jornal digital 4958_ter_12072016

20
Polícia www.grupocorreiodosul.com.br ANO XXVI EDIÇÃO Nº 4.958 TERÇA-FEIRA, 12 DE JULHO DE 2016 R$ 2,00 Grupo 23º 14º Nublado e Pancadas de Chuva - Muitas nuvens com curtos períodos de sol e pancadas de chuva com trovoadas. Previsão para hoje Extremo Sul Catarinense Araranguá Festa da Tradição Junina é neste sábado 15 Página Geral Geral 5 7 13 3 Página Página Página Página Falta de moedas provoca transtorno ao comércio Câmeras são aliadas da segurança pública Troco Região Mulher é assaltada ao voltar da lotérica Família tem a casa invadida por bandidos

Upload: jornal-correio-do-sul

Post on 22-Jan-2018

488 views

Category:

News & Politics


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal digital 4958_ter_12072016

Polícia

www.grupocorreiodosul.com.br

ANO XXVI EDIÇÃO Nº 4.958 TERÇA-FEIRA, 12 DE JULHO DE 2016R$ 2,00

Grupo23º 14º

Nublado e Pancadas de Chuva - Muitas nuvens com curtos períodos de sol e pancadas de chuva

com trovoadas.

Previsão para hoje Extremo Sul Catarinense

Araranguá

Festa da Tradição Junina é neste sábado

15Página

GeralGeral5

7

133 Página

Página

PáginaPágina

Falta de moedas provoca transtorno ao comércio

Câmeras são aliadas da segurança pública

TrocoRegião

Mulher é assaltada ao voltar da lotérica

Família tem a casa invadida por bandidos

Page 2: Jornal digital 4958_ter_12072016

Candidatos novatos vão sofrer em 2016

PPS de São João do Sul parece estar mesmo francamente disposto a disputar a prefeitura do município, colocando por terra a tese de candidatura única em torno do atual vice-prefeito Moacir Teixeira (PSD). Na empreitada o partido pretende se irmanar ao PR e também a um núcleo político organizado pelo PCdoB. Em princípio a aliança enfren-taria uma composição bastante forte, composta por PSD, PP, PMDB, PSDB e PT. O PPS, no entanto, está apostando que Moacir não consiga agregar todas as alas dos partidos que o estão apoiando, especialmente as que estão dentro do PMDB. Por enquanto, os esforços para tentar convencer o PPS a desistir da ideia de um candidato a prefeito, e a se irmanar ao projeto em torno do PSD, não têm surtido efeito. O partido já começou até mesmo a discutir nomes para a majoritária e proporcional.

Sem acerto Marcado

Haja imbróglioNada definido

ADVOCACIA EMPRESARIALFONE: (48) 3533-0145

“Na política precisamos sonhar, mas sem tirarmos os olhos da realidade. Sonhos sem consonância com a realidade viram pesadelos”.

Correio do Sul Terça-feira,

12 de julho de 2016

[email protected]

(48) 9945.6787

Wladimir Lenin (1870/1924)Ex-presidente da Rússia

Coligação composta por PMDB, PSD e PCdoB, em Maracajá, que tentará emplacar Valmir Carra-dore, o Boca (PMDB), como suces-sor do prefeito Wagner da Rosa (PMDB), marcou sua convenção para o próximo dia 29. A candidata a vice de Boca será Claudete Rocha Brambila, a Dete (PSD). Já na chapa proporcional, em princípio o PMDB terá dez candidatos a ve-reador, o PSD três e o PCdoB um. No município, o principal grupo de oposição será timonado por PSDB e PP, através das candidaturas de Arlindo Rocha, o Láli (PSDB), a prefeito, e de Ademir Oliveira (PP) a vice. O atual vice-prefeito, Eve-raldo Pereira (PT), também deverá ser candidato a prefeito. O nome de seu candidato a vice ainda está em processo de análise.

Vereador araranguaense Cabo Loro (PSD) começou a abrir o verbo contra as forças ocultas que estariam tentando conduzir os destinos de seu partido de forma velada. O vereador é um dos pré-candidatos da sigla para compor como vice do PP de Mariano Mazzuco. Ele defende a tese de que seja realizada uma pesquisa que defina quem do PSD teria mais con-dições de estar em uma composição com os progressistas. No entanto, de acordo com ele, “algumas forças ocultas estão tentando negociar com o PP de forma individual, sem pas-sar pelo crivo do partido enquanto instituição”. Tais negociações, aliás, são confirmadas tanto pelo próprio Mariano quanto pelo presidente do PP, José Hilson Sasso. Todavia, de acordo com a cúpula progressista, estas tentativas de acerto a parte não tem sido levadas em considera-ção. Afora os imbróglios do PSD, o PP também tem ainda o fato Júnior Menegalli, no PR.

Presidente do PSD de Sombrio, Manoel da Rosa Albino, o Chero, acabou não realizando ontem reu-nião que poderia definir quem será o indicado da sigla para compor como vice de Carlos Gilberto de Oliveira (PP). De acordo com ele, seu partido ainda não chegou a um denominador comum sobre este assunto, e, por isto, qualquer reunião para discutir o tema seria improdutiva. “A verda-de é que não há nenhuma definição. Não dá para dizer se vai ser fulano ou sicrano. De repente pode ser que esta decisão saia só aos 47 do segun-do tempo”, comentou o presidente. Diante dos fatos, o PP acaba ficando numa situação complicada, ainda que de forma involuntária. A esta altura do campeonato, se o PP lançar cha-pa pura acabará tendo muito mais resultados positivos do que se ficar a espera do PSD, partido que já tem vários de seus líderes acertados com o prefeito Zênio Cardoso (PMDB), objetivando apoiá-lo a reeleição.

A série de mudanças pro-movidas na legislação eleitoral, e que entrarão em prática pela primeira

vez no pleito municipal deste ano, trarão vários pontos positivos, mas outros tantos negativos a candidatos e eleitores. Os mais evidentes, na acepção da palavra, estão ligados a publicidade das candidaturas. Por um lado o eleitor se verá livre de placas, cavaletes, distribuição de santinhos em locais públicos, e tudo o mais que seja considerado muito invasivo a vida do cidadão. O eleitor poderá sair tran-quilamente de um supermercado sem o receio de que meia dúzia de abusados estejam a sua espera para entregar material de campanha de vários can-didatos. Na prática, a tendência é que o pleito de 2016 seja marcado por uma campanha limpa, ao estilo europeu.

Por outro lado, aqueles candida-tos novatos, em especial aqueles que disputarão uma eleição pela primeira vez, terão muitas dificuldades em expor suas pretensões à população, justamente porque os espaços para a publicidade de suas intenções serão muito restritos. Imagine alguém que, em entrando na política eleitoral como candidato neste ano, não possa colocar placas, cavaletes, distribuir santinhos em locais públicos, ou ainda ser mais ousado na divulgação de suas propos-tas. Pode-se dizer que este alguém praticamente não existirá como candi-dato, pelo menos da forma tradicional como conhecemos os candidatos até agora.

Por outro lado, para quem já é polí-tico, e principalmente para quem está no exercício do mandato, a limpeza publicitária promovida pela legislação é algo para lá de atrativo, já que ela diminui, e em muito, o potencial dos

competidores que estão entrando no mercado eleitoral este ano.

Como a situação é muito nova, a ponto de não ter sido sequer colocada em prática ainda, não dá para avaliar com precisão quais as consequências desta verdadeira limpeza publicitária que será promovida nas campanhas eleitorais a partir deste ano. O que se pode imaginar, no entanto, é que a renovação política será francamente prejudicada, principalmente no que diz respeito ao legislativo.

Para variar, entra em campo a velha discussão filosófica envolven-do o direito a informação que todo o cidadão tem. Neste sentido, não há como negar que a limpeza na publici-dade das candidaturas é também um cerceamento a liberdade de expressão dos candidatos. Nem na frente de sua própria casa o candidato poderá colo-car uma placa dizendo: “Sou candidato a vereador. Vote em mim”.

De todo modo, uma das consequ-ências positivas desta mudança na legislação diz respeito ao aumento do poder dos partidos sobre os filia-dos que almejam candidaturas. É muito provável que, a médio prazo, os partidos voltem a ser referência para o eleitorado, especialmente nos municípios maiores. É que dificilmen-te as candidaturas surgidas do nada conseguirão emplacar, já que não terão grandes recursos de mídia para se ressaltarem das demais. O deputado federal Tiririca, por exemplo, não vai mais poder fazer campanha vestido de palhaço, pois a legislação proíbe a in-dução do eleitor a estados emocionais que estejam alheios a política em si. Uma coisa é votar no Tiririca. Outra coisa, e bem diferente, é votar no Fran-cisco Everardo Oliveira Silva, que é o cidadão que personifica o palhaço.

importantes ferramentas que se somam a outras utilizadas no policiamento do município. Aos motoris-tas desatentos um recado: é possível aplicar multa utilizando as imagens as-sistidas na sala de controle do quartel. Irregularidades como estacionar em faixa de pedestres, dirigir sem cinto ou falando ao celular, são facilmente flagradas pela tecnologia. Os equipa-mentos que monitoram as ruas de Sombrio são de alta precisão, capazes de captar uma cena a mais de um quilômetro de distância. Portanto, sorria, você está sendo filmado.

