da BBCrealizou diversas séries centradasna vida natural que lhe valeraminúmeros prémios dentro e forado Reino Unido.

Seres humanos são “umapraga” em relação à Terra

As pessoas com obesidade têmmais probabilidade de morrerem acidentes de viação do que oscondutores de peso normal e orisco é tanto maior quanto maispesadas são as vítimas, revela umestudo realizado nos EUA.Os resultados, publicados narevista ‘Emergency MedicineJournal’ do grupo ‘BritishMedical Journal’, levaram oscientistas, que usaram dadosdo registo norte-americano deanálise de fatalidades (FARS)entre 1996 e 2008, a sugerir queo desenho dos automóveis possater de mudar para seproteger um número crescentede pessoas com excesso de peso.Os investigadores da universida-de da Califórnia, em Berkeley,olharam para os 57.491 acidentesde viação registados naqueleperíodo e procuram colisões queenvolvessem dois veículos depassageiros em que o impacto doacidente fosse a componentemais prejudicial e que tivesseresultado na morte de um ou deambos os condutores.Procuraram também colisõesem que ambos os condutores

seguissem em veículos comtamanhos e tipos semelhantes,tendo escolhido 3.403 pares decondutores para os quais hou-vesse dados sobre o peso, aidade, o uso de cinto de seguran-ça e a activação do airbag.Quase metade dos condutores(46%) tinham peso normal, umterço tinha excesso de peso e umquinto (18%) era obeso.A análise mostrou que o risco demorte aumenta quanto maior oexcesso de peso, segundo a clas-sificação da Organização

Mundial de Saúde, que prevêníveis de obesidade de I até III.No nível I, os condutores obesostinham 21% mais probabilidadede morrer do que os de peso nor-mal; no nível II tinham 51% maisprobabilidade e no nível III aprobabilidade aumentou para80%. Além disso, os cientistasconstataram que as mulheresobesas tinham ainda maior riscode morte e descobriram que oshomens com peso a menostambém têm um risco acrescidode morte em acidentes.

Um angolano descobriu que acasa que construiu se erguiasobre um paiol esquecido daguerra civil em Angola quandoa polícia procedeu à desactiva-ção de dezenas de minas, noti-ciou a agência Angop.No total foram desactivadas 51minas de 82 milímetros, sete de60 milímetros e uma muniçãopara morteiro RPG-7.O arsenal estava enterrado noquintal da casa, no bairroSangondo, nos arredores deLuena, capital provincial doMoxico, leste de Angola.

Segundo a Angop, o dono dacasa, Jesus Cachicambe, foi ili-bado da posse de armas por tersido dado como provado queele desconhecia a existência doarsenal.Localizado a oeste da cidade doLuena, o bairro Sangondo eraconsiderado zona militar, dedifícil acesso, durante a guerracivil angolana, por integrar umperímetro usado para mano-bras militares.A acção policial enquadrou-sena campanha em curso de reco-lha de armas na posse de civis.

Angolano ergueu casa emcima de paiol esquecido

Risco de morteem acidentes de viaçãoé maior nos obesos

Page 27: EDICAO NUM 32 DO HORA H . BASTA UM CLIK E PODE LER TODO O JORNAL ! SAIBA TUDO SOBRE AS NOSSAS COMUNIDADES LUSOFONAS NO REINO UNIDO ! O MELHOR E MAIOR JORNAL EM PORTUGUES ! "

27De 7 a 20 de Fevereiro de 2013 l HORA HPassatempos

Palavras cruzadas

Sudoku

Anedotasl Um português, um francês e um inglêsentram num bar. Cada um pede uma cerve-ja e todas elas trazem uma mosca dentro.O francês chama o empregado e pede-lheoutra cerveja.O inglês tira a mosca e bebe.O português tira a mosca e começa a aper-tar-lhe o pescoço e a gritar: - Cospe já isso!Cospe, sua s.......!

l Um português, um francês e um inglêsviajam de comboio pela Europa fora.A dada altura o inglês diz:- Estamos em Londres!- Porquê? - Está ali o Big Ben!Uns dias depois o francês diz:- Estamos em Paris!- Porquê? - Está ali a Torre Eiffel:Passados uns dias o português diz:- Estamos em Lisboa...- Porquê? - Roubaram-me a carteira...

l Um português, um francês e um inglêsestão no meio da guerra, a combater sozi-nhos, quando se deparam com o exércitoinimigo, que tinha tanques, aviões, helicóp-teros e muitos militares.Diz o inglês: - E se nos escondêssemos?Diz o francês: - E se fugíssemos?Diz o português: - E se os cercássemos?

HORIZONTAIS:1 - Depósito subterrâneo para forragens;mamífero cervídeo das regiões frias doNorte. 2 - Vazia; doença; aguardente obtidada destilação do melaço. 4 - Canto em lou-vor da Pátria; apoiar. 5 - Antes do meio-dia;pedra de moinho. 6 - Garantia; bosque. 7 -Prefixo de negação; laço.8 - Permutar; porção de uma circunferên-cia. 9 - A pessoa que fala; retumbar; decada (abrev. médica). 10 - Interpretava; ori-gem; doçura. 11 - Grande cetáceo dosmares do Norte; destino.

VERTICAIS:1 - Peixe de corpo ligeiramente achatado;drama de Shakespeare. 2 - Levantai; des-moronar-se. 3 - Naquele lugar; embarcaçãode grande tonelagem; antes de Cristo.4 - Novela. 5 - Contr. dos pron. pess. compl.me mais a; liga de ferro. 6 - Couro de vitelopara o fabrico de calçado; demonstração. 7- Diploma legal; contr. de prep. e art.8 - Igualar. 9 - Érbio (s.q.); tudo o que pro-duz movimento: nota musical. 10 – Parteposterior e superior do pescoço; cidade daBaixa Normandia. 11 - Pousa na água;mamífero trepador marsupial que vive naAustrália.

Descubra as 8 diferenças

SoluçõesPALAVRASCRUZADASHORIZONTAIS:1-Silo;rena.2-Oca;mal;rum.3-Lã;ralei;cá.4-Hino;firmar.5-AM;mó.6-Aval;mata.7-In;nó.8-Trocar;arco.9-Eu;ecoar;aa.10-Lia;ovo;mel.11-Orca;sina.VERTICAIS:1-Solha;Otelo.2-Içai;ruir.3-Lá;navio;AC.4-Romance.5-Ma;aço.6-Calfe;prova.7-Lei;ao.8-Irmanar.9-Er;motor;mi.10-Nuca;Caen.11-Amara;coala.

DIFERENÇAS1-Boné.2-Casaco.3-Chapéu.4-Botões.5-Cabelo.6-Mão.7-Gravata.8-Coco.

Labirinto Inicia o percurso no ponto verde e acaba no vermelho

Page 28: EDICAO NUM 32 DO HORA H . BASTA UM CLIK E PODE LER TODO O JORNAL ! SAIBA TUDO SOBRE AS NOSSAS COMUNIDADES LUSOFONAS NO REINO UNIDO ! O MELHOR E MAIOR JORNAL EM PORTUGUES ! "

BrasilHORA H l De 7 a 20 de Fevereiro de 201328

Bilhete de Identidade

Capital BrasíliaLíngua oficial PortuguêsMoeda Real

Lema Ordem e ProgressoÁrea 8.514.876,599 km²Fronteiras Argentina, Bolívia,Colômbia, Guiana Francesa(França), Guiana, Paraguai, Peru,Suriname, Uruguai e VenezuelaPopulação

l INDICADORES GERAISHabitantes 190.755.799Homens 93.406.990Mulheres 97.348.809Resid. área urbana 84,36 %Resid. área rural 15,64 %Densidade 22,43 hab/Km2PIB US$1.571.957 milhõesPIB per capita US$ 8.114Alfabetização > 15 anos 90,0%Natalidade 16 por cada 1000Mortalidade 6 por cada 1000Esperança de vida 72,9 anos

l GOVERNORepública Federal presidencialistaPresidente Dilma RousseffVice-presidente Michel Temer

l RECURSOS NATURAISOuro, manganésio, níquel, fosfa-tos, platina, elementos raros daterra, urânio e hidronergeria.

l Feriados fixos1 de JaneiroConfraternizaçãoUniversal1 de MaioDia do Trabalhador7 de SetembroDia da Independência12 de OutubroNossa Senhora Aparecida(Dia da Criança)2 de NovembroFinados15 de NovembroProclamação da República25 de DezembroNatal

Jornalista brasileiro indicadoao Air Europa Latin UK Awards

O jornalista brasileiro radicado emLondres, Márcio Delgado, é umdos finalistas do Air Europa LatinUK Awards – o Lukas - prêmio quereconhece o trabalho de artistas,empresas e profissionais Latinosno exterior.

O profissional concorre na cate-goria ‘Personalidades’ pelo traba-lho realizado na capital inglesadesde 2004.

A indicação do jornalista, naturaldo Rio de Janeiro, é o resultado devários anos trabalhando em Lon-dres na cobertura de eventos naárea de entretenimento como se-mana de Moda de Londres, JogosOlímpicos, premiéres de filmes enotícias do cenário musical parapublicações locais e do exterior.

Paralelo ao trabalho jornalístico,Márcio Delgado também criouprojetos que contribuíram para acomunição entre a comunidade la-tina do Reino Unido e o seu projeto‘ Pocket London’, um guia paraimigrantes que escolheram a capi-tal inglesa como residência fixalançado em 2009 já foi traduzidopara o Inglês, o espanhól e Polonês.

Em 2010, o curta-metragem ‘We

get used to ...’ dirigido pelo jorna-lista brasileiro, foi selecionado parafazer parte da programação oficialdo tradicional Portobello Film Fes-tival.

