jornal de gravataí. 5 a 7 de junho de 2015. edição 2247

12
Página 9 Inscrições para o Enem 2015 encerram nesta sexta Gravataí, 5 a 7 de Junho de 2015 ANO IX | Edição # 2247 Sexta-feira a Domingo sex sáb dom 26º 28º 26º 15º 16º 17º Alunos visitam exposição no Quiosque da Cultura Fonte de energia alternativa para produzir cerveja Práticas que ajudaram a ter mais eficiência nos processos produtivos, e então reduzir suas emissões de CO2, foram divulgadas em comemoração à semana do Meio Ambiente pela Heineken de Gravataí Mostra 'No tempo em que festejavam o dia dos meus anos', expõe obras da artista Fernanda Eschberger, contemplada pelo Prêmio Dana 2015 Gravataí já atingiu a meta de 80% no público-alvo Contracapa Vacinação contra gripe encerra nesta sexta Página 3 Página 3

Upload: jornal-de-gravatai

Post on 22-Jul-2016

221 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal de Gravataí. 5 a 7 de junho de 2015. Edição 2247

Gravataí, 5 a 7 de Junho de 20151

Página 9

Inscrições para o Enem 2015 encerram nesta sexta

Gravataí, 5 a 7 de Junho de 2015

ANO IX | Edição # 2247

Sexta-feira a Domingosex sáb dom

26º 28º 26º15º 16º 17º

Alunos visitam exposição no Quiosque da Cultura

Fonte de energia alternativa para produzir cerveja

Práticas que ajudaram a ter mais eficiência nos processos produtivos, e então reduzir suas emissões de CO2, foram divulgadas em comemoração à semana do Meio Ambiente pela Heineken de Gravataí

Mostra 'No tempo em que festejavam o dia dos meus anos', expõe obras da artista Fernanda Eschberger, contemplada pelo Prêmio Dana 2015

Gravataí já atingiu a meta

de 80% no público-alvo

Contracapa

Vacinação contra gripe

encerra nesta sexta

Página 3

Página 3

Page 2: Jornal de Gravataí. 5 a 7 de junho de 2015. Edição 2247

Gravataí, 5 a 7 de Junho de 20152 Opinião

Diretor geral: Moacir Menezes

Diretor administrativo: Gabriel Diedrich

Editor-chefe: Jacson Dantas

* Os textos assinados são de responsabilidade de seus autores e não emitem a opinião do jornal

51 3421.3381 / 3423.1792

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira nº 6125 - Pda. 64 - Bairro São Vicente - CEP 94060-001 - Gravataí - RS - Brasil

www.2mnoticias.com.br [email protected]

Diagramador: Jacson Dantas

Redação: Filipe Foschiera e Jacson Dantas

Depto. Comercial: Adilson Mendes

Publicação da empresa Gráfica Jornal 2M Ltda

CNPJ nº 03.851.285/0001-62

Registro nº 39987 do livro A-4

Tiragem: 8.000 exemplares

Fundação: 22 de março de 2005

Filiado:

CHARGEAcessibilizar o ambiental

Jorge Amaro de Souza Borges

Biólogo e Especialista em Educação Ambiental

RADAR

Espaço para o leitor ENVIAR imagens da cidade ou do seu cotidiano (algo que queira compar-tilhar conosco) além de poder denunciar problemas da comunidade em busca de soluções.

Participe pelo e-mail [email protected] Whatsapp (51) 9415.3122

Christian Marques da Silva, morador da Rua União com a Avenida Atlântica, deu um belo exemplo ao construir uma linda calçada na esquina da sua residência. Ele utilizou como material o “paver”, ou bloquete como é mais conhecido. Hoje, é uma das

melhores alternativas sustentáveis de pavimentação.

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Orga-nização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mun-dial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos na-turais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

Mas o que significa a data nos dias de hoje? Quais são as lutas contemporâneas? O filósofo francês Bruno Latour nos provoca ao afirmar que a natureza morreu, portanto, não precisa ser defendida. Não há um lugar a ser protegido isolado de nós humanos. O que existe, é um planeta comum, e nele estão todas as coisas vivas e não vivas. Assim, o que precisamos, é uma cultura de convivência pacífica.

A noção de sustentabilidade até então compreendida carrega novos significados. Uma das agendas funda-mentais neste cenário, são os direitos humanos, sobre-tudo, destacando o rompimento das barreiras institucio-nais, seja de quem pensa políticas públicas como nos movimentos sociais!

Recentemente, um fato nos ajuda a compreender as novas conformações das lutas sociais. O Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CO-NADE) em sua reunião ordinário de junho, aprovou uma recomendação a qual defende uma educação ambiental inclusiva. O documento, dentre outros aspectos destaca que todas as políticas e iniciativas de educação am-biental, formais ou informais, tenham como um de seus princípios e valores a igualdade de oportunidades como elemento central dos currículos, da gestão e dos espa-ços educativos, buscando assim a garantia de que as pessoas com deficiência e as demais pessoas tenham o mesmo tratamento no acesso a seus produtos e servi-ços.

Esta ação vai de encontro de uma necessidade ur-gente de transversalizar as questões ambientais a partir de diálogos que promovam novas formas de discorrer políticas públicas. E neste contexto, acessibilizar o am-biental é essencial para um futuro que não seja mais do mesmo, estimulando assim, conexões entre sustentabi-lidade e acessibilidade. É um dos desafios atuais para pensar sociedades mais democráticas.

Page 3: Jornal de Gravataí. 5 a 7 de junho de 2015. Edição 2247

Gravataí, 5 a 7 de Junho de 20153

Filipe Foschiera

Na semana em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, a Heineken Brasil anunciou resultados muito positivos dentro do pilar destinado à redução das emissões de CO2. A subsidiária brasileira, com planta industrial em Gravataí, vem desenvolvendo ações e boas práticas sustentáveis ao longo do último ano por meio de políticas, programas e investimentos e registrando grandes avanços neste desafio. Segundo a assessoria de imprensa da Heineken do Brasil, a sustentabilidade está no foco de todas as operações mundiais da cervejaria. Para isso, a companhia desenvolveu o ‘Brewing a Better

World’, plataforma, estratégica de sustentabilidade de longo prazo e uma prioridade operacional chave para o negócio.

