jornal santa rosa 1.454

12
ANO 36 • Nº 1.454 • R$ 1,00 • 2ª QUINZENA DE MARÇO • 2015 O JORNAL DE NITERÓI Rodrigo Neves participa da viagem inaugural da nova barca que faz a ligação Rio-Niterói Câmara de Niterói recebe Ampla para explicar reajuste de 42% Pág. 5 Terapia de Grupo para a Terceira Idade Pág. 10 BRASIL: CRISE É MORAL Pág. 3

Upload: jornal-santa-rosa-o-jornal-de-niteroi

Post on 07-Feb-2016

1.037 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

JORNAL SANTA ROSAO Jornal de NiteróiEdição 1.454 - 2ª quinzena de março 2015.

TRANSCRIPT

Page 1: JORNAL SANTA ROSA 1.454

ANO 36 • Nº 1.454 • R$ 1,00 • 2ª QUINZENA DE MARÇO • 2015 O JORNAL DE NITERÓI

Rodrigo Neves participa da viagem inauguralda nova barca que faz a ligação Rio-Niterói

Câmara de Niterói recebe Ampla para explicar reajustede 42%

Pág. 5

Terapia de Grupo paraa Terceira Idade

Pág. 10

BRASIL: CRISE É MORAL

Pág. 3

Page 2: JORNAL SANTA ROSA 1.454

Santa RoSa 2a Quinzena DE MARÇO • 20152

RIO 2016 anuncia

cidades que sediarão jogos de futebol nas

OlimpíadasModalidade será a única realizada fora do Estado do Rio

Luiz Fernando Pezão

Música Medievalno TCE/RJ

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Momento

Cultural e a Associação dos Servidores do Tribunal do Estado do Rio de Janeiro (ASTCERJ) apresentaram o Conjunto de Música Antiga da Universidade Federal Flu-minense (UFF), realizando o concerto “Entre Ave e Eva”. O sexteto de música medie-val mostrou canções do últi-mo CD do grupo intitulado “Milagres de Santa Maria”, abordando modelos femini-nos na Idade Média e mos-tra como as figuras de Eva (mulher pecadora) e Maria (mulher santa) se tornaram tão presentes e influentes no imaginário popular.

A apresentação interca-lou histórias dos milagres de Santa Maria com canções sobre eles escritas em galego português pelo rei espanhol Afonso X. Em uma dessas histórias, em um mês, Ma-

ria transforma Musa, que le-vava uma vida mundana e desregrada, numa moça de vida pacata que vai viver no Paraíso.

Lenora Mendes (viéle, uma espécie de avô do violino); Márcio Selles (solista e sopra-mino); Mário Orlando (vié-le); Virgínia van der Linden (flauta transversa) e Sônia Wegenast (solista e percus-são) chamaram a atenção pa-ra multinstrumentalidade, característica dos músicos medievais. Além dos instru-mentos principais, outros, como harpa, tambor e flautas medievais e renascentistas, contribuíram para deixar o concerto ainda mais exótico.

Com mais de 30 anos de es-trada, os integrantes do Con-junto de Música Antiga da UFF são estudiosos do gênero musical que executam. Lenora e Márcio, por exemplo, conclu-íram o doutorado em História Medieval.

Foto: Rosangela Tozzi

O Comitê Organizador dos Jogos Rio/2016 anunciou as cidades que cumprem os re-

querimentos técnicos, logísti-cos, operacionais e financeiros estabelecidos no Caderno de Encargos da Matriz de Respon-sabilidade e se habilitam para receber partidas do Torneio Olímpico de Futebol. São elas: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Manaus. O governador Luiz Fernando Pezão falou sobre o

legado dos Jogos para o Rio e para o país:

- O futebol é uma das mo-dalidades que o brasileiro e o mundo mais gostam. Os lega-dos que ficarão para o estado serão enormes, como a questão da mobilidade, tão vital para nós. Vamos deixar toda a nossa frota de trens ao final de 2015 com ar condicionado, levar o metrô para a Barra da Tijuca. Ainda há os investimentos da prefeitura no BRT, na área portuária e na Barra da Tijuca.

Esse legado não será só para as Olimpíadas, mas para toda a população do nosso estado, do nosso país - afirmou o go-vernador.

A escolha final das sub sedes caberá à Fifa. O futebol será a única modalidade esportiva com disputas fora do Rio de Janeiro. Serão realizadas 58 par-tidas, em diferentes localidades. No total, 16 países competirão na categoria masculina e 12 na feminina. O sorteio dos grupos ocorrerá em abril de 2016.

Foto: Shana Reis

Virgínia van der Linden

Niterói Mais Humana celebra oDia Internacional da Síndrome de Down

Municipal, Apae, Andef, Mo-vimento Down, dentre outros, para celebrar o “Dia Interna-cional da Síndrome de Down”, neste sábado, dia 21na cidade.

Hoje, exemplos bem sucedi-dos de pessoas com a Síndrome de Down nos são apresentados. Em suas diferentes áreas de atuação - profissional, artística, esportiva etc, esses cidadãos destacam-se por conseguirem ter autonomia e sucesso pes-soal. Porém, ainda é necessá-rio, refletirmos e avançarmos na quebra de preconceitos e na criação de mecanismos de inclusão. O convívio com a diversidade nos impulsiona a pensar uma nova sociedade,

onde o respeito ao outro é fun-damental.

O projeto prevê diversas ati-vidades como mesa redonda, vídeo-debate, manhã festiva e muita informação. Destacamos no calendário de atividades, a Exposição Fotográfica “Niterói Down Click na Beleza” produ-zida pelo renomado fotógrafo niteroiense Renato Moreth e pela fotógrafa Claudia Perpé-tuo, do Coletivo de Artistas Independentes. A exposição pretende através da arte, das imagens inclusivas, sensibilizar a população de Niterói para um olhar mais humano acerca da beleza da diversidade e da política de inclusão.

• O Projeto “Niterói Down Click na Beleza!” é uma ini-ciativa da ONG ‘Niterói Mais Humana’, com patrocínio do Complexo Médico Hospitalar (CMH) e em parceria com a Prefeitura de Niterói, Câmara

CRONOGRAMA DE EVENTOS• Dia 18 - Memorial Roberto da Silveira - Vídeo Debate, Filme “Colegas”.• Dia 19 - Memorial Roberto da Silveira - Contação de Histórias, de-

clamação de Poemas por André Varela, dentre outras atividades.• Dia 20 – Câmara Municipal de Niterói - Mesa Redonda Celebrativa

com a presença de Breno Viola - Auto – Defensor do site Movimento Down e exposição fotográfica, às 10h.

• Dia 21- Campo de São Bento - tendas informativas, estúdio de fotos, Capoeira Din Din Down, Dança sobre Rodas, entre outras, às 09h30.

• Dia 21- Shopping Icaraí - Abertura Exposição Fotográfica “Niterói Down Click na Beleza” dos fotógrafos Renato Moreth e Claudia Perpétuo, às 16h. De 21 de março até 20 de abril. Compareça, você é nosso convidado!!!

Page 3: JORNAL SANTA ROSA 1.454

BRASIL: CRISE É MORALAndré Santa Rosa

Nos recentes escân­dalos políticos e econômicos que nos são trazidos e ex­

postos pela imprensa (ainda) livre, podemos claramente perceber o que, de fato, está por trás desta onda maléfica que assola nosso país: o que nos falta é caráter. O que nos falta é conduta moral.

O brasileiro acostumou ao ‘jeitinho’ para resolver as coisas. Abordados por um guarda de trânsito, imedia­tamente pensamos em lhe dar um trocado para nos li­vrarmos daquele incômodo. Em uma fila de banco, ou outra que o valha, logo da­mos um jeito de furar a tal

fila para nos darmos bem. Es­te é o espírito do esperto, que gosta de levar vantagem sobre os demais pares da sociedade.

