jornal do sintracom · palestras e lançamento de cartilha de saúde e segurança ... proteções...

4
JORNAL DO JORNAL DO SINTRACOM SINTRACOM Bahia 1 JORNAL DO JORNAL DO Fundado em 1919 FILIADO A: FETRACOM-BA/DIEESE CONTRICOM/FLEMACON UITBB SINTRACOM SINTRACOM Bahia INFORMATIVO DO SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO E DA MADEIRA NO ESTADO DA BAHIA - Nº 645- NOVEMBRO/2015 www.sintracom.org.br – www.fetracom-ba.org.br – www.flemacon.org CAMPANHA SALARIAL 2016 A luta vai começar: Participe do Seminário de Planejamento, dia 21/11, 9h Atenção companheiros da cons- trução! A data-base da categoria se aproxima (1º/01) e precisamos nos or- ganizar para começar mais uma luta por reajuste de salário e outras melho- rias. O SINTRACOM-BA convoca todos (as) para o Seminário de Planejamento da Campanha Salarial 2016, dia 21/11 (sábado), a partir das 9 horas, no Hotel Vila Velha (Corredor da Vitória). Participe! Estão programadas palestras com a economista Ana Georgina, supervisora do DIEESE, e a deputada federal Ali- ATENÇÃO - 13º SALÁRIO 1ª parcela deve ser paga até dia 30/11; 2ª parcela até 20/12. 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres O SINTRACOM-BA participa da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres e realiza uma palestra com a delegada da Delega- cia de Mulheres, Helenice Nascimento, dia 27/11 (sexta-feira), às 18h, no au- ditório do Sindicato, Edifício Executivo (Ladeira de São Bento, sala 514, Centro). Participe! A campanha acontece em 160 países, de 25/11 até 10/12. No Brasil, para des- tacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras, a campanha começa no dia 20/11 – Dia da Consciência Negra. Leia mais na Pág. 2. ce Portugal (PCdoB), sobre conjuntura econômica e política nacional e estadual. Vamos debater e construir a pauta de reivindicações, para depois encaminhar patronato e iniciarmos as negociações. A luta será dura, com os reflexos da crise econômica e política. Mas, com a categoria mobilizada, vamos buscar a vitória, com a garantia dos direitos e no- vas conquistas. Avise aos colegas do canteiro e par- ticipe! Quem luta, conquista! Venha torcer nas Semifinais (29/11) e Final (06/12) Dia 29/11 (domingo), a partir das 9h, no Campo do SESI, Simões Filho, teremos as semifinais do 20º Campeonato de Futebol de Campo do SINTRACOM-BA: GR-2 x Sul Serviços; e Moura DB Iguatemi x Vertical. O campeão só será conhecido na grande final, dia 06/12. Venha e traga a família, para desfrutar desse momento de lazer! As equipes se classificaram nas quartas de finais (08/11): GR-2 2x0 Marques Andrade; Sul Serv. 2x1 Concreta; Moura DB Iguatemi 1x0 Morel; Vertical 2x1 Queiroz Galvão. LEIA MAIS: Mobilização para Brasil voltar a crescer - Pág. 2 Ato na SRTE lembra Chacina de Unaí – Pág. 2 Rádio Peão: Veja as lutas do Sindicato – Pág. 4 71 3496-6238 Forumat Itinerante: Saúde e segurança - Pág. 3 Dia 27/11, 18h, tem atividade no SINTRACOM-BA. Participe!

Upload: ngotuyen

Post on 09-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

JORNAL DOJORNAL DO

SINTRACOMSINTRACOMBahia

JORNAL DOJORNAL DO

SINTRACOMSINTRACOMBahia 1

JORNAL DOJORNAL DO

Fundado

em

1919

FILIADO A:

FETRACOM-BA/DIEESE

CONTRICOM/FLEMACON

UITBB SINTRACOMSINTRACOMBahia

INFORMATIVO DO SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO E DA MADEIRA NO ESTADO DA BAHIA - Nº 645- NOVEMBRO/2015

www.sintracom.org.br – www.fetracom-ba.org.br – www.flemacon.org

CAMPANHA SALARIAL 2016A luta vai começar: Participe do Seminário de Planejamento, dia 21/11, 9h

Atenção companheiros da cons-trução! A data-base da categoria se aproxima (1º/01) e precisamos nos or-ganizar para começar mais uma luta por reajuste de salário e outras melho-rias. O SINTRACOM-BA convoca todos (as) para o Seminário de Planejamento da Campanha Salarial 2016, dia 21/11 (sábado), a partir das 9 horas, no Hotel Vila Velha (Corredor da Vitória). Participe!