A planta de Gravataí, antiga sede da Kaiser, por exemplo, passou a utilizar fontes de energias alternativas como biomassa, hidroeletricidade e eólica, ou seja, a companhia reduz, de forma relevante, o uso de geradores a diesel e passa a utilizar uma combinação de energias limpas e alternativas, que resultaram da redução das emissões de gases de efeito estufa. Em 2014, a cervejaria de Gravataí também substituiu o uso de óleo BPF (baixo ponto de fusão) na caldeira por gás natural. Com essa ação, a companhia

passar a ter quase 100% de sua operação utilizando energias mais adequadas ao meio ambiente. Já em Ponta Grossa passou a utilizar o biogás oriundo do processo como combustível na geração de vapor. Essa ação reduz o consumo de energia não renovável na empresa e em nosso País.

Para João Rodrigues, gerente de Meio Ambiente e Segurança da Heineken Brasil, “a empresa conquistou resultados muito positivos no último ano e isso vem motivando toda a companhia a se empenhar em nossos próximos passos. Esforço e colaboração contam muito quando o assunto é a preservação de recursos e o cuidado com o meio ambiente”.

Cidade

No Colégio Adventista de Gravataí também foi promovida a Semana do Meio Ambiente. O evento procurou orientar os alunos sobre a importância da reciclagem e da preservação da natureza. Os jovens estudantes produziram diversos brinquedos utilizando materiais recicláveis e montaram painéis com fotos, demonstrando a poluição e o desmatamento na margem do Rio Gravataí. Além disso, tiveram a experiência de plantar uma muda de árvore.

Fonte de energia alternativa para produzir cerveja

Estudantes da naturezaVacinação contra gripe encerra nesta sexta-feira

A campanha de vacinação contra a gripe na cidade encerra nesta sexta-feira (5). A diretora da Vigilância em Saúde (VIEMSA), Patrícia Silva, lembra que a vacina segue sendo aplicada no chamado prioritário até a data de hoje. As doses são para crianças com seis meses até quatro anos de idade, portadores de doenças crônicas, quem trabalha na área da saúde, gestantes, indígenas, detentos, funcionários do sistema prisional e idosos.

Todas as Unidades de Saúde do município estão aplicando doses da vacina. Gravataí já atingiu a meta de 80% no público-alvo. A estimativa é imunizar cerca de 49 mil pessoas na cidade.

Práticas que ajudaram a ter mais eficiência nos processos produtivos, e então reduzir suas emissões de CO2 foram divulgadas em comemoração à semana do Meio Ambiente pela Heineken de Gravataí

Page 4: Jornal de Gravataí. 5 a 7 de junho de 2015. Edição 2247

Gravataí, 5 a 7 de Junho de 20154 Política

GABRIEL [email protected]

Presidente da Câmara parabeniza grupo de terceira idade

Moradas caminham contra o Tabagismo

Beto recebe Juventude do PP

O vereador Beto Pereira recebeu terça-feira em seu gabinete, juntamente com Luís Henrique Osório, presidente da Juventude Progressista Municipal, e Filipe Mittmann, membro da Ju-ventude Progressista Estadual, Robson Leão e Francielle - integrantes da Juventude Progres-sista. Na oportunidade conversaram sobre as perspectivas e dificuldades do jovem no atual contexto brasileiro. A proximidades das eleições 2016 também esteve na pauta das conversas.

O presidente da Câmara de Vereadores de Gravataí, Juarez Souza (PMDB), participou na quarta-feira (3), juntamente com a vereadora Maribel Wagner (PCdoB), do 19º aniversário do Grupo da Terceira Idade Vó Maria, no Clube Esportivo Alvi-Rubro. O grupo da Vó Maria tem cerca de 150 participantes que realizam diversas atividades no clube. A Rainha do Carnaval da Maturidade, Iolanda Gomes Alves, a Rainha do Grupo Vó Maria, a Eva Coruja Cardoso, a 1ª Princesa do Grupo da Vó Maria, Júlia Haito Fumachi, a 2ª Princesa do Grupo da Vó Maria, Tereza Machado Garcia, e a Rainha da Primavera e 1ª Chinoca Vó, Jaci Pires dos Santos, foram as responsáveis pela recepção. Os grupos Cachoeirinha, Bagunça e Morungava também marcaram presença na festividade, proporciona-ndo agradáveis apresentações artísticas.

Um grupo de agentes de saúde das Unidades Morada do Vale II e Águas Claras foi às ruas na tarde de quarta-feira (3) para conscientizar a popula-ção sobre os riscos e danos causados pelo cigarro. A ação, que passou por várias ruas dos dois bairros onde ficam as unidades de saúde, contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Jones Martins, sendo que a atividade serviu para marcar o Dia Mundial de Combate ao Tabagismo que foi no domingo 31 de maio. Na caminhada (como mostra a foto), o grupo distribuiu material informativo e carregou faixas contra o tabagismo. O secretário Jones conversou com pedestres e comerciantes da região e alertou sobre os danos que o taba-gismo causa no organismo humano. Jones disse que ações desse tipo sem-pre são válidas, pois o que se quer é a melhor qualidade de vida para todos, e quando se para de fumar tudo melhora, como melhora “nosso organismo e nosso convívio com as pessoas”.

