jornal digital 4867_qua_02032016

20
www.grupocorreiodosul.com.br ANO XXV EDIÇÃO Nº 4.867 QUARTA-FEIRA, 2 DE MARçO DE 2016 R$ 2,00 Grupo 28º 19º Possibilidade de Chuva - Nebulosidade variável com pequena chance de chuva. Previsão para hoje Extremo Sul Catarinense Polícia Geral Geral 11 9 4 Página Página Página Policiais abusam do celular e prejudicam segurança pública Organização espera mais de cem mil pessoas durante festa da padroeira Parceria com IFSC proporciona curso técnico a população Alerta Araranguá Turvo Página Sombrio Alunos voltam as aulas motivados com nova escola

Upload: jornal-correio-do-sul

Post on 21-Jan-2018

437 views

Category:

News & Politics


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal digital 4867_qua_02032016

www.grupocorreiodosul.com.br

ANO XXv EDIÇÃO Nº 4.867quarta-feira, 2 de março de 2016R$ 2,00

Grupo28º 19º

Possibilidade de Chuva - Nebulosidade variável com pequena chance de chuva.

Previsão para hoje Extremo Sul Catarinense

PolíciaGeralGeral1194 PáginaPáginaPágina

Policiais abusam do celular e prejudicam segurança pública

Organização espera mais de cem mil pessoas

durante festa da padroeira

Parceria com IFSC proporciona curso

técnico a população

AlertaAraranguáTurvo

3Página

SombrioAlunos voltam as aulas motivados com nova escola

Page 2: Jornal digital 4867_qua_02032016

³Vereador diz esperar desdobramentos

Rony não concorrerá em 2016 caso seja secretário

Presidente do PP de Araranguá, José Hilson Sasso, diz que sua sigla está fortemente focada em conseguir unir aos progressistas os esforços do PSD e do PR, para a disputa municipal deste ano. Além das duas siglas, Sasso diz que o PP tem feito tratativas com o PTB e o PSDB. “O objetivo é a composição de uma ampla aliança, desde que ela esteja voltada para a busca de resultados, e não de cargos na prefeitura”, alfineta, referindo-se a outras composições. De acordo com ele, outros partidos têm sido sondados, mas em princípio PSD, PR, PTB e PSDB são as siglas mais próximas de um projeto que envolva o nome do ex-prefeito Ma-riano Mazzuco (PP) para a disputa da prefeitura. Ele também não descarta a possibilidade de uma aproximação com o PRB e até com o PMDB. “Mas isto já fica em nível de conversa totalmente informal. De repente dá certo, de repente não dá. Tudo depende dos desdobramen-tos”, comenta.

Conversando

Oposição ao governo do prefeito de Sombrio Zênio Cardoso (PMDB) está adiantando de forma demasiada a dis-cussão envolvendo a possível parceria a ser firmada entre o Samae e a Casan. O Projeto de Lei que tratará do assunto ainda nem chegou na Câmara Municipal e o tempo já está fechado há um mês no legislativo. Já teve até ordem de prisão contra manifestante por parte da Mesa Diretora. No fim das contas, quando a discussão for de fato oficializada, a oposi-ção já estará desgastada em sua retórica, e sem poder de convencimento junto a população. A bem da verdade, ninguém sabe ao certo o teor do contrato a ser possivelmente firmado entre o Samae e a Casan. Por conta disto a oposição se limita a dizer que o Samae vai ser vendido e que o município terá prejuízo com isto. O problema é que esta fala é vazia, justamente pela falta de argumen-tos concretos, que só existirão depois de apresentado o projeto na Câmara.

Fora de tempo

Aritmética

Disposto

ADVOCACIA EMPRESARIALFONE: (48) 3533-0145

“Agora que o pobre sabe como é o sabor da carne, não vai querer voltar para o feijão, arroz e ovo todo dia”.

Correio do Sul Quarta-feira,

2 de março de 2016

[email protected]

(48) 9945.6787

Lula da Silva (1945)Ex-presidente do Brasil

PMDB deverá ser o partido com maior número de candidaturas a prefeito em nossa região este ano. Sigla está se preparando para lançar 13 candidatos na cabeça de chapa majoritária. Partido é seguido pelo PP, que pretende lançar dez candidatos a prefeito. Em terceiro vem o PSD, que almeja o lançamento de sete candidatos. O PT prevê o lançamento de três. O PSDB tem uma candidatura consolidada, a exemplo do PSB. No que diz respeito às alianças, há composição para todos os gostos. De todo modo, PMDB e PP continuam sendo os prin-cipais adversários mútuos. Os partidos que mais se sintonizam, tanto com pe-emedebistas quanto com progressistas, são o PSD e o PSDB. O PP deverá ser o partido que mais conseguirá aumentar o número de prefeituras a partir da elei-ção deste ano. A sigla comanda apenas dois municípios, mas neste pleito tem chances reais em pelo menos seis, e tende a eleger quatro.

Vice-prefeito de Jacinto Machado, Adelor Emerich (PP), diz estar total-mente a disposição de seu partido para disputar a prefeitura este ano. Neste projeto, ressalta que pretende contar com o apoio dos partidos de sua coli-gação, que ajudaram a eleger por dois mandatos o prefeito Antônio de Fáveri (PT). Em princípio, o que tem sido costu-rado em Jacinto Machado, pela situação, é uma dobradinha entre o PP e o PT. De todo modo, Adelor diz ter consciência que não basta ter vontade. “Se o PSD quiser lançar o Valdomiro Recco tudo precisaria ser repensado. Em princípio ele diz que não é candidato, mas em política as coisas mudam muito rápido. Se ele quiser concorrer, tendo o apoio de nossa coligação, precisamos reavaliar todo o quadro que hoje está previamente montado”, comenta. Interessante que Valdomiro tem a simpatia tanto do PP quando do PMDB, que hoje é oposição aos progressistas.

do partido na disputa deste ano.Caso Rony da Silva seja confirmado

na ADR e desista de qualquer pretensão eleitoral este ano, o grupo político coman-dado por César Cesa e por Anísio Prêmoli, dentro do PMDB de Araranguá, ganhará mais força diante do pleito de Outubro. É que a bem da verdade, Rony ainda é o único nome de notoriedade dentro do partido que tem levantado a hipótese de um caminho alternativo para os peemede-bistas neste ano. A maioria absoluta dos que compartilhavam deste pensamento deixaram o PMDB no ano passado, a exemplo dos ex-vereadores Neno Fontou-ra e Gato Preto, e dos ex-presidentes do partido, Luiz Gonzaga Pereira e Carlos Machado. César e Anísio têm batido na tecla da candidatura própria, já Rony vinha se esforçando por uma composição ligada a Sandro Maciel.

A expectativa é que até o final desta semana o governo estadual oficialize o nome que comandará a ADR. “De repente na quinta-feira já saibamos o que irá acon-tecer. Por enquanto tudo é um mistério”, comenta ele, em tom de brincadeira.

Presidente da Câmara Muni-cipal de Araranguá, Rony da Silva (PMDB), disse que abri-rá mão de qualquer pretensão

eleitoral neste ano caso seja confirmado como novo secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional, a ADR. De acordo com ele, o movimento em prol de seu nome surgiu de modo natural, como uma forma de achar um ponto de equi-líbrio entre as indicações do empresário araranguaense César Cesa (PMDB) e o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Sombrio, Luiz Pedro Pereira (PMDB), cotados para substituir Ademir da Silva, o Dema, no comando do órgão. “Não estou disputando a indicação com ninguém. Fui sondado sobre a possibilidade de assumir a ADR e disse que estaria a disposição. Se der certo fico muito contente, mas se não der, a vida continua normalmente”, comenta Rony.

De acordo com ele, se sua indicação for confirmada pelo Governo do Estado, seu nome estaria fora de qualquer arti-culação com vistas ao pleito municipal deste ano. Em tese isto nem teria sentido. Para concorrer à reeleição, Rony poderia ficar no máximo até o dia 1º de abril como secretário executivo da ADR. Se a disputa se desse para prefeito, ou vice, o prazo para a desincompatibilização é estendido até 1º de junho.

Candidato natural à reeleição, Rony tem apostado também em uma composi-ção majoritária. Neste sentido está aliado ao prefeito Sandro Maciel (PT). Mesmo sem afirmar isto de forma categórica, o vereador tem se esforçado nos bastidores por uma dobradinha entre PT e PMDB, não necessariamente nesta ordem. O representante peemedebista na chapa seria ele próprio.

O PT de Sandro Maciel também não esconde seu apreço por Rony da Silva, tan-to que a base aliada do governo o elegeu presidente da Câmara Municipal. Além de tranquilidade na Câmara, o PT também almejava ter Rony como candidato a vice

Page 3: Jornal digital 4867_qua_02032016

para as aulas ao lado do pai, maravilhado com a mudança. “Ficou bonita. Eu tava com saudade do colégio já e louco para estudar aqui neste novo”, disse o menino.

Para os pais a escola também motiva e os deixa mais tranquilos quanto a segurança e a qualida-de de ensino. “A antiga estava muito velha, com pouco espaço, a quadra até perigosa e agora está tudo muito lindo e isso nos deixa bem mais seguros de que nossas crianças es-tão em boas mãos”, disse Jacira Borges Dias, mãe de Iasmin, estudante do

Educação 3Correio do Sul Quarta-feira,

2 de março de 2016

> Sombrio

Começou ontem,em Sombrio, o ano

letivo com melhor estru-tura em funcionamento. A Escola de Ensino Básico Municipal Antônio Stuart, da comunidade de Retiro da União, recebeu os alu-nos para o primeiro dia de aula, dos estudantes e do novo prédio.

A escola atual, nos fundos da antiga, que será demolida, conta com seis salas de aula, um ginásio, área de lazer e refeitório coberto, sala de professores e de apoio, co-zinha, enfim, tudo o que é necessário a funcionários e alunos.

“Muito bom propor-cionar a quem mora no interior um ambiente de qualidade, dar condições as famílias de continuar morando onde gostam, com os filhos por perto”, disse o prefeito Zênio Car-doso, que foi recepcionar os alunos às 7horas da manhã desta terça-feira.

O primeiro a rece-ber os cumprimentos do prefeito foi Stailan João Rosa da Silva, que chegou

Aulas começam na nova escola

Bem Melhor

Prédio no Retiro já está sendo usado em substituição ao antigo, que será demolido. Alunos comemoram a mudança

³Prefeito Zênio esteve recepcionando os estudantes

³ Inauguração da escola beneficia os alunos

lugar para se aprender”. O secretário de Edu-

cação, Cultura e Esportes Valmir Possamai falou dos investimentos na área educacional, a melhoria do Ideb (Índice de Desenvolvi-mento da Educação Básica) que ultrapassou a meta do Ministério da Educação e afirmou que a tendência é de melhorar ainda mais a qualidade de ensino e de vida do professor.

O prefeito Antônio João de Fáveri foi breve em seu

> Jacinto machado

A prefeitura de Jacin-to Machado, em convênio com o Fundeb e recursos próprios do IPTU, entre-gou, na segunda-feira, o novo prédio de dois anda-res da Escola Municipal Arizona. A solenidade realizada em frente a obra, foi prestigiada por autoridades municipais, lideranças, secretários, vereador, diretores e co-munidade.

A diretora da escola, professora Cristiani To-netto, demonstrou sua emoção com a melhoria, assim como o presidente da Associação de Pais e Professores. O vice--prefeito Adelor Emerich lembrou o que era o bairro Arizona e como está hoje, “com boa escola e uma população que aumenta a cada ano”, disse. Adelor mora no bairro Paraguai e a filha estuda na escola Arizona. “Fico feliz, pois ela está num excelente

Prédio escolar é inaugurado discurso. “ Todos que fala-ram contaram um pouco da história da EMEB Arizona e para mim, como educador e prefeito, poder inaugurar uma obra desta grandeza não tem preço. Em breve entregaremos um novo bloco para a escola Albino Zanatta”, anunciou.