Estão programadas palestras com a economista Ana Georgina, supervisora do DIEESE, e a deputada federal Ali-

ATENÇÃO - 13º SALÁRIO1ª parcela deve ser paga até dia 30/11; 2ª parcela até 20/12.

16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as MulheresO SINTRACOM-BA participa da

campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres e realiza uma palestra com a delegada da Delega-cia de Mulheres, Helenice Nascimento, dia 27/11 (sexta-feira), às 18h, no au-ditório do Sindicato, Edifício Executivo (Ladeira de São Bento, sala 514, Centro). Participe!

A campanha acontece em 160 países, de 25/11 até 10/12. No Brasil, para des-tacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras, a campanha começa no dia 20/11 – Dia da Consciência Negra. Leia mais na Pág. 2.

ce Portugal (PCdoB), sobre conjuntura econômica e política nacional e estadual. Vamos debater e construir a pauta de reivindicações, para depois encaminhar patronato e iniciarmos as negociações.

A luta será dura, com os reflexos da crise econômica e política. Mas, com a categoria mobilizada, vamos buscar a vitória, com a garantia dos direitos e no-vas conquistas.

Avise aos colegas do canteiro e par-ticipe! Quem luta, conquista!

Venha torcer nas Semifinais (29/11) e Final (06/12)Dia 29/11 (domingo), a partir das 9h, no

Campo do SESI, Simões Filho, teremos as semifinais do 20º Campeonato de Futebol de Campo do SINTRACOM-BA: GR-2 x Sul Serviços; e Moura DB Iguatemi x Vertical.

O campeão só será conhecido na grande final, dia 06/12. Venha e traga a família, para desfrutar desse momento de lazer!

As equipes se classificaram nas quartas de finais (08/11): GR-2 2x0 Marques Andrade; Sul Serv. 2x1 Concreta; Moura DB Iguatemi 1x0 Morel; Vertical 2x1 Queiroz Galvão.

LEIA MAIS:Mobilização para Brasilvoltar a crescer - Pág. 2

Ato na SRTE lembraChacina de Unaí – Pág. 2Rádio Peão: Veja as lutas

do Sindicato – Pág. 4

71 3496-6238

Forumat Itinerante: Saúde e segurança - Pág. 3

Dia 27/11, 18h, tem atividade no SINTRACOM-BA. Participe!

JORNAL DOJORNAL DO

SINTRACOMSINTRACOMBahia2

DESENVOLVER E GERAR EMPREGOSCentrais, empresários e movimentos discutem retomada do crescimento

Representantes das cen-trais sindicais CTB, CUT, UGT, CSB, CGP, CGTB, Intersindical, Nova Central e CSP Conlutas, da indústria da construção civil e da en-genharia naval, da sociedade civil organizada e da Fede-ração Única dos Petroleiros se reuniram, em 09/11, no DIEESE, em São Paulo, para discutir a possibilidade de um pacto nacional em defesa do de-senvolvimento econômico brasileiro e do emprego.

O presidente da CTB, Adilson Araújo, alerta sobre a necessidade de evitar o uso político da Operação Lava Jato, que vem sendo aparelha-da desde o início de 2015, para que

se façam ataques à presidenta Dilma Rousseff e à engenharia nacional, e está afetando a Petrobras e a econo-mia de forma negativa. “A prioridade tem que ser a retomada dos investi-mentos, como eram feitos anterior-mente”, explicou.

Foi elaborado um do-cumento conjunto, bus-cando o entendimento e apontando sugestões para que o Brasil volte a cres-cer e gerar empregos.

