jornal do santa quitéria

12
1 Agosto 2015 41|3245-8065 Moradores protestam por falta de segurança no trânsito (41) 3018-4130 (41) 3018-4130 A Rua João Alencar Guimarães está uma verdadeira roleta russa. Um pedestre foi atropelado na cal- çada e morreu; carros perdem o controle; motoristas capotam; e moradores vivem dias de insegu- rança. Atravessar uma das princi- pais ruas que ligam o bairro ao Centro e ao Campo Comprido traz insegurança e medo, principalmen- te depois dos últimos episódios. Uma tragédia anunciada, justa- mente pelo número de publicações feitas pelo Jornal do Santa Quité- ria. Desta vez, os moradores não aguentaram apenas assistir e pro- tagonizaram cenas de revolta. É preciso intervenção urgente no lo- cal, antes que novos desastres aconteçam. Leia matéria comple- ta na página 3.

Upload: jornal-do-santa-quiteria

Post on 23-Jul-2016

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição 013 - Agosto de 2015

TRANSCRIPT

1Agosto 2015

41|3245-8065(

Moradores protestam porfalta de segurança no trânsito

(41) 3018-4130 (41) 3018-4130

A Rua João Alencar Guimarãesestá uma verdadeira roleta russa.Um pedestre foi atropelado na cal-çada e morreu; carros perdem ocontrole; motoristas capotam; emoradores vivem dias de insegu-rança. Atravessar uma das princi-

pais ruas que ligam o bairro aoCentro e ao Campo Comprido trazinsegurança e medo, principalmen-te depois dos últimos episódios.Uma tragédia anunciada, justa-mente pelo número de publicaçõesfeitas pelo Jornal do Santa Quité-

ria. Desta vez, os moradores nãoaguentaram apenas assistir e pro-tagonizaram cenas de revolta. Épreciso intervenção urgente no lo-cal, antes que novos desastresaconteçam. Leia matéria comple-

ta na página 3.

Agosto 20152

41|3245-8065(

Você é feliz no trabalho? As empresas passam por suces-sivas mudanças para atender e se adaptar às novas exigênci-as do mercado. Contudo, não basta dispor dos melhores re-cursos, estrutura ou da mais avançada tecnologia, se as mes-mas não forem sustentadas por uma gestão de pessoas foca-da em resultado. O ser humano e o seu desempenho profissi-onal são considerados fatores capazes de transformar o po-tencial de uma empresa por serem o grande diferencial com-petitivo das organizações, conforme apontam os especialistas.

Por perceberem essa realidade, há algum tempo as empre-sas buscam estratégias para conquistar a satisfação dos cola-boradores em seu ambiente de trabalho, visando o impactoque essa satisfação tem sobre os resultados empresariais.Afinal, felicidade gera lucro, aumenta o desempenho, melhorao clima organizacional, retem talentos e, sobretudo, tem su-cesso organizacional. Alimente a felicidade do profissional ecolha bons resultados!

Satisfação no trabalho

VacinaSegue até o dia 31 de agosto a campanha

nacional de vacinação contra a poliomielite.A Unidade do Santa Quitéria foi uma das queparticiparam do Dia D. Devem tomar a vaci-na crianças com idade a partir de seis mesese menores de 5 anos. A meta da campanhana capital paranaense é vacinar 95% da po-pulação-alvo – 96.648 das 101.735 criançasdessa faixa etária. a ação estará concentradanos dias úteis e o usuário deve levar o filho àunidade de saúde de referência (aquela queatende a região onde mora).

ProtestoCansados com o descaso, moradores da

Portelinha bloquearam a rua Bocaiúva, na al-tura da subestação da Copel, para protestar.Segundo eles, o Ministério Público do Para-ná já tinha autorizado a Copel a instalar pos-tes de energia elétrica no local, o que nãoteria acontecido. "Não queremos nada irre-gular, olha o papel, está aqui nas nossas mãos,eles têm que cumprir", disse uma manifes-tante. A Prefeitura de Curitiba está median-do o caso.