No ano seguinte, o profissionalmultimídia esteve a frente do pro-grama ‘Latin Hits’ no canal 203 daSky, no Reino Unido, e em 2012 feza cobertura das olimpíadas de Lon-dres para TV e mídia impressa.

Antes de fixar residência emLondres, Márcio Delga-do teve passagensbem sucedidasem Rádio, TV eveículos impres-sos no Brasil,onde iniciou acarreira em 1997,aos 16 anos, na afi-liada da TV Cultu-ra no Rio Grandedo Norte, tenhopassado ainda pe-las afiliadas Bande SBT.

O palhaço Tiririca, que foi o deputa-do federal mais votado no Brasil em2010, disse estar desiludido com apolítica e que não irá disputar outraseleiçõesapósofinaldoseumandato,divulgouaimprensabrasileira.

Tiririca, que se elegeu com a pro-messa de descobrir o que faz um de-putado, declarou ao jornal Folha deSão Paulo que já entendeu que “nãodáparafazermuitacoisa”,ouseja,fa-zeraprovarouprojetosconcretos.

FranciscoEverardoOliveiraSilva,maisconhecidocomoopalhaçoTiri-rica, obteve 1.079.884 milhões de vo-tos-ou6,21%dosvotosválidosnoes-

tado de São Paulo - quando concor-reu, em 2010, à câmara federal dosdeputadospeloPartidodaRepública(PR).

O slogan da sua campanha era“votenoTiririca,piordoqueestánãofica”. Depois de muita polémica eum teste de alfabetização, a JustiçaEleitoraldeSãoPauloconfirmouqueTiriricasabialereescrever.

AdesilusãodeTiririca,noentanto,não é a principal razão para deixar osalário de 26,7 mil reais (9,9 mil eu-ros),umaverbasuplementaremaju-dasdecustode97,2milreais(36,1mileuros)eoutrasregalias.

São PauloMaior farmacêuticada Coreia do Sulabre primeira filialA Donga Pharmaceutical, o maior fabrican-

te de medicamentos da Coreia do Sul, anunciou, na terça-feira, 6 deFevereiro, que estabeleceu em São Paulo, no Brasil, a sua terceirasede no estrangeiro, com o objectivo de expandir a sua presença nopujante mercado da América Latina. A filial foi criada depois de aDonga Pharmaceutical se ter estabelecido nos Estados Unidos e naChina, informou a empresa num comunicado. A farmacêutica indicouque o mercado brasileiro de produtos farmacêuticos somou, no anopassado, 24.000 dólares norte-americanos (17.673 milhões de euros),esperando-se que, em 2016, conquiste o quarto ou o quinto lugar doranking mundial, a seguir aos Estados Unidos, China e Japão.

Bens de primeira necessidadeGoverno estuda redução de impostosA Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, disse na terça-feira, 5 deFevereiro, que está a estudar a possibilidade de eliminar os impos-tos sobre os bens de primeira necessidade para conter a inflaçãoque se estima ultrapasse os 5%. “Está em estudo um desagravamen-to integral da cesta básica”, que primeiro implicará uma revisãodos produtos que a compõem, disse a chefe de Estado brasileira, ementrevista a várias rádios do Estado do Paraná, no sul do Brasil.Rousseff disse que uma das metas traçadas para este ano é a redu-ção da taxa de inflação, que no ano passado atingiu os 5,48 porcento e que o sector privado prevê que seja maior em 2013, emborao Governo trabalhe com uma previsão de 5%.

Tiririca está desiludidoe não se recandidata

! Donga As exportações de produtos farmacêuticos da Donga para a América Central e América do Sulatingem um valor anual de aproximadamente 10.000 milhões de won (cerca de 9,2 milhões de euros),refere a mesma nota divulgada recentemente pela firma.

Como votarNo site www.the-lukas.co.uk escolha aopção ‘Community’ edepois basta clicar em‘Personality of the year’ evotar. É preciso um e-mailpara confirmar o voto.O prazo de votação termi-na no dia 17 de fevereirode 2013.Para quem quiser sabermais, basta visitar o sitedo evento: www.the-lukas.co.uk ou www.mar-ciodelgado.comFoto: Simone Bello

HORA [email protected]

Page 29: EDICAO NUM 32 DO HORA H . BASTA UM CLIK E PODE LER TODO O JORNAL ! SAIBA TUDO SOBRE AS NOSSAS COMUNIDADES LUSOFONAS NO REINO UNIDO ! O MELHOR E MAIOR JORNAL EM PORTUGUES ! "

29De 7 a 20 de Fevereiro de 2013 l HORA HAngola

Bilhete de Identidade

Capital LuandaLíngua oficial PortuguêsLema Virtus Unita Fortior (A uni-dade dá força)Moeda KwanzaÁrea 1.246.700 Km²Fronteiras RepúblicaDemocrática do Congo, Zâmbia eNamíbia

l INDICADORES GERAISHabitantes 18.992.707Homens 9.362.060Mulheres 9.630.647Resid. área urbana 58,50%Resid. área rural 41,50%Densidade 15 hab/Km2PIB US$34.991 milhõesPer capita US$1.892Alfabetização > 15 anos 67,4%Natalidade 42 por 1000Mortalidade 16 por 1000Esperança de vida 48,1 anos

l GOVERNORepública PresidencialistaPresidenteJosé Eduardo dos SantosVice-presidenteFernando da Piedade Dias dosSantos

l RECURSOS NATURAISDiamantes, ouro, urânio, café,algodão, pescado.

l OUTROS DADOSLinhas telefónicas1,59 a cada 100 habitantes

Assinantes telemóvel46,69 por cada 100 habitantes

Número de PC’s pessoais0,60 por cada 100 habitantes

Utilizadores com acesso à net10,00 por cada 100 habitantes

Áreas cultivadas2,96% da área total

Área de pastagem permanente43,31% da área total

Publicidade

!Governo duplica orçamentopara o ensino superiora pensar na qualidadeOministroangolanodoEnsinoSupe-rior, Adão do Nascimento, justificou,no passado 31 de Janeiro, em Lon-dres,aduplicaçãodoorçamentoparaosectorcomanecessidadedemelho-raraqualidadedaofertanasuniversi-dades.

“Nós temos de promover a quali-dadeporqueéessencialtermostécni-cos bem preparados, e isso significaterem os conhecimentos mais avan-çados possíveis, com um domínio deprofissionalismoomaiselevadopos-sível”, disse à Lusa, após a participa-ção numa mesa redonda sobre a im-portânciadeparceriasinternacionaisno instituto de estudos ChathamHouse.

Ogovernante,queestevenacapitalbritânica a participar no FórumMundial de Educação, que decorreuentresegundaequarta-feira, falounaambiçãodoplanonacionaldeforma-çãodequadrosparavigorarde2013a2020equeestáemfinalização.

Um dos objectivos que ainda estápordefiniréonúmerodealunosquepretende formar nos próximos anos,embora dê como certo que será pos-sível duplicar os atuais 150 mil estu-

dantesuniversitários18antesdofinaldoprazo.

“Precisamoscadavezmaisdepes-soas comprometidas com a orienta-ção de desenvolvimento que o paístem, comprometidas em trabalhar eproduzir com a melhor qualidade osbenseosserviçosqueopaísprecisa”,

vincou Adão do Nascimento. Para2013, o orçamento para o ensino su-perior quase duplicou, de 38 mil mi-lhões de kwanzas (292 milhões deeuros) para 75 mil milhões de kwan-zas(575milhõesdeeuros)porneces-sidade de preencher “lacunas” e decontinuaracrescer,explicou.

Vários sectoresGeneral Electricquer investir maisA General Electric quer investirnas áreas de transportes, infra-estruturas e saúde em Angola,disse, a 1 de Fevereiro, o presi-dente da multinacional norte-americana, de visita a Luanda.Segundo a Angop, o presidente daGeneral Electric, Jeff Immelt,disse ao Presidente angolano,José Eduardo dos Santos, comquem se reuniu hoje em audiên-cia, que a sua empresa vê Angolacomo um país “com futuro” eperspectivas de crescimento.

Até 2016TAAG compramais três aviõesà BoeingA Transportadora Aérea deAngola (TAAG) pretende adquirir,de forma faseada e até 2016, trêsnovos aviões do tipo Boeing 777300 ER, anunciou o presidente doConselho de Administraçãodaquela empresa, noticiou a agên-cia Angop. O presidente doConselho de Administração daTAAG, Araújo Pimentel, explicouque o contrato assinado com aBoeing, em Março de 2011, prevê acompra de mais três aviões, sendo

que o primeiro será entregue emmaio de 2014, o segundo emDezembro de 2015 e o terceiro emMarço de 2016. A informação foidivulgada pelo chfe da TAAG nofinal de um encontro que o minis-tro dos Transportes de Angola,Augusto da Silva Tomás, mantevecom o presidente da empresaamericana General Electric (GE),Jeff Immelt. Araújo Pimentelacrescentou que a transportadoraárea angolana prevê ainda adqui-rir mais três aeronaves que, emprincípio, deverão ser entreguesem 2019/2020, mas que poderãoser recebidas antes, se a necessi-dade de crescimento e expansãoda empresa assim o justificar.

Bolseiros angolanos O ministro angolano do Ensino Superior, Adão do Nascimento quantificou em 12.580o número de jovens angolanos que beneficiam de bolsas de estudo pagas pelo governo, incluindo 3.600que estudam fora do país.

Este mêsPortugal envia30 professoresPortugal vai enviar este mês 30professores para Angola, para oprojecto de cooperação na área daeducação, de formação de docen-tes angolanos, anunciou um res-ponsável do Camões - Instituto daCooperação e da Língua. O anún-cio foi feito por FranciscoAlmeida Leite, vogal do conselhoDirectivo do Camões, no final deuma visita ao Caxito, província doBengo, onde se encontra localiza-do o Centro de Investigação emSaúde em Angola, uma parcerialuso-angolana na área da saúde.

