jornal do sitraemg ed. 106

6
ED 106 SETEMBRO 2015 ANO V Dicas para quem vai a Brasília e para "monitorar" cada parlamentar mineiro na sessão do Congresso Nacional PÁGs 2 a 6 BRASÍLIA QUE NOS ESPERE PARA O DIA D DIA DA DERRUBADA DO VETO 26/15! Servidores mineiros concentrados na Praça dos Três Poderes, em mais uma das viagens realizadas a Brasília na luta pela derrubada do veto Calendário de mobilização 22/09 Apagão geral do Judiciário Federal no estado 21/09 Caravana a Brasília com saída em 21/9, e retorno logo após a votação no Congresso Nacional, prevista para ter início às 19h, do dia 22/9; PEDRO CAMPOS 22/09 Sessão do Congresso Nacional 19h

Upload: sitraemg

Post on 23-Jul-2016

219 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal do Sitraemg, especial sobre a greve e as caravanas a Brasília

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal do SITRAEMG ed. 106

ED 106SETEMBRO 2015ANO V

Dicas para quem vai a Brasília e para "monitorar" cada parlamentar mineiro na sessão do Congresso Nacional

PÁGs 2 a 6

BRASÍLIA QUE NOS ESPERE PARA O DIA D

DIA DA DERRUBADA DO VETO 26/15!Servidores mineiros concentrados na Praça dos Três Poderes,

em mais uma das viagens realizadas a Brasília na luta pela derrubada do veto

Calendário de mobilização

22/09Apagão geral do Judiciário Federal no

estado

21/09 Caravana a Brasília

com saída em 21/9, e retorno logo após a votação no Congresso Nacional, prevista para ter início às 19h, do dia 22/9;

PED

RO

CAM

POS

22/09Sessão doCongresso Nacional

19h

Page 2: Jornal do SITRAEMG ed. 106

Apesar do intenso trabalho de mobilização dos servidores do Judiciário Federal junto aos d e p u t a d o s f e d e r a i s e senadores, pleiteando o envio d e r e q u e r i m e n t o p e l o s mesmos ao presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB/AL), com a solicitação para que antecipasse a próxima sessão do Congresso, de 22 para 15 de setembro, foi mantida a data inicial. Ratificando: a sessão permanece agendada para 22 de setembro, terça-feira, às 19 horas.Em razão desse novo cenário, o SITRAEMG comunica aos servidores mineiros que não haverá mais caravanas para Brasília nesta semana, como havia sido anunciado. Haverá, sim, no dia 21/09, segunda-feira, com saída da Praça da Estação (embarque ao lado do Museu de Artes e Ofícios), às 18 horas, e retorno no dia 22/09, logo depois da sessão do Congresso. O objetivo é enviar um número grande de servidores.

InteriorOs servidores do interior que

queiram ir à capital federal devem elaborar a lista de interessados, providenciar orçamentos do meio mais adequado para o transporte do grupo e enviá-los ao S I T R A E M G , p e l o e - m a i l [email protected], para avaliação. Para mais e s c l a r e c i m e n t o s , l i g u e (31)4501-1500 ou 0800.283-4302, e fale com a funcionária Margareth. O SITRAEMG pede a todos os servidores que somente se inscrevam nas caravanas se tiverem a convicção de que poderão viajar. Isto porque, nas últimas viagens, muitos que estavam inscritos não compareceram no momento do embarque, gerando uma despesa desnecessária para o Sindicato, em um momento em que a greve e as atividades de mobilização, sobretudo as idas a Brasília, têm gerado altos custos.

Inscreva-se para as caravanas que irão a BrasíliaQuem acompanhou a sessão

do Congresso Nacional do dia 2 de setembro tem muito vivas, na memória, as falas e imagens de deputados e senadores que se manifestaram bastante indignados, diante da manobra do governo Dilma sobre parte dos congressistas que acabou resultando no cancelamento da sessão . Tem também g r a v a d a s a s f e i ç õ e s apavoradas do deputado Carlos Zarattini (PT-SP) ao ocupar o microfone, defender a manutenção do veto 26/15, dizer um monte de besteiras em relação ao projeto de reposição salarial da categoria, incluindo a de que o STF e os servidores negociavam uma proposta alternativa ao PLC 28/15, e ser prontamente contestado em cada uma delas pelos seus colegas presentes e, em gestos, pelos poucos servidores que foram permitidos entrar nas galerias da Câmara.