Nosso estádioA equipe de Curitiba conquistou o campeo-

nato da 1ª Copa da Integração Metropolitanade Futebol Sub-17. O segundo lugar ficou comFazenda Rio Grande e o terceiro, com Piên. Adecisão ocorreu no dia 12 n o Estádio MauricioFruet, no bairro Santa Quitéria, com a presençade centenas de torcedores de municípios da re-gião metropolitana. A Copa de Futebol da Inte-gração Metropolitana é uma iniciativa das Se-cretarias de Assuntos Metropolitanos e de Es-porte e Lazer e Juventude da Prefeitura de Cu-ritiba, com apoio da Federação Paranaense deFutebol.

SinalizaçãoDiversas ruas tiveram a sinalização hori-

zontal reforçada na região. A maioria delasficam ao torno da rua João Alencar Guima-rães. Além da pintura de 'PARE', outros tre-chos ganharam a instalação de tachos, conhe-cidos como tartarugas. A iniciativa é para ten-tar coibir o número de acidentes que estãoacontecendo no local.

A Câmara de Cu-ritiba vota, em pri-meiro turno, projetode lei de Tito Zeglin(PDT) que proíbeestacionamentos deafixarem placas isen-tando o estabeleci-mento da responsabi-lidade por “danos materiais ouobjetos deixados no interior doveículo”. O autor da proposiçãodiz que esse tipo de divulgação,

Placas de estacionamento

às vezes feita também via bi-lhetes ou cupons, fere o artigo51 do Código de Defesa doConsumidor (CDC)

3Agosto 2015

41|3245-8065(

Após novo acidente, moradores bloqueiam Alencar Guimarães para pedir solução

Após um novo acidente na Rua JoãoAlencar Guimarães, no bairro Santa Quité-ria, em Curitiba, os moradores se revolta-ram com o descaso que a região enfrentano trânsito. Eles queimaram pneus e fecha-ram a rua para chamar a atenção da Prefei-tura de Curitiba. O pedido é pela constru-ção de uma travessia elevada. Há 15 dias,um homem morreu na calçada, enquantoesperava para atravessar a rua.

Dessa vez, um carro capotou na esqui-na com a rua Manoel Diniz. Esse acidenteaconteceu no dia 6 e, enquanto a PolíciaMilitar (PM) e o Siate eram acionados, mo-radores aproveitaram para bloquear a rua epedir mais segurança. Ninguém ficou feri-do gravemente no capotamento.

O morador da região, Tony Destefano,disse que ninguém aguenta mais tanto aci-dente. “Esse trecho é na altura do portão daUniandrade. As pessoas correm riscos, por-que não se tem nem uma faixa de pedestre.Morreu uma pessoa na semana passada e pre-cisamos de uma travessia elevada, porque osmotoristas são irresponsáveis”, afirmou.

Morte

A morte de um homem de 31 anos, quefoi atropelado na calçada, foi o início darevolta. A tragédia aconteceu na noite do

dia 29 de julho e Jânio Carlos Moura mor-reu na hora ao ser atingido pelo motoristade um C4 Pallas. O motorista foi encami-nhado para a Delegacia de Delitos de Trân-sito (Dedetran) para prestar esclarecimen-tos e liberado em seguida.

De acordo com testemunhas, Moura ti-nha acabado de sair de uma pizzaria na ruaJoão Alencar Guimarães quando foi atro-pelado, ainda na calçada. “A lombada ele-trônica fica na subidinha, mas passou dalinão tem mais nada para proteger quem ten-ta atravessar. Ficamos mais de meia hora

para atravessar, é muito pe-rigoso porque a velocida-de que eles passam aqui émuito alta”, relatou a mo-radora que acompanhava otrabalho dos policiais, maspreferiu não se identificar.

O motorista estaria como carro desgovernado porcausa da alta velocidade,segundo moradores. Ain-da, após atropelar o pedes-tre, o carro colidiu violen-

Após a morte de um pedestre, outro acidente aconteceu no mesmo local. Moradoresnão aguentam mais tamanha insegurança no trânsito. Eles querem providências.

tamente contra um poste da rede elétrica. Omotorista desceu, esperou o Batalhão dePolícia de Trânsito, mas não quis se pro-nunciar.

