jornal do santa quitéria

12
1 Junho 2015 41|3245-8065 Curitiba registra segundo caso de dengue contraída na cidade Já são dois casos confirmados de dengue autóctone - contraído na cidade onde a pessoa mora - em Curitiba, apenas neste mês. Os dois casos foram registrados no bairro São Braz e os dois estão medicados e passam bem. Com isso, a Secretaria Municipal da Saúde está reforçando as ações de combate à dengue em Curitiba, mesmo com a chegada do inverno. Em todo Paraná, mais dois novos casos de óbitos por dengue foram confirmados. De agosto de 2014 até agora, foram confirmados 23.447 casos de dengue no Esta- do. Leia matéria completa na pá- gina 3. (41) 3018-4130 (41) 3018-4130

Upload: jornal-do-santa-quiteria

Post on 22-Jul-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição 011 - Junho de 2015

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal do Santa Quitéria

1Junho 2015

41|3245-8065(

Curitiba registra segundo casode dengue contraída na cidade

Já são dois casos confirmados

de dengue autóctone - contraído

na cidade onde a pessoa mora -

em Curitiba, apenas neste mês. Os

dois casos foram registrados no

bairro São Braz e os dois estão

medicados e passam bem. Com

isso, a Secretaria Municipal da

Saúde está reforçando as ações de

combate à dengue em Curitiba,

mesmo com a chegada do inverno.

Em todo Paraná, mais dois novos

casos de óbitos por dengue foram

confirmados. De agosto de 2014

até agora, foram confirmados

23.447 casos de dengue no Esta-

do. Leia matéria completa na pá-gina 3.

(41) 3018-4130 (41) 3018-4130

Page 2: Jornal do Santa Quitéria

Junho 20152 41|3245-8065(

Como tudo que se desenvolve há um planejamento a sefazer. Parece óbvio, mas no bairro Santa Quitéria o desen-volvimento da região deu espaço à necessidade de infraes-trutura. O trânsito, principalmente, merece atenção. Com aconstrução de novos condomínios na rua João Alencar Gui-marães somada a já conhecida Uniandrade, o tráfego ficacom sabor de paciência, primeira marcha e trinta minutosem um trecho de quase três quilômetros.

E a paciência não é só dos motoristas que passam aosredores. Os estudantes já estão cansados do mesmo disco,já que eles são em mais do que o número de ônibus coloca-dos nas linhas que atendem a universidade. O embarque éfeito em único ponto, que fica na rua João Alencar Guima-rães, a cerca de 100 metros do centro universitário. Apenasa linha Cotolengo, que faz conexão com o terminal do Fazen-dinha, e o ônibus Vila Velha/Buriti, que segue em conexãocom o tubo Santa Quitéria, fazem o trajeto. E todas as noitesa cena é a mesma: ônibus lotados e alunos para fora, semespaço para embarcar.

Crescemos! O bairro oferece múltiplas escolhas em ser-viços e comércios, tem ótima localização, ruas tranquilas eoutras mais concentradas por lojas, oferece qualidade de vidacom praças e áreas de lazer, mas temos de cobrar atitudespara o trânsito. E, sobretudo, participar mais de encontrosque definem orçamentos e planejamentos anuais. Nosso trân-sito merece atenção especial, pelo bem de todos.

Infraestrutura

Casa KlemtzImplantada em uma área de 73 mil m² de

área verde, contígua ao Bosque da Fazendinha,a Casa Klemtz foi construída em 1896 para re-sidência da família Klemtz, um marco referen-cial da paisagem e profundamente ligada à pró-pria história do bairro Fazendinha, tombada peloPatrimônio Histórico e um dos locais mais boni-tos de Curitiba. Ela, agora foi escolhida parafuncionar a Escola Pública de Trânsito.

BenfeitoriasA rua Pretextato Taborda Ribas estava esbu-

racada. Estava. Há cerca de uma semana, má-quinas da Prefeitura de Curitiba, por meio da Re-gional Portão, estavam no bairro fazendo o servi-ço de manutenção. A rua é a principal ligação darua Bocaiúva com a João Alencar Guimarães. Osmoradores e os motoristas agradecem!

ParóquiaAqueles que gostam de se programar, aten-

ção aos horários das missas e novenas da Paró-quia Santa Quitéria. Na Capela São Luis Orio-ne, na quarta-feira tem missa e novena N. Srª.do Perpétuo Socorro às 20h. No domingo, mis-sa às 08h. Endereço: Rua Natálio Scussiato, 48

Já na Capela do Pequeno Cotolengo, naquinta-feira tem missa às 11h30min; sábado mis-sa às 19h e domingo às 10h. Endereço: Rua JoséGonçalves Junior, nº 140.

