jornal em poa 13ª edicao

pg.07 Marcos Borges não cumpre lei de acesso à informação e Portal da Transparência, ferramenta de divulgação de receitas e despesas, não funciona corretamente pg.3 Poaenses praticam solidariedade Poá, de 23 de julho a 05 de agosto de 2015 ANO 1 EDIÇÃO 13 Semestre chega ao fim e alunos ainda não receberam os uniformes Poá uma página em Feira Noturna fracassa e é suspensa Câmeras de monitoramento não funcionam corretamente FALTA TRANSPARÊNCIA NA ATUAL GESTÃO Link do site que não funciona FORA DO AR! Aumentam os casos de furtos e roubos

Upload: tom-ucelli

Post on 12-Apr-2017

191 views

Category:

News & Politics


0 download

TRANSCRIPT

pg.07

Marcos Borges não cumpre lei de acesso à informação e Portal da Transparência, ferramenta de divulgação de receitas e despesas, não funciona corretamente pg.3

Poaenses praticam solidariedade

Poá, de 23 de julho a 05 de agosto de 2015

ANO 1EDIÇÃO 13

Semestre chega ao fim e alunos ainda não receberam os uniformes

Poá

uma página

emFeira Noturna fracassa e é suspensa

Câmeras de monitoramento não funcionam corretamente

FALTA TRANSPARÊNCIA

NA ATUAL GESTÃO

Link do site que não funcionaFORA DO AR!

Aumentam os casosde furtos e roubos

EDITORIAL ARTIGO

EXPEDIENTE

Nenhuma criança deveria ficar doente, principalemente se for algo muito sofrido e de tratamento penoso, como um câncer. Esse é o caso da simpática Abby, uma menininha de apenas 4 anos que já enfrenta uma grande batalha: leucemia.Internada no Albany Medical Centre, de Nova York, ela contou para algumas pessoas que o sonho dela era se casar com seu enfermeiro preferido.Tocados pela história de Abby, Matt Hickling, o enfermeiro e noivo, resolveu realizar o sonho dela e, com ajuda de outros colegas, organizaram uma cerimônia surpresa em 24 horas.Em um dos quartos do hospital, um pouco tímida, a 'noiva' apareceu linda em seu com vestido branco de princesa, com um buquê nas mãos, e se dirigiu até Matt, caracterizado com uma camiseta com estampa de smoking. Um vídeo emocionante deste momento foi disponibilizado na internet. O abraço dos dois mostra um amor genuíno, tão puro quanto a pequena Abby. Nem precisamos dizer o quanto ela ficou emocionada ao perceber que seu sonho se tornava realidade.

Na festa de casamento de Abby e Matt teve de tudo: vestido de noiva, buquê, alianças (de pirulito), bolo, madrinha, marcha e até uma plaquinha de “recém-casados”, que foi fixada na parte de trás de um carrinho de brinquedo .Um mundo melhor é possível, ajudar a construí-lo é a nossa missão neste espaço. Envie sua história para mim. Ela poderá ser compartilhada aqui!Fonte: Band

Saulo Souza, 30 anos. Contato: www.facebook.com/souzasaulo | [email protected]

MN EMPRESA JORNALÍSTICAAVENIDA NOVE DE JULHO, 859, CENTRO - POÁ

JORNALISTA RESPONSÁVELERON MENDES COELHOMTB 75.808/[email protected]

REDAÇÃO E REPORTAGEM:RAFAEL OSTI- MTB 56.890/SP; ERON MENDES COELHO;

FOTOGRAFIAS: TERESINHA PAZ; FOLHA PRESS; GOOGLE IMAGES; ERON MENDES COELHO

PLANEJAMENTO GRÁFICO: ERON MENDES COELHO;

DIAGRAMAÇÃO: ERON MENDES COELHO;