De acordo com o tenente Cássio, doBPTran, ele não estava embriagado. “Tes-temunhas contaram que o veículo seguiasentido avenida Iguaçu e subiu na calçada.Ele também passou por uma senhora, queconseguiu desviar. Estava em alta veloci-dade, até mesmo porque o poste ficou des-truído. Ele não ingeriu bebida alcoólica, nemsubstâncias entorpecentes, está conscien-te, mas não quer falar com a polícia”, con-tou o tenente. O motorista foi encaminha-do ao Dedetran. O corpo da vítima foi reco-lhido ao Instituto Médico Legal (IML).

Outro lado

A Prefeitura de Curitiba enviou uma notasobre a reclamação dos moradores: "O de-partamento de engenharia da SecretariaMunicipal de Trânsito informa que estudaa possibilidade de implantação de um redu-tor de velocidade na Rua João Alencar Gui-marães, esquina com a Manoel Diniz, noSanta Quitéria".

Pedestre morreu na calçada

Banda B

Opinião

O Jornal do Santa Quitériafoi às ruas e perguntou aosmoradores qual a melhor

solução para o local. Veja só:

- "Se tem a lombada eletrônica

ali em cima, aqui tem que ter

aquelas lombadas para pedestre,

sabe?", disse Antônio Medeiros,

52 anos, se referindo à travessia

elevada.

- "Só um semáforo resolve aqui

porque os motoristas não respei-

tam nada, nem radar, nem nada.

Tem que colocar um sinal mesmo,

só assim a gente vai conseguir

atravessar sossegado", reclama

Beatriz Costa, 32 anos, mãe de

duas meninas, que atravessa a rua

diariamente com as filhas.

- "Uma lombada mesmo ou outro

redutor, igual tem lá em cima. Está

impossível passar aqui", opina Ro-

sania Tschelek, 47 anos.

Concorda?

Envie sua opinião sobre o que

deve ser feito na rua João Alen-

car Guimarães para diminuir a

incidência de acidentes. Email:

[email protected] é a principal ligação com o Centro e o Campo Comprido

Agosto 20154

41|3245-8065(

O Centro Comercial BelaVista possui uma ótima varie-dade de serviços e bem locali-zados na região do Campo Com-prido, em Curitiba. Com lojas eescritórios de fácil acesso, oCentro Comercial está na ruaNelson Ferreira da Luz, trazen-do mais comodidade e qualida-de em serviços para os mora-dores.

O local possui diversos ser-viços, como Agência de turis-mo Realiza Tur, Molekas PetShop, Lua Dourada Doces eEmbalagens, Cenco Contabili-dade, Centro de contabilidadeEmpresarial, Luder Imóveis,Casa Pimenta Papelaria, Pre-sentes e Utilidades em Geral,entre outros.

A tosadora Helen Veiga, 35

Centro Comercial Bela Vista oferece

múltiplos serviços sem sair da regiãoMoradores podem contar com comércios bem localizados, de qualidade e próximo de casa

anos, foi uma das primeiras lo-jistas a estar no Centro. "Tenhoclientela formada e, aos poucos,as pessoas passam a nos conhe-cer mais. Temos potencial paracrescer ainda mais aqui. Esta-mos nos estruturando e, em bre-ve, vamos atrair clientes comações bem legais para os mo-radores", comemora.

É o que também acreditaMaria Cristina Pereira, da CasaPimenta. Com as portas re-cém-abertas, a ideia é promo-ver ações como sorteios e ou-tras campanhas para chamaratenção. "Estamos nos estru-turando para isso. Esse Centrotem ótima capacidade, vigilân-cia 24 horas, é bem visível, es-tamos apostando na região", fi-nalizou. Centro Comercial Bela Vista oferece diversos serviços e qualidade no atendimento

5Agosto 2015

41|3245-8065(

ViagensO embarque de

adolescentes em ôni-bus rodoviários só po-derá ser feito, a partirdo dia 1º de setembro,mediante apresenta-ção de documento com fotografia. Atualmente, quemtem entre 12 e 18 anos de idade pode viajar apresen-tando apenas a certidão de nascimento. A obrigatori-edade de apresentar documento com foto é uma de-terminação da Agência Nacional de Transportes Ter-restres (ANTT), válida para todo território nacional eserá observada em qualquer embarque rodoviário,independentemente da distância da viagem.