E não me venham falar em Lei do Gérson, para justificar este desvio comportamental, pois o grande atleta nada tem a ver com este lamentável ví­cio que nos assola. Gérson foi um exímio jogador de futebol e que, até hoje, nos dá muitas alegrias com suas escolinhas espalhadas por Niterói, onde procura dar vantagens aos pe­quenos e necessitados aspi­rantes a jogadores do esporte bretão. Ali, serve lanche e fru­tas aos pequeninos, pois de barriga vazia não se aprende e muito menos teriam forças pa­ra os exercícios.

A crise econômica, por sua vez, nada mais é do que o re­

flexo da desonestidade dos políticos que, uma vez eleitos, passam a agir como se tives­sem um mandato, e mesmo um mandado, para roubar e usu­fruir pessoalmente do erário. Porém, estes políticos que es­colhemos, na verdade, são a ‘cara’ do povo brasileiro, sujei­tos malandros que só pensam em ‘se dar bem’.

A solução seria uma radi­cal mudança nos costumes e tradições deste povo, no in­tuito de rever seus valores. Se­riam necessárias duas ou três gerações para que o cidadão brasileiro realmente pudesse aprender o respeito às leis, pa­ra que o eleito para cargos po­líticos não usurpasse os bens públicos como se fossem seus.

Nenhuma sociedade saiu do caos moral e ético, no qual es­

tamos afundados, sem que ex­tirpasse de suas entranhas as sujeiras do egoísmo, da men­tira, do engano em relação aos seus concidadãos. Não há co­mo edificar uma nação sem que o povo, ao sufragar um candida­to, tenha as rédeas do seu com­portamento.

Da mesma forma, jamais ha­verá um país preparado para os desafios do seu tempo sem a valorização do professor, ali­cerce maior de todos os povos que alcançaram estabilidade econômica e política. Afinal, po­vo esclarecido e educado, vo­ta melhor.

Contudo, o que vemos hoje em dia, é o completo desinte­resse da maioria dos mandatá­rios em mudar o quadro caótico da educação escolar. Os refle­xos são uma sociedade mal pre­

parada para alçar degraus na sua qualidade de vida e o consequente baixo nivela­mento do povo, a exemplo dos países onde o regime bolivariano está sendo ou foi implantado.

Somente a consciência do que é certo ou errado nos fará alcançar melhores pa­tamares civilizatórios. Mas isto, só com boa educação escolar e familiar. Ocorre que o núcleo familiar vem se dissolvendo por conta de condutas que fogem à mo­ralidade. Não há saída em um futuro próximo. Talvez um choque de ordem fos­se preciso.

André Santa Rosa [email protected]

Santa RoSa2a QUINZENA DE MARÇO • 2015 3

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, par-t ic ipou da viagem inaugural do novo ca-

tamarã Pão de Açúcar, ao lado do governador Luiz Fernando Pezão, do secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osorio, do presidente da CCR Barcas, Márcio Roberto de Mo-raes, entre outras autoridades municipais e estaduais.

A Pão de Açúcar é a primei-ra das sete novas embarcações que vão operar na travessia Rio-Niterói. A viagem inau-gural partiu da estação Arari-boia, em Niterói, com destino à Praça XV, no Centro do Rio. O novo catamarã tem capaci-dade para até 2 mil pessoas e é equipado com espaço para cadeirantes, bicicletários e du-as proas.

Rodrigo Neves destacou que para Niterói é muito importan-te melhorar a performance e a capacidade do transporte pú-blico sobre a Baía de Guana-bara. “É insustentável insistir no modelo rodoviário. A Ponte Rio-Niterói está sobrecarrega-

• De autoria do vereador Bruno Lessa (PSDB), foi protocolado na Câmara Municipal um projeto de lei para alterar o artigo 279 da Lei Orgânica do Município. Pela nova proposição, pas-sageiros com idades entre 60 e 64 anos terão direito à gratuidade no transporte público, que pela legislação atual é assegurada somente a partir dos 65 anos.

Bruno explica que no Es-tatuto do Idoso, parágrafo terceiro, artigo 39, deixa sob responsabilidade dos muni-cípios a regulamentação da gratuidade para quem tem entre 60 e 64 anos: “Apre-sentei o projeto para que em Niterói, assim como em outras cidades do país, pas-sageiros a partir dos 60 anos também possam usufruir da gratuidade nos ônibus, sem trazer qualquer dano aos demais setores da so-ciedade e, por isso, acredito que irá ter a adesão dos de-mais pares”, conclui.

Rodrigo Neves participa da viagem inaugural da nova barca que faz a ligação Rio-Niterói

Vereador quer gratuidade no transporte público a partir dos 60 anos

Luiz Fernando Pezão e Rodrigo Neves

Foto: Luciana Carneiro

da, e com a chegada de quatro novas embarcações este ano, não tenho dúvida que vai con-tribuir muito com a melhoria da mobilidade e da qualidade do transporte público em Ni-terói”, afirmou Neves.

O governador Luiz Fernan-do Pezão disse que a nova em-barcação é fundamental para a melhoria do transporte aqua-viáro do Rio de Janeiro. “Nes-ta barca, os passageiros terão mais conforto e agilidade na viagem. Estou muito feliz por conseguir entregar esse equi-pamento ainda no primeiro trimestre deste ano. A previ-são é de que, até julho, outras três embarcações estejam ope-rando. Quero fechar 2015 com cinco das sete barcas que com-pramos em operação – disse Pezão. O tempo de travessia entre Rio de Janeiro e Niterói foi reduzido de cerca de 22 para 15 minutos com a nova barca. A ideia é que o novo catamarã realize aproximada-mente 12 viagens por dia, seis no período da manhã e seis na parte da tarde.

“É insustentável insistir no modelo rodoviário. A Ponte Rio-Niterói está sobrecarregada, e com a chegada de quatro novas embarcações este ano, não tenho dúvida que vai contribuir muito com a melhoria da mobilidade e da qualidade do transporte público em Niterói”

Page 4: JORNAL SANTA ROSA 1.454

Santa RoSa4

Editora Chefe: Maria Sílvia de Souza Tani (15428 MT) Diretora: Maria Sílvia de Souza TaniAssessoria Jurídica: Ennio Figueiredo JúniorDiagramação: Geraldo Machado (freelancer: 2719­2759)Distribuição: Ernesto Guadelupe

CIRCULAÇÃO: Bairro de Fátima • Boa Viagem • Centro • Charitas • Cubango • Fonseca • Ingá • Icaraí • Jardim Icaraí • Jurujuba • Pendotiba • Santa Rosa • São Domingos • São Francisco • Região Oceânica • Vital Brazil etc...

NOSSO GRUPO PUBLICIDADE E EDITORA LTDA.CNPJ: 06.091.234/0001­78 Rua Matoso Maia, 46 • Bairro de Fátima • NiteróiCEP: 24.070­020

Tels.: (21) 2613-0948 / 99751-2915e-mail: [email protected]

[email protected]@gmail.com

Matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores

Sucesso - Parabéns, meu po-eta preferido (depois do Mario Quintana). Cecchetti é um Dom Quixote literário. Longe de ser apenas um louco lutando contra causas perdidas, mas alguém de uma lucidez tão acima da média, que o ambiente não consegue acompanhá-lo. Tenho certeza que esse centro cultural sairá do papel e se materializará do jeito que acredita. Afinal, você não desiste nunca! Teremos um dia em que as pessoas entenderão que quanto maior é a informa-ção, maiores serão as chances de sucesso de uma sociedade equi-librada, justa e saudável. Grande abraço, querido visionário!