Município contrata professores

A Prefeitura de Gra-vataí abriu as inscrições para contrato emergen-cial de professores. O cadastro deve ser feito diretamente no setor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Educação, localizado na Avenida Ely Corrêa, 675, Bairro Parque dos Anjos, 3° andar, do dia 1º a 10 de junho. Há vagas para professor de ensino fundamental, educação especial, ensino de séries finais, dentre outros. Os interessados devem com-parecer à secretaria com documentos e a ficha de inscrição, disponíveis no edital. As vagas são para Especialista em Educação - Supervisor Escolar; Pro-fessor de Educação Espe-cial - Deficiência Intelectu-al; Professor de Educação Especial - TGD; Professor de Libras - Séries Iniciais e Séries Finais do Ensino Fundamental e Professor de Séries Finais - Língua Inglesa.

Page 5: Jornal de Gravataí. 5 a 7 de junho de 2015. Edição 2247

Gravataí, 5 a 7 de Junho de 20155Cidade

Evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (3) e apresentou o projeto aos alunos

A Guarda Municipal, lançou, na manhã desta quarta-feira (3), o Projeto Resgate 2015. O evento, que busca resgatar conceitos de cidada-nia junto aos estudantes, ocorreu na Escola Municipal de Ensino Funda-mental (EMEF) Rosa Maria. Alunos e autoridades da administração do município participaram da ação.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Rogério de Sou-za, é importante a abordagem dos assuntos de segurança dentro das instituições de ensino. "A iniciativa é uma mudança em nosso modelo de atuação e promove um resgate de conceitos e valores, morais e cívi-cos. Queremos, junto com a comuni-dade e as escolas, reestruturar essa perspectiva e a possibilidade de tornarmos o mundo melhor", expôs o comandante.

A diretora da EMEF Rosa Maria, Andrea Ambrosi, contou que; para a escola, é uma grande alegria fazer parte da ação. "Acreditamos que os princípios do projeto, como a hierar-quia e a cidadania, também em-basam a nossa educação", esclare-ceu a diretora. "Desejo, além de um excelente trabalho durante todo esse ano, que todos os resultados espe-rados sejam alcançados", finalizou Andrea.

O secretário da SMASP, André Brito, agradeceu à escola por ter ab-erto suas portas ao projeto. "Tenho muita alegria em promover essa ini-ciativa, que trata de uma questão es-

sencial que é o resgate do civismo, da cidadania, dos direitos humanos e a questão da preservação do meio ambiente", declarou o secretário. "As crianças não são apenas o futuro, elas já são o presente do município, porque os jovens têm contribuído de maneira espetacular para o cresci-mento das comunidades", ressaltou Brito.

Também participaram da aber-tura o representante da Câmara de Vereadores, Gerson Rovisco, o secretário de Segurança de Ca-choeirinha, Delegado João Paulo Martins, o responsável pelo pro-

jeto, Márcio Rocha, o secretário adjunto da SMASP, Flávio Lopes, e a acadêmica do curso técnico em meio ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Ana Paula Gerlach. Prestigiaram o evento os vereadores Fred Pinho e Tanrac Magalhães, o secretário municipal de Mobilidade Urbana (SEMURB), Adão de Castro, o comandante da Guarda Municipal de Cachoeirinha, Soldateli, o Grupamento Ambiental da Guarda Municipal de São Leopol-do, e representantes do 17º Batalhão da Brigada Militar.

PROJETO RESGATE é lançado na Escola Rosa Maria

O Projeto ResgateO Projeto Resgate é realizado pela Prefeitura de Gravataí desde 2012. A ação possui como objetivo levar temáticas ambientais, de cidadania, antibullying e antidrogas às escolas, além de desenvolver atividades atrativas para a construção de valores que visam estimular o bom convívio e bom comportamento dos estudantes do município.

PARADAS DE ÔNIBUSrecebem identificação de itinerários

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semurb), iniciou, na tarde de quarta-feira (3), a instalação dos adesivos com identificação de itinerários das linhas onde foram implantados os novos modelos de abrigos de ônibus. Somente no primeiro dia, foram contemplados quatro locais: na Rua Lagoa dos Patos no bairro Vila Rica; na Rua Guilherme Schmitz no Parque Olinda e nas Ruas Lino Estácio dos Santos e Vitória, ambas no bairro Nova Conquista.

Conforme o secretário de Mobilidade Urbana (Semurb), Adão de Cas-tro, até o final de 2015 serão instalados 400 abrigos de ônibus e todos contarão com adesivos informativos com as linhas de ônibus para auxiliar no deslocamento dos cidadãos. "Quando o projeto dos novos abrigos foi colocado em prática pelo prefeito Marco Alba, nós tínhamos a ideia de oferecer além do conforto, como a cobertura que protege contra a chuva e o sol, também um espaço para informar as pessoas quais linhas de ônibus passam por ali e a quais endereços ela atende. Estamos dando grandes passos e outra noção de mobilidade para a nossa cidade",

explica. Segundo o secretário adjunto da Semurb, Zilon Spíndola, foram

distribuídos panfletos explicando a novidade para a população. "Es-tamos buscando dialogar com a comunidade e mostrar que em cada parada, agora nós teremos adesivadas as linhas que passam no local. Isso ajudará a todos, inclusive as pessoas que são de fora de Gravataí", afirma.

Page 6: Jornal de Gravataí. 5 a 7 de junho de 2015. Edição 2247

Gravataí, 5 a 7 de Junho de 20156 Esportes

Cenário esportivo

Page 7: Jornal de Gravataí. 5 a 7 de junho de 2015. Edição 2247

Gravataí, 5 a 7 de Junho de 20157Cenário esportivo

Page 8: Jornal de Gravataí. 5 a 7 de junho de 2015. Edição 2247

Gravataí, 5 a 7 de Junho de 20158 Economia

PUBLICAÇÃO LEGALA nova elevação da taxa Selic – juros básicos

da economia – atrasa a recuperação da economia, criticou a CNI. De acordo com a entidade, os juros altos punem a atividade produtiva, pois encarecem o capital de giro das empresas, inibem os investimen-tos e desestimulam o consumo das famílias.