Page 30: EDICAO NUM 32 DO HORA H . BASTA UM CLIK E PODE LER TODO O JORNAL ! SAIBA TUDO SOBRE AS NOSSAS COMUNIDADES LUSOFONAS NO REINO UNIDO ! O MELHOR E MAIOR JORNAL EM PORTUGUES ! "

Cabo VerdeHORA H l De 7 a 20 de Fevereiro de 201330

Bilhete de Identidade

Capital PraiaLíngua oficial PortuguêsLema Unidade, Trabalho eProgressoMoeda Escudo cabo-verdianoÁrea 4.033 Km²

l INDICADORES SOCIAISHabitantes 512.582Homens 245.236Mulheres 267.346Resid. área urbana 61,09%Resid. área rural 38,91%Densidade 127 hab/Km2PIB US$1.583 milhõesPIB per capita US$3.131Alfabetização > 15 anos 85,9%Natalidade 24 por 1000Mortalidade 5 por 1000Esperança de vida 71,9 anos

l GOVERNORepública parlamentaristaPresidente Jorge Carlos FonsecaPrimeiro Ministro e Ministroda Reforma do EstadoJosé Maria Pereira NevesPresidente da AssembleiaNacional Basílio Mosso Ramos

l RECUROSAgricultura, riqueza marinha doarquipélago, prestação de serviçosque corresponde a 80% do PIB, eturismo

l FERIADOS FIXOS1 de JaneiroAno Novo13 de JaneiroDia da Democracia20 de JaneiroDia dos Heróis Nacionais1 de MaioDia do Trabalhador19 de MaioDia do Município da Praia1 de JunhoDia Internacional da Criança5 de JulhoDia da Independência15 de AgostoDia da Padroeira Nacional(N.ª Sr.ª das Graças)1 de NovembroDia de Todos os Santos25 de DezembroNatal

!Famílias carenciadas a viverem Portugal vão ser ajudadasO primeiro-ministro de Cabo Verdedisse, na segunda-feira, 4 de Feverei-ro, estar preocupado com as condi-ções de vida da comunidade do seupaís em Portugal e adiantou que ogoverno que lidera vai ajudar as fa-mílias mais carenciadas.

“Queremos ver se é possível apoiaros casos mais difíceis que precisa-riam de uma mão amiga do Governode Cabo Verde. Estamos a identificaresses casos e, em articulação com aembaixada, vamos apoiar essas famí-lias”, disse José Maria Neves.

O primeiro-ministro adiantou queo seu Governo vai alargar a Portugalum fundo de solidariedade que, atéao momento, apoia as comunidadesda diáspora na Guiné-Bissau, emMoçambique e em São Tomé.

Este fundo será destinado a apoiarfamílias em situações “sociais muitoprecárias” e até a emigrantes quepretendam regressar a Cabo Verde,mas que não têm condições finan-ceiras para o fazer.

O chefe do Governo cabo-verdianoparticipou numa iniciativa na Ama-dora, em que ouviu relatos da comu-nidade que reside nesse município e,no final da sessão, disse aos jornalis-tas estar “muito preocupado” com as

condições de vida da comunidadecabo-verdiana em Portugal, ao nívelda habitação e da segurança.

José Maria Neves ouviu relatos devários moradores de Santa Filomena,bairro ilegal onde a câmara da Ama-dora está a desenvolver um processode demolição de habitações paraconsequente desmantelamento do

bairro.O primeiro-ministro disse aos mo-

radores que ficaram sem habitações,ou que estão em vias de não ter aloja-mento - e que disseram não ter con-dições para alugar um imóvel nomercado -, que o Governo de CaboVerde não pode “impor” a sua vonta-de e que apenas pode dialogar com o

“Cova da Moura” A “Cova da Moura”, no concelho da Amadora é sob todos aspectos um verdadeiro bairro cabo-verdiano em Portugal. Trata-se de um bairro clandestino, mas onde habitam mais de 7 mil pessoas. Por aquipassa o melhor da cultura cabo-verdiana, mas também o pior no estrangeiro.

O primeiro-ministro de Cabo Verdedisse,em1deFevereiroúltimo,queosserviços da RTP-África e da agênciaLusasão“estratégicos”paraospaísesde expressão portuguesa e que de-vem continuar. Questionado sobre aeventualidade dos cortes orçamen-taisemPortugal poderemviraafetaros serviços da agência e do canal quedifundempara ocontinenteafricano,José Maria Neves afirmou que de-vem continuar e “também com umforteapoio”dospaíseslusofalantes.

“É do interesse de Portugal que osserviçosdaRTP-Áfricacontinuem, éestratégico.Esperoqueestesserviços

continuem também com um forteapoio dos Estados da ComunidadedosPaísesdeLínguaPortuguesa”,res-pondeu o primeiro-ministro acres-centando que já abordou o assuntocom oGovernoportuguês.

NaRTPenaagênciaLusa-quedis-põededelegaçõesecorrespondentesnaComunidadedosPaísesdeLínguaPortuguesa e serviços destinados àLusofoniaeàdiásporaportuguesa-oscortes orçamentais anunciados peloGoverno estão ser contestados pelosindicato de jornalistas, entre outrasentidades, que temem uma reduçãodaqualidadedoserviço.

Primeiro semestre deste anoGovernantes vãodeslocar-se a AngolaO Presidente da República de Cabo Verde,Jorge Carlos Fonseca, e o Primeiro-minis-

tro, José Maria Neves, visitam Angola em 2013, segundo anunciousegunda-feira, 4 de Fevereiro, na Cidade da Praia, a embaixadoraangolana. Josefa Cruz, que falava à imprensa cabo-verdiana no âmbi-to das comemorações do 52º. aniversário do início da luta armada emAngola, informou que o Presidente Jorge Carlos Fonseca vai visitarAngola até ao final do primeiro trimestre de 2013. O Primeiro-minis-tro José Maria Neves vai deslocar-se a Luanda antes do fim do pri-meiro semestre deste ano, até Junho, à frente de uma importantedelegação empresarial, segundo a diplomata Josefa Cruz, que desa-fiou Cabo Verde a apostar mais no investimento privado angolano.

E noutras comunidades cabo-verdianasCaixa Económica quer abrirescritórios em Portugal e FrançaA Caixa Económica de Cabo Verde quer internacionalizar-se abrin-do escritórios de representação em Portugal, França, EstadosUnidos e junto de outras comunidades cabo-verdianas, disse à LusaDiogo Machado,administrador da Geocapital, que controla o banco.À margem de um encontro, em Lisboa, do primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, com os responsáveis da GeocapitalAntónio Almeida Santos e Jorge Ferro Ribeiro, Diogo Machadoadiantou que o grupo está “muito satisfeito” com a operação cabo-verdiana, que é rentável, mas que Cabo Verde tem um potencial porrealizar enquanto grande praça financeira da África Ocidental.Serviços da Lusa e RTP-África

são “estratégicos” para o país

município.No final da iniciativa, o chefe do

Governo de Cabo Verde disse aosjornalistas que parte de Portugal“com muitas preocupações, mastambém com algumas propostas.Vamos continuar a dialogar com ascâmaras e com o Governo portuguêspara apresentarmos novas soluçõespara ver como podemos ajudar ain-da mais a comunidade”, disse.

Em Novembro, a vereadora daHabitação e vice-presidente da câ-mara da Amadora, Carla Tavares,disse à Lusa que, desde o início doprocesso de demolição do Santa Fi-lomena (2010), já foram demolidas192 construções ilegais e que faltamdemolir 251, das quais 158 são deagregados familiares inscritos noPER e outras são de ocupação ilegal.

Carla Tavares adiantou que o mu-nicípio não vai construir mais bair-ros sociais e que as soluções de alo-jamento têm sido encontradas atra-vés da aquisição de imóveis no mer-cado imobiliário livre.

Durante a iniciativa, vários mora-dores do bairro apelaram ao primei-ro-ministro de Cabo Verde para queexija a suspensão da demolição dehabitações.

Page 31: EDICAO NUM 32 DO HORA H . BASTA UM CLIK E PODE LER TODO O JORNAL ! SAIBA TUDO SOBRE AS NOSSAS COMUNIDADES LUSOFONAS NO REINO UNIDO ! O MELHOR E MAIOR JORNAL EM PORTUGUES ! "

31De 7 a 20 de Fevereiro de 2013 l HORA HMoçambique

Bilhete de Identidade

Capital BissauLíngua oficial PortuguêsLema Unidade, Luta e ProgressoMoeda Franco CFAÁrea 36.125 Km²Fronteiras Senegal e GuinéConakri

l INDICADORES SOCIAISHabitantes 1.647.380Homens 816.147Mulheres 831.233Resid. área urbana 30,00%Resid. área rural 70,00%Densidade 46 hab/Km2PIB US$ 833 milhõesPIB per capita US$ 517Alfabetização > 15 anos 69,5%Natalidade 41 por 1000Mortalidade 17 por 1000Esperança de vida 48,6 anos

Guiné-Bissau

Bilhete de Identidade

Capital MaputoLíngua oficial PortuguêsMoeda MeticalÁrea 801.590 Km²Fronteiras Tanzânia, Zâmbia,Malauwi, Suazilândia, Zimbabwe eÁfrica do Sul

l GOVERNORepública presidencialistaPresidente Armando GuebuzaVice-presidente Aires Ali

l RECURSOS NATURAISCarvão, sal, grafite, bauxite, ouro,pedras preciosas e semipreciosas,gás natural e mármore.

l PRINCIPAIS PRODUTOSAlgodão, cana-de-açúcar,castanha-de-caju, mandioca.

