jornal digital 4932_seg_06062016

20
Calçadão Cultural será inaugurado no próximo sábado www.grupocorreiodosul.com.br ANO XXVI EDIÇÃO Nº 4.932 SEGUNDA-FEIRA, 6 DE JUNHO DE 2016 R$ 2,00 Grupo 15º Nublado com Possibilidade de Chuva Muitas nuvens com curtos períodos de sol com pequena chance de chuva a qualquer hora do dia. Previsão para hoje Extremo Sul Catarinense Especial Segurança Segurança 3 11 11 Página Página Página Filhos falam da mãe, vítima em acidente que matou família Homem passa oito anos foragido sem ser procurado Dono é atropelado pelo próprio carro e fica machucado Maracajá Se Enganou Acidente Sombrio Página

Upload: jornal-correio-do-sul

Post on 28-Jan-2018

554 views

Category:

News & Politics


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal digital 4932_seg_06062016

Calçadão Cultural será inaugurado no próximo sábado

www.grupocorreiodosul.com.br

ANO XXVI EDIÇÃO Nº 4.932 SEGUNDA-FEIRA, 6 DE JUNHO DE 2016R$ 2,00

Grupo15º 9º

Nublado com Possibilidade de ChuvaMuitas nuvens com curtos períodos de sol com

pequena chance de chuva a qualquer hora do dia.

Previsão para hoje Extremo Sul Catarinense

Especial

Segurança

Segurança

3

11

11

Página

Página

Página

Filhos falam da mãe, vítima em acidente que matou família

Homem passa oito anos foragido sem ser procurado

Dono é atropelado pelo próprio carro e fica machucado

Maracajá

Se Enganou

Acidente

Sombrio

7Página

Page 2: Jornal digital 4932_seg_06062016

Oposição parece trabalhar para Zênio

PSD Estadual interveio diretamen-te no PSD de Sombrio, desalojando de seu comando figuras históricas, como a ex-secretária de Saúde do município Gislane Dias da Cunha, filha do ex--prefeito Arlindo Cunha. O argumento para a mudança dava conta de que o PSD teria o apoio incondicional do PP para disputar o comando da Prefeitura Municipal. No entanto, com Dema da Silva (PSD) rechaçando sua candida-tura ao executivo, o que se vê é o PP se rearticulando para que o partido tenha seu próprio nome ao comando da prefei-tura. Neste contexto, sobrará ao PSD, se sobrar, no máximo, a candidatura de vice-prefeito. Fosse para ser vice, tivesse ficado o partido nas mãos de seus ex-gestores, já que a parceria para a ma-joritária com o PMDB estava garantida. Neste quadro, o PSD não teria passado por todo o desgaste que vem passando e teria muito mais chances de emplacar um candidato a prefeito em 2020. Lá, o poder de barganha junto ao PP e ao PMDB seria irrefutável.

Sem nexo Bola da vez

Coan analisandoMota e o galo

ADVOCACIA EMPRESARIALFONE: (48) 3533-0145

“Muita gente imagina que os programas sociais do governo humanizam. Na verdade eles escravizam, pois tiram do cidadão o desejo de se libertarem da tirania do Estado”.

Correio do Sul Segunda-feira,

6 de junho de 2016

[email protected]

(48) 9945.6787

Donald Trump (1946)Empresário e candidato à Presidência dos EUA

Sempre foi voz corrente em Brasília que se os catarinenses precisassem de algo mais graúdo junto aos governos do PT, as portas mais corretas a serem batidas seriam a do ex-deputado federal João Pizzolatti (PP) e da ex-senadora e multi-ministra Ideli Salvatti (PT). Pi-zzolatti já foi para o beleléu faz tempo, tanto que nem concorreu a reeleição em 2014 e hoje reside em Roraima, numa espécie de asilo político que lhe foi outor-gado pelo governo progressista daquele Estado. Agora parece ser a vez de Ideli, que tem sido citada com frequência nas delações da Lava Jato. Muito antes da bomba estourar, Ideli se mudou para os Estados Unidos, onde trabalha com o marido, na ONU. O fato, no entanto, é que se a arauto da moralidade imagina que a distância a separará do juiz Sérgio Moro, está enganada. Uma força tarefa do Ministério Público Federal tem se dedicado justamente a monitorar todos aqueles que estão fora do país, princi-palmente os que fazer muitas viagens, ou ligações para a Suíça.

Cotado inicialmente para ser can-didato a vice do empresário César Cesa (PMDB), o também empresário Beto Coan (PTB), que concorreu a deputado federal em 2014, diz que está analisan-do o cenário político de Araranguá à meia distância. “Está bem tumultuado. Vamos ver como ficam as coisas diante dos novos desdobramentos”, comenta Coan, se referindo diretamente ao fato do prefeito Sandro Maciel (PT) ter desistido de concorrer à reeleição. A desistência de Sandro, aliás, criou uma situação totalmente nova na Cidade das Avenidas. É que, até en-tão, praticamente todos os nomes que figuraram como candidatos a prefeito, de todos os grupos políticos, já tinham um candidato a vice praticamente certo. Como os partidos que estão na base do governo do prefeito tendem a se dividir em breve, os espaços de vice das demais candidaturas ficaram totalmente abertos, a espera de nomes vindos destas siglas. Diante dos fatos, Coan está em compasso de espera.

Deputado estadual Manoel Mota (PMDB) gravou vídeo, que foi ampla-mente repercutido nas redes sociais, defendendo abertamente a legalização das brigas de galo, algo proibido no país desde 1961. Na gravação, Mota enfatiza que as brigas de galo fazem parte da cul-tura popular do brasileiro, e que nada interferem na natureza dos animais, já que de forma instintiva eles brigam de qualquer maneira. O deputado promete levar a discussão adiante, solicitando apoio aos demais parlamentes do Esta-do para que o Congresso Nacional der-rube a lei federal que proíbe as brigas. Em princípio, a repercussão nas redes sociais foi altamente negativa ao par-lamentar, com a absoluta maioria das pessoas que se manifestaram se posicio-nando contra a legalização. Mesmo as-sim, Mota não esmoreceu em seu ponto de vista. “O homem público precisa ter coragem de defender suas convicções. A briga de galo é algo que precisava de um defensor de peito aberto, e agora já tem”, comentou o parlamentar.

A total falta de articulação da oposição em Sombrio está fazendo o PMDB, do prefeito Zênio Cardoso, que é candida-

to a reeleição, rir até de tropeção. Em prin-cípio, PP, PSD, PT e PSC haviam decidido que ontem o grupo anunciaria sua chapa majoritária. Tudo se encaminhava para que o empresário Ademir da Silva, o Dema (PSD) fosse indicado como o candidato a prefeito e o bioquímico Cristian Rosa (PP) compusesse a chapa como vice.

No transcorrer da semana passada, no entanto, Dema anunciou que estava fora do processo, apoiando a disposição de Valmir Daminelli (PSD) de compor a majo-ritária. O PP foi a loucura e numa reunião com Dema insistiu ao extremo para que ele reconsiderasse, e que, em última hipó-tese, compusesse, então, como candidato a vice do PP. Como Dema se manteve irredutível em sua posição de estar fora da chapa de oposição na eleição deste ano, o PP foi atrás de um dos seus para encabeçar a majoritária, já que o partido não digere a possibilidade de Daminelli ser o candidato a prefeito com o apoio dos progressistas. Só para relembrar, em 2012 Daminelli rompeu com o PP e se aliou ao PMDB de Zênio Cardoso, colaborando para que os progressistas perdessem a eleição depois de doze anos no poder.

No sábado o PP se reuniu com Cris-tian Rosa, que teria anunciado sua disposição de ser candidato na cabeça da chapa. No mesmo dia, no entanto, Cristian acabou revendo sua posição, se dispondo no máximo a ser candidato a vice, algo que, por ora, é inimaginável para o PP, caso o candidato a cabeça de chapa seja Daminelli.

No fim das contas, para encabeçar a majoritária pelo PP restam apenas os empresários Hélio Matos e Mário César Silvério, o Teco Silvério, já que outro cota-do, o ex-prefeito José Antônio Tiscoski da Silva, o Professor Jusa, permanece inele-

gível, por ter tido suas contas referentes ao ano de 2012 rejeitadas pela Câmara Municipal de Vereadores. Hélio, no en-tanto, refuta a possibilidade de concorrer, alegando problemas de saúde, dos quais, de fato, padece.

Diante dos fatos, o PP tem dois pro-blemas. O primeiro é de foro interno. É que Teco Silvério, que seria o único nome totalmente disposto a embate eleitoral, é o quarto nome na linha sucessória do par-tido para disputar a Prefeitura Municipal de Sombrio. Antes dele viriam Professor Jusa, Hélio Matos e Cristian Rosa. O próprio PP já disse para Teco, em ocasiões anteriores, que sua hora não é agora, e que seu nome deveria ser trabalhado para elei-ções futuras. Em sendo Teco o candidato a prefeito pelo PP, não seria ele, então, um candidato natural, mas elencado a tal condição por força das circunstâncias. O outro problema diz respeito a indicação de Valmir Daminelli como candidato a prefeito pelo PSD, já que se trata de uma candidatura que não desfruta de simpa-tia dentro do PP. Sendo assim, nem o PP trabalhará de forma aguerrida pelo nome de Daminelli, caso ele se confirme como o candidato da coligação ao comando do executivo, nem o PSD trabalhará por um nome indicado pelos progressistas, já que estes têm restrições ao candidato pessedista.