CopelA Companhia

Paranaense de Ener-gia (Copel) teve lucrolíquido de R$ 302 mi-lhões no segundo tri-mestre de 2015, umaalta de 21,7% em relação ao mesmo período do anopassado. O motivo é a elevação das tarifas de distri-buição. A assinatura de um aditivo ao contrato de con-cessão da Copel Distribuição permitiu o recebimentode R$ 478,1 milhões em receita referente a ativos epassivos financeiros. Parte desse valor são os descon-tos oferecidos nas tarifas em 2013 e 2014, valores quedevem ser recuperados com o reajuste deste ano.

Nota ParanáLançado pelo go-

verno estadual para di-minuir a carga tributá-ria individual, combatera sonegação fiscal eaumentar a arrecada-ção no Estado, o pro-

grama Nota Paraná está sendo um sucesso entre osparanaenses. Nos primeiros dez dias de vigência, maisde 250 mil contribuintes já se cadastraram para parti-cipar do programa que devolverá ao consumidor 30%do ICMS pago pelos estabelecimentos comerciais.Para isso, basta informar o número do CPF na notafiscal da compra.

ArenaO Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE)

do Paraná pediu a penhora do CT do Caju e da pró-pria Arena da Baixada caso a CAP S/A, sociedadeque geriu a reforma para a Copa do Mundo, não quiteuma dívida de R$ 226,1 milhões em três dias. As in-formações foram divulgadas pelo jornal Gazeta doPovo. A ação foi proposta devido ao atraso no paga-mento dos financiamentos do estádio desde feverei-ro. A petição obtida pela Gazeta mostra que a CAPS/A quitou três parcelas do primeiro financiamentoem 2012, e duas parcelas no segundo, em 2013. Comisso, o Atlético deixou de pagar aproximadamente R$14,2 milhões, restando um débito, no total, de R$ 226milhões.

LeilõesUm série de

leilões judiciaisque serão realiza-dos nos dias 13 e28 de agosto, vãoofertar 150 imó-veis de Curitiba eRegião Metropolitana, entre barracões, terrenos, ca-sas, apartamentos e lojas comerciais, que estão indoa leilão para pagamento de credores, principalmentefuncionários e fornecedores. Os leilões serão realiza-dos pela 1ª e 2ª Vara de Falências e RecuperaçãoJudicial do Foro Central da Comarca local. Caso nãohaja lances para pagamento a vista, os imóveis po-dem ser parcelados com entrada de 30%, mais 24parcelas corrigidas pelo INPC+IGP-DI, vencíveis acada 30 dias do leilão.

Campanha vacinaçãoA campanha nacional de vacinação contra a poli-

omielite começa no próximo sábado (15) e segue atéo dia 31 de agosto. Em Curitiba, 28 unidades básicasde saúde estarão abertas no primeiro dia da ação, das8 às 17 horas, para vacinar crianças com idade a par-tir de seis meses e menores de 5 anos. A meta dacampanha na capital paranaense é vacinar 95% dapopulação-alvo – 96.648 das 101.735 crianças dessafaixa etária.

Agosto 20156

41|3245-8065(

1 Investimento

deve ser lucrativo

Para se investir em imóveis é ne-cessário tempo disponível e muita paci-ência, pois é preciso garimpar ofertas evisitar os imóveis selecionados. Não so-mente isso, existem os gastos extrascom ligações telefônicas, gasolina, ali-mentação e as vezes diárias em hotéis.Por isso é imprescindível que o imóvelatenda todas as expectativas. Depoisda aquisição ele deve lhe trazer lucro.Gerenciar imóveis não é um trabalhofácil, visto que o valor do trabalho de-verá ser subtraído do imóvel.

2 Investimentos são raci-

onais e não sentimentais

Para se investir em imóveis é precisoter em mente que ele não servirá de mo-radia para quem o está comprando e simpara terceiros, por isso é necessário ob-servar o local do imóvel e a conservação.

3 Investir em terrenos

Terrenos são ótimas fontes de renda.