O porta-voz do governo de transiçãoda Guiné-Bissau acusou os “Estados‘consumidores’” de droga de ignora-rem o seu pedido de ajuda no comba-te ao narcotráfico e denunciou umacampanha para conotar Bissau comum narcoestado.

“Não se entende que sejamos acu-sados [de ser um narcoestado] e nãohaja nenhuma prova nesse sentido.Até hoje não nos foi apresentadaqualquer prova”, disse Fernando Vazem entrevista à Lusa em Lisboa, nopassado 2 de Fevereiro.

Para o ministro de Estado, da Presi-dência, Assuntos Parlamentares eComunicação Social, a associação aonarcotráfico resulta de “uma campa-nha feita contra a Guiné-Bissau”.

Admitindo que o tráfico de droga“existiu e existe, como em qualquerparte do mundo”, Fernando Vaz afir-mou que a situação é pior noutrospaíses da região.

Há “países limítrofes” que “sãoefectivamente placas de passagem detoda a droga que vem da América doSul, mas não a Guiné-Bissau. Não te-mos condições. Temos um péssimo

Países consumidores de drogaignoram pedido de ajuda de Bissau

O número de pessoas que morreramdevido às cheias em Moçambiquesubiu para 86 e o de refugiados emcentros de acomodação é de 150 mil,revelou, em 31 de Janeiro último, oInstituto Nacional de Gestão de Ca-lamidades (INGC).

Em declarações à Lusa, a porta-vozdo INGC, Rita Almeida, apontou aprovíncia de Gaza, no sul de Moçam-bique, como a que registou até agora

Cheias provocam 86 mortose 150 mil desalojados

o maior número de mortes devido àscalamidades naturais, com 41 óbitos.

Rita Almeida afirmou que a crisehumanitária provocada pelas cala-midades naturais está longe de serultrapassada, porque a época chuvo-sa continua.

“Esta época chuvosa é atípica, por-que tem estado a chover muito e commuita frequência”, assinalou a por-ta-voz do INGC.

aeroporto, portos que não funcio-nam”, exemplificou.

No entanto, reconheceu que a cos-ta e o espaço aéreo do país são propí-cios àquele tipo de actividades por se-rem pouco vigiados, e admitiu que a“fragilidade de algumas instituiçõesdo estado guineense” tornam mais fá-cil ao tráfico, mas sublinhou que porisso mesmo o governo já pediu ajuda

ONU preocupada com a Guiné O narcotráfico é uma das preocupações da comunidade internacional no quediz respeito à Guiné-Bissau. No seu último relatório sobre a situação na Guiné-Bissau, o secretário-geralda ONU manifestou também preocupação com relatos de assassínios e buscas extrajudiciais no país.!

Segundo Rita Almeida, os princi-pais rios moçambicanos têm regista-do ligeiras reduções de nível, mascontinuam todos acima do alerta.

“Não se pode dizer que o pior te-nha passado, porque os rios conti-nuam com caudais cheios. As co-munidades devem continuar afas-tadas das zonas de risco, até infor-mação em contrário”, sublinhouRita Almeida.

Fundação GatesM. Matsinhepremiada por“vida dedicadaà vacinação”Aos 64 anos, a moçambicanaMargarida Matsinhe recebeuno início deste mês a recom-pensa de uma vida dedicada àpromoção do acesso às campa-nhas de vacinação, ao vencer oPrémio Gates VaccineInovation da Fundação Bill eMelinda Gates. Esta insitui-ção, criada pelo multimilioná-rio norte-americano BillGates e gerida pela suamulher Melinda, anunciou aescolha de MargaridaMatsinhe para este prémiodevido ao papel “instrumen-tal na remoção de obstáculosao acesso das crianças àsvacinas”. Com aVillageReach, uma ONGnorte-americana na qual apremiada trabalha e que estávoltada para a promoção doacesso das comunidadespobres aos serviços de saúde,Margarida Matsinhe conse-guiu aumentar de 69% para95% de crianças com acesso àvacinação e reduzir de 80por cento para um a falta devacinas em quatro provínciasmoçambicanas.

formal “à ONU e aos países amigos”.“[Dissemos:] Ajudem-nos é um mal

que vai terminar nos vossos países.Tragam as lanchas, os helicópteros,estamos disponíveis e vamos darapoio a 100% a fiscalizar e fazer ocombate ao narcotráfico”, disse oporta-voz, lamentandoqueessaajudanão tenha ainda chegado, eventual-mente “por desinteresse dos países”.

Reunião da CPLPPALOP vãopropor soluçãopara a criseOs países africanos de línguaoficial portuguesa vão proporà Comunidade de Países deLíngua Portuguesa (CPLP)uma saída para a crise naGuiné-Bissau, disse à Lusa, ema 1 de Fevereiro último, a minis-tra são-tomense dos NegóciosEstrangeiros, Cooperação eComunidades. NatáliaUmbelina disse que os repre-sentantes de Angola, CaboVerde, Moçambique e SãoTomé e Príncipe reuniram-se àmargem do último encontro daUnião Africana para “concertarposições” sobre a Guiné-Bissau.“Tivemos uma reunião entre osPALOP para juntos reflectir-mos um pouco mais, concer-tarmos as nossas posições, paranuma próxima reunião daCPLP podermos também levaro nosso apoio, o apoio dos cincopaíses lusófonos em África paraque rapidamente a Guiné-Bissau possa conhecer novasesperanças”, explicouUmbelina.

Page 32: EDICAO NUM 32 DO HORA H . BASTA UM CLIK E PODE LER TODO O JORNAL ! SAIBA TUDO SOBRE AS NOSSAS COMUNIDADES LUSOFONAS NO REINO UNIDO ! O MELHOR E MAIOR JORNAL EM PORTUGUES ! "

Timor-LesteHORA H l De 7 a 20 de Fevereiro de 201332

São Tomé e Príncipe

Bilhete de IdentidadeCapital DíliLíngua oficial Português eTétumLema Unidade, Acção eProgressoMoeda Dólar americanoÁrea 14.874 km²Fronteiras IndonésiaClima Equatorial

l INDICADORES SOCIAISHabitantes 1.066.582Densidade 75,3 hab./km²Esper. de vida 60,8 anosMort. infantil 66,7 por cada1000Alfabetização 50,1%PIB US$ 349.000.000Per capita US$ 600Cidade mais populosa Díli

l GOVERNORepública parlamentaristaPresidente José Ramos-HortaPrimeiro-ministro XananaGusmão

Bilhete de IdentidadeCapital São ToméLíngua oficial PortuguêsMoeda DobraÁrea 1.001 km²

l INDICADORES GERAISHabitantes 165.397Homens 81.913Mulheres 83.484Resid. área urbana 62,23%Resid. área rural 37,78%Densidade 172 hab/Km2PIB US$ 212 milhõesPIB per capita US$1.302Alfabetização > 15 anos 89,2%Natalidade 32 por 1000Mortalidade 7 por 1000Esperança de vida 66,1 anos

l GOVERNORepública semipresidencialistaPresidente Manuel Pinto da CostaPrimeiro-ministro Gabriel Arcanjoda Costa

O Fundo Monetário Internacional(FMI) prevê manter este ano a suaajuda financeira de quatro milhões dedólares (2,9 milhões de euros) a SãoToméePríncipe,disseochefedamis-sãoparaoarquipélago,RicardoVello-so,nopassado1deFevereiro.

“Omontantetotaldoacordoquete-mos com São Tomé é de quatro mi-lhõesdedólares,quesãodesembolsa-dos a cada seis meses em parcelasiguais, o nosso papel principal não éexactamentedefinanciamento”,disseRicardoVelloso.

Em relação ao crescimento econó-mico do país, o responsável do FMIprevêquepossarondarentrequatroecinco por cento este ano. “Eu acreditoquevaihaverumimpactopositivoso-bre a economia de São Tomé e Prínci-pe. Ainda não vai ser um crescimentoespectacular, mas vai ser um cresci-mento importante, um crescimentosustentável”,sublinhou.

Ricardo Velloso disse ainda que asreservas externas “estão num bom ní-vel, acima do previsto, o que é umaboanoticia”,erecomendouaoGover-no que elabore para este ano “um or-

FMI mantém ajuda financeirade quatro milhões de dólares

çamento responsável, equilibrado edentro das capacidades de financia-mentodopaís”.

“A nossa recomendação geral é quese mantenha a meta que foi acordada,que é de um défice primário de poucomais de três por cento do Produto In-terno Bruto (PIB), utilizar as premis-sas realistas sobre o crescimento eco-nómico e arrecadação tributaria e ter

um nível de gasto que seja suficiente”,lembrouochefedamissãodoFMI.

Ricardo Velloso concluiu na sexta-feira uma série de encontros com vá-rios membros do Governo, técnicosdo Ministério do Plano e Finanças erepresentantes de missões diplomáti-cas acreditadas no arquipélago e pro-meteu aumentar a assistência técnicadesta instituiçãoaopaís.

O Presidente de Timor-Leste, TaurMatab Ruak, disse, no passado 2 deFevereiro, que os timorenses de-vem reforçar as condições para aestabilidade e confiança, porquesão os únicos responsáveis pela se-gurança e a defesa do país.

TaurMatanRuakdiscursavaporoca-sião do 12º aniversário da criação dasFALINTIL - Forças de Defesa de Ti-mor-Leste(FALINTIL-FDTL),quefoicomemoradocomumaparadaeapro-moçãodealgumasdezenasdemilitares.