A próxima inaugu-ração da administração municipal será no dia 19, com a entrega do novo Complexo Esportivo Albino Zanatta.

quarto ano. “Minha filha estudava na Garuva, uma escola muto boa também, bem cuidada, mas como está agora no 5º ano, pre-cisamos trazê-la para cá, ainda bem que com uma escola linda, nova e que vai proporcionar boa edu-cação a ela”, disse Sirlei mendes Mariano, mãe de Raísa Emanuele.

Os professores tam-bém se mostravam felizes, lembrando a influência no dia a dia que um bom pré-dio proporciona. “A auto estima nossa, dos alunos e dos pais melhora. O em-penho nas aulas também aumenta, a segurança das crianças permite que as aulas sejam ainda melho-res”, opina a professora Soraia Raupp Rabelo.

A inauguração oficial do prédio deve acontecer ainda este mês, após a finalização da quadra que está em fase de pintura e do plantio da grama.

Na obra, da quadra e da escola, foram investi-dos mais de R$1,5 milhão.

³Primeiro dia de aula do ano foi bem tranquilo

de, passando por capacitação e planejamento. “São muitos profissionais, os monitores, motoristas dos ônibus, profes-sores, auxiliares, secretárias, enfim, cada um fazendo o seu papel com excelência teremos um ano de sucesso” frisa Rosinéa.

Para a pequena Lorena Scherer, que entrou no primei-

> balneário Gaivota

Começaram ontem as aulas para os alunos da rede municipal de ensino em Balneário Gaivota.

Ansiedade para os alunos do primeiro ano, tempo de rever os colegas para os ‘veteranos’ e expec-tativa ao conhecer os no-vos colegas para todos, são os sentimentos comuns no início do ano letivo.

De acordo com a se-cretária de Educação Rosi-néa Alves Ferreira, a rede municipal possui aproxi-madamente mil alunos que voltaram as salas de aula neste dia primeiro.

Os professores e fun-cionários, no entanto, es-tão há 15 dias em ativida-

Ano letivo inicia no município ro ano, o ano letivo começou bem: “gostei muito,ainda mais que pude rever meus colegas do pré”. Lorena já frequentava a rede de ensi-no no CEI Tia Benta e agora na escola Darcy Ribeiro reencontrou seus amigos.

Balneário Gaivota pos-suiu duas escolas munici-pais.

Page 4: Jornal digital 4867_qua_02032016

Elias, as aulas já têm um objetivo claro. “Terminei o terceiro ano do ensino mé-dio e não tive oportunidade de me aperfeiçoar antes por que era menor de idade e minha mãe estava com problemas de saúde. Agora já fiz 18 anos e quero ir adiante. Me interessei pois gosto muito de desenho. Devido a não ter nenhu-ma profissão, encaro isso como um aprendizado para uma carreira e pretendo encontrar algum emprego na área”, planeja a moça. Enquanto para a jovem esse curso é um início, para Isolene Daniel Panato é um recomeço. Depois de duas décadas longe dos cadernos, ela decidiu voltar a estudar e se profissionali-zar. “Sempre tive vontade de voltar a estudar. Pelo próprio conhecimento mes-mo, nem tanto para exer-cer, e agora que os filhos já estão crescidos, posso recomeçar. Aí se pensa, eu não tenho mais idade para isso, mas conhecimento é uma coisa que se leva para a vida toda, independente da idade”,diz animada.

Apesar de eletrome-cânica ser um universo considerado masculino, as futuras técnicas em de-senho em eletromecânica mostram que sabem o que querem: fazer seu próprio futuro ser melhor.

Geral4 Correio do Sul Quarta-feira, 2 de março de 2016

Aline Bauer

Aposta no futuro

Foi realizada nesta terça-feira a aula inaugural do Instituto com qualificação em técnico em desenho em eletromecânica

ra Barbosa, explicou o ob-jetivo inicial do Instituto ao levar uma extensão para fora de Araranguá. “Nossa missão é fazer parcerias com a região para expandir ainda mais a preparação profissional, para assim desenvolver a região em diferentes eixos. É uma parceria que já está há al-gum tempo se construindo e queremos que se fortale-ça cada vez mais trazendo novos cursos”, comentou.

Algumas autoridades estiveram presentes na aula inaugural, que acon-teceu na manhã desta terça-feira no auditório da prefeitura de Turvo. Den-tre elas, o prefeito Ronaldo Carlessi, que ressaltou o valor de uma iniciativa dessa amplitude. “Havia uma dificuldade de nosso município se desenvolver. Percebemos por outras regiões, que elas cresce-ram porque investiram no conhecimento. Se nós não nos qualificarmos, vamos ficar para trás”, disse.

Os encontros de estu-do acontecerão três vezes por semana, durante dois meses. De acordo da re-ceptividade dos alunos, o curso poderá se tornar mais avançado. No que de-pender de Tainara Lodetti

> Turvo

Foi dado o pontapé inicial para o cur-

so de desenho técnico em eletromecânica em Turvo, na noite de ontem. O curso é fruto de um convênio do Instituto Federal de San-ta Catarina (IFSC) e vai atender, nesse primeiro momento,a 25 alunos, mas foram mais de 90 inscritos.

Segundo a vereadora Gisele Baesso, a cidade se localiza estrategicamen-te no centro da região, e assim, o curso beneficia todos os municípios, já que é aberto a estudantes de fora. “Turvo é centrali-zado, e essa qualificação formará profissionais que poderão trabalhar em em-presas que queiram vir para cá”, defendeu. Ainda de acordo com a vereadora, nenhum critério é decisivo para aceitação nas aulas que serão ministradas em uma sala do EJA (Ensino de Jovens e Adultos). “O candidato entra por sor-teio feito pelo IFSC em Florianópolis. A prefeitura cede o espaço e cuida do pagamento do professor. A parte de certificado é com o IFSC”, conta.

A diretora geral do campus, Mirtes Lia Perei-

IFSC e prefeitura se unem em cursoParceria

³Libânia é presidente da creche Maria Tiskoski

³Aula inaugural na prefeitura serviu para entrosar alunos e esclarecer objetivos

quanto mais tempo a mãe ficar longe, melhor. É claro que, nos primeiros dias, se houver alguém que possa vir buscar mais cedo, tal-vez meio dia, e depois ir vindo mais tarde, dia após dia, a criança acostuma. Mas isso é indicado ape-nas na primeira semana.

C.S: Existe idade

certa para colocar uma criança na creche?

Libânia: Quanto mais cedo, melhor. Aceitamos crianças de até quatro meses. Elas se adaptam melhor.

C.S: Do que as crian-

ças mais sentem falta nesse período?

Libânia: Sem dúvi-da da presença da mãe. Aqueles que falam cos-tumam chamar a mãe. Dependendo da idade, a gente explica que a mãe está trabalhando. Aqui temos pouquíssimos casos com problemas para se adaptar. Alguns comem pouco no início, no outro dia comem melhor.

C.S: Algumas crian-

> Sombrio

O momento em que mães, pais e filhos têm de se separar devido ao trabalho é delicado e costuma ser cercado de cuidados. Muitas mães ficam com sentimento de culpa e as crianças podem demorar a se acostumar a ficar em uma creche.

Para dar dicas sobre como agir nesse mo-mento de adaptação, a professora Libânia Luchina, que há 26 anos trabalha nas áreas ad-ministrativa e pedagógi-ca de um centro de edu-cação infantil público em Sombrio, conversou com o Correio do Sul.Acompanhe.

C.S: Como as mães

costumam agir ao dei-xar as crianças na cre-che?

Libânia: Há mães e mães, sabe? Algumas só querem conseguir a vaga, outras já ficam com o coração apertado. Tem uma coisa que a gente sempre diz: aqui não é um porão para deixar um filho e ir tra-balhar. Aqui se educa e se cuida das crianças. Por outro lado, quando a mãe fica com aquele aperto no peito, a gente questiona se ela prefere deixar em casa, com al-gum parente, ou conos-co. Aqui temos muitos olhos tomando conta das crianças.

C.S: Como o res-

ponsável deve agir nos primeiros dias da adap-tação das crianças?

Libânia: Algumas mães perguntam se po-dem vir enquanto não estão trabalhando ain-da, mas eu acredito que seja como um reforço. Cada vez que a criança vê a mãe, ela volta a chorar porque acha que ela veio buscá-la. Então,

O caminho de adaptação a creche ças sentem tanto a se-paração que podem ter febre. O que é feito nesses casos?

Libânia: Hoje já não é permitido dar qual-quer medicamento para a criança. Supondo que ela está com febre, só a mãe é que pode dar o remédio. Nós fazemos uma entrevista no ato da matrícula e anota-mos tudo o que a criança usa, se tem algum tipo de alergia. Então esse tipo de problema só é resolvido se a mãe vir até aqui.

C.S: O que é traba-

lhado com as crianças de apenas alguns me-ses?

Libânia: Costuma-mos colocá-los diante do espelho, ensiná-los sobre o próprio corpo. Também colocamos ví-deos e filmes para que eles aprendam sobre outros seres, além de ensiná-los a falar de for-ma correta, o que é mui-to importante. Aqui eles brincam aprendendo e aprendem brincando.

Page 5: Jornal digital 4867_qua_02032016

conhecer nosso trabalho e apresentando as ativida-des na área de grupos que terão no Sesc este ano”, adianta Cleonice.

De acordo com a facili-tadora, o Sesc trabalhará com os grupos de canto-ria, atualização da pessoa idosa (Grupati), ativação, que trabalha a memória; grupos de dança circular e dança sênior, onde serão trabalhados coordenação motora, memória e sociali-zação e o Projeto Idoso Em-preendedor (informática).

Conforme Cleonice, al-guns grupos são específicos para uma certa idade e em outros é possível qualquer pessoa participar.

Geral 5Correio do Sul Quarta-feira,

2 de março de 2016

Gislaine Fontoura

Sesc lança ação social com grupos

Ano Novo

> ArArAnguá

Nesta quarta-feira, a unidade do Ser-

viço Social do Comércio (Sesc) de Araranguá esta-rá realizando o lançamen-to do Trabalho Social com Grupos. Este é o segundo ano que a ação é realizada em Araranguá e tem foco na integração e sociali-zação. Nos encontros os participantes vivenciam, por meio de dinâmicas, dança, canto e inclusão digital, novos projetos de vida, ativação da memó-

ria, entre outros benefícios.O evento de lançamen-

to iniciará às 14h30min e terá realização de dan-ça sênior com os partici-pantes, apresentação das propostas para este ano, apresentação do vídeo dos melhores momentos dos grupos de 2015, apresen-tação teatral do Clov"s O Internacionável e dos es-paços da unidade, além de uma mesa de frutas para confraternização.

Em Araranguá, os gru-pos da área de assistência são coordenados pela facili-tadora Cleonice Canto, que explica as atividades de hoje. “Estaremos receben-do às pessoas que queiram

³Grupo ajuda pessoas de mais idade a manter uma vida ativa e independente

Nenhum homem é uma ilha

ProcóPio Lamarca

Nenhum homem é uma ilha. A frase é do inglês John Donne, escrita em

1624, e quatrocentos anos de-pois continua sendo uma das mais citadas nos livros de auto-ajuda. E uma das mais conhe-cidas pela população comum.