A Central de Videomo-nitoramento foi inaugura-da em junho de 2012, como parte do Projeto Bem-te-vi, desenvolvido pela Secretá-ria de Estado da Segurança Pública e pela Polícia Mili-tar de Santa Catarina.

Centro e principais aces-sos do município. E entre os registros frequentes estão o furto e os aci-dentes de trânsito, que em geral resultam em danos materiais, mas que poderiam ser evitados se o motorista estivesse mais atento ao volante. De acordo com o major, o cruzamento entre a rua Caetano Lummertz e Iracy Luchina é um dos locais em que são regis-trados muito acidentes, além das rotatórias, a exemplo do que ocorre na avenida XV de Novem-bro. No total, a média é de 350 ocorrências por ano no município. Entre os horários de maior in-cidência, estão meio-dia e 18 horas.

Para frear os registros em geral, a instalação das câmeras seria um bom instrumento. “É uma ferra-menta que auxilia tanto no trabalho preventivo quanto na identificação dos autores de crimes praticados”, sa-lienta Valgas.

No último dia 30, foi re-alizada uma nova reunião do Fórum, que contou com a participação do gerente de tecnologia e infraestru-tura da Contato, Alexandre Fenzke. O principal desafio agora é Araranguá avaliar qual o melhor caminho a seguir para que a cidade fique mais segura a partir do trabalho em conjunto da polícia e comunidade, contando com a grande ajuda da tecnologia.

as ocorrências mais preo-cupantes, o advogado cita o furto e o assalto. “O furto porque dá muito prejuízo e o assalto porque gera um risco muito mais intenso”, explica.

O grupo também está trabalhando em uma car-tilha com dicas de segu-rança e discute a criação de uma fanpage.

Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Clésio Mota, o funcionamento de 30 câmeras foi mencionado nos encontros mas se, co-locado em prática, a pre-visão é que, inicialmente, dez sejam instaladas. De acordo com Mota, as ocorrências nas lojas têm aumentado. “O Bem-te--vi criou uma expecta-tiva positiva e estamos trabalhando também o projeto Vizinho Solidá-rio”, diz. Em Araranguá, os bairros Vila São José e Coloninha contam com essa iniciativa comunitá-ria, respectivamente, nas Ruas Brasiliano Vieira Maciel e Maestro Serafim Silva. A ação ocorre por meio de uma parceria entre a Polícia Militar e a comunidade.

Outro participante do Fórum, o major Maike Adriano Valgas, respon-sável pelo planejamento do 19o Batalhão da Po-lícia Militar de Araran-guá, destaca que entre as regiões com ocorrências constantes, destacam-se

Geral 3Correio do Sul Terça-feira,

12 de julho de 2016

³Encontros do Fórum de Segurança tem discutido a instalação de sistema de câmeras nas ruas da cidade

³Soldado Maiara acompanha movimentação das ruas através das câmeras

> ARARANGUÁ

A crimina l idade preocupa cada

vez mais os catarinenses. Furtos, assaltos, homicí-dios e conduta arriscada no trânsito são ocorrên-cias que tiram o sossego da comunidade. Indo ao encontro do propósito de aumentar a sensação de segurança entre a popu-lação surgiu o Projeto Bem-te-Vi, da Secretaria de Segurança Pública implantado em parceria com as prefeituras.

O videomonitoramen-to vem sendo bastante discutido pelos integran-tes do Fórum Permanente de Segurança Pública de Araranguá. Eles já estiveram em Cocal do Sul, onde as câmeras fo-ram ativadas neste ano, para conhecer o sistema. Naquele município, dez câmeras foram instaladas nas entradas e saídas do município e locais de gran-de circulação de pessoas.

No dia 21 de junho, o funcionamento desse projeto foi apresentado durante a reunião do Fó-rum de Segurança de Araranguá, que é com-posto por representantes da Polícia Militar, OAB, Aciva, CDL e outras en-tidades. O presidente da OAB em Araranguá e pre-sidente do Fórum, Laércio Machado Junior, ressalta a mobilização das lideran-ças em transformar em realidade o videmonito-ramento. “Nós queremos, estamos lutando muito por isso”, destaca. Entre

Lojistas preocupados

Segurança

da cidade e de tão comum passa despercebido. Nem infratores e marginais cos-tumam lembrar que estão sendo observados.

Maiara considera o sis-tema importante aliado da segurança pública,capaz de identificar e prevenir várias ocorrência, desde verificar pessoal e veículos suspeitos até encontrar crianças que se perdem dos pais como já aconteceu algumas vezes. Também é usado para esclarecer acidentes de trânsito, além de identificar autores de furtos e outros crimes. “As imagens auxiliam a ação rápida da polícia, que pode acionar uma guarnição para averiguar uma situ-ação suspeita”, comenta a soldado.

O comandante da Po-lícia Militar de Sombrio, capitão Luiz Paulo Fernan-des, avalia as câmeras como

> SOMBRIO

Não precisa ser vi-dente para saber que as ruas ficam mais vazias nos dias e madrugadas de inverno. Mas, se alguém tem dúvida disso, basta acompanhar as imagens das seis câmeras de se-gurança que monitoram a área central de Sombrio. Elas estão instaladas em postes e as imagens são projetadas, 24 horas, em uma sala do quartel da Polícia Militar. “Duran-te o verão o movimento na cidade é grande, são centenas de carros, já no inverno diminui bastante, as noites ficam mais cal-mas”, confirma a policial Maiara Oliveira.

Quando foi inaugu-rado em 2012, o sistema de videomonitoramen-to provocou curiosidade, hoje faz parte do cenário

Câmeras auxiliam em Sombrio

Fórum defende videomonitoramento

Page 3: Jornal digital 4958_ter_12072016

importantes ferramentas que se somam a outras utilizadas no policiamento do município. Aos motoris-tas desatentos um recado: é possível aplicar multa utilizando as imagens as-sistidas na sala de controle do quartel. Irregularidades como estacionar em faixa de pedestres, dirigir sem cinto ou falando ao celular, são facilmente flagradas pela tecnologia. Os equipa-mentos que monitoram as ruas de Sombrio são de alta precisão, capazes de captar uma cena a mais de um quilômetro de distância. Portanto, sorria, você está sendo filmado.

A Central de Videomo-nitoramento foi inaugura-da em junho de 2012, como parte do Projeto Bem-te-vi, desenvolvido pela Secretá-ria de Estado da Segurança Pública e pela Polícia Mili-tar de Santa Catarina.

Centro e principais aces-sos do município. E entre os registros frequentes estão o furto e os aci-dentes de trânsito, que em geral resultam em danos materiais, mas que poderiam ser evitados se o motorista estivesse mais atento ao volante. De acordo com o major, o cruzamento entre a rua Caetano Lummertz e Iracy Luchina é um dos locais em que são regis-trados muito acidentes, além das rotatórias, a exemplo do que ocorre na avenida XV de Novem-bro. No total, a média é de 350 ocorrências por ano no município. Entre os horários de maior in-cidência, estão meio-dia e 18 horas.

Para frear os registros em geral, a instalação das câmeras seria um bom instrumento. “É uma ferra-menta que auxilia tanto no trabalho preventivo quanto na identificação dos autores de crimes praticados”, sa-lienta Valgas.

No último dia 30, foi re-alizada uma nova reunião do Fórum, que contou com a participação do gerente de tecnologia e infraestru-tura da Contato, Alexandre Fenzke. O principal desafio agora é Araranguá avaliar qual o melhor caminho a seguir para que a cidade fique mais segura a partir do trabalho em conjunto da polícia e comunidade, contando com a grande ajuda da tecnologia.

as ocorrências mais preo-cupantes, o advogado cita o furto e o assalto. “O furto porque dá muito prejuízo e o assalto porque gera um risco muito mais intenso”, explica.

O grupo também está trabalhando em uma car-tilha com dicas de segu-rança e discute a criação de uma fanpage.

Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Clésio Mota, o funcionamento de 30 câmeras foi mencionado nos encontros mas se, co-locado em prática, a pre-visão é que, inicialmente, dez sejam instaladas. De acordo com Mota, as ocorrências nas lojas têm aumentado. “O Bem-te--vi criou uma expecta-tiva positiva e estamos trabalhando também o projeto Vizinho Solidá-rio”, diz. Em Araranguá, os bairros Vila São José e Coloninha contam com essa iniciativa comunitá-ria, respectivamente, nas Ruas Brasiliano Vieira Maciel e Maestro Serafim Silva. A ação ocorre por meio de uma parceria entre a Polícia Militar e a comunidade.

Outro participante do Fórum, o major Maike Adriano Valgas, respon-sável pelo planejamento do 19o Batalhão da Po-lícia Militar de Araran-guá, destaca que entre as regiões com ocorrências constantes, destacam-se

Geral 3Correio do Sul Terça-feira,

12 de julho de 2016

³Encontros do Fórum de Segurança tem discutido a instalação de sistema de câmeras nas ruas da cidade

³Soldado Maiara acompanha movimentação das ruas através das câmeras

> ARARANGUÁ

A crimina l idade preocupa cada

vez mais os catarinenses. Furtos, assaltos, homicí-dios e conduta arriscada no trânsito são ocorrên-cias que tiram o sossego da comunidade. Indo ao encontro do propósito de aumentar a sensação de segurança entre a popu-lação surgiu o Projeto Bem-te-Vi, da Secretaria de Segurança Pública implantado em parceria com as prefeituras.