“A segurança e a defesa de Timor-Leste estão agora nas mãos dos fi-lhos de Timor. Devemos reforçar ascondições para a estabilidade e aconfiança”, afirmou Taur MatanRuak, recordando o fim da missão demanutenção de paz da ONU, em 31de Dezembro de 2012. O chefe deEstado timorense destacou tambémque a “nova missão nacional” é o de-ver de todos os timorenses trabalha-rem com “devoção para o desenvol-vimento social, económico, técnico,

Presidente apela ao reforçoda estabilidade e confiança

! FALINTIL As Forças de Defesa de Timor-Leste foram criadas a 1 de Fevereiro de 2001, durante a administra-ção transitória das Nações Unidas, na sequência da realização do referendo de 1999 que deu a independên-cia ao país.

Sector pretrolíferoTailândia eTimor-LestereforçamcooperaçãoOs governos de Timor-Leste e daTailândia assinaram um memo-rando de entendimento parareforçar a cooperação entre osdois países na exploração e des-envolvimento do setor petrolífe-ro timorense.O memorando de entendimentofoi assinado no Ministério dosNegócios Estrangeiros deTimor-Leste, com a presença dochefe da diplomacia, José LuísGuterres, e do vice-primeiro-ministro, Fernando La Sama deAraújo. O documento, rubricadopelo ministro do Petróleo eRecursos Naturais de Timor-Leste, Alfredo Pires, e peloministro da Energia da Tailândia,Pongsak Ruktapongpsial, visa oreforço da cooperação no desen-volvimento do setor energéticotimorense, na construção deinfraestruturas e formação paraa exploração, produção e comér-cio de petróleo.

Elsa Pinto nomeadaExoneradoProcurador--Geral daRepúblicaO presidente de São Tomée Príncipe, Manuel Pintoda Costa, exonerou o pro-curador-geral da repúbli-ca, Roberto Raposo, numdecreto tornado público nanoite de sexta-feira, 1 deFevereiro.Nomeado em Agosto de2006, Roberto Raposo foisubstituído no cargo deProcurador-Geral daRepública por Elsa d’Alvade Barros Teixeira Pinto,jurista de profissão e jáexerceu os cargos deministra da Justiça e dosAssuntos Parlamentares eda Defesa e OrdemInterna.Elsa d’Alva de BarrosTeixeira Pinto é deputadada Assembleia Nacional(parlamento são-tomense)pela bancada doMovimento de Libertaçãode São Tomé e Príncipe -Partido Social-democrata(MLSTP-PSD).

científico e cultural” do país.Para o Presidente, as forças de de-

fesa podem ser uma “mais-valia”para o processo desenvolvimento dopaís através do apoio às comunida-des, especialmente nas zonas ruraismais carenciadas.

Nodiscurso,decercade15minutos,oPresidentedissequeasforças dede-

fesa do país são uma “força moderna,disciplinadaeresponsável”,queconti-nuaaapostarnoseudesenvolvimentotécnicoeprofissional.Paraisso,segun-do Taur Matan Ruak, conta com oapoiodospaísesamigosdeTimor-Les-te, destacando a cooperação técnico-militarcomPortugal,Brasil, Austrália,NovaZelândiaeEstadosUnidos.

Page 33: EDICAO NUM 32 DO HORA H . BASTA UM CLIK E PODE LER TODO O JORNAL ! SAIBA TUDO SOBRE AS NOSSAS COMUNIDADES LUSOFONAS NO REINO UNIDO ! O MELHOR E MAIOR JORNAL EM PORTUGUES ! "

33De 7 a 20 de Fevereiro de 2013 l HORA HDesporto

Publicidade

CAN 2013

O presidente de Cabo Verde con-decorou, na passada terça-feira, 5,a selecção nacional de futebol eaproveitou o momento para pedirao presidente da federação e aocapitão Nando que permaneçamna equipa, pelo menos “até fecharo ciclo”.

Jorge Carlos Fonseca atribuiu amedalha de Segundo Grau da Or-dem de Mérito aos jogadores,equipa técnica e até aos jornalistase repórteres de imagem que acom-panharam a selecção cabo-verdia-na de futebol durante a Taça dasNações Africana (CAN) de 2013,que ainda decorre na África do Sul.

Já o seleccionador Lúcio Antu-nes e o presidente da FederaçãoCabo-verdiana de Futebol (FCF),Mário Semedo, receberam a meda-lha do primeiro grau da Ordem doDragoeiro pelo “serviço prestadoao desporto cabo-verdiano e à Na-ção, ao levarem Cabo Verde pelaprimeira vez” à maior competiçãode futebol em África.

“É um gesto de reconhecimentopelas conquistas que conseguimosna África do Sul. É justo e sobretu-do conforta-nos bastante, porque,cada vez que o nosso trabalho éreconhecido naturalmente, fica-

HORA H / [email protected]

mos satisfeitos”, disse Mário Se-medo.

Jorge Carlos Fonseca sustentouque, pelo trabalho feito, “os Tuba-rões Azuis” fizeram o país “conhe-cido no mundo”, mostrando a“imagem de união, de solidarieda-de e de espírito de luta que carac-teriza o povo” cabo-verdiano.

A condecoração foi um momentopara o capitão Nando, 34 anos, expli-car ao presidente que irá deixar a se-lecção de futebol, após 12 na equipanacional, e Mário Semedo tambémaproveitou para anunciar que, após15 anos à frente da instituição, deixaeste ano o comando da federação.

Logo a seguir, na sua interven-ção, Jorge Carlos Fonseca aprovei-tou a oportunidade para pedir aosdois que continuem na selecção, jáque, no seu entender, “é precisofechar o ciclo num momento que opaís terá ainda que lutar pela qua-lificação para no Mundial2014”, adisputar no Brasil.

Jorge Carlos Fonseca, aliás, re-conheceu que Cabo Verde poderáter dificuldades em apurar-se,uma vez que a equipa nacional jáperdeu os dois primeiros jogos,um em casa, com a Tunísia, e outrofor, com a Serra Leoa, ambos por2-1, e é o último classificado do seugrupo.

“Não prometemos que iremosganhar o Mundial, mas sei que nãoé impossível a nossa participaçãoe acredito que, com o empenho edeterminação desta equipa, pode

chegar ao Mundial e fazer bonitono Brasil”, sublinhou.

Em resposta, tanto Nando comoMário Semedo prometeram pon-derar.

“Nunca esperei que algum dia opresidente da República me fossepedir para continuar na selecção.Vou conversar com a minha famí-lia e vou pensar bem. Acho que é omomento certo para sair, para darlugar à malta mais nova. Mas ago-ra vou pensar”, disse Nando.

Mário Semedo, presidente daFCF desde de 1998, termina o seumandato este ano e prometeutambém pensar no assunto. “De-pois falarei nisso”, respondeu.

Antes da condecoração, os “Tu-barões Azuis” receberam da mãoda ministra da Educação e Des-porto de Cabo Verde, FernandaMarques, o cheque de cinco milcontos (cerca de 45,3 mil contos)referentes aos prémios de jogoprometidos pelo primeiro-minis-tro José Maria Neves.

Meias-finais no domingo

Nas meias-finais da CAN 2013, aselecção do Mali vai defrontar ovencedor do jogo entre Costa doMarfim e Nigéria, que se disputano domingo, 10 de Fevereiro.

A outra meia-final contará como Gana, que eliminou Cabo Verde,e que irá defrontar o vencedor dojogo entre o Burkina Faso e o Togo,também a realizar no domingo.

‘Tubarões Azuis’fizeram história

Milhares de pessoas receberam no aeroporto da Cidade da Praia a selecção de futebol de Cabo Verde.

KabuscorpMeyong querganhar o títuloem AngolaO avançado camaronês AlbertMeyong garantiu, em declara-ções à agência Lusa, que partepara Angola sem o objectivo deser o melhor marcador, mas simpara ajudar o Kabuscorp a sercampeão angolano de futebol.“O meu objectivo é jogar em proldo clube e o mais importante éisso. Fui contratado para ajudaro Kabuscorp a ser campeão enão para ser o melhor marca-dor. Agora é lógico que fazendogolos é meio caminho andadopara ajudar a equipa a ganhar”,referiu. Para Meyong, que dei-xou em janeiro o Vitória deSetúbal, sendo ainda o segundomelhor marcador da I Liga, esta“é uma experiência nova”.“Neste momento não sei o quese vai passar, mas um jogadortem de estar preparado paramudar de clube. Tive muitasconversas com as pessoas doKabuscorp, gostei do que medisseram e foi por isso que acei-tei [o convite]”, explicou.Alexandre Pereira, chefe dacomitiva do Kabuscorp, que está

a estagiar desde domingo, 3 deFevereiro, no Centro de Estágiosde Rio Maior, considerou que“Meyong é um jogador expe-riente, que já conquistou muitacoisa”, referindo que a equipaprecisa “dessa grande valia”.Com um plantel de 27 jogadores,a formação do bairro doPalanca, um dos mais populososde Luanda, apresenta 13 carasnovas e um novo treinador, EduAntranik. O técnico búlgaro, de51 anos, que jogou em Portugaldurante várias épocas noLeixões, Boavista e Vitória deSetúbal, tendo também treinadoa equipa de Matosinhos, terá adifícil missão de substituir orusso Victor Bondarenko, quedirigia o Kabuscorp desde 2010,tendo conquistado o segundolugar em 2011.

Page 34: EDICAO NUM 32 DO HORA H . BASTA UM CLIK E PODE LER TODO O JORNAL ! SAIBA TUDO SOBRE AS NOSSAS COMUNIDADES LUSOFONAS NO REINO UNIDO ! O MELHOR E MAIOR JORNAL EM PORTUGUES ! "

DesportoHORA H l De 7 a 20 de Fevereiro de 201334

FC Porto e Benfica“grudados” no topo

Liga Zon Sagres

Com FC Porto e Benfica num in-tenso “mano a mano” no topo da ILiga de futebol, o empate conce-dido pelo Sporting de Braga, naúltima jornada, permite que Pa-ços de Ferreira e Rio Ave “esprei-tem” a Liga dos Campeões.