As empresas integrantes dotransporte público do municípiode Curitiba poderão ser obriga-das a implantar roteadores WIFI

Wifi para passageirosem todos os seus veículos, ter-minais de transporte coletivo eestações-tubo. É o que preten-de o projeto apresentado na Câ-

mara pelo vereador AldemirManfron (PP). No entendimen-to dele, a proposta vai “viabili-zar a comunicação entre traba-

lhadores e outros que dependemda internet em seu cotidiano, queterão um acesso melhorado efacilitado a internet”.

FrioCom a previsão de frio intenso em Curiti-

ba durante esta semana, as equipes de abor-dagem social da Fundação de Ação Social(FAS), que estão desde o começo de junhoparticipando da Operação Inverno, vão inten-sificar as saídas para a busca ativa de pesso-as em situação de rua e em perigo nas viaspúblicas da cidade. Ajude a identificar quemprecisa ligando para o 156.

Page 3: Jornal do Santa Quitéria

3Junho 2015

41|3245-8065(

Curitiba registra segundo caso de dengue contraída na cidade

A Secretaria Municipal da Saúdeestá reforçando as ações de combate àdengue em Curitiba, mesmo com a che-gada do inverno. Na última sexta-feira,dia 12, foi confirmado o segundo casoautóctone da doença de 2015, ou seja,o paciente não viajou para outras loca-lidades quando contraiu o vírus. A víti-ma, um homem jovem residente no bair-ro São Braz, apresentou os primeirossintomas no dia 17 de abril. Ele foi aten-dido no Sistema Único de Saúde (SUS),medicado e não precisou ficar hospita-lizado.

Para o secretário municipal de Saú-de, Adriano Massuda, essa situação re-força a necessidade de a população e asautoridades ficarem alertas aos possíveisfocos do mosquito Aedes aegypti, umavez que o país enfrenta uma epidemiade dengue. “Desde o início deste ano,Curitiba adotou um plano de trabalho paraintensificar o monitoramento de todos oscasos de dengue e também dos chama-dos pontos estratégicos, que podem acu-mular água da chuva e criar o ambientepropício para a reprodução do inseto”,destaca. São locais como depósitos deferro velho, oficinas mecânicas, borra-charias, depósitos de materiais reciclá-veis, entre outros.

Na última quinta-feira, dia 11, a Se-cretaria de Estado da Saúde (Sesa) con-firmou dois novos óbitos por dengue noParaná. De agosto de 2014 até agora,foram confirmados 23.447 casos dedengue no Estado. Pelo menos 98 mu-nicípios paranaenses já entraram emcondição de epidemia este ano, segun-do o boletim da Sesa.

AlertaA coordenadora do Programa Mu-

nicipal de Controle da Dengue, JulianaMartins, fala que desde o início desteano foram localizados em Curitiba 489

focos do Aedes aegypti, além de 160casos confirmados da doença – destes,158 foram casos importados, ou seja,pessoas que viajaram para locais ondehá epidemia da doença. “Apesar doreduzido número de casos próprios dedengue, é fundamental manter a vigi-lância para que o problema não se ins-tale. Os focos do mosquito aumenta-

Os dois casos foram registrados no bairro São Braz e os dois estão medicados epassam bem. Alerta acontece mesmo no inverno, onde incidência do mosquito é menor

ram e foi necessário desenvolver es-tratégias de prevenção e controlena ci-dade, principalmente porque este anoforam registrados muitos casos em ci-dades do interior e no estado de SãoPaulo”, analisa.

O primeiro caso autóctone de den-gue em Curitiba foi confirmado na ter-ça-feira (9) e o paciente foi uma crian-

Estado já teve 98 municípios paranaenses que entraram em condição de epidemia, em2015.

ça que também reside no bairro SãoBraz. De acordo com Juliana, os doiscasos autóctones de dengue em ummesmo bairro da cidade não estão ne-cessariamente relacionados, devido aobaixíssimo histórico de focos da regiãoe à diferença temporal e espacial emque ocorreram, cerca de 20 dias entreum e outro.

Juliana explica que sempre que ocor-re a confirmação de um caso de den-gue é feito o bloqueio de transmissãoem área próxima à residência do paci-ente. Todos os moradores da regiãorecebem a visita do agente de saúdepara verificar a existência de focos domosquito. Mas ela ressalta que a Se-cretaria Municipal da Saúde realiza umtrabalho contínuo de combate aos fo-cos do mosquito, que inclui visitas do-miciliares, monitoramento quinzenal depontos considerados estratégicos, ativi-dades educativas e registro de infraçãoem estabelecimentos comerciais quedescumprem as adequações exigidaspara combater o mosquito. “As ativi-dades educativas serão intensificadasporque o controle do mosquito dependetambém da atitude de cada cidadão, aorealizar os procedimentos de rotina eevitar deixar potes e outros locais comágua parada”, enfatiza.

