jornal do it forum 2009 - ed. quinta

2
O VALOR DA TI E TELECOM PARA OS NEGÓCIOS | 30 DE ABRIL DE 2009 - ESPECIAL IT FORUM 2009 Caminho para ser um líder intraempreendedor EM UM CENÁRIO EMPRESARIAL CADA VEZ MAIS TURBULENTO E MUTÁVEL, A CAPACIDADE DE DESENVOLVER LÍDERES INTRA- EMPREENDEDORES É IMPRESCIN- DÍVEL PARA AS ORGANIZAÇÕES enfrentarem os desafios e sobreviverem no mercado. “Ter uma criação e um am- biente favorável às relações sociais conta pontos, mas é possível transformar-se em um líder intraempreendedor”, pontua Ri- cardo Carvalho, consultor da Fundação Dom Cabral e doutor em “Sociologie des Mutations” pela Universidade de Paris. Segundo o estudioso, para isso não se deve focar a formação profissional apenas nos aprendizados técnicos, mas, principalmente, estar atento às relações interpessoais. Este processo de liderança voltado ao interior das organizações leva à formação de redes de conexão huma- nas, onde cada um se sente parte do todo e doa suas habilidades para o fim maior. “É preciso saber escutar, ter mais face a face — em vez de ficar apenas no contato virtual —, desenhar projetos com a ajuda de todos e se cercar de pessoas que têm competências que você não possui”, en- sina Carvalho, que palestra nesta quinta- feira (30/05). O líder intraempreendedor constrói um sonho, compartilha e arquiteta sua realiza- ção em uma “ task-force” coletiva e podero- sa. Pois, se o desafio do líder é transformar um pensamento em uma visão inspirado- ra, são sobretudo seus sonhos seu grande arsenal tático. E, se como sabemos, os so- nhos antecipam a realidade, eles são a me- lhor matéria para criar o futuro por meio de uma visão intraempreendedora. Para lidar mais facilmente com as rela- ções humanas, Carvalho sugere entender, mesmo que não profundamente, a psico- logia. A dica do consultor é ficar atento aos novos estudos da área e ler as obras do psicólogo de Harvard Daniel Gole- man Inteligência Emocional e Inteligên- cia Social. Carvalho, da FDC: é imprescindível desenvolver lideranças intraempreendedoras nas organizações do século 21 “É preciso saber escutar, ter mais face a face, desenhar projetos com a ajuda de todos e cercar-se de pessoas que têm competências que você não possui”

Upload: rodrigo-martins

Post on 10-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Edição exclusiva do IT Forum 2009. InformationWeek Brasil é a publicação líder em informações para os CIOs e executivos de TI e Telecom. Principal fonte de referência de CIOs e profissionais interessados em conhecer melhor os desafios enfrentados pelos executivos de TI, InformationWeek Brasil é essencial no processo de escolha e aquisição de produtos e serviços de tecnologia nas maiores empresas do país.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal do IT Forum 2009 - Ed. Quinta

O V A L O R D A T I E T E L E C O M P A R A O S N E G Ó C I O S | 3 0 D E A b R I L d e 2 0 0 9 - e s p e c i a l i t f o r u m 2 0 0 9

Caminho para ser umlíder intraempreendedor

em um ceNÁrio empresarial cada vez mais turbuleNto e mutÁvel, a capacidade de deseNvolver líderes iNtra-empreeNdedores É impresciN-dível para as orgaNizaÇÕes enfrentarem os desafios e sobreviverem no mercado. “Ter uma criação e um am-biente favorável às relações sociais conta pontos, mas é possível transformar-se em um líder intraempreendedor”, pontua Ri-cardo Carvalho, consultor da Fundação Dom Cabral e doutor em “Sociologie des Mutations” pela Universidade de Paris.

Segundo o estudioso, para isso não se deve focar a formação profissional

apenas nos aprendizados técnicos, mas, principalmente, estar atento às relações interpessoais. Este processo de liderança voltado ao interior das organizações leva à formação de redes de conexão huma-nas, onde cada um se sente parte do todo e doa suas habilidades para o fim maior. “É preciso saber escutar, ter mais face a face — em vez de ficar apenas no contato virtual —, desenhar projetos com a ajuda de todos e se cercar de pessoas que têm competências que você não possui”, en-sina Carvalho, que palestra nesta quinta-feira (30/05).

O líder intraempreendedor constrói um sonho, compartilha e arquiteta sua realiza-

ção em uma “task-force” coletiva e podero-sa. Pois, se o desafio do líder é transformar um pensamento em uma visão inspirado-ra, são sobretudo seus sonhos seu grande arsenal tático. E, se como sabemos, os so-nhos antecipam a realidade, eles são a me-lhor matéria para criar o futuro por meio de uma visão intraempreendedora.

Para lidar mais facilmente com as rela-ções humanas, Carvalho sugere entender, mesmo que não profundamente, a psico-logia. A dica do consultor é ficar atento aos novos estudos da área e ler as obras do psicólogo de Harvard Daniel Gole-man Inteligência Emocional e Inteligên-cia Social.