Ontem no final do dia o PP fez nova reunião, especulando mais uma vez várias possibilidades e outra dúzia de nomes para a disputa. Todavia, é muito provável que, diante dos fatos, a cúpula progressista tente convencer Hélio Matos, de todas as formas, a aceitar uma candidatura a prefeito, ofere-cendo a Valmir Daminelli a vaga de vice. A composição, no entanto, nasce totalmente forçada, e, se efetivada, deixará mais ruídos do que acertos dentro de PP, PSD, PT e PSC, partido este que já está flertando com o PMDB, por conta dos desencontros que têm percebido dentro da oposição.

Page 3: Jornal digital 4932_seg_06062016

família. O motorista do Jeep foi submetido ao teste do bafômetro, que deu negativo, e tanto ele quanto o caroneiro que o acompanhava sofreram apenas ferimentos leves.

Segundo o laudo do IGP, o Jeep não estava em alta velocidade, o que contraria a percepção dos familiares que acom-panham o caso, como Jules Rocha Santos, de 31 anos, filho de Lislei. “Elas estavam indo na mão certa e o outro veí-culo caiu em cima delas, igual uma bomba, sem tempo de reação. Dois dias depois a gente foi lá, tentar entender o que aconteceu, mas tudo que a gente percebeu é que ele vinha em uma velocidade muito alta, porque o carro voou, não bateu no chão durante 35 metros”, conta Jules. O laudo do IGP também nega esse ‘salto’.

Da família materna de Jules, restaram além da irmã e dos primos,

Especial 3Correio do Sul Segunda-feira,

6 de junho de 2016

³Giubelis e Jules, filhos de Lislei, choraram durante toda a entrevista ao CS

³Velório e enterro coletivo da família que morreu em acidente comoveu região

Perdi as mulheres da minha vidaTambém filha de Lislei,

Giubelis é professora, tem 32 anos e está de licença, em tratamento para a de-pressão. “Cada dia pra mim está sendo pior, porque todas as mulheres da minha vida morreram naquele acidente. A vó, a mãe, a madrinha Lis, a Jordana, que era minha confidente e minha parceira de festa, as mulheres que eu tinha referência se foram todas, só ficou eu”, desabafa em lágrimas.

Giubelis conta que após o acidente não estava con-seguindo dormir. Procurou ajuda e está fazendo trata-mento. “Ontem eu estava do-ente, hoje o Jules está ruim e saber que a mãe nunca mais vai fazer um chazinho pra nós, nem a Lis, que a vó não

vai mais fazer bainha em uma calça nossa, agora não tem mais nenhuma delas. Do vô a gente sente falta, mas as mulheres a gente sente muito mais, porque a gente se dava muito bem, graças a Deus, nós éramos muito unidas. No domingo antes do acidente, nós pas-samos o dia inteiro, a família toda junta lá na vó”, narra.

Os dois irmãos afir-mam que não receberam apoio do causador do aci-dente, nem de ninguém da família dele. “Nenhum tipo de condolência a família dele veio prestar, a gente já se informou que eles são pessoas influentes no Rio Grande do Sul. O pai do rapaz que estava dirigin-do tem muitas empresas,

mas não mandou nenhum advogado aqui para falar co-nosco, perguntar se estamos precisando de alguma coisa. Um rapaz inconsequente, de 20 anos, matou cinco pessoas da mesma família e parece que para eles não foi nada, não deram a mínima importância”, critica Jules. Giubelis diz que o policial que atendeu a ocorrência comentou que a preocupa-ção do motorista do Jeep era com um malote de R$ 10 mil que estava no carro. “Eu quero acreditar que nin-guém quer matar ninguém, ainda mais cinco, mas se tivesse um pouquinho de consciência, teria vindo ou mandando alguém aqui falar com a gente”, reforça a professora.

> MARACAJÁ

Já está com a Polí-cia Civil de Içara o

laudo do Instituto Geral de Perícias (IGP) sobre o acidente que no dia 28 de março matou cinco pessoas de uma mesma família de Maracajá:a ex-vereadora do municí-pio Lisângela Rocha, de 44 anos; sua filha Jorda-na Rocha de Souza, 24; seu pai Valdemar João da Rocha, 79, sua mãe Maria Correa Rocha, 77, e sua irmã Lislei Rocha dos Santos, de 55 anos. As vítimas estavam indo para Tubarão, em uma festa de aniversário de uma tia da ex-vereadora, num Santana Quantun, quando foram atingidas por um Jeep com placas de Porto Alegre/RS, que vinha em sentido contrá-rio e teria atravessado o canteiro da rodovia, colidindo com o carro da

Gislaine Fontoura

Filhos de Lislei Rocha dos Santos, uma das vítimas do acidente que matou cinco pessoas da mesma família, falam sobre tragédia

“A família perdeu três mães”Ainda Dói

dois tios, irmãos de Li-sângela e Lislei. Coube a ele encaminhar a do-cumentação relativa ao acidente que matou sua mãe, a tia, uma prima e os avós. “Eu fui enca-minhar Dpvat, fazer as certidões, estou sentindo isto agora. A batida foi tão violenta que o carro que nossa família estava não se mexeu, enter-rou no asfalto”, fala aos prantos.

Jules mora com a irmã Giubelis e com o pai Vilson Gilberto Santos. Durante o velório da família, o rapaz chorava muito e falava que era a mãe que o levava para todos os lugares, pois ele está caminhando com dificuldade também de-vido a um acidente. “Na verdade o que eu precisei até enquanto a mãe pode ir comigo foi fazer as cirurgias para manter a minha perna, que ia ser amputada. A mãe foi atrás de recursos e achou um hospital em Passo

Fundo. A gente não tinha dinheiro para a cirurgia, ela fez uma campanha na comunidade e uma rifa, conseguiu angariar o dinheiro quase que so-zinha. Eu sei que a gente tem que levantar a ca-beça e tocar a vida para frente, mas eu não estou vendo futuro”, declarou o filho, que chorou durante toda a entrevista.

Segundo Jules, as irmãs Lislei e Lisângela, sua mãe e sua tia, eram

muito unidas entre si e a mãe. “Meu tio fala que perdeu três mães, na ver-dade todos nós perdemos três mães, até a parte mais distante da família sempre tinha elas como referência”. Ele lembra que a mãe era muito dedicada à família e a comunidade, sempre en-volvida com os assuntos da igreja católica, da qual era ministra. Lisângela também foi catequista durante muitos anos, foi

vereadora, trabalhou com grupo de idosos e clube de mães. O velório coletivo em março reuniu uma multidão e parou Mara-cajá. Para quem ficou, a oração também foi um consolo.

“Nossa família está se unindo, a gente se uniu durante nove dias após o acidente para rezar o terço, mas vai muito tem-po ainda para conseguir dizer que estamos firmes de novo”, avalia Jules.

Page 4: Jornal digital 4932_seg_06062016

JABSON MULLER

Correio do Sul Segunda-feira,

6 de junho de 2016

[email protected]

(48) 9955.5313

A prefeitura de Araranguá atraves-sa mais um ano discutindo o seu Plano Diretor. Nova audiência pública está marcada para esta terça-feira. O en-contro será realizado às 19h30min, no Salão de Eventos do Hotel Morro dos Conventos. O objetivo é a apresentação, deliberação de ementas, sua eventu-al composição e votação atinente aos Anexos 10-B da Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo e 14-B da Lei de Delimitação dos Bairros (Mapas dos Distritos).

A Biblioteca Pública Municipal Cône-go João Reitz de Sombrio recebeu novos livros, computadores e cadeiras para as salas de leitura.

A cerimônia de entrega dos materiais contou com a presença do prefeito Zênio Cardoso, dirigentes do PSB local, Omir Stuart e Dalberione Círico, vereadores Daniel Palito Bitencourt e José Antônio da Silva, o Zezinho, e bibliotecária Maria Aparecida Battistela. “É sempre bom atualizar nosso acervo que conta com cerca de 15 mil títulos e agora com novos computadores ficou ainda melhor, para que as pessoas possam fazer pesquisas, sem deixar de lado o gosto pela leitura de um bom livro”, afirma a responsável pela biblioteca.

As aquisições atenderam a um pedido do vereador Daniel Palito.

Vereador intercede por biblioteca

Concurso municipal foi tranquilo

Novo gerente de Infraestrutura

Foi movimentado o domingo na escola Profª Alda Santos Vargas do bairro Januária, local do Processo Seletivo Simplificado, realizado pela prefeitura de Sombrio, através da empresa PS Concursos.

Os candidatos realizaram a prova objetiva em dois horários, e conforme o fiscal da PS Concursos, Jeisson Rocha da Cunha, houve poucos casos de candidatos atrasados. A orga-nização não permitiu que ninguém acessasse ao local após o fechamento dos portões.

Segundo o secretário de Planejamento e Finanças de Sombrio, José Sidnei Januário, o objetivo do concurso é oferecer vagas e formar cadastro reserva para cargos nas áreas da administração, educação e saúde. A divulgação do resultado final será em 21 de junho. Os resultados estarão disponíveis nos sites:www.processosseletivos.com.br/sombrio e www.sombrio.sc.gov.br

A prefeitura de Sombrio e a Associação Beneditina, congrega-ção das religiosas que administravam o Hospital Dom Joaquim, foram condenados pela Justiça do Trabalho a pagar os direitos trabalhistas aos 49 funcionários demitidos em 2014.

A ação foi impetrada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e Região (Sindisaúde), em setembro de 2014.

A sentença foi dada pelo juiz da vara do trabalho de Araran-guá, de primeira instância, e cabe recurso.