A Secretaria Municipal da Saúdetambém elaborou informativos epidemi-ológicos direcionados aos profissionaisde saúde das redes pública e privadacom um alerta para que, diante dos sin-tomas – febre alta, dor na cabeça e nosolhos, fadiga – os médicos solicitemexame de sangue do paciente para con-firmar a sorologia. “São sintomas quepodem, facilmente, ser confundidos comuma gripe forte”, ressalta o secretário.Quando não tratada corretamente, adoença pode evoluir para um quadromais agressivo.

SMCS

A Secretaria Municipal da Saúde realiza constantemente açõeseducativas para a conscientização da população sobre os

cuidados para evitar a formação do criadouro do mosquito.Veja algumas dicas:

- Lave diariamente o pote de água dos animais de estimação;- Caso tenha pneus velhos em casa, guarde-os em locais secos e cobertos;- Garrafas vazias devem ser guardadas com o gargalo virado para baixo;- Mantenha a caixa d’água bem tampada;- Escorra a água dos vasos de flores e preencha os pratinhos com areia;- Mantenha o lixo ensacado e vedado, até o momento da coleta;- A piscina deve ser mantida limpa e com água tratada.

Page 4: Jornal do Santa Quitéria

Junho 20154 41|3245-8065(

O Bazar de Importados doPró-Cidadania, que ofereceprodutos importados apreen-didos pela Receita Federal apreços mais em conta, percor-re neste mês todas as regio-nais da cidade. O Bazar fun-ciona dentro de um ônibus ar-ticulado. Entre os itens vendi-dos estão equipamentos ele-trônicos, roupas e utensíliosdomésticos. “Recebemos re-centemente uma nova leva deprodutos via Receita Federal.O ônibus está recheado deboas oportunidades”, explicaa supervisora comercial do Ins-tituto, Francisca Cury.

A agenda do Bazar é atua-lizada semanalmente no site doP r ó - C i d a d a n i a(www.ipcc.org.br). As com-pras podem ser feitas em di-nheiro, cartão de crédito oudébito e Cartão Qualidade(para funcionários da Prefei-tura de Curitiba). Empresastambém podem solicitar umavisita do ônibus. Para sabercomo proceder é preciso en-trar em contato pelo telefone3040-1549.

Bazar de Importadostem calendário de junho

O Bazar funciona dentro de um ônibus articulado. Entre os itensvendidos estão equipamentos eletrônicos, roupas e utensílios domésticos.

CONFIRA A AGENDA DE JUNHO:CONFIRA A AGENDA DE JUNHO:CONFIRA A AGENDA DE JUNHO:CONFIRA A AGENDA DE JUNHO:CONFIRA A AGENDA DE JUNHO:

Ônibus percorre a todas as regionais da cidade. Foto: SMCS

17/06 - 13h às 16h - Maternidade Bairro Novo (Rua Jussara, 2234).

19/06 - 13h às 16h - Regional Boqueirão (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8430).

22/06 - 13h às 16h – Edifício Delta (Travessa Itália, Centro Cívico).

24/06 - 13h às 16h - Regional Bairro Novo (Tijucas do Sul, 1700).

26/06 - 13h às 16h - Regional Pinheirinho (Av. Winston Churchill, 2033).

29/06 - 13h às 16h - Regional Cajuru (Rua Luiz França, 2032).

Calorias

O Google está desenvolven-do o Im2Calories, projeto depesquisa que utiliza algoritmospara contabilizar as calorias dosalimentos de uma foto. O sof-tware seria capaz de avaliar acomida no prato pela foto e fa-zer o reconhecimento dela apartir das informações que pos-sui na base. Com isso, a ferra-menta permitiria ao usuárioavaliar, por exemplo, a quanti-dade de exercício necessáriopara compensar a ingestão dascaloridas dos alimentos. Aindanão há planos para liberação daplataforma.

InstagramPara descobrir se alguém

te deu "unfollow", existemalguns aplicativos dedos-du-ros na rede. O InstaFollowé um deles. Disponível paraAndroid (http://zip.net/bs-rhxJ), iOS (http://zip.net/bcrhfn) e com uma versãobem semelhante para Win-dows Phone chamada deUnfollowSpy (http://zip.net/bsmCSx). O programa gra-tuito mostra quem você se-gue, mas não te segue devolta.