A poesia de Donne conti-nuava com outra frase célebre: a morte de qualquer homem me diminui, porque sou parte do gênero humano. Também esta sentença aparece com frequência nos textos de auto-ajuda, principalmente do estilo de autoajuda espiritual. É me-nos conhecida das pessoas de maneira geral, porém. Não estou falando daquela autoaju-da necessariamente religiosa, mas voltada àquelas questões da alma que sempre preocupa-ram a humanidade. Entra neste campo a perda de alguém queri-do, a dificuldade de viver com os próprios defeitos e os alheios, e o medo da morte. Além da frustração diante de uma vida que se esperava diferente e se mostrou sempre tão igual.

São questões que nem sempre têm respostas e mesmo assim as pessoas continuam perguntando e buscando ma-neiras de seguir adiante com as dúvidas.

Uma olhada em qualquer lista de livros mais vendidos no país comprova a supremacia da autoajuda como preferida. Justiça seja feita, em outros pa-íses é assim também. Nenhum

homem ou mulher, de qualquer era, esteve livre de sentir so-lidão e angústia. Parece que agora estes sentimentos estão mais presentes, ou as pessoas dão mais atenção a eles, e para combatê-los, dá-lhe autoajuda, fora os que apelam para os tar-jas pretas.

E tem autoajuda de todo tipo e gosto, como o famosís-simo O Monge e o Executivo, que é de 2004, mas até hoje se mantém na dianteira; e Jesus,o Maior Psicólogo que já Existiu, que também mantém liderança até hoje, além das obras dos pa-dres Marcelo Rossi e Fábio de Melo. Isso sem falar no eterno best seller O Pequeno Príncipe. Quem mumca disse: tu te tor-nas eternamente responsável por aquilo que cativas.

Os livros de autoajuda cos-tumam ser recheados de frases feitas e superficiais, como “Só o amor faz ser livre, porque quebra os cativeiros que nos aprisionam”. Na prática isso não quer dizer nada, mesmo assim funciona para muita gente. Se elas se sentem me-lhor, ótimo. Quando alguém se sente feliz, toda a humanidade melhora. Olha eu dando dica de autoajuda. Pois é, não é à toa que um dos primeiros livros do gênero sobrevive até hoje. Ele se chama Minutos de Sabedoria e oferece pequenas doses diárias de autoajuda. Na verdade, nada melhor do que ter pelo menos um minuto de sabedoria por dia.

³Recuperação da tubulação começou nesta terça

> ArArAnguá

A prefeitura de Ara-ranguá iniciou os traba-lhos de recuperação de trecho da parte baixa da avenida XV de Novem-bro, próximo ao Ginásio Bolha. A recuperação da tubulação iniciou nesta terça-feira e além de sanar problemas na rede pluvial, haverá a recupe-ração do trecho.

De acordo com o se-cretário de Obras Luiz Gonzaga Pereira, os tra-balhos eram necessários por conta do afunda-mento da pista. “Havia uma problema grave na rede pluvial em função de infiltração na rede de

Secretaria recupera trecho da avenida tubulação”, comenta.

Além de obra na XV, a secretaria também tra-balhou na fixação de bar-ranco do Rio Araranguá, na avenida Cel. Apoliná-rio Pereira. A recupera-

ção, segundo Gonzaga, serviu para corrigir um acidente natural e vai favorecer nos trabalhos de pavimentação da ave-nida, no bairro Vila São José.

Page 6: Jornal digital 4867_qua_02032016

Fundado em 5 de Junho de 1990 - Dia Mundial do Meio AmbienteJornalista Rolando Christian Sant’ Helena Coelho - Fundador Jornal Correio do Sul

Publicações legais:

[email protected]

Financeiro

[email protected]

Comercial:

l48l [email protected]

Diretor GeralJabson Muller

l48l [email protected]

Diagramação/Arte:

[email protected]

Sul Gráfica

[email protected]

Redação:

[email protected]

Radio 93FM

[email protected]

Circulação/Assinatura

l48l [email protected]

Rua João José Guimarães,176, Centro - Sombrio/SC - Fone: (48) 3533 0870

Editora: GCS Ltda - ME CNPJ 17.467.695/0001-19

C.S. Empresa Jornalística LTDA.

Geral6 Correio do Sul Quarta-feira, 2 de março de 2016

Planalto reage à ação de SCPeloEstado

O Palácio do Planalto já reagiu à decisão de Santa Catarina de deposi-tar em juízo a parcela de fevereiro da dívida do Estado com a União, no valor de R$ 89 milhões, e de recorrer ao Supremo Tribunal Fe-

deral (STF) para que aceite o mandado de segurança que pede revisão da forma de cálculo da dívida, com base em juros sobre juros. Ao final da entrevista coletiva concedida ontem pela manhã na Casa D’Agronômica, para explicar a decisão à imprensa, o governador Raimundo Colombo re-cebeu convite da parte da presidente Dilma Rousseff para uma reunião de governadores, na sexta-feira (4), em Brasília, na qual o assunto será trata-do. ICMS e Reforma Fiscal também constam da pauta. Em 1998, a consoli-dação da dívida pública do Estado com a União ficou em R$ 4,165 bilhões no contrato de refinanciamento. De lá para cá, Santa Catarina já pagou R$ 12,950 bilhões e, mantida a forma de cálculo de correção do governo federal, ainda deve R$ 9,080 bilhões. “Em 2018, quando esse contrato aca-bar, ainda teremos resíduo dessa dívida”, reclamou o governador, que re-cebeu a imprensa com o vice-governador Eduardo Moreira, o secretário da Fazenda, Antônio Gavazzoni, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio, e o procurador-geral do Estado, João dos Passos Martins. Só os R$ 89 milhões depositados ontem seriam suficientes para a construção de 18 novas escolas para receber 1.200 alunos cada.

Direito Colombo reforçou várias vezes que não se trata de um calote do Esta-do contra a União, mas da busca de um direito e de Justiça. Gavazzoni foi na mesma linha: “Não é falta de dinheiro. Temos recursos, tanto que foi feito o depósito. Mas não concordamos com o cálculo”. Eles também destacaram que esperam pressão por parte do governo federal, mas não represália. De acordo com o governador, todos os repasses de recursos do governo federal para o Esta-do ocorrem dentro do previsto.

Omissão Secretário Gavazzoni disse que desde o ano passado vem sendo cobra-do um posicionamento sobre os aditivos. “Questionamos no Banco do Brasil e no Tesouro Nacional, mas até hoje não tive-mos resposta. Há uma omissão grave que não nos permite tomar decisões.” Ele afir-mou estar consciente dos riscos da decisão: “Sabemos que a União pode nos bloquear e exigir a cobrança dos R$ 89 milhões de forma compulsória nas nossas contas”.

Na Assembleia Ainda na manhã de on-tem, os deputados estaduais foram à Casa D’Agronômica para receber mais infor-mações sobre as decisões do Executivo. Deputado Merisio explicou que no final de dezembro de 2015 foi aprovada a au-torização para o governo negociar a dí-vida com a União levando em conta a lei apresentada pelo governo federal e apro-

vada no Congresso. “Mas um decreto do próprio governo federal mudou tudo e nós estamos agora proibindo o Estado de assinar aditivos que não estejam em con-formidade com a lei complementar apro-vada e também a suspender o pagamento da dívida.” Para Merisio, trata-se de uma demonstração clara de “apoio para uma medida de Estado, e não de governo”.

Socorro Deputa Angela Albino (PCdoB-SC) apresentou proposta que pode au-mentar a arrecadação dos municípios. Trata-se do Projeto de Lei Complemen-tar (PLC 229/2016) para estabelecer o local de cobrança do Imposto sobre Ser-viços de Qualquer Natureza (ISS) nas operações com cartões de crédito, débito e congêneres e disciplinar a cooperação de informações entre a União e os mu-nicípios para a fiscalização do imposto. A matéria tem amparo legal no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Rodo do PR Depois de conseguir a filiação do deputado Maurício Eskudlark (agora ex-PSD), o Partido da República (PR) con-quistou o empresário Nilson Berlanda, primeiro suplente de deputado estadual na coligação governista. Berlanda alegou estar sem espaço no DEM e vai procurar representar a região de Curitibanos na Assembleia. A ficha foi abonada pelo ve-reador Márcio Poletto, presidente do PR de Curitibanos.

Andréa Leonora �lor�an��ol��� ���lor�an��ol��� �� 02Mar16

MilhodetremGoverno do Estado e inicia-tiva privada buscam alterna-tivas para diminuir os custos do milho em Santa Catarina. Com a saca em média a R$ 40,00, e tendência de alta, au-menta o custo de produção do setor produtivo de aves, suínos e bovinos. Uma das saídas é utilizar a ma-lha ferroviária para transportar o grão de Goiás ou Mato Grosso até Lages, de onde sairá em caminhões para as agroindústrias ou produtores no Oeste. On-tem, logo depois do encontro com a imprensa, o governador Colombo, o vice Eduardo Moreira e o secretário da Agricultura, Moacir Sopelsa receberam o presidente da Rumo/ALL, Júlio Fontana, além de lideranças e técnicos ligados ao agronegócio para discutir o projeto. O governador acredita que a melhoria da malha ferroviária seria uma solução para a falta de milho e os altos custos do grão em Santa Catarina, além de beneficiar outros setores da economia. “Calculamos que a redução no custo do frete vai impactar em 11% no custo final da saca do milho. Vai aumentar a nossa competitividade. Uma nova reu-nião foi agendada para discutir as questões técnicas e financeiras do projeto.”

James Tavares/S

ecom

Page 7: Jornal digital 4867_qua_02032016

Especial 7Correio do Sul Quarta-feira,

2 de março de 2016

Eu Recomendo

Giorgia Daniel

³Uma das cachoeiras que podem ser visitadas durante passeio pela trilha

> Timbé do Sul

Que Timbé do Sul apresenta diver-

sas cachoeiras, muitos sa-bem. Mas algumas ainda são desconhecidas mesmo da população do município.

Um destes locais que guardam não só beleza natural como grandes his-tórias está localizado na Trilha dos Padilhas. Dona da terra há mais de 60 anos, a família que dá nome a trilha preserva a natureza quase intocada.

Nos 30 hectares de área estão escondidas três cachoeiras. A primeira, considerada uma das mais bonitas de Timbé do Sul, leva o nome de Cachoeira dos Padilhas. Seguindo na caminhada, a segunda é chamada de Cachoeira do Gritador e a terceira Mãe

do Ouro. Todas caem em média de 25 a 40 metros de altura.

Dentre as histórias que acompanham o passeio, o proprietário Valdemar Padilha conta as aventuras vividas quando criança. “Ouvíamos gritos na Ca-choeira do Gritador, de tropeiros que passavam por ali. Tínhamos receio de sair de casa a noite por causa disso”, lembra ele. Sobre a terceira cachoeira, Valdemar também tem o que dizer. “Ela tem o nome de Mãe do Ouro porque era de onde saíam as bolas de fogo conhecidas como boi tata”, explica, referindo--se a uma lenda bastante conhecida na região.

Durante a visita aos Padilha, os aventureiros encontram casarões onde a família residia e diversas espécies de animais. Para conhecer tudo é necessá-rio uma caminhada de 1h30min costeando um

riacho. “Todas as cachoei-ras são preservadas e em duas delas pode-se realizar turismo de aventura como escalada e rapel. Também encontra-se nas cachoeiras as piscinas naturais, além de ouvirmos o canto dos pássaros”,acrescenta o se-cretário de Planejamento e Turismo de Timbé Gislael Floriano.

A família tem intenção de investir na proprieda-de como ponto turístico. “Cremos no potencial do ecoturismo e meus filhos pensam em fazer pousa-das”, declara Valdemar.