Dívidas do Dom Joaquim

Mais uma etapa do Plano Diretor

O novo gerente regional de infraestrutura, Jocilon Coelho, foi apresentado na tarde de sexta-feira na sede da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, pelo secretário executivo Ivan Ávila.

O engenheiro civil Jocilon Coelho tem 43 anos, é natural de Jacinto Machado e empresário do ramo da construção civil em Araranguá, onde reside. Já prestou serviços ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araranguá e construtoras.

Ele sucede o também engenheiro civil Frederico Leite Perei-ra, que coordenou a gerência regional de Infraestrutura por três anos, desde junho de 2013.

Page 5: Jornal digital 4932_seg_06062016

um serviço melhor na área de fisioterapia, e ganha a equipe de trabalho que vai atuar em melhores condições”, diz Rosane ao lembrar que a fisioterapia também é oferecida nas unidades básicas de saúde dentro do programa de Atenção Básica de Saúde.

Para o prefeito Sandro Roberto Maciel a atenção à saúde tem sido umas das principais linhas de atuação da atual adminis-tração. “Investir em saúde é investir nas pessoas. Este tem sido o foco do nosso trabalho”, comenta o prefeito ao reforçar a parceria com a universi-dade. “A UFSC tem sido uma entusiasta de nossos projetos e isto é ótimo para a cidade”.

A operação da clínica entre prefeitura e UFSC se dá com a locação da sala e alguns equipamentos e profissionais do muni-cípio. Já a universida-

Geral 5Correio do Sul Segunda-feira,

6 de junho de 2016

Espaço ampliado vai aumentar atendimento de pacientes através de parceria entre a prefeitura e a Universidade Federal

> ARARANGUÁ

Na manhã de sexta-feira, a

prefeitura de Araranguá entregou à população a nova Clínica Municipal de Fisioterapia/Clínica Escola, ampliada e em novo endereço. O espaço é fruto de uma parce-ria entre município e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sede Araranguá. Antes instalada na Unidade Central de Saúde Bom Pastor, a clínica está lo-

Clínica de fisioterapia é inauguradaNovo Endereço

³ Inauguração do novo espaço juntou pacientes, funcionários e a comunidade

³Campus do Instituto Federal de Sombrio atrai alunos de toda a região

IFC Sombrio completa dois anos > SOMBRIO

O Campus Avançado Sombrio, do Instituto Federal Catarinense está comemorando dois anos de sua transformação em campus avançado. Presente na cidade desde o ano de 2005, através da oferta de cursos técnicos pela antiga Escola Agro-técnica Federal Sombrio (EAFS), o atual Cam-pus Avançado Sombrio somente recebeu esta denominação em 10 de junho de 2014. Ainda com ligação ao campus de Santa Rosa do Sul,

calizada na Rui Barbosa, ao lado da Praça Hercílio Luz, no centro. O investimento na mudança gira em torno de R$ 150 mil e a inaugu-ração reuniu moradores, pacientes de fisioterapia, autoridades municipais, profissionais da Saúde, professores, acadêmicos e direção da UFSC.

A secretária munici-pal de Saúde, Rosane Ko-chhann, ressalta que a ampliação da clínica era necessária para aumentar o número de atendimentos. “Ganha a população com

Sombrio adquiriu maior autonomia administrativa e pedagógica, possibilitando a qualificação da oferta de cursos no município.

Atualmente a institui-ção atende a cerca de 740 alunos de toda a região, oferecendo cursos de nível técnico e superior. Os cursos técnicos são de Informática e de Hospedagem, ambos integrados ao ensino mé-dio. Já os cursos superiores ofertados aos alunos que já concluíram o ensino médio são de Tecnologia em Redes de Computadores, Tecnolo-gia em Gestão de Turismo e Matemática. Todos são

gratuitos, com ingresso anual e os alunos contam ainda com um programa de assistência estudantil, que concede bolsas e auxí-lios aos carentes.

A pretensão da comu-nidade escolar na atua-lidade é a sua transfor-mação em campus, o que garantiria ainda maior autonomia.

As comemorações do aniversário de dois anos do Campus Avançado Som-brio serão realizadas no dia 14, às 15h30 e 19h, em sua sede, com bolo de ani-versário e show musical para os alunos.

de, através do curso de Fisioterapia, entra com novos equipamentos e funcionando como campo de estágio para os alunos podendo assim receber mais pacientes. “As par-cerias entre o município e a universidade são muito importantes. Parabéns a todos os envolvidos neste projeto que vai beneficiar muito os que precisam

deste tipo de serviço”, diz o diretor do campus ara-ranguaense da UFSC, Eugênio Simão.

Com dois fisioterapeu-tas atuando na clínica, o espaço vai proporcionar que acadêmicos ponham em prática o conhecimento teórico adquirido em sala de aula. “Além dos fisiote-rapeutas, a Clínica Escola vai ter a atuação de esta-

giários sob a supervisão de professores do curso nas áreas de neurologia, geriatria, necessidades especiais, ortopedia, trau-matologia e pneumolo-gia. No próximo semestre a proposta é ampliar o campo de estágio para a área de saúde pública e coletiva”, declara a coor-denadora de estágios da UFSC Gisele Lovatel.

Page 6: Jornal digital 4932_seg_06062016

Publicidade6 Correio do Sul Segunda-feira, 6 de junho de 2016

Page 7: Jornal digital 4932_seg_06062016

executado em parceria com com o Ministério do Turismo.

As obras repagina-ram a área central da cidade, com melhorias que transformaram a avenida Getúlio Vargas no maior Calçadão de Santa Catarina, com quase 600 metros de ex-tensão, sistema de ener-gia e comunicações com cabeamento subterrâ-neo, postes iguais aos da ponte Colombo Machado Sales de Florianópolis, luminárias com lâmpa-das de LED, sistema de drenagem pluvial, pavi-mentação asfáltica, cal-çadas com paver e piso tátil, promovendo maior acessibilidade e ciclovia, contribuindo para a mobi-lidade urbana, projeto de arborização e paisagismo oferecendo mais qualida-de de vida a população e aos visitantes.

O Calçadão Cultural que inicialmente foi cons-truído na avenida Nereu Ramos, num projeto do ex-prefeito Leopoldo Re-nato Alves da Silva e inaugurado em abril de 2000, foi reconstruído

ções culturais e a cerimô-nia de inauguração às 17 horas, na avenida Getú-lio Vargas, proximidades da Igreja Matriz.

O projeto de revita-lização, humanização e adequação turística do Circuito Cultural Religio-so Turístico de Sombrio integra o Programa de Aceleração do Cresci-mento de Sombrio (Pacs)

Geral 7Correio do Sul Segunda-feira,

6 de junho de 2016

Ruas melhoradas

Calçadão será oficialmente entregue a comunidade em meio as comemorações do padroeiro do município Santo Antônio

³Vista aérea do Calçadão e demais ruas e avenidas centrais revitalizadas

³Mães receberam brindes durante o encontro

Circuito Cultural inaugura sábado Cartão Postal

> SOMBRIO

A prefei tura de Sombrio inaugu-

ra no próximo sábado, antevéspera da tradicio-nal festa do padroeiro do município, Santo Antônio de Pádua, o Circuito Cul-tural Religioso. A come-moração terá início pela manhã, com apresenta-

³Prefeito Nelson (direita) com secretário Ivan

Recurso para pavimentação de ruas

> SANTA ROSA DO SUL

Convênio celebrado entre o secretário exe-cutivo da Agência de Desenvolvimento Regio-nal (ADR) de Araranguá Ivan Gabriel Milanez Ávila e o prefeito de San-ta Rosa do Sul Nelson Cardoso de Oliveira tem o objetivo de promover a melhoria da infraes-trutura no perímetro urbano do município, fa-cilitando as condições de tráfego em várias ruas.

O convênio assinado no gabinete da ADR na quinta-feira, prevê a

restauração de vias pú-blicas na região central da cidade com concre-to asfáltico usinado a quente, em área total de 1.469,59m², nas ruas Manoel Pereira, esqui-na com Fermínio Pedro Raupp, rua Tolentino Ramos de Oliveira, ave-nida Alfredo Emerim, rua Alberto Trajano, Manoel Idalino Perei-ra, XV de Novembro e avenida Damásio Peres.

O valor total é de R$ 104.351.46, sendo R$ 100 mil repassados pelo governo do estado e o restante de contrapar-tida da prefeitura.

como previa o plano ori-ginal, na Getúlio Vargas, no trecho entre a rua Antônio Inácio da Rosa até a Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua. A obra com seus mosaicos de cerâmica contando his-tórias e lendas da região, tear, janelas, canoas e bancos para a população usufruir, ganhou uma nova peça. Também em mosaico, presenteada por Podinho e o artista Zé Bandido, ela

retrata o Sagrado Co-ração de Jesus e foi colo-cada em frente à Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua.

As ruas Caetano Lummertz e Santo Antô-nio receberam drenagem pluvial e recuperação asfáltica, calçadas com acessibilidade e sinaliza-ção vertical e horizontal. Outras importantes arté-rias da cidade integram o projeto de obras de revi-talização, como as ruas João José Guimarães, avenida Sant’ Helena, Antônio Inácio da Rosa, Padre João Reitz (entre a Caetano Lummertz e Santo Antônio), Edílio Antônio da Rosa e um trecho da avenida Quin-tino Manoel Domingos. O projeto está com 60% das obras concluídas. “Pode-mos afirmar que um novo Sombrio está nascendo. Uma cidade sustentável, que tem acessibilidade e mobilidade urbana, mo-derna, projetada para o presente e o futuro dos sombrienses”, diz o pre-feito Zênio Cardoso.