CalçadaPessoas que escrevem no

celular enquanto andam ganha-ram, na cidade belga de Antu-érpia, "faixas" provisórias, paraevitar que elas se choquem comos demais pedestres. A inicia-tiva foi uma espécie de açãopublicitária de uma empresa desmartphones localizada na ci-dade. A loja diz ter criado aschamadas "text walking lanes"porque muitas pessoas vinhamquebrando seus aparelhos ce-lulares por colidirem com tran-seuntes na rua.

Mudou

O Facebook mudou maisuma vez seu algoritmo que de-fine o que você vê no seu Feedde Notícias. A rede social nãovai mais apenas considerar oque você curte, comenta oucompartilha; agora, ela levaráem consideração o quanto detempo você passa observandodeterminado post para escolheroutros similares que serão des-tacados no futuro. Segundo oFacebook, as pesquisas mos-traram que, em muitos casos,o fato de as pessoas não curti-rem ou comentarem não signi-fica que aquela publicação nãoseja importante.

AÇÃO SOCIAL

Ao adquirir itens no Bazar de Importados o consumidortambém está contribuindo com os projetos sociais da cidade,já que toda a renda obtida com as vendas é repassada aoPró-Cidadania, administrador do Bazar. Com o recurso, o Ins-tituto faz a compra de alimentos, fraldas, cobertores e outrositens destinados às famílias em situação de risco e vulnerabi-lidade social.

Page 5: Jornal do Santa Quitéria

5Junho 2015

41|3245-8065(

EnemA Secretaria de Estado da Educação solicitou que

as universidades estaduais adiem as datas dos vestibu-lares. As providências é para que os alunos do 3.º anodo Ensino Médio não sejam prejudicados, em razãodas duas greves dos professores neste ano. Tambémfoi feito contato com o Instituto Nacional de Estudos ePesquisas Anísio Teixeira (Inep). Em negociações, opedido é que as instituições de Ensino Superior aguar-dem um pouco mais para receber a documentação dosalunos que vão concluir o Ensino Médio. Muitos estu-dantes vão terminar o 3.º ano apenas em 2016, emrazão do calendário de reposição das aulas.

Festival InvernoA 3ª edição do Festival de Inverno de Curitiba co-

meçou nesta sexta-feira, dia 12, com opções gastro-nômicas, de compras e de entretenimento para atrairainda mais turistas para a cidade nos meses de junho,julho e agosto. Em média, Curitiba recebe cerca de 1

milhão de visitantes nestes três meses do ano. Até 9de agosto serão realizados eventos como a Feira Es-pecial de Inverno – nas praças Santos Andrade eOsório – e o Festival do Centro Histórico de Curitiba,além de shows de música e eventos gastronômicos.A programação completa da 3ª edição do Festival deInverno de Curitiba pode ser vista nowww.curtacuritibaoanointeiro.com.br

Reposição aulasO governo do Paraná descartou a possibilidade de

as escolas estaduais realizarem uma sexta aula pordia, ao invés de cinco, para encerrar este ano letivoainda em 2015. Segundo a Secretaria Estadual daEducação (Seed), a proposta da APP-Sindicato, querepresenta os professores, não dá conta de cumpriros 200 dias letivos previstos pela Lei de Diretrizes eBases (LDB), que regulamenta a educação no país.As aulas aos sábados, no entanto, estão autorizadas,pelo menos em Curitiba. Em algumas cidades da re-gião metropolitana o transporte escolar não funcionaaos sábados.

Violênciaassado, 258 casos de violência a idosos foram no-

tificados na Secretaria Municipal de Saúde de Curiti-ba. Foram casos de negligência, violência psicológi-ca, física e financeira, sendo 60% delas cometidaspela própria família da vítima.

A volta do CPMF?O ministro da Saúde, Artur Chioro, negocia – com

autorização da presidente Dilma Rousseff – um mo-delo de arrecadação de recursos para a saúde, inspi-rado na CPMF (Imposto sobre o cheque, extinto em2007). Chioro afirmou que já conversou com a maio-ria dos governadores sobre a proposta, que será de-batida no próximo mês.

TelefoniaA Agência Nacional de Telecomunicações (Ana-

tel) autorizou o reajuste das tarifas locais e de longadistância dos planos básicos de telefonia fixa das ope-radoras Oi, Sercomtel e Telefônica, em 3,684%, e daAlgar Telecom, em 4,546%. Também foi aprovadoaumento de 3,57% dos valores de crédito para ore-lhões administrados pelas quatro operadoras. Comisso, cada crédito passará a custar R$0,1305.