Zarattini falou em vão e ao vento, pois seus colegas que se pronunciaram durante a sessão demonstraram ter na p o n t a d a l í n g u a c a d a argumento dos servidores no s e n t i d o d e q u e a ú n i c a p r o p o s t a q u e p o d e s e aproximar de uma correção de q u a s e u m a d é c a d a d e defasagem salarial é o PLC 28/15 e que a alternativa h i p o t e t i c a m e n t e e m negociação (PL 2648/15) é, na verdade, categoricamente rejeitada e rechaçada pela categoria. E esse grau de conhecimento em relação à justa causa da categoria tem sido observado na maioria e s m a g a d o r a d o s c o n g r e s s i s t a s . F r u t o d o trabalho de mobilização e

esclarecimento pavimentado de forma incansável pelos servidores, juntamente com os sindicatos e a Fenajufe, em a r t i c u l a ç õ e s j u n t o a o s parlamentares nos estados e d e n t ro d a C â m a r a e d o Senado.

O governo vai continuar tentando evitar que a sessão do Congresso se realize. Mas isso só confirma o nível de desespero a que chegou, porque pressente a iminente derrubada do veto . Mas , apesar de ser o portador da chave do cofre, até onde vai seu poder de ditar as ordens no Legislativo, se mergulha a cada d ia em um mar de descrédito motivado por sua incompetência administrativa e polít ica, pelas medidas econômicas equivocadas para sustentar um famigerado ajuste fiscal, agora com a ameaça até de aumento de impostos, e por ver seus principais colaboradores se afundarem em esquemas de corrupção?

O cenário nos mostra muitas dificuldades na nossa luta pela derrubada do veto, é verdade. Mas, por outro lado, nos indica o caminho da mobilização e pressão sobre os deputados e s e n a d o r e s c o m o u m a p o s s i b i l i d a d e b a s t a n t e palpável de conseguirmos ê x i to n e s s a l u t a . Va m o s continuar o nosso trabalho de corpo a corpo. E vamos nos inscrever para as caravanas e invadir Brasília no dia 22/09. Convictos e confiantes na nossa força de luta, com certeza faremos com que a maioria dos congressistas diga “Não” ao Veto 26/15. A ordem é lutar, lutar, até a vitória!

VAMOS LUTAR ATÉ A GRANDE VITÓRIA

Inscrições para as caravanas que partem de BH devem ser feitas pelo e-mail [email protected], fornecendo o nome e números da

Carteira de Identidade e do telefone celular

Servidores de diversas cidades mineiras concentrados na Praça dos Três Poderes, expressando

para a população a greve e a luta da categoria pela reposição salarial (acima) e, tendo ao fundo o

Congresso Nacional (abaixo), exibindo a bandeira de Minas Gerais

Cedáblio

DIA D

Page 3: Jornal do SITRAEMG ed. 106

Memorize os nomes e imagens dos parlamentares mineiros

DIA D

Del. Edson Moreira

...e marque com na hora da votação no Congresso Nacional: xausente A presente P votou SIM ao veto S votou NÃO ao veto N

Page 4: Jornal do SITRAEMG ed. 106

4

...e marque com na hora da votação no Congresso Nacional: xausente A presente P votou SIM ao veto S votou NÃO ao veto N

DIA D

Page 5: Jornal do SITRAEMG ed. 106

PLC 28/15

5DIA D

fora do Congresso Nacional

evitar tumultos e ignorar provocações;

muito cuidado com o trânsito ao atravessar as vias;

para se proteger do clima seco e quente, beber muita água, aplicar soro fisiológico nas narinas (quando necessário, é claro), usar protetor solar e munir-se de guarda-chuva ou sombrinha;

não há restaurantes e lanchonetes comerciais nas imediações do Congresso Nacional: para as refeições, procure os restaurantes de dentro dos ministérios, que praticam preços bem em conta, ou - para quem não se importa com cardápios mais limitados - as barracas instaladas próximas dos prédios oficiais.

dentro do Congresso Nacional é obrigatório o traje passeio completo (para homens, terno, gravata; para mulheres, vestidos, saias, calças femininas e blazer);

tratar os deputados e senadores com respeito e urbanidade;

ficar atento(a) para não migrar da Câmara para o Senado (ou vice-versa) ou sair para fora de ambos antes do tempo desejado, pois para retornar terá que passar por todo o processo de identificação exigido para o acesso inicial; para evitar que isso aconteça, use os banheiros internos das duas casas legislativas, alimente-se nos restaurantes e lanchonetes disponíveis (há locais em que se pode tomar água e o tradicional cafezinho gratuitamente, mas são mais restritos).