A Trilha dos Padilhas fica na comunidade de Rio Fortuna (após a Vila Marchesini), próximo ao Canyon Rio Fortuna, Poço do Agenorão, conhecido também como Poço Assom-brado. Para agendar uma visita o guia é o proprie-tário Valdemar Padilha. Contato pelo telefone (48) 9115-3959.

Trilha guarda beleza e história

Page 8: Jornal digital 4867_qua_02032016

Entretenimento Novelas - Horóscopo - Diversão

NovelasÊta mundo bom - 18h

Totalmente Demais - 19h

A Regra do Jogo - 21h

O médico alerta a Zé Pedro que Dorinha não pode ser con-trariada, para não sofrer, e sugere que a família procure um especialista. Dino afirma a Peçanha que deseja que Eliza

seja presa. Lili sente ciúmes de Rafael ao vê-lo com Marcinha. Arthur sonha que está interpretando um personagem com Eliza e acaba pedindo um beijo para a moça.

Romeu é preso. Diana lamenta o fim de seu romance com Braz para Clarice e Filomena. Josias confronta Romeu e lhe entrega a carta de Mafalda. Romeu pede que chamem Olga para ajudá-lo

na prisão. Candinho aconselha Olga sobre a situação com Romeu. Lauro anuncia que não há nada grave com a saúde de Gerusa e todos comemoram. Sandra afirma que Anastácia encontrará seu filho em breve. Cara de Cão e seus comparsas invadem a casa de Pancrácio.

Kiki conta toda a verdade a Dante, que perdoa a mãe. Régis consegue escapar de Tio e seus capangas, mas se desen-contra de Nora. Dante aconselha Kiki a fugir com Aninha. Dante revela a Juliano que Gibson é o Pai da facção e pede

sua ajuda para falar com Zé Maria. Ascânio sonha em acompa-nhar Romero e Atena para a África do Sul. Adisabeba visita Tóia. Belisa acredita que Dante esteja escondendo algo da família.

Rapidinhas

Correio do Sul Quarta-feira, 2 de março de 2016

Áries 21/03 a 20/04Lua minguante no signo irmão de Sagitário abre março tra-zendo o alívio das visões generosas e das inspirações que a experiência valoriza. O que significa também um breque bem dado em ilusões pessoais e delírios coletivos.

Leão 21/07 a 20/08

Sagitário 21/11 a 20/12Sagitarianos estão na berlinda neste começo de mês: com a Lua minguante em seu signo, terão chance de escutarem melhor suas próprias mazelas e dores, mágoas e remorsos, pendências emocionais etc. Saúde vulnerável, cuide bem dela.

Gêmeos 21/05 a 20/06Com a minguante lunar, as parcerias estão em destaque; e você, mais exigente com elas: assim é que começa o mês! Decisões que envolvem relacionamentos --de trabalho e de amor-- estão no cardápio astral hoje. O tempo urge, acate as prioridades.

Libra 21/09 a 20/10Um mês que começa com Lua minguante: assim março vem vindo manso, porém, insistente: abre-se o caminho da rea-lização, fecham-se algumas portas de sonho. Contatos com gente de fora do seu círculo serão mais intensos e prósperos.

Aquário 21/01 a 18/02

Touro 21/04 a 20/05Março começou! Um mês pródigo para você, cheinho de boas promessas! Menos fantasias, mais realidade palpável, concreta, externa. E como essa é a dimensão em que você se move melhor, sinal verde. Júpiter traz fé nesta Lua minguante.

Virgem 21/08 a 20/09A minguante lunar de hoje é importante para você e abre o mês com um pique de reflexão mais forte. Os próximos dias serão ótimos para reavaliar até onde as parcerias podem ou não interferir em seus planos e sonhos privados.

Capricórnio 21/12 a 20/01Com a Lua minguante começa uma fase de reflexão e revisão de excessos e arroubos feitos nos dias passados. E março traz esta condição logo de cara --para você chegam testes de como encara a vida. Isolamento pode ser pesado.

Câncer 21/06 a 20/07Cancerianos começam março com um breque bem dado por Saturno e a Lua minguante na área da saúde e da vida cotidiana --pode haver problemas com animais domésticos, empregados em casa e subalternos em geral também. Hora de revisões!

Escorpião 21/10 a 20/11Breque bem dado nas finanças, escorpiano: mês começa com minguante lunar no seu setor astral de recursos e dinheiro. Realismo em relação ao que pode ou não fazer também ajuda a re-equacionar seu presente. Vênus traz arejamento familiar.

Peixes 19/02 a 20/03Você sonhava e imaginava que seus dias seriam assim e assado, mas aí vem a Lua minguante em Sagitário (hoje) e a realidade dá outro caminho. Exigências e responsabilidades se interpõem na profissão, reajuste sonhos e acabe com ilusões.

Você está sensível, mas ligado no que pode ou não fazer, segundo sua competência, preparo e experiência. Min-guante lunar vem com decisão importante sobre amor e competições. Revisão de planos e reconhecimento de seus limites.

Movimento no ar: um recurvar sobre si mesmo substitui o exagero da véspera, o excesso das declarações mani-queístas, o despautério dos juízes do mundo. Março vem com Lua minguante em Sagitário, cortando gorduras. Renovação de projetos pessoais.

Gilberto Gil está internado no Hospital Sírio--Libanês, em São Paulo, desde o dia 25 de fevereiro. O cantor apresentou um quadro de hipertensão arte-rial e está em observação para exames e tratamento.

Segundo a assessoria do hospital, ainda não há informações sobre a alta de Gil.

Confira o boletim na íntegra:“O cantor e compositor Gilberto Gil encontra-se

internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde o dia 25/02, em razão de quadro de hiperten-são arterial, devendo permanecer em observação e tratamento clínico.

As equipes médicas que o acompanham são coordenadas pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho e Paulo Cesar Ayrosa Galvão”.

Tom Cavalcante foi diagnosticado com H1N1 e foi internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na tarde desta terça-feira (1).

Um boletim médico foi disponibilizado para imprensa e Tom deve deixar o hospital dentro de alguns dias.

Confira o boletim completo:“O humorista Antonio Jose Rodrigues Caval-

cante (Tom Cavalcante) deu entrada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no dia 28/02, com quadro infeccioso e diagnóstico de H1N1.

O paciente está sendo medicado e deverá receber alta nos próximos dias.

As equipes médicas que o acompanham são coordenadas pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho e David Everson Uip”.

Page 9: Jornal digital 4867_qua_02032016

Religião 9Correio do Sul Quarta-feira,

2 de março de 2016

Ótima arrecadação

Obra até 2018

Padroeira

Para divulgação, pároco Alírio Leandro e o responsável pela construção do Centro Pastoral conversaram com a imprensa

Gislaine Fontouratambém lembrou que a comemoração tomou grandes proporções, se tornando a maior mobi-lização religiosa do esta-do, envolvendo 23 casais de festeiros em toda a paróquia, sendo dez da Igreja Matriz. Segundo ele, ao todo, mais de 600 voluntários trabalham na festa.

A programação ini-cia neste sábado,dia 5 com as novenas, missas e almoços festivos nas comunidades de Vila Ver-de, Barranca, Coloninha, Urussanguinha, Jardim das Avenidas e Vila São José. Um diferencial dos festejos deste ano, é que cada missa, durante a Campanha de Talhas de Caná, será ministrada por um padre diferente. No dia 30 de abril, data em que encerra a campa-nha, quem irá presidir a celebração será o próprio padre Alírio, que estará completando 11 anos de sacerdócio.

Outra data da pro-gramação da festa que merece destaque é o 1º de maio, pois neste dia have-rá uma procissão e uma

> ArArAnguá

Na tarde desta ter-ça-feira, o padre

Alírio Leandro, pároco da Paróquia Nossa Se-nhora Mãe dos Homens de Araranguá, reuniu a imprensa local para uma entrevista coletiva, onde detalhou a programação da festa da padroeira do município, Nossa Se-nhora Mãe dos Homens. Também participou da reunião, o coordenador do Conselho de Pastoral da Comunidade (CPC) e membro da comissão de construção do Centro Pastoral, Djool Maçanei-ro, pois a obra do prédio que vai substituir o anti-go salão paroquial foi um dos temas da coletiva.

De acordo com o pá-roco, que está em Ara-ranguá há dois meses, os preparativos para a festa da padroeira já iniciaram em agosto de 2015, antes mesmo de ele chegar à paróquia, que em 2016 completa 168 anos de fundação. Padre Alírio

Programação da festa começa sábado

³Djool e padre Alírio divulgam a programação da festa que dura dois meses

³Fundação do novo Centro Pastoral está concluída

missa em homenagem a todos os trabalhadores, comerciantes e empresá-rios. Na véspera da festa de Nossa Senhora, no dia 3 de maio, acontecerá o traslado da imagem da santa e sua coroação.

O dia 4 de maio deve ter a presença de um grande número de sa-cerdotes atendendo a po-pulação, para que quem desejar se confessar e receber bênçãos antes e depois da festa. Neste dia haverá também a parti-cipação de dois bispos e será realizado o terço can-tado durante a procissão.

Conforme Djool Ma-çaneiro, nos últimos dez anos a festa aumentou muito o valor arrecadado. Em 2005 rendeu R$ 50 mil e em 2015, R$ 500 mil. Djool calcula que mais de cem mil pessoas circularam pela área da festa durante os dias da programação em 2015 e a paróquia está se pre-parando para receber um número maior de fiéis este ano.

O valor do bilhete da tradicional da tradiiconal cartela premiada é R$ 100,00. Outro destaque são as candidatas à rai-nha da festa, que são seis senhoras, com idade maior de 50 anos, escolhi-das por seis comunidades diferentes para venderem bilhetes de R$ 2 e concor-rem ao título. Segundo o pároco, o intuito é presti-giar as senhoras, a venda dos bilhetes é um fator secundário.

Djool passou detalhes

sobre as obras da constru-ção do Centro Pastoral. Segundo ele, as instala-ções do antigo salão não eram mais apropriadas para acolher a popula-ção. No final do ano de 2014 foi decretado que o salão não poderia mais ser utilizado, a comissão então aproveitou que em janeiro o fluxo de pessoas no Centro da cidade é menor e demoliu o prédio. As licenças necessárias foram conseguidas rapi-damente e em outubro de 2015 foi finalizado o projeto. A partir daí o grupo se dedicou as lici-tações e cotações durante

dois meses, até alcançar o menor preço possível. A vencedora da licitação foi a Construtora Carlessi, contratada em novembro de 2015. A construção iniciou em janeiro.

De acordo com Djool, a fundação está concluída e a perspectiva para a con-clusão do prédio é de três anos. A paróquia iniciou a construção do Centro Pastoral com cerca de 30% do valor necessário, o que segundo Djool é um índice considerável. “Tomamos esta precaução para que

Cartela Premiada1º lugar – um automóvel Onix LS 1.0, zero km, Flex, quatro portas; 2º lugar - uma moto CG 125 Fan; 3º lugar – uma moto Factor 125 K1; 4º lugar – uma TV Philips 48 polegadas 5º lugar – um ar condicionado Split, 9000 btus, sem instalação.

o serviço não pare, a pre-visão é que no final de 2018 esteja tudo pronto”, esclarece.

O Centro Pastoral terá 2.400 m², um auditório para 700 pessoas e mais dois auditórios menores. “No local poderão ser feitos casamentos, formaturas, audiências públicas. Vão ter salas de catequese, elevador para deficiente físico, o espaço terá três andares”, expõe Djool.

Segundo o membro da comissão de construção, a previsão de custo toral é de cerca de R$ 3.260 milhões. A parte mobiliária não está inclusa no orçamento.