O videomonitoramen-to vem sendo bastante discutido pelos integran-tes do Fórum Permanente de Segurança Pública de Araranguá. Eles já estiveram em Cocal do Sul, onde as câmeras fo-ram ativadas neste ano, para conhecer o sistema. Naquele município, dez câmeras foram instaladas nas entradas e saídas do município e locais de gran-de circulação de pessoas.

No dia 21 de junho, o funcionamento desse projeto foi apresentado durante a reunião do Fó-rum de Segurança de Araranguá, que é com-posto por representantes da Polícia Militar, OAB, Aciva, CDL e outras en-tidades. O presidente da OAB em Araranguá e pre-sidente do Fórum, Laércio Machado Junior, ressalta a mobilização das lideran-ças em transformar em realidade o videmonito-ramento. “Nós queremos, estamos lutando muito por isso”, destaca. Entre

Lojistas preocupados

Segurança

da cidade e de tão comum passa despercebido. Nem infratores e marginais cos-tumam lembrar que estão sendo observados.

Maiara considera o sis-tema importante aliado da segurança pública,capaz de identificar e prevenir várias ocorrência, desde verificar pessoal e veículos suspeitos até encontrar crianças que se perdem dos pais como já aconteceu algumas vezes. Também é usado para esclarecer acidentes de trânsito, além de identificar autores de furtos e outros crimes. “As imagens auxiliam a ação rápida da polícia, que pode acionar uma guarnição para averiguar uma situ-ação suspeita”, comenta a soldado.

O comandante da Po-lícia Militar de Sombrio, capitão Luiz Paulo Fernan-des, avalia as câmeras como

> SOMBRIO

Não precisa ser vi-dente para saber que as ruas ficam mais vazias nos dias e madrugadas de inverno. Mas, se alguém tem dúvida disso, basta acompanhar as imagens das seis câmeras de se-gurança que monitoram a área central de Sombrio. Elas estão instaladas em postes e as imagens são projetadas, 24 horas, em uma sala do quartel da Polícia Militar. “Duran-te o verão o movimento na cidade é grande, são centenas de carros, já no inverno diminui bastante, as noites ficam mais cal-mas”, confirma a policial Maiara Oliveira.

Quando foi inaugu-rado em 2012, o sistema de videomonitoramen-to provocou curiosidade, hoje faz parte do cenário

Câmeras auxiliam em Sombrio

Fórum defende videomonitoramento

Page 4: Jornal digital 4958_ter_12072016

JABSON MULLER

Correio do Sul Terça-feira,

12 de julho de 2016

[email protected]

(48) 9955.5313

Uma reunião de mobilização marcou a apresenta-ção dos pré-candidatos do PMDB, PSD e PC do B de Maracajá. O grupo fará reuniões semanais de organiza-ção até a convenção municipal, marcada para o dia 29 de julho. Também está agendado para o dia 22 de julho evento oficial da pré-arrancada de campanha.

O PMDB apresentou como pré-candidato a prefei-to Valmir Carradore, o Boca, e como pré-candidatos a vereador: Alacide Luiz Rocha, Vilmar Leandro, Chir-le Freitas, Ivonete de Oliveira Capela, Maria Lúcia Rocha, Rodrigo Jacobs, Roldinei Dassoler da Silva, Fabrício Luiz Henrique, Volnei Rocha, Ivete Maria Fernandes da Silva. O PSD tem como pré-candidata a vice prefeita Maria Claudete Rocha Brambila, a Dete, e pré-candidatos vereador Evandro Carradore, Geraldo Leandro e Simoni Machado. E o PC do B, apresentou o Daniel de Souza como pré-candidato a vereador.

No encontro os presidentes dos partidos colocaram seus projetos de futuro para Maracajá e demonstraram afinidades para uma futura coligação. “Estamos no rumo certo e não podermos deixar perder o crescimento que se iniciou na cidade”, avalia o presidente do PMDB Lismar Rocha, o Zoca.

Estiveram presentes ainda o prefeito Wagner da Rosa, o empresário Anibal Brambila, o presidente do PC do B Amilton Capela e o presidente do PSD Geraldo Leandro.

PMDB, PSD e PC do B apresentam pré-candidatos

Entre as ações realizadas no primeiro quadri-mestre deste ano pela Fazenda estadual, destaca--se a recuperação de elevadas quantias de ICMS, pagas de forma espontânea pelo contribuinte, ou seja, sem a necessidade de notificação fiscal. A vantagem é que elas têm reflexo praticamente imediato aos cofres públicos. Em duas auditorias fiscais realizadas neste ano no segmento de redes de lojas, por exemplo, a Fazenda recuperou R$ 18 milhões, volume de recursos suficiente para construir três escolas para 1,2 mil alunos cada. No setor de combustíveis, o fisco recuperou R$ 2,9 milhões de um único contribuinte.

O fisco catarinense também investe em gran-des auditorias. No setor de medicamentos e pro-dutos de higiene e beleza, por exemplo, a Fazenda deflagrou no primeiro quadrimestre duas opera-ções que irão fiscalizar 4,8 mil empresas, dentre as quais 3.283 já apresentaram irregularidades em verificações preliminares dos auditores. O poten-cial de recuperação de ICMS nessas duas ações chega a R$ 26 milhões.

Regularização espontânea

Partido Progressista do Vale do Araranguá pode ser o que mais terá au-mento no número de prefeituras conquistadas. Hoje o PP administra apenas doiss municípios, Balneário Gaivota e Meleiro, e existem grandes possibilida-des de ampliar esta quantia para o próximo mandado. Araranguá, Arroio do Silva, Timbé do Sul, Jacinto Machado, Praia Grande e Passo de Torres têm candidatos progressistas que concorrerão de igual para igual com os adver-sários. Em muitos casos, como Jacinto Machado e Arroio do Silva, com uma grande coligação.

Isso sem contar os municípios que já são administrados pela sigla - Balneá-rio Gaivota e Meleiro - que devem manter o partido a frente da administração. Todo esse possível crescimento tem o dedo indicador do deputado estadual José Milton Scheffer, de Sombrio. O que chama a atenção é que na cidade na qual o deputado fez uma grande votação, o PP não consegue buscar nem sequer um candidato a vice para compor a chapa majoritária das eleições de outubro.

Zé Milton tem jogado muito bem fora de casa, só que onde é seu mando de campo vem tomando uma goleada.

Zé Milton joga bem fora de casa

Candidaturas on line Já está disponível no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir desta segunda-feira, a

última versão do módulo externo do Sistema de Candidaturas (CANDex) 2016. Além do download do sistema nas versões Windows e Linux, também é possível baixar o Manual do CANDex com instruções de como instalar, elaborar e entregar o pedido de registro de candidatos ao pleito deste ano.

O CANDex é o sistema que deve ser utilizado por partidos ou coligações para formalizar todos os pedidos de candidaturas. Os dados são digitados nos campos apropriados e documentos e fotos anexados digitalmente, conforme exigido na legislação.

O pedido é então gravado em uma mídia que, por sua vez, deve ser entregue nas sedes dos cartórios eleitorais responsáveis pelo registro de candidatos no prazo de 20 de julho até às 19 horas do dia 15 de agosto.

Segundo Cacilda Silva, gerente do projeto CAN-Dex 2016, “é importante ressaltar que a versão an-terior do programa não poderá mais ser utilizada”.

Page 5: Jornal digital 4958_ter_12072016

dito. “Pago tudo no cartão, no valor que a conta dá”. Já Ariane de Brum costuma usar duas formas de paga-mento. “Uso muito cartão, e quando tenho trocado, pago no dinheiro. Mas não senti tanta dificuldade em Sombrio quanto a troco”, destaca. Ivonete Rodri-gues, que é de Sombrio, é a consumidora que os lojistas mais temem. “Cos-tumo trocar, aproveito que os trocados são bons para comprar coisas menores depois, sem dificuldade”, declara. De acordo com os comerciantes, o famoso cofrinho de moedas chega a despertar brilho nos olhos quando aparece um. Sejam aquelas que ficam no carro, ou as encontradas no fundo da carteira, todas elas são objeto de desejo. As moedas nunca foram tão amadas.

os dois, porque o consumi-dor costuma trazer só as notas de maior valor”, co-menta. Rosineia Lentz, que vende lingerie, reclama que as pessoas costumam pagar com notas muito maiores do que o valor da compra. “Elas pagam com cem reais uma compra de dez, aí somos obrigadas a recorrer a outras lojas ou a proprietária tem que trazer troco”, conta. Naté-cia Duarte é proprietária de um restaurante, e diz que a falta maior é das moedas. “O papel até não está ruim, mas as moedas é muito complicado. Faltam todos os tipos. A gente pede quando está faltando, mas as pessoas não trazem”.