A goleada (4-0) dos “dragões”,no sábado, 2 de Fevereiro, nosempre difícil terreno do Vitóriade Guimarães fez prevalecer avantagem condicional (deixa deser critério prioritário de desem-pate no final do campeonato) doFC Porto sobre o Benfica no capí-tulo dos golos marcados, que sãoagora quatro.

Por outro lado, viu reforçada aliderança do colombiano JacksonMartinez na lista de goleadoresda prova, com mais três golosmarcados aos minhotos, aumen-

tando para 18 com a sua assinatu-ra.

O Benfica não tremeu com a“pressão” de jogar 24 horas de-pois dos “rivais” e conseguiu umavitória confortável sobre o Vitóriade Setúbal, sem o seu melhor go-leador (Cardozo), mas com a ca-pacidade de “fogo” repartida porEnzo Perez, Lima e Rodrigo, com-provando o vasto naipe de solu-ções ofensivas ao dispor de JorgeJesus.

Do outro lado, José Mota conti-nua sem ver o Vitória de Setúbalsair dos lugares de despromoçãoe está agora mais longe do Beira-Mar e do Gil Vicente, que conse-guiram pontuar no domingo.

A jornada 17 terminou na ter-ça-feira, com o Paços de Ferreiraa isolar-se no terceiro lugar de-

pois de vencer na Mata Real o Es-toril-Praia por 1-0 (em retomadodepois de ter sido interrompidosegunda-feira devido ao nevoei-ro).

Manuel José, aos 80 minutos,quatro minutos depois de o jogoter sido reatado, marcou o goloque valeu os três pontos aos “cas-tores”, que agora somam 31 pon-tos, mais um que Sporting de Bra-ga, que empatou sábado a três go-los na visita ao Beira-Mar.

Já o Estoril-Praia mantém-seno oitavo lugar, com 19 pontos, osmesmos que Sporting.

Distância é, por sua vez, palavra“ingrata” para o Sporting, que so-freu a primeira derrota na era Je-sualdo Ferreira. O “carrasco” dos“leões” - o Rio Ave -, por seu lado,“cimentou” o quinto lugar (de

acesso à Liga Europa).Outro dos destaques da ronda

vai para a estreia vitoriosa de Au-gusto Inácio ao serviço do Morei-rense, que conquistou os trêspontos no terreno do Nacional daMadeira (1-2).

Também no Minho, uma outranota para registar o regresso àsvitórias em casa do Gil Vicente, oque já não acontecia há quatromeses, batendo o Marítimo por4-2.

Os gilistas, no 12.º posto (18pontos), ficaram a apenas umponto dos funchalenses, que seencontram no 10.º lugar e ultra-passaram a Olhanense (13.º), quenão conseguiu melhor que umempate sem golos, em casa, fren-te à Académica (7.º), que somou oseu 20.º ponto no campeonato.

HORA H / [email protected]

Paços de Ferreirae Rio Ave

espreitamacesso à

“Champions”.Sporting averbouprimeira derrota

da era JesualdoFerreria

Os ‘dragões’ marcaram nove golos nas últimas duas jornadas.

Os órgãos sociais do Sportingdemitiram-se em bloco e foramconvocadas eleições para 23deMarço, anunciou o presiden-te da Mesa da Assembleia Geral(AG), Eduardo Barroso. “Ostitulares dos órgãos sociais doSporting, Mesa da Assembleia-Geral, Conselho Directivo eConselho Fiscal e Disciplinar,estiveram reunidos em plenáriono dia de hoje (segunda-feira,4). Nesta reunião entenderamrenunciar ao mandato para oqual foram eleitos, no dia 6 docorrente mês, marcando novoacto eleitoral para 23 de Marçode 2013”, leu Eduardo Barroso.

Crise arrastaSportingpara novaseleições

Jogo amigávelEquador batePortugal por 3-2em GuimarãesPortugal foi derrotado peloEquador, por 3-2, em jogo parti-cular de preparação para a qua-lificação do Mundial de futebolde 2014, disputado na quarta-feira, 6, no Estádio D. AfonsoHenriques, em Guimarães.Depois de Valencia (2 minutos)ter inaugurado o marcador afavor dos equatorianos,Cristiano Ronaldo (23) empatou, com o seu 38.º golo na selecção,e Hélder Postiga (60) deu a volta ao marcador, mas João Pereira(61), com um autogolo, e Caicedo (70) deram o triunfo doEquador, segundo classificado da qualificação sul-americanapara o Mundial. A selecção portuguesa, que fez o primeiro jogoem 2013, visita Isarel a 22 de Março, em partida do Grupo F deapuramento para o Campeonato do Mundo. Após quatro jogos,portugueses e israelitas seguem ambos com sete pontos, atrásda Rússia, que lidera, com 12.

Recreativo do LiboloH. Calistoé a aposta parachegar ao “tri”O treinador portuguêsHenrique Calisto foi apre-sentado, no passado 5 deFevereiro, no comando téc-nico do bicampeão do ango-lano de futebol, oRecreativo do Libolo, cujadireção acredita que o técni-co pode levar o clube aalcançar o “tri”.A ambição de e levar obicampeão angolano defutebol a vencer pela tercei-ra vez o campeonato nacio-nal de Angola ditou a esco-lha de Henrique Calistopara técnico principal doRecreativo do Libolo.

A Federação Portuguesa deFutebol (FPF) pagou aos 16 clu-bes não devedores ao fisco e àsegurança social as verbas dosjogos sociais relativas a 2011 eque tinham sido retidas noâmbito do Totonegócio. Emcomunicado, a FPF anunciou opagamento de cerca de 600 mileuros a Naval, P. Ferreira,Desportivo das Aves, Rio Ave,Estoril, Gil Vicente, Trofense,Oliveirense, Portimonense,Olhanense, S. Clara, Moreirense,Feirense, Freamunde, Sp.Covilhã e Arouca.

FPF pagou600 mil eurosa 16 clubesnão devedores

FC Porto e BenficaGrandes reforçamataque às ligaseuropeiasLiedson, Izmailov e Seba vão refor-çar o FCPorto na Liga dosCampeões de futebol, enquantoUrreta e Bryan Garcia são as opçõesacrescidas do Benfica para o restoda Liga Europa. A UEFA revelou alista das alterações dos clubes queainda disputam as suas competi-ções, sendo que os “dragões” se pre-veniram com a chegada do médioofensivo russo Izmailov, do ponta-de-lança brasileiro Liedson e dojovem avançado Seba, “canarinho” promovido da equipa B.Em sentido inverso, os avançados argentino Iturbe e brasileiroKléber deixam as opções de Vítor Pereira, tal com os defesasRolando (reforça a lista do Nápoles) e Miguel Lopes.Sem acção forte no mercado de Inverno, o Benfica promove o avan-çado uruguaio Urreta e o lateral esquerdo brasileiro Bryan Garcia,que chegou por empréstimo. Jorge Jesus deixou de contar com osextremos espanhol Nolito e brasileiro Bruno César.

Page 35: EDICAO NUM 32 DO HORA H . BASTA UM CLIK E PODE LER TODO O JORNAL ! SAIBA TUDO SOBRE AS NOSSAS COMUNIDADES LUSOFONAS NO REINO UNIDO ! O MELHOR E MAIOR JORNAL EM PORTUGUES ! "

35De 7 a 20 de Fevereiro de 2013 l HORA HMotores

‘Lambo’ mais rápidoque Boeing 777

A Lexus vai apresentar na próxima edição doSalão de Genebra o seu mais recente ‘fullhybrid’, o IS 300h. Segundo a marca ‘premium’da Toyota, o IS 300h “apresenta um designtotalmente novo e imbuído da nova filosofia L-Finesse, que combina as linhas mais agressivas,com uma presença em estrada mais forte ilus-trando o apuro dinâmico do novo IS”. O Salãode Genebra, Suíça, decorre de 4 a 17 de Março.

O Lamborghini Aventador LP700-4 Roadster somou mais umtítulo ao seu já extenso currículode recordes ao levar a melhor so-bre um Boeing 777 da AmericanAirlines em plena pista do Aero-porto Internacional de Miami,nos Estados Unidos.

A velocidade da aeronave nadescolagem varia entre os 241 e

os 290 km/h, mas o ‘Lambo’ LP700-4 Roadster pulverizou essesvalores ao atingir os 338 km/h,uma velocidade que nenhumavião é capaz de superar em ter-ra.

O teste de velocidade integroua operação de lançamento doAventador LP 700-4 Roadster de2013 e dos 50 anos da marca ita-

liana do grupo VW. Antes de per-correrem a pista, os cinco ‘Lam-bo’ posaram numa sessão foto-gráfica com um Boeing 777.

Posteriormente, as ‘bombas’ fo-ram conduzidas até um parquede Miami Beach onde fizeramparte de um desfile de 50 Lam-borghinis ao longo da zona deSouth Beach.

Mercedes apresentasistema anti-contramãoA Mercedes anunciou lançamento de sistemaque detecta os sinais de sentido proibido e emiteum sinal sonoro para alertar o condutor sempreque a viatura entrar em contramão, como opcio-nal nos Classe E e S. O dispositivo é capaz deidentificar os sinais de sentido proibido e paramelhorar a fiabilidade do sistema, a electrónicacompara os dados da câmara integrada no pára-brisas com os dados do sistema de navegação.