Vamos invadir Brasília e lutar pelo NÃO ao veto!

Foram várias viagens a Brasília nos últimos quatro meses. Dezenas de caravanas rumaram de Minas para a capital

federal, primeiro, para acompanhar a emocionante sessão do Senado que aprovou o PLC 28/15; depois, para pressionar os

parlamentares pela realização da sessão do Congresso Nacional, pela garantia de quórum e em busca do voto pela derrubada do Veto 26/15. Tudo isso, com muita luta dentro da Câmara e do Senado e barulho ensurdecedor, do lado de fora, ao som das vuvuzelas, ao lado de milhares de colegas do Distrito Federal e de todos os estados. Que Brasília seja pequena para a nossa categoria no dia 22/09 e, ao final, gritemos em alto e bom som: “Governo Dilma derrotado:o veto foi derrubado!”.

DICAS PARA QUEM FOR A BRASÍLIA

O que falar aos parlamentares sobre a reposição salarial?

Como de costume, o SITRAEMG disponibilizará, a todos os servidores que forem realizar trabalho de corpo a corpo com os deputados e senadores, uma pasta contendo documentos com os argumentos pela derrubada do Veto 26/15 (veto ao PLC 28/15) e explicando porque a categoria rejeita o PL 2648/15.

Page 6: Jornal do SITRAEMG ed. 106

As direções da Câmara e do Senado, por pressão do g ov e r n o e d e s u a b a s e parlamentar, havia criado dificuldades de acesso dos servidores às duas casas para o trabalho de corpo a corpo com os parlamentares em defesa da derrubada do Veto 26/15. Porém, a Fenajufe impetrou pedido de habeas corpus no STF visando garantir o acesso de membros de sua

d i r e to r i a , e o r i e n to u o s sindicatos de sua base a tomarem a mesma medida em favor dos servidores de seus respectivos estados, incluindo o Distrito Federal. Assim como a Fenajufe, o SITRAEMG ingressou com o pedido no Supremo e obteve liminar favorável, concedida pelo ministro Marco Aurélio Melo, e os servidores mineiros puderam entrar na Câmara e

n o S e n a d o n o d i a 2 d e setembro.

O salvo-conduto, de acordo com a assessoria jurídica do Sindicato, continua valendo também para a sessão de 22 de setembro, mas somente para os 51 servidores listados na liminar concedida, por terem formulado o pedido no tempo hábil divulgado pelo Sindicato: 15 horas do dia 28 de agosto. Para terem acesso no

d ia da sessão , basta se identificarem antes à entrada das duas casas.

Conforme já divulgado pelo site do SITRAEMG (confira lá as i n s t r u ç õ e s e d e m a i s orientações), o Sindicato está ingressando com novo pedido de HC para servidores que pretendem ir a Brasília no dia 2 2 e a i n d a n ã o f o r a m beneficiados com o salvo-conduto.

Liminar concedida ao SITRAEMG no STF garante acesso de servidores a sessão do Congresso Nacional

Setorial Justiça do Trabalho

Setorial Justiça Federal

ASSEMBLEIAS

SETORIAIS

RECOMENDAM O

FORTALECIMENTO

DA GREVE

Com os constantes adiamentos das sessões do Congresso Nacional para as quais estava pautado o Veto 26/15, em AGE do dia 4 de setembro foi d e l i b e r a d a a r e a l i z a ç ã o d e assembleias setoriais na semana passada nos prédios do TRT da Rua Mato Grosso, Justiça Federal da Avenida Prudente de Morais, 1.741, e TRE da Avenida Prudente de Morais, 100 . Ob jet ivo : d iscut i r com os s e r v i d o r e s a n e c e s s i d a d e d e intensificar a greve, e até mesmo reconstruí-la nos locais em que o movimento paredista ainda não havia 'decolado' , porque o dia 22 de setembro está chegando e todo o poder de mobilização da categoria deve ser demonstrado, para que os parlamentares sintam a pressão e votem pela derrubada do veto. O recado foi plenamente assimilado pela categoria. E para 22/09, dia da sessão do Congresso Nacional, todos estão convocados para um Apagão Geral.

6