A consumidora Salete Araújo diz que não tem problemas com troco, pois usa apenas cartão de cré-

Geral 5Correio do Sul Terça-feira,

12 de julho de 2016

Consumidor dá pouco valor as moedas e custa a colocá-las em circulação, provocando escassez e transtornos aos lojistas

³Leo mostra ferimentos e diz que volta ao hospital

³Mudanças no Hospital Regional interessam a todos os municípios da região

> SOMBRIO

Uma queixa antiga do comércio está

cada vez mais comum: o sumiço das moedas. Já há algum tempo as lojas são obrigadas a recorrer à cria-tividade para conseguir dar o troco ao cliente. “Aqui é difícil trocar, a gente tem que recorrer a outras lojas, e para piorar as pes-soas não trazem trocado”, reclama Carin Pereira, vendedora em uma loja de roupas. Bruno Ramos, ge-rente de uma loja de sapa-tos, disse que vai recorrer à solidariedade para ajudar no troco. “Vamos colocar uma caixinha para o troco solidário e ajudar o Lar do Idoso. Essa atitude ajuda

Comércio sofre com falta de trocoCofrinho

Aline Bauer

³Bruno, Karine, Natécia e Rosinéia: reclamação da falta de moeda circulando

³Prédio recém inaugurado começa a ser usado

IGP começa a usar novo prédio > SOMBRIO

Aos poucos o Insti-tuto Geral de Perícias (IGP) de Sombrio co-meça a ocupar o prédio recém inaugurado ao lado da delegacia. Parte dos serviços do órgão continuam em sua an-tiga sede, em um prédio cedido e adaptado pela prefeitura. A mudança para as novas insta-lações dependiam da inslatação da rede de in-ternet pela empresa Oi.

Enquanto a mudan-ça completa não é au-torizada, o profissional com a tarefa de receber laudos já está no novo endereço, para que o prédio não fique fecha-do.

Mais de um mês de-pois da inauguração em uma pomposa soleni-dade, o IGP continua sem internet, logo, sem poder realizar serviços como confecção de car-teira de identidade e outros que dependem de

acesso ao sistema geral do órgão.

O perito Roberto Lummertz explica que fazem mais de 40 dias que a situação se arrasta. Os técnicos da operadora vão a cada semana adiando o prazo de instalação de internet no prédio. Na semana passada chega-

ram duas informações desencontradas, uma que o serviço estaria pronto na sexta feira e outra que a internet só estaria disponível no próximo dia 30. Neste meio tempo, os traba-lhos de perícia e outros continuam sendo reali-zados no antigo prédio.

Você sabe quanto tempo uma moeda de Real leva para ficar pronta? 12 horas, do molde ao cofre - apesar da cunhagem, o coração do processo, ocorrer num espaço de fração de segundos.As moedas são feitas basicamente de dois materiais: aço inoxidável e aço de baixo carbono. As de 1 e 5 centavos são avermelhadas porque levam um banho de cobre. As de 10 e 25 centavos são douradas devido a um revestimento de bronze. As de 50 centavos não recebem banho e por isso tem a cor prateada do seu material: aço inoxidável.Fundada em 1694 por Dom Pedro II, a Casa da Moeda do Brasil é desde então a responsável por fabricar o dinheiro que o brasileiro usa no seu dia-a-dia. Seu complexo industrial fica atualmente no Rio de Janeiro.Segundo a Casa da Moeda, somente em 2013 foram produzidas 2,2 bilhões de moedas.

Saiba mais a

a

a

a

Page 6: Jornal digital 4958_ter_12072016

Fundado em 5 de Junho de 1990 - Dia Mundial do Meio AmbienteJornalista Rolando Christian Sant’ Helena Coelho - Fundador Jornal Correio do Sul

Publicações legais:

[email protected]

Financeiro

[email protected]

Comercial:

l48l [email protected]

Diretor GeralJabson Muller

l48l [email protected]

Diagramação/Arte:

[email protected]

Sul Gráfica

[email protected]

Redação:

[email protected]

Radio 93FM

[email protected]

Circulação/Assinatura

l48l [email protected]

Rua João José Guimarães,176, Centro - Sombrio/SC - Fone: (48) 3533 0870

Editora: GCS Ltda - ME CNPJ 17.467.695/0001-19

Geral6 Correio do Sul Terça-feira, 12 de julho de 2016

Coreia importará carne suína de SC

Acomitiva catarinense liderada pelo governador Raimundo Co-lombo comemorou, após as reuniões realizadas ontem (11) na Coreia do Sul, a decisão do governo do país asiático de im-

portar carne suína de Santa Catarina. Pela manhã, em Gimcheon, onde fica a sede da Qia (Agência de Quarentena Animal e Vegetal), o diretor do órgão de controle sanitário do país, Bong-Kyun Park, ratificou a decisão sul-coreana de abrir o mercado aos produtos ca-tarinenses e informou que faltam apenas questões administrativas a serem tratadas entre os Ministérios da Agricultura da Coreia do Sul e do Brasil. À tarde, em Sejong, a reunião foi com o diretor-geral de Cooperação Internacional do Ministério da Agricultura coreano, Kim Dukho, que parabenizou Santa Catarina pelo status sanitário e disse que é primeira vez que a Coreia do Sul decide importar carne suína de uma região de um país. Participaram também das reuniões o embaixador do Brasil na Coreia do Sul, Luis Fernando Serra, o presidente da Assembleia, deputado Gelson Merisio, os secretários da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, e de Assuntos Internacio-nais, Carlos Adauto Virmond Vieira, e o diretor-executivo do Sindi-cato da Indústria de Carnes de SC, Ricardo de Gouveia. A previsão do Sindicarnes é que Santa Catarina venda pelo menos 30 mil tonela-das por ano assim que forem liberadas as exportações de carne suína para a Coreia do Sul.

Eleitores Diante das denúncias de ir-regularidades na transferência de títulos eleitorais, com casos de localidades com mais eleitores que habitantes, a Correge-doria do TRE-SC comunicou que várias situações estão sendo apuradas, inclusive com a instauração de inquérito policial. No município de Ermo, por exemplo, onde há perto de mil eleitores a mais que os moradores, os que forem considerados suspeitos serão chamados para conferên-cia das informações. Se comprovada a fraude, haverá a apuração de crime elei-toral e o título será cancelado. Caso seja constatado que as transferências foram feitas para beneficiar pré-candidatos ou candidatos, estes poderão sofrer as puni-ções previstas em lei. O TRE-SC preten-de concluir estes procedimentos antes das eleições municipais de 2016.

Controle Com o encontro na manhã des-ta terça-feira (12), no auditório da Asso-ciação dos Municípios da Região Carbo-nífera (Amrec), em Criciúma, o Ministério Público de Santa Catarina dá início à primeira etapa de um ciclo de seminários

que busca promover a criação e o forta-lecimento das controladorias internas nos municípios catarinenses. Os eventos, abertos a prefeitos, controladores e pro-motores de Justiça, acontecem até o dia 20 deste mês.

Cerâmica O ministro interino da In-dústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Fernando de Magalhães Fur-lan, disse que os acordos bilaterais e de cooperação firmados pelo Brasil devem impulsionar o comércio exterior e, em es-pecial, a indústria catarinense. Durante a reunião do Conselho Estratégico da Fiesc, ontem (11) na Capital, Furlan destacou os avanços obtidos a partir do Plano Na-cional de Exportação, como a assinatura de um acordo de facilitação de comércio e de convergência regulatória e proprieda-de intelectual com os Estados Unidos. “A indústria de cerâmica catarinense é uma das primeiras beneficiadas com essa con-vergência regulatória, que é a uniformiza-ção de padrões técnicos o que se traduz na quebra de barreiras não tarifárias ao co-mércio, e queremos levá-la ao Mercosul”.

Com o Sebraetodo mundo pode.

ComemoraçãoRaimundo Colombo comemorou a decisão da Coreia do Sul dizendo que é o reconhecimento pelo trabalho de-senvolvido pelos produtores, pelas agroindústrias, pelos técnicos e pelo Governo no controle sanitário: “Te-mos uma última etapa a vencer que é a visita e a inspeção nos nossos frigorí-ficos e, a partir daí, ampliar a geração de empregos”, afirmou o governador.

Para o secretario Moacir Sopelsa, Santa Catarina deu um passo muito grande com a conquista do mercado sul-coreano. O presidente da Assembleia, depu-tado Gelson Merisio, também comemorou a decisão: “É mais um mercado que se abre, o que garante estabilidade nos investimentos realizados pelos produtores de suínos, principalmente no Oeste”, disse.

Cla

udio

Tho

mas

/Sec

om

Por Dorva Rezende/[email protected]

12/Jul/2016

Page 7: Jornal digital 4958_ter_12072016

Polícia 7Correio do Sul Terça-feira,

12 de julho de 2016

³Leo mostra ferimentos e diz que volta ao hospital

Medo em casa e na rua

Série de crimes

Gislaine Fontoura

Ela voltava da lotérica quando o bandido parou, de carro, apontou a arma e mandou que entregasse celular e carteira

Brigas em escolas preocupam PM

> SOMBRIO/GAIVOTA

Antes tradicionais e depois fortemente comba-tidas, as brigas em fren-te as escolas voltaram a acontecer na região. Na última sexta-feira, ado-lescentes de Balneário Gaivota foram conduzidos para a delegacia daquele muncipio depois de se envolverem numa briga.

Em Sombrio, nesta segunda-feira, mesmo com tempo chuvoso dois jovens entraram na escola Alda Santos de Vargas para agredir um terceiro rapaz. A direçao conseguiu obri-gar os dois invadores a se retirar, mas eles ficaram em frente a escola. Preocu-pada, a direção acionou a Polícia Militar, que ao che-gar não encontrou mais os encrenqueiros.

ciúma e Içara também foi comunicada, uma vez que o assaltante podia fugir para aquela região, mas apesar do esforço da polícia ninguém foi preso.