Page 6: Jornal do Santa Quitéria

Junho 20156 41|3245-8065(

Com a dificuldade de acharalguém disposto a se tornar fi-ador, aumenta o número depessoas que recorrem a outrasformas de garantia para con-seguir alugar um imóvel, como,por exemplo, o Seguro Fiança,o Título de Capitalização e aCarta Fiança.

Segundo Fátima Galvão,vice-presidente de Locação doSecovi-PR, a busca por outrasopções têm sido as melhores al-ternativas para muitos inquili-nos. “A grande maioria doscontratos ainda têm fiador, masmuitas pessoas falam da difi-culdade de achar alguém que,além de disposto, consiga com-provar a renda necessária e tero imóvel para colocar como ga-rantia”, conta.

De acordo com os dados doInstituto Paranaense de Pesqui-

Como alugar um imóvel sem fiadorAs locações em Curitiba com fiadores corresponderam a mais de 69% do total. O

Secovi-PR mostra outras formas de garantia do pagamento de um aluguelsa e Desenvolvimento do Mer-cado Imobiliário e Condominial(Inpespar), do Secovi-PR, emabril, as locações em Curitibacom fiadores corresponderam amais de 69% do total. Porém,outras formas de garantia come-çam a aparecer com mais fre-quência nas imobiliárias da cida-de, como o Seguro Fiança, atin-giu quase 21% do total; Título deCapitalização 3,5%; Caução Fi-ança 1,5%; e Carta Fiança 1,4%.

“O mercado, como sempre,vai se ajustando e encontrandoalternativas para superar as di-ficuldades encontradas”, co-menta o presidente do Inpespare vice-presidente de Economiae Estatística do Secovi-PR,Maurício Ribas Moritz.“O cons-trangimento em solicitar para al-guém ser seu fiador tem levadoinquilinos a procurar uma solu-

ção que é mais cara, porémmenos embaraçosa”, afirma.

De acordo com Moritz, já ésignificativo o número de loca-ções feitas, tendo o seguro fian-ça como garantia. “As segura-doras tem tornado o produto umpouco mais atraente, oferecen-do serviços de pequenos repa-ros e manutenção nos imóveis,sem custos adicionais”, explica.Segundo ele, já para quem temalgumas economias, o título decapitalização vinculado ao con-trato de locação pode ser bas-tante conveniente. “O inquilinofica com seu dinheiro aplicadoem um título de capitalização,que passa a ser a garantia parao locador. Após a devolução doimóvel, o título é resgatado. O in-quilino ainda tem a chance de sersorteado durante o período da lo-cação”, comenta.

Page 7: Jornal do Santa Quitéria

7Junho 2015

41|3245-8065(

A Farmácias Maxifarma é uma óti-ma opção para os moradores do bairroSanta Quitéria e região que gostam debom atendimento. Com diversidade deprodutos e remédios, a Maxifarma, quefica na rua Bocaiúva esquina com a ruaDom Orione, conquista clientes quebuscam preço competitivo e qualidade.

Sob os comandos de Reginaldo Fur-lan Bueno, 30 anos, há três anos, a Ma-xifarma se reestruturou bastante nesse

Farmácia no 'coração' do Santa Quitéria aposta em qualidadeProdutos com procedência, bom atendimento e preço competitivo são os diferenciais

Variedade de produtos e preço competitivos Desafio é melhorar sempre.

período. "Assumi a farmácia com pro-dutos em falta e os preços um pouco emalta. Consegui reverter a situação comtrabalho e responsabilidade", disse, ementrevista ao jornal do Santa Quitéria.

A experiência na área começou cedo- com apenas 14 anos Bueno já se viaentre bulas e compostos farmacêuticos."Trabalhei em farmácias, adquiri expe-riências e consegui comprar a minha.Minha família me apoiou, mas sempre

fui muito independente. Quando vi a lo-calização da farmácia, já vi que tinhagrande potencial", descreveu.

Hoje, a farmácia conta com uma equi-pe de sete pessoas, entre farmacêuticos,atendentes, perfumistas e caixas. Tantodeu certo que, em dezembro do ano pas-sado, Bueno abriu outra farmácia próxi-ma, no bairro Cotolengo. Mas, para Bue-no, ainda há desafios a serem vencidos,entre eles, melhorar a diversidade dos pro-

dutos ofertados. "Se por acaso a gentenão tem, procuramos buscar e trazer parao cliente. Graças a Deus, nesse tempoque estamos aqui conseguimos ter bonsresultados. Queremos nos superar e me-lhorar cada vez mais", finaliza.