O consenso se formou em torno da necessidade de estancar a crise política e para que as empresas do processo Lava Jato voltem a trabalhar e a de-

senvolver suas atividades. Que os culpados sejam punidos, mas as em-presas devem ser preservadas.

Dia 03/12 terá mobilização em São Paulo; dia 08/12, no Rio de Ja-neiro; e em 09/12 o documento será entregue ao Senado e à Câmara dos Deputados, em Brasília.

Estudo da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) apontou o aumento de homicídios entre mulheres negras no Brasil, nos últimos 10 anos. Se-gundo o Mapa da Violência 2015: Homicídio de Mulheres no Brasil (desenvolvido pelo pesquisador Julio Jacobo Waiselfisz), os assassinatos de mulheres negras aumentaram 54%, passando de 1.864, em 2003, para 2.875, em 2013. Enquanto, no mesmo período, o número de homicídios de mulheres brancas caiu 9,8% (de 1.747 em 2003 para 1.576 em 2013).

A pesquisa aponta que 13 mu-

Homicídios contra mulheres negras aumentaram 54% em 10 anos

lheres foram mortas por dia, em 2013, no País. Um total de 4.762 homicídios, em média. E revela: 55,3% dos crimes acontecem em

Chacina de Unaí: SINTRACOM-BA participa de ato na porta da SRTENo dia 04/11, a diretoria

do SINTRACOM-BA partici-pou de ato público, na porta da SRTE, lembrando a Chacina de Unaí, que ocorreu há 11 anos (28/01/2004), no município de Unaí, Minas Gerais, com o as-sassinato de quatro funcionári-os do Ministério do Trabalho, Erastótenes, João Batista, Ail-ton e Nelson, quando atuavam na fiscalização de fazendas da

região, investigando denúncias de trabalho escravo.

Paralelamente, ocorreram mani-festações em todo o país para chamar a atenção da sociedade para o julgamento de um dos criminosos, que acontecia nessa data.

A direção do SINTRACOM-BA solidariza-se com os funcionários do Ministério do Trabalho e espera que a Justiça seja feita, com a punição e prisão dos culpados.

ambiente doméstico; 33,2% são cometidos por parceiros (ou ex) das vítimas; e 50,3% das mortes violen-tas são cometidas por familiares.

Adilson Araújo, presidente da CTB (3º da direita para esquerda)

Ato público, em frente à SRTE, lembrando a Chacina de Unaí

BASTA!

JORNAL DOJORNAL DO

SINTRACOMSINTRACOMBahia

JORNAL DOJORNAL DO

SINTRACOMSINTRACOMBahia 3

FORUMAT ITINERANTEPalestras e lançamento de Cartilha de Saúde e Segurança na construção

No dia 05/11, no salão da Igreja N. Sra. da Vitória, em Salvador, o SINTRACOM-BA, a FETRACOM-BA e o Fórum de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho reuniram operários da construção e da em-presa Santa Vitória Empreendimen-tos, e promoveram o FORUMAT ITINERANTE, com realização de palestras e oficinas sobre saúde e segurança do trabalho na construção civil; proteções coletivas; trabalho em altura; CIPA; direitos trabalhistas e previdenciários; aposentadoria es-pecial e assédio moral.

Na oportunidade, o SINTRA-COM-BA lançou a segunda edição atualizada da Cartilha de Saúde e Segurança dos Trabalhadores (as) da Construção. O presidente do SINTRACOM-BA, José Ribeiro, lembrou que um dos maiores aci-dentes do trabalho, ocorreu na Bahia, em agosto/2011, em obra da construtora Segura, quando um elevador a cabo despencou do 25º andar (cerca de 80 metros de altu-ra) e provocou a morte de nove operários. O diretor de Saúde, Arilson Fer-

reira, ressaltou que, com a luta do SINTRACOM, conquistamos um grande avanço na legislação: desde o dia 10/05/2015 está proibido o uso de elevadores com um cabo para transporte de passageiros.

A coordenadora do Forumat, Jessevanda Galvino, também co-ordenadora de Relações do Tra-balho e Documentação da Secre-taria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), diz que a parceria com o SINTRACOM e FETRACOM tem o objetivo de aproximar as insti-tuições com os trabalhadores (as) da construção.