Completamos seis meses de vida e percebemos que a situação de nossa querida cidade está cada vez pior. Os números da violência aumentam, as câmeras de moni-toramento não funcionam como deveriam, os postos de saúde estão sem aparelhos de raio-x, ultrassom, os remédios não che-gam como antes, o hospital muni-cipal vive um verdadeiro caos, as crianças estão sem uniformes e descobrimos que o portal da trans-parência, que representa um gran-de avanço democrático e uma ex-celente ferramenta de fiscalização dos atos do poder publico, não está funcionando. E a atual gestão se preocupando com festas, estruturas para o dia do Rock, para festas de caminhões que servem comidas, para a reali-zação de feiras noturnas, sem con-sultar a população e os feirantes da cidade. Cada vez está mais clara a falta de planejamento e, como bem sabemos, se falta planejamento, informação e atendimento básico dos serviços públicos, falta tudo. Tudo o que a população mais pre-cisa é educação, saúde e seguran-ça. O que nos resta é a esperança nas iniciativas voluntárias, como mostramos em nossa reportagem da editoria social. Enfim, estamos completando meio ano desesperançosos com o poder público e com o que vem por aí e fiscalizando e denuncian-do esses erros que tanto prejudi-cam Poá.

Inspire-se Poásquim Na boca do

povo!Tom Ucelli

Falta tudo

O Inverno e as Queimadas!

É só chegar o inverno e as queimadas começam. A prática prejudica não só a população local afetada, como pequenos animais (cobras, gambás, lagartos e pequenos mamíferos) que fogem do fogo e buscam abrigo em áreas residenciais. As queimadas urbanas representam um problema a ser enfrentado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais. A Lei 3747/2014 já prevê até multa, mas cadê a Fiscalização?

Câmeras de Monitoramento – ( )ON - ( X )OFF

Hoje, em Poá, das 78 câmeras de monitoramento instaladas pela Prefeitura, 74 não funcionam mais! A precarização dos serviços públicos é a marca registrada da “gestão” de Marcos Borges. Primeiro foram os uniformes na Secretaria de Educação, depois a Saúde pública e agora a Segurança? Tudo serve de justificativa para terceirizar!

Entulho, Entulho e mais entulho

A cidade de Poá parece que se tornou um local apto para descartar entulho e móveis velhos!

A fiscalização tem se mostrado ineficiente e incapaz de cobrir a cidade inteira. Fica para nós, cidadãos, a responsabilidade de denunciarmos qualquer descarte irregular de lixo e entulho!

Falta de Planejamento e Comunicação!A feira noturna foi um fiasco!

Não teve o número de Feirantes necessários e, o principal: não teve a população envolvida!

Esse é o resultado do “trabalho” de uma gestão incapaz e ineficiente em atender as demandas da população.Hoje é dia de Rock bebê!

Mesmo após a Secretaria da Fazenda do município de Poá realizar uma clara exposição da queda de arrecadação de impostos neste ano de 2015 e a Câmara Municipal ter aprovado Lei Específica para um ajuste fiscal, a necessidade de se reduzir os gastos e custos nas contas públicas não esta sendo cumprida! O evento Rock na Praça é a clara demonstração de que pouco importa o dinheiro do contribuinte. O secretário de Cultura segue alugando som, iluminação, palco e seguranças!

03CAPA Poá, de 23 de julho a 05 de agosto de 2015

Site que era pra ser sinônimo de transparência não funciona como manda a lei e está abandonado

Ao tentar entrar no site, nossa equipe de reportagem encontrou diversas falhas como informações incompletas e links que não funcionam.

Segundo o especialista em direito público, Ricardo Magalhães, a lei 12.527, de 2011, que regula o acesso às informações das administrações públicas, é muito clara e não permite esses problemas. “O Portal da Transpareência tem que funcionar conforme manda a Lei. Não há desculpas ou motivos de qualquer gestão para não se adequar e cumprir o que manda a legislação”.

A lei dispõe artigos sobre a atualização de dados do Portal, e constatamos, até a data do fechamento desta edição, dia 21 de julho, que, para o site alimentado pela atual gestão, o prefeito ainda é Francisco Pereira de Souza, o Testinha, que foi eleito com quase 80% dos votos e afastado do cargo em setembro do ano passado.