Laura Botelho – Icaraí

Ele faz a diferença - Olá, Sílvia Tani! O nosso jornal está o máximo! E nem poderia ser diferente! Gostei da reportagem sobre «A Força dos Jornais Al-ternativos de Niterói». E veja que você é a única representan-te feminina entre os «machões», hein? Parabéns, amiga! A coluna do André Santa Rosa também está ótima, destacando a figura de Felipe Peixoto na Secretaria de Estado. Estamos com ele! A sua coluna continua brilhando com «As Soltinhas», Seção de Cartas, o artigo sobre os dinos-sauros que invadem a festa da garotada... Da mesma forma,

continua «bombando” a coluna do Alberto Araújo, disseminan-do a programação e a cultura de nossa cidade.

Luiza Francisconi – Santa Rosa

Nota 10 - O Jornal Santa Ro-sa vem atraindo a atenção do leitor através da diversidade das matérias publicadas. Parabeni-zo o artigo de André Santa Rosa que acena com esperança na ges-tão de Felipe Peixoto à frente da Secretaria de Saúde. Excelentes também as entrevistas. Que Ni-terói possa conhecer melhor seus valores. Obrigada, Sílvia Tani, por tão bem conduzir esse veí-culo de informação. Ele é nota 10!Fátima Soares Mello – Santa Rosa

CARTAS... CARTAS... CARTAS... CARTAS... Boa Causa - Excelente maté-ria sobre Edilson Martins, que há décadas se dedica à causa in-dígena. Bom saber que continua em plena atividade. Seres huma-nos como o Edilson deveriam ser mais divulgados. O Jornal Santa Rosa’ “bateu um bolão” com a matéria!

Jorge Furtado - Ingá

Tudo pela cultura - Para-béns Cecchetti! O caminho se faz ao caminhar... Parabéns pe-los rumos escolhidos em prol da cultura, pelas conquistas, pela bela entrevista de Belvede-re Bruno. Sucesso, sempre e fra-terno abraço.

Liane Areas – Icaraí

Motoristas infratores podem utilizar a modalidade• Detran vai permitir que os cursos de atualização e reciclagem de motoristas infratores – ou seja, aqueles que tiveram suspenso o di-reito de dirigir – passem a ser ministrados na modalidade de ensino à distância. A me-dida consta de portaria do presidente do departamento, José Carlos dos Santos Araú-

jo, publicada no Diário Oficial de terça-feira (10/3). Segundo a portaria, as instituições inte-ressadas no processo devem estar homologadas junto ao Denatran (Departamento Na-cional de Trânsito), para serem cadastradas no Detran.

A decisão do presidente do Detran tem como base a Reso-lução 168 do Conselho Nacio-

nal de Trânsito (Contran), que, em seu Anexo III, re-gulamenta o procedimento, trazendo, inclusive, todas as exigências para que a ins-tituição interessada possa oferecer esse tipo de servi-ço. Uma delas é a compro-vação, mediante impressão digital, da participação do aluno no curso.

• Caro primo, sempre batalha-dor! Gostei muitíssimo da en-trevista, principalmente do haicai “Francisco”. Abraços - Vicente Cecchetti

• Parabéns, Cecchetti! Li e gos-tei muito. Abraços - Marcia Pessanha

• Valeu, Cecchetti! A cultura sempre precisa de um pala-dino! Parabéns! - Will Martins

• Parabéns, Cecchetti, pela be-líssima entrevista. Abraços - Carlos Rosa Moreira

• Li a matéria no original... vi-brei, amigo, com os informes

que prestou na entrevista e os projetos que, tenho certeza, ainda vai realizar .Parabéns! - Marcos Fioravanti

• Gostei imensamente!!! Para-béns pelo trabalho que vem desenvolvendo em favor da arte, da cultura - Luzia Veloso

• Caro Ceccehtti. Esplêndida entrevista. Você e a repórter merecem parabéns. Abraços do ASO - Antonio Soares

• Parabéns! Juntos somos mais! Na torcida para que tudo se realize - Lourdinha e Fernan-do Campos

AlguNS ComENTárioS ...

• Bom Jardim perdeu um dos seus mais dignos filhos, com o falecimento, aos 88 anos, do médico Celso Erthal, que se notabilizou como cirurgião, atendendo a todo o centro-norte fluminense, tendo feito da medicina verdadeiro sacerdócio.

Dotado de comprovada humildade, completamente avesso às promoções pessoais, era desprovido de qualquer vaidade. Atendendo ao seu desejo, Dulce Tardin Erthal, sua mulher, e os filhos Everardo e Raimundo o sepultaram de pijama, após velório simples e breve. Seu colega Dr. Júlio Carvalho, radicado em Cordeiro, enalteceu, em nome dos amigos, sua personalidade e digna trajetória profissional.

Após a formatura pela UFF, Celso fez parte, ainda jovem, da equipe do consagrado médico Mário Monteiro na ocasião da fundação do Hospital Antônio Pedro, foi membro da Aca-demia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, e se fez ami-go pessoal do eminente cardiologista Adib Jatene.

Tendo em vista os serviços prestados à população, a mu-nicipalidade bom-jardinense deu seu nome ao Hospital da Santa Casa, onde trabalhou durante quatro décadas, como cirurgião e radiologista. Foi um dos fundadores e o primeiro presidente da Associação João Erthal, que congrega os des-cendentes do patriarca.

O seu conterrâneo A. Magno (Antônio Magno Lopes Al-meida), atualmente residente no Recife, recordou, em artigo publicado no ‘JORNAL MAIS BOM JARDIM’, fato que diz bem do espírito cristão de Celso Erthal. Citou que o acompa-nhou, a seu pedido, numa noite chuvosa de inverno, através de estradas de terra, para atender a uma família humilde do interior do município. No percurso, passaram por três por-teiras (que o acompanhante ia abrindo), regressando por vol-ta de 2 horas da manhã: ‘Bons tempos em que médicos não mediam esforços para socorrer seus pacientes, independente-mente de classe social, local, horário, tempo bom ou chuvoso’! Texto: Célio Erthal Rocha

Uma grande perda

• A Prefeitura iniciará uma campanha complementar ao programa especial de recuperação fiscal (REFIS), a fim de auxiliar os contribuintes a quitar seus débitos de IPTU e ISS inscritos em dívida ativa até 2011 com descontos de 100% de multas e juros. Com isso, o contribuinte pode quitar seus débitos, aproveitando todos os descontos, sem sair de casa, bastando pagar a guia que acompanha a carta.

Prefeitura inicia cobrança para devedores de IPTU e ISS

A Prefeitura espera enviar cerca de 50.000 cartas até o final do próximo mês, salientando que todos os que não quitarem seus débitos até o final do programa, que termina em junho, terão seus débitos protestados, o que implica restrições de crédito (SPC/Serasa), bem como terão os respectivos imóveis levados a leilão.Mais informações:pgm.niteroi.rj.gov.br

2a Quinzena DE MARÇO • 2015

Detran oferece cursode reciclagem à distância

Page 5: JORNAL SANTA ROSA 1.454

Santa RoSa 5

Um dia após a entrada em vigor do reajuste de 42% nas contas de energia

elétrica para os moradores de Niterói, vereadores receberam na tarde desta segunda-feira, dia 16, uma equipe técnica da Concessionária Ampla para explicar as razões do aumen-to e a demora em restabelecer a energia quando há queda no fornecimento. Após a reunião, o presidente da Casa, Paulo Bagueira anunciou que irá con-vidar a Aneel (Agência Nacio-nal de Energia Elétrica) para uma reunião e que a Casa irá aprovar o requerimento dos vereadores Leonardo Giorda-no (PT) e Paulo Henrique Oli-veira (PPS) de realização de uma audiência pública para que a Ampla explique aos con-sumidores o reajuste.