Page 8: Jornal digital 4932_seg_06062016

Entretenimento Novelas - Horóscopo - Diversão

NovelasÊta mundo bom - 18h

Haja Coração - 19h

Velho Chico - 21h

Candinho revela a Anastácia o desejo de encontrar seu pai. Cunegundes perde o dinheiro dado por Romeu, que afirma que ficará com metade da fazenda. Maria alerta Celso para a

possibilidade de Sandra ter um novo plano para ficar com a fortu-na de Anastácia. Sandra manipula Araújo e Ilde para que o casal se desentenda. Jack promete encontrar Filomena e Ernani, o pai de Candinho. Tobias convence Lauro a se encontrar com Emma. Candinho acredita que Diana o ajudará com Filomena.

Chico Criatura se emociona ao ver Martim. Cícero expulsa Dalva de seu quarto. Queiroz diz para Afrânio onde Martim está. Padre Benício avisa a Tereza que Afrânio e Martim estão conversando no bar. Iolanda se desespera ao saber

que o marido e o filho estão sozinhos. Afrânio e Martim se en-frentam. Padre Benício e Miguel se surpreendem com a reação de Encarnação. Tereza chega ao bar de Chico Criatura. Santo procura por Tereza ao saber que ela está na cidade.

Francesca se vê obrigada a criar os filhos sem o marido, que desaparece sem dar notícias. Apolo pede Tancinha em casamento. Aparício diz a Enéas que se arrependeu de

ter casado com Teodora e que Rebeca foi o único amor de sua vida. Nair repreende Francesca, que acusa Aparício de ter tirado a vida de Guido. Apolo conta a Adônis que Giovanni foi preso após investigar a morte do pai. Francesca diz às filhas que não foi Giovanni quem explodiu o depósito do Grand Bazzar.

Rapidinhas

Correio do Sul Segunda-feira, 6 de junho de 2016

Áries 21/03 a 20/04Terá um excelente entusiasmo e algumas coisas lhe favore-cerão para isso. Uma dessas coisas será o Sol que iluminará bem o seu caminho. Evite se estressar por qualquer coisa pare e reflita antes.

Leão 21/07 a 20/08

Sagitário 21/11 a 20/12Notará uma divergência de ideias com algumas pessoas de Gêmeos. Mercúrio lhe deixará mais confuso na sua busca de dar sentido a tudo. Buscar um equilíbrio de ideias será a melhor opção.

Gêmeos 21/05 a 20/06Não deve tornar tudo em algo complexo. Tente ser mais simples na forma de pensar e de agir. Júpiter na atividade diante da constelação geminiana fará com que você se sinta mais sozinho e deprimido.

Libra 21/09 a 20/10Os acontecimentos que circundam Saturno libertarão o seu sentido democrático. As energias serão de convergência positiva para as atividades sociais de diálogo. Procure abrir o caminho para novas ideias.

Aquário 21/01 a 18/02

Touro 21/04 a 20/05Alguns problemas dentro do seu planejamento acontecerão. Júpiter será um agente negativo nesta sua empreitada. Não se entregue facilmente a essas dificuldades. Vênus poderá ajudar a superar com perseverança.

Virgem 21/08 a 20/09Uma atividade Lunar impositiva sobre Urano irá trans-formar o seu dia. A sua capacidade de mudar será im-portante para um melhor desenvolvimento do seu dia. Deve buscar na praticidade o caminho para melhorar.

Capricórnio 21/12 a 20/01Buscar a competitividade será de extrema importância para o signo de Capricórnio. Pois Júpiter tende a levar para baixo um pouco sua eficiência. Seja realista e avalie a opções que você tem.

Câncer 21/06 a 20/07Será um dia repleto de emoções, com algumas boas novida-des. Porém Vênus deixa-lo um pouco instável. Tende a ficar mais pegajoso, o que irá afastar algumas pessoas. Tente conter algumas emoções neste dia.

Escorpião 21/10 a 20/11A ideia de transformação cairá sobre você como uma luva. Plutão revelará seu instinto de intensidade. Sua estabilidade pode ser balançada por Vênus que lhe será negativo.

Peixes 19/02 a 20/03Muita amabilidade durante este dia, será cativante para você. Não deve frequentar ambientes de muito baixo astral. Isso poderá ressaltar instintos melancólicos e demasiadamente depreciativos.

Irá impor algumas regras que algumas pessoas levaram como uma ofensa. Pela forte presença de Mercúrio você deve ficar mais atento em determinadas atitudes que você vem tendo neste período.

O autocontrole será uma constante durante um dia com al-gumas perturbações. O Ar lhe ajudará a pensar em aspectos emocionais mais aprofundados. Deve deixar florescer uma energia mais harmoniosa.

Victor & Leo foram um dos principais convi-dados, da última semana, a marcarem presença na sede da rádio Gazeta FM, localizada em São Paulo, para uma entrevista exclusiva e, como não podia deixar de ser, apostaram em seu conhecido charme para as várias fotos que fizeram, no local.

Durante o papo com a equipe do veículo, os cantores sertanejos falaram, entre outras coisas, sobre o sucesso de seu mais recente trabalho, o DVD Irmãos, deixando claro que as grandes es-trelas da gravação foram os centenas de fãs que marcaram presença no grande evento, também realizado na capital paulista.

Claro que um dos principais assuntos do papo foi a participação da dupla no The Voice Kids, programa exibido pela Globo e que, além deles, tinha Ivete Sangalo e Carlinhos Brown como jurados.

“Aprendemos demais com eles, um show de conduta”, afirmou Leo sobre o assunto, sendo logo complementado por Victor. “Era uma ideia de saber lidar não só com as crianças, mas com os pais também”, declarou o cantor.

Aproveitando a entrevista, Victor também comentou, um pouco, sobre a escolha de um tipo de nome artístico (seu nome verdadeiro é Vítor), feita, segundo ele, para diminuir a timidez.

“Rolou uma terapia. Não tinha tempo para ser Vítor, queria ser só artista”, chegou a afirmar ele, na ocasião.

Com sua já conhecida simpatia e alegria de viver, os artistas também aproveitaram a entrevista para contar que foram escolhidos para participar da trilha sonora de um filme protagoni-zado por Murilo Benício e Camila Morgado, com a canção Anjo ou Fera, uma parceria, aliás, que fizeram com a banda Malta. Arrasaram!

Page 9: Jornal digital 4932_seg_06062016

a parceria. “Esta limpeza era uma necessidade para aquele local e através desta colaboração na cedência de mão-de-obra, tivemos redução nos custos e ainda possibilitamos com que es-tas pessoas sintam-se úteis para a sociedade”, destaca.

Nilson Costa disse à di-retora que a reforma geral e ampliação da EEB Catulo da Paixão Cearense estão próximas de serem execu-tadas. Os recursos já estão garantidos pelo governo do estado, na ordem de cerca de R$ 4 milhões. Estão sendo feitas pela empre-sa vencedora da licitação (Confianza) as adequações necessárias ao projeto para aprovação pelo Corpo de Bombeiros de Sombrio, para posteriormente ocor-rer o lançamento do edital que possibilitará o início da obra. A escola funciona provisoriamente em um prédio alugado.

Segurança 9Correio do Sul Segunda-feira,

6 de junho de 2016

Pátio da escola interditada estava abandonado, mas deve ser mantido limpo por determinação do Ministério Público

³Comandante (centro) com Marcelo e Maiara

³Presos estão trabalhando na limpeza do pátio do Catulo, que está interditado

³Leo mostra ferimentos e diz que volta ao hospital

> SOMBRIO

Uma parceria entre o Presídio Regio-

nal de Araranguá e a Agên-cia de Desenvolvimento Regional (ADR) está pos-sibilitando a limpeza do terreno da EEB Catulo da Paixão Cearense, localiza-da no centro de Sombrio, por meio do trabalho de cinco detentos do regime semiaberto.

Acompanhado da di-retora da escola Fabricia Monteiro Caetano Alves e do gerente regional de Educação, Nilson Costa, o secretário executivo da ADR Ivan Gabriel Milanez Ávila, fez uma vistoria ao local na manhã de sexta--feira, onde acompanhou os trabalhos realizados pela equipe sob a vigilância do agente penitenciário Amdrocles de Souza.

Segundo a diretora, embora o prédio do Catulo

Presos fazem faxina no Catulo Necessidade

esteja desativado desde fevereiro de 2015, após interdição, os cerca de 300 alunos ainda utilizam o ginásio de esportes. “Es-tamos muito felizes com esta colaboração da mão--de-obra dos presos. Esta limpeza traz outro ar para este espaço e facilita o trânsito no pátio”, analisa Fabrícia.

O trabalho que inclui corte e recolhimento de grama, poda de árvores, entre outras melhorias, iniciou na última quarta--feira e a previsão é de que tenha continuidade ao longo desta semana. A ação faz parte de um projeto desenvolvido pelo gerente do Presídio Re-gional Adércio José Velter, que beneficiou inúmeras instituições públicas. Para os detentos, a cada três dias trabalhados, um é diminuído da pena.

Ivan Ávila, agradece

PMs são homenageados por trabalho > REGIÃO

Na última quinta--feira,policiais militares do 19º Batalhão foram homenageados pelo co-mando da Polícia Mili-tar de Santa Catarina em realização da ceri-mônia de premiação do Programa Institucional de Reconhecimento e Valorização Profissional (Valorem).

Vinte e dois poli-ciais das 11 regiões poli-ciais militares do estado foram premiados nas categorias proativida-de, por atuação nos con-selhos comunitários e ações preventivas; e na

categoria pronta resposta, por realização de prisões e atendimentos de trânsito.