Dicas sobre a melhor forma de investir em um imóvelPara tomar essa decisão de investir em imóveis, pense no que pretende investir. Imóveis residenciais usados ou na

planta, imóveis comerciais, terrenos e fundos imobiliários. O Jornal do Santa Quitéria te ajuda a traçar uma estratégia

Investir em espaços no interior das gran-des capitais está se tornando uma práticamuito realizada nos últimos anos. Com ointuito ou não de construir, o terreno podeser vendido para alguma construtora portrês vezes mais do que você pagou.

4 Investir em

imóveis na planta

Comprar um imóvel na planta pos-sui suas vantagens. As instalações são

novas, o tempo de planejamento é mai-or, super valorização se o imóvel for bemlocalizado, fora o processo de financia-mento que é facilitado.

5 Investir em imóveis usados

Para se investir em imóveis usadosé preciso muita pesquisa para desco-brir ótimas opções. Os preços são maisbaixos, a mudança pode ser imediatadependendo das condições do local e

as metragens são maiores.

6 Investir para locação

No que você pretende investir? Sa-las, flats, galpões, apartamentos, casas,lojas comerciais? As opções são vas-tas, basta conhecer cada segmento e oque você poderá trabalhar com ele. Façaum planejamento para cada modelocom público alvo, concorrentes, valo-res e invista em divulgação.

7 Investir em fundo imobiliário

Os fundos imobiliários são formadospor investidores que desejam aplicarrecursos em empreendimentos dessetipo para receber mensalmente alugu-éis proporcionais à aplicação. Os valo-res variam de cem a mil reais e sãonegociadas pela Bovespa da mesmamaneira que as ações, os negócios po-dem ser fechados eletronicamente casohaja investidores interessados em ven-der as cotas e o próprio investidos es-tabelece a quantidade de cotas e o pre-ço que cada uma valerá.

7Agosto 2015

41|3245-8065(

Seis pessoas ficaram feri-das entre a madrugada e amanhã do último domingo, dia9, em acidentes na “Rápida doPortão”, em Curitiba. No pri-meiro, três jovens que supos-tamente voltavam de uma fes-ta ficaram gravemente feridosno trecho da Rua FranciscoFrischmann, no bairro Portão,por volta das 3h30.

De acordo com socorristasdo Siate, as vítimas apresenta-vam sinais de embriaguez e seperderam em uma curva. Se-gundo o cabo Brás, eles bate-ram contra um poste que caiusobre a carro. “Como eles nãovenceram a curva e estavamem alta velocidade, bateramforte contra o poste. Deles, doisestão em estado gravíssimo”,comentou.

O veículo Gol ficou comple-tamente destruído e testemu-nhas contaram que o veículochegou a furar o semáforo an-

Acidentes deixam seis feridos na ‘Rápida do Portão'Jovens voltavam de um festa e a suspeita é que eles estavam embriagados. Eles não correm risco de morte

tes da batida. As vítimas foramencaminhadas para os hospi-tais Evangélico e Cajuru.

No mesmo horário

Praticamente no mesmohorário, um jovem de 21 anosfoi socorrido em estado graveapós bater contra uma árvorena Rua Isaac Guelmann. No-vamente a vítima se perdeu emuma curva e precisou ser en-caminhada ao Hospital do Tra-balhador.

Dois feridos

No terceiro acidente, envol-

vendo um Palio Weekend e umSiena, dois motoristas ficaramferidos no início da manhã nocruzamento das rua MarechalOtávio Saldanha Mazza e Má-rio Gomes Cézar. Além domotorista, a esposa e o filhopequeno também estavam noPálio, mas passam bem. Tes-temunhas comentaram no localque o motorista do Siena tam-bém apresentava sinais de em-briaguez. A Delegacia de Deli-tos de Trânsito (Dedetran) deveinvestigar os casos.

Outro caso aparenta que motorista se perdeu na curva.

Fotos: Banda B

Ninguém ficou gravemente ferido.

Falando nisso...

Acidentes aconteceram de madrugada.

Perigoso para pedestres

Outro ponto perigoso de atra-vessar é na altura na rua Bo-caiúva, próximo a bifurcaçãocom a rua Joaquim Caetanoda Silva. Muitos carros, sen-tido Centro, param paraaguardar a conversão à es-querda na Pretextado Tabor-da Júnior. Nesse momento, arua vira um caos e os pedes-tres chegam a ficar mais dedez minutos aguardando paraatravessar com segurança.