Uma das principais indaga-ções feitas pelos vereadores é sobre a poda de árvores que atrapalham a rede de ener-gia elétrica e responsável, na maioria das vezes, pelo corte do fornecimento. “Notamos

Câmara de Niterói recebe Ampla para explicar reajuste de 42%

que não há uma preocupação em preservar e proteger as ár-vores dentro do que prevê a lei de minha autoria aprovada por esta Casa. A Ampla admi-tiu, por exemplo, que não conta com um técnico ambiental para realizar tal serviço, o que con-traria a nossa legislação”, dis-se Leonardo Giordano. A poda de árvores foi o tema que mais rendeu críticas dos vereadores, principalmente na falta de en-

trosamento entre a Prefeitura e a concessionária para atender a demanda. “Tenho em meu ga-binete uma série de indicações legislativas apontando locais que precisam de poda e elas não são atendidas”, criticou o vereador Renato Cariello.

Já Paulo Eduardo Gomes, lí-der do Psol na Câmara, ques-tionou a lei de autoria do ex-prefeito Godofredo Pinto e que não foi regulamenta-

da, que previa a instalação de uma rede subterrânea no mu-nicípio. “O governo municipal anuncia agora que pretende enterrar os cabos de energia e telecomunicações de toda a Rua Moreira Cesar, em Icaraí. Questionamos a razão dessa lei não ter sido regulamentada à época e que nenhum estudo ter sido feito. Foi simplesmen-te ignorada”.

O presidente Paulo Baguei-

ra disse que a reunião com a Aneel é importante para que se possa confrontar as infor-mações fornecidas pelos técni-cos da Aneel. “Eles alegam que o reajuste foi autorizado pela agência e que serve para um reequilíbrio das contas do setor de energia do governo federal. Segundo eles, para o cofre da empresa o reajuste é de 0,47%. Queremos saber da Aneel co-mo se chega a esse percentu-al de 42% que, seguramente, é um absurdo para qualquer pessoa pagar. Há questões conflitantes como, por exem-plo, a Ampla dizer que traba-lha para restabelecer a energia elétrica em no máximo 24 ho-ras, quando a Aneel exige que tal serviço seja prestado em no máximo 12 horas. Outra ques-tão é sobre a concessão de 30 anos. Já se passaram 19 e a em-presa mudou de dono algumas vezes. Por isso consideramos ser importante a presença de técnicos da agência e se pos-sível na audiência pública que será marcada”, concluiu.

Foto: Sergio Gomes

Vereadores discutem sobre o reajuste de 42%

2a QUINZENA DE MARÇO • 2015

Page 6: JORNAL SANTA ROSA 1.454

Santa RoSa6

Bisavós - A juíza Bernadete Barbosa da Silva e o presidente da OAB/Niterói, Antonio José Barbosa da Silva, tornaram-se bisavôs. Nasceu Pedro, filho da bonita Gabriela e de Pedro Caleb. Parabéns!!!Meio século – Nilcea e o ex-conselheiro da OAB/Niterói, Israel de Souza, comemoraram as Bodas de Ouro no Clube Português com a presença de

representantes do mundo jurídico e evangélico. Felicidades ao casal!

Casamento – Será na Igreja Assembleia de Deus Central, em São Gonçalo, no dia 18 de Abril, às 18h, o casamento de Fabrícia e Alberto, filhos dos casais Lucia Helena/Antônio Carlos de Oliveira e Dalva/João Alberto Batista do Nascimento.

• O presidente da Câmara Mu-nicipal de Niterói, Paulo Baguei-ra entregou Moção de Aplausos à diretora da Biblioteca Pública Estadual de Niterói, Cláudia Ricci, pelo 80º aniversário de fundação da principal sala de leitura e pesquisa da cidade.Bagueira destacou a importân-cia da biblioteca que fica em um dos mais belos conjuntos ar-quitetônicos do Estado do Rio,

Foto: Sérgio Gomes

Leonardo Giordano, Cláudia Ricci e Paulo Bagueira Novo desembargador - Tomou posse como desembargador no Tribunal de Justiça/RJ o juiz Luiz Henrique Oliveira Marques, especialista em Direito Privado pela UFF. O novo desembargador, que iniciou a carreira como defensor público, ingressou na magistratura em 1992, e foi, durante vários anos, titular da 5ª Vara Cível de Niterói, tendo integrado a 1ª Turma Recursal do Juizado Especial e presidido a Amaerj/Regional. No Rio, atuou na 1ª Vara da Fazenda Pública, sendo titular, ultimamente, da Vara de Registros Públicos. Na foto: Luiz Henrique Oliveira Marques, Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho e Erthal Rocha.

Brilhantismo - O vereador Bruno Lessa acaba de concluir o curso de Direito pela Univer-sidade Federal Fluminense (UFF). Na foto, Bruno divide sua alegria ao lado de Edson Alvisi Neves, diretor da Faculdade de Direito e seus pais, Ana e Silvio Lessa. Parabéns, Bruno!

Palestra - “União Homoafetiva e Relação Familiar na Guarda Compartilhada” é o tema da palestra desta terça-feira 24, às 18h, promovida pela Comissão OAB/Mulher, presidida pela advogada Namara Gurupy.O tema será apresentado pela juíza auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Adriana Ramos de Mello, e pela professora e chefe do Departamento de Direito Privado da UFF, Fernanda Pontes Pimentel. A coordenação é da advogada Helga Lise Mansur Rramos de Pinho, dele-gada da OAB/Mulher.Avenida Amaral Peixoto 507 - 11º andar, Centro/Niterói.

formado pela Câmara, Palácio da Justiça, Liceu Nilo Peçanha e a própria Biblioteca. “É uma data que deve ser comemorada com vigor. É uma instituição que todo niteroiense nutre um imenso carinho”, disse.

Bagueira estava acompa-nhado do vereador Leonardo Giordano, que preside a Co-missão de Cultura, Comuni-cação e Patrimônio Histórico.

NOTINHAS...

Bagueira presta homenagem à Biblioteca Estadual

2a Quinzena DE MARÇO • 2015

Page 7: JORNAL SANTA ROSA 1.454

Santa RoSa 7

[email protected]

•O Dia internacional da Mulher reacende o debate sobre a participação feminina na política, representando 53,29 % do eleito-rado do estado do Rio, mas, na Alerj, elas são apenas nove entre os 70 deputados (12,8%). Na legislatura anterior, elas eram 13. Na foto: Tia Ju; Márcia Jeovani; Luci-nha; Martha Rocha; Danielle Guerreiro; Zeidan; Enfermeira Rejane; Ana Paula Re-chuan e Tania Rodrigues – as duas últimas são suplentes que assumiram os mandatos no lugar de Bernardo Rossi (que foi para a secretaria estadual de Habitação) e Cidinha

Campos (secretária estadual de Proteção e Defesa do Consumidor).

Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Enfermeira Rejane, diz que a lei que obriga os partidos a terem 30% de candidatas mulher não re-sulta numa maior participação feminina na política. Os resultados das urnas são uma prova disso. Ana Paula Rechuan é categórica: “Os partidos são dominados por homens”. Mas que beleza, elegância e competência fazem toda a diferença, isso não se discute...

A bancada dobatom na Alerj

Deixa a Vida me Levar... Elegantes, lindas, alegres e simpáticas, as amigas Gilza Fernandes, Vera Regnani e Rachel Teixeira Brandão, sabem aproveitar tudo de bom que a vida nos oferecem e confirmam: ‘A vida não ē perfeita, ninguém é capaz de controlá-la’...