SERVIÇO:A Maxifarma fica na rua Bocaiúvaesquina com a rua Dom Orione.Segunda a sábado das 08h às 20h30Domingo e feriados das 9h às 13h.

Page 8: Jornal do Santa Quitéria

Junho 20158 41|3245-8065(

1.ExploreExplore idéias, lugares e opiniões. Pes-soas entendiantes e chatas são aquelasque vivem repetindo tudo e vivem emum espaço fechado.

2. Compartilhe o que você desco-brir.E seja generoso quando você o fizer.Nem todos passam a explorar comvocê. Deixe-os viver através de suaspróprias aventuras.

3. Faça algo. Qualquer coisa.Dance. Fale. Construa. Crie redes.Brinque. Ajude. Crie. Não importa o quevocê faz, contanto que o esteja fazen-do. Ficar sentado e reclamando não éuma forma aceitável de ‘fazer algo’,caso estivesse pensando nisso.

4. Abrace suas esquisitices inatas.Ninguém é normal. Todos tem manias,insights, visões e idéias que são exclu-sivos de cada um. Não esconda essascoisas – elas são o que fazem você in-teressante.

Como se tornar mais interessante?A escritora Jessica Hagy, que conta histórias, piadas e verdades na revista on-line Forbes, dá as dicas de umaforma divertida e interessante. É isso mesmo, 10 passos simples e incríveis, para se tornar mais interessante.

9. Cresça.É necessário coragem para ter opini-ões contrárias e tomar caminhos ines-perados. Se você não for corajoso, pro-vavelmente andará em círculos enquan-to fala sobre alguém que realmente é.

10. Ignore repreensões.O tedioso é seguro, e você será instru-ído a se comportar desta maneira. Al-guns dos repressores dirão que você‘poderia’ ou ‘deveria’ ter feito algo. Eainda fazem você se ressentir por suasaventuras.

Estudiosos te ajudam a listar alguns hábitos que te fazem bem e te deixam mais interes-santes.

5. Ter uma causa, uma paixão.Se você não dá a mínima paranada, ninguém dará a mínima paravocê.

6. Minimize a arrogância.Egos ficam no caminho das idéias.Se sua arrogância é mais óbvia queo seu conhecimento, você é umapessoa que outras ignorarão.

7. Se arrisque.Experimente. Brinque com uma nova ideia.Faça algo estranho. Se você nunca sai desua zona de conforto, você nunca crescerá.

8. Pule para fora do vagão.Se todo mundo já está fazendo isso, vocêestá atrasado para a festa. Se você o fizer,os outros irão pegar carona com você. Alémdo mais, é melhor conduzir a ser conduzido.

Reprodução

* Artigo original:www.forbes.com/sites/jessicahagy/2011/11/30/how-to-be-interesting/

Page 9: Jornal do Santa Quitéria

9Junho 2015

41|3245-8065(

Fábio Jr. retorna à Curitiba no dia4 de julho no palco do Teatro Positivocom novidade. O cantor que contacom mais de 35 anos de carreira ecoleciona clássicos da música român-tica, fará apresentação do novo show.

Fábio Jr em novo show

Johanna Cólon, a garotinha do vídeo,pertence ao grupo daqueles que nasce-ram pra divar. Ela precisava fazer umaapresentação de sapateado na escola,ao som de Aretha Franklin. A coreo-grafia não era lá aquelas coisas, as co-

Divando na escola

A Lojas Renner está abrindo as ins-crições para interessados em participarda edição 2015 de seu programa de trai-nees. Ao todo são 90 vagas e, para in-gressar no processo seletivo, os candi-datos devem se cadastrar no sitewww.traineerenner.com.br no períodode 10 de junho a 19 de julho. Nesta edi-ção, há vagas para trainee de gerênciade loja (executivo responsável pela ges-

Programa de trainees

tão de uma loja), trainee de gerência deproduto (executivo responsável pelagestão de produtos de uma marca) etrainee de gerência de planejamento(executivo responsável pela gestão deplanejamento de uma marca). Paraqualquer uma das vagas oferecidas naseleção é indispensável ter curso degraduação completo, concluído entredezembro de 2010 e julho de 2015.