Pela terceira vez, o cabo Marcelo Pícolo, lo-tado na 3ª companhia, com sede em Turvo, foi o campeão na categoria proatividade.

Já na categoria pronta-resposta a sol-dado Maiara de Oliveira, lotada em Sombrio, foi a primeira colocada da 6ª Região de Polícia Mi-litar, o que abrange 27 municípios do extremo sul catarinense.

³Bombeiro divulga cartaz da nova Costelada

Bombeiros realizam Costelada > ARARANGUÁ

O Corpo de Bom-beiros de Araranguá irá realizar a 2ª Cos-telada do Fogo, no dia 9 de julho ao meio-dia, no Boleiros Beer, lo-calizado atrás da sede recreativa da Dimasa, na SC-447, estrada que liga Araranguá a Morro dos Conventos.

Animam a festa grupo Auto Estima e a dupla Neguinho e Ema-nuel. Os ingressos estão a venda por R$ 40,00 na Styllus Moda Homem, no Center Shopping, na Dimasa Volkswagem e no Paraíso das Noivas.

A renda da festa será revertida em melhorias na estrutura do quartel

e 500 pessoas são espe-radas para prestigiar o evento.

Page 10: Jornal digital 4932_seg_06062016

Fundado em 5 de Junho de 1990 - Dia Mundial do Meio AmbienteJornalista Rolando Christian Sant’ Helena Coelho - Fundador Jornal Correio do Sul

Publicações legais:

[email protected]

Financeiro

[email protected]

Comercial:

l48l [email protected]

Diretor GeralJabson Muller

l48l [email protected]

Diagramação/Arte:

[email protected]

Sul Gráfica

[email protected]

Redação:

[email protected]

Radio 93FM

[email protected]

Circulação/Assinatura

l48l [email protected]

Rua João José Guimarães,176, Centro - Sombrio/SC - Fone: (48) 3533 0870

Editora: GCS Ltda - ME CNPJ 17.467.695/0001-19

Geral10 Correio do Sul Segunda-feira, 6 de junho de 2016

2012 - 67000km - Baú 6x2.25

Primeiro dono R$ 56.000.00

+ 27x R$ 2.000.00

Tratar com Márcio

9985 9798

Caminhão Mercedes Accelo

2011 - 130.000km - Baú 7x2.60

Primeiro dono Entrada R$ 55.000.00

+ 27 X R$ 3.850.00 fixa

Caminhão Wolks Constelation

VENDE-SEEntrada

parcelas fixa+

CONTRATA-SE:

REPRESENTANTES (PJ) PARA AS CIDADES:

Araranguá Criciúma Sombrio

Interessados entrar em contato através do fone: (48) 3381-4400 ou enviar e-mail: [email protected]

Segurança 11Correio do Sul Segunda-feira,

6 de junho de 2016

³Leo mostra ferimentos e diz que volta ao hospital

³Chico foi socorrido pelo Corpo de bombeiros

Gislaine Fontoura

³Polícia Militar pegou o homem ao descer do ônibus e o levou a delegacia

> SOMBRIO

Acontece muita coi-sa estranha neste

mundo, mesmo assim, algumas ainda surpreen-dem.

Como a história regis-trada na madrugada de sexta-feira pelas Polícias Civil e Militar de Sombrio. Um homem de 45 anos que

Homem se entrega achando ser procuradoCada Maluco

pediu para não ser iden-tificado tinha passagem para São Paulo, porém desceu de um ônibus no Restaurante Japonês de Sombrio dizendo que que-ria se entregar a polícia.

Ele contou que vivia há oito anos no Uruguai, se escondendo da polícia brasileira, por acreditar que estava sendo procu-

rado por estelionato. Lá, entrou para uma igreja evangélica e ganhava a vida trabalhando com pintura de carro. Tudo ia bem, mas ele sentia falta da família que tinha ficado no Brasil e nem mesmo um Facebook tinha em seu nome com medo que fosse rastreado. Cansado de se esconder, resolveu voltar para tentar organizar a sua

Fim de greve gera alívio

Carro atropela e fere o dono

> ARARANGUÁ

A greve nas empre-sas de transporte de va-lores de Santa Catarina terminou na maioria das cidades, apenas em Florianópolis os gre-vistas não retornaram as atividades, o que deve acontecer nesta segunda-feira. Os tra-balhadores aceitaram a proposta do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT/SC), que sugeriu um reajuste de 10,5%, tam-bém ficou acordado que os trabalhadores terão ticket de refeição no valor de R$ 29,00 por dia. Inicialmente, a ca-tegoria pedia 12,7% e as empresas ofereciam 9%.

Segundo o sindicato da categoria, Sintravasc, atualmente, no estado

> SOMBRIO

O fato aconteceu por volta das 15h30min com Francisco de Assis da Luz, de 54 anos, o Chi-co da Padaria, morador conhecido na comunida-de de Boa Esperança . Segundo informações do filho, Chico estava na ga-ragem consertando um Golf, com o capô aberto mexendo na parte mecâ-nica do veículo quando ele ligou. O carro estava com a marcha engatada e andou para a frente, atropelando o homem que não teve tempo de sair da frente. Além de machucar o proprietário

os guardas têm um piso salarial de R$ 1.471,00, os motoristas de R$ 1.576,00, os chefes de equipe recebem cerca de R$ 1.700,00. A gre-ve durou toda a semana e causou reflexos nos caixas eletrônicos de bancos e em casas lotéricas.

Na sexta-feira,a repor-tagem do Correio do Sul foi até a Lotérica Araranguá, no Centro da cidade e con-versou com o proprietário Richard de Souza. Ele reve-lou que os clientes estavam com dificuldade de retirar dinheiro do banco para pagarem suas contas e que a maioria usava cartão de débito. A lotérica também limitou o saque em dinhei-ro para R$ 300,00 ou R$ 500,00 por pessoa, pois a procura por este serviço au-mentou em cerca de 20%.

Ainda na sexta-feira, Rosineia Teixeira Rezende Zeferino foi até a lotérica sacar a aposentadoria da

mãe e saiu frustrada. “Saquei R$ 500,00 hoje e vou ter que vir outro dia para sacar mais um pouco”, contou.

Na agência do Banco do Brasil do Centro de Araranguá, havia um cartaz fixado na porta avisando que os saques só poderiam ser feitos até mil reais, pois em razão da greve dos transpor-tadores de valores falta-va dinheiro na agência. Para saque acima de mil reais, os clientes do Ban-co do Brasil deveriam se dirigir à agência de Criciúma.

Uma lei federal de-termina que somente empresas transporta-doras de valores estão autorizadas a realizar o transporte de dinheiro para as agências bancá-rias. A expectativa é de a situação se normalize no máximo até amanhã.

o veículo também quebrou o muro da área da residên-cia, um segundo muro que divide o pátio de Francisco do seu vizinho e por muito pouco não causou danos ao carro do vizinho que estava na garagem próximo ao muro.

Francisco foi conduzi-

do pelos bombeiros para o hospital Dom Joaquim com escoriação nas pernas. O filho explicou a repor-tagem que foi tudo muito rápido, mesmo assim, em pouco tempo amigos do pai já estavam na casa ajudando -o a retirá-lo de debaixo do Golf.

vida. “Eu vim pelo Rio Gran-

de do Sul e já tinha plano de me entregar assim que chegasse em Santa Cata-rina, pois ouvir dizer que a polícia gaúcha é muito violenta. Então falei com o motorista do ônibus que eu era procurado e pedi para que ele parasse de forma discreta em um posto po-licial catarinense, para eu não passar vergonha na frente dos demais passa-geiros”, contou o homem. Ele revelou que conseguiu embarcar para o Brasil com documentos falsos, mas depois jogou-os fora para não ter mais uma acusação contra si.

Ao ouvir o estranho

pedido do passageiro, o motorista do ônibus ficou assustado e chegando em Sombrio entrou em conato com a Polícia Militar, que foi ao Japonês. Os policiais revistaram a mochila do homem, e como ele se dizia procurado pela polícia o conduziram a delegacia. Os policiais civis fizeram uma sucessão de ligações para delegacias do norte do país para ver se o homem era realmente procurado. Não encontraram nada contra ele. O homem então foi liberado e pode seguir a viagem.

“Imagina só, passei oito anos fugindo da polícia e não tinha nada contra mim. O que reforçou mi-

nha decsão de me entregar foi que em uma rodoviária assisti uma reportagem so-bre um homem muito pare-cido comigo sendo procura-do por estupro. Fiz questão de me entregar para não ser envolvido em alguma história e descobri que nada pesava contra mim. Tirei um peso grande de minhas costas e posso seguir minha vida em liberdade”.

Segundo ele, quando morava no norte do Brasil e trabalhava com revenda de carros, surgiu a informação de fraudes envolvendo este tipo de comércio, ele teve problemas e acabou afun-dado em dívidas. Alguém teria dito então que seria preso e ele fugiu.

Page 11: Jornal digital 4932_seg_06062016

Segurança 11Correio do Sul Segunda-feira,

6 de junho de 2016

³Leo mostra ferimentos e diz que volta ao hospital

³Chico foi socorrido pelo Corpo de bombeiros

Gislaine Fontoura

³Polícia Militar pegou o homem ao descer do ônibus e o levou a delegacia

> SOMBRIO

Acontece muita coi-sa estranha neste

mundo, mesmo assim, algumas ainda surpreen-dem.