Agosto 20158

41|3245-8065(

9Agosto 2015

41|3245-8065(

S6 Edge Plus e Note 5Dois smartphones da série Galaxy --S6 Edge+ e

Note 5--, lançados nesta quinta-feira (13) pela Sam-sung, trazem telas grandes de 5,7 polegadas e designrenovado para a linha Note, mas sem mudanças signi-ficativas em relação a seus antecessores [S6 Edge eNote 4]. Eles devem chegar ao Brasil em setembro, e,apesar de o preço ainda não ter sido anunciado, devemter valor similar ao do S6 Edge, cerca de RS 4.000.

CaloriasO Google está desenvolvendo o Im2Calories, pro-

jeto de pesquisa que utiliza algoritmos para contabili-zar as calorias dos alimentos de uma foto. O softwa-re seria capaz de avaliar a comida no prato pela fotoe fazer o reconhecimento dela a partir das informa-ções que possui na base. Com isso, a ferramentapermitiria ao usuário avaliar, por exemplo, a quantida-de de exercício necessário para compensar a inges-tão das caloridas dos alimentos. Ainda não há planospara liberação da plataforma.

WhatsAppO WhatsApp liberou uma nova versão para o iOS

que inclui recursos como silenciar e personalizar noti-ficações de um contato específico e a possibilidadede reduzir o gasto do pacote de dados durante liga-ções feitas pelo app. Outro destaque é a opção demarcar uma conversa como não lida. Essa funçãopode ajudar o usuário a não se esquecer de respon-der mensagens posteriormente. Também é possívelsalvar vídeos em backups de conversas e comparti-lhar a localização direto do Apple Maps.

PerigoMais evidências de que não, você não é paranóico

ao cobrir sua webcam com um post-it ou fita adesiva.De acordo com novo relatório do grupo de direitos digi-tais Digital Citizens Alliance, hackers estão tomando ocontrole da webcam de meninas e mulheres e subindoo material íntimo para o YouTube em busca de lucros.Depois de obterem material íntimo o suficiente, os "rat-ters" fazem o upload para o YouTube e esperam asvisualizações e likes chegarem. A Digital Citizens Alli-ance recomenda que o Google tome uma postura maisativa na busca e remoção desses vídeos no YouTube.

Samsung revela seu HD de 16TB, o maior do mundoFoi-se o tempo em que espaço de armazenamento

era um problema. A sul-coreana Samsung, a maiorfabricante de HDs do mundo, revelou nesta semana,na feira Flash Memory Summit, um disco SSD de16TB — um recorde em termos de capacidade dearmazenamento para esse tipo de memória.

Anteriormente, seu melhor produto tinha a capa-cidade de armazenar 10TB em dados. A expectativaé que o novo HD, chamado de PM1633a, seja utiliza-do principalmente em servidores de empresas, já queacredita-se que o produto não custará menos de US$7.800, preço ainda a ser oficializado.

Agosto 201510

41|3245-8065(

O sucesso da ApolarImóveis Santa Quitéria ésinônimo de trabalho eexperiência. Desde 2008na região, a Apolar prezapela segurança no mo-mento no negócio, respei-to ao cliente e, sobretudo,o respaldo quanto à asses-soria imobiliária. O fran-queado da Apolar Imó-veis, Sebastião Santos, 76anos, tem vasta experiên-cia quando o assunto éimóvel. Há mais de 20anos Santos acumula co-nhecimentos e esbanjasaúde em uma das maio-res imobiliárias do país.

Ao lado da gerenteClaudine Antunes, Santoscoordena onze corretorespor toda a região do San-ta Quitéria. "Existe sem-

Apolar Santa QuitériaRespeito ao cliente e vasta expertise, Apolar Santa Quitéria comemora bons resultados

pre uma Apolar perto devocê e, com certeza, sevocê está alugando oucomprando em Curitiba équase certo que você vaipassar pela nossa empre-sa, para conhecer, verimóveis ou fechar umaótima oportunidade", dis-se Santos.