A mãe da vítima, uma senhora de 77 anos, fi-cou inconsolável com a violência enfrentada pela filha. “Nunca tivemos isso aqui, mas agora a gente já está saindo com medo, porque é muito assalto que vem acontecendo em nossa região, temos que ficar sempre chaveados em casa e nos cuidando quando saímos”, lamentou.

Amigos da mulher as-saltada ficaram preocupa-dos e se comunicavam com ela pelo Facebook, pergun-tando como havia ocorrido o crime e se ela estava bem. Durante o tempo em que a reportagem esteve na casa dela as palavras de soli-dariedade que chegavam eram constantes.

³Policiais civis fizeram trajeto atrás de imagens que ajudem a achar bandido

> MARACAJÁ

Novamente a co-munidade de Ma-

racajá foi alvo da ação de bandidos, desta vez o crime aconteceu em Vila Bea-triz, durante a manhã fria desta segunda-feira. De acordo com informações da Polícia Civil, às 12h30min, uma mulher de 43 anos foi até a delegacia e regis-trou boletim de ocorrência informando que por volta das 11h40min sofreu um assalto.

A mulher teria ido até uma lotérica fazer um depósito e a cerca de duas quadras de distância do estabelecimento foi abor-dada por um bandido que estava em veículo Gol vermelho, cuja placa ela não conseguiu anotar. A mulher informou que o criminoso apontou uma pistola, ordenando que lhe entregasse o celular e a carteira. “Eu estava só com a minha carteira e meu celular, quando eu voltava da lotérica ele me abordou. Deus me ajudou na hora, porque eu fiquei muito calma, disse que ele podia levar e entreguei tudo. Nem olhei o ros-to dele, com medo de ele me dar um tiro na cara”, contou.

Segundo a vítima, o mesmo homem passou por ela pouco antes em uma avenida próxima a sua residência e quando ela estava chegando em casa ele anunciou o assalto. “Eu percebi que era um cara crespo, de cavanhaque, pele clara. Ele entrou na outra rua, fez a volta e quando eu estava quase

Mulher é assaltada perto de casaSusto e Prejuízo

chegando em casa ele veio, já de capuz, só abriu o vidro do carro, apontou a arma pra mim e disse: ‘vamos, vamos, passa o celular e a carteira’, aí eu entreguei” falou.

O bandido fugiu em direção a BR-101 levando além do telefone e docu-mentos pessoais aproxi-madamente R$ 350,00 roubados da vítima.

A Polícia Militar de Araranguá foi acionada por volta de 11h45min por uma vizinha, para quem a mulher pediu socorro momentos após o mar-ginal sumir de sua vista. Imediatamente várias viaturas se deslocaram para Maracajá e um cerco foi montado nas entradas e saídas da cidade e de Araranguá. A PM de Cri-

No início da tarde des-ta segunda-feira, a Polícia Civil foi até a lotérica de onde a vítima havia saído momentos antes do crime e nos estabelecimentos comerciais próximo ao local do assalto em busca de imagens de câmeras de segurança que pudessem identificar o marginal ou seu veículo. Um Gol ver-melho foi visto em uma das filmagens cerca de 20 minutos antes do as-salto, e um Fox, também vermelho, foi identificado na mesma filmagem, este bem próximo ao momento do crime. Como a víti-ma não soube identificar muito bem o modelo do automóvel, nenhum dos carros está descartado das investigações.

O Jornal Correio do Sul exibiu uma série de

reportagens na sema-na passada falando da onda de assaltos e furtos que vem acontecendo em Maracajá e do medo dos moradores do município.

No mês de abril dois assaltos em residência, com vítimas reféns, foram registrados na localida-de de Espigão da Toca e mais um roubo contra um caminhoneiro que transitava pela BR-101, em Maracajá, e que foi libertado pelos criminosos em Araranguá. Em maio, mais uma família foi feita refém dentro de casa e as-saltada, desta vez em Vila Beatriz e uma mulher foi roubada por três homens, um deles armado, às mar-gens da BR-101. No mês passado, outra família de Espigão da Toca foi feita refém de criminosos e teve sua casa assaltada.

Dois crimes, um em Araranguá e outro em Criciúma, porém em áreas limítrofes com Maracajá e próximas às comunidades assaltadas no município

foram registrados. Em maio, uma residência pró-xima ao Motel Xenon, em Criciúma, divisa com Ma-racajá, foi invadida e duas vítimas foram baleadas, os marginais fugiram sem levar nada. Já em junho, a comunidade de Barro Vermelho, que faz divisa com Maracajá, entrou para a estatística dos assaltos na região, quando proprie-tários, clientes e funcioná-rios de um mercado foram rendidos e assaltados por quatro homens armados.

Além dos assaltos e tentativa de assalto com vítimas baleadas, vários furtos de gado têm sido registrados na região, como o que aconteceu na madru-gada do último dia 6, na propriedade dos pequenos produtores de leite, Maria Doraci Leandro Cichella e José Carlos Cichella, em Espigão da Toga. O casal teve duas vacas leiteiras furtadas e abatidas em sua propriedade e amargou com um prejuízo de pelo menos R$ 6 mil.

Page 8: Jornal digital 4958_ter_12072016

Entretenimento Novelas - Horóscopo - Diversão

NovelasÊta mundo bom - 18h

Haja Coração - 19h

Velho Chico - 21h

Anastácia pede um tempo para pensar na proposta de Ernani. Mafalda e Zé dos Porcos discutem. Pancrácio sofre, mas aconselha Anastácia a aceitar o pedido de casamento

de Ernani. Braz dança com Ilde e Paulina desconfia das intenções do rapaz. Lauro elogia a comida de Emma, sem saber que o co-zinheiro é Tobias. O plano de Romeu, Cunegundes e Quinzinho dá certo, e Pandolfo e Eponina interrompem sua lua de mel. Sandra ameaça Maria na frente de Celso.

Miguel ouve Santo e Luzia discutirem. Luzia fala mal de Santo para Isabel. Santo e Miguel conversam sobre Tereza. Santo e Tereza se encontram e Cícero desconfia. Martim recebe um

telefonema, que lhe deixa atordoado. Sophie se encanta com as rendas feitas por Piedade. Tereza tenta convencer Santo a retomar seu amor de onde pararam. Olívia revela a Miguel que a cooperativa está enfrentando sérios problemas.

Fedora e Lucrécia passam mal ao saber que deverão fazer um reconhecimento no Instituto Médico Legal. Tancinha diz a Apolo que pedirá uma foto de seu pai à família Abdala para

seu convite de casamento. Pedro Bertolucci oferece flores a Rebeca. Adônis usa o dinheiro que Nair lhe deu para jogar e ganha o valor que deve a Guto. Penélope se entristece ao ser recusada em uma vaga de emprego.

Rapidinhas

Correio do Sul Terça-feira, 12 de julho de 2016

Áries 21/03 a 20/04Seu stress vai estar mais em alta neste período. Vênus influenciará negativamente no seu dia. Evite se incomodar com problemas de pequeno porte. Mantenha a paciência e vá em frente.

Leão 21/07 a 20/08

Sagitário 21/11 a 20/12Seja sincero com você mesmo também. Reconheça as falhas que vem cometendo na sua vida. Plutão pode te levar para um estado de tristeza muito profunda. Deve buscar no bom humor a receita para superar esta fase.

Gêmeos 21/05 a 20/06Tomará algumas atitudes precipitadas sem se comprometer imediatamente. No geral passará por excelentes momentos durante o seu dia. Júpiter pode passar um sentimento um pouco triste, porém levemente.

Libra 21/09 a 20/10Dentro do quadro social você terá algumas surpresas. Verá algumas pessoas se aproximar de você de forma inexplicá-vel. Será Saturno influenciando em todos os signos. Vênus também irá ajudar no diálogo.

Aquário 21/01 a 18/02

Touro 21/04 a 20/05Apresentará energia nas suas posições. Não irá titubear presente a situações difíceis. Foque bastante naquilo que irá gerar os resultados que você estava esperando em qualquer aspecto da sua vida. Mercúrio ajudará.

Virgem 21/08 a 20/09Tende a impressionar alguns que estarão ao seu lado. Sua coerência irá deixa-las muito impactada com você. Mercúrio e Urano te ajudarão neste aspecto, não deixe se influenciar pela Lua. Fique atento em todos os sinais.

Capricórnio 21/12 a 20/01A ganância será dúbia neste dia, deve relacionar o que é prioridade. Lua e Marte para este signo estarão em conflito. Procure ser determinado e vá em busca dos seus sonhos sem machucar ninguém. Apresentará também um lado competitivo.

Câncer 21/06 a 20/07Não terá muitas opções em relação ao amor, pois este lhe atacará profundamente. Sentirá um grande desejo em relação a uma pessoa específica. Isto mostra a grande intervenção de Marte para com este signo.

Escorpião 21/10 a 20/11A busca pela verdade será algo muito intenso durante todo o seu dia. A transformação que ocorrerá para este signo será devido a Plutão. Irá perceber uma atenção diferente de pessoas de Peixes. Será muito bom para você.

Peixes 19/02 a 20/03Estará mais sossegado, sem mostrar tanta ansiedade. As que você mais ama hoje estarão em harmonia. Por causa da lua nesta constelação será um dia mais leve para suas emoções. Porém Mercúrio irá convergir para problemas estéticos.