Como a história regis-trada na madrugada de sexta-feira pelas Polícias Civil e Militar de Sombrio. Um homem de 45 anos que

Homem se entrega achando ser procuradoCada Maluco

pediu para não ser iden-tificado tinha passagem para São Paulo, porém desceu de um ônibus no Restaurante Japonês de Sombrio dizendo que que-ria se entregar a polícia.

Ele contou que vivia há oito anos no Uruguai, se escondendo da polícia brasileira, por acreditar que estava sendo procu-

rado por estelionato. Lá, entrou para uma igreja evangélica e ganhava a vida trabalhando com pintura de carro. Tudo ia bem, mas ele sentia falta da família que tinha ficado no Brasil e nem mesmo um Facebook tinha em seu nome com medo que fosse rastreado. Cansado de se esconder, resolveu voltar para tentar organizar a sua

Fim de greve gera alívio

Carro atropela e fere o dono

> ARARANGUÁ

A greve nas empre-sas de transporte de va-lores de Santa Catarina terminou na maioria das cidades, apenas em Florianópolis os gre-vistas não retornaram as atividades, o que deve acontecer nesta segunda-feira. Os tra-balhadores aceitaram a proposta do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT/SC), que sugeriu um reajuste de 10,5%, tam-bém ficou acordado que os trabalhadores terão ticket de refeição no valor de R$ 29,00 por dia. Inicialmente, a ca-tegoria pedia 12,7% e as empresas ofereciam 9%.

Segundo o sindicato da categoria, Sintravasc, atualmente, no estado

> SOMBRIO

O fato aconteceu por volta das 15h30min com Francisco de Assis da Luz, de 54 anos, o Chi-co da Padaria, morador conhecido na comunida-de de Boa Esperança . Segundo informações do filho, Chico estava na ga-ragem consertando um Golf, com o capô aberto mexendo na parte mecâ-nica do veículo quando ele ligou. O carro estava com a marcha engatada e andou para a frente, atropelando o homem que não teve tempo de sair da frente. Além de machucar o proprietário

os guardas têm um piso salarial de R$ 1.471,00, os motoristas de R$ 1.576,00, os chefes de equipe recebem cerca de R$ 1.700,00. A gre-ve durou toda a semana e causou reflexos nos caixas eletrônicos de bancos e em casas lotéricas.

Na sexta-feira,a repor-tagem do Correio do Sul foi até a Lotérica Araranguá, no Centro da cidade e con-versou com o proprietário Richard de Souza. Ele reve-lou que os clientes estavam com dificuldade de retirar dinheiro do banco para pagarem suas contas e que a maioria usava cartão de débito. A lotérica também limitou o saque em dinhei-ro para R$ 300,00 ou R$ 500,00 por pessoa, pois a procura por este serviço au-mentou em cerca de 20%.

Ainda na sexta-feira, Rosineia Teixeira Rezende Zeferino foi até a lotérica sacar a aposentadoria da

mãe e saiu frustrada. “Saquei R$ 500,00 hoje e vou ter que vir outro dia para sacar mais um pouco”, contou.

Na agência do Banco do Brasil do Centro de Araranguá, havia um cartaz fixado na porta avisando que os saques só poderiam ser feitos até mil reais, pois em razão da greve dos transpor-tadores de valores falta-va dinheiro na agência. Para saque acima de mil reais, os clientes do Ban-co do Brasil deveriam se dirigir à agência de Criciúma.

Uma lei federal de-termina que somente empresas transporta-doras de valores estão autorizadas a realizar o transporte de dinheiro para as agências bancá-rias. A expectativa é de a situação se normalize no máximo até amanhã.

o veículo também quebrou o muro da área da residên-cia, um segundo muro que divide o pátio de Francisco do seu vizinho e por muito pouco não causou danos ao carro do vizinho que estava na garagem próximo ao muro.

Francisco foi conduzi-

do pelos bombeiros para o hospital Dom Joaquim com escoriação nas pernas. O filho explicou a repor-tagem que foi tudo muito rápido, mesmo assim, em pouco tempo amigos do pai já estavam na casa ajudando -o a retirá-lo de debaixo do Golf.

vida. “Eu vim pelo Rio Gran-

de do Sul e já tinha plano de me entregar assim que chegasse em Santa Cata-rina, pois ouvir dizer que a polícia gaúcha é muito violenta. Então falei com o motorista do ônibus que eu era procurado e pedi para que ele parasse de forma discreta em um posto po-licial catarinense, para eu não passar vergonha na frente dos demais passa-geiros”, contou o homem. Ele revelou que conseguiu embarcar para o Brasil com documentos falsos, mas depois jogou-os fora para não ter mais uma acusação contra si.

Ao ouvir o estranho

pedido do passageiro, o motorista do ônibus ficou assustado e chegando em Sombrio entrou em conato com a Polícia Militar, que foi ao Japonês. Os policiais revistaram a mochila do homem, e como ele se dizia procurado pela polícia o conduziram a delegacia. Os policiais civis fizeram uma sucessão de ligações para delegacias do norte do país para ver se o homem era realmente procurado. Não encontraram nada contra ele. O homem então foi liberado e pode seguir a viagem.

“Imagina só, passei oito anos fugindo da polícia e não tinha nada contra mim. O que reforçou mi-

nha decsão de me entregar foi que em uma rodoviária assisti uma reportagem so-bre um homem muito pare-cido comigo sendo procura-do por estupro. Fiz questão de me entregar para não ser envolvido em alguma história e descobri que nada pesava contra mim. Tirei um peso grande de minhas costas e posso seguir minha vida em liberdade”.

Segundo ele, quando morava no norte do Brasil e trabalhava com revenda de carros, surgiu a informação de fraudes envolvendo este tipo de comércio, ele teve problemas e acabou afun-dado em dívidas. Alguém teria dito então que seria preso e ele fugiu.

Page 12: Jornal digital 4932_seg_06062016

Publicidade12 Correio do Sul Segunda-feira, 6 de junho de 2016

Page 13: Jornal digital 4932_seg_06062016

Entrevista 13Correio do Sul Segunda-feira,

6 de junho de 2016

[PeloEstado] - Sob a ótica dos se-tores representados na Fecomér-cio-SC, como o senhor avalia o momento do país?Bruno Breithaupt - O atual mo-mento é de incertezas por conta do esgotamento de um antigo modelo econômico que rendeu seus frutos, mas que se saturou quando os gastos superaram a capacidade de financiamento da economia, a inflação se elevou e os investimentos arrefeceram. Diante disso, o clima atual é de fim de um ciclo, mas sem uma definição clara do que virá do futuro. Aí surge a oportunidade, pois é o momento propício para o setor buscar destravar suas prin-cipais bandeiras, como a reforma tributária e a trabalhista.

[PE] - Qual a sua expectativa para a retomada do equilíbrio e do crescimento econômico?Breithaupt - O principal desafio deste novo governo é a retomada da confiança na economia, com

PeloEstado Entrevista BRUNO BREITHAUPT

Confiança e cautela: essas duas palavras dominaram o vocabulário dos empresários em todo país. A primeira, pela falta - que respingou nos investimentos e no enxugamento das vagas. A segunda balizou o comportamento do consumidor, que comprou menos diante do crédito caro, endividamento e juros altos. Em Santa Catarina não foi diferente. Embora o tombo tenha sido menor por aqui, o estado amargou números bastante negativos: de acordo com o índice de atividade do Banco Central, a economia catarinense retraiu 3,9% em março de 2015, enquanto que a brasileira recuou 6,6%. O desemprego chegou a 6%, diante da média nacional de 10,9%. Mesmo neste cenário conturbado, o presidente da Fecomércio-SC, Bruno Breithaupt, acredita no DNA empreendedor, indicadores diferenciados e economia diversificada, que podem ajudar o estado a sair na frente na retomado do crescimento. “Em Santa Catarina, a crise é sem s”, afirma nessa entrevista exclusiva que concedeu à Coluna Pelo Estado. Ele está na segunda gestão como presidente do Sistema Fecomércio-SC/SESC/SENAC (2010-2014 e 2014-2018) e é diretor-secretário da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Os setores representados pela Fecomércio-SC respondem por 62,4% do PIB do estado e por 70,3% da arrecadação do ICMS atual, além de empregarem 1,4 milhão de pessoas.

uma política voltada ao cres-cimento do mercado interno, acesso ao crédito, juros em que-da, inflação em níveis aceitáveis, elevação da capacidade de inves-timento e produtividade. Com a chegada de Henrique Meirelles no Ministério da Fazenda, que já deu sinais que a busca pelo equilíbrio fiscal será a tônica do governo, a expectativa é que Te-mer anuncie uma nova pauta que permita recuperar os empregos perdidos, reverter o saldo negati-vo de empresas fechadas e a com-pressão das margens de lucro em decorrência da queda do volume de vendas.

[PE] - Que medidas considera es-senciais para que isso ocorra?Breithaupt - O fundamental é dar estímulos à iniciativa privada e assim elevar a produtividade da economia. Com isso, a inflação tende a se estabilizar, os salá-rios poderão crescer de maneira sustentável, garantindo o cresci-

mento do mercado interno, e os juros poderão rumar a patamares condizentes aos praticados no mercado internacional, irrigan-do a economia com mais crédito, motor essencial para o dinamis-mo econômico. O aumento da carga tributária deve ser descar-tado pelo novo governo, visto que penalizaria ainda mais o setor produtivo. Também é necessário racionalizar o gasto público, a in-flação e os juros básicos.