Page 10: Jornal digital 4867_qua_02032016

Publicidade10 Correio do Sul Quarta-feira, 2 de março de 2016

Page 11: Jornal digital 4867_qua_02032016

Segurança 11Correio do Sul Quarta-feira,

2 de março de 2016

> Sombrio

As conselheiras tu-telares do munícipio de Sombrio Maria Gorete Rodrigues, Diandra do Nascimento, Augusta Ro-cho Lopes, Denise dos Santos Bitencourt e Ma-ria Aparecida Goulart, analisaram esta semana os dois primeiros meses de trabalho. Eleitas em outubro de 2015, elas to-maram posse em janeiro com a missão de fazer va-ler o direito das crianças e de adolescentes.

Na aval iação do grupo, entre os maiores desafios está o enfren-tamento as drogas, que

atinge os menores cada vez mais cedo, a ponto de duas meninas de 14 anos serem encaminhadas para tratamento.

Alguns dados são positi-vos este ano, como a redução das denúncias de abuso sexual, mesmo assim elas pedem que a comunidade se mantenha alerta e denuncie sempre que existir uma suspeita que possa ser in-vestigada. A denúncia pode ser feita diretamente ao Conselho Tutelar, as polícia civil e militar ou através do Disque 100.

O que mais tem acio-nado o CT nestes últimos meses são as brigas entre familiares, e entre pais e

Droga é maior desafio de CT filhos. “Estamos buscan-do fazer o que nos cabe, ressaltando que cada um tem sua missão junto a criança e o adolescente. Educar é função do pais e garantir os direitos é o que fazemos”, comenta Gorete.

Tem uma novidade no órgão, que parece pe-quena, mas é bem vin-da para as profissionais. Elas tinham apenas um uniforme, de cor preta, e agora receberam novos peças em duas cores, rosa ou azul. As roupas foram doadas por um sombriense que preferiu não ser iden-tificado, a quem o grupo faz questão de agradecer publicamente.

³Major Dimitri: sem medo de encarar assunto que preocupa também empresários

³Conselheiras estreiam novas camisetas que serão usadas como uniforme

segurança pública.Ele propõe a criação

de uma normativa in-terna destinada a limi-tar o uso em serviço do celular dos policiais. “E responsabilizar admi-nistrativamente aqueles que utilizarem de forma indevida estes dispositi-vos durante a jornada de serviço”, acrescenta.

O major reconhece as vantagens da utiliza-ção da tecnologia digital, como a chegada rápida da informação ao po-licial na rua e a troca de informações através das imagens, áudios e vídeos que auxiliam as prisões. Também há apli-cativos que auxiliam na busca pelo histórico de antecedentes criminais e afins, facilitando a ação policial. Tudo, porém, precisa ser bem usado. “A cultura da distração está instalada e precisamos nos manter em constante estado de alerta”, conclui em seu polêmico artigo.

parte do tempo utilizando o telefone, em qualquer lugar, até durante uma abordagem a pessoas em atitude suspeita. O militar fica utilizando os aplicativos de WhatsApp, Telegram, entre outros, bem como postando fotos em tempo real. “O que implica diretamente na segurança dos envolvidos no serviço de manutenção da ordem pública”, opina.

Dimitri alerta que com a distração, o po-licial deixa de ver lo-jas com portas de correr entreabertas durante o expediente, mudança de itinerários de veículos que avistam a viatura, pessoas que dispensam objetos nas proximida-des, homens que utilizam roupas quentes durante o verão (casacos, japonas) ou que entram de capa-cetes em estabelecimen-tos comerciais. A lista é imensa e considerada por ele como inadmissível para um profissional de

> ArArAnguá

Em um artigo pu-blicado em sua

página no Facebook, o major Cristian Dimitri Andrade, subcomandan-te do 19o Batalhão de Araranguá, aborda um assunto que se tornou preocupação de toda a sociedade: o uso excessi-vo do celular. Dimitri se preocupa especialmente com o uso do aparelho pelos policiais militares durante o horário de ser-viço, em prejuízo à segu-rança da comunidade e deles mesmos.

Além de perceber este comportamento, o major também recebe informações de policiais mais antigos e mesmo dos mais novos (porém mais conscientes), preo-cupados com esta situa-ção. Segundo ele, os po-liciais estão notando, de forma mais acentuada, que o seu companheiro de serviço está na maior

Segurança é prejudicada pelo celularExcesso

Em um texto corajoso e necessário a muitas profissões, major diz que policiais ficam no celular e prejudicam o serviço

> Sombrio

A Polícia Militar de Sombrio foi acionada na tarde de ontem para aten-der uma ocorrência no elevado da BR 101, no principal acesso a cidade.

Quem passava pelo local avisou aos policiais que dois homens estavam agredindo uma mulher.

A Polícia Militar foi ao local e viu que se tratava de um casal já conhecido, forma-do por dois moradores de rua.

Briga de marido e mulherEles andam pela região há mais de um ano e atu-almente se estabeleceram com uma barraca embaixo do viaduto. Segundo infor-mação de quem passa com frequência por ali, as brigas entre os dois são rotineiras.

Page 12: Jornal digital 4867_qua_02032016

12 Correio do Sul Quarta-feira, 2 de março de 2016 Publicidade

Page 13: Jornal digital 4867_qua_02032016

Motorista atravessou a pista da BR 101 e foi parar no meio da rodovia marginal, quase dentro do pátio de uma empresa

Polícia 13Correio do Sul Quarta-feira,

2 de março de 2016

³Carreta ficou o dia inteiro atravessada na pista, trancando a marginal da BR

Gislaine Fontoura

deu o controle da carreta que carregava uma carga de polietileno. O veículo saiu da pista, atravessou o can-teiro da rodovia e tombou no meio da pista na mar-ginal da BR. A carroceria foi parar no portão de uma revenda de caminhões.

A Policia Militar, Corpo de Bombeiro e PRF foram acionadas para prestar atendimento. O motorista foi conduzido ao Hospital Dom Joaquim com feri-

> Santa RoSa do Sul

Na manhã dessa terça-feira o mo-

torista de uma carreta Mercedes Benz placas IIA 4437 de Caixas do Sul, levou um grande susto e sofreu ferimentos quando passava próximo a passa-rela da BR101, no centro de Santa Rosa do Sul.

Foi por volta das 8h quando Dailon Pereira Martins, de 48 anos, per-

Carreta perde controle e tombaSusto

Bêbados não dão descanso a PM

Golfinhos forma mais 235 crianças

Policial da motinho voltou

> aRaRanguá

O Pelotão de Patru-lhamento Tático (PPT) de Araranguá abordou o condutor de uma motoci-cleta em atitude suspei-ta no bairro Coloninha. Durante a abordagem, os policiais militares constataram que ele estava em visível estado de embriaguez. O rapaz aceitou fazer o teste do etilômetro, que confir-mou a cachaçada.

Diante dos fatos, a moto foi removida, o motorista recebeu voz de prisão e foi conduzido à delegacia.

Outra ocorrência envolvendo bebida al-coólica foi registrada no

> aRRoio do Silva

O Projeto Golfi-nhos do Corpo de Bom-beiros Militar de San-ta Catarina formou na sexta-feira o maior número de alunos em uma única vez nas praias da região.

O ato aconteceu no posto de guarda vidas central de Arroio do Silva e contou com a participação de 235 crianças, entre 9 e 13 anos, que participa-ram da nona edição do

> SombRio

Na última semana uma viatura da Polícia Militar que já a algum tempo não era vista no município de Sombrio voltou a aparecer no cen-tro da cidade. Nela está o policial Carlos, lembrado pelos motoristas, com receio, como o “Cara da Motinho”.

Carlos atualmente está atuando no Proerd, programa de combate as drogas, porém ficará al-gumas semanas em sua

bairro Cidade Alta.No local, os policiais

constataram que o condutor do veículo Toyota Corolla de 44 anos, atropelou uma senhora de 66 anos, e ele tinha enchido a cara.

Uma guarnição da PM em rondas abordou o con-dutor de um veículo em atitude suspeita no Mato Alto. Foi mais um que caiu. Ele aceitou assoprar o bafô-metro e acabou na Central de Polícia.

E não parou por aí. A Polícia Militar de Araran-guá foi acionada via Cen-tral de Operações (Copom- 190), para atender uma ocorrência de violência do-méstica no bairro Coloni-nha. A vítima, uma mulher de 36 anos, relatou que

projeto desta temporada. No balneário o projeto já atendeu ao todo 535 crianças neste verão.

Os 235 formandos desta sexta-feira são alu-nos do 5º ao 8º ano, da Escola Estadual Apolônio Ireno Cardoso e parti-ciparam divididos em dois grupos, que tiveram aulas nas últimas quinta e sexta-feira.

O Golfinhos é um programa de atividades educativas em seguran-ça de praias, oferecido pelos bombeiros duran-te a Operação Veraneio e acontece na beira da praia. Durante o curso

antiga função de fiscalizar o trânsito. Ele fez história entre os sombrienses pela sua ação diferenciada e rigorosa, aplicando multas em grande quantidade. Por um lado, fez com que muita gente obedecesse as leis de trânsito na marra, por outro, gerou muita recla-mação por ser considerado inflexível demais. O assunto se tornou tão polêmico que chegou a ser discutido na câmara de vereadores, por muita gente pressionando para que o PM da motinho deixasse a função. Ele dei-

seu marido a agrediu e fugiu em um Fiat Palio. Em rondas, a guarnição policial militar localizou o valentão, que também tinha bebido. O auto-móvel foi removido ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Cen-tral de Polícia.

Em continuidade, policiais de Balneário Arroio do Silva em ron-das abordaram um veí-culo em atitude suspeita e constataram que o condutor estava visivel-mente embriagado, sen-do realizado o teste de etilômetro e confirmado a embriaguez.

Também este per-deu o carro até curar o porre.

são trabalhados os as-pectos da prevenção e conscientização, sobre os perigos do mar, cida-dania e meio ambiente com crianças e adoles-centes com idade entre 6 e 14 anos. Segundo os instrutores de Ar-roio do Silva, sargento Juan Fernandes e de Morro dos Conventos, soldado Rafael, o pro-jeto não possui apli-cação apenas para o mar, mas também para piscinas, rios e lagoas.

Durante a forma-tura as crianças ga-nharam como brindes picolés e protetor solar.

xou, mas está nas ruas de novo, motoristas, tratem de se comportar bem.

“A dica que damos é sempre que a população respeite as leis de trân-sito, tentando ser cordial e paciente, tendo sempre a documentação em dia, não ingerindo bebida al-coólica antes de dirigir e em hipótese alguma dar veículo a uma pessoa sem habilitação. Assim não necessitará temer nenhum policial” comen-ta o capitão Luiz Paulo Fernandes.

mentos leves e segundo informação do hospital depois foi transferido para o Hospital Regional de Araranguá.

A PRF colocou cones de alerta e trancou a mar-ginal durante a manhã no sentido sul-norte, en-quanto a carreta não era retirada.

Segundo informações, pessoas retiraram o óleo diesel do tanque do veículo que ainda estava tombado.