Lexus IS300h ‘nasce’no Salão de Genebra

Publicidade

O desenvolvimento doconceito Nismo no merca-do europeu vai prosseguir,em Junho, com o lança-mento do 370Z. O poderdo V6 3.7 vai evoluir de328 para 344 cv e de 363para 371 Nm, o suficientepara baixar a aceleração

até aos 100 km/h paraescassos 5,2 segundos!Disponível apenas nacarroçaria coupé e comcaixa manual de 6 veloci-dades, o 370Z Nismo éfacilmente identficadopela avantajada asa quecola a traseira à estrada.

Nissan 370Z Coupéterá versão Nismo

Page 36: EDICAO NUM 32 DO HORA H . BASTA UM CLIK E PODE LER TODO O JORNAL ! SAIBA TUDO SOBRE AS NOSSAS COMUNIDADES LUSOFONAS NO REINO UNIDO ! O MELHOR E MAIOR JORNAL EM PORTUGUES ! "

HORA H l De 7 a 20 de Fevereiro de 201336

Clubes e Associações

AssociaçãoDesportivade Machicode Londres

Fundação 2000DirecçãoPresident José SousaVice-presidente Terry WilliamsTesoureiro Vítor Mariano

Equipa principalAD Machico FCFundação 2000Treinador Andrew GriffithAdjunto Terry Williams

Ficha técnica

Presidente Sancho Barros

Vice-presidente Raul Barros

Tesoureiro Manuel Pires

Vogais Carla Vaz, RodrigoMonteiro e Teresa

Morada 56, Clapham Park Road// London SW4 7BG

Telefone 07900005515

Ficha técnica

AliançaPortuguese

Morada 9, Ashley Crescent //London SW11 5QZTelefone 07906450233E-Mail [email protected]

Ficha técnica

AssociaçãoLusitânia

Alegriado Norte

Direcção:Carlos BarbosaLurdes MendonçaAna Maria CabeçasClara BarbosaContacto:07905927550(Clara Barbosa)

Ficha técnica

FC Porto of London

Ficha técnica‘Trustees’ (corpo não executivo):António Almeida Martins MendesJosé António Machado da CostaJosé Gomes

Mesa da AssembleiaPresidente: José António M. daCosta1.º Secretária: Ana Duarte2.º Secretária: Clara Barbosa

DirecçãoPresidente: Pedro CosteiraVice-presidente (DL): ManuelaConceiçãoVice-presidente (FCPL) Rui Duarte

1.º Secretário: André Coelho2.º Secretário: Francisco BastosTesoureiro: Joshua Lino da CostaDirector de Futebol: AntónioPinheiroVogais: José Paulo T. da Costa,Joaquim Cunha, Ian Noel

Conselho FiscalPresidente: José GomesVogal: José Vaz

FC Porto de LondresMorada: 82, London RoadLondon SW9 9PETelef: 020 7733 7303

Gestor do Projecto:Luís VenturaMembros da direcção:Presidente: Lia Matos:Ana Cristina Santos, José AntónioCosta, Alcino Sequeira, Alex BighamVoluntários:

Beatriz Lafraia, Sonia Cardoso,Catarina Pais, Madalena, Amélia.Morada 1, Othello Close /Kennington / London SE11 4RE/Telefone: 020 7820 8666 / emailgeral: [email protected] / pági-na web: www.portuguesecc.org

Centro deApoio àComunidade Lusófona

Anglo-Portuguese SocietyMorada Canning House 2 Belgrave Square - London SW1X 8PJGeneral enquiries +44 (0)20 72459738

Fundado 23-10-1982DirecçãoPresidente José Manuel SousaVice-presidente e Director deFutebol Rui ReisTesoureira Andreia Gomes

Director de Rancho e de SedeSérgio ReisDirectores Felisberto Serrãoe Peter MoreiraEquipa principalCultural Football ClubFundação 23-10-1982

TreinadoresDebo e Francisco Trigo (Seniores)Carlos Sousa e Florim Deliu (Sub-12),Debo e Michael Craveiro (Sub-14)Sr. Teixeira (Veteranos)

Morada5 Lansdowne Way, London, SW81HLTel: 0207 820 9145Fax: 0207 587 1690Email: [email protected]: www.cultural-londres.co.ukDownload Cultural App para iPhone

Centro Desp. CulturalPortuguês de Londres

Os nossos Ranchos FolclóricosAlegria do Norte

Amigos Populares

Família Lusa

G. D. Cultural

Grupo Típico Português

Tradições de Portugal

Pérola da Madeira

Page 37: EDICAO NUM 32 DO HORA H . BASTA UM CLIK E PODE LER TODO O JORNAL ! SAIBA TUDO SOBRE AS NOSSAS COMUNIDADES LUSOFONAS NO REINO UNIDO ! O MELHOR E MAIOR JORNAL EM PORTUGUES ! "

37De 7 a 20 de Fevereiro de 2013 l HORA H

AD Beirões Unidos

Fundação Abril de 1988Presidente Alice PaulosVice-presidente Ricardo PimparelTesoureiro Pedro GonçalvesSecretária Marisa RodriguesPresidente da Assembleia LuísVenturaConselho Fiscal Artur CecílioVogais , Cristina Cecílio, João Duque

Morada A. D. BEIROES UNIDOS5, GLASSHOUSE WALKLONDON, SE11 5ES(a 2 min. daEstacão de Vauxhall)Telefone 07733330035Sítio na [email protected] a.d.beiroesunidos

Ficha técnica

C. Católico Portuguêsde Camden Town

Ficha técnicaMorada 165, Arlington Road Camden Town London NW1 7EXTelefone 020 72 67 96 12

Morada 4 Fawcett House-Lingham St - London SW9 9HDÁlvaro Marques Telefone 07725707046 E-Mail [email protected]

Ficha técnica

GD Mangualde em LondresMorada 79 Baxter Row DerehamNR191AYTelefone 07963491605

Ficha técnica

Mid-NorfolkAssociationAssociação Recreativa

Portuguesa

Fundada 14 de Julho de 1978Presidente Viriato AraujoMorada Haileybury Youth Centre Ben Jonson road, London E1 3NNE-mail [email protected]

Ficha técnica

DirecçãoPresidente Augusto NunesVice-presidente JacintoRodriguesTesoureira Elizabeth de FreitasSecretária Fernanda SantosSecções:Beneficiência: Fátima Rodrigues,Elisabete Almeida, Isabel SantosCultural: Sérgio SalvadorDesportiva: Michael SantosRecreativa: Clara SousaVogais: António Sousa, António

Maria, José António Oliveira, MarcoTeixeira,Carlos Amaral, Luís Nunes, VictorMarinhoMesa da Assembleia:Presidente: António de Freitas1º vogal: Adriano Guerra2º Vogal: António AlmeidaMorada: St Saviours hall, St.George Square, London SW1V 2HBTelefone/Fax: 020 758 94 000e-mail: [email protected]

Clube Português‘A Família’

C/O Les Effards Road

Baubigny, St. Sampson

Guernsey, GY2 4YN

Email: [email protected]

www.portugueseassociation.com

gsypassociation.blogspot.com

Ficha técnica

SportingClube deLondresFicha técnica

Sporting Clube De LondresMorada: 27, Elhstone Road //London NW10Telefone: 0208 9683069www.sportingclubedelondres.com

ThePortugueseAssociationin Guernsey

Morada 146-148, Stockwell Road // London SW9 9TA020 7733 9402 0207733 2150 [email protected]

Ficha técnica

Associação Culturale Desportiva Lusitana

Ficha técnica

FC Santacruzensetem equipa feminina

Ficha técnica

Morada 6, Minerva Close// London SW9 6NZTelefone 020 75 87 08 81

Ficha técnica

MissãoCatólicaPortuguesano ReinoUnido

Disponível para qualquer eventoContactos: Irene Leça: 07939984050Agostinho Caldeira: 07952269921Email: [email protected]

Assoc. Portuguesade Crawley

Presidente Manuel Lino dos Santos; Tesoureiro Adelio Martins;Colaboradores Celso Ribeiro, Irene Teodoro, Bernandino Martins, António FreitasSomos um grupo voluntário que quer ajudar a comunidade portuguesa emCrawley e arredores. Bewbush Comunity Centre.twitter: [email protected] http://crawleypa.moonfruit.com/ www.crawleypa.com

Ficha técnica

Morada: 4 , Condel RoadTel : 02076274545Direcção: Vítor e Eduardo CaetanoPresidente: Tânia MatiasTesoureira: Lia CostaSecretaria: Gláucia Pereira

Responsável pág. Facebook - LiaCostaMassagista: James BondContactos Secção Feminina TâniaMatias (07591719655)

PresidenteMaria Zita da SilvaVice-presidenteConceição SousaTesoureiraSónia Ribeiro PereiraEnsaiadoresValter Gonçalves e Steven Menezes

VogaisCarlos Silva e Sérgio MendesPresidente da Assembleia GeralJoão Paulo Gouveia

Ficha técnica

Grupo Típico Português

Grupo AmigosPopulares

Ficha técnicaPresidente: Inês Rodrigues AlvesSecretário: Abel SantosLíder do Grupo e Tesoureira: MariaCamacho de JesusMorada: Flat 6, 51 Porchester R.W2 5DX, London

The BestWay

Ficha técnicaMorada Riversdale TannerStreet // Thetford-NorfolkIP 24 2BQTelefone 01842 761059 Fax01842 761059E-Mail [email protected]

Grupo Tradições de Portugalem Londres

Page 38: EDICAO NUM 32 DO HORA H . BASTA UM CLIK E PODE LER TODO O JORNAL ! SAIBA TUDO SOBRE AS NOSSAS COMUNIDADES LUSOFONAS NO REINO UNIDO ! O MELHOR E MAIOR JORNAL EM PORTUGUES ! "