Em comunicado, a CNI informou que a elevação da taxa Selic para 13,75% ao ano agrava o quadro de retração da atividade industrial. Para a confede-ração, o Banco Central deveria levar em conta que o aumento do desemprego e a queda da atividade econômica ajudam a segurar os preços, eliminando a necessidade de a autoridade monetária continuar a reajustar os juros. A política de corte dos gastos públicos, destacou a CNI, também ajuda a controlar a inflação.

Nova alta dos juros prejudica recuperação da economia

Quem conhecer algum impedimento, acuse-o na forma da Lei.

EDITAL DE CASAMENTO Edital nº 041/2015

Gravataí, 5 de junho de 2015 - Valecy Cabeleira Bitelo - Oficial de registro

* ROGER DIAS DE OLIVEIRA e ALINE CRISTINA DOS SANTOS ALVES* ÉMERSON DA ROSA FERREIRA e YNDIARA FERREIRA DA SILVA

AV. JOSÉ LOUREIRO DA SILVA, 1826 - Fone: 3488.1800

VALECY CABELEIRA BITELO - Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais, faz saber, que se habilitaram para casar por este Cartório:

VALECY CABELEIRA BITELO - OFICIAL

Estas pessoas encontram-se em alguma das situações definidas pelo art. 15 da Lei nº 9.492, de 10.09.97, razão pela qual é publicado o presente edital, na forma do parágrafo 1º do mesmo artigo, ficando intimada a virem pagar no Tabelionato os respectivos títulos, evitando o protesto, ou oferecer resposta, que não evitará o protesto, tudo no prazo de três (03) dias úteis, contados a partir da data de publicação deste edital.

Gravataí, 5 de junho de 2015.

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULTABELIONATO DE PROTESTOS DO MUNICÍPIO DE GRAVATAÍAV. JOSÉ LOUREIRO DA SILVA, 1826 - Fone: 3488.1800

FAZ SABER que, se encontram neste Ofício para serem protestados os títulos abaixo discriminados.

EDITAL

Nome do Devedor Protocolo Valor Original Documento Cod. Espécie Credor OriginalALINE FERNANDA PORTO 1488092-2 R$ 850,00 134 1.2 IDM ISOPLAN MATERIAIS ISOTERMICOS LTDAAM LEAL & CIA LTDA EPP 1488716-1 R$ 2.900,00 2089/3072 IDM DAVIGUE IMPLEM RODOV LTDAANDERSON DOS SANTOS PASSOS 1485174-2 R$ 429,56 0000121601 IDM COMERCIO DE FERROS INTERNACIONAL LTANDRE CRISTIANO BUTH 1488480-1 R$ 27.341,28 4319508999 NP BANCO BRADESCO FINANCIAMENTOS SAANDRESSA CAMPOS CHAVES 1487384-5 R$ 187,40 20614 IDM COMERCIO DE MATERIAIS DE CONTRUCAO SAO MIGUEBENTO GERALDO SOARES BIAGGI 1489440-9 R$ 270,00 12096020 IDM MARPA CONSULTORIA E ASSESSORIA EMPRESARIAL LTCASSIANO COELHO FUENTES ME 1489081-7 R$ 143,22 10E089293 N IDM DOCTOR CLIN OPERADORA DE PLANOS DE SAUDE LTDADOUGLAS DIHL KLEIN 1490840-4 R$ 1.696,83 492144 IDM DISMA TRANSPORTES RODOVIARIOS LTDAERI MELO DE FREITAS 1486403-2 R$ 187,95 5595904 IDM BROZAUTO VEICULOS E PECAS LTDAJEFERSON JESUS RODRIGUES 1489303-5 R$ 450,00 0100 IDM SIMON SANGIOGO A ASSOCIADOSJONATAM MARCAL DA SILVA ME 1487264-4 R$ 301,63 257017/1 IDM NOIA ALIMENTOS LTDAJOSE LUIS XAVIER DE ARAUJO 1489301-6 R$ 368,31 0000172784 IDM ABT COMERCIAL ELETRICA LTDAJOSE LUIS XAVIER DE ARAUJO 1489307-2 R$ 517,53 0000174045 IDM ABT COMERCIAL ELETRICA LTDAJSL S/A 1489257-9 R$ 3.780,00 1783 IDM WEP BRASIL COMERCIAL E LOGISTICA LTDALISIANE ROSA PINTO 1488450-0 R$ 1.048,11 000000742 IDM LEANDRO BATISTA DE FRAGALOJA SIMONI LTDA ME 1490287-4 R$ 442,25 3973/A IDM R HERNANDEZ CONFECCOES LTDA - EPPLUCAS DA ROSA ZENZEN 1488105-7 R$ 265,93 39911 IDM ARTISUL ACESSORIOS LTDA MELUCAS DA ROSA ZENZEN 1488104-2 R$ 298,58 39821 IDM ARTISUL ACESSORIOS LTDA MEMAIS SABORES REFEICOES COLETIVAS LTDA 1489506-4 R$ 4.446,19 0731705-01 IDM COOPERATIVA DOS SUINOCULTORES DO CAI SUPERIORMARCENARIA LP GARCIA LTDA 1489840-0 R$ 200,50 002.173 IDM PERUZZO TINTASMICHELE FERNANDES BARCELOS 1487805-4 R$ 152,40 1010000000 IDM ESTACIONE BEM A G E LTMOISES T MONTEIRO 1488809-4 R$ 387,38 1398C IDM VIZEN COM PROD P SAUDE EIRELIPASSOS TUR TRANSP ESCOLAR EMP LTDA 1487302-7 R$ 623,93 14248/D IDM BETTIN COMERCIO DE PECAS LTDAPAULA LETICIA DA SILVA SILVEIRA DOS PASS 1486247-9 R$ 123,24 0008091802 IDM FOCOFARMA DIST. DE MEDIC. LTDAPAULO ROBERTO GONCALVES MACHADO ME 1489589-7 R$ 2.586,00 3072/2 IDM OLEO MONTREALPONTO DO HIDRAULICO COM DE MET 1486005-0 R$ 1.583,26 0013404001 IDM ROCA SANITARIOS BRASIL LTDAPONTO DO HIDRAULICO COM DE MET 1489322-8 R$ 1.583,26 0013404002 IDM ROCA SANITARIOS BRASIL LTDAPRISCILA VARGAS DE BORBA NEUMANN 1488738-8 R$ 1.097,79 2400140744 IDM ASSOCIACAO PRO ENSINO SUPERIOR EM NOVO HRWCO PARTICIPACOES LTDA 1486649-0 R$ 1.600,00 1535/2 IDM PARASOLDA COMERCIO DE MAQUINAS DE SSAMUEL JACUNIAK 1486762-8 R$ 1.000,00 080914/09 IDM DELAMINAS - COMERCIO E EXPORTACAO LTDASK SEGURANCA 1489246-0 R$ 450,00 001202015 IDM TRANS RITTERSK SEGURANCA 1489245-6 R$ 675,00 001182015 IDM TRANS RITTERT2L USINAGEM E MATRIZARIA LTDA 1490305-9 R$ 659,46 021647/3 IDM PAESE - COMERCIO DE FERRAGENS LTDAT2L USINAGEM E MATRIZARIA LTDA 1490292-5 R$ 462,83 02666901 IDM SULMAX - COMERCIO DE FERRAMENTAS E COMPONENTEVALTER DA SILVA DIAS 1486434-8 R$ 257,80 5659001 IDM BROZAUTO VEICULOS E PECAS LTDAZANINI PORTARIA EIRELI -ME 1489243-7 R$ 309,90 58 IDM GESTRA CONTABILIDADE S/S LTDA