O evento teve também apoio das entidades: Flemacon, Contricom, CTB, Dieese, UITBB e FSM.

O Forumat Itinerante teve a presença dos seguintes palestrantes, dentre outros: Dr. Alberto Balazeiro – Procurador Chefe do Ministério Público do Trabalho; Dr. Luís Schindler – Perito do MP, engenheiro civil especialista em segurança do trabalho, falou sobre Direitos trabalhistas; So-lange Dantas da Silva – Técnica do Seguro Social, educadora previdenciária e coordenadora do Programa de Educação Previdenciária na Gerência Executiva do INSS, em Salvador; Flávio de Oliveira Nunes – Auditor Fiscal e Chefe do setor de Segurança e Saúde do Trabalhador do Ministério do Trabalho e Previdência Social – MTPS, falou sobre Prevenção de acidentes; Abraão Sobral, enge-nheiro de Segurança do Trabalho da FIEB/SESI/Sinduscon; Suerda Fortaleza de Souza, médica do Trabalho, mestre em Saúde, Ambiente e Trabalho; trabalha na diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (Divest/Sesab/CESAT).

Presenças no evento

Publicidade da (in) Segura: Fala sobre qualidade, mas esquece a precarizaçãoO presidente José Ribeiro criticou a publicidade da Construtora Segura, veiculada na mídia, enaltecendo

a qualidade das obras da empresa e mostrando, justamente, o prédio onde ocorreu o acidente do trabalho (agosto/2011), quando um elevador a cabo despencou do 25º andar e matou nove operários.

Como a empresa pode falar de “qualidade”, quando precariza o trabalho e não dá a devida atenção à saúde e segurança do trabalhador?

Forumat Itinerante da construção reuniu trabalhadores (as)

JORNAL DOJORNAL DO

SINTRACOMSINTRACOMBahia4

JORNAL DO SINTRACOM-BA – Nº 645 – NOVEMBRO/2015 – Publicação do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia – SINTRACOM-BA – Rua Visconde do Ouro Preto, 18 – Barroquinha – CEP 40.024-110 – Salvador – Bahia – Brasil – Tels: (71) 3496-6238 – Fax: (71) 3242-8496 – e-mail: [email protected] – endereço na Internet: www.sintracom.org.br – Delegacia de Alagoinhas: Rua João Dantas, 770, Santa Terezinha - Cep: 48.010-530 – Alagoinhas – BA - Telefone: (75) 3422-5049 – Email: [email protected]; Delegacia de Cruz das Almas: Rua J.B. da Fonseca, nº 45, sala 102, 1º andar, Centro, Cruz das Almas – Bahia – Telefone: (75) 3621-2786; E-mail: [email protected]; Delegacia de Itaberaba – Rua Rio Branco, 33 – Centro Tel: (75) 3251-2843; Delegacia de Irecê – Rua Teotônio Dourado Filho, Nº 101, Bancários – CEP 44.900-000 – Irecê – BA - Telefone/Fax 74-3641-1843 - email: [email protected]. br – Delegacia de Paulo Afonso: Rua Landulfo Alves, 13 – Centro – Tel.: (74) 3281-9146 – e-mail: [email protected] - Paulo Afonso – BA; Delegacia de Poções: Rua Olimpio Lacerda Rolim, nº 62, sala 03, CEP 45260-000 - Poções – BA - Telefone/Fax 77-3431-3631 - email: [email protected] – Delegacia de Senhor do Bonfi m: Rua Operário da Leste, 337 – Centro – Senhor do Bonfi m – BA – Tel.: (74) 3541-3909 - Email: sintracom.sr.bonfi [email protected]; Delegacia de Valença – Rua Conselheiro Cunha, nº 23 - Centro – Valença - BA - Cep:45.400-000 – e-mail: [email protected] - Tel: (75) 3641-6903; Presidente: José Ribeiro; Diretor de Imprensa: Carlos Silva – Tel: (71) 3797-1707 / 1703; Jornalista responsável: Mery Bahia – Registro SRTE-BA/Fenaj 1274 – [email protected]; Fotografi as: João Ubaldo e Secretaria de Imprensa; Estagiário de Jornalismo: Kleiton Alder e Iven Emanuelle; Projeto Gráfi co e Editoração Eletrônica: TPA Comunicação: Tel: (71) 3011-6025. Impresso na Gráfi ca do Sindicato. Edição fechada em 13/11/2015.E