SANTA QUITÉRIASANTA QUITÉRIASANTA QUITÉRIASANTA QUITÉRIASANTA QUITÉRIA

BAIRRO SANTA QUITERIADIA ÚTIL

05:30 05:45 06:00 06:15 06:28 06:41

06:54 07:07 07:21 07:35 07:49 08:03

08:17 08:31 08:51 09:11 09:31 09:51

10:11 10:31 10:51 11:11 11:31 11:51

12:11 12:31 12:51 13:11 13:31 13:51

14:11 14:31 14:51 15:11 15:31 15:49

16:16 16:36 16:52 17:08 17:24 17:40

17:56 18:12 18:28 18:44 19:00 19:31

19:57 20:23 20:49 21:15 21:41 22:07

22:33 22:59 23:25 23:51

BAIRRO SANTA QUITERIASÁBADO

06:00 06:25 06:50 07:15 07:40 08:05

08:30 08:55 09:20 09:45 10:10 10:35

11:00 11:25 11:50 12:15 12:40 13:05

legas de palco não estavam muito ani-madas. Diante do desafio, Johanna nãodesanimou. Ela arrasou. A mãe da me-nina publicou o vídeo no Facebook nodomingo (7). Desde então, ele já foi vis-to mais de 12 milhões de vezes.

13:30 13:55 14:20 14:45 15:10 15:35

16:00 16:25 16:50 17:15 17:40 18:05

18:30 18:55 19:20 19:45 20:10 20:41

21:37 22:28 23:14 00:00

BAIRRO SANTA QUITERIADOMINGO

06:00 06:25 06:50 07:15 07:40 08:05

08:30 08:55 09:20 09:45 10:10 10:35

11:00 11:25 11:50 12:15 12:40 13:05

13:30 13:55 14:20 14:45 15:10 15:35

16:00 16:25 16:50 17:15 17:40 18:05

18:30 18:55 19:45 20:35 21:25 22:15

23:05 23:55

Obs.: Esta linha só aceita opagamento da tarifa com cartão

transporte

A apresentação é assinada pela MultiEventos Promoções. Com mais de 30 tra-balhos em sua discografia, Fábio Jr. é umartista completo e tem seu talento reco-nhecido também como compositor, atore apresentador.

Page 10: Jornal do Santa Quitéria

Junho 201510 41|3245-8065(

Santa QuitériaUm morador de rua ficou gravemente ferido após

ser agredido no Santa Quitéria, em Curitiba, na tardedo último sábado, dia 13. Ele foi socorrido pelo Siatena Rua Rezala Simão, esquina com a Rua EleusinaPlaisant. Identificado como Pedro Gonçalves, de 50anos, o homem teve uma fratura na costela, que aca-bou perfurando o pulmão. Ele foi encaminhada emestado grave ao Hospital do Trabalhador. O autor daagressão não foi localizado.

Assaltos em ônibusCom um carro de cobertura na canaleta de ônibus,

bandidos fizeram um arrastão em um biarticulado dalinha Circular Sul na noite do dia 10, no bairro SítioCercado, em Curitiba. De acordo com relatos de pas-sageiros, este foi o segundo crime em menos de dezdias. Na última situação, o crime aconteceu logo apósa estação-tubo Arroio Cercado, que fica localizada entreos terminais do Pinheirinho e do Sítio Cercado. Entre

os objetos levados estão celulares, bonés e dinheiro. AGuarda Municipal (GM) irá intensificar as rondas naregião para coibir os assaltos. A Polícia Militar disponi-bilizou policiais à paisana nos ônibus.

Parque BariguiUm jovem de 18 anos foi preso em flagrante pela

Polícia Militar (PM) na noite do dia 10 dentro do Par-que Barigui, em Curitiba. Com ele foi encontrado umrevólver calibre 38 com cinco munições intactas. “Acon-tecia um patrulhamento pelo interior do Barigui e aequipe do 12° Batalhão abordou dois suspeitos. Comum deles foi encontrada a arma. Ele foi autuado emflagrante, pagou uma fiança de R$ 900 e irá respondercrime em liberdade”, afirmou a tenente Márcia da PM.

FarmáciasUm jovem de 26 anos foi preso

em flagrante no último dia 9 suspeitode assaltar várias farmácias de Cu-ritiba. De acordo com a Delegaciade Furtos e Roubos (DFR), ThiagoJosé Alves de Oliveira disse que co-metia os crimes para poder ir em“bailes de pagode e pagar a acade-mia”. A polícia chegou até ele após uma denúnciaanônima, que levou as viaturas até uma academia doCampo Comprido. “Ele vinha praticando vários as-saltos contra a mesma rede de farmácias, desta vez oencontramos malhando. O suspeito já estava cum-

prindo pena em regime aberto por este crime, mascontinua praticando o crime”, comentou. Segundo asvítimas, ele sempre simulava estar armado para oscrimes.