Segundo as normas que regulam o que deve ser publicado no site, outra irregularidade é a não disponibilidade dos salários

Atual gestão omite informações de como seu dinheiro está sendo gasto

TRANSPARÊNCIA CONFORME LEI COMPLEMENTAR 131/2009

dos servidores públicos. Além de desatualizado, o link para as listas não abre.

Outro problema grave é que a lista de despesas apresentada no site do portal da transparência não está de acordo com o declarado ao Tribunal de Contas do Estado. Ao fazermos uma busca filtrada de contratos firmados em maio

deste ano, verificamos que a mesma empresa, CCM Comercial Creme Marfim, responsável pela entrega dos uniformes de péssima qualidade e que, segundo a prefeitura, seria punida com a suspensão de pagamento, recebeu, segundo o Portal da Transparência, mais de R$ 50 mil em contratos.

Já de acordo com o Portal do Cidadão, que pertence ao Tribunal de Contas, a mesma empresa recebeu pouco mais de R$ 30 mil.

Entramos em contato com a prefeitura e não obtivemos respostas sobre tais irregularidades e sobre o prazo para que a situação seja normalizada. A população tem o direito de ser informada corretamente e não está sendo. Segundo Ricardo, há uma grande chance da Prefeitura ser penalizada pelo Tribunal de Contas. “É dever da prefeitura informar a população, com clareza, sobre como é gasto o dinheiro público. A prefeitura deve prestar contas à população e publicar suas contas de forma simples em local visível e de fácil acesso para todos os cidadãos”. Para o especialista, cabe uma ação e qualquer cidadão pode fazer uma denúncia, seja no cartório, no Ministério Público ou no próprio Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Além de atender às exigências da lei 12.527, a Prefeitura deve agir também de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, art. 48 e 49 e, ainda, incentivar a participação popular na discussão de planos e orçamentos.

O que é a LC 131? A Lei Complementar 131, de 27 de maio de 2009,

alterou a redação da Lei de Responsabilidade Fiscal no que se refere à transparência da gestão fiscal, inovando ao determinar a disponibilização, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Quais os dados que devem ser divulgados na

internet? Conforme determinado pela LC 131, todos os entes

deverão divulgar:

- Quanto à despesa: todos os atos praticados pelas unidades gestoras no decorrer da execução da despesa, no momento de sua realização, com a disponibilização mínima dos dados referentes ao número do correspondente processo, ao bem fornecido ou ao serviço prestado, à pessoa física ou jurídica beneficiária do pagamento e, quando for o caso, ao procedimento licitatório realizado;

Conforme definido pela LC 131, todos os entes

possuem obrigação em liberar ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público.

Empresa do escândalo dos uniformes aparece em contratos

04 Poá, de 23 de julho a 05 de agosto de 2015 POLÍTICA

Realizada pela prefeitura no dia 17 de julho na área central da cidade, onde são realizadas as tradicionais feiras livre de quinta e domingo, a feira noturna foi mais uma prova de planejamento da atual gestão. Segundo o feirante Ailton Henrique dos Reis, faltou organização e a realização da feira noturna foi um grande erro. “Nós sabíamos que não daria certo. Poá é uma cidade pequena e não há a necessidade de se fazer mais um dia de feira-livre no centro”.

Para Ailton, feirante na cidade há 30 anos, a Prefeitura deveria ter ouvido a população e os demais feirantes. “ Eles deveriam no mínimo ter ouvido a gente. Eles não ouviram ninguém e deu no que deu”.

Outro problema da realização da feira noturna, segundo Ailton, foi a não-adesão de feirantes da cidade. “Nós pagamos impostos, somos cadastrados e fazemos tudo certo. Os feirantes que vieram para essa tal feira noturna não são legalizados como a gente e nem são da cidade”.