ANUNCIE AQUI

3423.1792

EDITAL DE SEGUNDO PÚBLICO LEILÃO E NOTIFICAÇÃO

Dia: 22/06/2015 - Hora: 13 horas e 30 minutos Local: Rua Anápio Gomes nº1191, Centro – Gravataí/RS. NAIO DE FREITAS RAUPP, Leiloeiro Oficial matriculado na Junta Comercial sob nº147/98, estabelecido na Rua Rio Branco n.º143, Bairro São Geraldo, CEP 94.150.330, Gravataí /RS, faz saber que, devidamente autorizado pelo Agente Fiduciário COMPANHIA PROVÍNCIA DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO, venderá na forma da lei nº8004 de 14/03/90, Decreto-lei n.º 70 de 21.11.66 e regulamentação complementar RC 58/67, RC 24/68, RD 08/70 e CFG 10/77, em Segundo Público Leilão, no dia, hora e local acima referidos, o imóvel adiante descrito, para pagamento de dívida hipotecária em favor de EMPRESA GESTORA DE ATIVOS – EMGEA (cessionária do crédito da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL permanecendo esta apenas como gestora e administradora do crédito cedido), e de propriedade de JOSÉ ANTONIO LEAL, brasileiro, eletricista, inscrito no CPF sob nº267.500.900-87, MARISTELA DOS SANTOS LEAL, brasileira, do lar, inscrita no CPF sob nº747.564.780-34, com estado civil de separados judicialmente, entre si, a partir do que ela passou a assinar MARISTELA SILVA DOS SANTOS, residentes e domiciliados em Gravataí/RS – CONTRATO: 8.0958.0000.04-8 - SED: E-13.862/12 - IMÓVEL: O apartamento nº305, do edifício DOM FELICIANO, a Rua Dr. Luis Bastos do Prado, esquina com a Rua Frei Tomé, nº2.257, situado no BAIRRO DOM FELICIANO, na cidade de Gravataí/RS, localizado no 3º pavimento ou 2º andar, de frente, o segundo da direita para a esquerda de quem da Rua Frei Tomé olhar o prédio, com a área real total de 76,76m², sendo 48,76m² de área real privativa, 17,58m² de área real de uso comum, divisão não proporcional e 10,42m² de área real condominial, divisão proporcional, correspondendo-lhe a fração ideal de 0,0387 nas coisas de uso comum e fim proveitoso do edifício, bem como no respectivo terreno, constituído dos lotes 02 e 03 da quadra “A”. Matriculado no Registro de Imóveis de Gravataí/RS, sob nº52.198 (cinqüenta e dois mil cento e noventa e oito). A venda será feita mediante pagamento à vista, podendo o arrematante pagar no ato, como sinal, 20 por cento do preço da arrematação e o saldo restante, devidamente atualizado, no prazo impreterível de 08 dias, sob pena de perda do sinal dado. A venda será realizada pelo maior lance obtido. Débitos fiscais, condominiais, taxas de água e de luz, comissão do leiloeiro e as despesas de execução extrajudicial serão de responsabilidade do arrematante. Imóvel a ser vendido nas condições em que se encontra, com possibilidade de estar ocupado. Caso o imóvel esteja ocupado, o arrematante fica ciente que será o responsável pelas providências de desocupação do mesmo. É vedada a participação de cônjuges, parentes e afins do leiloeiro ofertando lances no 1º e 2º leilões das execuções extrajudiciais. Fica desde já intimado do presente leilão o mutuário acima indicado, caso não seja localizado. O leiloeiro acha-se habilitado a fornecer aos interessados informações sobre o imóvel, no horário das 09 horas às 16 horas na Rua dos Andradas, n.º 1781 sala 202, CEP 90.020-013 ou pelo fone 51-3227.3143 em Porto Alegre/RS - NAIO DE FREITAS RAUPP - Leiloeiro Público Oficial – Publicações nos dias 05/06/2015, 12/06/2015 e 22/06/2015 no Jornal de Gravataí.