Irá se sentir seguro, porém algumas tentarão colocar em dúvida a sua lealdade. Seja forte, pois o Sol irá te ajudar a superar essa questão importante para você. Haverá uma relação também muito interessante com touro.

Apesar de ser pouco influenciável este signo, algumas pessoas conseguirão te convencer. Haverá uma confusão entre Saturno e Mercúrio para este signo. Procure avaliar aquilo que realmente te fará bem.

Zilu Godoi aproveitou sua própria página no Instagram, já na noite desta segunda-feira (11), para negar que esteja tendo um affair com o homem bonitão, com quem foi clicada, no último fim de semana, e cuja imagem acabou gerando várias especulações.

“Não é segredo para ninguém que passei por uma cirurgia delicada, no mês passado. Ainda em recuperação, não abri mão de vir à Temecula, na Califórnia-EUA, para prestigiar e participar desse momento tão importante na vida da minha amiga (e irmã) @carmengusmão! Aproveitei a oportunidade do casamento e resolvi curtir alguns dias de férias ao lado da minha também amiga--irmã @cidanunes_makeup! Como acontece tradicionalmente, a noiva escolhe as madrinhas e o noivo, os padrinhos... E assim, o irmão do noivo @jeffro329, então, foi o escolhido para ser meu par! Sei que muitos torcem por mim (e agradeço!), mas não existe nenhum ‘affair’ nessa situação! Estou solteira, feliz e em um momento ÚNICO de SOLITUDE! E, embora muitas pessoas confundam ‘solidão’ com ‘solitude’, quero deixar claro que não há felicidade maior do que estarmos bem e felizes em nossa própria companhia!”, afirmou a apresentadora, antes de também dar alguns tipos de conselhos para os seguidores.

“Não iludam-se achando que é preciso ter alguém para sermos felizes ou que alguém nos faz felizes.... Pois a felicidade deve ser cultivada dentro de nós para que possamos nos sentir ver-dadeiramente em paz! Aquele que souber ser feliz, sem depositar suas expectativas em terceiros, mas confiando em Deus e acreditando que só Jesus nos completa, esse, sim, descobrirá a verdadeira FELICIDADE!!!! Então, pessoal, deixem de criar especulações e vamos ser felizes!!!!!!!”, finalizou a ex-mulher de Zezé Di Camargo.

Page 9: Jornal digital 4958_ter_12072016

Publicidade 9Correio do Sul Terça-feira,

12 de julho de 2016

Page 10: Jornal digital 4958_ter_12072016

Publicidade10 Correio do Sul Terça-feira, 12 de julho de 2016

Page 11: Jornal digital 4958_ter_12072016

TÂNIA DUARTE

Correio do Sul Terça-feira,

12 de julho de 2016

[email protected]

facebook.com/tania.duartecoelho

48 3533.0762 48 8804.2871

³ A modelo e estudante universitária Mariana Guerra é a nova Miss Araranguá. A araranguaense foi indicada por uma coordenação credenciada da região, a

empresa Rafael Camilo Eventos, e vai participar no dia 27 de agosto, em Itajaí, do Miss Santa Catarina. A escolhida será a representante catarinense do Miss Brasil Universo, concurso considerado o mais importante do gênero. Moradora de Ara-

ranguá há seis anos, Mariana tem 24 anos e reside do bairro Jardim das Avenidas. É formanda do curso de Engenharia de Energia, da UFSC – Campus Araranguá.

³ As debutantes do Grêmio Fronteira participaram de mais um coquetel, desta vez oferecido por Miriam Costa, da Mii Acessórios em parceria com as lojas da Galeria Brasil: Maria Cereja, Cuco Celulares, Corpo e Arte, Óptica Esportiva, Ma-dre Pérola Acessórios, Make Up Express, Labella Forma, Cidinha Centro Estético, Billy Willy, Menina Rosa e Ângela Doces. O encontro aconteceu na última sexta (8), as debutantes voltam a se reunir no próximo sábado (16), no Hotel Morro dos Conventos, na Noite do Soninho.

³ Equipe da loja Pneutur recém inaugurada em Sombrio, pronta para atender os clientes com carinho e profissionalismo.

³ Equipe da loja Pneutur recém inaugurada em Som-brio, pronta para atender os clientes com carinho e profissionalismo.

³ Ataides Redivo da ARTV esteve de aniversário no sábado (9). Parabéns!!!

Page 12: Jornal digital 4958_ter_12072016

Publicidade12 Correio do Sul Terça-feira, 12 de julho de 2016

Page 13: Jornal digital 4958_ter_12072016

Polícia 13Correio do Sul Terça-feira,

12 de julho de 2016

³Mulheres reclamam que ônibus quebra com frequência e está sempre lotado

Gislaine Fontoura

a poucos metros de sua residência, foi surpreen-dido por cinco bandidos

que chegaram em um automóvel modelo Palio, com armas longas, usan-

³Polícia Militar fez rondas em busca dos bandidos

³Automóvel foi furtado em abril e dono pede ajuda

Família é rendida dentro de casaPerigo

> BALNEÁRIO GAIVOTA

Na noite de do-mingo, por volta

de 20h40min, o vereador e empresário Everaldo dos Santos, proprietário do Posto Kekinha, foi assaltado. O posto fica localizada às margens da rodovia José Tiscoski, na comunidade de Lagoa de Fora, em Balneária Gai-vota, de onde Kekinha estava voltando para casa depois do trabalho.

O empresário conta que ao descer do carro,

Dono descobre que carro é usado em crime

Furto e incêndio movimentam o domingo

> JACINTO MACHADO

Na última semana, Israel Borges, de 25 anos, de Jacinto Macha-do, entrou em contato com a reportagem do Jornal Correio do Sul para relatar uma situa-ção bem complicada que está enfrentando. Atra-vés de informação das Polícias Militar e Civil ele soube que seu carro, um Gol de cor vermelha que tinha sido roubado no mês de abril, estava sendo usado para assal-tos na região. A polícia ainda investiga o pa-radeiro do veículo, que teria sido usado em um assalto em Meleiro, na comunidade de Jacaré.

Israel diz que o au-tomóvel foi roubado em sua própria casa, que foi arrombada. Os ban-didos também levaram um notebook, aparelho de TV, um violão, joias

> ARARANGUÁ

Uma família mora-dora na avenida Capitão Pedro Fernandes, no Centro de Araranguá, chegava em casa na noi-te de domingo quando percebeu que a porta dos fundos estava ar-rombada. No interior da residência os proprietá-rios viram dois homens e antes de entrar acio-naram a Polícia Militar. Os bandidos fugiram dos policiais pulando os

e todos os seus documen-tos. Ele conta que era uma quarta-feira de abril e ele tinha decidido deixar o carro em casa e ir tra-balhar de bicicleta para economizar. Então ativou o alarme do Gol, colocou a chave em cima da mesa de casa e saiu, assim como sua mulher. Quando o casal voltou a residência tinha sido arrombada e vários produtos rouba-dos. Os bandidos teriam colocado tudo dentro do

muros da vizinhança. Os marginais furtaram a casa e saíram pelos fundos, sendo que um veículo os aguarda-va para a fuga. A casa foi revirada e do interior foi levado dinheiro, cheques, joias e bijuterias. Na fuga os criminosos deixaram para trás alguns objetos recuperados pela PM que realizou uma varredura nas proximidades.

De acordo com informa-ções da Polícia Militar, fo-ram recuperados R$ 600,00 em dinheiro, R$ 60,00 em um cheque, várias joias e um pote grande de moedas.

Um pouco mais tarde,

próprio carro deles e fugiram.

“Agora estou a pro-cura de ajuda, se al-guém souber de um Gol de cor vermelha e placas MIV 6117 de Jacinto Machado, favor entrar em contato com a polícia o mais rápido possível. Ainda acredi-to que vou conseguir encontrar meu carro, é triste saber que ele está sendo usado para come-ter crimes” apela Israel.

por volta das 23 horas, o Corpo de Bombeiros de Araranguá foi acionado para atender um incêndio em uma residência vazia, na Barranca. No local os bombeiros constataram se tratar de um princípio de incêndio em uma casa de madeira, sendo que o fogo já havia sido extinto por populares.

Os bombeiros des-confiaram que o incêndio pudesse ser criminoso e com a chegada do pro-prietário, um homem de 41 anos, passaram--lhe orientações de como proceder.

do capuz e anunciando o assalto.

“Eles mandaram eu entrar para dentro de casa e lá, com minha fa-mília, fiquei deitado no chão. Ninguém nos agre-diu, só pegaram dinhei-ro, deram alguns tiros e

saíram em fuga”,contou Kekinha. Ele prefere não falar quanto o bando levou e diz que não reco-nheceu os bandidos.

A Polícia Militar de Balneário Gaivota, Som-brio e demais cidades da região foi avisada, mas os

assaltantes conseguiram fugir. A Polícia Civil já iniciou investigação do caso.

Segundo informação da PM, o barulho que as vítimas acreditam ser tiros, seriam rojões de-tonados na hora da fuga.