Prefeitura mostra falta de planejamento e Feira Livre Noturna é um fracassoDepois de receber reclamações dos feirantes que trabalham durante o dia e de moradores, Prefeitura decide cancelar a feira

Os moradores da região onde foi realizada a feira, também ficaram descontentes com a atividade noturna. “Não gostei da ideia de uma feira noturna porque penso que não há a necessidade de ter mais um dia de feira. Além disso, vieram uns feirantes que a gente não conhece, pararam os carros na minha calçada", diz Domingas Aparecida Bizi.

Segundo Domingas, a atual gestão não faz a limpeza como antes e o cheiro e a sujeira ficam toda vez que a feira é realizada. “Antes, eles lavavam tudo e ficava tudo limpinho. Agora, com esse atual prefeito, fica tudo sujo”. Essa foi a mesma reclamação de Rubens de Almeida, que também reprovou a realização da feira e lembrou que, além de desenecessária, a feira gera custos de limpeza e segurança para os cofres públicos. “Vão gastar com limpeza e segurança. Aliás, a

Feirantes e moradores não aprovaram a feira noturna

Divulgação da feira foi feita pela cidade Feira foi realizada na região central da cidade

limpeza é muito mal feita. O papel que é jogado no chão fica tudo aqui. Eles não limpam mais como antes".

A prefeitura recebeu diversas reclamações e, devido à pressão dos moradores e feirantes, decidiu cancelar a realização da feira noturna para as próximas semanas.

Infelizmente, não vemos o poder público ajudar. Vamos às ruas e vemos inúmeros cidadãos necessitados de comida, roupa e tratamento clínico, mas dói ver que eles estão abandonados

Nós pagamos impostos, somos cadastrados e fazemos tudo certo. Os feirantes que vieram para essa tal feira noturna não são legalizados como a gente e nem são da cidade

Não há a necessidade de ter mais um dia de feira

O papel que é jogado no chão fica tudo aqui. Eles não limpam mais como antes

Atual gestão é reprovada novamente em pesquisa realizada essa semana. Alguns vereadores responderam a pergunta sobre o atual governo. DIAS30

Trinta dias era o prazo para entrega dos novos uniformes. O prazo se esgotou no início de junho e, até agora, nada.

Uniformes

Poá uma páginaem

05

Feira Noturna fracassa e é suspensa

Vereadores estão em recesso de 30 dias

Festa do dia do Rock é realizada

em Poá

Sistema de

monitoramento

apresenta falhas

07Poá, de 23 de julho a 05 de agosto de 2015SOCIAL

Com omissão dos serviços públicos, poaenses praticam solidariedade

Atuando desde 2012 em vários pontos da região, o grupo Missão e Obra vem ajudando muitos cidadãos que estão em situação de rua ou viciados em drogas.

Segundo um dos fundadores do grupo, Rodrigo Maciel Leite, o número de pessoas que precisa de ajuda sobe a cada dia e é preciso ajuda do poder público. “Infelizmente, não vemos o poder público ajudar. Vamos às ruas e vemos inúmeros cidadãos necessitados de comida, roupa e tratamento clínico, mas dói ver que eles estão abandonados”.

Para Rodrigo, o número em Poá cresce a cada dia e os pontos que muitos conhecem como “cracôlândia” aumentam junto. “Aqui na cidade temos pontos críticos, como Vila Varela e a Vila Jaú, e acreditamos que algo precisa ser feito para melhorar essa tragédia social”.

Segundo a psicóloga Deonice Vera, o problema das pessoas que estão em situação de rua, na maioria das vezes e a falta de estrutura e apoio familiares. Sobre o uso das drogas, Deonice também aponta problemas na família como um dos fatores principais de incentivo. “As pessoas que têm maiores chances de se tornar dependentes químicas são aquelas que possuem familiares com problemas relacionados ao uso de drogas, com a observação de que quanto mais próximo o grau de parentesco, maior a probabilidade

O grupo Missão e Obra atua em todo o Alto Tietê promovendo ajuda aos que precisam

Lorem ipsum

de o indivíduo também apresentar tais problemas”.