Foto Verinha

A descoberta de uma gravidez em plena adolescência é o tema de ‘Nove Meses’, de Lúcia Seixas, lançado pela Gios-tri Editora em Niterói. O livro é dedicado aos jovens, mas adultos também se identificarão com Nanda, a protagonista da história. Ao saber que está esperando um bebê, ela vê o seu temor se transformar em felicidade. Dividida entre seus desejos de trabalhar, ser independente e a realidade que a vida lhe apresenta, ela experimenta perdas, ingressa mais cedo na vida adulta. Este é o segundo livro de Lúcia, que nasceu em Niterói e formou-se em jornalismo pela UFF. Em 2010 lançou “Procura-se Um Coração”, abordando a delicada questão de doação de órgãos.

NOVE MESES: um romancesobre a gravidez adolescente

Foto: Helena Cândido

Lúcia Seixas com os filhos

Mini Miss de Niteróiganha prêmio internacionalA pequena Helena Strada, moradora de Santa Rosa, acaba de conquistar o título de ‘Mini Miss Mesoamérica Internacional/2015’, realizado na Guatemala. Com apenas 06 anos, ela tem vencido todos os campeonatos que disputa, sendo, primeiro, campeã no torneio Mini Miss Mesoamérica Rio de Janeiro. Logo depois, ainda em 2014, venceu o torneio nacional em Manaus, sagrando-se Miss Brasil deste certame, culminando com a brilhante vitória no exterior. Sem apoio oficial, Helena vem representando Niterói e o Brasil com seu talento e muito esforço da família e amigos. Parabéns à nossa campeã e à sua mãe, a incansável Laisa Strada.

2a QUINZENA DE MARÇO • 2015

Page 8: JORNAL SANTA ROSA 1.454

Santa RoSa8

CulTurA ALBERTO ARAÚ[email protected]

• Formado, em 2011, por Ana Beatriz Terra Crippa (oboé); Filipe Alves (trompa); Renato Reis (clarinete); Rodri-go Rodrigues (fagote) e Timóteo Pereira (flau-ta), o ‘Quintaventos’ tem dedicado parte do seu repertório à músi-ca brasileira, seja com peças originalmente compostas para a formação, ou com ar-ranjos de músicas po-pulares. O grupo tem passagem por diversos centros culturais de

Niterói e do Rio de Janeiro, além de parti-cipações em importan-tes festivais de música instrumental.Temas como ‘Suíte para Quinteto de So-pros’ (Radamés Gnat-tali); ‘Sapato Velho’ (Paulo Tapajós); ‘Qua-tro Danças Brasileiras’ (Hudson Nogueira), entre outras, fazem parte do repertório do concerto. Entrada franca.Rua Heitor Carrilho 81- Centro/Niterói.

Ademilde Fonseca

Quintaventos na Sala Leila Diniz

Foto: Divulgação/IMMUB

O grupo ‘Quintaventos’ será a atração naSala Leila Diniz, nesta quinta-feira, dia 25, às 12h30

Vitória - O presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, resolveu dar um presentão a Niterói. Vai transformar o Centro em Práti-ca de Processo Eletrônico José Carlos Guimarães da OAB da cidade em Escola de Inclusão Digital. Funcionará no térreo da Casa dos Advogados, espa-ço que era ocupado pela ótica.Livro - O jurista José Ribamar Garcia acaba de lançar o roman-ce “E depois, o Trem”. Desta vez conta a história da família.Homenagem - A Associação dos Procuradores do Municí-pio de Niterói homenageou o presidente da OAB/Niterói, Antonio Jose Barbosa da Silva com o Prêmio Jurista Oswaldo Aranha Bandeira de Mello, pela “militância em defesa das prer-rogativas da advocacia e ideais republicanos”. A cerimônia foi no Hotel H, no Ingá.Tributo a Pink Floyd – Neste sábado 21 retorna aos palcos da Casa Maestrina, em Itaipú, re-petindo o show Pulse realizado em outubro passado, tocando na íntegra todo o CD 1 e 2 do

Pulse, e, com uma novidade: a execução da novíssima música “ Louder Than World”. Espera-mos por você!!!Recital - O Grupo de Arte e Resistência e Informações Poéti-cas – G.A.R.IN.P.O – promoveu belíssimo recital na Biblioteca Pública, recebendo convidados para declamar e cantar. Seus in-tegrantes são: Levi Alucinação (coordenador); Mariney Klecz; o ator Sérgio Carlos; Juber Baesso; Carmen Brazil e Lúcia Antonie-ta. Um sucesso!!!Entrelinhas - A Galeria de Ar-te La Salle recebe, entre os dias 17 de março e 30 de abril, a exposição “Entrelinhas”, com trabalhos da artista plástica e arquiteta Lenora Barreda. Por meio da sobreposição linear de peças de madeiras, recolhidas em canteiros de obra, a artista expressa o exercício da geo-metrização e revela a essência de seu trabalho na articulação entre linhas, formas e cores. A mostra pode ser vista de segun-da a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 12h, com entrada gratuita.

A reforma política será tema de palestra do deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) na OAB/Niterói, nesta segunda-feira, dia 23, às 18 horas, no auditório da instituição. Ele é o presidente da Comissão sobre a Reforma Política da Câmara. A iniciativa é do presidente da Comissão de Petróleo e Gás da OAB/Niterói, Luis Meato.

Antonio Machado

Rodrigo Maia faz palestra na OAB/NiteróiEXPOSIÇÃO• Com vernissage no dia 9 de abril, às 19h, o artista plástico Antonio Machado apresenta “Cor e Liberdade - Pinturas Recentes de Antonio Macha-do”, no Museu do Ingá, com curadoria de P.R.Cecchetti. A exposição poderá ser vista até 30 de abril, de terça a sexta-fei-ra, das 10h às 17h, aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h. O artista Machado fará visitação mediada em dois sá-bados, dias 11 e 25 de abril, às 14h30. Vale conferir! Rua Presidente Pedreira 78, no Ingá.

• Até o dia 10 de abril o amor tomará conta da Sala Leila Diniz, com a exposição “Amor”, do artista Carlos Valença que, ao longo dos últimos dez anos, vem apresentando obras que convidam à percepção da trajetória do próprio artista costurando momentos, observações do cotidiano tendo o amor como ferramenta de descoberta e construção. A expectativa é trazer ao público uma reflexão sobre

Homenagem a Ademilde Fonseca

• A Sala Carlos Couto abre a sua programação de 2015 homenageando as mulheres com a expo-sição “Ademilde Fonseca, a Rainha do Chorinho”, sob a curadoria de Teca Nicolau. A mostra é com-posta de fotografias, capas de discos, medalhas de condecoração e poderá ser vista até 30 de abril, nos seguintes horários: Terças a sextas-feiras, das 10h às 18h; sábados e domingos, das 15h às 18h.Sobre a cantora - Ademil-de Fonseca nasceu no Rio Grande do Norte em 1921 e faleceu em 2012. Sua primeira gravação foi ‘Ti-co-Tico no Fubá’, em 1942, mas a gravação que mais marcou sua carreira foi ‘Brasileirinho’, realizada em 1950. Seu maior legado artístico foi a criação do choro cantado ligeiro, o que propiciou a popula-rização e a perpetuação deste gênero musical con-siderado o mais genuina-mente brasileiro.Rua Quinze de Novembro 35, Centro/Niterói.

a retomada do que Carlos considera como a nossa matéria original: o amor. Certamente o público verá mundos incomuns, de encontros e desencontros. É uma vã tentativa de plastificar o que o coração sente. Vale conferir com o coração aberto e (por que não?) cheio de amor? Funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 17h, com entrada gratuita. Rua Professor Heitor Carrilho 81- Centro.

UMAS & OUTRAS... UMAS & OUTRAS... UMAS & OUTRAS...