EDITAL DE NOTIFICAÇÃO(PRAZO 20 DIAS) Credora Exequente: EMPRESA GESTORA DE ATIVOS - EMGEA - Pelo presente edital, por estar em lugar ignorado, incerto ou inacessível, fica notificada a pessoa adiante nomeada para ciência de que estamos autorizados na forma da lei (decreto-lei n.º 70 de 21.11.66 e Regulamentação Complementar), a promover a execução extrajudicial da hipoteca que onera o imóvel indicado a seguir. Fica cientificada, outrossim, de que tem o prazo de 20 (vinte) dias, a contar desta data, para purgar o débito e evitar a continuidade da execução, o que poderá ser feito na Agência Gravataí (Gravataí/RS) da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, onde foi obtido o financiamento, em qualquer dia útil. CONTRATO: 9.0478.9442.351-2 - SED: E-14.346/15 – MUTUÁRIO: EMERSON ROGER FAGUNDES, brasileiro, solteiro, maior, trabalhador sem vínculo empregatício, inscrito no CPF sob nº595.102.000-00, residente e domiciliado em Gravataí/RS – IMOVEL: Avenida Marechal Rondon nº1351, Morada do Vale – Gravataí/RS – Valor da dívida em 26/03/2015 - R$176.281,02 (cento e setenta e seis mil duzentos e oitenta e um reais e dois centavos), que será devidamente atualizada à época do pagamento, acrescido de multa contratual e despesas pertinentes. Nos termos do art. 1.069 do Código Civil Brasileiro, notificamos V.Sas. da cessão do seu contrato à EMGEA – Empresa Gestora de Ativos, a partir do dia 29.06.2001, conforme disposto na Medida Provisória n.º 2196-1, de 28.06.2001. Ressalte-se que a cessão do crédito não implicou qualquer modificação nas condições vigentes do seu contrato, cuja administração continua a cargo da Caixa Econômica Federal. Porto Alegre, 02 de junho de 2015 - COMPANHIA PROVÍNCIA DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO - AGENTE FIDUCIÁRIO - Publicações nos dias 02/06/2015, 03/06/2015 e 05/06/2015 no Jornal de Gravataí.

Page 9: Jornal de Gravataí. 5 a 7 de junho de 2015. Edição 2247

Gravataí, 5 a 7 de Junho de 20159Cidade

A nova diretoria da Associação Gravataiense da Aliança de Pas-tores Evangélicos (AGAPE) foi eleita na última terça-feira (2), durante um café, promovido pela Associação, entre pastores da cidade.

Na ocasião, o presidente Gerson Silveira parabenizou a atuação da gestão e atuação de cada componente perante a os anos de trab-alho de 2014 a 2015 onde reportou relatos da gestão e seus resulta-dos.

Ressalta ainda a atuação da nova gestão para este ano, em es-tudos, projetos e planejamentos para os eventos que impactaram na cidade de Gravataí, entre eles estão a Semana da Bíblia e a Marcha para Jesus que aconteceu no dia 25 de abril de 2015.

A nova diretoria ficou composta pelos nomes conforme seguem:

Presidente: Gerson Borges da Silveira.Vice Presidente: Jussara Fraga de Oliveira. 1° Secretário: Bento Silveira Souza.2° Secretario: Mauricio João Alves.1° tesoureiro: Luís Carlos Frohlich.2° Tesoureiro: Carlos Alberto Oliveira.

As inscrições para Enem 2015 encerram às 23h59 desta sexta-feira (5). Realizadas somente pela inter-net, no site do Enem (http://enem.inep.gov.br), mais de 5,8 milhões de estudantes fizeram a inscrição para realizar o Exame até as 10h de quinta-feira (4), segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educa-ção (MEC). Hoje também encerra o prazo para efetuar alterações nos dados cadastrais de quem já se inscreveu. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil cidades. A taxa de in-scrição é de R$63. Pessoas de baixa renda são isentas.

Lembrando que, na hora da inscrição, os participantes podem solicitar atendimento especializado

ou específico. O atendimento espe-cializado é oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, visão mon-ocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelec-tual, surdocegueira, dislexia, deficit de atenção, autismo, discalculia (alteração neurológica que dificulta a aprendizagem de números) ou com outra condição especial.

Para ajudar os candidatos a se prepararem para o Enem, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) prep-arou o aplicativo Questões Enem (http://www.ebc.com.br/educacao/questoesenem) que reúne todas as questões desde a edição de 2009. No sistema é possível escolher quais áreas do conhecimento se quer estu-dar. O acesso é gratuito.

Com o objetivo de aproximar lideranças das neces-sidades dos clientes, a SOGIL está realizando o Projeto Alô Supervisão, onde as lideranças da empresa atendem os clientes que entram em contato pelo SAC - 0800 510 7080 (ligações de fixo); 3484 8080 (ligações de celu-lar), das 8h às 18h20 (segunda à sexta); das 8h às 13h (sábados) por um período de 30 minutos.

Os atendimentos são realizados em horários e dias variados, que não são divulgados previamente. O objetivo é que o cliente saiba que foi atendido pelo (a) supervisor(a) somente no final da sua ligação, assim, o atendimento ocorrerá de forma normal, trazendo a reali-dade da manifestação do usuário.

AGAPE elege a nova DiretoriaENEM 2015: Inscrições encerram hoje

Supervisores da SOGIL atendem no SAC

Page 10: Jornal de Gravataí. 5 a 7 de junho de 2015. Edição 2247

Gravataí, 5 a 7 de Junho de 201510 Notícias

Ação contra o tráfico de drogas prende dois em Alvorada

Polícia fecha ponto de tráfico e prende cinco em Viamão

Brigada Militar estabelece meta de redução de crimes no Estado

Policiais da 3ª Delegacia de Polícia de Alvorada, coordenados pelo delegado André Lobo Anicet, realizaram na manhã desta quarta-feira (3) ação de combate ao tráfico de drogas em Alvorada. A ação consis-tiu no cumprimento de três mandados de busca e apreensão resul-tando em duas prisões.