O objetivo do grupo Missão e Obra, segundo Rodrigo, é levar conforto aos que estão “abandonados” e ajuda aos que desejam sair dessa situação.

“Sabemos que o vício em drogas, tanto as ilícitas quanto o álcool, pode levar à perda de emprego, problemas financeiros, brigas na família e problemas de saúde. Existem algumas recomendações para ajudar a parar de usar drogas. Lidar com tudo isso sozinho pode ser difícil para algumas pessoas, por isso, oferecemos ajuda e fazemos o que estiver ao nosso alcance.

O grupo trabalha com a ajuda de doadores e parcerias com algumas casas de recuperação de São Paulo e do Interior.

Sabemos que o vício em drogas, tanto as ilícitas quanto o álcool, pode levar à perda de emprego, problemas financeiros, brigas na família e problemas de saúde

O Grupo Missão e Obra precisa de ajuda para ajudar cada vez mais pessoas necessitadas. Saiba mais sobre o grupo e como ajudar na página: www.facebook.com/missaoeobra.

Infelizmente, não vemos o poder público ajudar. Vamos às ruas e vemos inúmeros cidadãos necessitados de comida, roupa e tratamento clínico, mas dói ver que eles estão abandonados

Grupo conta com a colaboração voluntária de vários poaenses

Clínicas ajudam na recuperação Todo o trabalho é voluntário

Muitos ainda precisam de ajuda Reuniões do Grupo Missão e Obra

As pessoas que têm maiores chances de se tornar dependentes químicas são aquelas que possuem familiares com problemas relacionados ao uso de drogas

Uma campanha que merece todo nosso respeito!!

Poá, de 23 de julho a 05 de agosto de 2015VARIEDADES 09

Bem EstarDedé Moraes

Flashes Dedé Moraes eTeresinha Paz

“Não tenho tempo pra mais nada, ser feliz me consome muito.” (Clarisse Lispector)

Parabéns Dr. Lucas!

Felicidades ao nosso grande amigo e esperamos que tudo o que deseja seja realizado. Sucesso, saúde e paz!!

Crianças ÍndigoVamos falar um pouquinho sobre um tema que para alguns ainda é desconhecido, mas para outros muito se tem discutido e já existe uma literatura bastante expressiva sobre o assunto. Algo que está no nosso meio, em muitas famílias, em todas as etnias, por todo o mundo. São crianças que estão nascendo em grande massa para efetivamente trazer a mudança necessária e quebra de todos os paradigmas de nossa sociedade e de todo nosso planeta. Crianças muito sensíveis, inteligentes, muito espertas, amam animais e a natureza. Já exercitam o amor ao próximo. São afetivas, gostam do toque, adoram abraçar, sentem no abraço uma compaixão extrema. Porém, são crianças extremamente agitadas, com dificuldades em manter a atenção, concentração ou calma.

Como lidar com essas crianças, como ajudá-las, como educá-las?Elas têm a capacidade de despertar os melhores sentimentos dentro de nós, até porque sua sensibilidade nos comove. Essas crianças só precisam ser amadas. A todo tempo nos recordam que não estamos aqui por acaso, mas sim para amar em toda expressão desse pequeno e tão grande verbo.Você pode ter um filho assim, talvez um neto ou um sobrinho. Quem sabe não é seu aluno na sala de aula. Se isso acontece com você, procure pesquisar, conhecer, busque saber mais sobre seu mundo, preste atenção no que ela fala, ouça essa criança com seu coração. Não tente única e exclusivamente educá-la...Busque, acima de tudo, amá-la! Se essa criança está com você, é porque tem plenas condições de cuidar dela e ela sabe disso. Ela confia em você, ela acredita em seu amor! Ajude-a a atravessar essa larga avenida chamada VIDA. Ajude-a a evoluir, a crescer, a aprender. Caminhe ao lado dela. Seja para ela o suporte que ela não encontra em ninguém, a não ser você! Ela ama você incondicionalmente, faça o mesmo por ela!