X P

E D

I E

N T

E

Acesse e curta nossa página: facebook.com/sintracom.ba

Rádio PeãoVeja as lutas do seu Sindicato

Mais um acidente de trabalho: Colega está na UTIEm 30/10, o ajudante comum da

Vertical Engª, Washington Mello dos Santos, 21 anos, foi vítima de aci-dente do trabalho e está em estado grave, no Hospital do Subúrbio.

Ele organizava materiais na parte inferior da obra Residencial Colina Solar, do Programa Minha Casa, Minha Vida (Cajazeiras 5), quando uma forma de metal foi projetada do interior do prédio para fora, atingin-do-o e provocando traumatismo craniano.

O SINTRACOM-BA está acom-panhando o caso e, conforme o técnico de Segurança, o acidente do trabalho ocorreu por falta de investi-mento da empresa em equipamen-tos de proteções coletivas (bandeja primária), que não foi instalada.

Os próprios colegas socorreram o operário e levaram até o Hospital Eládio Lassére, em Cajazeiras. Pos-teriormente, ele foi transferido para o Hospital do Subúrbio.

APTO / PDG demite e não faz homologação

BGP / Bompreço desrespeita direitos

A APTO Serviços Terceirizados, prestadora de serviços da PDG, demitiu cerca de oito funcionárias, no dia 30/09, e até a presente data não fez a devida homologação. O SINTRACOM-BA está acompa-nhando as negociações, com êxito na questão das verbas indenizatórias e na multa de atraso. Mas, as trabalhadoras ainda não receberam o FGTS, nem o seguro-desemprego. O SINTRACOM-BA exige que os direitos sejam respeitados. Estamos de olho!

Várias reuniões foram marcadas, com mediação da SRTE, mas os representantes da empresa BGP, respon-sável pelas obras de reforma do Bompreço (unidades de Itapuã, Politeama e Barra) não comparecem para re-solver a situação de cerca de 72 operários.

São inúmeras queixas: atraso de salários (quinzena e fi nal de mês), férias vencidas, e dobradas, adicional de transferência, reembolso de viagem, folga, contra-cheque, retenção de CTPS, horas extras, relógio de ponto, descanso semanal, adicional noturno, vale trans-porte, contrato de trabalho por obra certa (que não existe na construção civil), dentre outras.

Desse jeito não dá. Exigimos providências urgentes!

RS / Sobradinho: Vitória sobre o “contrato por obra certa”No dia 14/10, após fi scalização da direção do SINTRACOM-BA, na obra

da Construtora RS - Ribeiro e Silva Construções e Serviços, no prédio do Tri-bunal de Justiça, em Sobradinho, os operários (as) denunciaram que estavam trabalhando sob o regime de contrato de experiência de 45 dias, seguidos de mais 45 dias, mas a empresa estava utilizando como “contrato por obra certa”. E quando faltavam três dias para vencer o contrato, os trabalhadores (as) eram desligados e outros eram contratados para continuar a execução do serviço.

Em contato com o fi scal da Justiça, que estava verifi cando o andamento da obra, o SINTRACOM-BA pediu a suspensão do contrato e, a partir da data da visita, fi cou estabelecido que os trabalhadores (as) não seriam mais demitidos sem causa justa, deixando de burlar a CLT.

Acidente – No dia 04/11, na mesma empresa RS, ocorreu um acidente do trabalho com o ajudante comum, Wellington Vieira da Silva, que escorregou da escada e fi cou pendurado pelo braço, sofrendo uma luxação. Foi socorrido pela empresa e encaminhado para o posto de saúde. O SINTRACOM-BA está acompanhando o caso.

Local do acidente; no destaque mostra a forma

Obra da RS, prédio do TJ (Sobradinho)