No primeiro local foram apreendidos um revólver calibre .38 e seis cartuchos de mesmo calibre, sendo preso um homem de 25 anos. Segundo informou Anicet, o suspeito tem antecedentes policiais por sequestro e cárcere privado. No segundo endereço foram apreendi-das porções de cocaína, maconha e uma touca ninja, sendo preso em flagrante um homem de 34 anos.

De acordo com Anicet, os presos foram apresentados na DPPA de Alvorada, para os procedimentos legais e após conduzidos ao sistema prisional gaúcho. A ação é parte integrante da Operação Cidade Se-gura 2015, que está sendo desenvolvida no município.

Policiais civis da 1ª DIN - DENARC, coordenados pelo delegado Mario Souza, prenderam em flagrante nesta quinta-feira (4) cinco pessoas sus-peitas por tráfico de drogas em Viamão. Segundo o delegado, os policiais investigaram por cerca de dois meses a localidade e nessas ações o local foi monitorado e vigiado sendo utilizadas modernas técnicas de investiga-ção. Com os suspeitos foram apreendidos: 2,3 kg de maconha, tijolinhos de maconha prontos para a venda, 49 petecas de cocaína, cerca de 1400 reais,objetos para preparar drogas, anotações para o tráfico, 2 carrega-dores de pistola 9 mm e10 munições calibre 38.

O delegado Mario Souza afirma que a ação de hoje foi com objetivo de fechar o ponto de tráfico naquela região, considerado um ‘drive thru’ de venda de drogas em Viamão. A localização do ponto de drogas é “no bairro Santo Onofre”, disse Souza.

Os traficantes foram autuados por tráfico de drogas, posse de objetos para preparar drogas, associação para o tráfico com agravante de ser próximo de escola e porte ilegal de munição e carregadores. Após, os envolvidos foram encaminhados ao sistema prisional.

O Comando-Geral da Brigada Militar (BM) apresentou, nesta quarta-feira (3), a metodologia que vem sendo utilizada pela corporação para reduzir a criminalidade no Estado. A meta estabelecida é diminuir em 4% os índices criminais até o final de 2015.

Os resultados da estratégia adotada pela BM nos 19 municípios que concentram o maior número de crimes contra a vida e o patrimônio foram apresentados e discutidos pelo Comando da BM, o secretário da Segu-rança Pública do Rio Grande do Sul, Wantuir Jacini, e representantes de comandos regionais, na sede da corporação, no Centro de Porto Alegre.

O foco são os crimes de maior crescimento e impacto social, como roubos a pedestres, a veículos, a instituições comerciais e financeiras, a transporte público, sequestros, latrocínios e homicídios dolosos.

De acordo com o comandante-geral da BM, coronel Alfeu Freitas Moreira, o método de acompanhamento diário das ocorrências, com com-partilhamento das melhores estratégias utilizadas em cada cidade, vem sendo realizado desde o início deste ano. A partir daí, o Comando-Geral da BM e os comandos regionais passaram a ter reuniões mensais para avaliar os resultados e partilhar as ferramentas adotadas e que estão produzindo resultados positivos. "O certo é que a BM está fazendo a sua parte, centrando a atuação no policiamento ostensivo, visando à segu-rança da comunidade", avaliou o coronel Freitas.

Dos grupos criminais priorizados, 85% das ocorrências concentram-se em apenas 19 municípios do Estado: Porto Alegre, Alvorada, Cachoeir-inha, Canoas, Esteio, Gravataí, Sapucaia do Sul, Viamão, Santa Maria, Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas, Rio Grande, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Bento Gonçalves, Uruguaiana, Campo Bom e Guaíba.

Apreendidos sete quilos de maconha em Novo HamburgoApós denúncia anônima, policiais civis da 2ª Delegacia de Inves-

tigações do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfi-co (DIN/DENARC) prenderam um homem com 7 quilos de maconha e detiveram um adolescente. A ação ocorreu nesta quinta-feira (4/6), no bairro São José, em Novo Hamburgo.

Segundo o delegado Thiago Lacerda, após buscas na mata foram localizados esconderijos que eram utilizados para armazenamento do entorpecente enterrado em toneis de 30 litros. O indivíduo, com ante-cedentes por tráfico de drogas, foi autuado novamente por esse crime e encaminhado ao sistema prisional.

Page 11: Jornal de Gravataí. 5 a 7 de junho de 2015. Edição 2247

Gravataí, 5 a 7 de Junho de 201511Variedades

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 32

VGC

PERVERTIDO

CANTILAFINS

LETAIAC

CANDOMBLEI

CORALA

MANE

IVIROSEC

COPIARALVI

ROAIIIIA

ISIPES

PERA

NOTASDOENEM

NULALISBI

PERUXAROPE

GASOLINAEN

RÃATALTA

HOMOSSEXUAL

Recipientepara trans-portar águaem viagens

Religiãocujos cul-tos se dãono terreiro

Abrevia-tura de

"depois",em d.C.

Just (?):recém-casados(inglês)

AgathaChristie: aRainha do

Crime

Vitaminachamada

retinol

A Regi-ão dos

cerrados(abrev.)

Reprodu-zir ilegal-mente;piratear

Indicaconteúdono versoda folha

Flor-de-(?),um dos

símbolosda França

Jogo mui-to pareci-do com o

tênis

Onoma-topeia

do latidodo cão

Consoantede ligação

de"friorento"

Formatoaproxi-

mado doAtlântico

A modelode

passarela,pela altura

Análogos(?)

sísmico:terremoto

3, emromanosCidadeitaliana

Árvores or- namentaisMenção;

referência

Bebida quecombate a

tosseLouvores

InválidaAve assa-da em da-tas festivas

Naturezada gripe

Maneira dese portar

Fina (a sopa)

(?) Láctea,galáxia

"(?) prafora", pleo-

nasmo

Bobo (pop.)