Fazer o Bem sem Olhar a Quem!!

Fica aqui nosso respeito a Sra. Vilma Diniz, que juntamente com dezenas de pessoas, tem saído nas noites frias de inverno para levar alimentos e cestas básicas a pessoas menos favorecidas. É um ato digno de aplausos. Merece nossa admiração!!

Parabéns!!

Mais um ano de vida de Rafael! Na foto com Bruna Vieira, Wagner Pires e Gustavo.

Felicidades!!

Parabéns à linda aniversariante Gi Santos

Seja muito feliz!!

Feliz aniversário Cintia Barbosa

A TUCCA (Associação para crianças e adolescentes com câncer) lança mais uma vez a campanha coordenada pelo Instituto Ronald McDonald. Todos os recursos arrecadados serão revertidos para projetos que beneficiarão essas crianças em todo o Brasil. Os tickets antecipados poderão ser trocados pelo sanduíche Big Mac na data da campanha em toda a região.

Para mais informações: www.tucca.org.br/23441051

10 Poá, de 23 de julho a 05 de agosto de 2015

ÁRIES: Lua entra em sua fase Crescente em

Escorpião indicando dias em que você estará mais voltado para questões que envolvem uma sociedade ou parceria, além de uma grande soma de dinheiro. Clima sedutor na paquera. Atitudes gentis vão facilitar o trabalho em grupo. Poderá ter sucesso em parceria ou sociedade. Dias da sorte: 04, 25, 26 e 28.

TOURO: Você vai querer interagir mais com a

família. Faça contatos e estimule o diálogo. Pode ter boas notícias. Uma sociedade pode caminhar na direção do sucesso. Vênus em Virgem movimenta positivamente seu coração. Um novo amor pode surgir para taurinos solitários. Dias da sorte: 01, 03, 26 e 28.

GÊMEOS: O convívio com parentes vai ganhar mais

carinho e harmonia. Receba a família em casa e coloque o papo em dia. Novos e antigos amigos se aproximam de você nesta fase e alguns bons acordos de negócios podem ser firmados. Os dias envolvem movimento e alegria. A saúde passa por um bom momento. Dias da sorte: 03, 23, 27 e 31.

CÂNCER: Invista na segurança da união, mas não

queira mandar demais na relação. No trabalho, mostre iniciativa e divulgue seus talentos. Bom período para trocar ideias com colegas. Seu foco será o dinheiro, que entra com mais facilidade durante as próximas semanas. O momento é ótimo para novas aquisições materiais. Dias da sorte: 23, 26, 30 e 31.

LEÃO: A semana começa com algumas mudanças

que beneficiam diretamente você. m novo ano astral começa e os projetos idealizados nos últimos 12 meses devem ser tirados do papel. Avance e arrisque novos passos neste momento. Não esconda o que sente da pessoa amada. Reforce a confiança e abra-se com quem ama. Dias da sorte: 05, 23, 28 e 31.

VIRGEM:

Apesar de estar mais leve, você estará mais voltado para questões que envolvem seu passado, quem sabe um amor antigo que voltou a fazer parte de seus pensamentos. Você estará mais sensível e emotivo. Você vai buscar refúgio e sossego na família. Demonstre seu carinho e apoio aos parentes. Dias da sorte: 01, 05, 29 e 30.

LIBRA: Não dê espaço para a insegurança

no relacionamento amoroso. Reforce o companheirismo e faça planos com seu bem. Declare seu amor sem medo. Demonstre todo seu afeto. Explore seus talentos. A fase é lucrativa, mas terá que fazer sua parte. Dias da sorte: 01, 24, 28 e 30.

ESCORPIÃO: Um ótimo momento profissional começa

com a possibilidade de maior sucesso e reconhecimento de um projeto lançado ou criado por você. O momento envolve também a melhora de sua imagem profissional e pública. Não seja dura demais com os parentes. Mostre seu carinho. Dias da sorte: 04, 23, 29 e 30.