Page 14: Jornal digital 4867_qua_02032016

14 Correio do Sul Quarta-feira, 2 de março de 2016 Publicidade

Page 15: Jornal digital 4867_qua_02032016

Publicações Legais 15Correio do Sul Quarta-feira,

2 de março de 2016

Estado dE santa CatarinaPrefeitura MuniciPal de

soMbrio

Estado dE santa CatarinaPrefeitura MuniciPal de

soMbrio

Estado dE santa CatarinaPrefeitura MuniciPal de

soMbrio

Estado dE santa CatarinaPrefeitura MuniciPal de

soMbrio

Estado dE santa CatarinaPrefeitura MuniciPal de

soMbrio

Estado dE santa CatarinaPrefeitura MuniciPal de

soMbrio

Estado dE santa CatarinaPrefeitura MuniciPal de

soMbrio

Estado dE santa CatarinaPrefeitura MuniciPal de

soMbrio

Portaria nº. 041 de 01 de MarÇo de 2016

noMeia serVidores aProVados Pelo concurso PÚblico

edital no 001/2015 (adMinistraÇÃo)

o PrEFEito MUniCiPaL dE soMBrio-sC, senhor Zênio Cardoso, no uso da competência privativa que lhe confere a Lei orgânica do Município de sombrio, de 06 de abril de 1990 combinado com a Lei nº. 1.414 de 20 de Maio de 2003.

rEsoLVE:art. 1º. nomear os servidores abaixo relacionados, aprovados no Concurso Público Edital nº. 001/2015 (administração), para o cargo de auxiliar de Ensino infantil, como segue:

noMEnatalia de Matos Cassettarideividi Vaz MazuimMara Lucia andrades de souzaJiovana de oliveira ClarindaKarina Maciel ramosLeila diniz ramosBarbara daboit PossamaiMaribel Claudino da Cumhaalessandra Bernardo Esta Portaria Entra em vigor na data de sua publicação.

Município de sombrio – sC, 01 de março de 2016.Zênio CardosoPrefeito Municipalregistrada e publicada nesta secretaria em data supracitadaJosé sidnei Januáriosecretário Municipal de Finanças, administração e Planejamento

Portaria nº. 042 de 01 de MarÇo de 2016

noMeia serVidores aProVados Pelo concurso PÚblico

edital no 001/2015 (adMinistraÇÃo)

o PrEFEito MUniCiPaL dE soMBrio-sC, senhor Zênio Cardoso, no uso da competência privativa que lhe confere a Lei orgânica do Município de sombrio, de 06 de abril de 1990 combinado com a Lei nº. 1.414 de 20 de Maio de 2003.

rEsoLVE:art. 1º. nomear os servidores abaixo relacionados, aprovados no Concurso Público Edital nº. 001/2015 (administração), para o cargo de Professor de Educação Física, com Carga Horária de 20 (trinta) horas semanais, como segue:

noMEJuçara GonçalvesMaria Carolina Freitas da silvadiego Marcelo rodrigues silveiraJuliana Martins Vargas Esta Portaria Entra em vigor na data de sua publicação.

Município de sombrio – sC, 01 de março de 2016.

Zênio CardosoPrefeito Municipalregistrada e publicada nesta secretaria em data supracitadaJosé sidnei Januáriosecretário Municipal de Finanças, administração e Planejamento

Portaria nº. 044 de 01 de MarÇo de 2016

noMeia serVidores aProVados Pelo concurso PÚblico

edital no 001/2015 (adMinistraÇÃo)

o PrEFEito MUniCiPaL dE soMBrio-sC, senhor Zênio Cardoso, no uso da competência privativa que lhe confere a Lei orgânica do Município de sombrio, de 06 de abril de 1990 combinado com a Lei nº. 1.414 de 20 de Maio de 2003.

rEsoLVE:art. 1º. nomear o servidor abaixo relacionado, aprovado no Concurso Público Edital nº. 001/2015 (administração), para o cargo de Professor de Letras (Português/inglês), com Carga Horária de 20 (vinte) horas semanais, como segue:

noMECritiani Bristott daminelli

Esta Portaria Entra em vigor na data de sua publicação.

Município de sombrio – sC, 01 de março de 2016.

Zênio CardosoPrefeito Municipal

registrada e publicada nesta secretaria em data supracitada

José sidnei Januáriosecretário Municipal de Finanças, administração e Planejamento

Portaria nº. 046 de 01 de MarÇo de 2016

noMeia serVidores aProVados Pelo concurso PÚblico

edital no 001/2015 (adMinistraÇÃo)

o PrEFEito MUniCiPaL dE soMBrio-sC, senhor Zênio Cardoso, no uso da competência privativa que lhe confere a Lei orgânica do Município de sombrio, de 06 de abril de 1990 combinado com a Lei nº. 1.414 de 20 de Maio de 2003.

rEsoLVE:art. 1º. nomear os servidores abaixo relacionados, aprovados no Concurso Público Edital nº. 001/2015 (administração), para o cargo de auxiliar de serviços Gerais, com Carga Horária de 40 (quarenta) horas semanais, como segue:

noMErogério altenir PintoPatrícia alexandra Lopes CarvalhoJoyce da silva Costa

Esta Portaria Entra em vigor na data de sua publicação.Município de sombrio – sC, 01 de março de 2016.Zênio CardosoPrefeito Municipalregistrada e publicada nesta secretaria em data supracitadaJosé sidnei Januáriosecretário Municipal de Finanças, administração e Planejamento

Portaria nº. 047 de 01 de MarÇo de 2016

noMeia serVidores aProVados Pelo concurso PÚblico

edital n0 001/2015 (adMinistraÇÃo)

o PrEFEito MUniCiPaL dE soMBrio-sC, senhor Zênio Cardoso, no uso da competência privativa que lhe confere a Lei orgânica do Município de sombrio, de 06 de abril de 1990 combinado com a Lei nº. 1.414 de 20 de Maio de 2003.

rEsoLVE:art. 1º. nomear o servidor abaixo relacionado, aprovado no Concurso Público Edital nº. 001/2015 (administração), para o cargo de secretário de Escola, com Carga Horária de 40 (quarenta) horas semanais, como segue:

noMEMayara raupp Cândido

Esta Portaria Entra em vigor na data de sua publicação.

Município de sombrio – sC, 01 de março de 2016.Zênio CardosoPrefeito Municipalregistrada e publicada nesta secretaria em data supracitadaJosé sidnei Januáriosecretário Municipal de Finanças, administração e Planejamento

Portaria nº 048 de 01 de MarÇo de 2016.

EXonErar sErVidor PÚBLiCo Por aPosEntadoria E dÁ oUtras ProVidÊnCias o PrEFEito MUniCiPaL dE soMBrio-sC, senhor Zênio Cardoso, no uso das atribuições que lhe confere a Lei orgânica do Município de sombrio, de 06 de abril de 1990, e em conformidade com a Lei nº 1.414 de 20 de Maio de 2003.rEsoLVE:Exonerar, por aposentadoria junto ao inss, a contar de 01/03/2016, a senhora Maria aParECida sCHEFFEr, matrícula nº 153, admitida através da Portaria nº 048, de18 de abril de 1990, para o Cargo de professor, com carga horária de 40 horas semanais.Esta Portaria Entra em vigor na data de sua publicação.

Município de sombrio - sC, 01 de março de 2016.Zênio CardosoPrefeito Municipal registrada e Publicada nesta secretaria em data supracitada.José sidnei Januáriosecretário Municipal de Finanças, administração e Planejamento

Portaria nº. 045 de 01 de MarÇo de 2016

noMeia serVidores aProVados Pelo concurso PÚblico

edital no 001/2015 (adMinistraÇÃo)

o PrEFEito MUniCiPaL dE soMBrio-sC, senhor Zênio Cardoso, no uso da competência privativa que lhe confere a Lei orgânica do Município de sombrio, de 06 de abril de 1990 combinado com a Lei nº. 1.414 de 20 de Maio de 2003.

rEsoLVE:art. 1º. nomear os servidores abaixo relacionados, aprovados no Concurso Público Edital nº. 001/2015 (administração), para o cargo de Professor de séries iniciais, com Carga Horária de 20 (vinte) horas semanais, como segue:

noMEdeise CasagrandeJéssica Mota Pereira sabinotatiana Freitas réus Pedro

Esta Portaria Entra em vigor na data de sua publicação.

Município de sombrio – sC, 01 de março de 2016.

Zênio CardosoPrefeito Municipal

registrada e publicada nesta secretaria em data supracitada

José sidnei Januáriosecretário Municipal de Finanças, administração e Planejamento

Portaria nº. 042 de 01 de MarÇo de 2016

noMeia serVidores aProVados Pelo concurso PÚblico

edital no 001/2015 (adMinistraÇÃo)

o PrEFEito MUniCiPaL dE soMBrio-sC, senhor Zênio Cardoso, no uso da competência privativa que lhe confere a Lei orgânica do Município de sombrio, de 06 de abril de 1990 combinado com a Lei nº. 1.414 de 20 de Maio de 2003.

rEsoLVE:

art. 1º. nomear os servidores abaixo relacionados, aprovados no Concurso Público Edital nº. 001/2015 (administração), para o cargo de Professor de Educação Física, com Carga Horária de 20 (trinta) horas semanais, como segue:

noMEJuçara GonçalvesMaria Carolina Freitas da silvadiego Marcelo rodrigues silveiraJuliana Martins Vargas Esta Portaria Entra em vigor na data de sua publicação.

Município de sombrio – sC, 01 de março de 2016.

Zênio CardosoPrefeito Municipal

registrada e publicada nesta secretaria em data supracitada

José sidnei Januáriosecretário Municipal de Finanças, administração e Planejamento

Page 16: Jornal digital 4867_qua_02032016

Publicações Legais16 Correio do Sul Quarta-feira, 2 de março de 2016

EDITAL DE INTIMAÇÃO

ARLINDO EDÍLIO DA ROSA, Titular do TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTOS DE TÍTULOS desta Comarca de Sombrio, situado na Av. Nereu Ramos, 1300 - Fone (48) 3533-0318 - CEP 88960-000, atendimento das 08:00h - 12:00h e 14:00h - 18:00h, faz saber na forma da Lei aos que o presente EDITAL virem, que se encontram nesse tabelionato para serem protestados, decorrido o prazo legal de 03 (três) dias úteis, por não terem sido encontrados nos endereços fornecidos, ou por se recusarem a tomar conhecimento, os títulos cujos responsáveis estão abaixo discriminados. Ficam esclarecidos, também, de que nesse mesmo prazo poderão apresentar resposta escrita, que não impedirá a lavratura do protesto.

PROT. APRESENTANTE / CNPJ DEVEDOR / CNPJ

Prot: 144756; Devedor(es): IDIACUÍ CATARINA CARNEIRO CABRAL - 887.430.559-15, End: rua André Justo Maggi, 824, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: JAIR DAGOSTIM; Sac: ; Tit: 000009 ; Apr: JAIR DAGOSTIM; VEN: 20/01/2016; Esp: Cheque; Val: R$ 3.000,00 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 51,86. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 30,00 - Condução R$ 6,86 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 51,86.Prot: 144763; Devedor(es): JOSÉ DONIZETE DE SOUZA BARBOSA - 823.259.109-97, End: Estrada Geral, S/N, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: DENIS SCHEFFER SCHWANCK - ME; Sac: DENIS SCHEFFER SCHWANCK - ME; Tit: 015/04 ; Apr: BANCO DO BRASIL SA; VEN: 23/02/2016; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: R$ 562,00 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 79,06. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 46,00 - Condução R$ 18,06 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 79,06.Prot: 144687; Devedor(es): LEO PAULO RODRIGUES DOS SANTOS - 430.962.200-34, End: Av. Papa João XXIII, 777, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: CONFECCOES MATTRIC LTDA; Sac: CONFECCOES MATTRIC LTDA; Tit: 6259 ; Apr: FCDL; VEN: 12/08/2015; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: R$ 485,52 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 51,86. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00

MARIA CRISTINA COELHO MACHADO& CIA LTDA, CNPJ nº 83.709.493/0001-60 e I.E. nº250.602.075, torna público que foi extraviada a impressora fiscal tipo ECF-IF marca DARUMA AUTOMAÇÃO, Modelo MACH 1, versão 01.00.00, nº de fabricação DR0810BR000000234507, conforme registro de B.O. nº00213-2016-00103 DPCI.