Page 14: Jornal digital 4958_ter_12072016

Publicações Legais14 Correio do Sul Terça-feira, 12 de julho de 2016

EDITAL DE INTIMAÇÃOARLINDO EDÍLIO DA ROSA, Titular do TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTOS DE

TÍTULOS desta Comarca de Sombrio, situado na Av. Nereu Ramos, 1300 - Fone (48) 3533-0318 - CEP88960-000, atendimento das 08:00h - 12:00h e 14:00h - 18:00h, faz saber na forma da Lei aos que o presenteEDITAL virem, que se encontram nesse tabelionato para serem protestados, decorrido o prazo legal de 03 (três)dias úteis, por não terem sido encontrados nos endereços fornecidos, ou por se recusarem a tomar conhecimento,os títulos cujos responsáveis estão abaixo discriminados. Ficam esclarecidos, também, de que nesse mesmoprazo poderão apresentar resposta escrita, que não impedirá a lavratura do protesto.PROT. APRESENTANTE / CNPJ DEVEDOR / CNPJ

Prot: 148570; Devedor(es): ABIGAIL PERUCHI ME - 82.091.117/0001-92, End: Rua Breno Cardoso, 656, Sombrio;Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: COPOL DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS LTDA; Sac: COPOLDISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS LTDA; Tit: 228811 ; Apr: COPOL - DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS LTDA;VEN: 17/06/2016; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: R$ 383,76 + Juros Legais (1% a.m.);Emol.: R$ 51,86. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 30,00 - ConduçãoR$ 6,86 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 51,86.

Prot: 148522; Devedor(es): ARLANDIA SOARES LOURENCO - 041.044.763-31, End: Rua Antônio Simão, 225,Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: ALLAN MILVERSTET ME; Sac: ALLAN MILVERSTETME; Tit: 954/02 ; Apr: BANCO DO BRASIL SA; VEN: 30/06/2016; Esp: Duplicata de Venda Mercantil porIndicação; Val: R$ 1.667,00 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 51,86. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 -Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 30,00 - Condução R$ 6,86 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$51,86.

Prot: 148442; Devedor(es): ARQUIMEDES JOSE COSTAMILAN - 336.027.350-87, End: Rua das Camélias, 74,Balneario Gaivota; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: CONFECCOES MATTRIC LTDA; Sac:CONFECCOES MATTRIC LTDA; Tit: 11083 ; Apr: FCDL; VEN: 25/08/2015; Esp: Duplicata de Venda Mercantilpor Indicação; Val: R$ 158,10 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 71,91. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 -Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 46,00 - Condução R$ 10,91 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$71,91.

Prot: 148554; Devedor(es): GIORGE GUESSER DE ALMEIDA - 084.417.819-58, End: Rua Mario Sant'Helena, 93,Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: BANCO COOPERATIVO DO BRASIL S.A.; Sac:MECANICA E AUTO PECAS; Tit: 2698 ; Apr: BANCO DO BRASIL SA; VEN: 02/07/2016; Esp: Duplicata de VendaMercantil por Indicação; Val: R$ 115,00 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 51,86. Apontamento R$ 15,00 - SeloR$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 30,00 - Condução R$ 6,86 - Digitalização R$ 0,00- TotalEmolumentos R$ 51,86.

Prot: 148555; Devedor(es): GIORGE GUESSER DE ALMEIDA - 084.417.819-58, End: Rua Mario sant'Helena, 93,Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: BANCO COOPERATIVO DO BRASIL S.A.; Sac:MECANICA E AUTO PECAS; Tit: 24150 ; Apr: BANCO DO BRASIL SA; VEN: 02/07/2016; Esp: Duplicata deVenda Mercantil por Indicação; Val: R$ 137,00 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 51,86. Apontamento R$ 15,00- Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 30,00 - Condução R$ 6,86 - Digitalização R$ 0,00- TotalEmolumentos R$ 51,86.

Prot: 148564; Devedor(es): JANILDO DA SILVA - 22.599.940/0001-81, End: Rua Padre João Reitz, 265, Sombrio;Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: C DE AZEVEDO BRINDES; Sac: C DE AZEVEDO BRINDES; Tit:8294D ; Apr: BANCO DO BRASIL SA; VEN: 01/07/2016; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: R$475,00 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 51,86. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 -Diligência R$ 30,00 - Condução R$ 6,86 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 51,86.

Certifico, para os devidos fins, que o presente edital foi afixado no mural da serventia em: 12/07/2016.

Sombrio - SC, 12/07/2016ARLINDO EDÍLIO DA ROSA

Criciúma, 08 de julho de 2016.

Prezado Beneficiário:

Constatamos débitos em seu plano de saúde:

Cumpre-nos salientar que, nos termos da Lei 9656/98, art. 13, inciso II o “não pagamento da mensalidade por período superior a 60 (sessenta) dias, consecutivos ou não, nos últimos 12 (doze) meses de vigência do contrato, poderá implicar na suspensão ou cancelamento de seu contrato”.

Portanto, visando regularizar a situação conforme previsão contratual, solicitamos que no prazo máximo de 10 (dez) dias contados da data da publicação da presente notificação, V.S.ª promova o pagamento das parcelas em atraso, sobre as quais incidirão multa de 2% + juros de 1% ao mês, conforme instruções contidas no boleto bancário.

Em caso de dúvidas ou esclarecimentos, V. Sª, poderá dirigir-se à Unimed Criciúma, localizada no endereço Av. Estevão Emílio de Souza 201, bairro Ceará, Criciúma, SC, ou entrar em contato com nosso serviço de atendimento ao cliente – SAC, por meio do telefone 0800 645 5919 ou 48-34315945.

Alertamos que a não regularização dos débitos no prazo estabelecido, acarretará na:

Suspensão do atendimento e cancelamento do plano, Inscrição do devedor nos cadastros restritivos de credito, Cobrança da dívida nos termos da lei.

BENEFICIARIO CPF CIDADE 0198.2000.033997-00 060.292.169-XX ARARANGUA 0198.2000.034068-00 053.841.319-XX ARARANGUA 0198.2000.036061-00 951.391.689-XX ARARANGUA 0198.2000.023538-00 073.694.739-XX ARARANGUA 0198.4000.040281-00 002.258.570-XX ARARANGUA 0198.9000.002220-00 006.353.349-XX ARARANGUA 0198.2000.018469-00 005.970.059-XX ARARANGUA 0198.2000.023286-00 009.289.709-XX ARARANGUA 0198.2000.023969-00 121.279.029-XX ARARANGUA

Unimed Criciúma – Coop. De Trab. Med. Da Região Carbonífera Av. Estevão Emilio de Souza, 201 – Bairro: Ceará CEP 88815-180 Criciúma – SC CNPJ 82.996.703/0001-86

0198.2000.032268-00 087.700.379-XX ARARANGUA 0198.9000.002266-00 026.336.819-XX ARARANGUA 0198.2000.031564-00 006.295.699-XX ARARANGUA 0198.4000.040169-00 506.567.400-XX BALN. ARROIO DO SILVA 0198.2000.023881-00 066.732.359-XX BALNEARIO GAIVOTA 0198.2000.035333-00 060.143.359-XX BALNEARIO RINCAO 0198.2000.034545-00 755.389.389-XX BALNEARIO RINCAO 0198.2000.035592-00 034.713.179-XX BALNEARIO RINCAO 0198.2000.035609-00 034.713.179-XX BALNEARIO RINCAO 0198.2000.035634-00 034.713.179-XX BALNEARIO RINCAO 0198.2000.020462-00 052.875.239-XX COCAL DO SUL 0198.2000.022937-00 079.028.799-XX FORQUILHINHA 0198.2000.020686-00 057.885.119-XX ICARA 0198.2000.023878-00 052.232.479-XX ICARA 0198.2000.019579-00 256.576.150-XX ICARA 0198.2000.024237-00 041.748.749-XX ICARA 0198.2000.035960-00 066.015.949-XX JACINTO MACHADO 0198.2000.018499-00 053.789.799-XX JAGUARUNA 0198.2000.035607-00 064.619.849-XX MARACAJA 0198.2000.034647-00 089.703.649-XX MELEIRO 0198.2000.034648-00 122.085.439-XX MELEIRO 0198.2000.034650-00 115.283.999-XX MELEIRO 0198.2000.018256-00 074.040.079-XX MORRO DA FUMACA 0198.2000.035618-00 022.842.710-XX MORRO DA FUMACA 0198.2000.033297-00 038.804.099-XX MORRO DA FUMACA 0198.2000.022539-00 056.034.699-XX SAO JOAO DO SUL 0198.2000.023961-00 056.034.699-XX SAO JOAO DO SUL 0198.2000.035219-00 059.419.319-XX SOMBRIO 0198.2000.017830-00 061.094.199-XX SOMBRIO

Caso o debito já tenha sido quitado, pedimos gentilmente que entre em contrato através do fone 48-34315945, para regularizarmos a situação.

SOCIEDADE CULTURAL E BENEFICENTE SANTA TEREZINHA CNPJ Nº 83.871.319/0001-10 JACINTO MACHADO - SC.

ASSEMBLÉIA GERAL ORDINARIA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

A presidente da Sociedade Cultural e Beneficente Santa

Terezinha, usando das atribuições que lhe confere o Estatuto Social e em conformidade com a Diretoria da Entidade em reunião no dia 14 de junho de 2016, convoca os associados para a Assembléia Geral Ordinária, a ser realizada no dia 29 de julho de 2016, tendo como local a Sede do Centro de Convivência da Terceira Idade sito a Avenida Padre Herval Fontanella, 900, Município de Jacinto Machado, Estado de Santa Catarina , às 13:30 horas em Primeira convocação com pelo menos a metade mais um dos associados ou em Segunda convocação as 14:00 horas com qualquer número de associados, para deliberarem sobre a seguinte:

ORDEM DO DIA: 1- Prestação de Contas; 2- Assuntos Gerais. Para efeito de quorum para realização desta Assembléia Geral

Ordinária declara-se que o número de associados é de 143 (cento e quarenta e três).