SAGITÁRIO:O dinheiro não vai sobrar, então, corte

gastos supérfluos para não ficar no vermelho. Seu poder de sedução vai estar intenso. Os estudos são também beneficiados, assim como o contato com estrangeiros. O momento envolve reflexão e uma viagem ao passado. Dias da

sorte: 03, 24, 25 e 30.

CAPRICÓRNIO: Você estará mais emotivo e sensível,

e mais consciente de suas verdadeiras necessidades emocionais e afetivas. Sua sensualidade aumenta consideravelmente. Mostre o que quer e vá atrás. Se quer ganhar mais, faça por merecer. Só cuidado para não exagerar. Controle sua possessividade. Dias da sorte: 02, 03, 25 e 28.

AQUÁRIO:

Invista no diálogo. Boa fase para mudar de

emprego ou assumir novos desafios. Aprenda

tudo que puder. Seu dinheiro virá apenas do seu

trabalho. Vênus em Virgem deixa você mais

voltado para sua intimidade emocional e sexual.

Pode fazer contato com alguém de longe. Dias

da sorte: 04, 24, 30 e 31.

PEIXES: Se estiver esperando a resposta de

um novo emprego, prepare-se para uma boa surpresa. O trabalho flui com tranquilidade e sua saúde passa também por um ótimo momento. Pode pintar uma grana extra, mas não gaste com bobagens. Seu entusiasmo vai contagiar a família. Dias da sorte: 01, 27, 29 e 31.

GERAL+

Nossa SaúdeAlexandra Araki

HORÓSCOPO

Um oficial iraquiano chama os oito sósias do Saddam e diz: Tenho boas e más notícias. A boa notícia é que Saddam está vivo. Todos os sósias comemoram. A má notícia é que ele perdeu um braço.

O que fala o livro de Matemática para o livro de História? R: Não me venha com história que eu já estou cheio de problema!

O condenado à morte esperava a hora da execução, quando chegou o padre: Meu filho, vim trazer a palavra de Deus para você. Perda de tempo, seu padre. Daqui a pouco vou falar com ele, pessoalmente. Algum recado?

No hospício, o doido, sentado num banquinho, segurando uma vara de pescar mergulhada num balde de água. O médico passa e pergunta: - O que você está pescando? - Otários, doutor. - Já pegou algum? - O senhor é o quinto.

Outro plano de fuga. Só que, dessa vez, era pra pular portão. Chegou a noite, mas quando chegou na hora H, o doido disse: - Ih, não vai dar pra pular o portão.- Mas porque?- Esqueceram ele aberto.

RISOSA importância do fígadoO fígado é a maior glândula do corpo humano e pode executar mais de 500 funções. A maioria acha que o principal órgão do corpo humano é o coração, mero engano. O fígado é tão importante quanto e, sem ele, não se pode sobreviver. Uma vez que suas células morrem, suas funções não são recuperadas. Porém, um único pedaço transplantado pode salvar a vida de uma pessoa, pois o órgão tem capacidade de regeneração. Muitas pessoas perguntam se o fígado dói. Dentro do fígado não há nervos, portanto, ele não dói.

O fígado leva a culpa de todos os exageros que cometemos pela vida afora. A ressaca ou a dificuldade de digestão, comuns quando se come ou bebe demais. Quando ele dá sinais de sofrimento, na maior parte das vezes, já foi seriamente agredido pela repetição de maus hábitos de vida.

Principais funções:

• Juntamente com a medula óssea, participa da produção de sangue

• Evitar sangramentos através da produção de plaquetas

• Detergente de gorduras da digestão através da bile

• Armazena e absorve vitaminas e glicose

• Produzir proteínas, como a albumina

• Transformar amônia em uréia

• Desintoxicar o organismo

• Filtragem de impurezas

• Eliminar o colesterol

Doenças mais conhecidas:

• As Hepatites A, B e C

• Hepatite Medicamentosa provocada por sensibilidade por certa droga

• Esteatose hepática, gordura no fígado

• Cirrose

tenho um com um pouco mais de um ano e quero aproveitar. Devo me aposentar da função de juiz no ano que vem. Quero ver meu neto crescer e ficar mais tempo com ele”, diz.