Capital doEspírito Santo

Localiza-se na pontados dentes da cobra peçonhenta

Triture comos dentesResultadosque podemgarantir

aos alunosbolsas no

ProUni

Raciocino

Direciona o navioMarília

(?), atriz

Terreno para secar

cereais

O combus-tível mais

usado

O benefici-ado pelaLei da

União Está-vel (jur.)

Materialde unhasartificiais

Adoção de hábitos sustentáveis,conduta que se quadruplicou no

Brasil nos últimos 20 anos(?) de Reis: 6/1Rabo, em inglêsDepravado

Construção em Petró-polis antes usada comoresidência de verão de

presidentes

"Branco",em "alvi-negro"

Separador

3/gel. 4/eira — pela — tail. 7/married. 11/notas do enem. 15/palácio rio negro.

Dia de comunicação difícil e que você estará mais preocupado com questões que envolvem seus projetos. Você esta-rá mais fechado e introspectivo.

Dia de decisões e confusões relacio-nadas a um projeto de médio prazo, especialmente se estiver envolvido com viagens, pessoas ou empresas.

Dia de preocupações com sua vida material. O dia pode ser tenso e confuso com relação ao seu dinheiro. Não é hora de firmar con-tratos financeiros e de novos investimentos.

Dia de introspecção e necessidade de mudanças em seu mundo emocional. A consciência de que suas verdadei-ras necessidades emocionais não es-tão sendo satisfeitas pode incomodar.

Dia em que você estará mais fechado e preocupado com questões que en-volvem suas finanças e relacionamen-tos. O momento é de decisões.

Um relacionamento pode ficar mais sério ou terminar definitivamente. Esteja atento aos seus verdadeiros desejos.

Dia em que você estará mais sensível e voltado para o seu mundo emocio-nal. Questões relacionadas ao seu passado podem incomodar.

O momento pode envolver cansaço e diminuição de sua energia vital. Procure manter um ritmo equilibrado e cuidar de sua saúde.

Dia de dificuldades e preocupações relacionadas a um projeto de inter-net que vem sendo desenvolvido em equipe. O momento é de tomada de decisões a respeito.

Você pode estar mais tenso e decidido a colocar um ponto final, ou a tornar esse romance mais sério. Reflita antes de qual-quer decisão.

Dia de maior responsabilidade e resolu-ção de problemas. É possível que você decida mudar o caminho que vem seguin-do para atingir suas metas profissionais.

O momento envolve maior introspecção e necessidade de estar mais perto dos seus. Respeite-se.

Após acidente, Angélica e Luciano Huck fazem terapia para superar trauma

Após passar por um enorme susto no dia 24 de maio, quando o avião em que estavam precisou fazer um pouso forçado em uma fazenda no Mato Grosso do Sul, Angélica e Luciano Huck decidiram recorrer à terapia.

Segundo informações da coluna Retratos da Vida, do jornal Extra, o casal e seus filhos - Joaquim, Eva e Benício - estão frequentando uma vez por semana um consultório para se livrarem de qualquer vestígio de trauma pelo acidente.

Em paralelo a isso, a vida vai voltando ao normal. Luciano Huck retomou as gravações de seu "Caldeirão do Huck" na terça (03), nos estúdios do Projac. “Voltei e é bom estar de volta. Com muita dor nas costas, confesso”, disse Huck, que recebeu o carinho da plateia, assistentes de palco e convi-dados. “Senhoras e senhores, como é bom estar aqui! Muito obrigado pela presença de todos. Estou muito feliz, cheio de gás e energia. Nunca estive tão feliz de estar neste estúdio de volta, o importante é tirar algo de bom de tudo isso, e que todos estão bem”, disse ele na abertura do programa.

Já Angélica decidiu mudar o visual. Ela chamou o hair stylist Celso Kamu-ra em sua casa e cortou o cabelo.

Page 12: Jornal de Gravataí. 5 a 7 de junho de 2015. Edição 2247

Gravataí, 5 a 7 de Junho de 201512 Cultura

Alunos visitam exposição no Quiosque da CulturaMostra 'No tempo em que festejavam o dia dos meus anos', expõe obras da artista Fernanda Eschberger, contemplada pelo Prêmio Dana 2015

Na tarde de quarta-feira (3), a turma do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Funda-mental (EMEF) Áurea Célia Barbosa, esteve no Quiosque da Cultura, para conversar com a artista plástica Fernanda Eschberger e conhecer o seu trabalho, que está em ex-posição no local. A realização da exposição 'No tempo em que festejavam o dia dos meus anos', que segue até dia 19 de junho é da Fundação Municipal de Arte e Cultura (Fundarc).

Durante o encontro, os alunos realizaram uma visita guiada pela artista, observando detalhadamente as obras e ti-veram a oportunidade de com-preender sua linguagem visual participando de um bate-papo.

Muito curiosas, as 20 crian-ças fizeram várias perguntas à artista contemplada pelo Prêmio DANA 2015, na catego-ria Prêmio Destaque. Depois, os jovens pintores participaram de uma oficina de desenho e foram visitar o museu municipal Agostinho Martha.

As professoras Fabiane Carvalho e Claudia de Melo, que levaram a turma ao Qui-osque, falaram sobre o passeio cultural."É muito enriquecedor para eles esse contato direto com a arte e com o artista", disse Claudia.

"Pretendo dar continuidade em sala de aula oportunizando as crianças a fazerem suas próprias pinturas para que se sintam artistas também", de-clarou Fabiane.

Informações sobre a exposição

A exposição tem entrada gratuita e pode ser visitada até o dia 19 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Escolas e grupos que tiverem interesse em agendar visitas guiadas no Quiosque, podem en-trar em contato através do telefone (51) 8179-0428.