Além do Paraná, aApolar está em SantaCatarina, São Paulo e atémesmo em Miami. "Sãoao todo, cento e umaApolar por toda essa re-gião, mais de mil corre-tores atendendo a todosque estão à procura deum imóvel", disse Santos.

Para Santos, o objeti-vo da Apolar para o San-ta Quitéria é participarainda mais de ações do

bairro, para tornar aindamelhor a região. "A Apo-lar é sempre muito par-ceira do bairro e nossoobjetivo é que estar pre-sente na comunidade".

Experiência

A vida profissional deSantos começou cedo.Com apenas 13 anos, aolado dos irmãos, veiopara Curitiba e passou a

Diretor Sebastião Santos ao lado da gerente Claudine Antunes

trabalhar em uma loja detecidos. Ele nunca maisparou. "Indiscutível quevocê perde uma parte dasua infância, mas come-çando cedo você cria

uma independência etem mais facilidade deassimilar a relação boacom o trabalho", disse.

A experiência emprojetos e planejamentosfoi adquirida ao longo de30 anos dentro de umamultinacional. Santos vi-ajou por todo o Brasilcomo diretor comercialaté receber o convitepara integrar a equipe daApolar. Ele foi um dosresponsáveis por implan-tar o método de franquiana Apolar Imóveis, em1995. "Nós padroniza-mos, fizemos manuais detodos os procedimentos.É um reconhecimento etanto ver um trabalhoassim dando muito cer-to", finaliza.

11Agosto 2015

41|3245-8065(

De pai para filho. Essa expressão geral-mente é usada quando se faz um bom negó-cio ou se obtém alguma vantagem que sómesmo os pais podem conceder.

Mas hoje nós trouxemos uma mensagemde filho para pai que merece toda a nossaatenção, porque, se levada em conta, trarágrandes vantagens a pais e educadores.

A mensagem foi publicada no jornal PerfilPolicial, a todos os pais do Brasil.

Queridos pais, antes que seja tarde de-mais...

Não tenham medo de ser firmes comigo.Eu prefiro assim, pois sua firmeza me trazsegurança.

Não me tratem com excesso de mimos.Nem tudo o que eu peço me convém.

Não me corrijam na frente de outras pes-soas. Prestarei muito mais atenção se vocêsfalarem comigo baixinho e a sós.

Não permitam que eu forme maus hábi-tos. Na minha idade, eu dependo de vocêspara descobrir o que é certo ou errado.

Não façam promessas apressadas. Lem-brem-se de que me sinto mal quando as pro-messas não são cumpridas.

Não me protejam das conseqüências dosmeus atos. Às vezes, preciso aprender atra-vés da dor.

Não sejam falsos nem mentirosos. A fal-sidade me deixa confuso, desnorteado, eacabo perdendo a confiança em vocês.

Não me incomodem com ninharias. Seassim agirem, terei de proteger-me, aparen-

De filho para pai

Redação do Momento Espírita, com base em texto recebido de Walmir Cardoso da Silva.

tando surdez.Nunca dêem a impressão de ser perfei-

tos ou infalíveis. O choque será grandequando eu descobrir que vocês estão lon-ge disso.

Não digam que meus temores são toli-ces. Eles são terrivelmente reais para mim.Se vocês usarem de compreensão para co-migo, ficarei mais sereno e tranqüilo.

Não deixem sem resposta as minhasperguntas. Do contrário deixarei de fazê-las e buscarei informações em algum ou-tro lugar.

Não julguem humilhante um pedido dedesculpas. Um perdão sincero torna-me sur-preendentemente mais caloroso para comvocês.

E não se esqueçam, jamais, que para de-sabrochar e florescer, eu preciso de muitacompreensão. E, acima de tudo, de muitoamor.

*   *   *Você, que é pai ou educador, lembre-se

sempre de que sem criança não há futuro enem esperança de dias melhores.

Educar e bem formar os pequeninos sãofatores fundamentais para a construção deum Mundo mais humano e mais feliz.

E educar não quer dizer superprotegernem abafar com excesso de zelos, pois a cri-ança é como uma planta nos jardins do mun-do. O excesso de água pode afogá-la e afalta excessiva pode secá-la.

Pense nisso, mas pense agora!

Agosto 201512

41|3245-8065(