[PE] - Como a crise tem sido per-cebida pela Fecomércio-SC?Breithaupt - Os empresários en-frentaram, em 2015, um dos anos mais amargos da história recen-te, quando ficou evidente o efeito dominó da recessão. O recuo na renda da população e a restrição ao crédito impactou no consumo das famílias e, consequentemen-te, no faturamento das empresas. Com queda recorde no volume de vendas, o varejo catarinense fe-chou mais de 5,5 mil lojas no ano

passado, impactando também no mercado de trabalho. Por fun-cionar como um grande empre-gador, o setor é pilar vital para a manutenção do menor nível de desemprego no país. O indicador aumentou neste primeiro trimes-tre para 6%, mas permanece o mais baixo entre as federações. Em Santa Catarina, a crise é sem ‘s’. Somos uma legião de empre-endedores determinados a supe-rar este cenário conturbado, mo-vidos por inovação, criatividade e estratégia. O estado ainda tem o diferencial de abrigar economia diversificada e ter distribuição de renda mais equilibrada, dois fa-tores que nos colocam à frente de outros mercados.

[PE] - Recentemente, a entidade lançou mais uma Agenda Polí-tica e Legislativa. O que o se-nhor destaca nesse trabalho?Breithaupt - A quarta edição da Agenda Política e Legislativa do Comércio de Bens, Serviços e Tu-

rismo de Santa Catarina foi lan-çada em um momento bastante propício: o primeiro dia do novo governo Temer. A publicação in-titulada “Da agenda da crise à agenda do crescimento” elenca os principais temas para a re-cuperação do país e o raio-x do trabalho legislativo desenvol-vido pela Federação na Assem-bleia. Este momento evidencia o papel essencial da participação social na política e a agenda re-força justamente a necessidade de uma atuação conjunta com o parlamento para fazer Santa Catarina e o Brasil voltarem a crescer, criando empregos e ge-rando riquezas. Em 2015, a Fe-comércio-SC monitorou, atuou e contribuiu com diversas matérias nos mais variados segmentos. Das 648 proposições legislativas apresentadas, a Federação elegeu 111 para acompanhar por serem consideradas potencialmente im-pactantes às empresas do setor terciário.

“Aumento da carga tributária deve ser descartado”

Por Andréa [email protected]: Fecomércio-SC

Em um dos momentos mais emblemáticos da his-tória política e econômica do Brasil, Blumenau reuniu cerca de 1.500 lideranças sindicais de Norte a Sul do país no 32º Congresso Nacional de Sindicatos Pa-tronais, promovido pelo Sindilojas Blumenau, com apoio da Fecomércio-SC e Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Articulação política, novos rumos da economia e qualificação da linha de frente dos sindicatos deram a tônica do evento realizado de 25 a 27 de maio, no Parque Vila Germânica, com a participação de 16 federações e representantes do setor terciário.

Um dos anfitriões do evento, Bruno Breithaupt afir-mou que os empresários são peças-chave para a reto-mada da confiança, do investimento, do emprego e do desenvolvimento econômico e social do país: “Este é um momento de articulação entre os representantes do setor que mais emprega e movimenta a economia”.

Menor índice de desemprego no Brasil, controle das despesas públicas, economia diversificada e indicadores

sociais entre os melhores do país foram alguns dos dife-renciais de Santa Catarina apresentados pelo governa-dor Raimundo Colombo. Ele foi intensamente aplaudido pelo público no momento em que reafirmou o compro-misso de não aumentar a carga tributária, pauta consi-derada prioritária pelo setor.

“Aumentar impostos não é o caminho. Precisamos de uma reação imediata na nova equipe econômica para o ajuste das contas públicas. Em Santa Catarina fizemos mudanças na Previdência estadual para diminuir a fo-lha. Reduzimos os custos dos serviços e estamos perto de um entendimento da renegociação da dívida. Nos pró-ximos meses vamos compactar órgãos para enxugar a máquina pública”, pontuou.

Os próximos passos no Executivo serão essenciais para o Brasil recuperar o rumo do crescimento, confor-me o economista-chefe da CNC e ex-diretor do Banco Central, Carlos Thadeu de Freitas. Para ele, as incerte-zas no governo impactam na volatividade e pessimismo do mercado: “Se tivéssemos uma economia bem gerida e

com mais autonomia nos últimos anos, não estaríamos nessa situação hoje. A conta chegou e agora está sendo paga. Mas, dependendo da credibilidade que o novo go-verno passar ao mercado, podemos ter um segundo se-mestre melhor”, afirma Freitas.

Congresso reúne linha de frente dos sindicatos patronais

Page 14: Jornal digital 4932_seg_06062016

Publicidade14 Correio do Sul Segunda-feira, 6 de junho de 2016

Page 15: Jornal digital 4932_seg_06062016

Publicidade 15Correio do Sul Segunda-feira,

6 de junho de 2016

Page 16: Jornal digital 4932_seg_06062016

Publicações Legais16 Correio do Sul Segunda-feira, 6 de junho de 2016

EDITAL DE INTIMAÇÃOARLINDO EDÍLIO DA ROSA, Titular do TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTOS DE

TÍTULOS desta Comarca de Sombrio, situado na Av. Nereu Ramos, 1300 - Fone (48) 3533-0318 - CEP88960-000, atendimento das 08:00h - 12:00h e 14:00h - 18:00h, faz saber na forma da Lei aos que o presenteEDITAL virem, que se encontram nesse tabelionato para serem protestados, decorrido o prazo legal de 03 (três)dias úteis, por não terem sido encontrados nos endereços fornecidos, ou por se recusarem a tomarconhecimento, os títulos cujos responsáveis estão abaixo discriminados. Ficam esclarecidos, também, de quenesse mesmo prazo poderão apresentar resposta escrita, que não impedirá a lavratura do protesto.PROT. APRESENTANTE / CNPJ DEVEDOR / CNPJ

Prot: 147505; Devedor(es): ABDINO MACEDO - 121.825.830-68, End: Rua Rio de Janeiro, 22, Balneario Gaivota;Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: NOVA GAIVOTA COBRANCAS E ZELADORIA LTDA; Sac:NOVA GAIVOTA COBRANCAS E ZELADORIA LTDA; Tit: 187 ; Apr: BANCO BRADESCO S A; VEN: 10/04/2016;Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: R$ 300,00 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 77,98.Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 46,00 - Condução R$ 16,98 -Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 77,98.

Prot: 147463; Devedor(es): JOEDNA AGUIAR POSSAMAI - 690.800.209-82, End: Rua Pedro, 450, Sombrio; Tip:Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MONSTRINHO IND E COM DE CONFECCOES; Sac: MONSTRINHOIND E COM DE CONFECCOES; Tit: 48057 ; Apr: FCDL; VEN: 05/08/2015; Esp: Duplicata de Venda Mercantilpor Indicação; Val: R$ 393,72 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 51,86. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70- Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 30,00 - Condução R$ 6,86 - Digitalização R$ 0,00- Total EmolumentosR$ 51,86.

Prot: 147537; Devedor(es): JOELSON ROCHA DOS SANTOS - 745.351.299-91, End: Estrada Geral, S/N,Balneario Gaivota; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: LICO MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO LTDAME; Sac: LICO MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO LTDA ME; Tit: E-020198 ; Apr: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL;VEN: 23/05/2016; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: R$ 500,00 + Juros Legais (1% a.m.);Emol.: R$ 88,50. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 46,00 - ConduçãoR$ 27,50 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 88,50.

Prot: 147404; Devedor(es): MARCIA REGINA PIVA HANS - 20.967.910/0001-55, End: Avenida Santa Catarina,537, Balneario Gaivota; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: DANIZAGUE COM EREPRESENTAÇÕES; Sac: DANIZAGUE COM E REPRESENTAÇÕES; Tit: 4178/001 ; Apr: CAIXAECONÔMICA FEDERAL; VEN: 18/05/2016; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: R$ 408,25 +Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 77,98. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 -Diligência R$ 46,00 - Condução R$ 16,98 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 77,98.

Prot: 147504; Devedor(es): RODRIGO MACHADO MARTINS - 922.057.630-91, End: Rua H, S/N, BalnearioGaivota; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: NOVA GAIVOTA COBRANCAS E ZELADORIA LTDA;Sac: NOVA GAIVOTA COBRANCAS E ZELADORIA LTDA; Tit: 209 ; Apr: BANCO BRADESCO S A; VEN:30/04/2016; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: R$ 418,00 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.:R$ 77,98. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 46,00 - Condução R$16,98 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 77,98.

Prot: 147498; Devedor(es): TATIANE DA COSTA SOARES - 829.868.940-20, End: Rua Q, S/N, BalnearioGaivota; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: NOVA GAIVOTA COBRANCAS E ZELADORIA LTDA;Sac: NOVA GAIVOTA COBRANCAS E ZELADORIA LTDA; Tit: 303 ; Apr: BANCO BRADESCO S A; VEN:25/04/2016; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: R$ 345,00 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.:R$ 77,98. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 46,00 - Condução R$16,98 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 77,98.

Certifico, para os devidos fins, que o presente edital foi afixado no mural da serventia em: 06/06/2016.

Sombrio - SC, 06/06/2016ARLINDO EDÍLIO DA ROSA

Page 17: Jornal digital 4932_seg_06062016

Publicações Legais 17Correio do Sul Segunda-feira,

6 de junho de 2016

Page 18: Jornal digital 4932_seg_06062016

equipe.Familiares de Jefi-

nho marcaram presença e as lágrimas de amigos e parentes puderam ser vistas na entrada em campo dos jogadores que carregavam uma faixa para o atleta.

Em campo, vitória do Meninos da Vila por 2 a 0, com dois gols de cabeça do centroavante Mancha.