O “Amor” está no ar daSala de Cultura Leila Diniz

2a Quinzena DE MARÇO • 2015

Page 9: JORNAL SANTA ROSA 1.454

Santa RoSa 9

• A Legião da Boa Vontade (LBV) em Niterói promoveu neste mês a confraternização da Campanha Criança Nota 10 - “Educar alimenta o futuro!”, onde as crianças atendidas na instituição receberam kits esco-lares e uniformes.

A campanha tem como ob-jetivo contribuir para o desen-volvimento escolar da criança; estimular a permanência na es-cola, contribuindo para a redu-ção de índices de evasão escolar e de analfabetismo no país, além de incentivar a participação da família nas ações sócio-educa-cionais promovidas pela LBV; melhorar o rendimento escolar e contribuir para a melhoria da autoestima da criança e da famí-

lia. Esse incentivo também vem no kit que é composto de acordo com a faixa etária do aluno, são eles: mochila, cadernos, estojo, caixa de giz de cera, lápis de cor e canetinhas hidrocor, dicionário de português (com a nova orto-grafia), entre outros itens.

Esta campanha atende crian-ças de seis a doze anos de idade que cursam as séries iniciais no Ensino Fundamental (1° ao 5° ano), que estejam matriculadas na escola e inscritas no Progra-ma LBV: Criança Futuro no Presente.

Em Niterói, o Centro Comu-nitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade está localizado na Alameda São Bo-aventura, 474 – Fonseca/Niterói.

Curso de Extensão em Gastronomia no Unilasalle-RJ• O Unilasalle/RJ oferece, entre os meses de março deste ano e setem-bro de 2016, o curso de extensão “Chef de Cozinha”, cuja proposta é formar o aluno com as habilidades e competências para se tornar um verdadeiro chef. Com uma grade curricular que abrange as técnicas e práticas culinárias, assim como as culturas de diferentes países e os fundamentos das tradicionais escolas de cozinha, o curso pos-sibilita uma formação ampla e completa. Além das aulas teóricas, em sala equipada com recursos de audiovisual, e das aulas práticas, em nossa Cozinha Experimental, o programa inclui ainda ativida-des complementares como visitas técnicas a locais de referência para a Gastronomia do Rio de Janeiro. As aulas acontecerão sempre as terças e quintas-feiras, das 9h às 12h. O investimento do curso é de 18x de R$ 426,67 (para público externo) e 18x de R$ 392,53 (para alunos, ex-alunos e conveniados). Desconto de 12% para pagamentos à vista. Informações: 0800 7093773. Inscrições: unilasalle.edu.br/rj/extensao/. Rua Gastão Gonçalves 79,em Santa Rosa.

Oficina de GraffitiO Centro Cultural Paschoal Carlos Magno abriu suas por-tas para receber a Oficina de Graffiti, de Gustavo Gut, da Máfia 44, todas as sextas–fei-ras, das 15h às 17h. O projeto, que teve início em 2014, tem como proposta ensinar aos in-teressados a parte prática e teó-rica da expressão “graffiteira”. Técnicas de como fazer uma pintura artística com spray, es-tudos das cores e tipografias são alguns dos tópicos que es-tão no cronograma da oficina. Com faixa etária mínima de 13 anos, o investimento é de $180 mensais. Todas as sextas-fei-ras do ano de 2015, das 15h às 17h, com entrada fanca, na Sala Hilda Campofiorito, Rua Lopes Trovão s/n, em Icaraí.

LBV entrega kits de materiais pedagógicos

para crianças em Niterói

2a QUINZENA DE MARÇO • 2015

Curso Básico de Esperanto O Clube de Esperanto de Niterói, sob a direção de Neide Barros Rêgo, oferece cursos gratuitos, com duração de quatro meses, sendo uma aula por semana. A sede do Clube fica na Avenida Amaral Peixoto 207 – Sala 1.609 (Edifício Albert Sabin) – Centro /Niterói.Peça logo a sua ficha de inscrição, preencha e envie à diretora de cur-sos: Neide Barros Rêgo. Contato: 2711-2378 e 98606-9999 – email [email protected]

Sindilojas/Niterói abre inscrições para cursos rápidosO Sindilojas/Niterói está com

inscrições abertas para um pacote de cursos rápidos ao longo deste mês, todos eles sobre temas de imediata aplicação no dia a dia do Comércio. Para a segunda quinzena, há vagas para “A Arte de Gerenciar Pessoas” (dia 24) e “Marketing Pessoal – Imagem Corporativa e o Sucesso Profis-sional” (dia 31). Com turmas pela manhã (das 9h às 12h30) e à tarde (das 14 às 17h30), cada um terá

três horas e meia de duração, com pausa para café.

Por curso, o investimento por pessoa é de apenas R$ 45,00 (para associados do Sindilojas/Ni-terói), ou R$ 90,00 (para os não-associados ao Sindicato).

Inscrições pelo e-mail [email protected], pelo te-lefone 2717-5357 ou ainda no próprio Sindilojas, onde serão ministrados os curso à Rua Dr Borman 6/301 - Centro.

Page 10: JORNAL SANTA ROSA 1.454

Santa RoSa10

MeteorologiaH. Francisconi

Em algum momento da década de 1960, Sérgio Porto ­ o Stanislaw Ponte Preta ­ escreveu que “o serviço meteorológico anda muito meteoro e pouco lógico”.

Cinquenta anos depois, a razão continua ao seu lado, onde quer que esteja ele agora.

A minha primeira visita matinal, no vastíssimo campo dos sítios virtuais, costuma ser ao “Climatempo”. Menos por qualquer tipo de precaução e mais pela ânsia mesmo por temperaturas baixas, que possam variar entre 12 e 20 graus. A princípio, reconheço, uma utopia nestas terras de Arari­boia. Mas a crua e fria verdade é que eu não gosto do ca­lor. Certo, os raios solares deixam excitados, para o bem, o complexo de vitamina D em nosso organismo e coisa e tal. As plantas necessitam do raio desses mesmos raios e a eva­poração das águas é imprescindível à renovação climática. Mas acontece que eu não sou um comprimido de vitamina D, ou uma plantinha no meu jardim, tampouco uma gota de chuva que, periodicamente, se transforma em névoa e de­pois em água novamente. Eu gosto do frio! A esta altura, o leitor deve estar me perguntando: “por que você não se muda para a patagônia chilena ou para um dos polos gela­dos?” Ora, primeiro porque não pretendo morrer por aquilo de que gosto; segundo, como afirmei acima, espero sempre por um clima variante entre 12 e 20 graus. Além do mais, encabeço uma prole que adora uma praia, areia escaldante, asfalto fervilhante e tudo o mais que termine como termina a palavra sufocante. Tenho que ficar por aqui...

Mas estou falando de previsões, e o homem é incapaz de prever um segundo à sua frente, que dirá uma semana, a despeito de nossa arrogante tecnologia. Antes de sua crí­tica, caríssimo leitor, pense bem: a nossa famigerada e ofi­cial “previsão” de tornados ou furacões sobre cidades não significa ‘pressentimento’ dessas precipitações, mas apenas acompanhamento, via satélite, daquilo que já teve o seu iní­cio em algum ponto do oceano sem aviso prévio! Evidente­mente, isso não é uma ‘pré – visão’.

O meu sitiozinho de previsões vive a me iludir. Não bas­tassem as notícias capengas, que ora me informam e ora me desinformam aquilo que primeiro me informaram, e o friozi­nho que prometem e cuja sensação térmica, nestas terras, atinge descabidos 55º, eu pergunto: precisa mais?...

Sem dúvida, há mais meteoros entre o céu e a Terra do que supõe a nossa vã astronomia.