Jacinto Machado/SC, 07 de julho de 2016.

MARLENE MARIA TITONI SARETTO Presidente

Page 15: Jornal digital 4958_ter_12072016

Geral 15Correio do Sul Terça-feira,

12 de julho de 2016

Programação cultural10 horas – Apresentação Escola Almerindo Manoel da Luz.10h15min – Escola Otávio Manoel Anastácio.10h30min – Escola Nova Divineia.10h45min – Escola João Matias.11 horas – Grupo Expressão Art.11h15min – Show Rud Leandro e Banda.14h30min – Boi-de-mamão.15 horas – Apresentação Amar (Associação de Mulheres de Araranguá).15h30min – Instituto Futuro Aprendiz.16 horas – Banda Municipal.

³Organizadoras preparam a decoração da festa

A 27ª edição da con-faternização tem duas novidades: a realização da festa no mês de julho

e durante o dia, das 9 às 18 horas. O comércio de Araranguá ficará aberto neste sábado até as 17

CDL realiza treinamento > ARARANGUÁ

Na tarde desta se-gunda-feira, ocorreu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Araranguá, um treinamento com crediaristas. A qualifi-cação, segundo o dire-tor de Serviço de Pro-teção ao Crédito (SPC) Edward G. de Almeida, visa dar orientações aos participantes, expor os

tipos de consultas, como também repassar todas as ferramentas para facilitar a análise de crédito. Nesta tarde ocorreu o encontro da primeira turma, que contou com a presença de um grupo de associa-dos. Conforme Edward, a ideia surgiu com intuito de integrar os crediaristas e mostrar as informações mais recentes.

Os treinamentos serão realizados semanalmente

no auditório da CDL de Araranguá. “O encon-tro foi produtivo, uma vez que houve a parti-cipação, integração das pessoas, onde debate-mos e as participantes sanaram algumas dúvi-das. É importante estar presente nestes treina-mentos que faremos com grupos pequenos, pois assim podemos conver-sar melhor”, ponderou o diretor do SPC.

> ARARANGUÁ

Estão na reta final os preparativos

para a Festa da Tradição Junina de Araranguá. O evento será realizado no sábado, dia 16, na Praça Hercílio Luz, em parce-ria entre prefeitura, por meio das Subsecretarias Municipais de Cultura e Turismo, e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e conta com a participação de 11 entidades benefi-centes.

Festa da Tradição Junina é sábadoNa Praça

horas, no Dia + Junino, promovido pela CDL. Na Praça, haverá apresen-tações culturais, show musical e barracas com quitutes da época. “As entidades montarão suas

barracas para comer-cializar produtos típicos como doces, cachorro--quente, pinhão, quentão

e outros. Toda a arrecada-ção será revertida para as próprias entidades filan-trópicas para auxiliar em seus trabalhos”, destaca o diretor municipal de Cul-tura Daniel Vieira.

As três entidades que melhor decorarem as bar-racas serão premiadas. A primeira colocada recebe-

rá R$ 500,00, a segunda R$ 300,00 e a terceira R$ 200,00. Os valores serão doados por empresários locais. As entidades parti-cipantes são: Uama, Apae, Amar, Genial, Casa Madre Regina, Asesc, Alama, Ins-tituição Futuro Aprendiz, Afaia, Rotary e Cantinho do Amor II (Vila São José).

Page 16: Jornal digital 4958_ter_12072016

Publicidade16 Correio do Sul Terça-feira, 12 de julho de 2016

Page 17: Jornal digital 4958_ter_12072016

Publicidade 17Correio do Sul Terça-feira,

12 de julho de 2016

Page 18: Jornal digital 4958_ter_12072016

Definidas finalistas do FemininoTerça-feira, 12 de julho de 2016

³ 01-10-11-24-60CONCURSO 4.128

QUINA 11/07

> ARARANGUÁ

O Campeonato Mu-nicipal de Fute-

bol de Araranguá 2016 - Taça Álvaro Batista Neto, vai conhecer no dia 31 o time campeão da inédita categoria Fe-

³ 01-02-03-04-07

³ 09-13-16-17-18

³ 19-21-22-24-25 CONCURSO 1.386

LOTO FÁCIL11/07

Ararastur e #VIBE/Yakall vão decidir o título da inédita categoria do Municipal. Partida está programada para ocorrer no dia 31 deste mês.

minino. A decisão será entre Ararastur e #VIBE/Yakall, no CT Emerson Almeida, bairro Mato Alto, às 10 horas. As duas equipes conquistaram as vagas na final no últi-mo domingo, dia 10, nos confrontos válidos pelas semifinais. No primeiro

jogo, a #VIBE/Yakall ven-ceu a AraraSport por 2 a 1. E no segundo duelo, a Ararastur goleou a AFFA/Nova União por 4 a 0. As partidas também foram realizadas no CT.

O prefeito Sandro Roberto Maciel destaca a importância da inclu-

são do futebol feminino no Municipal. “Este era um desejo da nossa ad-ministração incluir as mulheres nesta competi-ção. Com o projeto elabo-rado pela Subsecretaria Municipal de Esportes e aprovado pelo Governo Federal, pudemos con-

cretizar esta vontade. Isto simboliza a demo-cratização do acesso às modalidades esportivas em nosso município com mais participação femi-nina”, destaca o prefeito.

O evento esportivo é uma promoção da Prefei-tura de Araranguá, por

meio da Subsecretaria Municipal de Esportes, conta com patrocínio ins-titucional do Governo Federal, por meio do Mi-nistério do Esporte, via “Programa Futebol Para Todos”, e tem a coorde-nação da JB Esportes, do professor José Búrigo.

Page 19: Jornal digital 4958_ter_12072016

Política 19Correio do Sul Terça-feira,

12 de julho de 2016

> SOMBRIO

Seis jogadores de xa-drez de Sombrio participa-ram da 3ª etapa da Copa Metrópole de Xadrez Es-colar de Porto Alegre. Os alunos do projeto Abrindo Caminhos: Ensinando Atra-vés do Xadrez, cruzaram as divisas de Santa Catarina e representaram Sombrio no Rio Grande do Sul.

"São números positi-vos que trazemos para o município e isso foi possível

> ARARANGUÁ

Os ávidos por competições nas

categorias que envolvem

graças ao apoio dos amigos, empresários e familiares a esses jovens talentos. Usa-mos para a viagem nossos carros pessoais porque sa-bemos o potencial de nossos

Grêmio abre inscrição para Torneio de Canastra e Sinuca

Xadrez sombriense conquista espaço

A delegação conseguiu ótimos resultados e surpreendeu os anfitriões, obtendo as seguintes colocações:

Miguel Carminatti – 1º lugar sub-12 masculinoPaula Inacio – 1º lugar sub-10 femininoIvan Marques – 2º lugar sub-18 masculinoPaula Santana – 2º lugar sub-14 feminino

Também tiveram bom desempenho os jogadores Yasmin Nagel e Kenny Nunes.

Terceira divisão:Sambote 4 X 2 Guarani JR

Amigos da Pelada 5 x 1 RaízesSparta 1 x 3 Sanga Negra

Empreendimentos Japonês 0 x 2 Tayti

Segunda divisão:Made in Japa 1 X 0 São Pedro

Retiro da União 3 x 2 São José/ RaizeiraParaíba 1 x 1 São Francisco

Primeira divisão:

Guarita/Aceng 5 x 3 6CanecoGuarani 5 x 0 RetiroAmja 5 x 2 Esmasil

Resultados da rodada de domingo do Sombriense:

jogadores”, comentou Joel-son Carminatti, pai de um dos enxadristas. Segundo ele, o xadrez ajudou seu filho em aspectos como a concentração, a facilidade

de expressão e o companhei-rismo. "As notas escolares dele estão sempre em alta. Sugiro que os pais incenti-vem seus filhos a prática do xadrez", finaliza o pai.

jogos de cartas e bilhar, terão a oportunidade de mostrar as habilidades que possuem, em um torneio exclusivo para os fãs destas categorias.

Isso porque, estão aber-tas inscrições, no Grêmio Fronteira, para o Torneio de Canastra e Sinuca / Casa Viva Esportes.

Conforme o coordena-

dor de Esportes do clube, Filipe Bertoncini Costa, o evento já é tradição no Grêmio Fronteira. “Os dois torneios já fazem par-te da programação anual

do clube, que oferece aos sócios um espaço exclusi-vo para jogar canastra, bo-cha e sinuca. É uma ótima oportunidade para nossos sócios se integrarem com o clube e de se divertirem,” observou.

Sócios tem até o dia 15 para se inscrever, de forma gratuita, nas

competições. O início do Torneio de Sinuca ocorre no dia 18 de julho e o de Canastra no dia 19. Interessados, podem se inscrever na secretaria do clube, complexo aquá-tico, academia, guarita ou na coordenação de Esportes. Mais informa-ções: (48) 9947-0248.

Page 20: Jornal digital 4958_ter_12072016

TERÇA-FEIRA, 12 DE JULHO DE 2016