ESTADO DE SANTA CATARINAPrEfEITurA MuNIcIPAL DE

sOMbrIOPOrTArIA Nº 049 DE 01 DE MArÇO DE 2016.

EXONERAR SERVIDOR PÚBLICO POR APOSENTADORIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

O PREFEITO MUNICIPAL DE SOMBRIO-SC, Senhor Zênio Cardoso, no uso das atribuições que lhe confere a Lei Orgânica do Município de Sombrio, de 06 de abril de 1990, e em conformidade com a Lei nº 1.414 de 20 de Maio de 2003.RESOLVE:Exonerar, por aposentadoria junto ao INSS, a contar de 01/03/2016, a Senhora FRANCISCA SILVA DE OLIVEIRA, matrícula nº 78, admitida em 01 de março de 1988, para o Cargo de professor, com carga horária de 40 horas semanais.

Esta Portaria Entra em vigor na data de sua publicação.

Município de Sombrio - SC, 01 de março de 2016. Zênio CardosoPrefeito Municipal Registrada e Publicada nesta Secretaria em data supracitada.José Sidnei JanuárioSecretário Municipal de Finanças, Administração e Planejamento

- Diligência R$ 30,00 - Condução R$ 6,86 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 51,86.P r o t : 1 4 4 7 1 4 ; D e v e d o r ( e s ) : P I Z Z A R I TO LT D A - 09.643.582/0001-07, End: Av. Nereu Ramos, 1518, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: COMERCIAL RIMA FOMENTO MERCANTIL LTDA; Sac: FORTEX IND. E COM. DE CAIXAS DE PAPEL; Tit: 70018/4 ; Apr: BANCO DO BRASIL SA; VEN: 22/02/2016; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: R$ 391,75 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 51,86. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 30,00 - Condução R$ 6,86 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 51,86.

Certifico, para os devidos fins, que o presente edital foi afixado no mural da serventia em: 02/03/2016.

Sombrio - SC, 02/03/2016ARLINDO EDÍLIO DA ROSA

Page 17: Jornal digital 4867_qua_02032016

Publicações Legais 17Correio do Sul Quarta-feira,

2 de março de 2016

FUNDAMENTADO NOS TERMOS DO ART. 281 PARÁGRAFO ÚNICO, INCISO II, DA LEI N. 9.503, DE 23/09/1997, A AUTORIDADE

DE TRÂNSITO, AO FINAL IDENTIFICADA, NOTIFICA O(S) PROPRIETÁRIO(S) DO(S) VEÍCULO(S) ABAIXO ESPECIFICADO(S), DA

AUTUAÇÃO PELO COMETIMENTO DA(S) INFRAÇÃO(ÕES) RESPECTIVA(S), PODENDO, CASO QUEIRA , NO PRAZO DE 30

(TRINTA) DIAS, APRESENTAR DEFESA DA AUTUAÇÃO, OU AINDA INFORMAR O REAL CONDUTOR, CONFORME DISPOSTO NO

ART. 257, PARÁGRAFO 7 DA MESMA LEI, COMBINADO COM A RESOLUÇÃO N. 017/1998 DO CONTRAN. SENDO PESSOA

JURÍDICA O PROPRIETÁRIO DO VEÍCULO, A NÃO INDICAÇÃO DO CONDUTOR IMPLICARÁ NAS SANÇÕES DO ART. 257,

PARÁGRAFO 8 DO CTB.

ESTADO DE SANTA CATARINA

SISTEMA DE INFRAÇÕES / SC - DETRAN.NET

DETRAN - DEINFRA

EDITAL DE NOTIFICAÇÃO POR AUTUAÇÃO PELO COMETIMENTO DE INFRAÇÃO

DE TRÂNSITO Nº 508 739/2016

Página : 1 / 2

EnquadramentoAuto de InfraçãoPlaca Data da InfraçãoCódigo da Infração /

Desdobramento

CER5984 55473723F 230 * V6599/2 07/01/2016

DSZ3446 55473535F 181 * XV5525/0 03/01/2016

DTY1513 55473756F 181 * XV5525/0 10/01/2016

FTT1851 55473703F 181 * XV5525/0 03/01/2016

GRN5592 55473584F 181 * XV5525/0 02/01/2016

HRU1022 55473683F 181 * XVIII5550/0 11/01/2016

IGQ3516 55473708F 181 * XV5525/0 03/01/2016

IGT3318 55473921F 162 * I5010/0 10/01/2016

IGT3318 55473922F 164 c/c 162 * I5118/0 10/01/2016

IGT3318 55473923F 1655169/1 10/01/2016

IKE4560 55474411F 230 * V6599/2 12/01/2016

IKE4560 55474412F 230 * IX6637/2 12/01/2016

IKE4560 55474413F 230 * IV6580/0 12/01/2016

INL8510 55473682F 181 * XV5525/0 11/01/2016

IOB6878 55473956F 1655169/1 14/01/2016

IQB6499 55473731F 181 * XVIII5550/0 11/01/2016

IQC6299 54536971F 181 * XVIII5550/0 12/01/2016

IUB6613 55473586F 181 * XV5525/0 02/01/2016

KLF3651 54537259F 230 * V6599/2 18/12/2015

LYZ4928 54537142F 202 * I5908/0 13/12/2015

LZD6848 55474403F 1655169/1 09/01/2016

MAY7823 54537350F 230 * XVI6700/0 27/12/2015

MCC0707 55474415F 181 * XVIII5550/0 12/01/2016

MCL1165 55474402F 1655169/1 08/01/2016

MDH3540 54536974F 181 * XVIII5550/0 13/01/2016

MEF6750 55474414F 181 * XVIII5550/0 12/01/2016

1 / 2

EnquadramentoAuto de InfraçãoPlaca Data da InfraçãoCódigo da Infração /

Desdobramento

MEW7575 54535683F 162 * I5010/0 16/12/2015

MEW7575 54535684F 164 c/c 162 * I5118/0 16/12/2015

MFE1177 55473678F 181 * XV5525/0 11/01/2016

MFN9388 55473728F 181 * XVIII5550/0 11/01/2016

MFQ7290 55473765F 181 * XV5525/0 10/01/2016

MGH1415 54537249F 181 * XV5525/0 03/01/2016

MIH6550 55473915F 1655169/1 09/01/2016

MII8093 54537205F 181 * XV5525/0 18/12/2015

MIT6672 55473540F 181 * XV5525/0 10/01/2016

MIV5738 55473758F 181 * XV5525/0 10/01/2016

MJF2153 55473463F 162 * V5045/0 09/01/2016

MJF2153 55473464F 164 c/c 162 * V5142/0 09/01/2016

MJF2153 55473465F 2326912/0 09/01/2016

MJP2905 55473735F 181 * XVIII5550/0 11/01/2016

MKK9558 54536964F 181 * XVIII5550/0 12/01/2016

MLS8049 55473646F 2777579/0 07/01/2016

MLU6191 55473903F 1655169/1 07/01/2016

MLW0471 54536962F 181 * XVIII5550/0 12/01/2016

OKF6650 55473759F 181 * XV5525/0 10/01/2016

QHJ7900 55473736F 181 * XVIII5550/0 11/01/2016

TRANSCORRIDO O PRAZO ACIMA, SEM A APRESENTAÇÃO DE DEFESA DA AUTUAÇÃO, OU POR SEU INDEFERIMENTO,

FICA(M) O(S) NOTIFICADO(S) CIENTE(S) DA IMPOSIÇÃO DE PENALIDADE NOS TERMOS DO ART. 282 DA LEI N. 9503, DE

23/09/1997, E SEUS PARÁGRAFOS 4 E 5 (ACRESCIDOS PELA LEI 9.602/1998), PARA, EM 30 (TRINTA) DIAS, EFETUAR O

PAGAMENTO OU, QUERENDO, AINDA, APRESENTAR RECURSO À JARI.

OS PRAZOS ACIMA REFERIDOS ENTRAM EM VIGOR NA DATA DA PUBLICAÇÃO DESTE EDITAL.

BALNEARIO GAIVOTA/SC, 12 DE FEVEREIRO DE 2016

AILTON ZANELATTO

DELEGADO DE POLICIA

2 / 2

FUNDAMENTADO NOS TERMOS DO ART. 281 PARÁGRAFO ÚNICO, INCISO II, DA LEI N. 9.503, DE 23/09/1997, A AUTORIDADE

DE TRÂNSITO, AO FINAL IDENTIFICADA, NOTIFICA O(S) PROPRIETÁRIO(S) DO(S) VEÍCULO(S) ABAIXO ESPECIFICADO(S), DA

AUTUAÇÃO PELO COMETIMENTO DA(S) INFRAÇÃO(ÕES) RESPECTIVA(S), PODENDO, CASO QUEIRA , NO PRAZO DE 60

(SESSENTA) DIAS, APRESENTAR RECURSO EM 1a E 2a INSTÂNCIAS NA FORMA DOS ART. 285 E SEGUINTES DO CTB.

ESTADO DE SANTA CATARINA

SISTEMA DE INFRAÇÕES / SC - DETRAN.NET

DETRAN - DEINFRA

EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE IMPOSIÇÃO DE PENALIDADE PELO COMETIMENTO

DE INFRAÇÃO DE TRÂNSITO Nº 508 740/2016

Página : 1 / 2

EnquadramentoAuto de InfraçãoPlaca Data da Infração Valor da InfraçãoCódigo da Infração /

Desdobramento

BVZ8010 54536603F 181 * XV5525/0 03/10/2015 R$ 85,13

CPR5949 54536093F 181 * XV5525/0 03/08/2015 R$ 85,13

CPR5949 54536099F 230 * V6599/2 03/08/2015 R$ 191,54

DHO2132 54536120F 181 * XV5525/0 03/08/2015 R$ 85,13

DSU7699 54536023F 162 * I5010/0 04/08/2015 R$ 574,61

DSU7699 54536024F 164 c/c 162 * I5118/0 04/08/2015 R$ 574,61

DSU7699 54536025F 1675185/1 04/08/2015 R$ 127,69

DSU7699 54536026F 252 * VI7366/2 04/08/2015 R$ 85,13

DSU7699 54536027F 230 * IX6637/1 04/08/2015 R$ 127,69

IHZ1111 54537104F 1675185/1 27/11/2015 R$ 127,69

IIR2945 54536198F 181 * XV5525/0 16/08/2015 R$ 85,13

ITX6024 54536937F 181 * XV5525/0 28/11/2015 R$ 85,13

IVX4712 54536642F 2777579/0 31/10/2015 R$ 1.915,38

IWV5347 54536834F 181 * XV5525/0 01/11/2015 R$ 85,13

LSZ1644 54536149F 181 * XV5525/0 09/08/2015 R$ 85,13

LWT0920 54536889F 1675185/1 29/11/2015 R$ 127,69

LWV6802 54536301F 230 * V6599/2 21/08/2015 R$ 191,54

LXL2739 54536248F 181 * XV5525/0 25/11/2015 R$ 85,13

LZV7392 54536270F 162 * I5010/0 24/08/2015 R$ 574,61

LZV7392 54536271F 164 c/c 162 * I5118/0 24/08/2015 R$ 574,61

LZV7392 54536272F 2326912/0 24/08/2015 R$ 53,20

MBR0733 54537015F 230 * V6599/2 29/11/2015 R$ 191,54

MCV9329 54536190F 181 * XV5525/0 12/08/2015 R$ 85,13

MHM4760 54536268F 2326912/0 24/08/2015 R$ 53,20

MHM4760 54536269F 162 * V5045/0 24/08/2015 R$ 191,54

MKC8889 54536347F 181 * XV5525/0 30/08/2015 R$ 85,13

1 / 2

EnquadramentoAuto de InfraçãoPlaca Data da Infração Valor da InfraçãoCódigo da Infração /

Desdobramento

MLQ1775 54536286F 162 * I5010/0 30/08/2015 R$ 574,61

MLQ1775 54536287F 164 c/c 162 * I5118/0 30/08/2015 R$ 574,61

MLQ1775 54536288F 230 * V6599/2 30/08/2015 R$ 191,54

MLZ9594 54536322F 181 * XV5525/0 24/08/2015 R$ 85,13

TRANSCORRIDO O PRAZO ACIMA, SEM A APRESENTAÇÃO DO RECURSO, OU POR SEU INDEFERIMENTO, FICA(M) O(S)

NOTIFICADO(S) CIENTE(S) DA IMPOSIÇÃO DE PENALIDADE NOS TERMOS DO ART. 282 DA LEI N. 9503, DE 23/09/1997, E SEUS

PARÁGRAFOS 4 E 5 (ACRESCIDOS PELA LEI 9.602/1998), PARA, EM 60 (SESSENTA) DIAS, EFETUAR O PAGAMENTO.