Hotel BatelO acionamento do alarme de incêndio do Hotel

Slaviero, no bairro Batel, em Curitiba, mobilizou oshomens do Corpo de Bombeiros na noite do dia 3.Um caminhão e uma viatura do Corpo de Bombeirosforam até o hotel, na rua Visconde do Rio Branco. Ainformação era de que o alarme de incêndio teria so-ado e os hóspedes deixaram o prédio rapidamente.

Os bombeiros foram informados sobre um possí-vel curto circuito em uma das dependências do hotel.O incidente teria assustado um dos funcionários, queacionou o alarme de incêndio com medo de que umincêndio pudesse acontecer. O Corpo de Bombeirosverificou todas as instalações do hotel, mas nada foiencontrado. Os funcionários e os hóspedes do Slavi-eiro foram orientados pelos bombeiros e retornaramaos quartos, após o susto.

Mapa do EncarceramentoUma pesquisa mostra que, em 2012, foram presos

1,5 vezes mais negros do que brancos, e, entre 2005 e2012, a proporção de negros na população prisional au-mentou. Em 2012, para cada grupo de 100 mil habitan-tes brancos havia 191 brancos na prisão; já para cada100 mil habitantes negros são 292 negros encarcerados.

Page 11: Jornal do Santa Quitéria

11Junho 2015

41|3245-8065(

Nossa vida na Terra foi presenteada, nes-

tas últimas décadas, com tecnologias de alto

padrão e funcionalidade. As distâncias deixa-

ram de existir graças à comunicação virtual

que nos faz interagir no mundo em que vive-

mos.

Todos podemos nos conectar e ter sem-

pre atualizadas notícias de amigos e familia-

res, em pormenores.

Até mesmo os pequeninos se realizam e

produzem maravilhas com um aparelhinho

nas mãos, considerando a desenvoltura com

que lidam com eles.

Porém, quando o abuso se faz, nota-se

que, embora a tecnologia virtual esteja apro-

ximando os distantes,

ficamos distanciados

dos mais próximos.

Quem relata o

fato é dona Margari-

da, mãe de três filhos,

avó de duas lindas

crianças e cinco ado-

lescentes que vivem

equipados com mo-

dernos aparelhos, de

recursos variados.

A maior alegria

dessa mãe e avó é tê-los junto a si aos domin-

gos para o tradicional almoço em família, e

poder saborear a festa de suas companhias.

No entanto, diz ela, não consegue dez mi-

nutos sequer de diálogo com eles sem que

seja interrompida por um som característi-

co, que lhe tira de imediato a parceria so-

nhada.

Certa feita, fez uma decoração diferente

na casa para comemorar um dia festivo e

chamar a atenção dos netos para algum de-

talhe especial, mas não conseguiu.

Colocara na sala um painel metálico com

fotos de todos os familiares, em momentos

importantes de suas vidas, e pequenos pa-

péis contendo frases carinhosas junto de cada

foto.

Ninguém se deu conta da novidade cria-

Conectados ou isolados?da pela mãe e avó, pois que os joguinhos vir-

tuais, os zaps dos amiguinhos, as redes soci-

ais não permitiram.

Antes de servir o almoço, dona Margari-

da chamou-lhes a atenção para o fato. Todos

se surpreenderam, pois o painel estava na

sala em que se encontravam.

De imediato, se levantaram: Nossa, vovó,

como é que não percebemos? Eu estava tão

pertinho e nem tinha visto. Olhem: que papéis

são aqueles?

Só então se dirigiram ao painel, e come-

çaram a ler as pequenas mensagens da avó.

Os menores ficaram felizes, os maiores,

emocionados, os pais nem sabiam o que di-

zer, pois que tam-

bém eles não havi-

am percebido a

doce surpresa.

Dona Margarida,

aproveitando a

oportunidade falou

aos seus amores:

Meus filhos e ne-

tos queridos, fico feliz

que todos vocês este-

jam atualizados com

essa aparelhagem

maravilhosa e útil.

Mas não posso deixar passar este momento

sem lhes falar que tudo em nossas vidas deve

ser sabiamente gerenciado.

Temos que dividir o nosso tempo, dando

tempo para tudo o que realmente importa.

Se de vez em quando vocês pararem de olhar

unicamente para o celular, verão que a vida existe

abundante além dessa tela.

Poderão perceber as árvores floridas, o céu

azul e os pássaros que voam em bandos.

Poderão até mesmo perceber o carinho de

um diálogo gostoso de uma mãe e avó que os

espera durante toda a semana para tê-los junto

a si por algumas horas...

*     *     *

Pensemos nisso: como temos usado nos-

sos modernos aparelhos?

Redação do Momento Espírita

Page 12: Jornal do Santa Quitéria

Junho 201512 41|3245-8065(