Hilário Francisconi é [email protected]

• Por que terapia de grupo? Resgatar as vivências de que forma? Trocando experiências e valorizando sua melhor ida-de: a maturidade, com muita saúde, muito bom humor, so-lidariedade e essencialmente com muito, muito afeto. O afe-to vivido ao longo do tempo ao “rigor da moda” aprisiona-va seu tempo, seus desejos. O parâmetro da juventude é jus-tamente estar na “moda” do seu tempo. Na maturidade, você é quem dita a sua moda, você é o dono da sua moda, é um processo de libertação. E isso, compartilhado grupal-mente, com diferentes pessoas das mais diversas vivências, torna-se um prazeroso e ge-neroso aprendizado coletivo.

A solidariedade, a gene-

rosidade, tão libertadoras e assimiladas ao longo do aprendizado de nossas vidas em “batalhas” fáceis ou di-fíceis, são o legado para nós mesmos e para as gerações adiante, eis o nosso processo de vida. Um processo pacien-te, em que o lidar com o tem-po torna-se uma das maiores virtudes do ser humano: da infância à maioridade, tempo da maturidade.

Niterói segue o seu tempo de criar o novo e abre cami-nho para o novo: Terapia de Grupo para Terceira Idade, sob a coordenação do mé-dico psicoterapeuta, Daniel Chutorianscy. “Valorizar a maturidade é valorizar o ser humano em todas as suas facetas”. No grupo, ressalta

Daniel, “o outro ouve o que você tem guardado dentro de si. No momento seguinte, o outro conta e você ouve atentamente, e, nessa tro-ca, constrói-se o verdadeiro processo de aprendizado: as semelhanças e diferenças”.

Daniel Chutorianscy é um ativista assíduo da sua pró-pria terceira idade, com expe-riências e projetos rea lizados. ”Sempre é tempo de criar o novo, de um novo olhar, de mudança, e à medida que mudamos, temos outra visão de perceber o mundo. Espe-ramos por você!

Dr. Daniel Chutorianscy Psiquiatra - CRM 52-27647-7Contatos: 99996-6514 ou 2610-5941. E-mail [email protected]

Terapia de Grupo para a Terceira Idade– Um novo olhar para um novo tempo –

Honrarias - O presidente da OAB/Niterói, Antonio José Barbosa da Silva, o nosso Toninho, recebeu, recentemente, duas merecidas homenagens. Primeiro, das mãos do Reitor Alexandre Rurikovich Carvalho, o título honorífico de ‘Embaixador da Paz’, pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, ligado à ONU, por ser personalidade promotora da paz. Logo depois, recebia o título de ‘Amigo Belas Artes e Belas Letras’, da Academia Niteroiense de Belas Artes, Letras e Ciências, cabendo ao presidente desta entidade, Edson De Luna Frei-re, a entrega da justa homenagem, tendo em vista os serviços prestados à cultura. Parabéns!

Sinmed de Niterói, São Gonçalo eRegião comemora 44º aniversário

• Neste domingo, dia 22, o Sindicato dos Médicos de Ni-terói, São Gonçalo e Região completa 44 anos de fundação. Criado em 1971, numa peque-na sala na Rua da Conceição, no Centro de Niterói, por um grupo de abnegados, o Sinmed avançou nas lutas em defesa da classe. Hoje se destaca nos cenários regional e nacional também reivindicando melhor qualidade no atendimento pa-ra a população, com melhorias no Sistema Único de Saúde.

O Sinmed é uma entidade que, há quatro décadas, man-tém acesa a chama da digni-dade médica, por isso que, com suas denúncias, sempre verdadeiras e em prol da me-dicina e dos médicos, passou a ser respeitado e acatado pelos governantes.

Sua atual diretoria não re-cebe qualquer forma de re-muneração. E é importante sempre ratificar este fato, pois

são médicos que se dedicam e se empenham com grande abnegação para as melhorias em todos os sentidos da classe e, diretamente, para quem tra-balha na Saúde. Melhorando o atendimento para a população, os profissionais da área médica também são beneficiados.

O pediatra Clóvis Abrahim Cavalcanti, presidente do Sin-

med, conclama que “todos os médicos participem e denun-ciem. Que venham fazer parte desta luta que é de todos, aci-ma de partidos e facções ideo-lógicas, mas somente em prol do bem comum à Saúde que é Direito de todos e dever do Estado. Quando todos lutam juntos, são maiores e mais rá-pidas as vitórias”.

2a Quinzena DE MARÇO • 2015

Dr. Clóvis Abrahim Cavalcanti

Page 11: JORNAL SANTA ROSA 1.454

Santa RoSa 11Foto: Leo Zulluh

ENTrEViSTA:

Procurador do legislati-vo da cidade de Niterói (Pres idente da Co-missão de Inquérito Ad-

ministrativo Disciplinar) 35 anos no cargo, advogado criminalista, detentor do título de Cidadão Benemérito da cidade, e artista plástico. Sua arte, exposta em seu ateliê, é voltada na madei-ra, com quadros esculpidos e móveis fazendo as linhas retrô e contemporânea. Com estilo exclusivo, suas obras são facilmente reconhecidas e valorizadas. (Por Belvedere Bruno – [email protected])

Jornal Santa Rosa: Quando e como surgiu a paixão pela ar-te em madeira?Ademas Pereira da Costa: Já na infância sempre tive curio-sidade em mexer com ma-deiras, e acabou virando uma paixão até hoje em mi-nha vida, no âmbito da arte.

JSr: Quais fatores propi-ciam inspiração para as suas obras?APC: Vários são os fatores que motivam minha inspi-ração. Estou sempre ligado, desde o retrô à atualidade, não havendo fronteiras.

JSr: Tem preferência por alguma modalidade do tra-balho?APC: Sim: Reproduzir ros-tos de pessoas e fazer répli-cas de móveis antigos.

JSr: Qual a média de tempo gasta nas obras?APC: Geralmente uma média de três semanas, com exceção de ‘A Santa Ceia’, uma obra que levei 4 meses para terminar.

JSr: Em todos os seus tra-balhos realizados, qual o que mais o tocou emocionalmen-te?APC: ‘A Santa Ceia’, não só pelo desafio em fazê-la e o tempo que levei, mas pe-lo que ela representa.

JSr: Considera a arte como um processo de libertação?APC: Sim e mais que is-so, uma terapia. Posso es-tar bem e feliz ou mesmo aborrecido com alguma coisa, mas em cada obra ou mesmo fazendo manu-tenção em minhas ferra-mentas, em minha mente e coração só tem espaço para as coisas positivas da vida.

JSr: Deixe uma mensagem aos leitores.APC: A nossa tendência é sempre buscar a felicida-de. Busquei e ainda busco, através da Arte, e para en-contrá-la, necessário se tor-na manter acesa a chama da esperança... A esperança é a única forma de se ter cora-gem para enfrentar o futuro e a maior dádiva que Deus nos deu. As estrelas são provas de que a luz rompe a escuridão. Devemos con-tinuar a irradiar amor por onde transitarmos. Sejamos como as estrelas, que embo-ra pequeninas aos nossos olhos, na verdade possuem uma grandiosidade infini-ta. Sendo assim, seremos sempre a estrela de nossas próprias vidas!

JSr: Onde são expostos e co-mo são comercializados os seus trabalhos?APC: Sempre tenho convites para expor, mas de maneira fixa exponho em meu ateliê ou através da internet, tendo um bom resultado de vendas.

JSr: Quais as maiores dificulda-des encontradas nesta trajetória?

APC: Conciliar o tempo com o meu outro trabalho.