Informação ÚtilHORA H l De 7 a 20 de Fevereiro de 201338

Publicidade

Embaixadase consulados

Embaixadade Portugal

Embaixador - João de Vallera11 Belgrave Square SW1X 8PPLondon – Tel: 02072355331www.portuguese-embassy.co.ukConsulado Geral em LondresCônsul Geral - Fernando Figueirinhas3, Portland Place, W1B 1HRLondon – Tel: 02072913770Consulado Geral em ManchesterCônsul Geral - Manuel Grainha doVale1, Portland Street, ManchesterM1 3BEManchester - Tel: 01612360990AICEP3rd Floor, 11, Belgrave squareSW1X 8PPLondon – Tel: 02072016666Portuguese Chamber4th Floor, 11, Belgrave squareSW1X 8PPLondon – Tel: 02072016638

Embaixada do Brasil32, Green Street, W1K 7ATLondon - Tel:02074990877

Embaixada de Angola22, DorsetStreet ,W1U 6QYLondon - Tel:02072999850

Embaixada de Moçambique21, Fitzroy square, W1T6ELLondon - Tel:

02073833800

Cônsul Honorário de Cabo Verdeem LondresJonathan Lux -Partner/Accredited Mediator

Ince /Tel: (0) 20 7481 0010

Consulado de SãoTome e Príncipeem Londres

22 Laisson, SouthfieldsLondon - Tel: 02088779186

AeroportosHeathrow

08443351801Gatwick

08443351802Stansted

08443351803City

02076460088Luton

01582405100

HospitaisSt. Thomas Hospital

02071887188King’s College Hospital

02032999000Chelsea and Westminster

02087468000Queen Mary’s Hospital

02083022678

Linhas de apoioCancro

02034698007Sida

0800567123Alzheimer

08453000336Asma

08457010203Doenças Cardiovasculares

02079350185

Feriados noReino Unido20111 de Janeiro New year’s Day3 de Janeiro Bank Holiday22 de Abril Food Friday24 de Abril Easter Sunday25 de Abril Easter Monday29 de Abril Casamento Real2 de Maio Early May B. Holiday30 de Maio Spring B. Holiday29 de Agosto Summer B. Holiday25 de Dez. Christmas Day26 de Dez. Boxing Day27 de Dez. Christmas Day

Holiday20121 de Janeiro New year’s Day2 de Janeiro Bank Holiday6 de Abril Good Friday8 de Abril Easter Sunday9 de Abril Easter Monday7 Maio Early May B. Holiday4 Junho Spring B. Holiday5 de Junho Bodas Diamante

da Rainha27 de Agosto Summer B. Holiday25 de Dez. Christmas Day26 de Dez. Boxing Day

AtracçõesTurísticasBig BenTel: 02072193000www.parliament.uk

London EyeTel: 08717813000www.londoneye.com

London ZooTel: 02077223333www.londonzoo.co.uk

Madame TussaudsTel: 08718943000www.madametussauds.com

British MuseumTel: 02073238299www.britishmuseum.org

Tower BridgeTel: 02074033761www.towerbridge.org.uk

Tower of LondonTel: 08444827777www.hrp.org.uk/toweroflondon

Natural HistoryMuseumTel: 02079425000www.nhm.ac.uk

Buckingham PalaceTel: 02077667300www.buckinghampalace.co.uk

Os nossosMúsicosHelder LopesTel: 07944744959

AlexysTel: 07983357271

Sergio CamposTel: 07833078960

Ricardo PimparelTel: 07812807019

Domingos CabecasTel: 07879450171

Fred CastroTel: 07584201053

Emanuel SantosTel: 07840199447

António FrazãoTel: 07424896408

Everaldo CruzTel: 07854099384

RUY C.E-mail: [email protected]

José PereiraTel: 07956211325

Alex Madeira (fadista)Tel: 07972022354E-mail: [email protected]

Michael Calisto (Dj i-FOD)Tel: 07540759952

PalhaçoMax MadeiraTel: 07535733768

BancosMontepioTel: 02079319990BanifTel: 08453305077Caixa GeralDepósitosTel: 02072800250BESTel: 02073324349Millennium bcpTel: 02074894800BPITel: 02074364424Santander TottaTel: 02079292225

Agênciasde EmpregoNetos AgencyTel: 02078199300Marshall Agency02072339229GreycoatPlacementsTel: 02072339950Richards CateringAgency02074394526

IgrejaMissão CatólicaPortuguesaPadre PedroTel: 02075870881

Criançase Educação:

Para consultar as clínicas(centros de saúde) mais próximasdo local onde reside e inscrever-se,consulte o site: www.nhs.uk

Conselhos para pais sobreeducação infantil no Reino Unido:Children Information Service (CIS)

Telefone:

08000 960 296(peça o número de telefone maispróximo da área de residência)

Citizen Advice Bureauwww.citizensadvice.org.uk(peça o número de telefone maispróximo da área de residência)

Benefícios e programas escolares:www.surestart.gov.uk

Poderá procurar as escolas maispróximas da sua área em:www.direct.gov.uk/en/Diol1/DoItOnline/DG_10034063 (clique em “FindSchools” e siga as instruções)

Alojamento(arrendare venda):www.foxtons.co.ukwww.therightmove.comwww.findaproperty.comwww.dexters.co.uk.www.gumtree.co.uk

Portal das Comunidades Portuguesashttp://www.secomunida-des.pt/web/guest/PostosConsulares

Serviços NacionaisViolência DomésticaTelefone: 0808 200 0247E-mail: [email protected]: www.nationaldomesticvio-lencehelpline.org.ukwww.refuge.org.ukwww.womensaid.org.ukDisponível 24 horas por dia durantetoda a semana

Page 39: EDICAO NUM 32 DO HORA H . BASTA UM CLIK E PODE LER TODO O JORNAL ! SAIBA TUDO SOBRE AS NOSSAS COMUNIDADES LUSOFONAS NO REINO UNIDO ! O MELHOR E MAIOR JORNAL EM PORTUGUES ! "

39De 7 a 20 de Fevereiro de 2013 l HORA HClassificados

Procurocompanheira sériaIdade mínima 35 anos.

Contacto: ArmandoCartaxo

0044 7771 6169 94

Classificados

Senhorade 63 anos

procuracompanheiro honesto!

Contactar: 07435576782

Vende-se2 apartamentos

em Canary Warfe Peckham

Preço acessívelTel.: 07749116700

ProcuramosGatinho Persa Bebé

Preço acessívelPor favor contactar:

07825757335

Cavalheirohonesto e sincero!

Procuro umacompanheira para futuro

relacionamentoContactar Tel:07817788290

Alugamos quartose apartamentos

nas zonas de WillesdenJunction,

Kensal Rise, HarlesdenContactar Anderson

07912503088

Please Call/Contactar:0044787945017100447825757335

For Sale / Vende-seRestaurante

Area / Region - HollowayRent - £ 17,000 PARates - £ 7.500 PA

Lease 15 anos / RenuableSale / Price - £ 29.000

Vende-se BMW 520Cor Silver, ano 2004

79.000 milhasEm bom estado!

Tel : 07949006731

Publicidade

Palhaços portuguesesao seu serviçoem casamentos,

baptizados,aniversários, festas, etc.

Passe um diadiferente e divertido.

Contactar CarlitosTel.: 07535733768

Cavalheiro divorciado53 anos, procura

futura companheira,dos 30 aos 50 anos,

muito honestae sincera nos seus

sentimentosGaspar: 07438325837

Please Call/Contactar:0044787945017100447825757335

REF: CAN/LBFor Sale/Vende-se

Shop - A2/CaféArea/Region - London Bridge

Takings - 900P/DayRent - 8,700PARates - 900PA

Lease - 10 Years/RenuableSale/Price - £160.000

REF: CONT/RVXFor Sale/Vende-se

Shop - A3/Café 2 FloorsArea/Region - Vauxhall

Rent - £1416PMRates - £104.00PM

Lease - 15 YearsMusic License - 2.00AM

Sale/Price - £60.000

REF: VEL/SPFor Sale/Vende-seShop - Café / A2

Area/Region - St PaulsTakings - £3.000/4.000PW

Rent - 16.700PARates - 6.700PA

Lease - 3 Years/RenuableSale/Price - £80.000

REF: KOK/VICFor Sale/ Vende-se

Shop - Café/A3Area/Region - VictoriaTakings - £4200PW +

Rent - £32.750PARates - £12.500PA + SERVICLease - Jun2012/ Renuable

Sale/Price - £79.000

REF: KOC/STJFor Sale/ Vende-se

Shop - Café /A2Area/Region - St James Park

Takings - £5000+PWRent - £58.000PA

Rates - £22.300PA + SERVLease - August2012/Renuable

Sale/Price - £89.000

For Sale / Vende-seRestaurante

Area/Region - VauxhallTakings - £12,000 pw

Rent - £30,000 PARates - £5,000 PA

Lease 15 anos /RenuableSale/Price - £180.000

Publicidade

Procuramosstaff para bar,sala e cozinha.

Estabelecimentoagradável

em CamberwellTel: 07725 029106

Aluga-se Villana ilha da Madeira

para férias. Zona da Boa Nova,com vista magnífica para

a Baía do Funchal

3 Quartos duplose 1 individual

Acomoda até 8 pessoas!

Contactar:0044 7714846475

Page 40: EDICAO NUM 32 DO HORA H . BASTA UM CLIK E PODE LER TODO O JORNAL ! SAIBA TUDO SOBRE AS NOSSAS COMUNIDADES LUSOFONAS NO REINO UNIDO ! O MELHOR E MAIOR JORNAL EM PORTUGUES ! "

Última HORA H l De 7 a 20 de Fevereiro de 2013 N E W S P A P E R

FECHO DA EDIÇÃO:06.02.2013