Carvalho, da FDC: é imprescindível desenvolver lideranças intraempreendedoras nas organizações do século 21

“É preciso saber escutar, ter mais face a face, desenhar projetos com a ajuda de todos e cercar-se de pessoas que têm competências que você não possui”

Page 2: Jornal do IT Forum 2009 - Ed. Quinta

Social

O V A L O R D A T I E T E L E C O M P A R A O S N E G Ó C I O S | 3 0 D E A b R I L d e 2 0 0 9 - e s p e c i a l i t f o r u m 2 0 0 9

Ao preencher seu passaporte com todos os selos necessários, você está ajudando um jovem em situação de exclusão a ingressar em uma faculdade. Isto mesmo: cada um quarto do número de convidados que preencherem completamente e entregarem os passaportes equivale a uma bolsa de estudo. A IT Mídia concede as bolsas por meio de convênios firmados com instituições de ensino superior. No total, ao longo do ano, serão 16 bolsas! E a IT Mídia se compromete a acompanhar este jovem profissional em todo o seu trajeto.

Aquarelas de Emílio Santiago Não perca o show do caN-

tor emílio saNtiago Na Noi-te desta quiNta-feira, às 22 horas, No aNfiteatro. Ele apre-sentará os grandes sucessos de seus 36 anos de carreira. Carioca, Santiago co-meçou a cantar em festivais universitá-rios nos anos 70, quando frequentava a faculdade de Direito. Foi crooner da or-questra de Ed Lincoln e cantou em boa-tes e casas noturnas.

Seu primeiro compacto foi lançado em 1973 com Transa de Amor (S. Tapajós/ M. Amaral) e Saravá Nega (Odibar), o que abriu portas para participações em programas de rádio e televisão. Dois anos depois, gravou o primeiro LP, Emí-

lio Santiago, com músicas de Jorge Ben (Brother), João Donato (Bananeira) e ou-tros. Foi eleito o melhor intérprete do Festival da TV Globo de 1985 com a mú-sica Elis Elis (E. Natolo Jr./ M. Simões).

Em 1988, iniciou o projeto Aquarelas Brasileiras, dedicado exclusivamente ao repertório de música brasileira. Lançou sete discos pelo projeto, alcançando a marca de quatro milhões de cópias ven-didas. O cantor chegou à marca de 28 álbuns lançados com De um Jeito Dife-rente, de 2007. Dentre suas gravações de maior sucesso estão a versão em portu-guês da canção do musical O Fantasma da Ópera, Tudo Que Se Quer, além de Lembras de Mim e Saigon.

Projeto tamarA base na Praia do Forte do Projeto Tamar foi uma das três implantadas no início da iniciativa em 1982, além de ser a sede nacional da organização. Hoje, já são 22 bases distribuídas em mais de 1.100 quilômetros de costa brasileira. O projeto tem como missão proteger as tartarugas marinhas no Brasil, por meio de alternativas econômicas sustentáveis. Na Praia do Forte, o Tamar protege ninhos de quatro das cinco espécies que existem no Brasil. A maioria dos ninhos é mantida nos locais originais de postura — onde são marcados e monitorados. O Centro de Visitantes é composto de museu aberto, multimídia, vídeo, aquários, tanques, exposição permanente de painéis fotográficos, loja de produtos Tamar e dois restaurantes. Entre tanques e aquários são 600 mil litros de água salgada, com exemplares da fauna marinha da região e das tartarugas marinhas em diferentes estágios do ciclo de vida.A base abre todos os dias, das 9 h às 19 h.

Aproveite tudo o que o hotel tem de melhordepois de dez aNos coNsecu-

tivos Na ilha de comaNdatuba, o it forum estreia Neste aNo em um Novo hotel, o iberostar praia do forte. O resort da rede es-panhola Iberostar tem apenas cinco meses e é classificado na categoria Premium, que significa um cinco estrelas de luxo.

Localizado à beira-mar, em meio à mata nativa, o Iberostar Praia do Forte conta com sistema all inclusive (tudo incluso) e serviço de quarto 24 horas por dia. Nas horas vagas dos CIOs e para seus acom-

panhantes, durante todo o dia, o hotel oferece uma impecável estrutura de lazer. Você que escolhe: prefere apenas relaxar ou fazer atividades?

São seis piscinas que formam mais de 4 mil m² de espelho d’água, sendo duas de borda infinita e de frente para o mar. Há também anfiteatro para shows, cinco bares, um gazebo de 600 m² para abrigar coquetéis e miniclube e piscina infantis.

Na área de piscina, existe uma equipe de entretenimento durante o dia, reali-zando jogos, divertindo as crianças e ani-

mando os hóspedes. Ali também existe um bar molhado, que fica dentro da pisci-na, chamado Yemanjá.

Se você gosta de esportes, não tem mo-tivos para ficar parado. O Iberostar pos-sui três quadras de tênis, duas de squash e quiosque para aeróbica e ginástica. Mas, se a ideia é esquecer a correria e relaxar, aproveite a hidromassagem e os quios-ques na beira da praia, onde você pode receber uma inesquecível massagem relaxante. Além disto, o hotel acabou de inaugurar um belíssimo spa!

Profissional do futuroBolsistas 2008: 12 jovens, que passaram no vestibular, foram contemplados com incentivo para cursar faculdades de Radiologia, Tecnologia em Redes, Redes de Computador e Gestão Financeira