OS PRAZOS ACIMA REFERIDOS ENTRAM EM VIGOR NA DATA DA PUBLICAÇÃO DESTE EDITAL.

BALNEARIO GAIVOTA/SC, 12 DE FEVEREIRO DE 2016

AILTON ZANELATTO

DELEGADO DE POLICIA

2 / 2

Page 18: Jornal digital 4867_qua_02032016

> porto alegre

A partida com a LDU, nesta quar-

ta-feira, na Arena, tem ares de decisão. E decisão pede mistério. O técnico Roger Machado fechou a primeira parte do treina-mento desta terça-feira e não deu nenhum indício de como utilizará o equa-toriano Miller Bolaños, que está regularizado e jogará – resta saber se inicia ou se entra durante a partida.

A atividade foi fechada no estádio gremista. Roger fechou cerca de uma hora e meia do treinamento e só permitiu a entrada de jornalistas quando os titulares já faziam um tra-balho de cobranças de falta e pênaltis. Em outra área do gramado, os jogadores que não iniciam a partida

Grêmio faz treino fechado e esconde possível estreia de Miller Bolaños

Quarta-feira, 2 de março de 2016

³ 10-29-38-56-63CONCURSO 4.022

QUINA 01/03

³ 02-11-14-18-19-41

³ 01-08-17-31-33-41 CONCURSO 1.468

DUPLA SENA01/03

faziam um minijogo em campo reduzido, entre eles o volante Kaio.

Estavam ou sentados ou cobrando faltas um total de 12 jogadores: o goleiro Marcelo Grohe, os laterais Wallace Oliveira e Marcelo Oliveira, os za-gueiros Pedro Geromel e Fred, os volantes Edinho e Maicon, os meias Douglas, Giuliano e Miller Bolaños e os atacantes Luan e

Libertadores

Alex vê partida com LDU como chance de estudar Grêmio antes do clássico

> porto alegre

O Inter se cerca de todos os cuidados. Nada de falar em vantagem por ter a semana sem partidas enquanto o Grê-mio entrará em campo pela Libertadores antes do Gre-Nal do próxi-mo domingo. O tempo entre um jogo e outro é suficiente para recu-peração. O que o grupo espera aproveitar é a oportunidade de ver o confronto com a LDU para analisar como se comporta a equipe de Roger Machado em algo que possa ser utilizado

no clássico pelo Gauchão.Alex aproveitará a noi-

te de quarta-feira no sofá de casa. Ligará a televisão e analisará como se porta o Tricolor diante dos equa-torianos, em partida válida pela segunda rodada da fase de grupos do torneio sul-americano. O camisa 12 salienta que o fato de ser uma competição diferente não é uma certeza de que a atuação, seja ela boa ou ruim, se repita no final de semana, mas é possível tirar algumas ideias do que o rival poderá apresentar na Arena:

– Todo jogo é uma opor-tunidade para aprender, como se comporta, suas

Everton. A dúvida sobre a utilização do equatoriano se mantém.

Ainda não há confir-mação da escalação da equipe. Mas há um esboço, com a presença de Edinho no meio - ele retorna de suspensão: Marcelo Grohe; Wallace Oliveira, Pedro Geromel, Fred e Marcelo Oliveira; Edinho, Maicon, Giuliano, Douglas e Ever-ton (Bolaños); Luan.

características indivi-duais e coletivas. Você pode evoluir de um jogo a outro, mas não há tan-tas novidades. Depende mais do rendimento no dia, da preparação na semana, de como você executa e treina. No jogo zera, mas é uma possibi-lidade de vermos o Grê-mio e tirarmos conceitos.

Page 19: Jornal digital 4867_qua_02032016

> porto alegre

A partida com a LDU, nesta quar-

ta-feira, na Arena, tem ares de decisão. E decisão pede mistério. O técnico Roger Machado fechou a primeira parte do treina-mento desta terça-feira e não deu nenhum indício de como utilizará o equa-toriano Miller Bolaños, que está regularizado e jogará – resta saber se inicia ou se entra durante a partida.

A atividade foi fechada no estádio gremista. Roger fechou cerca de uma hora e meia do treinamento e só permitiu a entrada de jornalistas quando os titulares já faziam um tra-balho de cobranças de falta e pênaltis. Em outra área do gramado, os jogadores que não iniciam a partida

Grêmio faz treino fechado e esconde possível estreia de Miller Bolaños

Quarta-feira, 2 de março de 2016

³ 10-29-38-56-63CONCURSO 4.022

QUINA 01/03

³ 02-11-14-18-19-41

³ 01-08-17-31-33-41 CONCURSO 1.468

DUPLA SENA01/03

faziam um minijogo em campo reduzido, entre eles o volante Kaio.

Estavam ou sentados ou cobrando faltas um total de 12 jogadores: o goleiro Marcelo Grohe, os laterais Wallace Oliveira e Marcelo Oliveira, os za-gueiros Pedro Geromel e Fred, os volantes Edinho e Maicon, os meias Douglas, Giuliano e Miller Bolaños e os atacantes Luan e

Libertadores

Alex vê partida com LDU como chance de estudar Grêmio antes do clássico

> porto alegre

O Inter se cerca de todos os cuidados. Nada de falar em vantagem por ter a semana sem partidas enquanto o Grê-mio entrará em campo pela Libertadores antes do Gre-Nal do próxi-mo domingo. O tempo entre um jogo e outro é suficiente para recu-peração. O que o grupo espera aproveitar é a oportunidade de ver o confronto com a LDU para analisar como se comporta a equipe de Roger Machado em algo que possa ser utilizado

no clássico pelo Gauchão.Alex aproveitará a noi-

te de quarta-feira no sofá de casa. Ligará a televisão e analisará como se porta o Tricolor diante dos equa-torianos, em partida válida pela segunda rodada da fase de grupos do torneio sul-americano. O camisa 12 salienta que o fato de ser uma competição diferente não é uma certeza de que a atuação, seja ela boa ou ruim, se repita no final de semana, mas é possível tirar algumas ideias do que o rival poderá apresentar na Arena:

– Todo jogo é uma opor-tunidade para aprender, como se comporta, suas

Everton. A dúvida sobre a utilização do equatoriano se mantém.

Ainda não há confir-mação da escalação da equipe. Mas há um esboço, com a presença de Edinho no meio - ele retorna de suspensão: Marcelo Grohe; Wallace Oliveira, Pedro Geromel, Fred e Marcelo Oliveira; Edinho, Maicon, Giuliano, Douglas e Ever-ton (Bolaños); Luan.

características indivi-duais e coletivas. Você pode evoluir de um jogo a outro, mas não há tan-tas novidades. Depende mais do rendimento no dia, da preparação na semana, de como você executa e treina. No jogo zera, mas é uma possibi-lidade de vermos o Grê-mio e tirarmos conceitos.

treinador contou com vários jogadores ex AEC que disputaram a Larm.

Alem dos jogadores Borrachinha, Vitinho, Roberto Torres, João Si-mon, o Araranguá time azul ainda contou com a estréia do treinador Téio

> arroio do silva

Em preparação para a Copa Sul

dos Campeões o Araran-guá Esporte Clube jogou amistoso no último sá-bado diante do Coruja de Sombrio, que tam-bém está na disputa da Copa Sul. Os dois times entraram em ritmo de treino, mas ninguém queria perder.

A arbitragem foi do Jeferson (Pepo) auxi-liado por Pablo Hen-rique Maciel e Heitor Bigarela. O jogo foi dis-putado no Centro de Treinamentos do Emer-son Almeida, no bairro Mato Alto, e o AEC já contou com alguns re-forços nesta partida. No time sombriense o

Política 19Correio do Sul Quarta-feira,

2 de março de 2016

AEC vence amistoso diante do Coruja

Copa Sul

Time P J V E D GP GC SG %1 Chapecoense 20 8 6 2 0 12 3 9 83.32 Criciúma 17 8 5 2 1 13 7 6 70.83 Inter de Lages 15 8 4 3 1 15 9 6 62.54 Avaí 14 8 4 2 2 14 8 6 58.35 Brusque 9 8 2 3 3 9 12 -3 37.56 Metropolitano 8 8 2 2 4 7 16 -9 33.37 Joinville 8 8 1 5 2 8 10 -2 33.38 Figueirense 6 8 1 3 4 6 10 -4 25.09 Guarani de Palhoça 4 8 0 4 4 7 11 -4 16.7

10 Camboriú 4 8 0 4 4 8 13 -5 16.7

CAMPEONATO CATARINENSE 2016

19h30 Avaí x Inter de Lages20h30 Camboriú x Guarani de Palhoça21h45 Chapecoense x Criciúma

19h00 Metropolitano x Figueirense21h30 Brusque x Joinville

9ª RodadaQuarta - 02/03/2016

Quinta - 03/03/2016

UFC vence praião da Caçamba

> arroio do silva

Tarde de muito fu-tebol pelo campeonato de futebol de areia da Praia da Caçamba no domingo, quando foram realizadas as finais da competição.

Na primeira par-tida da tarde a disputa era pelo terceiro e quarto colocado e entraram em campo Paraíso do Sul e Praia. Em uma partida bastante disputada e equilibrada, a equipe da Praia do treinador Claudio, ganhou de 3 x 1 com gols de Valdenci e Reli e conquistou o

terceiro lugar.Já nas disputas do

título, o UFC foi superior a Raizeira e venceu.

Mauricinho, um dos nomes do jogo, abriu o placar, em seguida Moi-sés fez 2 x 0, e fechando a conta Mauricinho no-vamente marcou dando número final a partida e era só esperar o apitou fi-nal e comemorar o título.

Foram entregues as premiações ao campeão UFC ao vice Raizeira, também ao terceiro co-locado Praia e ao ilheiro Isac do Céu Azul, ainda goleiro menos vazado Renan, e ao time mais disciplinado o Céu Azul.

e do auxiliar Darlei.A partida terminou

em 2 x 0 para o AEC com gols de Leandro Lele e Maiquinho Viana.

O time do Téio e do

Darlei faz sua estreia fora de casa no domin-go, 13, no estádio Pau-lo Hesing em Armazém diante do União. O pri-meiro desafio em casa será no dia 20 diante do Cocal do Sul no CT Emerson Almeida.

Page 20: Jornal digital 4867_qua_02032016

quarta-feira, 2 de março de 2016