Confira abaixo os ou-tros resultados do fim de semana:

Rodada é marcada por emoção e homenagem

Segunda-feira, 6 de junho de 2016

³ 06-18-59-62-79CONCURSO 4.101

QUINA 04/06

³ 05-06-12-19-30-60CONCURSO

1.824

MEGA SENA04/06

> SOMBRIO

O Campeonato Mu-nicipal de Som-

brio teve um capítulo de emoção na tarde deste domingo, no jogo entre Meninos da Vila São Luiz e Motivação.

A equipe do Bairro São Luiz aproveitou sua estreia no certame para homenagear o goleiro Jefinho, falecido este ano e que até 2015 jogava na

³ 1º 33697 700.000,00 ³ 2º 37402 38.000,00 ³ 3º 12045 32.000,00 ³ 4º 04231 28.000,00 ³ 5º 13014 24.048,00

CONCURSO 5.081Destino Bilhete Valor do Prêmio (R$)

LOTERIA FEDERAL 04/06

Terceira divisão:Tigres 3 x 1 SambotiTayti 1 x 2 Campo D'águaSanga Negra 2 x 2 JuventusPelada 2 x 1 Raízes Segunda divisão:São Luiz 3 x 0 São José/Amigos da RaizeiraAmigos da Vila 2 x 0 MotivaçãoSão Francisco 6 x 1 NB Primeira divisão:6Caneco 1 x 1 BrasilAmja 5 x 0 Amja BFerruja 3 x 3 Raizeira

Anjos do Futsal recebe uniforme

> ARROIO DO SILVA

O Projeto Anjos do Futsal de Balneário Arroio do Silva rece-beu o novo fardamento que será utilizado nas atividades deste ano. Os treinos da garotada acontecem toda semana na quadra central e o objetivo é formar gran-des cidadãos, além de bons atletas.

O projeto é uma parceria entre Anjo Ti-nhas e Solventes, Unesc e prefeitura e tem como objetivo afastar crian-ças e adolescentes das ruas, ensinando as téc-nicas do futebol de salão e incentivando a prática do esporte colaborando

na formação dos jovens.Atualmente no Ar-

roio do Silva a atividade envolve 40 garotos. O projeto no município é coordenado pelo diretor de esportes Cleberson Vieira (Chico), que conta com o empenho dos pro-fessores Cristiano Lucas Moser e Eron Paim.

Com os uniformes entregues, a garotada entra na quadra com mais estímulo para treinar e se destacar no esporte. Os treinos acontecem nas terças e quintas pela manhã e a tarde. Os kits foram entregues nesta semana na sede da empresa An-jos Tintas, onde cerca de 35 crianças marcaram presença.

Page 19: Jornal digital 4932_seg_06062016

Política 19Correio do Sul Segunda-feira,

6 de junho de 2016

Saem primeiros classificados da Segundona > ARARANGUÁ

Nesse domingo, a rodada do Campe-

onato Municipal de Futebol de Araranguá 2016 - Taça Álvaro Batista Neto, teve as primeiras partidas inicia-das do mata-mata da Série B. Morro dos Conventos passou para as quarta-de--final ao vencer o Avenida por 2 a 1. Já o Centenário também avançou na com-petição ao golear o Villarreal por 4 a 0. Outros sete jogos da Primeira Divisão, Femi-nino e Sub-20, marcaram a rodada na competição.

O evento esportivo é uma promoção da Prefeitu-ra de Araranguá, por meio da Subsecretaria Munici-

pal de Esportes, conta com patrocínio institucional do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, via “Programa Futebol Para Todos”, e tem a coordenação da JB Esportes, do professor José Búrigo.

Pos. Equipes PG J V E D GP GC SG %1 Corinthians 13 6 4 1 1 10 4 6 72.22 Grêmio 13 6 4 1 1 10 4 6 72.23 Internacional 13 6 4 1 1 5 2 3 72.24 Palmeiras 12 6 4 0 2 13 7 6 66.75 Flamengo 10 6 3 1 2 7 6 1 55.66 São Paulo 10 6 3 1 2 5 4 1 55.67 Chapecoense 10 6 2 4 0 10 7 3 55.68 Fluminense 9 6 2 3 1 5 5 0 50.09 Santa Cruz 8 6 2 2 2 11 7 4 44.4

10 Vitória 8 6 2 2 2 7 9 -2 44.411 Santos 7 6 2 1 3 7 6 1 38.912 Ponte Preta 7 6 2 1 3 5 8 -3 38.913 Atlético-PR 7 6 2 1 3 5 9 -4 38.914 Atlético-MG 7 6 1 4 1 8 10 -2 38.915 Figueirense 6 6 1 3 2 6 7 -1 33.316 Sport 5 6 1 2 3 6 9 -3 27.817 América-MG 5 6 1 2 3 5 8 -3 27.818 Cruzeiro 5 6 1 2 3 5 9 -4 27.819 Coritiba 4 6 1 1 4 7 11 -4 22.220 Botafogo 4 6 1 1 4 3 8 -5 22.2

Classificação

16h00 Atlético-PR 1 x 0 Santa Cruz 20h30 Corinthians 2 x 1 Coritiba 20h30 Chapecoense 0 x 0 Fluminense

11h00 Santos 3 x 0 Botafogo11h00 América-MG 1 x 0 Figueirense 16h00 Vitória 1 x 0 Internacional 16h00 Flamengo 1 x 2 Palmeiras 16h00 Grêmio 1 x 0 Ponte Preta16h00 Sport 4 x 4 Atlético-MG 18h30 Cruzeiro 0 x 1 São Paulo

Domingo - 05/06/2016

6ª RodadaSábado - 04/06/2015

BrasileirãoSérie A

19h15 Bahia 3 x 0 Paysandu20h30 Vila Nova-GO 0 x 0 Paraná20h30 Brasil-RS 1 x 1 Luverdense 21h30 Náutico 2 x 0 Joinville

16h00 Sampaio Corrêa 2 x 3 Ceará16h00 Oeste 1 x 0 Criciúma16h00 Londrina 1 x 0 Tupi16h30 Vasco 1 x 0 Goiás 21h00 Atlético-GO 1 x 0 Bragantino 21h00 Avaí 2 x 1 CRB

Sábado - 04/06/2016

6ª RodadaSexta - 03/06/2016

Pos. Equipes PG J V E D GP GC SG %

1 Vasco 16 6 5 1 0 13 4 9 88.92 Atlético-GO 15 6 5 0 1 8 4 4 83.3

3 Bahia 11 6 3 2 1 9 5 4 61.14 Brasil de Pelotas 11 6 3 2 1 7 3 4 61.15 Náutico 10 6 3 1 2 10 4 6 55.66 Avaí 10 6 3 1 2 10 7 3 55.67 Ceará 10 6 3 1 2 12 10 2 55.68 Criciúma 10 6 3 1 2 6 4 2 55.69 CRB 9 6 3 0 3 7 9 -2 50.0

10 Luverdense 9 6 2 3 1 8 7 1 50.011 Londrina 9 6 2 3 1 5 4 1 50.012 Paraná 9 6 2 3 1 5 5 0 50.013 Oeste 8 6 2 2 2 6 6 0 44.414 Joinville 6 6 1 3 2 4 6 -2 33.315 Goiás 5 6 1 2 3 5 8 -3 27.816 Paysandu 5 6 1 2 3 6 13 -7 27.817 Vila Nova 4 6 1 1 4 7 10 -3 22.218 Bragantino 4 6 1 1 4 3 8 -5 22.219 Tupi-MG 3 6 1 0 5 7 8 -1 16.720 Sampaio Corrêa 1 6 0 1 5 3 16 -13 5.6

Classificação

BrasileirãoSérie B

VENDE-SE TERRENO MEDINDO 12X30

RUA OSMAR BECKAUSER, PARQUE DAS AVENIDAS,

SOMBRIO/SCTELEFONE

48 98237110 (TIM)

Em jogo com polêmicas, Grêmio marca no último lance

com Luan e vence a Ponte

Com golaço de Marinho, Vitória quebra série invicta do

Inter e se afasta do Z-4 > PORTO ALEGRE

Cartões amarelos, expulsões, bolas na tra-ve, discussões, polêmi-cas. Faltava só uma coi-sa para Grêmio e Ponte Preta em Porto Alegre. E esse item tão impor-tante saiu no último lance. Aos 49 minutos, já nos acréscimos, Luan soltou uma pancada de perna esquerda e garantiu a reabilitação

> SALVADOR

Rubr-Negro é su-perior aos gaúchos, se aproveita de falhas defensivas do Inter e vence por 1 a 0 no Bar-radão. Leão sobe para a 9ª colocação, enquanto o Inter, após 18 jogos sem perder, deixa a liderança do Brasilei-ro. O jogo no Barradão quase foi um festival de horrores. Erros dos

tricolor no Campeonato Brasileiro, com o 1 a 0 chorado, diante de mais de 15 mil torcedores em sua arena. Os gaúchos, que pressionaram quase o tempo inteiro, empa-tam com Corinthians e Inter na liderança, com 13 pontos. A Macaca, por sua vez, sai do Sul com gosto amargo pela boa atuação defensiva mes-mo com dez em campo. É a terceira derrota da equipe na competição.

dois lados durante os 90 minutos. As prin-cipais chances de gol, inclusive, saíram dos erros defensivos. Levou a melhor quem conse-guiu aproveitar. Com um golaço de Marinho, o Vitória ganhou mais uma no Brasileiro, que-brou a invencibilidade do Internacional e, de quebra, fez com que o time gaúcho deixasse a liderança da compe-tição.

Page 20: Jornal digital 4932_seg_06062016

SEGUNDA-FEIRA, 6 DE JUNHO DE 2016