PERFIL 11Poá, de 23 de julho a 05 de agosto de 2015

Uma família que "casou" quase toda a cidade

Seu pai, José Pereira Júnior, foi nomeado juiz de casamento no final dos anos 40 e realizou casamentos em Poá até o ano de seu falecimento, em 2000. Assim, José Renato, assumiu o cargo do pai e passou a realizar e oficializar os casamentos em nossa cidade. Segundo conta José, seu pai casou quase a cidade inteira. José Renato veio com os pais e a irmã morar em Poá no início dos anos 50. “Adotamos Poá como nossa cidade. Meu pai tinha uma farmácia na vinte e seis de março e sempre adoramos essa cidade. Ele, além de farmacêutico, foi vereador dessa cidade também e foi nomeado juiz de casamento. Posso dizer que essa foi uma grande paixão de meu pai”.

José estudou na cidade, trabalhou aqui, conheceu sua esposa Shirlene de Paula Pereira, com quem teve um filho, e aqui criou sua família. Químico formado, exerceu a profissão até meados dos anos 90, quando sua farmácia, localizada na avenida nove de julho foi roubada. “Decidi ir para o mercado de trabalho e tive uma decepção. O engenheiro químico da Companhia Suzano não me contratou dizendo ter medo que eu tomasse o lugar dele. Não acreditei, tinha todos os requisitos

Seguindo os passos do Pai, José Renato Pereira exerce a função de juiz de casamento com muita dedicação e amor

Receita pra vocêIngredientes:1 pão de forma200 g de presunto200 g de mussarela1 lata de molho de tomate2 colheres de sopa de maionese2 copos de leite2 colheres (sopa) de creme de cebolaOrégano

Sanduíche cremoso de forno

para o cargo e ele me vem com essa”, lamenta. Foi quando José Renato decidiu cursar a faculdade de direito e, em 2000, se formou advogado, profissão que exerce até os dias de hoje.

Sobre os casamentos, José diz ser uma grande paixão e lembra que, ao realizar o primeiro, “leu” os dizeres que seu pai havia lhe escrito no papel. “Meu pai me escreveu tudo o que eu tinha que ler”.

Sobre a união civil entre pessoas do mesmo sexo, José diz que Poá foi uma das primeiras cidades do País a oficializar esses casamentos. “Mesmo antes da lei, a gente já realizava. A corregedora e o promotor autorizavam e a gente realizava. Tive que me adequar e, na hora de dizer se ambos se aceitam como marido e mulher, assim como diz a lei, digo: Ambos se aceitam como pessoas casadas? Sinal dos tempos", diz.

José diz que a vida de juiz de casamento é muito gratificante, porém muito difícil. “Realizo uma média de 100 casamentos por mês. Não posso viajar e aproveitar minhas sextas e sábados há mais de 15 anos. Tenho um compromisso e adoro ajudar as pessoas, mas agora

Instruções:

Em uma forma retangular, disponha uma camada de fatias de pão de forma.

Cubra com uma camada fina de maionese e espalhe a mussarela e o presunto.

Coloque o molho de tomate e salpique com orégano.

Coloque mais uma camada de pão de forma.

Prepare um mingau ralo com o leite e o creme de cebola.

Jogue por cima e decore a gosto (parmesão, azeitonas, palmito).

Leve ao forno até dourar.

Realizo uma média de 100 casamentos por mês. Não posso viajar e aproveitar minhas sextas e sábados há mais de 15 anos. Tenho um compromisso e adoro ajudar as pessoas, mas agora tenho um neto com um pouco mais de um ano e quero aproveitar

Além de ser juiz de casamento, José Renato é advogado e apaixonado por Poá

A esposa Shirlene e o neto Kauan