JSr: Como se sente ao término de cada obra?APC: Cada obra é uma satis-fação inenarrável para mim. Fico parado e ‘namorando’. E, acredite, tem obras que prefi-ro não ver... rsrsrs

ADEMAS PEREIRA DA COSTA NETO

2a QUINZENA DE MARÇO • 2015

• Entre os dias 19 e 29 de Março, a cidade de Niterói recebe o CIRCO VOLAN-TE, projeto que desde mar-ço de 2014 tem levado a magia do circo às cidades do Estado do Rio de Janeiro apresentando algumas das melhores companhias do país. Em Niterói, os aman-tes do Circo poderão con-ferir o trabalho da Cia de Teatro de Anônimo, com “Intermezzo” cuja base é a palhaçaria explorando a comicidade através de téc-nicas de dança, equilíbrio, magia e acrobacia; da Cia Circo no Ato, com o espe-

táculo “Um Dia de João”, uma linda história sobre um novo olhar sobre o cotidia-no; e da Cia Circo Rebote, com “Columpio”, onde dois palhaços, em números de trapézio, contorcionismo e malabarismo, aliados à música, divertem os espec-tadores.

A Cia Teatro de Anôni-mo, com seu espetáculo 'Intermezzo' se apresentará nos dias 19, quinta-feira, às 16h e na sexta-feira, dia 20, às 20h.

Já a Cia Circo No Ato, com sua apresentação 'Um Dia de São João' estará em

cartaz nos dias 21, sábado, às 20h; 22, domingo, às 19h; 26, quinta-feira, às 16h; 27, sexta-feira, às 20h.

Por fim, a Cia Circo de Rebote trará ao público seu show nos dias 28, sábado, às 20h e dia 29, domingo, às 19h.

As apresentações aconte-cem no Teatro Oscar Nie-meyer, na Av. Jornalista Rogério Coelho Neto, s/nº - Centro – Niterói.

Os preços são imbatíveis: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia) para todos os espe-táculos. A criançada vai adorar! Não dá pra perder!

Cada obra é uma satisfação

inenarrável para

mim. Fico parado

e ‘namorando’.

Circo Volante chega em Niterói

Page 12: JORNAL SANTA ROSA 1.454

Santa RoSa12

A Fundação Evangélica de Ação Social El Shadai (FENASE), res-ponsável por mais de 80 crianças de famílias carentes, sobrevive sem

apoio governamental e/ou político, solicita aos amigos e colaboradores uma ajuda para que nesta Páscoa, possa oferecer ovos de Páscoa às crianças. A FENASE tem conta no Bradesco: Ag. 309 e C/C 141.252-3. Qualquer ajuda é sempre bem vinda quando o sorriso de uma criança é o resultado de sua ação. Vamos lá gente, a causa é nobre!

• O Jardim do Museu da Re-pública, no Catete, é cenário de uma exposição diferen-te. A mostra Conexões de Olhares reúne mais de 200 fo-tos feitas por crianças e ado-lescentes de 12 comunidades pacificadas. As imagens mos-tram a cidade e o lugar onde vivem, sob um ponto de vista diferente dos cartões-postais tradicionais.

A mostra, que fica aberta à visitação até o dia 3 de maio, reúne imagens das comuni-dades Santa Marta, Tabaja-ras, Mangueira, São Carlos, Formiga, Andaraí, Complexo do Alemão, Providência, Ci-dade de Deus, Macacos, Mor-ro Azul e Borel. Iniciativa do Sistema Firjan, por meio do

programa Sesi Cidadania, a exposição é um presente ao Rio de Janeiro pelos seus 450 anos.

Os jovens, com idade entre 10 a 16 anos, participaram de oficinas de fotografia minis-tradas pela fotojornalista ja-ponesa Hikaru Nagatake, que realiza em várias partes do mundo o Wonder Eyes Pro-ject. A iniciativa tem o objetivo de desenvolver a criatividade de crianças e adolescentes por meio da fotografia. Com câ-meras simples, eles retratam sua visão sobre a beleza do ambiente onde moram.

Um dos fotógrafos é o estu-dante Fabrício de Souza Se-púlveda, de 15 anos, morador do Andaraí. A experiência o

marcou tanto que agora ele quer ser fotógrafo.

- Quando as pessoas olha-rem para as minhas fotogra-fias vão sentir uma energia positiva - disse Fabrício. Ex-periência aprovada - Mora-dor do Morro Azul, Cleiton Sobrinho Macário, 13 anos, também participou do pro-jeto Wonder Eyes, em 2013. Ele aprovou o curso e repe-tiu a oficina.

- Minha foto preferida é a do Cristo Redentor, que eu tirei em cima de uma laje. De lá, dá para ver o Pão de Açú-car e a Praia de Copacabana também - afirmou Cleiton.

O Museu da República fi-ca na Rua do Catete 153, no Catete.

• O Superintendente Regio-nal do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Ivo Barreto, esteve no MAC de Niterói para uma reunião sobre o tombamento do museu e as obras que serão realizadas no local.

Na inédita reforma, estão previstos um novo sistema de ar condicionado, a troca do piso, acessibilidade, ilumina-ção de led, retirada das gra-des e a impermeabilização do teto do Museu. O progra-ma de trabalho faz parte do Plano de Governo 2015 para a celebração dos 20 anos do MAC, que será comemorado em 2016.

De acordo com Barreto, ain-da no mês de março, será pu-blicado no Diário Oficial uma notificação que configura um tombamento provisório do Museu. Após ser analisada a integridade do bem e ao fim da reforma, o MAC já estará tom-bado como patrimônio históri-co. Os integrantes do IPHAN, incluindo Ivo Barreto, visita-ram todas as dependências do museu (subsolo, bistrô, pátio externo, recepção, salão prin-cipal, varanda e mezanino), acompanhados pelo diretor do MAC, Guilherme Vergara, e pela diretora de unidades da Fundação de Arte de Niterói (FAN), Roberta Martins.

• O palestrante, escritor e en-genheiro Ênio Padilha rea-lizará, em Abril, dois cursos ligados à sua área de formação. O primeiro deles é ‘Como Negociar e Vender Serviços de Arquitetura, Enge-nharia e Design de Interiores’, nas se-guintes cidades: Cabo Frio: 13 de abril, das 14h às 22h; Macaé: 14 de abril, das 14h às 22h; Campos: 15 de abril, das 14h às 22h. Os locais ainda serão definidos e divulgados.

O segundo, abordará o tema ‘Como Aumentar a Produtivida-de em Escritórios de Arquitetura, Engenharia e Design de Interio-res’, nas seguintes cidades: Rio de Janeiro: 17 de abril, das 9h às 18h; no Centro; Niterói: dia 18 de abril, das 9h às 18h, no Hotel H, no Ingá.

Os cursos são destinados a profissionais e estudantes de

A fotógrafa Hikaru Nagatake e jovens participantes da oficina

Foto: Bruna Basílio

Cursos nas áreas de Arquitetura e Engenharia

Arquitetura, Engenharia, De-sign de Interiores e Decoração. O custo destes cursos, com ins-crições até 31 de março, será de

R$ 600,00. Após esta data, será de R$ 700,00. Poderá ainda ser parcelado no cartão de crédito em até 05 vezes sem juros ou pago via depósito ou boleto bancário, sendo 50% para ga-rantir a vaga e o valor restante até o dia 05 de abril. Garanta já a sua vaga!

E-mail: [email protected] ou ligue: (21) 2619-3387/98702-6788) informando nome, curso e cidade que fará o curso e a forma de pagamento.

E a Páscoa vem aí...

MAC vai virarPatrimônio Nacional

Mais de 200 imagens estão na mostra, que pode ser conferida no Museu da República

Exposição reúne fotos feitas por jovens de

comunidades com UPPsMAC: uma das maravilhas arquitetônicas do mundo

2a Quinzena DE MARÇO • 2015